INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO"

Transcrição

1 INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: POR UM PLACAR SOCIAL JUSTO O Instituto Bola Pra Frente, iniciativa do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, foi inaugurado em 29 de junho de Situado em uma área de m², o Bola Pra Frente atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 6 a 17 anos. Na busca por um placar social justo, o Bola Pra Frente oferece oportunidade de promoção social por meio do esporte, educação, arte e cultura e qualificação profissional. Em treze anos de existência, o Bola Pra Frente criou e consolidou uma metodologia própria, que foi sistematizada e tornou-se uma tecnologia social. Esta metodologia amplia o conceito de craque para habilidades reconhecidas não apenas no esporte, mas principalmente em outros núcleos em que a criança e o adolescente estão inseridos: a família, a escola e a comunidade. O Bola Pra Frente utiliza o fascínio do futebol e a imagem de atletas consagrados para atrair seu público beneficiário e transformar vidas. Para o Instituto, o futebol é mais do que um esporte: é uma linguagem lúdica universal, que traduz as contradições humanas, possibilitando a construção de valores em uma perspectiva de promoção social. Levando a educação para o campo e o esporte para a sala de aula, o Instituto implementou o programa Esporte em Ação Social, que possui um conjunto de projetos que perseguem o mesmo objetivo: promover, por meio do esporte educacional, atividades sócio-educativas que permitam o desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças e adolescentes atendidos, tornando-os agentes transformadores da sociedade. MISSÃO DO INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: Educar crianças, adolescentes, jovens e suas famílias para o protagonismo social, utilizando o esporte como principal ferramenta impulsionadora da construção de valores em prol da promoção social.

2 IMPACTO SOCIAL DO INSTITUTO BOLA PRA FRENTE: O Censo Muquiço 2008, realizado em parceria com o SESC-Rio, Instituto Muda Mundo e a empresa norueguesa Kongsberg, nas seis comunidades atendidas pelo Instituto (Conjunto Presidente Vargas, Triângulo, Coréia, Muquiço, Ferroviária e Vila Eugênia) registra um significativo impacto social na escolaridade dos jovens atendidos. Impacto na adesão escolar: - Jovens de 15 a 24 anos das comunidades atendidas, que nunca freqüentaram o Instituto Bola Pra Frente = 57,29% estão estudando. - Ex-educandos do Instituto Bola Pra Frente = 93,5% estão estudando; e 5,8% completaram o ensino médio. Impacto na evasão escolar: - Jovens de 15 a 24 anos das comunidades atendidas, que nunca freqüentaram o Instituto Bola Pra Frente = 41,91% pararam de estudar. - Ex-educandos do Instituto Bola Pra Frente = 0,5% parou de estudar.

3 PROJETOS SÓCIO-ESPORTIVOS E EDUCACIONAIS: ESPORTE + EDUCAÇÃO = Craque de Bola e de Escola Escalação: Crianças de 6 a 9 anos Aprendendo a vencer nos campos da vida... Craque de Bola e de Escola é o projeto que atende crianças de 6 a 9 anos e tem como objetivos despertar o interesse em aprender, apoiar a alfabetização e combater a evasão escolar. Partindo do princípio de que o processo de aprendizagem se dá com base em dados significativos, o Craque de Bola e de Escola trabalha com o futebol, a grande paixão das crianças, utilizando esta temática de forma lúdica e despertando o desejo de aprender. Com isso, cada criança é impulsionada a se tornar um craque também na escola e dar continuidade aos estudos. Nossos craques têm educação física, português, matemática, história, geografia, educação artística, ambiental e nutricional, aulas de filosofia e apoio psicopedagógico no Espaço do Craque, consultório especializado no atendimento a crianças com mais dificuldades no processo de aprendizagem. As escolas são as principais parceiras deste projeto. É feito um acompanhamento sistemático do desempenho escolar de cada criança atendida.

4 ESPORTE + ARTE e CULTURA = ARTilheiro Escalação: Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos Marcando gols com muito talento... ARTilheiro é o projeto que atende crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e tem como objetivos estimular a criatividade e a liberdade de expressão, incentivar as manifestações artísticas e o acesso a bens culturais, bem como promover a valorização da própria cultura. Por meio das mais diversas formas de expressão, proporcionadas pelo teatro, dança, música, vídeo e artesanato, o ARTilheiro amplia a visão de mundo, contribuindo para a construção da identidade e do pensamento crítico e valorizando o auto-conhecimento das crianças e adolescentes. As atividades do ARTilheiro fomentam a criação artística e desenvolvem a autonomia e a auto-estima, à medida que as crianças e adolescentes são estimulados a produzir e expor seus trabalhos. Com isso, o ARTilheiro potencializa o interesse em aprender e agrega importantes competências para o processo de aprendizagem, contribuindo para o desempenho escolar e desenvolvendo aptidões que serão importantes no futuro, quando ingressarem no mundo do trabalho.

5 ESPORTE + QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL = Campeão de Cidadania Escalação: Adolescentes de 15 a 17 anos Conquistando medalhas para o futuro... Campeão de Cidadania é o projeto que atende adolescentes de 15 a 17 anos e tem como objetivos identificar e investir em competências, promover a qualificação profissional, incentivar o empreendedorismo e facilitar a inserção no mundo do trabalho. O Campeão de Cidadania promove a aproximação entre a teoria e a prática por meio de uma visão psicopedagógica que estimula o desafio e a participação no processo de apropriação do conhecimento. O projeto inclui atividades como aulas expositivas, dinâmicas de grupo, vídeos, jogos empresariais, palestras, visitas às empresas, elaboração do currículo e encaminhamento a empresas conveniadas. Os adolescentes têm aulas de Português, Matemática, Inglês, Orientação para o Trabalho, Qualidade em Atendimento, Legislação Trabalhista, Gestão Organizacional, Informática, Ética e Cidadania, Saúde e Sexualidade, dentre outras. O Instituto Bola Pra Frente é agente de integração empresa-escola e tem o Programa de Habilitação de Aprendiz. O Instituto Bola Pra Frente foi habilitado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a atuar no encaminhamento dos adolescentes do Campeão de Cidadania para estágios em empresas conveniadas, conforme a lei 6.494/77.

6 Além disso, em atendimento à Lei do Aprendiz (lei /00), que prevê que pelo menos 5% do quadro de funcionários da empresa devem ser aprendizes, o Bola Pra Frente está apto a desenvolver e encaminhar adolescentes nos programas de aprendizagem no curso de auxiliar administrativo.

7 ESPORTE + QUALIDADE DE VIDA = Saúde em Campo Escalação: Educandos do Bola Pra Frente e seus familiares Valorizando a saúde para vencer em todos os campos... O projeto Saúde em Campo promove a conscientização dos educandos e de seus familiares da importância da adoção de comportamentos e hábitos saudáveis. A partir do modelo de atenção biopsicossocial em saúde, que proporciona uma visão integral do ser e compreende as dimensões física, psicológica e social, o Saúde em Campo prioriza a prevenção em lugar do tratamento. O projeto desenvolve atividades como: orientação sobre noções básicas de saúde e higiene, prevenção ao uso de drogas, das DST s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e gravidez precoce, combate ao sedentarismo e à obesidade, melhoria psicomotora, educação nutricional, descoberta dos valores do esporte e do civismo, bem-estar na convivência familiar e social, dentre outras ações de promoção da saúde e da qualidade de vida.

8 BOLA PRA FRENTE + FAMÍLIA = Craque dos Craques Escalação: Pais e responsáveis dos educandos do Bola Pra Frente Convocando reforços muito especiais... O projeto Craque dos Craques tem o intuito de ampliar o papel dos familiares dos educandos do Bola Pra Frente, incluindo-os no processo sócio-educacional e promovendo atividades que gerem renda e conhecimento sobre questões sociais como o alcoolismo, o desemprego, o consumo de drogas, a violência doméstica, dentre outras. As atividades são desenvolvidas a partir do trabalho de uma equipe interdisciplinar (profissionais de serviço social, pedagogia e psicologia), que utiliza princípios éticos, de cidadania e de relacionamento interpessoal. Dentre as atividades oferecidas estão: oficinas de artesanato, palestras com temas variados, eventos de confraternização e reuniões periódicas para avaliação de resultados.

9 BOLA PRA FRENTE + ESCOLA = Toque de Mestre Escalação: Professores e diretores de escolas públicas Reafirmando o espírito de equipe... O Toque de Mestre promove a interação entre o Instituto e as escolas da região, além de oferecer aprimoramento intelectual contínuo aos professores. O público beneficiário são os professores da rede pública de ensino, que trabalhem no Complexo do Muquiço: As atividades desenvolvidas são: Visitas periódicas às escolas em que estão matriculados os nossos educandos para avaliação da situação escolar notas, evolução, comportamento etc. Palestras e vivências para os professores destas escolas, além de promover uma troca de experiências e premiação de iniciativas bem-sucedidas em sala de aula.

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade?

Perguntaram à teóloga alemã. Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Perguntaram à teóloga alemã Dorothee Sölle: Como a senhora explicaria a um menino o que é felicidade? Não explicaria, Daria uma bola para que ele jogasse... ESPORTE EDUCAÇÃO CULTURA QUALIFICAÇÃO PLACAR

Leia mais

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral

2. OBJETIVOS 2.1. Objetivo Geral 1. INTRODUÇÃO A Prefeitura Municipal de São João Batista, consciente de sua responsabilidade social e em concórdia com a Lei N 8.069, de 13 de julho de 1990, do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE em

Leia mais

Estudar aqui faz diferença!

Estudar aqui faz diferença! Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos. Contribui

Leia mais

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018

Relatório Anual Estação Conhecimento de Marabá. Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 Relatório Anual 2018 Estação Conhecimento de Marabá Responsável: Vera Lucia da Cunha 31/12/2018 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ECONÔMICO DE MARABÁ MODELO URBANO Quem somos A Estação Conhecimento de Marabá

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA

ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA ASSOCIAÇÃO PROJETO PROVIDÊNCIA A Associação Projeto Providência é uma associação civil, de cunho filantrópico, de natureza educacional, cultural e assistencial, fundada em 1988, por Pe. Mário Pozzoli,

Leia mais

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença!

Ensino. Fundamental I. Estudar aqui faz diferença! Ensino Fundamental I Estudar aqui faz diferença! CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO Proposta Pedagógica Missão: Promover o desenvolvimento do ser humano por meio da educação e da saúde, segundo os valores camilianos.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva

Eleita 103ª 5ª. melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil. Ranking 500 NGOs Global Geneva Eleita 103ª 5ª melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil Ranking 500 NGOs Global Geneva AM MA GO onde estamos Elaboração, execução e avaliação de programas e projetos sociais; Desenvolvimento

Leia mais

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS.

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS. Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani significa PAI DE MUITAS ESTRELAS. O que é o PROGRAMA YACAMIM? Como iniciou o Projeto do PROGRAMA YACAMIM? Objetivo geral: Congregar ações, com

Leia mais

O PROJETO Escola Construindo Saber Instituto Morena Rosa

O PROJETO Escola Construindo Saber Instituto Morena Rosa O PROJETO O Projeto Escola Construindo Saber é um Centro de Educação Infantil criado para atender as necessidades de mães trabalhadoras da indústria e da comunidade carente do município de Cianorte. Foi

Leia mais

Relatório Mapeamento da Escola

Relatório Mapeamento da Escola Relatório Mapeamento da Escola Bolsista: Luziane Machado Dados de Identificação Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa Localidade: Durasnal BR 290 km 306 Município: Caçapava

Leia mais

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma

Relatório Anual. Associaçao Crista de Osasco-Centro Social Carisma Resumo da ONG Os projetos do Centro Social têm como fundamento e importância o desenvolvimento de ações no campo da prevenção. Nossa atuação é orientada no sentido de promover a articulação entre as famílias

Leia mais

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA

ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA ASSOCIAÇÃO AGATHA VOLEI DE PRAIA - AAVP PROJETO AGATHA DE ESPORTES DE AREIA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Nome do Projeto: Agatha Esportes de Areia Proponente: Associação Agatha Vôlei de Praia AAVP Lei Federal

Leia mais

Institucional. Nossa História

Institucional. Nossa História Institucional Nossa história Proposta Pedagógica Horário Nosso Espaço Fotos Localização Manual do aluno Calendário Anual Lista de material Informação de renovação de matrícula para 2014 Circulares Eventos

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia -

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia - Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA - Curso de Psicologia - Descrição do Curso: O Curso de Psicologia oferece formação no perfil

Leia mais

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA Projeto: Pensando no Amanhã CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIO 2019/2020 ASSOCIAÇÃO SANTA LUZIA QUEM SOMOS A Associação de Amigos e Moradores do Bairro Jardim Santa Luzia é uma entidade sem fins lucrativos, atuando

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO

Leia mais

Atualidades e mundo do trabalho

Atualidades e mundo do trabalho EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO MÉDIO Conteúdo interdisciplinar Atualidades e mundo do trabalho De acordo com a BNCC OBJETIVOS DESSE PROJETO O projeto tem o objetivo de oferecer ao jovem e ao adulto

Leia mais

SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL

SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL BOAS VINDAS SENAR SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Central, foi criado pela Lei Federal nº 8315, de 23 de dezembro de 1991 e regulamentado

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de:

e produtivo (CEDES 1. Centro de Desenv envolvimento Social ESP) Conv nvênio 260 pessoas frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2016 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças;

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; INSTITUTO D. FRANCISCO GOMES O RELÓGIO 1º Ciclo PROJETO EDUCATIVO OBJETIVOS - Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; - Oferecer uma aprendizagem

Leia mais

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana

Futuro Integral. Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Futuro Integral Mostra Local de: Apucarana (Municípios do Vale do Ivaí) Categoria do projeto: III Projetos finalizados (projetos encerrados) Nome da Instituição/Empresa: SESC Parana Unidade Apucarana Cidade:

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

Educar através da relação afetiva, ousando a troca. APRESENTAÇÃO DO EXTERNATO GRÃO VASCO

Educar através da relação afetiva, ousando a troca. APRESENTAÇÃO DO EXTERNATO GRÃO VASCO Educar através da relação afetiva, ousando a troca. APRESENTAÇÃO DO EXTERNATO GRÃO VASCO 2019 O Externato APRESENTAÇÃO DO EXTERNATO GRÃO VASCO 2019 O Externato Grão Vasco é uma Instituição de ensino particular

Leia mais

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO

VERSÃO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO VERSÃO 2014-2 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE DIREITO ARACRUZ 2014 1. INTRODUÇÃO 1.1. Missão No intuito de fortalecer e promover uma educação de qualidade em que o discente é o principal protagonista, a

Leia mais

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS

FICHA ENS. FUND. II - 01 DIRETRIZ ESTRATÉGIAS FICHA ENS. FUND. II - 01 Fomentar a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. 1.1 Planejamento coletivo integrando o trabalho docente via oficinas pedagógicas; 1.2

Leia mais

Visão Transformar crianças para transformar a sociedade. Valores

Visão Transformar crianças para transformar a sociedade. Valores Relatório 2011 APRESENTAÇÃO Fundado em agosto de 1997, o Espaço Logos nasceu com o intuito de resgatar crianças em situação de risco pessoal e social. O cenário atual nos move em direção a novas iniciativas.

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Currículo (Teoria e Prática) Componentes Curriculares Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Currículo (Teoria e Prática) Parte 2 Professora: Nathália Bastos III da interdisciplinaridade e da contextualização, que devem ser constantes em todo o currículo, propiciando a interlocução entre

Leia mais

NOVIDADES E PARCERIAS

NOVIDADES E PARCERIAS ......... Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-1712 / 3371-2265 / 98837-0282 Site: www.escolafazendinhafeliz.com.br / Email: contato@escolafazendinhafeliz.com.br

Leia mais

MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Autora : Simone Helen Drumond (92) /

MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Autora : Simone Helen Drumond (92) / MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Autora : Simone Helen Drumond simone_drumond@hotmail.com (92) 8808-2372 / 8813-9525 MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

Leia mais

FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA Projeto: Festival de Iniciação Esportiva Publicação no D.O.U 28/12/2015 Seção 1 Pág 125 Beneficiários Diretos: 300 crianças/adolescentes Valor Total aprovado: R$ 302.681,74

Leia mais

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária Etapa 1 EDU02051 ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO Obrigatória 2 30 EDU03052 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO Obrigatória 3 45 EDU01043 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA EUROPA E NAS AMÉRICAS Obrigatória 4 60 EDU03050

Leia mais

Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2

Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2 Laboratório de Legobótica E.E. de E.I. Prof.ª Ernesta Xavier Rabelo Orsi Sala 2 Sessão 2 Prof.ª Sandra Mara Finco Realização: Foco Projeto da disciplina eletiva Dirigido para o desenvolvimento e melhoria

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

Escola, família e Comunidade:

Escola, família e Comunidade: Escola, família e Comunidade: Construindo novos caminhos Docentes: Alia Mendonça, Carla Sofia Silva, Gerardo Pimenta, Patrícia Lume Assistentes Técnicas: Cátia Dantas, Gorete Vieira, Sandra Eunice, Sandra

Leia mais

EDUCADOR SOCIAL SITE: FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE

EDUCADOR SOCIAL SITE:  FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE EDUCADOR SOCIAL SITE: WWW.CARITASPORTOALEGRE.ORG FACEBOOK: CARITAS ARQUIDIOCESANA DE PORTO ALEGRE SAS FACEBOOK: MENSAGEIRO DA CARIDADE ATUAÇÃO PROFISSIONAL CRIANÇAS ADOLESCENTES ADULTOS IDOSOS ÁREAS DE

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Fórum Regional Sudeste de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD) Universidade Católica de Petrópolis, RJ 01/04/2016 1. 2. Precarização do Programa 3.

Leia mais

Relatório Mensal do mês de Maio.

Relatório Mensal do mês de Maio. Relatório Mensal do mês de Maio. Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente)

Programa LBV Criança: Futuro no presente! Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Programa LBV Criança: Futuro no presente! Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em andamento (projetos em execução atualmente) Nome da Instituição/Empresa: Legião da Boa Vontade (LBV)

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA.

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. RELATO DE EXPERIÊNCIA PROJETO INICIAÇÃO AO ATLETISMO DENTRO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LIMEIRA. PROFESSOR GEORGE LUIZ CARDOSO SECR. MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER DA CIDADE DE LIMEIRA Relato

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA GIRASSOIS. Mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pedreira

ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA GIRASSOIS. Mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pedreira ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA GIRASSOIS RELATÓRIO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS E DAS METAS ATINGIDAS Assinale o Período de Avaliação a que se refere este relatório: ( X ) Janeiro a Abril ( ) Maio a Agosto

Leia mais

Resolução 032/94 - CONSEPE

Resolução 032/94 - CONSEPE Resolução 032/94 - CONSEPE Altera grade curricular e define ementas de disciplinas do curso de Pedagogia oferecido pelo Centro de Ciências da Educação - FAED. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

EDUCAÇÃO CONTINUADA. Portfólio 2019 MODALIDADE PRESENCIAL

EDUCAÇÃO CONTINUADA. Portfólio 2019 MODALIDADE PRESENCIAL EDUCAÇÃO CONTINUADA Portfólio 2019 MODALIDADE PRESENCIAL Cursos que ampliam as habilidades dos trabalhadores, abordam temas da educação, saúde e segurança no trabalho. Cursos na ÁREA DA EDUCAÇÃO CURSOS

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS GRUDA AMIGO MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS EDUCAÇÃO INFANTIL CONHEÇA A NOSSA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL PROPOSTA PEDAGÓGICA E DIFERENCIAIS DO COLÉGIO POSITIVO Com tecnologias e métodos

Leia mais

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios O Pograma Municipal Vagos em Ação Júnior, adiante designado de Vagos em Ação Júnior pretende, de uma forma lúdica-pedagógica,

Leia mais

Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF.

Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF. Programa Saúde na Escola em Cocos - BA: atuação da equipe NASF. - GESTOR MUNICIPAL DE SAÚDE: Clewton Domingues de Souza - AUTOR PRINCIPAL: Andréa Cristina B. de Sene : Coordenadora NASF - Outros autores:

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO Assunto: Nota explicativa sobre preenchimento do Quadro Resumo do Projeto Político Pedagógico Prezado Diretor, Com o objetivo de esclarecer a finalidade de cada campo do Quadro Resumo do Projeto Político

Leia mais

RelatórioSocial2017/1. PequenaCasa dacriança

RelatórioSocial2017/1. PequenaCasa dacriança RelatórioSocial2017/1 PequenaCasa dacriança PALAVRADAPRESIDENTE APequenaCasadaCriança,fundadaem15deagostode1956, vive uma história de 61 anos de amor e dedicação a uma comunidade.fundadapelairmãnelydesousacapuzzo,da

Leia mais

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento 10980 A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EMEF MENINO DEUS 10732 A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-COMPUTACIONAL

Leia mais

O Fundador Robert Bosch

O Fundador Robert Bosch O Fundador Robert Bosch Robert Bosch (1861 1942) Meu objetivo é, além do alívio da necessidade, atuar, acima de tudo, na elevação das forças morais, sanitárias e mentais... Serão promovidas: saúde, educação,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE : SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

IDENTIFICAÇÃO ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE : SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IDENTIFICAÇÃO ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE : SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ: 15.275.128.0001/35 ENDEREÇO: RUA SÃO NICOLAU Nº79 CIDADE: NOVA CANDELÁRIA/RS CEP: 98.919-000 DDD/TELEFONE: 55 3616 6331

Leia mais

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS

MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS GRUDA AMIGO MINHA PRIMEIRA IDEIA PARA APROXIMAR AS PESSOAS EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA FASE DE DESCOBERTAS, ALÉM DE APRENDER, SEU FILHO PRECISA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS COMO A COGNIÇÃO, A AUTONOMIA, AS HABILIDADES

Leia mais

Prof. Jefferson Monteiro

Prof. Jefferson Monteiro Prof. Jefferson Monteiro Histórico O Programa Segundo Tempo é uma política pública de esporte educacional idealizado e criado em 2003 pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática

Leia mais

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de:

1. Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP) Convênio PMSP / SMADS. 146 pessoas concluíram os cursos de: Relatório Despertar 2017 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Estações de Movimento. E.E. Doutor Carlos Garcia. Professor(es) Apresentador(es): Valéria Penha Ferreira Rodrigo de Alencar.

Estações de Movimento. E.E. Doutor Carlos Garcia. Professor(es) Apresentador(es): Valéria Penha Ferreira Rodrigo de Alencar. Estações de Movimento E.E. Doutor Carlos Garcia Professor(es) Apresentador(es): Valéria Penha Ferreira Rodrigo de Alencar Realização: Foco do Projeto O presente projeto foi elaborado de forma interdisciplinar

Leia mais

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma.

PLANO GESTÃO Números de alunos da escola e sua distribuição por turno, ano e turma. PLANO GESTÃO 2016 1. Identificação da Unidade Escolar E.E. Professora Conceição Ribeiro Avenida Sinimbu, s/nº - Jardim Vista Alegre Cep: 13056-500 Campinas/SP 1.1 Equipe Gestora Diretor: Sueli Guizzo Bento

Leia mais

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Centro de Convivência da Pessoa Idosa Deve-se basear numa concepção de cuidado para um envelhecimento ativo, que privilegie a reintegração sócio-política cultural da pessoa idosa, em conformidade com a

Leia mais

A OFB acredita que o aprendizado por meio das artes muda para melhor a vida das pessoas, sendo um poderoso instrumento para integração social

A OFB acredita que o aprendizado por meio das artes muda para melhor a vida das pessoas, sendo um poderoso instrumento para integração social O Viva Arte Viva - é um projeto de inclusão social que oferece oficinas gratuitas e permanentes de teatro, música e dança à comunidade do Distrito Federal e cidades do entorno. É o projeto mais atuante

Leia mais

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO I Identificação ASSOCIAÇÃO DE REABILITAÇÃO INFANTIL LIMEIRENSE ARIL INSTRUMENTAL PARA MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Entidade Executora: Associação de Reabilitação Infantil Limeirense - ARIL Endereço: Rua Dr.

Leia mais

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios 1 Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança que é

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM

MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM MATRIZ CURRICULAR 4 anos INÍCIO EM 2012.1 EIXO1 Formação docente: Profissionalização, Ética e Cidadania 1º Período Disciplina C.H.R. C.H.S. Informática Aplicada 20 20 01 01 Políticas Públicas e Organizações

Leia mais

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE

OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE OFICINA DE FUTEBOL MASCULINO E FEMININO TRABALHANDO MENTES E FORMANDO CIDADÃOS ATRAVÉS DO ESPORTE É sabido que através da prática esportiva, o indivíduo pode ser norteado a caminhos contrários a violência,

Leia mais

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO O Espaço Criança Esperança de Jaboatão (ECEJ) abre a seleção 2017 para Oficineiros habilitados a desenvolverem atividades de: Pedagogia

Leia mais

PSE. Programa de saúde nas escolas. PSE - Programa de Saúde nas Escolas. 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013

PSE. Programa de saúde nas escolas. PSE - Programa de Saúde nas Escolas. 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 PSE - Programa de Saúde nas Escolas PSE Programa de saúde nas escolas 34 Relatório de Gestão 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013 B lanço Soci l PSE - Programa de Saúde nas Escolas Relatório de Gestão 2009, 2010,

Leia mais

Da inclusão: Incluir por incluir?

Da inclusão: Incluir por incluir? Da inclusão: Incluir por incluir? Com o Advento da Lei 13.146/2015 que institui a Inclusão da Pessoa com Deficiência na rede de Ensino Pública e Particular, tornou-se quase que obrigatório a inclusão de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAÍRA SP PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2017 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Guaíra, Estado de São Paulo, torna público que realizará por meio do INSTITUTO EXCELÊNCIA LTDA - ME, na forma prevista no artigo 37, inciso IX, da Constituição

Leia mais

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis.

Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Edital aberto de 18 de fevereiro a 15 de março. 9.151 pessoas alcançadas nas redes sociais. Total de 77 inscritos, sendo 53 elegíveis. Observação: A gestão do edital 2019 do Instituto Rio, ficou a cargo

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MÊS DE ABRIL A JUNHO UNIDADE II AGUA ESPRAIADA. Rua nº Estrada do Tabuleiro Verde, 1.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MÊS DE ABRIL A JUNHO UNIDADE II AGUA ESPRAIADA. Rua nº Estrada do Tabuleiro Verde, 1. RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS MÊS DE ABRIL A JUNHO - 2018 UNIDADE II AGUA ESPRAIADA I DADOS CADASTRAIS Dados Da Executora - Matriz Razão Social CNPJ 71.731.459/0001-03 Data de Fundação 14/08/1986

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA

EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE O, Estado do Rio Grande do Sul, TORNA PÚBLICO, para conhecimento dos interessados, que no

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Positivo são

Leia mais

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Alunos Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Indicador Objetivos do Curso 02 - Conheço o Projeto Pedagógico do Curso e os

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 de 04 / 10 /2012 Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira Código: 187 Município: Santana de Parnaíba

Leia mais

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018

O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo. Angélica de Almeida Merli Abril/2018 O programa Escola de Tempo Integral de São Paulo Angélica de Almeida Merli Abril/2018 1 Objetivo Apresentar o programa de escola de tempo integral de São Paulo. 2 - Dezembro de 2005 Histórico - Rede Estadual

Leia mais

APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS RELATÓRIO MENSAL DAS ATIVIDADES 2012 MÊS DE FEVEREIRO ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS Técnicos Responsáveis: Diretora Administrativa: Marinalva de Souza Farias da Costa Secretaria: Terezinha

Leia mais

POLÍTICA DO NÚCLEO DE APOIO DOCENTE E DISCENTE NADD

POLÍTICA DO NÚCLEO DE APOIO DOCENTE E DISCENTE NADD POLÍTICA DO NÚCLEO DE APOIO DOCENTE E DISCENTE NADD 1 Dimensão: IX Políticas de atendimento aos estudantes; 2 3 1 Apresentação/Contextualização O NADD Núcleo de Apoio Docente e Discente é um serviço da

Leia mais

MATRIZ DIAGNÓSTICA PARA ORIENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO OE DA ESCOLA Orientação e o Planejamento/Plano de Ação- Dimensão Técnica

MATRIZ DIAGNÓSTICA PARA ORIENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO OE DA ESCOLA Orientação e o Planejamento/Plano de Ação- Dimensão Técnica Planejamento. MATRIZ DIAGNÓSTICA PARA DO PLANO DE AÇÃO DO OE DA ESCOLA Orientação e o Planejamento/Plano de Ação- Dimensão Técnica Um bom PLANEJAMENTO é o primeiro passo para um trabalho de qualidade,

Leia mais

Programa de Estágios Extracurriculares

Programa de Estágios Extracurriculares Universidade Federal de Pampa Campus Bagé Licenciatura em Letras Habilitações: Português/Inglês e Português/Espanhol e respectivas literaturas Programa de Estágios Extracurriculares Programa de Estágios

Leia mais

Sua missão é "ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã".

Sua missão é ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã. esporte social A ACM-RS A Associação Cristã de Moços do Rio Grande dos Sul foi fundada há mais de 110 anos e é uma instituição ecumênica, filantrópica, de assistência social e de atividades educacionais,

Leia mais

Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018

Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018 Detalhamento das Linhas Temáticas Edital 070/2018 Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão NDHI 1. Educação e Cultura em Direitos Humanos Formação para a promoção da educação e da cultura em Direitos Humanos,

Leia mais

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR)

Sementes do Amanhã. Proposta de Projeto Esportivo. Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) Proposta de Projeto Esportivo Sementes do Amanhã Proposta de Patrocínio via Lei de Incentivo ao Esporte (100% dedutível de 1% do IR) PROPONENTE: GESTÃO: APOIO: COLABORADOR: PANORAMA Futebol Clube Proposta

Leia mais

1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES

1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES 1 Índice PLANOS DE ESTUDO... 3 2. OBJETIVOS... 4 3.1. PLANO DE ESTUDO - EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR... 5 3.2. PLANO DE ESTUDO - 1º CICLO... 6 3.3. PLANO DE ESTUDO - 2º e 3º CICLOS... 8 4. DISCIPLINAS NÃO CURRICULARES...

Leia mais

ALICE ROMÃO DA SILVA

ALICE ROMÃO DA SILVA 1 ALICE ROMÃO DA SILVA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) "Gestão Escolar" do curso de Pedagogia. PARANAGUÁ 2012 2 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 03 2. EDUCAÇÃO

Leia mais

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2014 Administração: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça Secretária do Bem Estar Social: Darlene Martin Tendolo Diretora de Departamento: Silmaire

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO

PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE APRESENTAÇÃO Uma vez que se contemple a importância, na missão da FAMETRO, da formação de cidadãos éticos e profissionais competentes para o contexto atual, é lógico que se

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE A arte como manifestação de expressão e comunicação humana. As manifestações artísticas como reflexo de valores

Leia mais

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL

PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO CULTURAL. Conexões para transformar Projeto aprovado na Lei Rouanet de Incentivo à Cultura www.planetacultura.com.br SUMÁRIO Introdução O Programa de Integração Cultural Escopo Circuito

Leia mais

A Relevância da Causa

A Relevância da Causa Relatório 2010 Partindo-se do princípio de que toda criança tem o direito de ser respeitada como tal e assistida pela sua família e a sociedade como um todo, fundamentamos nossas ações por meio de atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE ATIVIDADES E RECURSOS CAR

REGULAMENTO DO CENTRO DE ATIVIDADES E RECURSOS CAR REGULAMENTO DO CENTRO DE ATIVIDADES E RECURSOS CAR INDÍCE A) Noção... 2 B) Objetivos... 2 C) Destinatários... 2 D) Serviços do Centro de Atividades e Recursos (C.A.R.)... 2 E) Atividades... 3 F) Condições

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça CCA Espaço da Comunidade I 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário Relatório Anual de Atividades... 3 Apresentação da Fundação Comunidade

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ANO 2015

PLANO DE AÇÃO ANO 2015 1 PLANO DE AÇÃO ANO 2015 I Identificação da Entidade: Nome da Entidade: Grupo Cultural AfroReggae - GCAR Endereço da Entidade: Rua Santo Antônio, nº 11 Bairro: Vigário Geral CEP: 21.010-400 Telefone: 21

Leia mais

5 - Reconhecer e valorizar os patrimônios imateriais que representem a identidade cultural do município.

5 - Reconhecer e valorizar os patrimônios imateriais que representem a identidade cultural do município. Cultura 1 - Promover Eventos Culturais na cidade, para estimular o envolvimento cultural e a produção artística, além de propiciar a valorização do capital cultural do município, dando prioridade às apresentações

Leia mais

INSTITUTO EDSON ROYER

INSTITUTO EDSON ROYER SOBRE O INSTITUTO EDSON ROYER O IER oficializado em 2009 em Novo Progresso - PA surgiu em função de uma realidade social relacionada às nossas crianças, adolescentes e jovens vítimas da violência, vulneráveis

Leia mais

Centro Salesiano Desenvolvimento Social e Profissional São Luiz CNPJ: / Rua Cel. José Vicente, 623 Centro Lorena/SP CEP: 12.

Centro Salesiano Desenvolvimento Social e Profissional São Luiz CNPJ: / Rua Cel. José Vicente, 623 Centro Lorena/SP CEP: 12. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES ATIVIDADE AÇÃO META RESULTADO Realização da Matricula Procura voluntária, encaminhamentos e busca ativa. 300 Foram realizadas as matriculas nos meses de Janeiro e

Leia mais