A ATRATIVIDADE DA FRANÇA FRENTE AS PRINCIPAIS ECONOMIAS MUNDIAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ATRATIVIDADE DA FRANÇA FRENTE AS PRINCIPAIS ECONOMIAS MUNDIAIS"

Transcrição

1 RELEASE Edição Dez A ATRATIVIDADE DA FRANÇA FRENTE AS PRINCIPAIS ECONOMIAS MUNDIAIS 9ª edição do Relatório da Atratividade da França compara a França com outras 13 importantes economias mundiais por meio de 123 indicadores monitorados. Num contexto mundial em que há grande mobilidade dos fatores de produção, a atratividade dos territórios e das economias é um desafio cada dia mais crucial. Os diferentes Governos realizam o máximo de esforços para melhorar o ambiente favorável à implantação de novos empreendimentos e à atração de novos talentos. No entanto, a atratividade dos territórios é uma noção relativa. Para algumas empresas, o mais importante são as infraestruturas de transporte e comunicação, para outras, um ambiente propício para a inovação tecnológica, outros ainda serão sensíveis ao pool de mão de obra altamente qualificada, alta demanda e elevado potencial de mercado. Outras ainda irão privilegiar os menores custos de produção ou o acesso a determinados recursos naturais. Há 9 anos, a Agência do Governo francês - Business France - realiza um diagnóstico da atratividade da economia francesa, comparando os desempenhos da França com os de outros 13 importantes países da OCDE (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polônia, Reino-Unido, Suécia, Estados Unidos e Japão), diante de 123 indicadores monitorados. A França vem transformando sua imagem para se inscrever em uma nova dinâmica, mais aberta para o mundo, mais empreendedora, preocupada com os problemas do meio ambiente. Além disso, ela vem designando uma parte importante de seus investimentos para as políticas de P&D e de fidelização de talentos. Nesta 9ª edição do Relatório da Atratividade da França, podemos identificar 3 pontos importantes a destacar: 1. A imagem econômica da França melhorou A atratividade do país vem sendo reforçada. As medidas tomadas há alguns anos pelo Poder Público para reforçar a atratividade começa a dar seus frutos. As pesquisas que tratam da atratividade da França identificam em sua maioria aspectos como: o tamanho do mercado interno, a qualidade das infraestruturas de comunicação e de transporte, a qualidade da formação, a qualificação dos assalariados, bem como a inovação, a P&D, além da produtividade no trabalho.

2 2. A atratividade da França melhorou, comparada com os outros países A França tornou-se assim, o 2º país europeu considerado o mais atraente, atrás da Alemanha e diante do Reino Unido. As empresas alemãs, indianas e chinesas posicionam a França como o primeiro destino na Europa para seus investimentos estrangeiros. Para os investimentos britânicos, mais de um terço das empresas percebem a França como o destino Europeu mais atraente (uma progressão de 7 pontos em relação ao ano anterior). 3. As vantagens estruturais da França são acompanhadas por um dinamismo empresarial e criativo, ainda pouco conhecido O número de criações de empresas é muito superior à média europeia. A qualidade da infraestrutura francesa permanece indiscutível, graças à elevada taxa de investimento público, superior em 2016 à do Reino Unido ou da Alemanha. Dois exemplos: a eletricidade é uma das mais baratas da Europa e com menor índice de carbono; o Aeroporto Paris-Charles de Gaulle é o líder europeu de frete e 2º em número de passageiros. Paralelamente, a França se tornou um local de escolha para o lançamento de startups, graças à simplificação das formalidades para a criação de empresas e à uma rede extensa de incubadoras e aceleradoras, presentes nos quatro cantos do território. O maior campus de Startups mundial, Station F, abriu suas portas em julho de O ecossistema Tech francês se beneficia hoje de um grande reconhecimento internacional. Grandes ensinamentos Edição 2018 (Fatos marcantes e Barômetro de Imagem) I. Uma França cortejada por talentos e investidores, definitivamente voltada para a excelência: Um forte aumento nos fluxos de investimentos diretos estrangeiros (IDE) recebidos: + 39% em 2017 dos fluxos para atingir 44,2 bilhões de euros (a França ficou em 7º lugar no mundo para os fluxos de IDE em 2017); Com mais de alunos, a França é a quarta maior anfitriã mundial de estudantes internacionais, atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido; Grande proporção de estudantes estrangeiros que vêm para seguir programas de treinamento avançados: 40% dos estudantes de doutorado são estrangeiros. 88% dos tomadores de decisões econômicas consideram a França como um destino atraente (+14 pontos em relação a 2016) 78% deles fazem uma avaliação positiva de sua presença na França 89% das empresas consideram que as medidas postas em prática para atrair novos talentos na França têm um impacto positivo. 82% das empresas consideram que a França é um país onde se deve investir

3 II. Um ambiente administrativo e regulatório 2.0, internacionalmente reconhecido e favorável à criação de empresas Segundo o estudo E-Government Survey 2018 das Nações Unidas, a França se classifica em 9º lugar mundial em e-administração (5º lugar na Europa e 4º lugar em nossa amostragem). A França é particularmente eficaz na qualidade e acessibilidade dos serviços on-line, no qual ela ocupa o 4º lugar no mundo; O Doing Business do Banco mundial salienta igualmente a qualidade e a eficácia do ambiente administrativo francês que conserva seu primeiro lugar no mundo no que tange à eficácia do comércio transfronteiriço, graças a procedimentos aduaneiros simplificados; O número de empresas ativas na França aumentou + 1,9% em 2016 (contra + 1,3% para a UE28 com criações de empresas. A taxa de criação de empresas no total da economia é de 9,7% na França (2016), à frente da Alemanha (7,2%); A França também tem a terceira menor taxa de fechamento de empresas, cf. amostra (4,7% em 2016), atrás da Irlanda (2%) e da Bélgica (3,3%). 84,5% consideram que a França é um país voltado para o futuro (+12 pontos em relação a 2016), 80% consideram que a França é um país onde é fácil fazer negócios (+12 pontos 2016) 83,5% consideram que a França é um país que incentiva o empreendedorismo e a criação de empresas. III. A França, uma economia inovadora A França oferece o tratamento tributário mais vantajoso para a P&D com a criação e consolidação do CIR (Crédit Impôt Recherche / valores alocados de 5,7 bilhões para empresas em 2017) 83% das empresas consideram que a França é um país inovador (+11 pontos em relação a 2016) 85% das empresas consideram que o ecossistema francês incentiva a inovação. 77% das empresas consideram que o custo de atividades de P&D na França é atraente para investimentos nesta área (+11 pontos em relação a 2016).

4 IV. O advento da França como nação que promove o acesso ao financiamento a Pequenas e Médias empresas francesas (PME s) e TPE (Microempresas francesas). Conforme a pesquisa trimestral do Banco Central da França, 87% das Pequenas e Médias Empresas obtiveram (totalmente ou parcialmente) os financiamentos para tesouraria solicitados no 2º trimestre de 2018; Em termos de gestão de ativos, a França ocupa o 4º lugar na Europa em 2017 (atrás do Luxemburgo, da Irlanda e da Alemanha), com uma fatia de mercado de 12,3% dos ativos líquidos gerenciados por fundos de investimento domiciliados na Europa; O capital de risco (venture capital) é um dos pontos fortes da França, que ocupa o segundo lugar entre os países da nossa amostra: o investimento em capital de risco representa 0,045% do PIB em 2016, mais do que no Reino Unido (0,031%) e a Alemanha (0,025%); O modelo francês de banco universal provou seu valor. A França tem, assim, 4 dos 10 players mais importantes da Europa, segundo o European Banking Authority; Com relação aos três primeiros trimestres de 2018, a França é o terceiro país em termos de valores angariados (2,8 bilhões de euros) e o segundo em termos de transações (431). 73% das empresas consideram que a França é uma nação start-up. 81% das empresas consideram que o acesso ao financiamento na França é atraente para investimentos em pesquisa e desenvolvimento (+4 pontos em relação a 2016). V. Um ambiente de negócios que tende a se tornar competitivo, um impacto direto das reformas realizadas nestes últimos anos no custo do trabalho A evolução dos custos salariais foi amplamente controlada na França a partir de 2013, sobretudo na indústria, graças à instauração do CICE (*) e do pacto de responsabilidade. No conjunto da economia, o custo horário da mão de obra progrediu em média de 1,1% por ano na França desde 2013, contra +1,6% no Reino Unido, +2,5% na Alemanha e +2% no conjunto da EU-28; Com 38,8 em 2017, o custo horário do trabalho permanece relativamente elevado na França, mas permanece inferior ao da Alemanha ( 40,2), e da Suécia ( 41,9) e da Bélgica ( 44,8). (*) Transformação do crédito fiscal para competitividade e emprego (CICE), a partir de 2019, em alívio sustentável de contribuições do empregador para incentivo de mais contratações. Barômetro da imagem (Kantar Public/Business France Nov 2018). 83% das empresas consideram que a França é um país que realiza reformas para modernizar sua economia (+13 pontos com relação a 2016); 85% consideram, que a transformação do CICE (*) em alívio de impostos tem um impacto positivo na atratividade da França; 80% consideram que a indústria francesa é atrativa; 68% das empresas consideram que o custo do trabalho na França é atrativo para os investidores internacionais (+13pontos com relação a 2016).

5 VI. Uma França preocupada com o equilíbrio ambiental e compromissos que se traduzem em indicadores de alto desempenho. Em 2016, a França era o segundo maior produtor Europeu de energia primária produzida a partir de fontes renováveis, respondendo por 11,3% do total da UE28, no mesmo nível que a Itália. 10,6% da produção de eletricidade da França provém de combustíveis fósseis. Essa particularidade francesa é explicada pelo predomínio da energia nuclear (71,5% do total), fonte de energia confiável e não emissora de CO2. A França se encontra em 4º lugar em nossa amostra em emissões de CO2 por combustão (por mil habitantes), atrás da Suécia, da Finlândia e da Espanha. Segundo a Eurobserv'ER, a França é o 3º maior empregador europeu em energias renováveis em 2016, com postos de trabalho (0.5% da sua população ativa). 44% das empresas consideram que a França se destaca na Europa nos setores de tecnologia limpa. 44% das empresas consideram que a França se destaca na Europa no setor de energia. Vera dos Anjos (mtb:14.534) Gerente de Comunicação vera.dosanjos@businessfrance.fr Tel : Contato Imprensa / Business France Brasil Vinicius Oka vinicius.oka.int@businessfrance.fr Tel Sobre a Business France Business France é a agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa, responsável por impulsionar o crescimento das exportações de empresas francesas, bem como prospectar e facilitar os investimentos estrangeiros na França. Ela promove a atratividade e a imagem econômica da França, suas empresas e seus territórios. A Business France conta com colaboradores, situados na França e em 70 países, que trabalham com uma rede de parceiros do setor público e privado. Para mais informações, visite:

OE Fevereiro 2016

OE Fevereiro 2016 OE 2016 Fevereiro 2016 Agenda Enquadramento macroeconómico Orçamento 2016 da Economia Indicadores de Competitividade Capitalização Simplificação e Modernização Internacionalização Inovação Energia 2 Enquadramento

Leia mais

Agência de Desenvolvimento do Estado de Baden-Württemberg

Agência de Desenvolvimento do Estado de Baden-Württemberg L-Bank: com garantia explícita, incondicional e irrevogável Agência de Desenvolvimento do Estado de Baden-Württemberg desde 1 de dezembro de 1998 1 Baden-Württemberg: o Estado 10% do território da Alemanha

Leia mais

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JAN 2016

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JAN 2016 COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JAN 2016 PERFIL 3 INDICADORES CHAVE 4 VANTAGENS 5 COMPETITIVAS SETORES 6-9 DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 7 TELECOMUNICAÇÕES 8 SERVIÇOS,

Leia mais

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JAN 2016

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JAN 2016 COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JAN 2016 PERFIL 3 INDICADORES CHAVE 4 VANTAGENS 5 COMPETITIVAS SETORES 6-9 DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 7 TELECOMUNICAÇÕES 8 SERVIÇOS,

Leia mais

Características Gerais

Características Gerais Características Gerais Bloco mais antigo; Está no mais adiantado estágio de integração; Estágios de Integração Objetivos Zona de Livre Comércio União Aduaneira Mercado Comum União Monetária União Política

Leia mais

Portugal no radar da Europa EY Portugal Attractiveness Survey Auditório do IAPMEI Faro 25 de outubro de 2017

Portugal no radar da Europa EY Portugal Attractiveness Survey Auditório do IAPMEI Faro 25 de outubro de 2017 Portugal no radar da Europa Auditório do IAPMEI Faro 25 de outubro de 2017 3 Investimento Direto do Estrangeiro em 2016: Portugal no radar 8 17 O otimismo voltou 17 Recomendações para um Portugal mais

Leia mais

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JUNHO 2017

COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JUNHO 2017 COMPRAR A PORTUGAL FILEIRA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO JUNHO 2017 PERFIL 3 INDICADORES CHAVE 4 VANTAGENS 5 COMPETITIVAS SETORES 6-9 DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 7 TELECOMUNICAÇÕES 8 SERVIÇOS,

Leia mais

Bruxelas, COM(2017) 479 final ANNEX 1 ANEXO

Bruxelas, COM(2017) 479 final ANNEX 1 ANEXO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 13.9. COM() 479 final ANNEX 1 ANEXO da COMUNICAÇÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU, AO CONSELHO, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES E AO

Leia mais

EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO Mauricio Guedes Diretor de Tecnologia da FAPERJ Terceira Conferência Internacional sobre o Futuro da Educação Perspectivas da América Latina Rio de Janeiro, novembro 2018 SECRETARIA

Leia mais

Desenvolvimento Local

Desenvolvimento Local Desenvolvimento Local Aula 3 Globalização e desenvolvimento local. Regiões ganhadoras e regiões perdedoras. Comparação entre regiões usando como indicador o Índice de dispersão do PIB per capita. Dinâmicas

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

Tendências Mundiais e Brasileiras. André Medici Economista de Saúde Banco Mundial

Tendências Mundiais e Brasileiras. André Medici Economista de Saúde Banco Mundial Tendências Mundiais e Brasileiras André Medici Economista de Saúde Banco Mundial 1 Quais fatores levam à inovação? 1. Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) 2. Recursos Humanos Capacitados para

Leia mais

Seminário Exportar, exportar, exportar A Experiência dos Principais Clusters Regionais

Seminário Exportar, exportar, exportar A Experiência dos Principais Clusters Regionais Seminário Exportar, exportar, exportar A Experiência dos Principais Clusters Regionais Paulo Lobo Viana do Castelo - 11 de fevereiro 1 Segmentos de Atividade da Construção e Imobiliário VAB Volume de Negócios

Leia mais

OECD Science, Technology and Industry: Scoreboard Ciência, Tecnologia e Indústria na OCDE: Quadro Sumário Executivo

OECD Science, Technology and Industry: Scoreboard Ciência, Tecnologia e Indústria na OCDE: Quadro Sumário Executivo OECD Science, Technology and Industry: Scoreboard 2005 Summary in Portuguese Ciência, Tecnologia e Indústria na OCDE: Quadro 2005 Sumário em Português Sumário Executivo Continua havendo uma tendência a

Leia mais

DIVULGAR A ATRATIVIDADE DA FRANÇA A TALENTOS, EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES ESTRANGEIROS

DIVULGAR A ATRATIVIDADE DA FRANÇA A TALENTOS, EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES ESTRANGEIROS PROMOUVOIR L ATTRACTIVITÉ DE LA FRANCE POUR LES TALENTS, ENTREPRENEURS ET INVESTISSEURS INTERNATIONAUX PRESS KIT DIVULGAR A ATRATIVIDADE DA FRANÇA A TALENTOS, EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES ESTRANGEIROS Lançamento

Leia mais

IAPMEI Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

IAPMEI Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. IAPMEI Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. XII Congresso dos Revisores Oficiais de Contas 15 de setembro de 2016, Fórum Lisboa Tema: Mercados e informação Miguel Cruz Lisboa, 14 de outubro

Leia mais

8 º D i á l o g o s d a M E I Inserção Global via Inovação: a perspectiva empresarial em relação à parceria BRA-EUA

8 º D i á l o g o s d a M E I Inserção Global via Inovação: a perspectiva empresarial em relação à parceria BRA-EUA 8 º D i á l o g o s d a M E I Inserção Global via Inovação: a perspectiva empresarial em relação à parceria BRA-EUA Ricardo Pelegrini IBM A falta de inovação compromete a inserção global do Brasil Participação

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Novembro de 2017 Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto

PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) Objetivos

Leia mais

HORIZONTE O Novo Programa-Quadro da UE para Pesquisa e Inovação Piero Venturi Comissão Europeia DG Pesquisa e Inovação

HORIZONTE O Novo Programa-Quadro da UE para Pesquisa e Inovação Piero Venturi Comissão Europeia DG Pesquisa e Inovação HORIZONTE 2020 O Novo Programa-Quadro da UE para Pesquisa e Inovação 2014-2020 Piero Venturi Comissão Europeia DG Pesquisa e Inovação A União Europeia (UE) é a principal potência econômica mundial UE é

Leia mais

Invest in Lombardy porta de entrada na Itália, ponte entre a Europa e o Mediterrâneo

Invest in Lombardy porta de entrada na Itália, ponte entre a Europa e o Mediterrâneo Invest in Lombardy porta de entrada na Itália, ponte entre a Europa e o Mediterrâneo 2 PORQUE A LOMBARDIA LOMBARDIA - PERFIL População: 9,7 milhões PIB: 300 bilhões Área: 24 mil Km 2 Quase um quarto do

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA)

PROGRAMA ERASMUS + Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto 2014-2020 Novembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 4º Trimestre de 2017 Nº 01/2018 Março 2018 Reino Unido Dinamarca Itália Noruega Luxemburgo Grécia Bélgica Suiça Croácia Finlândia UE28 Alemanha Portugal

Leia mais

QUANTO E ONDE SE INVESTE

QUANTO E ONDE SE INVESTE Outubro, 2016 Energias Limpas FINANCIAMENTO NOS BRICS QUANTO E ONDE SE INVESTE Em 2015, as economias emergentes começaram a investir mais que os países ricos em energia limpa pela primeira vez. Cerca de

Leia mais

Inovação em Colaboração 2020

Inovação em Colaboração 2020 Jornadas Técnicas da Cerâmica Ílhavo Novembro 15 Miguel Barbosa mbarbosa@aninov.pt 1 ANI e Inovação em Colaboração Portugal Hoje Onde estamos? Colaborar 2020: Desafios I&I Colaborar 2020: Oportunidades

Leia mais

Países Selecionados Novos Planos ou Planos Revistos para C, T&I em Economias da OCDE e em Países Não-Membros, 2010

Países Selecionados Novos Planos ou Planos Revistos para C, T&I em Economias da OCDE e em Países Não-Membros, 2010 Países Selecionados Novos Planos ou Planos Revistos para C, T&I em Economias da OCDE e em Países Não-Membros, 2010 Países da OCDE Alemanha Estratégia de Alta Tecnologia 2020 Austrália Áustria Bélgica Fortalecendo

Leia mais

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações

Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Estratégia de Inovação do Brasil: sugestões para ações Soumitra Dutta Professor de Gestão Universidade de Cornell, EUA Índice Global de Inovação 10 de julho de 2018 Lançamento do Índice Global de Inovação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA TEMA 4: FONTES DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE Alunas: Erika Martins dos Reis 1 Alessandra B. R. de Azevedo Disciplina: Química do Meio Ambiente

Leia mais

ACABAR COM OS MITOS O ESSENCIAL EM PONTOS

ACABAR COM OS MITOS O ESSENCIAL EM PONTOS ACABAR COM OS MITOS O ESSENCIAL EM 10 PONTOS 1 2 3 A FRANÇA ESTÁ EM DECLÍNIO A França é a 5ª potência econômica mundial e a 2ª europeia em termos de PIB, com um mercado de 65 milhões de consumidores (FMI

Leia mais

O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade

O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade "A caminho da EUROPA 2020" Conferência Crescer & Competir Porto, 6 dezembro 2013 Virgílio Martins Unidade G3 Portugal Direção-Geral Política

Leia mais

A Economia Azul na Região de Lisboa. Potencial Estratégia Instrumentos Visão

A Economia Azul na Região de Lisboa. Potencial Estratégia Instrumentos Visão A Economia Azul na Região de Lisboa Potencial Estratégia Instrumentos Visão Potencial Importante pilar no aumento da competitividade regional Prospeção e valorização de recursos marinhos com expressão

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS PORTUGAL A PORTA DE ENTRADA NA EUROPA

INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS PORTUGAL A PORTA DE ENTRADA NA EUROPA INTERNACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS PORTUGAL A PORTA DE ENTRADA NA EUROPA Cenário Portugal 15º País com melhores infraestruturas do mundo 4º nas Auto-estradas; 25º em infraestruturas marítimas; 24º no transporte

Leia mais

Os fundos e o Desenvolvimento Sustentável. Maria da Graça Carvalho

Os fundos e o Desenvolvimento Sustentável. Maria da Graça Carvalho Conferência Quadro Estratégico Europeu 2014-2020 Os fundos e o Desenvolvimento Sustentável Maria da Graça Carvalho Culturgest 8 Janeiro 2013 Conteúdo da Apresentação Linhas gerais do próximo Quadro Estratégico

Leia mais

Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso. 07 de Fevereiro de 2014

Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso. 07 de Fevereiro de 2014 Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso 07 de Fevereiro de 2014 Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Ave 2014-2020 (PEDI AVE) deve assumir-se

Leia mais

ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006

ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006 TRANSACTION ADVISORY SERVICES Outubro 2006 ATRACTIVIDADE DA ECONOMIA PORTUGUESA SURVEY ERNST & YOUNG 2006 Índice Ernst & Young European Attractiveness Survey 2006 Ernst & Young Portuguese Attractiveness

Leia mais

Reunião do Comitê de Líderes da MEI

Reunião do Comitê de Líderes da MEI Reunião do Comitê de Líderes da MEI 29/03/2019 Mecanismos de Apoio à Inovação da FINEP Atuação Finep Instrumentos de apoio para cada etapa do ciclo de inovação Necessidade de recursos para iniciar um negócio

Leia mais

A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível. Marilane Oliveira Teixeira

A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível. Marilane Oliveira Teixeira A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível Marilane Oliveira Teixeira Trata-se de um dos maiores setores industriais No Brasil ocupa a 3ª posição no PIB industrial, representando 11,2% da indústria

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas na Argentina

Pequenas e Médias Empresas na Argentina Pequenas e Médias Empresas na Argentina Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios No caso argentino, a Lei PYME - Lei das pequenas e médias empresas, Lei nº 24.467/95,

Leia mais

uadro de referência para as políticas europeias e nacionais

uadro de referência para as políticas europeias e nacionais Q uadro de referência para as políticas europeias e nacionais Estratégia Europa 2020 Metas da Educação e Formação A Estratégia Europa 2020 funciona como um quadro de crescimento e o emprego na década 2010-2020..

Leia mais

Contributo do Setor dos Serviços para a Internacionalização da Economia Portuguesa: alguns números

Contributo do Setor dos Serviços para a Internacionalização da Economia Portuguesa: alguns números Contributo do Setor dos Serviços para a Internacionalização da Economia Portuguesa: alguns números João Cadete de Matos 2 de Abril de 2013 2 de Abril de 2013 Seminário Os Serviços e a Competitividade da

Leia mais

ANEXO. Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho

ANEXO. Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 17.5.2017 COM(2017) 242 final ANNEX 1 ANEXO do Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a análise da aplicação prática do Documento Europeu Único de Contratação

Leia mais

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR GEM 2015 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR Fevereiro/2016 Objetivo: Estudo da atividade empreendedora no âmbito mundial 60 países em 2015 (83% do PIB mundial) No ano anterior participaram 70 países Criação

Leia mais

QUÍMICA RELATÓRIO DE CONJUNTURA

QUÍMICA RELATÓRIO DE CONJUNTURA QUÍMICA RELATÓRIO DE CONJUNTURA 1. VARIÁVEIS E INDICADORES DAS EMPRESAS O sector de fabricação de produtos químicos e de fibras sintéticas ou artificiais (CAE 24) representava, de acordo com dados de 26,

Leia mais

INOVAÇÃO E P&D: QUAL O MELHOR CAMINHO?

INOVAÇÃO E P&D: QUAL O MELHOR CAMINHO? INOVAÇÃO E P&D: QUAL O MELHOR CAMINHO? XXXII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA FARMACÊUTICA 23 e 24 novembro 2006 João Sanches Diretor de Comunicação A inovação é pilar da competitividade Prosperidade

Leia mais

A Indústria Têxtil e Vestuário Portuguesa: Declínio, Recuperação e os Drives da Mudança

A Indústria Têxtil e Vestuário Portuguesa: Declínio, Recuperação e os Drives da Mudança A Indústria Têxtil e Vestuário Portuguesa: Declínio, Recuperação e os Drives da Mudança IDEPA DAMEL/CITEVE LION OF PORCHES_SS17 PF#39 LASA MODATEX, SS17 PF#39 A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2016 Nº 04/2016 Dezembro 2016 Noruega Letónia Itália Reino Unido França Dinamarca Aústria Bélgica Estónia Suiça Alemanha Portugal Republica

Leia mais

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES

UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES Boletim de Conjuntura 3º Trimestre de 2015 Nº 02/2015 Dezembro 2015 Grécia Finlândia Dinamarca Estónia Suiça Itália Aústria França Bélgica Portugal Zona Euro Alemanha Lituânia

Leia mais

ANEXOS. ANEXO III: Avaliação global da adicionalidade ANEXO IV: Calendário de apresentação e adoção dos acordos de parceria e dos programas

ANEXOS. ANEXO III: Avaliação global da adicionalidade ANEXO IV: Calendário de apresentação e adoção dos acordos de parceria e dos programas COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 14.12.2015 COM(2015) 639 final ANNEXES 3 to 4 ANEXOS ANEXO III: Avaliação global da adicionalidade ANEXO IV: Calendário de apresentação e adoção dos acordos de parceria e dos

Leia mais

DEBATE SOBRE O SETOR PRIVADO E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS Discurso de abertura

DEBATE SOBRE O SETOR PRIVADO E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS Discurso de abertura DEBATE SOBRE O SETOR PRIVADO E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS Discurso de abertura Senhor Presidente, Senhor Primeiro-Ministro, Senhoras e Senhores Ministros, Colegas Deputadas e Deputados, O Governo de Cabo Verde

Leia mais

Portugal está no 14º lugar dos países com melhor desempenho climático

Portugal está no 14º lugar dos países com melhor desempenho climático Portugal está no 14º lugar dos países com melhor desempenho climático 2018-12-10 20:02:37 O Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (Climate Change Performance Index(CCPI)) é um instrumento destinado

Leia mais

A Economia Portuguesa Dados Estatísticos Páginas DADOS ESTATÍSTICOS

A Economia Portuguesa Dados Estatísticos Páginas DADOS ESTATÍSTICOS DADOS ESTATÍSTICOS A Economia Portuguesa Dados Estatísticos Páginas I. DADOS NACIONAIS 1. POPULAÇÃO 1.1 População Residente por Sexo e Grupo Etário: Censos 1 1.2 População Residente - Estimativas 1 2.

Leia mais

O contexto macroeconómico e a economia do mar

O contexto macroeconómico e a economia do mar O contexto macroeconómico e a economia do mar João Cadete de Matos Diretor Departamento de Estatística 3 abril 2014 MAREECOFIN PwC Economia e Finanças do Mar Reunião de Primavera Iniciativas de difusão

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO E CRESCIMENTO

CONSOLIDAÇÃO E CRESCIMENTO XIV ENCONTRO GESVENTURE EMPREENDER EM 2013 CONSOLIDAÇÃO E CRESCIMENTO FERNANDO FARIA DE OLIVEIRA ÍNDICE União Europeia: Da Crise ao Crescimento e ao Aprofundamento da Integração Europeia Portugal: Programa

Leia mais

Desenvolvimento Económico Regional

Desenvolvimento Económico Regional Desenvolvimento Económico Regional Conceito Aumento sustentado do emprego, rendimento e produtividade Desenvolvimento = Desenvolvimento Económico? séc. XIX anos 40 do séc. XX O conceito de desenvolvimento

Leia mais

Desafios da inovação no contexto brasileiro. Carlos Arruda Núcleo de Inovação

Desafios da inovação no contexto brasileiro. Carlos Arruda Núcleo de Inovação Desafios da inovação no contexto brasileiro Carlos Arruda Núcleo de Inovação Quantos de vocês pensam que inovação é estrategicamente importante para suas empresas? 90-95% Quantos de vocês têm em suas empresas

Leia mais

Portfólio de Projetos Brasil

Portfólio de Projetos Brasil Portfólio de Projetos Brasil Oportunidades Empresariais e Profissionais Aguinaldo Diniz Filho Presidente da Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção Presidente da Cia de Fiação e Tecidos

Leia mais

Estatísticas de Empreendedorismo ª Conferência do Consórcio Internacional de Estudos sobre Inovação e Empreendedorismo - ICIER

Estatísticas de Empreendedorismo ª Conferência do Consórcio Internacional de Estudos sobre Inovação e Empreendedorismo - ICIER Estatísticas de Empreendedorismo 2011 3ª Conferência do Consórcio Internacional de Estudos sobre Inovação e Empreendedorismo - ICIER Sistema de Estatísticas de Empreendedorismo Objetivo principal: Construir

Leia mais

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas?

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Cristina de Azevedo Vogal executiva do ON.2 O Novo Norte Metas : Objectivo Indicador Meta 2010 Sistema Regional de Inovação Apoio

Leia mais

Inovação e Política de Clusterização em Portugal e os Fundos Estruturais

Inovação e Política de Clusterização em Portugal e os Fundos Estruturais Inovação e Política de Clusterização em Portugal e os Fundos Estruturais SEMINÁRIO ESPECIALIZAÇÃO INTELIGENTE Franquelim Alves Gestor do COMPETE 19.abr.2012 1 Tópicos da Intervenção: 1. Agenda da Competitividade

Leia mais

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas

O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas O papel da AICEP na Internacionalização das Empresas Portuguesas Viana do Castelo, de 2014 Internacionalização - Desafios Enquadramento Evolução Recente Comércio Internacional de Bens e Serviços 2009-2013

Leia mais

SUÍÇA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

SUÍÇA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA SUÍÇA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA Curitiba 17.10.2017 A Suíça números e fatos 41.285 km 2 Tamanho da Suíça Berna A capital 8 milhões População 500 milhões de consumidores Acessíveis em um só dia 4 idiomas nacionais

Leia mais

Reforma do Capital de Risco Público

Reforma do Capital de Risco Público Reforma do Capital de Risco Público Objetivos da reestruturação > Clarificação de objetivos estratégicos e concentração de meios para o investimento público > Dinamização da atividade privada de Venture

Leia mais

Reforma da Previdência

Reforma da Previdência Reforma da Previdência Henrique Meirelles Ministro da Abril, 2017. Evolução do Gasto Primário do Governo Central 2 Gasto Primário do Governo Central (% PIB) 20% 19,3% 19,7% 18% 16% 14,8% 15,9% 16,8% 17,0%

Leia mais

Imobiliário e Construção Uma nova era dourada?

Imobiliário e Construção Uma nova era dourada? Imobiliário e Construção Uma nova era dourada? António Manzoni Sequeira Direção dos Serviços de Economia e de Mercados (DSEM) da AECOPS dsem@aecops.pt TEKTÓNICA 2017 4 de maio Seminário da APCMC Imobiliário

Leia mais

Indústria de máquinas em Baden-Württemberg

Indústria de máquinas em Baden-Württemberg Indústria de máquinas em Baden-Württemberg Máquinas de alta qualidade, tecnologias de primeira classe, soluções inteligentes para a Indústria 4.0 Baden-Württemberg é o centro da indústria de máquinas alemã

Leia mais

Estatísticas da Globalização

Estatísticas da Globalização Estatísticas da Globalização 28-213 28 de março de 214 Indicadores da globalização revelam integração internacional da economia portuguesa No período 28-213, em particular a partir do ano 21, a economia

Leia mais

Construção leve em Baden-Württemberg Produtos de fontes sustentáveis, tecnologias inteligentes, pesquisa de ponta Baden-Württemberg tem liderança

Construção leve em Baden-Württemberg Produtos de fontes sustentáveis, tecnologias inteligentes, pesquisa de ponta Baden-Württemberg tem liderança Construção leve em Baden-Württemberg Produtos de fontes sustentáveis, tecnologias inteligentes, pesquisa de ponta Baden-Württemberg tem liderança internacional na área de construção leve Fatos e dados

Leia mais

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA O TURISMO. com

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA O TURISMO.   com INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA O TURISMO Presentes em América do Norte Europa América Latina Canadá, Estados Unidos da América Brasil, Peru, Chile, México, Colômbia África Marrocos Portugal, Espanha, França,

Leia mais

Mais de 50 propostas para tornar. As empresas mais competitivas A economia mais produtiva O País mais atrativo

Mais de 50 propostas para tornar. As empresas mais competitivas A economia mais produtiva O País mais atrativo Mais de 50 propostas para tornar As empresas mais competitivas A economia mais produtiva O País mais atrativo Por que razão o país tem de apostar na produtividade? Enquadramento A produtividade é uma variável

Leia mais

MB ASSOCIADOS. A agenda econômica internacional do Brasil. CINDES Rio de Janeiro 10 de junho de 2011

MB ASSOCIADOS. A agenda econômica internacional do Brasil. CINDES Rio de Janeiro 10 de junho de 2011 MB ASSOCIADOS A agenda econômica internacional do Brasil CINDES Rio de Janeiro 10 de junho de 2011 1 Cenário base 2011 2014 Crescimento mundial deverá ser da ordem de 4,0% a.a. Os países do G7 devem crescer

Leia mais

cluster de incentivo à inovação e empreendorismo impacto direto e indirecto na economia Região

cluster de incentivo à inovação e empreendorismo impacto direto e indirecto na economia Região 0. Conteúdo 1. Missão 2. Objetivos 3. Impacto socioeconómico na Ribeira Brava 4. Impacto transversal na Região 5. Stakeholders (regionais, nacionais e internacionais) 6. Implementação do Brava Valley 7.

Leia mais

INTERNACIONALIZAR AS PME DO ALGARVE DESAFIOS E OPORTUNIDADES O DESAFIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO: NOVOS CAMINHOS

INTERNACIONALIZAR AS PME DO ALGARVE DESAFIOS E OPORTUNIDADES O DESAFIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO: NOVOS CAMINHOS INTERNACIONALIZAR AS PME DO ALGARVE DESAFIOS E OPORTUNIDADES O DESAFIO DA INTERNACIONALIZAÇÃO: NOVOS CAMINHOS NERA, 25 de novembro de 2016 Internacionalização Enquadramento Desafios da Internacionalização

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial

SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SEMINÁRIO INTERNACIONAL Painel: Experiências bem-sucedidas em CT&I: das estratégias de financiamento à vanguarda na gestão empresarial SÉRGIO PAUPÉRIO SÉRIO FILHO DEZEMBRO/2015 24 QUEM SOMOS De origem

Leia mais

O Banco Europeu de Investimento de relance

O Banco Europeu de Investimento de relance O Banco Europeu de Investimento de relance Como banco da UE, o BEI proporciona financiamento e conhecimentos especializados a projetos de investimento sólidos e sustentáveis, situados no território da

Leia mais

Algarve Plano de Ação Regional. Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia

Algarve Plano de Ação Regional. Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Algarve 2014-2020 Plano de Ação Regional Os Desafios Regionais de uma Estratégia Europeia Capacitação Regional Capacitação, Modernização e Racionalidade dos Serviços 16/1/2013 1 A Politica de Coesão 2014-2020

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas na Irlanda. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas na Irlanda. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas na Irlanda Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Irlanda segue a definição padrão da União Europeia (UE) de uma Pequena e Média

Leia mais

Roadshow Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas no Estrangeiro Porto, 21 de novembro de 2016

Roadshow Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas no Estrangeiro Porto, 21 de novembro de 2016 Roadshow Rede de Câmaras de Comércio Portuguesas no Estrangeiro Porto, 21 de novembro de 2016 1. QUEM É A CCILL? 2. PORQUÊ O LUXEMBURGO? 3. QUAIS OS SETORES COM MAIOR POTENCIAL 4. COMO ABORDAR O MERCADO

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas na Argentina

Pequenas e Médias Empresas na Argentina Pequenas e Médias Empresas na Argentina Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios No caso argentino, a Lei PYME - Lei das pequenas e médias empresas, Lei nº 357/15,

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis AGOSTO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 5 Consumo ano móvel de gasóleo e gasolina 5 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 6

Leia mais

Programa de Cooperação Transnacional SUDOESTE EUROPEU

Programa de Cooperação Transnacional SUDOESTE EUROPEU Nota prévia A informação constante desta apresentação está condicionada à data da aprovação do Programa Operacional pela Comissão Europeia e aos Termos de Referência de cada convocatória, a aprovar pelo

Leia mais

Indústria automobilística em Baden-Württemberg

Indústria automobilística em Baden-Württemberg Indústria automobilística em Baden-Württemberg Veículos de classe mundial, tecnologias inovadoras, soluções inteligentes de mobilidade Baden-Württemberg é sede internacional de ponta para o setor automobilístico

Leia mais

Investimento das indústrias farmacêuticas instaladas no Brasil (estudos pré-clínicos e clínicos)visando o desenvolvimento de novos medicamentos

Investimento das indústrias farmacêuticas instaladas no Brasil (estudos pré-clínicos e clínicos)visando o desenvolvimento de novos medicamentos Investimento das indústrias farmacêuticas instaladas no Brasil (estudos pré-clínicos e clínicos)visando o desenvolvimento de novos medicamentos Florianópolis, 26 de setembro de 2017 Interfarma Associação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DO COMÉRCIO E DO INVESTIMENTO DA EMBAIXADA DA POLÓNIA EM LISBOA. Bogdan Zagrobelny Primeiro Conselheiro

DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DO COMÉRCIO E DO INVESTIMENTO DA EMBAIXADA DA POLÓNIA EM LISBOA. Bogdan Zagrobelny Primeiro Conselheiro DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DO COMÉRCIO E DO INVESTIMENTO DA EMBAIXADA DA POLÓNIA EM LISBOA Bogdan Zagrobelny Primeiro Conselheiro INFORMAÇÃO GERAL População: 8º na Europa, 29º no mundo (38.2 milhões) Área:

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis OUTUBRO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 5 Consumo ano móvel de gasóleo e gasolina 5 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina 6

Leia mais

Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA)

Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) PROGRAMAS DE FOMENTO DA MOBILIDADE DA COMISSÃO EUROPEIA: MSCA no Horizon 2020 Três Pilares Marie Skłodowska- Curie Actions Excelência Científica Liderança Industrial

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis DEZEMBRO DE 2015 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 5 Consumo ano móvel de gasóleo e gasolina 5 Consumo anual acumulado de gasóleo e gasolina

Leia mais

Caro Paulo Lopes Lourenço, Consul Geral de Portugal em São Paulo. Estimado Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto

Caro Paulo Lopes Lourenço, Consul Geral de Portugal em São Paulo. Estimado Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto Caro Paulo Lopes Lourenço, Consul Geral de Portugal em São Paulo Estimado Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto Caros empresários e empreendedores aqui presentes, Minhas senhoras e meus

Leia mais

Um estado para investimentos: Baden-Württemberg

Um estado para investimentos: Baden-Württemberg Um estado para investimentos: Baden-Württemberg Com uma economia forte, um excelente campo de pesquisas e moderna infraestrutura, Baden-Württemberg é a região inovadora líder da Europa Região atrativa

Leia mais

Instabilidade na Zona Euro contribui para abrandamento global

Instabilidade na Zona Euro contribui para abrandamento global Síntese de Conjuntura 4º Trimestre 2018 Instabilidade na Zona Euro contribui para abrandamento global 1.CONJUNTURA SETORIAL Nota: Os índices que se seguem resultam da média aritmética das respostas das

Leia mais

Tendências Mundiais no Apoio à C,T&I e o Papel da Finep

Tendências Mundiais no Apoio à C,T&I e o Papel da Finep Tendências Mundiais no Apoio à C,T&I e o Papel da Finep Conselho Superior de Inovação e Competitividade 11/08/2017 Principais Tendências Mundiais Saúde, desigualdade e bem-estar Demografia Recursos Naturais

Leia mais

O Brasil lidera a piora do clima econômico na América Latina

O Brasil lidera a piora do clima econômico na América Latina O Brasil lidera a piora do clima econômico na América Latina Indicador IFO/FGV de Clima Econômico da América Latina Situação Atual Expectativas Janeiro/2019 Abril/2019 Janeiro/2019 Abril/2019 Janeiro/2019

Leia mais

Serviços facilitadores de inovação e internacionalização

Serviços facilitadores de inovação e internacionalização Serviços facilitadores de inovação e internacionalização Porto, Fundação de Serralves, 14 de Fevereiro de 2012 IAPMEI Helena Moura European Commission Enterprise and Industry Enquadramento Quem somos?

Leia mais

Relatório mensal sobre combustíveis

Relatório mensal sobre combustíveis Relatório mensal sobre combustíveis JANEIRO DE 2016 Índice I Principais destaques 3 II Introduções ao Consumo 4 Consumo ano móvel de gasóleo e gasolina 4 Consumo mensal de gasóleo e gasolina 5 III Preço

Leia mais

Mercados internacionais: Abordagem e Estratégia

Mercados internacionais: Abordagem e Estratégia Novembro 21, 2017 1ª Conferência Internacional Business On the Way AEP, Leça da Palmeira Mercados internacionais: Abordagem e Estratégia Miguel Frasquilho Chairman Grupo TAP Agenda A transformação da economia

Leia mais

2.1 Descrição. Objetivos:

2.1 Descrição. Objetivos: Item a) Relações com a Europa. Comércio e investimentos. Extensão máxima. Quatro laudas. Introdução: A liderança econômica global da Europa é notável: são europeias cinco das 10 maiores economias do mundo;

Leia mais

Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA) Inovação & Internacionalização -Desafios para Portugal e o Contributo da RAAçores

Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA) Inovação & Internacionalização -Desafios para Portugal e o Contributo da RAAçores Câmara do Comércio e Indústria dos Açores (CCIA) Inovação & Internacionalização -Desafios para Portugal e o Contributo da RAAçores José Veiga Simão José Félix Ribeiro André Magrinho Ponta Delgada, 13 Setembro

Leia mais

Perspectivas e Desafios Para a Economia Portuguesa

Perspectivas e Desafios Para a Economia Portuguesa Perspectivas e Desafios Para a Economia Portuguesa APCMC 14/Out/2014 José António Cortez Onde estamos Onde nos conduziu a política do memorando desenhado pela «troika». Conhecer os problemas estruturais

Leia mais

relatórios anuais de atividades Estados-Membros, em conformidade com o ponto 3 do anexo

relatórios anuais de atividades Estados-Membros, em conformidade com o ponto 3 do anexo Parecer COM(2014)123 REVISÃO ANUAL dos relatórios anuais de atividades de crédito à exportação dos Estados-Membros, em conformidade com o ponto 3 do anexo I do Regulamento (UE) n.º 1233/2011 a a REVISÃO

Leia mais

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO SECTOR DO TURISMO

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO SECTOR DO TURISMO INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO SECTOR DO TURISMO Josep-Francesc Valls Coordenador do Centro de Formação e Investigação em Turismo da UMa Professor Esade Business & Law School RESUMO 1. Posição de Portugal

Leia mais