Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas"

Transcrição

1 "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Estrangeira obrigatória /anual Carga horária: 60 horas Docente responsável: Profa. Drª. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya (ml.kfouri@hotmail.com; mlkfouri@ibilce.unesp.br) Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas O estágio de observação de aulas de língua estrangeira (Inglês, Espanhol, Francês e Italiano) tem por base a Lei nº 11788/2008 ( Lei do Estágio ) e o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras, devendo ser realizado, preferencialmente em duplas, conforme as orientações que se seguem: - O (a)(s) estagiário (a)(s) deverá(ao) consultar, com antecedência, a escola onde pretendem estagiar, explicando seu trabalho à Direção e aos professores e marcando os dias e horários em que poderá(ao) estagiar, tendo em mãos os seguintes documentos individuais: 1) Carta de Apresentação (Ofício), em 1 (uma) via, assinada pela professora supervisora dos estágios (modelo em anexo); 2) Termo de Compromisso de Estágio (a minuta de estágio, disponível no site do Ibilce), em 4 (quatro) vias, devidamente preenchidas pelo(a) estagiário(a) e assinadas pela professora supervisora dos estágios. Todas as vias devem ser assinadas pelo Diretor da escola e, só então, encaminhadas a STA, onde o responsável também assinará as 4 vias. Somente após esse trâmite, o aluno deverá retornar à escola para entregar uma via do termo ao Diretor e, assim, iniciar seu estágio. OBSERVAÇÃO: Caso o aluno, por qualquer motivo, tenha de estagiar em uma outra escola, deverá providenciar nova documentação. - O estágio consiste na observação de 14 horas-aulas (1 hora-aula= 50 minutos), a serem observadas entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas (estaduais ou municipais), ou, em casos específicos, entre os estágios/ níveis dos cursos oferecidos em projetos especiais (centros de estudos de línguas da rede pública estadual, nos casos das línguas espanhola, francesa e italiana). - O (A) estagiário (a) ou a dupla de estagiários (as) deverá produzir um Diário Reflexivo para cada aula assistida, contendo as seguintes informações no cabeçalho: data; turma ou série; período; número de alunos matriculados; número de alunos presentes; professor(a); número de aulas assistidas. O conteúdo dos diários deve ter um teor essencialmente reflexivo, abordando focos do processo ensino/aprendizagem de LE, tendo-se em vista um roteiro pré-sugerido (ver anexos). Para facilitar o trabalho do(s) estagiário(s) com os diários, recomenda-se que sejam feitas anotações gerais no momento da observação da aula,

2 ressaltando aquilo que julgar mais importante, ou que mereça uma análise posterior mais detalhada, nos diários. Estes devem ser redigidos fora da sala de aula e imediatamente após a observação da mesma, pois as lembranças estarão mais presentes. No caso de observações em duplas, os diários devem ser feitos pela dupla e não individualmente. - Cada aula assistida deverá ser registrada, resumidamente, por cada estagiário(a), na Ficha-Controle de Observação de Aulas (em anexo), a qual deverá assinada, aula a aula, pelo(a) professor(a) responsável pela disciplina na escola. Mesmo que as aulas assistidas sejam duplas, o registro na ficha-controle deverá ser de aula a aula, discriminando-se o horário de início e de término de cada aula. - As aulas que caírem em dias de prova não terão validade como aulas de estágio assistidas. - Quanto ao procedimento dos estagiários, o trabalho de observação de aulas deve ser feito com ética e discrição. Portanto, não é recomendável citar nomes de professores e alunos, a não ser que haja sua prévia autorização, por escrito. Para identificá-los, deve-se utilizar letras ou números, como por exemplo: o professor A ou 1, o aluno X ou 2. Da mesma forma, não é a permitido apresentar uma análise depreciativa das ações e comportamentos dos mesmos, o que não é o intuito dessa etapa de estágio. A tarefa do(s) estagiário(s), durante a observação de aulas, é conhecer uma amostra da realidade do ensino de línguas em sala de aula da escola pública, buscando analisá-la, compreender suas causas e efeitos e sugerir possíveis encaminhamentos, no intuito de contribuir para um aprimoramento do trabalho do professor que está abrindo sua sala de aula ao(s) estagiário (a)(s). - Cumprido o estágio, cada estagiário(a) deverá providenciar um Atestado de Conclusão das horas observadas, devidamente assinado pelo Diretor ou outro responsável (modelo em anexo). - Por fim, o(a) aluno(a)-estagiário(a) ou a dupla de alunos(as)-estagiários(as) deverá elaborar um Relatório Final de Observação de Aulas, contendo uma análise crítica do estágio realizado, tendo por base os diários reflexivos registrados. Tal análise deve constituir-se de um parecer crítico sobre o processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira observado nas salas de aula, bem como de um encaminhamento prático para as questões e problemáticas levantadas (sugestões para uma prática futura). O relatório também deverá trazer uma Proposta de Microaula de Língua Estrangeira (ver anexos). - Serão anexados ao Relatório Final os seguintes documentos: Diários Reflexivos de Observação de Aulas; Ficha-Controle de Estágio de Observação; Atestado de Conclusão de Estágio de Observação; uma via do Termo de Compromisso de Estágios (Minuta de Estágio). IMPORTANTE: O Relatório Final de Observação de Aulas, acompanhado de todos os anexos individuais acima, deverá ser entregue pela dupla em um único documento. Data-limite para entrega: dia 09/11/2011, em sala de aula.

3 ANEXOS

4 "Campus de São José do Rio Preto OFÍCIO São José do Rio Preto, / /. Senhor (a) Diretor (a): Venho, por meio deste, apresentar a V.Sa., R.G., aluno(a) do Ano do Curso de Licenciatura em Letras IBILCE/UNESP, período, que necessita realizar, em sua escola, o Estágio de Observação em LÍNGUA ESTRANGEIRA:, em turmas do ensino fundamental e médio, conforme determinação da L.D.B. 9394/96, Art. 65. Informo a V.Sa. que tal modalidade de estágio tem como objetivo primordial proporcionar a aproximação do (a) licenciando (a) com a dinâmica da sala de aula de línguas e do processo de ensino/aprendizagem de um idioma em contexto escolar, devendo totalizar: Estágio de Observação: 14 aulas de LÍNGUA ESTRANGEIRA:, assistidas pelo estagiário, em turma e horário combinados entre a Direção, o (a) professor (a) da turma e o estagiário (a). Contando com a autorização de V.Sa. e com sua imprescindível e inestimável colaboração, coloco-me à disposição para quaisquer outras informações que se fizerem necessárias. Aproveito para agradecer-lhe pela atenção e gentileza com que tem recebido e acolhido, em sua escola, os estagiários de Licenciatura em Letras desta Instituição. Atenciosamente, Profa. Dra. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya Supervisora de Estágios - língua estrangeira Departamento de Educação IBILCE -UNESP Ao (À) Ilmo(a) Sr(a) DD. Diretor(a) da

5 Município "Campus de São José do Rio Preto Nome do(a) Licenciando(a): Curso: Licenciatura em Letras Ano Letivo: Período: ( ) Diurno ( ) Noturno Departamento: Educação Supervisora Responsável: Profa. Dra. Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: língua estrangeira FICHA-CONTROLE: ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DATA HORA TURMA ATIVIDADES REALIZADAS PROFESSOR(A) (ASSINATURA) Local (escola): Município:

6 ATESTADO DE CUMPRIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULAS Atesto, para fins de estágio curricular obrigatório, que, R.G., aluno (a) do 3º. ano do Curso de Licenciatura em Letras - IBILCE/UNESP, realizou, nesta escola, observação de 14 (catorze) horas-aulas de LÍNGUA ESTRANGEIRA:, no período de / / a / /. São José do Rio Preto, / /. Diretor ou Responsável (carimbo) Escola: Município:

7 Focos para produção de diários reflexivos sobre a prática observada na sala de aula de língua estrangeira (LE) 1. A INTERAÇÃO PROFESSOR(A)/ALUNO 2. O PAPEL DO(A) PROFESSOR(A) 3. O PAPEL DO ALUNO 4. O PAPEL DO(S) MATERIAL (AIS) DIDÁTICO(S) 5. AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LE 6. USO DA LE 7. CONCEPÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) SOBRE LINGUAGEM/LÍNGUA ESTRANGEIRA 8. CONCEPÇÃO DE ABORDAGEM DE ENSINO DO(A) PROFESSOR(A) 9. CONCEPÇÃO E TRATAMENTO DO ERRO PELO(A) PROFESSOR(A) 10. CONCEPÇÃO E TRATAMENTO DA AVALIAÇÃO PELO(A) PROFESSOR(A)

8 Roteiro de Fases de Reflexão nos Diários de Observação 1. Mapear (os fatos) O que aconteceu na aula? O que o professor(a) fez? (descreva sua versão da aula, apresentando uma descrição geral dos fatos ocorridos); 2. Informar (os objetivos e resultados) Qual foi o significado do ensino? O que o(a) professor(a) pretendia? O que conseguiu atingir? O que os alunos aprenderam? (analise os objetivos e os resultados da aula); 3. Contestar (as causas) Por que o(a) professor(a) agiu assim? (tente compreender e explicar o que levou o (a) professor (a) a agir como agiu); 4. Avaliar (a avaliação) O que você aprendeu? O que poderia ter feito de diferente no lugar do(a) professor(a)? Como você faria? (reflita sobre as alternativas de ensino possíveis para a aula assistida e os encaminhamentos para uma prática futura). Obs.: Os diários não precisam trazer as perguntas respondidas uma a uma; devem ser produzidos em formato de texto corrido, trazendo as reflexões sobre os focos acima. (Baseado em Bartlett, 1990; 1998 e em Wallace, 1991.)

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas "Campus desãojosédoriopreto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Estrangeira obrigatória /anual Carga horária:

Leia mais

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas

Orientações para a realização dos estágios de observação de aulas "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados I: Língua Materna obrigatória /anual Carga horária:

Leia mais

"Campus de São José do Rio Preto

Campus de São José do Rio Preto "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados II: Língua Estrangeira obrigatória /anual Carga

Leia mais

Orientações para a realização das atividades práticas em docência em Língua Materna

Orientações para a realização das atividades práticas em docência em Língua Materna "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados II: Língua Materna obrigatória /anual Docente

Leia mais

Orientações sobre as atividades práticas em docência em língua estrangeira (90 horas)

Orientações sobre as atividades práticas em docência em língua estrangeira (90 horas) "Campus de São José do Rio Preto Departamento: Educação Curso: Licenciatura em Letras (diurno e noturno) Disciplina: Estágios Curriculares Supervisionados II: Língua Estrangeira obrigatória /anual Docente

Leia mais

Licenciatura em Matemática MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Licenciatura em Matemática MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Matemática MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2012 APRESENTAÇÃO Este manual tem como objetivo principal auxiliar você a cumprir o estágio supervisionado obrigatório e as Atividades Complementares

Leia mais

Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno)

Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno) Prática Profissional das Licenciaturas (Manual do Aluno) CABO FRIO 2017 ÚLTIMA ALTERAÇÃO EM: 16/03/17 1 - ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O ALUNO O Estágio Curricular Supervisionado tem como fundamentação legal

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I. Educação Física LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 428 de 28 de julho de 2014

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I. Educação Física LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 428 de 28 de julho de 2014 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I Educação Física LICENCIATURA Portaria de Reconhecimento nº. 428 de 28 de julho de 2014 E N V E L O P E Folha de identificação*; Capa; Folha carga horária

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MANUAL DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO O curso de Bacharelado em Engenharia Civil tem a obrigatoriedade do estágio supervisionado, tendo a carga horária total de 160 (cento

Leia mais

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores:

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores: REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA Art. 1º. Este instrumento

Leia mais

ENCAMINHAMENTO DE ACADÊMICOS ÀS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO

ENCAMINHAMENTO DE ACADÊMICOS ÀS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO ENCAMINHAMENTO DE ACADÊMICOS ÀS ESCOLAS CAMPOS DE ESTÁGIO União da Vitória, de de À Direção e/ou Equipe Pedagógica do Colégio/Escola: Pelo presente encaminhamos o(a) acadêmico(a) da 4ª série do Curso de

Leia mais

Manual de Orientações do Estágio Curricular Supervisionado

Manual de Orientações do Estágio Curricular Supervisionado Manual de Orientações do Estágio Curricular Supervisionado Curso de Ciências Econômicas Manual de Estágio Supervisionado 1 Sumário Pág. INFORMAÇÕES BÁSICAS... 03 1. Premissa Básica do Estágio Curricular

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL. Pedagogia LICENCIATURA

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL. Pedagogia LICENCIATURA 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO I ENSINO FUNDAMENTAL Pedagogia LICENCIATURA Versão novembro 2016 1 E N V E L O P E Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação do professor orientador;

Leia mais

Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Licenciatura em Letras (diurno e noturno) do Instituto de Biociências, Letras e

Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Licenciatura em Letras (diurno e noturno) do Instituto de Biociências, Letras e Regulamento de Estágios Curriculares Supervisionados dos Cursos de Licenciatura em Letras (diurno e noturno) do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP/IBILCE São José do Rio Preto

Leia mais

Para participação na disciplina Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD o pós-graduando deverá:

Para participação na disciplina Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD o pós-graduando deverá: Para participação na disciplina Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD o pós-graduando deverá: 1) Escolher a disciplina de graduação de seu interesse (consulte o orientador). 2) Elaborar,

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE DE TAQUARITINGA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA ANA CLAUDIA CARVALHO DE CAMARGO COORDENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia TAQUARITINGA

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL Pedagogia LICENCIATURA Versão Novembro de 2016 E N V E L O P E 1 Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação

Leia mais

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO O estágio, nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, é fundamental para a formação de professores. O estagiário tem a oportunidade

Leia mais

interagir no sistema administrativo em empresas privadas, públicas e ou organizações não governamentais;

interagir no sistema administrativo em empresas privadas, públicas e ou organizações não governamentais; MANUAL DE ORIENTAÇÕES ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PARA ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE OUTUBRO DE 2007 SÃO PAULO 2009 INTRODUÇÃO 2 O Estágio Curricular Supervisionado, na forma da Lei

Leia mais

APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A

APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A APPRESENTAÇÃO DO/A ESTAGIÁRIO/A Sr (a). Diretor (a), vimos apresentar a Vossa Senhoria o (a) estagiário(a), do Curso, desta Universidade, para realizar suas atividades curriculares no período de a, nesse

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para:

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O acadêmico (a),,

Leia mais

PORTARIA IGCE/DTA nº 088/2015, de 10 de agosto de 2015.

PORTARIA IGCE/DTA nº 088/2015, de 10 de agosto de 2015. PORTARIA IGCE/DTA nº 088/2015, de 10 de agosto de 2015. Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Física. O Vice-Diretor no exercício da Diretoria do Instituto de Geociências e Ciências

Leia mais

Licenciatura em Educação Artística

Licenciatura em Educação Artística Manual de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Educação Artística Ingressantes a partir de 2012/1 Gestão de Carreiras FAAP Faculdade de Artes Plásticas 1 Ano de 2013 Índice I ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS - PRÁTICA PROFISSIONAL -

ORIENTAÇÕES GERAIS - PRÁTICA PROFISSIONAL - ORIENTAÇÕES GERAIS - PRÁTICA PROFISSIONAL - A Prática Profissional dos Cursos no âmbito da Diretoria de Ensino Superior das Licenciaturas é constituída das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC),

Leia mais

SUMÁRIO Apresentação... 5 Fundamentação Legal... 7 Objetivos... 8 Planejamento... 9 Competência: Do Professor de Estágio Curricular em Educação da UNISUAM... 10 Do Aluno... 10 Da Central de Estágios...

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL Ilha Solteira SP

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA (UNIFAL MG)

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA (UNIFAL MG) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR CÂMPUS CURITIBA Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba Departamento Acadêmico de Física Curso de Licenciatura em Física MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO

Leia mais

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL

CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE ENGENHARIA NAVAL Joinville, 13 de julho de 2017. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente Regulamento de Estágios visa disciplinar os estágios do curso de Engenharia da Computação,

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016)

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche 25 horas + Pré-escola 25 horas) (MATRIZ CURRICULAR 2016) Pedagogia LICENCIATURA Versão Fevereiro de 2018_1 1 E N

Leia mais

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Praça Prefeito Romeu Bretas, nº. 163 - Centro - Caixa Postal 124 - CEP 18700-902 NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO O estágio, nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino

Leia mais

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III e IV

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III e IV PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III e IV Curso de Licenciatura em Música Belo Jardim 2015 1 SUMÁRIO FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO... 3 TERMO DE RESPONSABILIDADE... 4 CORRESPONDÊNCIA DE ENCAMINHAMENTO...

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais FAINAM FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA SET ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais Curso: LICENCIATURAS (LETRAS, MATEMÁTICA, PEDAGOGIA) 2º semestre de 2017 Envolvimento no processo: O aluno: estando

Leia mais

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO

NÚCLEO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO DA FACHUSC FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL REGULAMENTO O Núcleo de Estágio Supervisionado é um órgão de assessoramento das coordenações de curso, é um núcleo de apoio didático-pedagógico

Leia mais

Licenciatura em Química

Licenciatura em Química Licenciatura em Química Manual de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) 1. Introdução O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é considerado o ato educativo supervisionado envolvendo diferentes atividades

Leia mais

O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço

O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço socioinstitucional, objetivando oportunizar a experiência do supervisão direta e sistemática. exercício

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. TÍTULO I Da obrigatoriedade, dos objetivos e da natureza do Estágio

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. TÍTULO I Da obrigatoriedade, dos objetivos e da natureza do Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Dispõe sobre as normas e diretrizes para a realização do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: / FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ILHA SOLTEIRA CNPJ: 03.117.139/0001-08 FACULDADE DE ILHA SOLTEIRA - FAISA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL Ilha Solteira SP

Leia mais

RUTH CARDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE.

RUTH CARDOSO NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE. Edital nº 01/2018 - Direção PROCESSO PARA CREDENCIAMENTO DE UNIDADES DE ENSINO SUPERIOR E ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA PLENA E GRADUAÇÃO PARA CUMPRIMENTOS DE ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO

Leia mais

MANUAL DO ESTAGIÁRIO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista

MANUAL DO ESTAGIÁRIO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista MANUAL DO ESTAGIÁRIO Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto de Biociências do Campus do Litoral Paulista Profa. Dra. Ana Carolina Biscalquini Talamoni São Vicente 2016 Apresentação Este

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PRATICA DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd) DA UNOESC CAPÍTULO I

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PRATICA DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd) DA UNOESC CAPÍTULO I MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PRATICA DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd) DA UNOESC CAPÍTULO I DA FINALIDADE E DO OBJETIVO DA PRÁTICA DE DOCÊNCIA Art. 1º A Prática de Docência constitui

Leia mais

CRONOGRAMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II SEMESTRE : De 26 de outubro de 2015 a 05 de março de PROF.

CRONOGRAMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II SEMESTRE : De 26 de outubro de 2015 a 05 de março de PROF. CRONOGRAMA ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 2015.2 SEMESTRE 2015.2: De 26 de outubro de 2015 a 05 de março de 2016. PROF. MÁRCIO NASCIMENTO Objetivos da disciplina: Estudar referenciais teóricos e legislações

Leia mais

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD.

Manual para Estágio Supervisionado. dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Manual para Estágio Supervisionado dos cursos de Bacharelado da FIAP. Modalidade EAD. Instruções Gerais 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado na modalidade EAD da FIAP, Sistemas de Informação

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

RESOLUÇÃO N 03/2017 DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA

RESOLUÇÃO N 03/2017 DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS RESOLUÇÃO N 03/2017 DO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA Regulamenta Normas e Critérios Referentes ao Estágio

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança)

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura em Arte (Teatro Artes Visuais Música - Dança) FACULDADE PAULISTA DE ARTES FPA Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1224 Bela Vista CEP: 01318-001 São Paulo/ SP Tel.:/Fax

Leia mais

Normas do Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas em Letras

Normas do Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas em Letras Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Letras Autorizado pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo

Leia mais

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA S/S LTDA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MÓDULO DE ESTÁGIO

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA S/S LTDA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MÓDULO DE ESTÁGIO MÓDULO DE ESTÁGIO 2019 1 MANUAL DO ALUNO COM NORMAS SOBRE O PREENCHMENTO DOS DOCUMENTOS DE ESTÁGIO SUMÁRIO DESCRIÇÃO PÁGINA I REQUERIMENTO DE ESTÁGIO 4 II MINUTA DE CONVÊNIO E CONCESSÃO DE ESTÁGIO: ENTRE

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2018 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2018 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 01/2018 ESTÁGIO DE DOCÊNCIA Considerando o disposto na Resolução nº 4 de 22 de janeiro de 1997 e na Resolução nº 78 de 6 de setembro de 2002, que regulamenta o estágio de docência

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS

ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE LETRAS INTRODUÇÃO O Estágio Supervisionado constitui disciplina obrigatória do Currículo Pleno para conclusão dos Cursos de Licenciatura do Centro Universitário do Cerrado-

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL 0 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL Pedagogia LICENCIATURA Versão Novembro 2016 E N V E L O P E 1 Folha de identificação; Folha carga horária e avaliação

Leia mais

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação.

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação. Estágio Curricular O estágio curricular, não obrigatório e obrigatório, é oferecido aos alunos como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa facilitar a futura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE MATEMÁTICA REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática ORIENTAÇÕES E NORMAS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR PARA ESTUDANTES

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CÂMPUS JUSSARA PARA O ANO LETIVO DE 2017

PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CÂMPUS JUSSARA PARA O ANO LETIVO DE 2017 PROPOSTA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CÂMPUS JUSSARA PARA O ANO LETIVO DE 2017 Coordenação Adjunta de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANTIDA PELA INSTITUIÇÃO PAULISTA DE ENSINO E CULTURA - IPEC REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA TUPÃ SP 2016 LEGISLAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO

Leia mais

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE MEDICINA VETERINARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE MEDICINA VETERINARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FESURV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE MEDICINA VETERINARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUACÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA RIO VERDE

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS

REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-LIBRAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LIBRAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS LIBRAS REGIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES

Leia mais

PROCEDIMENTOS/NORMAS REFERENTES À DISCIPLINA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA (OBR-003)

PROCEDIMENTOS/NORMAS REFERENTES À DISCIPLINA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA (OBR-003) PROCEDIMENTOS/NORMAS REFERENTES À DISCIPLINA DE ESTÁGIO DOCÊNCIA (OBR-003) Número de créditos: 02 Hora aula: 30 horas. O Estágio de Docência visa atender às exigências da CAPES ára o seu Programa de Demanda

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Russas

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Russas REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Bacharelado em Engenharia de Software Campus Russas A COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE da UFC em Russas, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INTERNO DO ESTÁGIO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS TITULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento normatiza o aproveitamento das 120 horas do Estágio do Curso de Graduação

Leia mais

Resolução Nº 02, de 28 de junho de 2016.

Resolução Nº 02, de 28 de junho de 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ Resolução Nº 02, de 28 de junho de 2016. Regulamenta no âmbito do Conselho da Faculdade de Engenharia de Materiais a realização do Estágio Supervisionado como procedimento

Leia mais

PORTARIA Nº 07/18 - IB-CLP

PORTARIA Nº 07/18 - IB-CLP PORTARIA Nº 07/18 - IB-CLP Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Supervisionado Curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências do, da Universidade Estadual Paulista

Leia mais

EDITAL 08/2018 INFORMAÇÕES GERAIS PARA O CUMPRIMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMESTRE 2018.

EDITAL 08/2018 INFORMAÇÕES GERAIS PARA O CUMPRIMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMESTRE 2018. EDITAL 08/2018 INFORMAÇÕES GERAIS PARA O CUMPRIMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - SEMESTRE 2018.1 A FASETE Faculdade Sete de Setembro, por este edital e em

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2016 NORMAS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL- PPGCAN

RESOLUÇÃO Nº 02/2016 NORMAS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL- PPGCAN RESOLUÇÃO Nº 02/2016 NORMAS DE ESTÁGIO DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL- PPGCAN Normatiza e define a forma de funcionamento do Estágio Docência, como requisitos obrigatórios aos

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais FAINAM FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA SET ESTÁGIO SUPERVISIONADO Orientações iniciais Curso: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS 2º semestre de 2017 Envolvimento no processo: O aluno: estando

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA I DA OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º. A Atividade Acadêmica Estágio Supervisionado constitui-se em componente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

TUTORIAL PARA ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ESPORTE I

TUTORIAL PARA ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM ESPORTE I Matrícula na disciplina Procurar seu Tutor Procurar o local de estágio e verificar os critérios para efetuar o estágio Verificar o que seu Tutor pode te auxiliar com relação às suas aspirações quanto ao

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVASF O COLEGIADO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL,

Leia mais

EDITAL CAMPUS SERTÃO Nº 54/2018 APROVEITAMENTO E VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES 2 SEMESTRE LETIVO DE 2018

EDITAL CAMPUS SERTÃO Nº 54/2018 APROVEITAMENTO E VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES 2 SEMESTRE LETIVO DE 2018 APROVEITAMENTO E VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES 2 SEMESTRE LETIVO DE 2018 O Diretor-geral do (IFRS) -, no uso de suas atribuições estatutárias e considerando o que dispõe a Organização

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS PORTUGÊS ESPANHOL A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS PORTUGÊS ESPANHOL A DISTÂNCIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS PORTUGÊS ESPANHOL A DISTÂNCIA 1) Caracterização dos estágios a) O Estágio Curricular Supervisionado caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades relacionadas

Leia mais

Diretrizes gerais do estágio supervisionado

Diretrizes gerais do estágio supervisionado Diretrizes gerais do estágio supervisionado O estágio supervisionado é uma atividade exigida pela DCN e previsto no projeto pedagógico do curso. Os estudantes deverão realizá-lo em instituições idôneas

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Curso Superior de LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Curso Superior de LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Curso Superior de LICENCIATURA EM FÍSICA 2012 1 S U M Á R I O 1 Apresentação... 2 2 Proposta de Estágio... 2 3 Aspectos Legais... 2 4 Objetivo Geral...

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA UFERSA PARA ESTUDANTES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA UFERSA PARA ESTUDANTES DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO UFERSA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROGEPE DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL DDP SEÇÃO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA Normatização nº 02/2010 - CCEF ESTABELECE NORMAS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- FARMACÊUTICO

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- FARMACÊUTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- FARMACÊUTICO

Leia mais

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA PPGGC-RC

RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA PPGGC-RC RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA PPGGC-RC N o 010/2018 Estabelece critérios e normas para Estágio Docência no âmbito do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGC), Unidade Acadêmica Especial-Instituto de Geografia,

Leia mais

Normatização de estágio do IFC

Normatização de estágio do IFC ESTÁGIOS Normatização de estágio do IFC Nacional: Lei nº11.788, de Setembro de 2008; Institucional: RESOLUÇÃO Ad Referendum Nº 014/2013 CONSELHO SUPERIOR 17/05/2013; Campus Santa Rosa do Sul: Projeto Pedagógico

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- FARMACÊUTICO

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- FARMACÊUTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA- FARMACÊUTICO

Leia mais

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Praça Prefeito Romeu Bretas, nº. 163 - Centro - Caixa Postal 124 - CEP 18700-902 NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO O estágio, nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino

Leia mais

EDITAL CAMPUS SERTÃO Nº 30/2018 VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES 1 SEMESTRE LETIVO DE 2018

EDITAL CAMPUS SERTÃO Nº 30/2018 VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES 1 SEMESTRE LETIVO DE 2018 EDITAL CAMPUS SERTÃO Nº 30/2018 VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES 1 SEMESTRE LETIVO DE 2018 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Leia mais

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL

ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Portaria de Reconhecimento nº. 286 de 21 de dezembro de 2012 ROTEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO CADERNO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL Pedagogia LICENCIATURA CURSO

Leia mais

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Praça Prefeito Romeu Bretas, nº. 163 - Centro - Caixa Postal 124 - CEP 18700-902 NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA O ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO O estágio, nas escolas de Ensino Fundamental e de Ensino

Leia mais

Profa. Dra. Daniela Guimarães Professor Adjunto Departamento de Didática Faculdade de Educação da UFRJ Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia

Profa. Dra. Daniela Guimarães Professor Adjunto Departamento de Didática Faculdade de Educação da UFRJ Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Educação Central de Estágio Programa de Estágio 1. Dados cadastrais a. Identificação da instituição Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Programa de Estágio Supervisionado Obrigatório

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Programa de Estágio Supervisionado Obrigatório UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Programa de Estágio Supervisionado Obrigatório Curso de Licenciatura em Educação Física Ingressantes

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IBILCE/UNESP. 1º semestre de 2017

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IBILCE/UNESP. 1º semestre de 2017 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS DO CENTRO DE LÍNGUAS DO IBILCE/UNESP 1º semestre de 17 Estarão abertas as inscrições para os cursos do 1º semestre de 17 do Centro de Línguas do IBILCE/UNESP. Os cursos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE PRESENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE PEDAGOGIA LAVRAS, 2017 CAPÍTULO I Da natureza Art. 1.ºO Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD)

REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA (EAD) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 714. Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO ESTÁGIO

Leia mais

Parágrafo único. A jornada de atividade em estágio não deverá ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

Parágrafo único. A jornada de atividade em estágio não deverá ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS BARBACENA REGIMENTO PARA ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS.

INSTRUÇÕES GERAIS. INSTRUÇÕES GERAIS 1- Neste manual o aluno dos cursos de Bacharelado em Administração, Sistemas de Informação e Engenharia irão encontrar todas as regras e instruções para validação e aproveitamento de

Leia mais

Relatório Final Estágio Supervisionado

Relatório Final Estágio Supervisionado Relatório Final Estágio Supervisionado 1. Período do estágio: Data de início do estágio: / / Data de término do estágio: / / Total de horas cumpridas: 2. Principais atividades desenvolvidas: 3. Dificuldades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL PROFMAT UNEMAT SINOP

PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL PROFMAT UNEMAT SINOP PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA PROFMAT UNEMAT SINOP EDITAL 001/2017 - PROFMAT UNEMAT SINOP 1. O presente Edital é exclusivo para alunos do PROFMAT UNEMAT SINOP. 2. As inscrições poderão

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º . PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Orientações para o Estágio de Língua Inglesa I Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I PERÍODO: 5º PROFESSOR: Sônia Cristina da Silva Passos de Alarcão CH Semanal:

Leia mais