Bem-vindos. Capacitação. Revisando Conceitos. Franqueados e Tutores. Módulo Pedagógico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bem-vindos. Capacitação. Revisando Conceitos. Franqueados e Tutores. Módulo Pedagógico"

Transcrição

1 Capacitação Bem-vindos Revisando Conceitos Franqueados e Tutores Módulo Pedagógico

2 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR TUTORES Módulo Pedagógico Material de Capacitação e de Apoio (slides) Manhã: Serviços, Filosofia, Tutoria Tarde: Dificuldades de aprendizagem e avaliações Atendimento Multidisciplinar Integrado

3 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR TUTORES Visão Educativa e Organizacional Ensinar a aprender e atender às necessidades da aprendizagem de forma personalizada e multidisciplinar para o cliente que deseja exclusividade e atenção.

4 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR TUTORES Qual é a nossa missão? Tornar a vida mais fácil para nossos clientes e seus familiares, através de um atendimento multidisciplinar personalizado focado numa atitude ética, profissional e acolhedora, que proporciona a autonomia do cliente usuário de nossos serviços.

5 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR TUTORES Filosofia Educativa ou Método? A nossa filosofia educativa possui uma leitura ampla e multidisciplinar, para ser possível fazer uso do material de apoio didático do aluno, com a mediação de nossos tutores capacitados para acompanharem as hipóteses das dificuldades de forma individualizada e empática.

6 Serviços prestados pela Tutores

7 Serviços prestados pela Tutores Passaporte Tutores Português básico Matemática básica Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Tutores Corporate Preparatório para Vestibular e ENEM Tutores Colônia de Férias Inclusão Digital para Terceira Idade

8 Curso Livre de Inclusão Digital para Terceira Idade A TUTORES oferece um programa especial para idosos que querem aprender novas tecnologias, acessar a internet, interpretar textos e muito mais. O aluno da terceira idade escolhe o que deseja aprender para se manter atualizado com os recursos digitais disponíveis em sua realidade familiar.

9 Cursos Livres Os cursos livres da TUTORES têm como objetivo estudar para aprender e aprender a estudar. São cursos de curta duração, cujo objetivo é aprender a organizar-se nos estudos, estudar para garantir boas notas e ampliar a capacidade de aprendizagem. Carga horária: 10 horas Público-alvo: Alunos do 6 a 9 ano Certificado de Conclusão: Expedido pela Unidade Modalidade: Grupo Flex e VIP Reforço Escolar O aluno que não consegue acompanhar as atividades propostas pela escola terá um apoio integral por meio de nossas tutorias multidisciplinares.

10 Tutores Corporate Tradução Simples Oferecemos serviço de tradução não juramentada de diversos assuntos com rapidez e confiabilidade. Consulte as línguas disponíveis na unidade mais próxima. Serviços de Revisão de Textos (artes, sites e artigos) A TUTORES faz revisão de textos em artigos, websites e material promocional. Nosso trabalho observa as normas do acordo ortográfico vigente, a fim de garantir ao documento final alto padrão de qualidade textual.

11 Como se dar bem no ENEM Livro didático: COMO SE DAR BEM NO ENEM, Ed. Foco Curso Preparatório ENEM Modalidade: Grupo Flex Público-alvo: Ensino Médio Pressupostos para o curso Como se dar bem no Enem (arquivo da área restrita )

12 Tutores Kids A Tutores Kids tem por objetivo formar na criança o gosto pela leitura, pelo letramento, a oficina de literatura infantil e oinício do processo da alfabetização. Jogos, brincadeiras, contação de histórias, e muito mais! Área do desenvolvimento e capacidade cognitiva para a Aprendizagem, agrupamos em 6 áreas: - Coordenação da Motricidade Geral; - Integração Sensório-Motora; - Habilidades Perceptivo-Motoras; - Desenvolvimento da Linguagem; - Habilidades Conceituais e Cognitivas; - Habilidades Sociais e Afetivas.

13 Por:

14 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR TUTORES Livro paradidático: CHAT T Trata-se de um livro, cujo conteúdo das lições deve ser incluído nas aulas de tutoria. Ensino Fundamental II: Técnicas de Estudo e Vivências Educativas (capa laranja) Ensino Médio: Orientação Vocacional (capa vermelha) Técnicas de Estudo Avançado ENEM e Vestibular (c. verde)

15 Chat Técnicas de Estudo: Organização de Tempo, Memorização e Motivação Aula de tutoria (10 minutos): É orientado para atender o aluno que vem em busca de reforço escolar multidisciplinar e apresenta hábitos inadequados com relação aos estudos. O uso do livro desenvolve conceitos básicos de organização pessoal, memorização e motivação. Traz também a temática relativa aos temas transversais que são facilitadores na formação global do aluno. Trata-se do antigo livro usado para os alunos do Ensino Fundamental I (6º a 9º ano).

16 Chat Técnicas de Estudo Avançado: Preparação para Enem e Vestibular Aula de tutoria (10 minutos): É orientado para atender o aluno que vem em busca de informações sobre como se preparar para as provas e os temas transversais da redação do Enem, mas também para o vestibular. O uso do livro desenvolve conceitos sobre o Enem e propõe dicas de preparação física e mental para o período das provas. Trata-se do antigo livro Orientação Vocacional (Ensino Médio) revisado com a inserção das novas lições temáticas relativas ao Enem.

17 Chat Orientação Vocacional: Mundo do Trabalho e Empreendedorismo Aula de tutoria (10 minutos): É orientado para atender o aluno que vem em busca de informações sobre como se preparar para a contextualização nos estudos e a orientação de empreendedorismo, assim como o mundo do trabalho. O uso do livro desenvolve conceitos sobre o que esperar para a vida adulta e propõe dicas de como se preparar para desenvolver as habilidades empreendedoras. Trata-se do antigo livro Orientação Vocacional (Ensino Médio) reorganizado e revisado.

18 Transversalidade =

19 Chat e novas perspectivas Modalidade Curso livre (20 horas ou mais): É orientado para o aluno que vem em busca de técnica de estudo; organização pessoal; orientação para a prática social (formação de bons valores e cidadania inclusiva); orientação vocacional; orientação empreendedora e para o trabalho. Justificativa: Curso para o aluno (grupos e/ou escolas) que necessitam de orientações sem necessariamente querer tutorias de reforço (aulas vip ou flex).

20 Características do Material Lições de Reflexão: utiliza-se do lúdico (através de textos, HQ s, letras de canções, ilustrações etc.) para a preparação para a dica correspondente (técnica de estudo). Leva o estudante à reflexão e reorientação sobre o tema. Lição de Vivência: depois de apresentada a dica, o aluno é convidado a por em prática aquilo que aprendeu na reflexão. Ajuda o estudante a colocar em prática o tema da reflexão.

21 Atrativos do CHAT T Possui linguagem que envolve o jovem que se prepara para a universidade. É colorido e rico em ilustrações, aspecto que favorece a leitura visual do aluno (memória visual). Apresenta exemplos práticos referentes ao cotidiano (de aplicação das dicas).

22 Como utilizar o material de reflexão na aula de tutoria 1. Cumprimentos (recepção e acolhimento do aluno). 2. Interpretação do texto, ilustração, canção ou HQ. 3. O tutor deve ser um facilitador na reflexão do aluno.

23 1. Interpretação 1.1. Texto O estudante lê em voz alta. Interfira o mínimo necessário para que o aluno entenda a mensagem (o raciocínio). Caso o aluno leia equivocadamente uma palavra, corrijaa ao final da leitura. Reforce o hábito de buscar as palavras no vocabulário.

24 2. Reflexão Ler a primeira questão da Reflexão. O estudante deve responder oralmente. O tutor deve fazer um comentário sobre a resposta. Solicitar que o aluno escreva sucintamente sua resposta nas linhas da questão. Seguir o mesmo procedimento nas outras questões. Há um quadro que pode ser utilizado para que o aluno ilustre o texto, ou escreva um poema sobre o tema. Seja de forma escrita (a resposta), seja em formato de desenho, o importante é que o estudante crie algo de forma participativa. Nota: O tutor deverá ter lido a Lição de Vivência subsequente de antemão, e deve cuidar que seus comentários sirvam de acesso à dica seguinte. Ler o Chat T é fundamental para um tutor.

25 Observações Gerais: Deixe o estudante ler apesar da dificuldade ( é um exercício de compreensão). Evite interrupções, permitindo o raciocínio ser elaborado. Faça correções de pontuação ou vocabulário (ao final). Se, devido à lentidão, a compreensão do texto ficar prejudicada, leia novamente, em voz alta, para favorecer o entendimento da leitura.

26 Observações Gerais: Depois de fechado um tema (realizadas duas lições), o aluno deverá ser cobrado, na próxima aula, segundo a prática da dica trabalhada. Depois de diversos temas apresentados, as dicas acumuladas deverão ser cobradas consistentemente. Utilize a palavra dica ao invés de técnica ou estratégia de estudo. O tempo poderá chegar a até 10 minutos. Mesmo assim, tente não pular etapas.

27 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR TUTORES Equipe de Tutores Sinônimo de ACOLHEDOR ; Coerente com a proposta de integralidade; Motivado e motivador (modelo proativo); Presente, participativo e exercer a empatia; Sensível (observador); Profissional capacitado (franqueado e multimeios) Crítico ponderado e criativo; Disponível e organizado; Discreto (etiqueta e ética) e profissional; Diplomático (aluno/pais/escola/especialistas).

28 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR TUTORES O que faz um TUTOR? Entra em contato (empatia) com o aluno; Acolhe e ouve atentamente a(s) possíveis dificuldade(s) queixa(s); Usa de sua experiência como docente; Enxerga o aluno de forma integral: uma pessoa com desejo de superar suas dificuldades; Acompanha o aluno de forma especial, sensível e facilitadora (multidisciplinarmente); Destitui-se da arrogância do saber e sabe como ensinar (possui didática lúdica). É formador de valores humanos temas transversais

29 NÚCLEO DE CAPACITAÇÃO MULTIDISCIPLINAR TUTORES O que determina a qualidade da aula de tutoria? A atitude de acolhimento e empatia junto ao aluno + didática + plano de aula + UFA (relatório pós-aula).

30 Avaliação do Ensino Fundamental I A nossa Avaliação traz uma série de exercícios que Video - Avaliação Diagnostica - Fundamental I oportunizam saber quais são as hipóteses da criança. Tratase de uma ferramenta para ter acesso a(s) dificuldade(s) que a criança venha apresentar. O que queremos é ter uma primeira impressão da criança e conhecer (ouvir) a queixa trazida, ou seja, o que motivou os pais a nos procurar e como podemos AJUDAR. Lembre-se também, que é somente no dia a dia que conheceremos as reais dificuldades de acompanhamento escolar da criança, por isso devemos propor ao menos 2 encontros semanais, até para que a criança nos permita estabelecer um vínculo empático com ela, e assim passe a confiar na tutora. A confiança na tutora é fundamental nesta faixa etária.

31 Avaliação Fundamental II e Ensino Médio PROCEDIMENTO PEDAGÓGICO Áreas do desenvolvimento: 1. Área Pedagógica-educacional (a mais ampla das áreas) 2. Área Cognitiva-mental (envolve as estruturas da inteligência) 3. Área Afetiva-social (relações interpessoais e adaptação ao meio) 4. Área de Esquema Corporal e Sensorial (capacidade e habilidade motora e orientação espaço-temporal).

32 DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL DO ALUNO (Checklist) Primeiro encontro (entrevista inicial). Avaliação Diagnóstica e Roteiro de Entrevista com Pais. Resultado da aplicação do Avaliação Diagnóstica. Diagnóstico (aplicação da AD e análise de dados). Proposta do Plano de Estudo e fechamento de Contrato.

33 ROTEIRO DE ENTREVISTA PARA PAIS e/ou RESPONSÁVEIS Atente às informações que os pais colocam sobre o comportamento dos filhos. Pode ser que o filho não concorde com o que o pai disse. Pode ser que os pais sequer conheçam a rotina do filho. Isso tudo pode nos servir para entender a relação no âmbito familiar. Observe o filho que mostra um ar de "impotência ou constrangimento" diante daquilo que os pais trouxerem durante a aplicação da entrevista. Isso servirá para entendermos qual é o papel dos pais (pais impotentes e submissos, superprotetores, evasivos, castradores, sensíveis ou insensíveis, dominadores e autoritários, ainda àqueles que querem para os filhos tudo aquilo e muito mais do que tiveram quando crianças, fazendo com que vejam os filhos "idealizados", não oportunizando que desenvolvam uma identidade autônoma.

34 RELATÓRIO PÓS-AULA (UFA) O UFA é parte integrante das aulas de tutoria. É parte daquilo que nos propomos apresentar aos pais, após uma aula de tutoria. Portanto, ao encaminhar um UFA até o máximo 24 horas pósaula (enviar pelo sistema). O que dizem os pais? Fique atento a esses retornos, pois eles podem ser facilitadores para que as aulas de tutoria sejam mais atrativas e satisfatórias em seus resultados.

35 PLANO DE AULA (on-line) TUTORES Unidade Aluno(a) : Data: / / Ano escolar: Ensino: Horário: às Tutor(a): Supervisão: Matéria e Conteúdo (Denominar a matéria e o conteúdo estudado). Exemplo: Matemática equação do 1º grau com fração; revisão das operações de multiplicação e divisão; exercícios de revisão. Objetivo(s) Atividades didáticas e procedimento metodológico (descrever) Observações relativas ao UFA (Descrever o que se pretende alcançar, exercitar, estudar, ler, acompanhar, etc.). (Enumerar qual foi a atividade, o exercício e o recurso didático trabalhado com o(a) aluno(a). OB.: Procure descrever a prática didática usada durante a tutoria. (Descrever de forma clara e sem linguagem figurativa, as impressões e o resultado da aula). Se for de consenso com a Coordenação da Unidade TT, faça uma descrição em formato de itens 1., 2., etc., para melhor compreensão do pai/responsável. É importante relatar o avanço e a colaboração do aluno observados durante a aula.também é possível apontar aspectos em que o comportamento do aluno foi facilitador ou não para o desenvolvimento da tutoria. OB.: Sugerimos que somente este item do Plano de Aula seja encaminhado para os pais/responsáveis. Leia os pressupostos descritos no Informativo UFA (em anexo). Avaliação e Sugestões (Dar um parecer da aula e apontar sugestões para desenvolvimento das próximas aulas (desta matéria) ou em outras matérias/conteúdos).

36 RELATÓRIO PÓS-AULA (UFA) O UFA é parte integrante das aulas de tutoria. É parte daquilo que nos propomos apresentar aos pais, após uma aula de tutoria. Portanto, ao encaminhar um UFA até o máximo 24 horas pós-aula (enviar pelo sistema). O que dizem os pais? Fique atento a esses retornos, pois eles podem ser facilitadores para que as aulas de tutoria sejam mais atrativas e satisfatórias em seus resultados.

37 ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR Multidisciplinar significa reunir várias disciplinas em busca de um objetivo final. Multi, é uma palavra de origem latina (multus), que significa múltiplo, ou seja, aquilo que abrange muitos fatores.

38 Diagnóstico x Avaliação O processo de avaliação e diagnóstico da aprendizagem é baseado nas questões: 1. Se a dificuldade de aprendizagem realmente existe; 2. Que dificuldade é esta; 3. Por que esta dificuldade existe; 4. Quais as diferenças entre esta dificuldade e as demais vividas pelas outras crianças. (DOCKRELL & McSHANE, 2000)

39 O que significa dispor de um atendimento multidisciplinar? Os alunos da escola moderna são superinformados e necessitam de um olhar mais refinado e profissional, pois os problemas de déficits de aprendizagem (e superávits) são multissetoriais (comorbidades relativas à saúde), para tanto, o nosso atendimento esta focado na prestação de serviço multidisciplinar e multiprofissional de forma concomitante. Essa compreensão não pode simplesmente se moldar na queixa vinda com uma entrevista inicial (+ avaliação diagnóstica + questionário para os pais/responsáveis). Esse nova proposta terá de ser potencializada em algo muito mais contemplativo e, portanto, com resultado global, observando a formação de valores mais saudáveis que terão como respaldo, o cerne do processo empático e acolhedor da Tutores.

40 ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR E MULTIPROFISSIONAL A equipe multiprofissional pode ser constituída por todos os profissionais que lidem com os nossos alunos: professores de todas as disciplinas (tutores), psicólogos escolares e clínicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, especialistas em educação especial e em Libras, educadores físicos, orientadores educacionais e vocacionais, musicoterapeutas, fisioterapeutas, ludoterapeutas, terapeutas ocupacionais, neurologistas, pediatras e outros.

41 PARCERIA O trabalho da equipe multiprofissional contribui para oferecer à pessoa, à família, e a comunidade escolar uma visão mais ampla do problema, permitindo que haja partilha das informações, a fim de que possamos adotar atitudes saudáveis e ações educativas e comportamentais, que sejam disponibilizadas aos nossos alunos com empatia e acolhimento. O tutor continuará a fazer a mediação pedagógica entre o aluno, a proposta didática e o método de ensino da escola regular.

42 Curso de Capacitação em Atendimento Multidisciplinar Integrado 1. Ficha de Atendimento Multidisciplinar Integrado. 2. Avaliação Multidisciplinar Integrada. Obs.: São 7 aulas disponíveis + respectivas avaliações. Inscreva-se para participar do curso completo de capacitação continuada.

43 (Paulo Freire) Obrigado!

UFA Relatório Pós-Aula

UFA Relatório Pós-Aula UFA Relatório Pós-Aula Por que o UFA é importante? Por que é importante emitir o UFA após as aulas de tutoria? (até 24 h) Como elaborar um novo UFA completo. O UFA como diferencial da TUTORES. Por que

Leia mais

Franquia Educacional é um bom negócio!?

Franquia Educacional é um bom negócio!? Franquia Educacional é um bom negócio!? É arriscado montar uma empresa começando do zero? É arriscado Abrir uma franquia? Segundo o especialista Marcus Rizzo, a taxa de mortalidade (falência) das franquias

Leia mais

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem

dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem Capacitação Multidisciplinar Continuada Como lidar com as dificuldades de Aprendizagem X distúrbio de Aprendizagem O que é aprendizagem Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através

Leia mais

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores

Da Educação Infantil ao Simulados Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores Da Educação Infantil ao Pré-vestibular, o Sistema de Ensino Poliedro oferece coleções de livros didáticos elaborados por autores especialistas e com experiência em sala de aula, o que possibilita o desenvolvimento

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves

capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES

TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES TCC DE LETRAS LICENCIATURA E BACHARELADO MANUAL DE ORIENTAÇÕES 2014 TCC LETRAS BACHARELADO PORTUGUÊS/INGLÊS O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos que cursam o Bacharelado constituise como trabalho

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Curso: Licenciatura em Pedagogia Curso: Licenciatura em Pedagogia Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo Nacionais- que tratam de complemento a formação do aluno no ser NF-301 Projeto Experimental

Leia mais

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 ÍNDICE MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Manual TCC - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 3 Apresentação 3 Qual

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios

Leia mais

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018

Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil. Novembro/ 2018 Apresentação da Coleção Monte e Remonte Educação infantil Novembro/ 2018 Coleção Monte e Remonte Estrutura da apresentação 1. Composição da Coleção 2. Fundamentação da Educação Infantil 3. Concepção pedagógica

Leia mais

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015)

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (16/06/2015) NÚMERO 17016 18171 TÍTULO "(RE)PENSANDO O NÃO APRENDER PELO OLHAR DE SEUS PROTAGONISTAS: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES COM QUEIXAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?"

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna exige cada vez mais dos educadores e das escolas. Este curso

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

Questionário. 1. Tem algum projeto pedagógico escrito? Sim: Não: Se não em que documento baseia o seu trabalho:

Questionário. 1. Tem algum projeto pedagógico escrito? Sim: Não: Se não em que documento baseia o seu trabalho: Questionário Projeto pedagógico 1. Tem algum projeto pedagógico escrito? Sim: Não: Se não em que documento baseia o seu trabalho: 2. O projeto pedagógico inclui objetivos para o domínio da linguagem oral

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

APOIO AO ESTUDO 1º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/ INTRODUÇÃO

APOIO AO ESTUDO 1º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/ INTRODUÇÃO APOIO AO ESTUDO DEPARTAMENTO CURRICULAR DO 1.º CICLO LINHAS ORIENTADORAS 2015/20164 1º CICLO 1. INTRODUÇÃO O despacho normativo nº7/2013 tem como objetivo conceder maior flexibilidade na constituição das

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História

HISTÓRIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos História UNIVERSOS HISTÓRIA Por que escolher a coleção Universos História 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Novembro/2012

CALENDÁRIO - PEDAGOGIA Grupo Novembro/2012 1.º 2.º 3.º Estrutura do Calendário CursoID 318 - GradeID 425 Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual do Aluno de EAD para que possa entender o processo de avaliação, disciplinas,

Leia mais

I. Pensando Enem º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio

I. Pensando Enem º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Prezado(a) diretor(a) e coordenador(a), São Paulo, janeiro de 2017. Comunicamos que, em 2017, o Sistema Mackenzie de Ensino disponibilizará às escolas parceiras os materiais didáticos que servirão de apoio

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para

LÍNGUA PORTUGUESA UNIVERSOS. 6 Aborda os conhecimentos linguísticos de. 3 Propicia ao aluno oportunidades para UNIVERSOS Por que escolher a coleção Universos Língua portuguesa 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado

A Prática Profissional terá carga horária mínima de 400 horas distribuídas como informado INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR UNIDADE ACADÊMICA DE LICENCIATURAS E FORMAÇÃO GERAL CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA CAMPUS JOÃO PESSOA Prática

Leia mais

http://www.ftd.com.br/ Repletos de textos ilustrados e atividades de gramática e ortografia, os livros da coleção Porta Aberta - Portuguesa atendem às necessidades de aprendizagem de diferentes faixas

Leia mais

MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Autora : Simone Helen Drumond (92) /

MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Autora : Simone Helen Drumond (92) / MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Autora : Simone Helen Drumond simone_drumond@hotmail.com (92) 8808-2372 / 8813-9525 MODELO DE PARECER DE UMA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR JUSTIFICATIVA O programa de pós-graduação lato-sensu em Docência no Ensino Superior do ISECUB contempla reflexões teóricas, práticas e metodológicas acerca da Educação Superior,

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL BARASUOL, Cristiano de Castro 1 ; NASCIMENTO, Rosangela Conceição Gomes 2 Palavras-chave: Educação Física. Anos Iniciais. Currículo

Leia mais

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública Ana Lúcia dos Santos 1 Daniela Cherobini Cargnelutti 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as).

ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO. Orientações sobre materiais, identidade visual, divulgação e apoio da DEaD. Elaborado pelos Interessados(as). 1 Para acelerar o processo de tramitação de seu curso e facilitar a programação de atividades, é muito importante que você siga esta sequência de etapas. ETAPA EVENTO DESCRIÇÃO CONTATO 1 Reunião com a

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

Aestudantes geograficamente distantes, e

Aestudantes geograficamente distantes, e TUTORIA EM EaD Sobre a tutoria a distância tutoria a distância atua a partir da instituição, mediando o processo pedagógico junto a Aestudantes geograficamente distantes, e referenciados aos pólos descentralizados

Leia mais

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013

O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. Resumo: UNIDADE 2. Abril de 2013 O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO Resumo: UNIDADE 2 Abril de 2013 Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE EUGÉNIO DE CASTRO Ano letivo 2014/2015 No 1.º ciclo, o Apoio ao Estudo é de frequência obrigatória e tem por objetivo apoiar os alunos na criação de métodos de estudo e de trabalho,

Leia mais

O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também.

O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também. O aprendizado precisa de bases sólidas, uma boa escola também. Proposta Pedagógica: Propomos uma Educação Humanista, em que o aluno seja o centro do processo. Em torno do aluno trabalham, de forma integrada,

Leia mais

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA

REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL REUNIÃO COM OS EDUCADORES DO PRAEJA Não é no silêncio que os

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 OBJETIVOS Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades,

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo será o 0006-LS e entrará em vigor no 1º semestre letivo de 2018. RESOLUÇÃO CONSEPE 30/2017 ALTERA MATRIZ CURRICULAR, BEM COMO, EMENTAS E OBJETIVOS DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA: CLÍNICA E INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF E APROVA

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

Avaliação da Aprendizagem: a experiência da Associação Cultural Pisada do Sertão

Avaliação da Aprendizagem: a experiência da Associação Cultural Pisada do Sertão Avaliação da Aprendizagem: a experiência da Associação Cultural Pisada do Sertão Histórico da Organização Motivações Avaliar os aspectos objetivos e subjetivos da aprendizagem norteado por meio dos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGIA // LICENCIATURA Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Pedagogia 1 - APRESENTAÇÃO O presente regulamento disciplina o processo de planejamento,

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

CRONOGRAMA ANUAL 2018

CRONOGRAMA ANUAL 2018 Colégio Espaço Mágico Integrado CRONOGRAMA ANUAL 2018 www.colegiocemi.com.br REUNIÕES TRIMESTRAIS 1º TRIMESTRE PREVISTO PARA 2ª QUINZENA DO MÊS DE MAIO. EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTAL I FUNDAMENTAL II 2º

Leia mais

Os líderes devem mobilizar as pessoas. Devem fazê-las apaixonarse por algo que nunca viram; às vezes, por algo que ainda não existe.

Os líderes devem mobilizar as pessoas. Devem fazê-las apaixonarse por algo que nunca viram; às vezes, por algo que ainda não existe. Os líderes devem mobilizar as pessoas. Devem fazê-las apaixonarse por algo que nunca viram; às vezes, por algo que ainda não existe. Rosabeth Moss Kanter Agenda 1. Boas Vindas 2. O Instituto Venturo 3.

Leia mais

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof.

Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Prof. Renato da Anunciação REITOR Profª Aurina Oliveira Santana DIRETORA GERAL Prof. Durval de Almeida Souza DIRETOR DE ENSINO Prof. Juliano Marques de Aguilar DIRETOR ADMINISTRATIVO Cursos FIC Os Cursos

Leia mais

Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Básica (SEB) Secretaria de Educação a Distância (SEED) GUIA GERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-LETRAMENTO GUIA GERAL 1. O que é O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação

Leia mais

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba PLANEJAMENTO 2017 Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Pauta OBJETIVOS Apresentar os materiais oferecidos pela CGEB para o Planejamento e cronograma para início de 2018; Analisar os indicadores

Leia mais

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança

NÍVEL MÓDULO COMPONENTES CURRICULARES CARGA HORÁRIA MODALIDADE NÚCLEO 1 Infância História da Educação e Direitos da Criança As tabelas a seguir apresentam os componentes curriculares, carga horária, modalidade e em consonância à Resolução n o 2, do CNE/CP, de 1 o de julho de 2015 o núcleo integrado por cada componente. Em relação

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto

PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO. 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto PROJETO TUTOR UNIVERSITÁRIO 1. Objetivo e escopo do projeto-piloto O Tutor Universitário é um programa-piloto proposto pelo Fórum das Entidades Representantes do Ensino Superior, para desenvolver o conhecimento

Leia mais

Institucional. Nossa História

Institucional. Nossa História Institucional Nossa história Proposta Pedagógica Horário Nosso Espaço Fotos Localização Manual do aluno Calendário Anual Lista de material Informação de renovação de matrícula para 2014 Circulares Eventos

Leia mais

O Processo Interacional nas Aulas de Língua Materna para Professores Indígenas de 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental de Roraima: Textos em Contextos

O Processo Interacional nas Aulas de Língua Materna para Professores Indígenas de 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental de Roraima: Textos em Contextos O Processo Interacional nas Aulas de Língua Materna para Professores Indígenas de 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental de Roraima: Textos em Contextos Profª MSc. Carmem Spotti (CEFORR/UERR) Objetivo Geral

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS

POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS POR QUE SER COC? Tradição e tecnologia para a Educação APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS COLEÇÕES COC ENSINO FUNDAMENTAL II Anos Finais (6º ao 9º Ano) Este período de aprendizado favorece a utilização dos conhecimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SUPERINTENDÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - SAS PROCESSOS DE GESTÃO SAS (35) - GERAL Versão #01/Out_2017 - Processos Creches (PDC_CR)...Matrícula - 35PDC_CR001_v01...Recebimento e Adaptação das Crianças - 35PDC_CR002_v01...Acompanhamento Pedagógico

Leia mais

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas

novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas novas tecnologias, novas pedagogias? A evolução das práticas pedagógicas transformações educacionais Novo olhar sobre o uso de tecnologia em sala de aula pode refletir melhores práticas pedagógicas O professor

Leia mais

Texto: Silvia Queiroz Projeto gráfico e arte: Rose Sardin Ilustrações: Freepik e acervo da autora Coordenação: Maria Regina Canever Domingues

Texto: Silvia Queiroz Projeto gráfico e arte: Rose Sardin Ilustrações: Freepik e acervo da autora Coordenação: Maria Regina Canever Domingues Clubinho de Leitura 2 Texto: Silvia Queiroz Projeto gráfico e arte: Rose Sardin Ilustrações: Freepik e acervo da autora Coordenação: Maria Regina Canever Domingues Realização: Universidade Corporativa

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 9º ano e Ensino Médio

REUNIÃO DE PAIS 9º ano e Ensino Médio REUNIÃO DE PAIS 9º ano e Ensino Médio 1º semestre - 08/02/2019 Plano de Avaliação 9º, 1ª e 2ª série O plano de avaliação do Colégio Nova Geração é composto por 5 (cinco) avaliações, cada uma delas com

Leia mais

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática

MATEMÁTICA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Matemática UNIVERSOS MATEMÁTICA Por que escolher a coleção Universos Matemática 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA ESPORTE TURISMO E LAZER ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA 13 DE MAIO PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SÔNIA CRISTINA DE SOUZA ARAÚJO

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: PERIFÉRICOS E REDAÇÃO PROEJA FIC

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA OPERADOR DE MICROCOMPUTADOR: PERIFÉRICOS E REDAÇÃO PROEJA FIC Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Arcos PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano

Voltar. Público: 5º ao 8º ano. Público: 3º ao 5º ano Cientista Mirim No curso Cientista Mirim, os alunos têm a oportunidade de conhecer o método científico, participando ativamente de todas as fases envolvidas nesse processo. O curso é composto por dois

Leia mais

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM

MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM MANEIRAS DE MOTIVAR E ORIENTAR OS ALUNOS PARA AS PROVAS DO ENEM ÍNDICE 1. Introdução... pg. 3 2. Provas do ENEM: exigências e modelo referência em vestibulares... pg. 4 3. Como reforçar o valor do ENEM

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO OBJETIVOS: Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto subsídios para os estudos referentes aos processos de ensino e de aprendizagem na alfabetização, preparando os egressos para serem

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h:

BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h: ARTES ENSINO FUNDAMENTAL Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Artes e educação, concepções teóricas. Histórico

Leia mais

EDITAL Nº 37 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA IFRO/SEDUC ANEXO I PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

EDITAL Nº 37 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA IFRO/SEDUC ANEXO I PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS EDITAL Nº 37 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA IFRO/SEDUC ANEXO I PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE COMPONENTES AVALIADOS PONTUAÇÃO EQUIPE MULDISCIPLINAR 1 02: Tempo de experiência profissional na área de Educação

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento 10980 A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EMEF MENINO DEUS 10732 A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-COMPUTACIONAL

Leia mais

Marcelo Veras. O Professor do Futuro

Marcelo Veras. O Professor do Futuro Marcelo Veras O Professor do Futuro As minhas duas guerras desde 2006 1. Quais competências determinam o sucesso profissional? 2. O que é uma boa escola, uma boa aula, um bom professor? Será mesmo que

Leia mais

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE)

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) AVALIAÇÃO Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) REFLEXÃO Porque é que a avaliação é tão importante? Que tipo de avaliação é feita na sua instituição? Alterar os métodos de avaliação "Se você quer

Leia mais

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (09/06/2015)

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (09/06/2015) TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (09/06/2015) Devido à grande demanda de trabalhos submetidos, informamos que alguns trabalhos completos encontram-se em processo de avaliação. No dia 16/06/2015 (terça-feira)

Leia mais

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017

PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 PNAIC Uma síntese Nilcéa Lemos Pelandré Coordenadora da Formação PNAIC/UFSC/2017 Objetivo: Fazer um resgate do PNAIC em nosso Estado, apresentar o novo modelo e refletir sobre os desafios que se apresentam.

Leia mais

Instrumento de avaliação de LDD de física

Instrumento de avaliação de LDD de física Instrumento de avaliação de LDD de física Felippe Guimarães Maciel e Maria de Fátima da Silva Verdeaux volume 9, 2014 2 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE LDD DE FÍSICA PARÂMTERO 1 Critérios de avaliação dos

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO APRESENTAÇÃO DA ESCOLA MULTIENSINO Sobre a MultiEnsino Nossa Matriz está localizada na Cidade de São José do Rio Preto SP, sua fundação se deu em Janeiro de 1995, ficamos como Escola Local até dezembro

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO INTRODUÇÃO As diferentes unidades que compõem o conjunto de cadernos, visam desenvolver práticas de ensino de matemática que favoreçam as aprendizagens dos alunos. A

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais