TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos"

Transcrição

1 TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos

2 TEORIA GERAL DOS RECURSOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE

3 Pressupostos de admissibilidade: definição Os pressupostos de admissibilidade são condições para que o recurso seja decidido pelo mérito; O mérito do recurso não é somente a parte referente aos capítulos correspondentes aos pedidos: horas extras, adicional de função, vínculo de emprego, etc; Abrange também as preliminares!!! Então o mérito do recurso é tanto as preliminares (litispendência, coisa julgada, incompetência material; ilegitimidade de parte) como o mérito propriamente dito (horas extras, adicional de função, vínculo de emprego, etc); Então, primeiro o recorrente deve cumprir CERTAS condições, para que então o TRIBUNAL decida seu recurso;

4 Pressupostos de admissibilidade: definição A análise da admissão dos recursos possui dois MOMENTOS: (1) O do juiz que proferiu a decisão (sentença, acórdão) (2) A do órgão julgador (TRT, TST) que vai julgar o recurso O primeiro momento é um juízo de admissibilidade PROVISÓRIO: nelo o próprio juiz que proferiu a DECISÃO pode TRANCAR o recurso; E daí cabe o AGRAVO DE INSTRUMENTO No SEGUNDO MOMENTO a DECISÃO sobre a ADMISSIBILIDADE é DEFINITIVA A disposição no sentido de que os recursos serão processados independentemente de juízo de admissibilidade na origem não se aplica à Justiça do Trabalho

5 PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS Extrínsecos = objetivos Intrínsecos = subjetivos tempestividade; preparo; cabimento; regularidade formal; sucumbência; legitimidade;

6 TEMPESTIVIDADE PRAZO prazo de interposição : 8 dias para todos os recursos, salvo ED, que tem prazo de 5 dias; Fundamento 8 dias art. 6º da Lei 5.584/70. O art. 897-A da CLT trata de modo específico dos eembargos de declaração = 5 dias. Há o recurso de embargos para o TST (art. 894 da CLT, com prazo de 8 dias). Recurso extraordinário não é exceção a este prazo (15 dias) porque não é recurso trabalhista. Envio eletrônico (EDOC) término do prazo = tempestivo aquele enviado até 24hs do seu último dia (art. 3º, parágrafo único da Lei n /2006 que trata da informatização do processo judicial)

7 TEMPESTIVIDADE PRAZO contagem Ex.: via postal Início: dia imediato à intimação (Súmula 262, item I) recesso forense: suspende o prazo = S. 262, item II) Exclui-se o dia do começo; inclui-se o do vencimento (art. 775 da CLT) Prazo judicial. Notificação ou intimação em sábado. Recesso forense. I - Intimada ou notificada a parte no sábado, o início do prazo se dará no primeiro dia útil imediato e a contagem, no subseqüente.

8 TEMPESTIVIDADE contagem Início do prazo em intimação eletrônica = PJE Art. 231 CPC. Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo: (...) V- o dia útil seguinte à consulta ao teor da citação ou da intimação ou ao término do prazo para que a consulta se dê, quando a citação ou intimação for eletrônica

9 TEMPESTIVIDADE contagem Suspensão : recesso forense (art. 220 CPC; 20/12 a 20/01) semana conciliação (art. 221, púnico CPC) Interrupção: interposição de embargos de declaração; Impedimento contagem: feriado local Súmula 385 do TST Súmula 262, item II - O recesso forense e as férias coletivas dos Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (art. 177, 1º, do RITST) suspendem os prazos recursais. (ex-oj nº Inserida em )

10 TEMPESTIVIDADE: interrupção do PRAZO Embargos = SOLUÇÃO Art. 897-A, 3º acolhidos rejeitados Não conhecidos: Tb: interposto por outra empresa/sem mandato Art. 897-A, 3º CLT 3º Os embargos de declaração interrompem o prazo para interposição de outros recursos, por qualquer das partes, salvo quando intempestivos, irregular a representação da parte ou ausente a sua assinatura. (Parágrafo inserido pela Lei nº / DOU 22/07/2014)

11 SUSPENSÃO PRAZOS NA SEMANA DE CONCILIAÇÃO Art. 221, parágrafo único CPC (...) Parágrafo único. Suspendem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos

12 Súmula 385 do TST Feriado local. Ausência de expediente forense. Prazo recursal. Prorrogação. Comprovação. Necessidade. Ato administrativo do juízo a quo. (Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 161 da SDI-1 - Res. 129/2005, DJ Redação alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em pela Res. nº 185/2012, DeJT ) I Incumbe à parte o ônus de provar, quando da interposição do recurso, a existência de feriado local que autorize a prorrogação do prazo recursal. II Na hipótese de feriado forense, incumbirá à autoridade que proferir a decisão de admissibilidade certificar o expediente nos autos. III Na hipótese do inciso II, admite-se a reconsideração da análise da tempestividade do recurso, mediante prova documental superveniente, em Agravo Regimental, Agravo de Instrumento ou Embargos de Declaração.

13 Já havia a Súmula antes da previsão do NCPC, no art , 6º Art O prazo para interposição de recurso conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. (...) 6º. O recorrente comprovará a ocorrência de feriado local no ato de interposição do recurso.

14 TEMPESTIVIDADE: prazo em DOBRO ENTE ESTATAL PRAZO Em dobro: U/E/M autarquias e fundações de direito público: art. 1º, inciso III do DL 779/69/Art. 790-A da CLT/ MPT: tem intimação pessoal/ tem prazo em dobro = art. 180 do cpc, art. 85, II do RI : tanto como parte, quanto como fiscal da lei Listisconsorte: no art. 229 do CPC, previsão do prazo em dobro. CLT, omissa. OJ 310 do TST (novaredação OJ 310. Litisconsortes. Procuradores distintos. Prazo em dobro. Art. 229, caput e 1º e 2º, do CPC de Art. 191 do CPC de Inaplicável ao processo do trabalho. (DJ ) (Atualizada pela Res. nº 208/ DeJT 22/04/2016) Inaplicável ao processo do trabalho a norma contida no art. 229, caput e 1º e 2º, do CPC de 2015 (art. 191 do CPC de 1973), em razão de incompatibilidade com a celeridade que lhe é inerente.

15 Prazo para interposição do recurso de decisão proferida antes da CITAÇÃO (art. 1003, 2º do CPC) que remete ao art. 231, inciso I do CPC = norma de contagem do CPC Art Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo: I - a data de juntada aos autos do aviso de recebimento, quando a citação ou a intimação for pelo correio; II - a data de juntada aos autos do mandado cumprido, quando a citação ou a intimação for por oficial de justiça; III - a data de ocorrência da citação ou da intimação, quando ela se der por ato do escrivão ou do chefe de secretaria; IV - o dia útil seguinte ao fim da dilação assinada pelo juiz, quando a citação ou a intimação for por edital; V - o dia útil seguinte à consulta ao teor da citação ou da intimação ou ao término do prazo para que a consulta se dê, quando a citação ou a intimação for eletrônica; VI - a data de juntada do comunicado de que trata o art. 232 ou, não havendo esse, a data de juntada da carta aos autos de origem devidamente cumprida, quando a citação ou a intimação se realizar em cumprimento de carta; VII - a data de publicação, quando a intimação se der pelo Diário da Justiça impresso ou eletrônico; VIII - o dia da carga, quando a intimação se der por meio da retirada dos autos, em carga, do cartório ou da secretaria. (...)

16 TEMPESTIVIDADE Preclusão ante tempus: * A Súmula 434 do TST criou a preclusão ante tempus baseada no art. 506 do antigo CPC; Há uma nova norma no CPC (art. 218, 4º) que tornou incompatível o texto da Súmula; A Súmula foi cancelada em Art º. Será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo.

17 Súmula 434 do TST (CANCELADA : ART. 218, 4º) Recurso. Interposição antes da publicação do acórdão impugnado extemporaneidade. (Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 357 da SBDI-1 e inserção do item II à redação) (Res. 177/ DeJT 13/02/ Cancelada pela Resolução nº 198/2015, DeJT Republicada no DeJT de em razão de erro material) I) É extemporâneo recurso interposto antes de publicado o acórdão impugnado. (ex-oj nº 357 da SBDI-1 inserida em ) II) A interrupção do prazo recursal em razão da interposição de embargos de declaração pela parte adversa não acarreta qualquer prejuízo àquele que apresentou seu recurso tempestivamente.

18 PRESSUPOSTO DE ADMISSIBILIDADE = PREPARO O preparo consiste no depósito em guias apropriadas de valor correspondente a DEPÓSITO RECURSAL + CUSTAS PROCESSUAIS, salvo se a parte for beneficiária da JUSTIÇA GRATUITA (isenção de custas) O preparo possui natureza jurídica de GARANTIA DA EXECUÇÃO: tanto que após o trânsito em julgado, antes da liquidação, o levantamento do DEPÓSITO RECURSAL deve ser ordenado a favor da parte vencedora. Art. 899, 1º da CLT 1º - Sendo a condenação de valor até 10 (dez) vezes o valor-dereferência regional, nos dissídios individuais, só será admitido o recurso, inclusive o extraordinário, mediante prévio depósito da respectiva importância. Transitada em julgado a decisão recorrida, ordenar-se-á o levantamento imediato da importância do depósito, em favor da parte vencedora, por simples despacho do juiz.

19 PREPARO: PRAZO e PREVISÕES NA CLT Há disposições legais diferentes regulando o prazo de recolhimento de CUSTAS PROCESSUAIS e de DEPÓSITO RECURSAL na CLT DEPÓSITO RECURSAL= Art º a 8º da CLT (já visto) CUSTAS PROCESSUAIS= Art. 789, 1º Art. 789, 1º da CLT - As custas serão pagas pelo vencido, após o trânsito em julgado da decisão. No caso de recurso, as custas serão pagas e comprovado o recolhimento dentro do prazo recursal.

20 PREPARO = prazo e multa processual CUSTAS = Antes de 2002, o art. 789, 4º dizia que as custas deveriam ser pagas até 5 dias após o prazo do recurso. Não confundir!!; Multa por embargos protelatórios (art. 1026, 2º e 3º NCPC = 2% do valor da causa) e protelação reiterada (10% = pressuposto de admissibilidade recursal) No caso de o recorrente ser beneficiário de JUSTIÇA GRATUITA, mesmo a multa por embargos protelatórios, recolherá a multa a final (art. 1026, 3º do CPC DEPÓSITO RECURSAL = Súmula Depósito recursal. Prazo (Res. 15/1985, DJ ) O depósito recursal deve ser feito e comprovado no prazo alusivo ao recurso. A interposição antecipada deste não prejudica a dilação legal. A Lei é clara = com a interposição. E a Súmula

21 DEPÓSITO: pressuposto objetivo de admissibilidade do RO, AGI, RR Previsão: art. 899, 1º. 4º e 5º, para sentenças condenatórias. Se a sentença for meramente declaratória ou constitutiva/desconstitutiva, não precisa. Ex.: desconstituição de supensão/ declaração pura de vínculo Depósito na conta do FGTS: GFIP/SEFIP (IN 26 do TST) = Súmula 426 do TST Limite: previsão =Art. 899, 6º. Valores= ATO SEGJUD.GP Nº *, que é emitido anualmente (normalmente em julho) pelo Presidente do TST, e deve ser conferido no sítio do TRT ;

22 Depósito recursal. Utilização da guia GFIP. Obrigatoriedade. (Res. 174/ DeJT 27/05/2011) Nos dissídios individuais o depósito recursal será efetivado mediante a utilização da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social GFIP, nos termos dos 4º e 5º do art. 899 da CLT, admitido o depósito judicial, realizado na sede do juízo e à disposição deste, na hipótese de relação de trabalho não submetida ao regime do FGTS. Regulamentação sobre GUIA recolhimento = IN 20 e 26 do TST IN 20 TST dispõe sobre recolhimento de custas/emolumentos É ônus da parte zelar pela exatidão do recolhimento de custas (depósito recursal), bem como requerer a juntada aos autos dos respectivos comprovantes (IN 20, III) IN 26 do TST dispõe sobre a guia de depósito recursal Realizada em GFIP; Súmula 426 TST

23 PREPARO Prazo: depósito recursal, no prazo alusivo ao recurso (art. 899, 1º CLT). Súmula 245 do TST Prazo custas processuais: dentro do prazo recursal (até o final dele: art. 789, 1º da CLT) Custas processuais Jurisprudência OJ 104 da SDI- condenação acrescida OJ 140 diferença ínfima OJ 158 da SDI comprovação recolhimento Art. 789-A processo de execução/pagto final

24 CUSTAS PROCESSUAIS OJ Custas. Condenação acrescida. Inexistência de deserção quando as custas não são expressamente calculadas e não há intimação da parte para o preparo do recurso, devendo, então, ser as custas pagas ao final. Não caracteriza deserção a hipótese em que, acrescido o valor da condenação, não houve fixação ou cálculo do valor devido a título de custas e tampouco intimação da parte para o preparo do recurso, devendo, pois, as custas ser pagas ao final. OJ 140 nova redação Depósito recursal e custas processuais. Recolhimento insuficiente. Deserção (nova redação em decorrência do CPC de 2015) - (Inserida em Nova redação - Res. 129/2005, DJ Redação alterada pela Res. nº 217/2017, DeJT 20/04/2017) Em caso de recolhimento insuficiente das custas processuais ou do depósito recursal, somente haverá deserção do recurso se, concedido o prazo de 5 (cinco) dias previsto no 2º do art do CPC de 2015, o recorrente não complementar e comprovar o valor devido.

25 JUSTIÇA GRATUITA Art º da CLT É facultado aos juízes, órgãos julgadores e presidentes dos tribunais do trabalho de qualquer instância conceder, a requerimento ou de ofício, o benefício da justiça gratuita, inclusive quanto a traslados e instrumentos, àqueles que perceberem salário igual ou inferior ao dobro do mínimo legal, ou declararem, sob as penas da lei, que não estão em condições de pagar as custas do processo sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família. Precisa da expressão: sob as penas da lei? Ex.: não pede no RO e depois interpõe AGI requerendo na petição de interposição deste. OJ 331 SDI declaração insuficiência econômica/mandato sem poderes especiais OJ 269 pode ser feita a qualquer tempo/limite: prazo alusivo a recurso

26 Cabível para pessoa física e jurídica?ex.: Doméstico/Microempresa Por quê? Abrange custas e o depósito recursal? Não. Somente custas. E quanto ao depósito recursal? JUSTIÇA GRATUITA Lei da 1.060/51 foi alterada e tem disposição estendendo a isenção ao depósito recursal. É aplicável em sede trabalhista? Não/Sim Apenas para a ação rescisória que não tem natureza de típica ação trabalhista. Art. 98 do NCPC adota o regime da antiga Lei 1.060/51

27 Art. 98 do NCPC Art. 98 NCPC Art. 98. A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei. 1º A gratuidade da justiça compreende: I - as taxas ou as custas judiciais; VI - os honorários do advogado e do perito e a remuneração do intérprete ou do tradutor nomeado para apresentação de versão em português de documento redigido em língua estrangeira; VIII - os depósitos previstos em lei para interposição de recurso, para propositura de ação e para a prática de outros atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório; (...) 2º A concessão de gratuidade não afasta a responsabilidade do beneficiário pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência. 3º Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 5 (cinco) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário. 4º A concessão de gratuidade não afasta o dever de o beneficiário pagar, ao final, as multas processuais que lhe sejam impostas. (...)

28 Justiça gratuita = antiga disposição da Lei 1.060/50 = origem das disposições do novo CPC = 2009 Art. 3º. A assistência judiciária compreende as seguintes isenções: I - das taxas judiciárias e dos selos; II - dos emolumentos e custas devidos aos Juízes, órgãos do Ministério Público e serventuários da justiça; III - das despesas com as publicações indispensáveis no jornal encarregado da divulgação dos atos oficiais; IV - das indenizações devidas às testemunhas que, quando empregados, receberão do empregador salário integral, como se em serviço estivessem, ressalvado o direito regressivo contra o poder público federal, no Distrito Federal e nos Territórios; ou contra o poder público estadual, nos Estados; V - dos honorários de advogado e peritos. VI das despesas com a realização do exame de código genético DNA que for requisitado pela autoridade judiciária nas ações de investigação de paternidade ou maternidade.(inciso incluído pela Lei nº , de ) VII - dos depósitos previstos em lei para interposição de recurso, ajuizamento de ação e demais atos processuais inerentes ao exercício da ampla defesa e do contraditório. (Incluído pela Lei Complementar nº 132, de 07/10/2009)

29 JUSTIÇA GRATUITA NO TRT 02 SÃO PAULO SÚMULAS 05 e 06 do TRT Justiça gratuita - Isenção de despesas processuais. (Res. nº 03/06 - DJE 03/07/2006) CLT, arts. 790, 790-A e 790-B. Declaração de insuficiência econômica firmada pelo interessado ou pelo procurador - Direito legal do trabalhador, independentemente de estar assistido pelo sindicato. 6 - Justiça gratuita - Empregador. (Res. nº 04/06 - DJE 03/07/06 e retificada pela Res. nº 01/ DJE 12/06/2007) Impossibilidade. Não se aplica em favor do empregador o benefício da justiça gratuita.

30 POSIÇÃO DO STJ e STF O STJ entendia que cabia Justiça Gratuita à pessoa jurídica, como meio de cumprimento da garantia de acesso ao Judiciário. Entendia que bastava alegar a hipossuficiência; O STF entende que cabe Justiça Gratuita à pessoa jurídica, como meio de acesso ao Judiciário, mas deve estar provada a necessidade econômica nos autos; STJ reformulou entendimento para entender que é necessária a prova da INCAPACIDADE FINANCEIRA da pessoa jurídica;

31 Pressuposto objetivo: CABIMENTO DO RECURSO Há rol taxativo no art Irrecorribilidade das decisões interlocutórias = MS para discutir decisões de deferem ou indeferem antecipação de tutela em ações civis públicas Decisões finais em execução = exceção de préexecutividade Princípio da fungibilidade = utilização restrita. Hipótese de erro técnico na interposição/inadequação do recurso :um recurso pode ser recebido por outro, quando não ocorra má-fé ou erro grosseiro, tendo sido respeitado o prazo de interposição do recurso próprio e atendidos os seus pressupostos de admissibilidade

32 Cabimento x fungibilidade de recursos Súmula do TST: art. 932 do CPC Súmula 421 do TST Embargos de declaração. Cabimento. Decisão monocrática do relator calcada no art. 932 do CPC de Art. 557 do CPC de (Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 74 da SDI-II - Res. 137/2005, DJ ) (Alterada pela Res. nº 208/ DeJT 22/04/2016) I Cabem embargos de declaração da decisão monocrática do relator prevista no art. 932 do CPC de 2015 (art. 557 do CPC de 1973), se a parte pretende tão somente juízo integrativo retificador da decisão e, não, modificação do julgado. II Se a parte postular a revisão no mérito da decisão monocrática, cumpre ao relator converter os embargos de declaração em agravo, em face dos princípios da fungibilidade e celeridade processual, submetendo-o ao pronunciamento do Colegiado, após a intimação do recorrente para, no prazo de 5 (cinco) dias, complementar as razões recursais, de modo a ajustá-las às exigências do art , 1º, do CPC de 2015.

33 REGULARIDADE FORMAL DO RECURSO A REGULARIDADE FORMAL DO RECURSO é pressuposto objetivo (extrínseco de admissibilidade recursal) EXEMPLOS PRÁTICOS Peça do recurso incompleta = EDOC Ausência/irregularidade mandato Embargos de terceiro e ausência de peças do processo principal; Ausência de impugnação especificada dos fundamentos da sentença;

34 REGULARIDADE FORMAL DO RECURSO Súmula 422 do TST Princípio da dialeticidade O recurso deve atacar fundamentadamente a sentença. Apenas a interposição pode ser feita por simples petição, e não as razões recursais Art. 899 : Os recursos serão interpostos por simples petição não as razões

35 Súmula 422 da TST Súmula 422 do TST. Recurso. Fundamento ausente ou deficiente. Não conhecimento. (Conversão da Orientação Jurisprudencial nº 90 da SDI-II - Res. 137/2005, DJ Redação alterada pela Resolução nº 199/2015, DeJT com inserção dos itens I, II e III - Retificada no DeJT de 01/07/2015) I Não se conhece de recurso para o Tribunal Superior d otrabalho se as razões do recorrente não impugnam os fundamentos da decisão recorrida, nos termos em que proferida. II o entendimento referido no item anterior não se aplica em relação à motivação secundária e impertinente, consubstanciada em despacho de admissibilidade de recurso ou em decisão monocrática. III Inaplicável a exigência do item I relativamente ao recurso ordinário da competência de Tribunal Regional do Trabalho, exceto em caso de recurso cuja motivação é inteiramente dissociada dos fundamentos da sentença.

36 Regularidade formal: mandato tácito O que é mandato tácito? Se participou da audiência e tem procuração, ele se caracteriza? Mandato é contrato. O contrato pode ser : expresso ou tácito O contrato que é tácito, não possui instrumento Se há instrumento de mandato (que se chama PROCURAÇÃO!) o mandato não pode ser tácito!! É expresso por seu instrumento, que é a procuração!!

37 Condições validade do mandato/substabelecimento: Súmula 395 do TST Mandato e substabelecimento. Condições de validade. (Conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 108, 312, 313 e 330 da SDI-1 - Res. 129/2005, DJ ) I - Válido é o instrumento de mandato com prazo determinado que contém cláusula estabelecendo a prevalência dos poderes para atuar até o final da demanda. (ex-oj nº DJ ) II - Diante da existência de previsão, no mandato, fixando termo para sua juntada, o instrumento de mandato só tem validade se anexado ao processo dentro do aludido prazo. (ex-oj nº 313 DJ ) III - São válidos os atos praticados pelo substabelecido, ainda que não haja, no mandato, poderes expressos para substabelecer (art. 667, e parágrafos, do Código Civil de 2002). (ex-oj nº 108 Inserida em ) IV - Configura-se a irregularidade de representação se o substabelecimento é anterior à outorga passada ao substabelecente. (ex-oj nº DJ )

38 Mandato. Súmula 383 do TST= art. 76 CPC ADVOGADO SEM MANDATO Recurso. Mandato. Irregularidade de representação. CPC de 2015, arts. 104 e 76, 2º (nova redação em decorrência do CPC de 2015). (Conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 149 e 311 da SDI-1 - Res. 129/2005, DJ Alterada pela Res. 210/ DeJT 30/06/2016) I É inadmissível recurso firmado por advogado sem procuração juntada aos autos até o momento da sua interposição, salvo mandato tácito. Em caráter excepcional (art. 104 do CPC de 2015), admite-se que o advogado, independentemente de intimação, exiba a procuração no prazo de 5 (cinco) dias após a interposição do recurso, prorrogável por igual período mediante despacho do juiz. Caso não a exiba, considera-se ineficaz o ato praticado e não se conhece do recurso. II Verificada a irregularidade de representação da parte em fase recursal, em procuração ou substabelecimento já constante dos autos, o relator ou o órgão competente para julgamento do recurso designará prazo de 5 (cinco) dias para que seja sanado o vício. Descumprida a determinação, o relator não conhecerá do recurso, se a providência couber ao recorrente, ou determinará o desentranhamento das contrarrazões, se a providência couber ao recorrido (art. 76, 2º, do CPC de 2015).

39 REGULARIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DAS PARTES= Súmula 383 do TST Houve grande mudança na questão da representação processual; Antes a questão era regulada pelos arts. 13 e 37 do CPC de 1973, e não se admitia regularização; O art. 76, 2º do CPC previu a possibilidade de regularização; Não se pode esquecer que regularização ocorre em relação a representação da parte ou à validade do mandato; Ausência de procuração é questão de regularização? Procuração em nome de outra empresa é questão de regularização?

40 Jus postulandi Pela parte: art. 791 da CLT que trata do jus postulandi na Justiça do Trabalho. S. 425 TST: 425. Jus Postulandi na Justiça do Trabalho. Alcance. (Res. 165/ DeJT 30/04/2010) O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se às Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, não alcançando a ação rescisória, a ação cautelar, o mandado de segurança e os recursos de competência do Tribunal Superior do Trabalho.

41 PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE São pressupostos SUBJETIVOS LEGITIMIDADE RECURSAL SUCUMBÊNCIA Podem recorrer: o vencido, o MPT nas hipóteses em que intervenha no processo, e o terceiro interessado Terceiro interessado: INSS/ empresa tomadora de serviços/ empresa solidária com empregador Quando se recorre em nome de outra EMPRESA, o que falta é LEGITIMIDADE para RECORRER = não é defeito de representação (art. 76 do NCPC)

42 INTERESSE RECURSAL PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS SUCUMBÊNCIA?? LEGITIMIDADE Parte = sucessor (art. 10 e 448 CLT);responsável solidário (art. 2º, 2º) Parte = Litisconsorte Terceiro MPT = parte/custos legis INSS/União

43 Interesse recursal PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS Caso: reconhecimento de vínculo de emprego em recurso ordinário com baixa dos autos para continuidade do julgamento. O acórdão que reconhece o VE é decisão interlocutória. Então não cabe revista. A parte entra, e o processamento é indeferido. Desce o processo, o juiz julga os demais pedidos. E a parte recorre novamente: só do VÍNCULO DE EMPREGO! Não teria interesse recursal porque a matéria já foi apreciada: ausência de pressuposto subjetivo de admissibilidade. Mas, se não conhecer, não caberá revista em relação ao VE.

44 Decisão interlocutória de vínculo de emprego Solução: conhecer o recurso ordinário, e aplicar o art. 505 do CPC Art Nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas relativas à mesma lide, salvo: I, II Julgam-se PREJUDICADAS AS RAZÕES DO RECURSO Processo TRT/SP , 9ª Turma, Rel. Bianca Bastos.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Juízos de Admissibilidade Juízo a quo prolator Juízo ad quem - competente para julgar o recurso Juizo de admissibilidade

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE Pressupostos de admissibilidade: definição Os pressupostos de admissibilidade são condições para

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos Prof. Custódio Nogueira

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos Prof. Custódio Nogueira TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos Prof. Custódio Nogueira TEORIA GERAL DOS RECURSOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE Pressupostos de admissibilidade: definição Os pressupostos de admissibilidade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde NCPC, art. 76, 2 : descumprida a determinac a o, caso o processo esteja em grau de recurso perante o tribunal, o

Leia mais

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES CONCEITO DE RECURSO Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro possui de, na mesma relação processual, e atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS Professor Leandro Antunes É o conjunto de princípios, regras e instituições destinado a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Alteração da Lei 13.015/2014 RECURSOS: classificação 1. ORDINÁRIOS revisão do direito material (fatos jurídicos) e do direito processual 2. EXTRAORDINÁRIOS tratam

Leia mais

Prazos no processo do trabalho. No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho.

Prazos no processo do trabalho. No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho. Prazos no processo do trabalho Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro * No presente artigo trataremos dos prazos no processo do trabalho. A finalidade do processo é a prestação jurisdicional, que

Leia mais

Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO

Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO 1. Introdução... 17 2. Famílias jurídicas... 18 2.1. Civil law (família romano-germânica)... 18 2.2. Common

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos AULA 2 TEORIA DA CAUSA MADURA EFEITOS DOS RECURSOS Efeitos. Classificação RENÚNCIA E DESISTÊNCIA Efeito suspensivo; Efeito devolutivo: horizontal e vertical;

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prazos Processuais Prof ª. Eliane Conde Prazo processual é o período de tempo

Leia mais

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 26 RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Art. 897-A da CLT.

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado!

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado! Mini curriculum Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor em Pós Graduação e de Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Contatos: E mail:

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Atos acontecimentos voluntários praticados no curso do processo e dependem de manifestação dos sujeitos do processo Termo redução escrita, ou gráfica, de certos atos processuais

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Conceito, Pressupostos, Juízo de Admissibilidade, Efeitos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil CONCEITO, PRESSUPOSTOS, JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE,

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL RECURSOS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS... 4 Regra Geral dos Recursos... 5 2. APELAÇÃO...9 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO INTERNO...11 Agravo Interno...13

Leia mais

Visite o Blog do Prof. Rogerio Neiva para acessar outros conteúdos!

Visite o Blog do Prof. Rogerio Neiva para acessar outros conteúdos! O Que Mudou no Direito do Trabalho em 2012! O presente documento reúne de forma temática todas as mudanças que ocorreram no Direito Processual do Trabalho em 2012. Estas alterações decorreram basicamente

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Justiça gratuita e Defensoria Pública na Lei nº 13.105/2015 Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica JUSTIÇA GRATUITA E DEFENSORIA PÚBLICA NA LEI

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Recurso Ordinário / Contrarrazões / Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 22 Prof(a). Bethania Senra - Ademais, cumpre ressaltar que o benefício será sempre pessoal, não se estendendo ao litisconsorte ou sucessor

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Teoria Geral dos Recursos / Embargos de Declaração Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Prof.: Konrad

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PRAZO é o interregno de tempo no qual deve-se realizar algum

Leia mais

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama

ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS. Prof. Renato Gama ATOS, TERMOS, PRAZOS E NULIDADES PROCESSUAIS Prof. Renato Gama Classificação: Atos processuais Atos processuais postulatórios, de desenvolvimento, de instrução e de provimento. Atos da parte (art. 200

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Agravo Regimental, Agravo Interno, Agravinho Prof ª. Eliane Conde Agravo Regimental Recurso previsto no regimento interno dos tribunais. No processo

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Mandado de Segurança Prof ª. Eliane Conde Mandado de Segurança Fundamento legal: art. 5º, LXIX e LXX, da CF e Lei nº 12.016/09 conceder-se-á

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Trata-se de reclamação trabalhista sob o rito ordinário visto que a empresa foi fechada e seus representantes se encontram em local incerto e não sabido, à medida que o art. 825-B, II,

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 19 PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS CAPÍTULO I MEIOS DE IMPUGNAÇÃO, CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E DIREITO INTERTEMPORAL... 25 1. Meios de impugnação... 25 2. Conceito de recurso...

Leia mais

TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC

TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST altera súmulas e orientações jurisprudenciais em função do novo CPC TST 19/04/2016 O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho aprovou,

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais Direito Processual Civil Dos Recursos: Disposições Gerais Conceito de Recurso O recurso é o meio do qual se valem as partes, o Ministério Público ou o terceiro prejudicado, para obter a reforma, a anulação,

Leia mais

ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 SÚMULAS, OJS E INFORMATIVOS DO TST ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO HENRIQUE CORREIA Procurador do Trabalho Professor de Direito do Trabalho do CERS

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Honorários, gratuidade e prazos Prof. Luiz Dellore 1. Honorários Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1 o São devidos honorários

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n TST-RR , em que é Recorrente. e Recorrida.

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso de Revista n TST-RR , em que é Recorrente. e Recorrida. A C Ó R D Ã O (4ª Turma) GMFEO/JSC/csn RECURSO DE REVISTA. ACÓRDÃO REGIONAL PUBLICADO NA VIGÊNCIA DA LEI 13.015/2014. NULIDADE PROCESSUAL. NOTIFICAÇÃO DA SENTENÇA. INTIMAÇÃO EM NOME DE ADVOGADO DIVERSO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido Prof ª. Eliane Conde Fase postulatória do processo A petição apta deve observar os requisitos previstos no

Leia mais

Aula 09. 1) Recorribilidade do ato

Aula 09. 1) Recorribilidade do ato Turma e Ano: Direito Processual do Trabalho (2015/2016) Matéria / Aula: Direito Processual do Trabalho (Aula 09) Professor: Leandro Antunes Monitor: Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 09 Recursos Trata-se

Leia mais

ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO ATUALIZAÇÃO LEGISLATIVA E JURISPRUDENCIAL JULHO/2016 SÚMULAS E OJS DO TST ANOTADAS EM QUESTÕES ATUALIZAÇÃO DIREITO DO TRABALHO HENRIQUE CORREIA Procurador do Trabalho Professor de Direito do Trabalho do

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS CONCEITO AULA 1 FUNDAMENTOS PRINCÍPIOS Princípios TEORIA GERAL - 1 Conceito Fundamento Duplo grau de jurisdição Legalidade/Taxatividade

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Antero Arantes Martins Introdução. Conceito. Conceito: Remédio voluntário e idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação,

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Súmulas e OJ s Material Complementar Atualização Prof. Rogério Renzetti Súmulas e OJ s ATUALIZAÇÃO Súmula nº 124 do TST I o divisor aplicável para o cálculo das

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br FAZENDA PÚBLICA E AS CUSTAS JUDICIAIS Art. 91. As despesas dos atos processuais praticados

Leia mais

O agravo de instrumento no novo CPC

O agravo de instrumento no novo CPC O agravo de instrumento no novo CPC Advogado; GILBERTO GOMES BRUSCHI Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP; Sócio efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Membro do Centro

Leia mais

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho CARLA TERESA MARTINS ROMAR Advogada trabalhista; Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/JB

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/JB A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/JB I - AGRAVO EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. PROCESSO REGIDO PELA LEI 13.015/2014. APELO INTERPOSTO NA VIGÊNCIA DA LEI 13.105/2014 NOVO CPC. DESERÇÃO DO

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

PROCESSO Nº TST-AgR-E-AIRR A C Ó R D Ã O (SDI-1) GMHCS/gam

PROCESSO Nº TST-AgR-E-AIRR A C Ó R D Ã O (SDI-1) GMHCS/gam A C Ó R D Ã O (SDI-1) GMHCS/gam AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO DE EMBARGOS EM AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. DECISÃO DENEGATÓRIA DO PRESIDENTE DE TURMA POR ÓBICE DA SÚMULA 353 DO TST. AUSÊNCIA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 1 Prof ª. Eliane Conde Dissídio Individual Audiência. Conciliação. Resposta

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores FELIPE FERREIRA (Presidente sem voto), RENATO SARTORELLI E VIANNA COTRIM.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores FELIPE FERREIRA (Presidente sem voto), RENATO SARTORELLI E VIANNA COTRIM. 1 Registro: 2016.0000888926 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 2223275-04.2016.8.26.0000, da Comarca de Santa Bárbara D Oeste, em que é agravante ELZA DOMINGOS

Leia mais

Aula Da tempestividade do recurso interposto pelo Ministério Público.

Aula Da tempestividade do recurso interposto pelo Ministério Público. Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula:Tempestividade, beneficiários da contagem de prazos em dobro. Professor (a):edward Carlyle Monitor (a):tathyana Lopes Aula 161. 1. Da tempestividade

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

07/03/2015. Direito Processual Civil II PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS RECURSOS DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO

07/03/2015. Direito Processual Civil II PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS RECURSOS DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS S DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO Pressupostos de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (29/10/2018). Ação Rescisória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (29/10/2018). Ação Rescisória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (29/10/2018). Ação Rescisória. Diferença da rescisória para o recurso. É ação autônoma, com todos

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PRINCÍPIOS DIRETORES CONTRADITÓRIO - OITIVA NECESSÁRIA DAS PARTES BOA-FÉ OU LEALDADE PROCESSUAL ISONOMIA (PARIDADE DE ARMAS) PUBLICIDADE DISPOSITIVO ORALIDADE INAFASTABILIDADE DO

Leia mais

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT)

Para quem recebe até 40% do Teto da Previdência ou comprova insuficiência de recursos (art. 790, 3º e 4º, da CLT) RECLAMAÇÃO TRABALHISTA - Jus postulandi: possibilidade de a parte estar em juízo sem necessidade de constituir advogado (S. 425 do TST) - Competência material: relação de trabalho, greve, representação

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

PARTES E PROCURADORES NO PROCESSODO TRABALHO Sujeitos e Partes envolvidas no processo.

PARTES E PROCURADORES NO PROCESSODO TRABALHO Sujeitos e Partes envolvidas no processo. PARTES E PROCURADORES NO PROCESSODO TRABALHO Sujeitos e Partes envolvidas no processo. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO PARTES PROCESSUAIS - ART. 843 da CLT

Leia mais

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Sentença Decisão interlocutória Despacho remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, o esclarecimento ou a integração

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Agravo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO AGRAVO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação de Cumprimento Prof ª. Eliane Conde Ação de cumprimento É o meio processual adequado para a defesa dos interesses ou direitos

Leia mais

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB Teoria Geral dos Recurso / Embargos de Declaração / Recurso Ordinário Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante

Leia mais

Ofício n. 855/2016-GPR. Brasília, 1º de junho de 2016.

Ofício n. 855/2016-GPR. Brasília, 1º de junho de 2016. Ofício n. 855/2016-GPR. Brasília, 1º de junho de 2016. Ao Exmo. Sr. Ministro Francisco Falcão Presidente do Superior Tribunal de Justiça Brasília - DF Assunto: Pedido de cancelamento dos enunciados das

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Dicas para a Prova Direito Processual do Trabalho Prof. Rogério Renzetti Direito Processual do Trabalho DICAS FINAIS PROCESSO DO TRABALHO TRT 7ª REGIÃO DICA 1 Princípio

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Preclusão Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Dos Prazos Processuais Artigos 218 a 275 do Código de Processo Civil 1. Regra geral Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos

Leia mais

PARTES E PROCURADORES DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Aula 5 Partes e procuradores. Professora: Maria Inês Gerardo. Site: mariainesgerardo.com.

PARTES E PROCURADORES DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Aula 5 Partes e procuradores. Professora: Maria Inês Gerardo. Site: mariainesgerardo.com. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Aula 5 Partes e procuradores. Professora: Maria Inês Gerardo Site: mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Partes e Procuradores

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Recursos em espécie Embargos de declaração Prof. Hermes Cramacon MAPA PROCESSUAL - FASE RECURSAL 2ª Instância TRT Relator Turma Acórdão E.D. A.I. Sentença R.O. C.R.R.O. 1ª

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Petição Inicial Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal. 1 o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação Rescisória. Profª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ação Rescisória. Profª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Profª. Eliane Conde A rescisória é uma ação de conhecimento, de natureza constitutiva-negativa, portanto visa à desconstituição, ou,

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios 1.1 Princípio protecionista 1.2 Princípio conciliatório

Leia mais

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RECURSO ORDINÁRIO Art. 895, CLT - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Prazos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS PRAZOS Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 218. Os atos processuais serão realizados

Leia mais

PROCESSO Nº TST-AIRR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/MCL

PROCESSO Nº TST-AIRR A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/MCL A C Ó R D Ã O (2ª Turma) GMDMA/MCL AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA DA RECLAMADA. DESERÇÃO DO RECURSO ORDINÁRIO. PESSOA FÍSICA. EMPREGADOR DOMÉSTICO. BENEFÍCIO DA JUSTIÇA GRATUITA. DEPÓSITO

Leia mais

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ Efeitos dos recursos Conceito- é a forma pela qual a parte pode obter o reexame de uma decisão. Efeitos: Devolutivo- é inerente a todos recurso. Suspensivo- suspende os efeitos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO. Prescrição e Decadência Parte 2. Profª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO Parte 2 Profª. Eliane Conde Súmula 278 do STJ - O termo inicial do prazo prescricional, na ação de indenização, é a data em que o segurado teve ciência inequívoca da incapacidade laboral.

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 SUMÁRIO PARTE 1 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PARTE 2 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 2.1. Gratuidade de justiça...23 2.2. Honorários advocatícios...24 2.3. Homologação

Leia mais

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (1ª Turma) GMWOC/ta/af

PROCESSO Nº TST-RR A C Ó R D Ã O (1ª Turma) GMWOC/ta/af A C Ó R D Ã O (1ª Turma) GMWOC/ta/af RECURSO DE REVISTA. PROCURADOR MUNICIPAL. INSTRUMENTO DE MANDATO. AUSÊNCIA DE INDICAÇÃO DO EXERCÍCIO DO CARGO. IRREGULARIDADE DE REPRESENTAÇÃO. Nos termos da Súmula

Leia mais

Art Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:

Art Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: PUC-GOIÁS PRÁTICA JURÍDICA IV AS TURMA A01-2017-2 Professora: Leônia Machado Pimenta Bueno AGRAVOS - ORIENTAÇÕES No CPC/1973, existiam quatro agravos: agravo de instrumento, agravo retido, agravo regimental

Leia mais

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO)

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO) Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 20 RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE Art. 893 da CLT: trata

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 70 04/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS Só possível interpor um recurso por vez, para cada ato do juiz. Art. 994 CPC.

Leia mais