Tecnologia reduz poluição no embarque de grãos no Porto (/noticias/portos-e- logistica/ tecnologia-reduzpoluicao-no-embarquede-graos-no-porto-2)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologia reduz poluição no embarque de grãos no Porto (/noticias/portos-e- logistica/ tecnologia-reduzpoluicao-no-embarquede-graos-no-porto-2)"

Transcrição

1

2 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Domingo, 19 Novembro :22 Tecnologia reduz poluição no embarque de grãos no Porto (/noticias/portos-e- logistica/ tecnologia-reduzpoluicao-no-embarquede-graos-no-porto-2)

3 A adoção de novas tecnologias pode reduzir a poluição gerada pelo embarque de grãos nos porões dos navios que operam no Porto de Santos. Essa é uma das conclusões do artigo científico elaborado pelo tecnólogo em Logística Eduardo Chirico Machado Holms. Em sua pesquisa, o estudante apontou a utilização de um tipo shiploader (carregador) que promove a queda das cargas em cascata e, com isso, impede a emissão de partículas durante o carregamento. Holms elaborou o artigo como uma das atividades de seu curso de MBA Internacional em Gestão Portuária, realizado na Faculdade Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Santos e que será concluído no próximo mês. O estudante já é formado em Logística pela Faculdade de Tecnologia (Fatec) Rubens Lara, também na Cidade. Holms estudou os reflexos do carregamento de grãos no cais santista (Foto: Carlos Nogueira/AT)

4 O embarque da soja nos porões dos navios gera interferências no ambiente. Evidentemente, sob o ponto de vista de quem se encontra dentro ou fora da área portuária, é possível a observação a olho nu da formação de particulados em grande escala, que é gerada como consequência do embarque da soja nos navios, e pode trazer malefícios ao meio em que a área portuária está inserida, destacou o estudante. O tema do artigo surgiu em uma aula em que o problema foi discutido. Em seguida, houve a fase de pesquisas para identificar o problema e a melhor maneira de reduzilo. Quando a operação de embarque é realizada com shiploaders comuns, a carga é despejada no navio em queda livre de uma altura de 20 metros ou mais até o chão do porão do navio. Quando o granel entra em queda livre descontrolada, há aceleração e a alta velocidade em conjunto com a grande quantidade de material é propícia para a emissão de particulados, explica. Na pesquisa, Holms cita especialistas do Reino Unido que propõem o uso de uma nova tecnologia que reduza a velocidade do embarque de grãos, ao mesmo tempo em que garanta um alto fluxo de volume de carga durante a operação. O equipamento identificado pelo estudante conta com cones que fazem a carga descer em ziguezague. A solução encontrada foi o uso de tubos verticais telescópicos entre a extremidade final da esteira e o navio, que se estendem aumentando sua altura, alcançando o porão. Assim a carga não enfrenta queda livre de uma grande altura. A composição tubular é encapada de modo que não haja escape da poeira. E na extremidade final, pode ser colocada ou uma pequena tubulação cônica que direciona o material movimentado, ou uma espécie de saia feita de tecido flexível que entra em contato com o ponto mais alto da carga quando há formação da pilha, de certa forma guiando a formação da pilha dentro do porão do navio, destacou o estudante. Problema real

5 Os problemas relacionados à emissão de material particulado no Porto de Santos estão longe do fim. Pelo menos, esta é a conclusão do estudante, que aponta a necessidade de adaptação dos terminais que operam grãos no complexo. Segundo Holms, o exemplo positivo da ADM do Brasil que opera grãos no Corredor de Exportação, na Ponta da Praia, e utiliza em seu terminal shiploaders com tubos telescópicos para reduzir a emissão de partículas na atmosfera é um fator que mostra ser possível solucionar o problema. Mas, para isso, são necessários investimentos privados e a fiscalização pública. As consequências da emissão de material particulado durante as operações portuárias vão muito além da sujeira e do mau cheiro nas regiões próximas ao cais. Além dos riscos para os moradores do entorno, os terminais podem ter prejuízos com a deterioração de equipamentos, além de autuações e interdições das instalações. Para o estudante, é evidente que a movimentação de cargas na área portuária impacta a qualidade do ar. O problema afeta diretamente a população, que pode sofrer com problemas respiratórios como já aconteceu em outros portos mundo afora. Em seu artigo, Holms cita casos de surtos de asma em cidades como Barcelona, La Coruña e Valência, na Espanha, todas com movimentação de granel de soja nas áreas portuárias. Holms constatou que terminais podem sofrer com deterioração de equipamentos (Foto: Carlos Nogueira/AT) Partículas podem prejudicar terminais As consequências da emissão de material particulado durante as operações portuárias vão muito além da sujeira e do mau cheiro nas regiões próximas ao cais. Além dos riscos para os moradores do entorno, os terminais podem ter prejuízos com a deterioração de equipamentos, além de autuações e interdições das instalações.

6 A conclusão é do estudante Eduardo Chirico Machado Holms, no artigo que elaborou e deu origem a seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do MBA Internacional em Gestão Portuária da Faculdade Senai de Santos. Com uma importância tão grande perante a economia, e a grande quantidade escoada no Porto de Santos, pode se considerar irresponsável realização da movimentação do granel de soja de forma desmazelada, destacou. Para Holms, poder público e iniciativa privada têm responsabilidade nesta questão. Cabe também às empresas responsáveis pela movimentação desse material a mudança de política e o uso de tecnologias que garantam o manuseio seguro de granéis de soja, visto que é possível preservar o meio e ao mesmo tempo garantir a produtividade; e cabe ao Estado averiguar, inspecionar e regularizar as operações portuárias com granéis sólidos vegetais, visto que são responsáveis por preservar a vida de seus habitantes e o meio ambiente em que estão inseridos. Formado em Logística pela Fatec Rubens Lara, o estudante trabalha como operador de rastreamento em um terminal do cais santista. Eu monitoro veículos que transitam pelo Porto. Não posso impedir o trânsito de um veículo. Mas eu procuro identificar se ele está em funcionamento correto ou não, se está acontecendo um sinistro, por exemplo, explicou. Fonte: A Tribuna

7 0 Comentários Portos e Navios 1 Entrar Recomendar Compartilhar Ordenar por Mais recentes Iniciar a discussão... FAZER LOGIN COM OU REGISTRE-SE NO DISQUS Nome? PORTOS E NAVIOS Odebrecht Óleo e Gás marca presença na OTC Brasil da máfia pt empresa mafiosa Navio Polar Almirante Maximiano parte rumo à Antártica Desejamos todo exito para a 36 Operação PROANTAR, esperando o porvir das novas instalações Espírito Santo volta a atrair novos negócios O Brasil poderia ser uma potência com várias industrias de base.acontece é que somos governados Governo retoma contrato de dragagem do Porto de Santos INFRAESTRUTURA SEM INVESTIMENTO COM BRASIL FALIDO PELA MÁFIA PT E Inscreva-se d Adicione o Disqus no seu siteadicionar DisqusAdicionar Privacidade back to top

8

9

10

11

12

Além disso, o trânsito até os locais de embarque das mercadorias também precisará ser monitorado.

Além disso, o trânsito até os locais de embarque das mercadorias também precisará ser monitorado. PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Terça, 30 Maio 2017 08:49 Nova norma da Alfândega obriga o monitoramento de estufagens (/noticias/portos-elogistica/38961-novanorma-da-alfandegaobriga-o-monitoramentode-estufagens)

Leia mais

NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quinta, 16 Novembro :47

NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quinta, 16 Novembro :47 NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quinta, 16 Novembro 2017 18:47 Importações no Brasil vão crescer 14% em 2017, aponta relatório da Maersk (/noticias/navegacao-e- marinha/41491- importacoes-no-brasil-

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 08 Junho :18

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 08 Junho :18 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 08 Junho 2017 17:18 Ação ambiental avança em portos e tende a aumentar, diz especialista (/noticias/portos-elogistica/39134-acaoambiental-avanca-emportos-e-tende-aaumentar-diz-especialista)

Leia mais

Brasília recebe proposta para privatização da dragagem (/noticias/portos-elogistica/40134-brasiliarecebe-proposta-paraprivatizacao-dadragagem)

Brasília recebe proposta para privatização da dragagem (/noticias/portos-elogistica/40134-brasiliarecebe-proposta-paraprivatizacao-dadragagem) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 17 Agosto 2017 06:30 Brasília recebe proposta para privatização da dragagem (/noticias/portos-elogistica/40134-brasiliarecebe-proposta-paraprivatizacao-dadragagem)

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 15 Março :39

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 15 Março :39 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 15 Março 2017 17:39 Investimentos dão apoio a escoamento da supersafra no Paraná (/noticias/portos-e- logistica/37959- investimentos-daoapoio-a-escoamento-dasupersafra-no-parana)

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 09 Março :13

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 09 Março :13 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 09 Março 2017 21:13 Dubai Ports entra na disputa por terminal de contêineres no PR (/noticias/portos-elogistica/37868-dubaiports-entra-na-disputapor-terminal-deconteineres-no-pr)

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 14 Junho :52

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 14 Junho :52 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 14 Junho 2017 14:52 Antaq aprova ampliação da Decal em Suape, orçada em R$ 282,9 milhões(/noticias/portose-logistica/39208-antaqaprova-ampliacao-dadecal-em-suape-orcadaem-r-282-9-milhoes)

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 19 Abril :00

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 19 Abril :00 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 19 Abril 2017 17:00 Antaq se reúne com associações de terminais para discutir escaneamento de contêineres (/noticias/portos-elogistica/38437-antaqse-reune-comassociacoes-determinais-para-discutirescaneamento-deconteineres)

Leia mais

Setor portuário começa a se recuperar no segundo semestre (/noticias/portos-elogistica/37949-setorportuario-comeca-a-serecuperar-no-segundosemestre)

Setor portuário começa a se recuperar no segundo semestre (/noticias/portos-elogistica/37949-setorportuario-comeca-a-serecuperar-no-segundosemestre) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Terça, 14 Março 2017 18:13 Setor portuário começa a se recuperar no segundo semestre (/noticias/portos-elogistica/37949-setorportuario-comeca-a-serecuperar-no-segundosemestre)

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 10 Maio :50

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 10 Maio :50 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 10 Maio 2017 18:50 Próximo passo para atrair investimentos portuários é vencer burocracia, avaliam associações (/noticias/portos-elogistica/38711-proximopasso-para-atrairinvestimentos-portuariose-vencer-burocraciaavaliam-associacoes)

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Terça, 19 Setembro :13

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Terça, 19 Setembro :13 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Terça, 19 Setembro 2017 22:13 Cidades querem dados mais ágeis sobre operações portuárias (/noticias/portos-elogistica/40612-cidadesquerem-dados-maisageis-sobre-operacoesportuarias-2)

Leia mais

Codesp ainda não definiu empresa que fará sua defesa(/noticias/portos-elogistica/39956-codespainda-nao-defininiuempresa-que-fara-suadefesa)

Codesp ainda não definiu empresa que fará sua defesa(/noticias/portos-elogistica/39956-codespainda-nao-defininiuempresa-que-fara-suadefesa) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 07 Agosto 2017 17:23 Codesp ainda não definiu empresa que fará sua defesa(/noticias/portos-elogistica/39956-codespainda-nao-defininiuempresa-que-fara-suadefesa)

Leia mais

Avançam obras da bacia de evolução de Itajaí (/noticias/portos-e- logistica/ avancam-obras-dabacia-de-evolucao-deitajai)

Avançam obras da bacia de evolução de Itajaí (/noticias/portos-e- logistica/ avancam-obras-dabacia-de-evolucao-deitajai) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) 22/02/17-08:06 Avançam obras da bacia de evolução de Itajaí (/noticias/portos-e- logistica/37673- avancam-obras-dabacia-de-evolucao-deitajai) 0 Comments

Leia mais

Hidrovia: entidades elaboram carta e pressionam deputados (/noticias/portos-elogistica/38020-hidroviaentidades-elaboramcarta-e-pressionamdeputados)

Hidrovia: entidades elaboram carta e pressionam deputados (/noticias/portos-elogistica/38020-hidroviaentidades-elaboramcarta-e-pressionamdeputados) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 20 Março 2017 18:03 Hidrovia: entidades elaboram carta e pressionam deputados (/noticias/portos-elogistica/38020-hidroviaentidades-elaboramcarta-e-pressionamdeputados)

Leia mais

Resultado esperado (/noticias/portos-e- logistica/ resultado-esperado)

Resultado esperado (/noticias/portos-e- logistica/ resultado-esperado) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 13 Março 2017 14:20 Resultado esperado (/noticias/portos-e- logistica/37902- resultado-esperado) 0 Comments Retração na economia leva portos a

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 15 Março :46

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 15 Março :46 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 15 Março 2017 17:46 Terminais em Santos planejam investimentos de R$ 724,95 mi (/noticias/portos-e- logistica/37964- terminais-em-santosplanejam-investimentosde-r-724-95-mi)

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 29 Maio :15

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 29 Maio :15 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 29 Maio 2017 07:15 Investimento estrangeiro em infraestrutura sobe 500% no ano (/noticias/portos-e- logistica/38952- investimento-estrangeiro-

Leia mais

Estado propõe passagem sobre linha férrea na Alemoa (/noticias/portose-logistica/40535-estadopropoe-passagem-sobrelinha-ferrea-na-alemoa)

Estado propõe passagem sobre linha férrea na Alemoa (/noticias/portose-logistica/40535-estadopropoe-passagem-sobrelinha-ferrea-na-alemoa) PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 13 Setembro 2017 15:34 Estado propõe passagem sobre linha férrea na Alemoa (/noticias/portose-logistica/40535-estadopropoe-passagem-sobrelinha-ferrea-na-alemoa)

Leia mais

Se tentassem, provavelmente encalhariam.

Se tentassem, provavelmente encalhariam. PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quarta, 13 Setembro 2017 16:30 Maior porto da América Latina não pode receber grandes navios (/noticias/portos-elogistica/40541-maiorporto-da-america-latinanao-pode-recebergrandes-navios)

Leia mais

Dragagem do Madeira é essencial à economia local (/noticias/navegacao-emarinha/40007-dragagemdo-madeira-e-essencial-aeconomia-local)

Dragagem do Madeira é essencial à economia local (/noticias/navegacao-emarinha/40007-dragagemdo-madeira-e-essencial-aeconomia-local) NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quarta, 09 Agosto 2017 21:41 Dragagem do Madeira é essencial à economia local (/noticias/navegacao-emarinha/40007-dragagemdo-madeira-e-essencial-aeconomia-local)

Leia mais

NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quarta, 18 Outubro :08

NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quarta, 18 Outubro :08 NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quarta, 18 Outubro 2017 17:08 Estudo aponta que hidrovia pode reduzir drasticamente custo com transporte da soja (/noticias/navegacao-emarinha/40991-estudoaponta-que-hidroviapode-reduzirdrasticamente-custo-comtransporte-da-soja)

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 24 Julho :58

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 24 Julho :58 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 24 Julho 2017 16:58 Transporte por trens cresce 186,7%, segundo dados da Codesp (/noticias/portos-e- logistica/39778- transporte-por-trenscresce-186-7-segundodados-da-codesp)

Leia mais

Armadores: alianças e fusões qual o impacto no Brasil? (/noticias/artigos-deopiniao/38953-armadoresaliancas-e-fusoes-qual-oimpacto-no-brasil)

Armadores: alianças e fusões qual o impacto no Brasil? (/noticias/artigos-deopiniao/38953-armadoresaliancas-e-fusoes-qual-oimpacto-no-brasil) OPINIÃO (/NOTICIAS/ARTIGOS-DE-OPINIAO) Segunda, 29 Maio 2017 16:58 Armadores: alianças e fusões qual o impacto no Brasil? (/noticias/artigos-deopiniao/38953-armadoresaliancas-e-fusoes-qual-oimpacto-no-brasil)

Leia mais

Consórcio vai iniciar dragagem do Porto de Santos (/noticias/geral/ consorcio-vai-iniciardragagem-do-porto-desantos)

Consórcio vai iniciar dragagem do Porto de Santos (/noticias/geral/ consorcio-vai-iniciardragagem-do-porto-desantos) GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Domingo, 06 Agosto 2017 11:13 Consórcio vai iniciar dragagem do Porto de Santos (/noticias/geral/39945- consorcio-vai-iniciardragagem-do-porto-desantos) A confusão jurídica envolvendo

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 17 Agosto :06

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 17 Agosto :06 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Quinta, 17 Agosto 2017 07:06 Integração de dados da indústria química com os terminais no porto de santos vai garantir segurança nas operações de cargas

Leia mais

11 MOVIMENTO ACUMULADO DE CONTÊINERES NO PORTO DE SANTOS TOTAL 11-b MOVIMENTO ACUMULADO DE CONTÊINERES NO PORTO DE SANTOS EXPORTAÇÃO

11 MOVIMENTO ACUMULADO DE CONTÊINERES NO PORTO DE SANTOS TOTAL 11-b MOVIMENTO ACUMULADO DE CONTÊINERES NO PORTO DE SANTOS EXPORTAÇÃO ESTATÍSTICA MENSAL DE MOVIMENTAÇÃO - DEZEMBRO 2006 PORTO DE SANTOS Codesp Companhia Docas do Estado de São Paulo Administradora e Autoridade Portuária Diretoria Comercial e de Desenvolvimento Suprintendência

Leia mais

GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Terça, 23 Maio :37

GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Terça, 23 Maio :37 GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Terça, 23 Maio 2017 17:37 Para exportadores, câmbio melhora ganhos, mas não eleva embarques (/noticias/geral/38889- para-exportadorescambio-melhora-ganhosmas-nao-elevaembarques)

Leia mais

2020-aponta-relatorio-damaersk)

2020-aponta-relatorio-damaersk) NAVEGAÇÃO (/NOTICIAS/NAVEGACAO-E-MARINHA) Quarta, 31 Maio 2017 16:08 Comércio exterior do Brasil só deve se recuperar em 2020, aponta relatório da Maersk (/noticias/navegacao-emarinha/38977-comercioexterior-do-brasil-sodeve-se-recuperar-em-

Leia mais

Possíveis mudanças no Conteúdo Local (/noticias/ind-naval-e- offshore/ possiveis-mudancas-noconteudo-local)

Possíveis mudanças no Conteúdo Local (/noticias/ind-naval-e- offshore/ possiveis-mudancas-noconteudo-local) INDÚSTRIA NAVAL E OFFSHORE (/NOTICIAS/IND-NAVAL-E-OFFSHORE) 20/02/17-07:34 Possíveis mudanças no Conteúdo Local (/noticias/ind-naval-e- offshore/37645- possiveis-mudancas-noconteudo-local) 0 Comments O

Leia mais

Portos do Paraná anunciam R$ 5,1 bilhões em investimentos privados

Portos do Paraná anunciam R$ 5,1 bilhões em investimentos privados Comércio exterior, logística, portos, transportes, indústrias, serviços, negócios e economia. Home Anuncie Institucional Fale Conosco Assinatura Pesquisar no site... Home» Destaque, Novidade Portos do

Leia mais

Eduardo Bandeira Paulo Silva

Eduardo Bandeira Paulo Silva Eduardo Bandeira Paulo Silva Administração do Porto de Sines, S.A. Vendas Novas, 2 de julho de 2013 Painel 4 Mercados e oportunidades 1 Características físicas do porto HUB (Porta Atlântica da Europa)

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 20 Março :56

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 20 Março :56 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Segunda, 20 Março 2017 07:56 Nova onda de investimentos chineses deve trazer US$ 20 bi para o Brasil (/noticias/portos-elogistica/38013-novaonda-de-investimentoschineses-deve-trazer-us-

Leia mais

Tarifas Portuárias: Discussão sobre diferenças de tarifação em portos localizados no Nordeste do Brasil

Tarifas Portuárias: Discussão sobre diferenças de tarifação em portos localizados no Nordeste do Brasil Tarifas Portuárias: Discussão sobre diferenças de tarifação em portos localizados no Nordeste do Brasil Bianca Bezerra Siqueira Rayná Fernandes Farias Felipe Leitão de Sousa Maria Silene Alexandre Leite

Leia mais

Por mais investimentos no setor portuário (/noticias/artigos-deopiniao/37077-por-maisinvestimentos-no-setorportuario)

Por mais investimentos no setor portuário (/noticias/artigos-deopiniao/37077-por-maisinvestimentos-no-setorportuario) OPINIÃO (/NOTICIAS/ARTIGOS-DE-OPINIAO) 29/12/16-08:16 Por mais investimentos no setor portuário (/noticias/artigos-deopiniao/37077-por-maisinvestimentos-no-setorportuario) 0 Comments Por Murillo Barbosa

Leia mais

Relatório Estatístico Trimestral de Movimentação de Cargas. Janeiro a Março de 2011

Relatório Estatístico Trimestral de Movimentação de Cargas. Janeiro a Março de 2011 Movimentação de Cargas Janeiro a Março de 2011 CODESA DIRETORIA EXECUTIVA ANGELO JOSÉ DE CARVALHO BAPTISTA DIRETOR PRESIDENTE DANILO ROGER MARÇAL QUEIROZ DIRETOR DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUGO

Leia mais

CODESP-ESTATÍSTICA FOLHA ÍNDICE

CODESP-ESTATÍSTICA FOLHA ÍNDICE CODESP-ESTATÍSTICA FOLHA ÍNDICE DESTAQUES E COMENTÁRIOS...01 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS (GRÁFICO)...02 MOVIMENTO ACUMULADO NO PORTO DE SANTOS (2000 A 2009)...03 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS... 04 COMPARATIVO

Leia mais

MATEMÁTICA. Adaptado de:

MATEMÁTICA. Adaptado de: MATEMÁTICA 08) Após grande utilização na atividade portuária, vários containers são reformados e ganham outro tipo de utilização como, por exemplo, depósito de ferramentas em canteiro de obras. A figura

Leia mais

TABELA DE PREÇOS DO TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM Vigência: 20 DE MAIO DE 2016

TABELA DE PREÇOS DO TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM Vigência: 20 DE MAIO DE 2016 TABELA DE PREÇOS DO Vigência: 20 DE MAIO DE 2016 TABELA A - PREÇOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS OU DISPONIBILIZADOS PELA CEARÁPORTOS 100.000 SERVIÇOS OPERACIONAIS 100.100 Utilização da Infraestrutura Aquaviária

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS - A competitividade passa por aqui!

ASSOCIAÇÃO DE TERMINAIS PORTUÁRIOS PRIVADOS - A competitividade passa por aqui! 1. CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO No primeiro semestre de 2017, a Corrente de Comércio brasileira somou US$179,2 bilhões. As exportações resultaram em US$107,7 bilhões enquanto as importações US$71,5 bilhões,

Leia mais

MECANISMOS DE REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS DE EXPORTAÇÃO

MECANISMOS DE REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS DE EXPORTAÇÃO MECANISMOS DE REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS DE Alexandre Setten Gerente de Logística 1 29 de Março de 2010 1. Mudança no perfil da matriz modal Maior utilização do modal ferroviário Pontos Positivos Representa

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA BAIXADA SANTISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PORTUÁRIA

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA BAIXADA SANTISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PORTUÁRIA CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA BAIXADA SANTISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PORTUÁRIA RELATÓRIO TÉCNICO DE SIMULAÇÃO DE OPERAÇÃOES PORTUÁRIAS

Leia mais

PORTOS PARANAENSES. Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, com 109 sindicatos, 47 mil indústrias e 845 mil trabalhadores;

PORTOS PARANAENSES. Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, com 109 sindicatos, 47 mil indústrias e 845 mil trabalhadores; PORTOS PARANAENSES AS ENTIDADES QUE COMPÕEM O G7 Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, com 109 sindicatos, 47 mil indústrias e 845 mil trabalhadores; Federação do Comércio do Paraná - Fecomércio,

Leia mais

ANÁLISE DA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NOS PORTOS ORGANIZADOS E TERMINAIS DE USO PRIVATIVO

ANÁLISE DA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NOS PORTOS ORGANIZADOS E TERMINAIS DE USO PRIVATIVO ANÁLISE DA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS NOS PORTOS ORGANIZADOS E TERMINAIS DE USO PRIVATIVO - Coleta de Dados Este Anuário Estatístico Portuário engloba a movimentação de 119 instalações portuárias, sendo 36

Leia mais

ANEXO II METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO

ANEXO II METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO ANEXO II METAS DE REDUÇÃO DE EMISSÃO As metas de redução estabelecidas neste documento são fruto das constatações observadas em campo, dos documentos analisados e dos critérios estabelecidos para a análise,

Leia mais

Investimento requer estabilidade na regulação (/noticias/geral/ investimento-requerestabilidade-naregulacao)

Investimento requer estabilidade na regulação (/noticias/geral/ investimento-requerestabilidade-naregulacao) GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Sexta, 05 Maio 2017 06:26 Investimento requer estabilidade na regulação (/noticias/geral/38626- investimento-requerestabilidade-naregulacao) Enquanto o governo testa modelos para

Leia mais

TABELA DE PREÇOS DO TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM Vigência: 04 DE AGOSTO DE 2014

TABELA DE PREÇOS DO TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM Vigência: 04 DE AGOSTO DE 2014 TABELA DE PREÇOS DO Vigência: 04 DE AGOSTO DE 2014 A. PREÇOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS OU DISPONIBILIZADOS PELA CEARÁPORTOS A.1 SERVIÇOS OPERACIONAIS A.1.1 Utilização da Infraestrutura Aquaviária e Acostagem

Leia mais

Movimentação de cargas nos terminais portuários do brasil. Análise trimestral 2017

Movimentação de cargas nos terminais portuários do brasil. Análise trimestral 2017 Movimentação de cargas nos terminais portuários do brasil Análise trimestral 2017 1. CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO No terceiro trimestre de 2017, a Corrente de Comércio brasileira, por via marítima, somou

Leia mais

TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA

TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA TARIFA APROVADA PELA ANTAQ RES. 3.393/2014, DE 21/05/2014 DIREXE 1.314/2014, Resolução 073 de 30/07/2014 1 TARIFÁRIO DO TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA Tabela I -

Leia mais

CDP Companhia Docas do Pará. Belém, 10 de Maio de DTA Engenharia

CDP Companhia Docas do Pará. Belém, 10 de Maio de DTA Engenharia ELABORAÇÃO DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA, FINANCEIRA E AMBIENTAL PARA ARRENDAMENTO DAS ÁREAS 16 e 1 SUL DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO E ZONEAMENTO DO PORTO DE SANTARÉM - PA, TOTALIZANDO 31.690

Leia mais

CLIPPING DE NOTÍCIAS

CLIPPING DE NOTÍCIAS Data: 09.02.2015 Veículo: DIARIO DO PARÁ Caderno: BRASIL Pág.:A3 Coluna: LINHA DIRETA 1- Matérias referente diretamente à Companhia ( X ) 3- Matérias de interesses da Companhia ( ) Data: 09.02.2015 Veículo:

Leia mais

Espírito Santo pode ganhar área de livre comércio (/noticias/geral/ espirito-santo-podeganhar-area-de-livrecomercio)

Espírito Santo pode ganhar área de livre comércio (/noticias/geral/ espirito-santo-podeganhar-area-de-livrecomercio) GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Quarta, 18 Outubro 2017 17:23 Espírito Santo pode ganhar área de livre comércio (/noticias/geral/40995- espirito-santo-podeganhar-area-de-livrecomercio) O Espírito Santo está mais

Leia mais

CODESP-ESTATÍSTICA FOLHA ÍNDICE

CODESP-ESTATÍSTICA FOLHA ÍNDICE CODESP-ESTATÍSTICA FOLHA ÍNDICE DESTAQUES E COMENTÁRIOS...01 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS (GRÁFICO)...02 MOVIMENTO ACUMULADO NO PORTO DE SANTOS (2001 A 2010)...03 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS... 04 COMPARATIVO

Leia mais

M e n s á r i o. Abril / 2015

M e n s á r i o. Abril / 2015 M e n s á r i o Estatístico Abril / 2015 EXPEDIENTE Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) Autoridade Portuária de Santos DiretorPresidente: Angelino Caputo e Oliveira Diretor de Infraestrutura

Leia mais

Diretor-Presidente: Jose Alfredo de Albuquerque e Silva

Diretor-Presidente: Jose Alfredo de Albuquerque e Silva Í N D I C E DESTAQUES E COMENTÁRIOS 1 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS (GRÁFICO) 2 MOVIMENTO ACUMULADO NO PORTO DE SANTOS (2009 A 2018) 3 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS 4 COMPARATIVO DOS TOTAIS MOVIMENTADOS

Leia mais

Diretor-Presidente: José Alex Botelho de Oliva

Diretor-Presidente: José Alex Botelho de Oliva EXPEDIENTE Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) Autoridade Portuária de Santos Diretor-Presidente: José Alex Botelho de Oliva Diretor de Engenharia: Hilário Seguin Dias Gurjão Diretor Administrativo

Leia mais

Í N D I C E 10-A 10-B 11-A 11-B

Í N D I C E 10-A 10-B 11-A 11-B Í N D I C E DESTAQUES E COMENTÁRIOS 1 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS (GRÁFICO) 2 MOVIMENTO ACUMULADO NO PORTO DE SANTOS (2010 A 2019) 3 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS 4 COMPARATIVO DOS TOTAIS MOVIMENTADOS

Leia mais

ABTP- Associação Brasileira dos Terminais Portuários. Análise da Movimentação de Cargas Relatório Trimestral 1/2015

ABTP- Associação Brasileira dos Terminais Portuários. Análise da Movimentação de Cargas Relatório Trimestral 1/2015 ABTP- Associação Brasileira dos Terminais Portuários Análise da Movimentação de Cargas Relatório Trimestral 1/2015 TEU TEU (Unidade de Contêiner de 20 pés) 2014 2015 2014 2015 2014 2015 JAN 535.286 515.853-3,63%

Leia mais

Diretoria EQUIPE EXECUTORA. Anuário Estatístico da Movimentação de Cargas do Porto de Vitória 2013 CLOVIS LASCOSQUE. Diretor Presidente

Diretoria EQUIPE EXECUTORA. Anuário Estatístico da Movimentação de Cargas do Porto de Vitória 2013 CLOVIS LASCOSQUE. Diretor Presidente 1 Diretoria CLOVIS LASCOSQUE Diretor Presidente DANILO ROGER MARÇAL QUEIROZ Diretor de Planej. e Desenvolvimento HUGO JOSÉ AMBOSS MERÇON DE LIMA Diretor de Infraestrutura e Operações RAUL MOURA DE SÁ Diretor

Leia mais

Moegas - Adição de Chapas Cantoneiras Defletoras em Moegas Transferidoras de Grãos, para Minimização de Perdas, e Ações Correlatas

Moegas - Adição de Chapas Cantoneiras Defletoras em Moegas Transferidoras de Grãos, para Minimização de Perdas, e Ações Correlatas Janeiro de 2015 Moegas - Adição de Chapas Cantoneiras Defletoras em Moegas Transferidoras de Grãos, para Minimização de Perdas, e Ações Correlatas José Esteves Botelho Rabello Agência Nacional de Transportes

Leia mais

The Corridor continued

The Corridor continued Corredor de Nacala Engloba : O Porto de Nacala, elemento central do Corredor; O Sistema ferroviário do Norte de Moçambique O Sistema ferroviário do Malawi; e O troço ferroviário Mchinji/Chipata, que permite

Leia mais

EXPEDIENTE. Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) Autoridade Portuária de Santos MENSÁRIO ESTATÍSTICO DO PORTO DE SANTOS

EXPEDIENTE. Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) Autoridade Portuária de Santos MENSÁRIO ESTATÍSTICO DO PORTO DE SANTOS EXPEDIENTE Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) Autoridade Portuária de Santos MENSÁRIO ESTATÍSTICO DO PORTO DE SANTOS Desenvolvido e elaborado pela DIREM/SUPRC/Gerência de Tarifas e Estatísticas

Leia mais

CORPO DIRETOR: EQUIPE EXECUTORA: CLOVIS LASCOSQUE DIRETOR PRESIDENTE

CORPO DIRETOR: EQUIPE EXECUTORA: CLOVIS LASCOSQUE DIRETOR PRESIDENTE 2 CORPO DIRETOR: CLOVIS LASCOSQUE DIRETOR PRESIDENTE DANILO ROGER MARÇAL QUEIROZ DIRETOR DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS (interino) HUGO JOSÉ AMBOSS MERÇON DE LIMA

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) há 6 horas

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) há 6 horas PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) há 6 horas Terminal em Paranaguá entra na primeira lista de concessões portuárias (/noticias/portos-elogistica/35571-terminalem-paranagua-entra-naprimeira-lista-deconcessoes-portuarias)

Leia mais

TARIFA DO TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA

TARIFA DO TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA TARIFA DO TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA TABELA I UTILIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DE PROTEÇÃO E ACESSO AQUAVIÁRIO = VANTAGEM QUE USUFRUEM OS NAVIOS, ENCONTRANDO PARA SEU ABRIGO, OU PARA REALIZAÇÃO DE

Leia mais

Governo do Pará diz ter apoio da Vale para sua ferrovia (/noticias/geral/ governo-do-para-diz-terapoio-da-vale-para-suaferrovia)

Governo do Pará diz ter apoio da Vale para sua ferrovia (/noticias/geral/ governo-do-para-diz-terapoio-da-vale-para-suaferrovia) GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Domingo, 06 Agosto 2017 10:58 Governo do Pará diz ter apoio da Vale para sua ferrovia (/noticias/geral/39934- governo-do-para-diz-terapoio-da-vale-para-suaferrovia) As mineradoras

Leia mais

OBRAS DE INFRAESTRUTURA PRIORITÁRIAS AO PARANÁ. Modal PORTOS

OBRAS DE INFRAESTRUTURA PRIORITÁRIAS AO PARANÁ. Modal PORTOS OBRAS DE INFRAESTRUTURA PRIORITÁRIAS AO Modal PORTOS Curitiba Junho de 2012 Atualização: Julho 2012 OBRAS DE INFRAESTRUTURA PRIORITÁRIAS AO Portos N Descrição P. 1 2 3 4 5 6 Dragagem de Manutenção Pguá

Leia mais

A INDÚSTRIA NAVAL E PORTOS REALIDADES E PERSPECTIVAS A ampliação do Porto do Rio de Janeiro

A INDÚSTRIA NAVAL E PORTOS REALIDADES E PERSPECTIVAS A ampliação do Porto do Rio de Janeiro A INDÚSTRIA NAVAL E PORTOS REALIDADES E PERSPECTIVAS A ampliação do Porto do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ 20 de setembro de 2008 Richard Klien Milhões de toneladas Avança a contêinerização no comércio

Leia mais

Pesquisa e Desenvolvimento

Pesquisa e Desenvolvimento 1 2 3 4 Visão Geral Qualidade Cases Pesquisa e Desenvolvimento A BRADO Operações que integram, de forma customizada, diferentes modais com a rede nacional de terminais, armazéns e portos. Atua desde a

Leia mais

CLOVIS LASCOSQUE DIRETOR PRESIDENTE DANILO ROGER MARÇAL QUEIROZ DIRETOR DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

CLOVIS LASCOSQUE DIRETOR PRESIDENTE DANILO ROGER MARÇAL QUEIROZ DIRETOR DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO 2 CLOVIS LASCOSQUE DIRETOR PRESIDENTE DANILO ROGER MARÇAL QUEIROZ DIRETOR DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUGO JOSÉ AMBOSS MERÇON DE LIMA DIRETOR DE INFRAESTRUTURA E OPERAÇÕES JOLHIOMAR MASSARIOL NASCIMENTO

Leia mais

Estudo da AdC sobre a Concorrência no Setor Portuário. António Ferreira Gomes 12 de novembro de 2015

Estudo da AdC sobre a Concorrência no Setor Portuário. António Ferreira Gomes 12 de novembro de 2015 Estudo da AdC sobre a Concorrência no Setor Portuário António Ferreira Gomes 12 de novembro de 2015 Estrutura da apresentação 1. A relevância do estudo 2. As principais conclusões concorrenciais 3. Recomendações

Leia mais

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Terça, 20 Setembro :28

PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Terça, 20 Setembro :28 PORTOS E LOGÍSTICA (/NOTICIAS/PORTOS-E-LOGISTICA) Terça, 20 Setembro 2016 01:28 Agências reguladoras não vão mais elaborar editais de concessão (/noticias/portos-e- logistica/35791- agencias-reguladorasnao-vao-mais-elaborareditais-de-concessao)

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Maio 2015

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Maio 2015 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA Maio 2015 O Açu é uma solução estruturante para diversas indústrias Exemplo: evolução da indústria do petróleo nos próximos anos Crescimento esperado de 13% ao ano Crescimento

Leia mais

COSAN DAY 2013 JULIO FONTANA

COSAN DAY 2013 JULIO FONTANA COSAN DAY 2013 JULIO FONTANA 2 DISCLAIMER Esta apresentação contém estimativas e declarações sobre operações futuras a respeito de nossa estratégia e oportunidades de crescimento futuro. Essas informações

Leia mais

Relatório Estatístico da Movimentação de Cargas. Anuário de 2014

Relatório Estatístico da Movimentação de Cargas. Anuário de 2014 Relatório Estatístico da Movimentação de Cargas Anuário de 2014 CORPO DIRETOR CLOVIS LASCOSQUE DIRETOR PRESIDENTE DANILO ROGER MARÇAL QUEIROZ DIRETOR DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUGO JOSÉ AMBOSS

Leia mais

TECNOLOGIA SCR DA FORD GARANTE MAIOR ECONOMIA, EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE

TECNOLOGIA SCR DA FORD GARANTE MAIOR ECONOMIA, EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE TECNOLOGIA SCR DA FORD GARANTE MAIOR ECONOMIA, EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE A nova geração Ford Cargo Euro 5 que será comercializada em 2012 traz várias vantagens para o cliente, como menor custo operacional,

Leia mais

CODESP-ESTATÍSTICA FOLHA ÍNDICE

CODESP-ESTATÍSTICA FOLHA ÍNDICE CODESP-ESTATÍSTICA FOLHA ÍNDICE DESTAQUES E COMENTÁRIOS...01 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS (GRÁFICO)...02 MOVIMENTO ACUMULADO NO PORTO DE SANTOS (2000 A 2009)...03 MOVIMENTO NO PORTO DE SANTOS... 04 COMPARATIVO

Leia mais

Desmistificando Contêiner 1º Painel

Desmistificando Contêiner 1º Painel Desmistificando Contêiner 1º Painel História, Tipos, Movimentação e Operações Logísticas de Estufagem dos Contêineres História e Definiçã ção O termo inglês container, conhecido em português como contêiner

Leia mais

Complexo Portuário de São Francisco do Sul

Complexo Portuário de São Francisco do Sul Complexo Portuário de São Francisco do Sul Portos Organizados do Brasil Brasil e Santa Catarina Dados Brasil Santa Catarina População (Milhões Habitantes) 207 milhões 7 milhões (3,3% do Brasil) Área Territorial

Leia mais

Diretor-Presidente: José Alex Botelho de Oliva

Diretor-Presidente: José Alex Botelho de Oliva EXPEDIENTE Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) Autoridade Portuária de Santos Diretor-Presidente: José Alex Botelho de Oliva Diretor de Engenharia: Hilário Seguin Dias Gurjão Diretor Administrativo

Leia mais

Movimentação ferroviária de contêineres deve crescer 20% ao ano

Movimentação ferroviária de contêineres deve crescer 20% ao ano Comércio exterior, logística, portos, transportes, indústrias, serviços, negócios e economia. Home Anuncie Institucional Fale Conosco Assinatura Pesquisar no site... Home» Destaque Movimentação ferroviária

Leia mais

GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Domingo, 19 Novembro :37

GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Domingo, 19 Novembro :37 GERAL (/NOTICIAS/GERAL) Domingo, 19 Novembro 2017 18:37 Sem acordos internacionais, Brasil perde espaço no comércio global (/noticias/geral/41499- sem-acordosinternacionais-brasilperde-espaco-nocomercio-global)

Leia mais

BASE LEGAL: LEI N º 8.630/93 HOMOLOGAÇÃO:

BASE LEGAL: LEI N º 8.630/93 HOMOLOGAÇÃO: TARIFA PORTUÁRIA BASE LEGAL: LEI N º 8.630/93 HOMOLOGAÇÃO: Deliberação/CAP Nº 001/96 ATUALIZAÇÃO: Resolução ANTAQ n 4.093, de 07 de maio de 2015. VIGÊNCIA: 07/05/2015 1 TABELA I UTILIZAÇÃO DA INFRA ESTRUTURA

Leia mais

Regulamento de Tarifas Máximas do Terminal de Cruzeiros de Lisboa

Regulamento de Tarifas Máximas do Terminal de Cruzeiros de Lisboa Regulamento de Tarifas Máximas do Terminal de Cruzeiros de Lisboa 2018 Cabe à LCT Lisbon Cruise Terminals, Ld.ª, enquanto empresa concessionária do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, nos termos do Contrato

Leia mais

WORKSHOP: Portos - Perspectivas e Melhoria dos Acessos

WORKSHOP: Portos - Perspectivas e Melhoria dos Acessos WORKSHOP: Portos - Perspectivas e Melhoria dos Acessos São Paulo, 28 de outubro de 2015 CENÁRIO E PERSPECTIVAS DE MELHORIA NOS ACESSOS SUMÁRIO: Acesso Aquaviário - Evolução dos navios - Iniciativa Santos

Leia mais

Após queda de contêineres no mar, peritos dos EUA chegam ao Porto de Santos

Após queda de contêineres no mar, peritos dos EUA chegam ao Porto de Santos Após queda de contêineres no mar, peritos dos EUA chegam ao Porto de Santos Por Aparecido Mendes Rocha (*) Especialistas foram enviados por seguradoras para avaliar o navio Log-In Pantanal Peritos norte-americanos

Leia mais

!"#$%&"'()'*+,' -(./#"'0'*1'."'23$4&$'."'51*1'

!#$%&'()'*+,' -(./#'0'*1'.'23$4&$'.'51*1' !"#$%&"()*+, -(./#"0*1."23$4&$."51*1 2678#"."94:;"/$.=2;&$";%$A= D=%3=>$>$3E4&/#$">"@=#;4&$"A$."&%=@=%=A%$.;FG$ H;I/.=.=4"

Leia mais

TABELA DE PREÇOS DO TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM Vigência: 02 DE MAIO DE 2017

TABELA DE PREÇOS DO TERMINAL PORTUÁRIO DO PECÉM Vigência: 02 DE MAIO DE 2017 TABELA DE PREÇOS DO Vigência: 02 DE MAIO DE 2017 TABELA A - PREÇOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS OU DISPONIBILIZADOS PELA CEARÁPORTOS 100.000 SERVIÇOS OPERACIONAIS 100.100 Utilização da Infraestrutura Aquaviária

Leia mais

REGULAMENTO DE TARIFAS DA APL ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE LISBOA, S.A.

REGULAMENTO DE TARIFAS DA APL ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE LISBOA, S.A. REGULAMENTO DE TARIFAS DA APL ADMINISTRAÇÃO DO PORTO DE LISBOA, S.A. 2009 ADENDA Suspensão do aumento das taxas da TUP/Navio e TUP/Carga REGULAMENTO DE TARIFAS APL, S.A. - 2009 De acordo com o Despacho

Leia mais

CLIPAGEM 06 a 08/08/2011

CLIPAGEM 06 a 08/08/2011 CLIPAGEM 06 a 08/08/2011 OS PORTOS E A COPA DO MUNDO Com investimentos de R$ 740 milhões, sete portos correm contra o tempo para receber navios de turistas em 2014. Futebol, sol e praia. Estas três palavras

Leia mais

PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS

PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS PESSOAS + PROCESSOS + TECNOLOGIA = RESULTADOS DESEJADOS A NewLift é o resultado de mais de 14 anos de trabalho no segmento de logística, somando ações de planejamento e implementação de processos, gestão

Leia mais

NRM - Normas Regulamentadoras da Mineração - Especificidade na Indústria de Areia e Brita NRM 02. Lavra a Céu Aberto

NRM - Normas Regulamentadoras da Mineração - Especificidade na Indústria de Areia e Brita NRM 02. Lavra a Céu Aberto NRM - Normas Regulamentadoras da Mineração - Especificidade na Indústria de Areia e Brita NRM 02 Lavra a Céu Aberto Introdução NRM 02 2.1 Generalidades 2.2 Bancadas e Taludes 2.3 Controle Topográficos

Leia mais

O FUTURO DO PORTO DE LISBOA. Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária

O FUTURO DO PORTO DE LISBOA. Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária O FUTURO DO PORTO DE LISBOA Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária 17 de março de 2017 Alcântara Cruise Terminal - 15 Terminais Portuários - Porto Multifuncional com uma Oferta Multimodal

Leia mais

Embalagens e Manuseio de Materiais

Embalagens e Manuseio de Materiais DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA PROF. ADM ENDERSON FABIAN AULA PARA AS TURMAS DE ADMINISTRAÇÃO 2010 1 Conteúdo 1 Perspectivas de Embalagem 2 Embalagem para Gerar Eficiências no Manuseio de Materiais

Leia mais

Gargalos dos portos do Rio de Janeiro. Sistema FIRJAN

Gargalos dos portos do Rio de Janeiro. Sistema FIRJAN Gargalos dos portos do Rio de Janeiro Sistema FIRJAN 14 de fevereiro de 2014 Principais portos do Rio de Janeiro (incluindo novas unidades em estágio avançado) Açu (São João da Barra) Angra dos Reis Itaguaí

Leia mais

ESTATÍSTICA MENSAL DE MOVIMENTAÇÃO - OUTUBRO

ESTATÍSTICA MENSAL DE MOVIMENTAÇÃO - OUTUBRO ESTATÍSTICA MENSAL DE MOVIMENTAÇÃO - OUTUBRO 2005 PORTO DE SANTOS Codesp Companhia Docas do Estado de São Paulo Administradora e Autoridade Portuária Diretoria Comercial e de Desenvolvimento Suprintendência

Leia mais

COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO NORSUL

COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO NORSUL 2 COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO NORSUL Somos uma Empresa Brasileira de Navegação, especializada no transporte de cargas secas a granel, neo - granel, cargas de projetos e granel líquido, com ênfase na costa leste

Leia mais

Porto 24 horas. Palestrante: Paulino Moreira da Silva Vicente. Maio Diretor de Infraestrutura e Execução de Obras

Porto 24 horas. Palestrante: Paulino Moreira da Silva Vicente. Maio Diretor de Infraestrutura e Execução de Obras Porto 24 horas Palestrante: Paulino Moreira da Silva Vicente Diretor de Infraestrutura e Execução de Obras Maio 2009 Movimentação Em milhões de toneladas 34 35 36 A Movimentação dobrou em 10 anos 38 39

Leia mais

CATEGORIA: Iniciativa Inovadora. Eletroímã nas Operações de Movimentação de Ferro Gusa

CATEGORIA: Iniciativa Inovadora. Eletroímã nas Operações de Movimentação de Ferro Gusa CATEGORIA: Iniciativa Inovadora Eletroímã nas Operações de Movimentação de Ferro Gusa Autor: Triunfo Logística Ltda1 1 A Triunfo Logística é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções de

Leia mais

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA AGENDA PORTOS CATARINENSES. Período 2015/2017

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA AGENDA PORTOS CATARINENSES. Período 2015/2017 FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA AGENDA PORTOS CATARINENSES Período 2015/2017 Julho 2015 Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina Glauco José Côrte Presidente Câmara de

Leia mais

SEMINÁRIO SOBRE O ACIDENTE NO PORTO DE SANTANA, AMAPÁ, EM MARÇO DE HISTÓRICO: RESUMO DOS EVENTOS, ESTUDOS E CAUSAS

SEMINÁRIO SOBRE O ACIDENTE NO PORTO DE SANTANA, AMAPÁ, EM MARÇO DE HISTÓRICO: RESUMO DOS EVENTOS, ESTUDOS E CAUSAS SEMINÁRIO SOBRE O ACIDENTE NO PORTO DE SANTANA, AMAPÁ, EM MARÇO DE 2013 PUC-Rio 19 de maio de 2017 HISTÓRICO: RESUMO DOS EVENTOS, ESTUDOS E CAUSAS Sandro S. Sandroni Professor Pesquisador Departamento

Leia mais