RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE II (Parte II)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE II (Parte II)"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA SES UNIDADE II (Parte II) TAUANE PAULA GEHM Mestre e doutorando em Psicologia Experimental

2 TEMAS 1. A psicologia hospitalar. 2. Desenvolvimento e políticas públicas em saúde. 3. SUS, conceituação de saúde, educação em saúde, mobilização social, capacitação de recursos humanos e avaliação

3 TEMAS DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE; SUS 7 questões 1ª - História das Políticas Públicas em Saúde; 2ª e 3ª- Doutrinas do SUS; 4ª - Programa de Humanização no Pré- Natal e Nascimento 5ª - SisPreNatal 6ª e 7º - Políticas Públicas em Saúde Mental

4 1. História da Política Pública de Saúde no Brasil (IADES, EBSERH, Psicólogo, 2013) Sabe-se que houve importante evolução na história da Saúde Pública no Brasil. Sobre essa evolução, principalmente na organização do Sistema de Saúde, assinale a alternativa correta. A. A crise da Previdência Social, no início dos anos 1970, fez surgir o Conselho Consultivo de Administração de Saúde Previdenciária (CONASP). B. No relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a saúde passa a ser definida apenas como o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, trabalho e lazer. C. O fundamento legal do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Constituição Federal de 1988, regulamentado na Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que trata do financiamento da saúde e da participação popular e na Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a organização e a regulação das ações de saúde. D. A realidade social, a década de oitenta do século passado, era de inclusão da maior parte dos cidadãos no direito à saúde, que se constituía na assistência prestada pelo Instituto Nacional de Previdência Social, restrita aos trabalhadores que para ele contribuíam. E. A Reforma Sanitária Brasileira sempre pretendeu ser mais que apenas uma reforma setorial.

5 História das Políticas Públicas de Saúde no Brasil Atuação do Estado brasileiro na resolução de problemas de saúde teve, desde seu surgimento até a década de 1980, duas características principais: 1. Relação entre as políticas de saúde e o modelo econômico vigente. As ações dirigidas ao saneamento dos portos estavam relacionadas ao modelo agro-exportador e com a preocupação com os espaços de circulação de mercadorias. 2. Distinção entre as ações de saúde pública e de assistência médica. O surgimento de um modelo de prestação de serviços de assistência médica foi vinculado ao amadurecimento do sistema previdenciário brasileiro Roncalli (2003)

6 Sistema Previdenciário Brasileiro: 1. Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) - organizadas por empresas e financiadas por empresários. Até 1930 assistência médica como regalia deste sistema. 2. Década de 1930, IAPs (Institutos de Aposentadoria e Pensões), coordenadas por categoria profissional e com uma maior participação do componente estatal. Assistência médica se torna um item secundário; Os superávits dos IAPs eram tamanhos que a Previdência começou a participar nos investimentos de interesse do governo. Na saúde pública, há o auge do sanitarismo campanhista, (Serviço Nacional de Febre Amarela, Serviço de Malária do Nordeste e o da Baixada Fluminense.) Governo centralizador (GV) e com medidas populistas medidas eram tomadas mais para cooptar as categorias de trabalhadores do que para responder a problemas estruturais. Com o declínio da cultura cafeeira e a mudança de um modelo agroexportador para um industrial, o foco no saneamento dos espaços de circulação de mercadorias é passado para a manutenção do corpo do trabalhador, Roncalli (2003)

7 3. Golpe militar de 1964 e instalação do regime autoritário. Observa-se: (a) esvaziamento da participação da sociedade nos rumos da previdência; (b) centralização crescente da autoridade decisória criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), resultado da fusão dos vários IAPs, em INPS privilegiava a compra de serviços às grandes corporações médicas privadas. Criação (década de 1970) do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), que continha o INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social). O INAMPS mantinha a estratégia de compra de serviços do setor privado, com a justificativa de ser tecnicamente mais viável. Roncalli (2003

8 Modelo excludente; Capitalização crescente do setor privado e precariedade do sistema de saúde; Intensificação de movimentos sociais, com lutas por políticas mais universalistas Movimento pela Reforma Sanitária. Metade dos anos 1980: profunda crise de caráter político, social e econômico. A previdência, marcada por corrupção e desvio de verbas, já não tinha mais como dar conta das demandas criadas. Criação do CONASP (Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária, 1981) elaboração de um novo plano de reorientação da Assistência Médica para melhorar a qualidade da assistência com modificações no modelo privatizante. Foco na descentralização e na utilização prioritária dos serviços públicos federais, estaduais e municipais na cobertura assistencial.

9 Crescimento do Movimento Sanitário Brasileiro VIII Conferência Nacional de Saúde, em 1986, em Brasília. Momento político propício perspectiva de uma nova Constituição; Em seu sentido mais abrangente, a saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida. (...) A saúde não é um conceito abstrato. Define-se no contexto histórico de determinada sociedade e num dado momento do seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas (Conferência Nacional de Saúde, 1986)

10 Criação do SUS Constituição de 1988 Sistema Único de Saúde (SUS) é estabelecido. Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080) SUS é regulamentado - Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Lei teve vários artigos vetados pelo presidenciais de Fernando Collor de Mello, principalmente nos itens sobre financiamento e controle social. Lei recupera alguns vetos, dispondo sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre aspectos financeiros. Roncalli (2003

11 1. História da Política Pública de Saúde no Brasil (IADES, EBSERH, Psicólogo, 2013) Sabe-se que houve importante evolução na história da Saúde Pública no Brasil. Sobre essa evolução, principalmente na organização do Sistema de Saúde, assinale a alternativa correta. A. A crise da Previdência Social, no início dos anos 1970, fez surgir o Conselho Consultivo de Administração de Saúde Previdenciária (CONASP). B. No relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a saúde passa a ser definida apenas como o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, trabalho e lazer. C. O fundamento legal do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Constituição Federal de 1988, regulamentado na Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que trata do financiamento da saúde e da participação popular e na Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a organização e a regulação das ações de saúde. D. A realidade social, a década de oitenta do século passado, era de inclusão da maior parte dos cidadãos no direito à saúde, que se constituía na assistência prestada pelo Instituto Nacional de Previdência Social, restrita aos trabalhadores que para ele contribuíam. E. A Reforma Sanitária Brasileira sempre pretendeu ser mais que apenas uma reforma setorial.

12 1. História da Política Pública de Saúde no Brasil (IADES, EBSERH, Psicólogo, 2013) Sabe-se que houve importante evolução na história da Saúde Pública no Brasil. Sobre essa evolução, principalmente na organização do Sistema de Saúde, assinale a alternativa correta. A. A crise da Previdência Social, no início dos anos 1970, fez surgir o Conselho Consultivo de Administração de Saúde Previdenciária (CONASP). B. No relatório final da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a saúde passa a ser definida apenas como o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, trabalho e lazer. C. O fundamento legal do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Constituição Federal de 1988, regulamentado na Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que trata do financiamento da saúde e da participação popular e na Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a organização e a regulação das ações de saúde. D. A realidade social, a década de oitenta do século passado, era de inclusão da maior parte dos cidadãos no direito à saúde, que se constituía na assistência prestada pelo Instituto Nacional de Previdência Social, restrita aos trabalhadores que para ele contribuíam. E. A Reforma Sanitária Brasileira sempre pretendeu ser mais que apenas uma reforma setorial.

13 2.Doutrinas e Princípios do SUS (IADES, EBSERH/ HUOL UFRN, Psicólogo, 2014) De acordo com o princípio da integralidade, a atenção à saúde deve levar em consideração A. as necessidades específicas de pessoas ou grupo de pessoas, ainda que minoritários em relação ao total da população. B. as necessidades básicas da população como um todo, sob a perspectiva do ganho de escala e de ações globais. C. os povos indígenas e as suas peculiaridades, usando prioritariamente os medicamentos artesanais por eles fabricados nas populações rurais. D. o ser humano como um todo e, portanto, tratar de todos os aspectos físicos e psicológicos do indivíduo. E. o uso de alimentação integral, com base em alimentos que não tiveram a respectiva estrutura modificada no processo de industrialização.

14 SUS SUS chamado de sistema único porque segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob a responsabilidade dos âmbitos federal, estadual e municipal Três níveis de cuidado com a saúde: O nível primário, que é a atenção básica, é responsável pela prevenção e promoção da saúde (Unidades Básicas, Saúde da Família, Postos de Saúde). O nível secundário é responsável pela realização de exames, consultas médicas e de outras especialidades (Ambulatórios). O nível terciário é representado pelos Hospitais Generalistas, e o nível quaternário, pelos Hospitais de Especialidades (Maternidades) Descentralização

15 Princípios do SUS Universalidade: saúde é direito de cidadania e dever de todas as esferas governamentais, seja municipal, estadual ou federal. Equidade: ações e serviços são assegurados independentemente da complexidade de cada caso. Não se exerce privilégios e barreiras frente aos cidadãos. Igualdade: tratar desiguais de forma desigual. (CARTILHA ABC DO SUS, 1990).

16 Princípios do SUS Integralidade: Levar em consideração as necessidades específicas de pessoas ou grupos de pessoas, ainda que sejam minoria. 1) cada pessoa é uma, é um ser indivisível e se insere em uma comunidade; 2) suas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam um todo indivisível e, portanto, não podem ser fragmentadas em seus serviços; e 3) suas unidades de saúde, com sua diversidade e diferente complexidade, foram também um todo indivisível, que pode ser capaz de prestar assistência integral.

17 2.Doutrinas e Princípios do SUS (IADES, EBSERH/ HUOL UFRN, Psicólogo, 2014) De acordo com o princípio da integralidade, a atenção à saúde deve levar em consideração A. as necessidades específicas de pessoas ou grupo de pessoas, ainda que minoritários em relação ao total da população. B. as necessidades básicas da população como um todo, sob a perspectiva do ganho de escala e de ações globais. C. os povos indígenas e as suas peculiaridades, usando prioritariamente os medicamentos artesanais por eles fabricados nas populações rurais. D. o ser humano como um todo e, portanto, tratar de todos os aspectos físicos e psicológicos do indivíduo. E. o uso de alimentação integral, com base em alimentos que não tiveram a respectiva estrutura modificada no processo de industrialização.

18 2.Doutrinas e Princípios do SUS (IADES, EBSERH/ HUOL UFRN, Psicólogo, 2014) De acordo com o princípio da integralidade, a atenção à saúde deve levar em consideração A. as necessidades específicas de pessoas ou grupo de pessoas, ainda que minoritários em relação ao total da população. B. as necessidades básicas da população como um todo, sob a perspectiva do ganho de escala e de ações globais. C. os povos indígenas e as suas peculiaridades, usando prioritariamente os medicamentos artesanais por eles fabricados nas populações rurais. D. o ser humano como um todo e, portanto, tratar de todos os aspectos físicos e psicológicos do indivíduo. E. o uso de alimentação integral, com base em alimentos que não tiveram a respectiva estrutura modificada no processo de industrialização.

19 3.Doutrinas e Princípios do SUS (IADES, EBSERH - HC-UFTM, Psicólogo - Área Organizacional, 2013) A universalidade, a integralidade, a equidade, a hierarquização, a regionalização e a participação popular estão no contexto dialético e legal da conformação do Sistema Único de Saúde. Com relação ao princípio da equidade, é correto afirmar que consiste em A. oferecer atendimento indistinto a todos os usuários, quanto às questões curativas. B. tratar desiguais de maneira desigual, para que todas as necessidades de saúde sejam atendidas da melhora forma e de acordo com as diferenças e vulnerabilidades específicas. C. atender todos os indivíduos igualmente, privilegiando as questões curativas e de acordo com as prioridades definidas pelo controle social. D. realizar atendimento crescente de níveis de atenção primária para os de maior complexidade. E. garantir acesso integral às ações e aos serviços de saúde.

20 3.Doutrinas e Princípios do SUS (IADES, EBSERH - HC-UFTM, Psicólogo - Área Organizacional, 2013) A universalidade, a integralidade, a equidade, a hierarquização, a regionalização e a participação popular estão no contexto dialético e legal da conformação do Sistema Único de Saúde. Com relação ao princípio da equidade, é correto afirmar que consiste em A. oferecer atendimento indistinto a todos os usuários, quanto às questões curativas. B. tratar desiguais de maneira desigual, para que todas as necessidades de saúde sejam atendidas da melhora forma e de acordo com as diferenças e vulnerabilidades específicas. C. atender todos os indivíduos igualmente, privilegiando as questões curativas e de acordo com as prioridades definidas pelo controle social. D. realizar atendimento crescente de níveis de atenção primária para os de maior complexidade. E. garantir acesso integral às ações e aos serviços de saúde.

21 4. Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) (IADES, EBSERH/ HUOL UFRN, Psicólogo, 2014) O Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) está estruturado nos seguintes princípios: A. toda gestante tem o direito ao acesso a atendimento psicológico e de qualidade no decorrer da gestação, parto e puerpério. B. toda gestante tem direito de conhecer e ter assegurado o acesso a um acompanhante masculino à maternidade em que será atendida no momento do parto. C. toda gestante tem direito à assistência no momento do parto e no puerpério, que seja realizada de forma humanizada e segura, de acordo com os princípios gerais e condições estabelecidas pelo conhecimento médico. D. todo pai tem direito a acompanhar a mãe do seu filho no momento do parto e acesso à maternidade. E. a alta medicalização do parto e a atenção voltada ao bebê, de forma que todo recém-nascido tem direito à assistência neonatal de forma humanizada e segura.

22 4. Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) Instituído pelo Ministério da Saúde (Portaria/GM nº 569, de 01/06/2000) Baseado nas necessidades específicas de atenção à gestante, ao recém-nascido e à mulher no período pós-parto. Objetivos: Esforços para redução das taxas de morbimortalidade materna e perinatal; Adoção de medidas para assegurar melhoria no acesso, cobertura e acompanhamento nos períodos pré-natal, de parto, puerpério e neonatal; Ampliação de ações já adotadas pelo MS na atenção à gestante.

23 4. Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) Princípios do programa: Toda gestante tem direito a atendimento digno e de qualidade durante a gestação, o parto e o puerpério; Toda gestante tem direito de conhecer e ter garantido o acesso à maternidade na qual será atendida no parto; Toda gestante tem direito à assistência ao parto e ao puerpério de forma humanizada e segura; Todo recém-nascido tem direito à assistência pré-natal, de forma humanizada e segura.

24 4. Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) (IADES, EBSERH/ HUOL UFRN, Psicólogo, 2014) O Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) está estruturado nos seguintes princípios: A. toda gestante tem o direito ao acesso a atendimento psicológico e de qualidade no decorrer da gestação, parto e puerpério. B. toda gestante tem direito de conhecer e ter assegurado o acesso a um acompanhante masculino à maternidade em que será atendida no momento do parto. C. toda gestante tem direito à assistência no momento do parto e no puerpério, que seja realizada de forma humanizada e segura, de acordo com os princípios gerais e condições estabelecidas pelo conhecimento médico. D. todo pai tem direito a acompanhar a mãe do seu filho no momento do parto e acesso à maternidade. E. a alta medicalização do parto e a atenção voltada ao bebê, de forma que todo recém-nascido tem direito à assistência neonatal de forma humanizada e segura.

25 4. Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) (IADES, EBSERH/ HUOL UFRN, Psicólogo, 2014) O Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) está estruturado nos seguintes princípios: A. toda gestante tem o direito ao acesso a atendimento psicológico e de qualidade no decorrer da gestação, parto e puerpério. B. toda gestante tem direito de conhecer e ter assegurado o acesso a um acompanhante masculino à maternidade em que será atendida no momento do parto. C. toda gestante tem direito à assistência no momento do parto e no puerpério, que seja realizada de forma humanizada e segura, de acordo com os princípios gerais e condições estabelecidas pelo conhecimento médico. D. todo pai tem direito a acompanhar a mãe do seu filho no momento do parto e acesso à maternidade. E. a alta medicalização do parto e a atenção voltada ao bebê, de forma que todo recém-nascido tem direito à assistência neonatal de forma humanizada e segura.

26 5. SisPreNatal (IADES, EBSERH/MEJC-UFRN; Psicólogo - Área Hospitalar; 2014)Considerando o SisPreNatal, assinale a alternativa correta. A. O SisPreNatal atendeu apenas aos estados do sul e sudeste do País. B. SisPreNatal é um software para o acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanização do Aleitamento Materno do SUS. C. De forma contraditória, o SisPreNatal não permite acompanhamento de gestação de alto risco. D. O SisPreNatal melhora o acesso, cobertura e qualidade do acompanhamento pré-natal e permite o repasse do incentivo financeiro aos municípios. E. Para posterior pagamento intrateto (cadastro e conclusão), o SisPreNatal gera fatura para o SIADESUS.

27 5. SisPreNatal - Software desenvolvido pelo Datasus. - Finalidade de possibilitar o acompanhamento adequado das gestantes inseridas no PHPN. Nele, estão definidos os procedimentos mínimos para uma assistência pré-natal adequada. E, por meio dele, é possível fazer o acompanhamento das gestantes, do início da gestação até a consulta de puerpério. - Presente em mais de 5000 municípios - Benefícios: 1. Gera informações para planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas no PHPN; 2. Melhora o acesso, a cobertura e a qualidade do acompanhamento pré-natal; 3. Permite repasse do incentivo financeiro aos municípios.

28 5. SisPreNatal (IADES, EBSERH/MEJC-UFRN; Psicólogo - Área Hospitalar; 2014)Considerando o SisPreNatal, assinale a alternativa correta. A. O SisPreNatal atendeu apenas aos estados do sul e sudeste do País. B. SisPreNatal é um software para o acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanização do Aleitamento Materno do SUS. C. De forma contraditória, o SisPreNatal não permite acompanhamento de gestação de alto risco. D. O SisPreNatal melhora o acesso, cobertura e qualidade do acompanhamento pré-natal e permite o repasse do incentivo financeiro aos municípios. E. Para posterior pagamento intrateto (cadastro e conclusão), o SisPreNatal gera fatura para o SIADESUS.

29 5. SisPreNatal (IADES, EBSERH/MEJC-UFRN; Psicólogo - Área Hospitalar; 2014)Considerando o SisPreNatal, assinale a alternativa correta. A. O SisPreNatal atendeu apenas aos estados do sul e sudeste do País. B. SisPreNatal é um software para o acompanhamento das gestantes inseridas no Programa de Humanização do Aleitamento Materno do SUS. C. De forma contraditória, o SisPreNatal não permite acompanhamento de gestação de alto risco. D. O SisPreNatal melhora o acesso, cobertura e qualidade do acompanhamento pré-natal e permite o repasse do incentivo financeiro aos municípios. E. Para posterior pagamento intrateto (cadastro e conclusão), o SisPreNatal gera fatura para o SIADESUS.

30 6. Políticas Públicas em Saúde Mental (IADES, EBSERH - HC-UFTM, Psicólogo - Área Hospitalar, 2013) Os CAPS são equipamentos da saúde considerados serviços estratégicos da reforma psiquiátrica brasileira. Acerca das atividades terapêuticas de que o CAPS pode dispor, sabe-se que ele oferece A. apenas atendimento intensivo para pessoas com sofrimento psíquico grave. B. apenas cuidados não intensivos para pessoas que não dependem de suporte contínuo da equipe para viver em seu território e realizar suas atividades na família ou no trabalho. C. diversos tipos de atividades terapêuticas, como psicoterapias individuais ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares. D. apenas o acolhimento feito pelo psicólogo, orientação e acompanhamento do uso de medicação e os grupos informativos para melhorar a adesão ao tratamento. E. atendimento a quem dele necessitar, porém se restringe ao atendimento em primeira vez para prescrição e acompanhamento do uso de medicação. Para um atendimento integral do usuário, são realizados os encaminhamentos ou pedidos de interconsulta.

31 Reforma Psiquiátrica (Brasil, déc.1970) Contexto: Denúncias de maus tratos e violências aos doentes, falta de recursos e más condições de trabalho. Objetivo: lutar pelo direito das pessoas doentes, colocando-as no lugar de cidadãs. Buscar formas de tratamento mais éticas e de mudanças nos hábitos culturais relacionados. DESOSPITALIZAÇÃO processo de construção de dispositivos que viabilizem formas alternativas de cuidados psicosócio-assistenciais, que sejam diferentes daqueles locais de repressão, sofrimento e exclusão social. DESINSTITUCIONALIZAÇÃO A loucura, enquanto instituição social, deve ser transformada. Traz a noção de que é preciso ocupar-se do sujeito e não da doença. Dá novo sentido às instituições de cuidado, ampliando os aspectos trabalhados. Importância da participação da família e da comunidade no tratamento da saúde mental.

32 CAPS e NAPS Centros e Núcleos de Atenção Psicossocial Dispositivos surgidos a partir da reorganização dos serviços e ações de saúde mental (Portaria Nº 224, de 29 de janeiro de 1992). Definidos como unidades de saúde locais/regionais que contam com população adscrita pelo nível local e que oferecem atendimento de cuidados intermediários entre o regime ambulatorial e a internação hospitalar em um ou dois turnos de quatro horas, por equipe multiprofissional. (BRASIL, 1994) Oferecem os seguintes atendimentos: 1) individual; 2) grupos (psicoterapia, grupo operativo, oficina terapêutica, atividades socioterápicas, entre outras); 3) visitas domiciliares; 4) atendimento à família e 5) atividades comunitárias enfocando a integração do doente mental na comunidade e sua inserção social (BRASIL, 1994).

33 CAPS e NAPS Centros e Núcleos de Atenção Psicossocial A demanda de saúde mental é responsabilidade do NAPS, em sua região de referência. alta capacidade de resolução de atendimentos externos, articulação com outros serviços e atendimento de emergência, possuindo funcionamento de emergência de 24 horas e uma estrutura mínima de leitos. Os CAPS são regionalizados, embora eles sejam desobrigados a apresentar a mesma capacidade de resolução para as emergências e a dar conta da totalidade da demanda de saúde mental. Normalmente, limitam-se ao atendimento da clientela inscrita no serviço e às triagens, com funcionamento diurno e restrito aos dias úteis.

34 CAPS I municípios com população entre 20 mil e 70 mil habitantes. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. CAPS II municípios com população entre 70 mil e 200 mil habitantes. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 h. Pode ter um terceiro período, funcionando até 21 h. CAPS III municípios acima de 200 mil habitantes. Funciona 24 horas, diariamente, também nos feriados e fins de semana. CAPS i municípios com população acima de 200 mil habitantes. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 18 h. Pode ter um terceiro período, funcionando até 21 h. Atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais. CAPS ad municípios com população acima de 100 mil habitantes. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 18 h. Pode ter um terceiro período, funcionando até 21 h. Para usuários de álcool e drogas. Possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação.

35 6. Políticas Públicas em Saúde Mental (IADES, EBSERH - HC-UFTM, Psicólogo - Área Hospitalar, 2013) Os CAPS são equipamentos da saúde considerados serviços estratégicos da reforma psiquiátrica brasileira. Acerca das atividades terapêuticas de que o CAPS pode dispor, sabe-se que ele oferece A. apenas atendimento intensivo para pessoas com sofrimento psíquico grave. B. apenas cuidados não intensivos para pessoas que não dependem de suporte contínuo da equipe para viver em seu território e realizar suas atividades na família ou no trabalho. C. diversos tipos de atividades terapêuticas, como psicoterapias individuais ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares. D. apenas o acolhimento feito pelo psicólogo, orientação e acompanhamento do uso de medicação e os grupos informativos para melhorar a adesão ao tratamento. E. atendimento a quem dele necessitar, porém se restringe ao atendimento em primeira vez para prescrição e acompanhamento do uso de medicação. Para um atendimento integral do usuário, são realizados os encaminhamentos ou pedidos de interconsulta.

36 6. Políticas Públicas em Saúde Mental (IADES, EBSERH - HC-UFTM, Psicólogo - Área Hospitalar, 2013) Os CAPS são equipamentos da saúde considerados serviços estratégicos da reforma psiquiátrica brasileira. Acerca das atividades terapêuticas de que o CAPS pode dispor, sabe-se que ele oferece A. apenas atendimento intensivo para pessoas com sofrimento psíquico grave. B. apenas cuidados não intensivos para pessoas que não dependem de suporte contínuo da equipe para viver em seu território e realizar suas atividades na família ou no trabalho. C. diversos tipos de atividades terapêuticas, como psicoterapias individuais ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares. D. apenas o acolhimento feito pelo psicólogo, orientação e acompanhamento do uso de medicação e os grupos informativos para melhorar a adesão ao tratamento. E. atendimento a quem dele necessitar, porém se restringe ao atendimento em primeira vez para prescrição e acompanhamento do uso de medicação. Para um atendimento integral do usuário, são realizados os encaminhamentos ou pedidos de interconsulta.

37 7. Políticas Públicas em Saúde Mental (IADES, EBSERH/ HUOL UFRN, Psicólogo, 2014) A política de saúde mental no Brasil buscou estratégias para atender às demandas da população com transtorno mental e (ou) usuários de álcool e outras drogas. A criação dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) foi uma dessas ações. Quanto a essa temática, assinale a alternativa correta. A. Os hospitais gerais recebem muitos pacientes com síndrome de abstinência ou delirium tremens, mas eles são imediatamente encaminhados para qualquer CAPS AD para tratamento de desintoxicação. B. Em geral, esses pacientes serão aconselhados e motivados a buscarem outro tratamento após a alta, podendo ser internação, ou não, nos CAPS i (psicossocial infantil). C. Geralmente, a internação no CAPS tem como principal objetivo a remoção dos efeitos da síndrome de abstinência, por isso a internação é de longa duração. D. É função, por excelência, dos CAPS AD desorganizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas e encaminhar os pacientes para hospitais psiquiátricos. E. É função dos CAPS AD prestar atendimento clínico em regime de atenção diária em saúde mental e uso de álcool e outras drogas, evitando assim as internações em hospitais psiquiátricos, visando principalmente promover a inserção social de pessoas com tais problemáticas por meio de ações intersetoriais.

38 7. Políticas Públicas em Saúde Mental (IADES, EBSERH/ HUOL UFRN, Psicólogo, 2014) A política de saúde mental no Brasil buscou estratégias para atender às demandas da população com transtorno mental e (ou) usuários de álcool e outras drogas. A criação dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) foi uma dessas ações. Quanto a essa temática, assinale a alternativa correta. A. Os hospitais gerais recebem muitos pacientes com síndrome de abstinência ou delirium tremens, mas eles são imediatamente encaminhados para qualquer CAPS AD para tratamento de desintoxicação. B. Em geral, esses pacientes serão aconselhados e motivados a buscarem outro tratamento após a alta, podendo ser internação, ou não, nos CAPS i (psicossocial infantil). C. Geralmente, a internação no CAPS tem como principal objetivo a remoção dos efeitos da síndrome de abstinência, por isso a internação é de longa duração. D. É função, por excelência, dos CAPS AD desorganizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas e encaminhar os pacientes para hospitais psiquiátricos. E. É função dos CAPS AD prestar atendimento clínico em regime de atenção diária em saúde mental e uso de álcool e outras drogas, evitando assim as internações em hospitais psiquiátricos, visando principalmente promover a inserção social de pessoas com tais problemáticas por meio de ações intersetoriais.

39 REFERÊNCIAS CARTILHA ABC do SUS. (1990). Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência Social. Brasília, Disponível em: < Acesso em: 23 jul CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE, 8. Anais... Brasília: Centro de Documentação do Ministério da Saúde, Ministério da Saúde, Portaria/GM nº 569, de 01/06/2000. MINISTÉRIO DA SAÚDE (1994). BRASIL, COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL. Relatório final. Anais da II Conferência Nacional de Saúde Mental, dez. 1-4; Brasília (DF): O Ministério. RONCALLI, A. G. (2003). O desenvolvimento das políticas públicas de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde. In: Antonio Carlos Pereira (Org.). Odontologia em Saúde Coletiva: planejando ações e promovendo saúde. Porto Alegre: ARTMED,. Cap. 2. p

Legislação do SUS SEM. Prof.ª Andrea Paula Colonização Controle dos Portos Colégio Médico-Cirúrgico Educação Sanitária

Legislação do SUS SEM. Prof.ª Andrea Paula Colonização Controle dos Portos Colégio Médico-Cirúrgico Educação Sanitária Legislação do SUS Prof.ª Andrea Paula 1500 Colonização 1800 Controle dos Portos 1808 Colégio Médico-Cirúrgico 1920 Educação Sanitária 1904 Revolta da Vacina 1900 Modelo Campanhista 1921 Ethel Parsons 1923

Leia mais

Evolução Histórica da Previdência Social no Brasil. Profa. Andréa Paula

Evolução Histórica da Previdência Social no Brasil. Profa. Andréa Paula Evolução Histórica da Previdência Social no Brasil Profa. Andréa Paula profandreaps@gmail.com 1923 Criação dos CAPS - Caixas de Aposentadorias e Pensões Lei Elói Chaves. 1930 Criação dos IAP S - Instituto

Leia mais

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL Prof.ª Dr.ª Rosana Carneiro Tavares I. Histórico do sistema de saúde brasileiro: Linha do tempo Brasil: um século de historia... 1900 - Sanitarismo Campanhista

Leia mais

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O

Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Atenção Pisicosocial P R O F E N F º D I O G O J A C I N T H O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS CAPS são serviços da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS abertos destinados a prestar atenção diária

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Prof. Domingos de Oliveira DIRETRIZES E POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL A Política de Saúde Mental instituída no Brasil através da Lei Federal No 10.216/01, tem como premissa fundamental

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Prof. João Gregório Neto 2013 REFORMA PSIQUIÁTRICA Ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, objetivando garantir o acesso da população

Leia mais

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL

SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL SAÚDE COLETIVA HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL Prof.ª Rosana Carneiro Tavares I. Histórico do sistema de saúde brasileiro: Linha do tempo Brasil: um século de historia... 1900 - Sanitarismo Campanhista 1923

Leia mais

Política Nacional de Saúde Mental

Política Nacional de Saúde Mental Política Nacional de Saúde Mental Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas/DAPES Secretaria de Atenção à Saúde Brasília, Agosto de 2017 Política

Leia mais

HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL. Espaço Saúde

HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL. Espaço Saúde QUEM USA? HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL Espaço Saúde PERÍODOS Descobrimento ao Império (1500-1889) República Velha (1889 1930) Era Vargas (1930 1964) Autoritarismo (1964 1984) Nova República (1985 1988)

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 O Ministro da Saúde, no uso de suas atribuições

Leia mais

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002

Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 336, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 O Ministro da Saúde, no uso de suas atribuições

Leia mais

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo

Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Saúde Coletiva Prof (a) Responsável: Roseli Aparecida de Mello Bergamo Conteúdo da Unidade 2.1 Organização do Sistema Único de Saúde - SUS Principais tendências na política de saúde do Brasil 1. Sanitarismo

Leia mais

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza

Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem. Prof.ª Natale Souza Saúde Mental: Como cai na prova de Enfermagem Prof.ª Natale Souza Um pouco de história... A atual política de saúde mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores

Leia mais

(SIMNPAS = INAMPS + INPS + IAPAS)

(SIMNPAS = INAMPS + INPS + IAPAS) LINHA DO TEMPO Brasil: um século de historia... 1900 - Sanitarismo Campanhista 1904 Revolta da Vacina Oswaldo Cruz 1917 - Reforma do porto de Santos 1923 - Lei Eloy Chaves: criação das CAPs 1933 - Criação

Leia mais

Sistema Único de Saúde SUS

Sistema Único de Saúde SUS Sistema Único de Saúde SUS João Werner Falk Professor e atual Chefe do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS Ex-Presidente (em cinco gestões) e ex-diretor de Titulação e Certificação

Leia mais

A Atenção ás Urgências e Emergências no sus. Enfª Senir Amorim

A Atenção ás Urgências e Emergências no sus. Enfª Senir Amorim A Atenção ás Urgências e Emergências no sus Enfª Senir Amorim Marcos Históricos da saúde do Brasil A atenção à saúde no Brasil, como conhecemos hoje, com garantias de: Universalidade direito a todas as

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Direito à vida e à saúde Profª. Liz Rodrigues - A partir do art. 7º, a Lei n. 8.069/90 indica um rol de direitos que devem ser assegurados à criança

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL

INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL 1. HISTÓRICO 1920: Criação da Lei Eloy Chaves primeiro modelo de previdência social, as Caixas de Aposentadoria

Leia mais

1) Sobre as regiões de saúde instituídas pelo Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, considere as seguintes afirmações.

1) Sobre as regiões de saúde instituídas pelo Decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, considere as seguintes afirmações. FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE CAMPINA GRANDE CURSO: MEDICINA COMPONENTE CURRICULAR: SAÚDE COLETIVA IV (quarto período) DOCENTE: BETÂNIA LINS /ADRIANA AMORIM 1) Sobre as regiões de saúde instituídas

Leia mais

Níveis de Atenção à saúde Origem do SUS

Níveis de Atenção à saúde Origem do SUS Níveis de Atenção à saúde Origem do SUS Saúde pública Consiste na aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes

Leia mais

TRT 3ª REGIÃO Especialidade Enfermagem. Profª.: Fernanda Barboza

TRT 3ª REGIÃO Especialidade Enfermagem. Profª.: Fernanda Barboza TRT 3ª REGIÃO Especialidade Enfermagem Profª.: Fernanda Barboza 21. De acordo com a Lei Orgânica da Saúde Lei no8.080/1990 do Ministério da Saúde, está incluída no campo de atuação do Sistema Único de

Leia mais

Legislação do SUS. Prof.ª Andrea Paula

Legislação do SUS. Prof.ª Andrea Paula Legislação do SUS LEI ORGÂNICA DA SAÚDE 8.080/90 Prof.ª Andrea Paula Art. 1º Esta lei, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados ou, em caráter ou, por pessoas naturais ou

Leia mais

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*)

RAPS. Saúde Mental 26/08/2016. Prof.: Beto Cruz PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Saúde Mental Prof.: Beto Cruz betocais2@gmail.com PORTARIA Nº 3.088, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2011(*) Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades

Leia mais

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO PRINCÍPIOS NORMAS E PROGRAMAS

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO PRINCÍPIOS NORMAS E PROGRAMAS MEDICINA PREVENTIVA SUS HISTÓRIA E EVOLUÇÃO PRINCÍPIOS NORMAS E PROGRAMAS SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA República Velha - 1889 a 1930 Bacteriologia Medicina

Leia mais

Panorama das Redes de Atenção à Saúde.

Panorama das Redes de Atenção à Saúde. Panorama das Redes de Atenção à Saúde. Saúde Direito de todos e dever do Estado CONSTITUIÇÃO FEDERAL Lei 8.080 Lei 8.142 DECRETO 7.508 Lei 12.401 Lei 12.466 Lei complementar 141 1986 1988 1990 1991 1993

Leia mais

A implantação de CAPS no estado do Paraná: situação atual e perspectivas. Coordenação Estadual de Saúde Mental Agosto 2013

A implantação de CAPS no estado do Paraná: situação atual e perspectivas. Coordenação Estadual de Saúde Mental Agosto 2013 A implantação de CAPS no estado do Paraná: situação atual e perspectivas Coordenação Estadual de Saúde Mental Agosto 2013 Situação Atual - Portaria 336/2002 - CAPS - Portaria 245/2005 incentivo implantação

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 1. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 1. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 1 Profª. Lívia Bahia - Atenção à Saúde É tudo que envolve o cuidado com a saúde do ser humano; Inclui ações e serviços de promoção, prevenção, reabilitação

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos LEI Nº 8.080, DE 19

Leia mais

Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS

Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS Redes de Atenção à Saúde no SUS Adriano de Oliveira DARAS/SAS/MS 12 de setembro de 2011 Articulação para Produção da Saúde RAS Assistência à Saúde Vigilância em Saúde Promoção da Saúde Vasos Comunicantes

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 7ª Região. Assunto: Perspectivas para a Política de Saúde Mental do RS

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 7ª Região. Assunto: Perspectivas para a Política de Saúde Mental do RS Ofício nº. 0068/2015 Porto Alegre, 20 de janeiro de 2015. Assunto: Perspectivas para a Política de Saúde Mental do RS Excelentíssimo Sr. Secretário Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, João

Leia mais

III Conferência Municipal de Saúde Mental

III Conferência Municipal de Saúde Mental III Conferência Municipal de Saúde Mental Apresentação 1.A III Conferência Municipal de Saúde Mental, vem para reafirmar os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, com base na Lei 10.216 de 2001,

Leia mais

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL

Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL. NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL. NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL Profª : ANA BRAZ EVOLUÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO BRASIL NOÇÕES de POLÍTICA de SAÚDE MENTAL no BRASIL NÚCLEOS de APOIO à SAÚDE da FAMÍLIA e MENTAL REFORMA PSIQUIÁTRICA Reforma Psiquiátrica Brasileira Em 1978,

Leia mais

REDE SAUDE MENTAL SÃO BERNARDO DO CAMPO

REDE SAUDE MENTAL SÃO BERNARDO DO CAMPO REDE SAUDE MENTAL SÃO BERNARDO DO CAMPO ARTICULAÇÃO COM ATENÇÃO BÁSICA Descentralização do Ambulatório de Saúde Mental para os 10 territórios da Saúde. Casos leves vem sendo inseridos nos programas de

Leia mais

ANEXO I ATRIBUIÇÕES DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE E RESPONSABILIDADES SETORIAIS INTERFEDERATIVAS

ANEXO I ATRIBUIÇÕES DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE E RESPONSABILIDADES SETORIAIS INTERFEDERATIVAS ANEXO I ATRIBUIÇÕES DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA EM SAÚDE E RESPONSABILIDADES SETORIAIS INTERFEDERATIVAS 1. Atribuições das equipes de referência em saúde As equipes de referência em saúde preconizadas nesta

Leia mais

Revisão - SUS SES-PE

Revisão - SUS SES-PE Revisão - SUS SES-PE Banca AOCP garantido mediante políticas sociais e econômicas; Saúde DIREITO de todos e dever do Estado (CF/88, art.196) visa à redução do risco de doença e de outros agravos; objetiva

Leia mais

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários

Cuidado. Crack, é possível vencer Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Prevenção Educação, Informação e Capacitação Cuidado Aumento da oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários Autoridade Enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas Crack, é

Leia mais

Quinta das LIVES COM A PROFESSORA NATALE SOUZA. Solicite a entrada no grupo: https://www.facebook.com/grou ps/ /?

Quinta das LIVES COM A PROFESSORA NATALE SOUZA. Solicite a entrada no grupo: https://www.facebook.com/grou ps/ /? Quinta das LIVES COM A PROFESSORA NATALE SOUZA Todas as quintas DICAS DE RESIDÊNCIAS; RESOLUÇÃO DE QUESTÕES; CUPONS DE DESCONTOS E MUITO MAIS. Solicite a entrada no grupo: https://www.facebook.com/grou

Leia mais

ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar

ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar ESTRUTURA DO SETOR DE SAÚDE BRASILEIRO Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar residecoadm.hu@ufjf.edu.br Organizações de Saúde São Unidades de diferentes densidades tecnológicas,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA AULA 02

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA AULA 02 SAÚDE PÚBLICA AULA 02 A saúde ganhou importante espaço na Constituição Federal de 1988 (CF/88), fazendo parte da seguridade social juntamente com a assistência e previdência social de forma integrada.

Leia mais

[ERRATA] Legislação do SUS (Esquematizada e Comentada) (2ª Edição)

[ERRATA] Legislação do SUS (Esquematizada e Comentada) (2ª Edição) [ERRATA] Legislação do SUS (Esquematizada e Comentada) (2ª Edição) 2. (IDECAN - 2017 INCA) Considerando os componentes da medicina previdenciária no Brasil, as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs),

Leia mais

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE

CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE CONTROLE SOCIAL e PARTICIPAÇÃO NO SUS: O PAPEL DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE EDERSON ALVES DA SILVA Vice-Presidente Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais conselhoestadualdesaudemg@gmail.com O Sistema

Leia mais

Sistema Único de Saúde. Profa Cristiana Tengan

Sistema Único de Saúde. Profa Cristiana Tengan Sistema Único de Saúde Profa Cristiana Tengan A saúde de uma população, nítida expressão das condições concretas de existência, é resultante, entre outras coisas, da forma como é estabelecida a relação

Leia mais

o sus e as políticas de saúde mental no brasil

o sus e as políticas de saúde mental no brasil O que é atenção psicossocial? 1. antagônica ao isolamento hospitalar, um lugar de cuidado, disponível à circulação de pessoas e acontecimentos (visitantes, alunos, professores, políticos, voluntários,

Leia mais

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL FONTE: Google Região de Saúde Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes (identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de

Leia mais

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra

Linha de Cuidados. Mila Lemos Cintra Linha de Cuidados Mila Lemos Cintra Assistência à Saúde Ainda há uma prática: Centrada no ato prescritivo procedimento Dimensões biológicas Centrado em exames e medicamentos Custo elevado Assistência à

Leia mais

HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar

HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL Laís Caroline Rodrigues Economista Residente Gestão Hospitalar residecoadm.hu@ufjf.edu.br Sugestões: Documentário Políticas de Saúde no Brasil: Um século de luta pelo

Leia mais

Legislação do SUS. SEGURIDADE SOCIAL E SAÚDE Prof.ª Andrea Paula

Legislação do SUS. SEGURIDADE SOCIAL E SAÚDE Prof.ª Andrea Paula Legislação do SUS Tema: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 SEGURIDADE SOCIAL E SAÚDE Prof.ª Andrea Paula Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa...

Leia mais

Angelo Roncalli

Angelo Roncalli Angelo Roncalli 84-3215 3215-4133 roncalli@terra.com.br www.pgops.dod.ufrn.br Pistas... Entendendo o presente com um olho no passado A Políticas Públicas P de Saúde no Brasil... No contexto do panorama

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa:

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde Mental. Ementa: PLANO DE ENSINO Curso: Pós graduação em Psicologia Hospitalar Docente: Profa. Ms. Roxane Mangueira Sales Carga horária : 8HORAS/Aula Ano/Semestre 2018.1 DISCIPLINA: Atenção psicológica V- Hospital de Saúde

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 28 DE MAIO DE 2012.

LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 28 DE MAIO DE 2012. LEI COMPLEMENTAR Nº 465, DE 28 DE MAIO DE 2012. Autores: Deputado Romoaldo Júnior e Deputado Sebastião Rezende Dispõe sobre a criação da Lei estadual de Atenção Integral à Saúde Mental e dá outras providências.

Leia mais

SAÚDE MENTAL & REFORMA PSIQUIÁTRICA

SAÚDE MENTAL & REFORMA PSIQUIÁTRICA SAÚDE MENTAL & REFORMA PSIQUIÁTRICA SUMÁRIO 1. REFORMA PSIQUIÁTRICA: NOVA LÓGICA ASSISTENCIAL... 3 2. POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL: GARANTIA DE DIREITOS E CIDADANIA... 25 3. REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL...

Leia mais

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Capítulo I SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 196 a 200, Constituição Federal de 1988. 1. (Secretaria Estadual de Administração do Amapá-AP/2012/UNIVERSA) Assinale a alternativa que apresenta

Leia mais

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO.

UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. Projeto Segurança Humana: São Paulo UMA PARCERIA DE AGENCIAS EM UM SÓ ESPAÇO GEOGRAFICO. SETEMBRO 2009 ANÁLISE DO PROJETO PROJETO SEGURANÇA A HUMANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: Agências envolvidas: OPAS/OMS

Leia mais

SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação

SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DE 2012 SAMU: A importância do atendimento ao paciente e da regulação Paulo de Tarso Monteiro Abrahão IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO??? REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS

Leia mais

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA DIREITO À SAÚDE NO BRASIL Brasil colônia 1500 a 1889 Ausência total de saneamento básico (esgoto) Poucos médicos (Europa) Saúde: curandeiros / índios

Leia mais

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS

Pacto de Gestão do SUS. Pacto pela Vida. Pacto em Defesa do SUS Pacto de Gestão do SUS Pacto pela Vida Pacto em Defesa do SUS PACTO PELA SAÚDE O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação

Leia mais

2) O SUS foi desenvolvido em razão do artigo 198 da Constituição Federal, com base nos seguintes princípios, exceto:

2) O SUS foi desenvolvido em razão do artigo 198 da Constituição Federal, com base nos seguintes princípios, exceto: QUESTÕES DO SUS ) São objetivos do SUS: a) identificação de fatores que condicionem à saúde; b) política financeira de incentivo à saúde; c) ação de ordem social que vise arrecadação de recursos; d) identificação

Leia mais

Oficina 5: Os desafios para sustentabilidade da RAPS - Rede de Atenção Psicossocial

Oficina 5: Os desafios para sustentabilidade da RAPS - Rede de Atenção Psicossocial Oficina 5: Os desafios para sustentabilidade da RAPS - Rede de Atenção Psicossocial Loiva dos Santos Leite Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre Julho/2016 SUStentabilidade da RAPS sob os aspectos

Leia mais

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE No contexto atual, uma pessoa procura assistência no campo da saúde por diversos motivos: Atendimento pré-natal Consulta pediátrica Imunizações Controle de doenças crônicas

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DO CRATOD Regina Esther Tuon

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DO CRATOD Regina Esther Tuon CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ATENÇÃO DE USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS DO CRATOD 2009 Regina Esther Tuon rtuon-cratod@saude.sp.gov.br SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É o conjunto de Ações e Serviços de Saúde

Leia mais

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: o vínculo e o diálogo necessários II Mostra Nacional de Saúde Família 01º a 03 de junho de 2004 Diretrizes da política de saúde mental do MS Redução Progressiva dos Leitos

Leia mais

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SAÚDE MENTAL NO SUS E OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL REFORMA PSIQUIÁTRICA Ampla mudança do atendimento público em Saúde Mental, objetivando garantir o acesso da população aos serviços e o respeito

Leia mais

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE AULA 5 ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Atenção Primária à Saúde e/ou Atenção Básica No Brasil, observa-se mudanças na concepção de APS desde a NOB

Leia mais

Financiamento. Consultório na Rua PORTARIA Nº 123, DE 25 DE JANEIRO DE Sem portaria convivência e cultura. Estabelece, no âmbito Especializada/

Financiamento. Consultório na Rua PORTARIA Nº 123, DE 25 DE JANEIRO DE Sem portaria convivência e cultura. Estabelece, no âmbito Especializada/ Rede De (RAPS) Componentes da RAPS Pontos da RAPS Nº da Portaria de Financiamento Caracterização da portaria Atenção Básica Unidade Básica de PORTARIA 2488/11 Institui a Política Saúde Nacional de Atenção

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA SAÚDE PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA DIREITO À SAÚDE NO BRASIL Brasil colônia 1500 a 1889 Ausência total de saneamento básico (esgoto) Poucos médicos (Europa) Saúde: curandeiros / índios / africanos Pouquíssimos hospitais BRASIL

Leia mais

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde Brasília, 9 a 12 de julho de 2011 A rede cegonha deve ser organizada de maneira a possibilitar

Leia mais

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006

Política Nacional de Atenção Básica. Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 Política Nacional de Atenção Básica Portaria nº 648/GM de 28 de Março de 2006 ! A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a promoção

Leia mais

3 Centro Regional de Especialidades (Ambulatório de Especialidades):

3 Centro Regional de Especialidades (Ambulatório de Especialidades): ESTUDOS REGIONAIS 1 INTRODUÇÃO A "Organização Mundial de Saúde" (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades". O

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Ao final do regime militar, a política de saúde no Brasil tinha como características: a) um duplo comando, fragmentado entre o Ministério da

Leia mais

04/10/2016. Relatório Dawson Atenção Primária à Saúde. Declaração de Alma-Ata Atenção Primária à Saúde Declaração de Alma-Ata

04/10/2016. Relatório Dawson Atenção Primária à Saúde. Declaração de Alma-Ata Atenção Primária à Saúde Declaração de Alma-Ata Relatório Dawson - 1920 Trabalho precursor para as Redes de Atenção à Saúde! Pontos essenciais: Nutricionista Fernando B. Peixoto CrN3: 41101 Mestrando em Saúde na Comunidade FMRP/USP Pós-Graduado em Atenção

Leia mais

Módulo1:: CAPÍTULO 5: A rede de atenção a usuários de álcool e outras drogas na saúde pública do Brasil Pedro Gabriel Delgado e Francisco Cordeiro

Módulo1:: CAPÍTULO 5: A rede de atenção a usuários de álcool e outras drogas na saúde pública do Brasil Pedro Gabriel Delgado e Francisco Cordeiro Módulo1:: CAPÍTULO 5: A rede de atenção a usuários de álcool e outras drogas na saúde pública do Brasil Pedro Gabriel Delgado e Francisco Cordeiro Este capítulo pretende abordar alguns aspectos da política

Leia mais

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA. ALCOOLISMO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DEPENDÊNCIA ALCOOLISMO Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos uma política nacional de atenção à saúde, de forma relacionada ao consumo de álcool, implica na implementação da assistência, ampliando

Leia mais

Portaria SAS/MS nº 305, de 03 de Maio de 2002.

Portaria SAS/MS nº 305, de 03 de Maio de 2002. Portaria SAS/MS nº 305, de 03 de Maio de 2002. O Secretário de Assistência à Saúde, no uso de suas atribuições legais, Considerando o aumento do consumo de álcool e outras drogas entre crianças e adolescentes

Leia mais

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL DIREITO À SAÚDE: SUS, HUMANIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 Encontro com os agentes de pastoral Carlos Neder SUS - Base Legal CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA CONSTITUIÇÕES ESTADUAIS LEIS

Leia mais

DEPARTAMENTO DE POLÍTICA, GESTÃO E SAÚDE FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROF. FERNANDO AITH SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO

DEPARTAMENTO DE POLÍTICA, GESTÃO E SAÚDE FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROF. FERNANDO AITH SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE POLÍTICA, GESTÃO E SAÚDE FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROF. FERNANDO AITH SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO Como definir o sistema de saúde brasileiro 2 SISTEMA DE SAÚDE

Leia mais

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo.

B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA. Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. B. PRIORIDADES E OBJETIVOS DO PACTO PELA VIDA Prioridades e objetivos a serem pactuados, mas que não demandam preenchimento do quadro o abaixo. Prioridades Federais Saúde do Idoso Disponibilizar a Caderneta

Leia mais

EBSERH QUESTÕES COMENTADAS LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS CONCURSO EBSERH PARÁ AOCP/2016. Prof.ª Natale Souza

EBSERH QUESTÕES COMENTADAS LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS CONCURSO EBSERH PARÁ AOCP/2016. Prof.ª Natale Souza EBSERH QUESTÕES COMENTADAS LEGISLAÇÃO APLICADA AO SUS CONCURSO EBSERH PARÁ AOCP/2016 NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO TARDE Prof.ª Natale Souza Olá queridos concurseiros EBSERH, vamos continuar os estudos? Vários editais

Leia mais

Humanização e Cuidado em Saúde

Humanização e Cuidado em Saúde Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Economia Economia e Gestão da Saúde Humanização e Cuidado em Saúde Franciane Silva Coutinho Residente em Gestão Hospitalar Administração E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br

Leia mais

MORAR EM CASA 1. IDENTIFICAÇÃO

MORAR EM CASA 1. IDENTIFICAÇÃO MORAR EM CASA Fanny Helena Martins Salles 1 Lorena Pinheiro Furtat 2 Miriam Kloppenburg Ferreira 3 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Nome: Implementação ao projeto de moradias assistidas vinculadas ao Centro de Atendimento

Leia mais

A saúde do tamanho do Brasil

A saúde do tamanho do Brasil A saúde do tamanho do Brasil BREVE HISTÓRIA DE UMA LONGA CAMINHADA A saúde é um direito de todos e um dever do estado. Essa conquista social, incorporada à Constituição Federal de 1988 e construída a partir

Leia mais

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

NOTA TÉCNICA 41 /2012. Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). NOTA TÉCNICA 41 /2012 Institui a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). INTRODUÇÃO As doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema

Leia mais

Princípios e Diretrizes Sistema Único de Saúde

Princípios e Diretrizes Sistema Único de Saúde Princípios e Diretrizes Sistema Único de Saúde 1 DOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES Lei Orgânica da Saúde Lei n. 8.080 de 19 de setembro de 1990. Art. 7º: I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em

Leia mais

Acesso aos medicamentos e globalização: questões éticas e sociais.

Acesso aos medicamentos e globalização: questões éticas e sociais. Acesso aos medicamentos e globalização: questões éticas e sociais. Atelier 1 As Políticas Públicas de acesso aos medicamentos. O contexto e os principais determinantes da política brasileira de. Montreal

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE VOLTA REDONDA DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PROJETO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Coordenação do projeto: Prof. Dr. Rafael Mendonça Dias Título: Atenção Integral

Leia mais

ENAM Cenários e Práticas da Humanização do Nascimento no Brasil

ENAM Cenários e Práticas da Humanização do Nascimento no Brasil ENAM - 2010 Cenários e Práticas da Humanização do Nascimento no Brasil Instituição Pública, Não Governamental, Filantrópica. Belo Horizonte Minas Gerais Art.196 A saúde é direito de todos e dever do Estado,

Leia mais

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Janise Braga Barros

Leia mais

Políticas Públicas de Saúde. Prof. Ms. Cristian Fabiano Guimarães

Políticas Públicas de Saúde. Prof. Ms. Cristian Fabiano Guimarães Políticas Públicas de Saúde Prof. Ms. Cristian Fabiano Guimarães Proposta do Módulo DIA 28/Abr 02/Jun 04/Ago 01/Set 06/Out 03/Nov CONTEÚDO Apresentação módulo. A Política de Saúde no Brasil: dispositivos

Leia mais

Atenção Primária à Saúde - Necessidades de Saúde e o Cuidado de Enfermagem

Atenção Primária à Saúde - Necessidades de Saúde e o Cuidado de Enfermagem Atenção Primária à Saúde - Necessidades de Saúde e o Cuidado de Enfermagem Integralidade do Cuidado em Saúde II Curso Bacharelado em Enfermagem EERP/USP Atenção Primária à Saúde Atenção Primária à Saúde

Leia mais

MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL DE TAQUARA/RS

MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL DE TAQUARA/RS RELATÓRIO FINAL MAPEAMENTO DA SAÚDE MENTAL DE TAQUARA/RS Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) Grupo de pesquisa em Psicologia Comunitária Prof. Responsável Dra. Laíssa Eschiletti

Leia mais

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS

Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família. Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS Núcleo de Atenção Integral na Saúde da Família Coordenação da Política Nacional de Promoção da Saúde/SE Coordenação de Gestão da Atenção Básica/SAS SUS - Princípios Gerais 1 - A Saúde Como Direito de Todos

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL BRASILEIRA. Rosa UFPI-DSS

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL BRASILEIRA. Rosa UFPI-DSS POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL BRASILEIRA Profª Drª Lucia Cristina dos Santos Rosa UFPI-DSS MODELO HOSPITALOCENTRICO NA ASSISTENCIA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA MARCO: Hospício Pedro II 1852 Rio de Janeiro; CONCEPÇÃO:

Leia mais

SERVIÇOS RESIDENCIAIS TERAPÊUTICOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: REFLEXÃO CRÍTICA

SERVIÇOS RESIDENCIAIS TERAPÊUTICOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: REFLEXÃO CRÍTICA SERVIÇOS RESIDENCIAIS TERAPÊUTICOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: REFLEXÃO CRÍTICA Cíntia Nasi 1 Marcio Wagner Camatta 2 Jacó Fernando Schneider 3 INTRODUÇÃO: A atenção em saúde mental vem sofrendo transformações

Leia mais

MÓDULO 2 PROCESSO DE TRABALHO COLABORATIVO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA CELINA RAGONI DE MORAES CORREIA / CAROLINA CARDOSO MANSO

MÓDULO 2 PROCESSO DE TRABALHO COLABORATIVO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA CELINA RAGONI DE MORAES CORREIA / CAROLINA CARDOSO MANSO MÓDULO 2 PROCESSO DE TRABALHO COLABORATIVO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA CELINA RAGONI DE MORAES CORREIA / CAROLINA CARDOSO MANSO GABARITO DAS QUESTÕES NORTEADORAS QUESTÃO NORTEADORA 1: Histórias

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1

RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 RELATÓRIO FINAL DA 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BARRA DO PIRAI DIA 07 DE JUNHO DE 2014 ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 1 1) Atenção domiciliar aos pacientes em dificuldades de locomoção dependente de ventilação

Leia mais

Linha do Tempo Fatos marcantes na Construção das Políticas de Saúde no Brasil Prof.ª Natale Souza

Linha do Tempo Fatos marcantes na Construção das Políticas de Saúde no Brasil Prof.ª Natale Souza Linha do Tempo Fatos marcantes na Construção das Políticas de Saúde no Brasil Prof.ª Natale Souza Olá pessoal, vamos falar de história? Elenquei, em forma de LINHA DO TEMPO, os fatos marcantes e cobrados

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos LEI Nº 8.080, DE 19

Leia mais

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos

Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final. Por Ordem de Votação nos Eixos Temáticos Diretrizes Aprovadas nos Grupos de Trabalho ou na Plenária Final Por Ordem de nos Eixos Temáticos Brasília (DF), 1 a 4/12/2015 Eixo 1 - Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade Diretriz

Leia mais

CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO. Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS. Mar/2012

CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO. Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS. Mar/2012 CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SÃO PAULO Implicações na prática da Assistência à Saúde no SUS Mar/2012 O SUS HOJE IDSUS aponta problemas de acesso e de qualidade do sistema na maioria

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 2 anos II - Número de vagas: 15 por ano III - Objetivo Geral: Ao final do Programa de Residência Médica

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais