RICARDO CALCINI. REFORMA TRABALHISTA O Novo Cenário da Legislação Trabalhista no âmbito da Lei n /2017 (MP 808)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RICARDO CALCINI. REFORMA TRABALHISTA O Novo Cenário da Legislação Trabalhista no âmbito da Lei n /2017 (MP 808)"

Transcrição

1 REFORMA TRABALHISTA O Novo Cenário da Legislação Trabalhista no âmbito da Lei n /2017 (MP 808)

2 CURSOS E TREINAMENTOS Professor de Cursos Jurídicos e de Pós-Graduação (FADI, EPD, AATSP e FGV). Palestrante em Eventos Corporativos e Instrutor de Treinamentos In Company. Mestrando em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela Escola Paulista da Magistratura (TJ/SP). Especialista em Direito Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do IBDSCJ, da ABDPC, do CEAPRO, da ABDPro, da ABDConst, do IDA e do IBDD. Facebook: Ricardo Calcini LinkedIn: Ricardo Souza Calcini Instagram: ricardo_calcini Whatshapp: (11) rcalcini@gmail.com

3 Horas de trajeto, percurso ou in itinere Art A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite. 2 o O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução. 2 o O tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador.

4 Horas de trajeto, percurso ou in itinere 3 o Poderão ser fixados, para as microempresas e empresas de pequeno porte, por meio de acordo ou convenção coletiva, em caso de transporte fornecido pelo empregador, em local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o tempo médio despendido pelo empregado, bem como a forma e a natureza da remuneração. 3 o (Revogado). Súmula 320/TST - Sugestão da nova redação: HORAS "IN ITINERE". OBRIGATORIEDADE DE CÔMPUTO NA JORNADA DE TRABALHO (Incluído o item II em decorrência da Lei n /2017). I - O fato de o empregador cobrar, parcialmente ou não, importância pelo transporte fornecido, para local de difícil acesso ou não servido por transporte regular, não afasta o direito à percepção das horas "in itinere". II - Não tem direito a horas ''in itinere" o empregado cujo contrato de trabalho haja sido celebrado a partir de 11 de novembro de 2017, data de vigência da Lei n /2017, que alterou o 2º do art. 58 da CLT (art. 1 ).

5 Horas de trajeto, percurso ou in itinere Súmula 90/TST - Sugestão da nova redação: HORAS "IN ITINERE". TEMPO DE SERVIÇO (incluído o item VI em decorrência da Lei nº /2017). I - O tempo despendido pelo empregado, em condução fornecida pelo empregador, até o local de trabalho de difícil acesso, ou não servido por transporte público regular, e para o seu retorno é computável na jornada de trabalho. II - A incompatibilidade entre os horários de início e término da jornada do empregado e os do transporte público regular é circunstância que também gera o direito às horas "in itinere". III - A mera insuficiência de transporte público não enseja o pagamento de horas "in itinere". IV - Se houver transporte público regular em parte do trajeto percorrido em condução da empresa, as horas "in itinere" remuneradas limitam-se ao trecho não alcançado pelo transporte público. V - Considerando que as horas "in itinere" são computáveis na jornada de trabalho, o tempo que extrapola a jornada legal é considerado como extraordinário e sobre ele deve incidir o adicional respectivo. VI - Não tem direito a horas "in itinere" o empregado cujo contrato de trabalho haja sido celebrado a partir de 11 de novembro de 2017, data de vigência da Lei nº /2017, que alterou o 2 do art. 58 da CLT (art. 1º).

6 Regime 12x36: Feriados e Horário Noturno Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 e em leis específicas, é facultado às partes, por meio de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação. NÃO MAIS SE FALA EM ACORDO ESCRITO INDIVIDUAL...! 1º A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver, de que tratam o art. 70 e o 5º do art º É facultado às entidades atuantes no setor de saúde estabelecer, por meio de acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação.

7 Regime 12x36: Feriados e Horário Noturno Orientação Jurisprudencial 388 da SBDI-1/TST - Sugestão da nova redação: JORNADA 12X36. ADICIONAL NOTURNO. JORNADA MISTA QUE COMPREENDA A TOTALIDADE DO PERÍODO NOTURNO (alterada e incluído o item II em decorrência da Lei nº /2017). I - Até 10 de Novembro de 2017, o empregado submetido à jornada de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, que compreenda a totalidade do período noturno, tem direito ao adicional noturno relativo às horas trabalhadas após às 05:00 horas da manhã. II - Na jornada de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, pactuada a partir de 11 de novembro de 2017, início de vigência da Lei nº /2017, consideram-se compensadas pela remuneração mensal as prorrogações de trabalho noturno, nos termos do art. 59-A, parágrafo único, da CLT.

8 Intervalo Intrajornada x Redução Art Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas. 4 o A não concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória, apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da remuneração dahora normal de trabalho. Art. 611-A. A convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho, observados os incisos III e VI do caput do art. 8º da Constituição, têm prevalência sobre a lei quando, entre outros, dispuserem sobre: (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017) III - intervalo intrajornada, respeitado o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas;

9 Intervalo Intrajornada x Redução Súmula 437/TST - Sugestão da nova redação: INTERVALO INTRAJORNADA PARA REPOUSO E ALIMENTAÇÃO. APLICAÇÃO DO ART. 71 DA CLT (alterada em decorrência da Lei nº /2017). I - A partir de 11 de novembro de 2017, data de vigência da Lei nº /2017, a não concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória, apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho. II - A partir de 11 de novembro de 2017, a parcela decorrente do intervalo intrajornada mínimo suprimido ostenta natureza indenizatória. III - Ultrapassada habitualmente a jornada de seis horas de trabalho, é devido o gozo do intervalo intrajornada mínimo para jornada superior a seis horas, estipulado em lei ou em norma coletiva, obrigando o empregador a remunerar o período para descanso e alimentação não usufruído, acrescido do respectivo adicional. (Houve a retirada de algumas palavras do dispositivo). Obs: o antigo item II da Súmula foi cancelado.

10 Intervalo Interjornada x Redução Orientação Jurisprudencial 355 da SBDI-1/TST - Sugestão da nova redação: INTERVALO INTERJORNADAS. ART. 66 DA CLT. INOBSERVÂNCIA. APLICAÇÃO ANALÓGICA DO 4º DO ART. 71 DA CLT (alterada e incluído o item II em decorrência da Lei nº /2017). I - O desrespeito ao intervalo mínimo interjornadas previsto no art. 66 da CLT acarreta, por analogia, os mesmos efeitos previstos no 4º do art. 71 da CLT e na Súmula nº 110 do TST. É devido assim, o pagamento da integralidade das horas suprimidas, com o acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da hora normal de trabalho ou de percentual mais elevado definido em negociação coletiva. II - A parcela decorrente do descumprimento do intervalo mínimo previsto no art. 66 da CLT, ocorrido a partir de 11 de novembro de 2017, início da vigência da Lei n /2017, é de natureza indenizatória, nos termos do 4º do art. 71 da CLT, com a redação da Lei nº /2017.

11 Concessão e Época das Férias Art As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito. 1º - Somente em casos excepcionais serão as férias concedidas em 2 (dois) períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos. 2º - Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinquenta) anos de idade, as férias serão sempre concedidas de uma só vez. 1 o Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. 2 o (Revogado). 3 o É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.

12 FIGURA DO SUPER EMPREGADO Art As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes. Parágrafo único. A livre estipulação a que se refere o caput deste artigo aplica-se às hipóteses previstas no art. 611-A desta Consolidação, com a mesma eficácia legal e preponderância sobre os instrumentos coletivos, no caso de empregado portador de diploma de nível superior e que perceba salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Limite máximo dos benefícios do RGPS (R$ 5.531,31)

13 Contrato Individual de Trabalho: Remuneração Art Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. 1º Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e de função e as comissões pagas pelo empregador. (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017) 2º As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, limitadas a cinquenta por cento da remuneração mensal, o auxílio-alimentação, vedado o seu pagamento em dinheiro, as diárias para viagem e os prêmios não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de encargo trabalhista e previdenciário. (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)

14 Contrato Individual de Trabalho: Remuneração A ajuda de custo é despesa efetuada pelo empregado e comprovada. Toda ajuda de custo não integra o salário, pois salário remunera trabalho, enquanto que ajuda de custo indeniza despesa. Logo, nenhuma ajuda de custo deveria ser salário, ainda que superior a 50% da remuneração mensal. Contudo, é preciso que o gasto seja comprovado. Do contrário, será salário, ainda que inferior a 50% da remuneração mensal. Foram subtraídos abonos pagos pelo empregador. Logo, doravante, passa a ser considerado salário...!

15 Contrato Individual de Trabalho: Remuneração Orientação Jurisprudencial 413 da SBDI-1/TST - Sugestão da nova redação: AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO. ALTERAÇÃO DA NATUREZA JURÍDICA. NORMA COLETIVA OU ADESÃO AO PAT (alterada em decorrência da Lei nº /2017). Em relação aos contratos de trabalho firmados até 10 de novembro de 2017, a pactuação em norma coletiva conferindo caráter indenizatório a verba "auxílio-alimentação" ou a adesão posterior do empregador ao Programa de Alimentação do Trabalhador PAT não altera a natureza salarial da parcela, instituída anteriormente, para aqueles empregados que, habitualmente, já percebiam o benefício, a teor das Súmulas nºs 51, I, e 241 do TST.

16 Contrato Individual de Trabalho: Remuneração Súmula 318/TST - Sugestão da nova redação: DIÁRIAS. BASE DE CÁLCULO PARA SUA INTEGRAÇÃO NO SALÁRIO (alterado o item I e incluído o item II em decorrência da Lei n /2017). I - Tratando-se de empregado mensalista cujo contrato de trabalho haja sido firmado até 10 de novembro de 2017, integração das diárias no salário deve ser feita tomando-se por base o salário mensal por ele percebido e não o valor do dia de salário. II - Não integram a remuneração do empregado e não se incorporam ao contrato de trabalho as diárias para viagem do empregado cujo contrato de trabalho haja sido celebrado a partir de 11 de novembro de 2017, data de vigência da Lei n /2017, que alterou o 2 do art. 457 da CLT (art. 1º).

17 Contrato Individual de Trabalho: Remuneração Súmula 101/TST - Sugestão da nova redação: DIÁRIAS DE VIAGEM. SALÁRIO (alterado item I e incluído o item II em decorrência da Lei n /2017). I - Relativamente aos empregados admitidos até 10 de novembro de 2017, integram o salário, pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, as diárias de viagem que excedam a 50% (cinquenta por cento) do salário do empregado, enquanto perdurarem as viagens. II - Não integram a remuneração do empregado e não se incorporam ao contrato de trabalho as diárias para viagem do empregado cujo contrato de trabalho haja sido celebrado a partir de 11 de novembro de 2017, data de vigência da Lei /2017, que alterou o 2º do art. 457 da CLT (art. 1º).

18 Contrato Individual de Trabalho: Remuneração 22. Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador, até duas vezes ao ano, em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro, a empregado, grupo de empregados ou terceiros vinculados à sua atividade econômica em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades. (Incluído pela Medida Provisória nº 808, de 2017) 23. Incidem o imposto sobre a renda e quaisquer outros encargos tributários sobre as parcelas referidas neste artigo, exceto aquelas expressamente isentas em lei específica. (Incluído pela Medida Provisória nº 808, de 2017) Interessante apenas destacar que o 23 determina que há incidência de tributo (imposto) sobre parcelas percebidas pelo trabalhador (renda), ainda que o mesmo dispositivo legal exclua de algumas destas parcelas a respectiva natureza salarial (ajudas de custo, até 50% da remuneração, diárias de viagem, prêmios e auxílio alimentação não fornecido em dinheiro) e as retire da base de incidência da contribuição previdenciária.

19 Extinção Contratual: Anotação em CTPS Art Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo e na forma estabelecidos neste artigo. 1 o (Revogado). Art O pedido de demissão do empregado estável só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato e, se não o houver, perante autoridade local competente do Ministério do Trabalho e Previdência Social ou da Justiça do Trabalho.

20 Extinção Contratual: Anotação em CTPS Súmula 330/TST - Sugestão da nova redação: QUITAÇÃO. VALIDADE (alterada em decorrência da Lei n /2017). I - Até 10 de Novembro de 2017, a quitação passada pelo empregado, com assistência de entidade sindical de sua categoria, ao empregador, com observância dos requisitos exigidos nos parágrafos do art. 477 da CLT, tem eficácia liberatória em relação às parcelas expressamente consignadas no recibo, salvo se oposta ressalva expressa e especificada ao valor dado à parcela ou parcelas impugnadas. II - Nas rescisões contratuais realizadas a partir de 11 de novembro de 2017, início da vigência da Lei nº /2017, não é exigida a assistência do sindicato da categoria profissional para a validade da quitação do extinto contrato de emprego. III - A quitação não abrange parcelas não consignadas no recibo de quitação e, consequentemente, seus reflexos em outras parcelas, ainda que estas constem desse recibo. IV - Quanto a direitos que deveriam ter sido satisfeitos durante a vigência do contrato de trabalho, a quitação é válida em relação ao período expressamente consignado no recibo de quitação.

21 Termo de Quitação Anual x Obrigações Trabalhistas Art. 507-B. É facultado a empregados e empregadores, na vigência ou não do contrato de emprego, firmar o termo de quitação anual de obrigações trabalhistas, perante o sindicato dos empregados da categoria. Parágrafo único. O termo discriminará as obrigações de dar e fazer cumpridas mensalmente e dele constará a quitação anual dada pelo empregado, com eficácia liberatória das parcelas nele especificadas.

22 OBRIGADO Ricardo Calcini Facebook: Ricardo Calcini LinkedIn: Ricardo Souza Calcini Instagram: ricardo_calcini Whatshapp: (11)

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO DR. THIAGO TRINDADE ABREU DA SILVA MENEGALDO Advogado Trabalhista, Sócio no escritório Geromes e Menegaldo Sociedade de Advogados, Professor em diversos cursos de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp

REFORMA TRABALHISTA. Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp REFORMA TRABALHISTA Alteração da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e aplicação no âmbito da Unesp Lei nº 13.467/2017 Medida Provisória nº 808/2017 I - JORNADA DE TRABALHO a) Tempo considerado à disposição

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA

A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA NA PRÁTICA A REFORMA TRABALHISTA... Sancionada em 13/07/2017 Lei 13.467 Vigência: 11 de Novembro de 2017 A REFORMA TRABALHISTA... CLT - DOS 922 ARTIGOS (Decreto-Lei nº 5.452/1943):

Leia mais

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA Jornada de Trabalho TEMPO A DISPOSIÇÃO: - É o período em que o empregado esteja a disposição do empregador, aguardando ou executando ordens. - Não será considerado tempo

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO & SISTEMA DE COMPENSAÇÃO

JORNADA DE TRABALHO & SISTEMA DE COMPENSAÇÃO RESUMO DA REFORMA O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em 27 de abril, substitutivo do deputado Rogério Marinho (PSDB) ao Projeto de Lei nº 6.787/2016, popularmente chamado de Reforma Trabalhista.

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO Departamento Sindical - DESIN Lei 13.467/2017 Modernização Trabalhista Introdução - Promulgação da Lei 13.467 de 11 de julho de 2017 LEI 13.467/17

Leia mais

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização:

As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral. Realização: As principais dúvidas jurídicas dos síndicos (trabalhista) Carlos Alexandre Cabral Temas : 1 Horas Extras; 2 Intervalos Interjornadas; 3 Intervalos de Refeição e ou Repouso; 4 Substituição e Acúmulo de

Leia mais

A REFORMA TRABALHISTA

A REFORMA TRABALHISTA A REFORMA TRABALHISTA Fernando Baumgarten OAB/SC 30.627-B fernandob.adv@gmail.com (47) 99131-6611 NECESSIDADE DE REFORMA DAS REGRAS TRABALHISTAS A CLT não acompanha a evolução e os novos métodos de trabalho;

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017

REFORMA TRABALHISTA IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 IMPACTOS NAS STARTUPS 22 DE AGOSTO DE 2017 LEI 13.467/2017 - PRINCIPAIS ASPECTOS A Reforma Trabalhista altera mais de 100 artigos da CLT. Esta lei traz importantes mudanças que objetivam aprimorar as relações

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte II. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte II. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e Salário Caracterização e distinções. Parte II Prof. Cláudio Freitas - REMUNERAÇÃO: Características. O artigo 457 da CLT Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado,

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - Lei nº 8.212/91 Art. 28, 8º e 9º - Decreto nº 3.048/99 Art. 214, 4º a 16 - Salário-de-contribuição

Leia mais

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR

Reforma Trabalhista. O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR Reforma Trabalhista O impacto das mudanças na reforma trabalhista no dia a dia das relações de trabalho dos clubes VALTER PICCINO - CONSULTOR LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte II. Prof. CláudioFreitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte II. Prof. CláudioFreitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte II Prof. CláudioFreitas - LC 150/2015: Normas de direito do trabalho, previdenciário e tributário. Revogação total da lei anterior (lei

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud

REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud REFORMA TRABALHISTA Prof. Antonio Daud www.facebook.com/adaudjr @prof.antoniodaudjr VACATIO LEGIS Negociado x legislado O que pode negociar? O que não pode? Negociado x legislado Exercício Em quais dos

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº DE JULHO DE José Francisco Martins REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS ALTERAÇÕES LEI Nº 13.467 DE JULHO DE 2017 José Francisco Martins TEMPO À DISPOSIÇÃO NA EMPRESA OU FORA DELA Inclusão do 2º no artigo 4º: atividades que não serão mais consideradas

Leia mais

Contribuição previdenciária e a nova sistemática dos prêmios e abonos após reforma trabalhista e outras alterações

Contribuição previdenciária e a nova sistemática dos prêmios e abonos após reforma trabalhista e outras alterações Contribuição previdenciária e a nova sistemática dos prêmios e abonos após reforma trabalhista e outras alterações Fábio Palaretti Calcini Mestre e Doutor PUC/SP. Pós Doutorando Coimbra(Por) Professor

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Horas In Itinere

Orientações Consultoria de Segmentos Horas In Itinere 28/07/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 8 6. Referências... 8 7.

Leia mais

1º, 2º, -art CLT

1º, 2º, -art CLT 1º, 2º, -art. 477 - CLT 1º - O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a

Leia mais

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos

Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos www.fagnersandes.com.br Preparando você para o sucesso! Ensaio sobre a nova Lei dos Empregados Domésticos Regulamentado pela Lei Complementar n. 150/15, empregado doméstico é aquele que presta serviços

Leia mais

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018

BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 BATE-PAPO JORNADA DE TRABALHO À LUZ DA REFORMA TRABALHISTA MAIO 2018 Ideia e dinâmica do encontro Dúvidas em comum Troca de experiências Fontes do Direito do Trabalho Princípios - irrenunciabilidade -

Leia mais

1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória?

1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória? CADERNO DE EXERCÍCIOS 1) O que caracteriza a utilidade com natureza salarial e a utilidade com natureza indenizatória? 2) Vale transporte pago em dinheiro, vale refeição pago em dinheiro, concessão de

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral

REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS. Giseli Mozela do Amaral REFORMA TRABALHISTA - 4 MESES DE VIGÊNCIA, SEUS DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS Giseli Mozela do Amaral Alterações realizadas na CLT Lei 13.467/17 Lei da Reforma Trabalhista Entrou em vigência no dia 11/11/2017

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO JORNADA DE TRABALHO CONCEITO FUNDAMENTOS DA LIMITAÇÃO COMPOSIÇÃO DA JORNADA. Sonia Soares

DIREITO DO TRABALHO JORNADA DE TRABALHO CONCEITO FUNDAMENTOS DA LIMITAÇÃO COMPOSIÇÃO DA JORNADA. Sonia Soares DIREITO DO TRABALHO JORNADA DE TRABALHO CONCEITO FUNDAMENTOS DA LIMITAÇÃO COMPOSIÇÃO DA JORNADA Sonia Soares Distinções relevantes Duração de Trabalho: noção mais ampla = compreende lapso temporal de trabalho/disponibilidade

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES LEI 13.467/2017 MODERNIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Visão Geral Departamento Sindical - DESIN - Considerações Iniciais - Relações Coletivas de Trabalho LEI 13.467/17 Modernização

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

PROJETO DE Reforma Trabalhista 13 de Junho/ 2017

PROJETO DE Reforma Trabalhista 13 de Junho/ 2017 PROJETO DE Reforma Trabalhista 13 de Junho/ 2017 CENÁRIO ATUAL 14 milhões de desempregados e tecnologia levando à redução de postos de trabalho Cerca de 3.5 milhões de novas ações trabalhistas por ano

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) 1 TEMA: TERMO DE QUITAÇÃO FALTAM DIAS 2 A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica

Leia mais

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista

LEI Nº , DE 13 DE JULHO DE Reforma Trabalhista LEI Nº. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a CLT, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho Reforma Trabalhista A Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), que foi sancionada em 13 de

Leia mais

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA

ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA ASPECTOS DA REFORMA TRABALHISTA A Reforma Trabalhista no Brasil de 2017 é uma mudança significativa na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei n o 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES

O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES O IMPACTO DAS MUDANÇAS NA REFORMA TRABALHISTA NO DIA A DIA DAS RELAÇÕES DE TRABALHO DOS CLUBES LEI Nº 13.467 DE 13 DE JULHO DE 2017 Altera a Consolidação das Leis do Trabalho aprovada pelo Decreto- Lei

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. E-book

REFORMA TRABALHISTA. E-book REFORMA TRABALHISTA R E-book REFORMA TRABALHISTA Quais foram as mudanças? A Lei nº13.467/17 foi publicada no dia 13 de julho de 2017 entrou em vigor no dia 10 de novembro de 2017. Alteração da Consolidação

Leia mais

Dr. Paulo Diniz Romualdo

Dr. Paulo Diniz Romualdo Dr. Paulo Diniz Romualdo TEMPO À DISPOSIÇÃO DA EMPRESA art. 4º - incluído o 2º, objetiva não caracterizar como tempo à disposição do empregador o período em que o empregado estiver no seu local de trabalho

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeito e duração do trabalho nos contratos de emprego. Duração do trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Efeito e duração do trabalho nos contratos de emprego. Duração do trabalho. Parte I. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Efeito e duração do trabalho nos contratos de emprego Duração do trabalho. Parte I Prof. Cláudio Freitas - Duração do trabalho: regra geral do artigo 7, XIII da CRFB/88 e artigo 58

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pelo Prof. Custódio Nogueira (Aula 17-23/04/2018)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pelo Prof. Custódio Nogueira (Aula 17-23/04/2018) CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pelo Prof. Custódio Nogueira (Aula 17-23/04/2018) JORNADA DO TRABALHO. A jornada normal de trabalho corresponde ao

Leia mais

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17

CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI (PL 6.787/16) APROVADO PELA CÂMARA, EM 26 DE ABRIL. NO SENADO, É O PLC 38/17 O projeto chegou à Câmara dos Deputados, enviado pelo Executivo, com a previsão de alterar sete artigos

Leia mais

E-book Reforma Trabalhista. Lei nº /2017 e MP 808/2017

E-book Reforma Trabalhista. Lei nº /2017 e MP 808/2017 E-book Reforma Trabalhista Lei nº 13.467/2017 e MP 808/2017 Índice Introdução 03 Hora Extra 04 e 05 Jornada de Trabalho 06 e 07 Contratos de Trabalho 08 e 09 Remuneração 10 e 11 Relação com o Sindicato

Leia mais

Mudanças da Reforma Trabalhista

Mudanças da Reforma Trabalhista E-book Mudanças da Reforma Trabalhista 2017 Audit Tax Advisory Transactions BPS Com a promulgação da Lei nº 13.467 de 13 de julho de 2017, conhecida popularmente como Reforma Trabalhista, a partir de novembro

Leia mais

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip PRÁTICA TRABALHISTA Curso de Estágio Profissional Unip - A trabalhou na empresa B (metalúrgica) em São Paulo Capital no período de 12/01/2016 a 25/04/2017, quando foi demitido sem justa causa. Desenvolvia

Leia mais

Alterações no Gozo de Férias ART. 134.

Alterações no Gozo de Férias ART. 134. REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/17 Alterações no Gozo de Férias ART. 134. 1 o As férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos

Leia mais

O PLC 38/17, em tramitação no Senado Federal, mudou profundamente em relação à proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas alterações,

O PLC 38/17, em tramitação no Senado Federal, mudou profundamente em relação à proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas alterações, O PLC 38/17, em tramitação no Senado Federal, mudou profundamente em relação à proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas alterações, o DIAP produziu quadro temático para entender o que

Leia mais

OS EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS VIGENTES.

OS EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS VIGENTES. OS EFEITOS DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS VIGENTES. É especialista em Gestão Pública e em Orçamento Público. É Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU e Colaborador

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Horas in itinere. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Remuneração e salário. Horas in itinere. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Remuneração e salário Prof. Cláudio Freitas - Modificação importante: REFORMA TRABALHISTA (Lei 13.467/17) Redação original: CLT. Art. 58. (...) 2 o O tempo despendido pelo empregado

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. EleniceRibeiro

DIREITO DO TRABALHO II. Profa. EleniceRibeiro DIREITO DO TRABALHO II INTERVALO Profa. EleniceRibeiro INTERVALOS INTERVALOS -ESPÉCIES o INTERJORNADA o INTRAJORNADA oespeciais INTERVALO INTRAJORNADA Art. 71- Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração

Leia mais

PRESCRIÇ.Ã.O INTERCORRENTE (mantida). É inaplicável na Justiça do Trabalho a prescrição intercorrente.

PRESCRIÇ.Ã.O INTERCORRENTE (mantida). É inaplicável na Justiça do Trabalho a prescrição intercorrente. Súmula 101/TST Súmula 114/TST Súmula 122/TST DIÁRIAS DE VIAGEM. SALÁRIO. Integram o salário, pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, as diárias de viagem que excedam a 50% (cinquenta por cento)

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS MUDANÇAS DÚVIDAS EMPREGADOR

REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS MUDANÇAS DÚVIDAS EMPREGADOR REFORMA TRABALHISTA PRINCIPAIS MUDANÇAS DÚVIDAS EMPREGADOR Com a sanção da Lei nº 13.467/2017 Reforma Trabalhista entrará em vigor em 10/11/2017, portanto as empresas deverão se adaptar as novas regras.

Leia mais

Direito do Trabalho. Salário e Remuneração

Direito do Trabalho. Salário e Remuneração Direito do Trabalho Salário e Remuneração Salário e Remuneração Salário: contraprestação paga pelo empregador ao empregado pelos serviços prestados. Remuneração: engloba o salário e o conjunto de verbas

Leia mais

SIMULADO DE DIREITO DO TRABALHO - Professora: Carla Andrade

SIMULADO DE DIREITO DO TRABALHO - Professora: Carla Andrade 1) A respeito da terceirização de serviços, conforme legislação vigente, EXCETO: a) o capital social da empresa prestadora de serviços constitui requisito para o seu regular funcionamento, não bastando

Leia mais

Folha de Pagamento. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento 20/05/2011

Folha de Pagamento. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento 20/05/2011 O inc. I do Art 225 do Decreto 3.048 de 6 de maio de 1999, aprovou: Art.225. A empresa é também obrigada a: Preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu

Leia mais

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS.

Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS. Dr. Leandro Villela Cezimbra Analista Técnico FIERGS leandro.cezimbra@fiergs.org.br JORNADA A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, acrescida de mais duas horas extras diárias (art. 59), mediante acordo

Leia mais

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Direito do Trabalho Aula: 04 Data: 02/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA

MATERIAL DE APOIO XVI EXAME DE ORDEM. Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Direito do Trabalho Aula: 04 Data: 02/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA Curso: Intensivo Semanal Disciplina: Direito do Trabalho Aula: 04 Data: 02/02/2015 ANOTAÇÃO DE AULA EMENTA AULA 1. DURAÇÃO DO TRABALHO; 2. PERÍODOS COMPUTADOS; 3. INTERJORNADA E INTRAJORNADA; 4. REDUÇÃO

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo I - os benefícios da previdência social, nos termos e limites legais, ressalvado o

Leia mais

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto.

HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. REFORMA TRABALHISTA HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. Histórico Legislação; 2. Principais Alteração; 3. Linha de produto. CONSULTORIA DE SEGMENTOS 01 Histórico Legislação OBJETIVOS DA REFORMA TRABALHISTA Modernizar

Leia mais

Reforma Trabalhista. Conteúdos do Direito do Trabalho I. Professora Cláudia Glênia S de Freitas

Reforma Trabalhista. Conteúdos do Direito do Trabalho I. Professora Cláudia Glênia S de Freitas Reforma Trabalhista Conteúdos do Direito do Trabalho I Professora Cláudia Glênia S de Freitas Compensação de Jornada Como era Nova redação -Por norma coletiva ou acordo individual escrito. -Autoriza a

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho no contrato de emprego. Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal.

DIREITO DO TRABALHO. Efeitos e duração do trabalho no contrato de emprego. Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal. DIREITO DO TRABALHO Efeitos e duração do trabalho no contrato de emprego Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal. Parte I Prof. Cláudio Freitas FÉRIAS Art. 7º, CRFB/88 (...) XVII - gozo

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017

REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 REFORMA TRABALHISTA 09/06/2017 Principais Pontos 1) Negociação Coletiva tem prevalência sobre a lei quando, entre outros temas, dispuser sobre: jornada de trabalho Banco de Horas anual Intervalos Intrajornada

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA 1 (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) TEMA: JORNADA DE TRABALHO FALTAM DIAS A Zilmara Alencar Consultoria Jurídica

Leia mais

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017

Aplicação dos Preceitos da Lei n /2017 e da MP 808/2017 REFORMA TRABALHISTA Aplicação dos Preceitos da Lei n. 13.467/2017 e da MP 808/2017 Palestrante: Luís Alves de Freitas Lima Auditor Fiscal do Trabalho Professor Universitário A apresentação não representa

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. EFEITOS E DURAÇÃO DO TRABALHO NOS CONTRATOS DE EMPREGO Descanso no Trabalho: Repouso Anual Férias e Semanal Parte 2

DIREITO DO TRABALHO. EFEITOS E DURAÇÃO DO TRABALHO NOS CONTRATOS DE EMPREGO Descanso no Trabalho: Repouso Anual Férias e Semanal Parte 2 DIREITO DO TRABALHO EFEITOS E DURAÇÃO DO TRABALHO NOS CONTRATOS DE EMPREGO Descanso no Trabalho: Repouso Anual Férias e Semanal Parte 2 Profª. Eliane Conde Férias Proporcionais Para cada mês ou fração

Leia mais

Novos tipos de contrato de trabalho:

Novos tipos de contrato de trabalho: A lei nº. 13.467/17 entrou em vigor no dia 11 de novembro, para melhor auxiliá-los preparamos uma breve síntese sobre as principais mudanças que afetarão as empresas e os trabalhadores. Horas extras: Não

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO CIRCULAR Nº 028/ 2017 São Paulo, 25 de Julho de 2017. REFORMA TRABALHISTA Foi publicada no DOU (14.7.2017) a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT e as Leis nº 6.019/1974, 8.036/1990 e 8.212/1991, para

Leia mais

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO

DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO DIREITO NAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 4 JORNADA DE TRABALHO Índice 1. Jornada de trabalho...3 2. Formas de Prorrogação da Jornada de Trabalho...4 3. Horas Extras no Caso de Força Maior...5 4. Trabalho Noturno...6

Leia mais

Terça-feira, 09 de maio de 2017 Elaborada por: Anderson Alves, André Santos, João Vitor Manuela Queiroz, Neuriberg Dias e Noemi Araújo

Terça-feira, 09 de maio de 2017 Elaborada por: Anderson Alves, André Santos, João Vitor Manuela Queiroz, Neuriberg Dias e Noemi Araújo O PLC 38/2017, em tramitação no Senado Federal, mudou profudamente em relação a proposta enviada pelo Poder Executivo. Para conhecer essas mudanças a Contatos Assessoria Parlamentar produziu um quadro

Leia mais

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo

HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL DIREITO DO TRABALHO II. Aula 9 Homologação da terminação do. Maria Inês Gerardo Aula 9 Homologação da terminação do contrato de trabalho Maria Inês Gerardo www.mariainesgerardo.com.br Facebook: Maria Inês Gerardo Conteúdo Programático desta aula Homologação da terminação do contrato

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) Em 23 de dezembro de 2016 foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 6787, de autoria do Poder Executivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO MSC. ROSENIURA SANTOS JORNADA DE TRABALHO JORNADA DE TRABALHO

DIREITO DO TRABALHO MSC. ROSENIURA SANTOS JORNADA DE TRABALHO JORNADA DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO MSC. ROSENIURA SANTOS JORNADA DE TRABALHO JORNADA DE TRABALHO É o período estabelecido no contrato da empresa que deve ser cumprido pelo empregado, dentro do qual deverá cumprir suas

Leia mais

Relatório - Plano de Aula 30/01/ :53

Relatório - Plano de Aula 30/01/ :53 Página: 1/8 Disciplina: CCJ0101 - TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Semana Aula: 3 Direito do Trabalho e Processual do Trabalho (Aula 2/5) Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de: DESCRIÇÃO DO PLANO DE

Leia mais

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos

Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Direitos Trabalhistas Justiça do Trabalho e Recursos Humanos Palestrante: Estabilidade gestante Estabilidade Acidentária Jornada 12 x 36 Períodos de Intervalo Insalubridade Prof. Cristiano Magalhães 1

Leia mais

Entre as funções exercidas pelos funcionários do departamento pessoal temos:

Entre as funções exercidas pelos funcionários do departamento pessoal temos: Conceito O setor de departamento pessoal tem grande importância em uma empresa, podemos dizer que e um dos pilares mais importante, sem ela não temos um bom andamento da empresa, esse setor lida com assuntos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte III. Prof. CláudioFreitas

DIREITO DO TRABALHO. Das relações laborais. Trabalho doméstico. Parte III. Prof. CláudioFreitas DIREITO DO TRABALHO Das relações laborais. Parte III Prof. CláudioFreitas - Formas de contratação Art. 4º. É facultada a contratação, por prazo determinado, do empregado doméstico: I - mediante contrato

Leia mais

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória

Tema Lei Anterior Lei nº /2017 Medida Provisória Tema Lei Anterior Lei nº. 13.467/2017 Medida Provisória Terceirização Sócio Retirante Salário e Remuneração A Lei nº. 13.429/2017, a qual permite a contratação de prestadores de serviços especializados

Leia mais

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017

COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA. Agosto de 2017 COMO A REFORMA TRABALHISTA IMPACTARÁ SUA EMPRESA Agosto de 2017 O que é a Reforma Trabalhista? Mudanças na Contratação Mudanças no dia a dia Mudanças na Rescisão INTRODUÇÃO: O QUE É A REFORMA TRABALHISTA

Leia mais

Reforma Trabalhista Impactos no esocial e nas rotinas trabalhistas. Fabio João Rodrigues

Reforma Trabalhista Impactos no esocial e nas rotinas trabalhistas. Fabio João Rodrigues Reforma Trabalhista Impactos no esocial e nas rotinas trabalhistas Fabio João Rodrigues Fabio João Rodrigues Advogado em São Paulo. Atua desde 1995 em relações trabalhistas e sindicais. Consultor jurídico-empresarial

Leia mais

A Súmula 331/TST, que trata de terceirização, não está nas 35 propostas apresentadas.

A Súmula 331/TST, que trata de terceirização, não está nas 35 propostas apresentadas. Marcada para 06/02/18 sessão que irá analisar propostas de alterações das súmulas do Tribunal em face da Reforma Trabalhista. Súmula da terceirização não está no rol O Tribunal Superior do Trabalho realizará,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA. As mudanças da CLT

REFORMA TRABALHISTA. As mudanças da CLT REFORMA TRABALHISTA As mudanças da CLT Sumário - INTRODUÇÃO - GRUPO ECONÔMICO - HORAS EXTRAS - BANCO DE HORAS - FÉRIAS - HORAS IN ITINERE - TRABALHO AUTÔNOMO - CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO PARCIAL -

Leia mais

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Jornada de trabalho 12x36 Retoma o acordo ou convenção coletiva para a jornada 12x36, no entanto, permite por acordo individual,

Leia mais

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017

MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. Lei nº , de 13 de julho de 2017 MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017 PANORAMA ATUAL VIGÊNCIA 11 DE NOVEMBRO DE 2017 ALTERAÇÕES POR MEDIDA PROVISÓRIA Grupo de trabalho: a) Gestante em situação de insalubridade

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO DO TRABALHO. JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins DIREITO DO TRABALHO JORNADA DE TRABALHO. (Material complementar do dia 30/05/2017) Prof. Antero Arantes Martins DSR S Descanso Semanal Remunerado. Historicamente o descanso semanal tem origem religiosa.

Leia mais

Teorias. Tempo efetivamente trabalhado. Tempo à disposição do empregador (art. 4º CLT) Tempo in itinere (art. 58 CLT e Súm.

Teorias. Tempo efetivamente trabalhado. Tempo à disposição do empregador (art. 4º CLT) Tempo in itinere (art. 58 CLT e Súm. DURAÇÃO DO TRABALHO Teorias Tempo efetivamente trabalhado Tempo à disposição do empregador (art. 4º CLT) Tempo in itinere (art. 58 CLT e Súm. 90 TST) Geral Artigo 7º, XIII, CF/88 duração do trabalho normal

Leia mais

REMUNERAÇÃO E SALÁRIO

REMUNERAÇÃO E SALÁRIO REMUNERAÇÃO E SALÁRIO ÍNDICE 1. REMUNERAÇÃO...5 Introdução... 5 Conceitos... 5 Gueltas...6 2. CARACTERÍSTICAS DO SALÁRIO...8 Características Gerais...8 Princípio da Intangibilidade Salarial... 9 3. PARCELAS

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 10 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Tema: Remuneração, salário e benefícios.

Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Tema: Remuneração, salário e benefícios. Curso de Orientação Jurisprudencial prof. Homero Batista Mateus da Silva. Início: 1º de agosto de 2012. Término: 12 de dezembro de 2012. Total: 20 aulas de 1h45 Tema: Remuneração, salário e benefícios.

Leia mais

Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações

Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações Machado Meyer Advogados Av. Brigadeiro Faria Lima, 3144, 11º São Paulo, São Paulo, Brasil, 01451-000 +55 (11) 3150-7000 Reforma Trabalhista: Principais Alterações e Implicações Alteração do Conceito de

Leia mais

Jornada de trabalho.

Jornada de trabalho. Jornada de trabalho. 1. Conceito: é uma medida de tempo no qual se inclui o labor diário. a) 1ª concepção: teoria do tempo efetivamente trabalhado, sendo o período do dia em que o empregado efetivamente

Leia mais

SINDUSCON-RS 3º SEMINÁRIO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. NOVAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO

SINDUSCON-RS 3º SEMINÁRIO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. NOVAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO SINDUSCON-RS 3º SEMINÁRIO DE RELAÇÕES TRABALHISTAS MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA. NOVAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO 1 A LEI DA MODERNIZAÇÃO TRABALHISTA, ou seja, a LEI Nº 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017, também chamada

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017

REFORMA TRABALHISTA LEI /2017 REFORMA TRABALHISTA LEI 13.467/2017 E-Social O que é? Sistema de coleta de informação das relações trabalhistas. O sistema entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento

Leia mais

INTERVALOS / FÉRIAS / DSR

INTERVALOS / FÉRIAS / DSR INTERVALOS / FÉRIAS / DSR INTERVALOS DE DESCANSO Os intervalos de trabalho estão intimamente ligados com a saúde do trabalhador, vez que são outorgados com o intuito de restaurar as energias do trabalhador

Leia mais

Expositores: Dra. Silvia Helena de Toledo Dr. Walter Bergström

Expositores: Dra. Silvia Helena de Toledo Dr. Walter Bergström Expositores: Dra. Silvia Helena de Toledo Dr. Walter Bergström I JORNADA DE TRABALHO DOS COMERCIÁRIOS Lei n. 12.790/2013 Profissão Comerciário; Tempo à disposição Art. 4º, 2º Trabalho Regime Tempo Parcial

Leia mais

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA

CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA PROJETO ZAC DE CAPACITAÇÃO CONTAGEM REGRESSIVA DA REFORMA TRABALHISTA (ENTRADA EM VIGOR DA LEI N. 13.467, DE 13 DE JULHO DE 2017) 1 TEMA: ASSISTÊNCIA E HOMOLOGAÇÃO SINDICAL DA RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO.

REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO. REFORMA TRABALHISTA QUADRO COMPARATIVO. JORNADA DE TRABALHO Banco de Horas Banco de horas somente poderia ser instituído por negociação coletiva, a serem compensadas dentro de 1 ano. Autoriza a criação

Leia mais

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2015. Confira a autenticidade no endereço

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2015. Confira a autenticidade no endereço ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2014/2015 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MG005164/2014 DATA DE REGISTRO NO MTE: 16/12/2014 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR076794/2014 NÚMERO DO PROCESSO: 46242.002415/2014-80 DATA DO

Leia mais

1. GRUPO ECONÔMICO. Como era:

1. GRUPO ECONÔMICO. Como era: 1 ÍNDICE 1. Grupo Econômico... 3 2. Tempo de Serviço... 4 3. Sócio Retirante... 5 4. Jornada In Itinere... 6 5. Jornada em Tempo Parcial... 7 6. Jornada 12x36/Banco de Horas... 8 7. Intervalo... 10 8.

Leia mais

FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - REFORMA TRABALHISTA Anotações, Períodos, Abono Pecuniário, Incidências, Férias Coletivas

FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - REFORMA TRABALHISTA Anotações, Períodos, Abono Pecuniário, Incidências, Férias Coletivas FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - REFORMA TRABALHISTA Anotações, Períodos, Abono Pecuniário, Incidências, Férias Coletivas ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. PROVIDÊNCIAS 2.1. Anotações na CTPS 2.2. Anotações no Livro ou

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO REFORMA TRABALHISTA JORNADA DE TRABALHO Liziane Blaese Cardoso Machado Advogada Coordenadora da Área Trabalhista do Escritório Pereira Gionédis Advogados Especialista e Direito e processo do Trabalho Membro

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST

JORNADA DE TRABALHO. Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST JORNADA DE TRABALHO Tempo efetivamente Trabalhado; Tempo à disposição do empregador Tempo in itinere. - 2º 58 CLT; Súmulas 90;320;324;325 TST Conceito Jornada é o lapso de tempo durante o qual o empregado

Leia mais

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos?

Reforma Trabalhista. Oportunidades e ameaças. fracionar as férias em até três períodos? Reforma Trabalhista Oportunidades e ameaças 1. FÉRIAS - O que muda no pequeno negócio agora que é possível fracionar as férias em até três períodos? Até essa alteração, era possível dividir os 30 dias

Leia mais

Períodos de repouso.

Períodos de repouso. Períodos de repouso. 1. Introdução: a) O estudo da duração do trabalho abrange não só a análise da jornada de trabalho, mas também dos períodos de repouso que são assegurados ao empregador. b) Os períodos

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO. Parte 2. Prof ª. Eliane Conde DIREITO DO TRABALHO AVISO PRÉVIO Parte 2 Prof ª. Eliane Conde O aviso prévio indenizado ou não, projeta a extinção do contrato de trabalho para o término deste (artigo 487, 1º da CLT), devendo ser anotado

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Aula Prática. Sonia Soares

DIREITO DO TRABALHO. Aula Prática. Sonia Soares DIREITO DO TRABALHO Aula Prática Sonia Soares Todos os integrantes da família "Labor" trabalham no maior estabelecimento de uma grande rede de supermercados. O pai, Tony Labor, trabalha no estoque da Câmara

Leia mais