O MODELO DE AMBIENTES INFORMATIZADOS NAS ESCOLAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O MODELO DE AMBIENTES INFORMATIZADOS NAS ESCOLAS"

Transcrição

1 O MODELO DE AMBIENTES INFORMATIZADOS NAS ESCOLAS Fernanda da Silva Lino (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.) O presente artigo pretende discutir sobre o modelo de ambientes informatizados nas escolas públicas, a partir das políticas do Proinfo. Procura-se refletir sobre a inserção das tecnologias digitais na vida cotidiana, em inúmeras dimensões, onde se destaca a importância de se estudar e compreender as mídias. Neste sentido, a partir da política de implementação da informatização das escolas, especialmente no município de Florianópolis, busca-se compreender os possíveis desdobramentos que as tecnologias midiáticas vêm acarretando para o trabalho educativo, problematizando-se as limitações encontradas neste trabalho a partir das concepções do campo da mídia educação. Por fim, propõe-se possibilidades de mudanças no modelo de sala informatizada adotado pelas escolas. Palavras-chave: ambientes informatizados, mídias, educadores, formação.

2 O MODELO DE AMBIENTES INFORMATIZADOS NAS ESCOLAS A sociedade contemporânea vem passando por inúmeras mudanças em todas as suas dimensões, nas relações de trabalho, na vida cotidiana, nas maneiras de nos comunicarmos, como refletimos, aprendemos, percebemos, e interagimos no mundo. Com a expansão das tecnologias digitais e dos meios de comunicação, especialmente com o surgimento da internet, revelam-se alterações profundas no acesso ao saber e no surgimento e da renovação dos conhecimentos (Lévy, 2006). Ao utilizarem as TIC as pessoas modificam os processos de construção de saberes, pois, além de mudar as opiniões e as formas de interagir, a introdução de um novo meio de comunicação e de uma nova tecnologia comunicativa, num determinado momento da história da humanidade, passou a atingir a esfera da interação com o mundo, contribuindo para determinar a transformação da estrutura de percepção da realidade. (Di Felice, 2008, p. 21) Mas, como a Educação vai acompanhar estas transformações na sociedade e na maneira como percebemos o mundo? Muitos pesquisadores acreditam que para que a educação acompanhe as transformações, supere as desigualdades, democratize o conhecimento, tem se tornado fundamental uma re-significação das ações educativas, onde não basta apenas a inserção de recursos tecnológicos. Torna-se necessária uma revisão das políticas educacionais e das concepções de um ensino que fragmentam os saberes e objetivam somente a instrumentalização. Neste processo, de acordo com Silverstone (2002, p. 195), a mídia tem um papel central, pois oferece recursos simbólicos tanto para a mudança como para a resistência às mudanças. Portanto, é fundamental compreender os fenômenos das mídias, das tecnologias, o que as pessoas estão fazendo com elas, compreendê-las na nossa vida diária, em toda a sua complexidade e contradições, benefícios e riscos, acesso e exclusão. Não podemos escapar à mídia, pois ela permeia muitos aspectos da nossa vida e muitas dimensões da nossa experiência (Silverstone, 2002, p. 09). Ademais, enquanto educadores, ainda precisamos entender como a mídia entra em nosso mundo cotidiano, como sua poesia nos toca e nos capacita a compreender, manejar e avançar (Silverstone, 2002, p. 89). E essa compreensão deve se estender

3 também aos nossos alunos da escola pública, pois mesmo que sejam de famílias com baixa renda, ainda assim suas vidas estão completamente permeadas pelas mídias, principalmente a TV e agora a internet, e não podemos ignorar a influência delas na experiência concreta desses alunos. Podemos buscar para nossa dimensão reflexiva e prática o que a expansão digital trouxe em benefício para o ser humano, para o respeito à diversidade, para a liberdade, para a expressão, para a igualdade e justiça social, para a cultura e arte, e para uma Educação mais ampla e significativa. 1. A IMPLEMENTAÇÃO DAS TIC NAS ESCOLAS PÚBLICAS A inclusão de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), com a inserção de ambientes informatizados e inúmeros recursos em escolas públicas tem passado a fazer parte das políticas educacionais. No Brasil, depois da implementação do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) em 1997, que pretendeu introduzir as tecnologias de informática e telemáticas nas escolas da rede pública do país, houve um crescimento no número de laboratórios de informática. O objetivo do Proinfo, conforme Quartiero (2002), é aproximar a cultura escolar dos avanços que a sociedade vem desfrutando com a utilização das redes técnicas de armazenamento, transformação, produção e transmissão de informações (p. 71). De acordo com dados do portal do INEP, até 2005, das escolas públicas de ensino fundamental e médio do país, receberam laboratórios de informática, representando 16,03% do total de escolas. O Proinfo registrou a adesão de 92% dos municípios brasileiros e cerca de dez milhões de alunos da Educação Básica foram beneficiados em 2009 com 26 mil laboratórios de informática. Para isso, o Ministério da Educação investiu R$ 293 milhões1, o que representa 1,16% dos gastos que o Ministério da Educação recebeu do Governo Federal. O município de Florianópolis passou a inserir computadores na Rede Municipal de Ensino (RME), com a efetiva criação de um Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) em 1998, como parte do Proinfo. Hoje o NTE coordena 30 Salas Informatizadas em: 26 escolas básicas (1º a 9º ano), 02 escolas desdobradas (anos iniciais), 01 creche (crianças 1 No ano de 2009 o Ministério da Educação recebeu R$ 40,5 bilhões do Governo Federal.

4 de zero a seis anos) e 01 Núcleo Educação de Jovens e Adultos, com a presença de um profissional responsável em cada uma das Salas Informatizadas (SI), chamado de auxiliar de ensino de tecnologia educacional. Cada sala informatizada é equipada, com recursos do Proinfo, por doze computadores conectados a rede, uma impressora, um scanner, uma televisão, e um DVD. O movimento de expansão e inserção das tecnologias nas vidas das pessoas, em diversos âmbitos, é promovido por forças científicas, políticas e principalmente econômicas. Neste movimento, a escola ocupa um papel central, pois é a responsável pela formação não só humana, científica e ética, mas pela produção da mão de obra destinada ao mercado de trabalho cada vez mais permeado por instrumentos tecnológicos. A educação, no entanto, especialmente na realidade brasileira, tem dificuldades em incorporar as transformações que o sistema impõe, e igualmente para transformá-lo, muda a sociedade e somente mais tarde muda a educação (Libâneo, 1997, p. 130). No Brasil, o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) merece atenção, pois se destaca em termos de quantidade e abrangência, e atualmente é a principal ação governamental para a implantação da informática nas escolas. O programa é realizado com parceria entre o Ministério da Educação e os governos estaduais e municipais (Quartiero, 2002, p.73). Na pesquisa sobre o Proinfo em Santa Catarina, Quartiero afirma que este programa faz parte das políticas públicas brasileiras de informatização da Educação, em articulação com o movimento mundial, que foi desencadeado, a partir dos anos noventa, por dois fatos: a rápida expansão da internet, e a política lançada nos Estados Unidos pela administração Bill Clinton/ Al Gore (p. 55). Mas apesar de ser um dos responsáveis pela inserção dos computadores nas escolas, com a adesão de 92% dos municípios brasileiros, Quartiero ressalta que para além de pensarmos em atingir metas numéricas temos de pensar na utilização que as pessoas podem fazer das informações disponíveis na Internet, o que significam em termos de melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Fora desta discussão estaremos sempre desenvolvendo projetos, usando uma expressão originária dos meios populares, para inglês ver. (2002, p. 69)

5 Em relação a este tipo de programa, Muniz Sodré (2002) analisou o Programa TV Escola, lançado em 1996, e o Programa Sociedade da Informação (Soinfo), lançado em Para o autor, esses programas não tratavam de transformar as condições reais em que se assentam as velhas estruturas educacionais, e sim de trocar as perspectivas sociais de inclusão do maior número possível de sujeitos nacionais na educação formal qualificada e no mercado de trabalho pelos simulacros cibernéticos de inclusão de todos na rede. Em outras palavras, nenhum reflexo de desejo coletivo, tão-só adequação a um cenário tecnoburocrático. (p. 104) Conforme Sodré, a política educacional desses programas se orienta por projetos de organizações internacionais, como por exemplo, o Banco Mundial, e diretrizes mercantilistas, e não pelos interesses e anseios da sociedade civil (p. 104). A incorporação das tecnologias na escola, fruto da demanda social, é parte da estratégia global de política educacional. Portanto, além de todos os desafios que temos a frente, devemos estar muito atentos ao direito de poder participar da elaboração dessas políticas educacionais, assim como na implementação e aplicação delas, adequando-as ao nosso contexto e exercendo assim nossa cidadania. 2. O TRABALHO COM OS MEIOS EM FLORIANÓPOLIS E A MÍDIA EDUCAÇÃO Em pesquisas realizadas na RME de Florianópolis relacionadas a trabalhos sobre mídias e tecnologias, é possível verificar que as tecnologias e os recursos disponíveis na SI das escolas passam cada vez mais a serem inseridos nos trabalhos educativos por parte dos professores, assim como tem se ampliado as possibilidades pedagógicas dos meios. Entretanto, essas pesquisas também relatam algumas limitações e desafios a serem transpostos. Um primeiro aspecto a ser enfrentado pela Educação, em relação às atividades realizadas nos ambientes informatizados, é a visão instrumental que muitos profissionais de ensino possuem dos recursos midiáticos. De acordo com Mello (2007, p. 120), embora

6 Florianópolis seja um dos municípios com maior índice de inclusão digital no Brasil, o uso pelos adolescentes ainda é essencialmente um meio de comunicação e espaço de lazer. Embora estas dimensões sejam importantes, o pesquisador conclui que estes adolescentes não ultrapassam a barreira do consumo dos conteúdos da mídia. Praticamente não aproveitam as inúmeras possibilidades de produção e divulgação da sua comunidade, da sua cultura, do que gostam e aprendem. Assim como não aproveitam o potencial democrático da Internet, de participação e de reivindicação no espaço público. (p. 120) Na pesquisa sobre Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis, Pereira (2008, p. 100) verificou que as próprias coordenadoras encaram os recursos disponíveis na SI como um complemento da sala de aula. Neste sentido, Pereira conclui que há pouco trabalho analítico e reflexivo, sendo priorizados o uso e a produção (p. 221). Observa-se assim a emergência de um trabalho escolar com as tecnologias e mídias voltado para a dimensão não só prática, mas também teórica, reflexiva e crítica, já que não basta somente o acesso à informação aos meios, não basta apenas instrumentalizar, para que se faça a Educação que se almeja, pois o simples domínio da técnica não possibilita o uso da tecnologia no sentido pleno (Pretto, 2002, p. 176). O acesso a diversos equipamentos e modernos recursos não é garantia de promoção da aprendizagem e da cidadania, embora as políticas públicas mostrem-se dispostas a equipar as escolas e capacitar os alunos, como tem sido a base da política global pela mídia, como se ver e ouvir fosse compreender. Como se informação fosse conhecimento. Como se acesso fosse participação (Silverstone, 2002, p. 211). A pesquisadora Kreuch (2008, p. 07) observa que a participação dos alunos nas produções midiáticas da escola ainda é, na maioria das situações, tutelada e didatizada. No entanto, de acordo com Fantin (2008), também não basta garantir somente a participação e a autoria dos alunos apenas no âmbito do uso das tecnologias, sendo necessário uma apropriação da cultura por meio da interação com todos os objetos que alimentam o pensar e o fazer: livros, filmes, programas de televisão, sites da Internet, peças de teatro, apresentações musicais, mostras de dança, exposições, etc. (p. 71)

7 Por isso se torna fundamental um trabalho educativo com os meios e as tecnologias que ampliem o repertório cultural dos alunos, já que estar alfabetizado hoje pressupõe o domínio de outras habilidades que não somente de decodificação do alfabeto, mas a apropriação de diferentes linguagens da cultura contemporânea (p. 75). Ainda de acordo com a autora, muitos pesquisadores têm tratado do conceito de alfabetização midiática, media literacy ou multiliteracies (p.72), como Bazalgette, Buckingham, Rivoltella, Hobbs e Livingstone, dada a importância da apropriação destas outras linguagens pelos alunos para a aprendizagem e para uma cidadania plena. Em relação à alfabetização midiática dos educadores, Fantin (2008, p. 75) questiona em que medida, nós, professores, circulamos por outros tipos de representações da realidade que não acontecem só pela escrita e envolvem as representações visuais, musicais, eletrônicas, digitais e outras que vão além?. É preciso que os professores reflitam sobre os usos que fazem dos meios e os seus consumos culturais. Neste sentido, a formação de professores para atuar em Mídia-Educação deve incluir tanto a prática, voltada também para a ampliação do nosso repertório cultural, como reflexão teórica sistemática. A alfabetização midiática faz parte dos estudos acerca do campo da Mídia Educação, campo que têm contribuído muito para a reflexão e o trabalho educativo com as mídias. Conforme Fantin (2006, p. 37), a Mídia Educação pode ser compreendida como práxis educativa com um campo metodológico e de intervenção didática; e como instância de reflexão teórica sobre esta práxis, constituindo-se um campo de identidade plural. Conforme Rivoltella, citado em Fantin (2006, p. 85), trabalhar com Mídia- Educação abrange o trabalho educativo em três dimensões, com, sobre e através dos meios. Trabalhar com os meios enquanto o uso das ferramentas e dos recursos (contexto metodológico ou tecnológico); trabalhar sobre os meios, interpretando, discutindo e avaliando os conteúdos (contexto crítico); e trabalhar através dos meios, onde as mídias são utilizadas como forma de expressão e autoria (contexto produtivo). Mas para que um trabalho mídia educativo se realize algumas questões devem ser enfrentadas. Além da superação do uso de tecnologias midiáticas apenas como ferramentas didáticas, existem algumas resistências e limitações de professores e auxiliares de tecnologia em relação aos trabalhos educativos com os meios. Pereira

8 (2008, p. 104), que acompanhou uma reunião de avaliação anual das coordenadoras 2 de SI, verificou que há resistência de alguns professores, falta de interesse e de conhecimento em relação ao uso dos recursos tecnológicos. Também há dificuldades técnicas, há demora na resolução dos problemas técnicos e muitas vezes são resolvidos apenas parcialmente, além do acesso à internet ser lento. O pesquisador observou também que falta tempo em comum para planejamento entre coordenadora, professores e equipe pedagógica, mas que as coordenadoras sugerem a realização de oficinas dentro da própria escola, assim como do planejamento integrado (p. 140). Por outro lado, a partir da pesquisa Os usos dos meios, os consumos culturais e a formação de professores em mídia-educação 3, muitos professores relatam que acham a formação recebida pelo NTE insuficiente, e não se sentem plenamente preparados para realizar projetos na SI ou com outros recursos tecnológicos disponíveis na escola. É importante ressaltar que a maioria desses professores não recebeu formação para este trabalho durante a sua graduação de licenciatura, e a inserção das tecnologias na escola tem sido muito mais intensa nos últimos anos. Além disso, alguns professores ainda não fazem uso de muitas dessas tecnologias na sua vida particular, e não tem tempo disponível para investir em formação paralela. Muitos também expressam sua inquietude com mais esta responsabilidade, pois consideram o trabalho com as mídias como mais uma tarefa diante da quase sempre atribulada função de educador, que tem que cumprir os programas e os currículos. Entre os aspectos que limitam o trabalho educativo com os meios, a questão da formação é uma das que mais se revela entre as inquietações, tanto de professores quanto dos profissionais de SI. No caso de Florianópolis os cursos oferecidos pelo NTE não contemplam todos os professores da Rede, de maneira integral. Com formação insuficiente durante a graduação e a falta de tempo para formações paralelas, os professores se sentem despreparados para esta tarefa, e não encontram nos cursos 2 Coordenadoras eram as professoras que atuavam nas salas informatizadas até A partir de 2010 os profissionais passaram a serem chamados de auxiliares de ensino de tecnologia educacional. 3 Pesquisa realizada em parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC e a Università Cattolica del Sacro Cuore, UCSC, de Milão/Itália, que realizou um mapeamento dos usos dos meios e dos consumos culturais de professores do Ensino Fundamental de Florianópolis, a fim de levantar subsídios para pensar a formação de professores em mídia-educação. Pesquisa semelhante também está sendo desenvolvida em Milão, para futuro cruzamento e análise dos dados nos diferentes contextos socioculturais. Ver Fantin 2009.

9 tradicionais oferecidos pela Rede Municipal de Educação de Florianópolis uma formação adequada, que lhes desse segurança e significados educacionais consideráveis para a realização de interlocuções pedagógicas no âmbito da mídia-educação (Mendes, 2008, p. 160). Algumas formações oferecidas pelo NTE, de acordo com Pereira (2008, p. 100), podem estar muito direcionadas aos programas, e isso pode limitar as atividades na SI, no sentido de que quando o software muda o trabalho que era feito com ele não é adaptado aos novos softwares disponíveis. Melhor seria realizar formações voltadas às finalidades pedagógicas, utilizando sempre diversas ferramentas, de forma a promover a compreensão do processo e não do uso desta ou daquela ferramenta (p. 100). Em qualquer processo educativo, envolvendo as tecnologias midiáticas ou não, a ênfase deve estar voltada para a intencionalidade das ações, onde o professor precisa ter claro não necessariamente o meio em si, mas a mediação que deseja fazer. 3. OUTRAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM OS MEIOS NA ESCOLA Nós, educadores e pesquisadores contemporâneos, que nos vemos diante da complexidade desses grandes desafios, temos o compromisso de procurar a superação e maior significação dos processos de ensino e aprendizagem. Embora as salas informatizadas sejam espaços que concentrem inúmeras possibilidades educativas, com muitos recursos para trabalhos mídia-educativos, torna-se necessário questionar este modelo centralizador das tecnologias, que, como foi verificado, enfatiza a instrumentalização e o uso de computadores. A escola dispõe de vários outros meios de comunicação, e de tecnologias, que muitas vezes ficam em segundo plano diante dos recursos digitais da SI. Consideramos importante situar algumas tendências de outros modelos em alguns países, para nos auxiliar na discussão de diferentes possibilidades de ambiente informatizado. Em Portugal as salas de aula das escolas básicas e do ensino secundário têm um Kit tecnológico que, além de computadores, incluem quadros interativos e videoprojetores. A

10 maioria desses recursos estão centralizados num ambiente, como um laboratório de informática. Na França a informática deixou de ser disciplina, e é empregada como ferramenta tecnológica. As salas de aulas de disciplinas (como Físico-Química, História-Geografia) cada vez mais são equipadas com computadores, interfaces e softwares. Conforme Valente e Almeida (1997), na França o uso do espaço informático em educação articulase em torno de duas tendências: a interligação dos equipamentos em redes de dados (locais e à distância) e o emprego de equipamentos portáteis. Tal prática tem como objetivo reduzir a necessidade de espaço para os equipamentos, levantando a suposição do fim da sala de informática" e a reflexão sobre a derrubada das paredes da escola surgindo novos cenários pedagógicos (p. 08). Nos EUA as tecnologias (computadores) estão presentes tanto na sala de aula, como em laboratórios de informática. Em depoimento, uma professora que atuou no ensino nos Estados Unidos, relatou que existe o laboratório de informática, nos moldes semelhantes dos daqui, com a presença de um professor ou técnico que ensina 'informática'', voltado para a instrumentalização. Mas afirmou que também há um computador em sala de aula, normalmente conectada a internet, disponível para professores e alunos. Para Rivoltella (2007): As escolas provavelmente ganhariam mais se tivessem um computador em cada sala em vez de uma sala de informática com todos os computadores dentro e 30 ou 40 turmas brigando para usar o espaço. Isso permitiria inserir as tecnologias nas práticas cotidianas. Outros meios e outros modelos de espaços midiatizados, como, por exemplo, distribuir os computadores com rede nas salas de aula, poderia ser mais promissor para um trabalho educativo em contexto de uso. O acesso à rede de internet em cada sala de aula poderia promover processos educativos muito mais democráticos, interdisciplinares e descentralizados de todos os recursos disponíveis. Com a presença de computadores conectados a internet em todas as sala de aula, é possível derrubar a barreira que alguns professores possuem com o trabalho com as mídias, e com a visão da sala informatizada como o único espaço destinado às mídias na escola. Além de familiarizar alunos e professores cotidianamente aos diferentes recursos,

11 promoveria uma articulação muito maior entre os meios, os conteúdos e a construção de conhecimento. Apesar das SI serem o modelo de informatização concebido a partir das políticas do Proinfo, é fundamental garantir a autonomia da escola quanto ao uso e a distribuição dos equipamentos recebidos. Se a alfabetização midiática pressupõe muito mais o que o simples acesso as informações, como colocar todos os recursos tecnológicos que a escola dispõe a serviço da promoção de aprendizagens significativas e da ampliação do repertório cultural de professores e alunos? Por isso a importância de repensarmos o modelo vigente de SI. Verifica-se que o modelo atual de ambientes informatizados pode se mostrar como uma das barreiras para a educação para as mídias. Neste sentido, algumas experiências de ambientes informatizados têm sido discutidos para superar a fragmentação dos meios. Entre eles tem se investido em experiências de distribuição dos equipamentos em salas de aula, ao invés de instalá-los em um único ambiente na escola. Uma escola da rede municipal de Florianópolis tem a proposta de um Kit tecnológico em cada sala, com dois computadores conectados a internet, um aparelho de TV, de DVD, videoteca e biblioteca. O projeto está em fase de implantação, e já foi instalado em duas salas de aula. Também passamos a acompanhar projetos de distribuição de laptops para cada aluno. No início deste ano foram distribuídos laptops educacionais, o Laptop XO, em uma escola municipal de Florianópolis. Cada aluno do 1º ao 6º ano recebeu um laptop para utilizar em sala de aula, sendo que o equipamento também poderá ser levado para casa 4. Muitas escolas também estão adquirindo lousas digitais. A inserção das tecnologias nas salas de aula, embora venha se mostrado como uma tendência bastante promissora, só alcançará plenamente seus objetivos se estiver aliada a um programa de formação de professores, que esteja presente desde a graduação e no decorrer de toda a prática educativa. As concepções do campo da Mídia Educação pressupõem uma formação que propicie uma visão integrada e crítica dos meios, pois, para Fusari, é necessário reformular as noções que alguns professores possuem a respeito dos recursos tecnológicos, pois para além de auxílios, são componentes essenciais das 4 O projeto foi realizado em parceria entre o Ministério da Educação, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, FAPESC e Fundação CERTI - Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.

12 relações comunicacionais educacionais (2004, p. 106). Segundo a pesquisadora, é preciso tomar consciência e discutir, clarificar, mudar, ampliar nossas concepções, nossos saberes sobre mídias e comunicação na especificidade educacional escolar (p. 105). Além de uma formação adequada, a perspectiva de inserção de tecnologias nas salas só funciona se todos os professores estiverem dispostos a trabalhar com o computador no dia-a-dia (Rivoltella, 2007). Os trabalhos midiáticos na escola não precisam ser reduzidos a um único ambiente centralizado, nem ao uso instrumental dos computadores, nem a elaboração de projetos específicos, com agendamento prévio. O trabalho educativo com as tecnologias, no caso das escolas com salas informatizadas, também não pode depender unicamente das auxiliares de ensino de tecnologia educacional, já que todos os professores devem estar habilitados para atuar com as mídias. De acordo com Rivoltella (2007), se apenas um professor responde pelo conhecimento da tecnologia e da mídia (como ocorre em muitas escolas que têm salas de informática), os outros tendem a se desinteressar pelo assunto. E, para ser eficaz, esse trabalho precisa ser feito em equipe. Para o autor, a mídia deve permear todos os processos de ensino e aprendizagem, como um tema transversal, presente em toda prática educativa. Para tanto, os professores devem construir as competências necessárias para atuar no cenário educativo contemporâneo. 3.1 O Mídia-Educador No contexto atual surge a necessidade dos educadores redimensionarem suas práticas e concepções de ensino, no encontro de uma atuação que garanta a educação cidadã. As concepções da Mídia Educação propõem um novo perfil de professor, o mídiaeducador, ou educomunicador, que seria basicamente um mediador cultural, mediador entre as culturas e os meios, as culturas das crianças, a sua própria também e entre a cultura da escola e a da tradição cultural (Rivoltella apud Fantin, 2006, p. 235). Este perfil deveria ser comum a todos os educadores, das mais diferentes áreas.

13 A pesquisadora francesa Jacquinot afirma que o educomunicador é o professor do século XXI, que integra as mídias nas suas práticas pedagógicas, e não necessariamente um professor especializado responsável pela formação das mídias. Com esta perspectiva: Cada professor deve possuir, além de seus saberes e as competências profissionais próprias de sua disciplina, também aquelas relativas às mídias, que deverão ser incorporados ao seu fazer educação. Disso resulta que a mídiaeducação deva ser um patrimônio de cada professor. (FANTIN, 2006, p. 95) Assim, as competências do mídia-educador envolvem mediação cultural e técnica. De acordo com Rivoltella (apud Fantin, 2006, p. 235), as competências do mídia educador englobam competências reflexivas, semióticas, lingüística, sociológica, didáticas e pedagógicas, entre outras. O autor propõe um kit de ferramentas do mídiaeducador. Neste kit faz parte: metodologias para leitura de contextos; competências para o planejamento da intervenção formativa; técnicas para a gestão da aula e dos grupos; competências de tutoria e avaliação; conhecimento das linguagens e dos processos dos meios; e metodologias e práticas didáticas (Rivoltella, 2005, p. 6). Não resta dúvidas que o perfil do mídia-educador tem sido cada vez mais emergente no nosso contexto educativo. Para Rivoltella (2005, p. 04), em uma sociedade da comunicação e da informação, nenhum educador pode prescindir de competências comunicativas. No entanto, como o professor poderá integrar as mídias no seu fazer pedagógico, no cotidiano de suas práticas educativas, se em muitos dos casos, a maioria dos recursos estão centralizados em um único ambiente na escola? Reconhecemos a importância de um ambiente informatizado, para a realização de projetos específicos com todos os alunos, e de um profissional responsável pela articulação deste ambiente. Mas acreditamos que um trabalho mídia educativo só poderá ser plenamente realizado se as mídias estiverem mais próximas aos professores e aos alunos, na rotina do trabalho educativo. Por isso apoiamos a distribuição de computadores conectados a rede, aparelhos de televisão, projetores, máquinas fotográficas, biblioteca, aparelho de DVD, e outras mídias, em todas as salas de aula. Entretanto, é importante destacar a importância da formação em mídia-educação com caráter crítico, reflexivo, instrumental e produtivo, para que todos os recursos disponíveis, seja na sala informatizada, seja nas salas de aula, não sejam apenas

14 instrumentos. E para não repetir o erro de diversos outros programas de informatização das escolas. De acordo com Juana Sancho (apud Fantin) a introdução das TIC na escola por si só não muda nada, e neste sentido a formação de professores é fundamental, pois os alunos [futuros professores] saem da universidade, a maioria deles, sem ter questionado a narrativa básica da escola. Então, quando vão à escola é muito difícil, numa estrutura tão rígida, tentar um novo tipo de ensino e aprendizagem que seja minimamente diversificado. A pesquisadora Sancho (1998) também propõe cinco aspectos a serem considerados na formação de professores: formação crítico-situacional, formação conceitual, formação técnico-pedagógica, formação instrumental, e formação auto-reflexiva. Na formação crítico-situacional, os professores devem receber uma formação ampla e continuada sobre os avanços das TIC, propiciando-lhes conhecimentos que guiem suas decisões curriculares e ofereçam sugestões para a prática educativa (p. 32). A formação conceitual refere-se as novas maneiras de abordar o conhecimento propiciado pelas TIC, e as habilidades cognitivas e sociais que isto supõe. A formação técnico-pedagógica consiste em uma aproximação amplo das possibilidades educativas que as TIC oferecem, contextualizadas as diferentes maneiras de ensinar e aprender. A formação instrumental aborda a familiarização com os computadores e com todos os equipamentos tecnológicos. E por fim, a formação auto-reflexiva é realizada a partir da análise do papel dos alunos e do próprio professor neste novo contexto (p. 33). Estes aspectos apontados para a formação na dimensão da mídia-educação nos auxiliam a pensar nos caminhos da formação dos educadores no contexto contemporâneo, do professor do século XXI, a partir de experiências educativas cada vez mais permeadas por tecnologias midiáticas. Por isso a importância de estarmos abertos para novas possibilidades, e também atentos na elaboração e na implementação das políticas públicas de inserção digital das escolas, evitando assim aspectos exclusivamente instrumentais, onde se apresentam visões reduzidas e parciais dos meios e das tecnologias. 5. REFERÊNCIAS

15 BIANCHI, Paula. Formação em Mídia-Educação (Física): Ações colaborativas na rede municipal de Florianópolis/Santa Catarina. Florianópolis, Dissertação de Mestrado Programa de Mestrado em Educação Física Universidade Federal de Santa Catarina. DI FELICE, Massimo. (Org.) Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. São Paulo: Difusão, FANTIN, Monica. Mídia-Educação: conceitos, experiências e diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, Os cenários culturais e as multiliteracies na escola. Comunicação e Sociedade. Vol. 13. Universidade do Minho, A escola e a cultura digital: os usos dos meios e os consumos culturais de professores. In Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM. Curitiba, Mídia-Educação como produção e autoria. Entrevista com Juana Sancho e Fernando Hernandez. referencia FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Educação. Núcleo de Tecnologia Educacional. Disponível em Acesso em 12 de abril de KREUCH, Rosane Maria. A participação das crianças nos websites das escolas municipais de Florianópolis. Florianópolis, p. Dissertação de mestrado Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina.

16 LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e modernidade: presente e futuro na escola. IN GHIRALDELLI, Paulo (org.) Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez; Curitiba: Editora da UFPR, MEC. Ministério da Educação e Cultura. Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). Disponível em: Acesso em 18 de maio de MELLO, Horácio Dutra. Representação e uso da Internet por adolescentes de Florianópolis. Florianópolis, p. Dissertação de mestrado Programa de Pósgraduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina. MENDES, Diego de Sousa. Luz, câmera e pesquisa-ação: a inserção da Mídia Educação na formação contínua de professores de Educação Física. Florianópolis, p. Dissertação de mestrado Programa de Mestrado em Educação Física Universidade Federal de Santa Catarina. PEREIRA, Silvio da Costa. Mídia-Educação no contexto escolar: Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis p. Dissertação de mestrado Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Santa Catarina. PRETTO, Nelson De Luca. Linguagens e tecnologias na educação. Em CANDAU, Vera Maria. Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, QUARTIERO, Elisa Maria. As tecnologias de informação e de comunicação no espaço escolar: o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) em Santa

17 Catarina p. Tese de Doutorado Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal de Santa Catarina O trabalho docente nos núcleos de tecnologia educacional: entre a improvisação e a provisoriedade. Disponível em Acesso em 23/09/09. RIVOLTELLA, Pier Cesare. Mídia, Educação e Cidadania. Palestra apresentada ao I Seminário de Pesquisa em Mídia-Educação. Florianópolis, Formar a competência midiática: novas formas de consumo e perspectivas educativas. Espanha: Comunicar, nº 25, Falta Cultura Digital na sala de aula. Entrevista Nova Escola Disponível em Acesso em 14/10/09. SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia. São Paulo: Loyola, SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META

ESPELHO DE EMENDAS DE INCLUSÃO DE META COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS E FISCALIZ S AO PLN 0002 / 2007 - LDO Página: 489 de 2393 ESPELHO DE S DE INCLUSÃO DE META AUTOR DA 24760001 0461 Promoção da Pesquisa e do Desenvolvimento Científico

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Telma Aparecida de Souza Gracias Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP telmag@ft.unicamp.br

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE.

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. Introdução Carlos Roberto das Virgens Sirlene de Souza Benedito das Virgens Antonio Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Não faz muito

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Projetos de informatização educacional. Ketiuce Ferreira Silva 3º Período G1 Professora: Gilca

Projetos de informatização educacional. Ketiuce Ferreira Silva 3º Período G1 Professora: Gilca Projetos de informatização educacional Ketiuce Ferreira Silva 3º Período G1 Professora: Gilca O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui

Leia mais

Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação

Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação Ao largo do segundo semestre de 2014 e início de 2015, a CTEI debruçou-se sobre o Termo de Referência

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

Educação Integral, Escola de Tempo Integral e Aluno em Tempo Integral na Escola.

Educação Integral, Escola de Tempo Integral e Aluno em Tempo Integral na Escola. Educação Integral, Escola de Tempo Integral e Aluno em Tempo Integral na Escola. Chico Poli Algumas vezes, fora da escola há até mais formação do que na própria escola. (M. G. Arroyo) É preciso toda uma

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

Dias 12 e 13 de fevereiro de 2014 João Pessoa - Paraíba

Dias 12 e 13 de fevereiro de 2014 João Pessoa - Paraíba Realização: Apoio Técnico e Institucional Secretaria do Estado da Educação Dias 12 e 13 de fevereiro de 2014 João Pessoa - Paraíba Dia 12 de fevereiro de 2014 15h Novas e antigas tecnologias devem se combinar

Leia mais

BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BLOG: A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Suzana Aparecida Portes FC UNESP- Bauru/SP E-mail: suzanaapportes@gmail.com Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani FC UNESP- Bauru/SP E-mail:

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance SUBPROJETO: PEDAGOGIA SUBPROJETO: PEDAGOGIA Alfabetizar letrando com as tecnologias INTRODUÇÃO A escola necessita formar seu aluno a aprender a ler o mundo, ter autonomia para buscar seu conhecimento, incentivá-lo a ser autor

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares.

PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. PEDAGOGIA HOSPITALAR: as politícas públicas que norteiam à implementação das classes hospitalares. Marianna Salgado Cavalcante de Vasconcelos mary_mscv16@hotmail.com Jadiel Djone Alves da Silva jadieldjone@hotmail.com

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO

USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO Luciano Bernardo Ramo; Maria Betania Hermenegildo dos Santos Universidade Federal da Paraíba. luciano_bernardo95@hotmail.com

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRICULO ANO 2 - APROFUNDAMENTO ESTRUTURA GERAL DOS ROTEIROS DE ESTUDOS QUINZENAL Os roteiros de estudos, cujo foco está destacado nas palavras chaves, estão organizados em três momentos distintos: 1º MOMENTO - FUNDAMENTOS TEÓRICOS -

Leia mais

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Introdução USANDO A REDE SOCIAL (FACEBOOK) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Paula Priscila Gomes do Nascimento Pina EEEFM José Soares de Carvalho EEEFM Agenor Clemente dos Santos paulapgnascimento@yahoo.com.br

Leia mais

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES

MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES MATRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA EM MOGI DAS CRUZES Marcia Regiane Miranda Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes marcia.sme@pmmc.com.br

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO KARINA DE NAZARÉ DA COSTA MARTINS PROFESSOR: PAULO GUILHERMITE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO KARINA DE NAZARÉ DA COSTA MARTINS PROFESSOR: PAULO GUILHERMITE UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO KARINA DE NAZARÉ DA COSTA MARTINS PROFESSOR: PAULO GUILHERMITE O USO DA INTERNET NO PROCESSO EDUCACIONAL: O DESAFIO PARA OS PROFESSORES

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS

ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS 1 ESTRATÉGIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DAS NOVAS TECNOLOGIAS INTRODUÇÃO Marilda Coelho da Silva marildagabriela@yahoo.com.br Mestrado Profissional Formação de Professores UEPB As

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano

PROGRAMA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA - Grupo III ao 5º Ano ... CEFF - CENTRO EDUCACIONAL FAZENDINHA FELIZ Rua Professor Jones, 1513 - Centro - Linhares / ES - CEP. 29.900-131 - Telefone: (27) 3371-2265 www.escolafazendinhafeliz.com.br... Ao colocar seu filho na

Leia mais

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA Bernadeth Rocha de Araujo bernarocha2006@yahoo.com.br Bacharel em Humanidades e Licencianda

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 02/2010 Estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com o Parecer CNE/CEB nº 06/2010, Resoluções CNE/CEB nº 02/2010

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

Leitura e Literatura

Leitura e Literatura MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICAB Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação BásicaB Leitura e Literatura Dia e Semana Nacional da Leitura

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Uma análise sobre a produção de conteúdo e a interatividade na TV digital interativa

Uma análise sobre a produção de conteúdo e a interatividade na TV digital interativa Uma análise sobre a produção de conteúdo e a interatividade na TV digital interativa Mariana da Rocha C. Silva Mariana C. A. Vieira Simone C. Marconatto Faculdade de Educação-Unicamp Educação e Mídias

Leia mais

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO

WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de

Leia mais

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social

O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social II Fórum de Informação em Saúde IV Encontro da Rede BiblioSUS O Projeto Casa Brasil de inclusão digital e social Maria de Fátima Ramos Brandão Outubro/2007 1 Apresentação O Projeto Casa Brasil Modelos

Leia mais

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A DANÇA NO ENSINO MÉDIO Izabele Trindade Caldas (CALDAS I. T.) e Elaine Melo de Brito Costa (COSTA E. M. DE B.). Departamento de Educação Física Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

Conecta Positivo 2014 MANTER E INOVAR. Assessoria da Área de Informática Educativa

Conecta Positivo 2014 MANTER E INOVAR. Assessoria da Área de Informática Educativa Conecta Positivo 2014 MANTER E INOVAR Assessoria da Área de Informática Educativa http://tinyurl.com/avaliacao-spe Assessoria da Área de Informática Educativa Marileusa G. de Souza mgsouza@positivo.com.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto?

2 - Sabemos que a educação à distância vem ocupando um importante espaço no mundo educacional. Como podemos identificar o Brasil nesse contexto? A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA E O FUTURO Arnaldo Niskier 1 - Qual a relação existente entre as transformações do mundo educacional e profissional e a educação à distância? A educação à distância pressupõe uma

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Telejornalismo e Educação para a Cidadania: uma experiência de Educomunicação

Telejornalismo e Educação para a Cidadania: uma experiência de Educomunicação Telejornalismo e Educação para a Cidadania: uma experiência de Educomunicação Educomunicação Comunicação-Educação Uma área emergente Pesquisa na linha do NCE/ECA/USP As pesquisas do NCE/ECA/USP buscam

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES

FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMAÇÃO PLENA PARA OS PROFESSORES Bernardete Gatti: o país enfrenta uma grande crise na formação de seus professores em especial, de alfabetizadores.

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 031/2013 (PARECER Nº 031/2013 CONSUN) Dispõe sobre a criação do Programa Arte na Escola. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado - UnC, no uso de

Leia mais

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE

Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE IV. CÂMARA TEMÁTICA DA EDUCACÃO, CULTURA E DESPORTOS Diretrizes: 1. Cumprir as metas do Compromisso Todos Pela Educação- TPE Meta 1 Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; Meta 2 Até 2010, 80% e,

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA

Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Câmpus de Bauru PLANO DE DISCIPLINA PLANO DE DISCIPLINA 1. UNIDADE: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação 2. PROGRAMA: Pós-graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento 3. NÍVEL: Mestrado Profissional 4. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Leia mais

Comunicação e Cultura Fortaleza

Comunicação e Cultura Fortaleza Comunicação e Cultura Fortaleza Contexto Em Fortaleza, o projeto Mudando sua Escola, Mudando sua Comunidade, Melhorando o Mundo! trabalhou nas atividades de produção de jornais escolares com a participação

Leia mais

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores

OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores OBJETIVO Reestruturação de dois laboratórios interdisciplinares de formação de educadores Laboratório Multidisciplinar de Ensino de Ciências e Matemática (LabMEC), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas:

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento

As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento As Tecnologias de Informação e Comunicação para Ensinar na Era do Conhecimento Nirave Reigota Caram Universidade Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: nirave.caram@usc.br Comunicação Oral Pesquisa em Andamento

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

Capacitação de Recursos Humanos para o Uso de Tecnologias no Ensino Fundamental

Capacitação de Recursos Humanos para o Uso de Tecnologias no Ensino Fundamental Programa 0042 ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS Objetivo Melhorar a qualidade do ensino fundamental, mediante a democratização do acesso a novas tecnologias de suporte à formação educacional. Indicador(es)

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica

Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Novas Tecnologias no Ensino de Física: discutindo o processo de elaboração de um blog para divulgação científica Pedro Henrique SOUZA¹, Gabriel Henrique Geraldo Chaves MORAIS¹, Jessiara Garcia PEREIRA².

Leia mais

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online

Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Revisitando os Desafios da Web: Como Avaliar Alunos Online Neide Santos neide@ime.uerj.br 2º Seminário de Pesquisa em EAD Experiências e reflexões sobre as relações entre o ensino presencial e a distância

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Artigo Publicado na revista Eletrônica F@pciência, Apucarana-PR, v.1, n.1, 61-66, 2007. INCLUSÃO DIGITAL

Artigo Publicado na revista Eletrônica F@pciência, Apucarana-PR, v.1, n.1, 61-66, 2007. INCLUSÃO DIGITAL Artigo Publicado na revista Eletrônica F@pciência, Apucarana-PR, v.1, n.1, 61-66, 2007. Resumo INCLUSÃO DIGITAL Leandro Durães 1 A inclusão digital que vem sendo praticada no país tem abordado, em sua

Leia mais

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa

Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa Pedagogia Prof. Marcos Munhoz da Costa Tecnologias da informação e mídias digitais na educação Objetivos deste tema Refletir sobre as mudanças de experiências do corpo com o advento das novas tecnologias;

Leia mais

Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1

Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1 Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1 Janilce Silva Praseres 2 Sandra Antonina Barrozo de Oliveira 3 Universidade Federal

Leia mais

IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA IMERSÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIADA POR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA QUARESMA, Cíndia Rosa Toniazzo 1 Palavras-chave: Formação de Professores,

Leia mais

Curso de Especialização em Saúde da Família

Curso de Especialização em Saúde da Família MÓDULO: FAMILIARIZAÇÃO TECNOLÓGICA COM EAD UNIDADE 03 DOCÊNCIA E TUTORIA NA EAD Prof. Msc Rômulo Martins 2.1 Introdução A Educação a Distância, por meio dos inúmeros recursos didáticos e tecnológicos,

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR As transformações sociais no final do século passado e início desse século, ocorridas de forma vertiginosa no que diz respeito aos avanços tecnológicos

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Projeto Político-Pedagógico Estudo técnico de seus pressupostos, paradigma e propostas Introdução A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

1ª Oficina - 2013 Curso 4

1ª Oficina - 2013 Curso 4 1ª Oficina - 2013 Curso 4 1ª Oficina - 2013 Curso 4 Bem-vindo ao curso de formação de Professores do Programa Um Computador por Aluno PROUCA Iniciamos o nosso curso de formação desenvolvendo a 1ª Oficina

Leia mais

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES edsoncrisostomo@yahoo.es

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA: Uma estratégia de integração curricular Daiele Zuquetto Rosa 1 Resumo: O presente trabalho objetiva socializar uma das estratégias de integração curricular em aplicação

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE Bruna de Souza Martins 96 Amanda Iark 97 Instituto

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS

A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS A IMPORTÂNCIA DOS FUNCIONÁRIOS NO PROCESSO EDUCATIVO NAS ESCOLAS Carine Ferreira Machado Virago 1 Carla Cristiane Costa 2 Resumo: A nova conjuntura educacional, voltada especialmente a uma educação integral

Leia mais

Observatórios Virtuais

Observatórios Virtuais UNIVASF: UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE SÃO FRANCISCO TRABALHO DE ASTROFÍSICA ALUNO: PEDRO DAVID PEDROSA PROFESSOR: MILITÃO CURSO: MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA Observatórios Virtuais

Leia mais

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA RESUMO Elissandra de Campos Viegas; Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade

Leia mais

LOCALIZAÇÃO: PAVIMENTO TÉRREO IDENTIFICAÇÃO ÁREA (M 2 ) CAPACIDADE Auditório 367,23 406

LOCALIZAÇÃO: PAVIMENTO TÉRREO IDENTIFICAÇÃO ÁREA (M 2 ) CAPACIDADE Auditório 367,23 406 INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E TECNOLÓGICA As salas de aula da FACULDADE BARRETOS estão aparelhadas para turmas de até 60 (sessenta) alunos, oferecendo todas as condições necessárias para possibilitar o melhor

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de maio de 2012

COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de maio de 2012 COMUNICADO n o 001/2012 ÁREA DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA NOVOS APCNS 2012 Brasília, 22 de maio de 2012 IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Ensino PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2012 ANO DE PUBLICAÇÃO DESTE DOCUMENTO:

Leia mais