Aula 1 CONCEITOS INICIAIS. Legislação: Lei 6.404/76 (com as alterações feitas pela Lei /2007 e Lei /2009).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 1 CONCEITOS INICIAIS. Legislação: Lei 6.404/76 (com as alterações feitas pela Lei /2007 e Lei /2009)."

Transcrição

1 Página1 Curso/Disciplina: Contabilidade Geral Aula: Conceitos iniciais: Introdução. Objetivo (ou objetivo meio). Técnicas contábeis. Informação contábil 1 Professor (a): Valter Ferreira Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 1 CONCEITOS INICIAIS 1. Introdução. Legislação: Lei 6.404/76 (com as alterações feitas pela Lei /2007 e Lei /2009). Contabilidade é conceituada como uma ciência de natureza social que nasce da sociedade para satisfazer a própria sociedade. Quando se estuda a contabilidade geral, pensa-se na atividade de compra e venda, em razão do mercantilismo. Ao longo do tempo, a contabilidade geral recebeu outras áreas da contabilidade para fazer uma espécie transição para essas novas áreas: surge a contabilidade industrial (contabilidade de custos), a contabilidade das instituições financeiras, a contabilidade das seguradoras etc. A contabilidade é uma ciência social cujo objeto de estudo é o patrimônio. Tudo aquilo que de alguma forma afeta o patrimônio de uma empresa interessa à ciência contábil. O objetivo meio da contabilidade é o controle do patrimônio, para evitar que ele se perca; a finalidade (objetivo final) da contabilidade é fornecer informações. Portanto, a contabilidade é uma ciência que tem por objetivo fornecer informações sobre o patrimônio para a sociedade. 2. Objetivo (ou objetivo meio): controle do patrimônio. O objetivo ou seja, o controle do patrimônio é atendido por duas funções: a função administrativa e a função econômica. A função administrativa é a função de administrar/controlar; trata-se do controle propriamente dita, de controlar para evitar que o patrimônio se perca. A função econômica busca aferir se a pessoa (física ou jurídica) ganhou ou perdeu durante o ano; tratase da apuração do resultado.

2 Página2 Para atender a essas funções, é necessário um conjunto de técnicas criadas pela contabilidade para que seja possível controlar o patrimônio em sentido amplo, no sentido da ideia de controle tanto administrativo quanto econômico: são as chamadas técnicas contábeis. 3. Técnicas contábeis. Exemplo: pessoa que recebe um patrocínio para estudar para concurso. A condição desse patrocínio é que todo gasto que a pessoa faça seja relacionado ao concurso. A verba do patrocínio só pode ser usada para o estudo do concurso público. Nesse caso, a primeira técnica da contabilidade que pode ser usada para o controle do patrimônio é uma técnica de anotação, chamada de escrituração. Escrituração: registrar fatos contábeis em livros próprios (livro diário e livro razão). Escrituração nada mais é do que registrar fatos, mas não qualquer fato. No exemplo, devem ser registrados apenas aqueles relacionados ao patrocínio. Portanto, somente devem ser registrados os fatos que interessam à contabilidade, quais sejam, aqueles que de alguma forma alteram/afetam o patrimônio. Desse modo, a escrituração é a técnica que busca registrar os fatos contábeis (aqueles que efetivamente afetam o patrimônio, não quando há a possibilidade de afetar o patrimônio). Exemplo: sociedade A pede que a sociedade B seja seu avalista. O fato de ser avalista não necessariamente afetará o patrimônio da sociedade B, mas pode vir a afetar no futuro, se a sociedade A não adimplir a dívida. Neste caso, há um ato administrativo que pode ou não vir a ser tornar um fato contábil, pode ou não afetar o patrimônio. A administração da empresa, nas suas decisões, realizará determinados atos. Alguns afetam o patrimônio da empresa no momento em que são realizados, outros afetarão em momento futuro, e outros talvez nem afetem o patrimônio. O que interessa para a contabilidade é o ato que afeta o patrimônio. Exemplo: pessoa que contrata um empregado e celebra o contrato de trabalho. Enquanto o empregado não trabalhar, a contratação não afetará o patrimônio; mas quando começar a trabalhar, o patrimônio será afetado. Portanto, os atos podem ou não afetar o patrimônio: toda vez que afetar o patrimônio interessa ao estudo da contabilidade, e se interessa ao estudo da contabilidade, obrigatoriamente deve ser escriturado/registrado em livros próprios. razão. Os principais livros onde serão registrados os fatos que afetem o patrimônio são o livro diário e o livro É importante ressaltar que os fatos que afetam o patrimônio não necessariamente são aqueles que aumentam o seu valor. O patrimônio também é afetado por uma troca. Exemplo: dinheiro que sai do

3 Página3 patrimônio para comprar um carro. O valor em dinheiro que sai é correspondente ao valor do automóvel que irá ingressar no patrimônio. Logo, a nível de valores, o patrimônio não foi alterado. Porém, a nível de composição do patrimônio houve alteração (há menos dinheiro e mais automóveis). Ademais, o fato que será registrado não necessariamente será um fato que a administração tem interesse que ocorra. É possível que seja um fato qualquer, mas que afeta de alguma forma o patrimônio. Exemplo: árvore que cai em cima do carro de uma pessoa, reduzindo o seu patrimônio. Esse fato deve ser contabilizado, pois afetou o patrimônio, e portanto é de interesse da contabilidade. A partir da escrituração (fatos que foram registrados) destaca-se a segunda técnica contábil, que consiste na elaboração de relatórios: a elaboração das demonstrações contábeis. Elaboração das demonstrações contábeis: elaboração de relatórios sobre o patrimônio. Feitos os relatórios, a terceira técnica é a auditoria das demonstrações contábeis. Auditoria das demonstrações contábeis: verifica-se se as demonstrações contábeis atendem às regras legais (lei) e às normas (resoluções e outras normatizações da contabilidade). A quarta e última técnica busca auxiliar a tomada de decisões, sendo chamada de análise das demonstrações contábeis. Análise das demonstrações contábeis: o objetivo dessa técnica é a criação de índices que irão auxiliar a tomada de decisões 4. Informação contábil. No que toca à informação contábil, deve-se indagar: Quando fornecer a informação? Como fornecer a informação. Para quem fornecer a informação? O art. 175, da Lei 6.404/76, cria o exercício social, que é um período temporal. O exercício social terá duração de 1 ano, e a data do seu término deverá constar do ato constitutivo da empresa. Art O exercício social terá duração de 1 (um) ano e a data do término será fixada no estatuto. Ao final desse prazo, as empresas devem fornecer suas informações contábeis sob a ótima da lei, o que não significa dizer que a empresa não possa fazê-lo voluntariamente em outra data, ou que outro órgão possa exigir dela a elaboração. As companhias abertas, por exemplo, por imposição da Comissão de Valores Mobiliários CVM, fazer a sua informação contábil a cada trimestre civil.

4 Página4 Porém, segundo a regra legal, é a empresa quem determina quando termina seu exercício social, e sua informação contábil irá se basear nesse lapso terminado, por ela determinado. Os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis CPC se referem à período temporal, que corresponde a 12 meses (ou seja, ao exercício social). Findo o período de 1 ano, a empresa fará a demonstração contábil. Em regra, o exercício tem duração de 1 ano. Porém, o art. 175, parágrafo único, dispõe que, nos casos de constituição da empresa ou nas alterações do seu ato constitutivo, o exercício social poderá ter duração diversa. Art Parágrafo único. Na constituição da companhia e nos casos de alteração estatutária o exercício social poderá ter duração diversa. Exemplo: criação da empresa em 1 de outubro do ano X, e fim do exercício social definido em 31 de dezembro de cada ano. No primeiro ano haverá apenas 3 meses. Contudo, como se trata do ano de criação da empresa, é possível que o exercício social dure período diferente. O art. 176 prevê que ato término de cada exercício social, a empresa deverá elaborar determinadas demonstrações contábeis. Essas demonstrações têm natureza obrigatória (demonstrações contábeis obrigatórias). Somente a lei pode excluir essa obrigatoriedade. Há 5 demonstrações contábeis: a) Balanço patrimonial, que demonstra a situação/composição do patrimônio no último dia de cada exercício social. b) Demonstração do resultado do exercício (DRE), que apresenta se a empresa teve lucro ou prejuízo. c) Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA). Obs.: a lei, contudo, admite que a DLPA seja substituída por outra, qual seja: a demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL). d) Demonstração dos fluxos de caixa (DFC), que traz a movimentação financeira da empresa. Obs.: essa demonstração será facultativa para companhias fechadas com patrimônio líquido inferior a 2 milhões de reais. Companhia fechada é aquela que não tem autorização da CVM para vender suas ações em bolsa de valores. Uma empresa que tenha ações em bolsa de valores é dita companhia aberta, pois qualquer pessoa pode comprar ações. Quando não há essa autorização é dita empresa de capital fechado, e, neste caso, se o seu patrimônio líquido for menor do que 2 milhões, poderá fazer a DFC de forma voluntária, não de forma obrigatória.

5 Página5 e) Demonstração do valor adicionado (DVA). Obs.: Contudo, essa demonstração é obrigatória somente para companhias de capital aberto. As companhias de capital fechado podem fazer a DVA de forma voluntária. Tanto a DFC quanto a DVA são uma faculdade das companhias de capital fechado. Porém, na primeira não é qualquer companhia de capital fechado que poderá optar, mas apenas aquela que tem patrimônio líquido inferior a 2 milhões. Na DVA toda companhia de capital fechado tem a faculdade de apresentar. As demonstrações contábeis não irão trazer todas as informações necessárias. Para isso, será necessário a elaboração de nota explicativa (para complementar a informação das demonstrações contábeis).

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 1 Prof. Cláudio Alves É a ciência que adota uma metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Contabilidade Geral 1 Frase do dia! Plante a sementinha da esperança Dê combustível para a coragem Coloque uma meta nos seus sonhos Respire

Leia mais

Demonstrações Contábeis. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato

Demonstrações Contábeis. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato Demonstrações Contábeis Contabilidade - Prof: Fernando Aprato 1. Disposições Gerais de Acordo com a Lei n 6.404/76 Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração

Leia mais

SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE II

SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE II SEMINÁRIOS DE ATUALIZAÇÃO EM 2016 A CONTABILIDADE E SEU AMBIENTE NO BRASIL - - Desenvolvimento da auditoria no Brasil - Profissão contábil no Brasil 1 As empresas brasileiras estão divididas basicamente

Leia mais

PREPARATÓRIO CFC AULA CONTABILIDADE 02. Prof. Mauricio Pocopetz

PREPARATÓRIO CFC AULA CONTABILIDADE 02. Prof. Mauricio Pocopetz PREPARATÓRIO CFC AULA CONTABILIDADE 02 Prof. Mauricio Pocopetz QUESTÕES DE CONTABILIDADE PROVA 2016-1 Prof. Mauricio Pocopetz Questão 13 - Contabilidade 13. Com relação à Demonstração dos Lucros ou Prejuízos

Leia mais

Análise das Demonstrações Financeiras

Análise das Demonstrações Financeiras Análise das Demonstrações Financeiras Professora conteudista: Divane A. Silva Sumário Análise das Demonstrações Financeiras Unidade I 1 APRESENTAÇÃO DOS CONCEITOS BÁSICOS E IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA...1

Leia mais

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero

ANÁLISE DE BALANÇOS. Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero ANÁLISE DE BALANÇOS Prof. Marcos Vinicius Fancelli Livero Atributos da Informação Contábil Confiabilidade; Compreensibilidade; Tempestividade; Comparabilidade. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Objetivos e Produtos

Leia mais

Nivelamento de Conceitos Contábeis

Nivelamento de Conceitos Contábeis Nivelamento de Conceitos Contábeis Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial - BP Demonstração de Resultado do Exercício - DRE Demonstração dos Fluxos de Caixa DFC Substituiu a Demonstração das Origens

Leia mais

Estrutura das Demonstrações Contábeis

Estrutura das Demonstrações Contábeis Estrutura das Demonstrações Contábeis Conteúdo Programático As Demonstrações Contábeis; Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

Leia mais

Demonstrações Contábeis

Demonstrações Contábeis Demonstrações Contábeis Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Contabilidade Geral 1 Frase do dia! Faça o melhor que você puder: O Resultado virá na mesma proporção Mahatma Gandhi 2 Unidade ao vivo 7 DFC

Leia mais

Conjunto das demonstrações contábeis

Conjunto das demonstrações contábeis Conjunto das demonstrações contábeis O conjunto completo das demonstrações contábeis está previsto no item 10 da NBC TG 26 R4: (a) Balanço Patrimonial (BP) O artigo 178 da Lei nº 6.404/1976 trata do Balanço

Leia mais

DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido

DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido CONTABILIDADE II DATA PARA ENTREGA: 06/11/2017 PROTOCOLO DE ENTREGA: Data: Data: Ass. Do Aluno: Ass. Do Professor: DMPL Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido Exemplo: A Empresa Agrícola do Brasil

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas da CVM. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Normas da CVM. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Normas da CVM Prof. Cláudio Alves Dentre as principais normas editadas pela Comissão de Valores Mobiliários, podemos citar as de número 247/96 e 457/07. A primeira dispõe

Leia mais

Page 1 of 5 Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) 16 de Junho de 2010 Em face da publicação da Resolução CFC nº 1.283/2010, DOU 1 de 02.06.2010, este procedimento foi atualizado. Tópico

Leia mais

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Flávio Smania Ferreira 5 termo ADMINISTRAÇÃO GERAL e-mail: flavioferreira@live.estacio.br blog: http://flaviosferreira.wordpress.com Demonstrações Contábeis: Representa

Leia mais

DESTINAÇÃO DOS LUCROS

DESTINAÇÃO DOS LUCROS FEA / USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-106 Contabilidade Introdutória DESTINAÇÃO DOS LUCROS Prof. Fernando Dal-Ri Murcia 1 Patrimônio Líquido Ativos Passivos = Patrimônio Líquido Patrimônio

Leia mais

Demonstrações Financeiras. Pág. 55

Demonstrações Financeiras. Pág. 55 CONTABILIDADE GERAL PROF. RÉGIO FERREIRA Demonstrações Financeiras Pág. 55 Principais Demonstrações Financeiras: A Lei nº 6.404/76, que dispõe sobre as Sociedades por Ações e é conhecida como Lei das S.A.

Leia mais

Sumário PARTE I ÊNFASE AO USUÁRIO DA CONTABILIDADE, 1

Sumário PARTE I ÊNFASE AO USUÁRIO DA CONTABILIDADE, 1 Sumário PARTE I ÊNFASE AO USUÁRIO DA CONTABILIDADE, 1 1 A CONTABILIDADE E O CONTADOR, 3 Objetivos, 3 1.1 Tomada de decisão, 3 1.2 Função do contador, 5 1.3 Objetivos da contabilidade, 5 1.4 Cenários contábeis,

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Demonstrações Contábeis Obrigatórias

Demonstrações Contábeis Obrigatórias ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO BRASIL Demonstrações Contábeis Obrigatórias Balanço Patrimonial (BP) Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Leia mais

CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE DESCOMPLICADA O objeto contábil Accounting follows economics Captura Qual o papel da Contabilidade? Seria então o contador

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I A profissão contábil, 1. Prefácio à 6 a edição, xiii Prefácio, xv

SUMÁRIO. Parte I A profissão contábil, 1. Prefácio à 6 a edição, xiii Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio à 6 a edição, xiii Prefácio, xv Parte I A profissão contábil, 1 1 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE, 3 1.1 A Contabilidade na época em que não existiam moeda, escrita e números, 3 1.2 Contabilidade

Leia mais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL E OS REFLEXOS DA LEI

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL E OS REFLEXOS DA LEI ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL E OS REFLEXOS DA LEI 12.973 Apresentador: Gerson Diehl, Contador, Empresário Contábil, Membro da Comissão de Organizações Contábeis do CRCRS. 20-03-2015 Sumário IFRS Fim do

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Plano de Contas Parte 3. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Plano de Contas Parte 3. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Plano de Contas Parte 3 Prof. Cláudio Alves 2.3. Patrimônio Líquido Neste grupo você encontra as contas que representam o Patrimônio Líquido: Capital Social Reservas de

Leia mais

Mariana Transmissora de Energia Elétrica S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014

Mariana Transmissora de Energia Elétrica S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 Mariana Transmissora de Energia Elétrica S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 Balanços Patrimoniais Regulatório e Societário Societário Regulatório

Leia mais

Sumário. Apresentação à 17ª Edição, XIII. Apresentação, XV. Parte I Ensino Focado no Usuário, 1

Sumário. Apresentação à 17ª Edição, XIII. Apresentação, XV. Parte I Ensino Focado no Usuário, 1 Sumário Apresentação à 17ª Edição, XIII Apresentação, XV Parte I Ensino Focado no Usuário, 1 1 A CONTABILIDADE E O CONTADOR, 3 1.1 Tomada de decisão, 3 1.2 Função do contador, 5 1.3 Objetivos da contabilidade,

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

1 LISTA DE QUESTÕES. 1) Uma empresa apresentava, em 01/01/2013, o seguinte balanço patrimonial:

1 LISTA DE QUESTÕES. 1) Uma empresa apresentava, em 01/01/2013, o seguinte balanço patrimonial: 1 LISTA DE QUESTÕES 1) Uma empresa apresentava, em 01/01/2013, o seguinte balanço patrimonial: Em 2013 a empresa vendeu o terreno por R$ 4.000,00 à vista e pagou imposto de renda de 34% sobre o lucro.

Leia mais

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX

Painel. Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº /2007 TAX Painel Alterações na Legislação das Sociedades por Ações e no Mercado de Valores Mobiliários Lei Federal nº. 11.638/2007 TAX 0 Demonstrações Financeiras Aplicabilidade As normas da Lei n 6.404/76, para

Leia mais

Sumário. Parte I Auditoria Básica, 1. Apresentação, xi. 1 Aspectos conceituais, 3

Sumário. Parte I Auditoria Básica, 1. Apresentação, xi. 1 Aspectos conceituais, 3 Sumário Apresentação, xi Parte I Auditoria Básica, 1 1 Aspectos conceituais, 3 1.1 Introdução, 3 1.2 Tipos de auditoria, 4 1.2.1 Auditoria interna, 4 1.2.2 Auditoria externa ou independente, 11 1.2.2.1

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Sumário Prefácio, xiii 1 Introdução à contabilidade, 1 1.1 Conceito e objetivos, 1 1.2 Origens, 2 1.3 Evolução, 4 1.4 Harmonização mundial das práticas contábeis, 6 1.5 Contabilidade centralizada e descentralizada,

Leia mais

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Oficina Técnica. Demonstração de Resultados do Exercício, Demonstração de Resultado Abrangente e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

RIO GRANDE ENERGIA S.A. NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGULATÓRIAS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE

RIO GRANDE ENERGIA S.A. NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGULATÓRIAS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE RIO GRANDE ENERGIA S.A. NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS REGULATÓRIAS PARA OS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 (Valores expressos em milhares de reais, exceto quando indicado

Leia mais

1) INDICADORES PARA ANÁLISE DO DVA- DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 1

1) INDICADORES PARA ANÁLISE DO DVA- DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 1 1) INDICADORES PARA ANÁLISE DO DVA- DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO 1 De acordo com a NBC T 3.7 - do Conselho Federal de Contabilidade, a DVA Demonstração de valor Adicionado é conceituada como: A demonstração

Leia mais

O Patrimônio é o objeto de estudo da Contabilidade; É representado pelo conjunto de bens, direitos e obrigações.

O Patrimônio é o objeto de estudo da Contabilidade; É representado pelo conjunto de bens, direitos e obrigações. Análise das Demonstrações Financeiras Professor: Renato Thiago Unidade I - Patrimônio Professor: Renato Thiago Patrimônio O Patrimônio é o objeto de estudo da Contabilidade; É representado pelo conjunto

Leia mais

Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim Presidente

Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim Presidente RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.159/09 Aprova o Comunicado Técnico CT 01 que aborda como os ajustes das novas práticas contábeis adotadas no Brasil trazidas pela Lei nº. 11.638/07 e MP nº. 449/08 devem ser tratados.

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO APRESENTAÇÃO... 21

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO APRESENTAÇÃO... 21 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 13 EDITAL SISTEMATIZADO... 15 APRESENTAÇÃO... 21 CAPÍTULO I NOÇÕES DE CONTABILIDADE... 23 1. Noções de contabilidade...23 1.1. Conceitos,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº /09

RESOLUÇÃO CFC Nº /09 NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração deste Comunicado de CT 01 para CTG 2000; e de outras normas citadas: de NBC T 3.8 para NBC TG 03; de NBC T 10.2 para NBC TG 06; de NBC

Leia mais

Relatório da Administração Queiroz Galvão Tecnologia em Defesa e Segurança S.A.

Relatório da Administração Queiroz Galvão Tecnologia em Defesa e Segurança S.A. Relatório da Administração Queiroz Galvão Tecnologia em Defesa e Segurança S.A. Senhores Acionistas, Em cumprimento as disposições estatuárias, submetemos a apreciação de V.Sas. o relatório anual da administração

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ CEMEPE INVESTIMENTOS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ CEMEPE INVESTIMENTOS S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Demonstrações Contábeis Publicadas sob o Ponto de Vista da Governança. Jacquelline Andrade

Demonstrações Contábeis Publicadas sob o Ponto de Vista da Governança. Jacquelline Andrade Demonstrações Contábeis Publicadas sob o Ponto de Vista da Governança 1 Jacquelline Andrade O que muda o mundo são as perguntas, as respostas são mera consequência! Quais as informações geradas pela contabilidade

Leia mais

Palestra. expert PDF. Trial. Principais Aspectos para o fechamento das Demonstrações Contábeis. Janeiro Elaborado por:

Palestra. expert PDF. Trial. Principais Aspectos para o fechamento das Demonstrações Contábeis. Janeiro Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Aula 3 e 4 Contabilidade Geral

Aula 3 e 4 Contabilidade Geral Aula 3 e 4 Contabilidade Geral Prof. Benadilson Prof. Benadilson 1 Introdução Caso para Debate Ações da Tiffany: Lucro ou Prejuízo??? Ciclo Contábil Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). O lucro

Leia mais

Sumário XIII. Sumário

Sumário XIII. Sumário Sumário XIII Sumário 1 RELATÓRIOS CONTÁBEIS: OBRIGAÇÕES E AUXÍLIO À GERÊNCIA... 1 1.1 Importância da tomada de decisão... 1 1.1.1 Tomada de decisão no âmbito interno da empresa... 1 1.1.2 Má gestão administrativa...

Leia mais

Unidade IV ESTRUTURA DAS. Prof. Me. Alexandre Saramelli

Unidade IV ESTRUTURA DAS. Prof. Me. Alexandre Saramelli Unidade IV ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Me. Alexandre Saramelli Estrutura das demonstrações contábeis Dividida em quatro Unidades: Unidade I 1. Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados

Leia mais

Brasnorte Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014

Brasnorte Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 Brasnorte Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 2 Balanços Patrimoniais Regulatório e Societário Nota Societário Ajustes

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Edital NOÇÕES DE CONTABILIDADE 1. Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. 2. Patrimônio: componentes, equação fundamental

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ COMPANHIA SECURITIZADORA DE CRÉD. FINANCEIROS VERT-NEXOOS Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ COMPANHIA SECURITIZADORA DE CRÉD. FINANCEIROS VERT-NEXOOS Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Sumário. Capítulo 2. Conceitos Básicos...1. Patrimônio Contabilidade_Geral_Resumida_cap_00.indd 9 14/10/ :44:34

Sumário. Capítulo 2. Conceitos Básicos...1. Patrimônio Contabilidade_Geral_Resumida_cap_00.indd 9 14/10/ :44:34 Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos...1 1. Contabilidade: Conceitos, Objeto, Objetivo, Finalidade e Campo de Aplicação...1 2. Usuários da Informação Contábil...2 3. Principais Tipos de Sociedades Existentes

Leia mais

ATE III Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014

ATE III Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 ATE III Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 Balanços Patrimoniais Regulatório e Societário Ajustes CPCs Regulatório

Leia mais

Boletimj. a Auditoria. Manual de Procedimentos. Temática Contábil e Balanços. Veja nos Próximos Fascículos. Fascículo N o 02/2012

Boletimj. a Auditoria. Manual de Procedimentos. Temática Contábil e Balanços. Veja nos Próximos Fascículos. Fascículo N o 02/2012 Boletimj Manual de Procedimentos Fascículo N o 02/2012 a Auditoria Utilização de trabalhos de especialista Observações sobre os procedimentos para utilização, alcance e avaliação de especialistas, pelo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DISCIPLINA: CÓDIGO : DCSA0402 CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 60 h.

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL CONCEITO

CONTABILIDADE GERAL CONCEITO CONTABILIDADE GERAL NOÇÕES FUNDAMENTAIS ROBERTO CHAPIRO CONCEITO De acordo com o 1º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado em 1924, a Contabilidade é uma ciência que estuda e pratica as funções

Leia mais

Prof. Julio Cardozo Página 1 de 6

Prof. Julio Cardozo  Página 1 de 6 PROVA TCM-BA COMENTADA 1) De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, na demonstração de fluxo de caixa, quando do pagamento de empréstimo bancário, a parcela relativa a juros e a parcela relativa

Leia mais

Sumário. Apresentação, xi

Sumário. Apresentação, xi Sumário Apresentação, xi 1 Exercício Social e Demonstrações Financeiras pela Legislação Societária, 1 1.1 Exercício social, 1 1.2 Demonstrações financeiras, 1 1.3 Balanço patrimonial, 3 1.4 Demonstração

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido Prof. Cláudio Alves - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO A Demonstração das Mutações do Patrimônio

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Disponibilidades Capital social subscrito Capital social a integralizar (9.000)

Disponibilidades Capital social subscrito Capital social a integralizar (9.000) Balanço patrimonial Em 31 de dezembro de 2010 Disponibilidades 1.000 Capital social subscrito 10.000 Capital social a integralizar (9.000) As notas explicativas da administradora são parte integrante das

Leia mais

Demonstração do Resultado Abrangente do Exercício - DRA. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato

Demonstração do Resultado Abrangente do Exercício - DRA. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato Demonstração do Resultado Abrangente do Exercício - DRA Contabilidade - Prof: Fernando Aprato 1. Introdução Embora não conste na Lei das S/A, a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) está prevista

Leia mais

DINÂMICA PATRIMONIAL CONSULTORIA & ASSESSORIA EMPRESARIAL Normas Brasileiras de Contabilidade Interpretações Técnicas RESOLUÇÃO CFC Nº 1.

DINÂMICA PATRIMONIAL CONSULTORIA & ASSESSORIA EMPRESARIAL Normas Brasileiras de Contabilidade Interpretações Técnicas RESOLUÇÃO CFC Nº 1. RESOLUÇÃO CFC Nº 1.013/2005 Aprova a NBC T 10.8 - IT - 01 - Entidades Cooperativas. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais; CONSIDERANDO que as Normas

Leia mais

AULA 6 RELATÓRIOS CONTÁBEIS. Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO

AULA 6 RELATÓRIOS CONTÁBEIS. Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO 1 Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Antoine de Saint-Exupéry 2 1. Diferenciar Sociedade Anônima de Sociedade Limitada; 2. Citar os

Leia mais

Atualização/2017 6ª Edição A Reprodução deste material fica proibida sem o expresso consentimento da autora.

Atualização/2017 6ª Edição A Reprodução deste material fica proibida sem o expresso consentimento da autora. SORAIA CLEMENTE DE JESUS Contadora, Consultora, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Instrutora de Cursos e Palestras, Sócia-Diretora da Empresa Preserve Contabilidade Preventiva, Professora Autora Anima.

Leia mais

DMPL. Professora Yasmin F. S. Fernandes DMPL DEMONSTRAÇÕES DAS MUTAÇÕES DO P.L. CONCEITO

DMPL. Professora Yasmin F. S. Fernandes DMPL DEMONSTRAÇÕES DAS MUTAÇÕES DO P.L. CONCEITO DMPL Professora Yasmin F. S. Fernandes CONCEITO A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um relatório contábil que visa a evidenciar as variações ocorridas em todas as contas que compõem

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4 Disciplina Estrutura das Demonstrações Contábeis Curso Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares salomaosoares@bol.com.br salomao.soares@cralmeida.com.br Carga Horária

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ POLPAR S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2. Balanço Patrimonial Ativo 3

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ POLPAR S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2. Balanço Patrimonial Ativo 3 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 4 Demonstração do Resultado 5 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

Contabilidade Interdisciplinar Aula_01

Contabilidade Interdisciplinar Aula_01 Contabilidade Interdisciplinar Aula_01 Prof.ª Raquel A. Araujo raquelangeloaraujo@gmail.com Ementa Estrutura Conceitual da Contabilidade: Legislação específica; Princípios contábeis brasileiros; Comitê

Leia mais

DESTINAÇÃO DOS LUCROS: PL E DMPL

DESTINAÇÃO DOS LUCROS: PL E DMPL DESTINAÇÃO DOS LUCROS: PL E DMPL (cap 4) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP 1 SITUAÇÃO ECONÔMICA Lucro - todo lucro obtido pela empresa pertence

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CEMEPE INVESTIMENTOS SA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Capítulo 2. As Demonstrações Contábeis e a Legislação Correspondente

Capítulo 2. As Demonstrações Contábeis e a Legislação Correspondente Capítulo 2 As Demonstrações Contábeis e a Legislação Correspondente 2.1. O Exercício Social Conforme nos apresenta o Art. 175 da Lei das Sociedades por Ações, o exercício social é o período contábil considerado

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Balancete de verificação. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Valter Ferreira . O balancete de verificação é um instrumento interno das empresas, que possui por finalidade verificar o cumprimento do método das partidas

Leia mais

Oficina Técnica Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA) - Novas Normas Contábeis

Oficina Técnica Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA) - Novas Normas Contábeis Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Palestra. Encerramento das Demonstrações Contábeis Janeiro/2017. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Encerramento das Demonstrações Contábeis Janeiro/2017. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 4 Demonstração do Resultado 5 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

Lista CPC 23 Exercício 1

Lista CPC 23 Exercício 1 Lista CPC 23 Exercício 1 Em 1º de janeiro de 2008 a Cia Byte adquiriu equipamentos pesados por $ 400.000. Na data da instalação, estimou-se que a máquina teria uma vida útil de 10 anos e um valor residual

Leia mais

São Gotardo Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014

São Gotardo Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 São Gotardo Transmissora de Energia S.A. Demonstrações contábeis regulatórias referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2014 São Gotardo Transmissora de Energia S.A. Balanços Patrimoniais Regulatório

Leia mais

Tópico 5: RREO e RGF.

Tópico 5: RREO e RGF. Tópico 5: RREO e RGF. 1. (Cespe/2007/TCM-GO/Procurador) Determinado município brasileiro, ao final do primeiro quadrimestre do exercício, providenciou a elaboração de seu relatório de gestão fiscal. Todavia,

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 1. Composição do Capital 1

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ REIT SECURITIZADORA DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS S/AVersão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido DMPL

Leia mais

Como a banca ainda não liberou o gabarito, somente a prova, ainda não encontramos possibilidades de recursos.

Como a banca ainda não liberou o gabarito, somente a prova, ainda não encontramos possibilidades de recursos. Olá, pessoal. Tudo bem? A seguir, a correção da Prova de Contabilidade do Tribunal de Contas do estado de São Paulo. A banca cobrou apenas cinco questões de Contabilidade Geral, todas teóricas e que versavam

Leia mais

Nivelamento de Conceitos Contábeis

Nivelamento de Conceitos Contábeis Nivelamento de Conceitos Contábeis Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial - BP Demonstração de Resultado do Exercício - DRE Demonstração dos Fluxos de Caixa DFC Substituiu a Demonstração das Origens

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ POLPAR S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2. Balanço Patrimonial Ativo 3

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ POLPAR S.A. Versão : 1. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2. Balanço Patrimonial Ativo 3 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 4 Demonstração do Resultado 5 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Lei e alterações posteriores. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Legislação. Lei e alterações posteriores. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Legislação Lei 6.404-1976 e alterações posteriores Prof. Cláudio Alves As principais alterações ocorridas na Lei 6.404/75 foram relativas à implementação da Lei 11.638/07 e da Medida

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Patrimônio Líquido. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Balanço Patrimonial. Patrimônio Líquido. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Balanço Patrimonial Patrimônio Líquido Prof. Cláudio Alves Grupo que juntamente com os bens, direitos e obrigações, iguala, completa a equação patrimonial. É a parte do patrimônio que

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 1. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Capítulo 1 Aspectos Gerais de Contabilidade 1. Capítulo 2 Análise das Demonstrações Contábeis 59

Capítulo 1 Aspectos Gerais de Contabilidade 1. Capítulo 2 Análise das Demonstrações Contábeis 59 Sumário Capítulo 1 Aspectos Gerais de Contabilidade 1 1.1. Introdução...1 1.2. Demonstrações conforme a Lei das Sociedades Anônimas...2 1.3. Balanço Patrimonial BP...2 1.4. Demonstração do Resultado do

Leia mais

Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato

Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade Contabilidade - Prof: Fernando Aprato 1. Conceito de Contabilidade Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla, demonstra e interpreta

Leia mais

RFB Auditor - ESAF Análise do Edital - CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA

RFB Auditor - ESAF Análise do Edital - CONTABILIDADE GERAL E AVANÇADA Sumário 1 Estrutura Conceitual... 2 2 Patrimônio... 2 3 Fatos Contábeis... 3 4 Contas... 3 5 Escrituração... 3 6 Provisões... 3 7 Políticas Contábeis, Estimativas e Retificação de Erro.... 4 8 Ativo...

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 2. Composição do Capital 1

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ SCCI - SECURITIZADORA DE CRÉDITOS IMOBILIÁRIOS S/A Versão : 2. Composição do Capital 1 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

Aula 3 CONCEITOS INICIAIS A > 0 P > 0 SPL > 0 A = 0 P = 0 SPL = 0

Aula 3 CONCEITOS INICIAIS A > 0 P > 0 SPL > 0 A = 0 P = 0 SPL = 0 ágina1 Curso/Disciplina: Contabilidade Geral Aula: Conceitos iniciais 3 rofessor (a): Valter Ferreira Monitor (a): Luis Renato Ribeiro ereira de Almeida Aula 3 CONCEITOS INICIAIS 6. Valores assumidos pelos

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Contabilidade Geral.

Resumo Aula-tema 03: Contabilidade Geral. Resumo Aula-tema 03: Contabilidade Geral. Nesta aula, vamos entender os conceitos fundamentais de contabilidade, as demonstrações contábeis obrigatórias, com ênfase no Balanço Patrimonial e na Demonstração

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL AFRFB. Marcondes Fortaleza

CONTABILIDADE GERAL AFRFB. Marcondes Fortaleza Prof. Prof. M.Sc. Marcondes Giovanni Fortaleza Pacelli CONTABILIDADE GERAL AFRFB Marcondes Fortaleza Parte Introdutória Conceito Objeto Finalidade Usuários -Internos -Externos Campo de Aplicação Funções

Leia mais

CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO

CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO Qual a importância? O Pronunciamento tem como objetivo melhorar a relevância e

Leia mais

CPC 26 Apresentações de Demonstrações Contábeis-Balanço

CPC 26 Apresentações de Demonstrações Contábeis-Balanço CPC CPC 26 Apresentações de Demonstrações Contábeis-Balanço Este Pronunciamento Técnico não prescreve a ordem ou o formato que deva ser utilizado na apresentação das contas do balanço patrimonial, mas

Leia mais

Contabilidade Geral Valter Ferreira

Contabilidade Geral Valter Ferreira Contabilidade Geral Valter Ferreira Com base nos dados abaixo, elabore o balanço patrimonial após cada fato e o final, após o período contábil. 1- Os sócios integralizaram capital social, no valor de R$

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARÁ 1) Marque a alternativa que contém o item que não integra a Demonstração do Resultado do Exercício: a) Devolução de Vendas. b) Receitas Financeiras. c) Ajustes de Exercícios Anteriores. d) Variações Monetárias

Leia mais

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE Módulo 1 Parte 2 INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE (Capítulo 1 do Livro do Professor) 1 Analista e Auditor Fiscal Contabilidade Geral Básica Julho de 2017 Com o Professor Eugenio Montoto Site: www.eugenio.pro.br

Leia mais

Palestra. Lei /07: DFC/ DVA - Obrigatoriedade. Elaborado por:

Palestra. Lei /07: DFC/ DVA - Obrigatoriedade. Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3662-0035 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais