Geriatria. Caderno de Questões Prova Discursiva

Documentos relacionados
RESIDÊNCIA MÉDICA SUPLEMENTAR 2015 PRÉ-REQUISITO (R1) / CLÍNICA MÉDICA PROVA DISCURSIVA

ORGANIZADOR. Página 1 de 6

Leia estas instruções:

TEMA INTEGRADO (TI) / TEMA TRANSVERSAL (TT) 4ª. SÉRIE MÉDICA

1 a ETAPA - PROVA C/PP PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

Leia estas instruções:

Processo Seletivo para Residência Médica 2010

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO IDOSO 2014 PROVA OBJETIVA 2014

Residência Saúde 2013 PROVA OBJETIVA PROVA DISCURSIVA ENFERMAGEM PROVA DISCURSIVA. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso ORGANIZADOR

Identifique-se na parte inferior desta capa. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno, você será excluído do Processo Seletivo.

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA

Residência Saúde 2013 PROVA OBJETIVA PROVA DISCURSIVA SERVIÇO SOCIAL PROVA DISCURSIVA. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso ORGANIZADOR

Identifique-se na parte inferior desta capa. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno, você será excluído do Processo Seletivo.

Caso Clínico 29/09/11 - "Dor em joelho esquerdo" Qua, 05 de Outubro de :10 - Última atualização Qui, 29 de Março de :28

Avaliação do Internato 14/3/2016 Nome:

RESIDENCIA MÉDICA UFRJ

Histórico de Enfermagem

Caso clínico 1 História Clínica

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA

Caso Clínico 14/09/11 - "Falta de ar há 8 meses" Qui, 15 de Setembro de :04 - Última atualização Qui, 29 de Março de :31

1 a ETAPA - PROVA C/PP PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

EXAME NACIONAL DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS MÉDICOS EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ESTRANGEIRAS. Prova Discursiva

PRÉ-REQUISITO R3 ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE (301)

Insulinoterapia no pré per e pós operatório. Profa. Fernanda Oliveira Magalhães

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

Leia estas instruções:

PROVA OBJETIVA. Procurou a emergência do hospital municipal em Mangaratiba, onde recebeu o primeiro atendimento às 11h, apresentando o ECG abaixo:

Leia estas instruções:

c) cite o tratamento mais adequado para esse caso. (7,0 pontos) Respostas:

Caso Clínico #5. Identificação: MFS, feminina, parda, 35 anos; natural e procedente de Boa Vista - Roraima

Leia estas instruções:

RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ

1 a ETAPA - PROVA C/PP PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE (SES) 2015 PRÉ-REQUISITO / CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA PROVA DISCURSIVA

Residência Saúde 2013 PROVA OBJETIVA PROVA DISCURSIVA PSICOLOGIA PROVA DISCURSIVA. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso ORGANIZADOR

ESTUDO DIRIGIDO - HIPERTIREOIDISMO

ANAMNESE RESUMIDA QD: HMA IDA Ao exame (resumido)

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

História de Silvia Bertagnolli

Como Escrever a Anamnese e o Exame Físico no Prontuário Médico

INSTRUÇÕES. Nº da Inscrição

ANAMNESE. Identificação: 77 anos de idade, feminina, branca, casada, professora aposentada, natural e procedente de Campos dos Goytacazes - RJ.

HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA

PROJETO CAPS PELOTAS QUESTIONÁRIO DO FAMILIAR / CUIDADOR A

Informações de Impressão

AULA- 2 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM UNISALESIANO

Caso 18, adaptado de Relato de Caso Clínico com finalidade didática:

PROVA OBJETIVA. b) Liste os outros exames que devem ser solicitado para o esclarecimento do quadro e descreva qual seria a abordagem terapêutica.

CASO CLÍNICO. Identificação: Mulher, 48 anos, branca, casada, do lar, natural e residente de Italva. Queixa Principal: falta de ar e dor no peito

Discussão de Caso Clínico

Justificativa Depende dos exames escolhidos. Residência Médica Seleção 2014 Prova Clínica Médica Expectativa de Respostas. Caso Clínico 1 (2 pontos)

ANO OPCIONAL EM NEUROLOGIA PROGRAMA: NEUROLOGIA ANO OPCIONAL (CÓD. 1547)

Caso Clínico 16/11/11 - dor na perna esquerda Seg, 05 de Dezembro de :59 - Última atualização Qui, 29 de Março de :24

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

USG do aparelho urinário: hidroureteronefrose bilateral, bexiga repleta com volume estimado de 350 ml com paredes espessadas e trabeculadas.

Fonoaudiologia. Caderno de Questões PROVA DISCURSIVA. SRH Superintendência DESEN. de Recursos Humanos

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

Unidade de Tratamento da Dor e Medicina Paliativa CHCB (H. Fundão)

CASO CLÍNICO SOBRE MORTE E MORRER

UNIDADE DE RECUPERAÇÃO PÓS- ANESTÉSICA (URPA) Maria da Conceição Muniz Ribeiro

Residência Saúde 2013 PROVA OBJETIVA PROVA DISCURSIVA FISIOTERAPIA PROVA DISCURSIVA. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso ORGANIZADOR

INSTRUÇÕES DA PROVA ESCRITA. Um CADERNO DE QUESTÕES constituído de quatro questões, todas de igual valor.

CLÍNICA MÉDICA. De acordo com o caso descrito: a) Apresente os parâmetros laboratoriais que permitem a definição do diagnóstico de CAD.

CONCURSO PÚBLICO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA

Contextualização. Marcelo Marcos Piva Demarzo, Julie Silvia Martins e Lucilia de Fatima Auricchio

CASO CLÍNICO III IV WIAH - MAIO 2009

Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

PRESCRIÇÃO DE CUIDADOS

Seção 1 Introdução Intr Guia_Book.indb 1 04/09/ :12:42

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

REGISTO CLÍNICO INTEGRADO Exercícios Práticos

Médico Neurocirurgia Geral

Nefropatia Diabética. Caso clínico com estudo dirigido. Coordenadores: Márcio Dantas e Gustavo Frezza

ALICE NO PAÍS DOS ESPELHOS CASO

Caso Clínico 24/08/11 - "Fraqueza e dor nas pernas" Sex, 02 de Setembro de :26 - Última atualização Qui, 29 de Março de :37

Donepezilo Pharmakern 5 mg Comprimidos revestidos por película Donepezilo Pharmakern 10 mg Comprimidos revestidos por película

Perguntas: Caso 3. Perguntas:

Drogas que atuam no sistema cardiovascular, respiratório e urinário

AMPUTADOS/MI 1 x NA SEMANA Pré-Prótese e Pós-Prótese

II WORKSHOP INTERNACIONAL DE ATUALIZAÇÃO EM HEPATOLOGIA

Leia estas instruções:

SIC. Casos Clínicos ENDOCRINOLOGIA CLÍNICA MÉDICA

PEDIATRIA. Questão 1. De acordo com o caso clínico apresentado, responda: a) O tratamento da mãe foi adequado? Justifique.

Prepare-se para a consulta com seu médico

Roteiro para elaboração e apresentação de estudos de casos clínicos

b) caso este paciente venha a ser submetido a uma biópsia renal, descreva como deve ser o aspecto encontrado na patologia.

PROVA OBJETIVA. b) Cite o diagnóstico do quadro clínico apresentado pelo doente e liste quais medidas imediatas devem ser tomadas a partir do mesmo.

TÓRAX: Percussão. Auscultação: Resenha Anamnese Exame físico Inspeção Palpação Percussão Auscultação. Exames complementares.

Imagens na Emergência. Leandro de Castro Sales

Concurso Público UERJ 2012 Prova discursiva Médico Ccirurgião Geral

Transcrição:

Caderno de Questões Prova Discursiva 2015

01 Senhora de 83 anos de idade, viúva, com três filhos, procura o ambulatório acompanhada de sua filha. Sua história começa há quatro anos quando seu esposo observou que a paciente apresentava quadro de esquecimento, a princípio para nomes, que piorou progressivamente. Durante esses anos, foi deixando de cuidar da casa, cozinhar e fazer pagamentos, até o falecimento de seu marido há um ano. Nesse momento, sua filha a levou para morar com ela. Nos últimos anos, a filha visitava os pais uma vez por semana, sem ter clareza dos problemas enfrentados por sua mãe, apesar do relato de seu pai. Após a mudança, a filha relata que a idosa ficou sem interesse em fazer as atividades habituais, mantendo o apetite, porém, mais confusa, tendo-se perdido ao ir à padaria da esquina. Também vem acontecendo, nos últimos meses, uma agitação no final da tarde, quando ela fica agressiva e com alucinações visuais. Ela costuma acusar a neta de ter roubado seu dinheiro, o que tem causado conflitos com a adolescente. A filha relata estar sobrecarregada, pois tem que trabalhar e só conta com a ajuda da filha, que fica com a idosa após o colégio. A idosa é hipertensa, em uso de enalapril 10 mg 12/12h, hidroclorotiazida 25 mg/dia, e diabética, em uso de glimepirida 1 mg /dia e clonazepan 1 mg/noite. História familiar: a filha da senhora relata que sua avó ficou esquecida e esclerosada, e que a mãe tem uma irmã que está apresentando os mesmos sintomas. História social: natural do RJ, estudou até a 6ª série, trabalhou no comércio até casar. Recebe pensão de um salário mínimo. Reside com a filha e neta. Seus outros filhos moram no mesmo município, mas não costumam visitar a mãe. Revisão de sistemas: - nega dificuldade auditiva, tonteira ou desequilíbrio. - queixa-se de dificuldade visual. - nega emagrecimento. Ingere pouco líquido/dia. Relata constipação, evacuando a cada três dias, sem dor, mas com fezes ressecadas. - sem queixas cardiorrespiratórias nos últimos 15 dias. - incontinência urinária esporádica. - queixa-se de insônia. A filha relata que a idosa dorme durante o dia, vai deitar às 20h, dorme às 21h, acordando, às vezes, às 4h. Isso a preocupa, pois, tem que trabalhar no dia seguinte e não pode ficar sem dormir. - queixa-se de dor nos joelhos. Exame físico: Idosa interagindo, discurso confuso e repetitivo. Reage ao ser contrariada. As informações foram obtidas a partir do relato da filha. Apresenta-se com higiene oral precária. Pele seca com crostas nas dobras. Corada, hipo-hidratada +/4. Peso 61 kg. Alt: 1,55m. Tireoide não palpável. Ausculta das carótidas sem sopros. RCR B4. PA = 140x80 mmhg, FC = 78 bpm (deitada), PA = 120 x 70 mmhg, FC = 90 bpm (pé). Ausculta pulmonar sem alterações. Abdome: flácido, indolor, peristalse presente. Membros: pulsos presentes, sem edemas. Joelhos apresentando crepitação ao movimento. Neuro: Pares cranianos normais. Força muscular preservada. Reflexos profundos diminuídos. Sem tremor. 1

Katz: 3 Lawton: 11 MEEM: 13 / 30 TGUG: 12 segundos Medida da panturrilha: 39 cm Teste de fluência verbal (categoria animais): 8 Teste do Relógio: Com base nesses dados, responda às questões a seguir: a) Identifique, nas diferentes dimensões avaliadas, os problemas a serem abordados. (10,0 pontos) 2

b) Indique os achados que seriam esperados nos exames de TC, RNM, PET e SPECT. (10,0 pontos) 02 Senhora de 79 anos de idade, portadora de adenocarcinoma de pâncreas, diagnosticado em julho de 2014, com metástases hepáticas e em peritôneo, sem indicação de tratamento modificador de doença. Possui três filhos (duas mulheres e um homem), reside com a filha mais velha, que é a cuidadora principal e recebe auxílio dos outros dois. Possui plano privado de saúde no qual é dependente do filho. Encontrava-se em tratamento ambulatorial, sendo que, em sua última consulta, há um mês, apresentava PPS de 50%, controle precário da dor com a codeína, além de muita constipação intestinal, náusea frequente e hiporexia. Foi então iniciado tratamento com morfina e ajustada a prescrição para controle dos demais sintomas. O filho, após uma visita à mãe, na qual achou que a mesma estava ainda com muitas dores e com mal estar geral, decide que o melhor seria interná-la para controle adequado dos sintomas. Como sabia que as irmãs eram contrárias a essa medida, aproveita-se da ausência de ambas e, em seu próprio carro, leva a idosa para um hospital de cuidados paliativos e procede à sua internação. Na entrevista inicial com a equipe de saúde, narra o ocorrido e diz que tomou tal decisão pensando apenas no bem estar da mãe, pois considerava que em casa a mesma não estava recebendo os cuidados adequados e que a irmã só queria sua permanência em seu domicílio porque usava a aposentadoria da idosa para a manutenção das despesas da família. O filho relata ainda acreditar que a irmã não estava seguindo as orientações e a prescrição médica, pois não encontrou nenhum comprimido de morfina na casa. Nesse momento, a paciente não conseguia se mobilizar no leito sem auxílio, e, segundo relato do filho, não evacuava há pelo menos seis dias. Não tinha queixa de dispneia. Na internação apresentava PPS de 20%, encontrava-se um pouco confusa, chorosa, extremamente emagrecida, hipocorada, hipo-hidratada, ictérica, gemente e com queixa de dor intensa e náusea. PA = 100/60 mmhg, FC = 78 bpm. Fragilidade cutânea com grande dificuldade para acesso venoso periférico e úlcera cutânea categoria 2 na região sacra. Com base nesses dados, responda às questões a seguir: 3

a) Tendo por base os princípios do cuidado paliativo interdisciplinar, descreva os problemas encontrados nesse caso. (10,0 pontos) b) Descreva o plano terapêutico que deverá ser instituído. (10,0 pontos) 4

5