LIP E SEUS BENEFÍCIOS AO ALCANCE DO PROFISSIONAL DE ESTÉTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LIP E SEUS BENEFÍCIOS AO ALCANCE DO PROFISSIONAL DE ESTÉTICA"

Transcrição

1 LIP E SEUS BENEFÍCIOS AO ALCANCE DO PROFISSIONAL DE ESTÉTICA Ft. Esp. Flávia M. Pirola - Consultora Técnica BIOSET -Docente convidada das pós graduações Ft DF Gama Filho, Uniararas, Ibrape, CBES - Colaboradora do livro Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas com o capítulo de Luz Intensa Pulsada (Fábio Borges) - Membro aspirante Sociedade Brasileira de Laser

2 DEFINIÇÃO Conhecida como Luz Intensa Pulsada, Luz Pulsada Variável ou Luz Pulsada Controlada é compreendida pela emissão de flashs de luz de alta intensidade e duração controlada diretamente sobre a pele do paciente, na região em tratamento, por intermédio de um sistema eletrônico microprocessado específico para esta finalidade e com comprimento de onda que abrange a faixa de 420 a 1100 nm. LASER: monocromático. (L'esperance, 1966; Dishington et al, 1974; Verhagen, 1966).

3 FLASHLAMPS A lâmpada de xenônio, primeiramente desenvolvida como uma fonte de energia para os raios laser, vem sendo usada terapeuticamente com aplicações diretas de sua energia nos equipamentos de IPL, sob a forma de flashlamps circuitos elétricos que promovem um repentino estouro num fusível, gerando uma luz brilhante. (Dishington et al, 1974) Da mesma forma que os lasers, os flashlamps de IPL começaram a ser usados com propósitos médicos nos anos 1960 e, na última metade da mesma década, surgiram dados em uma publicação sobre tratamentos nos olhos e em problemas na pele. (L'esperance, 1966; Verhagen, 1966).

4 Cor - Comprimento de Onda (nm) Violeta Azul Verde Amarelo Laranja Vermelho

5 CARACTERÍSTICAS DA LIP Policromaticidade: - Efeito de radiação luminosa que mistura duas ou mais cores, como a luz branca do sol ou a emitida por uma lâmpada comum. - Esse espectro luminoso em geral possui uma faixa de 320nm a 1200nm. - A principal diferença entre a radiação da LIP e da radiação a LASER é que esta última possui somente uma cor: monocromática. - Nos equipamentos de IPL, a seleção do comprimento de onda apropriado para cada aplicação terapêutica é realizada por meio de filtros ópticos seletivos. (Anderson et al, 1983).

6

7

8 Incoerência: - Diferente do LASER, a energia do equipamento de IPL é emitida em todas as direções. - O direcionamento do feixe luminoso IPL é realizado por meio de refletores espelhados especiais colocados atrás da lâmpada de xenônio. Não colimado: - A luz da IPL possui divergência angular muito grande, não havendo um ponto focalizado como se fosse uma lâmpada comum.

9

10 CLASSIFICAÇÃO DE FITZPATRICK

11

12 Absorção: - A luz é absorvida por componentes fotorreceptivos do tecido alvo, denominados cromóforos (cromo = cor / phoro = portador), que convertem a energia luminosa em calor através da absorção (Halliday et al, 2006). - Os cromóforos são (Goldman, 1998; Ross, 2006; Goldberg aet al, 2006): Melanina: capta radiação UV(340 a 1000nm); luz verde (532nm) e radiação IV (800 a 1200nm). Hemoglobina: capta radiação UVA (300nm), luz azul (450nm), luz verde (520 a 540nm) e luz amarela (570 a 580nm). Colágeno: capta luz visível (380 a 780nm) e radiação IV (800 a 1200nm). Água: capta radiação IV (acima de 1200nm).

13 FUNCIONAMENTO DA IPL Quando acionado o disparo no equipamento de IPL, a energia elétrica, previamente armazenada pelo equipamento, é liberada em fração de segundos com intensidade (J/cm²) e tempo de duração (ms) previamente programados. Essa energia é transmitida diretamente para a lâmpada, a qual transforma a energia elétrica acumulada em energia luminosa calor.

14 INTERAÇÃO LUZ - TECIDO Fototérmico: a energia luminosa é absorvida e transformada em calor, provocando coagulação do tecido-alvo. Fotoquímico: ativações de reações químicas. Fototermólise Seletiva: a combinação do comprimento de onda com a duração do pulso luminoso emitido proverá a energia necessária para lesar somente o tecido-alvo, com o mínimo de lesão das regiões adjacentes. (Osório & Torezan, 2002; Badin & Moraes, 1998, Hee et al, 2006; Raulin, 1997; Anderson, 1983; Goldman, 1998; Dierickx et al, 1995; Dover et al, 1999; Ross,2006)

15 MECANISMO DE AÇÃO A LIP atua por desnaturação de moléculas através do aumento de temperatura na região. As moléculas agem como antenas absorvendo diferentes comprimentos de onda. Escolhendo o comprimento de onda ideal para cada indicação, a fluência e duração do pulso suficientes para lesar a estrutura-alvo mas sem lesar tecido são, obtém-se a resposta desejada minimizando os efeitos colaterais. (Osório & Torezan, 2002; Badin & Moraes, 1998; Hee et al, 2006; Raulin, 1997; Anderson, 1983; Goldman, 1998; Dierickx et al, 1995; Dover et al, 1999; Ross,2006)

16 MECANISMO DE AÇÃO Fonte de luz estrutura alvo calor nas células microlesão localizada desnaturação por efeito térmico dano térmico ao tecido circundante. Elementos básicos da fototermólise seletiva: 1- Comprimento de onda que alcance e seja preferencialmente absorvido pelo alvo. 2- Tempo de exposição menor ou igual ao necessário para que as estruturas alvo se resfriem. 3- Fluência suficiente para alcançar a temperatura para danificar o alvo.

17 A maioria dos comprimentos de onda (300 a 1200nm) tem afinidade com a melanina, ocorrendo um pico máximo de absorção em torno de 532nm. Peles mais escuras (Classificação de Fitzpatrick), há mais absorção de luz. Quanto maior for a quantidade de melanina, maior a chance de sequelas desagradáveis: queimaduras, manchas hipocrômicas ou hipercrômicas. Precauções: emprego de soluções simples como aplicação de compressas de gelo previamente à aplicação ou mesmo o próprio sistema de refrigeração do aplicador (caso o equipamento disponibilize), para que haja dissipação de calor nas primeiras camadas da pele. (Pirola & Giusti in Borges, 2010; Osório & Torezan, 2002)

18 ESTRIAS A IPL é indicada para o tratamento de estrias, por causa das características semelhantes de respostas ao rejuvenescimento tecidual. Proporciona resultados benéficos, como melhora da elasticidade, textura e coloração das estrias, principalmente naquelas que se apresentam em estado inicial de surgimento, como na fase avermelhada. Porém, apresenta, também, resultados satisfatórios em estrias brancas. Os resultados são potencializados quando, após aplicações com IPL, ministra-se tretinoína ou ácido glicólico, de uso tópico.

19 ESTRIAS Avaliação pré-tratamento: excluir mulheres em período de amamentação, que apresentem sinais de cushing ou histórico de ingestão de corticoide próxima à avaliação e/ou pré-tratamento. Orientar, após a aplicação do IPL, o uso de protetor ou bloqueador solar, mínimo de 15 FPS, e evitar a exposição solar durante o período de aplicação. Poderá ocorrer uma pigmentação inflamatória, após a aplicação da luz, que desaparecerá após algumas semanas, podendo ser resolvida também com o uso tópico de hidrocortisona prescrita pelo médico. (Pérez et al, 2002; Requena & Sanches, 1997; Pribanich et al, 1994).

20

21 POIQUILODERMIA DE CIVATTE, FOTORREJUVENESCIMENTO, TELANGECTASIAS O tratamento do fotoenvelhecimento com a IPL é baseado na absorção seletiva da luz pela hemoglobina e colágeno, promovendo o reparo dérmico e subsequente síntese de colágeno, fenômeno pelo qual promoverá o rejuvenescimento da pele. *Sem efeito lifting / 3 a 4 dias após. (Weiss et al, 2002)

22

23

24

25

26

27 DISCROMIAS, HEMANGIOMAS E MELANOSES Nos casos de melanoses, ocorre lise de melanossomas por ação do calor e a melanina é fragmentada em pequenas partículas, e as células que contêm melanina (melanócitos e ceratinócitos) são danificadas, apresentando respostas a luz como: - Acinzamento: dispersão da melanina. - Escurecimento: agregação da melanina. - Eritema ao redor da lesão: inflamação do local. - Clareamento: tardiamente. Podem formar uma crosta fina na superfície que se despregam em torno de 10 a 12 dias após a aplicação, não devendo ser extraída.

28

29

30 FOTOEPILAÇÃO Pelo: - Matéria semiviva - Influência direta de hormônios - Crescimento vascularização folículo - Fases do pelo * (Sadick et al, 2004; Sampaio & Rivitti, 2007)

31 Observação: os vasos sanguíneos são fundamentais para o crescimento do pelo; são eles que levam nutrientes até a papila dérmica permitindo a reprodução celular, que também serão um dos alvos da luz para destruir o folículo piloso. Finalmente, para que se obtenha um resultado satisfatório em epilação eficaz e duradora, faz-se necessário a destruição das partes essenciais na reprodução do pelo, como bulge, papila dérmica e vasos sanguíneos.

32 FASES DO PELO

33 FASE ANÁGENA - Fase de crescimento da matriz, com rápida proliferação de células. - Nível do subcutâneo / pelo anágeno arrancado gelatina em volta. - A duração dessa fase é variável entre as diferentes regiões do corpo. - Essa fase é o alvo temporal do tratamento por IPL, pois com a rápida divisão celular ocorre o maior pico de produção e concentração de melanina.

34 FASE CATÁGENA - Fase de transição entre a anágena e a telógena, caracterizada pela atrofia do folículo que regride a um terço de suas dimensões anteriores. - Interrompe-se a melanogênese na matriz e a proliferação celular diminui até cessar. - A extremidade do pelo assume forma de clava, constituindo o pelo em clava. - A duração dessa fase é de cerca de 3 semanas.

35 FASE TELÓGENA - Fase na qual o pelo se desprende e o folículo entra em repouso, tornando-se quiescente e reduzindose à metade de seu tamanho normal. - Há uma desvinculação completa entre a papila dérmica e o pelo em eliminação. - Essa fase dura 3 a 4 meses.

36 DEPILAÇÃO DEFINITIVA? Folículos pilossebáceos não estão sincronizados na mesma fase. É importante a distinção entre redução permanente e depilação definitiva, uma vez que após o tratamento completo não há eliminação total, mas substituição de pelos grossos por pelos finos e claros. O pelo não destruído retorna com diâmetro, número e qualidade modificados. (Pirola & Giusti in Borges, 2010)

37 IPL atinje até os pelos de maior implantação em torno e 4 mm a 7 mm. A destruição do pelo se faz por coagulação dependente de parâmetros apropriados: fluência (dose), comprimento da onda, duração de pulso = 60 ºC destruição do folículo. Quando esse fenômeno não é atingido, os pelos se enfraquecem, porém, crescem novamente e de modo mais lento. (Sadick etal, 2004; Sampaio & Rivitti, 2007; Sadick et al, 2000)

38

39 CORES DE PELOS Vale ressaltar que pelos mais grossos e mais escuros absorvem mais energia, proporcionando um resultado mais rápido, enquanto os mais finos e/ou mais claros requerem maior número de aplicações. Nenhum equipamento de luz é eficaz na epilação de pelos brancos, uma vez que o folículo não dispõe de boa irrigação e é desprovido de melanina, não havendo possibilidade do processo de fototermólise seletiva. (Pirola & Giusti in Borges, 2010)

40 FLUÊNCIA (J/CM²) Quanto maior a fluência, melhor a eficácia da depilação; porém, vale ressaltar que a eficácia depende da interação da destruição do folículo sem lesão de estruturas adjacentes = EPIDERME. OBS: programas prontos**** - Resfriamento da epiderme: as chances de queimaduras.

41

42

43

44 ACNE Comprimentos de onda visíveis de 400 a 570nm porfirinas endógenas oxidação da Propionibacterium acnes. Luz verde: porfirina torna-se quimicamente ativa e libera oxigênio bactéria, que é anaeróbica, e a destrói. Luz vermelha: cessa todo o processo inflamatório e, desse modo, há a finalização da reação química e destruição total da Propionibacterium acnes. (Rojanamatin & Choawawanich, 2006).

45 400 nm 600 nm Poro bloqueado Inflamação folículo Porfirinas P.Acne Glândula sebacea

46

47 MEDIDAS DE SEGURANÇA Conhecer os riscos envolvidos na utilização. Conhecer os parâmetros do equipamento. Treinamento adequado e pela familiarização do usuário com as indicações e com o uso de seus dispositivos/aplicadores. Proteção dos olhos. Proteção de áreas íntegras ao redor de uma lesão pigmentar, por exemplo.

48 PREPARO PARA A APLICAÇÃO Classificação de: Fitzpatrick, espessura e cor do pelo ou da lesão pigmentada. Anamnese completa com atenção às precauções e contraindicações. Termo de consentimento. Depilação: o pelo cortado com lâmina de barbear, previamente à sessão (pode ser de 2 a 3 dias antes) ou raspado imediatamente antes = variável com o equipamento utilizado. Durante tratamento epilatório: usar somente lâmina. CERA ****?

49

50 CUIDADOS PÓS Compressas geladas ou cosméticos calmantes (máscaras). Pomadas **** Utilizar bloqueador solar ou um FPS. Evitar ao máximo exposição solar.

51 Terapias combinadas: ácidos de baixa concentração. O uso de maquilagem deve ser evitado em caso de formação de crostas ou descamação. Evitar deixar cair água muito quente no local no mesmo dia da aplicação. Respeitar os intervalos mínimos entre as sessões para que não haja fotossensibilidade. Usar roupas confortáveis e leves no dia da aplicação.

52 CONTRAINDICAÇÕES Isotretinoína (roacutan). Medicamentos via oral e tópica à base de corticoides, anticoagulantes há mais de 3 meses. Ácido acetilsalicílico, medicamentos anti-inflamatórios não hormonais. Medicamentos fotossensibilizantes fortes. Pacientes bronzeados e em exposição contínua aos raios UV há pelo menos quatro semanas antes do tratamento. Pelos brancos. Dermatoses desencadeadas ou agravadas pela luz.

53 Pacientes com histórico de queloides. Lactantes e gestantes (contraindicação relativa). Distúrbios hormonais. Pigmentação irregular. Diabetes descontrolada. Sinais de infecção e inflamação de pele, doenças inflamatórias, imunodeficiência. Sensibilidade à radiação da luz. Neoplasias e metástases.

54 COMPLICAÇÕES E INTERCORRÊNCIAS Ligeira ardência Hiperemia Prurido Bolhas Crostas Discromias Cicatrizes hipertróficas

55

56

57

58 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS VERHAGEN, A. R. Light tests and pathogenetic wavelengths in chronic polymorphous light dermatosis. Dermatologica. 1966;133(4): L'ESPERANCE, F. A. Jr. Clinical comparison of xenon-arc and laser photocoagulation of retinal lesions. Archives of Ophthalmology Jan;75(1):61-7. FDA Docket K August HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de Física V1. Editora LTC. 7. ed. São Paulo: 2006 GORDON, J.P.; ZIEGLER, H.J.; TOWNES, C.H. The MASER: New type of amplifier, frequency standard and spectrometer. Physiol Rev 99: , 1995 in BADIN, A. Z. D.; MORAES, L. M.; ROBERTS III, T.L. Rejuvenescimento Facial a Laser. Editora Revinter. Rio de Janeiro: 1998 Anderson RR, Parrish RR. Selective photothermolysis: Precise microsurgery by selective absorption of pulsed radiation. Science 1983;220: Goldman MP. Treatment of benign vascular lesions with the PhotoDerm VL high-intensity pused light source. Adv Dermatol 1998;13: DIERICKX, C. C.; CASPARIAN, J. K.; Venugopalan V, Farinelli WA, Anderson RR. Thermal relaxation of port-wine stains vessels probes in vivo: The need for 1 10-millisecond laser puse treatment. J Invest Dermatol 1995;105:

59 DOVER, J.S.; SADICK, N. S.; GOLDMAN M.P. The role of lasers and light sources in the treatment of leg veins. Dermatol Surg 1999;25: BADIN, A. Z. D.; MORAES, L. M.; ROBERTS III, T.L. Rejuvenescimento Facial a Laser. Editora Revinter. Rio de Janeiro: 1998 OSÓRIO, N.; TOREZAN, L. A. R. Laser em Dermatologia - Conceitos Básicos e Aplicações. Editora Roca. São Paulo: ROSS, E. V. Laser versus intense pulsed light: competing technologies in dermatology. Lasers Surg Med 2006;38: HEE L. J.; HUH, C. H.; YOON, H. J.; CHO, K. H.; CHUNG, J. H. Photo-epilation results of axillary hair in dark-skinned patients by intense pulsed light: comparison between different wavelength and pulse width. Dermatol Surg 2006;32: BOECHAT, A. A. P. et al. Bend loss in large core multimode optical fiber beam delivery system. Appl Opt 30: 321-7, 1991 RAULIN, C.; GREVE, B.; et al. Laser und IPL - Technologie in der Dermatologie und A sthetischen Medizin. 1st edition. New York: Schattauer Stuttgart; RAULIN, C.; SCHROETER, C. Treatment possibilities with an intense, pulsed light source (PhotoDerm1 VL). Hautarzt 1997;48: GOLDBERG, D. J; et al. Laser em Dermatologia. Editora Santos. São Paulo: 2007 GOLDBERG, D. J.; ROHRER, T. E.; DOVER, J. S.; et al. Laser e Luz V1. Editora: Elsevier. São Paulo: 2006

60 PÉREZ, E. H.; CHARRIER, E. C.; IBIETT, E. V. Intense Pulsed Light in the Treatmente of Stiae Distensae. Dermatol and Surg, 2002, December 28:12. REQUENA, L.; SÁNCHES YUS, E. Striae distensae. Dermatopathol Pract Concept, 1997; 3: PRIBANICH, S.; SIMPSON, F. G.; HELD, B. et al. Lowdose tretinoin does not improve striae distensa: a double-blind, placebo-controlled study. Cutis, 1994; 54: WEISS, R. A.; WEISS, M. A.; BEASLEY, K. L. Rejuvenation of Photoaged skin: 5 years results with intense pulsed light of the face, neck, and chest. Dermatol Surg, 2002; 28: ANDERSON, K. L.; LEAVITT, M.; NISAR, N. Photo Rejuvenation utilizing a krypton light source: a clinical and histological study. Advanced Dermatology, Goldberg DJ. New collagen formation after dermal remodeling with an intense pulsed light source. J. Cutan Laser Ther 2000; 2: Bitter PH. Noninvasive Rejuvenation of Photodamaged Skin Using Serial, Full Face, intense Pulsed Light Treatments. Dematol. Surg Sep; 26/9) : ; discussion 843. HEDELUND, L, DUE, E, BJERRING, P, CHRISTIAN, W, HAEDERSDAL, M. Skin rejuvenation using Intense Pulsed Light. Arch Dermatol, v. 142, Aug CARRUTHERS J, CARRUTHERS A. The effect of full-face broadband light treatments alone and in combination with bilateral crow s feet botulinum toxin type A chemodenervation Dermatol Surg. 2004;30: WEISS, R.; GOLDMAN, M.; WEISS, M. Treatment of poikilodermia of Civatte with an intense pulsed light source. Dermatol Surg 2000; 26:823 8.

61 OBRIGADA!!!!

LUZ INTENSA PULSADA. Princípios Básicos. Dra Dolores Gonzalez Fabra

LUZ INTENSA PULSADA. Princípios Básicos. Dra Dolores Gonzalez Fabra LUZ INTENSA PULSADA Princípios Básicos Dra Dolores Gonzalez Fabra Fazemos o Uso da L.I.P. ( não é laser) e do laser de Nd Yag, conforme a necessidade. * L.I.P. para lesões pigmentares, telangectasias,

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra LUZ INTENSA PULSADA Princípios Básicos - P arte II FOTOREJUVENESCIMENTO Dra Dolores Gonzalez Fabra O Que é Fotorejuvescimento? Procedimento não ablativo e não invasivo. Trata simultaneamente hiperpigmentações,

Leia mais

Elight + IPL 01. Fotodepilação Fotorejuvenescimento Tratamento de lesões vasculares Tratamento do acne e pigmentação

Elight + IPL 01. Fotodepilação Fotorejuvenescimento Tratamento de lesões vasculares Tratamento do acne e pigmentação Elight + IPL 01 Fotodepilação Fotorejuvenescimento Tratamento de lesões vasculares Tratamento do acne e pigmentação 1. ELIGHT VS IPL O IPL (Luz Pulsada Intensa) é a última tecnologia desenvolvida após

Leia mais

O que é Depilação com Laser?

O que é Depilação com Laser? O que é Depilação com Laser? Autor Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Clínica Naturale Av. Moema, 87 cj 51-52, Moema, São Paulo - SP, Brasil Fone 11 50511075 Clínica Naturale 2008 Pêlos indesejáveis são

Leia mais

O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER

O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER O TITAN, A LUZ PULSADA e o ND: YAG Clínica Naturale 2008 Autor Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Clínica Naturale Av. Moema, 87 cj 51-52, Moema, São Paulo - SP, Brasil

Leia mais

Multiplataforma expansível que oferece. a exclusiva tecnologia ELOS. www.skintecmedical.com.br. Sinergia da Luz e Radiofrequência

Multiplataforma expansível que oferece. a exclusiva tecnologia ELOS. www.skintecmedical.com.br. Sinergia da Luz e Radiofrequência Multiplataforma expansível que oferece TM a exclusiva tecnologia ELOS Sinergia da Luz e Radiofrequência Ajuste individual da Energia Óptica e da Energia de RF para alcançar a máxima eficiência. Interface

Leia mais

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos A etnia confere características herdadas que devem ser valorizadas na indicação de procedimentos e tratamentos e na avaliação de

Leia mais

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado.

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. Histórico A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. A pele bronzeada tornou-se moda, sinal de status e saúde. Histórico

Leia mais

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria Acne Como Podemos Tratar em Parceria Ademir Júnior - Médico Fabiana Padovez Esteticista Espaço de Medicina e Saúde Dr Ademir Júnior Universidade Anhembi Morumbi Acne Nome popular: Cravos e Espinhas Doença

Leia mais

exceto para hipertensão. As pacientes responderam a dois questionários depois de terminado o tratamento. O questionário um perguntava qual q

exceto para hipertensão. As pacientes responderam a dois questionários depois de terminado o tratamento. O questionário um perguntava qual q AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO PARA REJUVENESCIMENTO COM O LED (LIGHT EMMITING DIODES) Bhertha M. Tamura (Assistente da Universidade de Santo Amaro, Colaboradora da Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade

Leia mais

APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA

APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA Questões associadas à aplicação dos lasers na Medicina Princípios Físicos e aspectos técnicos do equipamento Interacção da luz laser com os tecidos: fotocoagulação, fotovaporização,

Leia mais

Laser um aliado na dermatologia. Laser an ally in dermatology

Laser um aliado na dermatologia. Laser an ally in dermatology Seção Aprendendo Rev Med (São Paulo). 2007 abr.-jun.;86(2):64-70. Laser um aliado na dermatologia Laser an ally in dermatology Régia Celli Ribeiro Patriota 1 Patriota RCR. Laser um aliado na dermatologia.

Leia mais

Um novo conceito em peeling sequencial. Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista

Um novo conceito em peeling sequencial. Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista Um novo conceito em peeling sequencial Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista O QUE É O PEELING 3D? Método diferenciado e patenteado de peeling superficial sequencial

Leia mais

1.000.000 de disparos

1.000.000 de disparos Design exclusivo 1.000.000 de disparos Tela touch screen de 8 com seleção dos parâmetros de tratamento: manuseio simples e interface interativa Contador do número de disparos da lâmpada Chave de segurança

Leia mais

C O F F I T O CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

C O F F I T O CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL PARECER DO GRUPO DE TRABALHO FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL LUZ INTENSA PULSADA (IPL ou LIP) Utilizando o princípio da fototermólise seletiva, ganharam popularidade aparelhos de emissão de luz intensa pulsada

Leia mais

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções:

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: CUIDADOS COM A PELE A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: Regular a temperatura do nosso corpo; Perceber os estímulos dolorosos e agradáveis; Impedir a entrada

Leia mais

AA 2-G (Vitamina C estabilizada)

AA 2-G (Vitamina C estabilizada) AA 2-G (Vitamina C estabilizada) INCI NAME: Ácido ascórbico-2-glicosilado CAS Number: 129499-78-1 Descrição: O AA2G (Ácido Ascórbico 2-Glicosídeo) é a vitamina C (ácido ascórbico) estabilizada com glicose.

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA. Profile BBL. www.traderm.com.br

LUZ INTENSA PULSADA. Profile BBL. www.traderm.com.br LUZ INTENSA PULSADA 1 Profile BBL A Luz Intensa Pulsada (LIP) veio para ficar. Há cerca de 15 anos, quando foi lançada, havia um descrédito muito grande ao uso da LIP. A idéia inicial seria substituir

Leia mais

O EFEITO DA LUZ INTENSA PULSADA EM MANCHAS SENIS: UM RELATO DE CASO.

O EFEITO DA LUZ INTENSA PULSADA EM MANCHAS SENIS: UM RELATO DE CASO. O EFEITO DA LUZ INTENSA PULSADA EM MANCHAS SENIS: UM RELATO DE CASO. Janaína Bastos da Silva¹ Jussara Baronio² Felipe Lacerda³ Vandressa Bueno Resumo: A literatura sugere que a luz intensa pulsada tem

Leia mais

43 225 321 027 5.000,00 4250-062 PORTO

43 225 321 027 5.000,00 4250-062 PORTO LASER DÍODO 808 nm Tratamento permanente para todos os tipos de cores de pêlo: Buço, barba, pêlos no peito, axilas, pêlos nas costas, pêlos nos braços, pêlos nas pernas e pêlos indesejáveis fora da linha

Leia mais

Peeling Diamante. Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele

Peeling Diamante. Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele Promove o rejuvenescimento da pele Atenua rugas e linhas finas Eficaz no tratamento de estrias Altamente indicado no tratamento de cicatrizes de acne

Leia mais

24/03/2014. Enzimocosmética, peeling químico e despigmentantes: Clareamento de Pele 100% seguro para todos os fototipos

24/03/2014. Enzimocosmética, peeling químico e despigmentantes: Clareamento de Pele 100% seguro para todos os fototipos Enzimocosmética, peeling químico e despigmentantes: Clareamento de Pele 100% seguro para todos os fototipos Marcela Altvater canaldoprofissional@buonavita.com.br ENZIMOCOSMÉTICA NA RENOVAÇÃO CELULAR Para

Leia mais

1- Fonte Primária 2- Fonte Secundária. 3- Fonte Puntiforme 4- Fonte Extensa

1- Fonte Primária 2- Fonte Secundária. 3- Fonte Puntiforme 4- Fonte Extensa Setor 3210 ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Calil A Óptica estuda a energia denominada luz. 1- Quando nos preocupamos em estudar os defeitos da visão e como curá-los, estamos estudando a Óptica Fisiológica. Estudar

Leia mais

LASER. Prof. Gabriel Villas-Boas

LASER. Prof. Gabriel Villas-Boas LASER Prof. Gabriel Villas-Boas INTRODUÇÃO O termo Laser constitui-se numa sigla que significa: Amplificação da Luz por Emissão Estimulada da Radiação. Esta radiação é constituída por ondas eletromagnéticas,

Leia mais

THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro.

THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro. THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro. Thalitan é um complexo formado por um oligossacarídeo marinho quelado a moléculas de magnésio e manganês. Esse oligossacarídeo é obtido a partir da despolimerização

Leia mais

28-02-2015. Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 23/02/2015

28-02-2015. Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 23/02/2015 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2. O ozono como filtro protetor da Terra. Formação e decomposição do ozono na atmosfera. Filtros solares. Alternativas aos CFC. Como se mede

Leia mais

Despigmentantes ou agentes clareadores:

Despigmentantes ou agentes clareadores: Despigmentantes ou agentes clareadores: Na pele os melanócitos estão presentes na camada basal da epiderme,na junção dermoepiderme e são responsáveis pela produção de melanina. Ocorrem numa taxa de aproximadamente

Leia mais

Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra

Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra Departamento de Zoologia da Universidade de Coimbra Armando Cristóvão Adaptado de "The Tools of Biochemistry" de Terrance G. Cooper Como funciona um espectrofotómetro O espectrofotómetro é um aparelho

Leia mais

LASER histórico e aplicações

LASER histórico e aplicações LASER histórico e aplicações Marina Scheid Matheus Hennemann Biofísica III Prof. Edulfo Diaz Histórico 1905 Albert Einstein, com auxílio de Max Planck Luz: pacotes discretos e bem determinados Fótons Histórico

Leia mais

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay O que é Acne? Acne é uma condição da pele que ocorre quando os pelos ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias

Leia mais

CRIOLIPÓLISE E O CONGELAMENTO DA GORDURA

CRIOLIPÓLISE E O CONGELAMENTO DA GORDURA CRIOLIPÓLISE E O CONGELAMENTO DA GORDURA Síndrome da desarmonia corporal Conjunto de alterações que afetam a estética corporal: Celulite Alterações da gordura corporal Alterações musculares Adiposidade

Leia mais

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR INTRODUÇÃO Zeferina Alexandra Trizotti da Silva Talita de Oliveira da Silva A acne é uma das alterações cutâneas mais comuns, sua

Leia mais

Email pt@500cosmeti cs.com. Telefone +351 211143921

Email pt@500cosmeti cs.com. Telefone +351 211143921 Email pt@500cosmeti cs.com Telefone +351 211143921 U- DER MA Dispositivo anti-espinhas pela luz LED azul U-Derma é um dispositivo eletrônico portátil para o tratamento específico de espinhas e impurezas.

Leia mais

TERAPIA FOTODINÂMICA

TERAPIA FOTODINÂMICA TERAPIA FOTODINÂMICA Terapia Fotodinâmica Estudo e desenvolvimento de novas tecnologias. Seu uso por podólogos brasileiros é anterior a 1995. Usado por podólogos em outros países, desde a década de 80.

Leia mais

Um encontro com o futuro

Um encontro com o futuro Um encontro com o futuro Catálogo de Produtos - ESTÉTICA Elite O Elite é a solução mais completa de fototerapia mundial com excelente performance no tratamento de acne, manchas na pele, olheiras, marcas

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). A PELE CONHECENDO

Leia mais

Um encontro com o futuro

Um encontro com o futuro Um encontro com o futuro PROTOCOLOS NA ESTÉTICA - Facial 1 2 3 indicação de cada cliente ou resposta ao tratamento. Papel da Luz no Estímulo ao Colágeno Leds Azuis: A absorção da luz pelas células leva

Leia mais

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar.

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. Proteção Solar PERFECT*SUN Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. A Radiação Solar é composta por diversos raios, com diferentes comprimentos de onda, conforme

Leia mais

MENOPAUSA E PELE. Dra Cintia Lima Procopio

MENOPAUSA E PELE. Dra Cintia Lima Procopio MENOPAUSA E PELE Dra Cintia Lima Procopio Graduação em Medicina pela Universidade de Cuiabá- UNIC. Pós-graduação em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ Titulo de Especialista

Leia mais

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO Melissa Betel Tathiana Bombonatti A endermoterapia foi criada na França em 1970 por Louis Paul Guitay. Ele sofreu um grave acidente de carro que causou queimaduras de

Leia mais

Modos de Propagação. Tecnologia em Redes de Computadores 5º Período Disciplina: Sistemas e Redes Ópticas Prof. Maria de Fátima F.

Modos de Propagação. Tecnologia em Redes de Computadores 5º Período Disciplina: Sistemas e Redes Ópticas Prof. Maria de Fátima F. Modos de Propagação Tecnologia em Redes de Computadores 5º Período Disciplina: Sistemas e Redes Ópticas Prof. Maria de Fátima F. Bueno Marcílio 1 Modos de Propagação Antes de iniciarmos o estudo dos tipos

Leia mais

Um encontro com o futuro

Um encontro com o futuro Um encontro com o futuro PROTOCOLOS NA ESTÉTICA - Corporal 1 2 3 Papel da Luz no Estímulo ao Colágeno Leds Azuis: A absorção da luz pelas células leva ao aparecimento de radicais livres de oxigênio (O--)

Leia mais

Ácido Retinóico (Tretinoina)

Ácido Retinóico (Tretinoina) Material Técnico Ácido Retinóico (Tretinoina) Identificação Fórmula Molecular: C 20 H 28 O 2 Peso molecular: 300,4 DCB / DCI: 08848 Tretinoina CAS: 302-79-4 INCI: Não aplicável Denominação botânica: Não

Leia mais

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. L.A.S.E.R. Introdução Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Introdução Em 1900 o físico alemão Max Planck apresentou uma explanação

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA O trabalho se inicia com uma avaliação diagnóstica (aplicação de um questionário) a respeito dos conhecimentos que pretendemos introduzir nas aulas dos estudantes de física do ensino médio (público alvo)

Leia mais

Espectometriade Fluorescência de Raios-X

Espectometriade Fluorescência de Raios-X FRX Espectometriade Fluorescência de Raios-X Prof. Márcio Antônio Fiori Prof. Jacir Dal Magro FEG Conceito A espectrometria de fluorescência de raios-x é uma técnica não destrutiva que permite identificar

Leia mais

CÂNCER DA PELE PATROCÍNIO

CÂNCER DA PELE PATROCÍNIO Luizinho e Chiquinho CÂNCER DA PELE PATROCÍNIO SBD: DERMATOLOGISTA COM TÍTULO DE ESPECIALISTA CUIDANDO DE VOCÊ. Luizinho/Chiquinho e o câncer da pele Oi Luiz. NOssO país é privilegiado, pois temos sol

Leia mais

Adapel. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Gel 1 mg/g

Adapel. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Gel 1 mg/g Adapel Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Gel 1 mg/g ADAPEL adapaleno APRESENTAÇÃO Gel de 1 mg/g: embalagem com 20 g. USO DERMATOLÓGICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 12 ANOS COMPOSIÇÃO Cada grama de

Leia mais

Radiação UV e fotodano cutâneo. Luis Fernando Tovo

Radiação UV e fotodano cutâneo. Luis Fernando Tovo Radiação UV e fotodano cutâneo Luis Fernando Tovo EXPECTRO DA RADIAÇÃO SOLAR FOTO-ENVELHECIMENTO X FOTODANO FOTO-ENVELHECIMENTO: superposição do dano crônico do sol sobre processo de envelhecimento intrínseco

Leia mais

ULTRA-SOM THIAGO YUKIO FUKUDA

ULTRA-SOM THIAGO YUKIO FUKUDA ULTRA-SOM THIAGO YUKIO FUKUDA Freqüência > 20kHz Depende de um meio para se propagar O que acontece quando a onda atinge um novo material? Refração: mudança na direção da onda sonora. Reflexão: A onda

Leia mais

Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios

Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios Bioafinidade dermo epidérmica para o Clareamento & Controle da pele hiperpigmentada.

Leia mais

LightSheer INFINITYTM

LightSheer INFINITYTM LightSheer INFINITYTM Descubra um mundo de infinitas possibilidades AESTHETIC.LUMENIS.COM Possibilidades infinitas de tratamento 2 2 6 = X X O Lumenis LightSheer INFINITY abre um mundo de possibilidades

Leia mais

ManualdeInstruções einformaçõestécnicas ESTERILIZADORDEAR AKR-EARD/C-36W UVC. lâmpadasequipamentosespeciais

ManualdeInstruções einformaçõestécnicas ESTERILIZADORDEAR AKR-EARD/C-36W UVC. lâmpadasequipamentosespeciais ManualdeInstruções einformaçõestécnicas ESTERILIZADORDEAR AKR-EARD/C-36W 2 3 ManualdeInstruções Avisos... 4 Ultravioleta C... 5 Descrição do Equipamento... 8 InformaçõesTécnicas Instalação... 10 Operação...

Leia mais

Física IV. Interferência

Física IV. Interferência Física IV Interferência Sears capítulo 35 Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Interferência Arco-íris = Bolha de sabão refração interferência Princípio da superposição Quando duas ou mais ondas se superpõem,

Leia mais

APLICAÇÃO DE LUZ PULSADA EM DEPILAÇÃO DE PELOS BRANCOS

APLICAÇÃO DE LUZ PULSADA EM DEPILAÇÃO DE PELOS BRANCOS 1 APLICAÇÃO DE LUZ PULSADA EM DEPILAÇÃO DE PELOS BRANCOS Vanessa Estima B. C. Tonidandel 1, Maria Magali Gosi 1, Mariangela Almeida Wada 1, Maria Goreti de Vasconcelos 2 1 Alunas do Curso de Pós-graduação

Leia mais

FOTOTERAPIA: INDICAÇÕES E NOVAS MODALIDADES

FOTOTERAPIA: INDICAÇÕES E NOVAS MODALIDADES FOTOTERAPIA: INDICAÇÕES E NOVAS MODALIDADES Dra Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck Área Técnica da Saúde da Criança e Adolescente CODEPPS SMS São Paulo MECANISMO DE AÇÃO BILIRRUBINA INDIRETA LUZ FOTOOXIDAÇÃO

Leia mais

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera Revisage3D Você verá nesta aula: Definição Envelhecimento; Sistema Tegumentar; Alterações Envelhecimento; Revisage 3D; Indicações e Contra-Indicações;

Leia mais

O USO DA LUZ INTENSA PULSADA (LIP) NO TRATAMENTO DO FOTOENVELHECIMENTO DE DORSO DAS MÃOS

O USO DA LUZ INTENSA PULSADA (LIP) NO TRATAMENTO DO FOTOENVELHECIMENTO DE DORSO DAS MÃOS O USO DA LUZ INTENSA PULSADA (LIP) NO TRATAMENTO DO FOTOENVELHECIMENTO DE DORSO DAS MÃOS AUTORES: Alessandra Grassi Salles* Cristina Pires Camargo** Rodrigo Gimenez*** César Isaac*** Marcus Castro Ferreira****

Leia mais

Phycojuvenine INCI Name: Introdução: O processo de senescência Mitocôndrias O Centro Energético Celular

Phycojuvenine INCI Name: Introdução: O processo de senescência Mitocôndrias O Centro Energético Celular Phycojuvenine INCI Name: Water (and) Laminaria Digitata Extract. Introdução: O processo de senescência Diferente das outras partes do corpo quando a pele envelhece é visível externamente. A regeneração

Leia mais

3 Modelo Evolucionário para Sustentabilidade Inteligente

3 Modelo Evolucionário para Sustentabilidade Inteligente 3 Modelo Evolucionário para Sustentabilidade Inteligente Este capítulo introduz um modelo evolucionário para a otimização dos parâmetros de uma construção de modo a minimizar o impacto da mesma sobre os

Leia mais

PARECER CRM/MS N 06/2011 PROCESSO CONSULTA CRM-MS 01/2011 CÂMARA TÉCNICA DE DERMATOLOGIA. Interessado: Dr. M.A.L

PARECER CRM/MS N 06/2011 PROCESSO CONSULTA CRM-MS 01/2011 CÂMARA TÉCNICA DE DERMATOLOGIA. Interessado: Dr. M.A.L PARECER CRM/MS N 06/2011 PROCESSO CONSULTA CRM-MS 01/2011 CÂMARA TÉCNICA DE DERMATOLOGIA Interessado: Dr. M.A.L Parecerista: Câmara Técnica de Dermatologia EMENTA: Uso de sistema a LASER para epilação

Leia mais

GNE 109 AGROMETEOROLOGIA Características Espectrais da Radiação Solar

GNE 109 AGROMETEOROLOGIA Características Espectrais da Radiação Solar GNE 109 AGROMETEOROLOGIA Características Espectrais da Radiação Solar Prof. Dr. Luiz Gonsaga de Carvalho Núcleo Agrometeorologia e Climatologia DEG/UFLA Absorção seletiva de radiação Absorção seletiva

Leia mais

Degradação de Polímeros

Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros e Corrosão Prof. Hamilton Viana Prof. Renato Altobelli Antunes 1. Introdução Degradação é qualquer reação química destrutiva dos polímeros. Pode ser causada

Leia mais

A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele

A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele A cosmetologia atualmente vem ganhando notoriedade,

Leia mais

Fibro Edema Gelóide. Tecido Tegumentar. Epiderme. Epiderme. Fisiopatologia do FibroEdema Gelóide

Fibro Edema Gelóide. Tecido Tegumentar. Epiderme. Epiderme. Fisiopatologia do FibroEdema Gelóide Lipodistrofia Ginóide Estria Discromia Distúrbios inestéticos O termo "celulite" foi primeiro usado na década de 1920, para descrever uma alteração estética da superfície cutânea (ROSSI & VERGNANINI, 2000)

Leia mais

Berlison acetato de hidrocortisona. Formas farmacêuticas: pomada e creme. Via de administração: Uso tópico (não oftálmico)

Berlison acetato de hidrocortisona. Formas farmacêuticas: pomada e creme. Via de administração: Uso tópico (não oftálmico) Berlison acetato de hidrocortisona Formas farmacêuticas: pomada e creme Via de administração: Uso tópico (não oftálmico) Apresentações: Pomada: cartucho contendo bisnaga com 15 g e 30 g Creme: cartucho

Leia mais

CRIOLIPÓLISE. EQUIPAMENTOS MÉDICO-ESTÉTICOS www.golden-lotus.pt

CRIOLIPÓLISE. EQUIPAMENTOS MÉDICO-ESTÉTICOS www.golden-lotus.pt CRIOLIPÓLISE Durante muitos anos os cientistas acreditaram que o método mais eficaz para o tratamento de gordura localizada tinha como base procedimentos associados ao calor. Recentemente foi apresentado

Leia mais

Lasers. Lasers em Medicina Diagnóstico e Terapia. Interacção da luz laser com tecidos. OpE - MIB 2007/2008. - Reflexão, absorção e scattering

Lasers. Lasers em Medicina Diagnóstico e Terapia. Interacção da luz laser com tecidos. OpE - MIB 2007/2008. - Reflexão, absorção e scattering Lasers OpE - MIB 2007/2008 - Reflexão, absorção e scattering Lasers II 2 1 - Absorção A luz que se propaga no interior de um material sofre, muitas vezes, absorção pelo material. A atenuação da irradiância

Leia mais

MODELO DE BULA. CLARIPEL creme e CLARIPEL Acquagel Hidroquinona 40mg/g. Apresentações: Creme e gel bisnagas com 10 g e 30 g USO EXTERNO

MODELO DE BULA. CLARIPEL creme e CLARIPEL Acquagel Hidroquinona 40mg/g. Apresentações: Creme e gel bisnagas com 10 g e 30 g USO EXTERNO MODELO DE BULA CLARIPEL creme e CLARIPEL Acquagel Hidroquinona 40mg/g Apresentações: Creme e gel bisnagas com 10 g e 30 g USO EXTERNO Uso em adultos e em pacientes acima de 12 anos VENDA SOB PRESCRIÇÃO

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO

COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO COMPORTAMENTO TÉRMICO DA CONSTRUÇÃO Capítulo 2 do livro Manual de Conforto Térmico NESTA AULA: Trocas de calor através de paredes opacas Trocas de calor através de paredes translúcidas Elementos de proteção

Leia mais

RELATÓRIO DE CONECTIVIDADE FIBRA OPTICA MULTIMODO

RELATÓRIO DE CONECTIVIDADE FIBRA OPTICA MULTIMODO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática JOÃO VITOR ANDRADE RELATÓRIO DE CONECTIVIDADE

Leia mais

Laser Terapêutico Vermelho (660 nm) Laser Terapêutico Infravermelho (808 nm)

Laser Terapêutico Vermelho (660 nm) Laser Terapêutico Infravermelho (808 nm) 4 Laser Terapêutico Vermelho (660 nm) Laser Terapêutico Infravermelho (808 nm) LED Azul (+/-470 nm) LED Âmbar (+/-590 nm) 4 Laser Terapêutico Vermelho (660 nm) -Absorvido por substâncias presentes na mitocôndria

Leia mais

HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito

HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito HYDROPOM Licopeno Bioliquefeito INCI: hydrolyzed Tomato Skin Contém: Polifenóis Açúcares Naturais Licopeno Aquoso Microdispersível 1. Introdução HYDROPOM é o primeiro produto aquoso que contém licopeno

Leia mais

TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS

TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS O tecido muscular é formado por células alongadas ricas em filamentos (miofibrilas), denominadas fibras musculares. Essas células tem origem mesodérmica e são muito especializadas

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

TREINAMENTO TÉCNICO PONTEIRAS DIAMANTADAS

TREINAMENTO TÉCNICO PONTEIRAS DIAMANTADAS TREINAMENTO TÉCNICO PONTEIRAS DIAMANTADAS BIOSET Indústria de Tecnologia Eletrônica Ltda. EPP Av. 55, 1212 -Jardim Kennedy - Rio Claro SP - CEP 13501-540 SAC: (19) 3534-3693 www.bioset.com.br CNPJ: 68.099.431/0001-90

Leia mais

A influência das. lâmpadas na gravação

A influência das. lâmpadas na gravação A influência das lâmpadas na gravação Uma boa gravação garante a qualidade da impressão e a durabilidade da matriz. Veja como as lâmpadas influenciam esse processo Por Márcio Moraes dos Santos, da Vision-Cure

Leia mais

REAÇÕES DE PELE Enfermeiro Ricardo Isaias Testoni

REAÇÕES DE PELE Enfermeiro Ricardo Isaias Testoni REAÇÕES DE PELE Enfermeiro Ricardo Isaias Testoni Especialista em Enfermagem Oncológica- Hospital Erasto Gaertner Mestrando em Distúrbios da Comunicação UTP Coordenador do Serviço de Oncologia - Hospital

Leia mais

Instrumentação para Espectroscopia Óptica. CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti

Instrumentação para Espectroscopia Óptica. CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti Instrumentação para Espectroscopia Óptica CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti INTRODUÇÃO Os componentes básicos dos instrumentos analíticos para a espectroscopia

Leia mais

DISCIPLINA EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES 1º. QUADRIMESTRE DE 2012

DISCIPLINA EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES 1º. QUADRIMESTRE DE 2012 INTERAÇÃO LASER-TECIDO DISCIPLINA EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES 1º. QUADRIMESTRE DE 2012 1 INTERAÇÃO LUZ-TECIDOS Reflexão Espalhamento Transmissão Refração Absorção Ar Tecido Absorção

Leia mais

38 Por que o sol queima a nossa pele?

38 Por que o sol queima a nossa pele? A U A UL LA Por que o sol queima a nossa pele? Férias, verão e muito sol... Vamos à praia! Não importa se vai haver congestionamento nas estradas, muita gente na areia, nem mesmo se está faltando água

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo

Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo INTRODUÇÃO Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo Bursite do olécrano é a inflamação de uma pequena bolsa com líquido na ponta do cotovelo. Essa inflamação pode causar muitos problemas no cotovelo.

Leia mais

Classificação das fontes Todos os corpos visíveis são fontes de luz e podem classificar-se em primária ou secundária.

Classificação das fontes Todos os corpos visíveis são fontes de luz e podem classificar-se em primária ou secundária. Luz: é uma onda eletromagnética, que tem comprimento de onda (do espectro visível) na faixa de 400 nm a 700 nm (nm = nanômetros = 10-9 m). Além da luz visível, existem outras onda eletromagnéticas om diferentes

Leia mais

11/18/2011. ILIB irradiação do laser no sangue.

11/18/2011. ILIB irradiação do laser no sangue. Analisando o significado da terminologia LASER LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) ILIB irradiação do laser no sangue. BASES FÍSICAS DA RADIAÇÃO LASER Princípios Elementares

Leia mais

Astor João Schönell Júnior

Astor João Schönell Júnior Astor João Schönell Júnior As galáxias são classificadas morfologicamente (Hubble Sequence): -Espirais -Elípticas -Irregulares - Galáxias SO As galáxias espirais consistem em um disco com braços espirais

Leia mais

Um encontro com o futuro

Um encontro com o futuro Rua Sebastião de Moraes 831 Jardim Alvorada São Carlos-SP Tel. (16) 107 33 Fax (16) 107 30 0800 94 8660 Um encontro com o futuro Catálogo de Produtos - ODONTOLOGIA ESTÉTICA OROFACIAL Elite Serinject Solução

Leia mais

15/09/2015 1 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA O QUE É A LUZ? A luz é uma forma de energia que não necessita de um meio material para se propagar.

15/09/2015 1 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA O QUE É A LUZ? A luz é uma forma de energia que não necessita de um meio material para se propagar. O QUE É A LUZ? A luz é uma forma de energia que não necessita de um meio material para se propagar. PRINCÍPIOS DA ÓPTICA A luz do Sol percorre a distância de 150 milhões de quilômetros com uma velocidade

Leia mais

AVICIS alfaestradiol 0,025% Solução Capilar FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO

AVICIS alfaestradiol 0,025% Solução Capilar FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO MODELO DE BULA (COMPLETA) AVICIS alfaestradiol 0,025% Solução Capilar FORMA FARMACÊUTICA, VIA DE ADMINISTRAÇÃO E APRESENTAÇÃO Solução para uso tópico no couro cabeludo. Embalagens com 1 frasco plástico

Leia mais

PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ATENUAÇÃO DE LINHAS DE EXPRESSÃO PELO AUMENTO DA SÍNTESE DE COLÁGENO RESUMO

PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ATENUAÇÃO DE LINHAS DE EXPRESSÃO PELO AUMENTO DA SÍNTESE DE COLÁGENO RESUMO PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ATENUAÇÃO DE LINHAS DE EXPRESSÃO PELO AUMENTO DA SÍNTESE DE COLÁGENO MACIEL, D. 1 ; OLIVEIRA, G.G. 2. 1. Acadêmica do 3ºano do Curso Superior Tecnólogo em Estética

Leia mais

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da

materiais ou produtos,sem prejudicar a posterior utilização destes, contribuindo para o incremento da Definição De acordo com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos, ABENDE, os Ensaios Não Destrutivos (END) são definidos como: Técnicas utilizadas no controle da qualidade, d de materiais ou

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Gomagem e Esfoliação Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Membrana que recobre toda a superfície corpórea Maior órgão do corpo humano (2m² e 4kg) Resistente e flexível

Leia mais

ESTE MATERIAL FAZ PARTE DO CURSO 2 em 1: Despigmentantes: Conhecimento, Automedicação Responsável e Visita ao Médico

ESTE MATERIAL FAZ PARTE DO CURSO 2 em 1: Despigmentantes: Conhecimento, Automedicação Responsável e Visita ao Médico ESTE MATERIAL FAZ PARTE DO CURSO 2 em 1: Despigmentantes: Conhecimento, Automedicação Responsável e Visita ao Médico FICHA RESUMO Hiperpigmentação da Pele Condições-chave Hiperpigmentação da pele: Excesso

Leia mais

SOLUÇÃO: RESPOSTA (D) 17.

SOLUÇÃO: RESPOSTA (D) 17. 16. O Ceará é hoje um dos principais destinos turísticos do país e uma das suas atrações é o Beach Park, um parque temático de águas. O toboágua, um dos maiores da América Latina, é uma das atrações preferidas

Leia mais

Reparo, formação de cicatriz e fibrose. Prof. Thais Almeida

Reparo, formação de cicatriz e fibrose. Prof. Thais Almeida Reparo, formação de cicatriz e fibrose Prof. Thais Almeida Reparo Definição: Restituição incompleta do tecido lesado, com substituição apenas de algumas estruturas perdidas. Quando há acometimento do parênquima

Leia mais

Manual de proteção contra raios DPS STAL ENGENHARIA ELÉTRICA. Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel.

Manual de proteção contra raios DPS STAL ENGENHARIA ELÉTRICA. Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel. Manual de proteção contra raios DPS Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel. Nuvens carregadas e muita chuva em todo o pais A posição geográfica situa o Brasil entre os

Leia mais

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento!

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Tema: Linha solar Mary Kay Pele A pele é o maior órgão do corpo humano, Tem a função de proteger o corpo contra o calor, a luz e as infecções é responsável

Leia mais

MAPEAMENTO ELETROANATOMICO NA ABLAÇÃO. Cristiane Miranda Hospital São Lucas - RJ

MAPEAMENTO ELETROANATOMICO NA ABLAÇÃO. Cristiane Miranda Hospital São Lucas - RJ MAPEAMENTO ELETROANATOMICO NA ABLAÇÃO Cristiane Miranda Hospital São Lucas - RJ Técnica da ablação Ao final do período, 66% dos pacientes tratados com ablação permaneceram livres dos sintomas, contra 16%

Leia mais