CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL"

Transcrição

1 CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

2 1. SUMÁRIO EXECUTIVO O projeto Coneão Verde contempla a criação de uma rede que envolve jovens alunos e educadores em ações em prol do desenvolvimentosustentável. A meta do projeto é formar uma nova geração de líderes da causa ambiental. O objetivo é estimular novos hábitos positivos em jovens, e novas formas de pensar e agir que reforcem valores pessoais fundamentais para a preservação do meio ambiente. O projeto CONEXÃO VERDE acontece por meio: da realização de 33 Oficinas de Capacitação para Professores de Escolas Públicas e Educadores de projetos em comunidades de baia renda em até 4 municípios do interesse do patrocinador. da disponibilização de material educativo para os professores. O material pedagógico do projeto é baseado em melhores práticas globais de programas de educação ambiental para jovens, e apresenta técnicas de ensino interativas divididas em 67 atividades: planos de aula, eercícios e dinâmicas, jogos cooperativos e esquetes teatrais. A partir de temáticas ambientais, o material também desenvolve habilidades socioemocionais nos jovens estudantes. O material estará disponível em meio online e Vsico: serão impressos 825 manuais para entrega aos educadores durante as oficinas de capacitação. Nas oficinas eles também receberão senha para a área restrita da plataforma online do projeto, onde terão acesso gratuito a todo o material didático. Para alcançar seus objetivos, o projeto investe na formação de (i) professores de escolas públicas e (ii) educadores de projetos de educação complementar em comunidades de baia renda. O projeto prevê a realização de 33 oficinas em escolas públicas, com uma média de 25 professores por oficina, totalizando 825 educadores capacitados. A previsão média de alcance são de 30 alunos impactados por cada um dos 825 professores capacitados, totalizando jovens alunos beneficiados. A Rede democratiza o acesso, para alunos e professores de todo o país, a uma gama de ferramentas interativas e material educativo de ponta. A Rede valoriza e estimula o pensamento criativo dos jovens e a inovação na transferência de conhecimentos sobre diversas práticas de sustentabilidade. INCENTIVO FISCAL O projeto Coneão Verde conta com incentivo fiscal por meio da Lei Rouanet, Artigo 18.

3 2. O PROJETO O projeto conta com a disponibilização de material educativo focado em temas ambientais, oficinas de capacitação para professores, e acesso a uma plataforma educativa online. INOVAÇÃO, PENSAMENTO CRIATIVO E SUSTENTABILIDADE A meta da Rede é investir no protagonismos juvenil e conscientizar uma nova geração de líderes da causa ambiental por meio da capacitação de educadores. A Rede valoriza e estimula o pensamento criativo dos jovens e a inovação na transferência de conhecimentos sobre diversas práticas de sustentabilidade. ÁREAS TEMÁTICAS As ações da Rede têm suas diretrizes estratégicas focadas (i) na contribuição ao desenvolvimento sustentável, (ii) na promoção do equilíbrio entre gerações atuais e futuras, (iii) na harmonia entre as necessidades humanas e a preservação da natureza, e (iv) na replicação de melhores práticas nacionais e internacionais de sustentabilidade. A Rede disponibiliza material educativo e materiais de referência sobre as seguintes temáticas ambientais: Proteção das Águas Preservação do Ar Energia Renováveis Cuidados com o Solo Gestão do Lio Cidades Sustentáveis: do consumo consciente a infraestrutura urbana 3. OBJETIVOS Disponibilizar para educadores o acesso a técnicas de ensino inovadoras por meio da criação de ferramentas interativas e oficinas de capacitação; Formar jovens líderes da causa ambiental, estimulando a formação de redes de relacionamento e colaboração sobre temáticas ambientais; Estimular a participação juvenil na adoção de novos estilos de vida e padrões de consumo; Envolver escolas e comunidades, promovendo o conhecimento sobre as melhores soluções para vários desafiosambientais; Promover a educação em valores éticos e metas pessoais por meio de ações de preservação e desenvolvimentosustentável; Promover ações práticas nas escolas e comunidades, estimulando jovens estudantes a compartilhar na rede seus projetos, produções e criações sobre as temáticas do projeto.

4 4. AÇÕES Oficinas de Capacitação para Educadores Realização de Oficinas de Capacitação para Professores de Escolas Públicas e educadores de projetos em comunidades de baia renda. Serão realizadas o total de 33 oficinas em até 4 municípios do interesse do patrocinador. Cada oficina tem a duração de 2 horas e meia. As oficinas celebram o educador como agente transformador, e os orienta em como utilizar o material educativo e as técnicas de ensino interativas do projeto. Os educadores recebem treinamento com orientações teóricas e práticas que os auiliarão a implementar as atividades com seus alunos de forma lúdica, divertida e eficaz. As oficinas são ministradas diretamente nas escolas e nas comunidades. Após as oficinas de capacitação, os professores passam a contar com suporte online e boletins quinzenais. As oficinas acontecem por meio de parceria entre o IASEA, Secretarias de Educação, Escolas Públicas e ONGs com projetos educacionais em comunidades de baia renda. Material Educativo O projeto envolve a disponibilização de 67 atividades baseadas em melhores práticas nacionais e internacionais de programas de educação ambiental para jovens. O material conta com planos de aula, eercícios e dinâmicas, jogos cooperativos e esquetes eeatrais. Todo o material educativo aborda temáticas ambientais, e desafia os educadores a se engajarem em métodos de ensino criativos. O material estará disponível em meio online e Vsico: serão impressos 825 Manuais para entrega aos educadores durante as oficinas de capacitação. Plataforma Online A Plataforma educativa traz área de acesso restrito para professores. A plataforma disponibiliza online todo o material pedagógico do projeto, e um diretório online de fontes e referências para o desenvolvimento de projetos escolares com temas ambientais. Auiliando os professores com o planejamento, a plataforma otimiza ao máimo os resultados da ação educativa.

5 5. BENEFICIÁRIOS - PÚBLICO ALVO E ESTIMATIVA DE PARTICIPAÇÃO O projeto investe na formação de (i) professores de escolas públicas e (ii) educadores de projetos de educação complementar em comunidades de baia renda. Serão realizadas 33 oficinas, com uma média de 25 professores por oficina, totalizando 825 educadores capacitados. O projeto é formatado de forma a facilitar a replicação de suas ações em várias cidades brasileiras, levando a profissionais da educação ferramentas interativas e inovadoras que os ajudarão a desenvolver na prática, por meio do ensino ambiental, o potencial escolar, humano e cidadão de jovens estudantes. A previsão média de alcance são de 30 alunos por cada um dos 825 professores capacitados, totalizando jovens alunos impactados. Os jovens serão orientados e terão acesso às técnicas interativas de aprendizagem. Os jovens realizarão atividades colaborativas orientadas para resultados, produzirão conteúdo e promoverão intervenções positivas nas suas práticas cotidianas e em suas comunidades. 6. BASE METODOLÓGICA O objetivo da educação ambiental é ajudar os alunos a se tornarem eímios conhecedores do meio- ambiente e, acima de tudo, seres humanos qualificados e dedicados, dispostos a trabalhar, individual e coletivamente, para atingir e manter um equilíbrio dinâmico entre a qualidade de vida e qualidade do ambiente. O material educativo e os projetos escolares do programa têm o objetivo de ajudar o educador a integrar o ensino socioambiental em sala de aula, e a enriquecer a eperiência de vida dos seus alunos. O material traz atividades práticas que auiliam o jovem a entender melhor seu papel na interação com o meio ambiente. Os jovens aprenderão a construir filtros naturais de água, medir a a pureza do ar, construir aquecedores solares de água e ar, desenvolver uma estufa caseira, entre outros. A perspectiva educativa do projeto também enfatiza a igualdade, a justiça e o respeito, base para o desenvolvimento sustentável. Os valores trabalhados no projeto, por meio da educação ambiental, serão osseguintes: CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL - Para esclarecer e aumentar a compreensão sobre o meio ambiente e o impacto humano sobre ele. ATITUDES - Para ajudar a esclarecer os valores e sentimentos para com o meio ambiente, desenvolver o pensamento criativo e empreendedor, e o trabalho emequipe. SENSIBILIDADE - Para ajudar a alcançar uma coneão pessoal com o meio ambiente por meio da eperiência própria. HABILIDADES - Para oferecer ferramentas práticas para a resolução de problemas ambientais.

6 7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 8. RESULTADOS ESPERADOS METAS ETAPAS PRODUTOS RESULTADOS META 1: MATERIAL PEDAGÓGICO Produção do Material Educativo META 2: PLATAFORMA ONLINE Produção de Plataforma online META 3: ESCOLAS VERDES Realização das Oficinas de Capacitação em Escolas Públicas e Comunidades de baia renda Pesquisa e tradução Criação, edição e revisão Programação gráfica do material Impressão dos manuais Programação gráfica de plataforma online Inserção do conteúdo pedagógico Publicação e manutenção da Plataforma Reuniões com Secretarias de Educação e ONGs Cronograma das Oficinas Treinamento dos Capacitadores Realização das Oficinas Material pedagógico baseado em melhores práticas internacionais Material pedagógico com 67 atividades Material selecionado, a partir das áreas temáticas do projeto Conteúdo pedagógico pronto para programação gráfica Manual com planos dematerial Educativo pronto para aulas, eercícios, jogosimpressão e inserção na cooperativos e esquetesplataforma online teatrais Impressão gráfica de 825 manuais Template criado conforme necessidades técnicas para inserção de conteúdo Material Educativo pronto para aplicação nas oficinas Template aprovado, pronto para inserção de conteúdo Plataforma online com todo o Plataforma online pronta para material das oficinas e das publicação ações da Rede Plataforma publicada na internet, com todo o material pedagógico para download Produção logística das oficinas em escolas públicas e comunidades Dias e horas das oficinas confirmados Quallificação do corpo técnico que atuará no projeto Acesso gratuito a todo o material pedagógico do projeto, e material de apoio para ações previstas Definição das escolas e comunidades a serem beneficiadas Cronograma das oficinas divulgados para professores Capacitadores qualificados no material educativo do projeto Logística de realização 33 oficinas realizadas e 825 educadores capacitados AVALIAÇÃO E RELATÓRIOS Avaliação Entrega dos Relatórios Técnico e Físico - Financeiro Pesquisa de avaliação junto aos educadores Preparação dos Relatórios Técnico e Físico - Financeiro Resultado da pesquisa Relatórios prontos para entrega

7 10. CONTRAPARTIDAS INSTITUCIONAL E DE IMAGEM As empresas parceiras do Coneão Verde valorizam a educação como pilar fundamental de uma sociedade sustentável. A construção de um mundo melhor e o respeito ao meio ambiente acontecem por meio do desenvolvimento de valores éticos fundamentais que ampliam a consciência dos jovens, despertando em novas mentes a responsabilidade quanto às questões da preservação do meio ambiente. Em parceria com Secretarias de Educação, escolas públicas e ONGs, promovemos o desenvolvimento sustentável junto às escolas públicas e comunidades, contribuindo para a modernização do ensino e a divulgação de práticas colaborativas de sustentabilidade em larga escala. Apoiando o projeto, sua empresa estará participando de uma ação educativa inovadora, de caráter transformador, em prol de um futuro sustentável. O projeto estimula a noção de cidadania, fortalecendo o desenvolvimento pessoal e educacional de jovens estudantesbrasileiros. OFICINAS PATROCÍNIO 33 Oficinas em até 4 municípios INSERÇÃO DE LOGOMARCA Homepage da Plataforma Online ( Página de acesso ao Material Educativo Contracapa do Manual (825 unidades) Apresentação digital (ppt) das oficinas Folder eletrônico Convite eletrônico para Educadores e SEEDUCs Newsletter quinzenal para educadores

8 Vrprojetos.com.br

CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL 1. APRESENTAÇÃO Conexão Verde é uma rede de aprendizagem e colaboração que envolve jovens

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA

TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA TEATRO SOCIAL: VALORES PARA A VIDA Utilizando o Teatro como Ferramenta de Ensino e Transformação Social CONEXÃO SOCIAL REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOEMOCIONAL IASEA 2015 1. APRESENTAÇÃO TEATRO SOCIAL é

Leia mais

convocatória programa

convocatória programa convocatória programa recode 2017 1. Sobre a ONG Recode Somos uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o

Leia mais

MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1 HISTÓRICO NACIONAL O Brasil tem um histórico em inovação e tecnologia educacional, mas a política vigente ainda é o ProInfo, elaborada em 1997. Primeiras experiências

Leia mais

Convênio SEE e SEBRAE-SP

Convênio SEE e SEBRAE-SP Convênio SEE e SEBRAE-SP Objetivo e Público-alvo Objetivo Disseminar a cultura empreendedora: estimular comportamentos empreendedores para que os jovens possam agir de forma orientada na busca de resultados.

Leia mais

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI

Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI Resolução de problemas: desenvolvendo competências para o século XXI Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

Sustentabilidade nos Negócios

Sustentabilidade nos Negócios Sustentabilidade nos Negócios A Sociedade mudou e os indivíduos se organizam em rede Uma nova sociedade exige um novo jeito de fazer negócios e uma nova liderança! Negócios lucrativos criados a partir

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Básica

EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Básica EMPREENDEDORISMO E EDUCAÇÃO: Uma proposta para aplicação na Educação Cristina Amboni da Silva João Bosco da Mota Alves Simone Meister Sommer Bilessimo 1. Introdução O ambiente escolar é considerado uma

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

Inova Escola: Recursos

Inova Escola: Recursos Inova Escola: Recursos Tecnológicos Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência

Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência Escola para todos: Inclusão de pessoas com deficiência Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

Escrita criativa: com a palavra, a autoria

Escrita criativa: com a palavra, a autoria Escrita criativa: com a palavra, a autoria Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina

Leia mais

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula

Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula Sem medo da indisciplina: a construção participativa da disciplina na sala de aula Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

Água: gotas de conscientização

Água: gotas de conscientização Água: gotas de conscientização Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e Europa.

Leia mais

Como podemos ajudar? Acesse o site A gente inova, você transforma.

Como podemos ajudar? Acesse o site  A gente inova, você transforma. PRODUZIDO POR CRIAX COMUNICAÇÃO EM ABRIL DE 2011 Soluções Microsoft para Educação Como podemos ajudar? Se você quer potencializar os processos de ensino e aprendizagem da sua instituição, oferecer aos

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL. Conexões para transformar Projeto aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura www.planetacultura.com.br SUMÁRIO Introdução O Programa de Integração Cultural Escopo Circuito

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O IV CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2019]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 004/2018 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

SOBRE A EVOLUIR. Visite: /

SOBRE A EVOLUIR. Visite:  / CONSTRUINDO MÚSICA SOBRE A EVOLUIR A Evoluir é uma editora e uma empresa de educação para sustentabilidade. O nosso trabalho é, por meio de projetos e materiais educativos, levar as pessoas a refletir

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

Desenvolvimento de competências no domínio do planeamento energético em países do Mediterrâneo. O caso do Projeto ENEPLAN.

Desenvolvimento de competências no domínio do planeamento energético em países do Mediterrâneo. O caso do Projeto ENEPLAN. Desenvolvimento de competências no domínio do planeamento energético em países do Mediterrâneo. O caso do Projeto ENEPLAN. Aula Aberta - Construção Sustentável 13 de fevereiro de 2017 UAlg/ ISE Marisa

Leia mais

tecnologias educacionais

tecnologias educacionais O guia completo das tecnologias educacionais Conheça as soluções mais utilizadas em sala de aula! profissional da educação que interage diariamente com os alunos das novas gerações tem uma preocupação

Leia mais

Escola para todos: promovendo uma educação antirracista

Escola para todos: promovendo uma educação antirracista Escola para todos: promovendo uma educação antirracista Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países

Leia mais

CONTATO STAKEHOLDERS PÚBLICO-ALVO

CONTATO STAKEHOLDERS PÚBLICO-ALVO ORÇAMENTO CONTATO VISIBILIDADE STAKEHOLDERS A INSTITUIÇÃO PÚBLICO-ALVO OBJETIVOS COMO FAZER PORQUE FAZER OBJETIVOS DO PROJETO Implementar o Esporte de 3 Tempos nos horários de recreação contidos na grade

Leia mais

Simpósio Educação Empreendedora

Simpósio Educação Empreendedora Simpósio Educação Empreendedora O Sebrae-SP QUEM SOMOS O SEBRAE-SP é uma entidade privada e de interesse público, que apoia a abertura e expansão dos pequenos negócios e transforma a vida de milhões de

Leia mais

PATROCINAR A FNQ É INVESTIR NA GESTÃO

PATROCINAR A FNQ É INVESTIR NA GESTÃO PATROCINAR A FNQ É INVESTIR NA GESTÃO Sobre nós 2 Instituição sem fins lucrativos Criada em 1991, por representantes dos setores público e privado Responsável pela organização, promoção e avaliação do

Leia mais

(Manifesto IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas)

(Manifesto IFLA/UNESCO sobre Bibliotecas Públicas) A biblioteca pública porta de acesso local ao conhecimento fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE OFICINAS PARA O III CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR [CIM 2017]: EDITAL GIZ/PROGRAD Nº 003/2017 O Diretor do GIZ Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino,

Leia mais

Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais

Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX

ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX ESPAÇO DE FORMAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO EM TECNOLOGIAS PARA PROFESSORES - EfeX 1 Tecnologias nas mãos do professor IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES PARA USO DE TECNOLOGIAS McKinsey (2017) Fatores que influenciam

Leia mais

Projeto One World Classroom

Projeto One World Classroom Projeto One World Classroom O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de Aprendizagem Intercultural

Leia mais

Prof. Adm. Rafael de Souza Fonseca, MBA, MSc.

Prof. Adm. Rafael de Souza Fonseca, MBA, MSc. Prof. Adm. Rafael de Souza Fonseca, MBA, MSc. Graduação em Administração Extensão em Gestão da Inovação Tecnológica MBA em Gestão Empresarial Master e Doutorado em Estudios Sociales de la C&T 2003-2007

Leia mais

Inova Escola: Papel do Professor

Inova Escola: Papel do Professor Inova Escola: Papel do Professor Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e Europa.

Leia mais

Educação ambiental: processo participativo para melhora

Educação ambiental: processo participativo para melhora Educação Ambiental Educação ambiental A CESP promoveu a partir de 1998, o Programa de Educação Ambiental com o objetivo de atuar efetivamente para melhorar a qualidade ambiental e de vida. O programa é

Leia mais

Nosso convite está aberto a bibliotecas, escolas, organizações comunitárias, centros culturais e outras instituições. Requisitos:

Nosso convite está aberto a bibliotecas, escolas, organizações comunitárias, centros culturais e outras instituições. Requisitos: híb 1 O MOVIMENTO O Movimento Recode é um chamado a pessoas de todo o Brasil que queiram fazer parte de uma grande rede para ampliar as oportunidades de jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 COLEGIADO DE CURSOS Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 Institui a Política de Extensão no âmbito da Faculdade Una de Betim e dá outras providências. A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade

Leia mais

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países

Leia mais

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

Avaliação: para que e como avaliar

Avaliação: para que e como avaliar Avaliação: para que e como avaliar Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA.

INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. 1/5 LEI Nº 4588 de 03 de setembro de 2010. INSTITUI A POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA QUE ESPECIFICA. MARCOS JOSÉ DA SILVA, Prefeito do Município de Valinhos, no uso das atribuições que

Leia mais

Pense... Vida. Projeto de. Pense OPEE. ... em uma educação conectada com a construção de projetos de vida.

Pense... Vida. Projeto de. Pense OPEE. ... em uma educação conectada com a construção de projetos de vida. Pense...... em uma educação conectada com a construção de projetos de vida. COLEÇÃO DIDÁTICA PROJETOS INOVADORES Autoconhecimento Empreendedorismo Educação Financeira Inteligência Emocional Métodos de

Leia mais

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de

Para os gestores educacionais (técnicos, diretores e coordenadores): acesso exclusivo a 10 horas de ROTEIRO SUGERIDO Pré-evento Antes que as atividades da Semana dos Indicadores Educacionais se iniciem, serão disponibilizadas ferramentas para que tudo possa acontecer dentro de um cronograma eficiente.

Leia mais

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM

ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM i ANIGER FRANCISCO DE M MELILLO DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Oferecer amplo leque oportunidades para o desenvolvimento das competências acadêmicas requeridas para a série/ano. 1.2 Introduzir

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

BOLETIM 1 VERSÃO

BOLETIM 1 VERSÃO BOLETIM 1 VERSÃO 26.01.2018 I - O que é o EducAÇÃO ESCOTEIRA? O EducAÇÃO ESCOTEIRA é um evento estratégico dos Escoteiros do Brasil, realizado anualmente dentro de espaços de instituições de ensino, oferecendo

Leia mais

ESTANTE DE HISTORIAS

ESTANTE DE HISTORIAS ESTANTE DE HISTORIAS O Projeto O projeto ESTANTE DE HISTÓRIAS tem por objetivo promover o estímulo à leitura. Para alcançar este objetivo pretende distribuir 50 mini bibliotecas em uma bela estante colorida,

Leia mais

4.536/ , APRESENTAÇÃO

4.536/ , APRESENTAÇÃO 1 - APRESENTAÇÃO A Diretoria do Instituto de Ação Comunitária Integração (IACI), após estudos, apresenta nos itens a seguir o que é e como será desenvolvido o Projeto de Inclusão Digital também designado

Leia mais

POTENCIALIDADE.COM: inclusão digital e transformação social

POTENCIALIDADE.COM: inclusão digital e transformação social 6ª Jornada Científica 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG POTENCIALIDADE.COM: inclusão digital e transformação social Gleiziane da S. MARTINS 1 ; Valéria A. PEREIRA 2 ; André R. VIANA 3 ; Michelley

Leia mais

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas transformações educacionais Novo olhar sobre o uso de tecnologia em sala de aula pode refletir melhores práticas pedagógicas O professor

Leia mais

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola

Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola Plantas medicinais: unindo a cultura popular e o conhecimento científico na escola Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica,

Leia mais

CONEXÕES CRIATIVAS - BETIM Projetos inseridos na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura

CONEXÕES CRIATIVAS - BETIM Projetos inseridos na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura CONEXÕES CRIATIVAS - BETIM Projetos inseridos na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Conexões para transformar www.planetacultura.com.br Introdução O que é o Conexões Criativas - Betim? Conhecendo o PTB

Leia mais

Nosso site Nosso canal de vídeos vimeo.com/evoluir. Novidades e atualizações facebook.com/evoluircultural

Nosso site   Nosso canal de vídeos vimeo.com/evoluir. Novidades e atualizações facebook.com/evoluircultural A Evoluir desenvolve programas socioeducacionais que transformam aforma como aprendemos e ensinamos. Com 22 anos de experiência, trabalhamos em parceria com empresas, governos, escolas e ongs para o desenvolvimento

Leia mais

Nosso convite está aberto a bibliotecas, escolas, organizações comunitárias, centros culturais e outras instituições. Requisitos:

Nosso convite está aberto a bibliotecas, escolas, organizações comunitárias, centros culturais e outras instituições. Requisitos: 1 O MOVIMENTO O Movimento Recode é um chamado a pessoas de todo o Brasil que queiram fazer parte de uma grande rede para ampliar as oportunidades de jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade

Leia mais

Feira do Empreendedor

Feira do Empreendedor Feira do Empreendedor 2018 O Sebrae O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos

Leia mais

Nosso site Nosso canal de vídeos vimeo.com/evoluir. Novidades e atualizações facebook.com/evoluircultural

Nosso site   Nosso canal de vídeos vimeo.com/evoluir. Novidades e atualizações facebook.com/evoluircultural A Evoluir desenvolve programas socioeducacionais que transformam aforma como aprendemos e ensinamos. Com 22 anos de experiência, trabalhamos em parceria com empresas, governos, escolas e ongs para o desenvolvimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PORTARIA N 07 DE 01 DE MARÇO DE 2017 Institui a Política de Extensão no âmbito da Centro Universitário Una e dá outras providências. A Presidente

Leia mais

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar.

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar. Informações à imprensa O que é o Labfuturo? Estamos vivendo grandes mudanças no modo de produzir, de nos relacionar e viver. A educação de ontem não contempla as demandas do futuro de hoje. Nesse contexto,

Leia mais

Inova Escola: Espaços Diferenciados

Inova Escola: Espaços Diferenciados Inova Escola: Espaços Diferenciados Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

Projetos de Leitura 2018

Projetos de Leitura 2018 Projetos de Leitura 2018 01 Sumário Um ano de aprendizados e encantamentos Projeto: Concurso eu escrevo minha história Projeto: Maratona do Livro Infantil Projeto: Concurso Jovem Repórter Projeto: Prêmio

Leia mais

Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito

Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito Relatório Projeto Educação no Trânsito Bridgestone #NósSomosOTrânsito SUMÁRIO SOBRE O PROJETO... 03 NOSSO JEITO DE SERVIR... 04 POR ONDE PASSAMOS... 05 NÚMEROS DO PROJETO... 06 CIRCUITO DE ATIVIDADES...

Leia mais

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL II Desenvolvimento da percepção dos elementos da organização musical, através de atividades práticas; utilização de elementos

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

Informações da Organização

Informações da Organização Informações da Organização Nome: Associação Junior Achievement de Santa Catarina CNPJ: 01.852.526/0001-62 Endereço: Rua Camilo Silveira de Souza Endereço Complemento: Numero: 193 Bairro: Capoeiras Cidade:

Leia mais

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade;

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade; CONSTRUINDO MÚSICA O PROJETO Construindo Música é um programa que une iniciação musical e educação ambiental onde as crianças fabricam e aprendem a tocar Instrumentos feitos de material reciclado. As crianças

Leia mais

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências

AÇÃO 2. Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude. Capacitação no Domínio da Juventude. Parcerias no Setor das Competências AÇÃO 2 COOPERAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E O INTERCÂMBIO DE BOAS PRÁTICAS A B Parcerias Estratégicas na área da Educação, Formação e Juventude Capacitação no Domínio da Juventude Parcerias no Setor das Competências

Leia mais

Projeto Social INFO EM MOVIMENTO SCHWINN,E.V.¹

Projeto Social INFO EM MOVIMENTO SCHWINN,E.V.¹ Projeto Social INFO EM MOVIMENTO SCHWINN,E.V.¹ ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Venâncio Aires RS Brasil Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Com isso,

Leia mais

Gestão da Educação a Distância

Gestão da Educação a Distância Gestão da Educação a Distância 1- Etapas do processo de gestão do desenvolvimento de cursos na modalidade a distância ou semi-presencial Gestão da aprendizagem Desenho pedagógico Sistema tutorial Produção

Leia mais

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as

NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. autonomia para as NO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZAMOS A BUSCA E A COOPERAÇÃO. esco autonomia para as lhas só o é anglo. O CONHECIMENTO ADQUIRIDO E AS REFLEXÕES PRATICADAS TODOS OS DIAS AJUDAM A CRIAR INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS,

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

RELATÓRIO PERIÓDICO. Junho/2018

RELATÓRIO PERIÓDICO. Junho/2018 RELATÓRIO PERIÓDICO Junho/2018 ÍNDICE O que queremos...03 O relatório... 04 Numeralha Números do projeto... 05 ODS do Projeto... 06 Frentes do Projeto... 07 Workshop... 08 Comunicações... 09 Oficinas...

Leia mais

JAYME DE BARROS CAMARA DOM

JAYME DE BARROS CAMARA DOM i JAYME DE BARROS CAMARA DOM Índice 1. Protagonismo Juvenil 1.1 Nos 1º, 2º e 3ºs anos priorizar o domínio do conteúdo curricular na etapa anterior possibilitando desenvolver suas competências acadêmicas

Leia mais

PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL EDUCAÇÃO E COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL

PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL EDUCAÇÃO E COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL EDUCAÇÃO E COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL Projeto ConsCiência PROMOÇÃO DA IGUALDADE SOCIAL EDUCAÇÃO E COMBATE À CRIMINALIDADE JUVENIL Sumário Executivo 1 Apresentação... 4

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

INSTITUTO EDSON ROYER

INSTITUTO EDSON ROYER SOBRE O INSTITUTO EDSON ROYER O IER oficializado em 2009 em Novo Progresso - PA surgiu em função de uma realidade social relacionada às nossas crianças, adolescentes e jovens vítimas da violência, vulneráveis

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE PROGRAMA Nº- 108 PROGRAMA Nº- 108 AMPLIAÇÃO DO PROJETO VOLTA REDONDA CIDADE DA MÚSICA SUB-FUNÇÃO: 361 ENSINO FUNDAMENTAL Proporcionar aos alunos da Rede Pública Municipal de Volta Redonda atividades musicais diversas nos

Leia mais

ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE CONTEÚDOS CRIATIVOS QUALIDADE PONTOS CRUCIAIS DO NOSSO PROJETO

ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE CONTEÚDOS CRIATIVOS QUALIDADE PONTOS CRUCIAIS DO NOSSO PROJETO ACESSIBILIDADE ACESSIBILIDADE QUALIDADE CONTEÚDOS CRIATIVOS PONTOS CRUCIAIS DO NOSSO PROJETO AJUDAR A COMBATER A EVASÃO ESCOLAR Principais motivos da Evasão Escolar: Negligência na estrutura escolar; Fatores

Leia mais

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias Diretoria de Extensão CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos:

Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos: Programa CENTELHA Plano de Trabalho Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos: a) Plano de estabelecimento de redes de atores, visando ampliar a divulgação, prospecção

Leia mais

PRÓ ESPORTE FUTSAL SOCIAL (ANOIII) Projeto aprovado para captação através da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEI Nº /06).

PRÓ ESPORTE FUTSAL SOCIAL (ANOIII) Projeto aprovado para captação através da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEI Nº /06). PRÓ ESPORTE FUTSAL SOCIAL (ANOIII) Projeto aprovado para captação através da LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE (LEI Nº 11.438/06). AESPE A Associação Esportiva e Cultural Pró Esporte também designada pela sigla

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA POLÍTICA AMBIENTAL Porto Alegre 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA Reitor e Pró-Reitor de Graduação Roberto Pontes da Fonseca Coordenadora de Graduação Luciane Torezan

Leia mais

Já pensou em participar de um projeto em que a sua empresa consiga mais visibilidade, promoção de marca, aumento de vendas, divulgação de produtos e

Já pensou em participar de um projeto em que a sua empresa consiga mais visibilidade, promoção de marca, aumento de vendas, divulgação de produtos e QUEM SOMOS? Já pensou em participar de um projeto em que a sua empresa consiga mais visibilidade, promoção de marca, aumento de vendas, divulgação de produtos e ganho de clientes? Conheça o SuperMei! SUPER

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA ESCOLA DE LICENCIATUA CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA ESCOLA DE LICENCIATUA CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA ESCOLA DE LICENCIATUA CURSO DE PEDAGOGIA A Faculdade Internacional da Paraíba - FPB, através da direção do curso de Pedagogia, torna público o presente Edital e convida

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PROGRAMA DE ESTÁGIO E TRAINEE NEPPO Já pensou em poder fazer um estágio diferente de tudo o que você já viu? Aqui na Neppo você pode! Estágio estruturado e flexível para atuar

Leia mais

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ

EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ EDITAL INTERNO USJ Nº 026/2016/USJ ABRE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2016. O Reitor do Centro Universitário Municipal de São José, Prof. Dr. Juarez Perfeito,

Leia mais

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA CAPÍTULO 3 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Relatório de Tecnologias no Ensino Fundamental II Fevereiro / 2017 27 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Para incluir a tecnologia na escola

Leia mais

Gerência de Sustentabilidade Seleção de Projetos com Uso das Leis de Incentivo

Gerência de Sustentabilidade Seleção de Projetos com Uso das Leis de Incentivo Gerência de Sustentabilidade Seleção de Projetos com Uso das Leis de Incentivo Sobre a Vedacit Sustentabilidade Líder de mercado em produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO

EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO EDUCAR PARA HUMANIZAR O TRÂNSITO OBJETIVOS Em nossas estradas passam mais do que histórias. PASSA CONSCIENTIZAÇÃO. Valorizar a vida; Formar cidadãos conscientes no trânsito; Estimular o comportamento seguro

Leia mais

Nosso convite está aberto a bibliotecas, escolas, organizações comunitárias, centros culturais e outras instituições. Requisitos:

Nosso convite está aberto a bibliotecas, escolas, organizações comunitárias, centros culturais e outras instituições. Requisitos: 1 O MOVIMENTO O Movimento Recode é um chamado a pessoas de todo o Brasil que queiram fazer parte de uma grande rede para ampliar as oportunidades de jovens de 14 a 29 anos em situação de vulnerabilidade

Leia mais

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades

Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento Documento de Apoio: Desagregação das medidas e das tipologias de atividades Desagregação das medidas e das tipologias de atividades ESTRATÉGIA NACIONAL

Leia mais

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção

Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Gestão para a Aprendizagem Edital de Seleção Programa para o apoio a secretarias de educação na gestão pedagógica e formação de educadores. I. Contexto A Fundação Lemann acredita que alcançar a excelência

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão completa e profunda das tendências, dos desafios e das ferramentas que a Educação atual e futura irão demandar dos professores e das escolas. Este curso

Leia mais

Serious Board Gaming TRANSFORMATIVE SKILLS 2. Gestão da criatividade, trabalho colaborativo e estratégia nas organizações

Serious Board Gaming TRANSFORMATIVE SKILLS 2. Gestão da criatividade, trabalho colaborativo e estratégia nas organizações Serious Board Gaming 2 Gestão da criatividade, trabalho colaborativo e estratégia nas organizações DIAS E HORÁRIOS DURAÇÃO VALOR 9 de Maio (14h-18h) e 10 de Maio (09h-18h) OBJETIVOS Neste workshop, pretende-se:

Leia mais