BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h:

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h:"

Transcrição

1 ARTES ENSINO FUNDAMENTAL Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Artes e educação, concepções teóricas. Histórico do ensino da arte no brasil. Artes e educação, concepções teóricas. Os conteúdos de artes no ensino fundamental. Histórico do ensino da arte no brasil. Artes e educação, concepções teóricas. Os conteúdos de artes no ensino fundamental. Educação através da arte. Literatura infantil e arte de contar histórias. Histórico do ensino da arte no brasil. Artes e educação, concepções teóricas. Os conteúdos de artes no ensino fundamental. Educação através da arte. O uso da arte através de teatro de bonecos na educação infantil. Literatura infantil e arte de contar histórias. BERÇARISTA Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Sexualidade infantil. Espaço coletivo. Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Sexualidade infantil. Espaço coletivo. Berçário: aspectos sócios culturais. O lúdico e o egocentrismo. Organização do pensamento e aquisição da linguagem. Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Sexualidade infantil. Espaço coletivo. Berçário: aspectos sócios culturais. O lúdico e o egocentrismo. Organização do pensamento e aquisição da linguagem.

2 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. CURSO120h: Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. O gestor e a comunidade. Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. O gestor e a comunidade. Planejamento / instrumentos metodológicos. CURSO260h: Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. O gestor e a comunidade. Planejamento / instrumentos metodológicos. O sistema de ensino e a autonomia da escola. Mudança de paradigmas na gestão educacional. Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. O gestor e a comunidade. Planejamento / instrumentos metodológicos. O sistema de ensino e a autonomia da escola. Mudança de paradigmas na gestão educacional. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Legislação. Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Legislação. Desenvolvimento social sustentável. Abordagem da agenda 21. Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Legislação. Desenvolvimento social sustentável. Abordagem da agenda 21.

3 EDUCAÇÃO ESPECIAL Perspectivas históricas da educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Perspectivas históricas da educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Problemas de aprendizagem na educação especial. Perspectivas históricas da educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Problemas de aprendizagem na educação especial. Tecnologias facilitadoras para o aluno com deficiência mental. Perspectivas históricas da educação especial. A aprendizagem e as emoções na educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Problemas de aprendizagem na educação especial. Tecnologias facilitadoras para o aluno com deficiência mental. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Importância da avaliação na educação especial. Perspectivas históricas da educação especial. A aprendizagem e as emoções na educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Problemas de aprendizagem na educação especial. Tecnologias facilitadoras para o aluno com deficiência mental. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Importância da avaliação na educação especial. EDUCAÇÃO INFANTIL 04 E 05 ANOS Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Fases do desenvolvimento da criança. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Fases do desenvolvimento da criança. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Fase da garatuja. A psicogênese da língua escrita: Emilia Ferreira. Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Fase da garatuja. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Fases do desenvolvimento da criança. A prática do registro no cotidiano da educação infantil. Inteligência emocional e inteligência múltipla. A psicogênese da língua escrita: Emilia Ferreira. Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Fase da garatuja. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Fases do desenvolvimento da criança. A prática do registro no cotidiano da educação infantil. Inteligência emocional e inteligência múltipla.

4 EDUCAÇÃO INCLUSIVA As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Novas perspectivas para a educação inclusiva. Tecnologias especiais. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Deficiência rotulo e estigma. Novas perspectivas para a educação inclusiva. Tecnologias especiais. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais Deficiência rotulo e estigma. Novas perspectivas para a educação inclusiva. Tecnologias especiais. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. O processo de aprendizagem na abordagem de Piaget/ Vigotsky. Tecnologias especiais. Deficiência rotulo e estigma. Classificação das deficiências. Novas perspectivas para a educação inclusiva. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. O processo de aprendizagem na abordagem de Piaget/ Vigotsky. Tecnologias especiais. Deficiência rótulo e estigma. Classificação das deficiências. Novas perspectivas para a educação inclusiva. ENSINO RELIGIOSO Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Símbolos e ensino religioso. Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Símbolos e ensino religioso. Rituais religiosos. Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Símbolos e ensino religioso. Rituais religiosos. Rituais religiosos. Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Raiz do fenômeno religioso. Símbolos e ensino religioso. Rituais religiosos. Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Raiz do fenômeno religioso. Símbolos e ensino religioso.

5 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Educação de jovens e adultos no brasil. A construção do conhecimento na EJA. Ensino e aprendizagem na EJA. Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A construção do conhecimento na EJA. Ensino e aprendizagem na EJA. Os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conhecer e aprender fazer. Educação de jovens e adultos no brasil. A construção do conhecimento na EJA. Ensino e aprendizagem na EJA. Os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conhecer e aprender fazer. Os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conhecer e aprender fazer. O papel da escola junto aos alunos da EJA. Disciplina curricular. Educação de jovens e adultos no brasil. Ensino e aprendizagem na EJA. a construção do conhecimento na EJA. Alfabetização e letramento. Os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conhecer e aprender fazer. O papel da escola junto aos alunos da EJA. Disciplina curricular. Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Ensino e aprendizagem na EJA. A construção do conhecimento na EJA. Alfabetização e letramento. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR As modalidades esportivas. Medidas e avaliação em educação física. Desafios na educação física escolar. As modalidades esportivas. Medidas e avaliação em educação física. Desafios na educação física escolar. Avaliação física escolar. As modalidades esportivas. Medidas e avaliação em educação física. Desafios na educação física escolar. Avaliação física escolar. Avaliação física escolar. Medidas e avaliação em educação física. Educação especial e educação física. Desafios na educação física escolar. Educação física inclusiva. A corporeidade na educação física escolar. As modalidades esportivas. Jogos no ambiente escolar. Avaliação física escolar. Medidas e avaliação em educação física. Educação especial e educação física. Desafios na educação física escolar. Educação física inclusiva. A corporeidade na educação física escolar. As modalidades esportivas. Jogos no ambiente escolar.

6 EDUCAÇÃO TRANSCULTURAL Cultura: significado e conceitos. Diversidade cultural. Educação comunitária na formação cultural. Cultura: significado e conceitos. A construção das culturas. Diversidade cultural. Educação comunitária na formação cultural. Cultura: significado e conceitos. A construção das culturas. Diversidade cultural. Educação comunitária na formação cultural. Cultura: significado e conceitos. A construção das culturas. Diversidade cultural. Cultura e linguagem. Educação comunitária na formação cultural. Desenvolvimento humano. Multiculturalismo e educação. Cultura: significado e conceitos. A construção das culturas. Diversidade cultural. Cultura e linguagem. Educação comunitária na formação cultural. Desenvolvimento humano. Multiculturalismo e educação. LIBRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. Libras: informações técnicas. História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. Libras: informações técnicas. História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. Libras: informações técnicas. INES (instituto nacional da educação de surdos). Introdução a linguística. História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. Libras: informações técnicas. INES (instituto nacional da educação de surdos). Introdução a linguística.

7 LITERATURA INFANTIL História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. Literatura infantil e a arte de contar histórias. História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. Literatura infantil e a arte de contar histórias. História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. Literatura infantil e a arte de contar histórias. Fases do desenvolvimento da criança. Escola e a literatura infantil. História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. Literatura infantil e a arte de contar histórias. Fases do desenvolvimento da criança Escola e a literatura infantil. MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. A matemática e a necessidade de métodos completos. História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. A matemática e a necessidade de métodos completos. História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. A matemática e a necessidade de métodos completos. Habilidades na resolução de problemas matemáticos. Dividendo, divisor, quociente e resto. História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. A matemática e a necessidade de métodos completos. Habilidades na resolução de problemas matemáticos. Dividendo, divisor, quociente e resto.

8 PCN S E LDB História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. Pcn s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. PCN s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. Benefícios educacionais da LDB e PCN s. História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. PCN s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. Benefícios educacionais da LDB e PCN s. História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. PCN s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. Benefícios educacionais da LDB e PCN s. Interdisciplinaridade. Formação cidadã. Habilidades e competência. História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. PCN s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. Benefícios educacionais da LDB e PCN S. Interdisciplinaridade. Formação cidadã. Habilidades e competência. PEDAGOGIA DE PROJETOS Surgimento da pedagogia de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Surgimento da pedagogia de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Etapas de um projeto. Surgimento da pedagogia de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Etapas de um projeto. Condições para o êxito do trabalho com projeto. A cultura do projeto. Condições para o êxito do trabalho com projeto. Surgimento da pedagogia de projetos. Etapas de um projeto. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Problemas comuns na implantação de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. O conhecimento e os novos projetos de trabalho. A cultura do projeto. Condições para o êxito do trabalho com projeto. Surgimento da pedagogia de projetos. Etapas de um projeto. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Problemas comuns na implantação de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. O conhecimento e os novos projetos de trabalho.

9 PSICOMOTRICIDADE, RECREAÇÃO E JOGOS Desenvolvimento psicomotor. Psicomotricidade na escola. Desenvolvimento psicomotor. Psicomotricidade na escola. Esquema corporal. Desenvolvimento psicomotor. Psicomotricidade na escola. Esquema corporal. Lateralidade. Esquema corporal. Lateralidade. Estruturação espacial. Desenvolvimento psicomotor. Distúrbios psicomotores. Psicomotricidade na escola. Esquema corporal. Lateralidade. Estruturação espacial. Desenvolvimento psicomotor. Distúrbios psicomotores. Psicomotricidade na escola. SECRETARIA ESCOLAR Papel da secretaria escolar. Secretaria escola: organização e funcionamento. Papel da secretaria escolar. Secretaria escola: organização e funcionamento. Secretaria e suas interações. CURSO180h Papel da secretaria escolar. Secretaria escola: organização e funcionamento. Secretaria e suas interações. Organização do sistema educacional brasileiro. Técnica e organização de arquivos. CURS0 260h Autonomia da escola pública e o papel da secretaria. Sistemas de informação. Papel da secretaria escolar. Organização do sistema educacional brasileiro. Legislação de ensino. Secretaria escola: organização e funcionamento. Secretaria e suas interações. Técnica e organização de arquivos. A utilização do computador. Autonomia da escola pública e o papel da secretaria. Sistemas de informação. Papel da secretaria escolar. Organização do sistema educacional brasileiro. Legislação de ensino. Secretaria escola: organização e funcionamento. Secretaria e suas interações. Técnica e organização de arquivos. A utilização do computador.

10 SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO História da sociologia no brasil. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Sociologia crítica e sociologia técnica. História da sociologia no Brasil. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Sociologia crítica e sociologia técnica. História da sociologia no brasil. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Sociologia crítica e sociologia técnica. Contribuição de Max Weber. A sociologia de Emile Durkheim. História da sociologia no brasil. A sociologia de Emile Durkheim. Karl Marx e a história da exploração do homem. Sociologia crítica e sociologia técnica. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Contribuição de Max Weber. História da sociologia no brasil. A sociologia de Emile Durkheim. Karl Marx e a história da exploração do homem. Sociologia crítica e sociologia técnica. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Contribuição de Max Weber. TEMAS TRANSVERSAIS Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Transversalidade e interdisciplinaridade. Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Transversalidade e interdisciplinaridade. Trabalhando os temas transversais com projetos. Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Transversalidade e interdisciplinaridade. Trabalhando os temas transversais com projetos. Valores e atitudes. Transversalidade e interdisciplinaridade. Desenvolvimento moral e socialização. O convívio escola. Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Trabalhando os temas transversais com projetos. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Ética e postura profissional no ensino dos temas transversais. Valores e atitudes. Transversalidade e interdisciplinaridade. Desenvolvimento moral e socialização. O convívio escola. Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Trabalhando os temas transversais com projetos. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Ética e postura profissional no ensino dos temas transversais.

11 ALFABETIZAÇÃO INFANTIL Considerações sobre alfabetização tradicional. Alfabetização e letramento na infância. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Considerações sobre alfabetização tradicional. Alfabetização e letramento na infância. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Alfabetização e o desenvolvimento da zona proximal. Considerações sobre alfabetização tradicional. Alfabetização e letramento na infância. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Alfabetização e o desenvolvimento da zona proximal. Proposta construtivista para a alfabetização infantil. Considerações sobre alfabetização tradicional. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Proposta construtivista para a alfabetização infantil. Alfabetização e o desenvolvimento da zona proximal. Alfabetização e letramento na infância. Dislexia: distúrbio da palavra e da escrita. A criança e a construção da sua linguagem. Alfabetizando na atualidade. Considerações sobre alfabetização tradicional. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Proposta construtivista para a alfabetização infantil. Alfabetização e o desenvolvimento da zona proximal Alfabetização e letramento na infância. Dislexia: distúrbio da palavra e da escrita. A criança e a construção da sua linguagem. Alfabetizando na atualidade.

12 FILOSOFIA O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Problema do Conhecimento O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Problema do Conhecimento Democracia Racial O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Problema do Conhecimento Democracia Racial Ética ou Filosofia Moral O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Problema do Conhecimento Democracia Racial Ética ou Filosofia Moral A Moral e outras formas de Comportamento Humano Política Hoje

PEDAGOGIA. 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES O aluno deve comprovar 100h de atividades no decorrer do curso.

PEDAGOGIA. 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES O aluno deve comprovar 100h de atividades no decorrer do curso. PEDAGOGIA Ementas das Disciplinas 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES O aluno deve comprovar 100h de atividades no decorrer do curso. 2. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais.

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h Prática: 15 h Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEILA REGINA VALOIS MOREIRA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEILA REGINA VALOIS MOREIRA 1 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEILA REGINA VALOIS MOREIRA INTRODUÇÃO O tema a ser estudado tem como finalidade discutir a contribuição da Educação Física enquanto

Leia mais

(s15h PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000065 - LETRAS Nivel: Superior

(s15h PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000065 - LETRAS Nivel: Superior (s15h PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000065 - LETRAS Nivel: Superior Area Profissional: 0004 - BIBLIOTECA Area de Atuacao: 0042 - ACERVO/BIBLIOTECA Analisar e processar

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA Comunicação e Expressão: Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Linguagem literária. Variação da língua,

Leia mais

EIXO DE FORMAÇÃO DO NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E/OU DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS: EDUCAÇÃO INFANTIL

EIXO DE FORMAÇÃO DO NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E/OU DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS: EDUCAÇÃO INFANTIL EIXO DE FORMAÇÃO DO NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E/OU DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS: EDUCAÇÃO INFANTIL - CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS PSICOGENÉTICAS PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS Conceitos e categorias fundamentais.

Leia mais

MUNICÍPIO DE GASPAR - SC PROCESSO SELETIVO - EDITAL 015/2015 ANEXO III ALTERADO ERRATA 01 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA AS PROVAS DE NÚCLEO COMUM

MUNICÍPIO DE GASPAR - SC PROCESSO SELETIVO - EDITAL 015/2015 ANEXO III ALTERADO ERRATA 01 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA AS PROVAS DE NÚCLEO COMUM NÍVEL SUPERIOR E MÉDIO MUNICÍPIO DE GASPAR - SC PROCESSO SELETIVO - EDITAL 015/2015 ANEXO III ALTERADO ERRATA 01 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PARA AS PROVAS DE NÚCLEO COMUM PORTUGUÊS PARA TODAS AS FUNÇÕES DE

Leia mais

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300

CETEB. A adolescência e o ensino da língua inglesa 60. A aprendizagem criativa e o prazer de aprender 45. A comunicação em sala de aula 300 Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Gestão dos Profissionais da Educação Coordenação de Administração de Pessoas Instituição CETEB A adolescência e o ensino da

Leia mais

EMENTÁRIO NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS

EMENTÁRIO NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS EMENTÁRIO NÚCLEO DE ESTUDOS BÁSICOS a) FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DADOS DO CAMPO DE CONHECIMENTO Filosofia, Ética e 3 1 4 90 EMENTA: Correntes filosóficas da modernidade e seus fundamentos para

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão - FACON. Catálogo de Cursos. Pós-graduação e Extensão. Conchas SP 2015.2

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão - FACON. Catálogo de Cursos. Pós-graduação e Extensão. Conchas SP 2015.2 * Catálogo de Cursos Pós-graduação e Extensão Edição 1º de Julho de 2015 Conchas SP 2015.2 Pós-Graduação e Extensão FACON Catálogo de Cursos de Pós-Graduação Direção Acadêmica Coordenação de Pós-Graduação

Leia mais

ANEXO E: EMENTÁRIO DO CURRÍCULO 13

ANEXO E: EMENTÁRIO DO CURRÍCULO 13 ANEXO E: EMENTÁRIO DO CURRÍCULO 13 I CICLO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES (1º e 2º semestres): FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EMENTÁRIO: O I Ciclo do Curso de Pedagogia do UniRitter desenvolve os fundamentos

Leia mais

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Síntia Lúcia Faé Ebert Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS SMED/POA- Escola M. E. F. João Antônio Satte Cristiane Lumertz Klein Domingues

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL... 4 02 INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA: DIVERSIDADE CULTURAL NA APRENDIZAGEM... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA...

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA REDAÇÃO CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS/RJ PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA

PADRÃO DE RESPOSTA REDAÇÃO CONCURSO PÚBLICO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS/RJ PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA 3. O tema: Capacitação e formação continuada como ingredientes indispensáveis ao sucesso do profissional da educação. A exposição e a defesa das ideias do autor do texto

Leia mais

Codigo Especificacao Projetos Atividades Oper. Especiais Total

Codigo Especificacao Projetos Atividades Oper. Especiais Total Estado do Parana Programa de Trabalho Folha: 1 Orgao...: 02 GOVERNO MUNICIPAL Unidade Orcamentaria: 02.01 GABINETE DO PREFEITO 04.000.0000.0.000.000 Administracao 31.191,67 31.191,67 04.122.0000.0.000.000

Leia mais

Tabela de valores praticados - Moderna Educacional

Tabela de valores praticados - Moderna Educacional Tabela de valores praticados - Moderna Educacional Atualizada em 07/08/2014 Administração e Contabilidade Modalidade Valor c/ Desconto Valor s/ Desc. ACO000MBA008P GESTAO AGRONEGOCIOS MBA MBA R$ 2,520.00

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS

CURSO: PEDAGOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS Ciência da Religião; Ciências Naturais habilitação em Biologia, Física e Química; Educação Física; Filosofia; Geografia; Letras; Matemática e Pedagogia - PARFOR CURSO: PEDAGOGIA EMENTA DAS DISCIPLINAS

Leia mais

Tabela de valores praticados - Moderna Educacional

Tabela de valores praticados - Moderna Educacional Tabela de valores praticados - Moderna Educacional Atualizada em 24/07/2015 Administração e Contabilidade Modalidade Valor c/ Desconto Valor s/ Desc. ACO000MBA008P GESTAO AGRONEGOCIOS MBA MBA R$ 2520,00

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2015 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/2015 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Regime: EDUCAÇÃO FÍSICA MATRIZ CURRICULAR LICENCIATURA SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Objetivo geral: Formar especialistas em Práticas de Educação Infantil, tendo como referencial importante a concepção construtivista de aprendizagem.

Objetivo geral: Formar especialistas em Práticas de Educação Infantil, tendo como referencial importante a concepção construtivista de aprendizagem. Nome do Curso: ESPECIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Área do Conhecimento: Pedagogia / Didática / Educação Infantil Modalidade: Presencial OBJETIVOS Objetivo geral: Formar especialistas em Práticas

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS S DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Linguagem

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. 1º O novo currículo é o 0004-L, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

R E S O L U Ç Ã O. 1º O novo currículo é o 0004-L, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 6/2015 ALTERA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA, DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso das

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2004.1. Disciplinas do Núcleo Comum 01 ANTROPOLOGIA CULTURAL

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2004.1. Disciplinas do Núcleo Comum 01 ANTROPOLOGIA CULTURAL Disciplinas do Núcleo Comum 01 ANTROPOLOGIA CULTURAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 10 h/a Créditos: 2 : A Antropologia enquanto ciência e seus principais ramos. Metodologia da pesquisa em Antropologia

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. APRESENTAÇÃO Este curso, que ora apresentamos, insere-se como mais uma ação na perspectiva da formação do educador e destina-se a especializar

Leia mais

Câmpus Alfenas SUMÁRIO. Cláudio Novaes... 2. Eliane Souza dos Santos... 3. Elizabeth Aparecida Santos de Oliveira... 4. Fernanda Alice de Santana...

Câmpus Alfenas SUMÁRIO. Cláudio Novaes... 2. Eliane Souza dos Santos... 3. Elizabeth Aparecida Santos de Oliveira... 4. Fernanda Alice de Santana... Câmpus Alfenas 14 de agosto de 2010 SUMÁRIO Cláudio Novaes... 2 Eliane Souza dos Santos... 3 Elizabeth Aparecida Santos de Oliveira... 4 Fernanda Alice de Santana...5 Mary Silva Faria... 6 Valéria de Oliveira

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE DE OFERTA 99-8791-04 DIDÁTICA 160 0 160 99-8792-04

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE DE OFERTA 99-8791-04 DIDÁTICA 160 0 160 99-8792-04 Curso: Graduação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral)

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) SEMESTRE 1 - Obrigatórias BIO0105 Biologia 6 0 6 MAE0112 Introducao a Probabilidade e a Estatistica I 4 0 4 PSA0113 Psicologia da Aprendizagem PSE0101

Leia mais

CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS QUADRO DE SEMESTRALIZAÇÃO

CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS QUADRO DE SEMESTRALIZAÇÃO CURSO DE LETRAS - LICENCIATURA HABILITAÇÃO EM PORTUGUÊS/INGLÊS QUADRO DE SEMESTRALIZAÇÃO SEM DISCIPLINAS CH 1º Cultura Brasileira 40 Filosofia da Educação 40 Fundamentos da Educação 40 Iniciação à Pesquisa

Leia mais

Núcleo de Educação Infantil Solarium

Núcleo de Educação Infantil Solarium 0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h Ética profissional na Educação Fundamentos históricos, conceitos, sociais e legais na Educação Inclusiva Legislação Aplicável na Educação Inclusiva Fundamentos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 54 horas (03 créditos) O contexto histórico e o surgimento da Sociologia. As principais correntes sociológicas. As concepções

Leia mais

Escola Secundária com 3º CEB de Coruche EDUCAÇÃO SEXUAL

Escola Secundária com 3º CEB de Coruche EDUCAÇÃO SEXUAL Escola Secundária com 3º CEB de Coruche 0 EDUCAÇÃO SEXUAL INTRODUÇÃO A Educação da sexualidade é uma educação moral porque o ser humano é moral. É, também, uma educação das atitudes uma vez que, com base

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, Câmpus Santa Rosa

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, Câmpus Santa Rosa SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, Câmpus Santa Rosa EDITAL Nº 23, de 29 de maio de 2015. EDITAL DE DIVULGAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO

Leia mais

Planejar, administrar, desenvolver e implementar banco de dados e sistemas integrados de informacao.

Planejar, administrar, desenvolver e implementar banco de dados e sistemas integrados de informacao. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000654 - TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Nivel: Superior Area Profissional: 0018 - INFORMATICA Area de Atuacao: 0018 - BANCO DE DADOS/INFORMATICA

Leia mais

Estado: ESPIRITO SANTO RESPONSABILIDADES GERAIS DA GESTAO DO SUS

Estado: ESPIRITO SANTO RESPONSABILIDADES GERAIS DA GESTAO DO SUS PLANILHA DE PACTUAÇÃO DAS - TCG Data da Validação: 31/03/2010 Data da Homologação: 12/04/2010 Revisão Nº:001 Pedido de Revisão: 30/03/2010 Portaria: 2.846 Data da Publicação: 25/11/2008 Estado: ESPIRITO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 055/2011 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 055/2011 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 055/2011 CONSUNI Aprova reformulação curricular do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Ciências e da Educação - FAED, da Fundação Universidade do

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO Curso: Graduação: Ênfase: Regime: Duração: PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO I PSICOLOGIA E PROCESSOS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE II PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

Leia mais

Dist úrbios e Dificuldades de Aprendizagem

Dist úrbios e Dificuldades de Aprendizagem Dist úrbios e Dificuldades de Aprendizagem Considerações sobre o normal e o patológico Segundo Leticia Lanz: a pessoa é considerada normal quando sua conduta corresponde aos padrões e expectativas do sistema.

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO Priscila Reinaldo Venzke Luciano Leal Loureiro RESUMO Este trabalho é resultado da pesquisa realizada para a construção do referencial teórico

Leia mais

Projeto Educação Infantil 2011. Walter Armellei Júnior - diretor Alessandra Thomaz Vicente Lee - coordenadora

Projeto Educação Infantil 2011. Walter Armellei Júnior - diretor Alessandra Thomaz Vicente Lee - coordenadora Projeto Educação Infantil 2011 Walter Armellei Júnior - diretor Alessandra Thomaz Vicente Lee - coordenadora 1ª parte Fundamentação e escolhas de linha de atuação Fundamentação e escolhas de linha de atuação

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007

PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007 PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades

Leia mais

EIXO TECNOLÓGICO: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CAPACITAÇÃO

EIXO TECNOLÓGICO: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CAPACITAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CAPACITAÇÃO Cursos destinados a pessoas com escolaridade variável, que objetivam desenvolver competências necessárias

Leia mais

provinhas provas testes chamada oral

provinhas provas testes chamada oral O importante na concretização curricular é que o planejamento seja produzido numa relação dinâmica entre a teoria e a prática, uma vez que corresponde a uma etapa essencial do processo pedagógico, devendo

Leia mais

Origens, ações e concepções da educação infantil. Aspectos políticos e legais da educação infantil 30. Educação infantil, representações e cultura 30

Origens, ações e concepções da educação infantil. Aspectos políticos e legais da educação infantil 30. Educação infantil, representações e cultura 30 A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 001844 - TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLV.DE SISTEMAS Nivel: Superior

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 001844 - TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLV.DE SISTEMAS Nivel: Superior PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001844 - TECNOLOGIA EM ANALISE E DESENVOLV.DE SISTEMAS Nivel: Superior Area Profissional: 0018 - INFORMATICA Area de Atuacao: 0021 - OPERACAO

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 02/03/2015 15:40

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 02/03/2015 15:40 //5 5: Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras Curso: 8 Teatro (Noturno) Currículo: / ART.9.- História do Teatro I Ementa: Teatro Grego, Teatro Romano, Teatro Medieval: textos dramáticos, espetáculos,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO CENTRO EDUCACIONAL LUÍS DA CÂMARA CASCUDO EM MACAÍBA / RN

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO CENTRO EDUCACIONAL LUÍS DA CÂMARA CASCUDO EM MACAÍBA / RN A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO CENTRO EDUCACIONAL LUÍS DA CÂMARA CASCUDO EM MACAÍBA / RN Autora: Eliza Christina Toscano de Mendonça 1 Co-autores: Luanda

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2011-2020) E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROPOSTAS E DESAFIOS.

O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2011-2020) E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROPOSTAS E DESAFIOS. O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2011-2020) E A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROPOSTAS E DESAFIOS. Arimar Martins Campos Prefeitura Municipal de Santos - Seduc. searimarmartins@santos.sp.gov.br

Leia mais

XIV JENAT ESCOLA EM MOVIMENTO: UNINDO SABERES E PRÁTICAS PROGRAMAÇÃO DOS MINICURSOS DATA: 31/01/2014 MATUTINO (7H40 ÀS 11H40)

XIV JENAT ESCOLA EM MOVIMENTO: UNINDO SABERES E PRÁTICAS PROGRAMAÇÃO DOS MINICURSOS DATA: 31/01/2014 MATUTINO (7H40 ÀS 11H40) XIV JENAT ESCOLA EM MOVIMENTO: UNINDO SABERES E PRÁTICAS PROGRAMAÇÃO DOS MINICURSOS DATA: 31/01/2014 MATUTINO (7H40 ÀS 11H40) 1. 2. 3. ÁREA: LINGUAGEM, LEITURA, LITERATURA LEITURA DE LITERATURA E FORMAÇÃO

Leia mais

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo

Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos Campelo 01 Direção: Profª Renata Teixeira Junqueira Freire Vice Direção Administrativa: Márcio Lóes Alcalá Coordenação Pedagógica Educação Infantil e 1º Ano Ensino Fundamental I Profª. Hevelyn Tatiane Silva Barcelos

Leia mais

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000025 - COMUNICACAO SOCIAL - RELACOES PUBLICAS Nivel: Superior

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000025 - COMUNICACAO SOCIAL - RELACOES PUBLICAS Nivel: Superior PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000025 - COMUNICACAO SOCIAL - RELACOES PUBLICAS Nivel: Superior Area Profissional: 0006 - COMUNICACAO Area de Atuacao: 0113 - REL.PUBLICAS/COMUNICACAO

Leia mais

O BRINCAR, A BRINCADEIRA, O JOGO, A ATIVIDADE LÚDICA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR, A BRINCADEIRA, O JOGO, A ATIVIDADE LÚDICA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL O BRINCAR, A BRINCADEIRA, O JOGO, A ATIVIDADE LÚDICA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Josiane Lima Zanata (Seduc) josianezanata@hotmail.com Ivani Souza Mello (UFMT) ivanimello1@hotmail.com

Leia mais

PRD-2014: PALESTRAS e OFICINAS - CICLO 2. SISTEMA DE INSCRIÇÕES: de 23 de julho a 30 de julho de 2014

PRD-2014: PALESTRAS e OFICINAS - CICLO 2. SISTEMA DE INSCRIÇÕES: de 23 de julho a 30 de julho de 2014 PRD-2014: PALESTRAS e OFICINAS - CICLO 2 SISTEMA DE INSCRIÇÕES: de 23 de julho a 30 de julho de 2014 As inscrições nos eventos do ciclo 2 deverão ser feitas on-line a partir da página do Programa (www.cp2.g12.br/blog/prdcp2).

Leia mais

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos Conhecimentos Específicos 01. As salas multifuncionais são espaços localizados na escola de educação básica onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado AEE. Fazem parte da organização dessas

Leia mais

Relação completa dos cursos do Estude Sem Fronteiras

Relação completa dos cursos do Estude Sem Fronteiras Relação completa dos cursos do Estude Sem Fronteiras Curso Carga horária Área: Direito Direito Coletivo do Trabalho 40 Direito Empresarial 40 Direito Municipal e Urbanístico Direito Tributário Aplicado

Leia mais

GABARITOS PRELIMINARES

GABARITOS PRELIMINARES PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIO NEGRINHO ESTADO DE SANTA CATARINA CONCURSO PÚBLICO GABARITOS PRELIMINARES A Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura do Município de Rio Negrinho, estado de Santa

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Nível

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA SOCIOLOGIA. Conteúdo: Conflitos religiosos no mundo

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA SOCIOLOGIA. Conteúdo: Conflitos religiosos no mundo Conteúdo: Conflitos religiosos no mundo Habilidades: Reconhecer que a religião muitas vezes esconde razões políticas, econômicas e sociais de inúmeros conflitos no mundo contemporâneo; Reconhecer que a

Leia mais

ANEXO I PLANO DE TRABALHO (ORÇAMENTO BÁSICO) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPAUMIRIM/CE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ANEXO I PLANO DE TRABALHO (ORÇAMENTO BÁSICO) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPAUMIRIM/CE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ANEXO I PLANO DE TRABALHO (ORÇAMENTO BÁSICO) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPAUMIRIM/CE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DAS CRECHES E DA EDUCAÇÃO INFANTIL INTRODUÇÃO Conforme garante

Leia mais

Planejar, administrar, desenvolver e implementar banco de dados e sistemas integrados de informacao.

Planejar, administrar, desenvolver e implementar banco de dados e sistemas integrados de informacao. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000407 - REDES DE COMPUTADORES Nivel: Superior Area Profissional: 0018 - INFORMATICA Area de Atuacao: 0018 - BANCO DE DADOS/INFORMATICA

Leia mais

Planejar, administrar, desenvolver e implementar banco de dados e sistemas integrados de informacao.

Planejar, administrar, desenvolver e implementar banco de dados e sistemas integrados de informacao. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000184 - SISTEMAS DE INFORMACAO Nivel: Superior Area Profissional: 0018 - INFORMATICA Area de Atuacao: 0018 - BANCO DE DADOS/INFORMATICA

Leia mais

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000026 - COMUNICACAO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Nivel: Superior

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000026 - COMUNICACAO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Nivel: Superior PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000026 - COMUNICACAO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Nivel: Superior Area Profissional: COMUNICACAO Area de Atuacao: EDITORACAO/COMUNICACAO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº 02/2009 PARTE I - LÍNGUA PORTUGUESA: COMUM A TODOS OS CARGOS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº 02/2009 PARTE I - LÍNGUA PORTUGUESA: COMUM A TODOS OS CARGOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EDITAL Nº 02/2009 PARTE I - LÍNGUA PORTUGUESA: COMUM A TODOS OS CARGOS Leitura de textos diversos, envolvendo as variedades lingüísticas, interpretação de diferentes gêneros de texto:

Leia mais

Educação Infantil: Fundamentos. Teleaula 2. Contextualização. Educação Básica LDBEN 9394/96. Educação Infantil e Ensino Fundamental

Educação Infantil: Fundamentos. Teleaula 2. Contextualização. Educação Básica LDBEN 9394/96. Educação Infantil e Ensino Fundamental Educação : Fundamentos Teleaula 2 Prof. Me. Mônica Caetano da Silva tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Contextualização Pedagogia Educação e Ensino Segundo a LDBEN 9394/96, artigo 21, a educação escolar

Leia mais

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000026 - COMUNICACAO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Nivel: Superior

PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO. Curso: 000026 - COMUNICACAO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Nivel: Superior PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 000026 - COMUNICACAO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA Nivel: Superior Area Profissional: 0006 - COMUNICACAO Area de Atuacao: 0110 - EDITORACAO/COMUNICACAO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS RESUMO

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS RESUMO A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NOS ANOS INICIAIS RESUMO Marcelo Moura 1 Líbia Serpa Aquino 2 Este artigo tem por objetivo abordar a importância das atividades lúdicas como verdadeiras

Leia mais

Diversas são as áreas que vêm se preocupando com crianças e adultos com Dificuldades

Diversas são as áreas que vêm se preocupando com crianças e adultos com Dificuldades DISCALCULIA: UMA LIMITAÇÃO NA APRENDIZAGEM Jaime Ferreira Jacinto Segundo Sargento de Engenharia - Pós-Graduado no Ensino da Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFI, União

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1 PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO A proposta pedagógica da GENTE MIÚDA EDUCAÇÃO INFANTIL, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

Caderno de Prova P04. Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação. Processo Seletivo Edital 001/2013

Caderno de Prova P04. Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação. Processo Seletivo Edital 001/2013 Prefeitura Municipal de São José Secretaria Municipal de Educação Processo Seletivo Edital 001/2013 http://educasaojose2013.fepese.org.br Caderno de Prova junho 9 9 de junho das 15 às 18 h 3 h de duração*

Leia mais

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA

SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA SER / SOCIEDADE EDUCACIONAL ROCHA Prezados Pais, Responsáveis e Alunos Recomendamos a todos que leiam com atenção cada uma destas orientações, pois os pais e responsáveis dos alunos matriculados no SER

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em GESTÃO ESCOLAR: ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Grade Curricular - Física Licenciatura (Física Licenciatura - diurno)

Grade Curricular - Física Licenciatura (Física Licenciatura - diurno) Grade Curricular - Física Licenciatura (Física Licenciatura - diurno) SEMESTRE 1 - Obrigatórias FAP0151 Fundamentos de Mecânica FAP0152 Introdução às Medidas em Física FEP0151 Fundamentos de Mecanica FEP0152

Leia mais

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COLÉGIO MARISTA LONDRINA PR 1. ASPECTOS EMBASADORES DA PROPOSTA EDUCACIONAL

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COLÉGIO MARISTA LONDRINA PR 1. ASPECTOS EMBASADORES DA PROPOSTA EDUCACIONAL 1 ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COLÉGIO MARISTA LONDRINA PR Cristina Nogueira de Mendonça Maria Aparecida Trevisan Zanberlan Programa de Mestrado em Educação Palavras-chave:

Leia mais

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, tendo

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, tendo Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação RESOLUÇÃO SEE Nº 6 DE DE JANEIRO DE 00. ESTABELECE AS MATRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA PRÉ- ESCOLA

A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA PRÉ- ESCOLA A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA NA PRÉ- ESCOLA Autor: FRANCILENE LIMA DE MELO Co-autor:ENIR FERREIRA LIMA Orientadora: Maria Aparecida Campos Diniz de Castro n 1 Universidade

Leia mais

CORPOLINGUAGEM E MOVIMENTO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO CORPORAL PARA CRIANÇAS À LUZ DA PSICANÁLISE

CORPOLINGUAGEM E MOVIMENTO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO CORPORAL PARA CRIANÇAS À LUZ DA PSICANÁLISE CORPOLINGUAGEM E MOVIMENTO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO CORPORAL PARA CRIANÇAS À LUZ DA PSICANÁLISE Nathalia Leite Gatto Nota-se que as disciplinas ligadas ao movimento na educação infantil, tanto curriculares

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

A DIVERSIDADE CULTURAL: UM ELO ENTRE A MATEMÁTICA E OUTROS SABERES

A DIVERSIDADE CULTURAL: UM ELO ENTRE A MATEMÁTICA E OUTROS SABERES A DIVERSIDADE CULTURAL: UM ELO ENTRE A MATEMÁTICA E OUTROS SABERES Marilene Rosa dos Santos Coordenadora Pedagógica de 5ª a 8ª séries da Prefeitura da Cidade do Paulista rosa.marilene@gmail.com Ana Rosemary

Leia mais

Motivação e Auto-Estima: Possibilidades para o Educar na Diversidade

Motivação e Auto-Estima: Possibilidades para o Educar na Diversidade Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte 12 a 15 de setembro de 2004 Motivação e Auto-Estima: Possibilidades para o Educar na Diversidade Área Temática de Educação Resumo

Leia mais

CONVITE/EDITAL. De: Fundação Municipal de Educação Para: Escolas e CEIs da Rede Municipal de Ensino de Tubarão Assunto: Convite nº01/2015.

CONVITE/EDITAL. De: Fundação Municipal de Educação Para: Escolas e CEIs da Rede Municipal de Ensino de Tubarão Assunto: Convite nº01/2015. COORDENADORIA DE ENSINO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS CONVITE/EDITAL Tubarão, 29 de janeiro de 2015. De: Fundação Municipal de Educação Para: Escolas e CEIs da Rede Municipal de Ensino de Tubarão Assunto: Convite

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR

ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR Luciana Barros Farias Lima e Claudia Regina Pinheiro Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO lucpeda@gmail.com

Leia mais

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial NOME DO CURSO: O Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código

Leia mais

1 - EDUCAÇÃO PROPOSTAS APROVADAS

1 - EDUCAÇÃO PROPOSTAS APROVADAS 1 - EDUCAÇÃO PROPOSTAS APROVADAS 01) Ampliar e implantar nas universidades públicas e privadas o curso de graduação Letras Libras/ Língua Portuguesa, Curso de Pedagogia Bilíngue na perspectiva da educação

Leia mais

A Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual e a mediação pedagógica articulada com integração das TIC

A Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual e a mediação pedagógica articulada com integração das TIC A Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual e a mediação pedagógica articulada com integração das TIC ALVES,S.S.S 1 A Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual e a mediação pedagógica

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais.

Leia mais

A LEITURA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

A LEITURA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. A LEITURA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. FÉ DE SOUZA FREITAS. (ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOÃO.). Resumo O presente trabalho tem como objeto de pesquisa analisar e refletir a respeito dos processos

Leia mais

A CTE leva até o seu município ou sua escola os serviços ofertados neste folder. www.cte.etc.br

A CTE leva até o seu município ou sua escola os serviços ofertados neste folder. www.cte.etc.br A CTE leva até o seu município ou sua escola os serviços ofertados neste folder. www.cte.etc.br ÍNDICE Apresentação Institucional Pág. 03 Apresentação dos serviços que a CTE oferece Pág. 04 e 05 Cursos

Leia mais

AMBIENTES MEDIADOS POR COMPUTADORES: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS COM ALUNOS COM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO

AMBIENTES MEDIADOS POR COMPUTADORES: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS COM ALUNOS COM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO AMBIENTES MEDIADOS POR COMPUTADORES: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS COM ALUNOS COM DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO Ana Elisabete Pozza 1 Letícia. Maia Paranhos Paredes 2 Resumo: O objetivo principal deste relato

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, MODALIDADE A DISTÂNCIA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - UNICENTRO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NEAD COORDENAÇÃO UAB/ UNICENTRO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, MODALIDADE A DISTÂNCIA. IRATI

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇA ARTEIRA. Proposta Pedagógica 2013

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇA ARTEIRA. Proposta Pedagógica 2013 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇA ARTEIRA Proposta Pedagógica 2013 O Centro de Educação Infantil Criança Arteira é uma instituição de Educação Infantil que atende crianças na faixa etária de 4 meses

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICIPIO DE MOSSORÓ Selma Andrade de Paula Bedaque 1 - UFRN RESUMO Este artigo relata o desenvolvimento do trabalho de formação de educadores

Leia mais

Unidade II METODOLOGIA DE ARTE E. Profa. Tercia Pitta

Unidade II METODOLOGIA DE ARTE E. Profa. Tercia Pitta Unidade II METODOLOGIA DE ARTE E MOVIMENTO: CORPOREIDADE Profa. Tercia Pitta História da Educação Física No século XlX, a educação esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe média.

Leia mais

SECRETARIA MUNICIAPL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR GERÊNCIA DE FORMAÇ ÃO PERMANENTE DEPARTAMENTO DE EVENTOS

SECRETARIA MUNICIAPL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR GERÊNCIA DE FORMAÇ ÃO PERMANENTE DEPARTAMENTO DE EVENTOS SECRETARIA MUNICIAPL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR GERÊNCIA DE FORMAÇ ÃO PERMANENTE DEPARTAMENTO DE EVENTOS *Legenda no final da página Local Turno 01 CRONOGRAMA SEMANAL DE ATIVIDADES

Leia mais

A Escola. Educação Especial - Educação Inclusiva. Aqui se fala em LIBRAS

A Escola. Educação Especial - Educação Inclusiva. Aqui se fala em LIBRAS A Escola Educação Especial - Educação Inclusiva Atende alunos no Ensino Fundamental da Alfabetização à 4ª série e alunos na Educação Especial: deficiência auditiva, física, mental, Síndrome de Down, dentre

Leia mais

AULA 04. Profª Matilde Flório. Orientações Didáticas:Alfabetização e Letramento EJA e MOVA

AULA 04. Profª Matilde Flório. Orientações Didáticas:Alfabetização e Letramento EJA e MOVA AULA 04 Profª Matilde Flório Orientações Didáticas:Alfabetização e Letramento EJA e MOVA CONCURSO PMSP 2011 PARCERIA FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS - APROFEM E JORNAL DOS CONCURSOS www.aprofem.com.br www.fiped.com.br

Leia mais

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/ MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: HISTÓRIA LICENCIATURA PLENA SERIADO ANUAL 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 05 (CINCO)

Leia mais

Sociologia Organizacional. Aula 1. Contextualização. Organização da Disciplina. Aula 1. Contexto histórico do aparecimento da sociologia

Sociologia Organizacional. Aula 1. Contextualização. Organização da Disciplina. Aula 1. Contexto histórico do aparecimento da sociologia Sociologia Organizacional Aula 1 Organização da Disciplina Aula 1 Contexto histórico do aparecimento da sociologia Aula 2 Profa. Me. Anna Klamas A institucionalização da sociologia: August Comte e Emile

Leia mais