RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES"

Transcrição

1 RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

2 CONCEITO DE RECURSO Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro possui de, na mesma relação processual, e atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida na decisão recorrida a reexame, pelo mesmo órgão prolator, ou por órgão distinto e hierarquicamente superior, com o objetivo de anulá-la, ou de reformála, total ou parcialmente (Manoel Antonio Teixeira Filho).

3 Recurso, como espécie de remédio processual, é um direito assegurado por lei para que a(s) parte(s), o terceiro juridicamente interessado ou o Ministério Público possam provocar o reexame da decisão proferida na mesma relação jurídica processual, retardando, assim, a formação da coisa julgada (Carlos Henrique Bezerra Leite)

4 NATUREZA JURÍDICA DOS RECURSOS 1 ª CORRENTE: AÇÃO AUTÔNOMA DE IMPUGNAÇÃO DE NATUREZA CONSTITUTIVA 2 ª CORRENTE: PROLONGAMENTO DO DIREITO DE AÇÃO

5 CLASSIFICAÇÃO 1 QUANTO À EXTENSÃO: 1.1 TOTAL 1.2 PARCIAL

6 2 QUANTO AO CONTEÚDO 2.1 ORDINÁRIOS OU COMUNS 2.2 EXTRAORDINÁRIOS OU ESPECIAIS 3 QUANTO À FUNDAMENTAÇÃO 3.1 LIVRE 3.2 VINCULADA 4 QUANTO À FORMA DE RECORRER 4.1 PRINCIPAL ADESIVO

7 PRINCÍPIOS RECURSAIS 1 DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO; 2 IRRECORRIBILIDADE IMEDIATA DAS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS;

8 3 PRINCÍPIO DA UNIRRECORRIBILIDADE UNIRRECORRIBILIDADE. O sistema processual brasileiro consagrou o princípio da unirrecorribilidade, segundo o qual cada decisão apenas pode ser impugnada por meio de um único recurso. Em outras palavras, isto significa dizer que, em face da mesma decisão, sentença ou acórdão, não se admite a interposição simultânea de mais de um recurso. Recurso não conhecido Número do documento: Tipo de processo:recurso Ordinário Data de publicação: Órgão julgador: Quinta Turma Relator: Roberto Norris

9 4 PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE; 5 PRINCÍPIO DA VOLUNTARIEDADE.

10 6 PRINCÍPIO DA DIALETICIDADE OU DISCURSIVIDADE ARTIGO 899 da CLT: Ideia de que o recurso deve ser interposto por simples petição. O recurso deve expor os motivos pelos quais o recorrente não se conforma com a decisão.

11 Artigo 899 da CLT Os recursos serão interpostos por simples petição e terão efeito meramente devolutivo, salvo as exceções previstas neste Título, permitida a execução provisória até a penhora.

12 Súmula nº 422 do TST RECURSO. FUNDAMENTO AUSENTE OU DEFICIENTE. NÃO CONHECIMENTO (redação alterada, com inserção dos itens I, II e III) - Res. 199/2015, DEJT divulgado em 24, 25 e Com errata publicado no DEJT divulgado em I Não se conhece de recurso para o Tribunal Superior do Trabalho se as razões do recorrente não impugnam os fundamentos da decisão recorrida, nos termos em que proferida. II O entendimento referido no item anterior não se aplica em relação à motivação secundária e impertinente, consubstanciada em despacho de admissibilidade de recurso ou em decisão monocrática. III Inaplicável a exigência do item I relativamente ao recurso ordinário da competência de Tribunal Regional do Trabalho, exceto em caso de recurso cuja motivação é inteiramente dissociada dos fundamentos da sentença.

13 EFEITOS RECURSAIS 1 DEVOLUTIVO; 2 SUSPENSIVO; 3 REGRESSIVO;

14 4 TRANSLATIVO; 5 SUBSTITUTIVO; 6 DIFERIDO;

15 REQUISITOS INTRÍNSECOS DIZEM RESPEITO AOS ATRIBUTOS DO RECORRENTE, E SÃO ELES: 1 LEGITIMIDADE; 2 CAPACIDADE; 3 INTERESSE.

16 REQUISITOS EXTRÍNSECOS 1 RECORRIBILIDADE DO ATO; 2 ADEQUAÇÃO; 3 - A REGULARIDADE DE REPRESENTAÇÃO; 4 TEMPESTIVIDADE; 5 PREPARO.

17 Art Os empregados e os empregadores poderão reclamar pessoalmente perante a Justiça do Trabalho e acompanhar as suas reclamações até o final. (...) 3o A constituição de procurador com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada, mediante simples registro em ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado, com anuência da parte representada.

18 Súmula nº 383 do TST RECURSO. MANDATO. IRREGULARIDADE DE REPRESENTAÇÃO. CPC DE 2015, ARTS. 104 E 76, 2º (nova redação em decorrência do CPC de 2015) - Res. 210/2016, DEJT divulgado em e 01 e I É inadmissível recurso firmado por advogado sem procuração juntada aos autos até o momento da sua interposição, salvo mandato tácito. Em caráter excepcional (art. 104 do CPC de 2015), admite-se que o advogado, independentemente de intimação, exiba a procuração no prazo de 5 (cinco) dias após a interposição do recurso, prorrogável por igual período mediante despacho do juiz. Caso não a exiba, considera-se ineficaz o ato praticado e não se conhece do recurso. II Verificada a irregularidade de representação da parte em fase recursal, em procuração ou substabelecimento já constante dos autos, o relator ou o órgão competente para julgamento do recurso designará prazo de 5 (cinco) dias para que seja sanado o vício. Descumprida a determinação, o relator não conhecerá do recurso, se a providência couber ao recorrente, ou determinará o desentranhamento das contrarrazões, se a providência couber ao recorrido (art. 76, 2º, do CPC de 2015).

19 TEMPESTIVIDADE LEI 5.584/70: Art 6º Será de 8 (oito) dias o prazo para interpor e contra-arrazoar qualquer recurso (CLT, art. 893).

20 RECURSO ORDINÁRIO * PRAZO: 8 DIAS; * BASE LEGAL: ARTIGO 895 DA CLT; * PREPARO: SIM

21 Art Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias; e II - das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos.

22 EM SEDE DE PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO Art Cabe recurso ordinário para a instância superior: 1º - Nas reclamações sujeitas ao procedimento sumaríssimo, o recurso ordinário: Incluído pela Lei nº 9.957, de ) I - (VETADO). Incluído pela Lei nº 9.957, de )

23 II - será imediatamente distribuído, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liberá-lo no prazo máximo de dez dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma colocá-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor; Incluído pela Lei nº 9.957, de ) III - terá parecer oral do representante do Ministério Público presente à sessão de julgamento, se este entender necessário o parecer, com registro na certidão; Incluído pela Lei nº 9.957, de ) IV - terá acórdão consistente unicamente na certidão de julgamento, com a indicação suficiente do processo e parte dispositiva, e das razões de decidir do voto prevalente. Se a sentença for confirmada pelos próprios fundamentos, a certidão de julgamento, registrando tal circunstância, servirá de acórdão.

24 CPC - Art O juiz não resolverá o mérito quando: (...) 7 o Interposta a apelação em qualquer dos casos de que tratam os incisos deste artigo, o juiz terá 5 (cinco) dias para retratar-se.

25 AGRAVO DE INSTRUMENTO * PRAZO: 8 DIAS * BASE LEGAL: ARTIGO 897, A DA CLT PREPARO: ART. 899, 7º, CLT

26 Art Os recursos serão interpostos por simples petição e terão efeito meramente devolutivo, salvo as exceções previstas neste Título, permitida a execução provisória até a penhora. (...) 8o Quando o agravo de instrumento tem a finalidade de destrancar recurso de revista que se insurge contra decisão que contraria a jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho, consubstanciada nas suas súmulas ou em orientação jurisprudencial, não haverá obrigatoriedade de se efetuar o depósito referido no 7o deste artigo.

27 AGRAVO DE PETIÇÃO PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

28 PREVISÃO NA CLT Art Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: a) de petição, das decisões do Juiz ou Presidente, nas execuções;

29 CABIMENTO; INTERPOSIÇÃO; HIPÓTESES; QUE TIPO DE DECISÃO ADMITE AGRAVO DE PETIÇÃO?

30 3 (TRÊS) CORRENTES DOUTRINÁRIAS INTERPRETAM O TERMO DECISÃO 1 SOMENTE DAS SENTENÇAS - RESTRITIVA; (WAGNER GIGLIO) 2 QUALQUER DECISÃO, INCLUSIVE AS INTERLOCUTÓRIAS AMPLIATIVA; (AMAURI MASCARO NASCIMENTO) 3 SENTENÇAS, MAS EM ALGUNS CASOS EXCEPCIONAIS, AS DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS. (JOSÉ AUGUSTO RODRIGUES PINTO)

31 PREPARO NO AGRAVO DE PETIÇÃO; CUSTAS; DEPÓSITO RECURSAL;

32 Art. 789-A. No processo de execução são devidas custas, sempre de responsabilidade do executado e pagas ao final, de conformidade com a seguinte tabela: (...) IV agravo de petição: R$ 44,26 (quarenta e quatro reais e vinte e seis centavos); (...)

33 Súmula nº 128 do TST DEPÓSITO RECURSAL (incorporadas as Orientações Jurisprudenciais nºs 139, 189 e 190 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e (...) II - Garantido o juízo, na fase executória, a exigência de depósito para recorrer de qualquer decisão viola os incisos II e LV do art. 5º da CF/1988. Havendo, porém, elevação do valor do débito, exige-se a complementação da garantia do juízo. (ex-oj nº 189 da SBDI-1 - inserida em ) (...)

34 DELIMITAÇÃO DA MATÉRIA 1º - O agravo de petição só será recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matérias e os valores impugnados, permitida a execução imediata da parte remanescente até o final, nos próprios autos ou por carta de sentença.

35 Súmula nº 416 do TST MANDADO DE SEGURANÇA. EXECUÇÃO. LEI Nº 8.432/1992. ART. 897, 1º, DA CLT. CABIMENTO (conversão da Orientação Jurisprudencial nº 55 da SBDI-2) - Res. 137/2005, DJ 22, 23 e Devendo o agravo de petição delimitar justificadamente a matéria e os valores objeto de discordância, não fere direito líquido e certo o prosseguimento da execução quanto aos tópicos e valores não especificados no agravo. (ex-oj nº 55 da SBDI-2 - inserida em )

36 EFEITO DO RECURSO Art Os recursos serão interpostos por simples petição e terão efeito meramente devolutivo, salvo as exceções previstas neste Título, permitida a execução provisória até a penhora. (...)

37 Súmula nº 414 do TST MANDADO DE SEGURANÇA. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (OU LIMINAR) CONCEDIDA ANTES OU NA SENTENÇA (conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 50, 51, 58, 86 e 139 da SBDI-2) - Res. 137/2005, DJ 22, 23 e I - A antecipação da tutela concedida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser impugnável mediante recurso ordinário. A ação cautelar é o meio próprio para se obter efeito suspensivo a recurso. (ex-oj nº 51 da SBDI-2 - inserida em ) (...)

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO)

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO) Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 20 RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE Art. 893 da CLT: trata

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RECURSO ORDINÁRIO Art. 895, CLT - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Juízos de Admissibilidade Juízo a quo prolator Juízo ad quem - competente para julgar o recurso Juizo de admissibilidade

Leia mais

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES REQUISITOS DOS RECURSOS REQUISITOS INTRÍNSECOS OU SUBJETIVOS; REQUISITOS EXTRÍNSECOS OU OBJETIVOS. REQUISITOS INTRÍNSECOS DIZEM RESPEITO AOS ATRIBUTOS DO RECORRENTE,

Leia mais

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES REQUISITOS DOS RECURSOS REQUISITOS INTRÍNSECOS OU SUBJETIVOS; REQUISITOS EXTRÍNSECOS OU OBJETIVOS. REQUISITOS INTRÍNSECOS DIZEM RESPEITO AOS ATRIBUTOS DO RECORRENTE,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde NCPC, art. 76, 2 : descumprida a determinac a o, caso o processo esteja em grau de recurso perante o tribunal, o

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Recurso Ordinário / Contrarrazões / Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ Efeitos dos recursos Conceito- é a forma pela qual a parte pode obter o reexame de uma decisão. Efeitos: Devolutivo- é inerente a todos recurso. Suspensivo- suspende os efeitos

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 19 PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS CAPÍTULO I MEIOS DE IMPUGNAÇÃO, CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E DIREITO INTERTEMPORAL... 25 1. Meios de impugnação... 25 2. Conceito de recurso...

Leia mais

Teoria Geral dos Recursos 2ª Parte

Teoria Geral dos Recursos 2ª Parte Teoria Geral dos Recursos 2ª Parte Olá pessoal! A prova do TRT/ES está próxima então vamos dar continuidade a nossa aula de recursos no processo do trabalho. Hoje a nossa aula será sobre recursos em espécie

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS Professor Leandro Antunes É o conjunto de princípios, regras e instituições destinado a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Teoria Geral dos Recursos / Embargos de Declaração Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1.1. Breves notas sobre a atual estrutura da Justiça do Trabalho uma visão panorâmica e estratégica. 1.2. Distinções conceituais. Fundamentos 1.3. Princípios

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Agravo Regimental, Agravo Interno, Agravinho Prof ª. Eliane Conde Agravo Regimental Recurso previsto no regimento interno dos tribunais. No processo

Leia mais

Aula 09. 1) Recorribilidade do ato

Aula 09. 1) Recorribilidade do ato Turma e Ano: Direito Processual do Trabalho (2015/2016) Matéria / Aula: Direito Processual do Trabalho (Aula 09) Professor: Leandro Antunes Monitor: Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 09 Recursos Trata-se

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO ARTIGO 895, I, CLT

RECURSO ORDINÁRIO ARTIGO 895, I, CLT RECURSO ORDINÁRIO ARTIGO 895, I, CLT Art. 895. Cabe recurso ordinário para a instância superior: I das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias;... RECURSO ORDINÁRIO

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

PROCESSO Nº TST-AgR-E-AIRR A C Ó R D Ã O (SDI-1) GMHCS/gam

PROCESSO Nº TST-AgR-E-AIRR A C Ó R D Ã O (SDI-1) GMHCS/gam A C Ó R D Ã O (SDI-1) GMHCS/gam AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO DE EMBARGOS EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. DECISÃO DENEGATÓRIA DO PRESIDENTE DE TURMA POR ÓBICE DA SÚMULA 353 DO TST. AUSÊNCIA

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios 1.1 Princípio protecionista 1.2 Princípio conciliatório

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa...

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa... SIGLAS... 25 INTRODUÇÃO... 27 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 31 1. Introdução e conceito... 31 2. Modalidades recursais e competência legislativa... 32 3. Características...

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Petição Inicial Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal. 1 o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança Prof ª. Eliane Conde Mandado de Segurança Fundamento legal: art. 5º, LXIX e LXX, da CF e Lei nº 12.016/09 conceder-se-á

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos. Aula 4 = Embargos de declaração. Recurso ordinário. Recurso adesivo. Estrutura e processamento

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos. Aula 4 = Embargos de declaração. Recurso ordinário. Recurso adesivo. Estrutura e processamento RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Aula 4 = Embargos de declaração. Recurso ordinário. Recurso adesivo. Estrutura e processamento EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Lei 13.105/2014 Art. 897-A - Caberão embargos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde EMBARGOS NO TST embargos infringentes embargos de divergência 1) Embargos infringentes (CLT, art. 894, I, a c/c art. 2 º,

Leia mais

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB Teoria Geral dos Recurso / Embargos de Declaração / Recurso Ordinário Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante

Leia mais

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 26 RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Art. 897-A da CLT.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Antero Arantes Martins Introdução. Conceito. Conceito: Remédio voluntário e idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos...

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos... SUMÁRIO SIGLAS... 25 NOTA À 2ª EDIÇÃO... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência

Leia mais

RECURSOS CIVIS 11/03/2018. Existem, dessa forma, 2(dois) momentos de apreciação de um recurso:

RECURSOS CIVIS 11/03/2018. Existem, dessa forma, 2(dois) momentos de apreciação de um recurso: RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista Prof ª. Eliane Conde RECURSO DE REVISTA Previsto no Artigo 896 da CLT, o qual sofreu alterações com a Lei 13.467 de 2017,

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito...

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito... SUMÁRIO SIGLAS... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência legislativa...

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos. Aula 5 = *

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos. Aula 5 = * RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Aula 5 = * Recurso ordinário : previsão CLT Cabimento = Art. 895 da CLT Art. 895 - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões definitivas

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

DOS RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO

DOS RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO DOS S NO PROCESSO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DOS S NO PROCESSO DO TRABALHO Recurso é a provocação do reexame de determinada decisão pela autoridade prolatora da decisão, objetivando a reforma ou modificação

Leia mais

Teoria Geral dos Recursos

Teoria Geral dos Recursos Componente Curricular: Direito Processual Civil II Professor: Rodrigo Reül 1) Recurso - Conceito: é uma espécie de remédio processual que a lei coloca à disposição das partes para impugnação das decisões

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 SÚMULAS E OJS DO TST ANOTADAS EM QUESTÕES ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO HENRIQUE CORREIA Procurador do Trabalho Professor de Direito do Trabalho do

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 SÚMULAS, OJS E INFORMATIVOS DO TST ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO HENRIQUE CORREIA Procurador do Trabalho Professor de Direito do Trabalho do CERS

Leia mais

Recurso ordinário. Art Cabe recurso ordinário para a instância superior:

Recurso ordinário. Art Cabe recurso ordinário para a instância superior: Recurso ordinário Cabimento = Art. 895 da CLT Art. 895 - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias; e

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS CONCEITO AULA 1 FUNDAMENTOS PRINCÍPIOS Princípios TEORIA GERAL - 1 Conceito Fundamento Duplo grau de jurisdição Legalidade/Taxatividade

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 11/11)

NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO. - Direito Individual do Trabalho - (aula 11/11) NIVELAMENTO PARA PÓS GRADUAÇÃO - Direito Individual do Trabalho - (aula 11/11) CUSTÓDIO NOGUEIRA Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil; Sócio da Tardem e Nogueira Assessoria

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO DE REVISTA

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO DE REVISTA FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO DE REVISTA ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

Recurso de Revista. Prof. Gáudio Ribeiro de Paula

Recurso de Revista. Prof. Gáudio Ribeiro de Paula Recurso de Revista Prof. Gáudio Ribeiro de Paula Sumário Aspectos Gerais Divergência Jurisprudencial Violação à Lei Federal ou à Constituição Contrariedade à Súmula, OJ ou precedente do TST ou Súmula Vinculante

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário RECURSO ORDINÁRIO Conceito: Os recursos ordinários são os recursos cabíveis para impugnar decisões havidas nos casos previstos no art. 1.027 do CPC. Apesar de serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Alteração da Lei 13.015/2014 RECURSOS: classificação 1. ORDINÁRIOS revisão do direito material (fatos jurídicos) e do direito processual 2. EXTRAORDINÁRIOS tratam

Leia mais

Visite o Blog do Prof. Rogerio Neiva para acessar outros conteúdos!

Visite o Blog do Prof. Rogerio Neiva para acessar outros conteúdos! O Que Mudou no Direito do Trabalho em 2012! O presente documento reúne de forma temática todas as mudanças que ocorreram no Direito Processual do Trabalho em 2012. Estas alterações decorreram basicamente

Leia mais

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho CARLA TERESA MARTINS ROMAR Advogada trabalhista; Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO

RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO Curso de RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO Turma 5 LOCAL: Pelotas - RS PÚBLICO-ALVO: SERVIDORES LOTADOS NAS VARAS DO TRABALHO DE: Arroio Grande, Bagé, Camaquã, Cachoeira do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa

Leia mais

Recursos Introdução. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1

Recursos Introdução. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1 Recursos Introdução Direito Processual Civil IV Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios recursais Duplo grau de jurisdição: submissão da lide a exames sucessivos. Taxatividade: só há recursos que a lei preveja.

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Direito Processual Civil Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Apelação Art. 1.009: Da sentença cabe apelação. 1 o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar

Leia mais

Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Prof.: Konrad

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos Prof. Custódio Nogueira

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos Prof. Custódio Nogueira TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos Prof. Custódio Nogueira TEORIA GERAL DOS RECURSOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE Pressupostos de admissibilidade: definição Os pressupostos de admissibilidade

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

Boletim Trabalhista JULHO/2016

Boletim Trabalhista JULHO/2016 Prezados, O Boletim Trabalhista foi elaborado com o objetivo de levar ao conhecimento de clientes e demais interessados o entendimento dos Tribunais acerca de relevantes questões trabalhistas. Nesta edição,

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: TEXTO FINAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 63, DE 2013 (Nº 2.214, DE 2011, NA CASA DE ORIGEM) Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para

Leia mais

TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC

TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST 19/04/2016 O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho aprovou,

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde PRINCÍPIOS GERAIS E SINGULARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO Princípios são proposições genéricas, abstratas, que

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Fundamentos e Evolução Fase de institucionalização Fase de constitucionalização Fase de incorporação Fase atual reforma trabalhista Autotutela Autocomposição - Heterocomposição

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2016 NOVO CPC E PROCESSO DO TRABALHO Gustavo Filipe Barbosa Garcia havendo retratação,

Leia mais

RECURSOS EM ESPÉCIE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RECURSOS EM ESPÉCIE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO RECURSOS EM ESPÉCIE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Pode ser interposto para o próprio juízo recorrido, no prazo de cinco dias, quando houver na sentença ou no acórdão omissão, obscuridade ou contradição (artigo

Leia mais

A Nova Reforma do CPC. Comentários à Lei n , de e à Lei n , de Freitas Bastos Editora

A Nova Reforma do CPC. Comentários à Lei n , de e à Lei n , de Freitas Bastos Editora CELSO MARCELO DE OLIVEIRA Membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial, do Instituto Brasileiro de Direito Bancário, do Instituto Brasileiro de Direito Societário, do Instituto Brasileiro de Política

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 8 (09.04.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Recursos e embargos de declaração Mandado de segurança, habeas corpus

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças.

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças. Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 APELAÇÃO NOÇÃO Recurso cabível contra as sentenças. Art. 162, 1o, CPC atual:

Leia mais

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Sentença Decisão interlocutória Despacho remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, o esclarecimento ou a integração

Leia mais

Curso Exame de Ordem OAB 1

Curso Exame de Ordem OAB 1 Disciplina de Direito Processual do Trabalho RECURSOS TRABALHISTAS PRESSUPOSTOS EXTRÍNSECOS OU OBJETIVOS a) Adequação Também chamada de cabimento ou previsão legal. O remédio processual escolhido pela

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37 SUMÁRIO 1. Introdução... 19 2. Teoria Geral dos Recursos... 37 2.1. Conceito e natureza jurídica... 37 2.2. Sistema dos meios de impugnação das decisões judiciais... 40 2.3. Classificação dos recursos...

Leia mais

**no efeito devolutivo do ED quem analisará novamente é o próprio juiz que proferiu a sentença.

**no efeito devolutivo do ED quem analisará novamente é o próprio juiz que proferiu a sentença. PROC. TRABALHO DO PROC. DO TRABALHO PONTO 1: TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS PONTO 2: PRINCÍPIOS PONTO 3: PRESSUPOSTOS RECURSAIS TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS RT VARA SENTENÇA EMBARGO DE

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS

SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS CAPÍTULO I MEIOS DE IMPUGNAÇÃO, CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E DIREITO INTERTEMPORAL... 33 1. Meios de impugnação... 33 2. Conceito de recurso... 33 3. Classificação...

Leia mais

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) -

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) - Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Momento do requerimento da antecipação de tutela; Decisão na antecipação de

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Roteiro 2ª Aula de Direito Processual do Trabalho

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Roteiro 2ª Aula de Direito Processual do Trabalho 2ª PARTE 8. EFEITOS DOS RECURSOS TRABALHISTAS 8.1. Efeito Devolutivo Uma das grandes peculiaridades dos recursos trabalhistas é que eles são dotados, em regra, apenas do efeito devolutivo, permitida a

Leia mais

I) Resolução 171 do TST - Cancela a OJ 293 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais e dá nova redação à Súmula 353 do TST.

I) Resolução 171 do TST - Cancela a OJ 293 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais e dá nova redação à Súmula 353 do TST. I) Resolução 171 do TST - Cancela a OJ 293 da Subseção I Especializada em Dissídios Individuais e dá nova redação à Súmula 353 do TST. 353. EMBARGOS. AGRAVO. CABIMENTO (incorporada a Orientação Jurisprudencial

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais