INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA"

Transcrição

1 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL Ilha Solteira SP 2014

2 E N V E L O P E Folha de identificação*; Folha carga horária e avaliação do professor orientador*; Cadastro da escola*; Atestado da escola, com a firma reconhecida*; Folha resumo das atividades do estágio*. C A D E R N O Capa; Folha de identificação; Carga Horária e Avaliação do professor; Cópia da Folha Resumo das Atividades do Estágio; Cópia do Cadastro da Escola e do atestado com firma reconhecida; Relatório 1 - A escola e seu contexto; Relatório 2 Aspectos físicos e infraestrutura; Relatório 3 Características da população escolar; Relatório 4 Analise da Proposta Pedagógica; Relatório 5 - Observação do trabalho em sala de aula; Relatório 6 - Elaboração e Aplicação de atividade de participação. Considerações finais. ATENÇÃO: os itens assinalados com asterisco (*) devem ser colocados separados num envelope. Por fora do envelope deve vir escrito: nome do aluno, número de matrícula, a etapa correspondente a este estágio (EDUCAÇÃO INFANTIL). Sugerimos tirar uma cópia da primeira folha deste caderno. Esses documentos serão colocados no prontuário do aluno. O caderno, após correção, será devolvido para ser arquivado pelo próprio aluno.

3 CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL Ano Letivo: Clique aqui para digitar texto. Nome do aluno: Clique aqui para digitar texto. Nº de Matrícula: Clique aqui para digitar texto. Professor Orientador: Clique aqui para digitar texto.

4 CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL ANO LETIVO: Clique aqui para digitar texto. Aluno: Clique aqui para digitar texto. RA: Clique aqui para digitar texto. Semestre: Clique aqui para digitar texto. Turma: Clique aqui para digitar texto. Endereço Completo: Rua: Clique aqui para digitar texto. Cep: Clique aqui para digitar texto. Telefone: Clique aqui para digitar texto. Clique aqui para digitar texto. Avaliação do Coordenador do Núcleo de Estágios: O Estágio Supervisionado tem o Parecer Favorável Desfavorável. Carga Horária Cumprida: 50 horas. Coordenador do Núcleo de Estágios Data: / / Alameda Bahia, 490 C, Zona Norte Ilha Solteira - SP..

5 Orientações Gerais O Estágio Supervisionado de Educação Infantil deve ser realizado pelos(as) alunos(as) que estão matriculados no curso de Pedagogia. Tal estágio ocorrerá obrigatoriamente em Escolas públicas e/ou particulares do Estado de São Paulo nas creches e turmas de educação infantil cumprindo a seguinte carga horária Educação Infantil (0 a 5 anos) Carga horária de estágio desta etapa: 50 h ATIVIDADES DO ESTÁGIO CARGA HORÁRIA CRECHE CARGA HORÁRIA EDUC INF A escola e seu contexto 30min 30min Aspectos físicos e infraestrutura 30min 30min Características da população escolar 01H 01 H Análise da proposta pedagógica 01H 01H Observação do trabalho em sala de aula 15H 15H Elaboração de atividade de participação 01H 01H Aplicação da atividade 01H 01H TOTAL 25H 25H Elaboração dos relatórios 05 HORAS TOTAL GERAL DO ESTÁGIO E ATIVIDADES 50 HORAS

6 AVALIAÇÃO FINAL DO PROFESSOR ORIENTADOR Estágio Ensino Fundamental CONCEITO: ÓTIMO MUITO BOM BOM SUFICIENTE REGULAR INSUFICIENTE DATA: / / ASSINATURA DO PROFESSOR ORIENTADOR: Para iniciar o estágio você deverá apresentar ao Diretor (a) da Escola a carta de apresentação devidamente assinar pelo Professor Orientador de Estágio ou pelo Coordenador do Núcleo de Estágios Supervisionados.

7 CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTAGIÁRIO Ilha Solteira, de de Ilmo. Sr. (a) Diretor(a) da ESCOLA Apresento a V.Sª. o (a) aluno (a) Matrícula nº desta Instituição de Ensino, que deverá cumprir 50 horas de Estagio Supervisionado em classes de Ensino Infantil (Creche e Pré-escola). Este Estágio, além de atender a uma exigência legal, visa proporcionar ao aluno o treinamento em situação real, levando-o à vivência de situações do cotidiano de uma escola. Para cumprir tal objetivo, a Direção da FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA estabelecida à Alameda Bahia, 490 C, Zona Norte, tel. (18) , vem, através do Professor Coordenador de Estágio, solicitar a V.Sa. a devida autorização para a realização deste estágio. Contando com a sua inestimável colaboração, colocamo-nos à sua disposição para quaisquer informações que julgue necessárias. Orientador de Estágio Supervisionado

8 CADASTRO DA ESCOLA NOME DA ESCOLA: ENDEREÇO DA ESCOLA: BAIRRO: CIDADE: CEP: TELEFONE: FAX: DIRETOR(A): VICE-DIRETOR(A): COORDENADOR(A): MANTENEDORA: OUTRAS INFORMAÇÕES: Se a escola for particular colocar a número e data de autorização AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO. CARIMBO E ASSINATURA DO DIRETOR DA ESCOLA: DATA: / /

9 ATESTADO (Carimbo da escola) Atesto para fins de comprovação de cumprimento de Estágio, que o(a) aluno RA: do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ilha Solteira compareceu a esta Instituição de Ensino na qual desenvolveu atividades de Estágio cumprindo um total de horas no período de / / a / / nas classes de Ensino Infantil Creche Pré-escola. Por ser verdade, firmo o presente. Ilha Solteira, de de Assinatura e Carimbo do DIRETOR (Reconhecer firma em Cartório)

10 ALUNO: Nº de Matrícula: RESUMO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DATA NÚMERO DE HORAS ATIVIDADE DESENVOLVIDA Assinatura do Professor da Classe observada T O T A L Ilha Solteira, de de Carimbo da Escola Carimbo e Assinatura do Diretor Assinatura do Estagiário Carimbo e Assinatura do Prof. Orientador

11 1. A ESCOLA 1.1 A escola e seu contexto Localize a escola no guia de ruas. Descreva a infraestrutura existente no entorno da escola. Anexe Xerox do guia destacando o bairro e a localização da escola. 1.2 Aspectos físicos e infraestrutura Descreva os aspectos físicos da escola como: Tipo de prédio, conservação externa e interna, limpeza externa e interna, dependências de merenda, banheiros, bibliotecas, salas ambiente, sala de informática, sala de professores, gabinete dentário, espaço para estudos de formação continuada, etc. 1.3 Caracterização da População Escolar Descreva o tipo de alunos atendidos pela escola. Observe o seu comportamento nos espaços coletivos, o material escolar que utiliza o linguajar. Pergunte se gostam ou não da escola. Por quê? Verifique se a escola atende alunos portadores de necessidades especiais. Relate como eles são acolhidos pela comunidade escolar.

12 2. ANALISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA A Proposta Pedagógica é o documento no qual a escola detalha o seu trabalho. Sua elaboração é um momento de reflexão da equipe escolar para a tomada de decisão sobre as ações que devem ser desenvolvidas para a solução de dificuldades identificadas. Elabore um relatório orientando-se pelas perguntas abaixo: A Proposta Pedagógica foi elaborada pelo coletivo da escola? Quais os profissionais que participaram da sua construção? Em que ano a proposta foi elaborada? Qual a duração prevista? Havia uma Proposta anterior? Em que pontos ela foi modificada? Qual foi o ponto de partida da Proposta Pedagógica atual? A proposta pedagógica baseia-se em uma fundamentação de homem e de sociedade? Qual? Quais os objetivos em torno dos quais a escola vai trabalhar? Há evidências de que vem sendo feito? Exemplifique. A escola desenvolve algum Projeto? Descreva-o e comente os resultados esperados. Quais atividades desenvolvidas pela escola são consideradas bem sucedidas? Existe acompanhamento do desenvolvimento da proposta pedagógica ao longo do ano? Como isto ocorre? Há formas de registro que permitam o acompanhamento dos grupos e de cada criança? Para a elaboração da sua Proposta Pedagógica, a escola considerou as Diretrizes Curriculares Nacionaispara a Educação Infantil? A formação continuada dos profissionais está incluída na Proposta Pedagógica? Se está, como é feita?

13 3. OBSERVAÇÃO DO TRABALHO EM SALA DE AULA Considerando as determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil e o Projeto Pedagógico da Escola faça uma analise do trabalho desenvolvido em sala de aula. Para a elaboração deste relatório considere os itens abaixo. Observe com atenção os seguintes pontos: Organização do espaço; Equilíbrio entre a iniciativa infantil e o trabalho dirigido; Atenção cuidadosa aos aspectos emocionais; Utilização de linguagem enriquecida; Diferenciação de atividade para abordar todas as dimensões e capacidades; Rotina estáveis; Materiais diversificados e polivalentes; Atenção individualizada a cada criança; Registro que permitam o acompanhamento do grupo e de cada criança; Atividades significativas; Valorização do lúdico como principal linguagem da criança. Selecione um dos itens para comentar separadamente no seu relatório. Pode ser o que mais chamou a sua atenção, ou aquele decorrente de uma situação vivenciada por você durante as suas observações em sala de aula. Destaque a sua escolha.

14 4. PARTICIPAÇÃO 4.1 Roteiro do Plano de Atividades Prepare um Plano para as atividades que pretende desenvolver em sala de aula. O Plano deve ter os seguintes itens: Atividade Pretendida, Objetivos a serem alcançados, Procedimentos, Recursos necessários, Avaliação. 4.2 Relatório de avaliação da aplicação da atividade Elabore um texto relatando como foi o desenvolvimento da atividade: Como foi o desempenho dos alunos? Como foi que você se sentiu? Os objetivos foram alcançados? Os recursos foram suficientes? Outras observações e análises que julgar importantes.

15 CONSIDERAÇÕES FINAIS Relate como foi à realização deste estágio para você. As dificuldades, os pontos positivos e as conclusões a que você chegou são pontos importantes para relatar.

16 DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DECLARO que, nesta data, recebi do aluno: RA nº do CURSO de PEDAGOGIA do CADERNO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche e Educ. Infantil) correspondente ao Terceiro (3º) semestre. Ilha Solteira, de de Assinatura do responsável pelo recebimento

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL Ilha Solteira SP

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia LICENCIATURA Versão Novembro de 2016 E N V E L O P E 1 Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016)

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) Pedagogia LICENCIATURA Versão Fevereiro de 2018_1 1 E N

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I. Educação Física LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 428 de 28 de julho de 2014

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I. Educação Física LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 428 de 28 de julho de 2014 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I Educação Física LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 428 de 28 de julho de 2014 E N V E L O P E Folha de identificação*; Capa; Folha carga horária

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL Pedagogia LICENCIATURA CURSO

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL Pedagogia LICENCIATURA Versão Novembro 2016 E N V E L O P E 1 Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL Pedagogia LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro

Leia mais

Diretrizes gerais do estágio supervisionado

Diretrizes gerais do estágio supervisionado Diretrizes gerais do estágio supervisionado O estágio supervisionado é uma atividade exigida pela DCN e previsto no projeto pedagógico do curso. Os estudantes deverão realizá-lo em instituições idôneas

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL. Pedagogia LICENCIATURA

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL. Pedagogia LICENCIATURA 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL Pedagogia LICENCIATURA Versão novembro 2016 1 E N V E L O P E Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação do professor orientador;

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ESTÁGIOS. Rua Luís Otávio, 1281 Parque Santa Cândida - CEP Campinas SP - Tel.

CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ESTÁGIOS. Rua Luís Otávio, 1281 Parque Santa Cândida - CEP Campinas SP - Tel. CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTOS DE ESTÁGIOS 1 ANEXO I - REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA APRESENTAÇÃO O Estágio é o campo de treinamento, espaço de aprendizagem do fazer concreto

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA PROJETO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA APRESENTAÇÃO Segundo a legislação vigente, os Estágios constituem parte integrante do ensino e, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais devem ter um total

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA GESTÃO ESCOLAR Ilha Solteira SP 2014

Leia mais

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA PEDAGOGIA Diretrizes e Orientações Coordenador

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia LICENCIATURA CURSO

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO :

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Aluno: CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ANO LETIVO : RA: Semestre: Turma: Endereço Completo: _ R. Cep: Telefone: E-MAIL Avaliação do Professor Orientador de Estágio:

Leia mais

Pedagogia LICENCIATURA

Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO III GESTÃO ESCOLAR Pedagogia LICENCIATURA CURSO DE LICENCIATURA

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO

CARTA DE APRESENTAÇÃO CARTA DE APRESENTAÇÃO Para cumprir as exigências legais e pedagógicas, dispostas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e na Resolução do Conselho Nacional de Educação nº 02/02,

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA Objetivos: Estágio Curricular Supervisionado. I. Atender a Resolução do. CNE 01/2006 ; II. Adequar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) ao referido

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 Atualizado em Novembro/2016 1 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Definição... 3 3. Objetivos do

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São Paulo/ SP Tel.:/Fax

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ENERGIA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Energia é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

FICHA DE ESTAGIO. Nome do Estagiário (a): Endereço: Tel.: R.A.: Sexo: M ( ) F ( ) Data de Nascimento: / / Natural de: Estado: Curso:

FICHA DE ESTAGIO. Nome do Estagiário (a): Endereço: Tel.: R.A.: Sexo: M ( ) F ( ) Data de Nascimento: / / Natural de: Estado: Curso: FICHA DE ESTAGIO Nome do Estagiário (a): Endereço: Tel.: R.A.: Sexo: M ( ) F ( ) Data de Nascimento: / / Natural de: Estado: Curso: Professor (a) Orientador (a) do Estágio (Professor (a) da FMR): Local

Leia mais

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III e IV

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III e IV PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III e IV Curso de Licenciatura em Música Belo Jardim 2015 1 SUMÁRIO FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO... 3 TERMO DE RESPONSABILIDADE... 4 CORRESPONDÊNCIA DE ENCAMINHAMENTO...

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Pedagogia 1 - APRESENTAÇÃO O presente regulamento disciplina o processo de planejamento,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TUPÃ SP 2016 LEGISLAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ASSOCIAÇÃO TABOÃO DA SERRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FACULDADE SUDOESTE PAULISTANO MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL - PEDAGOGIA Diretrizes e Orientações Coordenador de Estágio

Leia mais

Planilha de Conceito

Planilha de Conceito II Planilha de Conceito Nome do Estagiário QUADRO DA PONTUAÇÃO OBTIDA Pontos do Grupo I (Multiplicado por 2) Matrícula (cartão) AVALIAÇÃO Conceito Pontos do Grupo II (Multiplicado por 2) de 00 a 179 D

Leia mais

Planilha de Conceito

Planilha de Conceito Planilha de Conceito Nome do Estagiário QUADRO DA PONTUAÇÃO OBTIDA Matrícula (cartão UFRGS) TABELA DE CONCEITOS Pontos do Grupo I (Multiplicado por 2) Pontos do Grupo II (Multiplicado por 2) de 51 a 179

Leia mais

ENFERMAGEM Curso de Graduação

ENFERMAGEM Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ENFERMAGEM Curso de Graduação REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop - MT REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço

O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço socioinstitucional, objetivando oportunizar a experiência do supervisão direta e sistemática. exercício

Leia mais

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas "Campus desãojosédoriopreto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Estrangeira obrigatória /anual Carga horária:

Leia mais

Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP

Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP Núcleo de Formação e Estágio Pedagógicos NUFEP Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado e da Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da Universidade

Leia mais

Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência

Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência 1 OBSERVAÇÃO: ESTA DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ SER ENCAMINHADA A FATEC ATÉ O DÉCIMO QUINTO DIA DO MÊS CORRENTE, ANTERIOR AO INÍCIO DO ESTÁGIO. FICHA CADASTRAL DO ESTAGIÁRIO (Esta Ficha é parte integrante do Termo

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ORIENTAÇÕES ETAPAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ORIENTAÇÕES ETAPAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ORIENTAÇÕES 2011.1 ETAPAS 1) Entrega do Plano de Estágio Entregar (impresso) até o dia 30.04.11 o plano de estágio supervisionado em Engenharia Civil, através do preenchimento

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais FAINAM FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA SET ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais Curso: LICENCIATURAS (LETRAS, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA) 2º semestre de 2017 Envolvimento no processo: O aluno: estando

Leia mais

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola Av. Leonardo Villas Boas, 351 Botucatu SP CEP 18.608-901 Fone/fax (0xx14) 3815-2500 ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola aceito a realização de

Leia mais

RESUMO DAS ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DA GRADUAÇÃO. (Essas orientações estão disponíveis em

RESUMO DAS ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DA GRADUAÇÃO. (Essas orientações estão disponíveis em 1 RESUMO DAS ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO DA GRADUAÇÃO (Essas orientações estão disponíveis em http://sites.google.com/site/efcidadeuniversitaria) - O estágio somente poderá ser iniciado a partir da segunda

Leia mais

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Estrangeira obrigatória /anual Carga

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NORMAS GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA As presentes normas têm por objetivo disciplinar e orientar os alunos do curso de Educação Física da Universidade

Leia mais

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

REQUERIMENTO DE MATRÍCULA REQUERIMENTO DE MATRÍCULA Ilmo. Senhor (a) Coordenador (a) COMGRAD/Engenharia Mecânica NOME LEGÍVEL: Residente: n 0 apart: Fone: bairro: cidade: Estado:, aluno REGULARMENTE MATRICULADO neste período letivo

Leia mais

APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A

APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A Sr (a). Diretor (a), vimos apresentar a Vossa Senhoria o (a) estagiário(a), do Curso, desta Universidade, para realizar suas atividades curriculares no período de a, nesse

Leia mais

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO O estágio, nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, é fundamental para a formação de professores. O estagiário tem a oportunidade

Leia mais

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio?

ESTÁGIO. O que é necessário para iniciar um estágio? ESTÁGIO Estágio é uma atividade acadêmica, definido como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação do educando para o trabalho profissional. O

Leia mais

Estágio Curricular Supervisionado. Profª Maria do Carmo Simoni Leamari e equipe

Estágio Curricular Supervisionado. Profª Maria do Carmo Simoni Leamari e equipe Estágio Curricular Supervisionado Profª Maria do Carmo Simoni Leamari e equipe Lei Federal nº 11.788 de 25 de setembro de 2008: Manual de Procedimentos e Modelos 1- Publicado junto às aulas web. 2-Modelos

Leia mais

CAMPUS DE PONTA PORÃ CAMPUS DE PONTA PORÃ

CAMPUS DE PONTA PORÃ CAMPUS DE PONTA PORÃ CAMPUS DE PONTA PORÃ PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 1 - UNIDADE CONCEDENTE DO ESTÁGIO Nome: Nome do CEINF/Escola CNPJ: Ramo de atividade: Educacional Tel: (67) E-mail: Endereço: Município:

Leia mais

EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS CEAD - CAMPUS RIO POMBA Edital Interno nº 2/2013

EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS CEAD - CAMPUS RIO POMBA Edital Interno nº 2/2013 Ministério da Educação Secretária de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais CEAD Campus Rio Pomba EDITAL INTERNO PARA SELEÇÃO

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 ORIENTAÇÕES - PLANO GESTÃO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO NORTE 2 ORIENTAÇÕES - PLANO GESTÃO ORIENTAÇÕES - PLANO GESTÃO I - Identificação da Unidade Escolar - Nome da escola, endereço, CEP, telefone, fax, e-mail, código CIE, código FDE, CNPJ, data de instalação, autorização, ato de criação, etc...

Leia mais

Licenciatura em Matemática MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Licenciatura em Matemática MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Matemática MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2012 APRESENTAÇÃO Este manual tem como objetivo principal auxiliar você a cumprir o estágio supervisionado obrigatório e as Atividades Complementares

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Ilha Solteira SP 2014 SUMÁRIO Definição... 2

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O curso de Bacharelado em Engenharia Civil tem a obrigatoriedade do estágio supervisionado, tendo a carga horária total de 160 (cento

Leia mais

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Materna obrigatória /anual Carga horária:

Leia mais

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola

ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO. Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola Av. Leonardo Villas Boas, 351 Botucatu SP CEP 18.608-901 Fone/fax (0xx14) 3815-2500 ACEITE DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Eu ocupando por função/ cargo, na () Instituição / (X) Escola aceito a realização de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 70 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Em de de 20. Dados do Aluno (Pode ser preenchido

Leia mais

Prezado (a) Aluno (a)

Prezado (a) Aluno (a) Prezado (a) Aluno (a) Os documentos que seguem abaixo são fundamentais para sua inserção no campo de estágio e na realização do estágio supervisionado em Serviço Social dentro das necessidades legais,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Aluno (a): R.A.: Período Letivo: Ano/Sem.: Ribeirão Preto 2015 SUMARIO 1. APRESENTAÇÃO 3 2. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores:

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores: REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA Art. 1º. Este instrumento

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA (UNIFAL MG)

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA (UNIFAL MG) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

ENCAMINHAMENTO DE ACADÊMICOS ÀS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO

ENCAMINHAMENTO DE ACADÊMICOS ÀS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO ENCAMINHAMENTO DE ACADÊMICOS ÀS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO União da Vitória, de de À Direção e/ou Equipe Pedagógica do Colégio/Escola: Pelo presente encaminhamos o(a) acadêmico(a) da 4ª série do Curso de

Leia mais

Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno)

Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno) Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno) CABO FRIO 2017 ÚLTIMA ALTERAÇÃO EM: 16/03/17 1 - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ALUNO O Estágio Curricular Supervisionado tem como fundamentação legal

Leia mais

FACULDADE DE SOROCABA

FACULDADE DE SOROCABA Ilmo. (a) Sr. (a) (Responsável pela empresa) Assunto: Encaminhamento para estágio e sua opção A direção desta Instituição de Ensino solicita autorização de sua parte para que o (a) aluno (a):, RA:, Semestre:

Leia mais

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Praça Prefeito Romeu Bretas, nº. 163 - Centro - Caixa Postal 124 - CEP 18700-902 NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO O estágio, nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino

Leia mais

Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Faculdades Integradas Einstein de Limeira 1 1. Apresentação A atividade de estágio é considerada uma ação fundamental a ser realizada pelo aluno cujo propósito é possibilitar a análise de situações do cotidiano da profissão, fomentar e proporcionar

Leia mais

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Praça Prefeito Romeu Bretas, nº. 163 - Centro - Caixa Postal 124 - CEP 18700-902 NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO O estágio, nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino

Leia mais

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA

PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA PROCEDIMENTOS DAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS EAD DE LICENCIATURA (LETRAS, HISTÓRIA, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA) 1 - Diretrizes Gerais As disciplinas de Estágio Supervisionado contemplam

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA 1. O Estágio Supervisionado O Estágio supervisionado está previsto na Nova LDB (9394/96) no artigo 82: Os sistemas de ensino

Leia mais

MANUAL DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO AMERICANA

MANUAL DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO AMERICANA FACULDADE DE AMERICANA 1 Mantida pela Associação Educacional Americanense Credenciamento Portaria MEC N 766/99 DOU 18/05/99 MANUAL DO PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO AMERICANA Fevereiro 2017 2 FICHA

Leia mais

Licenciatura em Educação Artística

Licenciatura em Educação Artística Manual de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Educação Artística Ingressantes a partir de 2012/1 Gestão de Carreiras FAAP Faculdade de Artes Plásticas 1 Ano de 2013 Índice I ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

Leia mais

Carta de Apresentação

Carta de Apresentação Carta de Apresentação Sr (a). Diretor (a), Solicitamos de Vossa Senhoria a permissão para que o (a) estudante, do Curso de Física Licenciatura, desta Universidade, realize suas atividades (estágio), no

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática ORIENTAÇÕES E NORMAS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR PARA ESTUDANTES

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS ORIENTAÇÕES ÀS UNIDADES CONCEDENTES Compete à Coordenadoria de Estágios Supervisionados: promover, coordenar, supervisionar e avaliar o Estágio de Prática Forense.

Leia mais

CARTA DE APRESENTAÇÃO

CARTA DE APRESENTAÇÃO Ilmo.(a) Sr.(a) FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA Diretor da Instituição de Ensino CARTA DE APRESENTAÇÃO A FEFISO Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba é uma instituição de ensino superior, com

Leia mais

RELATÓRIO SEMESTRAL REFERENTE AO PERÍODO: /

RELATÓRIO SEMESTRAL REFERENTE AO PERÍODO: / RELATÓRIO SEMESTRAL REFERENTE AO PERÍODO: / BOLSISTA DEMANDA SOCIAL ( ) SIM Período: de / / a / / ( ) NÃO 1. IDENTIFICAÇÃO NOME ENDEREÇO CEP INSTITUIÇÃO ONDE TRABALHA DEPTº DE ORIGEM ENDEREÇO CEP CATEGORIA

Leia mais

EDITAL Nº 07/2019. Abertura de inscrições para disciplina em dependência ou adaptação, na modalidade semipresencial no semestre letivo de

EDITAL Nº 07/2019. Abertura de inscrições para disciplina em dependência ou adaptação, na modalidade semipresencial no semestre letivo de EDITAL Nº 07/2019 Abertura de inscrições para disciplina em dependência ou adaptação, na modalidade semipresencial no semestre letivo de 2019.1. O Diretor Acadêmico da Faculdade de Educação São Francisco

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE DE TAQUARITINGA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA ANA CLAUDIA CARVALHO DE CAMARGO COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia TAQUARITINGA

Leia mais

TELEFONE: MATRÍCULA: DATA DE NASCIMENTO: ESTADO CIVIL:

TELEFONE:   MATRÍCULA: DATA DE NASCIMENTO: ESTADO CIVIL: FICHA CADASTRAL DO ESTÁGIO Dados do aluno: NOME: ENDEREÇO: BAIRRO: CEP: CIDADE: TELEFONE: E-MAIL: MATRÍCULA: DATA DE NASCIMENTO: RG: ESTADO CIVIL: Dados da organização: ORGANIZAÇÃO: ENDEREÇO: BAIRRO: CEP:

Leia mais

DOC. 2 DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FICHA DE CADASTRO DE CAMPO DE ESTÁGIO FOTO Apólice de Seguro Nº:

DOC. 2 DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FICHA DE CADASTRO DE CAMPO DE ESTÁGIO FOTO Apólice de Seguro Nº: DOC. 2 DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FICHA DE CADASTRO DE CAMPO DE ESTÁGIO FOTO Apólice de Seguro Nº: Identificação do (a) Estagiário (a) Matrícula: CPF: Tel.: Estado civil: Instituição de Estágio

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO LICENCIATURA EM... 5º PERÍODO NOME DO ESTAGIÁRIO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO LICENCIATURA EM... 5º PERÍODO NOME DO ESTAGIÁRIO 0 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO LICENCIATURA EM... 5º PERÍODO NOME DO ESTAGIÁRIO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I CAMPOS DOS GOYTACAZES

Leia mais

ANEXO 01 FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

ANEXO 01 FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS ANEXO 01 FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS AUXÍLIOS SOLICITADOS: ( ) AUXÍLIO-INSCRIÇÃO ( ) AUXÍLIO-TRANSPORTE ( ) AUXÍLIO-DESPESA - Alimentação e Hospedagem OU ( ) AUXÍLIO-DESPESA

Leia mais

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA S/S LTDA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MÓDULO DE ESTÁGIO

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA S/S LTDA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MÓDULO DE ESTÁGIO MÓDULO DE ESTÁGIO 2019 1 MANUAL DO ALUNO COM NORMAS SOBRE O PREENCHMENTO DOS DOCUMENTOS DE ESTÁGIO SUMÁRIO DESCRIÇÃO PÁGINA I REQUERIMENTO DE ESTÁGIO 4 II MINUTA DE CONVÊNIO E CONCESSÃO DE ESTÁGIO: ENTRE

Leia mais

CRONOGRAMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II SEMESTRE : De 26 de outubro de 2015 a 05 de março de PROF.

CRONOGRAMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II SEMESTRE : De 26 de outubro de 2015 a 05 de março de PROF. CRONOGRAMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 2015.2 SEMESTRE 2015.2: De 26 de outubro de 2015 a 05 de março de 2016. PROF. MÁRCIO NASCIMENTO Objetivos da disciplina: Estudar referenciais teóricos e legislações

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1. ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS FMS As atividades acadêmicas, científicas e culturais fazem parte da grade curricular de todos os cursos da Faculdade

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Regulamento de Estágio FaBCI São Paulo Outubro de 2016 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Art.

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para:

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O acadêmico (a),,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE MODA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE MODA I INTRODUÇÃO II CARACTERÍSTICAS GERAIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE MODA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Moda é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Político-Pedagógico

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO O presente regulamento normatiza o Estágio Curricular Supervisionado, componente do Projeto Pedagógico do Curso de Administração do Centro Universitário

Leia mais

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FATEC-CARAPICUÍBA Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO ASTI (Jogos, Segurança, Bacharel, SI) CURSO ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) 2 1. DA NATUREZA DO ESTÁGIO 1.1 O estágio curricular

Leia mais

Orientações para iniciar o estágio obrigatório. Licenciatura Presencial

Orientações para iniciar o estágio obrigatório. Licenciatura Presencial Orientações para iniciar o estágio obrigatório Licenciatura Presencial Acesse o site www.unisinos.br/carreiras Instruções para o início do Estágio Obrigatório de Licenciatura - Presencial e faça login

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFAL-MG

REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE QUÍMICA DA Efoa/Ceufe Resolução Nº 007/2005 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) O presente regulamento foi elaborado tendo

Leia mais

Colégio e Curso WMG. Manual de Estágio CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS. Organização: Mário Luiz Grado

Colégio e Curso WMG. Manual de Estágio CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS. Organização: Mário Luiz Grado Manual de Estágio CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS Organização: Mário Luiz Grado 2017 Estágio Supervisionado profissional O Plano de Estágio profissional como procedimento didático-pedagógico é

Leia mais

interagir no sistema administrativo em empresas privadas, públicas e ou organizações não governamentais;

interagir no sistema administrativo em empresas privadas, públicas e ou organizações não governamentais; MANUAL DE ORIENTAÇÕES ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PARA ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE OUTUBRO DE 2007 SÃO PAULO 2009 INTRODUÇÃO 2 O Estágio Curricular Supervisionado, na forma da Lei

Leia mais

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Praça Prefeito Romeu Bretas, nº. 163 - Centro - Caixa Postal 124 - CEP 18700-902 NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO O estágio, nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA para todos os alunos do CGEM a partir do 2º semestre de 2016

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA para todos os alunos do CGEM a partir do 2º semestre de 2016 REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA para todos os alunos do CGEM a partir do 2º semestre de 2016 Aprovado pelo Conselho de Curso de Graduação em Eng. Mecânica em 30/06/2016.

Leia mais

CRONOGRAMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Universidade Estadual Vale do Acaraú Curso de Licenciatura em Matemática

CRONOGRAMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Universidade Estadual Vale do Acaraú Curso de Licenciatura em Matemática CRONOGRAMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 2016.1 Universidade Estadual Vale do Acaraú ENCONTROS PREVISTOS: 17 Abril: 04, 11, 18, 25 Maio: 02, 09, Outubro: 31 Novembro: 07, 21, 28 Dezembro: 05, 12, 19 Janeiro:

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2005 CURRÍCULO 4/4 CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2005 CURRÍCULO 4/4 CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2005 CURRÍCULO 4/4 CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Resolução Unesp 74 de 16/12/2004 Ingressantes a partir de 2005 ILHA SOLTEIRA AGOSTO DE 2011

Leia mais

Título do projeto: Coordenador do projeto: Nome

Título do projeto: Coordenador do projeto: Nome ANEXO I DO EDITAL N 06/2018 FORMULÁRIO 01 CADASTRO DE PROJETO DE EXTENSÃO Roteiro do Projeto de Extensão Destina-se a apresentação de projeto de extensão ao Campus Santa Luzia - IFMG com o objetivo de

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Educação Infantil CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Educação Infantil CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Educação Infantil CURSO DE PEDAGOGIA Ementa ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Educação Infantil Prática destinada ao desenvolvimento de estágio junto às escolas de educação infantil, direcionado

Leia mais

NORMAS PARA O ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA MODALIDADE BACHARELADO

NORMAS PARA O ESTÁGIO PROFISSIONAL SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA MODALIDADE BACHARELADO 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE GENÉTICA E BIOQUÍMICA - INGEB COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA COBIT 3225-8441 Bloco 2E,

Leia mais