BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BERÇARISTA. CURSO 180h: CURSO 260h:"

Transcrição

1 ARTES ENSINO FUNDAMENTAL Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Histórico do ensino da arte no brasil. Educação por meio da arte. Artes e educação, concepções teóricas. Histórico do ensino da arte no brasil. Artes e educação, concepções teóricas. Os conteúdos de artes no ensino fundamental. Histórico do ensino da arte no brasil. Artes e educação, concepções teóricas. Os conteúdos de artes no ensino fundamental. Educação através da arte. Literatura infantil e arte de contar histórias. Histórico do ensino da arte no brasil. Artes e educação, concepções teóricas. Os conteúdos de artes no ensino fundamental. Educação através da arte. O uso da arte através de teatro de bonecos na educação infantil. Literatura infantil e arte de contar histórias. BERÇARISTA Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Sexualidade infantil. Espaço coletivo. Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Sexualidade infantil. Espaço coletivo. Berçário: aspectos sócios culturais. O lúdico e o egocentrismo. Organização do pensamento e aquisição da linguagem. Cuidar e educar. Necessidades básicas da criança. Alimentação infantil. Sexualidade infantil. Espaço coletivo. Berçário: aspectos sócios culturais. O lúdico e o egocentrismo. Organização do pensamento e aquisição da linguagem.

2 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. CURSO120h: Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. O gestor e a comunidade. Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. O gestor e a comunidade. Planejamento / instrumentos metodológicos. CURSO260h: Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. O gestor e a comunidade. Planejamento / instrumentos metodológicos. O sistema de ensino e a autonomia da escola. Mudança de paradigmas na gestão educacional. Atribuições do coordenador pedagógico. Relações interpessoais na escola e comunidade. O gestor e a comunidade. Planejamento / instrumentos metodológicos. O sistema de ensino e a autonomia da escola. Mudança de paradigmas na gestão educacional. EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Legislação. Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Legislação. Desenvolvimento social sustentável. Abordagem da agenda 21. Ética e educação ambiental. Educar para valores ambientais. Pratica de ensino-aprendizagem na perspectiva interdisciplinar. Legislação. Desenvolvimento social sustentável. Abordagem da agenda 21.

3 EDUCAÇÃO ESPECIAL Perspectivas históricas da educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Perspectivas históricas da educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Problemas de aprendizagem na educação especial. Perspectivas históricas da educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Problemas de aprendizagem na educação especial. Tecnologias facilitadoras para o aluno com deficiência mental. Perspectivas históricas da educação especial. A aprendizagem e as emoções na educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Problemas de aprendizagem na educação especial. Tecnologias facilitadoras para o aluno com deficiência mental. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Importância da avaliação na educação especial. Perspectivas históricas da educação especial. A aprendizagem e as emoções na educação especial. Estilos de aprendizagem para o trabalho na educação especial. Problemas de aprendizagem na educação especial. Tecnologias facilitadoras para o aluno com deficiência mental. Inclusão social para o aluno com deficiência mental. Importância da avaliação na educação especial. EDUCAÇÃO INFANTIL 04 E 05 ANOS Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Fases do desenvolvimento da criança. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Fases do desenvolvimento da criança. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Fase da garatuja. A psicogênese da língua escrita: Emilia Ferreira. Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Fase da garatuja. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Fases do desenvolvimento da criança. A prática do registro no cotidiano da educação infantil. Inteligência emocional e inteligência múltipla. A psicogênese da língua escrita: Emilia Ferreira. Fundamentos pedagógicos da educação infantil. Fase da garatuja. Desenvolvimento da língua oral e gráfica. Psicologia: introdução as teorias de aprendizagem. Fases do desenvolvimento da criança. A prática do registro no cotidiano da educação infantil. Inteligência emocional e inteligência múltipla.

4 EDUCAÇÃO INCLUSIVA As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Novas perspectivas para a educação inclusiva. Tecnologias especiais. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Deficiência rotulo e estigma. Novas perspectivas para a educação inclusiva. Tecnologias especiais. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais Deficiência rotulo e estigma. Novas perspectivas para a educação inclusiva. Tecnologias especiais. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. O processo de aprendizagem na abordagem de Piaget/ Vigotsky. Tecnologias especiais. Deficiência rotulo e estigma. Classificação das deficiências. Novas perspectivas para a educação inclusiva. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. O processo de aprendizagem na abordagem de Piaget/ Vigotsky. Tecnologias especiais. Deficiência rótulo e estigma. Classificação das deficiências. Novas perspectivas para a educação inclusiva. ENSINO RELIGIOSO Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Símbolos e ensino religioso. Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Símbolos e ensino religioso. Rituais religiosos. Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Símbolos e ensino religioso. Rituais religiosos. Rituais religiosos. Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Raiz do fenômeno religioso. Símbolos e ensino religioso. Rituais religiosos. Educar em valores. Mitos crenças e doutrinas. Raiz do fenômeno religioso. Símbolos e ensino religioso.

5 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Educação de jovens e adultos no brasil. A construção do conhecimento na EJA. Ensino e aprendizagem na EJA. Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A construção do conhecimento na EJA. Ensino e aprendizagem na EJA. Os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conhecer e aprender fazer. Educação de jovens e adultos no brasil. A construção do conhecimento na EJA. Ensino e aprendizagem na EJA. Os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conhecer e aprender fazer. Os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conhecer e aprender fazer. O papel da escola junto aos alunos da EJA. Disciplina curricular. Educação de jovens e adultos no brasil. Ensino e aprendizagem na EJA. a construção do conhecimento na EJA. Alfabetização e letramento. Os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conhecer e aprender fazer. O papel da escola junto aos alunos da EJA. Disciplina curricular. Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Ensino e aprendizagem na EJA. A construção do conhecimento na EJA. Alfabetização e letramento. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR As modalidades esportivas. Medidas e avaliação em educação física. Desafios na educação física escolar. As modalidades esportivas. Medidas e avaliação em educação física. Desafios na educação física escolar. Avaliação física escolar. As modalidades esportivas. Medidas e avaliação em educação física. Desafios na educação física escolar. Avaliação física escolar. Avaliação física escolar. Medidas e avaliação em educação física. Educação especial e educação física. Desafios na educação física escolar. Educação física inclusiva. A corporeidade na educação física escolar. As modalidades esportivas. Jogos no ambiente escolar. Avaliação física escolar. Medidas e avaliação em educação física. Educação especial e educação física. Desafios na educação física escolar. Educação física inclusiva. A corporeidade na educação física escolar. As modalidades esportivas. Jogos no ambiente escolar.

6 EDUCAÇÃO TRANSCULTURAL Cultura: significado e conceitos. Diversidade cultural. Educação comunitária na formação cultural. Cultura: significado e conceitos. A construção das culturas. Diversidade cultural. Educação comunitária na formação cultural. Cultura: significado e conceitos. A construção das culturas. Diversidade cultural. Educação comunitária na formação cultural. Cultura: significado e conceitos. A construção das culturas. Diversidade cultural. Cultura e linguagem. Educação comunitária na formação cultural. Desenvolvimento humano. Multiculturalismo e educação. Cultura: significado e conceitos. A construção das culturas. Diversidade cultural. Cultura e linguagem. Educação comunitária na formação cultural. Desenvolvimento humano. Multiculturalismo e educação. LIBRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. Libras: informações técnicas. História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. Libras: informações técnicas. História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. Libras: informações técnicas. INES (instituto nacional da educação de surdos). Introdução a linguística. História dos surdos. Lei que rege o ensino de libras. Convenções de libras. Libras: informações técnicas. INES (instituto nacional da educação de surdos). Introdução a linguística.

7 LITERATURA INFANTIL História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. Literatura infantil e a arte de contar histórias. História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. Literatura infantil e a arte de contar histórias. História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. Literatura infantil e a arte de contar histórias. Fases do desenvolvimento da criança. Escola e a literatura infantil. História da literatura infantil. Literatura infantil e suas relações com a infância. Estratégias de leitura. Literatura infantil e a arte de contar histórias. Fases do desenvolvimento da criança Escola e a literatura infantil. MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. A matemática e a necessidade de métodos completos. História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. A matemática e a necessidade de métodos completos. História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. A matemática e a necessidade de métodos completos. Habilidades na resolução de problemas matemáticos. Dividendo, divisor, quociente e resto. História da matemática. As primeiras noções matemáticas. Recursos didáticos. A matemática e a necessidade de métodos completos. Habilidades na resolução de problemas matemáticos. Dividendo, divisor, quociente e resto.

8 PCN S E LDB História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. Pcn s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. PCN s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. Benefícios educacionais da LDB e PCN s. História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. PCN s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. Benefícios educacionais da LDB e PCN s. História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. PCN s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. Benefícios educacionais da LDB e PCN s. Interdisciplinaridade. Formação cidadã. Habilidades e competência. História das atualizações da LDB. LDB e a formação básica. PCN s e as disciplinas obrigatórias da educação básica. Benefícios educacionais da LDB e PCN S. Interdisciplinaridade. Formação cidadã. Habilidades e competência. PEDAGOGIA DE PROJETOS Surgimento da pedagogia de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Surgimento da pedagogia de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Etapas de um projeto. Surgimento da pedagogia de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Etapas de um projeto. Condições para o êxito do trabalho com projeto. A cultura do projeto. Condições para o êxito do trabalho com projeto. Surgimento da pedagogia de projetos. Etapas de um projeto. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Problemas comuns na implantação de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. O conhecimento e os novos projetos de trabalho. A cultura do projeto. Condições para o êxito do trabalho com projeto. Surgimento da pedagogia de projetos. Etapas de um projeto. Sala de aula: ponto de partida para um projeto. Problemas comuns na implantação de projetos. Projeto como uma nova cultura de aprendizado. O conhecimento e os novos projetos de trabalho.

9 PSICOMOTRICIDADE, RECREAÇÃO E JOGOS Desenvolvimento psicomotor. Psicomotricidade na escola. Desenvolvimento psicomotor. Psicomotricidade na escola. Esquema corporal. Desenvolvimento psicomotor. Psicomotricidade na escola. Esquema corporal. Lateralidade. Esquema corporal. Lateralidade. Estruturação espacial. Desenvolvimento psicomotor. Distúrbios psicomotores. Psicomotricidade na escola. Esquema corporal. Lateralidade. Estruturação espacial. Desenvolvimento psicomotor. Distúrbios psicomotores. Psicomotricidade na escola. SECRETARIA ESCOLAR Papel da secretaria escolar. Secretaria escola: organização e funcionamento. Papel da secretaria escolar. Secretaria escola: organização e funcionamento. Secretaria e suas interações. CURSO180h Papel da secretaria escolar. Secretaria escola: organização e funcionamento. Secretaria e suas interações. Organização do sistema educacional brasileiro. Técnica e organização de arquivos. CURS0 260h Autonomia da escola pública e o papel da secretaria. Sistemas de informação. Papel da secretaria escolar. Organização do sistema educacional brasileiro. Legislação de ensino. Secretaria escola: organização e funcionamento. Secretaria e suas interações. Técnica e organização de arquivos. A utilização do computador. Autonomia da escola pública e o papel da secretaria. Sistemas de informação. Papel da secretaria escolar. Organização do sistema educacional brasileiro. Legislação de ensino. Secretaria escola: organização e funcionamento. Secretaria e suas interações. Técnica e organização de arquivos. A utilização do computador.

10 SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO História da sociologia no brasil. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Sociologia crítica e sociologia técnica. História da sociologia no Brasil. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Sociologia crítica e sociologia técnica. História da sociologia no brasil. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Sociologia crítica e sociologia técnica. Contribuição de Max Weber. A sociologia de Emile Durkheim. História da sociologia no brasil. A sociologia de Emile Durkheim. Karl Marx e a história da exploração do homem. Sociologia crítica e sociologia técnica. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Contribuição de Max Weber. História da sociologia no brasil. A sociologia de Emile Durkheim. Karl Marx e a história da exploração do homem. Sociologia crítica e sociologia técnica. Sociologia aplicada e sociologia teórica. Contribuição de Max Weber. TEMAS TRANSVERSAIS Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Transversalidade e interdisciplinaridade. Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Transversalidade e interdisciplinaridade. Trabalhando os temas transversais com projetos. Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Transversalidade e interdisciplinaridade. Trabalhando os temas transversais com projetos. Valores e atitudes. Transversalidade e interdisciplinaridade. Desenvolvimento moral e socialização. O convívio escola. Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Trabalhando os temas transversais com projetos. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Ética e postura profissional no ensino dos temas transversais. Valores e atitudes. Transversalidade e interdisciplinaridade. Desenvolvimento moral e socialização. O convívio escola. Inclusão dos temas transversais nos PCN s. Trabalhando os temas transversais com projetos. Temas transversais: novas áreas ou disciplinas. Ética e postura profissional no ensino dos temas transversais.

11 ALFABETIZAÇÃO INFANTIL Considerações sobre alfabetização tradicional. Alfabetização e letramento na infância. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Considerações sobre alfabetização tradicional. Alfabetização e letramento na infância. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Alfabetização e o desenvolvimento da zona proximal. Considerações sobre alfabetização tradicional. Alfabetização e letramento na infância. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Alfabetização e o desenvolvimento da zona proximal. Proposta construtivista para a alfabetização infantil. Considerações sobre alfabetização tradicional. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Proposta construtivista para a alfabetização infantil. Alfabetização e o desenvolvimento da zona proximal. Alfabetização e letramento na infância. Dislexia: distúrbio da palavra e da escrita. A criança e a construção da sua linguagem. Alfabetizando na atualidade. Considerações sobre alfabetização tradicional. Concepções sociolinguísticas do método de Paulo Freire. Proposta construtivista para a alfabetização infantil. Alfabetização e o desenvolvimento da zona proximal Alfabetização e letramento na infância. Dislexia: distúrbio da palavra e da escrita. A criança e a construção da sua linguagem. Alfabetizando na atualidade.

12 FILOSOFIA O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Problema do Conhecimento O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Problema do Conhecimento Democracia Racial O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Problema do Conhecimento Democracia Racial Ética ou Filosofia Moral O Nascimento da Filosofia A Filosofia e o Conhecimento em si. Filosofia e Método O Problema do Conhecimento Democracia Racial Ética ou Filosofia Moral A Moral e outras formas de Comportamento Humano Política Hoje

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação

Pedagogia. 1º PERÍODO Carga Horária e Creditação Cep: 37200000 Pedagogia Matriz Curricular 1 (entrada no mês de Fevereiro) Nivelamentos Leitura e Produção de textos 60 Gramática 60 Carga Horária Total 120 Educação a Distância: Primeiras Aproximações

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Oferecer aos alunos e profissionais interessados no assunto, subsídios

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

Pedagogia Licenciatura S-20 - Educação e Diversidade S-20 - Filosofia Geral

Pedagogia Licenciatura S-20 - Educação e Diversidade S-20 - Filosofia Geral Página 0001 de 0004 1º Período 6387-02S-20 - Educação e Diversidade 0 40-040 0491-02S-20 - Filosofia Geral 0 40-040 PED 0845-02S-20 - História da Educação I 0 40-040 PED 0752-02S-20 - Introdução à 0 40-040

Leia mais

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 0004-L DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT

Curso: PEDAGOGIA Curriculo: 0004-L DISCIPLINAS EM OFERTA 2º Semestre de NOT GR02734 GR02105 GR02160 GR02735 GR02736 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Escola e Contexto 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 Estudo da Formação da Sociedade Contemporânea 72.00 Não ofertada no

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES CONTEÚDOS CURRICULARES Informática Aplicada à Educação Carga Horária: 40 horas Histórico da informática na educação. Familiarização com softwares, sistemas Operacionais

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA (currículo em implantação progressiva a parir de )

CURSO DE PEDAGOGIA (currículo em implantação progressiva a parir de ) CURSO DE PEDAGOGIA (currículo em implantação progressiva a parir de 2009.1) CRIAÇÃO DO CURSO DECRETO 476/60, DE 19/01/60 PARECER 579/CNE/59, 02/12/59 RECONHECIMENTO DO CURSO DECRETO 75590/75, DE 10/04/75

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 INGRESSOS DE 20041 161-1 LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 NÚMERO MÁXIMO DE PERÍODOS 9 CARGA HORÁRIA 3640 1 132 FUNDAMENTOS ÉTICOS DE EDUCAÇÃO 30 OBRIGATORIA

Leia mais

FLUXOGRAMA CURRICULAR PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA

FLUXOGRAMA CURRICULAR PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA FLUXOGRAMA CURRICULAR PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA Período Código Disciplina Pré-requisito C/H - Teórica C/H - Prática C/H - Total Créditos 1º LE1.01 Análise e Produção Textual em Língua Portuguesa - 04-04

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 OBJETIVOS Discutir e fomentar conhecimentos sobre a compreensão das potencialidades,

Leia mais

Resolução 032/94 - CONSEPE

Resolução 032/94 - CONSEPE Resolução 032/94 - CONSEPE Altera grade curricular e define ementas de disciplinas do curso de Pedagogia oferecido pelo Centro de Ciências da Educação - FAED. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento.

6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento. 1ª Série 6MOR001 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com a cultura corporal do movimento. 6DES002 ASPECTOS TEÓRICO-METODOLOGICOS DE MODALIDADES

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Biologia Educacional EDC602/ 60h Pedagogia 1º Semestre Biologia Educacional EDC602/ 60h Ementa: Identificar os processos biológicos fundamentais diretamente relacionados à situação ensino-aprendizagem. Análise dos fatores genéticos e

Leia mais

Currículo do Curso de Pedagogia

Currículo do Curso de Pedagogia Currículo do Curso de Pedagogia Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), aprovadas em 2006 pelo Conselho Nacional de (CNE) e homologadas pelo Ministério da (MEC),

Leia mais

RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS CURSO DE PEDAGOGIA CURRÍCULO DE 2008 (Res. 30/08)

RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS CURSO DE PEDAGOGIA CURRÍCULO DE 2008 (Res. 30/08) RELAÇÃO DE DISCIPLINAS OPTATIVAS CURSO DE PEDAGOGIA CURRÍCULO DE 2008 (Res. 30/08) OPTATIVAS DTFE (Total 27) ET022 - Tendências da Psicologia da Educação Contemporânea 30h Conceitos e princípios dos posicionamentos

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº01/2012 RETIFICAÇÃO 03

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº01/2012 RETIFICAÇÃO 03 EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº01/2012 RETIFICAÇÃO 03 O Prefeito Municipal de GUAREÍ, Estado de São Paulo, no uso de as atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público a presente

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim

UFV Catálogo de Graduação PEDAGOGIA. COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim UFV Catálogo de Graduação 2014 477 PEDAGOGIA COORDENADORA Cristiane Aparecida Baquim cbaquim@hotmail.br 478 Currículos dos Cursos do CCH UFV Licenciatura ATUAÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares

Leia mais

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. -

Av. Gen. Carlos Cavalcanti, CEP Tel. 0** (42) Ponta Grossa Pr. - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Turno: MATUTINO/NOTURNO Reconhecido pelo Decreto nº 62.690 de 10.05.68, D.O.U. de 16.05.68. Para completar o curso de graduação Pedagogia

Leia mais

FAVENI Matrícula + a vista, ou mensalidade.

FAVENI Matrícula + a vista, ou mensalidade. LISTA DE CURSOS Solicite informações e/ou a matricula no zap 61 99620 6628 ou vocestudando@gmail.com - http://vocestudando.blogspot.com.br/ FAVENI Matrícula + a vista, ou mensalidade. ÁREA EDUCACIONAL

Leia mais

EXAMES ÉPOCA RECURSO E MELHORIA

EXAMES ÉPOCA RECURSO E MELHORIA Artes Visuais e Tecnologias Artísticas Dia Hora Ano Unidade Curricular Sala 09.30 h 2º HA: do Renascimento ao Barroco 3 1º Desenho e Imagem por Computador 16 14.30 h 3º Educação e Dinâmicas Sociais 3 14.30

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras Nome do Curso

Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras Nome do Curso Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras Nome do Curso CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Libras I 160h Não há Sujeito Surdo, Diferença,

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA.

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE NA SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES ESCOLARES REFERENTES A LEITURA E ESCRITA. Eduardo Oliveira Sanches (DTP/UEM) Andrey Amorim Sargi (G Educação Física/UEM) Felippe Hakaru Hirayama

Leia mais

PEDAGOGIA NORMAL SUPERIOR E COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS/ MÓDULO II OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO

PEDAGOGIA NORMAL SUPERIOR E COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS/ MÓDULO II OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO DISCIPLINAS PEDAGOGIA NORMAL SUPERIOR E COMPLEMENTAÇÃO DE ESTUDOS/ MÓDULO II OFERTA ESPECIAL DE DISCIPLINAS DISCIPLINAS EQUIVALENTES POR TURMA E CURSO PEDAGOGIA 2004 PEDAGOGIA 2006 PEDAGOGIA 2007 PEDAGOGIA

Leia mais

1 ANEXO I - QUADRO GERAL DE VAGAS, REQUISITOS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/TEMAS POR FACULDADE E ÁREAS, onde se lê:

1 ANEXO I - QUADRO GERAL DE VAGAS, REQUISITOS E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/TEMAS POR FACULDADE E ÁREAS, onde se lê: RETIFICAÇÃO DE Nº 01 DE 20 DE ABRIL DE 2016. EDITAL DE Nº 01 DE 31 DE MARÇO DE 2016. O Reitor da UniRV UNIVERSIDADE DE RIO VERDE, no uso de suas atribuições legais, torna pública a presente Retificação

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA D0041/I 68 H Introdução ao estudo da anatomia humana.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1 a FASE CÓD DISCIPLINAS EIXO C/H Créditos Filosofia da I Epistemologia Introdução à Ciência Epistemologia Científica educativa Português Comunicação e expressão

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL Introdução ao Serviço Social A prática profissional no Serviço Social na atualidade: o espaço sócioocupacional que a particulariza e identifica;

Leia mais

Pedagogia. 1 Semestre. Sociologia e Educação 60h

Pedagogia. 1 Semestre. Sociologia e Educação 60h Pedagogia 1 Semestre Sociologia e Educação 60h Ementa: A Sociologia como ciência e a Educação como tema da Sociologia. Compreensão dos paradigmas a partir dos contextos histórico-sociais que as suscitaram:

Leia mais

Anarquismo L39, L40, L41, L45, L46, L49, L6, L74, L75, L81, L82, L83,L84, L85, L99, L184 Anarquismo Rússia. L85 Animação cultural

Anarquismo L39, L40, L41, L45, L46, L49, L6, L74, L75, L81, L82, L83,L84, L85, L99, L184 Anarquismo Rússia. L85 Animação cultural Índice de palavras-chave Alemanha. Alfabetização América Latina política econômica Anarco-sindicalismo Código L95 L125 L09 L12, L84 Anarquismo L39, L40, L41, L45, L46, L49, L6, L74, L75, L81, L82, L83,L84,

Leia mais

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: Acessibilidade na Atividade Física Escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Domínio da ortografia oficial... 21 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da estrutura morfossintática

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 Até 2012

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 Até 2012 CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 Até 2012 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. nº. 5929 de 16.02.01. Renovação

Leia mais

Pontos para Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital 01/2009. Matéria/Área de Conhecimento: Ciências Sociais e educação

Pontos para Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital 01/2009. Matéria/Área de Conhecimento: Ciências Sociais e educação Matéria/Área de Conhecimento: Ciências Sociais e educação 1. Karl Marx e a educação. 2. Max Weber e a educação. 3. Emille Durkheim e a educação. 4. Gramsci e a educação 5. Bourdieu e a educação. 6. Trabalho

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fundamentos e Metodologia em Educação Infantil II Código da Disciplina: EDU 334 Curso: Pedagogia Período de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: PEDAGOGIA

Leia mais

Fundamentos Metodologia do Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental III (Educação Física/Ciências) (Educação Física): (Ciências):

Fundamentos Metodologia do Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental III (Educação Física/Ciências) (Educação Física): (Ciências): Disciplina: Fundamentos Metodologia do Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental III (Educação Física/Ciências) Código da Disciplina: EDU333 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 6º P

Leia mais

Pontos para Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital 01/2009

Pontos para Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital 01/2009 Desporto Coletivo 1. Origem e evolução do Desporto Coletivo no Brasil: histórico e tendências atuais 2. Processos pedagógicos de iniciação do Desporto Coletivo no contexto escolar 3. A utilização de equipamentos

Leia mais

Alunos, professores, demais profissionais da educação e de outras áreas interessadas nos temas.

Alunos, professores, demais profissionais da educação e de outras áreas interessadas nos temas. A Educação Especial é definida pela LDBEN 9394/96 como modalidade de educação escolar que permeia todas as etapas e níveis do ensino. As escolas especiais assumem um papel importante, no sentido de apoiar

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Antropologia e Educação

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Antropologia e Educação CURSO DE PEDAGOGIA AUTORIZAÇÃO: Decreto Federal nº 563/63 e Resolução CONSUNI nº 19/89 RECONHECIMENTO: Portaria Ministerial (MEC) nº 1301/1991 renovado pelo Decreto Estadual nº 1664/2013 PERÍODO DE CONCLUSÃO:

Leia mais

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h PEDAGOGIA 1º Semestre Antropologia e Educação 60h Ementa: O estudo da antropologia entendido como estudo da cultura, das relações dos grupos humanos (intra e extragrupos) e da apropriação do espaço pelos

Leia mais

DISCIPLINAS PEDAGOGIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (NOVA) CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE. 01 - Metodologia Científica

DISCIPLINAS PEDAGOGIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (NOVA) CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE. 01 - Metodologia Científica PEDAGOGIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (NOVA) DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE 01 - Metodologia Científica 02 - Fundamentos epistemológicos da Educação 1 / 29 03 - Sociologia e Educação 04

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Alfabetização e Letramento Código da Disciplina: EDU328 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 5º Faculdade responsável: Pedagogia Programa em vigência a

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA Página 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA Página 1 ANEXO I - RETIFICADO PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2017 O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRA PAULISTA tendo em vista a Lei Municipal nº 2.183 de 27 de janeiro de

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 40-COU/UNICENTRO, DE 9 DE MARÇO DE 2009. A EMENTA DE S CONSTANTES NESSE PROJETO PEDAGÓGICO ESTÁ ALTERADA PELA RESOLUÇÃO Nº 11/2015- CEPE/UNICENTRO. Altera dispositivos do Projeto Pedagógico

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 1 Noturno Currículo nº 1 Reconhecido pelo Decreto nº 3.554 de 15.02.01, D.O.E. nº. 5929 de 16.02.01. Renovação de Reconhecimento

Leia mais

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO GR01156 GR01443 GR02648 GR01560 GR02671 GR01195 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Biologia Educacional 36.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 Didática 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 Estudo

Leia mais

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR 1ª Série 6MOR017 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com movimento humano culturalmente construído. 6SOC108 ANTROPOLOGIA A Construção social

Leia mais

NOVIDADES E PARCERIAS

NOVIDADES E PARCERIAS ......... Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-1712 / 3371-2265 / 98837-0282 Site: www.escolafazendinhafeliz.com.br / Email: contato@escolafazendinhafeliz.com.br

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) ANÁLISE DO DISCURSO 68 h/a 1753/I Vertentes da Análise do Discurso. Discurso e efeito de sentido. Condições de

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL MATRIZ CURRICULAR NOTURNO Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas 1. Leitura e produção textual I 4 60 2. Introdução a informática 4

Leia mais

ENID 2º dia das apresentações dos projetos vinculados ao PROLICEN Data: 09 de novembro de 2016 Local: Praça do Centro de Educação CE Horário: a

ENID 2º dia das apresentações dos projetos vinculados ao PROLICEN Data: 09 de novembro de 2016 Local: Praça do Centro de Educação CE Horário: a 1º dia das apresentações dos projetos vinculados ao PROLICEN Data: 08 de novembro de 2016 Uma sensibilização à língua e cultura francesa através da leitura e compreensão de histórias em quadrinhos O ensino

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIOS DE EXAMES

UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIOS DE EXAMES UNIVERSIDADE DO MINHO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CALENDÁRIOS DE EXAMES ANO LETIVO 2016/2017 1º Semestre Calendário de Exames do 1º Semestre - Ano Letivo 2016/2017 DATA: De 23 de jan. a 04 de fev. 2017 CURSO:

Leia mais

e educação de jovens e adultos

e educação de jovens e adultos Formação de neoleitores e educação de jovens e adultos Tancredo Maia Filho III Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias 20 de agosto

Leia mais

COLEGIADO ESPECIAL DE LICENCIATURA FAE/UFMG DISCIPLINAS TEÓRICAS DOS CURSOS REGULARES DE LICENCIATURA HORÁRIO PARA O 2 o SEMESTRE DE 2013

COLEGIADO ESPECIAL DE LICENCIATURA FAE/UFMG DISCIPLINAS TEÓRICAS DOS CURSOS REGULARES DE LICENCIATURA HORÁRIO PARA O 2 o SEMESTRE DE 2013 CÓDIGO DISCIPLINAS C/H CRED. ADE003 Política Educacional 60 04 CAE001 Sociologia da Educação 60 04 CAE002 Psicologia da Educação - aprendizagem e ensino 60 04 MTE101 Didática de Licenciatura 60 04 Q U

Leia mais

1.2 O(a) aluno(a) deverá matricular-se pessoalmente ou por meio de procuração.

1.2 O(a) aluno(a) deverá matricular-se pessoalmente ou por meio de procuração. EDITAL 033/2017/FACELI ABERTURA DE MATRÍCULAS PARA DISCIPLINAS EM REGIME DE DEPENDÊNCIA OU ADAPTAÇÃO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACELI, PARA O SEMESTRE LETIVO 2017/1 A Diretora Acadêmica da Faceli

Leia mais

EDITAL SG Nº 073/2016

EDITAL SG Nº 073/2016 EDITAL SG Nº 073/2016 Comunicamos aos senhores alunos das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba FARESC, as disciplinas que serão ofertadas em Período Especial para o 1º semestre de 2017: Disciplina

Leia mais

HORÁRIO DE PROVA NPC I DIREITO HORÁRIO DE INÍCIO

HORÁRIO DE PROVA NPC I DIREITO HORÁRIO DE INÍCIO DE PROVA NPC I DIREITO DIREITO ADMINISTRATIVO II DIREITO CIVIL IV DIREITO EMPRESARIAL IV 9:00 305 DIREITO CIVIL VI DIREITO DO TRABALHO II DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO PREVIDENCIARIO DIREITO PROCESSUAL

Leia mais

Matriz Curricular - Curso de Psicologia

Matriz Curricular - Curso de Psicologia Matriz Curricular - Curso de Psicologia 1 o SEMESTRE 001 Fundamentos Epistemológicos da Psicologia 002 Introdução à Filosofia 40 40 00 003 Processos Psicológicos Básicos 004 Genética e Evolução 60 60 00

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS.

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL CONGÊNITA E ADQUIRIDA ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS. Luciana Barros Farias Lima Instituto Benjamin Constant Práticas Pedagógicas Inclusivas

Leia mais

EDITAL Nº 139/2016 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RETIFICAÇÃO 01

EDITAL Nº 139/2016 INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE RETIFICAÇÃO 01 EDITAL Nº 139/2016 RETIFICAÇÃO 01 Dispõe sobre o Concurso Público para provimento, em caráter efetivo, destinado ao cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

HORÁRIO DE PROVA NAS

HORÁRIO DE PROVA NAS DE PROVA NAS DIREITO DIREITO ADMINISTRATIVO II DIREITO CIVIL IV DIREITO EMPRESARIAL IV DIREITO PROCESSUAL CIVIL III DIREITO DO TRABALHO I DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO TRIBUTÁRIO I DIREITO CIVIL

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 012 /03 Cria o Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o artigo 11, parágrafo único

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL Perfil Código Nome da Disciplina Caráter Requisito Departam ento Ofertante Teóricos Práticos Créditos Estágio Campo Total Carga Horária 1º

Leia mais

Resultado Final do Eixo 03 -Currículo e educação infantil, ensino fundamental e Nº TÍTULO CPF

Resultado Final do Eixo 03 -Currículo e educação infantil, ensino fundamental e Nº TÍTULO CPF Resultado Final do Eixo 03 -Currículo e educação infantil, ensino fundamental e Nº TÍTULO CPF 1 2 3 4 5 AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Página 1 de 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 510, DE 6 DE JUNHO DE 2017 A PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS

Leia mais

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR 1ª Série 6MOR017 ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR Estudo dos aparelhos - locomotor e cárdio-respiratório e sua relação com movimento humano culturalmente construído. 6SOC108 ANTROPOLOGIA A Construção social

Leia mais

Matriz Curricular Curso de Licenciatura em Computação Habilitação: Licenciatura em Computação

Matriz Curricular Curso de Licenciatura em Computação Habilitação: Licenciatura em Computação Matriz Curricular Curso de Licenciatura em Habilitação: Licenciatura em LC101 Leitura e produção textual 30-10 40 2 - LC102 Informática e sociedade 30-10 40 2 - LC103 Inglês básico 50-10 60 3-1º LC104

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE SIGNIFICADO / HISTÓRIA

PSICOMOTRICIDADE SIGNIFICADO / HISTÓRIA Prof. Dorival Brito 1 SIGNIFICADO / HISTÓRIA Prof. Dorival Brito 2 1 DEFINIÇÕES Prof. Dorival Brito 3 DEFINIÇÕES Prof. Dorival Brito 4 2 DEFINIÇÕES Prof. Dorival Brito 5 DEFINIÇÕES Prof. Dorival Brito

Leia mais

Educação Física. 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade

Educação Física. 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade Educação Física 1º Bloco Eixo Temático Articulador: Educação e Sociedade Aspectos Filosóficos da Educação Física 60h Análise da contribuição da Filosofia enquanto referências para o processo de construção

Leia mais

Em atendimento ao art. 32 da Portaria MEC 40/2007, publicamos as condições de oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia, conforme segue:

Em atendimento ao art. 32 da Portaria MEC 40/2007, publicamos as condições de oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia, conforme segue: Em atendimento ao art. 32 da Portaria MEC 40/2007, publicamos as condições de oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia, conforme segue: I Ato autorizativo, expedido pelo MEC, com a data de publicação

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DISCIPLINAS 1. Introdução à Pesquisa em Letras 2. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras I: perspectivas teóricas e abordagens

Leia mais

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006 AS ORIGENS Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio foram iniciados em Israel em

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Pedagogia Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Professor: Renato Ribeiro Período Letivo: 2 sem/2016 Série: 5ª Série 6ª Série Período: Não definido C.H. Teórica:

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE LETRAS

PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE LETRAS PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CURSO DE LETRAS Linha Pesquisa Análises textuais discursivas de e e Descriminação Projetos Resumo Pesquisa Memória e Identidade dos Cursos de Letras das Universidades

Leia mais

Currículo do Curso de Educação Infantil

Currículo do Curso de Educação Infantil Currículo do Curso de Licenciatura ATUAÇÃO O Licenciado em é formado para atuar no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 6 anos. Os graduados em são professores habilitados em nível

Leia mais

LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: FORMAS E POSSIBILIDADES DE USO

LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: FORMAS E POSSIBILIDADES DE USO LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: FORMAS E POSSIBILIDADES DE USO Definição Podemos definir o livro didático como um material impresso, intencionalmente produzido para ser utilizado em um processo de ensino

Leia mais

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará

Política Educacional: A experiência de Sobral/CE. Sobral - Ceará Política Educacional: A experiência de Sobral/CE Sobral - Ceará Ponto de partida Resultado da avaliação de leitura com alunos de 2ª série Final de 2000 48% não liam textos, frases e nem palavras 48,0%

Leia mais

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Batatais Estado de São Paulo PROCESSO SELETIVO - EDITAL Nº 01/2016 ANEXO II PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES RETIFICAÇÃO Nomenclatura Professor de Educação Básica I - Ensino Fundamental e Educação Infantil Fundamental (Arte) PRINCIPAIS

Leia mais

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO

EMENTA OBJETIVOS DE ENSINO Sociologia I PLANO DE DISCIPLINA COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia I CURSO: Técnico em Segurança do Trabalho (Integrado) SÉRIE: 1ª CARGA HORÁRIA: 67 h (80 aulas) DOCENTE: EMENTA A introdução ao pensamento

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA 1ª FASE CRÉDITO Sociologia da Educação SOC Não Tem 54 00 54 03 Filosofia da Educação FIED Não Tem 54 00 54 03 História da Educação HIED Não tem 54 00

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 227 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº. 227 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº. 227 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais, considerando as ações de implantação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA 1ª FASE CRÉDITO Sociologia da Educação SOC 54 00 54 03 Filosofia da Educação FIED 54 00 54 03 História da Educação HIED 54 00 54 03 Antropologia ANTRO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial

Parte 1 Código / Área Temática. Educação Especial NOME DO CURSO: O Ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos e/ou com deficiência auditiva Nível: Especialização Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS PORTUGUÊS E ESPANHOL - LICENCIATURA Campus de Realeza Turno Noturno Fase Nº. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Pré Requisito 1. GLA001

Leia mais

Plano de ensino: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Plano de ensino: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Plano de ensino: CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Título Contextualização Ementa Objetivos gerais CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A língua portuguesa,

Leia mais

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (09/06/2015)

TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (09/06/2015) TRABALHOS COMPLETOS APROVADOS (09/06/2015) Devido à grande demanda de trabalhos submetidos, informamos que alguns trabalhos completos encontram-se em processo de avaliação. No dia 16/06/2015 (terça-feira)

Leia mais

Curso: Licenciatura em Letras

Curso: Licenciatura em Letras Curso: Licenciatura em Letras Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo técnicas e visitas culturais), Atividades Orientadas AO, ministrada por diversos docentes

Leia mais

DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anos Iniciais. Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015

DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Anos Iniciais. Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015 DEBATE SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Anos Iniciais Profa. Clarice Salete Traversini Pedagogia 04/12/2015 Construção de currículo, assim como a construção da democracia é um processo sem fim (Boaventura

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.588, DE 04 DE SETEMBRO DE 2007

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.588, DE 04 DE SETEMBRO DE 2007 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.588, DE 04 DE SETEMBRO DE 2007 Homologa o Parecer nº 034/07-CEG, que aprova o Projeto Político

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 002/CUn/2007, de 02 de março de 2007 O Curso de Licenciatura em Letras/LIBRAS é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Catarina, com

Leia mais

D10: Introdução à Pesquisa Científica Projetos de Pesquisa

D10: Introdução à Pesquisa Científica Projetos de Pesquisa 1 D10: Introdução à Pesquisa Científica Projetos de Pesquisa POLO ARAÇATUBA O PERFIL ACADÊMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO PÓLO DE ARAÇATUBA O VESTIBULAR

Leia mais

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA

EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA EIXO III EDUCAÇÃO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE DOCUMENTO REFERÊNCIA SUGESTÃO Desde os anos 1980, observam-se transformações significativas

Leia mais

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2

EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS BIBLIOTECONOMIA INGRESSANTES 2016/1 E 2016/2 EMENTAS COMUNS ÀS MATRIZES LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS Produção de textos (orais e escritos), leitura e análise linguística de textos em diferentes

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais