PSICOLOGIA EMENTAS DO CURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PSICOLOGIA EMENTAS DO CURSO"

Transcrição

1 PSICOLOGIA EMENTAS DO CURSO 1º P ANTROPOLOGIA Estudo da origem da humanidade, situando historicamente cada período, permitindo aos alunos a compreensão da evolução humana e a criação de valores culturais. Os alunos terão a oportunidade conhecer a diversidade da formação dos povos e do povo brasileiro e de pesquisarem os diversos aspectos da cultura e sua influência no cotidiano das pessoas. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Estudo de princípios filosóficos clássicos e suas aplicações no campo da psicologia. Ao mesmo tempo, proporcionar ao aluno condições para uma reflexão crítica sobre os fundamentos da psicologia, tendo como fio-condutor a análise de conceitos basilares como ser humano, razão, sensação, experiência e pensamento, dentre outros. Os alunos serão iniciados na análise e produção de textos científicos a partir de questões filosóficas. HISTÓRIA DA PSICOLOGIA Estudo da construção das representações sobre a vida psíquica desde a antiguidade até a formação das escolas e / ou sistemas psicológicos. Observar criticamente a criação da Psicologia nas diferentes Filosofias até a sua delimitação enquanto um lugar de saber e assim contemplar os diferentes campos da Psicologia percebendo suas diferentes bases epistemológicas.

2 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO Identificação de diferentes campos de atuação do psicólogo e das diversas orientações teóricas da psicologia através de entrevistas, visitas, palestras e debates com profissionais da área. Análise dos contextos de construção da prática profissional do psicólogo, enfatizando a emergência de problemáticas contemporâneas a partir de pesquisas de estudos divulgados em periódicos de Psicologia. Informações sobre regulamentação federal e regional da prática do psicólogo. Conhecer representações da psicologia, enquanto ciência e profissão, junto a organizações, instituições e comunidades. FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA Estudo dos aspectos fundamentais referentes à citologia e histologia. Os alunos receberão noções dos diferentes tipos celulares, além de aspectos referentes à anatomia, metabolismo, ciclo celular e histologia. Estudo do desenvolvimento embrionário humano caracterizando suas fases e estruturas sensoriais surgidas possibilitando a compreensão dos estados de anormalidade e má formação. Estudo dos processos básicos dos sistemas sensoriais e comportamentais os alunos poderão compreender a interferência dos sistemas integradores. Estudo dos princípios fundamentais de genética humana. Hereditariedade e meio ambiente. Evolução do comportamento. Métodos de investigação em psicobiologia. PRODUÇÃO DE TEXTO Estudo da diversidade de linguagens que envolvem e fazem parte da sociedade. Pesquisa de fundamentos lingüísticos relevantes para a produção de texto oral ou escrito. Discussão e estudo do uso do texto para uma comunicação real e eficaz.

3 INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA I A natureza do conhecimento científico e a produção de sentidos no cotidiano. Hipóteses e predições. Ética em pesquisa. Estudo do comportamento e variáveis. Conceitos de mensuração. Pesquisa de levantamento. Delineamento experimental: fases e etapas. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Análise de dados em pesquisa. SOCIOLOGIA Estudo da origem da disciplina e seus principais autores, permitindo aos alunos a compreensão das complexas relações existentes dentro das sociedades. Os alunos terão a oportunidade de conhecerem a diversidade de aspectos que envolvem uma sociedade e de pesquisarem acerca dos principais problemas sociais brasileiros, procurando entendê-los em todas as suas dimensões. 2º P FILOSOFIA II Estudo de princípios filosóficos na contemporaneidade e suas derivações no campo da psicologia. Ao mesmo tempo, proporcionar ao aluno condições para uma reflexão crítica sobre os fundamentos da psicologia a partir de uma discussão sobre a questão da alteridade, a relação com o outro. PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I Modalidades sensoriais e sua importância na percepção. Consciência e suas alterações: sono, sonhos, dissociação, meditação, hipnose e alterações por uso de substâncias psicoativas. Pesquisas clássicas sobre os processos psicológicos básicos.

4 CULTURA RELIGIOSA Estudos dos fenômenos religiosos, envolvendo o conhecimento das principais religiões mundiais e as suas relações psicológicas. Contribuições positivas e negativas da religião, apontando sua abrangência e limites. Diferenças religiosas, expressões religiosas. A tolerância e o respeito. Psicologia e Religião. PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I Conhecer os processos do desenvolvimento psicológico, cognitivo, afetivo e motor que ocorrem ao longo da vida humana. Introdução aos conceitos e perspectivas históricas e metodológicas relacionadas ao desenvolvimento. Os alunos irão conhecer as alternativas teóricas contemporâneas do desenvolvimento humano bem como fatores e aspectos desse desenvolvimento, aprofundando conhecimentos que permitam a observação e a avaliação da criança desde o nascimento até os dois anos de vida. TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO O comportamento humano e suas características. Comportamento social: relações interpessoais. Técnicas de observação: observações livres, dirigidas e controladas. Fenômenos psicológicos observáveis. Discussão de aspectos éticos. TEORIAS PSICOLÓGICAS I: PSICANÁLISE Ser capaz de contextualizar historicamente os fundamentos que levaram à construção da Psicanálise, contemplando suas principais origens epistemológicas. Contextualizar e introduzir conceitos básicos com o intento de construir a noção de sujeito na psicanálise, observando quais as possíveis contribuições deste campo do saber para a formação do psicólogo.

5 ANATOMOFISIOLOGIA HUMANA TEORIAS PSICOLÓGICAS II: BEHAVIORISMO Estudo morfofuncional do corpo humano, buscando uma visão global do organismo pelo entendimento do sistema nervoso, responsável pelos mecanismos que regulam e controlam todas as funções orgânicas. Os acadêmicos serão levados a perceber as respostas resultantes de estímulos diversos aos quais o corpo está sujeito, e desta forma consolidar uma visão integrada entre órgãos e sistemas funcionais do organismo. O Behaviorismo no contexto da Psicologia. O behaviorismo como filosofia de uma ciência. O Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical. O comportamento e sua multideterminação: aspectos filogenéticos e ontogenéticos. MATEMÁTICA BÁSICA Números Reais. Expressões Algébricas. Equação do 1º grau e Equação do 2º grau. Logaritmos. Conjuntos. Funções. Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG). 3º P PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II Pensamento, linguagem, memória e sua relação com a aprendizagem. Apreender a interdependência dos fenômenos e as realidades experimentadas pelo sujeito. ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA Conceitos e tipos de pesquisas científicas. Estatística descritiva univariada. Teoria da decisão estatística. Provas de homoscedasticidade. Prova t de Student de contraste entre duas médias. Prova do qui-quadrado. Análise de Variância. Correlação e regressão. Estatística não-paramétrica. Medição e avaliação em Psicologia. Análise multivariada. Aplicação do SPSS (Statistical Package for Social Sciences) em Psicologia. Projeto completo de uma pesquisa científica.

6 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II Aprofundamento de reflexões a respeito do desenvolvimento infantil, abordando as dimensões da aprendizagem, emoção, memória, pensamento e linguagem. Partindo do princípio de que aprendizagem e desenvolvimento são ações inter-relacionadas que acontecem desde os primeiros dias de vida, os alunos poderão apropriar-se de concepções a respeito destas funções e suas implicações nas interações sociais humanas. NEUROPSICOLOGIA As neurociências. Organização neurológica do comportamento humano. A noção do sistema funcional. As três principais unidades funcionais e as áreas cerebrais responsáveis. As atividades humanas superiores e controle cortical. Linguagens receptiva e expressiva. Afasias, gnosias, praxias e seus distúrbios. Memória e raciocínio. ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO I Análise Experimental do Comportamento no contexto das Ciências Naturais. Princípios básicos da Análise Experimental do Comportamento. Elementos essenciais de laboratório. Princípios de causalidade. Planejamento, execução e produção de relatório critico. Aspectos éticos da pesquisa em laboratório. TEORIAS PSICOLÓGICAS III: PSICANÁLISE Fortalecer o entendimento do funcionamento psíquico e da organização simbólica com o objetivo de explicar como se dá a formação do sujeito dentro do contexto social e a função fundamental da cultura na estruturação da personalidade. Elaborar a maneira pela qual a psicanálise cria um novo olhar sobre o sujeito, permitindo assim rumos singulares no campo da clínica.

7 4º P ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO II Planejamento, execução e avaliação de experimentos em laboratório. Esquemas de aquisição, manutenção e extinção de comportamento. Comportamento humano complexo. O papel da cultura como determinante do comportamento. Implicações para a pesquisa. Questões éticas. ÉTICA PROFISSIONAL E BIOÉTICA EM PSICOLOGIA TEORIAS PSICOLÓGICAS IV - PSICOLOGIA ANALÍTICA Definição teórico-conceitual de ética: objeto de estudo e campo de atuação. Contextualização das relações entre ética e filosofia e ética e outras ciências. Exposição do desenvolvimento de doutrinas éticas no decorrer histórico: a ética grega, a ética cristã medieval, a ética moderna, a ética contemporânea. Fundamentação conceitual de bioética salientando seus princípios, modelos explicativos e processos decisórios em pesquisas relativas ao campo da Psicologia (macrobioética: a comunidade, os sistemas de saúde e a sociedade; e microbioética: o ser humano). Demonstração das diretrizes e normas para pesquisas com seres humanos (resolução CNS 196/96), contextualizando, principalmente, os aspectos da bioética e saúde mental. Estruturação de termo de consentimento informado para pesquisas. Elaboração da significação social da profissão do Psicólogo e das características éticas necessárias ao exercício da profissão, correlacionando-as com a apresentação e a análise do Código de Ética do Psicólogo. Contextualização da fundamentação histórica, filosófica e epistemológica da Psicologia Analítica. Explicação dos conceitos básicos fundamentais tais como: complexo, arquétipo, símbolo, inconsciente e inconsciente coletivo. Caracterização do desenvolvimento da personalidade a partir da articulação dos conceitos: ego, sombra, persona, anima e animus, self e individuação. Fundamentação teórica dos métodos e técnicas analíticas: a transferência e contratransferência; tipos psicológicos, o trabalho onírico e sua elaboração através da amplificação simbólica com mitos, lendas, contos de fadas, desenhos e pinturas; a imaginação ativa; o tabuleiro de areia

8 METODOLOGIA CIENTÍFICA - II Estrutura de uma pesquisa e escolha do problema: elaboração da Questão Básica. Levantamento bibliográfico e utilização de bases de dados (Medline, BIREME, outras). Como elaborar trabalhos científicos: projeto de pesquisa, relatórios de pesquisa e artigos científicos. Normas ABNT e APA. Elaboração de projeto de pesquisa: levantamento bibliográfico, método e instrumentos. Elaboração de instrumentos de coleta de dados: questionários e roteiros de entrevista em profundidade. PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO III Estudo de conceitos e proposições representando a construção social da juventude e da velhice. Processos da vida psicológica, emocional e social peculiares às pessoas que vivenciam estas fases da vida. Os alunos irão articular conhecimentos sobre o sistema de forças motrizes como: interesses, aspirações e motivações; com a dinâmica dos processos do plano subjetivo dos jovens, adultos e idosos, podendo construir seus entendimentos a respeito de significações produzidas nestas etapas do desenvolvimento humano. Tópico Especial: NEUROCIÊNCIA E PSICOLOGIA Estrutura do cérebro, sistemas neuronais, estruturas especializadas no controle das emoções, desenvolvimento neural e teorias atuais sobre as alterações sofridas nesta fase que levam a alterações mentais, sintomas indicativos de quadro orgânicos, noções básicas de psicofarmacologia. TÓPICO ESPECIAL: DESENVOLVIMENTO INFANTIL E O BRINCAR Concepções sobre o brincar. O brincar enquanto uma ação necessária ao desenvolvimento nas esferas emocional, intelectiva, social, volitiva e física. O jogo e a criança: o desenvolvimento de uma linguagem própria, onde é possível o acesso à cultura e ao social. As linguagens do brincar e a aprendizagem de novas vivências facilitando à atividade simbólica.

9 5º P PSICOMOTRICIDADE Psicomotricidade: conceituações e estudo epistemológico. A psicomotricidade como ciência do movimento, integradora do pensar e agir. Métodos e técnicas da Psicomotricidade. PSICOLOGIA E PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Aspectos históricos e conceituais das deficiências, suas causas, a incidência, a prevenção e o tratamento de pessoas com necessidades especiais. Os problemas inerentes a classificação das necessidades especiais. A sexualidade, os problemas familiares e pessoais, o mundo do trabalho das pessoas com necessidades especiais. A psicologia diante da perspectiva inclusiva. PESQUISA EM PSICOLOGIA O projeto de pesquisa elaborado no período anterior na disciplina Metodologia Científica II será desenvolvido neste período. Coleta de dados segundo a metodologia programada no projeto. Análise e interpretação dos dados. Elaborar relatório de pesquisa. FUNDAMENTOS DE PSICOPATOLOGIA I Aspectos históricos da Psicopatologia e Psiquiatria. Entrevista clínica, exame de estado mental e atendimento em saúde mental. Sistemas de classificação e principais transtornos psicopatológicos. Antipsiquiatria, luta antimanicomial e noções contemporâneas de saúde mental. Tópico Especial: ESTUDOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA Identidade sexual, papel sexual, identidade de gênero e papel de gênero: a construção dos 11 sexos. Construção social da sexualidade no Brasil. Iniciação sexual e adolescência. Orientação sexual e prevenção. Variações da sexualidade humana.

10 PSICOLOGIA, ESCOLA E APRENDIZAGEM I Histórico da Psicologia Escolar. Definição de psicologia escolar e delimitação deste campo de atuação. Concepção crítica de psicologia escolar. Funções desempenhadas pelo Psicólogo escolar. O fracasso escolar. Métodos e técnicas da Psicologia Escolar. As políticas públicas e a escola. A Educação especial. Inclusão. Indisciplina. A aprendizagem da leitura e da escrita. A inserção do psicólogo escolar em diferentes contextos. Prevenção e promoção da saúde nas instituições educacionais. PSICOLOGIA SOCIAL II Tópico Especial - ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Contextualização do desenvolvimento da Psicologia Sócio- Histórica na América Latina e no Brasil. Caracterização das categorias de análise da Psicologia Sócio-Histórica, empregadas pela Psicologia Social na leitura dos processos e fenômenos psicossociais: pensamento, linguagem, atividade, consciência, emoção e construção da subjetividade. Análise dos contextos de construção da prática profissional do psicólogo social, enfatizando a emergência de problemáticas contemporâneas: preconceitos (estereótipos), estigma, exclusão social, conscientização, grupo e relações de poder, instituições, saúde social e políticas públicas. Análise dos contextos históricos da construção dos pressupostos teóricos da Teoria das Representações Sociais e identificação da teoria como método de pesquisas sociais. Fundamentação da Teoria da Análise de Conteúdo. Elaboração de projeto de trabalho prático que permita articulação dos conteúdos. Modelo psicométrico e modelo clínico em OP. Campos de aplicação de OP. Referencial teórico de Rodolfo Bohoslavsky. Determinantes da Escolha Profissional. Família e escolha profissional. Adolescência e identidade: expectativas de papéis e identificações familiares, grupais, de pares e sexuais. Psicanálise e OP: conceitos de sublimação, luto e reparação. Fases de processo de Orientação Vocacional: entrevista, informação e diagnóstico. A identidade vocacional e ocupacional, momentos da escolha, seleção, escolha e decisão. OP e promoção de saúde. Identidade profissional do psicólogo: aspectos envolvidos no trabalho de OP. O papel do psicólogo em OP.

11 6º P ESTÁGIO BÁSICO I ESCOLAR Atuação no âmbito da educação, nas instituições educacionais formais e informais. Mudança do comportamento de educando e educadores no processo de aprendizagem, nas relações interpessoais que se dão no âmbito da educação, referindo-se às dimensões política, econômica, social e cultural. Utilização de conhecimentos psicológicos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional, envolvendo todos os segmentos do processo educacional (escola-comunidade), objetivando a prevenção e a promoção da saúde psicológica e da qualidade de vida nos contextos educacionais, abrangendo, indivíduos, grupos e organizações. PSICODIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA Introdução à psicometria. Histórico dos testes; fundamentação teórica. Principais testes psicológicos validados. Conhecimentos sobre o processo de validação dos testes psicológicos. Panorama atual. Aplicação e prática. Aspectos éticos. Estratégias de utilização de testes em psicologia. PSICOLOGIA, ESCOLA E APRENDIZAGEM II História do surgimento da instituição escola. O papel da escola como apropriação cultural. As políticas públicas e a escola. A construção de uma cultura de paz. A Educação especial. O processo de Inclusão. A aprendizagem da leitura e da escrita. Leitura das dificuldades escolares pela ótica médica. Relação das dificuldades de aprendizagem com as teorias de aprendizagem. Visão crítica ao enfoque patológico dado às dificuldades de aprendizagem. Elaboração de intervenções que visem a inclusão e singularizem o aprendizado escolar. PSICOLOGIA COGNITIVA Estudo da Psicologia Cognitiva como um campo de interface de várias ciências, bem como dos fundamentos e métodos de pesquisa da Psicologia Cognitiva. Iniciação nos estudos dos processos psicológicos na perspectiva da ciência cognitiva, do raciocínio, da tomada de decisão, da representação do conhecimento, da organização do conhecimento, do desenvolvimento cognitivo e da inteligência humana e artificial.

12 FUNDAMENTOS DE PSICOPATOLOGIA II (Infância / Adolescência) Transtornos da infância e da adolescência, entrevista clinica e estudo de casos clínicos. PROCESSO GRUPAL E DINÂMICA DE GRUPO Estudos das principais correntes teóricas que embasam a compreensão do relacionamento interpessoal e dos fenômenos grupais, possibilitando a elaboração de projetos sociais a intervenções grupais. Tópico Especial: PSICOLINGUÍSTICA A Psicolinguística e seu objeto. O processo de aquisição da linguagem oral e escrita. As hipóteses linguísticas. Linguagem e cognição. Concepções e práticas da alfabetização na educação infantil e no ensino fundamental. Análise psicológica dos processos de aquisição da leitura e da escrita. Tópico Especial: ARTE E SENSIBILIZAÇÃO DOS SENTIDOS Contato com as diferentes linguagens artísticas como música, literatura, artes plásticas, cinema e teatro, envolvendo a autosensibilização às múltiplas formas de expressão e comunicação do ser humano. Os alunos serão estimulados, por meio das interações mediadas pela obra de arte, a contagiar-se pelos sentidos e significados do outro, ampliando suas possibilidades de percepção e compreensão do pensamento, sentimento e da emoção humana. 7º P ESTÁGIO BÁSICO II TRABALHO HABILIDADES SOCIAIS O mundo do trabalho e a construção da subjetividade. Fundamentos teóricos e práticos da atuação do psicólogo nas organizações. Observação, diagnóstico e intervenção nas organizações. História, conceitos e desenvolvimento das Habilidades Sociais. Comunicação verbal e não-verbal. Componentes Afetivos e Cognitivos das relações inter-pessoais. Estratégias comportamentais e cognitivas. Estilos Parentais e comportamento anti-social. Habilidades sociais na infância. Aplicações clínicas e educacionais.

13 POLÍTICAS PÚBLICAS I PROCESSOS DE GESTÃO DO TRABALHO TEORIAS PSICOLÓGICAS V FENOMENOLÓGICA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO TEORIAS PSICOLÓGICAS VI PSICODRAMA TERAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA O presente programa de aprendizagem está apoiado segundo a prática emergente de educação. O aluno é mobilizado para a importância do papel do psicólogo na esfera sócio-política através de um processo participativo de visita a campos de atuação profissional, entrevistas, problematização e construção. Fundamentos de Teoria Geral da Administração. A administração e o credenciamento da qualidade. Cultura e inovação nas organizações. Práticas em observação: registro e análise de diversos contextos inseridos em ambientes empresariais (condições físicas, organização e interações de pessoas). Discussão dos fenômenos psicológicos e sociais observados, problematizando-os segundo diferentes referenciais teóricos. Formulação e implementação de projetos. Teorias e práticas de gestão de pessoas. Situar historicamente o surgimento da fenomenologia, explicando o método fenomenológico. Introduzir o estudo das principais temáticas e conceitos básicos da filosofia fenomenológica. Apresentar os precursores e representantes do existencialismo. Apresentar as perspectivas da psicologia fenomenológica, existencial, gestalt e existencial-humanista. O significado do trabalho humano e sua evolução. A organização dos processos de trabalho e os modos de produção. A inserção do psicólogo no cotidiano das relações de trabalho e nos novos modelos de gestão. Sociologia aplicada ao contexto organizacional: agrupamentos sociais, conflitos e problemáticas na sociedade industrial. Biografia de J. L. Moreno. Teoria socionômica. Conceitos de espontaneidade, criatividade, tele e transferência. Teoria do momento e co-inconsciente. Matriz da identidade e teoria de papéis. Sociometria e átomo social Técnicas psicodramáticas: técnicas clássicas, cena aberta, psicodrama interno e onirodrama. Introdução a teoria e terapia Comportamental Cognitiva. Entrevista Diagnostica, Avaliação e Tratamento cognitivocomportamental de distúrbios emocionais e de comportamento. Raízes Históricas. Aprendizagem, análise e modificação do comportamento. Influência das cognições nas emoções e comportamentos. Principais técnicas utilizadas com crianças, adolescentes e adultos. Principais indicações (TOC, Transtorno do Pânico e Agorafobia, Fobias especificas e Depressão). Estudos de Casos. Aspectos éticos.

14 8º P PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA Identificação da problemática emergente na prática contemporânea da Psicologia frente às instituições e organizações que regem as relações entre seus agentes sociais. Conhecimento da realidade e do contexto escolhido como alvo de análise a partir de instrumentos de caracterização que permitam elaborar plano de intervenção. Fundamentação teórica científica da Psicologia pertinente à realidade estudada, permitindo desenvolvimento de plano de ação. Análise das condições de construção da prática profissional do psicólogo frente ao contexto escolhido, pautando a execução da intervenção planejada e negociada com populaçãoalvo. ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO Conceituação e histórico do aconselhamento psicológico. Delimitação e teorias do aconselhamento. A caracterização da entrevista no aconselhamento. A psicoterapia breve. Os serviços de aconselhamento psicológico. ESTÁGIO BÁSICO III SAÚDE POLÍTICAS PÚBLICAS II Acompanhar a intervenção do psicólogo em instituições de saúde. Ser capaz de configurar um planejamento de intervenção em uma unidade de atendimento na área de saúde. Aproximação do atendimento clínico no contexto institucional. Articular o estudo teórico com a observação dos principais temas: saúde, doença, morte e possibilidades de intervenção no contexto das instituição de saúde. Teorias e abordagens que embasam a prática e suas especificidades no processo inter-relacional do psicólogo, a equipe e o paciente no hospital. Interdisciplinaridade e inter consulta psicológica. Identificação das políticas públicas e sociais desenvolvidas no Brasil em decorrência da conjuntura social, política e econômica que o país enfrenta a atualidade. Análise das condições de construção da prática profissional do psicólogo frente às políticas públicas de saúde e educação, enfatizando a emergência de problemáticas contemporâneas a partir de pesquisas e de estudos. Informações sobre regulamentação federal, estadual e municipal da área da saúde coletiva e mental.

15 PSICOLOGIA DA SAÚDE I SEMINÁRIO INTERDISIPLINAR I Contextualização histórica das concepções sobre saúde e doença. Representação das concepções sobre promoção da saúde, prevenção e tratamento de doença, cura e relação médicopaciente. Elaboração e análise do papel do psicólogo em instituições de saúde coletiva: da clínica geral à psiquiatria. Identificação das práticas do psicólogo nas equipes inter e multidisciplinares: do Hospital Geral aos Centros de Atenção Psicossocial. Concepção da relação psicólogo e paciente em saúde coletiva. Refere-se a momentos presenciais onde ocorrerão sínteses integradoras dos conteúdos tratados no decorrer do curso a partir das temáticas abordadas em cada semestre. Os encontros destinados ao trabalho na disciplina configurarão a viabilidade da interdisciplinaridade, ao focalizar o olhar de cada área do conhecimento em um determinado objeto/fenômeno. TEORIAS E TÉCNICAS DE ENTREVISTA Entrevista como instrumento de trabalho. O aluno desenvolverá estudos teóricos e aprenderá a planejar, coordenar e intervir utilizando os vários tipos de entrevistas de acordo com o objetivo e/ou contexto do trabalho. A entrevista nos diferentes momentos e situações: clínica, entrevista psicossocial, com adulto, com adolescente, com crianças, com pais. Etapas e desenvolvimento da entrevista. Tipos de entrevista. Campos de aplicação. Questões éticas envolvidas. Tópico Especial - SAÚDE PSÍQUICA E TRABALHO Relação saúde e trabalho, dando ênfase nas referências à saúde mental, analisando de forma introdutória seus principais conceitos, questões e problematizações. Tópico Especial - ESTUDO DA FAMÍLIA Estudos sobre a história social da família e suas modificações na contemporaneidade. As principais críticas e análise da família como grupo primário, relações da instituição família e o poder e o conceito grupo complexo de convivência social. A abordagem psicossocial da família e as possibilidades de práticas voltadas para a promoção de saúde, prevenção e atendimento.

16 9º P PSICOLOGIA DA SAÚDE II SEMINÁRIO INTERDISIPLINAR II LIBRAS (Optativa) ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS I Exposição da organização do sistema de saúde no Brasil. Descrição do conceito de controle social em saúde, salientando o modelo implementado pelo SUS. Contextualização dos conceitos de epidemiologia e indicadores de saúde, de comportamento de saúde e de doença. Identificação das Unidades de Saúde, seu território e formas de atuação. Descrição dos Programas de Saúde e Educação preventiva. Caracterização do modelo de saúde mental comunitária adotado nas políticas públicas. Representação da Saúde Mental no Brasil através de sua normatização: Lei /01; Lei /95; Lei /03; Portaria 224/92 MS. Refere-se a momentos presenciais onde ocorrerão sínteses integradoras dos conteúdos tratados no decorrer do curso a partir das temáticas abordadas em cada semestre. Os encontros destinados ao trabalho na disciplina configurarão a viabilidade da interdisciplinaridade, ao focalizar o olhar de cada área do conhecimento em um determinado objeto/fenômeno. Esta disciplina se propõe a apresentar os pressupostos teóricohistóricos, filosóficos, sociológicos, pedagógicos e técnicos da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS a qual se constitui como sistema lingüístico das comunidades de pessoas surdas no Brasil, contribuindo para a formação do professor de Educação Básica no contexto da Educação Inclusiva. O estágio em Psicologia e Processos Clínicos, visa o desenvolvimento de habilidades referentes à atuação do psicólogo em contextos clínicos, incluindo diagnóstico e psicoterapia. O acadêmico deverá, necessariamente, avaliar e intervir junto a pacientes, contemplando um referencial teórico de seu interesse, cujos conhecimentos tenham sido desenvolvidos ao longo do curso. O conteúdo desta disciplina oferece ao aluno um contato com o exercício da Psicologia Clínica para favorecer a articulação dos conteúdos teóricos acumulados durante o curso com atividades vivenciadas durante o estágio supervisionado.

17 ESTÁGIO EM POLÍTICAS PÚBLICAS (INTER-ÁREAS DA PSICOLOGIA I) Integração teórico-prática de conhecimentos, habilidades e atitudes para uma prática profissional a ser desenvolvida em contextos e/ou instituições formais ou informais. Atividades desenvolvidas com supervisão local e/ou na Universidade. 10º P ESTÁGIO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS II ESTÁGIO EM POLÍTICAS PÚBLICAS (INTER-ÁREAS DA PSICOLOGIA II). O Estágio em Psicologia e Processos Clínicos visa o desenvolvimento de habilidades referentes à atuação do psicólogo em contextos clínicos, incluindo diagnóstico e psicoterapia. O acadêmico deverá, necessariamente, avaliar e intervir junto a pacientes, contemplando um referencial teórico de seu interesse, cujos conhecimentos tenham sido desenvolvidos ao longo do curso. O conteúdo desta disciplina oferece ao aluno um contato com o exercício da Psicologia Clínica para favorecer a articulação dos conteúdos teóricos acumulados durante o curso com atividades vivenciadas durante o estágio supervisionado. Integração teórico-prática de conhecimentos, habilidades e atitudes para uma prática profissional a ser desenvolvida em contextos e/ou instituições formais ou informais. Atividades desenvolvidas com supervisão local e/ou na universidade.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Ementário/abordagem temática/bibliografia básica (3) e complementar (5) Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo funcional

Leia mais

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36

PSICOLOGIA. INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA 36 36 Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA 36 36 PSICOLOGIA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 54 54 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 72 72 1º SOCIOLOGIA Temática: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA Psicologia: PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 36 36 72 Ciência e ANTROPOLOGIA

Leia mais

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA

Curso de Psicologia CÓDIGO B108478 PROGRAMA Curso de Psicologia 1º período DISCIPLINA: ELEMENTOS DE ANATOMIA B108478 EMENTA: - Estudo de todos os órgãos e sistemas do organismo humano, destacando as funções pertinentes a cada estrutura. DISCIPLINA:

Leia mais

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais)

Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Ementas aprovadas nos Departamentos (as disciplinas obrigatórias semestrais estão indicadas; as demais são anuais) 1º ANO

Leia mais

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE

Disciplinas Teórica Prática Estágio Total 2 SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Leitura e Produção de Textos Informática Instrumental Introdução à Sociologia Anatomofisologia 1 Psicologia: Ciência e Profissão Fundamentos Históricos

Leia mais

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas

Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco. Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Curso: Pedagogia ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Fundamentos Epistemológicos de Pedagogia 60 horas Metodologia Científica 60 horas História da Educação 60 horas Sociologia da Educação I 60 horas Filosofia

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Ementário Relações Interpessoais e Ética Profissional Concepções sobre o Processo Inter-relacional no Trabalho; Competência Interpessoal; Qualidade de Vida no

Leia mais

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO

INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO INSTITUTO SINGULARIDADES CURSO PEDAGOGIA MATRIZ CURRICULAR POR ANO E SEMESTRE DE CURSO 1º N1 1. Espaços e Práticas Culturais 40h N1 2. Oficina de Artes Visuais 80h N1 3. Prática de Leitura e escrita 80h

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Curso 09/05/2011 15:06 Curso: 9 DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Centro de Ciências da Educação Pedagogia (Noturno) Ano/Semestre: 0/ 09/0/0 :06 s por Curso Magistério: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fundamental CNA.0.00.00-8

Leia mais

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos.

Diagnóstico em psicoterapia. Método psicoterapêutico e da avaliação dos seus resultados. Ética dos processos terapêuticos. COMUNS AO DOUTORADO ANÁLISE DE VARIÂNCIA E DE REGRESSÃO Análise de regressão múltipla. Tipos mais comuns de análise de regressão. Análise de variância para planos fatoriais (ANOVA). Análise de variância

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Psicologia. Biologia Geral 02/40. Filosofia 02/40. Sociologia 02/40. História da Psicologia 04/80

Matriz Curricular do Curso de Psicologia. Biologia Geral 02/40. Filosofia 02/40. Sociologia 02/40. História da Psicologia 04/80 Matriz Curricular do Curso de Psicologia Biologia Geral Interfaces com Campos afins do Conecimento Filosofia Sociologia 1º Epistemológicos e Históricos Anatomia/Neuroanatomia História da Psicologia Básicos

Leia mais

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão

Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso. Missão Informações do PPC que constarão na página eletrônica do Curso CURSO: PSICOLOGIA Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h. Estrutura Curricular do Curso Disciplinas CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA 400h Ética profissional na Educação Fundamentos históricos, conceitos, sociais e legais na Educação Inclusiva Legislação Aplicável na Educação Inclusiva Fundamentos

Leia mais

Matriz Curricular do Curso

Matriz Curricular do Curso FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social CURSO DE PSICOLOGIA (Bacharel e Formação de Psicólogo) Publicado no diário Oficial

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização:

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA MORFOFISIOLOGIA E COMPORTAMENTO HUMANO Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. HISTÓRIA E SISTEMAS

Leia mais

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas

PSICOPEDAGOGIA. DISCIPLINA: Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Motor: Abordagens Sócio Interacionistas PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: Fundamentos da Psicopedagogia EMENTA: Introdução e fundamentos da Psicopedagogia. O objeto de estudo. Visão histórica e atual. Concepções que sustentam a Psicopedagogia. O papel

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina

PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO. 1 o Ano. Disciplina PSICOLOGIA MATUTINO E NOTURNO 1 o Ano Antropologia Epistemologia e História da Psicologia Estatística Ética e Cidadania Interpretação e Produção de Textos Científicos Métodos de Pesquisa em Psicologia

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2010.2 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 30 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) 2012 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL... 4 02 INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA: DIVERSIDADE CULTURAL NA APRENDIZAGEM... 4 03 METODOLOGIA CIENTÍFICA...

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE

FACULDADE DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 3º SEMESTRE MATRIZ CURRICULAR 2013 1º SEMESTRE Psicologia Ciência e Profissão 4 60 12 Bases Filosóficas da Psicologia 4 72 0 Bases Sócio-Antropológicas da Psicologia 4 60 12 Anatomia Humana 4 36 36 Metodologia de

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA ANEXO II DA RESOLUÇÃO CEPEC Nº 952 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA NÚCLEO COMUM Análise do comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas:

Leia mais

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA PROJETO PEDAGÓGICO Campo Limpo Paulista 2012 1 CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA Marcos Legais Resolução CNE CES 1 2002 Resolução CNE

Leia mais

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco

Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) II Bloco Curso: Letras Português ( 1 ª Licenciatura) I Bloco Filosofia da Educação 60 horas Metodologia Científica 60 horas Iniciação à Leitura e Produção de Textos Acadêmicos 60 horas Introdução à filosofia e

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 2012.1 História e Bases Epistemológicas da Psicologia Sociologia I Antropologia Leitura e Produção Textual Metodologia do Trabalho Cientifico TOTAL: 400 horas Filosofia

Leia mais

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre

Ementário de Disciplinas por Semestre. 1º Semestre Ementário de Disciplinas por Semestre 1º Semestre Código: PS 010 Disciplina: História da Psicologia Ementa: Bases epistemológicas da Psicologia, gênese, desenvolvimento e aplicabilidade das teorias psicológicas.

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA 1º SEMESTRE Morfofisiologia e Comportamento Humano Ementa: Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais.

Leia mais

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum

Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Ementas das disciplinas do Núcleo Comum Análise Experimental do Comportamento O método experimental na análise das relações comportamentais complexas: comportamentos consciente, memória, pensamento e linguagem.

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO EDUCACIONAL (Currículo iniciado em 2009) CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2171 C/H 102 Fundamentos e concepções sobre a organização curricular

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 MESTRADO: EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Estudos Organizacionais e Sociedade e Marketing e Cadeias

Leia mais

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa

Centro de Estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa EDUCAÇÃO INFANTIL JUSTIFICATIVA O momento social, econômico, político e histórico em que vivemos está exigindo um novo perfil de profissional, de cidadão: informado, bem qualificado, crítico, ágil, criativo,

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO 1 EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO e DOUTORADO MESTRADO: A) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DAS LINHAS 1 e 2: Organizações e Estratégia e Empreendedorismo e Mercado

Leia mais

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral)

Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) Grade Curricular - Psicologia (Psicologia - integral) SEMESTRE 1 - Obrigatórias BIO0105 Biologia 6 0 6 MAE0112 Introducao a Probabilidade e a Estatistica I 4 0 4 PSA0113 Psicologia da Aprendizagem PSE0101

Leia mais

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA

RELAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA, EMENTAS E TEMAS PARA ORIENTAÇÃO DE TCC PEDAGOGIA RELAÇÃO DE LINHAS DE, S E PARA METODOLOGIAS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS Constituição histórica das metodologias do ensino e as diferentes concepções de ensino

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

Bacharelado em Serviço Social

Bacharelado em Serviço Social Informações gerais: Bacharelado em Serviço Social Duração do curso: 04 anos (08 semestres) Horário: Vespertino e Noturno Número de vagas: 300 vagas anuais Coordenador do Curso: Profª Ms. Eniziê Paiva Weyne

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1A

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1A 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Prática: 15 h/a Carga Horária: 60 h/a Créditos: 4 A biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão

Leia mais

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO COMPORTAMENTO HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES MARKETING EMENTAS DO CURSO 1º P COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Números Reais; Expressões Algébricas; Equação do 1º grau; Equação do 2º grau; Logaritmos; Conjuntos; Funções;

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009):

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PSICOLOGIA (Currículo iniciado em 2009): ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA I C/H 102 (0829/I) Diferentes linhas de intervenção teórico-metodológicas

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade Mantenedora da Faculdade Cenecista de Campo Largo Ementas das Disciplinas 1. Teorias Administrativas e a Gestão Escolar - 30 horas Ementa: Gestão Educacional conceitos, funções e princípios básicos. A função administrativa da unidade escolar e do gestor.

Leia mais

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período

DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA - 2008. Disciplinas Teórica Prática Estágio Total. 1º Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 DINÂMICA CURRICULAR DO CURSO DE

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE EDUCAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: PESQUISA E PRÁTICA CODICRED: 142AU-04 EMENTA: Caracterização, organização e gestão dos espaços não-formais na promoção da aprendizagem

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2004.1. Disciplinas do Núcleo Comum 01 ANTROPOLOGIA CULTURAL

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2004.1. Disciplinas do Núcleo Comum 01 ANTROPOLOGIA CULTURAL Disciplinas do Núcleo Comum 01 ANTROPOLOGIA CULTURAL Fase: 1ª Carga Horária: 30 h/a Prática: 10 h/a Créditos: 2 : A Antropologia enquanto ciência e seus principais ramos. Metodologia da pesquisa em Antropologia

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da disciplina Evolução do Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação;

Leia mais

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2

Curso de Pedagogia Ementário da Matriz Curricular 2010.2 1ª FASE 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL A Biologia educacional e os fundamentos da educação. As bases biológicas do crescimento e desenvolvimento humano. A dimensão neurológica nos processos básicos: os sentidos

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA Disciplina: Comunicação e Expressão Ementa: A leitura como vínculo leitor/texto através do conhecimento veiculado pelo texto escrito. Interpretação:

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Sumário I) OBJETIVO 02. 1) Público alvo 02. 2) Metodologia 02. 3) Monografia / Trabalho final 02 Sumário Pág. I) OBJETIVO 02 II) ESTRUTURA DO CURSO 1) Público alvo 02 2) Metodologia 02 3) Monografia / Trabalho final 02 4) Avaliação da aprendizagem 03 5) Dias e horários de aula 03 6) Distribuição de

Leia mais

9. Papel, funções, atuação, limites e possibilidades do pesquisador na concepção burocrática e na concepção complexa de metodologia da pesquisa;

9. Papel, funções, atuação, limites e possibilidades do pesquisador na concepção burocrática e na concepção complexa de metodologia da pesquisa; Setor de Estudos: Fundamentos Teóricos Metodológicos da Psicologia 1. Conhecimentos popular, filosófico, religioso, artístico e científico: relações, construções, dificuldades e desafios do pesquisador;

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 1 º PERÍODO 1) História da Terapia Ocupacional (30 hs) EMENTA: Marcos históricos que antecederam o surgimento formal da profissão de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE DE OFERTA 99-8791-04 DIDÁTICA 160 0 160 99-8792-04

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE DE OFERTA 99-8791-04 DIDÁTICA 160 0 160 99-8792-04 Curso: Graduação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016

EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 EMENTAS - MATRIZ CURRICULAR - 2016 901491 - EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução da teoria organizacional

Leia mais

RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA COMPLEMENTOS DE MATEMÁTICA PARA CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO RECURSOS HUMANOS EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

CURSO DE PEDAGOGIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA 1 CURSO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2015.1 BRUSQUE (SC) 2015 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE I... 4 02 LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO... 4 03 PROFISSIONALIDADE DOCENTE... 4 04 RESPONSABILIDADE

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) DE PEDAGOGIA (LICENCIATURA) 1. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03

3.ª SÉRIE MODALIDADE DE OFERTA 00-8658-02 PESQUISA EM PSICOLOGIA 80 0 080 00-8664-03 PROCESSOS GRUPAIS 80 40 120 00-9675-03 Curso: Graduação: Ênfase: Regime: Duração: PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO I PSICOLOGIA E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS II PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS SERIADO ANUAL - NOTURNO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: PSICOLOGIA BACHARELADO/FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO SERIADO ANUAL - NOTURNO 5 (CINCO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 05 (CINCO) ANOS

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO PSICOPEDAGOGIA 1 - JUSTIFICATIVA Atualmente os ambientes educacionais não estão mais localizados somente nas Escolas e/ou Instituições de ensino. Muitas organizações,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DATA DA APLICAÇÃO: 12.12.2015 GABARITOS MULTIDISCIPLINAR 2015.2 HUMANAS E EXATAS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO A E D D E C A E A B ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS E PREÇOS ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS

Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Curso de Especialização Educação Infantil 2ª Edição EMENTA DAS DISCIPLINAS Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança de 0 a 5 anos Docente do Curso Gilza Maria Zauhy Garms Total da Carga

Leia mais

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1

Ementário do Curso de Pedagogia, habilitações: Educação Infantil e Séries Iniciais 2008.1 01 BIOLOGIA EDUCACIONAL Fase: 1ª Carga Horária: 60 h Prática: 15 h Créditos: 4 A Biologia e o educador. Herança e meio, a hereditariedade. Reprodução humana. As funções vegetativas (digestão e alimentos,

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE

HORÁRIO DE PROVAS 3º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 23.09.13 19horas Fundamentos da Língua Portuguesa: Leitura e Produção de 23.09.13 21horas Textos Psicologia da Educação I 24.09.13

Leia mais

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

Currículo nº2 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº2 Reconhecido pelo Decreto Federal n 82.413, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 1064, de 13.04.11 DOE

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL SECUNDÁRIO Planificação Psicologia º Ano ANO LETIVO 2015/2016 º GRUPO B MÓDULO 1- Descobrindo a Psicologia 26 1. Especificidade da Psicologia

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Turno: INTEGRAL Currículo nº Reconhecido pelo Decreto Federal n 8.1, de 16.10.78, D.O.U. nº198 de 17.10.78. Renovação de Reconhecimento Decreto Est. nº. 106, de 1.0.11 DOE nº 85

Leia mais

ANEXO E: EMENTÁRIO DO CURRÍCULO 13

ANEXO E: EMENTÁRIO DO CURRÍCULO 13 ANEXO E: EMENTÁRIO DO CURRÍCULO 13 I CICLO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES (1º e 2º semestres): FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EMENTÁRIO: O I Ciclo do Curso de Pedagogia do UniRitter desenvolve os fundamentos

Leia mais

FP 108501 FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA

FP 108501 FUNDAMENTOS DA GINÁSTICA Ementas das Disciplinas de Educação Física Estão relacionadas abaixo, as ementas e a bibliografia dos diferentes eixos curriculares do Curso, identificadas conforme os ciclos de formação: Ciclo de Formação

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO CURSO: RELAÇÕES INTERNACIONAIS Missão A principal missão do Curso de Relações Internacionais é formar, a partir de pesquisa e desenvolvimento pedagógico próprios, mediante

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS BRUSQUE (SC) Consuni nº. 63/14, 2011 de 10 de dezembro de 2014. 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO AO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 07 (SETE)

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS S DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO TRILÍNGUE DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Leitura e compreensão de textos. Gêneros textuais. Linguagem verbal e não verbal. Linguagem

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN GRÁFICO 514502 INTRODUÇÃO AO DESIGN Conceituação e história do desenvolvimento do Design e sua influência nas sociedades contemporâneas no

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL Código: ENF- 210 Pré-requisito: ENF

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia

Estrutura Curricular do Curso de Psicologia Estrutura Curricular do Curso de Psicologia 1º Período Bases Culturais da Psicologia - Bases Sociais da Psicologia - Leitura e Produção de Texto - 57 Fundamentos da Anatomia Humana - História da Psicologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

ANEXO I - EDITAL Nº 15/2015 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCESSO SELETIVO DO 2º SEMESTRE 205 ANEXO I - EDITAL Nº 5/205 QUADRO GERAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR DISCIPLINA E CURSOS LICENCIATURA EM FÍSICA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO CST ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO 68 A disciplina estuda a área da informática como um todo e os conceitos fundamentais, abrangendo desde a

Leia mais

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO

PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE FLORESTA ISEF PROJETO BRINQUEDOTECA: BRINCANDO E APRENDENDO FLORESTA PE 2013 SUMÁRIO I. JUSTIFICATIVA II. OBJETIVO A. GERAIS B. ESPECIFICOS III. DESENVOLVIMENTO IV. CRONOGRAMA

Leia mais

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

QUADRO DE EQUIVALENTES, CONTIDAS E SUBSTITUTAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO 28380 Antropologia Teológica A 1 34 28380 Antropologia Teológica A 1 34 A partir de conceitos teológicos, estimula o aluno a problematizar e analisar, criticamente, Equivalente Estuda a cultura humana,

Leia mais

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013

CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO DE MEDICINA - MATRIZ CURRICULAR 2013 Eixos longitudinais, conteúdos e objetivos cognitivos psicomotores Eixos transversais, objetivos Per. 1º Ano eixo integrador: O CORPO HUMANO CH INT. COMUM. HAB.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:33 7//1 19:33 Centro de Ciências da Educação Curso: 9 Pedagogia (Noturno) Currículo: 11/ 1 CNA.157.-3 Biologia Humana Ementa: Natureza Biológica e Visão Sistêmica do Ser humano. Sistemas do corpo humano.

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - PS14101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 - - PS14101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 72 1 de 5 Nível:BACHARELADO Início: 20021 01 - - PS14101 - História das Ideias Psicológicas - Ativa desde: PS14102 - Sociologia - Ativa desde: PS14103 - Metodologia Científica - Ativa desde: PS14104 - Fundamentos

Leia mais

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG

Curso de Graduação. Dados do Curso. Administração. Contato. Modalidade a Distância. Ver QSL e Ementas. Universidade Federal do Rio Grande / FURG Curso de Graduação Administração Modalidade a Distância Dados do Curso Contato Ver QSL e Ementas Universidade Federal do Rio Grande / FURG 1) DADOS DO CURSO: COORDENAÇÃO: Profª MSc. Suzana Malta ENDEREÇO:

Leia mais

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

PERFIL DA VAGA: GERENTE DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS O Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente. PERFIL DA VAGA: PERFIL GERAL DA FUNÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO 1 CURSO: LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS MISSÃO DO CURSO O Curso de Licenciatura em Artes Visuais busca formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa

Leia mais

HORARIOS DE TUTORIAS: É necessário agendamento para tutoria.

HORARIOS DE TUTORIAS: É necessário agendamento para tutoria. HORARIOS DE TUTORIAS: É necessário agendamento para tutoria. Matemática: Luiz Paulo Tavares Disciplinas em que atua: Administração Financeira Contabilidade Estatística Estatística Aplicada Formação de

Leia mais

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL EMENTAS CULTURA RELIGIOSA O fenômeno religioso, sua importância e implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais: história

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO/ 2013 MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.

TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp. TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo UNESP/Rio Claro. razevedo@rc.unesp.br O que é educação inclusiva? Inclusão é um processo de aprendizagem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO GERAL OU CICLO BÁSICO AR081- FOLCLORE BRASILEIRO OBRIGATÓRIO 1 30 30 60 3 Fórmula: AR280 AR280- FOLCLORE BRASILEIRO FOLCLORE, ORIGENS, CAMPOS DE ATUAÇÃO E INTERLIGAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS, INFLUÊNCIA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEILA REGINA VALOIS MOREIRA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEILA REGINA VALOIS MOREIRA 1 A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LEILA REGINA VALOIS MOREIRA INTRODUÇÃO O tema a ser estudado tem como finalidade discutir a contribuição da Educação Física enquanto

Leia mais

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007.

Duração: 8 meses Carga Horária: 360 horas. Os cursos de Pós-Graduação estão estruturados de acordo com as exigências da Resolução CNE/CES nº 01/2007. Arte em Educação Considerando que a ação educacional é uma prática social mediadora da prática social mais ampla, nossa missão é: Formar o profissional de arte educação contemplando suas três dimensões:

Leia mais

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO

LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO LOGÍSTICA EMENTAS DO CURSO 1º P TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA Técnicas de leitura, interpretação e produção de textos, expressão oral e apresentação de trabalhos acadêmicos, argumentação científica.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO Curso: Graduação: Ênfase: Regime: Duração: PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO / FORMAÇÃO DE PSICÓLOGO I PSICOLOGIA E PROCESSOS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE II PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

Leia mais

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS 1ª FASE LLE 931 Introdução aos Estudos da Linguagem Total h/a Introdução aos conceitos de língua e língua(gem); características da língua(gem) humana; a complexidade da língua(gem)

Leia mais