MBA. Gestão de Negócios de Fomento Mercantil. São Paulo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MBA. Gestão de Negócios de Fomento Mercantil. São Paulo"

Transcrição

1 1 MBA Gestão de Negócios de Fomento Mercantil São Paulo

2 2 Apresentação O fomento mercantil no Brasil é uma atividade recente, quando comparado a outros ramos de negócio, igualmente afetado por evoluções tecnológicas e alterações em cenários econômicos verificados constantemente. As empresas atuando neste segmento que não se adaptaram a mudanças ocorridas no sistema ou no mercado passarão por dificuldades crescentes com o decorrer do tempo. Um grande número destas, com certeza, deixará de operar. O mercado mudou, constatação óbvia, o importante é reconhecer a nova realidade e buscar rápida adaptação. Constantes reflexões se fazem necessárias sobre o futuro deste segmento empresarial, questões aparentemente simples, mas fundamentais, dentre estas podemos citar: Quais serão os produtos e serviços oferecidos pelas empresas de factoring no futuro? O desenvolvimento da atividade de factoring no país teve como origem a aquisição de cheques, idêntica operação com duplicatas foi o passo seguinte. Nos dias de hoje existe uma ampliação de utilização do chamado dinheiro eletrônico, com a expectativa de que, em curto prazo, assuma a posição de principal meio de pagamento. Discussões constantes e recorrentes sobre direito de regresso, endosso ou cessão, fiador ou responsável solidário dentre outros temas fazem parte das preocupações do setor, mas dispor de elementos que permitam um conhecimento técnico adequado das operações realizadas; dominar técnicas que permitam diversificar atividades e risco das operações; entender e avaliar adequadamente as variáveis que influenciarão o futuro das operações; conhecer e dispor de estruturas operacionais, permitindo rápidas adaptações a novas formas de negócios, passam a ser fundamentais para os operadores do segmento. Apoiado nestas idéias foi montado o presente curso de MBA em Gestão de Negócios de Fomento Mercantil, que tem como objetivos: Proporcionar aos participantes conhecimento adequado das imposições legais relativas a atividade, de maneira que possam montar com eficácia sistemas de controle de gestão e operacionalização de sistemas adaptados a necessidades específicas; Apresentar e discutir análise de valor e risco: diagnóstico financeiro, medidas de valor e risco e a escolha de investimentos; Integrar gestão de valor e gestão de riscos dentro da política geral do negócio.

3 3 Estrutura do Curso ordem n o horas HA 1 disciplina professores seminário de integração Eduardo Krause Diehl, MSc MÓDULO DE INSTRUMENTOS DE APOIO contabilidade Sócrates Sarantopoulos, MSc cálculos financeiros Gláucia Michel de Oliva, Dr negociação Carlos Mello Moyano, Dr conjuntura econômica Antônio Carlos Fraquelli, MSc MÓDULO DE GESTÃO gestão de pessoas César Augusto Tejera de Ré, MSc tecnologia da informação Carlos Tadeu Queiroz de Morais, MSc marketing para negócios financeiros Vinícius Sittoni Brasil, Dr relacionamento interpessoal Eduardo Krause Diehl, MSc estratégia de negócios financeiros Carlos Alberto Diehl, Dr MÓDULO FINANÇAS finanças empresariais Ernani Tadeu de Oliveira, Msc gestão financeira de empresas de fomento Carlos Damasceno, Esp mercado de capitais Juvir Luiz Mattuela, PhD securitização de recebíveis & FIDC Uinie Caminha, Dr* MÓDULO FACTORING fundamentos de factoring Alexandre Fuchs das Neves, Esp títulos de crédito Alexandre Fuchs das Neves, Esp legislação aplicada ao factoring Alexandre Fuchs das Neves, Esp análise de crédito e risco Carlos Damasceno, Esp responsabilidade civil decorrente do fomento Márcio Henrique Vicenti Aguillar, Esp medidas para evitar golpes Alexandre Fuchs das Neves, Esp cobrança e recuperação de valores José Luiz Dias da Silva, Esp* crimes inerentes do fomento Gerri Adriani Mendes, MSc* planejamento tributário Fernando Steinbruch, MSc factoring na recuperação judicial Eduardo Dante Calatayud, MSc seminários técnicos de acordo com temas que vierem a ser debatidos *Professores ainda não confirmados. 1 HA = número de horas acumuladas do curso

4 4 Ementas 1. Seminário de Integração Apresentação do regimento do curso, detalhamento da forma de operar da instituição. Realização de atividades visando estabelecer integração entre os participantes, visto que os mesmos iniciarão uma atividade em grupo, por período longo, sendo necessário estabelecer regras de convivência e comportamento grupal. MÓDULO DE INSTRUMENTOS DE APOIO 2. Contabilidade A contabilidade e o contexto empresarial; os princípios fundamentais de contabilidade e as principais demonstrações financeiras existentes (o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração das mutações do patrimônio líquido, a demonstração de origens e aplicações de recursos, a demonstração do valor adicionado e as notas explicativas). Critérios de avaliação de investimentos permanentes: método de custo e equivalência patrimonial; Disposições legais e doutrinárias para aplicação do método de equivalência patrimonial; Consolidação das demonstrações contábeis. Aspectos legais e doutrinários para sua ocorrência; Saldos Intercompanhias; Resultados não Realizados; Controle Conjunto de Operações; Controle Conjunto de Ativos; Controle Conjunto de Empresas. 3. Negociação O objetivo principal da disciplina é o de capacitar o participante em termos conceituais de Comunicação Interpessoal: Relação e substância, Emoções, Audição ativa, Regras para uma boa comunicação, O uso de persuasão na comunicação. Negociação: As variáveis básicas, negociação distributiva, negociação integrativa, o modelo cognitivo; Planejamento da negociação; O aprendizado de negociação. 4. Cálculos Financeiros Juros simples, juros compostos, taxas de juros (proporcional, equivalente/efetiva, conjunta e real), desconto bancário/comercial, taxa média, prazo médio, fluxos de caixa, valor presente, valor futuro, sistemas de amortização, séries de pagamentos/prestações (antecipadas, postecipadas, diferidas/carência e cálculo de coeficientes de financiamento). A disciplina apresentará como referência o uso e operação de calculadora financeira HP 12c. 5. Conjuntura Econômica Esta disciplina descreve o ambiente econômico no contexto internacional e os desdobramentos da nova ordem econômica sobre a conjuntura nacional. Versa sobre os principais fatos que marcaram a trajetória da economia internacional e analisa o Brasil do Real. Mercados, economia e marketing. Política econômica e sua influência sobre a atividade econômica. A hegemonia da economia de mercado: o consumidor e a produção.

5 5 MÓDULO DE GESTÃO 6. Gestão de Pessoas A disciplina apresenta conceitos básicos de competição, sobrevivência e finitude de recursos, política, estratégia, objetivos, missão organizacional. Estratégia empresarial: concepção, processos, etapas e variáveis interferentes. Política empresarial e política de recursos humanos. Estratégia empresarial e estratégia de recursos humanos. Políticas e estratégias de recursos humanos: interfaces, processos e variáveis componentes. 7. Tecnologia da Informação Esta disciplina tem por objetivo fornecer aos participantes uma apreciação das questões gerenciais que envolvem o desenvolvimento e o uso da Tecnologia de Informação (TI) nas organizações. O foco dos conteúdos discutidos na disciplina está nas questões organizacionais e gerenciais que surgem com as novas tecnologias de informação, tais como a Internet, redes, banco de dados, sistema Voip, etc. 8. Marketing para Negócios Financeiros A estratégia de marketing desempenha um papel fundamental nas performances de negócios bem-sucedidos em uma grande quantidade de indústrias em todo o mundo. A importância crescente da satisfação do cliente, da diversidade de mercados, das rápidas mudanças na tecnologia e dos desafios da competição global exige estratégias de marketing eficazes para sustentar uma posição competitiva privilegiada e de ponta. A disciplina examina os conceitos e processos que levam as organizações financeiras a obter vantagem competitiva no mercado, ocupando-se dos temas e variáveis-chave da seleção de uma estratégia. Igualmente, objetiva-se introduzir aos participantes os conceitos de análise do consumidor, análise da concorrência e marketing mix (produto, preço, promoção e distribuição). 9. Relacionamento Interpessoal O que é Inteligência Interpessoal? como saber como está nossa Inteligência nesse aspecto. o que são boas relações? podemos desenvolver nossa inteligência Interpessoal? aspectos fundamentais do autoconhecimento; o que necessitamos observar para mudar nosso comportamento? regra de ouro: as pessoas deveriam tratar os outros como gostariam de ser tratadas; empatia e percepção das necessidades dos outros; timidez e a dificuldade em expor necessidades e fazer valer direitos; será que às vezes não descontamos no outro ou nas coisas as nossas insatisfações ou frustrações? formas de comunicação eficientes: verbais e não verbais; comunicação assertiva (emissão e recepção). 10. Estratégia para Negócios Financeiros A disciplina possui como objetivo principal fornecer aos participantes as principais ferramentas para o entendimento da estratégia empresarial, tendo como foco a metodologia de desenvolvimento de um Plano Estratégico e a discussão sobre a implementação. Serão tratados temas relativos a: análise do ambiente interno e externo da organização; definição de vetores de sucesso da organização; formulação de estratégias; tendências setoriais. Análise competitiva.

6 6 MÓDULO DE FINANÇAS 11. Finanças Empresariais Capital de giro, necessidade de capital de giro, tesouraria, ciclo de produção, ciclo financeiro, ciclo operacional, análise financeira. Fundamentos de finanças corporativas e o uso destes conceitos na análise das decisões financeiras tomadas nas empresas e em outros tipos de organizações. Alguns dos tópicos abordados incluem: orçamento de capital, análise de projetos de investimentos, estrutura ótima de capital da empresa. 12. Gestão Financeira de Empresas de Fomento O objetivo desta disciplina é o de capacitar o participante a conhecer todos os elementos financeiros presentes na operação de fomento comercial, incluindo a própria gestão financeira do negócio. Neste sentido, serão abordados os seguintes temas: Revisão dos cálculos financeiros mais utilizados na operação; Conceitos de desconto, deságio e antecipação; O custo do dinheiro para empresas de fomento e os principais balizadores do mercado; A formação do fator de compra (taxa de operação); Os custos incidentes na operação (margem operacional, inadimplência e carga tributária). O comparativo com demais operações financeiras e bancárias mostrando as vantagens e as limitações das operações de fomento mercantil quando comparadas com outras alternativas de mercado. Projeção e formatação do fluxo de caixa do negócio - Gestão Financeira da Factoring. Avaliando a carteira de ativos e determinando a rentabilidade das operações para quantificar o real resultado da mesma. 13. Mercado de Capitais Análise de títulos e valores mobiliários no sistema financeiro brasileiro e seus mercados. Relação risco X rentabilidade. Capital Asset Pricing Model. Eficiência de mercado, política de dividendos e estrutura de capital. Precificação dos títulos, gerência e análise de carteiras de investimento. Opções, mercados futuros, derivativos e mercados emergentes. 14. Securitização de Recebíveis & FIDC Conceitos e principais formas de estruturação; Securitização via Sociedade de Proposta Específica - vantagens e custos; Securitização via Fundos de Investimento em Direitos Creditórios: Breve Histórico; Definição e Natureza dos Ativos; Estatísticas do Mercado; Legislação Básica; Tributação; Órgãos Reguladores e Fiscalizadores; Partes Envolvidas na Emissão; Custos de Emissão; Prazos para Emissão; Registros de Emissão; Principais Características; Fatores de Risco; Securitização via Certificados de Recebíveis Imobiliários; Project Finance; Derivativos de crédito - principais contratos e estratégias; Fundos Private Equity - capital de risco como financiador de projetos.

7 7 MÓDULO DE FACTORING 15. Fundamentos de Factoring Conceito. Surgimento do factoring no Brasil e fora do Brasil. Diferença entre bancos, cooperativas de crédito, financeiras, factorings. Criação, formação, constituição e registro de factorings Finalidades. Vantagens. Fundamentos da atividade. Modalidades. Público alvo. 16. Títulos de Crédito O crédito. Atributos do crédito; definição; natureza jurídica e classificação. Títulos de crédito e valores mobiliários. A letra de câmbio. Noções históricas. Declarações cambiais e atributos. O saque. As modalidades de vencimento da letra. O aceite. O endosso. Aval. Pagamento da letra de cambio. Protesto. Nota promissória: promessa de pagamento. Requisitos essenciais. Vencimento. Institutos cambiais incompatíveis com a promissória. Vinculação a contrato. Registro no ministério da fazenda. Cheque: noção e origem. Natureza jurídica. Relações existentes. Requisitos extrínsecos, intrínsecos e irregularidade. Endosso. Cheque ao portador, nominativo e a ordem, prazo de apresentação e apresentação tardia. Cheque marcado, visado e cruzado. Cheque comprado e cheque virgem. Cheque "para levar em conta". Revogação do cheque. Responsabilidade pelo pagamento. Câmara de compensação. Morte ou falência do emitente. Protesto e prescrição. Responsabilidade do sacado. Duplicata: noção e origem. Legislação. Fatura e duplicata. Validade e regularidade. Requisitos. Emissão facultativa. Remessa e aceite. Pagamento e sua prova. Reforma ou prorrogação. Vencimento extraordinário. Aspectos processuais. Foro competente. Prescrição. Prestação de serviço. Profissionais liberais. Protesto. Outros títulos de crédito: conhecimento de depósito e warrant. Debêntures. Conhecimento de transporte. Letra hipotecária. Cédula hipotecária. Certificados de depósito e de investimentos de crédito industrial. Título de crédito rural.os títulos de crédito no Novo Código Civil. 17. Legislação Aplicada ao Factoring Natureza jurídica das operações de factoring. Natureza jurídica das empresas de factoring. Prestação de serviços. Atividade mercantil. Títulos de crédito. Ativos passíveis de aquisição. Contratos: modalidades, finalidades e modelos. Cessão de crédito e endosso: operações praticadas no mercado, aspectos importantes e modelos. Notificação. Direito de regresso e transferência por endosso: aspectos práticos legais. 18. Análise de Crédito e Risco Análise de crédito: conceito e finalidade. Crédito comercial: política de crédito e reflexos no custo e gestão do risco de crédito. Crédito bancário: aspectos relacionados ao risco de crédito. Concessão de crédito para pessoas físicas. Concessão de crédito para pessoas jurídicas. Visitas de análise econômico-financeira; demonstrações financeiras (BP, DRE, DOAR, fluxo de caixa), análise vertical, análise horizontal, análise através de índices financeiros, parecer. Análise de grupos econômicos. Garantias: aspectos relacionados ao risco de crédito e à operação. Modelos estatísticos de credit scoring, rating. Concentração e diversificação da carteira. Riscos: aspectos gerais;internos; operacionais. 19. Responsabilidade Civil Decorrente do Fomento Teoria Geral do Direito Cambiário. Princípios gerais do Direito Cambiário. Classificação dos títulos de crédito. Constituição do crédito cambiário. Endosso. Aval. Protesto. Exigibilidade do crédito cambiário. Cheque. Nota promissória. Duplicatas. Títulos de crédito impróprios.

8 8 20. Medidas para Evitar Golpes Apresentar e discutir os principais tipos de golpes aplicados no mercado, envolvendo: cheques, carteira de identidade, dinheiro, cartão de crédito. Exemplos de golpes praticados. Cuidados operacionais versus engessamento da atividade. 21. Cobrança e Recuperação de Valores Tipos de devedores. Postura dos devedores. Cobrador. Importância da formalização do crédito. Ferramentas de incentivo aos pagamentos. Priorização e estruturação da cobrança. Métodos de cobrança. Protesto de títulos. Cartas de cobrança. Terceirização da cobrança. Notificações. Renegociações de dívidas. Cessão de direitos. Dação em pagamento. Falência. Execução. Monitória. Impenhorabilidade. Arresto. Protesto contra alienação de bens. Considerações sobre novo código civil. Considerações sobre o código de defesa do consumidor. Considerações sobre o código penal. Gestão de processos judiciais. Aplicação da Lei Sarbanes-Oxley provisionamento. 22. Crimes Inerentes do Fomento Criminalidade econômico-financeira. Definição. white-collar crime e corporate crime - evasão de divisas. As instituições financeiras - controles internos de prevenção. Banco Central do Brasil: mecanismos de enfrentamento na luta contra a criminalidade econômico-financeira e lavagem de dinheiro. Estrutura e estratégias integradas. Relacionamento com instituições nacionais e internacionais. Cooperação financeira. Luta contra a lavagem de dinheiro: utopia ou realidade? Legislação pertinente. Definições e tipologias. ferramentas e regulamentação - Grupo de Ação Financeira sobre Lavagem de Dinheiro (GAFI/FAATF). O papel das Unidades Financeiras de Inteligência. Grupo de Egmont. Intercâmbio de Informações. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF a FIU brasileira. O novo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional. As Instituições em face das Organizações Criminosas. Judiciário. Ministério Público. Polícias. Política Econômica. Medidas de Prevenção. Introdução. Identificação única e nacional. Destinatários. Estrutura do sistema de prevenção. Medidas cautelares e patrimoniais. Proibições para o comércio e construção. Fiscalização. Meios nacionais para resolução de problemas internacionais. Colaboração internacional policial. O papel da Interpol e da Europol. Colaboração internacional (judiciário, ministério público, Ministério da Justiça). O Papel do Estado. Estratégias Integradas. Administração da informação. Formação. Legislação comparada. 23. Planejamento Tributário Conceito e generalidades do planejamento tributário - Formas de redução do ônus tributário - Evasão fiscal e elisão fiscal - Elisão lícita e elisão ilícita - Limites da elisão e do planejamento tributário - Elisão e evasão no Direito Internacional - Mecanismos e formas elisivas e evasivas - Treaty Shoppings - Paraísos fiscais: conceito, características e atrativos - Formas de paraísos fiscais - Modo de usar o paraíso fiscal - Repressão aos paraísos fiscais - Preço de transferência: conceito e sua extensão - Identificação e combate ao transfer price - Mecanismo para deter o abuso dos preços de transferência - Venda de serviços, intangíveis e licença de marcas e patentes. 24. O Factoring na Recuperação Judicial Estudo da situação de crise da empresa e os meios que a ordem jurídica utiliza para a solução dos problemas daí decorrentes, inclusive as recuperações, judicial ou extra-judicial, quando viáveis, ou a falência e as intervenções e liquidações. 25. Seminários Técnicos Serão convidadas pessoas ligadas ao setor para a discussão de temas atuais ligados a atividade de fomento mercantil. A definição dos temas será montada em conjunto com os participantes do curso, buscando atender a interesses destes.

9 9 Cada participante receberá um Netbook. Os participantes receberão cinco livros tratando sobre o tema de factoring, como exemplo segue abaixo a indicação de alguns títulos. 1. CAMINHA, Uinie. Securitização. 2. ed. São Paulo: Saraiva, p. 2. LEITE, Luiz Lemos. Factoring no Brasil. 10a São Paulo: Atlas, p. 3. SILVA, Rubens Filinto da. A Cobrança e a Recuperação de Recebíveis no Factoring. 1ª São Paulo: Pillares, p. 4. SILVA, Rubens Filinto. As Garantias Reais e Pessoais no Factoring. 1a São Paulo: Pillares, p. 5. TOSI, Armando José. MATEMÁTICA FINANCEIRA COM UTILIZAÇÃO DA HP-12C: Edição Compacta. 2a São Paulo: Atlas, p. 6. TOSI, Armando José. MATEMÁTICA FINANCEIRA COM UTILIZAÇÃO DO EXCEL a São Paulo: Atlas, p. O curso será presencial, com atividades realizadas quinzenalmente, nos seguintes dias da semana e horários: Início previsto para o dia 16 de julho de Sextas-feiras: 18:30hs às 22:30hs; Sábados: 08:00hs às 13:30hs. Os participantes receberão: Pastas com garras metálicas para transporte e guarda de materiais; Material apresentado pelos professores (apostilas, projeções,...); Certificado de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu, para aqueles que cumprirem os requisitos mínimos, emitido por instituição de ensino superior devidamente credenciada pelo MEC; Lanches nos intervalos das sessões noturna e diurna. Condições para obtenção de Certificado de Conclusão do Curso (Resolução CES/CNE n 1, de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização): Pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência; Obtenção de avaliação mínima igual a 7,0 (sete inteiros) em cada disciplina que compõe a estrutura do curso; Elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

10 10 Empresas Não Associadas ao Sinfac SP Valores para participação no Curso: inscritos por empresa valor total desconto % de desconto valor mensal valor unit mês 1 inscrito ,00 0,00 0,0% 910,00 910,00 2 inscritos ,00 0,00 0,00% 1.820,00 910,00 3 inscritos ,00 0,00 0,0% 2.730,00 910,00 Para maior número de participantes de uma mesma empresa consultar coordenação. Empresas Associadas ao Sinfac SP Valores para participação no Curso: inscritos por empresa valor total desconto % de desconto valor mensal valor unit mês 1 inscrito ,00 0,00 0,0% 800,00 800,00 2 inscritos , ,00 4,00% 1.536,00 768,00 3 inscritos , ,00 8,0% 1.821,60 736,00 Para maior número de participantes de uma mesma empresa consultar coordenação.

11 11 Local de Realização do Curso: Instalações do Rua Mario Amaral, 172 conj São Paulo SP Fone: Maiores Informações com Cristina

12 12 FACULDADE DOS IMIGRANTES - FAI Rua Sinimbu, Antigo Prédio da Eberle Caxias do Sul - RS Fone: (54) Site: Presidente da Mantenedora Mauro Trojan Diretor Marco Aurélio Canali Atos Legais de Autorização Faculdade dos Imigrantes, instituição de ensino superior Portaria Ministerial nº 21, de 04 de janeiro de 2002 Publicada no Diário Oficial da União em 9 de janeiro de Cursos autorizados: Administração de Empresas Portaria Ministerial nº 22, de 04 de janeiro de 2002 Publicada no Diário Oficial da União em 09 de janeiro de Ciências Econômicas Portaria Ministerial n 74, de 11 de janeiro de Publicada no Diário Oficial da União em 12 de janeiro de Ciências Contábeis Portaria Ministerial n 1666, de 16 de maio de 2005 Publicada no Diário Oficial da União em 17 de maio de Design de Interiores Portaria Ministerial n 1667, de 16 de maio de 2005 Publicada no Diário Oficial da União em 17 de maio de 2005.

13 13 Cronograma de Trabalho MBA em Gestão de Negócios de Fomento Mercantil mês dia dia semana horário disciplina professor j 16 sexta-feira 18:30-22:30 seminário de integração u 17 sábado 08:00-13:30 seminário de integração l 23 sexta-feira 18:30-22:30 fundamentos de factoring h 24 sábado 08:00-13:30 fundamentos de factoring a 6 sexta-feira 18:30-22:30 fundamentos de factoring g 7 sábado 08:00-13:30 fundamentos de factoring o 20 sexta-feira 18:30-22:30 fundamentos de factoring s 21 sábado 08:00-13:30 fundamentos de factoring s 3 sexta-feira 18:30-22:30 contabilidade e 4 sábado 08:00-13:30 contabilidade t 17 sexta-feira 18:30-22:30 contabilidade e 18 sábado 08:00-13:30 contabilidade o 1 sexta-feira 18:30-22:30 contabilidade u 2 sábado 08:00-13:30 contabilidade t 15 sexta-feira 18:30-22:30 cálculos financeiros u 16 sábado 08:00-13:30 cálculos financeiros b 29 sexta-feira 18:30-22:30 cálculos financeiros r 30 sábado 08:00-13:30 cálculos financeiros n 12 sexta-feira 18:30-22:30 cálculos financeiros o 13 sábado 08:00-13:30 cálculos financeiros v 27 sexta-feira 18:30-22:30 negociação e 28 sábado 08:00-13:30 negociação d 3 sexta-feira 18:30-22:30 negociação e 4 sábado 08:00-13:30 negociação

14 14 Cronograma de Trabalho MBA em Gestão de Negócios de Fomento Mercantil mês dia dia semana horário disciplina professor f 19 sexta-feira 18:30-22:30 conjuntura econômica e 20 sábado 08:00-13:30 conjuntura econômica m 4 sexta-feira 18:30-22:30 conjuntura econômica a 5 sábado 08:00-13:30 conjuntura econômica r 18 sexta-feira 18:30-22:30 títulos de crédito ç 19 sábado 08:00-13:30 títulos de crédito 1 sexta-feira 18:30-22:30 títulos de crédito a 2 sábado 08:00-13:30 títulos de crédito b 15 sexta-feira 18:30-22:30 títulos de crédito r 16 sábado 08:00-13:30 títulos de crédito i 29 sexta-feira 18:30-22:30 finanças empresariais l 30 sábado 08:00-13:30 finanças empresariais m 6 sexta-feira 18:30-22:30 finanças empresariais a 7 sábado 08:00-13:30 finanças empresariais i 20 sexta-feira 18:30-22:30 gestão financeira de empresas de fomento o 21 sábado 08:00-13:30 gestão financeira de empresas de fomento j 3 sexta-feira 18:30-22:30 mercado de capitais u 4 sábado 08:00-13:30 mercado de capitais n 17 sexta-feira 18:30-22:30 mercado de capitais h 18 sábado 08:00-13:30 mercado de capitais 1 sexta-feira 18:30-22:30 legislação aplicada ao factoring j 2 sábado 08:00-13:30 legislação aplicada ao factoring u 15 sexta-feira 18:30-22:30 legislação aplicada ao factoring l 16 sábado 08:00-13:30 legislação aplicada ao factoring h 29 sexta-feira 18:30-22:30 gestão de pessoas o 30 sábado 08:00-13:30 gestão de pessoas a 12 sexta-feira 18:30-22:30 gestão de pessoas g 13 sábado 08:00-13:30 gestão de pessoas o 19 sexta-feira 18:30-22:30 securitização de recebíveis & FDIC s 20 sábado 08:00-13:30 securitização de recebíveis & FDIC t 26 sexta-feira 18:30-22:30 securitização de recebíveis & FDIC o 27 sábado 08:00-13:30 securitização de recebíveis & FDIC

15 15 Cronograma de Trabalho MBA em Gestão de Negócios de Fomento Mercantil mês dia dia semana horário disciplina professor s 9 sexta-feira 18:30-22:30 tecnologia da informação e 10 sábado 08:00-13:30 tecnologia da informação t 23 sexta-feira 18:30-22:30 tecnologia da informação e 24 sábado 08:00-13:30 tecnologia da informação o 7 sexta-feira 18:30-22:30 análise de crédito e risco u 8 sábado 08:00-13:30 análise de crédito e risco t 21 sexta-feira 18:30-22:30 análise de crédito e risco u 22 sábado 08:00-13:30 análise de crédito e risco b 27 sexta-feira 18:30-22:30 relacionamento interpessoal r 28 sábado 08:00-13:30 relacionamento interpessoal n 4 sexta-feira 18:30-22:30 relacionamento interpessoal o 5 sábado 08:00-13:30 relacionamento interpessoal v 11 sexta-feira 18:30-22:30 responsabilidade civil decorrente do fomento e 12 sábado 08:00-13:30 responsabilidade civil decorrente do fomento m 18 sexta-feira 18:30-22:30 medidas para evitar golpes b 19 sábado 08:00-13:30 medidas para evitar golpes d 2 sexta-feira 18:30-22:30 seminários técnicos e 3 sábado 08:00-13:30 seminários técnicos

16 16 MBA em Gestão de Negócios de Fomento Mercantil Cronograma de Trabalho mês dia dia semana horário disciplina professor m 9 sexta-feira 18:30-22:30 marketing para negócios financeiros a 10 sábado 08:00-13:30 marketing para negócios financeiros r 23 sexta-feira 18:30-22:30 marketing para negócios financeiros ç 14 sábado 08:00-13:30 marketing para negócios financeiros a 13 sexta-feira 18:30-22:30 cobrança e recuperação de valores b 14 sábado 08:00-13:30 cobrança e recuperação de valores r 27 sexta-feira 18:30-22:30 cobrança e recuperação de valores i 28 sábado 08:00-13:30 cobrança e recuperação de valores m 11 sexta-feira 18:30-22:30 cobrança e recuperação de valores a 12 sábado 08:00-13:30 estratégia de negócios financeiros i 25 sexta-feira 18:30-22:30 estratégia de negócios financeiros o 26 sábado 08:00-13:30 cobrança e recuperação de valores j 15 sexta-feira 18:30-22:30 crimes inerentes do fomento u 16 sábado 08:00-13:30 crimes inerentes do fomento n 29 sexta-feira 18:30-22:30 estratégia de negócios financeiros h 30 sábado 08:00-13:30 estratégia de negócios financeiros j 13 sexta-feira 18:30-22:30 planejamento tributário u 14 sábado 08:00-13:30 planejamento tributário l 28 sexta-feira 18:30-22:30 planejamento tributário h 29 sábado 08:00-13:30 planejamento tributário a 10 sexta-feira 18:30-22:30 factoring na recuperação judicial g 11 sábado 08:00-13:00 factoring na recuperação judicial

17 17 Faculdade dos Imigrantes Ficha de Inscrição MBA Gestão de Negócios de Fomento Mercantil Local do curso: São Paulo 1. dados pessoais Nome Completo: Endereço Residencial Rua N o complemento: Bairro: Cidade: CEP: Fone Residencial: ( ) Fone Celular: ( ) Residencial: 2. dados profissionais Empresa em que Trabalha: Cargo ou Função: Área / Setor: Endereço Profissional: Rua N o complemento: Bairro: Cidade: CEP: Fone Profissional: ( ) Fone Celular: ( ) Profissional: 3. formação acadêmica Curso: Nome da Instituição: Título Obtido: Ano de Conclusão: 4. anexar copía dos seguintes documentos a. carteira de identidade; b. CPF; c. diploma de conclusão de curso superior; d. histórico escolar do curso superior. Enviar para SINFAC SP aos cuidados de Cristina

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

GRADE DE DISCIPLINAS MBA em Gestão de Crédito

GRADE DE DISCIPLINAS MBA em Gestão de Crédito GRADE DE DISCIPLINAS MBA em Gestão de Crédito Disciplinas (*) Modalidade H/A (**) Núcleo Contabilidade Contabilidade Financeira Presencial 24 Contabilidade dos Investimentos em Participações Societárias

Leia mais

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS

Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos Escola de Governo do Paraná SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS 1º MÓDULO: SÍNTESE DAS EMENTAS PROPOSTAS Economia e Sociedade do Conhecimento: Conceitos básicos: economia da informação e conhecimento. Investimentos tangíveis e intangíveis. Gestão do Conhecimento e

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL III Período: 5 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA

EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL III Período: 5 Período. Carga Horária: 72H/a: EMENTA EMENTÁRIO Curso: Direito Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL III Período: 5 Período Carga Horária: 72H/a: EMENTA O curso é estruturado de sorte a oferecer uma visão panorâmica dos principais aspectos dos títulos

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL III CÓDIGO

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE ENSINO DE DIREITO COMERCIAL. Da especificação dos temas do programa proposto para o Semestre (único)

SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE ENSINO DE DIREITO COMERCIAL. Da especificação dos temas do programa proposto para o Semestre (único) Carga Horária Período Semestre (único) SUGESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE ENSINO DE DIREITO COMERCIAL Da especificação dos temas do programa proposto para o Semestre (único) A dicotomia do Direito

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA A atividade empresarial requer a utilização de recursos financeiros, os quais são obtidos na forma de crédito e de

Leia mais

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração Empresarial. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização

Leia mais

Tabelas. Curva Normal Padronizada área entre a média e o valor de Z. Observação importante: Valores gerados no Excel com a Função DIST.NORMP().

Tabelas. Curva Normal Padronizada área entre a média e o valor de Z. Observação importante: Valores gerados no Excel com a Função DIST.NORMP(). Anexo 373 Tabelas Curva Normal Padronizada área entre a média e o valor de Z Z 0,00 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 0,07 0,08 0,09 0,00 (0,0000) 0,0040 0,0080 0,0120 0,0160 0,0199 0,0239 0,0279 0,0319 0,0359

Leia mais

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda a sexta-feira

Leia mais

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi

2- PÚBLICO ALVO. Página 1 de 8 CURSO PRÁTICO FORMAÇÃO DE CONSULTORES EMPRESARIAIS. SESI Serviço Social da Indústria. IEL Instituto Euvaldo Lodi 1- Objetivo Geral Capacitar profissionais para o exercício da consultoria empresarial com qualidade, possibilitando assim um melhor atendimento as demandas das empresas paraenses por estes serviços. Disseminar

Leia mais

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG.

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. 4) TURMA 2008/1 UNIPAC ITABIRITO Pensando no seu futuro Profissional

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

2. Classificar atos e fatos contábeis.

2. Classificar atos e fatos contábeis. MÓDULO II Qualificação Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE FINANCEIRO II.1 PROCESSOS DE OPERAÇÕES CONTÁBEIS Função: Planejamento de Processos Contábeis 1. Interpretar os fundamentos e conceitos da contabilidade.

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Administração Financeira de

Leia mais

Ementas e bibliografia básica das disciplinas

Ementas e bibliografia básica das disciplinas Ementas e bibliografia básica das disciplinas Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (10h) Conceitos gerais de gestão do conhecimento Conceitos gerais de inteligência competitiva Ferramentas

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 2. Finanças 2.1 Orçamento anual integrado Objetivo: Melhorar

Leia mais

Nota do autor, xv. 6 Nome Empresarial, 48 6.1 Conceito e função do nome empresarial, 48 6.2 O nome do empresário individual, 49

Nota do autor, xv. 6 Nome Empresarial, 48 6.1 Conceito e função do nome empresarial, 48 6.2 O nome do empresário individual, 49 Nota do autor, xv Parte I - Teoria Geral da Empresa, 1 1 Introdução ao Direito de Empresa, 3 1.1 Considerações gerais, 3 1.2 Escorço histórico: do direito comercial ao direito de empresa, 4 1.3 Fontes

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista

Faculdade de Direito da Alta Paulista Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Código: Série: 3ª Obrigatória (X ) Optativa ( ) CHTeórica: 136 CH Prática: CH Total: 136 Horas Obs: Objetivos Geral: Apresentar aos alunos os pontos principais da Disciplina

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial Coordenação Acadêmica FGV : Professora Denize Dutra CÓDIGO NO SIGA : VIANNA0/TMBAGE*1225-14 1. ECONOMIA EMPRESARIAL Fundamentos

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Estratégia e Liderança Empresarial Apresentação O programa de MBA em Estratégia e Liderança Empresarial tem por objetivo preparar profissionais para

Leia mais

MBA Executivo Contabilidade e Finanças

MBA Executivo Contabilidade e Finanças MBA Executivo Contabilidade e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Contabilidade e Finanças proporciona ao aluno o conhecimento a respeito dos fundamentos de contabilidade e finanças

Leia mais

Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Gestão Estratégica de Negócios O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de ferramentas de Gestão Empresarial

Leia mais

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal

Inscrições Abertas. Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal MBA Recursos Humanos Inscrições Abertas Dia e horário das aula: Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal Carga horária: 600 Horas Duração: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

ale MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações:

ale MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: ale PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE VENDAS E RELACIONAMENTO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51)

Leia mais

Faculdade de Direito da Alta Paulista

Faculdade de Direito da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Código: Série: 3ª Obrigatória (X ) Optativa ( ) CHTeórica: 136 CH Prática: CH Total: 136 Horas Obs: Objetivos Geral: Apresentar aos alunos os pontos principais

Leia mais

Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ

Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ Um jeito Diferente, Inovador e Prático de fazer Educação Corporativa Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ Objetivo: Auxiliar o desenvolvimento

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM

Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Apoio institucional Agosto/2014 Pós-Graduação em Gestão de Negócios e Marketing do Vinho ESPM Desenvolver o pensamento estratégico e visão

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Profª TANIA FURTADO EMENTA DO CURSO 1) Gestão dos Serviços em Saúde A participação dos serviços em uma Organização

Leia mais

Apresentação do curso Objetivos gerais Objetivos específicos

Apresentação do curso Objetivos gerais Objetivos específicos Apresentação do curso O Curso de Especialização Direito das Empresas para Executivos (CEDEE) visa satisfazer a necessidade existente no mercado dos gestores e executivos das empresas conhecerem o direito

Leia mais

Plano de Ensino MERCADO FINANCEIRO

Plano de Ensino MERCADO FINANCEIRO Plano de Ensino MERCADO FINANCEIRO Título GST0187 - MERCADO FINANCEIRO Código da disciplina SIA GST0187 22 Número de semanas de aula 2 Número de créditos 36 Quantidade total de horas 36 Quantidade de horas

Leia mais

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015. ESPM Unidade Sul. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Previsão de Ingresso: primeiro semestre de 2015 ESPM Unidade Sul Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Educação Executiva:

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO EMPRESARIAL

Pós-Graduação em GESTÃO EMPRESARIAL Pós-Graduação em GESTÃO EMPRESARIAL Ingresso março de 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Pós-Graduação em Gestão Empresarial O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização

Leia mais

MBA Executivo - Auditoria e Finanças

MBA Executivo - Auditoria e Finanças MBA Executivo - Auditoria e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Auditoria e Finanças possibilita ao profissional conhecer os fundamentos e as ferramentas de auditoria e gestão financeira.

Leia mais

ANEXO I. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL FEBRABAN DA MODALIDADE COMPLETA.

ANEXO I. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL FEBRABAN DA MODALIDADE COMPLETA. ANEXO I. Versão 1.1 Março de 2014 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA REALIZAÇÃO DO EXAME DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL FEBRABAN DA MODALIDADE COMPLETA. Esta modalidade visa à certificação plena do Correspondente,

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE S (ÁREA: GESTÃO) TECNÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização:A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Marketing Apresentação Em uma economia globalizada e extremamente competitiva, torna-se cada vez mais imprescindível a visão estratégica

Leia mais

ÊNFASE EM GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA

ÊNFASE EM GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA MBA DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DE EXECUTIVOS ÊNFASE EM GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA O MBA Desenvolvimento Avançado de Executivos possui como característica atender a um mercado altamente dinâmico e competitivo

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO

ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO ale PÓS-GRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Março 2016 1 Pós-Graduação em Liderança e Gestão Estratégica de Negócios Objetivos do Curso O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental

DESCRITIVO DE CURSO. MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental DESCRITIVO DE CURSO MBA em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental 1. Posglobal Após a profunda transformação trazida pela globalização estamos agora em uma nova fase. As crises econômica, social e ambiental

Leia mais

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL Curso de Especialização em MBA EXECUTIVO EM CONSULTORIA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em MBA Executivo

Leia mais

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96

Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD CNPJ: 07.442.466/0001-96 Lâmina de informações essenciais sobre o Fundo SUMITOMO MITSUI FIC DE FIM BTG PACTUAL HIGH YIELD Informações referentes a setembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS

PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS A Pós-Graduação da Faculdade Maranhense São José dos Cocais, apresenta em seu aprimoramento acadêmico resultados positivos dentro do contexto social.

Leia mais

RESOLUÇÃO REITORIA Nº 015 DE 04 DE OUTUBRO DE 2012. O REITOR da UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP, no uso de suas atribuições,

RESOLUÇÃO REITORIA Nº 015 DE 04 DE OUTUBRO DE 2012. O REITOR da UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO REITORIA Nº 015 DE 04 DE OUTUBRO DE 2012 Regulamenta a oferta do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu : MBA em GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial. Conteúdo Programático. Administração Geral / 100h Administração Geral / 100h O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BÁSICO DESTA DISCIPLINA CONTEMPLA... Administração, conceitos e aplicações organizações níveis organizacionais responsabilidades Escola Clássica história

Leia mais

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL FACULDADE TECSOMA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL 1. OBJETIVOS Proporcionar aos discentes conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão empresarial com intuito de

Leia mais

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - FIDC. 2011 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados.

Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - FIDC. 2011 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - FIDC Agenda Objetivos da Instrução CVM n o 489 Cronograma de implantação Novos requerimentos da Instrução CVM n o 489 Principais desafios na implementação

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional O GRUPO O Grupo MultinvestCapital é formado pelas seguintes empresas MultinvestCapital Administradora de Recursos, MultinvestCapital Agentes Autônomos de Investimentos e MultinvestCapital

Leia mais

ANEXO A. Informe Mensal

ANEXO A. Informe Mensal ANEXO A Informe Mensal Competência: MM/AAAA Administrador: Tipo de Condomínio: Fundo Exclusivo: Todos os Cotistas Vinculados por Interesse Único e Indissociável? Aberto/Fechado Sim/Não Sim/Não ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Ingresso Março 2014 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Finanças e Governança Corporativa Desenvolver conhecimentos e habilidades que possibilitem ao profissional dominar os conteúdos

Leia mais

BENEFÍCIOS COM A SMALL

BENEFÍCIOS COM A SMALL BENEFÍCIOS COM A SMALL 2012. Small Consultoria Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 530 Casa Verde, São Paulo S.P. Tel. 11 2869.9699 / 11 2638.5372 Todos os direitos reservados. A IDEIA Dentre os exemplos

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

Securitização De Créditos Imobiliários

Securitização De Créditos Imobiliários Securitização De Créditos Imobiliários Operações Imobiliárias A 1. O que é securitização de créditos imobiliários? Securitização é um processo estruturado, coordenado por uma instituição especializada

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JOINVILLE PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. Disciplina I Matriz Curricular vigente a partir de 2012/1 Prérequisito s Carga Horária

Leia mais

Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Gestão de Vendas e Relacionamento O programa desenvolve conhecimentos e habilidades que possibilitem ao profissional atender de

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES ANEXO 01 CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES PERFIL DOS CANDIDATOS 1 2 3 4 de Custos Intermediária Introdução à Adm e Comp Organizacional Economia

Leia mais

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Controladoria, Finanças e Planejamento Tributário desenvolvido pela FAACZ visa oferecer aos participantes instrumentais

Leia mais

MBA Finanças (Turma II)

MBA Finanças (Turma II) MBA Finanças (Turma II) O MBA Executivo em Finanças do Ibmec é um programa de pós-graduação lato sensu para profissionais que necessitam de conhecimentos aprofundados na área de finanças. Ao longo do curso,

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO

MANUAL GERENCIAMENTO DE RISCO DE MERCADO 1 - INTRODUÇÃO Define-se como risco de mercado a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes da flutuação nos valores de mercado de posições detidas pela Cooperativa, o que inclui os riscos das operações

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Matriz Curricular aprovada pela Resolução nº 16/09-CONSUNI, de 1º de dezembro de 2009. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. I

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROJETOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

Workshop de Securitização FIDC E CRI. Comitê de FIDCs da ANBIMA Ricardo Augusto Mizukawa

Workshop de Securitização FIDC E CRI. Comitê de FIDCs da ANBIMA Ricardo Augusto Mizukawa Workshop de Securitização FIDC E CRI Comitê de FIDCs da ANBIMA Ricardo Augusto Mizukawa Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Mercado Iniciativas do Mercado - ANBIMA Classificação de FIDCs Formulário

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

I - FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FINANÇAS CORPORATIVAS, 1 1 O

I - FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FINANÇAS CORPORATIVAS, 1 1 O Sumário Prefácio, xiii Parte I - FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FINANÇAS CORPORATIVAS, 1 1 O que são Finanças Corporativas?, 3 1 Introdução, 3 2 Objetivos empresariais, 4 3 Estratégias operacionais, 5 4 Estrutura

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROGRAMA GERAL. Módulo I Sociedade da informação 30 h. Módulo II Teoria das organizações 30 h

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROGRAMA GERAL. Módulo I Sociedade da informação 30 h. Módulo II Teoria das organizações 30 h CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROGRAMA GERAL Módulos Disciplinas Carga Horária Módulo I Sociedade da informação 30 h Módulo II Teoria das organizações 30 h Módulo III Redes sociais

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MATEMÁTICA FINANCEIRA

Leia mais

MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO

MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA ESPM EM GOVERNANÇA CORPORATIVA E FINANÇAS COM ÊNFASE NO AGRONEGÓCIO

Leia mais

Pós-Graduação em COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Pós-Graduação em COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Pós-Graduação em COMUNICAÇÃO CORPORATIVA Ingresso Março 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Pós-Graduação em Comunicação Corporativa O Pós em Comunicação Corporativa é um curso de Pós-Graduação

Leia mais

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 72

CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 72 CONSELHO DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO DELIBERAÇÃO Nº 72 O Conselho de Regulação e Melhores Práticas de Fundos de Investimento, no exercício das atribuições a ele conferidas

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU

FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU FIB - FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU GESTÃO INTEGRADA: PESSOAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TURMA V E EIXOS TEMÁTICOS PARA A MONOGRAFIA FINAL Professor Ms. Carlos Henrique

Leia mais

Pós - Graduação Lato Sensu CONTROLADORIA E FINANÇAS. Projeto desenvolvido pela Prof.a. Msc. Cristina Santos Titular do Curso de C.

Pós - Graduação Lato Sensu CONTROLADORIA E FINANÇAS. Projeto desenvolvido pela Prof.a. Msc. Cristina Santos Titular do Curso de C. Pós - Graduação Lato Sensu CONTROLADORIA E FINANÇAS Projeto desenvolvido pela Prof.a. Msc. Cristina Santos Titular do Curso de C. Contábei da FAP Piracanjuba-GO 2014 1 1. APRESENTAÇÃO: Formato: presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO - CEPEAD CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO - CEPEAD CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO - CEPEAD CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA - grade curricular 2015-2016

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Fase Cód. I II Matriz Curricular vigente a partir de 2010-1 Disciplina Prérequisitos Carga

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Ingresso Agosto 2015

Ingresso Agosto 2015 Ingresso Agosto 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Marketing Estratégico Consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea. Desenvolver profissionais

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO

GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO GESTÃO FINANCEIRA CONCEPÇÃO DO CURSO Missão do Curso Formar profissionais de nível superior, com atuação na área de Tecnologia em Gestão Financeira, a partir da articulação das teorias que fundamentam

Leia mais