Orientações sobre as atividades práticas em docência em língua estrangeira (90 horas)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações sobre as atividades práticas em docência em língua estrangeira (90 horas)"

Transcrição

1 "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados II: Língua Estrangeira obrigatória /anual Docente responsável: Profa. Drª. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya (ml.kfouri@hotmail.com.br; mlkfouri@ibilce.unesp.br) Orientações sobre as atividades práticas em docência em língua estrangeira (90 horas) Ao se dirigir a uma escola, tenha em mãos a carta de apresentação (Ofício), que deve ser deixada com o diretor, e os Termos de Compromisso pra realização de estágios (Minutas) (4 vias), devidamente preenchidos por você, pela professora-supervisora de estágios e pelo diretor da unidade escolar concedente, encaminhando-as, em seguida, ao STA, para que seu estágio seja autorizado. Somente depois disso, retorne à escola, levando uma das vias da minuta, para iniciar seus estágios. Regência - A regência compreende 14 horas-aula (1 hora-aula= 50 minutos) e deve ser dirigida a turmas de ensinos fundamental e médio (a partir do 6º ano, antiga 5ª série). - A regência deverá ser realizada em escola da rede pública (estadual ou municipal), preferencialmente em duplas, e dirigida às necessidades reais da escola /turmas-alvo, respeitando-se os horários oferecidos e de acordo com o(s) programas desenvolvidos pelo(s) professor(es) responsável (eis). Para isso, o(a) estagiário(a) deverá conversar previamente na escola (com o coordenador/professor/diretor). - O estagiário deverá apresentar um plano didático de cada aula, seguido de um diário reflexivo* de cada aula ministrada na regência (se forem aulas duplas, apenas um plano e um diário para as duas aulas), no qual trará uma análise crítica e reflexiva de seu próprio trabalho em sala de aula. - O plano de aula deverá conter: língua-alvo; duração da aula; objetivo geral; objetivos específicos; conteúdo programático; atividades e procedimentos metodológicos desenvolvidos; avaliação da aula e deve estar apoiado no plano de trabalho do professor da escola campo de estágio; - O diário reflexivo deverá ter como roteiro as seguintes orientações:

2 *Fases da reflexão nos diários de regência 1. Mapear (os fatos) O que aconteceu na aula? O que eu fiz como professor(a)? (descreva sua versão da aula, apresentando uma descrição geral dos fatos ocorridos); 2. Informar (os objetivos e resultados) Qual é o significado do meu ensino? O que eu pretendia? O que eu consegui atingir? O que os alunos aprenderam? (analise os objetivos e os resultados da aula); 3. Contestar (as causas) Por que agi assim? Como me tornei o professor que sou? Quais são as minhas crenças? (tente compreender e explicar o que o levou a agir como agiu); 4. Avaliar (a autoavaliação) O que aprendi? O que eu poderia ter feito de diferente e como? (reflita sobre as alternativas de ensino possíveis para sua aula); 5. Agir (a ação futura) Como posso atuar em minha prática futura? (pense naquilo que a aula representou para você em termos de encaminhamentos para uma prática futura). (Baseado em Bartlett, 1990; 1998 e em Wallace, 1991) Reforço Escolar - O reforço escolar compreende 16 h.a de atividades na escola campo de estágio, em atendimento às necessidades de aprendizagem dos alunos regularmente matriculados em escolas públicas estaduais e municipais e em Centros de Estudos de Línguas da rede pública estadual; O plano de aula deverá conter: língua-alvo; duração da aula; objetivo geral; objetivos específicos; conteúdo programático; atividades e procedimentos metodológicos desenvolvidos; avaliação da aula e deve estar apoiado no plano de trabalho do professor da escola campo de estágio; - Deve ser realizado preferencialmente em dupla e, se possível, na mesma unidade escolar em que a dupla ou o (a) aluno(a) realizou a regência. Para isso, o (a) (s) estagiário(a) (s) deverá (ão) consultar os horários disponíveis na escola, bem como o (a) professor (a) responsável da escola campo de estágio, que dará orientações a respeito das atividades ou conteúdos a serem trabalhados como reforço; IMPORTANTE: Os estagiários, em duplas, deverão entregar um relatório analítico-reflexivo sobre as etapas de regência e de reforço escolar, anexando a ele os diários reflexivos das aulas de regência, bem como os Atestados de Conclusão de Regência e de Reforço (vide modelo em anexo), devidamente assinados pelo (a) Diretor(a) ou Coordenador (a) responsável. Data-limite para entrega: dia 15/08/2011 (curso noturno) e dia 16/08/2011 (curso diurno), em sala de aula.

3 Minicurso Temático - O minicurso constitui-se de 24 h.a de LE e, tal como as demais atividades de estágio, deve ser realizado preferencialmente em dupla; -Deve ter como público-alvo alunos regularmente matriculados em escolas públicas, municipais ou estaduais, utilizando como espaço o próprio ambiente escolar e, ainda, o Projeto Estadual Escola da Família (comunidade nas escolas aos sábados e domingos); - O eixo articulador do minicurso deve ser um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) - LE : Ética- Saúde- Meio ambiente- Orientação sexual- Pluralidade cultural- Trabalho e consumo; - Diferentemente das outras etapas de estágio (regência e reforço), o minicurso deve ser planejado, executado e avaliado sob total responsabilidade do (s) estagiário(s), que deverá (ão) apresentar o projeto de minicurso antes de iniciá-lo, para que a proposta seja analisada e aprovada pela supervisora de estágios e o (a) professor(a) de LE da escola onde será oferecido o minicurso; - O projeto de minicurso deverá conter as seguintes informações: título; estagiário(s) responsável(eis); ano e curso; língua estrangeira- alvo; público-alvo; local de realização; nº previsto de participantes (sugestão: mínimo de 10 e máximo de 20); objetivos gerais e específicos; programa; cronograma de realização. Após aprovado, tal projeto deve ser desenvolvido como plano de trabalho, servindo de base para o relatório final. IMPORTANTE: Caso o (a) aluno(a) ou a dupla de alunos(as) estagiar em uma escola em que seja possível ou solicitada a realização das 40 h.a de minicurso sob forma de reforço escolar, poderá fazê-lo, ficando, assim, dispensado do minicurso temático. Orientações para a Elaboração e Execução do Planejamento de Minicurso Temático de Língua Estrangeira 1. Como Introdução ao plano, apresentar o contexto em que o minicurso será desenvolvido (público-alvo e suas características: ocupação, classe social, conhecimento da LE oferecida), número inicial de inscritos, características do local/bairro/cidade, temática, período em que o minicurso será oferecido, espaço físico disponível) 2. Fazer um levantamento dos interesses/necessidades quanto à aprendizagem de LE dos prováveis alunos (por meio de questionário ou conversa com o (a) professor(a) responsável e os interessados). 3. Definir a abordagem que fundamentará/orientará suas ações no minicurso, compreendendo as seguintes etapas em concordância com tal abordagem: seleção/organização de conteúdo/materiais; estabelecimento de procedimentos e

4 estratégias metodológicas para cada unidade/tema; escolha de recursos a serem utilizados para cada unidade/tema; estabelecer procedimentos de avaliação do progresso dos participantes a cada aula ou unidade/tema (anexar atividades, textos e outros materiais utilizados, além do controle de freqüência dos alunos). 4. Ao final do minicurso, solicitar aos alunos uma (auto)avaliação do trabalho desenvolvido (anexá-la ao relatório final). 5. Apresentar uma análise crítica do trabalho desenvolvido como estagiário(a), por meio de relatório final, a qual deverá apresentar: um panorama do(s) minicurso(s) (incluindo os aspectos acima descritos, de maneira breve); pontos positivos; pontos problemáticos (dificuldades, desistência de alunos, espaço físico inadequado, falta de recursos ou outros); importância da experiência do estágio para sua formação inicial e como futuro(a) docente. Elaboração de Material de Apoio para Ensino/Aprendizagem de LE - Em cumprimento a outras 20 horas de estágio obrigatório, igualmente constituintes das atividades de prática de docência, os estagiários de cada língua estrangeira (Inglês- Espanhol- Francês- Italiano) deverão elaborar, em grupo, um material único de apoio para aulas na língua estrangeira-alvo de sua habilitação, contendo atividades, procedimentos metodológicos e outras informações (nível, número de alunos, tempo de duração, objetivos a serem alcançados), contemplando as habilidades de produção e compreensão orais, produção e compreensão escritas, gramática, cultura. O material deve ser dividido em duas partes, sendo uma de atividades propostas para serem trabalhadas presencialmente e outra com atividades mediadas pelo computador. - Esse material deve ter como base todo o trabalho realizado nas três etapas do estágio, ou seja, a regência, o reforço escolar e o minicurso temático, reunindo as ideias que cada dupla de estagiários (as) desenvolveu em suas experiências de estágio, ao contemplar as necessidades e os interesses do público-alvo, os estudantes de LE em escolas públicas. - O material será organizado em CD, sendo um entregue à professora-supervisora de estágios, e outro para cada escola onde as duplas de estagiários(as) realizou a regência e o reforço escolar, devendo ser responsabilidade da dupla fazer essa entrega, mediante assinatura de um recibo pelo Diretor da escola.

5 IMPORTANTE: caso o (a) estagiário (a) tenha um interagente pelo Teletandem Brasil, poderá realizar uma análise dos processos de ensino/aprendizagem de línguas presenciais (sala de aula), vivenciados nas etapas de estágio, e virtual (teletandem), refletindo sobre suas contribuições para a formação do futuro professor de línguas e para os contextos de ensino/aprendizagem de línguas. Essa análise substituirá o trabalho de organização do material de apoio para ensino/aprendizagem de línguas, compreendendo as mesmas 20 horas de estágio obrigatório. IMPORTANTE: O planejamento e análise crítica (relatório final) do minicurso desenvolvido deverão ser entregues pela dupla, em um único documento, acompanhado do Atestado de Conclusão do Minicurso (vide modelo em anexo), devidamente assinado pelo Diretor ou Coordenador responsável da escola campo de estágio e do recibo do Material de Apoio para Ensino/Aprendizagem de LE, assinado pelo Diretor da escola. Na mesma ocasião, deverá ser entregue também o CD com o Material de Apoio para Ensino/Aprendizagem de LE. Data-limite para entrega: 22/11/2011 (segunda-feira), em sala de aula. OBS.: As 16 horas-aula restantes para a totalização das 90 horas-aula de estágios propriamente ditos compreendem o tempo em que o estagiário estará envolvido na realização de diários, planejamentos e relatórios finais. Documentos Necessários ao Cumprimento dos Estágios de Regência, reforço Escolar e Minicurso Temático -Termo de Compromisso de Estágio (minuta de estágios); -Carta de Apresentação (Ofício); - Atestado de Conclusão da Regência; -Atestado de Conclusão do Reforço Escolar; -Atestado de Conclusão do Minicurso Temático; -Recibo assinado pelo Diretor de entrega de material de apoio para ensino/aprendizagem de LE.

6 "Campus de São José do Rio Preto Carta de Apresentação São José do Rio Preto,. Senhor(a) Diretor(a): Venho, por meio desta, apresentar a V.Sª., R.G., aluno(a) do Ano do Curso de Licenciatura em Letras - IBILCE/ UNESP, período, que necessita realizar, em sua escola, em salas do Ensino Fundamental (6 o. a 9 o. Anos) e do Ensino Médio (1 o. a 3 o. Anos), ou, ainda, em seriação equivalente (Centro de Estudos de Línguas), o Estágio de Regência em LÍNGUA ESTRANGEIRA:, conforme determinação da LDB 9394/96, Art. 65. Informo a V.Sª. que tal estágio consistirá na aproximação do(a) licenciando(a) com a dinâmica da sala de aula de línguas e do processo de ensino/aprendizagem de um idioma na escola, devendo totalizar: Estágio de Regência 14 horas-aula, ministradas pelo(a) estagiário(a), em turma e horário combinados entre Direção, professor(a) responsável e estagiário(a). Na fase de regência, o(a) estagiário(a) deverá ter como tarefa realizar docência na Língua Estrangeira, registrando um plano anterior a de cada aula e um posterior diário reflexivo sobre cada aula ministrada, dando sequência às atividades didáticas já realizadas em sala de aula pelo(a) professor(a) responsável da escola campo de estágio. Contando com a autorização de V.Sª. e com sua imprescindível e inestimável colaboração, coloco-me à disposição para quaisquer outras informações que se fizerem necessárias e aproveito o ensejo para agradecer-lhe pela atenção e gentileza com que tem recebido e acolhido, em sua escola, os estagiários deste curso. Atenciosamente, Profa. Dra. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya Supervisora de Estágios Língua Estrangeira Ao (À) Ilmo.(a) Sr.(a) DD. Direto(a) da Município: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Departamento de Educação Rua Cristóvão Colombo CEP São José do Rio Preto SP - Brasil Tel fax

7 Escola: Município: Atestado de Cumprimento de Estágio de Regência Atesto, para fins de estágio curricular obrigatório, que, R.G., aluno(a) do Ano do curso de Licenciatura em Letras IBILCE/UNESP, período, realizou, nesta escola, Estágio de Regência de 14 (catorze) horas-aula de LÍNGUA ESTRANGEIRA :, no período de / / a / /, para as seguintes turmas: (Ensino Fundamental) e (Ensino Médio), do(s) período(s) (diurno/noturno). Assinatura, R.G. e carimbo do Diretor da Unidade Escolar concedente São José do Rio Preto, / /.

8 "Campus de São José do Rio Preto Carta de Apresentação São José do Rio Preto,. Senhor(a) Diretor(a): Venho, por meio desta, apresentar a V.Sª., R.G., aluno(a) do Ano do Curso de Licenciatura em Letras - IBILCE/ UNESP, período, que necessita realizar, em sua escola, em sala(s) do Ensino Fundamental (6 o. a 9 o. Anos) e do Ensino Médio (1 o. a 3 o. Anos), ou em seriação equivalente (Centro de Estudos de Línguas), o Estágio de Reforço Escolar em LÍNGUA ESTRANGEIRA:, conforme determinação da LDB 9394/96, Art. 65. Informo a V.Sª. que tal estágio consistirá na aproximação do(a) licenciando(a) com as necessidades e dificuldadesdos aprendizes em relação ao processo de aprendizagem de uma língua estrangeira na escola realizar, devendo totalizar: Estágio de reforço escolar 16 horas-aula, ministradas pelo(a) estagiário(a), em turma e horário combinados entre Direção, professor(a) responsável e estagiário(a). Na fase de minicurso, o(a) estagiário(a) deverá ter como tarefa realizar docência na Língua Estrangeira, dando reforço às atividades didáticas já realizadas em sala de aula pelo(a) professor(a) responsável da escola campo de estágio. Contando com a autorização de V.Sª. e com sua imprescindível e inestimável colaboração, coloco-me à disposição para quaisquer outras informações que se fizerem necessárias e aproveito o ensejo para agradecer-lhe pela atenção e gentileza com que tem recebido e acolhido, em sua escola, os estagiários deste curso. Atenciosamente, Profa. Dra. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya Supervisora de Estágios Língua Estrangeira Ao (À) Ilmo.(a) Sr.(a) DD. Direto(a) da Município:

9 Local: Município: Atestado de Cumprimento de Estágio de Reforço Escolar Atesto, para fins de cumprimento de estágio curricular obrigatório, que, R.G., aluno(a) do Ano do curso de Licenciatura em Letras IBILCE/UNESP, período, realizou, neste local, o Estágio de Reforço Escolar de LÍNGUA ESTRANGEIRA:, no período de / / a / /, perfazendo um total de 16 horas-aula. São José do Rio Preto, / /. Assinatura, R.G. e carimbo do Diretor da Unidade Escolar concedente

10 "Campus de São José do Rio Preto Carta de Apresentação São José do Rio Preto,. Senhor(a) Diretor(a): Venho, por meio desta, apresentar a V.Sª., R.G., aluno(a) do Ano do Curso de Licenciatura em Letras - IBILCE/ UNESP, período, que necessita realizar, em sua escola, em sala(s) do Ensino Fundamental (6 o. a 9 o. Anos) e do Ensino Médio (1 o. a 3 o. Anos), o Minicurso Temático em LÍNGUA ESTRANGEIRA:, conforme determinação da LDB 9394/96, Art. 65. Informo a V.Sª. que tal estágio consistirá na aproximação do(a) licenciando(a) com a dinâmica da sala de aula de línguas e no desenvolvimento da responsabilidade pelo processo de planejamento, execução e avaliação do processo de ensino/aprendizagem de um idioma na escola, devendo totalizar: Minicurso temático 24 horas-aula, ministradas pelos(as) estagiários(as), em turma e horário combinados entre Direção, professor(a) responsável, participantes e estagiários(as). Nessa fase, os(as) estagiários(as) ficará(ão) reponsável(eis) pela elaboração, execução e avaliação de minicurso voltado ao enfoque de um dos temas tranversais propostos nos PCNs- LE (Ética- Saúde- Meio ambiente- Orientação sexual- Pluralidade cultural- Trabalho e consumo), levando em conta as necessidades/interesses dos participantes, por meio de levantamento prévio (questionário e conversa informal com os alunos). Contando com a autorização de V.Sª. e com sua imprescindível e inestimável colaboração, coloco-me à disposição para quaisquer outras informações que se fizerem necessárias e aproveito o ensejo para agradecer-lhe pela atenção e gentileza com que tem recebido e acolhido, em sua escola, os estagiários deste curso. Atenciosamente, Profa. Dra, Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya Supervisora de Estágios Língua Estrangeira Ao (À) Ilmo.(a) Sr.(a) DD. Direto(a) da Município: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Departamento de Educação Rua Cristóvão Colombo CEP São José do Rio Preto SP - Brasil Tel fax

11 Local: Município: Atestado de Conclusão de Minicurso Atesto, para fins de cumprimento de estágio curricular obrigatório, que, R.G., aluno(a) do Ano do curso de Licenciatura em Letras IBILCE/UNESP, período, realizou, neste local, o Minicurso Temático de LÍNGUA ESTRANGEIRA:, intitulado, no período de / / a / /, perfazendo um total de 24 horas-aula. São José do Rio Preto, / /. Assinatura, R.G. e carimbo do Diretor da Unidade Escolar concedente

12 Local: Município: Recibo Recebi, dos (as) estágios (as) e, alunos do Ano do Curso de Licenciatura em Letras do IBILCE/UNESP, um CD com o Material de Apoio para Ensino/Aprendizagem de LE, para uso dos professores de língua estrangeira desta unidade escolar. São José do Rio Preto, / /. Assinatura, R.G. e carimbo do Diretor da Unidade Escolar concedente

13 "Campus de São José do Rio Preto Sugestão de questionário de sondagem sobre interesses e necessidades dos participantes Este questionário tem por objetivo conhecer seus interesses e necessidades de aprendizagem em relação à língua estrangeira, para que possamos planejar o minicurso a ser oferecido. Por favor, responda às questões abaixo. Não é necessário se identificar. Obrigado(a) pela colaboração! 1.Por que você se interessou por este minicurso? Indique uma ou mais opções: ( ) porque gosto da língua estrangeira a ser abordada ( ) porque acho necessário saber uma língua estrangeira ( ) porque quero viajar para o exterior ( ) porque minha família fala essa língua ( ) porque meus amigos vão fazer também ( ) porque meu trabalho exige o conhecimento de uma língua estrangeira ( ) outros: 2.Você já tem conhecimento da língua estrangeira do minicurso? ( ) Sim. Onde a estudou? Por quanto tempo? ( ) Não, nenhum. ( ) Sim, através de 3.O que você espera desenvolver nesse minicurso, quanto à língua estrangeira? Enumere de 1 a 5, por ordem de preferência: ( ) conhecimentos culturais ( ) produção oral (falar) ( ) produção escrita (escrever) ( ) conhecimentos gramaticais ( ) compreensão escrita (leitura) ( ) compreensão oral ( ouvir) 4.Assinale 10 (dez) temas oferecidos abaixo, para que possamos selecionar e organizar o conteúdo do minicurso: ( ) identificação pessoal e apresentações ( ) convites ( ) informações (localização/direção) ( ) saúde ( ) restaurante/alimentação ( ) esporte ( ) hotel ( ) educação ( ) horário ( ) adolescência ( ) transporte ( ) cinema ( ) lazer ( ) televisão ( ) música ( ) turismo ( ) teatro ( ) outros: ( ) família ( ) nacionalidades ( ) política ( ) ecologia ( ) tecnologia ( ) violência

14 "Campus de São José do Rio Preto Sugestão de questionário de avaliação do minicurso Este questionário tem por objetivo conhecer a sua opinião a respeito do minicurso temático oferecido. Não é necessário que você se identifique. Agradecemos sua colaboração! 1-) Como você avaliaria o minicurso oferecido? ( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim 2-) O que você achou do material utilizado? ( ) gostei muito ( ) achei regular ( ) não gostei 3-) O que você achou das atividades propostas? ( ) muito interessantes ( ) gostei de algumas ( ) pouco interessantes 4-) De que tipo de atividades você mais gostou? 5-) De que tipo de atividades você menos gostou? 6-) O que achou da atuação do(a) (s) estagiário (a)(s)? 7-) Você acha que o minicurso atendeu às suas expectativas? Por quê? 8-) Cite 2 aspectos positivos do minicurso. 9-) Cite 2 aspectos negativos do minicurso. 10-) Sugestões:

15 "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados II: Língua Estrangeira obrigatória /anual Docente responsável: Profª. Drª. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya Diretoria de Ensino da Região de São José do Rio Preto SP Escolas Estaduais cadastradas no Programa Escola da Família Município: São José do Rio Preto 1. EE Prof. Antonio de Barros Serra Rua Campos Salles nº 1266 Boa Vista Tel: (17) / EE Prof. Bento Abelaira Gomes Rua Clara Nunes nº 450 Jardim Antunes Tel: (17) / EE Cardeal Leme Rua Independência s/n Centro Tel: (17) / EE Celso Abbade Mourão Rua Jesus Cristo nº 1041 Solo Sagrado Tel: (17) / EE Profª Yvete Gabriel Atique Rua Votuporanga, nº 3225 Eldorado Tel: (17) / EE Profª Maria Galante Nora Av. Antonio Pereira da Silva nº 1145 Jd. Belo Horizonte (CECAP) Tel: (17) / EE Profª Maria de Lourdes Murad de Camargo Av. Lourival José do Nascimento nº 181 Bosque da Felicidade Tel: (17) / EE Dr. Oscar de Barros Serra Dória Rua Beatriz da Conceição nº 471 Solo Sagrado Tel: (17) / EE Profª Sonia Maria Venturelli

16 Rua Nova Constituição nº 300 São Deocleciano Tel: (17) / EE Prof. Dr. João Deoclécio da Silva Ramos (Talhado) Rua Capitão Delmino de Ávila nº 400 Tel: (17) / Município: Bady Bassitt EE Profª Áurea de Oliveira Rua Castro Alves nº 1477 Centro Tel: (17) / Município: Cedral EE Voluntário Carmo Turano Rua Felício Bottino nº 707 Centro Tel: (17) / Município: Guapiaçu EE Prof. Carlos Castilho Rua das Palmeiras nº 1062 Jd. São Luiz Tel: (17) Município: Ibirá EE João Pedro Ferraz Rua Cel. Jonas Gonçalves Gonzaga nº 1553 Centro Tel: (17) / Município: Icém EE João Ribeiro da Silveira Av. Isaac Alves Ferreira s/n Centro Tel: (17) Município: Ipiguá EE Prof. Francisco Purita Rua do Rosário nº 118 Centro Tel: (17) / Município: Nova Granada EE Profª Alzira Salomão Rua Jansen de Mello nº 449 Jd. Primavera Tel: (17) / Município: Onda Verde EE Irmãos Ismael Rua São João nº 51 Centro Tel: (17) /

17 Município: Orindiuva EE Antonio Marin Av. José Nunes dos Santos s/n Centro Tel: (17) / Município: Palestina EE Dr. Bento Ferraz Praça Dr. Adhemar de Barros nº 55 Centro Tel: (17) Município: Potirendaba EE Achiles Malvezzi Rua Pedro Garcia Dias nº 340 Centro Tel: (17) / Município: Uchoa EE Prof. Pedro Elias Av. Marechal Deodoro nº 385 Centro Tel: (17) /

18 Escolas Municipais- SJRio Preto NOME DA ESCOLA TELEFONES TOTAL DE CLASSES 6 AO 9 ANO EM Darcy Ribeiro Rua Geraldo Barbosa de Oliveira s/n Jardim Santo Antonio EM Luiz Jacob Rua Gumercindo O.Barros n 919 EM Michel Pedro Sawaya Rua Darcy Fererici Pacheco n 420 Cristo Rei EM Paul Percy Harris Rua João Gagliardo s/n - Parque da Cidadania EM Roberto Jorge Rua São Bento n 471 Gonzaga de Campos TOTAL DE ALUNOS 6 AO 9 ANO 27 classes 894 alunos 8 classes 283 alunos 12 classes 367alunos classes 374 alunos classes 197 alunos

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Estrangeira obrigatória /anual Carga

Leia mais

"Campus de São José do Rio Preto

Campus de São José do Rio Preto "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados II: Língua Estrangeira obrigatória /anual Carga

Leia mais

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas "Campus desãojosédoriopreto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Estrangeira obrigatória /anual Carga horária:

Leia mais

Orientações para a realização das atividades práticas em docência em Língua Materna

Orientações para a realização das atividades práticas em docência em Língua Materna "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados II: Língua Materna obrigatória /anual Docente

Leia mais

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Materna obrigatória /anual Carga horária:

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL. Pedagogia LICENCIATURA

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL. Pedagogia LICENCIATURA 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL Pedagogia LICENCIATURA Versão novembro 2016 1 E N V E L O P E Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação do professor orientador;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I,II E III

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I,II E III ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I,II E III DIAMANTINA 2010 ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, II e III O Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura da Educação Física da Universidade

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Departamento Acadêmico de Física Curso de Licenciatura em Física MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL Ilha Solteira SP

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I. Educação Física LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 428 de 28 de julho de 2014

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I. Educação Física LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 428 de 28 de julho de 2014 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I Educação Física LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 428 de 28 de julho de 2014 E N V E L O P E Folha de identificação*; Capa; Folha carga horária

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São Paulo/ SP Tel.:/Fax

Leia mais

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III e IV

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III e IV PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III e IV Curso de Licenciatura em Música Belo Jardim 2015 1 SUMÁRIO FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO... 3 TERMO DE RESPONSABILIDADE... 4 CORRESPONDÊNCIA DE ENCAMINHAMENTO...

Leia mais

APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A

APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A Sr (a). Diretor (a), vimos apresentar a Vossa Senhoria o (a) estagiário(a), do Curso, desta Universidade, para realizar suas atividades curriculares no período de a, nesse

Leia mais

COMUNICADO ESESUZ 74/2017 DE 21/11/2017 EDITAL DE CREDENCIAMENTO - CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS

COMUNICADO ESESUZ 74/2017 DE 21/11/2017 EDITAL DE CREDENCIAMENTO - CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS COMUNICADO ESESUZ 74/2017 DE 21/11/2017 EDITAL DE CREDENCIAMENTO - CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Suzano, em atendimento às disposições

Leia mais

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola Av. Leonardo Villas Boas, 351 Botucatu SP CEP 18.608-901 Fone/fax (0xx14) 3815-2500 ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola aceito a realização de

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CELs

EDITAL DE CREDENCIAMENTO CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CELs GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE BARRETOS Av. Cel. Silvestre de Lima, nº 475 Nogueira - CEP 14.783-282 Barretos/SP Telefone: (17) 3321-0110

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia LICENCIATURA Versão Novembro de 2016 E N V E L O P E 1 Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação

Leia mais

Diretoria de Ensino da Estância Turística de Tupã Edital GDRE nº 004/ Centro de Estudo de Línguas da EE Índia Vanuíre

Diretoria de Ensino da Estância Turística de Tupã Edital GDRE nº 004/ Centro de Estudo de Línguas da EE Índia Vanuíre Diretoria de Ensino da Estância Turística de Tupã Edital GDRE nº 004/ Centro de Estudo de Línguas da EE Índia Vanuíre A Diretoria de Ensino da Estância Turística de Tupã, em atendimento às disposições

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para:

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O acadêmico (a),,

Leia mais

EDITAL - CEL CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS

EDITAL - CEL CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS EDITAL - CEL CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino - Região de José Bonifácio, torna público o Edital de abertura de inscrições para o processo de credenciamento

Leia mais

Comunicado Edital de Credenciamento para Atribuição de Aulas dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) da Diretoria de Ensino - Região de Taquaritinga

Comunicado Edital de Credenciamento para Atribuição de Aulas dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) da Diretoria de Ensino - Região de Taquaritinga Comunicado Edital de Credenciamento para Atribuição de Aulas dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) da Diretoria de Ensino - Região de Taquaritinga - 2017 A Dirigente Regional de Ensino, com base nas

Leia mais

Licenciatura em Matemática MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Licenciatura em Matemática MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Matemática MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2012 APRESENTAÇÃO Este manual tem como objetivo principal auxiliar você a cumprir o estágio supervisionado obrigatório e as Atividades Complementares

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016)

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) Pedagogia LICENCIATURA Versão Fevereiro de 2018_1 1 E N

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE FRANCA Rua Benedito Maníglia, n : 200, CEP: Vila Chico Júlio, Franca SP

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE FRANCA Rua Benedito Maníglia, n : 200, CEP: Vila Chico Júlio, Franca SP SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE FRANCA Rua Benedito Maníglia, n : 200, CEP: 14.405.245 Vila Chico Júlio, Franca SP EDITAL DE CREDENCIAMENTO EMERGENCIAL 2019 CENTRO DE ESTUDOS DE

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática ORIENTAÇÕES E NORMAS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR PARA ESTUDANTES

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Curso Superior de LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Curso Superior de LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Curso Superior de LICENCIATURA EM FÍSICA 2012 1 S U M Á R I O 1 Apresentação... 2 2 Proposta de Estágio... 2 3 Aspectos Legais... 2 4 Objetivo Geral...

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO - CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS (CEL)

EDITAL DE CREDENCIAMENTO - CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS (CEL) EDITAL DE CREDENCIAMENTO - CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS (CEL) A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba em atendimento às disposições da Resolução SE 3, de 28-01-2011;

Leia mais

ESTÁGIO DE PORTUGUÊS II. Aula

ESTÁGIO DE PORTUGUÊS II. Aula ESTÁGIO DE PORTUGUÊS II Aula 5 Estágio Supervisionado em Ensino de Letras Geral OBJETIVOS - Exercitar a prática docente do ensino de língua portuguesa em escolas do ensino fundamental e médio. Específicos

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO - CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS (CEL)

EDITAL DE CREDENCIAMENTO - CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS (CEL) EDITAL DE CREDENCIAMENTO - CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS (CEL) A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba em atendimento às disposições da Resolução SE 3, de 28-01-

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL Pedagogia LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro

Leia mais

1) Alemão 2) Francês 3) Espanhol 4) Inglês 5) Italiano 6) Japonês 7) Mandarim.

1) Alemão 2) Francês 3) Espanhol 4) Inglês 5) Italiano 6) Japonês 7) Mandarim. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES Rua Dr. Antônio Cândido Vieira, 451, Centro Mogi das Cruzes / SP 08780-030 Telefone: (11) 4728-4457

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

EDITAL CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CEL

EDITAL CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CEL EDITAL CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CEL O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região Santos, em atendimento às disposições da Resolução SE nº 3, de 28-01-2011, Resolução SE-72/2016, Resolução

Leia mais

REABERTURA DE PROCESSO DE CREDENCIAMENTO CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS EDITAL CEL Nº 02, DE 13/12/2018

REABERTURA DE PROCESSO DE CREDENCIAMENTO CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS EDITAL CEL Nº 02, DE 13/12/2018 REABERTURA DE PROCESSO DE CREDENCIAMENTO CENTROS DE ESTUDOS DE LÍNGUAS EDITAL CEL Nº 02, DE 13/12/2018 Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região Barretos, em atendimento às disposições

Leia mais

Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Licenciatura em Letras (diurno e noturno) do Instituto de Biociências, Letras e

Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Licenciatura em Letras (diurno e noturno) do Instituto de Biociências, Letras e Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Licenciatura em Letras (diurno e noturno) do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP/IBILCE São José do Rio Preto

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUMARÉ EDITAL

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUMARÉ EDITAL DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUMARÉ EDITAL A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região Sumaré, em atendimento às disposições da Resolução SE 3, de 28-01-2011 e Resolução SE-81, de 4-11-2009,

Leia mais

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROCESSO SELETIVO 01/2009 EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROCESSO SELETIVO 01/2009 EDITAL PROCESSO SELETIVO 01/2009 EDITAL O Colegiado do Curso de Mestrado Profissional em Processos Industriais do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará informa aos interessados que estarão abertas

Leia mais

SECRE T AR I A D E ESTAD O D A E D UC AÇ ÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO CAMPINAS OESTE

SECRE T AR I A D E ESTAD O D A E D UC AÇ ÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO CAMPINAS OESTE SECRE T AR I A D E ESTAD O D A E D UC AÇ ÃO DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO CAMPINAS OESTE Rua Cândido Mota, nº 186 Fundação da Casa Popular - Campinas-SP CEP: 13.031-385 FONES: 3772-2787 / 3772-2788 / 3772-2760

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA (UNIFAL MG)

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA (UNIFAL MG) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

CADASTRO EMERGENCIAL- CEL /Idioma Japonês 2017

CADASTRO EMERGENCIAL- CEL /Idioma Japonês 2017 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE Av. Manoel Goulart, 2651 Bairro Centro Universitário CEP: 19060-000- Presidente Prudente.

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL Ilha Solteira SP

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003/2016-CPPGFil

RESOLUÇÃO Nº 003/2016-CPPGFil RESOLUÇÃO Nº 003/2016-CPPGFil APROVA REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA PPGFil. O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA aprovou na reunião ordinária

Leia mais

MANUAL ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS CULTURAIS (AACCs) LICENCIATURA E BACHARELADO

MANUAL ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS CULTURAIS (AACCs) LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS CULTURAIS (AACCs) ESTÁGIO SUPERVISIONADO LICENCIATURA E BACHARELADO ATIVIDADES ACADÊMICAS CIENTÍFICAS CULTURAIS (AACC) LICENCIATURA / BACHARELADO Ementa: As Atividades

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO RIBEIRÃO PRETO EDITAL

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO RIBEIRÃO PRETO EDITAL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO Av. Nove de Julho, 378 Ribeirão Preto São Paulo CEP 14025-000 Telefone: (016) 3519-3910 - FAX: 3610.1006 DIRETORIA DE ENSINO

Leia mais

ENCAMINHAMENTO DE ACADÊMICOS ÀS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO

ENCAMINHAMENTO DE ACADÊMICOS ÀS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO ENCAMINHAMENTO DE ACADÊMICOS ÀS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO União da Vitória, de de À Direção e/ou Equipe Pedagógica do Colégio/Escola: Pelo presente encaminhamos o(a) acadêmico(a) da 4ª série do Curso de

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL Pedagogia LICENCIATURA Versão Novembro 2016 E N V E L O P E 1 Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação

Leia mais

CREDENCIAMENTO PARA ATUAÇÃO JUNTO AO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS 2018

CREDENCIAMENTO PARA ATUAÇÃO JUNTO AO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS 2018 CREDENCIAMENTO PARA ATUAÇÃO JUNTO AO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS 2018 A Dirigente Regional de Ensino da Região de Mogi das Cruzes, em atendimento às disposições da Resolução SE 3, de 28-01-2011, Resolução

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MANUAL DE ESTÁGIO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MANUAL DE ESTÁGIO 0 PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR MANUAL DE ESTÁGIO Professora Responsável: Patricia C. Nolasco Professora Supervisora: Marilsa Galli B. Giglio patinolasco@nobreeducacional.com.br diretoria@facespi.com.br

Leia mais

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola Av. Leonardo Villas Boas, 351 Botucatu SP CEP 18.608-901 Fone/fax (0xx14) 3815-2500 ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola aceito a realização de

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CÂMPUS JUSSARA PARA O ANO LETIVO DE 2017

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CÂMPUS JUSSARA PARA O ANO LETIVO DE 2017 PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CÂMPUS JUSSARA PARA O ANO LETIVO DE 2017 Coordenação Adjunta de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2018 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2018 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2018 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA Considerando o disposto na Resolução nº 4 de 22 de janeiro de 1997 e na Resolução nº 78 de 6 de setembro de 2002, que regulamenta o estágio de docência

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E DANÇA DIREÇÃO Ricardo Demétrio

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL Pedagogia LICENCIATURA CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO) REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO) GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PROFª MS. ELAINE CRISTINA SIMOES BRAGANÇA PAULISTA 2013 O estágio é um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS (CEL) Edital de Credenciamento para Atribuição de Aulas Ano Letivo de 2018.

CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS (CEL) Edital de Credenciamento para Atribuição de Aulas Ano Letivo de 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Avenida Santo Antônio, 248 Mogi Mirim _ Fone (19) 3805-9320 CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS

Leia mais

MANUAL DO ESTAGIÁRIO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista

MANUAL DO ESTAGIÁRIO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista MANUAL DO ESTAGIÁRIO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista Profa. Dra. Ana Carolina Biscalquini Talamoni São Vicente 2016 Apresentação Este

Leia mais

ATENÇÃO DOCENTES INTERESSADOS NO CEL - CENTRO DE ESTUDOS DE LINGUAS. Estão reabertas as inscrições para o CEL Centro de Estudos de Línguas para 2016.

ATENÇÃO DOCENTES INTERESSADOS NO CEL - CENTRO DE ESTUDOS DE LINGUAS. Estão reabertas as inscrições para o CEL Centro de Estudos de Línguas para 2016. ATENÇÃO DOCENTES INTERESSADOS NO CEL - CENTRO DE ESTUDOS DE LINGUAS Estão reabertas as inscrições para o CEL Centro de Estudos de Línguas para 2016. Só podem se inscrever os docentes que já estão inscritos

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 13/4/ :50:57 PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DICE - Divisão de Controle Escolar.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 13/4/ :50:57 PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DICE - Divisão de Controle Escolar. INFI - INSTITUTO DE FÍSICA [2401] FÍSICA - LICENCIATURA Período Letivo: 2017/1 Disciplina: [2401.000196-1] ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I C.H.: 136 horas Professor(es): PAULO RICARDO DA SILVA ROSA (T01) 1. Ementa:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2016 NORMAS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL- PPGCAN

RESOLUÇÃO Nº 02/2016 NORMAS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL- PPGCAN RESOLUÇÃO Nº 02/2016 NORMAS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL- PPGCAN Normatiza e define a forma de funcionamento do Estágio Docência, como requisitos obrigatórios aos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ- CAMPUS DE CAMPO MOURÂO CURSO DE HISTÓRIA. Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura História

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ- CAMPUS DE CAMPO MOURÂO CURSO DE HISTÓRIA. Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura História UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ- CAMPUS DE CAMPO MOURÂO CURSO DE HISTÓRIA Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura História Capítulo I Da Constituição, Finalidade e Caracterização

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE ITUVERAVA ESTÁGIO SUPERVISIONADO Nome: Curso: Habilitação: Coordenador: Ano: ESTÁGIO ORIENTAÇÕES A Coordenadoria Geral de Estágios tem como objetivos orientar,

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO EDITAL CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS CEL

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO EDITAL CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS CEL DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO EDITAL CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS CEL - 2017 A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região São José do Rio Preto, em atendimento às

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2017 DOCENTES INTERESSADOS EM ATUAR EM CENTRO DE ESTUDO DE LÍNGUAS REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE.

EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2017 DOCENTES INTERESSADOS EM ATUAR EM CENTRO DE ESTUDO DE LÍNGUAS REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE. EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2017 DOCENTES INTERESSADOS EM ATUAR EM CENTRO DE ESTUDO DE LÍNGUAS REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE. A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Normatização nº 02/2010 - CCEF ESTABELECE NORMAS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL 08/2018 INFORMAÇÕES GERAIS PARA O CUMPRIMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMESTRE 2018.

EDITAL 08/2018 INFORMAÇÕES GERAIS PARA O CUMPRIMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMESTRE 2018. EDITAL 08/2018 INFORMAÇÕES GERAIS PARA O CUMPRIMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMESTRE 2018.1 A FASETE Faculdade Sete de Setembro, por este edital e em

Leia mais

RESOLUÇÃO N 03/2017 DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA

RESOLUÇÃO N 03/2017 DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS RESOLUÇÃO N 03/2017 DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA Regulamenta Normas e Critérios Referentes ao Estágio

Leia mais

UNESP Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara Curso de Licenciatura em Letras

UNESP Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara Curso de Licenciatura em Letras UNESP Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara Curso de Licenciatura em Letras Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UNESP EDITAL retificado PROCESSO SELETIVO 2018

Leia mais

PLANO DE AULAS. P3) Montagem de painel criativo com o tema educação ambiental e ocupação urbana. Valor 10 pontos.

PLANO DE AULAS. P3) Montagem de painel criativo com o tema educação ambiental e ocupação urbana. Valor 10 pontos. PLANO DE AULAS 1 IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Matemática Componente Curricular/Disciplina: Leitura, Interpretação e Produção de Textos Carga Horária Total: 63,3h - Aulas semanais: 4 Professor(es)

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IBILCE/UNESP. 2º semestre de 2017

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IBILCE/UNESP. 2º semestre de 2017 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IBILCE/UNESP 2º semestre de 2017 Estarão abertas as inscrições para os cursos do 2º semestre de 2017 do Centro de Línguas do IBILCE/UNESP.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013 1 MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ÊNFASE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LETRAS

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LETRAS Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas Departamento de Comunicação e Expressão Curso de Licenciatura Letras

Leia mais

PROCEDIMENTOS/NORMAS REFERENTES À DISCIPLINA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA (OBR-003)

PROCEDIMENTOS/NORMAS REFERENTES À DISCIPLINA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA (OBR-003) PROCEDIMENTOS/NORMAS REFERENTES À DISCIPLINA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA (OBR-003) Número de créditos: 02 Hora aula: 30 horas. O Estágio de Docência visa atender às exigências da CAPES ára o seu Programa de Demanda

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA REGULAMENTO DO ESTÁGIO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA - UNICERP Dispõe sobre as ações gerais que regulamentam as atividades e procedimentos relacionados ao estágio para

Leia mais

APÊNDICE E: Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Música - Licenciatura

APÊNDICE E: Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Música - Licenciatura 119 APÊNDICE E: Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Música - Licenciatura SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ CURSO MÚSICA

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE DE TAQUARITINGA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA ANA CLAUDIA CARVALHO DE CAMARGO COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia TAQUARITINGA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PPIFOR

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PPIFOR REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PPIFOR Disciplina: Estágio de Docência 02 créditos 30 horas Art. 1º O Estágio

Leia mais

ANEXO A Orientações específicas para estágio em Pedagogia

ANEXO A Orientações específicas para estágio em Pedagogia ANEXO A Orientações específicas para estágio em Pedagogia Etapas do Estágio Supervisionado O Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia tem a carga horária estabelecida na matriz curricular de acordo

Leia mais

Manual. Supervisionado. de Estágio. em Educação

Manual. Supervisionado. de Estágio. em Educação Manual de Estágio Supervisionado em Educação 2014 Manual de Estágio Supervisionado em Educação 2014 Chanceler Prof.ª Ana Cristina Monteiro da Motta Cruz Reitor Prof. Arapuan Netto Vice-Reitor Prof. Pedro

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento normatiza o aproveitamento das 120 horas do Estágio do Curso de Graduação

Leia mais

Licenciatura em Educação Artística

Licenciatura em Educação Artística Manual de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Educação Artística Ingressantes a partir de 2012/1 Gestão de Carreiras FAAP Faculdade de Artes Plásticas 1 Ano de 2013 Índice I ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DE ESTAGIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTORIA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

REGIMENTO INTERNO DE ESTAGIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTORIA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO REGIMENTO INTERNO DE ESTAGIO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTORIA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Dispõe sobre o cumprimento da carga horária de Estágio Supervisionado

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO SÃO VICENTE CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUA EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2017

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO SÃO VICENTE CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUA EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2017 DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO SÃO VICENTE CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUA EDITAL DE CREDENCIAMENTO 2017 A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região São Vicente, em atendimento às disposições

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 1 EDITAL

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 1 EDITAL DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 1 EDITAL A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Norte 1, em atendimento às disposições da Resolução SE 3, de 28-01-2011, Resolução SE-75/2013, Resolução

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IBILCE/UNESP. 1º semestre de 2017

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IBILCE/UNESP. 1º semestre de 2017 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IBILCE/UNESP 1º semestre de 17 Estarão abertas as inscrições para os cursos do 1º semestre de 17 do Centro de Línguas do IBILCE/UNESP. Os cursos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PRODERNA/MPEP 01/2012 EDITAL

PROCESSO SELETIVO PRODERNA/MPEP 01/2012 EDITAL PROCESSO SELETIVO PRODERNA/MPEP 01/2012 EDITAL O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia do Instituto de Tecnologia da Universidade (PRODERNA-ITEC/UFPA) informa aos interessados

Leia mais

Para participação na disciplina Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD o pós-graduando deverá:

Para participação na disciplina Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD o pós-graduando deverá: Para participação na disciplina Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD o pós-graduando deverá: 1) Escolher a disciplina de graduação de seu interesse (consulte o orientador). 2) Elaborar,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS PORTUGÊS ESPANHOL A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS PORTUGÊS ESPANHOL A DISTÂNCIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS PORTUGÊS ESPANHOL A DISTÂNCIA 1) Caracterização dos estágios a) O Estágio Curricular Supervisionado caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades relacionadas

Leia mais

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS DA UTFPR CAMPUS PATO BRANCO

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS DA UTFPR CAMPUS PATO BRANCO PROCEDIMENTOS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS DA UTFPR CAMPUS PATO BRANCO Aqui apresentar-se-ão os procedimentos gerais para

Leia mais

EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA O CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS 2016

EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PARA O CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS 2016 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE VOTORANTIM Rua Sete de Setembro, 311 Parque Bela Vista CEP 18110-420 Votorantim/SP Fone/Fax (0xx15) 33537800 - e-mail

Leia mais

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Praça Prefeito Romeu Bretas, nº. 163 - Centro - Caixa Postal 124 - CEP 18700-902 NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO O estágio, nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino

Leia mais

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE LETRAS MANUAL DE ESTÁGIO 1. APRESENTAÇÃO Este manual traz as orientações necessárias ao cumprimento das atividades de Estágio Curricular Supervisionado de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 051, DE 24 DE MARÇO DE 2016. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº 28/2016

Leia mais

EDITAL Nº 04/2018 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA

EDITAL Nº 04/2018 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL CAMPUS ABREU E LIMA CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CELLE CAMPUS ABREU

Leia mais

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA PPGGC-RC

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA PPGGC-RC RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA PPGGC-RC N o 010/2018 Estabelece critérios e normas para Estágio Docência no âmbito do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGC), Unidade Acadêmica Especial-Instituto de Geografia,

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 30 de agosto de 2017 Documentos base: (A) Resolução Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de

Leia mais