VB MAPP The Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program Avaliação dos marcos verbais e posicionamento. Dra.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VB MAPP The Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program Avaliação dos marcos verbais e posicionamento. Dra."

Transcrição

1 VB MAPP The Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program Avaliação dos marcos verbais e posicionamento Dra. Fernanda Calixto

2 Curso VB-MAPP Avaliação Seleção de programas (guia da intervenção) Ecolalia (impedimento na aquisição de habilidades verbais). Supervisão: Com os materiais em mãos: Apliquem em uma criança Duas horas correção e recomendações.

3 Contexto do autismo Dificuldade na alfabetização e nas demais atividades acadêmicas. Agressividades Autolesão Opositor Ecolalias

4 O que o instrumento nos possibilita? Comunicação Interação social Contato visual Pré-requisitos de habilidades acadêmicas Coordenação motora Interesses Barreiras de aprendizagem

5 Quem pode aplicar? Não é um teste psicológico e sim um protocolo de identificação de habilidades!!!! Qualquer formação desde que curso experiência com o teste!! Para além de cursos: Apliquem/reapliquem/peçam ajuda/acompanhem avaliações.

6 O que o instrumento nos possibilita? De modo objetivo: Panoramas das habilidades e dificuldades (barreiras). Base para a elaboração: PEI (Programa Educacional Individualizado) PII (Programa Individualizado de Intervenção)

7 Componentes (1) Avaliação dos marcos (Nível, 1, 2 e 3). (2) Avaliação de barreiras de aprendizagem (3) Avaliação de transição Menos para o mais estruturado. (4) Dicas de do PEI/PII de acordo com o Nível.

8 Construído com base no que? Habilidades esperadas em crianças com desenvolvimento típico!!!!

9 VB-MAPP Considerada três níveis de desenvolvimento: 0-18 meses ou 1 ano e meio. Nível meses ou 2 anos e meio. Nível meses ou 4 anos. Nível 3. O que é esperado de uma criança de desenvolvimento típico com essas idades? 170 marcos de desenvolvimento. Marco: habilidade esperada de acordo com desenvolvimento. Fatores bio-sociais.

10 VB-MAPP Público alvo: Desenvolvimento atípico, Independente da idade e diagnóstico. Autismo, Síndrome de Down, Paralisia cerebral e outros... Qualquer criança que você desconfie que apresenta algum atraso ou prejuízo: Linguagem, interação ou outros.

11 VB-MAPP Por qual nível começar? Nível Operante: Primeira avaliação. Pessoas próximas podem auxiliar informando habilidades! Observação. Entretanto algumas habilidades = olho treinado. Controle por dicas, variáveis motivacionais. NEM SEMPRE A HABILIDADE INFORMADA CORRESPONDE À REALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!

12 Informações Prévias Necessárias!!

13 Levante informações

14 Por onde começar a intervenção!

15 Prérequisito para interação social

16 Dicas de habilidade de linguagem que precisam ser ensinadas

17

18

19

20 Dicas de Barreiras de Aprendizagem

21 Itens preferidos

22 Leia e complete o instrumento com base na experiência confiável

23 Caso Clínico Caso: Eduardo Diagnóstico: em andamento (TEA). 4 anos. Fala fluente Elaborou perguntas Respondeu Pediu itens comestíveis e itens tangíveis.

24 Inserir folha do nível 1

25

26

27 Habilidades testadas Possibilidades discriminativas do repertório da criança: De qual forma é possível começar o ensino? Visual? Auditivo?

28 Habilidades testadas Comunicação: Fazer pedidos: Falar: Me dá o suco! Falar: Suco. Apontar o suco. Espontâneo? Pessoas e ambientes diferentes? Quantidade de palavras?

29 Habilidades testadas Nomear pessoas, objetos, ações... Mãe Gato preto Copo Correndo Gato preto correndo Ouvinte (comunicação receptiva). Responder a instruções. Fala espontâneo (por tempo de observação).

30 Brincar independente e social Exploração de objetos Variação no brincar Uso de objetos com função

31 Para além da forma

32 Habilidades testadas Interação social Contato visual (com e sem pedido) Responder ao nome Procurar o contato. Imitar os pares

33 Habilidades testadas Compreensão da função e características de objetos: Por função, característica, classe. O que é de comer? O que você usa no banho? Quem faz Miau?

34

35 Habilidades testadas Pré-requisito para escrita e leitura: Reconhecimento de letras Me mostra o A Qual letra é essa? A- a

36 Habilidades testadas Pré-requisitos para habilidades matemáticas Me mostra o 9! Qual número é esse? Quantas folhinhas eu tenho aqui?

37 Habilidades testadas Coordenação motora reconhecimento de partes do corpo - Propriocepção

38

39 Formas de avaliação Formas de avaliação: Teste Formal: modelo de tentativa discreta (ambiente estruturado 1-1). Observação: Ambiente natural. Teste/observação: A sua escolha. Tempo de Observação: Em 30/60 min.

40

41 VB-MAPP Reforçar ou não reforçar? Programa de reforço apropriado a cada criança. Social/tangível não contingente ao acerto e a comportamentos inadequados. Tempo de avaliação: Sem limitação. Local: Mesa, chão...

42 Ambiente estruturado versus natural Algumas habilidades necessitam de estruturação Pareamento comportamento de grupo. Outras são melhores avaliadas/observadas em ambientes livres Fala espontânea imitação dos pares (sem dicas).

43 Uso de dicas As dicas podem ser entendidas como um auxílio para demonstrar a habilidade. Avaliamos quando a crianças se desempenha de forma independente ou com auxílio. O teste sempre te dirá se as dicas são aceitas ou não na habilidade a ser testada.

44 Uso de dicas Dicas possíveis: Vocal Ecoicas. O que você quer? O tete? Diga tete (Instrução direta). Qual o seu nome? Laura (você pergunta e você responde).

45 Uso de dicas Dicas possíveis: Gestual: Apontar para a resposta correta ou indicála olhando de relance. O que é de comer?

46 Uso de dicas Dicas possíveis: Física: Você ajuda fisicamente a criança a completar uma tarefa.

47 Uso de dicas Dicas possíveis: Uso de modelos: Demonstração da ação esperada.

48 Nível 1: 0-18 meses

49 Habilidade de fazer pedidos Informação de familiares O que você quer? Entregue o suco sem o canudo...desenho sem o lápis...

50

51 Escova/meia/camisa Soma dos resultados anteriores Quem é esse?/o que é isso?

52

53

54

55

56

57

58

59 Sem o faça igual Observação intervalo- recreio Some os anteriores

60

61 Bola/carrinho Pula pirata/furar o isopor/usar tinta bastão Livro de figuras

62

63 Pareamento escolher itens idênticos

64

65 Disponibilize vários no ambiente Informações com familiares Promover a situação ou observar no recreio Promover a situação ou observar no recreio

66

67 Nível 2: meses

68 Em comparação ao Nível 1 Aumenta o número!

69 Generalização

70 P. Ouvinte

71 P. Ouvinte ações

72

73 Ouvinte

74 Vamos brincar de pula pirata (sem as espadas) Informação familiar e escolar Observar no recreio e educação física

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84 Apresento figuras e peço para encontrar no ambiente.

85 Nível 3: 30 a 48 meses

86 Observação - escola Observação - escola Observação escola Teste professora ensino palavra nova Observação escola

87 Habilidades acadêmicas Informação escola + teste!

88

89 Identificação de Números e quantidade

90 Grande-pequeno

91 Coordenação motora

92

93

94

95 Dicas de avaliação de avaliação ordem atividades-gustavo.docx Peça para a familiar filmar habilidades específicas e te mandar o vídeo!

96 Registro Realiza o requerido: 1 ponto. O texto permite meio ponto em algumas situações: 1/2

97

98

99

100

101

102

103

104

105 Dicas Se informe o máximo possível sobre o cliente/estudante. Atividades, comestíveis, animais, familiares, tempo médio de engajamento em atividades... Mantenha controle dos itens preferidos. Escolha reforçadores e itens próprios para a idade. Dê mini intervalos. reforço não contingente.

106

107 Dicas Intercale tarefas mais e menos custosas. Termine a sessão/intervalo com respostas corretas. Nos intervalos não permita acesso a itens mega power ultra reforçadores.

108 Relatório do VB-MAPP

109

110

111

112

113

114

115

116

117

118

119

120

121 Avaliação de barreiras

122 O que são barreiras? Comportamentos/interesses que dificultam a aprendizagem. São avaliadas de 0 a 4. inexistente alta frequência.

123 Autoestimulação Dê à criança pontuação 0 se ela não engajar-se em comportamentos de autoestimulação ou estereotipias que não sejam ordinárias. Dê à criança 1 ponto se ela apresentar comportamentos auto estimulatórios que interferem pouco com o aprendizado ou outras atividades (e.g, bater com os dedos). Dê à criança 2 pontos se ela engajar-se em uma taxa relativamente alta de autoestimulação de tipos diversos (e.g., girar objetos, olhar fixamente para padrões). A autoestimulação pode ainda competir ou reduzir o valor de outros tipos de reforçadores, embora a criança ainda aprenda novas atividades e seja capaz de demostrar algum grau de controle sobre o comportamento (e.g., para de balançar as mãos se alguém pedir).

124

125

126

127 Barreiras Comportamentos negativos: Agressão Birra Chorar Gritos Opositor Não se sentar Falta de contato visual.

128 Controle instrucional pobre: Criança não faz oque lhe é pedido Normalmente em situação de demanda. Tampar a caneta e entregar.

129 Comunicação defeituosa ou ausentes. Considerar a avaliação dos marcos. Ecolalia Intraverbal sem contexto Mesmo tato para diferentes itens.

130 Ausência ou fraqueza em habilidades sociais. Não se aproxima dos pares. Agressão, falas inapropriadas na presença dos pares. Hiperatividade. Dependência de dicas. Scrolling responses: Resposta não está sob o controle da sua pergunta

131 Falhas de generalização. Habilidade apenas em uma contexto. Dependência do reforço. Autoestimulação. Fala incompreensível. Interesses restritos.

132

133

134 barreiras Alta pontuação em alguma barreira: A análise funcional e intervenção Primordial.

135 Avaliação de barreiras Exposição as situações mais prováveis de estarem relacionadas a barreira: Acesso à algo? Acesso à atenção? Se livra de algo que não quer fazer? Possível autoestimula ção?

136

137 Em conjunto: Resultado do VB-MAPP + Avaliação de Barreiras: PII Plano Individual de Intervenção!!! Manejo apropriado da barreira. Habilidades ausentes na criança.

138 Hierarquia de programas

139 Programas Básicos 1 e 2 Sentar Mãos quietas Responder ao nome Contato visual Apontar Imitação de sons Fazer pedidos Nomear pessoas próximas, objetos comuns e partes do corpo.

140 Programas Básicos 1 e 2 Dizer sim e não Brincar sozinho Início do autocuidado Imitação motora grossa Imitação motora fina Pareamento identidade.

141 Programas secundários- 2 e 3 Habilidades de autocuidado Fazer e responder perguntas Fazer pedidos usando sentenças Descrever objetos Uso correto do pronome Identificar itens similares Figura-Objeto.

142 Estabelecime nto do PEI Nível 1: Estabelecimento do Tato ou ecoico. Estabelecimento do mando. Imitação motora: pré-requisito autocuidado, facilidade do DRA. Ouvinte. Pareamento. Brincar.

143 Nível 1 Quantidade de programas: EUA: Brasil: Formato: Tentativa discreta consultório. Escola: 1-1. Ambiente natural: Generalização e mando.

144 Necessário a criança: Nível 1 Estabelecer comunicação mínima verbal adequada (ênfase em ecoico e mando). Diminuição de barreiras de aprendizagem.

145 Basicamente ampliação, complexidade e generalização do comportamento verbal. Nível 2 Ênfase no social. Autocuidado. Inserção em pequenos grupos. Mudança de turno.

146 Nível 3 Expansão do comportamento verbal. Principalmente do Intraverbal. Perguntas mais complexas. Preocupação ainda maior com pronomes. Habilidades de grupo. Independência do autocuidado.

147 Formas de ensino

148 Ensino estruturado Aprendizagem sem erros!! Instrução simples e constante. Dicas TOTAL LEVE INDEPENDÊNCIA. Apresentação de motivadores.

149 DTT

150 Definição da habilidade a ser ensinada. Programas de ensino Deve conter: A descrição da habilidade a ser ensinada A instrução que deve ser dita. Forma de registro da ação da criança.

151 Exemplo de um programa de ensino

152 Programas de ensino

153 Pareamento - Igualdade

154

155

156 Tato

157 Imitação

158 Contato visual

159 Pedidos vocais

160 Apontar

161 Pedidos espontâneos Inserir vídeo de mando espontaneo

162 ouvinte

163 Minha vez

164 Eu-você

165 Eu-você

166

167 Ordem

168 Esperar

169 Meu-seu

170 Vídeo de onde

171 Vide de qual

172 Manejo de ecolalias

173 Manejo de ecolalias Mais uma forma de manifestação da estereotipia. Memorização de frases (palavras, fonemas) e repetição. Pode ser manifestada de várias formas. Imediata e tardia. Fator característico do TEA.

174 Manejo de ecolalias Integração de informações Expressar significado Fala com significado Memoria da informação auditiva Múltiplas funções Ecolalia

175 Defina qual a ecolalia da sua criança: Vocal stereotypy was defined as any instance of noncontextual or nonfunctional speech and included singing, babbling, repetitive grunts, squeals, and phrases unrelated to the present situation. (Ahearn, W. H., Clark, K. M., MacDonald, R. P.., & In Chung, B. (2007). Assessing and Treating Vocal Stereotypy in children with Autism. Journal of Applied Behavior Analysis, 40(2),

176 Avaliação e Manejo de Ecolalias

177

178 Avaliação e Manejo de Ecolalias Intervenção Interrupção da resposta e redirecionamento Caso a criança emita ecolalia: Interromper a resposta por demanda vocal. Qual o seu nome? Onde você mora? Diga bola. Diga vermelho. Muito bom respondendo!!!

179

180 The effects of reinforcement of vocal alternative behavior and contingent demand on vocal stereotypy

181

182 Ecolalia em situação de damanda Esquiva da demanda

183

SEMANA ABA FORA DA CAIXA DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO

SEMANA ABA FORA DA CAIXA DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO SEMANA ABA FORA DA CAIXA DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO NOAM CHOMSKY, Linguista do MIT COMPORTAMENTO VERBAL skinner Começou a trabalhar numa análise comportamental da linguagem em 1934. SKINNER NEM RESPONDEU

Leia mais

AQUISIÇÃO DE COMPORTAMENTO VERBAL E HABILIDADES PRÉ- REQUISITOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 1

AQUISIÇÃO DE COMPORTAMENTO VERBAL E HABILIDADES PRÉ- REQUISITOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 1 AQUISIÇÃO DE COMPORTAMENTO VERBAL E HABILIDADES PRÉ- REQUISITOS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 1 Bárbara Trevizan Guerra Profa. Dra. Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu INTRODUÇÃO Os déficits

Leia mais

ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TEA

ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TEA ESTRATÉGIAS COMPORTAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TEA TÓPICOS - Inclusão Escolar; - A Análise do Comportamento Aplicada; - Estratégias para desenvolvimento de habilidades Sociais; e - Currículo

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM ABA PARA AUTISMO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS

CAPACITAÇÃO EM ABA PARA AUTISMO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS CAPACITAÇÃO EM ABA PARA AUTISMO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS Coordenação: Prof. Dr. Daniel Carvalho de Matos Objetivos: - Prover capacitação inicial nos princípios teórico-conceituais e metodológicos da Análise

Leia mais

Técnicas de Ensino em ABA ABA além da mesinha

Técnicas de Ensino em ABA ABA além da mesinha Técnicas de Ensino em ABA ABA além da mesinha 2 Motivação Hierarquia de Dicas; Modelagem; Apresentação dos Estímulos; Generalização 3 Ambiente e Material Para realizar a Terapia ABA, são necessárias as

Leia mais

TENTATIVA DISCRETA 09/03/2013. Me. Robson Brino Faggiani. Na tentativa discreta, habilidades complexas são

TENTATIVA DISCRETA 09/03/2013. Me. Robson Brino Faggiani. Na tentativa discreta, habilidades complexas são Ensino estruturado, que vai ao encontro das TENTATIVA DIETA Me. obson Brino Faggiani robsonfaggiani@gmail.com necessidades iniciais da criança diagnosticada com TID. Consiste em três passos: (1) fazer

Leia mais

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA

TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA Mara Cristiane R. Aguila Psicóloga/ Neuropsicóloga Doutoranda em Educação pela Universidad Nacional de Rosário - Argentina Transtorno do espectro autista (TEA) Diferenças

Leia mais

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO TGD AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B

Leia mais

As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas

As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas As dificuldades na abordagem de adultos autistas e conseqüências concretas Transtorno do Espectro Autista O autismo é considerado um transtorno do desenvolvimento de causas neurobiológicas. As características

Leia mais

Apresentação realizada pelo Prof. Dr. Thomas S. Higbee, Ph.D., BCBA-D, Diretor do Programa ASSERT e Professor do Departamento de Educação Especial e

Apresentação realizada pelo Prof. Dr. Thomas S. Higbee, Ph.D., BCBA-D, Diretor do Programa ASSERT e Professor do Departamento de Educação Especial e Apresentação realizada pelo Prof. Dr. Thomas S. Higbee, Ph.D., BCBA-D, Diretor do Programa ASSERT e Professor do Departamento de Educação Especial e Reabilitação na Utah State University, durante o 2º

Leia mais

CMDCA FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SOROCABA RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2018

CMDCA FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SOROCABA RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2018 CMDCA FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SOROCABA RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2018 Organização Social: - AMAS Projeto: A Psicomotricidade e a Dinâmica Familiar para Crianças com TEA Nº

Leia mais

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down

DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO: Transtornos Mentais na Síndrome de Down DUPLO DIAGNÓSTICO Refere-se a pessoas com deficiência intelectual e também um outro transtorno psicológico ou psiquiátrico. TRANSTORNOS MENTAIS

Leia mais

Nome: G.A.S. Data de nascimento:20/12/2001. Idade : 9 anos e 3 meses. Encaminhado por: Psicologia e Neuropediatria

Nome: G.A.S. Data de nascimento:20/12/2001. Idade : 9 anos e 3 meses. Encaminhado por: Psicologia e Neuropediatria Nome: G.A.S Data de nascimento:20/12/2001 Idade : 9 anos e 3 meses Encaminhado por: Psicologia e Neuropediatria 2º semestre de 2006 Queixa: dificuldade para falar e de comunicação Mãe estranhou a forma

Leia mais

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer Período sensório motor Desde o nascimento até os 2 anos de idade Ocorre uma grande evolução neste período Ações

Leia mais

Mini Exame do Estado Mental (MEEM)

Mini Exame do Estado Mental (MEEM) Mini Exame do Estado Mental (MEEM) Instruções de uso O MEEM é constituído de duas partes, uma que abrange orientação, memória e atenção, com pontuação máxima de 21 pontos e, outra que aborda habilidades

Leia mais

Indicado para professores, alunos e f uncionários.

Indicado para professores, alunos e f uncionários. Indicado para professores, alunos e f uncionários. Caro leitor, O objetivo deste manual é sensibilizar a comunidade acadêmica para as questões relacionadas à inclusão, assim como, esclarecer algumas dúvidas

Leia mais

COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS

COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS I. Crianças sem deficiência A. Todos os seres humanos precisam se comunicar instintivo 1. 0 12 meses balbucia, recebe input dos pais e outras pessoas, TV / Rádio

Leia mais

Autonomia e Qualidade de Vida para Autistas. Estratégias, sugestões e confecções de materiais

Autonomia e Qualidade de Vida para Autistas. Estratégias, sugestões e confecções de materiais Autonomia e Qualidade de Vida para Autistas Estratégias, sugestões e confecções de materiais A INSTITUIÇÃO O Centro de Atendimento Educacional Especializado Wlamir Carlos de Oliveira Projeto Fênix Educação

Leia mais

Programa de apoio ao estudante com. deficiência. Comitê de Inclusão e Acessibilidade

Programa de apoio ao estudante com. deficiência. Comitê de Inclusão e Acessibilidade Programa de apoio ao estudante com deficiência Comitê de Inclusão e Acessibilidade Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) Segundo a CID-10, classificado F84: Transtornos invasivos do desenvolvimento,

Leia mais

O que são os precursores de linguagem?

O que são os precursores de linguagem? O que são os precursores de linguagem? A linguagem verbal não é um evento que surge de forma automática. Entre o nascimento do bebê humano e o uso da linguagem verbal há um caminho sofisticado feito pela

Leia mais

Ligações a aplicação Centro de Educação

Ligações a aplicação Centro de Educação Ligações a aplicação Centro de Educação A data de hoje Como você aprendeu de CECPB Nome Legal do aluno nome Endereço Cidade/cidade ZIP Data de nascimento Local de nascimento A idade atual Sexo criança

Leia mais

COMO IDENTIFICAR OS PRIMEIROS SINAIS

COMO IDENTIFICAR OS PRIMEIROS SINAIS COMO IDENTIFICAR OS PRIMEIROS SINAIS Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) são transtornos de desenvolvimento que incluem o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento

Leia mais

TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO

TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO TERAPIA INTERDISCIPLINAR NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO Fonoaudióloga especialista em linguagem Mestre em Saude Pública pela Universidad Americana - Py Professora de Linguagem e Psiquiatria na

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003

PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 PORTARIA INTERMINISTERIAL MS-SEDH Nº 02, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003 O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE e o SECRETÁRIO ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, considerando o disposto na Lei

Leia mais

Estímulos Discriminativos. Psicologia Comportamental. Discriminação vem da história. Controle de Estímulos

Estímulos Discriminativos. Psicologia Comportamental. Discriminação vem da história. Controle de Estímulos Psicologia Comportamental MSc. lucianaverneque@gmail.com UnB UNIP IBAC Estímulos Discriminativos Aparência Humor Status Fisiológicos Físicos Históricos Propensão a ação Quadros Carros Músicas Ambiente

Leia mais

G9. Em geral, em que grau a deficiência física limita as atividades habituais de?

G9. Em geral, em que grau a deficiência física limita as atividades habituais de? Módulo G - Portadores de Deficiências Neste módulo, abordaremos questões sobre deficiências permanentes, isto é, as deficiências que não têm recuperação ou não se alteram com tratamento. O questionário

Leia mais

Sumário Imitação de Construção em Bloco Compatível com ABBL- S-R Código B

Sumário Imitação de Construção em Bloco Compatível com ABBL- S-R Código B Sumário 1 SOBRE ESTE EBOOK...04 2 ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE...05 3 DIREITOS AUTORAIS...06 4 SOBRE A AUTORA...07 5 INTRODUÇÃO...08 6 TERAPIA ABA NOÇÕES GERAIS...09 7 IMPORTANTE SABER...11 8 COMO É A FORMAÇÃO

Leia mais

Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015.

Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº , DE 6 DE JULHO DE 2015. Constituição de 88, artigo 205 Nota técnca 4/2014 do MEC LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Podemos entender as di culdades de aprendizagem como um sintoma, e se compararmos a uma febre isso ca mais

Leia mais

Anexo 1 Sintomas do DSM-IV-TR. Défices de Comunicação

Anexo 1 Sintomas do DSM-IV-TR. Défices de Comunicação ANEXOS Anexo 1 Sintomas do DSM-IV-TR Défices de Comunicação a) Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem. b) Dificuldade para manter uma conversação. Exemplos. Não usa palavras para comunicar

Leia mais

Exploração do software

Exploração do software Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor Tecnologias da Informação e da Comunicação Design Inclusivo Exploração do software (Adaptado de APPT21- Associação Portuguesa de Portadores de

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO À PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PROGRAMA DE PROMOÇÃO À PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 2016 - FACULDADE DE TECNOLOGIA ALCIDES MAYA CORPO DIRIGENTE DA MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL ID Isio Eizerik

Leia mais

PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PANLEXIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO DENTRO DO PROGRAMA TEACCH NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO E COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Elisama de Souza Morais (1); Sandra Beltrão Tavares Costa (2); Raqueliane

Leia mais

ANEXO I - DEFICIENCIA INTELECTUAL- AVALIAÇÃO INICIAL

ANEXO I - DEFICIENCIA INTELECTUAL- AVALIAÇÃO INICIAL ANEXO I - DEFICIENCIA INTELECTUAL- AVALIAÇÃO INICIAL I- Dados Gerais 1- Mês e Ano: /. 2-Nome do aluno: 3- Data de nascimento: / /. 4- Endereço residencial: 5- Telefone de contato da família: / / 6- Escola:

Leia mais

FORMANDO PROFESSORES PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO

FORMANDO PROFESSORES PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Psicologia II Encontro de Análise do Comportamento - EAC FORMANDO PROFESSORES PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO Gleice Cordeiro

Leia mais

Pais e Terapias. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva

Pais e Terapias. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva Pais e Terapias Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva Eu tenho um filho autista. E agora? Ansiedade intensa. SUPERPROTEÇÃO Preocupação excessiva. Birras, Dependência

Leia mais

Apresentações Orais - Dicas para melhorar -

Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Apresentações Orais - Dicas para melhorar - Prof. Armando Albertazzi Gonçalves Júnior Outubro de 2015 O Discurso do Rei (George VI) 2 Tópicos da Apresentação Comunicação verbal e não verbal Recursos audiovisuais

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO

PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO PSICOPEDAGOGIA,INCLUSÃO E O ATENDIMENTO A PESSOA COM AUTISMO VALERIA OLIVEIRA PSICOPEDAGOGA, PSICANALISTA ORIENTADORA EDUCACIONAL ESPECIALISTA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA. PÓS

Leia mais

Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro

Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro Aula anterior Desenvolvimento motor da linguagem, da inteligência e afetivo: dos 0 aos 3 anos de idade. Aula 2 Desenvolvimento motor Linguagem Identidade

Leia mais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Habilidades de cuidados pessoais são tarefas diárias realizadas para se preparar para participar de atividades

Leia mais

PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS

PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS PROPOSTAS PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORAÇÃO DE PROVAS Para iniciar a conversa... Os objetivos determinam os tipos de atividades avaliativas. As atividades avaliativas são os veículos usados pelo

Leia mais

NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL, AUTISMO

NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL, AUTISMO NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL, AUTISMO FARIA, Ronaldo Gromik. RU 1997258 UNINTER Resumo Foi realizada uma pesquisa exploratória em três momentos: no primeiro uma pesquisa histórica sobre o autismo e definição.

Leia mais

ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI CONDIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO MOMENTO:

ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI CONDIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO MOMENTO: ESTRUTURA PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR INDIVIDUAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO PDI Validade: / / a / / IDENTIFICAÇÃO: Criança: Data de Nasc.: Ano letivo: Ano escolar da criança: Responsável: (mãe)

Leia mais

Cartilha de Orientação. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) Abril/2018

Cartilha de Orientação. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) Abril/2018 Cartilha de Orientação O Transtorno do Espectro Autista (TEA) Abril/2018 O Transtorno do Espectro Autista (TEA) Inclusão e Acessibilidade Componentes: José Albérico Gonçalves Ferreira, representante do

Leia mais

SEMANA ABA FORA DA CAIXA DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO

SEMANA ABA FORA DA CAIXA DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO SEMANA ABA FORA DA CAIXA DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO Refere-se a uma abordagem sistemática, que tem como objetivo procurar, e organizar conhecimento sobre o mundo natural. CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO É a atividade

Leia mais

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) Estratégias de atendimento educacional para pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento TGD/autistas PARTE 1 Queila Medeiros Veiga 3 Apresentação do professor

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATO

FICHA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATO DATA DE INSCRIÇÃO: RECEBIDO POR: FOTO (Colar Aqui) FICHA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATO SÓCIO N.º: 1. IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Nome: Data de Nascimento: Naturalidade: Morada: Idade: Nacionalidade: Código

Leia mais

Resolução SE 61/2014 de 11/11/2014 e Instrução CGEB de 14/01/2015 ANEXO I AVALIAÇÃO INICIAL. 4- Endereço residencial:

Resolução SE 61/2014 de 11/11/2014 e Instrução CGEB de 14/01/2015 ANEXO I AVALIAÇÃO INICIAL. 4- Endereço residencial: Resolução SE 61/2014 de 11/11/2014 e Instrução CGEB de 14/01/2015 I- Dados Gerais: 1- Mês e Ano: / ANEXO I AVALIAÇÃO INICIAL 2-Nome do aluno: 3- Data de nascimento: / / 4- Endereço residencial: 5- Telefone

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Problemas de Aprendizagem na Escola Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos DISLEXIA. Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura; no reconhecimento preciso e decodificação da palavra e ao soletrar

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA:

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA: Professora Daucia O desenho recurso pedagógico para proporcionar motivações e desenvolver suas habilidades intelectuais, Neste sentido a professora Daucia, planejará metodologias para proporcionar o desempenho

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência Espanhol

Informação Prova de Equivalência à Frequência Espanhol Informação Prova de Equivalência à Frequência Espanhol Prova 368 2016 10.º e 11.º Anos de Escolaridade (Continuação) O presente documento visa divulgar informação relativa à prova de Equivalência à Frequência,

Leia mais

AUTISMO. Definição Causas Aspectos Neurológicos Diagnóstico Tratamentos

AUTISMO. Definição Causas Aspectos Neurológicos Diagnóstico Tratamentos AUTISMO Definição Causas Aspectos Neurológicos Diagnóstico Tratamentos Definição O que é autismo? É um transtorno do desenvolvimento neurológico; Termo amplo: está dentro de um espectro características

Leia mais

Anexo M Preenchimento da grelha de observação perfil psicomotor e comportamental (GOPPC) na avaliação inicial e final dos casos A e B

Anexo M Preenchimento da grelha de observação perfil psicomotor e comportamental (GOPPC) na avaliação inicial e final dos casos A e B Anexo M Preenchimento da grelha de observação perfil psicomotor e comportamental (GOPPC) na avaliação inicial e final dos casos A e B 151 Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

Este software também pode ser utilizado com crianças sem qualquer tipo de perturbação do desenvolvimento desde os 3 anos até aos 6/7 anos de idade.

Este software também pode ser utilizado com crianças sem qualquer tipo de perturbação do desenvolvimento desde os 3 anos até aos 6/7 anos de idade. Os Jogos da Mimocas Software Educativo para Promover as Competências Cognitivas e Comunicativas (especialmente indicado para Necessidades Educativas Especiais) A Associação Portuguesa de Portadores de

Leia mais

COMO DETECTAR PROBLEMAS AUDITIVOS PRECOCES EM SEU BEBÊ

COMO DETECTAR PROBLEMAS AUDITIVOS PRECOCES EM SEU BEBÊ COMO DETECTAR PROBLEMAS AUDITIVOS PRECOCES EM SEU BEBÊ Para uma criança, a audição e a fala são ferramentas essenciais para aprender, brincar e desenvolver habilidades sociais. As crianças aprendem a se

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal Autismo Teacch realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal 1 Funcionamento Este modelo é um modelo que tem por base a estruturação e adequação do ambiente, de forma a diminuir os

Leia mais

CRDA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA

CRDA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA CRDA CENTRO DE REFERÊNCIA EM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM Dra. Maria Fernanda C. R. De Campos Neurologia Infantil -UNIFESP Ortografia x Grafia DISORTOGRAFIA E DISCALCULIA Grafia: técnica do uso da linguagem

Leia mais

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni

DEBRIEFING. LHabSim. Prof. Marco Aurélio Marangoni DEBRIEFING LHabSim Prof. Marco Aurélio Marangoni OBJETIVOS DO DEBRIEFING Analisar os eventos e os comportamentos dos participantes Proporcionar aos participantes um ambiente favorável para expressar o

Leia mais

Instrução Verbal e Demonstração

Instrução Verbal e Demonstração Instrução Verbal e Demonstração Prof. Ms. Jaqueline F. de O. Neiva Grupo de Estudos e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras (EACH USP) Laboratório de Comportamento Motor (EEFE USP) Aula EFS (EACH)

Leia mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

Desenvolvimento - 0 a 6 meses Desenvolvimento - 0 a 6 meses 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e tranquilos

Leia mais

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1

TG D Fon o t n e t : e : CID 10 1 TG D Fonte: CID 10 TG D /TID Desde 1993, com a CID-10 (OMS) o autismo infantil passa a ser classificado entre os transtornos invasivos do desenvolvimento juntamente com outros cinco transtornos que apresentam

Leia mais

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior

METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO. Osvaldo Tadeu da Silva Junior METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL DE SALÃO Osvaldo Tadeu da Silva Junior MÉTODOS/ESTILOS DE ENSINO FERREIRA (1986): do grego méthodos, "caminho para chegar a um fim". Caminho pelo qual se atinge um objetivo.

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA:

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA: Professora Daucia O desenho recurso pedagógico para proporcionar motivações e desenvolver suas habilidades intelectuais, Neste sentido a professora Daucia, planejará metodologias para proporcionar o desempenho

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA:

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA: Professora Daucia O desenho recurso pedagógico para proporcionar motivações e desenvolver suas habilidades intelectuais, Neste sentido a professora Daucia, planejará metodologias para proporcionar o desempenho

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA:

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA: Professora Daucia O desenho recurso pedagógico para proporcionar motivações e desenvolver suas habilidades intelectuais, Neste sentido a professora Daucia, planejará metodologias para proporcionar o desempenho

Leia mais

Residência Médica 2019

Residência Médica 2019 CASO 1 Questão 1. Valor máximo = 3 pontos Possíveis: Mudança clara do funcionamento e estado mental. / Intensidade significativa dos sintomas. / Pervasividade dos sintomas. / Falta de controle sobre os

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos

Processos básicos envolvidos na aprendizagem. Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos Processos básicos envolvidos na aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Profa. Dra. Patricia Leila dos Santos ATENÇÃO Fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do

Leia mais

Avaliação do Comportamento. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva

Avaliação do Comportamento. Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva Avaliação do Comportamento e Comportamentos-Problema Psic. Me. Robson Brino Faggiani Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva 1 Terapia ABA: Não-rotulação As mesmas leis comportamentais (e do

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Dinis Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Educação Bilingue de Alunos Surdos

Agrupamento de Escolas D. Dinis Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Educação Bilingue de Alunos Surdos Agrupamento de Escolas D. Dinis Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Educação Bilingue de Alunos Surdos DL 3/2008 Capítulo V Modalidades específicas de educação Artigo 23.º Educação bilingue de alunos

Leia mais

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert Introdução e Classificação das Habilidades Motoras Prof.ª Luciana Castilho Weinert Conceitos Habilidade: tarefa com finalidade específica; Habilidade motora: habilidade que exige movimentos voluntários

Leia mais

Acidente Vascular Encefálico

Acidente Vascular Encefálico Acidente Vascular Encefálico Gabriela de Oliveira Vitor A04DBA0 Juliana Chaves 5921040 Laís Delfes A162062 Larissa Oliveira Markewicz A219455 Mayara Raquel Durães A255818 O que é o AVE? Comprometimento

Leia mais

Checklist de comportamentos para o Pré-escolar

Checklist de comportamentos para o Pré-escolar Anexo 11: Checklists e registo de ocorrência criados pela investigadora Checklist de comportamentos para o Pré-escolar (adaptado de Correia, L. (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais: um

Leia mais

Quem de vocês nunca teve dúvidas em relação ao desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, atire a primeira pedra...

Quem de vocês nunca teve dúvidas em relação ao desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, atire a primeira pedra... Quem de vocês nunca teve dúvidas em relação ao desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança, atire a primeira pedra... Saber se a criança está falando na idade certa, se está atrasada em relação

Leia mais

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1

As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 1 As capacidades linguísticas na alfabetização e os eixos necessários à aquisição da língua escrita PARTE 1 Linguagem e aquisição da escrita Angélica Merli Março/2018 2 Objetivo Compreender os processos

Leia mais

Dê um ponto para cada, permitindo respostas como Lula; Juscelino;J.K; Bush; Kennedy.

Dê um ponto para cada, permitindo respostas como Lula; Juscelino;J.K; Bush; Kennedy. EXAME COGNITIVO DE ADDENBROOKE VERSÃO REVISADA Título original: Addenbrooke s Cognitive Examination - Revised(ACE-R) Referências bibliográficas Versão original: Mioshi E, Dawson K, Mitchell J, Arnold R,

Leia mais

AS 5 ETAPAS PARA ALFABETIZAR SEUS FILHOS EM CASA

AS 5 ETAPAS PARA ALFABETIZAR SEUS FILHOS EM CASA AS 5 ETAPAS PARA ALFABETIZAR SEUS FILHOS EM CASA UMA SÉRIE GRATUITA DE 3 VÍDEOS #2 www.comoeducarseusfilhos.com.br O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESTE PDF 1. CHECKLIST DO VÍDEO #2 2. AS 5 ETAPAS QUE ANTECEDEM

Leia mais

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA:

ESTRATÉGIAS UTILIZANDO O HIPERFOCO DO ALUNO TEA: Professora Daucia O desenho recurso pedagógico para proporcionar motivações e desenvolver suas habilidades intelectuais, Neste sentido a professora Daucia, planejará metodologias para proporcionar o desempenho

Leia mais

INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO FUNCIONAL VISUAL E AUDITIVA

INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO FUNCIONAL VISUAL E AUDITIVA INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO FUNCIONAL VISUAL E AUDITIVA Este projeto é em parte assistido pelo Programa Hilton Perkins da Escola Perkins para cegos, WATERTOWN, MASS.U.S.A. O Programa Hilton Perkins é subvencionado

Leia mais

ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA

ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO DISCIPLINAS DE PESQUISA PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO DISCIPLINAS DE PESQUISA 2016-1 PROF. DR. LUÍS EDUARDO ALMEIDA A COMUNICAÇÃO HUMANA Comunicar: Deriva do latim comunicare = por em comum; É uma expressão que define o grande

Leia mais

BEHAVIOR ANALYST CERTIFICATION BOARD Task-List - Quarta Edição

BEHAVIOR ANALYST CERTIFICATION BOARD Task-List - Quarta Edição BEHAVIOR ANALYST CERTIFICATION BOARD Task-List - Quarta Edição 2012 Behavior Analyst Certification Board, Inc. (BACB ), all rights reserved. Introdução A quarta edição da Task List do BACB está organizada

Leia mais

Informação Prova Prova código 375 deespanhol I (LE III)

Informação Prova Prova código 375 deespanhol I (LE III) Informação Prova Prova código 375 deespanhol I (LE III) Prova de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho Normativo n.º 4-A/2018, de 14 de fevereiro

Leia mais

Prova Escrita de ESPANHOL Iniciação Bienal

Prova Escrita de ESPANHOL Iniciação Bienal INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto Lei n.º 74/2004, de 26 de março Prova Escrita de ESPANHOL Iniciação Bienal 10.º / 11.º Anos de Escolaridade ESTRUTURA DA PROVA

Leia mais

O aluno autista: desafios da sala de aula inclusiva. Profº. Mestrando: Ronan Adinael Pinheiro

O aluno autista: desafios da sala de aula inclusiva. Profº. Mestrando: Ronan Adinael Pinheiro O aluno autista: desafios da sala de aula inclusiva Profº. Mestrando: Ronan Adinael Pinheiro ASPECTOS HISTÓRICOS 1908 1943 1944 1981 BLEURER LEO KANNER HANS ASPERGER LORNA WING CARACTERÍSTICAS TEA Segundo

Leia mais

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem Capacitação Multidisciplinar Continuada Como lidar com as dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem O que é aprendizagem Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através

Leia mais

Ingresso de Alunos com NEE na UFRN

Ingresso de Alunos com NEE na UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO DE APOIO AO ESTUDANTE COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS - CAENE Ingresso de Alunos com NEE na UFRN Equipe Técnico Educacional - CAENE Apresentação

Leia mais

Renato Santana de Souza

Renato Santana de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO 3 Encontro de Analise do Comportamento do Vale do são Francisco Custo de Resposta e Controle por Estímulos: Os efeitos de alterações na taxa de respostas sobre

Leia mais

Checklist de comportamentos para o Pré-escolar

Checklist de comportamentos para o Pré-escolar Anexo 15: Checklist e registo de ocorrência criados pelos participantes Checklist de comportamentos para o Pré-escolar baseado em: -Correia, L. (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais: um

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

Exame a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras Equivalente a Exame Nacional

Exame a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras Equivalente a Exame Nacional Informação Prova Prova código 847 de LE-II Espanhol II - Continuação Exame a Nível de Escola de Línguas Estrangeiras Equivalente a Exame Nacional Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Despacho Normativo

Leia mais

Avaliação da adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP em uma amostra. de crianças brasileiras. Sara Ingrid Cruz Keuffer.

Avaliação da adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP em uma amostra. de crianças brasileiras. Sara Ingrid Cruz Keuffer. Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento Avaliação da adequação dos níveis de funcionalidade

Leia mais

IV.4 Análise de Dados da Avaliação

IV.4 Análise de Dados da Avaliação Melhor e Pior? IV - Avaliação IV.4 Análise de Dados da Avaliação Interactive System Design, Cap. 10, William Newman 2 Melhor e Pior? Resumo Aula Anterior! Avaliação com utilizadores!local (Laboratório,

Leia mais

SUMÁRIO I. CONTEXTO...1 II. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO IMMES...2

SUMÁRIO I. CONTEXTO...1 II. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO IMMES...2 Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conforme disposto na Lei N 12.764, de 27 de dezembro de 2012 2017 SUMÁRIO pg I. CONTEXTO...1 II. ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM TRANSTORNO

Leia mais

Comunicação Alternativa

Comunicação Alternativa Comunicação Alternativa nos Distúrbios de Linguagem. Palestrantes: Giovanna Franco (2ºano) e Yasmin Muniz (3ºano). Orientadora: Profª Drª Simone Aparecida Lopes-Herrera. Comunicação Alternativa: o Tecnologia

Leia mais

CARA a CARA. Ficar cara a cara ajuda o seu filho a. Ficar cara a cara o ajuda a. Como ficar cara a cara?

CARA a CARA. Ficar cara a cara ajuda o seu filho a. Ficar cara a cara o ajuda a. Como ficar cara a cara? CARA a CARA Ficar cara a cara ajuda o seu filho a. Saber que você está prestando atenção e interessado no que ele tem a dizer Estabelecer e manter contato visual, uma parte importante da comunicação Aprender

Leia mais

3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro)

3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Espanhol Maio de 2015 Prova 15 - Escrita 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro) 1. Introdução O presente documento dá a conhecer

Leia mais

ESPANHOL (LE II) 2017

ESPANHOL (LE II) 2017 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL (LE II) 2017 Prova 368 Tipo de Prova: Escrita e Oral Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Introdução O presente documento visa

Leia mais

Aprendizado mais fácil

Aprendizado mais fácil Endereço da página: https://novaescola.org.br/conteudo/7473/aprendizado-mais-facil Recursos inclusivos Reportagens Publicado em NOVA ESCOLA Edição 25, 12 de Novembro 2016 Aprendizado mais fácil Equipamentos,

Leia mais