IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA EM FRANCA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA EM FRANCA"

Transcrição

1 IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL EM UMA INDÚSTRIA CALÇADISTA EM FRANCA Patrícia Saltorato Caio Tellini Cintra Universidade de Franca Av. Dr. Armando Salles de Oliveira, 201 CEP Franca-SP ABSTRACT This work presents the initial results from the implementation program of Total Productive Maintenance (TPM) in a big shoes industry. The results presented are summarized in six tables called Critical Matrix. These matrix have been formulated to the definition of the Focus Equipament, i.e, equipaments, which may deserve more specific attention from maintenance activities. The data and information collection in order to the elaboration of these tables, will soon make the industry able, to calculate its machine and equipament global performance index. KEYWORDS: maintenance, Total Productive Maintenance, focus equipament. RESUMO Este trabalho apresenta os resultados iniciais da implantação de um programa de Manutenção Produtiva Total (MPT) em uma indústria calçadista de grande porte. Os resultados apresentados estão resumidos em seis tabelas chamadas Matrizes de Criticidade. Estas matrizes foram formuladas para a definição dos Equipamentos Foco, isto é, equipamentos, que devem merecer atenção mais específica das atividades de manutenção. A coleta de dados e informações para a elaboração destas tabelas, em breve possibilitarão à indústria, calcular seu índice de rendimento global de máquinas e equipamentos. PALAVRAS-CHAVE: manutenção, Manutanção Produtiva Total, equipamentos foco.

2 1. INTRODUÇÃO A Manutenção Produtiva Total é uma filosofia de gerenciamento global da manutenção que constitui um dos pilares do Just in Time. As significativas melhorias de produtividade, qualidade, custo, prazo de entrega, segurança e satisfação do pessoal proporcionada por esta filosofia fizeram com que ela rapidamente se espalhasse do Japão para o ocidente. A MPT significa a integração da manutenção com a produção, pelo envolvimento dos operadores nas atividades de limpeza, conservação e manutenção das máquinas que operam. Através da participação ativa de todos os envolvidos no processo, de forma contínua e permanente buscando zero quebra de máquinas, zero defeitos nos produtos e zero perdas nos processos. MPT é uma filosofia de organização que integra todos os funcionários da empresa, destacadamente as equipes de manutenção e produção, na execução de serviços de manutenção. Para Takahashi & Osada (1993), a MPT está entre os métodos mais eficazes para transformar uma fábrica em uma operação com gerenciamento orientado para o equipamento, coerente com as mudanças aceleradas da sociedade contemporânea. Isto é, a mesma inovação tecnológica que simplificou os processos de manufatura e aprimorou o projeto, a qualidade da produção e a engenharia de equipamentos induz à necessidade crescente de manutenção eficaz; pois com máquinas e equipamentos tornando-se mais avançados, o número de peças aumenta, aumentando a importância da manutenção da eficiência do equipamento e a prevenção de avarias. Com o tempo, sem a manutenção adequada, máquinas e equipamentos deterioram-se. A durabilidade das peças varia de acordo com a intensidade do uso e das exigências dos ambientes, enquanto a (im)precisão do equipamento afeta a qualidade do produto criando situações (in)desejáveis. Evidenciando com dados de Takahashi & Osada (1993):...os rádios contêm 10 2 peças, os televisores 10 3, os automóveis, 10 4, um avião a jato, 10 5, e uma espaçonave Apollo, Em um total de 500 peças, se cada uma tem um percentual de confiabilidade de 99,99% por unidade de tempo, a confiabilidade das 500 peças combinada fica reduzida a apenas 96,24%. Portanto, é imprescindível garantir que as peças sejam projetadas para serem confiáveis e que os métodos de manutenção adequados sejam acionados. Percebe-se que à medida que a mecanização evolui, maior o número de pessoas necessárias para manutenção e apoio. Osada (1991) estima que a cada incremento de 100% na capacidade de produção, são necessárias 1,5 pessoal para a manutenção. A filosofia da MPT visa a adequação ao uso e a conservação do equipamento feito pelo próprio operador que atua nele, gerando redução de custo na manutenção, eliminando perdas na produção,

3 proporcionando a satisfação do cliente quanto aos prazos de entrega do produto, que deve ter qualidade e estar na quantidade necessária. A MPT visa a eliminação de estoques intermediários com equipamentos em ordem e disponíveis para o uso sem tempo de espera com preparações ou manutenções inesperadas. Porém nem sempre foi assim. 1.2 A EVOLUÇÃO DAS ABORDAGENS PARA A MANUTENÇÃO Segundo Rocha (1996), a manutenção corretiva é a mais primitiva das formas de efetuar manutenção e ainda hoje não foi de todo eliminada do dia-a-dia das indústrias. As manutenções corretivas são intervenções realizadas depois que a falha já ocorreu e têm, portanto, caráter emergencial. As manutenções corretivas não são programadas, são executadas sempre que ocorrem paradas inesperadas de máquina por falha e ocupam, portanto, um período de tempo que originalmente estava programado para que a máquina estivesse funcionando. Já a Manutenção Preventiva diferencia-se da Manutenção Corretiva, pois tem o caráter preventivo de interferir em máquinas e equipamentos antes que ocorra uma falha inesperada. A Manutenção Preventiva utiliza a Manutenção Baseada no Tempo (TBM, Time Based Maintenance), que se preocupa com o tempo de utilização das máquinas e equipamentos e; obedecendo a um plano previamente estabelecido, procede-se à manutenção periódica em máquinas e equipamentos. Porém a troca de peças em períodos regulares pode acarretar em subutilização das mesmas pelo descarte antes do fim de sua vida útil. A Manutenção Preditiva parte do pressuposto que, do ponto de vista econômico, parar uma máquina ou equipamento para executar intervenções de manutenção preventiva quando o mesmo ainda apresenta condições de operar com desempenho satisfatório, não é procedimento admissível e deveria ser evitado. Assim como também deve ser evitado esperar que a máquina falhe para então repará-la. A Manutenção Preditiva, então, através da Manutenção Baseada nas Condições (CBM, Conditions Based Maintenance), baseia-se na performance e no desempenho das máquinas e dos equipamentos para realizar as atividades de manutenção. Segundo Vaz (1997), a adoção da manutenção preditiva pressupõe que haja uma solução ideal, que consista em interferir na máquina para providenciar manutenção eficaz, em um momento adequado. Tal momento é estabelecido mediante estudo e monitoramento cuidadosos dos vários elementos que intervêm no processo de operação, visando detectar a iminência de uma falha.

4 Logo após a II Guerra Mundial, o sistemas de produção no Japão utilizavam a Manutenção Corretiva que através da Manutenção da Quebra (BM, Breakdown Maintenance), realizava correções a posteriori, isto é depois que as falhas ocorressem. Os primeiros contatos das empresas japonesas com a Manutenção Preventiva, ocorreram no início da década de 50, com a apresentação desta pelos americanos. Tais técnicas americanas rapidamente evoluíram na década subsequente para o Sistema de Manutenção da Produção e na década de 70 se cristalizaram na Manutenção Produtiva Total, (TPM, Total Productive Maintenance) com os seguintes objetivos: a busca da maximização do rendimento operacional das máquinas e equipamentos; estabelecer um sistema total de manutenção que engloba todo o ciclo de vida útil da máquina e do equipamento; um sistema que congrega a participação de todos, desde os da alta direção até os últimos do operacionais; aumentar o nível de confiabilidade e minimizar custos; movimento de motivação na forma de trabalho em grupo, através da condução de atividades voluntárias. Para o alcance dos objetivos expostos são necessários um sistema de manutenção que vise manter a máquina no seu estado ideal e elimine as perdas, modalidades de prejuízos que acarretam uma performance negativa as máquinas, para maximizar a performance operacional das máquinas; e extensos treinamentos e trabalho de educação e conscientização das pessoas envolvidas na produção, ou seja, todos. 1.3 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA O estudo de caso foi conduzido em uma empresa de grande porte do setor calçadista na cidade de Franca, no interior de São Paulo. A empresa fabrica 3937 pares-dia com aproximadamente 901 funcionários trabalhando em 2 turnos durante 10 horas por dia, de Segunda a Sexta, sendo que o bordado exige um 3 o. turno que integra 24 horas. Seu faturamento anual aproxima-se dos 30 milhões de reais. Sua produção é do tipo repetitiva por lotes, com média diversificação de produtos. As principais matérias-primas para a fabricação dos calçados são o couro, a borracha, tecidos e laminados.

5 O processo de fabricação de seus principais produtos, tênis e sapatos mocassins envolve as atividades de corte, costura e montagem. O processo de fabricação envolve etapas manuais e automáticas. A maior parte das máquinas da empresa são nacionais, principalmente das marcas Ivomac, Popi e Morback. Uma primeira fase do estudo, constituiu-se num processo de familiarização com a empresa, suas linhas de produtos, processos e fluxos de produção, níveis de produção, estoques e desperdícios, procedimentos gerenciais, máquinas e equipamentos, insumos energéticos, recursos materiais e humanos vinculados ao setor de manutenção. Foram detectados problemas com diversas áreas: grande número de quebras de máquinas, falta de registros e estatísticas destas quebras, comprometimento do bom funcionamento das máquinas e equipamentos dada a não realização de procedimentos simples de limpeza, alto índice de desperdício, falta de peças para reposição, grande diversificação de máquinas, tanto quanto a fabricantes, como modelos e idades, ausência de uma política de treinamento, ausência completa da participação dos operadores nos procedimentos simples de limpeza, desmotivação salarial, alta rotatividade, baixo nível de qualificação do pessoal de manutenção e total alienação dos operadores nas atividades de manutenção. Nesta fase também houve certa preocupação com relação à cultura da empresa e sua estrutura organizacional. A empresa apresenta uma estrutura de capital aberto, porém com decisões centralizadas. Estes elementos associados à ausência de níveis gerenciais intermediários, baixa qualificação, alta rotatividade e baixa remuneração do pessoal de operação criam barreiras e dificuldades para que se logre êxito num programa que exige antes de tudo a participação efetiva de todos. Observe-se ainda as expectativas de resultados a curto prazo. Esta situação inicial da empresa foi registrada para servir como medida de sucesso das melhorias a serem introduzidas. 2. PROGRAMA DE IMPLANTAÇÃO O plano de implantação da MPT na indústria em questão, está alicerçado no que foi chamado de Os 5 pilares de sustentação da MPT : Melhorias específicas; Manutenção autônoma; Capacitação técnica; Gerenciamento. Manutenção planejada;

6 2.1 AS MELHORIAS ESPECÍFICAS As melhorias específicas consistem em melhorias obtidas com as oportunidades de ganhos através da eliminação das seis grandes perdas, descritas a seguir. Perdas por quebra ou falha do equipamento: este fator contribui com a maior parcela na queda de rendimento dos equipamentos. Existem dois tipos a serem considerados, que são a quebra relativa a um fenômeno repentino e a quebra relativa a desgastes gradativos que tornam o equipamento inadequado para uso. Perdas devido a set-up, mudança de linha ou regulagem: este tipo de perda sempre ocorre ao efetuarmos a mudança de linha, com a interrupção de um ciclo para o início do ciclo subsequente. Em geral, gasta-se muito mais tempo com a regulagem e os ajustes do que com a mudança propriamente dita. Perdas por operação em vazio ou paradas temporárias: estas são perdas ocasionadas por problemas com o processo, que tem como consequência o funcionamento da máquina sem produzir (no vazio) ou a parada momentânea do equipamento. Perdas por queda de velocidade: a diminuição da velocidade nominal da produção decorre de fatores inicialmente não considerados como problemas mecânicos, que acabam obrigando a realização do trabalho a uma velocidade menor. Perdas por produtos defeituosos ou retrabalhados: todas as operações que têm como consequência um produto defeituoso ou aquelas que necessitam de retrabalho constituem-se em perdas. Perdas por queda de rendimento de partida: estas são perdas decorrentes de toda e qualquer parada do equipamento. As melhorias específicas interferem diretamente no melhoramento do índice do rendimento operacional global de máquinas e equipamentos. Para o cálculo deste, há que se considerar o índice de disponibilidade, o índice de eficiência operacional e o índice de produtos aprovados. Estes índices, descritos abaixo estão diretamente relacionados com as perdas citadas. Índice de disponibilidade é relativo ao tempo que máquinas e equipamentos estão disponíveis para uso, medido a partir das perdas por quebras e das perdas por mudança de linha. O objetivo

7 para a empresa em questão é que o índice de disponibilidade seja maior que 90%, isto é, é desejável que máquinas e equipamentos estejam disponíveis pelo menos 90% do tempo. Índice de eficiência operacional é relativo à eficiência das máquinas e equipamentos medido através das perdas por operação em vazio e das perdas por queda da velocidade. Aqui o objetivo da empresa é atingir 95% de eficiência. Índice de produtos aprovados, obtido a partir das perdas de produtos defeituosos e da queda do rendimento de partida, almejado pela empresa deve ser maior que 99%. Para que tais índices possam ser medidos faz-se necessário um levantamento criterioso de dados diário de cada máquina e equipamento de cada setor devidamente documentados em formuláriopadrão onde constem: Tempo disponível para trabalho: quantidade de minutos disponíveis somando todos os turnos; Tempo de parada programado: tempo de descanso, reuniões, almoço; Tempo perdido por paradas inesperadas: quebras, regulagens, preparação para mudanças de linha; Quantidade produzida no dia: quantidade total de peças produzidas em todos os turnos; Quantidade de peças reprovadas; quantidade total das peças reprovadas da referida máquina; Tempo de ciclo efetivo: tempo efetivo de funcionamento na estabilidade operacional. A partir destes dados é possível medir os índices que comporão o cálculo do índice do rendimento operacional global de máquinas e equipamentos. Incorporando a este cálculo os três índices apresentados obtêm-se uma produtória que integra produtividade e qualidade, para o qual a empresa em questão tem a meta de chegar a 85%, onde: Índice do rendimento operacional global = índice de disponibilidade x índice de eficiência operacional x índice de produtos aprovados ou 0.90 x 0.95 x 0.99 = 0.85 = 85%. Para que a meta da empresa para o índice de rendimento operacional global de máquinas e equipamentos seja alcançada, melhorias específicas precisam ser obtidas através de medidas como a definição de equipamento foco, descrita a seguir.

8 2.1.1 PROCEDIMENTO PARA DEFINIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS FOCO (EF): Todos os equipamentos serão analisados para identificar entre eles, aqueles denominados equipamentos foco (EF), isto é, equipamentos que necessitam de maiores cuidados com relação à sua manutenção. Os equipamentos foco (EF) foram definidos a partir de uma matriz chamada de matriz de criticidade, que analisa todos os equipamentos da empresa, classificando os mesmos através de um sistema de pontuação. Tal sistema de pontuação possibilitou classificar os equipamentos em: SI - Equipamentos Standard (0 a 200 pontos); IN Equipamentos Intermediários (201 a 300 pontos); EF Equipamentos Foco (acima de 300 pontos). A pontuação de cada equipamento foi feita a partir da análise de oito critérios de avaliação, que analisam e pontuam diferentes aspectos do desempenho do equipamento. Esta pontuação é dada pelo somatório (peso x pontos da avaliação) de cada critério. Os critérios utilizados para a avaliação são descritos abaixo: Impacto na produção / Qualidade do produto: analisando todo o processo produtivo, foi avaliado se, em caso de falha, o equipamento em questão, causaria parada de produção ou diminuição da capacidade produtiva, ou ainda se afetaria diretamente a qualidade do produto. O peso deste critério de avaliação sobre a pontuação recebida é 10, e a avaliação do equipamento em relação a este critério pode receber pontos que variam entre 0 (baixo impacto), 5 (médio impacto) e 10 (alto impacto). Impacto nos índices de produtividade: analisando o equipamento individualmente e sua influência no processo produtivo, foi avaliado se, em caso de falha, esta causa diminuição nos índices de produtividade do processo. Este critério também possui peso 10, e a avaliação do equipamento em relação a este critério pode receber pontos que variam entre 0 (baixo impacto), 5 (médio impacto) e 10 (alto impacto). Existência de equipamento Stand-by: entende-se como equipamento stand-by, aquele equipamento instalado e fora de serviço, com características iguais ou similares aos equipamentos primários, e que esteja pronto para operação através de manobras simples e rápidas, automatizadas ou não, e que não causem prejuízos a capacidade produtiva do processo ou afete a qualidade do produto. Este critério possui peso 5, e a avaliação do equipamento em

9 relação a este critério recebe 10 pontos, caso não haja equipamento stand-by, ou 0 pontos, caso haja equipamento stand-by. Funcionamento contínuo: foi avaliado se o processo produtivo exige o funcionamento ininterrupto do equipamento. O peso sobre a pontuação deste critério de avaliação é 3, e em caso positivo, sua avaliação conta com 10 pontos; caso contrário, 0 pontos. Frequência de falhas: foi realizada uma estimativa da frequência das falhas mais comuns de cada equipamento considerando seu regime normal de trabalho. Este critério de avaliação tem peso 2, e sua avaliação é baseada em falhas semanais (10 pontos), falhas mensais (5 pontos) e falhas anuais (0 pontos). Tempo médio de reparo ou substituição: a partir de uma estimativa do tempo médio de reparo ou substituição de cada equipamento, quando da ocorrência das falhas mais típicas de cada um são dados pontos aos equipamentos, da seguinte forma: 0-15 min (0 pontos), min (5 pontos) e acima de 30 min (10 pontos). O peso sobre a pontuação deste critério de avaliação é 1. Existência de equipamento reserva: entende-se como equipamento reserva, aquele com características iguais ou similares ao equipamento primário, aprovisionado em almoxarifado ou local adequado, e que possa substituí-lo sem que cause prejuízos à capacidade produtiva do processo ou afete a qualidade do produto. O peso sobre a pontuação deste critério de avaliação é 1, e a sua pontuação é de 0 pontos, em caso de existência de equipamento reserva e de 10 pontos, caso não haja equipamento reserva. Segurança e meio-ambiente: foi analisado se, em caso de falha do equipamento, esta traz consequências que possam afetar a integridade física do operador ou prejudicar o meioambiente. Em caso afirmativo, a pontuação deste critério é 10 pontos, em caso negativo, a pontuação é 0 pontos e o peso que este critério imprime a esta avaliação é 1. Critérios Peso Avaliação 1. Impacto na produção / Qualidade do produto Impacto nos índices de produtividade Existência de equipamento Stand-by 5 alto = 10 médio = 5 baixo = 0 alto = 10 médio = 5 baixo = 0 Sim = 0 não = 10

10 4. Funcionamento contínuo 3 Sim = 10 não = 0 5. Frequência de falhas 2 semanais = 10 mensais = 5 anuais = 0 6. Tempo médio de reparo ou reposição min = min = min = Existência de equipamento reserva 1 8. Segurança e meio-ambiente 1 Sim = 0 não = 10 Sim = 10 não = 0 Tabela 1.1 Matriz de criticidade Definição de equipamento foco Pontuação de cada equipamento: Somatório (peso x pontos da avaliação) de cada critério 2.2 A MANUTENÇÃO AUTÔNOMA A manutenção autônoma é o conjunto de ações e medidas tomadas pelos operadores no sentido de acompanhar e maximizar a vida dos equipamentos que operam através da conscientização de sua importância no processo de manutenção do mesmo. Portanto a área da produção deve ter uma parcela de responsabilidade da manutenção dos equipamentos, principalmente no tocante as atividades de prevenção contra deteriorações. Se a manutenção e a produção trabalharem juntas, haverá menos paradas devido a panes ou quebras. Para a realização da manutenção autônoma, o operador precisa de um domínio do equipamento e para isso, ele tem que desenvolver as seguintes capacidades: Capacidade para descobrir as causas das anormalidades através do conhecimento das funções e estruturas das máquinas; Capacidade para consertar ou melhorar os pontos inconvenientes que ele mesmo descobriu em seu equipamento; Capacidade para compreender a relação entre o equipamento e a qualidade, bem como para prever possíveis anomalias; Capacidade para executar pequenos consertos no equipamento. De posse das capacidades acima mencionadas, a manutenção autônoma deverá ser implantada através dos seguintes passos:

11 1 o. passo: Introdução dos 5s: esta etapa consiste na organização e limpeza do local de trabalho, devendo-se ter somente o necessário, evitando o acúmulo de objetos estranhos ao local, proporcionando um ambiente agradável. 2 o. passo: Limpeza inicial: esta etapa consiste numa limpeza inicial minuciosa da máquina, pois através da limpeza tem-se o contato maior com o equipamento e assim são descobertas as irregularidades. 3 o. passo: Eliminação das fontes de sujeira e locais de difícil acesso: esta etapa objetiva eliminar as sujeiras na sua origem, para manter a limpeza conseguida na etapa anterior, além de melhorar o acesso aos pontos de limpeza, inspeção, lubrificação, reapertos e ajustes com o objetivo de maximizar o tempo do operador. 4 o. passo: Elaboração de padrões provisórios de limpeza, lubrificação e inspeção: nesta etapa são elaboradas, pelos próprios operadores, normas preliminares e divisão de responsabilidades para execução dessas atividades que manterão o perfil ideal de funcionamento do equipamento. 5 o. passo: Inspeção geral: nesta etapa, o operador é capacitado através de treinamento específico para realizar a inspeção do equipamento. Essa ação visa proporcionar ao equipamento condições para que ele opere com sua capacidade original. 6 o. passo: Inspeção autônoma: nesta etapa, o operador é capacitado para detectar problemas antes que estes ocorram. O alvo desta etapa é a implementação da inspeção através do manual de padrões de inspeção já consolidado. Nesta etapa deve estar bem clara a divisão de atribuições entre a produção e a manutenção. 7 o. passo: Padronização: essa etapa visa a organização, a ordem e a efetivação do controle da manutenção, através da padronização das intervenções que serão realizadas em cada equipamento obedecendo as respectivas periodicidades. Esta padronização é feita com o uso de planilhas de manutenção, fixas no próprio equipamento. 8 o. passo: Gerenciamento autônomo: atingida esta etapa, o operador já tem capacidade de executar e controlar por si próprio todas as intervenções necessárias para manter seu equipamento em perfeitas condições de conservação, criando um local de trabalho com espírito de autonomia.

12 2.3 A MANUTENÇÃO PLANEJADA A manutenção planejada tem o objetivo principal de reestruturar o setor de manutenção. E para isso, são necessárias algumas medidas: Apoio à manutenção autônoma, através da análise e resolução de anomalias, preparação de padrões de lubrificação, inspeções; Manutenção preditiva, através do monitoramento dos equipamentos, através de instrumentos de medição e dos sentidos dos operadores, planejando os reparos e prevenindo as quebras; Sistema de lubrificação, que tem como objetivo elaborar o plano de lubrificação para os equipamentos foco; Gerenciamento dos custos de manutenção, com atividades que busquem a maximização do rendimento dos recursos utilizados pela manutenção, utilizando o mínimo de recursos no local e na quantidade certa; Análise de causa-raiz, que consiste numa análise profunda das causas de quebras das máquinas, com seu respectivo registro e planejamento de medidas. As atividades desta etapa relacionam-se com o desenvolvimento de um sistema de informações para a manutenção, como codificação de máquinas, equipamentos e defeitos, registro de quebras de máquinas, elaboração de ordens de serviço, obtenção de estatísticas, controle de estoques de peças de reposição e elaboração do plano de manutenção preventiva. Assinale-se a importância da disseminação da informação é fundamental para a retroalimentação, desde as primeiras etapas, quando se definem as políticas e metas para o programa de MPT. 2.4 A CAPACITAÇÃO TÉCNICA Para que se implante com sucesso as atividades do MPT é essencial a formação de uma equipe de trabalho capacitada tecnicamente na metodologia, e isso só é obtido através do desenvolvimento das pessoas. Um programa de educação e treinamento equivale a um investimento. Todo o sistema, como a MPT, que se baseia no homem, depende dele para que os resultados sejam efetivos. Conferir ao operador os conhecimentos básicos de manutenção é fundamental para que este seja capaz de conduzir a manutenção autônoma.

13 A vontade de realização resulta da capacitação do homem, ou seja, o uso da sua faculdade mental. Trata-se portanto da cristalização da educação, seguida de treinamento. Propiciar o ambiente para a realização significa preparar os ânimos, os documentos necessários, enfim, oferecer todas as condições físicas e materiais para sua operacionalização. Para tanto, a empresa em questão está se valendo de treinamentos e do que foi chamado de formação de multiplicadores TREINAMENTOS Este quesito é muito importante e eficaz, e está sendo feito internamente. Foram realizados treinamentos gerencial e operacional, para introdução de conceitos básicos e fixação do papel de cada um no processo de fabricação. O treinamento constituí-se de palestras em salas de aula, reuniões com pequenos grupos e atividades no local de trabalho. O treinamento teórico apresentou a operação das máquinas individualmente e no processo de fabricação como um todo, o envolvimento do operador em atividades de manutenção como a limpeza das máquinas e com o ambiente de trabalho e ainda, a necessidade de melhorias nos equipamentos e nos processos. Foi destacada a importância de cada etapa do processo para a obtenção de um produto de qualidade. Todos os operadores receberam um manual de operação, limpeza e manutenção b;ásica de sua máquina. Em seguida foi realizado um treinamento no próprio local de trabalho com o acompanhamento dos supervisores e do pessoal da manutenção. Durante este treinamento foram reforçados os cuidados básicos com a operação, limpeza e conservação das máquinas FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES O programa de implantação da MPT teve início com a declaração oficial por parte da direção que contou com a realização de palestras de conscientização para a nova ferramenta, das quais participaram os gerentes da manutenção, o gerente de fábrica e todos os gerentes de setores. A estes, chamados agentes multiplicadores, foi incumbida a tarefa de disseminação da filosofia da MPT, pois neste momento é muito importante identificar e treinar as pessoas chaves para o sucesso do programa. A empresa, ainda, visa estender o programa de conscientização para a MPT, veiculando o conceito, a filosofia e os objetivos que são almejados principalmente através de cursos no IMAM para os funcionários, livros, vídeos e palestras.

14 2.5 O GERENCIAMENTO Propagar as idéias e filosofias do MPT para toda a empresa; Acompanhar e controlar a implantação e a manutenção do MPT, para que o mesmo atenda aos requisitos definidos pela alta direção da empresa; Controlar o estoque de peças e ferramentas do setor de manutenção; Acompanhar o desempenho dos fornecedores; Zelar pela melhoria contínua do ambiente de trabalho da manutenção; Acompanhar e controlar os índices de resultados de implantação da MPT. 3. RESULTADOS É importante e vital para o sucesso do programa que se conheça e leve em conta as condições singulares de cada empresa, não bastando uma simples adaptação de experiências bem sucedidas para seu ambiente. A empresa conta atualmente com um nível de estoque na casa dos 2 milhões de reais, números que antes do início do programa estavam na casa dos quatro milhões (outubro/1998) e que tendem a baixar ainda mais com a implementação de um sistema de informações para seu gerenciamento, proporcionando seu controle com dados e registros confiáveis que possibilitarão o cálculo do índice de rendimento global de máquinas e equipamentos como parte das melhorias específicas almejadas. O programa de implantação da MPT começa a dar mostras de resultados, em relação à coleta de dados, informações, registros e estatísticas sobre as quebras de máquinas e equipamentos, a definição de equipamentos foco e a limpeza dos equipamentos. Os resultados mais efetivos dizem respeito a elaboração das matrizes de criticidade de diversos setores para a definição de equipamentos foco. Estes resultados podem ser observados nas tabelas a seguir que definiram os equipamentos foco dos setores de manutenção, corte, prefrezadoe e para as cinco esteiras em funcionamento atualmente (I,III,IV,V,VI). Será a partir destas matrizes e dos dados coletados que o índice do rendimento global de máquinas e equipamentos, que a empresa tem como meta 85%, poderá ser calculado.

15 4. CONCLUSÕES Nos treinamentos realizados a empresa vem apresentando os cinco pilares de sustentação de seu programa MPT, onde fica evidente a importância do quarto pilar referente à capacitação técnica, uma vez que o fator decisivo para o sucesso de toda empreitada é o real comprometimento de todos da empresa, o que senão impossível, é muito difícil, dadas as condições de trabalho e salariais oferecidas pela própria empresa. Daí a necessidade de uma reformulação destes aspectos como forma de incentivo àqueles de que a empresa tanto depende. Algumas políticas da empresa também a desabonam junto aos trabalhadores. Principalmente em relação à destinação de seus produtos defeituosos, que simplesmente são picotados e jogados fora, sem que seja dada ao trabalhador a chance de comprá-los a preço módicos, e ao destino de toneladas de matérias primas, também picotadas e jogadas fora, que serviriam tanto a instituições de caridade como à venda para micro fabricantes de calçados das regiões adjacentes. Essas atitudes da empresa não escapam aos olhos atentos dos operadores que a alta direção precisa conquistar para que consiga implantar quaisquer programas. Portanto, muito da manutenção autônoma dependerá de quão eficaz for a capacitação técnica, consequentemente os treinamentos, o gerenciamento e a postura da empresa em relação aos aspectos denotados acima, uma vez que esta etapa depende e muito dos operadores de máquinas. Quanto ao planejamento da manutenção, não significa que se trata de algo inédito, mas simplesmente a consolidação de critérios tradicionalmente recomendados para a preservação das máquinas, equipamentos e instrumentos. 5. BIBLIOGRAFIA NEPOMUCENO, L,X. (1989). Técnicas de manutenção preditiva. Idéias e conceitos básicos de manutenção. Ed. Edgard Blucher. OSADA, Takashi (1991). Housekeeping, 5S s: seiri, seiton, seiso, seiketsu, shitsuke. São Paulo. Série Qualidade e Produtividade do IMAM. ROCHA, Duílio (1995). Fundamentos técnicos da produção. Ed. Makron Books. TAKAHASHI, Yoshiazu & OSADA, Takashi (1993). Manutenção Produtiva Total. São Paulo. Série Qualidade e Produtividade do IMAM. VAZ, José Carlos (1997). Gestão da manutenção. In Gestão de Operações. Fundação Vanzolini. Ed. Edgard Blucher.

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011

IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 IMPLANTAÇÃO DOS PILARES DA MPT NO DESEMPENHO OPERACIONAL EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE COSMÉTICOS. XV INIC / XI EPG - UNIVAP 2011 Rogério Carlos Tavares 1, José Luis Gomes da Silva² 1 Universidade de

Leia mais

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA GLOBAL DE EQUIPAMENTO (OEE)

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA GLOBAL DE EQUIPAMENTO (OEE) MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM) COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DA EFICIÊNCIA GLOBAL DE EQUIPAMENTO (OEE) Layla Duana dos Santos Silva (UFG ) layladuana@hotmail.com Andre Alves de Resende (UFG ) aaresende@gmail.com

Leia mais

Administração da Produção I

Administração da Produção I Administração da Produção I Manutenção Manutenção Manutenção: Termo usado para abordar a forma pela qual organizações tentam evitar as falhas cuidando de suas instalações físicas. É uma parte importante

Leia mais

Administração da Produção I

Administração da Produção I Administração da Produção I Manutenção Manutenção Manutenção: Termo usado para abordar a forma pela qual organizações tentam evitar as falhas cuidando de suas instalações físicas. É uma parte importante

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS

Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS Disciplina: Técnicas de Racionalização de Processos Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 04 O PROJETO DE MELHORIA DOS PROCESSOS 3.4 O PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS 3.4.1 - CONCEITO DE PROJETO

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

TPM Planejamento, organização, administração

TPM Planejamento, organização, administração TPM Planejamento, organização, administração A UU L AL A Durante muito tempo as indústrias funcionaram com o sistema de manutenção corretiva. Com isso, ocorriam desperdícios, retrabalhos, perda de tempo

Leia mais

Indicadores de Desempenho Conteúdo

Indicadores de Desempenho Conteúdo Indicadores de Desempenho Conteúdo Importância da avaliação para a sobrevivência e sustentabilidade da organização O uso de indicadores como ferramentas básicas para a gestão da organização Indicadores

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE. Palavras-chave: Qualidade. Gestão da Qualidade. Definições da Qualidade.

GESTÃO DA QUALIDADE. Palavras-chave: Qualidade. Gestão da Qualidade. Definições da Qualidade. GESTÃO DA QUALIDADE Luiz Antonio Bertoli de Oliveira Prof. Pablo Rodrigo Bes Oliveira Centro Universitário Leonardo Da Vinci UNIASSELVI Bacharelado em Administração (ADG 0257)- Módulo I 08/11/2012 RESUMO

Leia mais

TPM. Manutenção Produtiva Total ou Total Productive Maintenance

TPM. Manutenção Produtiva Total ou Total Productive Maintenance TPM Manutenção Produtiva Total ou Total Productive Maintenance ORIGEM DA TPM Durante muito tempo as indústrias funcionaram com o sistema de manutenção corretiva. Com isso, ocorriam: Desperdícios; Retrabalhos;

Leia mais

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE

A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE A NECESSIDADE DE UMA NOVA VISÃO DO PROJETO NOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL, FRENTE À NOVA REALIDADE DO SETOR EM BUSCA DA QUALIDADE ULRICH, Helen Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia

Leia mais

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Resumo Manter um ambiente de trabalho adequado à realização

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS)

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE TÉCNICA DO SETOR PÚBLICO NBCT (IPSAS) Temas para Discussão 1) DISPOSIÇÕES GERAIS 2) DEFINIÇÕES GERAIS 3) CARACTERÍSTICAS E ATRIBUTOS DA INFORMAÇÃO DE CUSTOS 4) EVIDENCIAÇÃO

Leia mais

GRUPO XII GRUPO DE ESTUDO DE E ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - GMI

GRUPO XII GRUPO DE ESTUDO DE E ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE MANUTENÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - GMI SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GMI 06 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba - Paraná GRUPO XII GRUPO DE ESTUDO DE E ASPECTOS TÉCNICOS E GERENCIAIS DE EM INSTALAÇÕES

Leia mais

CENTREIND CENTRO DE TREINAMENTO INDUSTRIAL

CENTREIND CENTRO DE TREINAMENTO INDUSTRIAL Programa 5S Base da implantação da qualidade total nas organizações. Introdução: É possível eliminar o desperdício (tudo que gera custo extra), em cinco fases, com base no programa 5S, surgido no Japão

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos da Qualidade (JURAN) Planejamento Execução Monitoramento e Controle Planejar a qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Inclui os

Leia mais

Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat

Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat Prof. Msc. Fernando Oliveira Boechat Prof. Fernando Oliveira Boechat 1 Controle de Processos: Objetivos Gerar as informações necessárias ao desenvolvimento dos novos produtos; Fornecer os subsídios necessários

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO APLICADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ

SISTEMA DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO APLICADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ SISTEMA DE GESTÃO DE MANUTENÇÃO APLICADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ Dayse Duarte Tenorio Diretoria Acadêmica de Eletrotécnica IFRN Campus Mossoró E-mail: dayse_tenoro_d@hotmail.com Lucas Duarte Almeida Departamento

Leia mais

Porque estudar Gestão de Projetos?

Porque estudar Gestão de Projetos? Versão 2000 - Última Revisão 07/08/2006 Porque estudar Gestão de Projetos? Segundo o Standish Group, entidade americana de consultoria empresarial, através de um estudo chamado "Chaos Report", para projetos

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL DO BANCO COOPERATIVO SICREDI E EMPRESAS CONTROLADAS Versão : 31 de dezembro de 2008 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO...3 2. ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL...3

Leia mais

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição.

Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. Diretrizes para determinação de intervalos de comprovação para equipamentos de medição. De acordo com a Norma NBR 1001, um grande número de fatores influência a freqüência de calibração. Os mais importantes,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Gerencie adequadamente os custos da sua frota

Gerencie adequadamente os custos da sua frota Gerencie adequadamente os custos da sua frota O que é gestão de Frota? De acordo com definição encontrada no livro Gerenciamento de Transporte e Frota, o termo gestão de frota representa a atividade de

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Sistema de Gerenciamento da Manutenção SGM Cia. Vale do Rio Doce CVRD

Sistema de Gerenciamento da Manutenção SGM Cia. Vale do Rio Doce CVRD Sistema de Gerenciamento da Manutenção SGM Cia. Vale do Rio Doce CVRD VISÃO DA MANUTENÇÃO DA CVRD Ser considerada referência pelos resultados da gestão de manutenção, reconhecida pela excelência de suas

Leia mais

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento da Integração (PMBoK 5ª ed.) O PMBoK diz que: O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar

Leia mais

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento

Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 14.1. Treinamento é investimento Módulo 14 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas 14.1. Treinamento é investimento O subsistema de desenvolver pessoas é uma das áreas estratégicas do Gerenciamento de Pessoas, entretanto em algumas organizações

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Projeto Integrado Multidisciplinar I e II UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar I e II Manual de orientações - PIM Cursos superiores de Tecnologia em: Gestão Ambiental, Marketing, Processos Gerenciais

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

SISTEMA DE AUTOMONITORAMENTO INDIVIDUALIZADO DE TI s E MÉTODO DE DIAGNÓSTICO PARA SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

SISTEMA DE AUTOMONITORAMENTO INDIVIDUALIZADO DE TI s E MÉTODO DE DIAGNÓSTICO PARA SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA SISTEMA DE AUTOMONITORAMENTO INDIVIDUALIZADO DE TI s E MÉTODO DE DIAGNÓSTICO PARA SISTEMAS DE MEDIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Luiz Carlos Grillo de Brito Julio César Reis dos Santos CENTRO DE PESQUISAS DE

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DO RISCO OPERACIONAL 1. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial, considera a gestão de riscos como um instrumento essencial para maximização da eficiência no uso do capital e para escolha

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 16 AS QUATRO FASES DO PCP Índice 1. As quatro fases do PCP...3 1.1. Projeto de produção... 3 1.2. Coleta de informações... 5 1.3. Relação despesas/vendas...

Leia mais

MECÂNICA PREVENTIVA E CORRETIVA EM VEÍCULOS PESADOS

MECÂNICA PREVENTIVA E CORRETIVA EM VEÍCULOS PESADOS Seleção Competitiva Interna 2013 MECÂNICA PREVENTIVA E CORRETIVA EM VEÍCULOS PESADOS Fabrício De Souza Alves MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DE VEÍCULOS PESADOS. O que é manutenção preventiva? Trata-se

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção

Curso de Engenharia de Produção. Manutenção dos Sistemas de Produção Curso de Engenharia de Produção Manutenção dos Sistemas de Produção Introdução: Existe uma grande variedade de denominações das formas de atuação da manutenção, isto provoca certa confusão em relação aos

Leia mais

6. Resultados obtidos

6. Resultados obtidos 6. Resultados obtidos 6.1 O Balanced corecard final Utilizando a metodologia descrita no capítulo 5, foi desenvolvido o Balanced corecard da Calçados yrabel Ltda. Para facilitar o entendimento deste trabalho,

Leia mais

3.6 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

3.6 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Redes de Computadores Disciplina: Dinâmica nas Organizações Prof.: Fernando Hadad Zaidan Unidade 3.6 3 A DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES E AS ORGANIZAÇÕES DO CONHECIMENTO

Leia mais

Barreiras. Lição 1.5. A palavra mais importante para transformar situações de risco potencial em IMPROVÁVEL.

Barreiras. Lição 1.5. A palavra mais importante para transformar situações de risco potencial em IMPROVÁVEL. 40 Lição 1.5 A palavra mais importante para transformar situações de risco potencial em IMPROVÁVEL. Barreiras Conforme você deduziu da lição anterior, a gestão de risco é inerente à nossa vida no planeta

Leia mais

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3.

TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1. Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. TREINAMENTO SOBRE PRODUTOS PARA VENDEDORES DO VAREJO COMO ESTRATÉGIA PARA MAXIMIZAR AS VENDAS 1 Liane Beatriz Rotili 2, Adriane Fabrício 3. 1 Pesquisa realizada no curso de Administração da Unijuí 2 Aluna

Leia mais

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos

A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos INTRODUÇÃO A importância da manutenção em máquinas e equipamentos A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade

Leia mais

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL MINAS, IDEB E PROVA BRASIL Vanessa Guimarães 1 João Filocre 2 I I. SOBRE O 5º ANO DO EF 1. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há um ano pelo MEC e adotado como indicador da

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

SISTEMA DE PRODUÇÃO DISCRETA

SISTEMA DE PRODUÇÃO DISCRETA SISTEMA DE PRODUÇÃO DISCRETA AULA 14 Prof.: Anastácio Pinto Gonçalves Filho O QUE É MANUTENÇÃO? é o termo usado para abordar a forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas cuidando de suas instalações

Leia mais

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos.

Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Descrição do processo de priorização para tomada de tempos: Pesquisa ação em uma empresa job shop de usinados aeronáuticos. Tatiana Sakuyama Jorge Muniz Faculdade de Engenharia de Guaratingüetá - Unesp

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

Gestão da Qualidade 10/04/2011. Os 5 S. Histórico dos 5S. Histórico dos 5S

Gestão da Qualidade 10/04/2011. Os 5 S. Histórico dos 5S. Histórico dos 5S Gestão da Qualidade Os 5 S Histórico dos 5S A gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades,informações e documentos.

Leia mais

Manutenção Preditiva

Manutenção Preditiva Manutenção Preditiva MANUTENÇÃO PREDITIVA: BENEFÍCIOS E LUCRATIVIDADE. INTRODUÇÃO : A manutenção preditiva nã o substitui totalmente os métodos mais tradicionais de gerência de manutenção. Entretanto,

Leia mais

Aula 17 Projetos de Melhorias

Aula 17 Projetos de Melhorias Projetos de Melhorias de Equipamentos e Instalações: A competitividade crescente dos últimos anos do desenvolvimento industrial foi marcada pela grande evolução dos processos produtivos das indústrias.

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

PROCEDIMENTO GERAL. Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais PÁG. 1/8 1. OBJETIVO Definir a sistemática para identificação e avaliação contínua dos aspectos ambientais das atividades, produtos, serviços e instalações a fim de determinar quais desses tenham ou possam

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS UNIVERSIDADE PAULISTA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Prof. Cassimiro Nogueira Junior PESSOAS CAPITAL HUMANO CAPITAL INTELECTUAL GRAU DE CONHECIMENTO: PRODUTIVOS E RECONHECIDOS

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

INDICADOR DA QUALIDADE DO PROCESSO PARADA PROGRAMADA

INDICADOR DA QUALIDADE DO PROCESSO PARADA PROGRAMADA INDICADOR DA QUALIDADE DO PROCESSO PARADA PROGRAMADA Santos, Julio Cezar Jeronimo (1) Melo, Welerson dos Reis Amaral (2) RESUMO Este trabalho fornece informações genéricas sobre o conceito de paradas programadas,

Leia mais

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO

CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO CUSTOS DA QUALIDADE EM METALURGICAS DO SEGMENTOS DE ELEVADORES PARA OBRAS CÍVIS - ESTUDO DE CASO José Roberto Santana Alexandre Ripamonti Resumo: Com a globalização da economia, as empresas, enfrentam

Leia mais

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução

Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Considerações sobre redimensionamento de motores elétricos de indução Artigo publicado na revista Lumiere Electric edição nº 166 Aplicações de investimentos dentro das empresas sempre são questionadas

Leia mais

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA

NPT 015 CONTROLE DE FUMAÇA PARTE 8 18 ASPECTOS DE SEGURANÇA DO PROJETO DE SISTEMA DE CONTROLE DE FUMAÇA Janeiro 2012 Vigência: 08 Janeiro 2012 NPT 015 Controle de fumaça Parte 8 Aspectos de segurança CORPO DE BOMBEIROS BM/7 Versão: 02 Norma de Procedimento Técnico 6 páginas SUMÁRIO 18 Aspectos de segurança

Leia mais

Qualidade e Comportamento do Produto em Pós-venda

Qualidade e Comportamento do Produto em Pós-venda Qualidade e Comportamento do Produto em Pós-venda Sandro Mioni Moreira ( UNIMEP ) smmoreir@unimep.br Jurandir Jones Nardini ( UNIMEP) jnardini@unimep.br Resumo O objetivo deste artigo é informar técnicas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DA QUALIDADE

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DA QUALIDADE ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO DA QUALIDADE Atualizado em 03/12/2015 GESTÃO DA QUALIDADE As ideias principais que baseiam o significado atual da qualidade são, basicamente, as seguintes: Atender às expectativas,

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Manual de Recursos Humanos

Manual de Recursos Humanos Manual de Recursos Humanos 1º Edição 01/2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO CAPÍTULO I - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CAPÍTULO II - TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO CAPÍTULO III CARGOS & SALÁRIOS CAPÍTULO IV BENEFÍCIOS CAPÍTULO

Leia mais

PRIORIDADES EM SERVIÇOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. Professora Andréia Ribas rp_andreiaribas@hotmail.com

PRIORIDADES EM SERVIÇOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. Professora Andréia Ribas rp_andreiaribas@hotmail.com PRIORIDADES EM SERVIÇOS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Professora Andréia Ribas rp_andreiaribas@hotmail.com Organização Processo de estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis tendo em vista

Leia mais

Proposta de avaliação de desempenho através dos custos da qualidade em sistemas de gestão da qualidade certificados

Proposta de avaliação de desempenho através dos custos da qualidade em sistemas de gestão da qualidade certificados Proposta de avaliação de desempenho através dos custos da qualidade em sistemas de gestão da qualidade certificados Ana Carolina Oliveira Santos Carlos Eduardo Sanches Da Silva Resumo: O sistema de custos

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise -

Confederação Nacional da Indústria. - Manual de Sobrevivência na Crise - RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - Janeiro de 1998 RECOMENDAÇÕES PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - Manual de Sobrevivência na Crise - As empresas, principalmente

Leia mais

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Resumo: Durante muito tempo a diretoria de Jurídico-Financeiro realizava suas atividades

Leia mais

O QUE É UMA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR (PSST)?

O QUE É UMA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR (PSST)? O QUE É UMA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR (PSST)? Original: Guía para redactar una declaración de política OHS Copyright 1997-2006 Centro Canadiense de Salud y Seguridad Ocupacional Disponível

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Noções de Administração Pública 31. Processo pode ser conceituado como um conjunto de meios articulados de forma organizada para alcançar os resultados pretendidos e, nesse contexto,

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

CURSO ONLINE OS 8S s ADMINISTRATIVOS

CURSO ONLINE OS 8S s ADMINISTRATIVOS 1 CURSO ONLINE OS 8S s ADMINISTRATIVOS 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 Bem Vindo ao Curso! _Seiri _Seiton _Seiso _Seiketsu _Shitsuke _Shido _Sitsuyaki

Leia mais

Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica

Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Especialidade em Ativos Calibração Conformidade Metrológica Metrologia é a Ciência da Medida Uma reputação de qualidade é um dos bens de mais alto valor de uma empresa. A grande importância de uma alta

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE II: E-business Global e Colaboração Prof. Adolfo Colares Uma empresa é uma organização formal cujo o objetivo é produzir s ou prestar serviços

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. accent. consultoria. auditoria. estratégia. caixa livre

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. accent. consultoria. auditoria. estratégia. caixa livre APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL accent consultoria. auditoria. estratégia. caixa livre Sobre a Accent Somos uma empresa brasileira que possui conhecimento especializado em auditoria, impostos, consultoria de

Leia mais

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS

EXTRATO DA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS 1 OBJETIVO Fornecer as diretrizes para a Gestão de Riscos da Fibria, assim como conceituar, detalhar e documentar as atividades a ela relacionadas. 2 ABRANGÊNCIA Abrange todas as áreas da Fibria que, direta

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

VANTAGENS E DESVANTAGENS - A IMPORTANCIA DE SABER ESCOLHER UM ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) RESUMO

VANTAGENS E DESVANTAGENS - A IMPORTANCIA DE SABER ESCOLHER UM ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) RESUMO VANTAGENS E DESVANTAGENS - A IMPORTANCIA DE SABER ESCOLHER UM ARRANJO FÍSICO (LAYOUT) Edilaine Cristina Duarte de Souza, Unisalesiano de Lins e-mail: edilaine.duarte@ig.com.br Érika Yuri Kotaki, Unisalesiano

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009

Gerenciamento de Projetos. Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 Semana de Tecnologia Gerenciamento de Projetos Faculdade Unisaber 2º Sem 2009 ferreiradasilva.celio@gmail.com O que é um Projeto? Projeto é um "esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço

Leia mais

CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE. Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com

CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE. Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com CAPABILITY MATURITY MODEL FOR SOFTWARE Eduardo Mayer Fagundes e-mail: eduardo@efagundes.com 1. Introdução Após décadas de incontáveis promessas sobre como aumentar à produtividade e qualidade de software,

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade

Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade Gerenciamento de Projetos Modulo IX Qualidade Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de desenvolver padrões de limpeza e organização, para proporcionar bem estar a todos.

Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de desenvolver padrões de limpeza e organização, para proporcionar bem estar a todos. O QUE É O 5S? Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de desenvolver padrões de limpeza e organização, para proporcionar bem estar a todos. TAMBÉM É CONHECIDO COMO HOUSE KEEPING 2 QUAIS SÃO OS SIGNIFICADOS

Leia mais

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4. 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4 Planejamento Estratégico do Sindicato Caderno de Orientações para Outubro de 2008 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...3 2 LINHAS GERAIS...4 2.1. Diretrizes Básicas... 4 2.3. Objetivos... 4 2.4. Público-Alvo... 4

Leia mais

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO

NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO NORMA TÉCNICA PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS OU APLICAÇÕES NO BANCO DE DADOS CORPORATIVO Referência: NT-AI.04.02.01 http://www.unesp.br/ai/pdf/nt-ai.04.02.01.pdf Data: 27/07/2000 STATUS: EM VIGOR A

Leia mais

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras

5 EDI - As montadores e suas distribuidoras 77 5 EDI - As montadores e suas distribuidoras No mundo, o setor automobilístico passa por uma forte transformação decorrente do processo de globalização associado à revolução tecnológica, que vem alterando

Leia mais

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE:

11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11. NOÇÕES SOBRE CONFIABILIDADE: 11.1 INTRODUÇÃO A operação prolongada e eficaz dos sistemas produtivos de bens e serviços é uma exigência vital em muitos domínios. Nos serviços, como a Produção, Transporte

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE A IMPORTÂNCIA DA CALIBRAÇÃO NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE RESUMO Bruna Cássia Mendes de AZEVEDO¹ Kelly Ariane Dutra do PRADO¹ Osmar de Campos FONSECA¹ Patrícia dos Santos ALVES¹ Renato F. Saldanha

Leia mais

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC

29/05/2012. Gestão de Projetos. Luciano Gonçalves de Carvalho FATEC. Agenda. Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências FATEC Gestão de Projetos 1 Agenda Gerenciamento de Integração do Projeto Exercícios Referências 2 1 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO 3 Gerenciamento da Integração do Projeto Fonte: EPRoj@JrM 4 2 Gerenciamento

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA

POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA Política de SAÚDE E SEGURANÇA A saúde e a segurança dos nossos funcionários fazem

Leia mais

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I

Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Roteiro de Diagnóstico Descritivo para o ESA I Seqüência das partes Capa (obrigatório) Lombada (opcional) Folha de rosto (obrigatório) ERRATA (opcional) TERMO DE AROVAÇÃO (obrigatório) Dedicatória(s) (opcional)

Leia mais

Módulos QM de sistemas ERP ou MES X Sistemas LIMS?

Módulos QM de sistemas ERP ou MES X Sistemas LIMS? Módulos QM de sistemas ERP ou MES X Sistemas LIMS? Georgio Raphaelli Labsoft Tecnologia E-mail: georgior@gmail.com Resumo: Diferenças conceituais e práticas entre os módulos de controle e gestão da qualidade

Leia mais

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS

REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS REGULAMENTO OPERACIONAL DA CENTRAL DE REGULAÇÃO CENTRAL DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS Aprovado através da Resolução nº 06/CMS/2010, de 09 de março de 2010, Ananindeua PA Capítulo I DO CADASTRAMENTO

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores,

NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014. Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, NOTA INFORMATIVA Nº 20/2014 de 07 de novembro de 2014 Assunto: processo de pactuação de vagas 2015-1. Prezados Coordenadores, Nos dias 3 e 4 deste mês participamos de reunião com a coordenação nacional

Leia mais