O EFEITO DA LUZ INTENSA PULSADA EM MANCHAS SENIS: UM RELATO DE CASO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O EFEITO DA LUZ INTENSA PULSADA EM MANCHAS SENIS: UM RELATO DE CASO."

Transcrição

1 O EFEITO DA LUZ INTENSA PULSADA EM MANCHAS SENIS: UM RELATO DE CASO. Janaína Bastos da Silva¹ Jussara Baronio² Felipe Lacerda³ Vandressa Bueno Resumo: A literatura sugere que a luz intensa pulsada tem ação sobre as manchas senis por destruir o excesso de melanina acumulada na epiderme e na derme papilar que causa as lesões pigmentadas. Supõe-se que o efeito foto-térmico da luz intensa pulsada queimaria e coagularia as partículas de melanina da pele. Para tanto o objetivo da pesquisa é relatar casos clínicos da aplicação da luz intensa pulsada em manchas senis. O estudo restringe-se a uma pesquisa descritiva e exploratória e por descrição dos fatos observados a partir do material apresentado por um profissional da área da medicina, ao qual disponibilizou ilustrativamente os objetos que posteriormente serão analisados. Pode-se perceber que a luz intensa pulsada é efetiva no tratamento das manchas senis e atua como despigmentante e clareadora. Palavras-chave: Luz intensa pulsada. Manchas senis. Pele. 1 INTRODUÇÃO Desde os tempos antigos, a luz sempre foi sinônimo de calor, energia e vida. Foi no final do século XIX e no início do século XX, que cientistas como Plank, Kant e Einstein elaboraram leis físicas comprovando a realidade energética da luz. A Luz Intensa Pulsada (LIP) foi desenvolvida por Goldman (1963) a partir da teoria da fototérmolise seletiva desenvolvida por Anderson (1983), sendo criado o primeiro aparelho de LIP. Luz intensa pulsada é uma fonte de emissão de radiação eletromagnética que emite um amplo espectro de comprimento de onda, do ínicio do UV (< 100 nm) até o fim do IV (> nm) (SOUZA, 2007). Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Florianópolis, Santa Catarina. Janaina_b@hotmail.com ² Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Florianópolis, Santa Catarina. ju.lalinha@hotmail.com ³ Orientador, Professor do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Florianópolis, Santa Catarina. flacerda@univali.br Coorientadora, Professora do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Florianópolis, Santa Catarina. vbuenop@hotmail.com

2 A luz intensa pulsada é erroneamente confundida com o laser, mas se diferencia deste por apresentar características de luz policromática, incoerente e não colimada, e apresenta efeitos diversos sobre os tecidos como o fototérmico, fotoquímico e fototermólise seletiva (PIROLA & GIUSTI, 2010). Atualmente, a LIP vem sendo utilizada de forma crescente e também vem apresentando aplicações com resultados fundamentados de cunho cientifico, tendo, entre os tratamentos, a epilação, alterações da pigmentação da pele, envelhecimento e fotoenvelhecimento tecidual, bem como alterações de crescimento do pelo e atrofia tecidual, tal como as estrias, acnes e melanoses (PIROLA & GIUSTINI,2010). A luz intensa pulsada representa um grande avanço tecnológico no tratamento coadjuvante de algumas alterações dermatológicas. A LIP age em dois níveis da pele: superficial e profundo. A aplicação superficial consegue uma redução significativa das melanoses solares (TAMURA, 2001). As manchas senis (melanoses solares) constituem-se numa doença prémaligna da pele que ocorre por um processo degenerativo causado pelo sol que incide sobre a pele ao longo da vida. Geralmente localizam-se sobre o dorso das mãos, partes externas dos antebraços e rosto. As manchas senis são coleções de pigmentos que aparecem próximas à superfície da pele, nas áreas mais atingidas pelo sol. Considerando a ação da luz intensa pulsada na despigmentação de manchas de pele; e as manchas senis como uma das queixas dos pacientes na prática clínica da estética, descrever os resultados do tratamento destas lesões através da LIP se mostra de grande interesse nessa área de atuação. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Segundo Pimentel (2008, p. 28), O fotoenvelhecimento é o efeito da exposição ao sol, que leva a degeneração das fibras de colágeno e elásticas, provocando o aparecimento das hiperpigmentações na pele. As ações dos raios ultravioletas são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, especialmente por causa da ação dos radicais livres. (BÉRARD, 2006)

3 De acordo com Guirro & Guirro (2004, p. 232), A pigmentação da pele é a proteção principal do organismo contra a radiação ultravioleta. Souza (2007, p. 38) afirma que Os melanócitos diminuem sua capacidade de produção em torno de 8 a 20% por década, o que significa menor capacidade de proteção contra raios ultravioletas. Pouco a pouco a pele se modifica tanto em sua consistência quanto na cor. Seu aspecto amarelado é acompanhado por distúrbios de pigmentação e manchas senis de cor marrom (BÉRARD, 2006) Mancha Senis (Melanoses Solares) Manchas senis ou melanoses solares são lesões pigmentadas na superfície cutânea que surgem em regiões expostas ao sol e aumentam em número e dimensão com o envelhecimento (KEDE, 2004). Manchas senis não são provocadas pela idade e sim pelos danos causados pelo sol ao longo dos anos. Só que este dano leva tempo para aparecer e por isso, as melanoses solares são mais comuns em pessoas idosas, daí o nome senil (LIMA, 2012). Manchas acastanhadas também conhecidas como mancha senis, são manchas que não aparecem só em idosos, mas sim em indivíduos de qualquer idade (PIMENTEL, 2008). As melanoses solares são manchas escuras de coloração castanha ou marrom, geralmente pequenas, mas que podem chegar a alguns centímetros de tamanho. Elas surgem apenas nas áreas que ficam expostas ao sol, como a face, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros (LIMA, 2012). A variação da mão senil pode ocorrer em distintas épocas e em variáveis graus. Algumas pessoas sofrem alterações ao final da terceira década de vida, outros somente a partir da sexta década (MAIO, 2011). O quadro cutâneo da mancha senil está associado a fatores ambientais e a estilo de vida de cada pessoa (MAIO, 2011). Segundo Maio (2011, p.1397), Na sexta década da vida, a velocidade na renovação celular é reduzida a metade. A epiderme se torna mais fina, com diminuição da camada córnea e alteração dos melanócitos.

4 A mancha senil é causada pela ação do UV, onde ocorre aumento do número e de atividade dos melanócitos, tratando-se de uma foto dermatose por irritação primária progressiva. As manchas senis apresentam cor castanho-clara a escura e surgem nas áreas do corpo expostas ao sol (ACCURSIO, 2009). O surgimento da mancha senil decorre do aumento do número dos melanócitos (célula que produz o pigmento da cor da pele) e da sua atividade, produzindo mais melanina e causando as manchas (PIROLA & GUISTI, 2010). A melanina é sintetizada nos melanócitos, a partir da tirosina. A melanina apresenta-se com uma cor clara. Assim que formados os polímeros de melanina, a função dela é chegar até os queratinócitos, constituindo uma barreira de proteção contra os raios UV (SORIANO, ET AL, 2002). Conforme Souza (2007, p. 529): O acúmulo de melanina na epiderme e na derme papilar é responsável pela aparição de lesões pigmentadas. A solução do problema é a destruição do excesso de melanina, que pode ser feita por aplicação de LIP no local afetado; o efeito foto térmico vai queimar e coagular as partículas de melanina. Nas manchas senis, ocorre ruptura de melanossomas por ação do calor e a melanina e fragmentada em pequenas partículas que vão clareando aos poucos durante as sessões (PIROLA & GIUSTI, 2010). Luz Intensa Pulsada (LIP) No ano de 1963, Goldman desenvolveu a Luz Intensa Pulsada (LIP), que junto a teoria de fototérmolise seletiva desenvolvida em 1983, por Anderson, deram origem ao primeiro aparelho de LIP para uso comercial, já no ano de Este método é uma fonte de emissão de radiação eletromagnética que transfere um abrangente espectro de comprimento de onda, no início do UV (<100nm) até o fim do IV (>20000nm) (SOUZA, 2007). A luz intensa pulsada (LIP) emite luz não coerente com comprimento de onda entre 500 a 1200nm. São utilizados filtros para eliminar comprimentos de onda mais curtos e aumentar a penetração dérmica (PATRIOTA, 2007). A luz intensa pulsada emite uma luz de faixa ampla (desde 515 a 1200nm) em pulsos que podem ser simples, duplos ou triplos, de duração variável (2-20 ms). (AGNE, 2011).

5 A luz é emitida em pulsos únicos, duplos ou triplos com 2 a 25 milisegundos cada, com intervalos entre os pulsos variando entre 10 a 500 milisegundos (PATRIOTA, 2007). Conforme Agne (2011, p. 336), A luz intensa pulsada (LIP) é aquela que emite um comprimento de pulso simples, duplos ou triplos e que mediante aplicação de série de filtros dá lugar a vários espectros de emissão. A luz intensa pulsada possui filtros que de acordo com o comprimento das ondas desejadas podem variar. O espectro de comprimento de onda pode atuar entre 500nm e 1.100nm e a escolha dos filtros vai demonstrar a afinidade pela melanina e a intensidade de penetração da energia luminosa (KEDE, 2004). Os filtros, geralmente, podem variar de acordo com o comprimento de onda apropriado para absorção em determinados tecidos, da seguinte forma: 390 nm a 510 nm: tratamentos dermatológicos de acne ativa; 520nm a 1200nm: tratamento de lesões vasculares de rosáceas e melanoses de peles de foto tipos I, II e III. 640nm a 1200nm: epilação duradoura e estimulo de colágeno da derme reticular (PIROLA &GIUSTI, 2010). A emissão de luz intensa pulsada por determinados aparelhos produz um feixe de luz não coerente, cujo espectro de radiação abrange vários comprimentos de onda simultaneamente (SALLES, et al). A LIP emite luz não coerente com comprimento de onda entre 500 a 1200nm. Trata satisfatoriamente telangiectasias, manchas vinho-do-porto e hemangiomas (PATRIOTA, 2007). Segundo Agne, (2011, p 332): A tecnologia da luz intensa pulsada (LIP) consiste na utilização de lâmpadas que emite dentro de um amplo espectro de luz não coerente no espectro visível e infravermelho, utilizado de maneira eficaz para variedade de disfunções pigmentadas. Luz intensa pulsada é um aparelho de luz que age sobre o pigmento. Uma emissão de pulsos de luz, disparados contra a pele, faz evaporar o pigmento, que provoca a cor acastanhada na pele (BORELLI, 2004). Parâmetros da Lip são: comprimento de ondas, duração do pulso, tamanho da ponteira, a fluência, densidade de potência e frequência (SOUZA, 2007). Potência é a taxa de liberação da energia ou a quantidade de energia liberada por segundo (PIROLA & GIUSTI, 2010).

6 Energia é a quantidade de potência entregue ao tecido em um dado intervalo de tempo e é medida em joules. É este parâmetro que governa a resposta térmica do tecido (PIROLA & GIUSTI, 2010). Fluência é a quantidade de energia liberada sobre uma área, sendo expressa em J/cm². Quanto maior a fluência, mais rápido será o aumento de temperatura no tecido e, consequentemente, a intensidade do efeito desejado (PIROLA & GIUSTI, 2010). A luz intensa pulsada usa uma fonte de luz filtrada, a qual é utilizada para alcançar seletivamente os elementos pigmentados da pele (AGNE, 2011). A LIP tem como característica ser uma luz policromática tendo vários comprimentos de onda, essa luz policromática é caracterizada por várias cores do azul até o infravermelho (SOUZA, 2007). Para AGNE (2011, p. 333), As principais cores emitidas são o amarelo, verde e vermelho, além do infravermelho, sendo que cada lâmpada, a LIP terá um predomínio de uma dessas cores e assim caracterizando suas propriedades de estimulação celular seletiva. Todas as luzes agem juntas, porém as luzes azuis e verdes vão agir na superfície, as laranjas e vermelhas nas zonas intermediárias e as infravermelhas nas zonas profundas (SOUZA, 2007). A luz intensa pulsada utiliza os comprimentos de ondas juntos, mas cada comprimento vai ter um efeito específico para tratar de uma determinada patologia ou alteração (SOUZA, 2007, p. 527). A terminologia LIP se refere a luz intensa pulsada, que corresponde a aplicações diretas de energia, sob forma de flashlamps, que são circuitos elétricos que geram uma luz brilhante por incorporar o efeito do calor produzido por flashs, que atuam diretamente numa estrutura-alvo (PIROLA & GIUSTI, 2010). Luz intensa pulsada pode ser utilizada no tratamento de remoção de pêlos, envelhecimento cutâneo, rosácea, telangectasia, manchas pigmentadas e cicatriz de acne (SOUZA, 2007). Todas as LIPs trabalham na zona de maior absorção dos dois cromóforos mais importantes no tratamento das patologias da pele essa zona vai de 400nm até 1200nm (SOUZA, 2007).

7 Os cromóforos importantes (melanina e oxihemoglobina) agem até 1100/1200nm, então os construtores da LIP colocaram um filtro para eliminar todos os comprimentos de onda acima do valor do filtro (SOUZA, 2007). Luz intensa pulsada apresenta comprimentos de onda variados para diversas aplicações sobre o tecido, onde a absorção da energia resulta na conversão de luz em calor, sendo que a luz atinge as células fotossensíveis. (PIROLA & GIUSTI, 2010). A luz intensa pulsada é absorvida por componentes do tecido alvo, ou seja cromóforos que convertem energia luminosa em calor através da absorção: - Melanina capta radiação ultravioleta (340nm a 1000nm), luz verde (532nm) e radiação infravermelha (800nm a 1200nm); - Hemoglobina capta radiação ultravioleta-a (300nm), luz azul (450nm), luz verde de (520nm a 540nm) e luz amarela (570 a 580nm); - Colágeno capta luz visível (380nm a 780nm) e radiação infravermelha (800nm a 1200nm); - Água capta radiação infravermelha (acima de 1200nm) (PIROLA & GUISTI, 2010). Os cromóforos naturais da pele tem seus espectros de absorção próprios para cada comprimento de onda. Ao escolher a energia ideal, deve-se optar pelo comprimento de onda na qual o cromóforo-alvo tenha absorção máxima, enquanto os demais cromóforos tenham menor absorção (AGNE, 2011). A seletividade dos cromóforos se torna imprescindível a aplicação dos filtros ópticos, para que se atinja a estrutura-alvo com eficácia (PIROLA & GIUSTI, 2010). A luz intensa pulsada (LIP) representa um grande avanço tecnológico no tratamento coadjuvante de algumas alterações dermatológicas. A LIP age em dois níveis de pele: superficial e profundo. A aplicação superficial consegue uma redução significativa das melanoses solares (manchas senis) (TAMURA, 2001). A LIP age fazendo fototermólise seletiva e que atua sobre os pigmentos, além de induzir a restauração do colágeno (MAIO, 2011). A fototermólise seletiva é a combinação do comprimento de onda com a duração do pulso luminoso emitido, que proverá a energia necessária para lesar somente o tecido alvo (PIROLA & GIUSTI, 2010). No tratamento de melanoses, a utilização do filtro de 520nm a 1200nm com fluência de 24 J/cm2 a 40J/cm2 com repasses duplos (PIROLA & GIUSTI, 2010).

8 O uso da LIP também apresenta algumas limitações, particularmente no tratamento de lesões pigmentadas e vasculares em fototipos de pele mais escura, especialmente nos fototipos da escala Fitzpatrick IV ou maiores, cabendo ao profissional determinar sempre a fluência de energia conforme o biotipo da pele. (AGNE, 2011). Diferenciamos a LIP do laser por três propriedades físicas, o laser é monocromático (frequência definida), coerente (relações de fase bem definida) e colimado (propaga-se como um feixe), já a luz intensa pulsada é policromática (raios de luz com várias cores), não coerente (as ondas não são irradiadas todas na mesma fase) e não colimado (os raios de luz se dispersam rapidamente para todas as direções) (AGNE, 2011). As contra-indicações da luz intensa pulsada são: - Pessoas que fazem uso de medicamentos fotossensíveis; - Pacientes bronzeados e exposição continua aos raios UV; - Diabetes descontroladas; - Gestantes e lactantes; - Pacientes com histórico de queloides; - Sinais de infecção e inflamação de pele (PIROLA & GIUSTI, 2010). 3 METODOLOGIA Num breve conceito sobre o método, que norteou a pesquisa, Marconi e Lakatos (2010, p. 65) apregoam que, o método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo. No intuito de responder a pergunta da pesquisa, qual é o efeito que a luz intensa pulsada faz na mancha senil. O estudo restringe-se a descrição dos fatos observados através de fotografias com antes e depois da aplicação, que foram disponibilizadas por um profissional da área da medicina, que realiza tal procedimento. Markoni e Lakatos (2010) ponderam que a observação, como o próprio nome traduz, permite ao pesquisador se projetar sobre o dado observado, fazendo algumas inferências ou distorções, pela limitada possibilidade de controle, que neste

9 caso, é explícita pela complexidade das imagens e análise e interpretação das mesmas. Buscando estabelecer uma relação dinâmica entre o mundo real e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzida em números, optou-se pela abordagem qualitativa, que segundo Roesch (1999, p.155), é ideal para se fazer uma: avaliação formativa, quando se trata de melhorar a efetividade de um programa, ou plano, ou mesmo quando é o caso da proposição de planos, ou seja, quando se trata de selecionar as metas de um programa e construir uma intervenção, mas não é adequada para avaliar resultados de programas ou planos. O material disponibilizado, foco deste estudo, caracteriza-se como um estudo de caso, que conforme Gil (2010) preconiza, é uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais. Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros delineamentos já considerados. (GIL, 2010, p. 37) A patologia apresentada pelo profissional, permite um esclarecimento em seus múltiplos aspectos, frente a necessidade de explorar e descrever a partir do estudo de caso, os possíveis resultados e interferências advindas das aplicações. Considerando relevante destacar os diferentes resultados. Portanto, na sequência, descortinamos as observações realizadas, bem como as análises e ponderações, que neste contexto, pela caracterização do estudo, serão apresentados na condição de hipóteses, e não de uma conclusão fechada e esgotada de pesquisa. 4 ANÁLISE DOS RESULTADOS Considerando a pesquisa qualitativa, destaca-se que a análise se dá por intermédio da avaliação clínica e relatos de casos fornecidos pelo médico responsável pelas aplicações da luz intensa pulsada. A apresentação destas informações se dará em forma de texto discursivo, mediado por registros fotográficos fornecidos pelo médico responsável.

10 Relatório de acompanhamento das aplicações Antes das aplicações PACIENTE A Depois das aplicações Dados da paciente Laudo O.B, idade 75 anos, residente em Santa Catarina. A paciente apresenta manchas senis superficiais no dorso das mãos, adquiridas devido a exposição excessiva à raios UV (ultra violeta) sem proteção. Aplicações realizadas Duas (02) sessões Tipo de pele Foto tipo de pele III Resultados A paciente não cumpriu Indicação de tratamento Indica-se oito (08) sessões de aplicação de luz intensa pulsada com a utilização de filtro de 520nm com fluência de 25J/cm³, com intervalo mínimo de quinze (15) dias com a indicação do tratamento, participando apenas de duas sessões de aplicação. Por este motivo, nota-se a ineficiência do procedimento e resultados nada significativos. Médico responsável Jailson Lima da Silva CRM: 4437 A paciente A foi diagnosticada com manchas senis superficiais no dorso das mãos. Embora tenham sido prescritas oito sessões da tratamento, a paciente compareceu a apenas duas sessões justificando os resultados não significativos do tratamento.

11 Relatório de acompanhamento das aplicações Antes das aplicações PACIENTE B Depois das aplicações Dados da paciente Laudo Dados da paciente: C.B, idade 58 anos, residente em Santa Catarina. A paciente apresenta manchas senis superficiais no dorso das mãos, adquiridas devido a exposição excessiva à raios UV (ultra violeta) sem proteção. Aplicações realizadas Cinco (05) sessões Tipo de pele Foto tipo de pele III Resultados Embora a paciente não Indicação de tratamento Indica-se oito (08) sessões de aplicação de luz intensa pulsada com a utilização de filtro de 520nm com fluência de 30J/cm³, com intervalo mínimo de quinze (15) dias tenha cumprido o tratamento proposto, realizando apenas cinco (05) das oito (08) sessões prescritas, foram observados, ao final do tratamento, resultados consideráveis no clareamento das manchas senis. Médico responsável Jailson Lima da Silva CRM: 4437 A paciente B também foi diagnosticada com manchas senis superficiais no dorso das mãos, sendo também indicadas oito sessões de tratamento por LIP. Embora a paciente também não tenha cumprido o tratamento proposto, realizando apenas cinco sessões, foram observados ao final do tratamento, resultados

12 consideráveis no clareamento das manchas senis. Dessa forma, é possível perceber o efeito progressivo do tratamento. Considerando que a paciente B realizou 37,5% a mais de aplicação da técnica em relação a paciente A, de fato esperava-se resultados clinicamente mais evidentes. Relatório de acompanhamento das aplicações Antes das aplicações PACIENTE C Depois das aplicações Dados da paciente Laudo S.P, idade 70 anos, residente em Santa Catarina. A paciente apresenta manchas senis superficiais no dorso das mãos, adquiridas devido a exposição excessiva à raios UV (ultra violeta) sem proteção. Aplicações realizadas Oito (08) sessões Tipo de pele Foto tipo de pele II Resultados A paciente cumpriu o Indicação de tratamento Indica-se oito (08) sessões de aplicação de luz intensa pulsada com a utilização de filtro de 520nm com fluência de 30J/cm³, com intervalo tratamento proposto, apresentando ao final resultado positivo no clareamento das manchas senis. Médico responsável mínimo de quinze (15) dias Jailson Lima da Silva CRM: 4437

13 A paciente C, assim como as anteriores, também foi diagnostica com manchas senis superficiais no dorso das mãos, sendo também indicadas oito sessões de tratamento por LIP, como as demais. Neste caso, a paciente cumpriu o tratamento proposto, realizando todas as sessões prescritas. Ao final do tratamento foram alcançados os resultados esperados no clareamento das manchas. É possível concluir que, respeitando-se a prescrição, a chance de sucesso do tratamento é considerável. Relatório de acompanhamento das aplicações Antes das aplicações PACIENTE D Depois das aplicações Dados da paciente Laudo Dados da paciente: L.O, idade 60 anos, residente em Santa Catarina. A paciente apresenta manchas senis superficiais no dorso das mãos, adquiridas devido a exposição excessiva à raios UV (ultra violeta) sem proteção. Aplicações realizadas Oito (08) sessões Tipo de pele Foto tipo de pele II Resultados A paciente cumpriu o Indicação de tratamento Indica-se oito (08) sessões de aplicação de luz intensa pulsada com a utilização de filtro de 520nm com fluência de 30J/cm³, com intervalo tratamento proposto, apresentando ao final resultado positivo no clareamento das manchas senis. Médico responsável mínimo de quinze (15) dias Jailson Lima da Silva CRM: 4437

14 A paciente D teve o mesmo diagnóstico e, portanto, a mesma prescrição terapêutica das demais pacientes. Pode-se concluir que, de certa forma, existe um protocolo terapêutico de acordo com o diagnóstico obtido. Neste caso, a paciente também cumpriu o tratamento proposto, realizando todas as sessões prescritas. Ao final deste tratamento também foram alcançados os resultados esperados no clareamento das manchas. Mais uma vez pode-se concluir que, respeitando-se a precrição, os resultados são totalmente alcançados. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Considerando os pressupostos teóricos que embasam os efeitos físicos e fisiológicos da utilização da luz intensa pulsada no tratamento de manchas senis, bem como os resultados obtidos em um estudo clínico no qual quatro pacientes de mesmo diagnóstico foram tratadas com a técnica, pode-se perceber que, para fraseando a literatura, de fato o recurso atua na despigmentação das machas de pele, em especial, de manchas senis. Contudo, a prescrição deve ser respeitada. Segundo Fábio Borges, luz Intensa pulsada, além de também não ser invasiva, é minimamente ablativa (mínimo risco de lesão), com isso, ela também consegue tratar manchas e estimular a produção de colágeno para o tratamento rejuvenescedor. O risco de queimadura existente no uso destas formas de radiação luminosa, comentado por muitos, se assemelha ao risco que encontramos em outros recursos eletrotermoterapêuticos, portanto, se manusearmos de forma inapropriada quaisquer destes recursos poderá lesionar também o paciente/cliente. Se a esteticista não puder fazer a epilação com laser/luz Intensa Pulsada pelo risco de queimadura, também não poderá usar ondas curtas, microondas, infravermelho, forno de Bier, corrente galvânica, ultra-som, e até o turbilhão, pois todos eles podem queimar o paciente desde que sejam mal empregados.

15 REFERÊNCIAS ACCURSIO, Célia Sampaio Costa. Alterações de pele na terceira idade Disponível em: <file:///c:/users/carlos/appdata/local/temp/moreira%20jr%20editora%20 %20RBM%20REVISTA%20BRASILEIRA%20DE%20MEDICINA.htm>. Acesso em: <08/08/2012>. AGNE, Jones Eduardo. Eu sei eletroterapia. 2 ed. Santa Maria: Pallotti, BÉRARD, Frédéric. Pele e Sol. São Paulo: Larousse do Brasil, BORELLI, Shirlei Schnaider. As idades da pele: orientação e prevenção. 2 ed. São Paulo: Editora Senac, GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia dermato-funcional. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Manole, KEDE, Maria Paulina Villarejo. Dermatologia estética. São Paulo: Editora Atrheneu, LIMA, ROBERTO BARBOSA. Melanose solar ("mancha senil"). Disponível em: < Acesso em: <08/08/2012> MARCONI, Marina de Andrade.LAKATOS, Eva Maria;. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, Fundamentos de metodologia científica.7 ed.são Paulo:Atlas,2010 MAIO, Mauricio de. Tratado de médicina estética. 2 ed. São Paulo: Roca, 2011 PATRIOTA, Régia Celli Ribeiro. Laser um aliado na dermatologia. Rev Méd.São Paulo abr.- jun.;86(2): PIMENTEL, Arthur dos Santos. Peeling, máscara e acne: seus tipos e passo a passo do tratamento estético. São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, PIROLA, Flavia Maria;GIUSTI, Helena Hanna Khalil Dib. Luz Intensa Pulsada. In: BORGES, Fabio dos Santos. Dermato Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2010 ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projeto de estágio e de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1999.

16 SALLES, Alessandra Grassi, et al. O uso da Luz Intensa Pulsada (LIP) no tratamento de dorso das mãos. Disponível em: Acesso em <5/11/2012> SORIANO, Mari Cruz Domingo, et al. Electroestética profissional aplicada. SOUZA, Roberto C. Arena- de. et al. Temas de Médicina Estética. Porto Alegre: Nova Prova, Tamura,B.;Cucé,L.C.;Cattini,L.M.;Curi,T.Z.;Pepe,T.A.;Santos,B.L. MELASMA MAIS UMA OPÇÃO TERAPÊUTICA.UNISA Disponível em: <SERVIÇO DE DERMATOLOGIA DO PROF. DR. LUIZ CARLOS CUCÉ-UNISA>. Acesso em: <08/08/2012>.

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra LUZ INTENSA PULSADA Princípios Básicos - P arte II FOTOREJUVENESCIMENTO Dra Dolores Gonzalez Fabra O Que é Fotorejuvescimento? Procedimento não ablativo e não invasivo. Trata simultaneamente hiperpigmentações,

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA. Princípios Básicos. Dra Dolores Gonzalez Fabra

LUZ INTENSA PULSADA. Princípios Básicos. Dra Dolores Gonzalez Fabra LUZ INTENSA PULSADA Princípios Básicos Dra Dolores Gonzalez Fabra Fazemos o Uso da L.I.P. ( não é laser) e do laser de Nd Yag, conforme a necessidade. * L.I.P. para lesões pigmentares, telangectasias,

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA. Profile BBL. www.traderm.com.br

LUZ INTENSA PULSADA. Profile BBL. www.traderm.com.br LUZ INTENSA PULSADA 1 Profile BBL A Luz Intensa Pulsada (LIP) veio para ficar. Há cerca de 15 anos, quando foi lançada, havia um descrédito muito grande ao uso da LIP. A idéia inicial seria substituir

Leia mais

Elight + IPL 01. Fotodepilação Fotorejuvenescimento Tratamento de lesões vasculares Tratamento do acne e pigmentação

Elight + IPL 01. Fotodepilação Fotorejuvenescimento Tratamento de lesões vasculares Tratamento do acne e pigmentação Elight + IPL 01 Fotodepilação Fotorejuvenescimento Tratamento de lesões vasculares Tratamento do acne e pigmentação 1. ELIGHT VS IPL O IPL (Luz Pulsada Intensa) é a última tecnologia desenvolvida após

Leia mais

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado.

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. Histórico A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. A pele bronzeada tornou-se moda, sinal de status e saúde. Histórico

Leia mais

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos A etnia confere características herdadas que devem ser valorizadas na indicação de procedimentos e tratamentos e na avaliação de

Leia mais

O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER

O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER O TITAN, A LUZ PULSADA e o ND: YAG Clínica Naturale 2008 Autor Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Clínica Naturale Av. Moema, 87 cj 51-52, Moema, São Paulo - SP, Brasil

Leia mais

TERAPIA FOTODINÂMICA

TERAPIA FOTODINÂMICA TERAPIA FOTODINÂMICA Terapia Fotodinâmica Estudo e desenvolvimento de novas tecnologias. Seu uso por podólogos brasileiros é anterior a 1995. Usado por podólogos em outros países, desde a década de 80.

Leia mais

O que é Depilação com Laser?

O que é Depilação com Laser? O que é Depilação com Laser? Autor Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Clínica Naturale Av. Moema, 87 cj 51-52, Moema, São Paulo - SP, Brasil Fone 11 50511075 Clínica Naturale 2008 Pêlos indesejáveis são

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA O trabalho se inicia com uma avaliação diagnóstica (aplicação de um questionário) a respeito dos conhecimentos que pretendemos introduzir nas aulas dos estudantes de física do ensino médio (público alvo)

Leia mais

APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA

APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA APLICAÇÃO DE LASERS NA MEDICINA Questões associadas à aplicação dos lasers na Medicina Princípios Físicos e aspectos técnicos do equipamento Interacção da luz laser com os tecidos: fotocoagulação, fotovaporização,

Leia mais

Multiplataforma expansível que oferece. a exclusiva tecnologia ELOS. www.skintecmedical.com.br. Sinergia da Luz e Radiofrequência

Multiplataforma expansível que oferece. a exclusiva tecnologia ELOS. www.skintecmedical.com.br. Sinergia da Luz e Radiofrequência Multiplataforma expansível que oferece TM a exclusiva tecnologia ELOS Sinergia da Luz e Radiofrequência Ajuste individual da Energia Óptica e da Energia de RF para alcançar a máxima eficiência. Interface

Leia mais

Um novo conceito em peeling sequencial. Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista

Um novo conceito em peeling sequencial. Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista Um novo conceito em peeling sequencial Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista O QUE É O PEELING 3D? Método diferenciado e patenteado de peeling superficial sequencial

Leia mais

MITOS E VERDADES RADIOFREQUENCIA TERMOTERAPIA. RF na Medicina (Ablativa) RF na Medicina (Ablativa) 03/05/2013 RADIOFREQUÊNCIA NÃO ABLATIVA

MITOS E VERDADES RADIOFREQUENCIA TERMOTERAPIA. RF na Medicina (Ablativa) RF na Medicina (Ablativa) 03/05/2013 RADIOFREQUÊNCIA NÃO ABLATIVA S E S RADIOFREQUENCIA ESTÉTICA IN RIO 04 A 06 MAIO 2013. RIO DE JANEIRO 7º CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DE ESTÉTICA Ludmila Bonelli bellebonelli@bellebonelli.com.br TERMOTERAPIA NÃO ABLATIVA RF na Medicina

Leia mais

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar.

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. Proteção Solar PERFECT*SUN Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. A Radiação Solar é composta por diversos raios, com diferentes comprimentos de onda, conforme

Leia mais

COLÉGIO TÉCNICO SÃO BENTO

COLÉGIO TÉCNICO SÃO BENTO Manchas e Patologias da Pele O espectro das lesões melanócitas vai de suma simples mancha tipo as sardas, nevos atípicos, que podem ser precursores do melanoma. Os cuidados tomados com qualquer tipo de

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA - MG NOME COMPLETO TÍTULO DO PROJETO: SUBTÍTULO DO PROJETO (SE HOUVER)

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA - MG NOME COMPLETO TÍTULO DO PROJETO: SUBTÍTULO DO PROJETO (SE HOUVER) FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA - MG NOME COMPLETO TÍTULO DO PROJETO: SUBTÍTULO DO PROJETO (SE HOUVER) UBERLÂNDIA 2013 NOME COMPLETO TÍTULO DO PROJETO: subtítulo do projeto (se houver) Projeto de Pesquisa

Leia mais

LASER. Prof. Gabriel Villas-Boas

LASER. Prof. Gabriel Villas-Boas LASER Prof. Gabriel Villas-Boas INTRODUÇÃO O termo Laser constitui-se numa sigla que significa: Amplificação da Luz por Emissão Estimulada da Radiação. Esta radiação é constituída por ondas eletromagnéticas,

Leia mais

EXTERNATO MATER DOMUS

EXTERNATO MATER DOMUS EXTERNATO MATER DOMUS RUA PASCAL, 1403 CAMPO BELO SP CEP 04616/004 - Fone: 5092-5825 MATÉRIA: FÍSICA PROFESSORA: RENATA LEITE QUARTIERI ALUNO: Nº Série: 3º TURMA: Única DATA: 02 /03/2015 ASSINATURA DO

Leia mais

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

Introdução. Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. L.A.S.E.R. Introdução Light Amplification by Stimulated Emission of Radition. Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Introdução Em 1900 o físico alemão Max Planck apresentou uma explanação

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ELABORAÇÃO DE PROJETOS Unidade II ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Profa. Eliane Gomes Rocha Pesquisa em Serviço Social As metodologias qualitativas de pesquisa são utilizadas nas Ciências Sociais e também no Serviço Social,

Leia mais

Classificação das fontes Todos os corpos visíveis são fontes de luz e podem classificar-se em primária ou secundária.

Classificação das fontes Todos os corpos visíveis são fontes de luz e podem classificar-se em primária ou secundária. Luz: é uma onda eletromagnética, que tem comprimento de onda (do espectro visível) na faixa de 400 nm a 700 nm (nm = nanômetros = 10-9 m). Além da luz visível, existem outras onda eletromagnéticas om diferentes

Leia mais

Sensoriamento Remoto. Características das Imagens Orbitais

Sensoriamento Remoto. Características das Imagens Orbitais Sensoriamento Remoto Características das Imagens Orbitais 1 - RESOLUÇÃO: O termo resolução em sensoriamento remoto pode ser atribuído a quatro diferentes parâmetros: resolução espacial resolução espectral

Leia mais

O olho humano permite, com o ar limpo, perceber uma chama de vela em até 15 km e um objeto linear no mapa com dimensão de 0,2mm.

O olho humano permite, com o ar limpo, perceber uma chama de vela em até 15 km e um objeto linear no mapa com dimensão de 0,2mm. A Visão é o sentido predileto do ser humano. É tão natural que não percebemos a sua complexidade. Os olhos transmitem imagens deformadas e incompletas do mundo exterior que o córtex filtra e o cérebro

Leia mais

Biofísica 1. Ondas Eletromagnéticas

Biofísica 1. Ondas Eletromagnéticas Biofísica 1 Ondas Eletromagnéticas Ondas Ondas são o modo pelo qual uma perturbação, seja som, luz ou radiações se propagam. Em outras palavras a propagação é a forma na qual a energia é transportada.

Leia mais

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera Revisage3D Você verá nesta aula: Definição Envelhecimento; Sistema Tegumentar; Alterações Envelhecimento; Revisage 3D; Indicações e Contra-Indicações;

Leia mais

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida Questão 46 Nesta questão, o candidato precisa saber que um filtro de luz realiza a refração seletiva, deixando passar as cores que o compõe e absorvendo substancialmente as outras cores. Assim, para absorver

Leia mais

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico.

Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. Introdução Nosso objetivo será mostrar como obter informações qualitativas sobre a refração da luz em um sistema óptico cilíndrico. A confecção do experimento permitirá também a observação da dispersão

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

GNE 109 AGROMETEOROLOGIA Características Espectrais da Radiação Solar

GNE 109 AGROMETEOROLOGIA Características Espectrais da Radiação Solar GNE 109 AGROMETEOROLOGIA Características Espectrais da Radiação Solar Prof. Dr. Luiz Gonsaga de Carvalho Núcleo Agrometeorologia e Climatologia DEG/UFLA Absorção seletiva de radiação Absorção seletiva

Leia mais

FCTA 4 TROCAS TÉRMICAS ENTRE O MEIO E AS EDIFICAÇÕES 4.1 FECHAMENTOS TRANSPARENTES

FCTA 4 TROCAS TÉRMICAS ENTRE O MEIO E AS EDIFICAÇÕES 4.1 FECHAMENTOS TRANSPARENTES 4 TROCAS TÉRMICAS ENTRE O MEIO E AS EDIFICAÇÕES 4.1 FECHAMENTOS TRANSPARENTES Nestes tipos de fechamento podem ocorrer três tipos de trocas térmicas: condução, convecção e radiação. O vidro comum é muito

Leia mais

RELATÓRIO DE CONECTIVIDADE FIBRA OPTICA MULTIMODO

RELATÓRIO DE CONECTIVIDADE FIBRA OPTICA MULTIMODO Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial E.E.P. Senac Centro Histórico Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Curso Técnico em Informática JOÃO VITOR ANDRADE RELATÓRIO DE CONECTIVIDADE

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

DISCIPLINA EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES 1º. QUADRIMESTRE DE 2012

DISCIPLINA EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES 1º. QUADRIMESTRE DE 2012 INTERAÇÃO LASER-TECIDO DISCIPLINA EFEITOS BIOLÓGICOS DA RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES 1º. QUADRIMESTRE DE 2012 1 INTERAÇÃO LUZ-TECIDOS Reflexão Espalhamento Transmissão Refração Absorção Ar Tecido Absorção

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento!

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Tema: Linha solar Mary Kay Pele A pele é o maior órgão do corpo humano, Tem a função de proteger o corpo contra o calor, a luz e as infecções é responsável

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ONDAS, Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica

FUNDAMENTOS DE ONDAS, Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica FUNDAMENTOS DE ONDAS, RADIAÇÕES E PARTÍCULAS Prof. Emery Lins Curso Eng. Biomédica Questões... O que é uma onda? E uma radiação? E uma partícula? Como elas se propagam no espaço e nos meios materiais?

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP

Relato de Experiência. Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica. PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP Relato de Experiência Projeto Reabilta-ação Fisioterapia Oncológica PICIN, Celis i e COPETTI, Solange M. B. ii Faculdade de Pato Branco FADEP RESUMO A intenção em produzir um material informativo a respeito

Leia mais

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE TCC

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE TCC CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE TCC Cuiabá/MT 2013 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVOS... 3 3.1 GERAL... 4 3.2 ESPECÍFICOS... 4 4. REFERENCIAL

Leia mais

Um encontro com o futuro

Um encontro com o futuro Um encontro com o futuro Catálogo de Produtos - ESTÉTICA Elite O Elite é a solução mais completa de fototerapia mundial com excelente performance no tratamento de acne, manchas na pele, olheiras, marcas

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

Introdução ao Sensoriamento Remoto

Introdução ao Sensoriamento Remoto Introdução ao Sensoriamento Remoto Cachoeira Paulista, 24 a 28 novembro de 2008 Bernardo Rudorff Pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE Sensoriamento

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

Um encontro com o futuro

Um encontro com o futuro Um encontro com o futuro PROTOCOLOS NA ESTÉTICA - Facial 1 2 3 indicação de cada cliente ou resposta ao tratamento. Papel da Luz no Estímulo ao Colágeno Leds Azuis: A absorção da luz pelas células leva

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 5 - Radiações Não-Ionizantes

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Módulo 5 - Radiações Não-Ionizantes Curso Técnico Segurança do Trabalho Identificação e Análise de Riscos Identificação e Análise de Riscos Módulo 5 - Radiações Não-Ionizantes Segundo a NR15 Anexo 7: Radiações não-ionizantes são as microondas,

Leia mais

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções:

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: CUIDADOS COM A PELE A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: Regular a temperatura do nosso corpo; Perceber os estímulos dolorosos e agradáveis; Impedir a entrada

Leia mais

APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG).

APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG). APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG). Cintia Tosoni Leonardo Ribeiro (*) Monia Luci Pawlowski (*) Tatiane Costa de Sousa (*) (*) Acadêmicas do CST em Estética

Leia mais

física EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014

física EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014 EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014 física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR INTRODUÇÃO Zeferina Alexandra Trizotti da Silva Talita de Oliveira da Silva A acne é uma das alterações cutâneas mais comuns, sua

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Fisioterapia em Dermatologia

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Fisioterapia em Dermatologia CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Fisioterapia em Dermatologia CÓDIGO: Fisio 227 CH TOTAL: 60hs PRÉ-REQUISITO: -----

Leia mais

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra

COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC. Lara Pessanha e Vanessa Saavedra COMO EXPLORAR OS BENEFÍCIOS DOS INDICADORES DE DESEMPENHO NA GESTÃO DE UM CSC Lara Pessanha e Vanessa Saavedra A utilização de indicadores de desempenho é uma prática benéfica para todo e qualquer tipo

Leia mais

LASER histórico e aplicações

LASER histórico e aplicações LASER histórico e aplicações Marina Scheid Matheus Hennemann Biofísica III Prof. Edulfo Diaz Histórico 1905 Albert Einstein, com auxílio de Max Planck Luz: pacotes discretos e bem determinados Fótons Histórico

Leia mais

Coerência temporal: Uma característica importante

Coerência temporal: Uma característica importante Coerência temporal: Uma característica importante A coerência temporal de uma fonte de luz é determinada pela sua largura de banda espectral e descreve a forma como os trens de ondas emitidas interfererem

Leia mais

Automação industrial Sensores

Automação industrial Sensores Automação industrial Sensores Análise de Circuitos Sensores Aula 01 Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos 3 Modulo Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina Cora Coralina O que são sensores?

Leia mais

PROTETOR SOLAR. Priscila Pessoa, bolsista PIBID, Licenciatura em Química, IQ-UNICAMP

PROTETOR SOLAR. Priscila Pessoa, bolsista PIBID, Licenciatura em Química, IQ-UNICAMP PROTETOR SOLAR Priscila Pessoa, bolsista PIBID, Licenciatura em Química, IQ-UNICAMP É a fonte de energia essencial para a vida na terra e muitos são os benefícios trazidos pela luz solar para os seres

Leia mais

Teste de Avaliação 3 A - 06/02/2013

Teste de Avaliação 3 A - 06/02/2013 E s c o l a S e c u n d á r i a d e A l c á c e r d o S a l Ano letivo 201 2/2013 Física e Química A Bloco II (11ºano) Teste de Avaliação 3 A - 06/02/2013 1. Suponha que um balão de observação está em

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

15/09/2015 1 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA O QUE É A LUZ? A luz é uma forma de energia que não necessita de um meio material para se propagar.

15/09/2015 1 PRINCÍPIOS DA ÓPTICA O QUE É A LUZ? A luz é uma forma de energia que não necessita de um meio material para se propagar. O QUE É A LUZ? A luz é uma forma de energia que não necessita de um meio material para se propagar. PRINCÍPIOS DA ÓPTICA A luz do Sol percorre a distância de 150 milhões de quilômetros com uma velocidade

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM Os sistemas de cabeamento estruturado foram desenvolvidos

Leia mais

Instrumentação para Espectroscopia Óptica. CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti

Instrumentação para Espectroscopia Óptica. CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti Instrumentação para Espectroscopia Óptica CQ122 Química Analítica Instrumental II 2º sem. 2014 Prof. Claudio Antonio Tonegutti INTRODUÇÃO Os componentes básicos dos instrumentos analíticos para a espectroscopia

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS CURSO PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICASP DISCIPLINA: Monitoramento, informação e avaliação de políticas sociais INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS Janice

Leia mais

Espectometriade Fluorescência de Raios-X

Espectometriade Fluorescência de Raios-X FRX Espectometriade Fluorescência de Raios-X Prof. Márcio Antônio Fiori Prof. Jacir Dal Magro FEG Conceito A espectrometria de fluorescência de raios-x é uma técnica não destrutiva que permite identificar

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE UNINORTE AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO Ano AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO Pré-Projeto de Pesquisa apresentado como exigência no processo de seleção

Leia mais

1. Analisa a seguinte imagem e responde às questões que se seguem:

1. Analisa a seguinte imagem e responde às questões que se seguem: C.F.Q. 8ºA Outubro 1 1. Analisa a seguinte imagem e responde às questões que se seguem: 1.1. Qual é o detetor de luz? O olho. 1.2. Qual é o recetor de luz? A bola. 1.3. De que cor veremos a bola se ela

Leia mais

THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro.

THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro. THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro. Thalitan é um complexo formado por um oligossacarídeo marinho quelado a moléculas de magnésio e manganês. Esse oligossacarídeo é obtido a partir da despolimerização

Leia mais

A influência das. lâmpadas na gravação

A influência das. lâmpadas na gravação A influência das lâmpadas na gravação Uma boa gravação garante a qualidade da impressão e a durabilidade da matriz. Veja como as lâmpadas influenciam esse processo Por Márcio Moraes dos Santos, da Vision-Cure

Leia mais

Física IV. Interferência

Física IV. Interferência Física IV Interferência Sears capítulo 35 Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Interferência Arco-íris = Bolha de sabão refração interferência Princípio da superposição Quando duas ou mais ondas se superpõem,

Leia mais

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador:

INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM (TÍTULO DO PROJETO) Acadêmico: Orientador: São Luis 2015 (TÍTULO DO PROJETO) (NOME DO ALUNO) Projeto de Pesquisa do Programa

Leia mais

Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho

Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Situar o tema dentro do contexto geral da sua área de trabalho PROJETO DE PESQUISA INTRODUÇÃO (O QUE É O TEMA?) Na introdução o aluno deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Desenvolver genericamente o tema Anunciar a idéia básica Delimitar o foco da pesquisa

Leia mais

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL)

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Projeto: Unidade de Correção Postural AMIL Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Autores: LACOMBE,Patricia, FURLAN, Valter, SONSIN, Katia. Instituição: Instituto

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

1- Fonte Primária 2- Fonte Secundária. 3- Fonte Puntiforme 4- Fonte Extensa

1- Fonte Primária 2- Fonte Secundária. 3- Fonte Puntiforme 4- Fonte Extensa Setor 3210 ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Calil A Óptica estuda a energia denominada luz. 1- Quando nos preocupamos em estudar os defeitos da visão e como curá-los, estamos estudando a Óptica Fisiológica. Estudar

Leia mais

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net

AV. Herminio Gimenez RC - RUC: 80061756-8 COR: CIUDAD DEL ESTE-PY TEL: +595 983 613802 contato@options-sa.net - www.options-sa.net COR: -Instalação rápida e fácil, fixação com resina, ondulação de 2 a 4 mm para passagem dos cabos de energia. - Pode ser instalada em piscinas ou hidromassagens onde não tenha sido previsto sistema de

Leia mais

Título ONDULATÓRIA Extensivo Aula 29. Professor Edson Osni Ramos (Cebola) Disciplina. Física B

Título ONDULATÓRIA Extensivo Aula 29. Professor Edson Osni Ramos (Cebola) Disciplina. Física B Título ONDULATÓRIA Extensivo Aula 29 Professor Edson Osni Ramos (Cebola) Disciplina Física B RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS ONDA ELETROMAGNÉTICA Sempre que uma carga elétrica é acelerada ela emite campos elétricos

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGEM LRGB DO PLANETA JUPITER

PROCESSAMENTO DE IMAGEM LRGB DO PLANETA JUPITER PROCESSAMENTO DE IMAGEM LRGB DO PLANETA JUPITER Rose C. R. ELIAS 1 ; Gustavo S. ARAUJO 2 ; Mayler MARTINS 3 ¹ Aluna do Curso Técnico de Informática Integrado ao ensino médio do IFMG campus Bambuí e bolsista

Leia mais

Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios

Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios Bioafinidade dermo epidérmica para o Clareamento & Controle da pele hiperpigmentada.

Leia mais

Modos de Propagação. Tecnologia em Redes de Computadores 5º Período Disciplina: Sistemas e Redes Ópticas Prof. Maria de Fátima F.

Modos de Propagação. Tecnologia em Redes de Computadores 5º Período Disciplina: Sistemas e Redes Ópticas Prof. Maria de Fátima F. Modos de Propagação Tecnologia em Redes de Computadores 5º Período Disciplina: Sistemas e Redes Ópticas Prof. Maria de Fátima F. Bueno Marcílio 1 Modos de Propagação Antes de iniciarmos o estudo dos tipos

Leia mais

Comunicação da informação a curta distância. FQA Unidade 2 - FÍSICA

Comunicação da informação a curta distância. FQA Unidade 2 - FÍSICA Comunicação da informação a curta distância FQA Unidade 2 - FÍSICA Meios de comunicação É possível imaginar como seria o nosso mundo sem os meios de comunicação de que dispomos? Os * * * * Aparelhos de

Leia mais

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno

Apresentação 24/12/2014. Professor Wilker Bueno Apresentação 1 Wilker Bueno Técnico em Magistério Colégio Estadual José Cipriano Varjão/GO Graduado em Administração de Empresas Universidade do Norte do Paraná Londrina/PR Especialista em RH e suas Atribuições

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica Mestrado Profissionalizante 2015 Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br IFMA / DAI Motivação Alguns princípios físicos dão suporte ao Sensoriamento Remoto...

Leia mais

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) constatou por meio de uma pesquisa realizada em 2011 que 59,85% dos entrevistados se expõe à luz solar

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) constatou por meio de uma pesquisa realizada em 2011 que 59,85% dos entrevistados se expõe à luz solar A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) constatou por meio de uma pesquisa realizada em 2011 que 59,85% dos entrevistados se expõe à luz solar sem qualquer proteção, enquanto apenas 34,31% usam protetor

Leia mais

Despigmentantes ou agentes clareadores:

Despigmentantes ou agentes clareadores: Despigmentantes ou agentes clareadores: Na pele os melanócitos estão presentes na camada basal da epiderme,na junção dermoepiderme e são responsáveis pela produção de melanina. Ocorrem numa taxa de aproximadamente

Leia mais

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO

ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO ENDERMOTERAPIA INSTITUTO LONG TAO Melissa Betel Tathiana Bombonatti A endermoterapia foi criada na França em 1970 por Louis Paul Guitay. Ele sofreu um grave acidente de carro que causou queimaduras de

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC no 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC no 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC no 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11 Componente Curricular: Estética Facial Código: -- Pré-requisito: -- Período Letivo:

Leia mais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais Aspectos Gerais Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais Avaliação de impacto Retorno econômico Marco Lógico O Curso Trabalho

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Acórdão nº. 293 de 16 de junho de 2012.

Acórdão nº. 293 de 16 de junho de 2012. Imprimir Acórdão nº. 293 de 16 de junho de 2012. D.O.U nº 120, Seção I, em 03/07/2012, páginas 127 e 128. O PLENÁRIO DO CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL, no uso de suas atribuições

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 2. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 2 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Revisão sobre Banco de Dados e SGBDs Aprender as principais

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

ÓPTICA. Conceito. Divisões da Óptica. Óptica Física: estuda os fenômenos ópticos que exigem uma teoria sobre a natureza das ondas eletromagnéticas.

ÓPTICA. Conceito. Divisões da Óptica. Óptica Física: estuda os fenômenos ópticos que exigem uma teoria sobre a natureza das ondas eletromagnéticas. ÓPTICA Conceito A óptica é um ramo da Física que estuda os fenomenos relacionados a luz ou, mais amplamente, a radiação eletromagnética, visível ou não. A óptica explica os fenômenos de reflexão, refração

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais