TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos"

Transcrição

1 TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos

2 AULA 2 TEORIA DA CAUSA MADURA EFEITOS DOS RECURSOS Efeitos. Classificação RENÚNCIA E DESISTÊNCIA Efeito suspensivo; Efeito devolutivo: horizontal e vertical; Efeito substitutivo; Efeito translativo

3 EFEITOS DOS RECURSOS Reflexão acerca da condição jurídica de uma sentença recorrível: é plenamente eficaz?? COM O TRÂNSITO EM JULGADO = execução definitiva SEM O TRÂNSITO EM JULGADO = execução provisória Há uma condição suspensiva de sua plena EFICÁCIA!!!!

4 Efeito COMUM a todos os recursos: todos TÊM!!! impedir o trânsito em julgado <> aplicar em consonância com o artigo 1013, caput do CPC (antigo 515 CPC/73) limite da impugnação: em relação ao que não foi objeto de recurso, transita em julgado. Art A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. E COMEÇA A CORRER O PRAZO PARA RESCISÓRIA = Súmula 100 do TST ***

5 Efeitos dos recursos Uma vez interposto o RECURSO, ele na teoria geral dos recursos produz EFEITOS em relação à EFICÁCIA da sentença e à REANÁLISE do conteúdo do processo. TRADICIONALMENTE : MODERNAMENTE: EFEITO SUSPENSIVO EFEITO EXPANSIVO EFEITO DEVOLUTIVO EFEITO TRANSLATIVO

6 Efeitos dos recursos: NORMAS aplicáveis Há uma forte incidência no processo do trabalho das normas do CPC quanto aos efeitos dos recursos; Isto por força do art. 769 da CLT ( aplicação subsidiária e supletiva do CPC); Apenas quando a CLT dispõe expressamente sobre o tema é que não se aplicam as normas do CPC C P C EFEITO DEVOLUTIVO EFEITO EXPANSIVO EFEITO TRANSLATIVO EFEITO SUBSTITUTIVO C L T EFEITO SUSPENSIVO

7 Efeitos dos recursos: SUBSTITUTIVO Fala-se também em EFEITO SUBSTITUTIVO; A decisão do RECURSO substitui a DECISÃO RECORRIDA Recurso admitido: recurso não conhecido x prevalência da DECISÃO IMPUGNADA Art do CPC/2015 (art. 512 CPC/73_ O julgamento proferido pelo tribunal substituirá a decisão impugnada no que tiver sido objeto de recurso.

8 Efeito: DEVOLUTIVO EFEITO DEVOLUTIVO: aptidão do recurso de provocar o reexame da decisão impugnada. A devolução somente ocorre quando o recurso é julgado por outro órgão jurisdicional? Origem termo devolutivo e atual entendimento da devolução recursal

9 EFEITO DEVOLUTIVO Ocorre o efeito devolutivo quando o recurso é direcionado ao julgador que proferiu a decisão impugnada? Dividem-se as opiniões: Nelson Nery Jr: não há necessidade de que o órgão destinatário seja diverso, para que ocorra efeito devolutivo. José Carlos Barbosa Moreira: o efeito devolutivo sempre transfere ao órgão ad quem o conhecimento da matéria julgada em grau inferior de jurisdição. Quando o recurso é dirigido ao mesmo julgador por previsão legal o efeito devolutivo ou não existe (ex.: embargos de declaração) ou fica diferido, produzindo-se após o juízo de retratação (ex.: agravo de instrumento e agravo regimental)

10 Efeito devolutivo imediato e diferido Imediato: o recurso uma vez interposto e admitido devolve ao Tribunal a matéria impugnada Diferido: depende do conhecimento (e até mesmo do provimento!!) de outro recurso. Exs. Agravo de instrumento/ RO RO voluntário/ro adesivo. Resposta: (1) recurso de destrancamento; (2) recurso cujo conhecimento fica condicionado à admissão do recurso principal A aptidão do recurso devolver o conhecimento de matérias ao tribunal depende da prévia admissão do recurso! Conhecimento!

11 Efeito DEVOLUTIVO e RECURSO não CONHECIDO O conhecimento do recurso integra o efeito devolutivo? O conhecimento do recurso não integra o efeito devolutivo: o objeto da devolutividade é o mérito do recurso (seu julgamento). A matéria relativa à admissibilidade do recurso é de ordem pública e não integra o efeito devolutivo; O TRIBUNAL analisa toda a matéria relativa ao CONHECIMENTO ex officio;

12 Efeito: DEVOLUTIVO = HORIZONTAL E VERTICAL PROBLEMA: Até que ponto o Tribunal pode conhecer das questões. Pode conhecer de questões não decididas? Pode conhecer de questões não suscitadas no recurso?

13 Classificação dos limites do efeito devolutivo D E V O L U Ç Ã O Horizontal ou extensão: qto temas/matérias abordadas na decisão (Art. 1013, caput). Ex.: formulou 2 (dois) pedidos, rejeitados: recorre apenas de 1 (um) Vertical ou profundidade: (1013, 1º e 2º)

14 Efeito devolutivo em profundidade O efeito devolutivo em seu aspecto vertical ou em profundidade trata de questões que não foram tratadas pela sentença e que são remetidas ao conhecimento do Tribunal porque houve recurso sobre o tema ; Hoje, o CPC faz essa distinção de modo explícito : (...) desde que relativas ao capítulo impugnado Aqui o recorrente fixa a extensão do efeito devolutivo recorrente sobre o tema (CAPÍTULO DA SENTENÇA), mas não aborda determinada questão ou fundamento do pedido ou da defesa.

15 Efeito devolutivo em profundidade Quanto às questões não atacadas no recurso: a profundidade do efeito devolutivo decorre de Lei (Didier) Art. 1013, 1º e 2º (Art. 515, 1º e 2º - CPC/73) Art A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. 1º Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado. 2º Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelação devolverá ao tribunal o conhecimento dos demais.

16 Art. 1013, 1º Exemplos: Art. 1013, 1º - questão = ponto controvertido Horas extras: recurso da reclamada afirmando que a condenação nos termos da Súmula 338, I do TST afronta o ônus de prova que era do reclamante. Alegação recurso: aduz que não provou Questão: de quem era ônus de prova? Pode envolver (Art. 74, 2º CLT) :+ 10 funcionários/ve reconhecido em juízo.

17 Art. 1013, 2º CPC / 2015 (1) Equiparação salarial: recurso do autor contra extinção do processo, por não admitir litisconsórcio ativo; manutenção da extinção porque não indicou paradigma e considerou que era pressuposto do pedido de equiparação salarial (AIRR 1615/ , Rel. Min. Lélio Bentes Corrêa) (2) Justa causa reconhecida por improbidade: mantida por negligência: gerente Banco. Mantém-se a sentença, ainda que por outro fundamento; Mas o FUNDAMENTO se refere ao mesmo CAPÍTULO DA SENTENÇA = deve ter sido alegado em DEFESA

18 Efeito devolutivo em profundidade/vertical Dúvida: reconhecido o VE no recurso, pode então apreciar os demais pedidos? Antes do novo CPC, o comum era remeter o processo para julgamento dos demais pedidos para a Vara de origem, para que não ofendesse ao princípio do duplo grau de jurisdição; Há uma Sumula (S. 393 do TST) que dizia que não havia devolução ao Tribunal de PEDIDO NÃO JULGADO; daí tinha que devolver para julgar: rescisórias/horas extras/es/etc; Havia um limite no 3º do art. 515 quanto à aplicação da TEORIA DA CAUSA MADURA. Isto mudou. Agora a Súmula 393 tem nova redação.

19 Efeito devolutivo em profundidade/vertical Súmula 393 do TST nova redação Recurso ordinário. Efeito devolutivo em profundidade. Art , 1º, do CPC de Art. 515, 1º, do CPC de (Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 340 da SDI-1 - Res. 129/2005, DJ ) (Alterada pela Resolução nº 169/ DeJT 19/11/2010) (Alterada pela Res. nº 208/ DeJT 22/04/2016) I - O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário, que se extrai do 1º do art do CPC de 2015 (art. 515, 1º, do CPC de 1973), transfere ao Tribunal a apreciação dos fundamentos da inicial ou da defesa, não examinados pela sentença, ainda que não renovados em contrarrazões, desde que relativos ao capítulo impugnado. II - Se o processo estiver em condições, o tribunal, ao julgar o recurso ordinário, deverá decidir desde logo o mérito da causa, nos termos do 3º do art do CPC de 2015, inclusive quando constatar a omissão da sentença no exame de um dos pedidos.

20 EFEITO SUSPENSIVO A ausência de efeito suspensivo era regra em todos os recursos trabalhistas, nos termos do Art. 899 da CLT Súmula 414, II do TST Mandado de segurança. Tutela provisória concedida antes ou na sentença. (nova redação em decorrência do CPC de 2015) (Conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 50, 51, 58, 86 e 139 da SDI-II - Res. 137/2005, DJ Redação alterada pela Res. nº 217/2017, DeJT 20/04/2017) I A tutela provisória concedida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser impugnável mediante recurso ordinário. É admissível a obtenção de efeito suspensivo ao recurso ordinário mediante requerimento dirigido ao tribunal, ao relator ou ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido, por aplicação subsidiária ao processo do trabalho do artigo 1.029, 5º, do CPC de 2015.

21 EFEITO TRANSLATIVO Efeito translativo é a possibilidade do Tribunal conhecer de matérias não invocadas no recurso, desde que configure antecedente lógico do tema deduzido no recurso e, quando, além disso, não esteja afetada pela coisa julgada. Sistema autoriza conhecimento matéria ex officio (ordem pública); O tema não é trazido no recurso pela parte!!

22 Em primeiro lugar, como o efeito devolutivo dos recursos está vinculado ao princípio da disponibilidade das partes (art.1013, caput, do CPC), fazer uma reflexão de que matéria que o Tribunal possa conhecer de ofício não integra a devolução do recurso, porque a parte não necessita ter suscitado na peça recursal: Quando há apreciação de ofício o Tribunal pode (e deve!) ultrapassar os limites da impugnação da parte, mas desde que não se refira a capítulo da sentença com trânsito em julgado (a\zxssssdreettom EFEITO TRANSLATIVO É aplicação do 1º e 2º do Art do CPC: neste ou a questão não foi discutida ou o tema consta do recurso?

23 EFEITO TRANSLATIVO e CONHECIMENTO DO RECURSO Não há efeito devolutivo NO CONHECIMENTO DO RECURSO porque neste caso as matérias sobre as quais o Tribunal deva se pronunciar são de ordem pública (art. 337, 5º do CPC, antigo art. 301, 4º do CPC/73). Portanto, esses temas (Ex.: incompetência material, carência da ação; coisa julgada, etc) não se sujeitam ao limite do efeito devolutivo dos recursos Os pressupostos de admissibilidade não precisam ser trazidos pela parte nas contrarrazões

24 EFEITO TRANSLATIVO IMPORTANTE: EXCLUINDO A HIPÓTESE DE CONHECIMENTO, O EFEITO TRANSLATIVO TEM UM LIMITE Humberto Theodoro Júnior Matéria de ordem pública se devolve por efeito de profundidade do recurso, quando não esteja afetada pela COISA JULGADA; Disto decorre que se deve ser um ANTECEDENTE LÓGICO DO TEMA DEDUZIDO EM RECURSO e não PODE ESTAR AFETADA PELA COISA JULGADA. Exemplo: falta de interesse na cobrança da contribuição sindical x efeito translativox recurso sobre improcedência de contribuição assistencial

25 CPC: capítulo CONTESTAÇÃO: matéria de ordem pública O art. 337 do CPC (art. 301 CPC/73) da forma de formular a defesa. Diz que antes de impugnar especificamente as alegações de fato, o réu deve alegar matérias de cunho processual (PRELIMINARES). São elas: (1) inexistência ou nulidade da citação; (2) incompetência absoluta ou relativa; (3) inépcia da petição inicial; (4) perempção; (5)litispendência; (6) coisa julgada; (7) conexão; (8) incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização; (9) convenção de arbitragem; (10) ausencia de legitimidade ou interesse processual; E, no parágrafo único deste artigo diz; Art. 337, 5º. Excetuadas a convenção de arbitragem e a incompetência relativa, o juiz conhecerá de ofício das matérias enumeradas neste artigo

26 CPC: capítulo CONTESTAÇÃO O art. 337 do CPC (art. 301 CPC/73) da forma de formular a defesa. Diz que antes de impugnar especificamente as alegações de fato, o réu deve alegar matérias de cunho processual (PRELIMINARES). São elas: (1) inexistência ou nulidade da citação; (2) incompetência absoluta ou relativa; (3) inépcia da petição inicial; (4) perempção; (5)litispendência; (6) coisa julgada; (7) conexão; (8) incapacidade da parte, defeito de representação ou falta de autorização; (9) convenção de arbitragem; (10) ausencia de legitimidade ou interesse processual; E, no parágrafo único deste artigo diz; Art. 337, 5º. Excetuadas a convenção de arbitragem e a incompetência relativa, o juiz conhecerá de ofício das matérias enumeradas neste artigo

27 EFEITO EXPANSIVO SUBJETIVO É aplicação do art do CPC, antigo 509 do CPC Art O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. Exemplo: (1) responsável subsidiária x ex-empregadora revel; (2) grupo econômico; (3) outras hipóteses de solidariedade

28 TEORIA DA CAUSA MADURA 1013, 3º do CPC : aqui sim, o pedido não foi julgado <> teoria da causa madura 3º. Nos casos de extinção do processo, sem julgamento do mérito (artigo 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento. Foi prevista apenas para a hipótese de extinção do processo sem julgamento do mérito e quando a questão for exclusivamente de direito.

29 TEORIA DA CAUSA MADURA 1013, 3º do CPC : houve bastante mudança no novo CPC quanto a teoria da causa madura. Estava assim prevista no art. 515, 3º do CPC de º. Nos casos de extinção do processo, sem julgamento do mérito (artigo 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questão exclusivamente de direito e estiver em condições de imediato julgamento. Inicialmente foi prevista para casos de processos que subiam ao TRIBUNAL com julgamento de EXTINÇÃO SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO, e DESDE QUE A MATÉRIA DECIDIDA FOSSE DE DIREITO

30 TEORIA DA CAUSA MADURA Art º. Se o processo estiver em condições de imediato julgamento, o tribunal deve decidir desde logo o mérito quando: I - reformar sentença fundada no art. 485; II - decretar a nulidade da sentença por não ser ela congruente com os limites do pedido ou da causa de pedir; III - constatar a omissão no exame de um dos pedidos, hipótese em que poderá julgá-lo; IV - decretar a nulidade de sentença por falta de fundamentação. 4º Quando reformar sentença que reconheça a decadência ou a prescrição, o tribunal, se possível, julgará o mérito, examinando as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau.

31 TEORIA DA CAUSA MADURA - ART Art O juiz não resolverá o mérito quando: I - indeferir a petição inicial; II - o processo ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes; III - por não promover os atos e as diligências que lhe incumbir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; IV - verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo; V - reconhecer a existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada; VI - verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual; VII - acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem ou quando o juízo arbitral reconhecer sua competência; VIII - homologar a desistência da ação; IX - em caso de morte da parte, a ação for considerada intransmissível por disposição legal; e X - nos demais casos prescritos neste Código.

32 RENÚNCIA E DESISTÊNCIA DE RECURSO CPC 2015 : artigos 998 e 999 Art O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. Parágrafo único. A desistência do recurso não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos. Art A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte.

33 DISPOSIÇÃO A parte recorrente pode dispor do direito de recorrer através da renúncia e da desistência: Renúncia: Utiliza-se para recurso ainda não interposto, dentro do prazo recursal; Desistência: Utiliza-se para recurso já interposto. A qualquer momento, inclusive na Tribuna. Nenhuma delas requer a concordância da parte contrária. Ex.: desistência e retratação. Pode? Com o novo CPC a DESISTÊNCIA não impede a análise de queestão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento em recursos extraordinários e especiais repetitivos (parágrafo único do art. 998 do CPC)

34 ACEITAÇÃO TÁCITA DA DECISÃO Art do CPC (antigo art. 503) A parte que aceitar expressa ou tacitamente a decisão não poderá recorrer Relaciona-se à preclusão CONSUMATIVA; Quando ocorre? Quando oferece cálculos antes de apresentar o recurso?? Quando pede guia de depósito??

35 TEORIA GERAL DOS RECURSOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE

36 Pressupostos de admissibilidade: definição Os pressupostos de admissibilidade são condições para que o recurso seja decidido pelo mérito; O mérito do recurso não é somente a parte referente aos capítulos correspondentes aos pedidos: horas extras, adicional de função, vínculo de emprego, etc; Abrange também as preliminares!!! Então o mérito do recurso é tanto as preliminares (litispendência, coisa julgada, incompetência material; ilegitimidade de parte) como o mérito propriamente dito (horas extras, adicional de função, vínculo de emprego, etc); Então, primeiro o recorrente deve cumprir CERTAS condições, para que então o TRIBUNAL decida seu recurso;

37 Pressupostos de admissibilidade: definição A análise da admissão dos recursos possui dois MOMENTOS: (1) O do juiz que proferiu a decisão (sentença, acórdão) (2) A do órgão julgador (TRT, TST) que vai julgar o recurso O primeiro momento é um juízo de admissibilidade PROVISÓRIO: nelo o próprio juiz que proferiu a DECISÃO pode TRANCAR o recurso; E daí cabe o AGRAVO DE INSTRUMENTO No SEGUNDO MOMENTO a DECISÃO sobre a ADMISSIBILIDADE é DEFINITIVA A disposição no sentido de que os recursos serão processados independentemente de juízo de admissibilidade na origem não se aplica à Justiça do Trabalho

38 PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS Extrínsecos = objetivos Intrínsecos = subjetivos tempestividade; preparo; cabimento; regularidade formal; sucumbência; legitimidade;

39 TEMPESTIVIDADE PRAZO prazo de interposição : 8 dias para todos os recursos, salvo ED, que tem prazo de 5 dias; Fundamento 8 dias art. 6º da Lei 5.584/70. O art. 897-A da CLT trata de modo específico dos eembargos de declaração = 5 dias. Há o recurso de embargos para o TST (art. 894 da CLT, com prazo de 8 dias). Recurso extraordinário não é exceção a este prazo (15 dias) porque não é recurso trabalhista. Envio eletrônico (EDOC) término do prazo = tempestivo aquele enviado até 24hs do seu último dia (art. 3º, parágrafo único da Lei n /2006 que trata da informatização do processo judicial)

40 TEMPESTIVIDADE PRAZO contagem Ex.: via postal Início: dia imediato à intimação (Súmula 262, item I) recesso forense: suspende o prazo = S. 262, item II) Exclui-se o dia do começo; inclui-se o do vencimento (art. 775 da CLT) Prazo judicial. Notificação ou intimação em sábado. Recesso forense. I - Intimada ou notificada a parte no sábado, o início do prazo se dará no primeiro dia útil imediato e a contagem, no subseqüente.

41 TEMPESTIVIDADE contagem Início do prazo em intimação eletrônica = PJE Art. 231 CPC. Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo: (...) V- o dia útil seguinte à consulta ao teor da citação ou da intimação ou ao término do prazo para que a consulta se dê, quando a citação ou intimação for eletrônica

42 TEMPESTIVIDADE contagem Suspensão : recesso forense (art. 220 CPC; 20/12 a 20/01) semana conciliação (art. 221, púnico CPC) Interrupção: interposição de embargos de declaração; Impedimento contagem: feriado local Súmula 385 do TST Súmula 262, item II - O recesso forense e as férias coletivas dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (art. 177, 1º, do RITST) suspendem os prazos recursais. (ex-oj nº Inserida em )

43 TEMPESTIVIDADE: interrupção do PRAZO Embargos = SOLUÇÃO Art. 897-A, 3º acolhidos rejeitados Não conhecidos: Tb: interposto por outra empresa/sem mandato Art. 897-A, 3º CLT 3º Os embargos de declaração interrompem o prazo para interposição de outros recursos, por qualquer das partes, salvo quando intempestivos, irregular a representação da parte ou ausente a sua assinatura. (Parágrafo inserido pela Lei nº / DOU 22/07/2014)

44 SUSPENSÃO PRAZOS NA SEMANA DE CONCILIAÇÃO Art. 221, parágrafo único CPC (...) Parágrafo único. Suspendem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos

45 Súmula 385 do TST Feriado local. Ausência de expediente forense. Prazo recursal. Prorrogação. Comprovação. Necessidade. Ato administrativo do juízo a quo. (Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 161 da SDI-1 - Res. 129/2005, DJ Redação alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em pela Res. nº 185/2012, DeJT ) I Incumbe à parte o ônus de provar, quando da interposição do recurso, a existência de feriado local que autorize a prorrogação do prazo recursal. II Na hipótese de feriado forense, incumbirá à autoridade que proferir a decisão de admissibilidade certificar o expediente nos autos. III Na hipótese do inciso II, admite-se a reconsideração da análise da tempestividade do recurso, mediante prova documental superveniente, em Agravo Regimental, Agravo de Instrumento ou Embargos de Declaração.

46 Já havia a Súmula antes da previsão do NCPC, no art , 6º Art O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. (...) 6º. O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.

47 TEMPESTIVIDADE: prazo em DOBRO ENTE ESTATAL PRAZO Em dobro: U/E/M autarquias e fundações de direito público: art. 1º, inciso III do DL 779/69/Art. 790-A da CLT/ MPT: tem intimação pessoal/ tem prazo em dobro = art. 180 do cpc, art. 85, II do RI : tanto como parte, quanto como fiscal da lei Listisconsorte: no art. 229 do CPC, previsão do prazo em dobro. CLT, omissa. OJ 310 do TST (novaredação OJ 310. Litisconsortes. Procuradores distintos. Prazo em dobro. Art. 229, caput e 1º e 2º, do CPC de Art. 191 do CPC de Inaplicável ao processo do trabalho. (DJ ) (Atualizada pela Res. nº 208/ DeJT 22/04/2016) Inaplicável ao processo do trabalho a norma contida no art. 229, caput e 1º e 2º, do CPC de 2015 (art. 191 do CPC de 1973), em razão de incompatibilidade com a celeridade que lhe é inerente.

48 Prazo para interposição do recurso de decisão proferida antes da CITAÇÃO (art. 1003, 2º do CPC) que remete ao art. 231, inciso I do CPC = norma de contagem do CPC Art Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo: I - a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for pelo correio; II - a data de juntada aos autos do mandado cumprido, quando a citação ou a intimação for por oficial de justiça; III - a data de ocorrência da citação ou da intimação, quando ela se der por ato do escrivão ou do chefe de secretaria; IV - o dia útil seguinte ao fim da dilação assinada pelo juiz, quando a citação ou a intimação for por edital; V - o dia útil seguinte à consulta ao teor da citação ou da intimação ou ao término do prazo para que a consulta se dê, quando a citação ou a intimação for eletrônica; VI - a data de juntada do comunicado de que trata o art. 232 ou, não havendo esse, a data de juntada da carta aos autos de origem devidamente cumprida, quando a citação ou a intimação se realizar em cumprimento de carta; VII - a data de publicação, quando a intimação se der pelo Diário da Justiça impresso ou eletrônico; VIII - o dia da carga, quando a intimação se der por meio da retirada dos autos, em carga, do cartório ou da secretaria. (...)

49 PRESSUPOSTO DE ADMISSIBILIDADE = PREPARO O preparo consiste no depósito em guias apropriadas de valor correspondente a DEPÓSITO RECURSAL + CUSTAS PROCESSUAIS, salvo se a parte for beneficiária da JUSTIÇA GRATUITA (isenção de custas) O preparo possui natureza jurídica de GARANTIA DA EXECUÇÃO: tanto que após o trânsito em julgado, antes da liquidação, o levantamento do DEPÓSITO RECURSAL deve ser ordenado a favor da parte vencedora. Art. 899, 1º da CLT 1º - Sendo a condenação de valor até 10 (dez) vezes o valor-dereferência regional, nos dissídios individuais, só será admitido o recurso, inclusive o extraordinário, mediante prévio depósito da respectiva importância. Transitada em julgado a decisão recorrida, ordenar-se-á o levantamento imediato da importância do depósito, em favor da parte vencedora, por simples despacho do juiz.

50 PREPARO: PRAZO e PREVISÕES NA CLT DEPÓSITO RECURSAL= Art º a 8º da CLT (já visto) Há disposições legais diferentes regulando o prazo de recolhimento de CUSTAS PROCESSUAIS e de DEPÓSITO RECURSAL na CUSTAS PROCESSUAIS= Art. 789 da CLT CLT Art. 789, 1º da CLT Nos dissídios individuais e nos dissídios coletivos do trabalho, nas ações e procedimentos de competência da Justiça do Trabalho, bem como nas demandas propostas perante a Justiça Estadual, no exercício da jurisdição trabalhistas, as custas relativas ao processo de conhecimento incidirá à base de 2%, observado o mínimo de R$. 10,64, e o máximo de quatro vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, e serão calculadas: (...)

51 DEPÓSITO: pressuposto objetivo de admissibilidade do RO, AGI, RR Previsão: art. 899, 1º. 4º e 5º, para sentenças condenatórias. Se a sentença for meramente declaratória ou constitutiva/desconstitutiva, não precisa. Ex.: desconstituição de supensão/ declaração pura de vínculo Depósito: conta vinculada do juízo e corrigido com os mesmos índices da poupança ( 4º do art. 899) Limite: previsão =Art. 899, 6º. Valores= ATO SEGJUD.GP Nº *, que é emitido anualmente (normalmente em julho) pelo Presidente do TST, e deve ser conferido no sítio do TRT ;

52 Lei /2017: 9º, 10 e 11 do art º. O valor do depósito recursal será reduzido pela metade para entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, microempreenderores individuais, microempresas e empresas 10. São isentos de pequeno de depósito porte. recursal os beneficiários da justiça gratuita, as entidades filantrópicas e as empresas em recuperação judicial

53 Art. 899 da CLT 11. O depósito recursal poderá ser substituído por fiança bancária ou seguro garantia judicial

54 PREPARO Prazo: depósito recursal, no prazo alusivo ao recurso (art. 899, 1º CLT). Súmula 245 do TST Prazo custas processuais: dentro do prazo recursal (até o final dele: art. 789, 1º da CLT) Custas processuais Jurisprudência OJ 104 da SDI- condenação acrescida OJ 140 diferença ínfima OJ 158 da SDI comprovação recolhimento Art. 789-A processo de execução/pagto final

55 CUSTAS PROCESSUAIS OJ Custas. Condenação acrescida. Inexistência de deserção quando as custas não são expressamente calculadas e não há intimação da parte para o preparo do recurso, devendo, então, ser as custas pagas ao final. Não caracteriza deserção a hipótese em que, acrescido o valor da condenação, não houve fixação ou cálculo do valor devido a título de custas e tampouco intimação da parte para o preparo do recurso, devendo, pois, as custas ser pagas ao final. OJ 140 nova redação Depósito recursal e custas processuais. Recolhimento insuficiente. Deserção (nova redação em decorrência do CPC de 2015) - (Inserida em Nova redação - Res. 129/2005, DJ Redação alterada pela Res. nº 217/2017, DeJT 20/04/2017) Em caso de recolhimento insuficiente das custas processuais ou do depósito recursal, somente haverá deserção do recurso se, concedido o prazo de 5 (cinco) dias previsto no 2º do art do CPC de 2015, o recorrente não complementar e comprovar o valor devido.

56 Pressuposto objetivo: CABIMENTO DO RECURSO Há rol taxativo no art Irrecorribilidade das decisões interlocutórias = MS para discutir decisões de deferem ou indeferem antecipação de tutela em ações civis públicas Decisões finais em execução = exceção de préexecutividade Princípio da fungibilidade = utilização restrita. Hipótese de erro técnico na interposição/inadequação do recurso :um recurso pode ser recebido por outro, quando não ocorra má-fé ou erro grosseiro, tendo sido respeitado o prazo de interposição do recurso próprio e atendidos os seus pressupostos de admissibilidade

57 Cabimento x fungibilidade de recursos Súmula do TST: art. 932 do CPC Súmula 421 do TST Embargos de declaração. Cabimento. Decisão monocrática do relator calcada no art. 932 do CPC de Art. 557 do CPC de (Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 74 da SDI-II - Res. 137/2005, DJ ) (Alterada pela Res. nº 208/ DeJT 22/04/2016) I Cabem embargos de declaração da decisão monocrática do relator prevista no art. 932 do CPC de 2015 (art. 557 do CPC de 1973), se a parte pretende tão somente juízo integrativo retificador da decisão e, não, modificação do julgado. II Se a parte postular a revisão no mérito da decisão monocrática, cumpre ao relator converter os embargos de declaração em agravo, em face dos princípios da fungibilidade e celeridade processual, submetendo-o ao pronunciamento do Colegiado, após a intimação do recorrente para, no prazo de 5 (cinco) dias, complementar as razões recursais, de modo a ajustá-las às exigências do art , 1º, do CPC de 2015.

58 REGULARIDADE FORMAL DO RECURSO A REGULARIDADE FORMAL DO RECURSO é pressuposto objetivo (extrínseco de admissibilidade recursal) EXEMPLOS PRÁTICOS Peça do recurso incompleta = EDOC Ausência/irregularidade mandato Embargos de terceiro e ausência de peças do processo principal; Ausência de impugnação especificada dos fundamentos da sentença;

59 REGULARIDADE FORMAL DO RECURSO Súmula 422 do TST Princípio da dialeticidade O recurso deve atacar fundamentadamente a sentença. Apenas a interposição pode ser feita por simples petição, e não as razões recursais Art. 899 : Os recursos serão interpostos por simples petição não as razões

60 Súmula 422 da TST Súmula 422 do TST. Recurso. Fundamento ausente ou deficiente. Não conhecimento. (Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 90 da SDI-II - Res. 137/2005, DJ Redação alterada pela Resolução nº 199/2015, DeJT com inserção dos itens I, II e III - Retificada no DeJT de 01/07/2015) I Não se conhece de recurso para o Tribunal Superior d otrabalho se as razões do recorrente não impugnam os fundamentos da decisão recorrida, nos termos em que proferida. II o entendimento referido no item anterior não se aplica em relação à motivação secundária e impertinente, consubstanciada em despacho de admissibilidade de recurso ou em decisão monocrática. III Inaplicável a exigência do item I relativamente ao recurso ordinário da competência de Tribunal Regional do Trabalho, exceto em caso de recurso cuja motivação é inteiramente dissociada dos fundamentos da sentença.

61 Regularidade formal: mandato tácito O que é mandato tácito? Se participou da audiência e tem procuração, ele se caracteriza? Mandato é contrato. O contrato pode ser : expresso ou tácito O contrato que é tácito, não possui instrumento Se há instrumento de mandato (que se chama PROCURAÇÃO!) o mandato não pode ser tácito!! É expresso por seu instrumento, que é a procuração!!

62 Condições validade do mandato/substabelecimento: Súmula 395 do TST Mandato e substabelecimento. Condições de validade. (Conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 108, 312, 313 e 330 da SDI-1 - Res. 129/2005, DJ ) I - Válido é o instrumento de mandato com prazo determinado que contém cláusula estabelecendo a prevalência dos poderes para atuar até o final da demanda. (ex-oj nº DJ ) II - Diante da existência de previsão, no mandato, fixando termo para sua juntada, o instrumento de mandato só tem validade se anexado ao processo dentro do aludido prazo. (ex-oj nº 313 DJ ) III - São válidos os atos praticados pelo substabelecido, ainda que não haja, no mandato, poderes expressos para substabelecer (art. 667, e parágrafos, do Código Civil de 2002). (ex-oj nº 108 Inserida em ) IV - Configura-se a irregularidade de representação se o substabelecimento é anterior à outorga passada ao substabelecente. (ex-oj nº DJ )

63 Mandato. Súmula 383 do TST= art. 76 CPC ADVOGADO SEM MANDATO Recurso. Mandato. Irregularidade de representação. CPC de 2015, arts. 104 e 76, 2º (nova redação em decorrência do CPC de 2015). (Conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 149 e 311 da SDI-1 - Res. 129/2005, DJ Alterada pela Res. 210/ DeJT 30/06/2016) I É inadmissível recurso firmado por advogado sem procuração juntada aos autos até o momento da sua interposição, salvo mandato tácito. Em caráter excepcional (art. 104 do CPC de 2015), admite-se que o advogado, independentemente de intimação, exiba a procuração no prazo de 5 (cinco) dias após a interposição do recurso, prorrogável por igual período mediante despacho do juiz. Caso não a exiba, considera-se ineficaz o ato praticado e não se conhece do recurso. II Verificada a irregularidade de representação da parte em fase recursal, em procuração ou substabelecimento já constante dos autos, o relator ou o órgão competente para julgamento do recurso designará prazo de 5 (cinco) dias para que seja sanado o vício. Descumprida a determinação, o relator não conhecerá do recurso, se a providência couber ao recorrente, ou determinará o desentranhamento das contrarrazões, se a providência couber ao recorrido (art. 76, 2º, do CPC de 2015).

64 REGULARIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DAS PARTES= Súmula 383 do TST Houve grande mudança na questão da representação processual; Antes a questão era regulada pelos arts. 13 e 37 do CPC de 1973, e não se admitia regularização; O art. 76, 2º do CPC previu a possibilidade de regularização; Não se pode esquecer que regularização ocorre em relação a representação da parte ou à validade do mandato; Ausência de procuração é questão de regularização? Procuração em nome de outra empresa é questão de regularização?

65 Jus postulandi Pela parte: art. 791 da CLT que trata do jus postulandi na Justiça do Trabalho. S. 425 TST: 425. Jus Postulandi na Justiça do Trabalho. Alcance. (Res. 165/ DeJT 30/04/2010) O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.

66 PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE São pressupostos SUBJETIVOS LEGITIMIDADE RECURSAL SUCUMBÊNCIA Podem recorrer: o vencido, o MPT nas hipóteses em que intervenha no processo, e o terceiro interessado Terceiro interessado: INSS/ empresa tomadora de serviços/ empresa solidária com empregador Quando se recorre em nome de outra EMPRESA, o que falta é LEGITIMIDADE para RECORRER = não é defeito de representação (art. 76 do NCPC)

67 INTERESSE RECURSAL PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS SUCUMBÊNCIA?? LEGITIMIDADE Parte = sucessor (art. 10 e 448 CLT);responsável solidário (art. 2º, 2º) Parte = Litisconsorte Terceiro MPT = parte/custos legis INSS/União

68 Interesse recursal PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS Caso: reconhecimento de vínculo de emprego em recurso ordinário com baixa dos autos para continuidade do julgamento. O acórdão que reconhece o VE é decisão interlocutória. Então não cabe revista. A parte entra, e o processamento é indeferido. Desce o processo, o juiz julga os demais pedidos. E a parte recorre novamente: só do VÍNCULO DE EMPREGO! Não teria interesse recursal porque a matéria já foi apreciada: ausência de pressuposto subjetivo de admissibilidade. Mas, se não conhecer, não caberá revista em relação ao VE.

69 Decisão interlocutória de vínculo de emprego Solução: conhecer o recurso ordinário, e aplicar o art. 505 do CPC Art Nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas relativas à mesma lide, salvo: I, II Julgam-se PREJUDICADAS AS RAZÕES DO RECURSO Processo TRT/SP , 9ª Turma, Rel. Bianca Bastos.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Juízos de Admissibilidade Juízo a quo prolator Juízo ad quem - competente para julgar o recurso Juizo de admissibilidade

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos AULA 2 TEORIA DA CAUSA MADURA EFEITOS DOS RECURSOS Efeitos. Classificação RENÚNCIA E DESISTÊNCIA Efeito suspensivo; Efeito devolutivo: horizontal e vertical;

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Recurso Ordinário / Contrarrazões / Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde NCPC, art. 76, 2 : descumprida a determinac a o, caso o processo esteja em grau de recurso perante o tribunal, o

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE Pressupostos de admissibilidade: definição Os pressupostos de admissibilidade são condições para

Leia mais

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES CONCEITO DE RECURSO Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro possui de, na mesma relação processual, e atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos Prof. Custódio Nogueira

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos Prof. Custódio Nogueira TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos Prof. Custódio Nogueira TEORIA GERAL DOS RECURSOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE Pressupostos de admissibilidade: definição Os pressupostos de admissibilidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE Pressupostos de admissibilidade: definição Os pressupostos de admissibilidade são condições para

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Conceito, Pressupostos, Juízo de Admissibilidade, Efeitos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil CONCEITO, PRESSUPOSTOS, JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO)

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO) Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 20 RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE Art. 893 da CLT: trata

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB Teoria Geral dos Recurso / Embargos de Declaração / Recurso Ordinário Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Alteração da Lei 13.015/2014 RECURSOS: classificação 1. ORDINÁRIOS revisão do direito material (fatos jurídicos) e do direito processual 2. EXTRAORDINÁRIOS tratam

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Sentença Decisão interlocutória Despacho remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, o esclarecimento ou a integração

Leia mais

Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO

Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO 1. Introdução... 17 2. Famílias jurídicas... 18 2.1. Civil law (família romano-germânica)... 18 2.2. Common

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 19 PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS CAPÍTULO I MEIOS DE IMPUGNAÇÃO, CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E DIREITO INTERTEMPORAL... 25 1. Meios de impugnação... 25 2. Conceito de recurso...

Leia mais

Dessas características, a voluntariedade e a taxatividade tratam-se de princípios recursais. Os princípios recursais são:

Dessas características, a voluntariedade e a taxatividade tratam-se de princípios recursais. Os princípios recursais são: PRÁTICA SIMULADA IV (CÍVEL) - CCJ0048 Título SEMANA 10 Descrição RECURSOS Daniel Assumpção (2013) afirma que "o conceito de recurso deve ser construído partindo-se de cinco características essenciais a

Leia mais

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 26 RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Art. 897-A da CLT.

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Teoria Geral dos Recursos / Embargos de Declaração Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1 CONTESTAÇÃO PRELIMINARES - requerer extinção sem resolução do mérito (ver se é ação toda ou se apenas alguns pedidos...), nos termos do art.267 do CPC. É a denominada defesa processual. Art. 267. Extingue-se

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PRAZO é o interregno de tempo no qual deve-se realizar algum

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais Direito Processual Civil Dos Recursos: Disposições Gerais Conceito de Recurso O recurso é o meio do qual se valem as partes, o Ministério Público ou o terceiro prejudicado, para obter a reforma, a anulação,

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL RECURSOS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS... 4 Regra Geral dos Recursos... 5 2. APELAÇÃO...9 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO INTERNO...11 Agravo Interno...13

Leia mais

Recursos Introdução. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1

Recursos Introdução. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1 Recursos Introdução Direito Processual Civil IV Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios recursais Duplo grau de jurisdição: submissão da lide a exames sucessivos. Taxatividade: só há recursos que a lei preveja.

Leia mais

CPC/73 A

CPC/73 A Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: APELAÇÃO: Efeito suspensivo e devolutivo. Teoria da Causa madura Aula 9 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino

Leia mais

Anderson Nogueira Oliveira Doutorando em Direito pela PUC-SP Mestre em Direito - Professor Universitário - Advogado CONTESTAÇÃO

Anderson Nogueira Oliveira Doutorando em Direito pela PUC-SP Mestre em Direito - Professor Universitário - Advogado CONTESTAÇÃO 1. Previsão Legal CONTESTAÇÃO CPC -Art. 335. O réu poderá oferecer contestação, por petição, no prazo de 15 (quinze) dias, cujo termo inicial será a data: I - da audiência de conciliação ou de mediação,

Leia mais

TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC

TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST 19/04/2016 O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho aprovou,

Leia mais

RECURSOS CIVIS 11/03/2018. Existem, dessa forma, 2(dois) momentos de apreciação de um recurso:

RECURSOS CIVIS 11/03/2018. Existem, dessa forma, 2(dois) momentos de apreciação de um recurso: RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

Visite o Blog do Prof. Rogerio Neiva para acessar outros conteúdos!

Visite o Blog do Prof. Rogerio Neiva para acessar outros conteúdos! O Que Mudou no Direito do Trabalho em 2012! O presente documento reúne de forma temática todas as mudanças que ocorreram no Direito Processual do Trabalho em 2012. Estas alterações decorreram basicamente

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa...

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa... SIGLAS... 25 INTRODUÇÃO... 27 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 31 1. Introdução e conceito... 31 2. Modalidades recursais e competência legislativa... 32 3. Características...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

Prazos no processo do trabalho. No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho.

Prazos no processo do trabalho. No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho. Prazos no processo do trabalho Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro * No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho. A finalidade do processo é a prestação jurisdicional, que

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Preclusão Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Dos Prazos Processuais Artigos 218 a 275 do Código de Processo Civil 1. Regra geral Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Direito Processual Civil Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Apelação Art. 1.009: Da sentença cabe apelação. 1 o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS CONCEITO AULA 1 FUNDAMENTOS PRINCÍPIOS Princípios TEORIA GERAL - 1 Conceito Fundamento Duplo grau de jurisdição Legalidade/Taxatividade

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 17/04/2018). Intervenção de terceiro. Amicus Curiae. Amicus Curiae amigo da corte, amigo da causa, trata-se na realidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos...

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos... SUMÁRIO SIGLAS... 25 NOTA À 2ª EDIÇÃO... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito...

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito... SUMÁRIO SIGLAS... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência legislativa...

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Agravo Regimental, Agravo Interno, Agravinho Prof ª. Eliane Conde Agravo Regimental Recurso previsto no regimento interno dos tribunais. No processo

Leia mais

Questão 1 (FCC TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa)

Questão 1 (FCC TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa) CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 10 RECURSOS. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo módulo. No módulo

Leia mais

06/02/2017 AÇÃO DISTRIBUIÇÃO DESPACHO CITAÇÃO CONTESTAÇÃO

06/02/2017 AÇÃO DISTRIBUIÇÃO DESPACHO CITAÇÃO CONTESTAÇÃO Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PROCESSO AÇÃO DISTRIBUIÇÃO DESPACHO CITAÇÃO CONTESTAÇÃO

Leia mais

Formação, suspensão e extinção do processo

Formação, suspensão e extinção do processo Formação, suspensão e extinção do processo Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios norteadores da formação do processo Art. 2 o O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve

Leia mais

DOS RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO

DOS RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO DOS S NO PROCESSO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DOS S NO PROCESSO DO TRABALHO Recurso é a provocação do reexame de determinada decisão pela autoridade prolatora da decisão, objetivando a reforma ou modificação

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

Recurso de APELAÇÃO ART A 1014

Recurso de APELAÇÃO ART A 1014 Recurso de APELAÇÃO ART. 1009 A 1014 Conceito Sentença é o pronunciamento judicial que encerra a fase cognitiva do procedimento comum. APELAÇÃO => É O RECURSO QUE SE INTERPÕE DAS SENTENÇAS DOS JUIZES DE

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

O agravo de instrumento no novo CPC

O agravo de instrumento no novo CPC O agravo de instrumento no novo CPC Advogado; GILBERTO GOMES BRUSCHI Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP; Sócio efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Membro do Centro

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS Professor Leandro Antunes É o conjunto de princípios, regras e instituições destinado a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução

Leia mais

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT)

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT) RECLAMAÇÃO TRABALHISTA - Jus postulandi: possibilidade de a parte estar em juízo sem necessidade de constituir advogado (S. 425 do TST) - Competência material: relação de trabalho, greve, representação

Leia mais

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho CARLA TERESA MARTINS ROMAR Advogada trabalhista; Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prazos Processuais Prof ª. Eliane Conde Prazo processual é o período de tempo

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais?

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais? Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Conceito Condições ou pressupostos processuais? 1 Art. 17. CPC/2015 Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. Conceito Classificação: Ativa

Leia mais

Aula 91. Contestação (Parte IV): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: II - incompetência absoluta e relativa.

Aula 91. Contestação (Parte IV): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: II - incompetência absoluta e relativa. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Contestação. Defesas processuais Artigo 337, II a VII / 91 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 91 Contestação (Parte

Leia mais

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ Efeitos dos recursos Conceito- é a forma pela qual a parte pode obter o reexame de uma decisão. Efeitos: Devolutivo- é inerente a todos recurso. Suspensivo- suspende os efeitos

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Contestação e da Reconvenção Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA CONTESTAÇÃO E DA RECONVENÇÃO DA CONTESTAÇÃO Art. 335. O réu

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Petição Inicial Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal. 1 o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação

Leia mais

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RECURSO ORDINÁRIO Art. 895, CLT - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões

Leia mais

Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Prof.: Konrad

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37 SUMÁRIO 1. Introdução... 19 2. Teoria Geral dos Recursos... 37 2.1. Conceito e natureza jurídica... 37 2.2. Sistema dos meios de impugnação das decisões judiciais... 40 2.3. Classificação dos recursos...

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO)

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO) NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DA CONTESTAÇÃO) I DA CONTESTAÇÃO OS DISPOSITIVOS CLASSICOS DA CLT: O artigo 769 da CLT (SUBSIDIÁRIA), será aplicada no processo de fase conhecimento observando todas

Leia mais

REFLEXOS DO NOVO CPC NOS PROCESSOS COLETIVOS - PARTE

REFLEXOS DO NOVO CPC NOS PROCESSOS COLETIVOS - PARTE Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Processo Coletivo - 13 Professor : Fabrício Bastos Monitor : Virgilio Frederich Aula 13 REFLEXOS DO NOVO CPC NOS PROCESSOS COLETIVOS - PARTE 4. 1. Sistema de preclusão

Leia mais

07/03/2015. Direito Processual Civil II PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS RECURSOS DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO

07/03/2015. Direito Processual Civil II PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS RECURSOS DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS S DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO Pressupostos de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Antero Arantes Martins Introdução. Conceito. Conceito: Remédio voluntário e idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação,

Leia mais

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

Aula 92. Contestação (Parte V): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: VIII - conexão.

Aula 92. Contestação (Parte V): Art Incumbe ao réu, antes de discutir o mérito, alegar: VIII - conexão. Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Contestação. Defesas processuais Artigo 337, VII a X / 92 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 92 Contestação (Parte

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO MÓDULO V FASE RECURSAL. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO RECURSOS: PARTE GERAL Prof. Antero Arantes Martins Conceito. Conceito: Remédio voluntário

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 Prof ª. Eliane Conde Razões Finais (art. 850 da CLT): Terminada a instrução,

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Súmulas e OJ s Material Complementar Atualização Prof. Rogério Renzetti Súmulas e OJ s ATUALIZAÇÃO Súmula nº 124 do TST I o divisor aplicável para o cálculo das

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO TRABALHISTA O Processo do Trabalho e suas relações com o Processo Civil...

SUMÁRIO CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO TRABALHISTA O Processo do Trabalho e suas relações com o Processo Civil... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...19 CAPÍTULO I FUNÇÃO E CARREIRA DO ADVOGADO TRABALHISTA...21 1. Histórico da profissão do advogado...21 2. A Ordem dos Advogados do Brasil...23 3. O advogado e a Constituição

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

Tipos de Recurso (Art. 994)

Tipos de Recurso (Art. 994) Tipos de Recurso (Art. 994) O CPC prevê 9 tipos de recursos cíveis: Art. 994. São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo de instrumento; III - agravo interno; IV - embargos de declaração;

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios 1.1 Princípio protecionista 1.2 Princípio conciliatório

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Roteiro 2ª Aula de Direito Processual do Trabalho

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Roteiro 2ª Aula de Direito Processual do Trabalho 2ª PARTE 8. EFEITOS DOS RECURSOS TRABALHISTAS 8.1. Efeito Devolutivo Uma das grandes peculiaridades dos recursos trabalhistas é que eles são dotados, em regra, apenas do efeito devolutivo, permitida a

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 15 dias, nos termos do art , parágrafo quinto do Novo Código de Processo Civil.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 15 dias, nos termos do art , parágrafo quinto do Novo Código de Processo Civil. 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Recurso de Apelação: a) Prazo: 15 dias, nos termos do art. 1.003, parágrafo quinto do Novo Código

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Teoria Geral dos Recursos: a) Conceito de Recursos: Prerrogativa da parte de buscar do judiciário o reexame

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

!!! Unidade!I!!Teoria!Geral!dos!Recursos.!(12h)!!!

!!! Unidade!I!!Teoria!Geral!dos!Recursos.!(12h)!!! UnidadeI TeoriaGeraldosRecursos.(12h) 1. ConceituaçãoDosRecursos Segundo( Barbosa( Moreira:( Remédio( voluntário( e( idônea( a( ensejar,( dentro( do( mesmo(processo,(a(reforma,(a(invalidação,(o(esclarecimento(ou(a(integração(de(

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n TST-RR , em que é Recorrente. e Recorrida.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n TST-RR , em que é Recorrente. e Recorrida. A C Ó R D Ã O (4ª Turma) GMFEO/JSC/csn RECURSO DE REVISTA. ACÓRDÃO REGIONAL PUBLICADO NA VIGÊNCIA DA LEI 13.015/2014. NULIDADE PROCESSUAL. NOTIFICAÇÃO DA SENTENÇA. INTIMAÇÃO EM NOME DE ADVOGADO DIVERSO

Leia mais