C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 SÉRIE TURMA CARGA HOR./SEM Nº DE H/A MENSAL Nº DE H/A ANUAL Matemática PROFESSOR(A): Clari, Rosane, Giovana, Josiane PRÉ II 5h/a 20h/a 180h/a E-MAIL: josi_potratz@hotmail.com, clariglades@bol.com.br, ro_sangaletti@hotmail.com, gigafuri@hotmail.com. OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA: Perceber a utilização de números no dia a dia; Desenvolver noções de quantidades; Estabelecer relações de conceitos: alto, baixo; grande e pequeno; em cima e embaixo; frente e atrás; dentro e fora; perto e longe, alto e baixo; maior e menor, largo e estreito, grosso e fino; primeiro e último; Identificar, discriminar e escrever a sequência numérica de 1 a 20; Resolver situações problema que envolvam ideias de adição e subtração por meio de contagem e representações concretas. Identificar e discriminar as formas geométricas. Identificar, discriminar e nomear cores primárias e secundárias. Estabelecer relações temporais de acontecimentos: antes e depois. 1º BIMESTRE CONTEÚDOS Cores Cores primárias Cores secundárias Noções de grandeza Alto e baixo Noções de tempo Antes e depois Geometria Localização espacial: traçado de caminho / percurso Cores Cores primárias Cores secundárias Noções de posição Em cima e embaixo Noções de grandeza Grande e pequeno Classificação IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS Números e sistema de numeração: Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor. Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. Identificar símbolos (+ e -). construção do numeral do 0 até 20. Treinar a escrita dos numerais, enfatizando a direção correta do movimento.
Igual e diferente Noções de quantidade Mesma quantidade Noções de quantidade Correspondência um a um Classificação Pertence e não pertence Cores Cores primárias Cores secundárias Noções de posição Na frente e atrás Sequencia e seriação Sequência de cores Noções de quantidade Correspondência um a um Cores Cores primárias Cores secundárias Noções de quantidade Muitos, poucos e nenhum Sequencia e seriação Sequencia de figuras Classificação Classificação por atributo Números Números presentes no contexto diário Formulação de hipóteses sobre escritas numéricas relativas a números familiares, como a idade, o peso, a altura, o número da casa, do telefone etc. Associar a subtração a situações de tirar, traduzindo-as por meio de conjuntos. Relacionar a palavra mais ao símbolo da adição (+). Relacionar a palavra menos ao símbolo da subtração (-). Usar o sinal de igual (=) e diferente (#). Grandezas e medidas: Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais. Marcação do tempo por meio de calendários. Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças. Espaço e forma: Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação. Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos. Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar se no espaço. Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência. 2º BIMESTRE CONTEÚDOS Cores Cores primárias Cores secundárias Noções de posição Dentro e fora Perto e longe Noções de quantidade Mais e menos Igual e diferente IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS Números e sistema de numeração: Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
Cores Cores primárias Cores secundárias Noções de tempo Ordenação temporal (cenas) Noções de grandeza Alto e Baixo Geometria Localização espacial: traçado de caminho / percurso Noções de quantidade Muitos, poucos e nenhum Cores Cores primárias Cores secundárias Noções de grandeza Cheio e vazio Noções de quantidade Muitos e poucos Noções de tempo Ordenação temporal (cenas) Números Contagem de elementos de uma coleção (até 5) Números 1, 2, 3, 4 e 5 Quantidade que representam Escrita com algarismos e por extenso Geometria Localização espacial: traçado de caminho / percurso Cores Cores primárias Cores secundárias Geometria Formas geométricas espaciais Objetos que lembram formas geométricas espaciais Associação de formas semelhantes Cubo, pirâmide, paralelepípedo, esfera, cilindro e cone Objetos que rolam e objetos que não rolam Classificação Classificação por atributo Pertence e não pertence Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor. Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. Identificar símbolos (+ e -). construção do numeral do 0 até 20. Treinar a escrita dos numerais, enfatizando a direção correta do movimento. Associar a subtração a situações de tirar, traduzindo-as por meio de conjuntos. Relacionar a palavra mais ao símbolo da adição (+). Relacionar a palavra menos ao símbolo da subtração (-). Usar o sinal de igual (=) e diferente (#). Grandezas e medidas: Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais. Marcação do tempo por meio de calendários. Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças. Espaço e forma: Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação. Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos. Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar se no espaço. Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.
3º BIMESTRE CONTEÚDOS Cores Cores primárias Cores secundárias Noções de posição Primeiro e último Geometria Linha aberta e linha fechada Linha reta e linha curva Cores Cores primárias Cores secundárias Noções de grandeza Mais grosso e mais fino Noções de quantidade Correspondência um a um Números Contagem de elementos de uma coleção (até 10) Números de 1 a 10 Escrita com algarismos Sequência IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS Números e sistema de numeração: Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor. Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. Identificar símbolos (+ e -). construção do numeral do 0 até 20. Treinar a escrita dos numerais, enfatizando a direção correta do movimento. Associar a subtração a situações de tirar, traduzindo-as por meio de conjuntos. Relacionar a palavra mais ao símbolo da adição (+). Relacionar a palavra menos ao símbolo da subtração (-). Usar o sinal de igual (=) e diferente (#). Grandezas e medidas: Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais. Marcação do tempo por meio de calendários. Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças. Espaço e forma: Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação. Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos.
Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar se no espaço. Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência. 4º BIMESTRE Cores Cores primárias Cores secundárias Geometria Formas geométricas planas Identificação de formas geométricas planas: circulo, quadrado, retângulo e triângulo Associação com formas do cotidiano sequência de formas geométricas planas Adição Ideia de juntar Ideia de acrescentar Noções de grandeza Grande e pequeno Subtração Ideia de tirar Cores Cores primárias Cores secundárias Números Contagem de elementos de uma coleção (de 11 a 15) Números 11, 12, 13, 14 e 15 Quantidade que representam Escrita com algarismos e por extenso Quadro de ordens Números Contagem de elementos de uma coleção (de 16 a 19) Números 16, 17, 18 e 19 Quantidade que representam Escrita com algarismos e por extenso Quadro de ordens Números Contagem de elementos de uma coleção (até 20) Número 20 Quantidade que representa Escrita com algarismos e por extenso Quadro de ordens IDENTIFIQUE AS SITUAÇÕES DA VIDA DIÁRIA NAS QUAIS OS CONTEÚDOS SÃO APLICADOS Números e sistema de numeração: Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas. Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais. Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor. Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram. Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades. Identificar símbolos (+ e -). construção do numeral do 0 até 20. Treinar a escrita dos numerais, enfatizando a direção correta do movimento. Associar a subtração a situações de tirar, traduzindo-as por meio de conjuntos. Relacionar a palavra mais ao símbolo da adição (+). Relacionar a palavra menos ao símbolo da subtração (-). Usar o sinal de igual (=) e diferente (#). Grandezas e medidas: Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas. Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais. Marcação do tempo por meio de calendários. Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças. Espaço e forma: Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando
vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação. Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc. Representações bidimensionais e tridimensionais de objetos. Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar se no espaço. Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência. ESTRATÉGIAS DE ENSINO/METODOLOGIA Na aprendizagem da Matemática, não se aplica apenas o que já se sabe, mas desenvolvem-se possibilidades de novos conhecimentos, ampliando os conhecimentos que já se tem e interagir com novos desafios. Os conhecimentos prévios das crianças não são homogêneos, pois são resultados das diferentes experiências vividas, mas é a partir disto que a criança resolve seus problemas. As situações devem ser bem planejadas e com critérios, pois devem ser contextualizadas, para possibilitar a ampliação de repertórios de estratégias no que se refere à resolução de operações, notação numérica, formas de representação e comunicação, assim consequentemente estão desenvolvendo as capacidades de generalizar, analisar, sintetizar, inferir, formular hipótese, deduzir, refletir e argumentar. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO A avaliação representa um esforço do professor em observar e compreender o que as crianças fazem, os significados atribuídos por elas aos elementos trabalhados nas situações vivenciadas. Esse é um processo relacionado com a observação da criança nos jogos e atividades e de seu entendimento sobre diferentes domínios que vão além da RECURSOS DIDÁTICOS Livro didático; Caderno; Revistas; Cola; Giz; Quadro; Palitos; Sucatas; Imagens diversas; Aparelho de som; Tesoura; Lápis grafit; Borracha; Lápis colorido; Canetinhas; Giz de cera; Músicas; Histórias; CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Recitar a seu modo a sequência numérica, fazer comparações entre quantidades e entre notações numéricas e localizar-se espacialmente. Estabelecer conexões entre o seu cotidiano e a matemática, entre a matemática e as demais áreas do conhecimento e entre diferentes temas matemáticos.
própria Matemática. A avaliação terá a função de mapear e acompanhar o pensamento da criança sobre noções matemáticas, isto é, o que elas sabem e como pensam para reorientar o planejamento da ação educativa. Deve-se evitar a aplicação de instrumentos tradicionais ou convencionais, como notas e símbolos com o propósito classificatório, ou juízos conclusivos. Pode-se esperar que as crianças utilizem conhecimentos da contagem oral, registrem quantidades de forma convencional ou não convencional e comuniquem posições relativas à localização de pessoas e objetos. Um aspecto importante a observar é se as crianças utilizam a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações que se lhe apresentam, isto é, se fazem uso das ferramentas. Em relação ao registro de quantidades, pode-se observar as diferentes estratégias usadas pelas crianças. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: LIVROS: FTD sistema de ensino: educação infantil 2: manual do professor: Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade.1ed.-São Paulo: FTD, 2013. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do desporto, secretaria de Educação Fundamental MEC/SEF,1998 vol. 2