Porque o seu Filho deve estudar na Escola Professor Paulo Freire.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Porque o seu Filho deve estudar na Escola Professor Paulo Freire."

Transcrição

1 Porque o seu Filho deve estudar na Escola Professor Paulo Freire. Apresentação: A Escola Professor Paulo Freire mantida pela PROMEC, Promoções Educacionais S/C LTDA, é uma Organização Educacional, localizada na cidade de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, Brasil. Trabalha desde 1989, com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Presta seus serviços educacionais a crianças e jovens dos Municípios de Salgueiro, Serrita, Cedro, Verdejante, Parnamirim, Terra Nova, Cabrobó, todos em Pernambuco e Pena Forte, Estado do Ceará. Conquistou o respeito da região, pelo trabalho realizado e por premiações de qualidade, recebidas no âmbito Local, Estadual, Nacional e Internacional. Esta é a Escola Professor Paulo Freire que pensa no futuro, realizando com afetividade e competência o presente.

2 PROPOSTA PEDAGÓGICA: É a pequena Constituição da Escola. Eis o nosso resumo: A Escola Professor Paulo Freire, tem como linha de ensino integrar Teoria/Prática, Ação/Reflexão, num processo permanente de Ensino/ Aprendizagem, envolvendo todos os segmentos da Instituição. A Proposta Pedagógica da nossa Escola se baseia em: 1- Desenvolvimento de Competências apoiadas em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, próprias de cada segmento de ensino e conforme a maturidade emocional e cognitiva dos estudantes. 2- Interdisciplinaridade e Contextualização buscando a Integração de Conteúdos. 3- Pesquisas com o objetivo de estimular a capacidade de aprender do aluno e o seu espírito inovador e criativo. 4- Protagonismo, promovendo reflexão sobre valores e princípios e o engajamento com aprendizagens significativas. FILOSOFIA: Embasa sua Filosofia no pensamento do Educador Paulo Freire, baseando-se em valores, princípios cristãos e democráticos, que possibilitem a construção de atitudes formadoras da autonomia pessoal, do autoconhecimento, do senso crítico, da competência em conhecimento, da participação cidadã, da solidariedade e do respeito às diferenças. METODOLOGIA: São as ferramentas que utilizamos para desenvolver o processo ensino-aprendizagem: Aulas dinâmicas, utilizando ferramentas eletrônicas, robótica, pesquisas, jogos, contação de histórias, dramatizações, leituras, escritas, experiências, aulas práticas em laboratórios, aulas de campo, excursões, testes e simulados.

3 MAPA ESTRATÉGICO MISSÃO: A ESCOLA PORFESSOR PAULO FREIRE TEM POR MISSÃO CONSTITUIR-SE EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM AFETIVO, INOVADOR, CRIATIVO E DE RESPEITO AO PRÓXIMO VISANDO POTENCIALIZAR O SUCESSO EDUCACIONAL DA POPULAÇAO, O ACESSO À UNIVERSIDADE E A INCLUSÃO NO MUNDO SOCIAL E DO TRABALHO. VISÃO: A VISÃO DE FUTURO DA ESCOLA PROFESSOR PAULO FREIRE É REPRESENTADA PELA BUSCA INCESSANTE DA EXCELÊNCIA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA, OBJETIVANDO A INOVAÇAO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O FORTALECIMENTO DA PARCERIA COM OS ALUNOS, PAIS, COLABORADORES E COMUNIDADE. POLÍTICA NOSSAS AÇÕES BASEIAM-SE NA MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERECIDOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A CONVIVÊNCIA ÉTICA COM O MEIO AMBIENTE E COM A HUMANIDADE.

4 VALORES I - EXCELÊNCIA: VALORIZAÇAO DOS ALUNOS ATRAVÉS DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERECIDOS; II INOVAÇÃO: OFERECER UMA EDUCAÇAO INOVADORA QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DOS ALUNOS, VISANDO A CONSOLIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS A CONSTRUÇÃO DO CIDADÃO ÉTICO, PROATIVO; III PARTICIPAÇÃO: DESENVOLVER AÇÕES COLETIVAS ONDE TODOS SEJAM PROTAGONISTAS DA SUA HISTÓRIA

5 IV PARCERIA: AMPLIAÇÃO DA PARCERIA ESCOLA, FAMÍLIA, COMUNIDADE VISANDO A CONCRETIZAÇAO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS. OBJETIVOS: Objetivo Estratégico 1 Elevar o desempenho acadêmico dos alunos. Objetivo Estratégico 2 Modernizar a gestão da escola. Objetivo Estratégico 3 Fortalecer a participação dos pais na escola. Objetivo Estratégico 4 Envolver os colaboradores da Escola em todas as ações de formação e execução, com participação efetiva. ORGANOGRAMA

6 BENEFÍCIOS PARA O ALUNO: 01- AUTONOMIA: Destacamos a importância da autonomia para criar, aprender, interpretar, questionar, decidir, condições indispensáveis ao desenvolvimento humano. 02- ESPÍRITO INOVADOR: Busca constante do espírito inovador, do diferente, da novidade, fortalecendo a capacidade de aprender. 03- APRENDER COM ALEGRIA: Partindo do pressuposto de que, você só aprende o que verdadeiramente tem significado para você, a Escola Professor Paulo Freire apresenta de forma criativa os conteúdos curriculares, buscando a maneira de transformar a aula em um momento de prazer, de aprendizagem, de conquista e de alegria.

7 04- SOLIDEZ DO CONHECIMENTO: Através de experiências vivenciais, pesquisas, excursões, jogos, leituras, as aulas são ministradas com apoio de recursos tecnológicos que proporcionam ao conhecimento uma melhor fixação do ensino. Como destaque para esse item, salientamos a capacitação semanal dos professores e o nível de aprofundamento do seu conhecimento, através de palestras, cursos, debates, leituras. 05- CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES: Língua Inglesa, desde a Educação Infantil, Língua Espanhola, desde o Ensino Fundamental I, Música, Robótica, Atualidades, Preparação para o ENEM, SSA, e demais vestibulares. 06- AVALIAÇÕES: Trabalhamos com a forma de avaliação contextualizada conforme sistemas atuais de seleção. Alteramos o horário, o formato e o dia. A partir do 8º ano do Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, avaliações aos sábados em blocos de disciplinas, como forma de preparação para enfrentar em poucos anos, seleções e concursos. Ao afirmarmos que a Escola prepara para a vida, representa nosso dever preparar o aluno para o futuro com qualidade. 07- CARGA HORÁRIA: Do 9º ano do Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio ministramos uma carga horária de 40 (quarenta) horas semanais, no 8º ano 34(trinta e quatro) horas semanais. Da Educação Infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental II, 30 (trinta) horas aula semanais. Conforme demonstramos, trabalhamos com uma carga horária superior as demais escolas da região, que significa um enorme ganho para o seu filho, considerando que terá mais tempo em sala de aula com os professores, mais tempo para aprender na Escola.

8 08- EDUCAÇÃO FÍSICA COM PADRÃO DE QUALIDADE: Quadra Poliesportiva coberta; Escola de Futebol; Espaços com caixa para saltos em altura e distância; Aulas de danças modernas; Trilha, pista de caminhada em ambiente natural; Jogos de mesa. 09- ASSISTÊNCIAS COMPLEMENTARES: Odontológica, em Consultório devidamente instalado nas dependências da Escola, mediante adesão dos pais; e Psicológica que trabalha a harmonia do SER. 10- SENSO CRÍTICO, AUTOCONHECIMENTO: Através da disciplina afetiva e dialógica, fortalecedora dos valores morais, éticos e cívicos.

9 11- DESENVOLVIMENTO DO SENSO DE SOLIDARIEDADE E PARTILHA: Desenvolvendo atividades que promovem a responsabilidade social, como: excursões a creches públicas, abrigo de idosos e outros ambientes ligados à igreja ou organização filantrópica. Promoção da gincana da solidariedade e posterior Brechó, cuja renda é revertida para instituições cadastradas. Com essas atividades, buscamos promover em nossos alunos a sensibilidade para a construção de uma sociedade mais ética, justa e moral. 12- IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO: Respeito às diferenças, valorizando a pessoa em sua humanidade, para proporcionar, uma convivência harmônica, respeitosa e fraterna.

10 13- DESENVOLVIMENTO DO SENTIMENTO DE AMOR E RESPEITO À PÁTRIA: Com a vivência de momentos cívicos, buscamos proporcionar meios para despertar no aluno o conhecimento dos valores, símbolos, datas e princípios da Nação Brasileira, fazendo crescer o sentimento de brasilidade. 14- RESPEITO À NATUREZA: Com atividades programadas, despertar o devido respeito à natureza, como forma de desenvolver uma convivência responsável e respeitosa, preservando e cuidando do meio ambiente. 15- BIBLIOTECA INFORMATIZADA: Com um acervo aproximado de volumes de livros, Infantis, Juvenis, Pedagógicos e Gerais.

11 16- PARCERIAS: A Escola Professor Paulo Freire tem parcerias com importantes empresas de Serviços educacionais, como: Ético/ Pluri, serviço de organização, distribuição e capacitação para o uso do material didático; Rabbit Consultora Educacional, a maior consultoria da América Latina; Estante Mágica, empresa responsável por produção e publicação de livros resultante de trabalhos de excelência de discentes; Empresa Oliveira do Vale que avalia a Segurança e o Conforto da Organização. Membro de Instituição Internacional, Consejo Iberoamericano em Honor a La Qualidad Educativa e da Sociedade Brasileira de Educação e Integração. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Senhores Pais, Somos uma Escola que se reinventa e sabe que o melhor ensino é o que possibilita aprendizagem. Salientamos que baseamos o nosso trabalho, na busca constante da Excelência, na Conduta Ética e Moral em todas as ocasiões e em todos os relacionamentos. Somos atentos a nossa Responsabilidade Social e a Conscientização dos nossos alunos na Participação Social solidária. A Escola Professor Paulo Freire oferece uma boa estrutura, despertando oportunidades para o seu aluno chegar focado e tranqüilo a Seleção do ENEM, SSA, Vestibular. Nossas estratégias de negócio, nosso comportamento organizacional e nossos relacionamentos mútuos com alunos, clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, se orientam em nossas crenças e valores. Na Escola Professor Paulo Freire, o seu filho(a), aprenderá de verdade, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Fique tranquilo, o seu

12 tesouro será bem cuidado e terá com certeza a melhor educação, na melhor Escola da Região. Merece destaque o sucesso dos nossos alunos do 3º Ano Médio em referência ao acesso a Universidade. Junte-se a nós. Escola Professor Paulo Freire, a Escola que forma cidadãos. Em Salgueiro desde 1989.

Institucional. Nossa História

Institucional. Nossa História Institucional Nossa história Proposta Pedagógica Horário Nosso Espaço Fotos Localização Manual do aluno Calendário Anual Lista de material Informação de renovação de matrícula para 2014 Circulares Eventos

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

Relatório Mapeamento da Escola

Relatório Mapeamento da Escola Relatório Mapeamento da Escola Bolsista: Luziane Machado Dados de Identificação Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa Localidade: Durasnal BR 290 km 306 Município: Caçapava

Leia mais

INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2019

INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2019 INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2019 Contato: 3474-3442 ou 3474-2122 FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Em resumo, a Rede Santa Paulina fundamenta sua proposta pedagógica pautada nos seguintes princípios: BOLETIM

Leia mais

001/14. Curitiba, março de Prezados conveniados:

001/14. Curitiba, março de Prezados conveniados: 001/14 Curitiba, março de 2014. Prezados conveniados: É com grande otimismo que começamos o ano de 2014. Temos boas perspectivas pela frente com a ampliação da campanha Limites, respeito e superação aprendizagem

Leia mais

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019

A formação geral comum. São Paulo, junho de 2019 A formação geral comum São Paulo, junho de 2019 BNCC A formação comum Objetivo: compreender o sentido de formação geral comum e aplica-la na estruturação dos tópicos que devem estar contidos para a redação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE VOTORANTIM EE. PROF. BENEDICTO LEME VIEIRA NETO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE VOTORANTIM EE. PROF. BENEDICTO LEME VIEIRA NETO HISTÓRICO A E.E.PROFº BENEDICTO LEME VIEIRA NETO foi criada em 26 de Dezembro de 1985, sob o Decreto nº 24.538. A instalação deu-se em 03 de Janeiro de 1986. Localização: Rua Francisco Roberto Daniel nº

Leia mais

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes.

Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998 Apresentado por: Luciane Pinto, Paulo Henrique Silva e Vanessa Ferreira Backes. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. O Presidente

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

http://www.ftd.com.br/ Repletos de textos ilustrados e atividades de gramática e ortografia, os livros da coleção Porta Aberta - Portuguesa atendem às necessidades de aprendizagem de diferentes faixas

Leia mais

O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também.

O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também. O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também. Proposta Pedagógica: Propomos uma Educação Humanista, em que o aluno seja o centro do processo. Em torno do aluno trabalham, de forma integrada,

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Parte 2 Professora: Nathália Bastos III da interdisciplinaridade e da contextualização, que devem ser constantes em todo o currículo, propiciando a interlocução entre

Leia mais

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO

NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO NAPP PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO E PSICOLÓGICO O programa de apoio pedagógico e psicológico é coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicológico NAPP, cuja proposta de funcionamento do núcleo e

Leia mais

Visão. Missão. Valores. Interculturalidade Simplicidade Presença Solidariedade Amor ao Trabalho Espiritualidade Espírito de Família

Visão. Missão. Valores. Interculturalidade Simplicidade Presença Solidariedade Amor ao Trabalho Espiritualidade Espírito de Família Quem somos nós A Rede Marista de Solidariedade (RMS) é um conjunto de iniciativas, programas, projetos e ações desenvolvidas em todas as áreas do Grupo Marista, com foco na promoção e na defesa dos direitos

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Guaíra, Estado de São Paulo, torna público que realizará por meio do INSTITUTO EXCELÊNCIA LTDA - ME, na forma prevista no artigo 37, inciso IX, da Constituição

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Campus: Alcântara Missão De acordo com a Resolução CNE/CP Nº2/2015 o Curso de Pedagogia do Campus Alcântara tem por missão a formação de profissionais de educação

Leia mais

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Futuro Integral Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí) Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Cidade:

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de:

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2016 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Convênio SEE e SEBRAE-SP

Convênio SEE e SEBRAE-SP Convênio SEE e SEBRAE-SP Objetivo e Público-alvo Objetivo Disseminar a cultura empreendedora: estimular comportamentos empreendedores para que os jovens possam agir de forma orientada na busca de resultados.

Leia mais

NOVIDADES E PARCERIAS

NOVIDADES E PARCERIAS ......... Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-1712 / 3371-2265 / 98837-0282 Site: www.escolafazendinhafeliz.com.br / Email: contato@escolafazendinhafeliz.com.br

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá

MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá MINIEMPRESA Pedro II - Humaitá QUEM SOMOS A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de formação empreendedora para jovens em idade escolar no mundo. Criada em 1919, nos Estados Unidos, é

Leia mais

Instituto Olímpico Brasileiro

Instituto Olímpico Brasileiro Instituto Olímpico Brasileiro Departamento de educação do COB - Linha do tempo 2007/2008 Projetos / SOI 2010 Área funcional 2011 Superintendência 1995 Universidade do Esporte 2009 Lançamento oficial do

Leia mais

A Relevância da Causa

A Relevância da Causa Relatório 2010 Partindo-se do princípio de que toda criança tem o direito de ser respeitada como tal e assistida pela sua família e a sociedade como um todo, fundamentamos nossas ações por meio de atividades

Leia mais

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO

INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de 2000. Situado em uma área de

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010.

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA. PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA CURSO DE PEDAGOGIA PORTARIA NORMATIVA 3, de 18 de fevereiro de 2010. Institui as orientações e as atividades aprovadas para a realização da carga horária de Estágio Supervisionado

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

terceirão Aulas semanais de assistência nas disciplinas de Física, Matemática, Produção de Texto e Química.

terceirão Aulas semanais de assistência nas disciplinas de Física, Matemática, Produção de Texto e Química. terceirão Com a inclusão de Filosofia e Sociologia no vestibular da UFPR, teremos o aumento da carga horária com uma tarde a mais de aulas obrigatórias. Aulas semanais de assistência nas disciplinas de

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

MODELO PEDAGÓGICO. (Niza, 1989).

MODELO PEDAGÓGICO. (Niza, 1989). MODELO PEDAGÓGICO O modelo pedagógico do MEM afirma que o desenvolvimento da criança vai para além das atividades individuais de compreensão do mundo. A criança também se desenvolve a partir de contatos

Leia mais

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância

IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância IV SEMINÁRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Desenvolvendo comportamento leitor na primeira infância De 24 e 26 de agosto de 2016 APRESENTAÇÃO Nos dias 24 e 26 de agosto de 2016, a rede municipal

Leia mais

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte tatiana.souza.luz@gmail.com Maria da Graça

Leia mais

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CADASTRO DO(S) AUTOR(ES) E DO(S) COORDENADOR(ES) (X) Autor ( ) Coordenador (X) Docente ( ) Aluno de Graduação Bolsista ( )Aluno de Pós-Graduação ( )Servidor

Leia mais

EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO

EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO OBJETIVOS Em nossas estradas passam mais do que histórias. PASSA CONSCIENTIZAÇÃO. Valorizar a vida; Formar cidadãos conscientes no trânsito; Estimular o comportamento seguro

Leia mais

Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) ENSINO FUNDAMENTAL Fortalecer o potencial criativo e realizador de crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos, desenvolvendo comportamentos empreendedores,

Leia mais

Educar através da relação afetiva, ousando a troca. APRESENTAÇÃO DO EXTERNATO GRÃO VASCO

Educar através da relação afetiva, ousando a troca. APRESENTAÇÃO DO EXTERNATO GRÃO VASCO Educar através da relação afetiva, ousando a troca. APRESENTAÇÃO DO EXTERNATO GRÃO VASCO 2019 O Externato APRESENTAÇÃO DO EXTERNATO GRÃO VASCO 2019 O Externato Grão Vasco é uma Instituição de ensino particular

Leia mais

CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL 1. SUMÁRIO EXECUTIVO O projeto Coneão Verde contempla a criação de uma rede que envolve

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO ABERTO: OS 4C s DA MARCA PESSOAL DO SECRETARIADO EXECUTIVO

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO ABERTO: OS 4C s DA MARCA PESSOAL DO SECRETARIADO EXECUTIVO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO ABERTO: OS 4C s DA MARCA PESSOAL DO SECRETARIADO EXECUTIVO Índice do Projeto 1. APRESENTAÇÃO DA CONSULTORIA E FACILITADORA - Quem somos nós? - Consultoria e Idealizadora

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A BNCC NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO Como a educação responde aos desafios? A educação integral é uma estratégia histórica que visa desenvolver percursos formativos mais

Leia mais

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de:

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de: Relatório Despertar 2017 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Biblioteca Ativa. Resumo. Metas CETEC. Objetivo/Metas. Cadastrado em: 16/01/2019

Biblioteca Ativa. Resumo. Metas CETEC. Objetivo/Metas. Cadastrado em: 16/01/2019 Biblioteca Ativa Cadastrado em: 16/01/2019 Unidade: Etec Dr DEMÉTRIO AZEVEDO JÚNIOR Responsável: LUIZ HENRIQUE SANTOS FERRAZ Início do projeto: 01/02/2019 Término do projeto: 31/12/2019 Tipo de projeto:

Leia mais

Estudar aqui faz diferença!

Estudar aqui faz diferença! Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos. Contribui

Leia mais

A Competência como Produto da Aprendizagem

A Competência como Produto da Aprendizagem CONHECIMENTOS A Competência como Produto da Aprendizagem HABILIDADES ATITUDES 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO P-74 - CASE UNIBB - Universidade Corporativa Banco do Brasil ANA

Leia mais

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões

PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões PLANEJAMENTO INSTRUMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA PLANEJAR: atividade intencional > tomada de decisões Busca determinar fins Torna presentes valores e crenças Explicita nossa compreensão (mundo, vida, sociedade,

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

UBUNTU VILA EDUCACIONAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES facebook: /ubuntuvila

UBUNTU VILA EDUCACIONAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES facebook: /ubuntuvila UBUNTU VILA EDUCACIONAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2017 www.vilaubuntu.org.br facebook: /ubuntuvila A Ubuntu Vila Educacional, localizada no município de Balneário Piçarras, é uma Associação Civil de Educação

Leia mais

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6 PA.CRH.17 Pág. 1 de 6 Creche A Resposta Social Creche da A.U.R.P.I.S. tem como principal objetivo para 2016/2017 desenvolver projetos aliciantes com as suas crianças, famílias, colaboradores e parceiros,

Leia mais

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa LBV Criança: Futuro no presente! Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV)

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS ENSINO MÉDIO 3 º ANO Compromisso Família e Escola

REUNIÃO DE PAIS ENSINO MÉDIO 3 º ANO Compromisso Família e Escola REUNIÃO DE PAIS ENSINO MÉDIO 3 º ANO Compromisso Família e Escola Projeto Educativo Buscamos integrar rigor científico, excelência acadêmica, formação cristã, cultura da solidariedade e da paz, sensibilidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE FACES CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE FACES CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UniCEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE FACES CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CRIATIVIDADE: RESSIGNIFICANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Celeida Belchior Garcia Cintra

Leia mais

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado PLANO DE ENSINO Profª. Msc. Clara Maria Furtado claramaria@terra.com.br Profª. Msc. Eliane Kormann Tomazoni eliane.kormann@unifebe.edu.br Profª. Msc. Márcia Junkes mmjunkes@unifebe.edu.br MISSÃO UNIDAVI

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS CETIS

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS CETIS FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL CONCEPÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DOS CETIS Professora: Rosângela Carvalho 06.02.2018 ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL Precisamos contribuir

Leia mais

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças;

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; INSTITUTO D. FRANCISCO GOMES O RELÓGIO 1º Ciclo PROJETO EDUCATIVO OBJETIVOS - Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; - Oferecer uma aprendizagem

Leia mais

Mais Saber, Mais Valer

Mais Saber, Mais Valer Estrada Nacional 10-1 Lazarim 2829-514 Caparica 212 946 100/ 212 946 101 Fax: 212 946 102 www.campodeflores.com geral@campodeflores.com Mais Saber, Mais Valer Desenvolver a excelência académica e humana

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

Para EMPRESAS TREINAMENTO EMPRESARIAL. Gincana Empresarial. (atividades lúdicas corporativas )

Para EMPRESAS TREINAMENTO EMPRESARIAL. Gincana Empresarial. (atividades lúdicas corporativas ) Para EMPRESAS TREINAMENTO EMPRESARIAL Gincana Empresarial (atividades lúdicas corporativas ) O Studio Sapienza Com a Missão de Desenvolver competências e fomentar soluções para organizações e profissionais

Leia mais

MEMO PERIÓDICO: UM JOGO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA Apresentação: Pôster

MEMO PERIÓDICO: UM JOGO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA Apresentação: Pôster MEMO PERIÓDICO: UM JOGO DIDÁTICO NO CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA Apresentação: Pôster Lillyane Raissa Barbosa da Silva 1 ; José Geovane Jorge de Matos 2 ; Renata Joaquina de Oliveira Barboza 3 ; Fernando

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Priscila Cavalcante Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE Priscilacavalcante-@hotmail.com Resumo A importância de uma educação pública

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 EXTRACLASSE ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 Dança No Marista São Francisco, o estudante desenvolve habilidades dentro e fora da sala de aula, com atividades

Leia mais

Salé News. Bom mesmo é ser Salesiano! SALESIANO. Edição de maio de 2017

Salé News. Bom mesmo é ser Salesiano! SALESIANO. Edição de maio de 2017 @ Nossa estrutura passou por procidementos de pintura de fachadas, oportunizando bem-estar a toda comunidade salesiana. w w w. s a l e s i a n o r e c i f e. c o m. b r ( 8 1 ) 2 1 2 9-5 9 0 0 Projeto

Leia mais

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.  A Geografia Levada a Sério ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Fundamentos de Políticas Públicas O TRONO DE ESTUDAR

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Conte-me e eu esquecerei; ensina-me e eu me lembrarei; envolva-me e eu aprenderei Benjamim Franfklin O compromisso da ETEC Dona Escolástica Rosa é de contribuir para a formação

Leia mais

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Regulamento do Projeto Integrador I e II - FMB 2019 REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II DO C.S.T. EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR I E II O presente Regulamento do Projeto Integrador I e II tem por finalidade

Leia mais

JAYME DE BARROS CAMARA DOM

JAYME DE BARROS CAMARA DOM i JAYME DE BARROS CAMARA DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Nos 1º, 2º e 3ºs anos priorizar o domínio do conteúdo curricular na etapa anterior possibilitando desenvolver suas competências acadêmicas

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem: a experiência da Associação Cultural Pisada do Sertão

Avaliação da Aprendizagem: a experiência da Associação Cultural Pisada do Sertão Avaliação da Aprendizagem: a experiência da Associação Cultural Pisada do Sertão Histórico da Organização Motivações Avaliar os aspectos objetivos e subjetivos da aprendizagem norteado por meio dos

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

Nome da boa prática. Grupos da Infância Marista GIM

Nome da boa prática. Grupos da Infância Marista GIM Nome da boa prática Grupos da Infância Marista GIM Como está implementado? Grupos vivenciais, oportunizados para estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; No máximo 15 estudantes por grupo; Encontros

Leia mais

O RIZZINI EM FAVOR DA PAZ

O RIZZINI EM FAVOR DA PAZ O RIZZINI EM FAVOR DA PAZ EMEF: Carlos de Andrade Rizzini 2011 PROJETO O RIZZINI EM FAVOR DA PAZ Ano de 2011. Professora responsável: Renilda Duraes Viana EMEF: Carlos de Andrade Rizzini Tempo de duração:

Leia mais

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA Governador Valadares 2015 REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HISTÓRICO: A ESALQ/USP é um grupo microssocial e como tal representativo

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Liderança e Gestão de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL 1. APRESENTAÇÃO Conexão Verde é uma rede de aprendizagem e colaboração que envolve jovens

Leia mais

Inovação e Criatividade na Educação Básica

Inovação e Criatividade na Educação Básica MEC Inovação e Criatividade na Educação Básica 2015 Objetivo Criar as bases para uma política pública de fomento a inovação e criatividade na educação básica Desafios da Educação Básica no Brasil hoje

Leia mais

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO )

PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO ) SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CAMPINAS OESTE Rua Candido Mota, 186 Fundação Casa Popular Campinas-SP 1. Identificação da Unidade Escolar PLANO DE GESTÃO (QUADRIÊNIO 2015-2018)

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola

REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola REUNIÃO DE PAIS 5ª SÉRIE Compromisso Família e Escola Projeto Educativo Buscamos integrar rigor científico, excelência acadêmica, formação cristã, cultura da solidariedade e da paz, sensibilidade estética,

Leia mais

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença!

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença! Ensino Fundamental I Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos.

Leia mais

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis.

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março. 9.151 pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Observação: A gestão do edital 2019 do Instituto Rio, ficou a cargo

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (PRSE)

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (PRSE) Centro de Ensino Superior Morgana Potrich Eireli Faculdade Morgana Potrich Diretoria Geral POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (PRSE) Faculdade Morgana Potrich - https://www.famp.edu.br/ Campus

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ESTÁGIO NA MODALIDADE EAD INTRODUÇÃO MARCOS REFERENCIAIS DA POLÍTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CEUNI

Leia mais

Biblioteca Ativa. Resumo. Metas CETEC. Objetivo/Metas. Cadastrado em: 16/01/2019

Biblioteca Ativa. Resumo. Metas CETEC. Objetivo/Metas. Cadastrado em: 16/01/2019 Biblioteca Ativa Cadastrado em: 16/01/2019 Unidade: Etec Dr DEMÉTRIO AZEVEDO JÚNIOR Responsável: TANIA CRISTINA FRIGIERI Início do projeto: 04/02/2019 Término do projeto: 31/12/2019 Tipo de projeto: HAEO

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Legislação daeducação Diretrizes Curriculares NacionaisParaa EducaçãoBásica Prof. StephanieGurgel O que são as Diretrizes Curriculares Nacionais DCN s? Diretrizes Curriculares

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Básica

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Básica EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Cristina Amboni da Silva João Bosco da Mota Alves Simone Meister Sommer Bilessimo 1. Introdução O ambiente escolar é considerado uma

Leia mais

Lumen Coaching. Self coaching & desenvolvimento humano. Educador e Filósofo Sebastião Vieira da Silva

Lumen Coaching. Self coaching & desenvolvimento humano. Educador e Filósofo Sebastião Vieira da Silva Lumen Coaching Self coaching & desenvolvimento humano Educador e Filósofo Sebastião Vieira da Silva Pensar sistematicamente requer uma inédita maneira de olhar o mundo, o homem. Quem Somos A Lumen Coaching

Leia mais

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 Relatório Anual 2018 Estação Conhecimento de Marabá Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ECONÔMICO DE MARABÁ MODELO URBANO Quem somos A Estação Conhecimento de Marabá

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

Gestão da política educacional: o caso do município do Rio

Gestão da política educacional: o caso do município do Rio Gestão da política educacional: o caso do município do Rio Claudia Costin Diagnóstico da rede do Rio de Janeiro em 2009 IDEB bom, mas notas da Prova Brasil em queda Professores de bom nível mas insuficientes

Leia mais