Abordagem às otites crónicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Abordagem às otites crónicas"

Transcrição

1 Introdução A maior parte dos casos de otite externa aguda são resolvidos com sucesso utilizando productos polivalentes que incluem um glucocorticóide, uma antimicrobiano e um antifúngico (para Malassezia ) e agentes de limpeza do canal quando necessário. Já os casos de otite crónicas são todo um problema diferente, implicando uma grande desconforto para o animal e sendo causa de frustação para tutores e médicos veterinários devido ao seu difícil maneio. O sucesso destes casos depende da identificação e maneio das causas subjacentes e dos factores que contribuem para a perpetuação e recorrência das otites. É particularmente importante reconhecer o papel da inflamação na otite. Na realidade os agentes patogénicos são raros. Quase todas as infeções são causadas por comensais ( Staphylococcus e Malassezia ) ou ambientais ( Pseudomonas ) oportunistas. Assim, a maioria das infeções são secundárias a uma inflamação pré-existente, corpos estranhos, obstruções ou outros problemas primários. Se a inflamação não for controlada terá início um ciclo vicioso com consequentes alterações patológicas progressivas que podem mesmo inviabilizar o maneio médico sendo, em última análise, necessária uma intervenção cirúrgica. A inflamação crónica também leva a uma maior dificuldade em debelar as infeções e um consequente aumento do risco de resitências.

2 2 Abordagem às otites crónicas Sinais clínicos e otoscopia A avaliação com otoscópio é fundamental. Em caso de doença bilateral, o lado considerado saudável ou menos afetado deve ser examinado primeiro. Esta observação permite-nos ter uma ideia mais correta do estado normal por comparação com a observação do lado alterado. Por outro lado diminuímos a possibilidade de contaminar o lado bom com agentes nocivos do lado mau. Evitamos também que o animal sinta dor logo de início e consequentemente resista à posterior examinação. Idealmente devem existir vários cones assépticos à disposição. A técnica ideal é aquela que permita obter uma visualização completa com menor grau possível de dor e trauma. Uma penetração profunda no canal horizontal só deve ser realizada se for necessário visualizar o tímpano. As lesões presentes, assim como a sua localização, devem ser registadas, nomeadamente as alterações proliferativas, tipo de quantidade de secreções, presença de eritema ou úlceras. O grau de estenose do canal deve ser determinado, uma vez que pode servir de monitorização da evolução do processo com o tratamento. Por vezes o exame otoscópico não permite avaliar corretamente a existência ou não de uma membrana timpânica intacta, sendo necessário recorrer a outros métodos. A otoscopia serve então para a avaliação do estado do conduto auditivo externo, o tipo e quantidade de exsudado e a integridade da membrana timpânica. No entanto, caso o animal tenha muita dor, a otoscopia tem que ser adiada ou ser realizada sobre sedação. Todos os casos de otite aguda devem ser examinados com cuidado para excluir a presença de corpos estranhos ou mesmo Otodectes (embora nem sempre se vejam mesmo quando presentes). As otites podem ser clinicamente classificadas com eritroceruminosas ou supurativas. Qual a diferença? As eritroceruminosas (imagem abaixo, do lado direito) caracterizam-se por presença de eritema, prurido e uma secreção ceruminosa e estão normalmente associadas a sobre crescimento por estafilococos ou Malassezia. Nas supurativas (imagem da esquerda) como o nome indica já temos a presença de pus, há eritema e dor. Estão muitas vezes associadas a infeções por Pseudomonas.

3 A citologia de preparações coradas e não coradas serve para rapidamente confirmar a presença de células inflamatórias, bactérias (cocos ou bastonetes) e mesmo Otodectes. 3 Causas subjacentes Para obtermos sucesso no maneio de otites crónicas temos que ter sempre presentes os seguintes objetivos: Identificação e maneio da causa primária; Correção dos fatores de predisposição (se possível); Remoção do cerúmen/exsudado Maneio das infeções secundárias; e Reversão das alterações patológicas crónicas. De facto há muitas causas de otite externa e vários esquemas de classificação. Uma abordagem prática baseia-se na etiologia e fatores patogénicos envolvidos, dando origem a uma classificação com quatro componentes: fatores predisponentes, causas primárias, causas secundárias e fatores perpetuantes. A maior parte das otites terá uma combinação destes fatores e para um tratamento eficaz a longo termo ou resolução da otite, necessitamos identificar cada um deles. Estas combinações também ajudam a explicar porque em determinados casos um animal com uma doença primária como uma alergia alimentar, que causa otite bilateral, pode ter uma otite unilateral crónica com infeções secundárias. A maior parte dos casos de otite crónica ocorrem porque a causa primária é uma doença que não pode ser curada. A segunda razão mais comum para otites recorrentes é a presença de fatores perpetuantes.

4 4 Fatores de predisposição Aumentam os riscos de surgir uma otite, mas sozinhos não a causam. Eles predispõem para a doença alterando de uma maneira discreta o ambiente normal, fisiológico ou a barreira epitelial do canal auricular. Estas alterações menores em conjugação com causas primárias ou secundárias tornam-se um problema significativo e originam a doença reconhecida clinicamente. Para um maneio bem-sucedido da otite externa, os fatores predisponentes tem que ser reconhecidos e controlados. Exemplos de fatores predisponentes incluem: existência de pelos no canal auricular; pavilhão auricular pendular; humidade, aumento da produção de cerúmen, presença de pólipos, doença imunossupressora sistémica, limpezas agressivas do canal auricular e arrancamento de pelos do canal auricular. Causas primárias São as doenças ou agentes que induzem diretamente a otite. Podem ocorrer isoladamente e induzir otite externa mesmo sem fatores predisponentes ou perpetuantes. As causas mais comuns são: atopia, alergia alimentar, alterações da epitelização, doenças metabólicas ou ácaros dos ouvidos. Parasitas como Otodectes cynotis, Demodex cati, Demodex canis, Sarcoptes scabiei, entre outros, têm sido associados a otite externa em cães e gatos. Não deixa de ser curioso saber que bastam 2 ou 3 otodectes para causar doença clínica, sendo que estes agentes passam muitas vezes desapercebidos. Ocasionalmente certos microrganismos são causa primária de otite externa. No entanto, a maior parte das infeções causadas por bactérias e leveduras, são infeções secundárias. Pontualmente, um bacilo gram negativo como a E. coli ou Pseudomonas pode ser causa primária. Nestes casos, se não foi encontrada uma causa que possa ser considerada primária aceita-se que a etiologia primária possa ser de origem bacteriana. Perante essa hipótese devem ser pesquisadas causas de imunossupressão. Gatos com FIV podem apresentar por exemplo otites bacterianas secundárias. Causas secundárias Não causam doença num ouvido normal. Contribuem ou causam doença em ouvidos que não se encontram normais ou em combinação com fatores predisponentes. Alguns exemplos incluem: Bactérias como Staphylococcus pseudintermedius, Pseudomonas aeruginosa ; leveduras como Malassezia pachydermatis ; produtos tópicos que contenham por exemplo propilenoglicol. Em alguns casos, como no sobrecrescimento por Malassezia, ao eliminarmos o fator predisponente ou a doença primária, o problema secundário resolve-se per se. A citologia é a forma mais adequada para determinar a importância das bactérias. Em caso de suspeita de uma reação adversa ao produto tópico usado,

5 toda a terapia tópica deve ser descontinuada e se necessário deve-se utilizar terapia sistémica de modo a diminuir a inflamação. Factores perpetuantes Ocorrem como consequência da inflamação. Não são específicos de nenhuma doença e encontram-se particularmente associados aos processos crónicos. Uma vez presentes vão exacerbar ou permitir o desenvolvimento de causas secundárias, proporcionando-lhes condições favoráveis ao seu desenvolvimento como a existência de nichos. Constituem exemplos destes fatores a estenose do lúmen, as alterações proliferativas e hidradenite do canal auricular. Nos casos crónicos muitas vezes estão presentes mais do que um tipo de factores perpetuantes (FP). Em casos iniciais de otite basta preocupar-nos com a causa primária, mas após o aparecimento de FP estes necessitam de ser tidos em conta quando da realização do tratamento. Biofilmes, o que são? Porque se fala tanto hoje de biofilmes? Eles podem ser identificados na citologia ou mesmo na otoscopia. Clinicamente apresentam-se como um exsudado aderente, viscoso e de cor escura. Na citologia dão origem a um véu que embebe as bactérias podem mesmo chegar a dificultar a sua visualização. Apesar de tradicionalmente pensarmos nas bactérias como organismos isolados, neste momento é claro que elas existem em comunidades complexas conhecidas como os biofilmes. Estes apresentam um papel cada vez mais reconhecido nas otites supurativas. Infelizmente as estratégias que funcionam bem com bactérias isoladas (planctónicas) podem não funcionar com bactérias em biofilmes. Todos nós já devemos ter tido casos em que estranhámos o antibiótico não funcionar mesmo sabendo que a bactéria era sensível no TSA... O desenvolvimento destas estruturas complexas implica um verdadeiro dialogo entre as bactérias, a passagem de informação (ex. material genético que confere resistência aos antibióticos) e uma grande sintonia quanto ao modus operandis. É desencadeado por situações ambientais inóspitas. De facto, este modo de vida oferece várias vantagens em termos nutricionais e quanto à proteção de predadores ou xenobióticos. No entanto, não se pense que as bactérias nos biofilmes são todas iguais existem diversos microambientes (variações em ph, disponibilidade de nutrientes e potencial oxidativo por exemplo) que originam expressões fenotípicas diferentes mesmo entre bactérias do mesmo clone, além de neles poderem coabitar várias espécies bacterianas. Estas estruturas são dinâmicas e em cada momento há células que deixam o biofilme e outras que a ele se juntam. Estão descritos biofilmes para várias espécies bacterianas incluindo Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus pseudintermedius, Escherichia coli e mesmo para leveduras como Malassezia pachydermatis. Na realidade 99% 5

6 das bactérias podem formar biofilmes se as condições ambientais assim o indicarem. Um estudo recente detetou a presenta de biofilmes em 92% dos casos de otite média em crianças, sendo que estes estavam ausentes nos casos de crianças sem otite média. Porque é que estas questões devem interessar a um clínico? Porque uma melhor compreensão da natureza e do impacto dos biofilmes tem efeitos práticos na clínica do dia-a-dia uma vez que leva a uma terapia diferente e potencialmente mais eficaz e consequentemente um melhor maneio dos pacientes. É de suma importância tentar atacar estas estruturas. 6

7 As bactérias em biofilmes sobrevivem mais facilmente porque são: Mais resistentes aos antibióticos (não conseguem penetrar; agem apenas nas bactérias mais periféricas; potenciação de mecanismos de resistência; não agem em estados de dormência/latência); Mais resistentes ao sistema de defesa,; Capazes de dano devido a uma inflamação sustentada e grave que resulta a falência dos mecanismos de defesa. E quais são as estratégias de tratamento/prevenção? Têm sido propostas várias estratégias para erradicação dos biofilmes incluindo a sua remoção mecânica, utilização de antibióticos tópicos ou terapias adjuvantes, como os surfactantes. 7 Entre as utilizadas em medicina veterinária em otologia encontram-se: N-acetil cisteína TrizEDTA Sulfadiazina de prata Mel Lavagens com aspiração/rompimento e remoção mecânica do biofilme Antibiótico tópico (maior concentração) Cultura e testes de sensibilidade aos antibióticos, há necessidade de as fazer? Não verdadeiramente para a maioria dos casos de otite externa e/ou quando vamos utilizar antibióticos tópicos. Através da citologia podemos identificar com bastante segurança os microrganismos mais prováveis. De facto, os testes de sensibilidade são menos úteis para os fármacos tópicos uma vez que as concentrações utilizadas no conduto auditivo externo são muito superiores ao que os testes in vitro contemplam e em que se baseiam. Tanto Malassezia como os estafilococos são facilmente identificados e a sua potencial sensibilidade pode ser deduzida com base nos padrões de resistências locais ou tratamentos prévios. As bactérias Gram negativas são as mais difíceis de diferenciar recorrendo apenas às citologias. Destas a mais comum é Pseudomonas. Nestes casos o padrão de sensibilidade é mais difícil de estimar, no entanto primeiras infeções são normalmente suscetíveis a aminoglicosídeos tópicos, polimixina B, sulfadiazina de prata e fluroquinolonas. No entanto, a Pseudomonas adquire resistências com muita facilidade e a maioria dos casos de infeções recorrentes são infeções multirresistentes. A realização de culturas e TSA identifica de forma definitiva as bactérias envolvidas na otite o que pode ser útil para microrganismos mais difíceis de

8 diferenciar em citologia como os estreptococos, Escherichia coli, Proteus ou Klebsiella. O conhecimento das suas sensibilidades pode orientar o tratamento. 8 Terapêutica tópica ou sistémica? A terapêutica tópica deve ser escolhida sempre que possível. Ela resulta numa maior concentração dos princípios ativos no conduto auditivo externo. O tratamento sistémico poderá ser uma mais-valia no tratamento de otites externas supurativas e/ou otites médias. A via de administração sistémica está indicada quando o tratamento local não é possível (ex. por estenose ou questões relacionadas com a tolerância do animal à aplicação tópica) e na otite média. É muito importante garantir que uma quantidade adequada de produto é aplicada. Há dispositivos que dispensam já 1ml por aplicação (Easotic, Virbac ou Orsunia, Elanco). A inexistência de metabolização sistémica dos produtos aplicados parece fazer com que eles permaneçam em concentrações elevadas, e durante muito tempo, no conduto auditivo externo. A remoção de material/exsudados purulentos aumenta a eficácia dos antibióticos tópicos, principalmente dos aminoglicosídeos e da polimixina B. No caso da administração sistémica de antibióticos esta deve ter em conta a sensibilidade das bactérias. As fluroquinolonas devem ser reservadas para os casos em que há indicação baseada em TSA. No entanto importa também saber que os antibióticos não são todos iguais quanto à sua capacidade de chegar ao local da infeção. Os antibióticos hidrofílicos (como os beta-lactâmicos) têm um menor volume de distribuição do que os lipofílicos (como as fluroquinolonas ou as tetraciclinas) que podem assim apresentar uma maior capacidade de penetração nos tecidos. O itraconazol via oral pode ser utilizado para otites por Malassezia. Pseudomonas são bactérias resistentes a muitos antibióticos através de vários mecanismos/ferramentas sumarizados de forma simplificada no esquema abaixo ( resistência intrínseca, resistência adquirida, resistência adaptativa):

9 9 O TrizEDTA administrado antes ou em conjunto apresenta um efeito aditivo ao da clorexidina, gentamicina e fluroquinolonas. Esta combinação pode ser útil mesmo no maneio das infeções por Pseudomonas multirresistentes. A sulfadiazina de prata diluída em soro, água para injetáveis ou mesmo no TrizEDTA também pode ser eficaz nestes casos com a vantagem de ajudar na própria cicatrização. Outros antibióticos tópicos que podem ser eficazes incluem a ofloxacina, a polimixina B, amicacina, e tobramicina (disponível em colírio). Os antibióticos devem ser criteriosamente selecionados, sendo os casos de utilização off-label reservados para quando clinicamente justificável e após consentimento informado dos tutores. Os glucocorticoides são outro grupo farmacológico de grande importância no maneio das otites. Mais uma vez o tratamento local é preferível e a maioria dos produtos para uso em otologia apresentam um corticosteroide de potência variável. Por vezes mais forte é de facto melhor. Na ausência de um infeção, caso se pretenda apenas controlar a inflamação,, não devem ser usados produtos contendo antibióticos. Há uma variedade de soluções que incluem o recurso a colírios ou à preparação magistral de soluções de corticoides para uso tópico. Apesar da sua utilização tópica ser mais segura que a sistémica podem ser observados efeitos secundários, nomeadamente ao nível do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. O aceponato de hidrocortisona tem um melhor perfil de segurança. A utilização sistémica de glucocorticoides pode ser necessária por questões de adesão à terapêutica ou se há estenose do conduto por exemplo. Os glucorticoides ajudam a prevenir o efeito ototóxico das Pseudomonas.

CITOLOGIA AURICULAR E OTOCULTURA FERRAMENTAS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS OTITES CRÔNICAS

CITOLOGIA AURICULAR E OTOCULTURA FERRAMENTAS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS OTITES CRÔNICAS CITOLOGIA AURICULAR E OTOCULTURA FERRAMENTAS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS OTITES CRÔNICAS IMPORTÂNCIA A otite crônica constitui-se basicamente da inflamação do conduto auditivo, seja ele interno, médio

Leia mais

CURSO DE OTOLOGIA DE CARNÍVOROS DOMÉSTICOS

CURSO DE OTOLOGIA DE CARNÍVOROS DOMÉSTICOS CURSO DE OTOLOGIA DE CARNÍVOROS DOMÉSTICOS CITOLOGIA, CULTURA E ANTIBIOGRAMA Marcio A. B. Moreira SANIMVET COLETA DE MATERIAL Material Otite externa grandesamigospetshopsalvador.wordpress.com/.../ Ronaldo

Leia mais

Otopatias de Cães e Gatos

Otopatias de Cães e Gatos Otopatias de Cães e Gatos ORELHA EXTERNA Pavilhão à face externa da membrana timpânica Ramo Vertical e Ramo Horizontal: L Folículos pilosos; Gls. sebáceas e ceruminosas Profa. Dra. Juliana Peloi Vides

Leia mais

Otopatias de Cães e Gatos

Otopatias de Cães e Gatos ORELHA EXTERNA Otopatias de Cães e Gatos Pavilhão à face externa da membrana timpânica RamoVertical e Ramo Horizontal: L Folículos pilosos; Gls. sebáceas e ceruminosas Profa. Dra. Juliana Peloi Vides Estruturas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA OTITE EXTERNA CERUMINOSA E EVOLUÇÃO CLÍNICA FRENTE A DUAS FORMAS DE TRATAMENTO

AVALIAÇÃO DA OTITE EXTERNA CERUMINOSA E EVOLUÇÃO CLÍNICA FRENTE A DUAS FORMAS DE TRATAMENTO AVALIAÇÃO DA OTITE EXTERNA CERUMINOSA E EVOLUÇÃO CLÍNICA FRENTE A DUAS FORMAS DE TRATAMENTO GUIOT, Êmille Gedoz 1 ; MUELLER, Eduardo Negri 2 ; BERGMANN, Lucimara Konflanz 3 ; SILVA, Patrícia Lisiane Santos

Leia mais

AGENTES MICROBIANOS ISOLADOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES 1

AGENTES MICROBIANOS ISOLADOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES 1 AGENTES MICROBIANOS ISOLADOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES 1 Karine Fernandes Possebon 2, Tassiéli Senger Kaiser 3, Luciane Ribeiro Viana Martins 4. 1 Trabalho realizado no Laboratório de Microbiologia Veterinária

Leia mais

A otite como doença multifatorial

A otite como doença multifatorial As consultas em Dermatologia são comuns no dia-a-dia da clínica veterinária. A VetNova vai iniciar uma série de boletins especializados em Dermatologia com o objetivo de oferecer as melhores ferramentas

Leia mais

Não necessariamente um diagnóstico de um único problema distinto, mas geralmente uma apresentação de sinais clínicos com causas multifatoriais

Não necessariamente um diagnóstico de um único problema distinto, mas geralmente uma apresentação de sinais clínicos com causas multifatoriais INSIGHTS DE CONHECIMENTO CLÍNICO OTITE EXTERNA Insight de Conhecimento Clínico criado por Christina Restrepo, DVM, DACVD CONTEÚDO INTRODUÇÃO: : 19.1 COMO SE APRESENTA? : 19.2 O QUE MAIS SE APRESENTA DESTA

Leia mais

AVALIAÇÃO CLÍNICA DOS CASOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

AVALIAÇÃO CLÍNICA DOS CASOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO 1 AVALIAÇÃO CLÍNICA DOS CASOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO AVALIAÇÃO CLÍNICA DOS CASOS DE OTITE EXTERNA EM CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO OTOMAX gotas auriculares, suspensão 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml do medicamento veterinário

Leia mais

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO OTITE FELINA E CANINA: UMA REVISÃO. Palavras-chave: Otite canina. otite felina. tratamento farmacológico

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO OTITE FELINA E CANINA: UMA REVISÃO. Palavras-chave: Otite canina. otite felina. tratamento farmacológico TRATAMENTO FARMACOLÓGICO OTITE FELINA E CANINA: UMA REVISÃO Flávia Costa Garcia 1 Flávia Garcia Dorigon 2 RESUMO: A otite externa é uma doença dermatológica de grande importância e frequente em clínica

Leia mais

Aluno do Curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ, bolsista de inciação científica PIBIC - UNIJUÍ, 3

Aluno do Curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ, bolsista de inciação científica PIBIC - UNIJUÍ, 3 PERFIL MICROBIOLÓGICO DE OTITE EM CÃES NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL REFERENTE AO PERÍODO DE 2017 A 2018 1 MICROBIOLOGICAL PROFILE OF OTITIS IN DOGS IN THE NORTHWEST REGION OF THE STATE

Leia mais

sarna sarcóptica e otodécica

sarna sarcóptica e otodécica Ano2 Nº 3 - Mypet A linha Mypet no tratamento da sarna sarcóptica e otodécica As dermatopatias parasitárias são consideradas afecções muito frequentes na rotina clínica de pequenos animais no Brasil. A

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO ORIDERMYL pomada auricular para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância activa: Permetrina. Sulfato

Leia mais

OTOTOXICIDADE DO AMINOGLICOSÍDEO

OTOTOXICIDADE DO AMINOGLICOSÍDEO OTOTOXICIDADE DO AMINOGLICOSÍDEO ALMENARA, Fabrício S. RIBEIRO, Letícia MATSUNO, Roldy M.S. LOPES, Romulo M.Gomes OLIVEIRA, Tatiane Santos PEREIRA, Daniela mello Docente Veterinária FAMED Garça RESUMO

Leia mais

OCORRÊNCIA DE MALASSEZIA PACHYDERMATIS E CERÚMEN EM CONDUTO AUDITIVO DE CÃES HÍGIDOS E ACOMETIDOS POR OTOPATIAS

OCORRÊNCIA DE MALASSEZIA PACHYDERMATIS E CERÚMEN EM CONDUTO AUDITIVO DE CÃES HÍGIDOS E ACOMETIDOS POR OTOPATIAS OCORRÊNCIA DE MALASSEZIA PACHYDERMATIS E CERÚMEN EM CONDUTO AUDITIVO DE CÃES HÍGIDOS E ACOMETIDOS POR OTOPATIAS ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. 3, N. 0, Ano 00 Gustavo Grisolia

Leia mais

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução otológica - Frasco com 10 ml, provido de conta-gotas.

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução otológica - Frasco com 10 ml, provido de conta-gotas. Lidosporin lidocaína 43,4 mg/ml sulfato de polimixina B 10.000 UI/ml Solução otológica FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Solução otológica - Frasco com 10 ml, provido de conta-gotas. USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Complicação severa das feridas oculares abertas % de todos os casos de endoftalmites infecciosas

Complicação severa das feridas oculares abertas % de todos os casos de endoftalmites infecciosas Complicação severa das feridas oculares abertas 25-30% de todos os casos de endoftalmites infecciosas 3,4% de incidência em feridas oculares abertas [0% - 60%] Diagnóstico A endoftalmite não é um diagnóstico

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO CONOFITE suspensão tópica para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância(s) activa(s): Miconazol

Leia mais

EXAME DE MEDICINA E CIRURGIA DE ANIMAIS DE COMPANHIA. (Junho do 2017) DERMATOLOGIA (Docente responsável: Dr. Pablo Payo)

EXAME DE MEDICINA E CIRURGIA DE ANIMAIS DE COMPANHIA. (Junho do 2017) DERMATOLOGIA (Docente responsável: Dr. Pablo Payo) EXAME DE MEDICINA E CIRURGIA DE ANIMAIS DE COMPANHIA (Junho do 2017) DERMATOLOGIA (Docente responsável: Dr. Pablo Payo) CÓDIGO (a sua escolha) para poder consultar as notas on-line 1.- Um animal aparece

Leia mais

PARTICULARIDADES DE ANIMAIS COM OTITE

PARTICULARIDADES DE ANIMAIS COM OTITE PARTICULARIDADES DE ANIMAIS COM OTITE Diana Ferreira DVM MSc MRCVS Dipl. ECVD Animal Health Trust, Newmarket, United Kingdom OneVet Group, Portugal A otite externa é definida como uma inflamação aguda

Leia mais

Lesões inflamatorias otite media aguda

Lesões inflamatorias otite media aguda Lesões inflamatorias otite media aguda Enrique é um garoto de dois anos de idade, que apresenta infecções das vias aéreas superiores (IVAS) recorrentes. Foi trazido à consulta pediátrica por uma história

Leia mais

Biossegurança Resistência Bacteriana. Professor: Dr. Eduardo Arruda

Biossegurança Resistência Bacteriana. Professor: Dr. Eduardo Arruda Biossegurança Resistência Bacteriana Professor: Dr. Eduardo Arruda Introdução Penicilina (1940): Revolução; Ilusão de que as infecções foram vencida; Ser vivo em resposta à agressão: Resistir; Hoje: Estafilococos

Leia mais

BULA. Terramicina com sulfato de polimixina B. (cloridrato de oxitetraciclina e sulfato de polimixina B) Pomada Oftálmica

BULA. Terramicina com sulfato de polimixina B. (cloridrato de oxitetraciclina e sulfato de polimixina B) Pomada Oftálmica BULA Terramicina com sulfato de polimixina B (cloridrato de oxitetraciclina e sulfato de polimixina B) Pomada Oftálmica PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Terramicina com sulfato de polimixina B -

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 15 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO OTOMAX gotas auriculares, suspensão 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml do medicamento veterinário

Leia mais

Lidosporin sulfato de polimixina B + lidocaína

Lidosporin sulfato de polimixina B + lidocaína Lidosporin sulfato de polimixina B + lidocaína Forma farmacêutica e apresentação Solução otológica Embalagem contendo 10 ml.. USO ADULTO/ PEDIÁTRICO USO OTOLÓGICO Composição Cada ml da solução contém:

Leia mais

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS EM GERMES MULTIRRESISTENTES

USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS EM GERMES MULTIRRESISTENTES USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS EM GERMES MULTIRRESISTENTES Francisco Eugênio Deusdará de Alexandria Infectologista e Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada 14/04/2015 13:19 1 O QUE É USO RACIONAL DE ANTIBIÓTICOS?

Leia mais

Desvendando as otites de cães e gatos.

Desvendando as otites de cães e gatos. 2018 Desvendando as otites de cães e gatos Desvendando as otites de cães e gatos. Msc., Dr. Claudio Nazaretian Rossi - Gerente Técnico da BU Pet da Ceva Saúde Animal Introdução As otites são referidas

Leia mais

OTO-BETNOVATE. Farmoquímica S/A Solução otológica 1 mg/ml + 10 mg/ml + 5 mg/ml. Oto-Betnovate_AR050119_Bula Paciente

OTO-BETNOVATE. Farmoquímica S/A Solução otológica 1 mg/ml + 10 mg/ml + 5 mg/ml. Oto-Betnovate_AR050119_Bula Paciente OTO-BETNOVATE Farmoquímica S/A Solução otológica 1 mg/ml + 10 mg/ml + 5 mg/ml BULA PACIENTE OTO-BETNOVATE betametasona + clorfenesina + cloridrato de tetracaína APRESENTAÇÃO: Solução otológica betametasona

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO SUROLAN, suspensão oleosa para caninos e felinos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA EQUANTITATIVA Substância(s)

Leia mais

Evidência & Investigação em Feridas: Contributos para uma Prática Clínica Avançada

Evidência & Investigação em Feridas: Contributos para uma Prática Clínica Avançada Evidência & Investigação em Feridas: Contributos para uma Prática Clínica Avançada Rui Pereira 1* ; João Cainé 1 ; Fernando Petronilho 1 Manuela Machado 1 ; Maria Rito 1 1 Enfermeiros, docentes da Universidade

Leia mais

SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA AOS ANTIFÚNGICOS

SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA AOS ANTIFÚNGICOS SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA AOS ANTIFÚNGICOS ANTIFÚNGICOS Entende-se por antifúngico ou antimicótico a toda a substância que tem a capacidade de evitar o crescimento de alguns tipos de fungos ou inclusive

Leia mais

Otológicos. Estratégias de combate e prevenção.

Otológicos. Estratégias de combate e prevenção. Otológicos Estratégias de combate e prevenção Índice 1. Prevalência 2. Fatores de risco 3. Agentes 4. Tratamento 4.1 Algodão parafinado 5. Sugestão de fórmula 5.1 Sugestão de fórmula para tímpano intacto

Leia mais

Quimioterápicos Arsenobenzóis Sulfas

Quimioterápicos Arsenobenzóis Sulfas ANTIBIÓTICOS 1 INTRODUÇÃO: História: Penicillium notatum Antibiose S. aureus Ser Vivo x Ser Vivo Antibiótico Fungo x Bactéria Quimioterápicos Antibiótico Sir Alexander Fleming 1909 Arsenobenzóis 1935 -

Leia mais

PERFIL DE SENSIBILIDADE DE AGENTES CAUSADORES DE MASTITE BOVINA NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PERFIL DE SENSIBILIDADE DE AGENTES CAUSADORES DE MASTITE BOVINA NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PERFIL DE SENSIBILIDADE DE AGENTES CAUSADORES DE MASTITE BOVINA NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL GOMES, Paula 1 ; BAPTAGLIN, Mariane 1 ; SPEROTTO, Vitor R. 2 ; ZANATTA, Liliane 1 ; Palavras-chave:

Leia mais

Terramicina com sulfato de polimixina B. cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B. Pomada Tópica

Terramicina com sulfato de polimixina B. cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B. Pomada Tópica Terramicina com sulfato de polimixina B cloridrato de oxitetraciclina, sulfato de polimixina B Pomada Tópica PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome: Terramicina com sulfato de polimixina B - pomada tópica.

Leia mais

Anatomia da orelha media e interna

Anatomia da orelha media e interna otoscopia Anatomia da orelha media e interna Lesões inflamatorias otite media aguda diagnostico clinico Enrique é um garoto de dois anos de idade, que apresenta infecções das vias aéreas superiores (IVAS)

Leia mais

Febre recorrente relacionada com NLRP12

Febre recorrente relacionada com NLRP12 www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre recorrente relacionada com NLRP12 Versão de 2016 1. O QUE É A FEBRE RECORRENTE RELACIONADA COM NLRP12 1.1 O que é? A febre recorrente relacionada com

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Canaural suspensão cutânea para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1g de suspensão

Leia mais

sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína

sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Panotil sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína APRESENTAÇÃO Solução otológica: frasco contendo 8 ml com conta-gotas.

Leia mais

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Página 1 de 11 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO COMPLEXO MARBOGEN - Suspensão de gotas auriculares para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Panotil Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica

Panotil Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica Panotil Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Otológica 10,0 mg - sulfato de neomicina 1,0 mg - acetato de fludrocortisona 10.000 UI - sulfato de polimixina B 40,0 mg - cloridrato de lidocaína I - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Panotil sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína

Panotil sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína Panotil sulfato de polimixina B - sulfato de neomicina acetato de fludrocortisona - cloridrato de lidocaína SOLUÇÃO OTOLÓGICA Forma farmacêutica e apresentação Solução otológica: frasco contendo 8 ml com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA. Antibioticos e resistência bacteriana a drogas

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA. Antibioticos e resistência bacteriana a drogas UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Antibioticos e resistência bacteriana a drogas Controle de população microbiana in vivo Controle do crescimento

Leia mais

CURSO DE OTOLOGIA DE CARNÍVOROS DOMÉSTICOS

CURSO DE OTOLOGIA DE CARNÍVOROS DOMÉSTICOS CURSO DE OTOLOGIA DE CARNÍVOROS DOMÉSTICOS CITOLOGIA, CULTURA E ANTIBIOGRAMA Marcio A. B. Moreira SANIMVET Na medicina veterinária, o laboratório de microbiologia é percebido como umprestadorde serviços,

Leia mais

Microbiota Normal do Corpo Humano

Microbiota Normal do Corpo Humano Microbiota Normal do Corpo Humano Microbiota Microbiota Microflora Flora indígena São termos usados para denominar os microrganismos que habitam o corpo humano e interagem de forma benéfica. Flora normal

Leia mais

Grupo de Interesse de Infecciologia Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar 23 de fevereiro de 2018 Lisboa

Grupo de Interesse de Infecciologia Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar 23 de fevereiro de 2018 Lisboa Checklist para Validação da Prescrição de Antibióticos Grupo de Interesse de Infecciologia Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar 23 de fevereiro de 2018 Lisboa Factos Crescente aumento da taxa

Leia mais

[DEMODICIOSE]

[DEMODICIOSE] [DEMODICIOSE] 2 Demodiciose É uma dermatose parasitária não contagiosa (ou seja, não há transmissão de um cão para o outro) muito comum da pele dos cães e um problema também reconhecido em gatos, embora

Leia mais

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO Trato urinário superior Rins Ureteres Professora: Juliana Peloi Vides Trato urinário inferior Bexiga Uretra FREQUENTES!!! Parênquima renal Pelve renal Ureteres Bexiga Uretra

Leia mais

Panotil Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica

Panotil Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica Panotil Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica 10,0 mg - sulfato de neomicina 1,0 mg - acetato de fludrocortisona 10.000 UI - sulfato de polimixina B 40,0 mg - cloridrato de lidocaína

Leia mais

ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR

ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR ROTINA DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE TRATO VASCULAR Definição: Infecção relacionada ao cateter: Isolamento de um mesmo microorganismo da ponta do cateter

Leia mais

Fighting bacteria using selective drugs for membranes

Fighting bacteria using selective drugs for membranes Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências Departamento de Química e Bioquímica Fighting bacteria using selective drugs for membranes Versão Pública Susana Filipa Almeida Dias Dissertação Mestrado em

Leia mais

Antimicrobianos: Resistência Bacteriana. Prof. Marcio Dias

Antimicrobianos: Resistência Bacteriana. Prof. Marcio Dias Antimicrobianos: Resistência Bacteriana Prof. Marcio Dias Resistência Capacidade adquirida de resistir aos efeitos de um agente quimioterápico, normalmente que um organismo é sensível. Como eles adquiriram:

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 9 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Colivet 2 000 000 UI/ml, concentrado para solução oral para suínos e aves de capoeira 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA

Leia mais

Antibióticos. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Antibióticos. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Antibióticos Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Introdução São produtos que eliminam os microorganismos vivos que causam danos aos pacientes. Os agentes antimicrobianos podem ser de origem

Leia mais

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO

RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO RESUMO DAS CARATERÍSTICAS DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Página 1 de 15 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO COMPLEXO MARBOGEN - Suspensão de gotas auriculares para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Segundo a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), existem atualmente mais. Medicamentos que contribuem para a perda auditiva

Segundo a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), existem atualmente mais. Medicamentos que contribuem para a perda auditiva Atualmente há mais 200 medicamentos ototóxicos. A ototoxicidade é uma das causas mais comuns de perda auditiva e ocorre principalmente com o uso indevido de medicamentos sem prescrição médica. Ototoxicidade

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Síndrome PAPA Versão de 2016 1. O QUE É A PAPA 1.1 O que é? O acrónimo PAPA significa Artrite Piogénica, Pioderma gangrenoso e Acne. É uma doença determinada

Leia mais

Glicopeptídeos Cinara Silva Feliciano Introdução Mecanismo de ação

Glicopeptídeos Cinara Silva Feliciano Introdução Mecanismo de ação Glicopeptídeos Cinara Silva Feliciano Introdução Os antibióticos glicopeptídeos são constituídos por grandes estruturas cíclicas complexas, contendo em sua molécula aminoácidos e açúcares. Em consequência

Leia mais

ITL ITL. Itraconazol. Uso Veterinário. Antifúngico de largo espectro FÓRMULA:

ITL ITL. Itraconazol. Uso Veterinário. Antifúngico de largo espectro FÓRMULA: Itraconazol Uso Veterinário Antifúngico de largo espectro FÓRMULA: Cada cápsula de 100 contém: Itraconazol...100,0 mg Cada cápsula de 50 contém: Itraconazol...50,0 mg Cada cápsula de 25 contém: Itraconazol...25,0

Leia mais

Administração uma vez ao dia

Administração uma vez ao dia Apresentações: Cartucho de 400 mg: 1 blíster com 10 comprimidos Cartucho de 1600 mg: 2 blísters com 5 comprimidos Display 400 mg: 10 blísters com 10 comprimidos Display 1600 mg: 7 blísters com 5 comprimidos

Leia mais

BerbereX. Reduzir infecções pós-cirúrgicas

BerbereX. Reduzir infecções pós-cirúrgicas Reduzir infecções pós-cirúrgicas BerbereX BerbereX Wound Cleanser destina-se ao uso em ambientes clínicos e em cuidados domiciliares para facilitar a limpeza de detritos, exsudato, material orgânico, incluindo

Leia mais

Nitrofurantoína Prof. Luiz Antônio Ranzeiro Bragança Denis Rangel Monitor de Farmacologia Niterói, RJ 2º semestre de 2016

Nitrofurantoína Prof. Luiz Antônio Ranzeiro Bragança Denis Rangel Monitor de Farmacologia Niterói, RJ 2º semestre de 2016 Nitrofurantoína Prof. Luiz Antônio Ranzeiro Bragança Denis Rangel Monitor de Farmacologia Niterói, RJ 2º semestre de 2016 Introdução e Estrutura Química -Droga sintética derivada do Nitrofurano; -Uso clínico

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 17 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Marbodex gotas auriculares, Suspensão para cães 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml contém:

Leia mais

OTOSPORIN. Farmoquímica S/A Suspensão Otológica 10 mg/ml + 5 mg/ml UI/mL. Otosporin_AR030714_Bula Profissional de Saúde

OTOSPORIN. Farmoquímica S/A Suspensão Otológica 10 mg/ml + 5 mg/ml UI/mL. Otosporin_AR030714_Bula Profissional de Saúde OTOSPORIN Farmoquímica S/A Suspensão Otológica 10 mg/ml + 5 mg/ml + 10.000 UI/mL BULA PROFISSIONAL DE SAÚDE OTOSPORIN hidrocortisona + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B APRESENTAÇÃO: Suspensão

Leia mais

1º episódio Podcast Canal Dermatologia

1º episódio Podcast Canal Dermatologia Caro ouvinte, 1º episódio Podcast Canal Dermatologia Relevância clínica da resistência a antibióticos na Dermatologia (Dra. Mariana Sasse) Seja bem-vindo a mais um podcast do canal de Dermatolgia. Meu

Leia mais

Calmoderme (emulsão cutânea)

Calmoderme (emulsão cutânea) Resumo de caracteristicas do medicamento Só pode ser vendido mediante receita médico-veterinária. Calmoderme (emulsão cutânea) Princípio activo: kanamicina base (sulfato). 375.000 UI Acetato de dexametasona..

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA CITOLOGIA DIRETA ASSOCIADA À CULTURA MICROBIOLÓGICA EM CASOS DE OTITE EXTERNA CANINA

IMPORTÂNCIA DA CITOLOGIA DIRETA ASSOCIADA À CULTURA MICROBIOLÓGICA EM CASOS DE OTITE EXTERNA CANINA Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: IMPORTÂNCIA DA CITOLOGIA DIRETA ASSOCIADA À CULTURA MICROBIOLÓGICA EM CASOS DE OTITE EXTERNA CANINA MUELLER, Eduardo Negri; GUIOT,

Leia mais

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA ENTRE HOMENS E MULHERES NO MUNICÍPIO DE AGUAÍ EM PACIENTES QUE UTILIZAM O SUS

TÍTULO: INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA ENTRE HOMENS E MULHERES NO MUNICÍPIO DE AGUAÍ EM PACIENTES QUE UTILIZAM O SUS TÍTULO: INCIDÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA ENTRE HOMENS E MULHERES NO MUNICÍPIO DE AGUAÍ EM PACIENTES QUE UTILIZAM O SUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: BIOMEDICINA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Resposta inicial que, em muitos casos, impede a infecção do hospedeiro podendo eliminar os micróbios

Resposta inicial que, em muitos casos, impede a infecção do hospedeiro podendo eliminar os micróbios Resposta inicial que, em muitos casos, impede a infecção do hospedeiro podendo eliminar os micróbios Células da imunidade inata (macrófagos e neutrófilos) chegam rapidamente e em grande número no foco

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Bovamast suspensão intramamária para vacas secas 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada injetor intramamário

Leia mais

Trauma. Primeiros Socorros. Trauma. Trauma. Trauma. Trauma. Conceito. Objetivos: Classificação Mecanismos. Mecanismos. Energia

Trauma. Primeiros Socorros. Trauma. Trauma. Trauma. Trauma. Conceito. Objetivos: Classificação Mecanismos. Mecanismos. Energia Primeiros Socorros Objetivos: Conceito Acontecimentos não previstos e indesejáveis que, de forma mais ou menos violenta, atingem indivíduos neles envolvidos, produzindo-lhes alguma forma de lesão ou dano.

Leia mais

Processos Inflamatórios Agudo e Crônico

Processos Inflamatórios Agudo e Crônico Processos Inflamatórios Agudo e Crônico PhD Letícia Coutinho Lopes Moura Tópicos da aula Inflamação Resposta inflamatória aguda Resposta inflamatória crônica Resposta inflamatória inespecífica Resposta

Leia mais

PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS NA OCORRÊNCIA DE OTITE EM ANIMAIS NA REGIÃO DE CUIABÁ-MT

PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS NA OCORRÊNCIA DE OTITE EM ANIMAIS NA REGIÃO DE CUIABÁ-MT 38º CONGRESSO BRASILEIRO DA ANCLIVEPA, 2017 - RECIFE/PE PERFIL DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS NA OCORRÊNCIA DE OTITE EM ANIMAIS NA REGIÃO DE CUIABÁ-MT Profile of antimicrobial resistance in the otitis

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 18 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO PANOLOG, pomada para cães e gatos 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml contém: Substâncias ativas: Nistatina

Leia mais

Conceitos Gerais Relação Parasita Hospedeiro. Prof. Cor

Conceitos Gerais Relação Parasita Hospedeiro. Prof. Cor Parasitologia Humana Conceitos Gerais Relação Parasita Hospedeiro Prof. Cor Divisão da Parasitologia MICROBIOLOGIA: bactéria, fungos e vírus PARASITOLOGIA: protozoários, helmintos e artrópodes Microbiota

Leia mais

IMUNIDADE INATA E SAÚDE

IMUNIDADE INATA E SAÚDE IMUNOMODULADORES HOMEOPÁTICOS PESQUISAS CIENTÍFICAS Imunomoduladores Homeopáticos são eficazes para a saúde e bem-estar geral. Atualmente a ciência está explorando o potencial da imunidade inata para beneficiar

Leia mais

Febre reumática e artrite reativa pósestreptocócica

Febre reumática e artrite reativa pósestreptocócica www.printo.it/pediatric-rheumatology/br/intro Febre reumática e artrite reativa pósestreptocócica Versão de 2016 2. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 2.1 Como é diagnosticada? Os sinais clínicos e os exames complementares

Leia mais

Prof. M.e Welington Pereira Jr. Endodontista / Periodontista Mestre em Reabilitação Oral CRO-DF 5507

Prof. M.e Welington Pereira Jr. Endodontista / Periodontista Mestre em Reabilitação Oral CRO-DF 5507 Prof. M.e Welington Pereira Jr. Endodontista / Periodontista Mestre em Reabilitação Oral CRO-DF 5507 ODONTOLOGIA Realizamos na Odontologia, muitos procedimentos invasivos em uma das áreas mais inervadas

Leia mais

Avaliação da eficiência do AURITOP nas otites em cães por Malassezia spp.

Avaliação da eficiência do AURITOP nas otites em cães por Malassezia spp. Fábio Augusto de Paula Avaliação da eficiência do AURITOP nas otites em cães por Malassezia spp. São Paulo/SP 2013 Fábio Augusto de Paula Avaliação da eficiência do AURITOP nas otites em cães por Malassezia

Leia mais

Otofoxin. Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica 5,8mg cloridrato de ciprofloxacino

Otofoxin. Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica 5,8mg cloridrato de ciprofloxacino Otofoxin Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda Solução Otológica 5,8mg cloridrato de ciprofloxacino I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO OTOFOXIN cloridrato de ciprofloxacino APRESENTAÇÃO Solução otológica:

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Higiêne das mãos A lavagem das mãos com técnica adequada, objetiva remover mecanicamente a sujidade e a maioria da flora transitória da pele.

Leia mais

Quando Suspender as Precauções?

Quando Suspender as Precauções? Quando Suspender as Precauções? Nuno Canhoto Serviço de Patologia Clínica do SESARAM. E.P.E. Sector de Microbiologia 1 Transmissão dos Microrganismos Vias de transmissão Reservatório/ Fonte Dinâmica da

Leia mais

Antibioterapia no tratamento de feridas crónicas. Autoras / Orientadores: Diana Bernardes / Dra. Eduarda Luzia Soraia Monteiro / Dr.

Antibioterapia no tratamento de feridas crónicas. Autoras / Orientadores: Diana Bernardes / Dra. Eduarda Luzia Soraia Monteiro / Dr. Antibioterapia no tratamento de feridas crónicas Autoras / Orientadores: Diana Bernardes / Dra. Eduarda Luzia Soraia Monteiro / Dr. João Luís Faro, 3 de junho de 2014 ÍNDICE 1.Introdução 2.Objetivo 3.Metodologia

Leia mais

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO,

ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO, ANEXO I RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO, Página 1 de 14 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Synulox LC suspensão intramamária para bovinos em lactação. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Leia mais

Nº 191 CAMAS HÚMIDAS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E CONTROLO

Nº 191 CAMAS HÚMIDAS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E CONTROLO Nº 191 CAMAS HÚMIDAS ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E CONTROLO O sistema digestivo é um sistema complexo, que numa análise mais superficial não é mais do que uma interface entre a ave e o meio exterior. Como

Leia mais

Antibióticos. O impacto causado pelo mau uso no desenvolvimento de resistência bacteriana. Caio Roberto Salvino

Antibióticos. O impacto causado pelo mau uso no desenvolvimento de resistência bacteriana. Caio Roberto Salvino Antibióticos O impacto causado pelo mau uso no desenvolvimento de resistência bacteriana Caio Roberto Salvino Laboratório Saldanha Hospital Nossa Senhora dos Prazeres SBAC-SC Resistência Bacteriana Problema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CARLOS RENATO PFAU EFICÁCIA DO SULFETO DE SELÊNIO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES SOBRE Malassezia pachydermatis EM CÃES: ESTUDO IN VITRO E IN VIVO. Dissertação apresentada ao

Leia mais

Diagnóstico bacteriológico de diversas patologias de cães e gatos e verificação da suscetibilidade a antimicrobianos

Diagnóstico bacteriológico de diversas patologias de cães e gatos e verificação da suscetibilidade a antimicrobianos Diagnóstico bacteriológico de diversas patologias de cães e gatos e verificação da suscetibilidade a antimicrobianos Marília Scartezzini Denise de Moura Cordova Diane Alves de Lima Jeniffer Carolina Jaques

Leia mais

SOLUÇÕES OTORRINOLARINGOLÓGICAS

SOLUÇÕES OTORRINOLARINGOLÓGICAS SOLUÇÕES OTORRINOLARINGOLÓGICAS 1. PREPARAÇÕES AURICULARES Podem ser denominadas preparações otológicas ou aurais. As preparações podem ser: pomadas, suspensões e soluções Normalmente são aplicadas no

Leia mais

DOS TECIDOS BUCAIS. Periodontopatias. Pulpopatias. Periapicopatias TIPOS: -INCIPIENTE -CRÔNICA -HIPERPLÁSICA. Causada pelo biofilme bacteriano

DOS TECIDOS BUCAIS. Periodontopatias. Pulpopatias. Periapicopatias TIPOS: -INCIPIENTE -CRÔNICA -HIPERPLÁSICA. Causada pelo biofilme bacteriano LESÕES INFLAMATÓRIAS DOS TECIDOS BUCAIS PERIODONTOPATIAS PERIODONTOPATIAS DOENÇAS DO PERIODONTO Periodontopatias Pulpopatias Periapicopatias Inflamação limitada aos tecidos moles que circundam os dentes(tec.peridentais).

Leia mais

Com a estação mais fria do ano chegam também muitas doenças oportunistas, que afetam principalmente o sistema respiratório.

Com a estação mais fria do ano chegam também muitas doenças oportunistas, que afetam principalmente o sistema respiratório. DE INVERNO Com a estação mais fria do ano chegam também muitas doenças oportunistas, que afetam principalmente o sistema respiratório. AS BAIXAS TEMPERATURAS TÊM EFEITO DANOSO PARA AS VIAS RESPIRATÓRIAS,

Leia mais

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. otoxolan gotas auriculares suspensão para cães Marbofloxacina/Clotrimazol/Acetato de dexametasona

1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO. otoxolan gotas auriculares suspensão para cães Marbofloxacina/Clotrimazol/Acetato de dexametasona 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO otoxolan gotas auriculares suspensão para cães Marbofloxacina/Clotrimazol/Acetato de dexametasona 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml de suspensão contém: Substâncias

Leia mais

POLIPRED ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Suspensão Oftálmica Estéril

POLIPRED ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA. Suspensão Oftálmica Estéril POLIPRED ALLERGAN PRODUTOS FARMACÊUTICOS LTDA Suspensão Oftálmica Estéril acetato de prednisolona 0,5% sulfato de neomicina 0,5% sulfato de polimixina B 10.000 U BULA PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE APRESENTAÇÃO

Leia mais

OPÇÕES TERAPÊUTICAS. Alginatos Colagenase Colagénio Copolímero acrílico Espumas de poliuretano Hidrocolóides

OPÇÕES TERAPÊUTICAS. Alginatos Colagenase Colagénio Copolímero acrílico Espumas de poliuretano Hidrocolóides OPÇÕES TERAPÊUTICAS OPÇÕES TERAPÊUTICAS Alginatos Colagenase Colagénio Copolímero acrílico Espumas de poliuretano Hidrocolóides Hidrofibras Hidrogéis Iodo Polihexanida Prata OPÇÕES TERAPÊUTICAS ALGINATOS

Leia mais