Como incluir atividades físicas na minha vida?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como incluir atividades físicas na minha vida?"

Transcrição

1 Como incluir atividades físicas na minha vida?

2 Saúde mental e boa aptidão física Toda pessoa que encara uma rotina de trabalho puxada, inclusive no setor de transportes, precisa ter saúde mental e boa aptidão física, uma vez que os desafios do cotidiano exigem muita motivação e disposição. Para manter o bem-estar pessoal no dia a dia e melhorar o desempenho profissional, especialistas de diversas áreas são unânimes em recomendar a prática regular de alguma atividade física, combinada à alimentação saudável. Podemos definir atividade física como um exercício que envolve movimentos corporais, por meio do qual a pessoa busca uma qualidade de vida melhor. Já a qualidade de vida é o jeito que você escolhe para viver. Seu corpo é a principal ferramenta para alcançar uma qualidade de vida melhor. E a maneira como você cuida dele define muitos outros caminhos. Com a inclusão de exercícios físicos em sua rotina, o corpo funciona melhor, a sua saúde mental é maior e o rendimento no trabalho certamente irá crescer.

3 A importância de se movimentar Movimentar-se é essencial na vida do ser humano. Se você parar para pensar, tudo no universo se move o tempo todo para que as coisas evoluam. É o que a vida demanda: movimento e flexibilidade. Afinal você com frequência vai precisar se adaptar a novas situações, novos caminhos e novos desafios. O seu corpo é a grande ferramenta nessa jornada. Sua saúde e sua qualidade de vida dependem muito, então, da maneira como seu corpo funciona. A prática de atividades físicas auxilia no desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, motoras e na autoestima. Isso porque permite o controle do peso, o melhor conhecimento de seus limites e suas potencialidades.

4 Sedentarismo: um problema grave A primeira etapa para incluir a atividade física na sua vida é combater um inimigo terrível: o sedentarismo, ou seja, a ausência ou redução drástica de atividades físicas, ainda mais perigoso do que a obesidade. Considera-se sedentária uma pessoa que gasta menos de calorias por semana, tendo como base uma dieta normal de calorias/dia. De acordo com pesquisas da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o sedentarismo é o responsável por 54% do risco de morte por enfarte e por 50% do risco de morte por Acidente Vascular Cerebral (derrame), as principais causas mortis no Brasil. O pior é que o sedentarismo avança dia a dia, no país e em todo o mundo, por conta das comodidades tecnológicas e de um estilo de vida que, cada vez mais, gira em torno da TV, do computador e dos celulares. Isso vale também para o trabalhador do transporte, que passa muito tempo ao volante.

5 Sedentarismo: um problema grave A relação direta com as doenças cardiovasculares (30% dos doentes não praticam nenhum exercício) vem transformando o sedentarismo em um grande problema de saúde pública, que preocupa autoridades de todos os níveis. E o sedentarismo está na raiz de diversas outras doenças, como: Diabetes: 27% dos casos estão ligados à falta deatividades físicas; Câncer de mama: 21% a 25% das doentes são inativas; Câncer de cólon: 21% a 25% dos casos estão relacionados à ausência de atividade física. Problemas de coluna, nas articulações e osteoporose também aparecem com maior frequência entre pessoas sedentárias.

6 Você sabia? O pesquisador francês Jean-Baptiste Lamarck ( ) desenvolveu a Lei do Uso e Desuso dos Órgãos. Segundo ele, quando o indivíduo utiliza muito um determinado órgão do corpo, ele se desenvolve melhor. Mas se deixar de utilizálo, o órgão irá se atrofiar. Assim, é de se esperar que as pessoas sedentárias apresentem atrofias orgânicas e deficiências funcionais em relação às pessoas que se exercitam regularmente.

7 Como alterar velhos hábitos? Se você concluiu que deve mudar hábitos antigos para alcançar uma vida saudável, de melhor qualidade, no trabalho e fora dele, já foi capaz de dar o primeiro passo talvez o mais importante. A etapa seguinte será identificar o exercício físico mais adequado ao seu perfil. É fundamental escolher atividades que sejam adaptáveis à sua rotina atual. Você também pode realizar pequenas modificações no dia a dia como subir escadas, caminhar mais ou fazer alongamento em casa. Essas mudanças são um grande estímulo para movimentar mais o corpo e alterar hábitos ruins. Um reforço importante é o envolvimento da família nesse processo. Caminhar com a esposa, andar de patins com a filha, pular corda com os sobrinhos, até uma corridinha no parque com o amigo podem ser atividades divertidas.

8 Procure orientação profissional Não esqueça que, apesar de sua motivação e do apoio da família e dos amigos serem essenciais, a prática de exercícios físicos sem orientação pode prejudicar tanto seu organismo quanto o sedentarismo. Entre os problemas mais comuns gerados pelo descontrole nas atividades físicas estão a ocorrência de distensões musculares, dores agudas nas articulações e nas costas (lombalgias), tendinites, câimbras, alterações no sono, cansaço profundo, irritação ou ansiedade. E se o exagero for grande, os distúrbios podem ser ainda mais graves, incluindo arritmias e outros problemas cardiovasculares.

9 Procure orientação profissional A verdade é que, embora a atividade física seja indicada para todos, o tipo e a intensidade ideal do exercício variam de acordo com a pessoa. Cada indivíduo tem características e necessidades fisiológicas próprias e, portanto, os objetivos ao realizar exercícios físicos também são diferentes. É fundamental, então, uma orientação especializada; o acompanhamento de um profissional de educação física. Só ele é capacitado para orientá-lo (a) sobre as melhores atividades. Além da consulta com médicos e fisioterapeutas, sempre levando em conta a necessidade de aderir gradualmente à prática de exercícios. O SEST SENAT oferece serviços de fisioterapia, odontologia, psicologia e nutrição, além de diversas modalidades de atividades físicas.

10 Como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação Cintura-Quadril Um passo essencial para escolher a atividade física que mais se adequa ao seu perfil é identificar em que ponto você se encontra. Uma medida importante é calcular o seu Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação Cintura- Quadril (RCQ), o que ajudará a definir qual deve ser seu objetivo ao fazer exercícios. O Índice de Massa Corporal (IMC) O IMC é um indicador que permite a você saber se o seu peso e o nível de gordura no seu corpo estão dentro dos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Você calcula o IMC dividindo seu peso em quilos pela altura em centímetros, elevada ao quadrado.

11 Como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação Cintura-Quadril Índice de Massa Corporal (IMC) Classificação da OMS IMC Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II Mais de 40 = obesidade grau III

12 Relação Cintura-Quadril (RCQ) A RCQ é calculada a partir das medidas da cintura e do quadril. O objetivo é verificar o risco que a pessoa tem de sofrer de doenças cardiovasculares. Isso porque, quanto maior for a concentração de gordura no abdômen, mais alto será o risco de problemas como colesterol elevado, diabetes, hipertensão e aterosclerose.

13 Relação Cintura-Quadril (RCQ) Para calcular a RCQ você deve utilizar uma fita métrica e conferir: O tamanho da cintura, medida na parte mais estreita do abdômen ou na região entre a última costela e o umbigo; O tamanho do quadril, medido na parte mais larga das nádegas; Em seguida, divida o valor que obteve para o tamanho da cintura pelo tamanho do quadril; Os números ideais para a RCQ variam de acordo com o gênero, devendo ser de, no máximo, 0,8 para as mulheres e 0,9 para os homens; Resultados iguais ou superiores a esses valores indicam alto risco para doenças cardiovasculares. Lembre-se: quanto maior o valor, maior será o risco de enfarte e de outros problemas.

14 Dicas práticas para incluir a atividade física em seu cotidiano A prática de exercícios físicos é indicada para todas as idades. No caso dos trabalhadores do transporte, que estão principalmente na faixa dos 25 aos 50 anos, recomenda-se realizar atividades físicas de três a cinco vezes por semana.

15 Dicas práticas para incluir a atividade física em seu cotidiano Com a orientação de profissionais capacitados, você pode escolher a modalidade que se adapta melhor ao seu perfil, sem precisar necessariamente do ambiente de uma academia. E na hora da escolha, leve em conta: Preferência pessoal A melhor forma de incluir uma atividade regular no seu cotidiano é ter prazer em realizá-la. Aptidão Muitas atividades físicas, como corrida ou levantamento de peso, dependem de habilidades específicas. Os riscos associados à atividade Certos exercícios tendem a aumentar a possibilidade de lesões em pessoas que já têm essa predisposição. A consulta a especialistas irá ajudar você a avaliar os riscos.

16 Exercícios benéficos para a saúde Caminhada: básico e ideal principalmente para os que gostam de estar ao ar livre. É recomendável para qualquer perfil e traz inúmeros benefícios ao corpo, como o fortalecimento dos músculos e do coração.

17 Exercícios benéficos para a saúde Bicicleta: ótima opção, pois exercita boa parte do corpo e tem baixo impacto; riscos pequenos de provocar lesões.

18 Exercícios benéficos para a saúde Alongamento: além de ser uma modalidade que conta como exercício físico, traz outros benefícios à saúde: melhora a postura e a flexibilidade, diminui as dores corporais e aumenta a amplitude dos movimentos, ajudando a diminuir o risco de lesões musculares.

19 Exercícios benéficos para a saúde Corrida: é uma atividade que pode ser praticada em lugares diferentes: na esteira, no parque, na praia, na calçada além de ser gratuita e de você poder praticar a hora que quiser.

20 Exercícios benéficos para a saúde Pilates: método integrado de exercícios que trabalha principalmente com a resistência muscular.

21 Exercícios benéficos para a saúde Yoga: além de auxiliar em transformações mentais e psicológicas, na busca pelo bem-estar e a paz interior, é uma atividade física que trabalha força, equilíbrio, músculos e alongamento, aliando os benefícios para o corpo e a mente.

22 Exercícios benéficos para a saúde Hidroginástica: exercício muito agradável que você quase não sente praticar, já que a água absorve todo o peso do seu corpo.

23 Exercícios benéficos para a saúde Natação: é outra boa opção para quem prefere se exercitar na água. Pode ser uma ótima escolha se você prefere fazer exercícios sozinho, trabalhar a concentração e desenvolver uma atividade que exija mais dos músculos.

24 Você sabia? O SEST SENAT oferece atividades com inscrições gratuitas para o trabalhador do transporte. O Circuito SEST SENAT de Caminhada e Corrida de Rua, por exemplo, é realizado anualmente e oferece as modalidades de 10Km e 5Km para a corrida e de 2Km para a caminhada. Há também o projeto Pedalando - Passeio Ciclístico, um evento que reúne a família e grupos de amigos para um passeio de bicicleta. Outra opção divertida é a Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society. O campeonato é exclusivo para trabalhadores do setor de transporte A fase local é realizada pelas Unidades Operacionais do SEST SENAT. Cada unidade organiza um campeonato entre as empresas de transportes da região e o vencedor local participa da fase nacional, representando também sua unidade.

25 Musculação De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, é importante para os adultos praticarem pelo menos duas horas de atividades anaeróbicas (musculação localizada) por semana, além de 30 minutos de caminhada intensa por dia. Nos casos de pessoas com diabetes, hipertensão, obesidade e problemas no metabolismo ósseo, é preciso redobrar o cuidado na escolha dos exercícios, que devem ser feitos com acompanhamento de profissionais.

26 Os benefícios da atividade física O exercício constante gera muitos benefícios físicos, psicológicos e sociais. Entre eles: Melhorias no desempenho aeróbico e cardíaco; Melhoria na postura; Elevação da autoestima; Emagrecimento e/ou fortalecimento do corpo; Diminuição do estresse e do cansaço;

27 Os benefícios da atividade física A atividade física também pode prevenir: Osteoporose; Diabetes; Hipertensão; Enfarte.

28 Os benefícios da atividade física A atividade física também pode reduzir: Dores no corpo; Obesidade; Fadiga; Incontinência; Necessidade de usar alguns medicamentos; Solidão.

29 Para relembrar! Agora que você sabe que a atividade física não é apenas para atletas e conhece melhor a importância dos exercícios para a sua saúde física e mental e, consequentemente, para uma vida mais longa e feliz, é ideal que inclua essa prática em seu cotidiano. Movimentar-se mais, começar a praticar atividades físicas é um ótimo começo. Mas é também essencial procurar auxílio e envolver a família nesse processo. Todos serão beneficiados. Não esqueça que o grande motor dessa mudança em seu corpo e em seu cotidiano é você; sua força de vontade. Como vimos nesta cartilha, é possível começar de maneira simples: fazer alongamento ao acordar, subir escadas, jogar uma pelada com os amigos... Caso queira uma rotina de exercícios mais intensa, você também pode procurar uma academia ou praticar ginástica laboral no trabalho.

Como incluir atividades físicas na minha vida?

Como incluir atividades físicas na minha vida? PALESTRAS Como incluir atividades físicas na minha vida? 1 SEST - Serviço Social do Transporte SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte Todos os direitos reservados ao SEST SENAT. Não é

Leia mais

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física

Atividade. Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade Cuidar da Saúde é uma atitude para toda a vida. física Atividade física A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia, em cinco

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 a Atividade Física 2013.indd 1 09/03/15 16 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso,

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais

Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Movimentação Física e Prática de Esportes: Eu quero mas não consigo e se consigo, quero mais Páblius Staduto Braga da Silva Medicina do Exercício e do Esporte Hospital Nove de Julho Coordenador Médico

Leia mais

Exercícios para uma vida saudável

Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável Exercícios para uma vida saudável A falta de atividade física associada a maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, estresse, tabagismo, entre outros, é o caminho

Leia mais

https://exerciciosaerobicosplus.com.br Como Reduzir a Barriga e as Coxas? Os primeiros sinais de obesidade são o aparecimento de gorduras localizadas na barriga e nas coxas. Na primeira, na forma dos conhecidos

Leia mais

5 maneiras para se livrar da obesidade

5 maneiras para se livrar da obesidade 5 maneiras para se livrar da obesidade A obesidade é a segunda maior causa de mortes no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Esse fenômeno tem despertado autoridades de todo o planeta

Leia mais

Qualidade de Vida 02/03/2012

Qualidade de Vida 02/03/2012 Prof. Dr. Carlos Cezar I. S. Ovalle Descreve a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como saúde, educação, expectativa de vida, bem estar físico, psicológico, emocional e mental.

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química. Benefícios Fisiológicos Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento da Dependência Química Fisioterapeuta Jussara Lontra Atividade Física expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal, produzido

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR : THIAGO FERNANDES SÉRIE: 2º ANO ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura

Leia mais

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física

A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física A Seguros Unimed ainda mais próxima, quando você mais precisa. Atividade Física Atividade física Uma vida mais ativa faz você se sentir melhor e mais saudável em qualquer idade. O segredo para isso é encontrar

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Centro de Estudos Expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP

Atividade Física. uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP Atividade Física uma grande aliada para o paciente com câncer ICESP 1 2 Esta cartilha visa transmitir informações para ajudá-lo quanto à prática de atividade física. Tratam-se de orientações gerais, que

Leia mais

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto

Doenças Cardiovasculares. EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares EB2/3 Mondim de Basto Doenças Cardiovasculares As doenças cardiovasculares afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares).

Leia mais

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA OBESIDADE O QUE É? Doença crônica, definida como o acúmulo de tecido gorduroso localizado ou generalizado, provocado por desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO

ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO ATIVIDADE FÍSICA AMIGA DO PEITO Elaboração: Maria Clara Noman de Alencar Colaboração: Equipe Tele-educação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais SUMÁRIO Introdução -------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Benefícios Fisiológicos

Benefícios Fisiológicos Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Atividade Física expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

SEM RADICALISMO POR THIAGO VENDRAMINI BÔNUS: EMAGRECIMENTO. Saúde Sem Radicalismo por Thiago Vendramini. compartilhe:

SEM RADICALISMO POR THIAGO VENDRAMINI BÔNUS: EMAGRECIMENTO. Saúde Sem Radicalismo por Thiago Vendramini. compartilhe: 1 SEM RADICALISMO POR THIAGO VENDRAMINI BÔNUS: EMAGRECIMENTO ÍNDICE 2 INTRODUÇÃO 04 CUIDADOS INICIAIS 07 ATIVIDADE FÍSICA 09 EXERCÍCIO FÍSICO 11 RECOMENDAÇÕES 15 BÔNUS: EMAGRECIMENTO 16 THIAGO VENDRAMINI

Leia mais

Conceitos, Importância e Benefícios da Atividade Física

Conceitos, Importância e Benefícios da Atividade Física Curso de Formação Conceitos, Importância e Benefícios da Atividade Física Paulo Baptista 1.- Conceitos Conceito de Atividade Física É toda a atividade muscular ou motora que um ser assume, ou seja, tudo

Leia mais

Minha Saúde Análise Detalhada

Minha Saúde Análise Detalhada MODELO DE RELATÓRIO / Identificação de cliente: 1980M32 Data: 07/03/2016 Seu Peso = 79,0 kg Minha Saúde Análise Detalhada Seu peso está na categoria: Saudável sua altura é 180 cm, você tem 35 anos de idade

Leia mais

6 MANEIRAS DE PERDER PESO SEM FAZER ACADEMIA

6 MANEIRAS DE PERDER PESO SEM FAZER ACADEMIA Palavra-chave: Perder peso sem fazer academia 6 MANEIRAS DE PERDER PESO SEM FAZER ACADEMIA Se você está um pouco acima do peso, e suas roupas estão começado a ficar apertadas, qual é uma das coisas mais

Leia mais

Como Reduzir a Celulite Com Exercícios e Dietas Fáceis

Como Reduzir a Celulite Com Exercícios e Dietas Fáceis Como Reduzir a Celulite Com Exercícios e Dietas Fáceis Como reduzir a celulite, essa gordura depositada em minúsculas bolsas logo abaixo da superfície da pele? Sabemos quanto esse pequeno mal pode prejudicar

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

Hérnia de Disco E Dores Nas Costas, Como Reduzir de Verdade

Hérnia de Disco E Dores Nas Costas, Como Reduzir de Verdade Hérnia de Disco E Dores Nas Costas, Como Reduzir de Verdade Hérnia de disco e dores nas costas, como combater com os Exercícios Cardiovasculares, ou de Baixo Impacto comuns que você pode praticar todos

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO

EDUCAÇÃO FÍSICA FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO PROF.ª JUCIMARA BRITO FUNDAMENTAL PROF.ª FRANCISCA AGUIAR CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade I Tecnologia: Corpo, Movimento e Linguagem na Era da Informação 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Minha Saúde Análise Detalhada

Minha Saúde Análise Detalhada Nome: Alvaro Alves Filho Data: 15/09/2016 Minha Saúde Análise Detalhada Seu Peso = 83,2 kg Seu peso está na categoria: Saudável sua altura é 184 cm, você tem 51 anos de idade e é do sexo masculino. Seu

Leia mais

Sistema muculoesquelético. Prof. Dra. Bruna Oneda

Sistema muculoesquelético. Prof. Dra. Bruna Oneda Sistema muculoesquelético Prof. Dra. Bruna Oneda Sarcopenia Osteoporose A osteoporose é definida como uma desordem esquelética que compromete a força dos ossos acarretando em aumento no risco de quedas.

Leia mais

Escola secundaria de Figueiró dos Vinhos Tema: Actividade física em populações especiais

Escola secundaria de Figueiró dos Vinhos Tema: Actividade física em populações especiais Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Disciplina de Prática de actividade física e desportiva Trabalho realizado por: Diogo Santos nº3 11ºD Data de inicio: 17/09/2014 Data de entrega: 15/10/2014 Diogo

Leia mais

Como Se Livrar Do Estresse Fazendo Trabalhos Simples

Como Se Livrar Do Estresse Fazendo Trabalhos Simples Como Se Livrar Do Estresse Fazendo Trabalhos Simples Como se livrar do estresse é algo que todos nós precisamos aprender. Ou pelo menos a lidar com essa coisa não sai do pensamento, sobretudo das pessoas

Leia mais

30 motivos para fazer musculação

30 motivos para fazer musculação Segundo pesquisas, a musculação traz grandes benefícios tanto para a estética quanto para a qualidade de vida, mas não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a se exercitar, são eles: 1 -

Leia mais

7 Maneiras De Melhorar Seu Humor Apenas Fazendo Exercícios Simples

7 Maneiras De Melhorar Seu Humor Apenas Fazendo Exercícios Simples 7 Maneiras De Melhorar Seu Humor Apenas Fazendo Exercícios Simples 7 maneiras de melhorar seu humor é a nossa proposta desta semana para você que quem sabe precise de um empurrãozinho emocional para prosseguir

Leia mais

DESPORTO E SAÚDE. Um encontro com Adultos do processo RVCC

DESPORTO E SAÚDE. Um encontro com Adultos do processo RVCC ESCOLA SECUNDÁRIA CACILHAS-TEJO GRUPO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO E SAÚDE Um encontro com Adultos do processo RVCC 17/11/2011 . SAÚDE EDUCAÇÃO ESPECTÁCULO TURISMO DESPORTO CIÊNCIA ECONOMIA INDÚSTRIA SAÚDE

Leia mais

Instruções para a realização da Avaliação Física

Instruções para a realização da Avaliação Física Instruções para a realização da Avaliação Física É imprescindível o preenchimento correto da ficha de anamnese para o andamento adequado de sua Avaliação Física. O objetivo desta avaliação é fornecer dados

Leia mais

E APÓS UM INFARTO DO CORAÇÃO, O QUE FAZER? Reabilitação Cardiovascular

E APÓS UM INFARTO DO CORAÇÃO, O QUE FAZER? Reabilitação Cardiovascular E APÓS UM INFARTO DO CORAÇÃO, O QUE FAZER? Reabilitação Cardiovascular Reabilitação Cardiovascular Recomendação de Atividade Física Recomendação populacional Todo adulto deve realizar pelo menos 30 minutos

Leia mais

Escrito por Administrator Qui, 17 de Novembro de :29 - Última atualização Qui, 17 de Novembro de :30

Escrito por Administrator Qui, 17 de Novembro de :29 - Última atualização Qui, 17 de Novembro de :30 Recomendações Para Adultos Aparentemente Saudáveis A inatividade física é reconhecidamente um dos importantes fatores de risco para as doenças cardiovasculares. O estilo de vida sedentário, o tabagismo,

Leia mais

CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade

CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade CUIDADOS COM A MOBILIDADE Da infância à terceira idade Christina DCM Faria, P.T., Ph.D. Professora do Departamento de Fisioterapia Universidade Federal de Minas Gerais CUIDADOS COM A MOBILIDADE O que é

Leia mais

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios

Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Capítulo 4 Prescrição de exercícios aeróbios Objetivos de aprendizagem: Ø Descrever a importância dos exercícios aeróbios Ø Descrever sua prescrição de exercícios aeróbios Ø Seguir sua prescrição de exercícios

Leia mais

Barriguinha Para que te quero?

Barriguinha Para que te quero? Barriguinha Para que te quero? Em tempos idos dizia-se que gordura é formosura, mas hoje sabe-se os perigos que se escondem atrás de uma grande barriguinha. Para além do impacto na autoestima, se a gordura

Leia mais

ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS:

ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS: ATIVIDADES OFERECIDAS PELO PGS: CAMINHADA ORIENTADA A caminhada é considerada um exercício fácil, que não exige grande esforço, tem baixo impacto e os seus benefícios são muitos. Sendo alguns destes: Acelera

Leia mais

Atividade Física no processo de envelhecimento

Atividade Física no processo de envelhecimento 43 Atividade Física no processo de envelhecimento Barbara Lourenço Vargas Fernandes Não importa se a estação do ano muda... Se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta... Conserva a vontade

Leia mais

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8...

Sumário Como Emagrecer Rápido Passo Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e Passo Passo Passo 6 e Passo 8... Sumário Como Emagrecer Rápido Passo 1... 1 Tabela Rotina de Alimentação... 2 Passo 2 e 3... 3 Passo 4... 4 Passo 5... 5 Passo 6 e 7...6 Passo 8...7 Passo 9 e 10...8 Para emagrecer rápido você precisa conhecer

Leia mais

PROGRAMA INTEGRADO PARA A TERCEIRA IDADE (PITI) DA UNIJUÍ: EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA 1. Susana Da Silva De Freitas 2.

PROGRAMA INTEGRADO PARA A TERCEIRA IDADE (PITI) DA UNIJUÍ: EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA 1. Susana Da Silva De Freitas 2. PROGRAMA INTEGRADO PARA A TERCEIRA IDADE (PITI) DA UNIJUÍ: EXERCÍCIO FÍSICO E QUALIDADE DE VIDA 1 Susana Da Silva De Freitas 2. 1 Artigo desenvolvido para apresentação no Salão do Conhecimento de 2014

Leia mais

EXERCITE O SEU CAMINHO PARA UMA MELHOR SAÚDE PÓS-TRANSPLANTE

EXERCITE O SEU CAMINHO PARA UMA MELHOR SAÚDE PÓS-TRANSPLANTE EXERCITE O SEU CAMINHO PARA UMA MELHOR SAÚDE PÓS-TRANSPLANTE Este guia foi elaborado pelo Comité de Transplantação de Órgãos do Conselho da Europa (CD-P-TO). Para mais informações, visite https://go.edqm.eu/transplantation.

Leia mais

PROGRA MA DE CAMINHA DAS SAIA DO SEDENTARISMO

PROGRA MA DE CAMINHA DAS SAIA DO SEDENTARISMO P E R S O N A L T R A I N E R V I R T U A L PROGRA MA DE CAMINHA DAS SAIA DO SEDENTARISMO P E R S O N A L T R A I N E R V I R T U A L PROGRAMA DE CAMINHADAS 9 SEMANAS PARA VOCÊ SAIR DO SEDENTARISMO PERSONAL

Leia mais

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO

REDUÇÃO & REEDUCAÇÃO PROGRAMA DE EMAGRECIMENTO Go Mag R do o Os Efeitos negativos da Obesidade na sua saúde e na sua vida: Menor expectativa de vida Baixa autoestima Mobilidade limitada Problemas nas articulações Ataque cardíaco Pressão alta 2R QUE

Leia mais

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA COMPANHIA DE GÁS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Gerência Executiva de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA PROJETO 2014 Julho de 2014 1. DADOS DA COMPANHIA Razão

Leia mais

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para estender a expectativa de vida, como prática de exercícios e uma dieta saudável.

No entanto, existem outras medidas que podem ser tomadas para estender a expectativa de vida, como prática de exercícios e uma dieta saudável. Alguns aspectos relativos à saúde não podem ser controlados, como a herança genética ou como alguém pode ser afetado pelo comportamento da mãe durante a gravidez. No entanto, existem outras medidas que

Leia mais

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT

GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT GUIA BÁSICO DE SUPLEMENTAÇÃO MAGVIT SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR O QUE É? Os suplementos vão muito além do mundo esportivo, sendo qualquer substância que venha a suprir necessidades de nutrientes no organismo,

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0

Como perder 7Kg em um mês. O Segredo Revelado 0 Como perder 7Kg em um mês O Segredo Revelado 0 Você quer saber como emagrecer 7Kg em um mês? Saiba que muitas pessoas no desespero de querer emagrecer de forma rápida, acabam seguindo dietas restritivas

Leia mais

Exercícios devem vir antes do controle de colesterol e pressão, diz nova diretriz

Exercícios devem vir antes do controle de colesterol e pressão, diz nova diretriz Exercícios devem vir antes do controle de colesterol e pressão, diz nova diretriz oglobo.globo.com /sociedade/saude/exercicios-devem-vir-antes-do-controle-de-colesterol-pressao-diznova-diretriz-21180167

Leia mais

Viva ativo a sua maneira

Viva ativo a sua maneira Viva ativo a sua maneira Encontro Educacional 2 Este encontro apresenta Atividade física Confira os benefícios a saúde Todas as atividades são importantes Caminhadas em especial. Saiba mais! Como e quanto

Leia mais

Exercite-se com seu diabetes

Exercite-se com seu diabetes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Exercite-se com seu diabetes Benefícios da atividade física Se você é diabético não tenha medo de

Leia mais

Nome: D.N. / / Sexo: Feminino Masculino Tel 1: ( ) Tel 2: ( ) ANAMNESE GERAL. 1) Objetivos a serem atingidos 2) Condicionamento Físico atual

Nome: D.N. / / Sexo: Feminino Masculino Tel 1: ( ) Tel 2: ( ) ANAMNESE GERAL. 1) Objetivos a serem atingidos 2) Condicionamento Físico atual Nome: D.N. / / 1 Sexo: Feminino Masculino Tel 1: ( ) Tel 2: ( ) e-mail 1: e-mail 2: ANAMNESE GERAL 1) Objetivos a serem atingidos 2) Condicionamento Físico atual Emagrecimento Hipertrofia muscular Inativo

Leia mais

COLÉGIO PREVEST. Atividade Física x Sedentarismo

COLÉGIO PREVEST. Atividade Física x Sedentarismo Conteúdo de Educação Física / 3 Bimestre Professora: Maurícia Cardoso COLÉGIO PREVEST Atividade Física x Sedentarismo Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que nos países desenvolvidos mais

Leia mais

ATRAVÉS DO EXERCÍCIO FÍSICO

ATRAVÉS DO EXERCÍCIO FÍSICO 8 DICAS INCRÍVEIS PARA MELHORAR A SUA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO EXERCÍCIO FÍSICO PersonalONline E-Book Gratuito INTRODUÇÃO Atualmente vivemos na era do fitness, pessoas loucas para emagrecer

Leia mais

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares?

O coração. Por isso, recomenda-se o controle dos fatores de risco. o que são doenças cardiovasculares? Coração saudável O coração É o músculo mais importante do nosso corpo, pois é encarregado de bombear o sangue, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos por meio de vasos sanguíneos chamados artérias.

Leia mais

Paradigmas Quanto à Associação Atividade Física, Aptidão Física e Saúde Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina - Brasil

Paradigmas Quanto à Associação Atividade Física, Aptidão Física e Saúde Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina - Brasil Paradigmas Quanto à Associação Atividade Física, Aptidão Física e Saúde Dartagnan Pinto Guedes Universidade Estadual de Londrina - Brasil - Atividade física, exercícios físico, esporte, aptidão física

Leia mais

Recomendações de Atividade Física para crianças e adolescentes

Recomendações de Atividade Física para crianças e adolescentes Compartilhe conhecimento: Para combater os problemas relacionados ao sedentarismo e ao excesso de peso, quanto tempo de atividade física é recomendado? E quando é necessária a avaliação cardiológica? A

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS

ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS INTRODUÇÃO A importância de atividades físicas tornou-se objeto de estudo para muitos, não só no campo da saúde, visto que, envolve processos biológicos, fisiológicos, mentais

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

1. Benefícios da atividade física

1. Benefícios da atividade física 1. Benefícios da atividade física "ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO). O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde

Leia mais

HIIT: 8 motivos para você praticá lo sempre!

HIIT: 8 motivos para você praticá lo sempre! HIIT: 8 motivos para você praticá lo sempre! Artigo publicado originalmente em: http://emagrecendo.info/q48/hiit/ HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, termo inglês para Treino Intervalado

Leia mais

Obesidade. O que pesa na sua saúde.

Obesidade. O que pesa na sua saúde. Obesidade O que pesa na sua saúde. SiTUAçÃO DA OBESiDADE NO BRASiL E NO MUNDO A obesidade é apontada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

Abordagem do Pilates em Fisioterapia

Abordagem do Pilates em Fisioterapia Programa de Educação Continuada em Saúde Abordagem do Pilates em Fisioterapia INSTITUTO QUALIENF CURSOS www.qualienfcursos.com.br 2 Conteúdo Programático: 1 INTRODUÇÃO AO MÉTODO PILATES... 3 2 HISTÓRIA

Leia mais

Qualidade de vida com Esporte na Unisul

Qualidade de vida com Esporte na Unisul Qualidade de vida com Esporte na Unisul A percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas,

Leia mais

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana.

AULA: 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. : 5 - Assíncrona TEMA: Cultura- A pluralidade na expressão humana. Conteúdo: Doenças relacionadas ao sedentarismo Diabetes. Doenças relacionadas ao sedentarismo Hipertensão arterial e dislipidemias. Habilidades:

Leia mais

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2)

Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) DISCIPLINA: Educação Física CARGA HORÁRIA: 40hs PROFESSOR(A): Paulo Fernando Mesquita Junior paulo.junior@santarosa.ifc.edu.br Exercício Físico e a sua Saúde (PARTE 2) OBSERVAÇÃO: Esses exemplos também

Leia mais

Homem é aquele que sabe se cuidar

Homem é aquele que sabe se cuidar Saúde do homem Homem é aquele que sabe se cuidar Muitas vezes, tomar conta da saúde acaba sendo mais um incômodo do que um prazer. Achar tempo para saúde com contas a pagar, família e trabalho não é tarefa

Leia mais

Como cuidar de sua coluna?

Como cuidar de sua coluna? Como cuidar de sua coluna? Apresentação Uma das principais reclamações dos trabalhadores do transporte (taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus) são as dores nas costas. De fato, ao passar muitas

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas as capacidades treináveis de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade,

Leia mais

DESPORTO PREVENÇÃO NA SAÚDE E SEUS RISCOS. Dr. João Gamelas

DESPORTO PREVENÇÃO NA SAÚDE E SEUS RISCOS. Dr. João Gamelas DESPORTO PREVENÇÃO NA SAÚDE E SEUS RISCOS Dr. João Gamelas 04.04.2018 Este documento é propriedade intelectual da PT Portugal e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita

Leia mais

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES Dra Fabrícia de Oliveira Assis Cantadori Cardiologista do HUJM Cuiabá, maio de 2015 UFMT PREVENÇÃO É procurar e utilizar métodos para prevenir doenças e/ou suas complicações,

Leia mais

ABRANGÊNCIA METODOLOGIA

ABRANGÊNCIA METODOLOGIA PNS Pesquisa Nacional de Saúde 2013 Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas, Brasil, grandes regiões e unidades da federação Volume 1 ABRANGÊNCIA A Pesquisa Nacional de Saúde 2013

Leia mais

SAÚDE E PERFORMANCE. Darlan Souza. Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo O MELHOR PARA O SEU ESPORTE

SAÚDE E PERFORMANCE. Darlan Souza. Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo O MELHOR PARA O SEU ESPORTE SAÚDE E PERFORMANCE Darlan Souza Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo Dicas de como treinar bem e aproveitar melhor seu tempo Pessoal, tudo bem! Criamos esse guia para facilitar seus

Leia mais

informativo Tabocas aparece na revista Viver Brasil Dia Nacional de Combate ao Fumo Principal Saúde Carreira Aconteceu

informativo Tabocas aparece na revista Viver Brasil Dia Nacional de Combate ao Fumo Principal Saúde Carreira Aconteceu 30ª Edição Sexta-feira 6 de setembro de 2013 informativo Principal Tabocas aparece na revista Viver Brasil Empresa é fonte de matéria da publicação mineira sobre o grande potencial energético do Estado,

Leia mais

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde!

Poliomielite um novo Olhar, comemorando a Vida, cuidando da Saúde! FISIOTERAPIA E HIDROTERAPIA NA SÍNDROME PÓS POLIOMIELITE Depois de viver anos sabendo que, originalmente, o exercício intenso e exaustivo ajudou-os a "dominar" sua doença, os pacientes com sequelas da

Leia mais

Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares

Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares CORRIDA DE RUA Apresentação As Câmaras Técnicas são grupos de trabalho e interlocução de caráter permanente, criados como Órgãos de Assessoramento do Conselho Regional de Educação Física do Estado do

Leia mais

A ANÁLISE DOS OBJETIVOS E A RELAÇÃO CINTURA QUADRIL EM PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA

A ANÁLISE DOS OBJETIVOS E A RELAÇÃO CINTURA QUADRIL EM PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA A ANÁLISE DOS OBJETIVOS E A RELAÇÃO CINTURA QUADRIL EM PRATICANTES DE HIDROGINÁSTICA Caroline Oliveira Educação Física carolinetaavares@hotmail.com, Wagner Okano Educação Física Wagner_nl1@hotmail.com,

Leia mais

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando.

Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. Olá, BEM-VINDO meu nome é Alexandre Wagner, e estou muito feliz que você está me acompanhando. focando em entregar artigos de alta qualidade para você. DEUS AMA VOCÊ. Conteúdo INFARTO DO MIOCÁRDIO - 5

Leia mais

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas

Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas Você sabia que alguns erros podem estar impedindo o seu emagrecimento saudável? Descubra agora mesmo como emagrecer sem sofrer com dietas restritivas! Para

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO HIDROGINÁSTICA : SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. Profª Kellen Resende do Couto Maciel. Profº Carlos Henrique Lopes Barbosa

PROJETO DE EXTENSÃO HIDROGINÁSTICA : SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. Profª Kellen Resende do Couto Maciel. Profº Carlos Henrique Lopes Barbosa PROJETO DE EXTENSÃO HIDROGINÁSTICA : SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Profª Kellen Resende do Couto Maciel Profº Carlos Henrique Lopes Barbosa Profº Coordenador Gleydson Percegoni Thurler Mendonça Resumo: A hidroginástica

Leia mais

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono.

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono. Cartilha do Sono Associação Brasileira do Sono. RESPEITE SEU SONO E SIGA SEU RITMO Porque devemos respeitar o sono e seguir o nosso ritmo? O QUE É CRONOTIPO Cada pessoa prefere realizar suas atividades

Leia mais

ATIVIDADE EXTRA EDUCAÇÃO FÍSICA / 1ª E 3ª SÉRIE NOITE (PROFª GEORGIA SOARES)

ATIVIDADE EXTRA EDUCAÇÃO FÍSICA / 1ª E 3ª SÉRIE NOITE (PROFª GEORGIA SOARES) ATIVIDADE EXTRA EDUCAÇÃO FÍSICA / 1ª E 3ª SÉRIE NOITE (PROFª GEORGIA SOARES) 01. O estímulo à prática da atividade física regular, seja na escola ou fora dela, tem sido reconhecido por seus efeitos benéficos,

Leia mais

PROJETO: TODOS CONTRA O SEDENTARISMO

PROJETO: TODOS CONTRA O SEDENTARISMO CENTRO PAULA SOUZA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SANTA ISABEL Técnico em Administração PROJETO: TODOS CONTRA O SEDENTARISMO Disciplina: Linguagem, Trabalho e Tecnologia (LTT) Professora: Margarete Fátima

Leia mais

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços.

Na ESGB, os testes utilizados para avaliar a força são: força abdominal; flexões/extensões de braços. Agrupamento de Escolas D. Maria II Escola Básica e Secundária de Gama Barros Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 10º Ano Qualidades Físicas As qualidades físicas podem ser definidas como todas

Leia mais

Prevenção de queda de idosos

Prevenção de queda de idosos Prevenção de queda de idosos Como prevenir quedas de idosos Entre os beneficiários da Fundação Libertas de Seguridade Social, mais de 4 mil têm mais de 59 anos. Esse número representa 44,13% do total de

Leia mais

NOME DO PROJETO MEDIDA LEGAL

NOME DO PROJETO MEDIDA LEGAL NOME DO PROJETO MEDIDA LEGAL 1 CUIDAR DE VOCE Milhões de pessoas têm sobrepeso ou obesidade, e isso as coloca em risco para muitas doenças e condições médicas. Quanto mais gordura corporal você tiver e

Leia mais

10 passos para uma vida saudável

10 passos para uma vida saudável 10 passos para uma vida saudável Por Nutricionista Letícia Musselli 1. Aumente a Atividade Física Movimentar-se e tornar-se mais ativo é essencial para a sua saúde e qualidade de vida. Acumule pelo menos

Leia mais

ideias simples para inserir na sua rotina

ideias simples para inserir na sua rotina 14 ideias simples para inserir na sua rotina Alcançar o peso ideal pode ser um grande desafio, independente de quantos quilos você gostaria de perder. No entanto, tomar um passo de cada vez e fazer algumas

Leia mais

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO 2017 SOBRE O AUTOR: Prof. Esp. Geilson Ferreira Personal Trainer; Pós-Graduado em Musculação e Treinamento Personalizado; Autor do e-book: Treinamento de Resultados

Leia mais

SÍNDROME METABÓLICA E ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

SÍNDROME METABÓLICA E ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 SÍNDROME METABÓLICA E ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 Jéssica Beatriz Backes 2, Marjana Manenti 3, Joicinara Teixeira Do Amaral 4, Aline Bianca Lisboa Queiróz 5, Maristela Borin Busnello

Leia mais

Questões dos 8 anos

Questões dos 8 anos Questões dos 8 anos - 2012 1- A respeito da História do futebol, analise e responda. As figuras acima mostram a evolução do futebol. Embora não exista muita certeza sobre sua origem, historiadores descobriram

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular de maneira equilibrada todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento.

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento. Atividade Física Corpo saudável é corpo em movimento. AtividAde física O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e é considerado um dos principais fatores de risco para

Leia mais