PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS"

Transcrição

1 PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO: ENDOTOXEMIA E ENFERMIDADES DE GRANDES ANIMAIS (LEEGA) Docentes responsáveis pelo laboratório: Profa. Juliana R. Peiró e Prof. Luiz Claudio Nogueira Mendes

2 1. Introdução No Laboratório de Endotoxemia e Enfermidades de Grandes Animais (LEEGA), são manipuladas efusões (soro, plasma, líquido sinovial, líquido cefalorraquidiano, líquido peritoneal, líquido uterino, etc.) que eventualmente podem conter microrganismos classificados na Classe de Risco I (baixo risco individual e para a coletividade), que inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios. Eventualmente, estas efusões poderão conter algum microrganismos classificados na Classe de Risco II (risco individual moderado, risco comunitário limitado), que inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Entretanto, as boas práticas de colheita e manipulação destas efusões são seguras para que estes materiais sejam analisados neste laboratório, não sendo necessária sua classificação com NB2, pois a contaminação com microrganismos da classe de Risco II é mínima. 2. Procedimentos operacionais padrão para manipulação de amostras biológicas ou reagentes químicos Todas as atividades no Laboratório de Endotoxemia e Enfermidades de Grandes Animais (LEEGA) devem ser realizadas de acordo com as condições previstas para o Nível de Biossegurança 1 (NB-1). Neste documento, estão relacionados os procedimentos padrão comuns a todas as técnicas relacionadas à manipulação de amostras biológicas ou de reagentes químicos, visando à segurança do pessoal do laboratório. Os protocolos detalhados de cada técnica utilizada estão disponíveis no laboratório.

3 2.1 Procedimentos antes do início dos trabalhos Somente pessoas autorizadas podem entrar no laboratório. Durante o trabalho, as portas devem ser mantidas fechadas. O uso de tamancos, sandálias e chinelos é proibido no ambiente do laboratório. Utilize calçados fechados. Objetos de uso pessoal devem ser guardados em armário disponível para essa finalidade, incluindo mochilas, pastas, etc. É proibido utilizar relógios, anéis, brincos ou outros objetos que podem interferir na utilização de luvas ou ser contaminados durante a manipulação de amostras. É proibida a utilização de aparelho celular durante a manipulação de amostras químicas ou biológicas Procedimentos durante a execução dos trabalhos Lave as mãos antes de iniciar o trabalho e após a manipulação de reagentes químicos ou de amostras biológicas, mesmo após o uso de luvas de proteção, bem como antes de deixar o laboratório. Adquira o hábito de conservar as mãos longe da boca, nariz, olhos e rosto. É obrigatória a utilização dos seguintes equipamentos de proteção individual (EPI): Protetores faciais e oculares: utilize máscara de proteção facial e óculos de proteção ao manipular qualquer reagente (líquido ou pó) que possa ser inalado/ingerido (ex: dodecil sulfato de sódio, isotiocianato de guanidina). Vestimenta tipo jaleco: a utilização de jalecos é obrigatória no ambiente do laboratório. Os jalecos devem ser mantidos limpos. Quando utilizar jalecos descartáveis, estes serão descartados imediatamente após o uso, em recipiente para lixo biológico. Luvas: Para manipulação de amostras biológicas, utilize luvas de látex descartáveis e óculos de proteção. Para manipulação de reagentes químicos, utilize luvas de acordo com sua resistência química ( É proibido utilizar qualquer EPI em ambientes fora do laboratório.

4 Equipamentos de proteção coletiva (EPC), como cabines de biossegurança ou cabines de exaustão devem ser utilizadas obrigatoriamente durante a manipulação de amostras biológicas ou de reagentes químicos destinadas a esses fins. A manipulação de substâncias líquidas voláteis ou irritantes como éter, fenol e ácido clorídrico deve ser realizada na cabine de exaustão. O LEEGA não possui esta cabine, portanto agendar sua utilização com o responsável no respectivo laboratório Procedimentos após o término dos trabalhos Qualquer material armazenado no laboratório deve estar organizado e claramente identificado. Não armazene amostras ou reagentes em sacos plásticos, frascos de margarina, papel alumínio, etc.. Utilize frascos e caixas adequadas para armazenamento. Sempre proceda à limpeza total de qualquer superfície ou equipamento, imediatamente após o uso, como pias, bancadas, fluxo laminar, armários, gavetas, banho-maria, balanças e centrífugas, utilizando papel toalha descartável embebido em álcool 70%. Remova qualquer solução ou reagente (solução salina, PBS, sais em geral) presentes em equipamentos como balança, centrífuga logo após o uso. Nunca deixe qualquer material sobre a bancada, como pedaços de papel alumínio, tubos, adesivos, fitas, grampos, etc.

5 2.1.4 Descarte de resíduos biológicos Resíduos de material biológico (efusões, soro, plasma, etc.) e material de consumo contaminados com amostras biológicas devem ser descartados em recipiente adequado para lixo biológico, disponível no laboratório Descarte de resíduos químicos Várias substâncias químicas são manipuladas no laboratório. Os resíduos químicos devem ser embalados, rotulados e armazenados para posterior envio para destinação final, conforme preconizado pelo manual de descarte de resíduos químicos da unidade Descarte de material perfurocortante Os materiais perfurocortantes, tais como, agulhas de injeção, lâmina de bisturi, lâminas histológicas, lamínulas, ampolas de medicamentos ou qualquer vidraria quebrada e contaminada com amostra química ou biológica, devem ser descartados em caixas apropriadas para a coleta de materiais perfurocortantes. Vidraria quebrada e não contaminada pode ser descartada em lixo reciclável Procedimentos em caso de acidentes Acidente com substâncias químicas A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) dos produtos químicos utilizados no laboratório deve estar acessível a todas as pessoas que manipulam agentes químicos no laboratório. As informações dessa ficha, referentes à identificação dos perigos e medidas de primeiro-socorros, devem ser utilizadas para elaboração dos procedimentos necessários em caso de acidentes com agentes químicos.

6 Como procedimento emergencial, em caso de: Contato com a pele: lavar abundantemente com água corrente e remover imediatamente as roupas contaminadas. Se necessário, utilizar o chuveiro de emergência. Contato com os olhos: lavar com o chuveiro lava-olhos por 15 minutos e procurar assistência médica. Acidente com material biológico com status de contaminação desconhecido: Em caso de contato com a mucosa ocular, proceder à lavagem em chuveiro lava-olhos, com água corrente. Após contato com a pele, lavar com água e sabão, enxaguar e realizar antissepsia com álcool 70%. Local de atendimento médico e contatos de plantões de informações Quando necessário, a pessoa exposta a substâncias químicas ou agentes biológicos deverá ser encaminhada ao Pronto Socorro Municipal de Araçatuba no endereço: rua Dona Ida, 1350, Bairro Aviação (Telefone: ). Em caso de impossibilidade de encaminhamento, solicitar atendimento ao Serviço de Atendimento Municipal de Urgência SAMU (Telefone: 192). Para sanar dúvidas sobre qualquer tipo de intoxicação, utilize o Disque-Intoxicação, da ANVISA, pelo número A ligação é gratuita e o usuário é atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat). Outras alternativas para assistência em casos de intoxicação com produtos químicos: 1) Centro de Assistência Toxicológica de São José do Rio Preto/SP, Hospital de Base - Fundação Faculdade Regional de Medicina (FUNFARME). Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416, Bairro São Pedro. Telefone (17) , ramais 1380 ou Atendimento 24 h pelo telefone (17) ceatox.hbase@famerp.br.

7 2) Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) do Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Botucatu. O CEATOX oferece atendimento telefônico na prevenção, orientação e informações tóxico-farmacológicas a profissionais de saúde, hospitais, prontos-socorros, postos de saúde e à comunidade em geral por meio dos contatos: telefone (14) e plantão telefônico 24 horas pelo número ceatox@ibb.unesp.br. Os contatos de outros centros de assistência toxicológica estão relacionados no endereço CIENTE E DE ACORDO: Todos que realizam atividades no laboratório.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO Docente responsável pelo laboratório: Prof a Dr a Gisele Zoccal Mingoti

Leia mais

Ambulatórios e Centros Cirúrgicos de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais

Ambulatórios e Centros Cirúrgicos de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais Ambulatórios e Centros Cirúrgicos de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS E AMOSTRAS BIOLÓGICAS Nos ambulatórios de Clínica Cirúrgica

Leia mais

Procedimentos durante a execução dos trabalhos

Procedimentos durante a execução dos trabalhos PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS Nos Ambulatórios de Clínica Médica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário Luiz Quintiliano de Oliveira são atendidos cães e gatos

Leia mais

Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento- ICBUSP PALESTRA : BOAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS

Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento- ICBUSP PALESTRA : BOAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento- ICBUSP PALESTRA : BOAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIOS ANA LÚCIAT. DE L. MOTA ESPECIALISTA APOIO À SEGURANÇA DE LABORATÓRIOS Boas Práticas de laboratórios

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista REGULAMENTO DAS SALAS DE CULTURA DE CÉLULAS DO As salas de cultura compõem um laboratório multiusuário específico para condições para experimentação e manutenção de células vivas em ambiente adequado,

Leia mais

Biossegurança no Laboratório de Microbiologia

Biossegurança no Laboratório de Microbiologia Métodos laboratoriais em microbiologia Disciplina: Microbiologia Geral iossegurança no Laboratório de Microbiologia Permitem estudo detalhado dos microrganismos Objetivo acadêmico Objetivo científico Métodos

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SABÃO DE COCO PASTOSO LIMPOL

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SABÃO DE COCO PASTOSO LIMPOL Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sabão de Coco Pastoso Limpol Códigos internos: 15602 (500g) / 15605 (200g) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Página: 1/9 Nome comercial: Sulfato de Estanho 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome químico do principal componente: Sulfato de Estanho Código interno de identificação do produto: Fabricante:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Códigos internos: Gatilho (12X500 ml): 07104 Refil (12X500 ml): 07105 Squeeze (12X500 ml): 07106 Aplicação: Limpa Vidros. Empresa:

Leia mais

Treinamento: Limpeza e descontaminação de áreas e superfícies. Maio de 2013

Treinamento: Limpeza e descontaminação de áreas e superfícies. Maio de 2013 Treinamento: Limpeza e descontaminação de áreas e superfícies Maio de 2013 Limpeza, esterilização, descontaminação ou desinfecção? Limpeza: procedimento antimicrobiano de remoção de sujidades e detritos

Leia mais

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ n : 004 Data última revisão: 06/05/2011 Página:1/5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: Amaciante Blanc Nome da Empresa: Class Industria Química Endereço: Rua Claudino Gazzi,

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/7 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Corante Líquido Universal Preto. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção

Leia mais

2. Composição e informações sobre os ingredientes

2. Composição e informações sobre os ingredientes Página: 1/5 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Nome da empresa: Cleusa Marques Malheiros EPP Endereço: Rua Papa Pio XII- Bairro:Industrial II Telefone: 19-33041002 Fax: 19-33041002

Leia mais

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA

MANUAL DE BIOSSEGURANÇA MANUAL DE BIOSSEGURANÇA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CAMPUS RIO CLARO - SP COMISSÃO INTERNA DE BIOSSEGURANÇA CIBio 2014 APRESENTAÇÃO Este manual visa

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Óxido de Zinco Branco

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do produto: Óxido de Zinco Branco 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E EMPRESA 1.1 Identificação do produto: Nome do produto: ÓXIDO DE ZINCO BRANCO Nome comercial: ÓXIDO DE ZINCO FA Código interno de identificação do produto: A001 1.2 Identificador

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: ÓLEO PARA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: 12/200 ml: 7570 Aplicação: Proteger, dar brilho e revitalizar a madeira. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO LAVA ROUPAS LÍQUIDO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO LAVA ROUPAS LÍQUIDO 1 de 5 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br E-mail:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO ÁLCOOL FB 07 1 de 5 I. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO BÚFALO INDÚSTRIA E COM. DE PROD. QUÍMICOS LTDA. Av. Hélio Ossamu Daikuara, Nº 3071 Vista Alegre Embu das Artes - SP Homepage: www.produtosbufalo.com.br

Leia mais

Efeitos do produto Efeitos adversos à saúde humana: Produto não classificado como perigoso para a saúde humana.

Efeitos do produto Efeitos adversos à saúde humana: Produto não classificado como perigoso para a saúde humana. FOLHA...: 1/ 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Fax: 55 11 4772 4955

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS EBRATON MI Cód. 21701 Nº FISPQ: 88 Página: 1 de 3 1- Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Código: Fornecedor: Emergências: EBRATON MI 21701 Ebram Produtos Laboratoriais Ltda. Rua Julio

Leia mais

HIPEX FRIGOLAT 1200 Limpador de Uso Geral

HIPEX FRIGOLAT 1200 Limpador de Uso Geral Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS HIPEX FRIGOLAT 1200 Limpador de Uso Geral 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Limpador de Uso Geral Nome Comercial: HIPEX

Leia mais

ESSÊNCIA COSMÉTICA DE CAMOMILA

ESSÊNCIA COSMÉTICA DE CAMOMILA Ficha de Segurança Insumo: Essência Cosmética de Camomila Nome científico: N/A Família: N/A 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Essência Cosmética de Camomila Nome da empresa: Florien

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Lava Roupas Tanto Múltipla Ação Códigos interno: 10003 (500 g) / 10002 (1 kg) Nome: Lava Roupas Tanto Múltipla Ação Flores de Limão Códigos

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2001 e 91/155 EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2001 e 91/155 EC Pág.:1/4 1 Identificação do produto e da empresa Fabricante: JohnsonDiversey Brasil Ltda. Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo SP CEP 04764-020 Tel.: 0XX11 5681-1300 / Fax: 0XX11 5523-1923

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM LIMPA INOX Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Limpa Inox Códigos Internos: 14036 (12/300ml) Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E

Leia mais

ICADERM SABONETE LÍQUIDO

ICADERM SABONETE LÍQUIDO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO ICADERM SABONETE LÍQUIDO 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA a) Nome do Produto: ICADERM SABONETE LÍQUIDO b) Código do Produto: c) Nome da Empresa:

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Tinta em pó Flamingo. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção LTDA.

Leia mais

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725

Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Ficha Individual de Segurança de Produto Químico FISPQ NBR 14725 Produto Elaborado Revisado DETERGENTE ARCHOTE 15/10/2008 15/10/2008 1. Identificação do produto e da empresa Nome do produto: Detergente

Leia mais

REGULAMENTO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR FACULDADES ESEFAP

REGULAMENTO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR FACULDADES ESEFAP REGULAMENTO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR FACULDADES ESEFAP Tupã, SP 2016 NORMAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR 1. INTRODUÇÃO Este documento objetiva apresentar as normas de utilização

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Rejuntamento Flexível Creme. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. RIBOFLAVINA VITAMINA B2 Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO. RIBOFLAVINA VITAMINA B2 Cosmoquimica Indústria e Comércio Ltda F0LHA...: 1 / 5 1 Identificação do Produto e da Empresa: Nome do Produto: Nome da Empresa: Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 / 4772-4949 VITAMINA B2 Cosmoquimica Indústria e Comércio

Leia mais

Normas de segurança e utilização no laboratório (Versão 2: aprovada em Reunião do Departamento de Engenharia Rural em 06/07/2017)

Normas de segurança e utilização no laboratório (Versão 2: aprovada em Reunião do Departamento de Engenharia Rural em 06/07/2017) Normas de segurança e utilização no laboratório (Versão 2: aprovada em Reunião do Departamento de Engenharia Rural em 06/07/2017) A seguir são listadas as normas de segurança e utilização dos Laboratórios

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão de Coco em Pó Mon Bijou (500g) Códigos interno: 16002 Empresa: BOMBRIL S/A Telefone de Emergência: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE POTÁSSIO

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico CLORETO DE POTÁSSIO Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda. Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)

Leia mais

DESENGRAXANTE SANDOMIS Limpador de Uso Geral

DESENGRAXANTE SANDOMIS Limpador de Uso Geral Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DESENGRAXANTE SANDOMIS Limpador de Uso Geral 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Nome Comercial: Empresa: Desengraxante

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: Código interno: 5042 Aplicação: secante abrilhantador de louças para máquinas de lavar louças Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) NO AR ODORIZANTE DE AMBIENTES (PINK e LE LIS) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Le Lis (12/300ml): 9025 Pink (12/300ml): 9026 Aplicação: Odorizar ambientes e tecidos. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE

Leia mais

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) LIMPEZA PESADA

Ficha de informação de segurança de produto químico (FISPQ) LIMPEZA PESADA LIMPEZA PESADA 01/05 1. DENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: REMOVEDOR DE CERA Aplicação: Telefone de emergência: CEATOX 0800 722 6001 Endereço Eletrônico: contato@maltex.com.br Produto

Leia mais

REAGENTE GENCO CL-OT

REAGENTE GENCO CL-OT Revisão: 06 FISPQ nº: 029 Data: 06/2016 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do produto Nome do produto: Principais usos recomendados: Reagente GENCO CL-OT Produto utilizado

Leia mais

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS

FISPQ FICHA DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICOS FISPQ n : 001 Data última revisão: 14/03/2011 Página:1/5 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Fiss Nome da Empresa: Class Industria Química Endereço: Rua Claudino Gazzi, 225 Bairro São Luis Canoas

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ Nº pag.: 1/5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: FLUORESCEÍNA SODICA EXTRA CONC. Nome da empresa: Getex Indústria e Comércio Ltda. Endereço: Rua Lecy Gomes Barbosa, 227, Distrito

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a

C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a C o n c e i t o d e B i o s s e g u r a n ç a É o conjunto de ações para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a obtenção

Leia mais

Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: Elaborado: 03/06/2013 Revisão: 00 Página 1 de 5. Elaboração: P&D Solange Hernandes

Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: Elaborado: 03/06/2013 Revisão: 00 Página 1 de 5. Elaboração: P&D Solange Hernandes Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Múltipla Ação 1L / 10011 2L / 19300 Múltipla Ação Flores de Limão 1L / 10012 - Alta Performance 1L / 10013 - Maciez

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ

Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico FISPQ Produto: Limpin SECÇÃO 1: Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa Nome do Produto: Desengraxante Limpin Empresa: Garin & Cia

Leia mais

NORMAS DE PROCEDIMENTO APÓS EXPOSIÇÃO ACIDENTAL A MATERIAL POTENCIALMENTE CONTAMINADO

NORMAS DE PROCEDIMENTO APÓS EXPOSIÇÃO ACIDENTAL A MATERIAL POTENCIALMENTE CONTAMINADO NORMAS DE PROCEDIMENTO APÓS EXPOSIÇÃO ACIDENTAL A MATERIAL POTENCIALMENTE CONTAMINADO Medidas Imediatas: 1 Picada ou Corte - Limpeza imediata da zona lesada com água e sabão. 2 Contacto com a pele ou mucosas

Leia mais

DESCARTE de MATERIAL BIOSSEGURANÇA RELATÓRIOS. Profa Alessandra Xavier Pardini Prof. Alipio Carmo

DESCARTE de MATERIAL BIOSSEGURANÇA RELATÓRIOS. Profa Alessandra Xavier Pardini Prof. Alipio Carmo DESCARTE de MATERIAL BIOSSEGURANÇA RELATÓRIOS Profa Alessandra Xavier Pardini Prof. Alipio Carmo OBSERVE A FIGURA ABAIXO COM CUIDADO. O QUE HÁ DE ERRADO? OBJETIVO: Cuidados em laboratório; Descarte em

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR. Curso de Biomedicina LGBM

NORMAS E REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR. Curso de Biomedicina LGBM NORMAS E REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR I. INTRODUÇÃO Curso de Biomedicina LGBM Coordenador : prof. Dr. Wagner Gouvêa dos Santos Técnicos: Aline Monezi Montel, João Batista

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Q BRILHO CERA AUTO BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Q BRILHO CERA AUTO BRILHO Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Q BRILHO CERA AUTO BRILHO Códigos internos: Incolor 12/750 ml: 7530 12/500 ml: 7531 - Refil Vermelha 12/750 ml: 7532 12/500 ml: 7537

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS AMACIANTE AQUAFAST 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1. Nome do produto: Amaciante Aquafast 1.2. Natureza Química: Amaciante de Roupas 1.3.

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ REAGENTE GENCO AT2. Revisão: 06 FISPQ nº: 031 Data: 06/2016 Página 1 de 6

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ REAGENTE GENCO AT2. Revisão: 06 FISPQ nº: 031 Data: 06/2016 Página 1 de 6 REAGENTE GENCO AT2 Revisão: 06 FISPQ nº: 031 Data: 06/2016 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do produto Nome do produto: Principais usos recomendados: Reagente GENCO

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Pigmento Preto. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção LTDA. Endereço:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão em Barra Limpol com Amaciante Código interno: 15503 Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 2 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CRIS FLOC Clarificante Aplicação: Flouculante/Clarificante Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos Santos,

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos. Revisão: 01 Data: 08/08/2014 Páginas: 1/8 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. Nome do Produto: Argamassa Colante ACI Interno. Nome da Empresa: Juntalider Indústria e Comércio de Materiais para Construção

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA LOUÇAS CONCENTRADO (Maracujá com Alecrim e Laranja com Gengibre)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA LOUÇAS CONCENTRADO (Maracujá com Alecrim e Laranja com Gengibre) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Ecobril Lava Louças Concentrado Códigos internos: Maracujá e Alecrim frasco (24/500ml): 13003 Maracujá e Alecrim refil (24/500ml): 13004 Laranja

Leia mais

NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA

NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CAMPUS ANISIO TEIXEIRA-INSTITUTO MULTIDICIPLINAR EM SAÚDE COORDENAÇÃO GERAL DE LABORATÓRIOS NORMAS INTERNAS DO LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA Define as normas

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLÁSSICO (BARRA) Elaborado: 30/07/2015 Revisão: 04 Página 1 de 4

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CLÁSSICO (BARRA) Elaborado: 30/07/2015 Revisão: 04 Página 1 de 4 Página 1 de 4 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sapólio Radium Clássico (Barra) Código interno: 14470 Aplicação: indicado para a limpeza mais difícil do lar: grelhas, assadeiras, panelas de

Leia mais

Noções Gerais de Biossegurança. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves

Noções Gerais de Biossegurança. Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves Noções Gerais de Biossegurança Prof. Msc. Roberpaulo Anacleto Neves Conceito Conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização eliminação de RISCOS inerentes às atividades de pesquisa, produção,

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7504 (12 X 100 ml) Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110 Aplicação: detergente para pré-lavagens.

Leia mais

F.I.S.P.Q. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO CIN ÁLCOOL LIMPEZA DE SUPERFÍCIES EM GERAL. Cinord Sudeste Química Ltda ME.

F.I.S.P.Q. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO CIN ÁLCOOL LIMPEZA DE SUPERFÍCIES EM GERAL. Cinord Sudeste Química Ltda ME. F.I.S.P.Q. FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME DO PRODUTO CIN ÁLCOOL LIMPEZA DE SUPERFÍCIES EM GERAL NOME DO FABRICANTE Cinord Sudeste Química

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES:

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES: 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do Produto: FORTH Condicionador Gramados Código interno de identificação do produto: 153-4 Nome da empresa: EVERALDO JUNIOR ELLER Endereço: Rod Antonio Romano

Leia mais

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS

FISPQ Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico ACETATO DE MANGANÊS Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Nome da Empresa/Fornecedor: Endereço: Resimapi Produtos Químicos Ltda Av. Osaka, 800 Arujá São Paulo Telefone da Empresa: (xx11)

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Sabão em Barra Limpol Multiuso com Glicerina Código interno: 15500 Finalidade / aplicação: lavagem de roupas em geral e louças. Empresa: BOMBRIL

Leia mais

CONDUTA E SEGURANÇA PARA USUÁRIOS DOS LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO DCA

CONDUTA E SEGURANÇA PARA USUÁRIOS DOS LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO DCA LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO Pág. 22/49 Código: NC- 5.5 Lista de Símbolos de segurança (ANEXO V) Símbolo e significado combustível Radioatividade ou Observação Inflamável (F). Extremamente Inflamável

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão:

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Sorbato de Potássio Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá,3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone:

Leia mais

FENOL FUNDIDO FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO CÓDIGO...: FISPQ REVISÃO...: 16 F0LHA...: 1/18 DATA...

FENOL FUNDIDO FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO CÓDIGO...: FISPQ REVISÃO...: 16 F0LHA...: 1/18 DATA... F0LHA...: 1/18 1 - Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: RHODIA Nome da Empresa: Cosmoquimica Indústria e Comércio EIRELI Endereço: Av. Gupê, 10497 Telefone: 55 11 4772 4900 Fax: 55 11

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 5 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Detergente Pronto Códigos interno: Brisa Tropical: 24003 Cajá da Terra: 24045 Força do Coco: 24031 Limão Refrescante: 24002 Maçã Vibrante:

Leia mais

Sumário. Materiais. Regras de segurança no laboratório de Química

Sumário. Materiais. Regras de segurança no laboratório de Química Sumário O laboratório de Química. Regras de segurança no laboratório. Atividade experimental: Símbolos de identificação de perigo nos rótulos dos reagentes; Sinais de obrigatoriedade e sinais de proibição;

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Nome do produto: Paratest ECO Data da última revisão: FISPQ nº: 003 página: 01/05

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. Nome do produto: Paratest ECO Data da última revisão: FISPQ nº: 003 página: 01/05 FISPQ nº: 003 página: 01/05 SEÇÃO 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA - NOME DO PRODUTO: PARATEST ECO - NOME COMUM E GENÉRICO: SOLUÇÃO FIXATIVA ECOLÓGICA - CÓDIGO INTERNO DE IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) LUSTRA MÓVEIS Q BRILHO

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) LUSTRA MÓVEIS Q BRILHO Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: LUSTRA MÓVEIS Q BRILHO Códigos internos: Flor de Lavanda 12/200 ml: 7560 12/500 ml: 7561 Flor de Laranjeira 12/200 ml: 7564 12/500

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS EBRATON CO/SM Cód. 21101 Nº FISPQ: 84 Página: 1 de 3 1- Identificação do Produto e da Empresa Nome do Produto: Código: Fornecedor: Emergências: EBRATON CO/SM 21101 Ebram Produtos Laboratoriais Ltda. Rua

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS COMPONENTES

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 2 COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS COMPONENTES 1 FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos Nome do produto: Fixacor Página: 01/07 Data da última revisão: 01.02.2014 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome : FIXACOR Código Interno

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) POLIBRIL - POLIDOR DE METAIS FINOS

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) POLIBRIL - POLIDOR DE METAIS FINOS Pág.: 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: POLIDOR DE METAIS FINOS POLIBRIL Código interno: 16400 Este produto é uma mistura. Aplicação: polidor de metais. Empresa: BOMBRIL S/A Via Anchieta,

Leia mais

Indústria e Comércio de Produtos Químicos

Indústria e Comércio de Produtos Químicos 1.IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome do produto : Base Perolada 2.COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Tipo de Produto: Associação de tensoativos aniônicos Nome Químico Comum ou Genérico Associação

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA ROUPAS CONCENTRADO (Líquido) (Flor de Lavanda e Flor de Lilly)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) ECOBRIL LAVA ROUPAS CONCENTRADO (Líquido) (Flor de Lavanda e Flor de Lilly) Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Códigos internos: Flor de Lavanda (12/500ml): 13022 Flor de Lavanda - Refil (14/500ml): 13023 Flor de Lilly (12/500ml): 13009 Flor

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS UNIVIÇOSA COORDENAÇÃO DOS LABOATÓRIOS Química I e II, Microscopias I, II e, III Biofísica/Fisiologia, Controle de qualidade e Anatomia Humana. NORMAS DE SEGURANÇA NO

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Nome do Produto Agente de Limpeza de Instalações II Page 1 Código do Produto A95790134/00 SEÇÃO 1-IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto Agente de Limpeza de Instalações II Código do produto

Leia mais

REAGENTE GENCO - AT1 Revisão: 06 FISPQ nº: 030 Data: 06/2016 Página 1 de 6

REAGENTE GENCO - AT1 Revisão: 06 FISPQ nº: 030 Data: 06/2016 Página 1 de 6 REAGENTE GENCO - AT1 Revisão: 06 FISPQ nº: 030 Data: 06/2016 Página 1 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA 1.1 Identificação do produto Nome do produto: Principais usos recomendados: Reagente

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS PRODUTO: NEOTRATY ALGICIDA DE MANUTENÇÃO FISPQ N 015 Data: 14/12/2016 Revisão: 01 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Nome da

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS SABÃO EM BARRA NUTRILAR

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS SABÃO EM BARRA NUTRILAR 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Sabão em Barra Marmorizado Nutrilar Verde e Azul Barras de 200g, 500g e 1000g Nome: Sabão em Barra Glicerinado Nutrilar Lavanda, Limão Neutro e Azul Pacotes

Leia mais

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Nome do produto: ALCOOL CETO ESTEARÍLICO Página: (1 of 1) ATENçÃO: Leia atentamente esta Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico (FISPQ) antes de manusear, usar ou descartar este produto,

Leia mais

1 IDENTIFICAÇÃO 2 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO

1 IDENTIFICAÇÃO 2 COMPOSIÇÃO DO PRODUTO 1 IDENTIFICAÇÃO Nome do Produto: Lava Louças Econômico e FC (Coco, Limão, Maçã, Marine, Neutro, Uva e Clear). Aplicação: Remoção de gorduras, limpeza de louças, talheres e panelas. Estado físico: Líquido

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ / MSDS) PEROXYDEX LOÇÃO

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ / MSDS) PEROXYDEX LOÇÃO FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO (FISPQ / MSDS) PEROXYDEX LOÇÃO 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Identificação do produto: Uso do produto: Descrição do produto: PEROXYDEX LOÇÃO

Leia mais

Produto indicado para remoção de manchas e alvejamento de roupas de algodão e poliester algodão

Produto indicado para remoção de manchas e alvejamento de roupas de algodão e poliester algodão JohnsonDiversey Clax Oxy 4EP1 Produto indicado para remoção de manchas e alvejamento de roupas de algodão e poliester algodão Preserva as cores e aumenta a vida dos tecidos Seu alvejante químico é o mais

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Limpa Pedra Aplicação: Pedras não polidas Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino dos Santos, 150 Bairro:

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Lavanda, Limão, Original e Pinho)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) SAPÓLIO RADIUM CREMOSO (Bouquet, Lavanda, Limão, Original e Pinho) Página 1 de 6 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Sapólio Radium Cremoso Códigos Internos: Bouquet: 14015 Lavanda: 14014 Limão: 14009 Original: 14007 Pinho: 14010 Empresa: BOMBRIL S/A Endereço:

Leia mais

CALCÁRIO INDUSTRIAL CALCÍTICO

CALCÁRIO INDUSTRIAL CALCÍTICO 1 / 9 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: GFI MICROFILLER CALCÍTICO Empresa: Goiasfiller Mineração Ltda. Endereço: Rod. BR 060, Km 277,5 Bairro: Zona Rural Cidade: Indiara Estado: GO CEP: 75955-000

Leia mais

NORMAS DO LABORATÓRIO DE SANEAMENTO AMBIENTAL - LSA

NORMAS DO LABORATÓRIO DE SANEAMENTO AMBIENTAL - LSA NORMAS DO LABORATÓRIO DE SANEAMENTO AMBIENTAL - LSA Essas normas e regras se aplicam a todos os usuários do Laboratório de Saneamento Ambiental (docentes, técnicos, discentes de graduação, de pósgraduação,

Leia mais

SABONETE LÍQUIDO SANDOMIS Sabonete Líquido para mãos

SABONETE LÍQUIDO SANDOMIS Sabonete Líquido para mãos Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS SABONETE LÍQUIDO SANDOMIS Sabonete Líquido para mãos 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Nome Comercial: Empresa: Sabonete

Leia mais

NORMAS DE UTILIZAÇÃO E SEGURANÇA PARA OS LABORATÓRIOS

NORMAS DE UTILIZAÇÃO E SEGURANÇA PARA OS LABORATÓRIOS NORMAS DE UTILIZAÇÃO E SEGURANÇA PARA OS LABORATÓRIOS Equipe colaboradora: Docentes e Servidores técnicos dos laboratórios Revisão: Janaína Conrado Lyra da Fonseca Responsável pelo Grupo de Segurança do

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR NOME DO PRODUTO: SOLUÇÃO DE VERMELHO DE FENOL DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 09/08/2013

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO NBR NOME DO PRODUTO: SOLUÇÃO DE VERMELHO DE FENOL DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 09/08/2013 NOME DO PRODUTO: SOLUÇÃO DE VERMELHO DE FENOL DATA DA ÚLTIMA REVISÃO: 09/08/2013 1/12 FISPQ NRº. 023 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA. - Nome do Produto: Solução de vermelho de fenol - Fórmula

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) CICLOPIROXOLAMINA.FDS_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

Produto: Amaciante de Roupa

Produto: Amaciante de Roupa 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Empresa: Micheloto Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda EPP Endereço: Est. Vic. Dr. Eduardo Dias de Castro Km 03 B Zona Rural Fernão/SP Telefone: (XX14) 3214-1874

Leia mais

SABONETE ESPUMA FLORES E ERVAS HIPEZA

SABONETE ESPUMA FLORES E ERVAS HIPEZA Página 1 de 5 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS SABONETE ESPUMA FLORES E ERVAS Sabonete Espuma para mãos 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Produto: Nome Comercial: Empresa:

Leia mais

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DETERGENTE LAVA ROUPA LÍQUIDO LAR. Elaborado: Aurim R. Ribeiro Químico CRQ:

FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS DETERGENTE LAVA ROUPA LÍQUIDO LAR. Elaborado: Aurim R. Ribeiro Químico CRQ: 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome: Detergente Lava Roupa Líquido LAR Verde e Azul Volume de 500 ml e 1000 ml Empresa: Nutrilar Indústria de Sabão e Óleo LTDA: Av. Presidente Tancredo Neves,

Leia mais