Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Conceito; Natureza Jurídica; Princípios; Efeitos. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Conceito; Natureza Jurídica; Princípios; Efeitos. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS"

Transcrição

1 Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 13 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Conceito; Natureza Jurídica; Princípios; Efeitos. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS CONCEITO: Recurso é um meio voluntário para impugnar uma decisão. NATUREZA JURÍDICA: 1) Majoritária (Ada Pellegrini, Paulo Rangel, Tourinho) Recurso é um desdobramento do direito de ação, ou seja, dentro de um mesmo processo haverá outro procedimento em fase recursal (posição que deve ser utilizada em concursos). 2) Hélio Tornaghi Recurso é uma ação autônoma dentro de um mesmo processo. Não pode ser o desdobramento de uma mesma ação, pois além da possibilidade de inversão dos polos ativo e passivo da relação processual, o que justifica o direito de ação é a prática de um crime, enquanto o que justifica um recurso é uma decisão judicial. Obs: Ada Pellegrini critica o entendimento, pois ao considerarmos o recurso uma nova ação, a hipótese seria de litispendência. 3) Adalberto Aranha Recurso é qualquer instrumento utilizado para impugnar uma decisão PRINCÍPIOS GERAIS: Taxatividade: Os recursos devem ter previsão legal, ou seja, não é lícito as partes criarem recurso.

2 O rol de hipóteses de admissibilidade do RSE é taxativo (art. 581 CPP)? 1) Ada Pellegrini e Jurisprudência Majoritária O rol é taxativo na sua essência, porém ele pode ser ampliado em situações semelhantes (ex. decisão que indefere a prisão temporária caberia RSE com aplicação analógica do art. 581, V CPP). Portanto, o dispositivo seria verticalmente taxativo (incisos), mas horizontalmente ele seria exemplificativo, podendo ser ampliado em situações semelhantes. 2) Paulo Rangel (minoritária) - O rol do art. 581 do CPP é literalmente taxativo, nas hipóteses não mencionadas no dispositivo caberá apelação residual prevista no art. 593, II do CPP. Art Caberá apelação no prazo de 5 (cinco) dias: II - das decisões definitivas, ou com força de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos não previstos no Capítulo anterior; Unirrecorribilidade: Cada decisão só pode ser impugnada com um único recurso. Concurso MPF: A possibilidade de interposição simultânea de Recurso Extraordinário ou Especial prevista na Lei 8.038/90 é uma exceção ao Princípio da Unirrecorribilidade? 1) Ada Pellegrini Não é exceção, pois cada recurso se presta a impugnar um único aspecto daquela decisão (RExt - questões constitucionais / REsp - questões federais). 2) Polastri É exceção, pois uma decisão será impugnada com dois recursos. Fungibilidade (Teoria do Recurso Indiferente / Teoria Tanto Vale): A parte não será prejudicada se interpuser o recurso errado, pois ele será recebido como se fosse o recurso correto, ressalvadas as hipóteses de má fé.

3 Voluntariedade: A interposição do recurso depende da livre manifestação de vontade da parte, ou seja, ninguém é obrigado a recorrer. Recurso de Ofício: Art Os recursos serão voluntários, excetuando-se os seguintes casos, em que deverão ser interpostos, de ofício, pelo juiz: I - da sentença que conceder habeas corpus; II - da que absolver desde logo o réu com fundamento na existência de circunstância que exclua o crime ou isente o réu de pena, nos termos do art (não se aplica mais, pois o atual dispositivo que trata da absolvição sumária não faz menção ao recurso de ofício!) O recurso de ofício é uma exceção a esse princípio? Qual a natureza jurídica desse instituto? Ele é compatível com a Constituição? 1) Doutrina e Jurisprudência Majoritárias (Ada Pellegrini, Paulo Rangel, Tourinho) Não se trata de um recurso, pois recurso pressupõe inconformismo, e o juiz não pode estar inconformado com algo que ele fez. Trata-se de condição de eficácia de determinadas decisões, que somente produzirão efeitos após submetidas ao duplo grau de jurisdição. 2) Polastri Ele tem natureza de recurso, pois foi chamado de recurso pelo CPP. Porém, como o recurso é um desdobramento do direito de ação e como a ação é exclusiva do MP, juiz não pode recorrer. 3) Geraldo Prado O art. 574 do CPP é um resquício do sistema inquisitivo, onde o legislador desconfiava de determinadas decisões que beneficiassem o réu e exigiam a sua confirmação pelo tribunal. Desta forma, por ser incompatível com o sistema acusatório, ele não foi recepcionado pela Constituição.

4 O art. 7º da Lei 1.521/51 (Crimes contra a Economia Popular) que exige recurso de ofício da decisão que arquiva inquérito foi recepcionado pela Constituição? 1) Frederico Marques O dispositivo é válido, se o Tribunal discordar do arquivamento, o MP é obrigado a denunciar. 2) Paulo Rangel O dispositivo é válido, tratando-se de uma cautela a mais do legislador, pois se o tribunal discordar do arquivamento ele deverá aplicar o art. 28 do CPP. O MP em alegações finais pede a condenação do agente nos moldes da denúncia, porém o réu é absolvido. Nessa hipótese, o MP é obrigado a recorrer? Apesar do recurso ser um desdobramento do direito de ação e do Princípio da Obrigatoriedade orientar as ações penais públicas, o MP não é obrigado a recorrer. Com a prolação da sentença, a situação processual se altera, exigindo uma reanálise do promotor, que pode se conformar com a decisão judicial. Determinado réu foi intimado da sentença condenatória e renunciou expressamente a interposição de recurso. Quando o seu advogado for intimado, ele poderá recorrer? 1) Damásio (Minoritária) Esse recurso não deve ser recebido, pois o direito de recorrer pertence ao réu, além de ser um direito perfeitamente renunciável. 2) Súmula 705 STF Por conta do princípio que proíbe a reformatio in pejus, a situação do réu não poderá ser agravada e, portanto, esse recurso não lhe trará qualquer prejuízo. Ademais, o próprio art. 577 do CPP deu legitimidade ao advogado para interpor recurso. Súmula 705 STF: A renúncia do réu ao direito de apelação, manifestada sem a assistência do defensor, não impede o conhecimento da apelação por este interposta.

5 Proibição da reformatio in pejus (art. 617 CPP): Art O tribunal, câmara ou turma atenderá nas suas decisões ao disposto nos arts. 383, 386 e 387, no que for aplicável, não podendo, porém, ser agravada a pena, quando somente o réu houver apelado da sentença. Está previsto no art. 617 do CPP, no capítulo que trata da apelação, porém é um princípio tão importante que é aplicado para todos os recursos no processo. De acordo com a proibição da reformatio in pejus é proibida a reforma para pior no julgamento de recurso exclusivo da defesa. Ao proferir a sentença condenatória o juiz fixou a pena em 3 anos e, em seguida, promoveu o acréscimo de 1/3, totalizando 3 anos e 6 meses de prisão. O tribunal poderia promover a correção durante o julgamento de recurso exclusivo da defesa? E o juiz da VEP poderá promover a correção? Apesar do erro de cálculo, o tribunal não poderia corrigir, pois estaria violando a proibição da reformatio in pejus. O juiz da VEP também não poderia promover a correção, pois estaria violando a coisa julgada. Reformatio in pejus Indireta: É possível que o tribunal, ao julgar recurso exclusivo da defesa, anule parte do processo, devolvendo o feito ao juízo singular para a sua reconstrução. Nesse momento seria possível agravar a situação do réu? Apenas a sentença foi anulada: 1) Ada Pellegrini O art. 617 do CPP proíbe a reforma para pior feita pelo tribunal e não pelo próprio juiz sentenciante. Ademais, aquela sentença foi invalidada e não é possível agravar o que não existe mais. 2) Jurisprudência Majoritária e Tourinho Não é possível agravar a situação do réu, pois isso seria uma reformatio in pejus indireta ou por via oblíqua, o que é proibido pelo art. 617 do CPP. O processo é todo anulado (ab ovo): 1) Tourinho Nesse caso, não há como limitar a atuação do juiz competente, sendo possível agravar a situação do réu.

6 2) Jurisprudência não é possível agravar a situação do réu, pois isso seria uma reformatio in pejus indireta, que é proibida pelo art. 617 do CPP. A foi pronunciado e submetido a Plenária pela prática de um homicídio duplamente qualificado. Durante o julgamento, foram afastadas as qualificadoras e ele condenado a 6 anos de reclusão por homicídio simples. Julgado procedente recurso exclusivo da defesa, A será submetido a novo júri. Nesse Plenário, será possível agravar a situação do réu? (soberania dos veredictos x ampla defesa) 1) Tourinho, Damásio, Mirabete e Polastri (prestígio a soberania dos veredictos) O primeiro julgamento foi invalidado, desapareceu da ordem jurídica, não servindo de parâmetro para mais nada. Ademais, a soberania dos veredictos é um dogma constitucional que não pode ser limitado. 2) Ada Pellegrini e STF (prestígio a ampla defesa e proibição da reformatio in pejus) A soberania dos veredictos será respeitada na medida em que os jurados apreciarão o feito livremente, podendo até reconhecer as qualificadoras. Porém, a pena não poderá ultrapassar a do julgamento anterior, porque o réu não poderá ser prejudicado quando estiver no exercício da ampla defesa constitucional. 3) STJ e Pacelli (corrente intermediária ) Se no segundo plenário os jurados julgarem da mesma forma, reconhecendo por exemplo as mesmas qualificadoras, não será possível agravar a situação do réu. Porém, se os jurados reconhecerem mais qualificadoras não há como limitar a soberania dos veredictos. Reformatio in mellius: É possível a reformatio in mellius? 1) Majoritária - A reformatio in mellius consiste na reforma para melhor no julgamento de recurso da acusação. Por conta dos princípios do favor rei e do favor libertatis, juiz e tribunais podem sempre reconhecer de ofício qualquer questão que beneficie o réu. 2) Mirabete Não pode ocorrer, em razão do princípio tantum devolutum quantum apellatum (delimita o objeto de impugnação do recurso).

7 EFEITOS DOS RECURSOS: Devolutivo é aquele efeito que cria o âmbito de impugnação do recurso, ou seja, aquilo que será apreciado pelo tribunal. O princípio do tantum devolutum quantum apellatum é aplicado no processo penal brasileiro? Independente de quem esteja recorrendo, este recurso sempre devolverá ao tribunal qualquer questão que beneficie o réu, mesmo no recurso da acusação, com o objetivo de agravar a situação do réu, o tribunal poderá reconhecer de ofício qualquer questão para beneficiá-lo. Logo, o princípio do tantum devolutum quantum apellatum não é aplicado no processo penal!

Aula 11. Princípios Gerais dos Recursos 1. Taxatividade os recursos devem ter previsão legal, não é lícito às partes criarem recursos.

Aula 11. Princípios Gerais dos Recursos 1. Taxatividade os recursos devem ter previsão legal, não é lícito às partes criarem recursos. Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 11 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 11 TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o meio voluntário

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 58 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo. Aula nº.

Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 58 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo. Aula nº. Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 58 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo Aula nº. 58 TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito de recurso: É um meio

Leia mais

06/11/2018 CLAUDIA SERPA LISTA DE TRANSMISSÃO: Recurso é o meio voluntário para impugnar uma decisão. Natureza Jurídica dos Recursos

06/11/2018 CLAUDIA SERPA LISTA DE TRANSMISSÃO: Recurso é o meio voluntário para impugnar uma decisão. Natureza Jurídica dos Recursos CLAUDIA SERPA LISTA DE TRANSMISSÃO: 21 96621-6736 Recurso é o meio voluntário para impugnar uma decisão. Natureza Jurídica dos Recursos 1ª orientação (prova, Ada, Polastri, maioria da doutrina): recurso

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Prof. Gisela Esposel 1) taxatividade dos recursos: os recursos dependem de previsão legal, de modo que o rol dos recursos e as hipóteses de cabimento configuram

Leia mais

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Efeitos (cont.); Pressupostos Recursais. - TEORIA GERAL DOS RECURSOS EFEITOS

Leia mais

Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito; Espécies; Princípios.

Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito; Espécies; Princípios. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 10 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito;

Leia mais

Conteúdo: Recurso em Sentido Estrito (RSE): Efeitos, Processamento. Apelação: Hipóteses de Cabimento, Efeitos. - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (RSE)

Conteúdo: Recurso em Sentido Estrito (RSE): Efeitos, Processamento. Apelação: Hipóteses de Cabimento, Efeitos. - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (RSE) Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 16 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Recurso em Sentido Estrito (RSE): Efeitos, Processamento. Apelação: Hipóteses de Cabimento, Efeitos.

Leia mais

- Procedimento Juizados Especiais (Lei 9.099) Qual o recurso cabível da decisão que não homologa a transação penal?

- Procedimento Juizados Especiais (Lei 9.099) Qual o recurso cabível da decisão que não homologa a transação penal? Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 16 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Lei 9.099: Audiência Preliminar; Audiência de Instrução e Julgamento; Recursos; Suspensão Condicional

Leia mais

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP)

Aula 14. EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo único, CPP) Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 14 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 14 EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE (art. 609, parágrafo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Da competência : artigo 624 e incisos do CPP - A competência para o julgamento da revisão criminal é sempre dos tribunais,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Apelação Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Do Processamento do recurso de apelação: - Possui um procedimento bifásico, assim, são dois momentos distintos: um prazo

Leia mais

Aula 12. Art A apelação da sentença absolutória não impedirá que o réu seja posto imediatamente em liberdade.

Aula 12. Art A apelação da sentença absolutória não impedirá que o réu seja posto imediatamente em liberdade. Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 12 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 12 EFEITOS DO RECURSO Efeito Suspensivo Segundo Barbosa Moreira,

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade vanderandrade@bol.com.br Apelação Recurso contra decisões definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou não o mérito, devolvendo ao Tribunal Amplo conhecimento

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Recursos em Geral Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal RECURSOS EM GERAL TÍTULO II Dos Recursos em Geral CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

AULA 06. O artigo 7º da lei de 51 é compatível com a constituição?

AULA 06. O artigo 7º da lei de 51 é compatível com a constituição? Turma e Ano: regular/2015 Matéria / Aula: Processo Penal Professora: Elisa Pitarro AULA 06 Continuação de Inquérito Policial Se o juiz discordar do pedido de arquivamento ele deverá aplicar o artigo 28

Leia mais

Aula 13. Art Caberá recurso em sentido em estrito, da decisão, despacho ou sentença:

Aula 13. Art Caberá recurso em sentido em estrito, da decisão, despacho ou sentença: Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 13 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 13 RECURSO EM SENTIDO ESTRITO (RSE) Art. 581, CPP. Art. 581.

Leia mais

- Inquérito Policial (cont.) -

- Inquérito Policial (cont.) - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 06 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inquérito Policial: Desarquivamento; Ação Penal: Conceito; Classificação; Princípios da Ação Penal

Leia mais

Do Recurso de Apelação no Processo Penal. Heráclito Ney Suiter

Do Recurso de Apelação no Processo Penal. Heráclito Ney Suiter Do Recurso de Apelação no Processo Penal Heráclito Ney Suiter Origem e Significado: O instituto da apelação é conhecido em praticamente todos os ordenamentos jurídicos, tendo iniciado pelo antigo Direito

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSO EM SENTIDO ESTRITO recurso em sentido estrito - RESE É o primeiro dos recursos previstos no Código de Processo Penal (art. 581) recurso em sentido estrito - RESE

Leia mais

- Jurisdição - Competência é o limite dentro do qual juízes e tribunais exercem jurisdição.

- Jurisdição - Competência é o limite dentro do qual juízes e tribunais exercem jurisdição. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 09 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Princípios da Jurisdição: Aderência. Competência: Natureza Jurídica; Competência Absoluta x Relativa;

Leia mais

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO 1)Cabe recurso de apelação das decisões em que a) julgarem procedentes as exceções, salvo a de suspeição b) decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Apelação Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 593 a 603 do CPP Apelação - Apelação significa dirigir a palavra, do latim appellatio. Autoriza a revisão

Leia mais

RECURSOS EM GERAL.

RECURSOS EM GERAL. RECURSOS EM GERAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 2. RECURSOS EM SENTIDO ESTRITO (RESE)...8 3. JULGAMENTO DOS RECURSOS...11 4. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO...15 5. REVISÃO CRIMINAL...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Fundamentos, Natureza Jurídica e Aspectos Conceituais Prof. Gisela Esposel Previsão Legal: artigo 574 e seguintes do Código de Processo penal Princípio da Justiça

Leia mais

Súmula 18 STJ: A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, não subsistindo qualquer efeito condenatório.

Súmula 18 STJ: A sentença concessiva do perdão judicial é declaratória da extinção da punibilidade, não subsistindo qualquer efeito condenatório. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 18 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Revisão Criminal: Questões Polêmicas. Habeas Corpus: Conceito, Espécies, Condições da Ação, Questões

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

RECURSOS CRIMINAIS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS

RECURSOS CRIMINAIS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS RECURSOS TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CRIMINAIS Conceito Vem do latim recursos, é o oposto de processo (procedere caminhar para frente), significa caminho de volta, caminhar para trás. É o mecanismo processual destinado

Leia mais

Conteúdo: Reparação dos danos no Processo Penal. Procedimentos. Reparação de Danos no Processo Penal:

Conteúdo: Reparação dos danos no Processo Penal. Procedimentos. Reparação de Danos no Processo Penal: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 13 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Reparação dos danos no Processo Penal. Procedimentos. Reparação de Danos no Processo Penal: Por conta

Leia mais

Aula 65 EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE. Os embargos infringentes e de nulidade estão previstos no art. 609, parágrafo único, do CPP.

Aula 65 EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE. Os embargos infringentes e de nulidade estão previstos no art. 609, parágrafo único, do CPP. Página1 Curso/Disciplina: Processo Penal Objetivo Aula: Embargos infringentes e de nulidade. Revisão Criminal 65 Professor (a): Elisa Pittaro Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 65

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 24-04-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Coisa Julgada: a) Definição: É uma qualidade ou característica que compreende a inalterabilidade/

Leia mais

O Recurso obsta a constituição da eficácia da coisa julgada, impede a formação da coisa julgada.

O Recurso obsta a constituição da eficácia da coisa julgada, impede a formação da coisa julgada. TEORIA GERAL DOS RECURSOS - Relação com a coisa julgada: O Recurso obsta a constituição da eficácia da coisa julgada, impede a formação da coisa julgada. Nem todo meio para impugnação das resoluções judiciais

Leia mais

Recurso tb difere do reexame necessário, pois neste não há a voluntariedade

Recurso tb difere do reexame necessário, pois neste não há a voluntariedade RECURSOS CONCEITO: É o remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidação, o esclarecimento ou a integração de uma decisão judicial que se impugna. Recurso é diferente

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSOS APELAÇÃO Cabe da sentença absolutória ou condenatória do Juízo Singular ou do Tribunal do Júri * Das sentenças absolutórias ou condenatórias do Júri cabe : *

Leia mais

Na aula anterior (aula 18), indagou-se: É possível liminar em HC? A resposta é positiva ( o assunto é pacífico nos tribunais ).

Na aula anterior (aula 18), indagou-se: É possível liminar em HC? A resposta é positiva ( o assunto é pacífico nos tribunais ). Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 19 (em 19/09/14) Professora: Elisa Pittaro Conteúdo: (cont. questões polêmicas) Habeas Corpus. Execução penal Monitor: Joanes HC - Habeas

Leia mais

O recurso está subordinado a pressupostos intrínsecos (cabimento, legitimidade e interesse) e extrínsecos (tempestividade, preparo,

O recurso está subordinado a pressupostos intrínsecos (cabimento, legitimidade e interesse) e extrínsecos (tempestividade, preparo, Particularidades sobre o interesse e a legitimidade recursal no processo penal Thales Ferri Schoedl Promotor de Justiça do Estado de São Paulo. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade

Leia mais

Aula 10. Qual o vício quando o Ministério Público oferece denúncia em face de agente que possui apenas 17 anos?

Aula 10. Qual o vício quando o Ministério Público oferece denúncia em face de agente que possui apenas 17 anos? Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 10 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 10 NULIDADES EM ESPÉCIE Art. 564. A nulidade ocorrerá nos seguintes

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Sentença e Coisa Julgada Parte II Prof. Gisela Esposel - Princípio da Correlação, adstrição ou congruência entre a acusação e a sentença - O juiz deverá julgar

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Admissibilidade da "reformatio in melius" Cláudia Carvalho Queiroz* Prescreve o art. 617 do Código de Processo Penal que "o tribunal, câmara ou turma atenderá nas suas decisões ao

Leia mais

1) Sobre o sistema de recursos previsto na legislação processual penal, é correto afirmar: a) Há previsão expressa no Código de Processo Penal de

1) Sobre o sistema de recursos previsto na legislação processual penal, é correto afirmar: a) Há previsão expressa no Código de Processo Penal de 1) Sobre o sistema de recursos previsto na legislação processual penal, é correto afirmar: a) Há previsão expressa no Código de Processo Penal de assinatura de termo de recurso por terceiro, na presença

Leia mais

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório...

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório... Sumário Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de 1988...2 Contexto Político e Histórico... 2 Características da Constituição de 1937... 4 Código de Processo Penal de

Leia mais

SUMÁRIO 1. PEÇAS DE LIBERDADE, 17 PREFÁCIO, 5 SUMÁRIO, 7

SUMÁRIO 1. PEÇAS DE LIBERDADE, 17 PREFÁCIO, 5 SUMÁRIO, 7 SUMÁRIO PREFÁCIO, 5 SUMÁRIO, 7 1. PEÇAS DE LIBERDADE, 17 1. Primeiro passo: identificar qual a peça ou instituto o caso concreto apresenta ou requer, 17 1.1. Peças práticas que podem ser requeridas a qualquer

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Parte 1 Prof. Gisela Esposel Previsão legal : artigo 581 a 592 do Código de Processo Penal. Finalidade: impugnar decisões interlocutórias proferidas ao longo

Leia mais

Teoria Geral do Processo

Teoria Geral do Processo Arno Melo Schlichting Teoria Geral do Processo Concreta - Objetiva - Atual Livro 2 3 a Edição SUMÁRIO Apresentação 9 Identificação 11 Natureza... 13 Objetivo... 13 1 Teoria Geral das Ações 15 1.1 Ação,

Leia mais

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Pressupostos Recursais. Recurso em Sentido Estrito (RSE): Espécies, Hipóteses de Cabimento.

Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Pressupostos Recursais. Recurso em Sentido Estrito (RSE): Espécies, Hipóteses de Cabimento. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 15 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Teoria Geral dos Recursos: Pressupostos Recursais. Recurso em Sentido Estrito (RSE): Espécies, Hipóteses

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Procedimento Especial dos Crimes de Competência do Parte 1 Prof. Gisela Esposel - Previsão Constitucional: artigo 5º, inciso XXXVIII CR/88 - Previsão legal:

Leia mais

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) -

- ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (cont.) - Turma e Ano: Flex B (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 21 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Momento do requerimento da antecipação de tutela; Decisão na antecipação de

Leia mais

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios.

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 08 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da

Leia mais

Conteúdo: Nulidades: Princípios, Causas de Nulidade. - NULIDADES. Princípios: b) Princípio da Convalidação:

Conteúdo: Nulidades: Princípios, Causas de Nulidade. - NULIDADES. Princípios: b) Princípio da Convalidação: Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 11 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Nulidades: Princípios, Causas de Nulidade. - NULIDADES Princípios: b) Princípio da Convalidação: Art.

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

Promotor que atuou no inquérito pode ser arrolado como testemunha?

Promotor que atuou no inquérito pode ser arrolado como testemunha? Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 04 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Prova Testemunhal: Dispensa, Testemunha Sigilatária, Deveres da Testemunha, Forma de Inquirição, Oitiva

Leia mais

Conteúdo: Ação Penal: Ação Penal Pública: Princípios, Espécies. Ação Penal Privada: Princípios, Espécies.

Conteúdo: Ação Penal: Ação Penal Pública: Princípios, Espécies. Ação Penal Privada: Princípios, Espécies. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 07 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Ação Penal: Ação Penal Pública: Princípios, Espécies. Ação Penal Privada: Princípios, Espécies. 3.1

Leia mais

Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza Jurídica; Características.

Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza Jurídica; Características. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 03 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inviolabilidades Constitucionais: Inviolabilidade do Domicílio; Inquérito Policial: Conceito; Natureza

Leia mais

Prof. Rodrigo Capobianco

Prof. Rodrigo Capobianco Prof. Rodrigo Capobianco RECURSOS Tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição, em regra, as decisões podem ser reavaliadas por uma instância superior Para essa reavaliação o instrumento adequado

Leia mais

Rio de Janeiro, 22 de junho de Paulo Rangel DESEMBARGADOR RELATOR

Rio de Janeiro, 22 de junho de Paulo Rangel DESEMBARGADOR RELATOR TRIBUNAL DE JUTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TERCEIRA CÂMARA CRIMINAL APELAÇÃO: 0166606-35.2008.8.19.0001 APELANTE: DANIELA DUQUE (ASSISTENTE DE ACUSAÇÃO) APELADO 1: MINISTÉRIO PÚBLICO APELADO 2: MARCOS

Leia mais

Ele é instaurado com o requerimento da vítima, que não interrompe o prazo decadencial para o oferecimento da queixa.

Ele é instaurado com o requerimento da vítima, que não interrompe o prazo decadencial para o oferecimento da queixa. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 05 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Inquérito Policial: Instauração do IP - Ação Penal Privada; Diligências Investigatórias; Indiciamento;

Leia mais

Aula 09 FUNDAMENTOS DA PRISÃO PREVENTIVA

Aula 09 FUNDAMENTOS DA PRISÃO PREVENTIVA Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 09 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 09 FUNDAMENTOS DA PRISÃO PREVENTIVA 1º Garantia da ordem pública;

Leia mais

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões SUMÁRIO 1. APLICAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1 A lei processual no espaço 1.2 A lei processual no tempo (irretroatividade) 1.3 A lei processual em relação às pessoas 1.3.1 Imunidades 1.3.2 Imunidade

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5 Sumário Capítulo 1 Introdução... 1 Capítulo 2 Processo Penal... 3 Capítulo 3 Ação Penal... 5 3.1. Considerações Gerais...5 3.1.1. Ação penal pública incondicionada...5 3.1.2. Ação penal pública condicionada

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Teoria Geral dos Recursos. Gustavo Badaró aulas de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Teoria Geral dos Recursos. Gustavo Badaró aulas de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Teoria Geral dos Recursos Gustavo Badaró aulas de 22.09.2015 29.09.2015 06.10.2015 PLANO DA AULA 1. Fundamento do direito ao recurso 2. Conceito e classificação

Leia mais

Aula nº. 86 RECURSOS EM ESPÉCIE - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

Aula nº. 86 RECURSOS EM ESPÉCIE - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Aula: Recurso em Sentido Estrito - 86 Professor (a): Marcelo Machado Monitor (a): Wyrajane Terra da Silva Aula nº. 86 RECURSOS EM ESPÉCIE - RECURSO EM

Leia mais

Qual a consequência da violação de uma regra de prevenção? De acordo com a Súmula 706 do STF, a hipótese é de nulidade relativa.

Qual a consequência da violação de uma regra de prevenção? De acordo com a Súmula 706 do STF, a hipótese é de nulidade relativa. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 12 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Competência: Conexão e Continência (cont.) 4. Conexão e Continência (cont.): Jurisdição de mesma categoria

Leia mais

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis Prof.: Denis Domingues Hermida A- OBJETO DE ESTUDO 1- PRINCÍPIOS: conceito e atuação na ciência do direito 2- PRINCÍPIOS APLICÁVEIS

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Agravo em Execução Prof. Gisela Esposel - O agravo é o instrumento hábil para atacar as decisões proferidas pelo juiz no curso do processo. - O agravo integra

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale NULIDADES Existem vários graus de vícios processuais: Irregularidade Nulidade Relativa Nulidade Absoluta Inexistência irregularidade: vício que não traz prejuízo nulidade

Leia mais

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO OAB DIREITO PROCESSUAL PENAL

REVISÃO E ATUALIZAÇÃO OAB DIREITO PROCESSUAL PENAL REVISÃO E ATUALIZAÇÃO OAB DIREITO PROCESSUAL PENAL PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 704 Causas de rejeição (art. 395 do CPP): a peça acusatória será rejeitada quando Causas de rejeição (art. 395 do CPP): a peça

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Parte 2 Prof. Gisela Esposel O alistamento dos jurados está previsto no artigo 425 e 426 do CPP. A lista é publicada pela imprensa até o dia 10 de outubro de

Leia mais

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

AULA 08. Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Processo Penal Professora: Elisa Pitarro AULA 08 Ação penal privada Critérios utilizados pelo legislador para escolher que ação penal de um delito será privada.

Leia mais

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL É um instrumento de natureza administrativa, com efeitos jurisdicionais, decorrente do direito de petição. Objetivo: desfazer o ato

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE...

SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE... SUMÁRIO PARTE 1 PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS E TEORIA ASSOCIADA CAPÍTULO 1. PEÇAS DE LIBERDADE... 19 1. Primeiro passo: identificar qual a peça ou instituto o caso concreto apresenta ou requer... 19 1.1.

Leia mais

PRINCÍPIOS RECURSAIS APPELLATE PRINCIPLES. Daniela Teixeira Pena 1 ; Izabella Dias Lopes 2 RESUMO

PRINCÍPIOS RECURSAIS APPELLATE PRINCIPLES. Daniela Teixeira Pena 1 ; Izabella Dias Lopes 2 RESUMO 104 PRINCÍPIOS RECURSAIS APPELLATE PRINCIPLES Daniela Teixeira Pena 1 ; Izabella Dias Lopes 2 RESUMO Este artigo tem como objetivo aprofundar o estudo sobre o tema princípios recursais, para demonstrar

Leia mais

- TEORIA GERAL DA PROVA. O juiz pode produzir provas no processo penal? É compatível com o sistema acusatório?

- TEORIA GERAL DA PROVA. O juiz pode produzir provas no processo penal? É compatível com o sistema acusatório? Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 02 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Teoria Geral da Prova: Limitações à atividade probatória; Prova Ilícita; Prova Ilícita por Derivação:

Leia mais

Teoria Geral dos Recursos

Teoria Geral dos Recursos CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 4ª Fase Teoria Geral dos Recursos Período: 2010-2016 1) FCC - Procurador (MP TCE-SP)-2011 No caso de concurso de agentes, a decisão do recurso interposto por

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSOS Tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição, em regra, as decisões podem ser reavaliadas por uma instância superior Para essa reavaliação o instrumento

Leia mais

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 S u m á r i o Capítulo 1 Introdução...1 Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 2.1. Início do IP... 17 2.2. Indiciamento... 24 2.3. Identificação Criminal a Nova Lei nº 12.037/2009... 27 2.4. Demais Providências...

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Fundamento Constitucional dos Recursos Garantia individual do duplo grau de jurisdição, prevista implicitamente na Constituição Federal, voltada a assegurar que as

Leia mais

PROCESSO PENAL. PONTO 1: Recursos 1. RECURSOS

PROCESSO PENAL. PONTO 1: Recursos 1. RECURSOS 1 PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL PONTO 1: Recursos 1. RECURSOS PRESSUPOSTOS RECURSAIS: Sob a ótica objetiva: a) Previsão legal; Não necessariamente há previsão no CPP. b) Forma prescrita em lei; c) Tempestividade

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL Semelhante ao Recurso de Apelação hipóteses de cabimento e competência efeito devolutivo - matéria fática e matéria de direito Competência = STJ e STF Hipóteses de cabimento=

Leia mais

Aula 01. Deste modo, o juiz pode condenar alguém com base nos elementos do inquérito policial?

Aula 01. Deste modo, o juiz pode condenar alguém com base nos elementos do inquérito policial? Turma e Ano: Regular 2015 Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal - Aula 01 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 01 Vamos começar o segundo módulo do nosso curso de Processo Penal.

Leia mais

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL SUMÁRIO 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1. Princípio do Devido Processo Legal, 15 1.2. Princípio do Contraditório, 16 1.3. Princípio da Ampla Defesa, 16 1.4. Princípio da Presunção de Inocência,

Leia mais

Teoria Geral dos Recursos

Teoria Geral dos Recursos Componente Curricular: Direito Processual Civil II Professor: Rodrigo Reül 1) Recurso - Conceito: é uma espécie de remédio processual que a lei coloca à disposição das partes para impugnação das decisões

Leia mais

Dessas características, a voluntariedade e a taxatividade tratam-se de princípios recursais. Os princípios recursais são:

Dessas características, a voluntariedade e a taxatividade tratam-se de princípios recursais. Os princípios recursais são: PRÁTICA SIMULADA IV (CÍVEL) - CCJ0048 Título SEMANA 10 Descrição RECURSOS Daniel Assumpção (2013) afirma que "o conceito de recurso deve ser construído partindo-se de cinco características essenciais a

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 25.662/CS HABEAS CORPUS N. 135.921 SANTA CATARINA IMPETRANTE: EUNICE ANISETE DE SOUZA TRAJANO E OUTRO(A/S) PACIENTE: PEDRO FERNANDES GUERREIRO JUNIOR COATOR: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA RELATORA: MINISTRA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

Capítulo 1 Da aplicação da Lei Processual Penal... Capítulo 2 Princípios Processuais Penais... Capítulo 3 Inquérito Policial...

Capítulo 1 Da aplicação da Lei Processual Penal... Capítulo 2 Princípios Processuais Penais... Capítulo 3 Inquérito Policial... Capítulo 1 Da aplicação da Lei Processual Penal... 17 1. Lei processual penal no espaço... 17 2. Lei processual penal no tempo... 19 3. Imunidades (aplicação da lei processual quanto às pessoas)... 21

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Meios Autônomos de Impugnação Mandado de Segurança Prof. Gisela Esposel - Natureza jurídica: ação autônoma de impugnação - Destina-se a proteger os interesses do indivíduo contra

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Revisão Criminal. Gustavo Badaró aula de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Revisão Criminal. Gustavo Badaró aula de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Revisão Criminal Gustavo Badaró aula de 10.11.2015 PLANO DA AULA 1. Noções gerais 2. Condições da ação 3. Pressupostos processuais 4. Procedimento 1. NOÇÕES

Leia mais

Se a Constituição presume que o réu é inocente até o trânsito em julgado, ele deve ser tratado como tal, o que repercute nas prisões cautelares

Se a Constituição presume que o réu é inocente até o trânsito em julgado, ele deve ser tratado como tal, o que repercute nas prisões cautelares Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 02 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Princípios: - Presunção de Inocência: Regra de Tratamento; - Juiz Natural; - Promotor Natural; Inviolabilidades

Leia mais

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA FEDERAL DA 1ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE FLORIANÓPOLIS/SC.

EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA FEDERAL DA 1ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE FLORIANÓPOLIS/SC. EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUIZA FEDERAL DA 1ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE FLORIANÓPOLIS/SC. Autos nº 5003231-02.2018.4.04.7200 PAULO ROBERTO DE BORBA, já qualificado nos autos do processo

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

SUMÁRIO. Resumos p Conc v13 -Mendonca -Proc Penal-1ed.indd 9 25/04/ :35:43

SUMÁRIO. Resumos p Conc v13 -Mendonca -Proc Penal-1ed.indd 9 25/04/ :35:43 Capítulo 1 Da aplicação da Lei Processual Penal... 17 1. Lei processual penal no espaço... 17 2. Lei processual penal no tempo... 19 3. Imunidades (aplicação da lei processual quanto às pessoas)... 21

Leia mais

31. Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes,

31. Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, 31. Nos exatos termos do art. 253 do CPP, nos juízos coletivos, não poderão servir no mesmo processo os juízes que forem entre si parentes, (A) consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral até o

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale NULIDADES Nulidades Existem vários graus de vícios processuais: Nulidades Irregularidade Nulidade Relativa Nulidade Absoluta Inexistência Nulidades irregularidade: vício

Leia mais

Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal. Aula 1

Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal. Aula 1 Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal Aula 1 PRÁTICA PENAL IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Bibliografia da Ementa INTRODUÇÃO AO TEMA A revisão criminal é instrumento processual que pode ser utilizado

Leia mais