UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS I CÓDIGO: STA 04041 DATA DA ORGANIZAÇÃO: 08.04.2010 DATA DA ATUALIZAÇÃO: 08.04.2010 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS TEÓRICAS - TOTAL: 60 HS. CARGA HORÁRIA SEMANAL: 4 HORAS TEÓRICAS. TOTAL: 4 HS. NÚMERO DE CRÉDITOS: 04 PROFESSOR: AURÉLIO LAMARE SOARES MURTA, D. Sc. E-MAIL: AURELIOMURTA@VM.UFF.BR EMENTA Evolução histórica da administração de material. Administração de material como sistema. Conceito e divisão de material. Considerações estruturais. Inter-relacionamentos orgânicos e sistêmicos. Normalização técnica. OBJETIVOS GERAIS A disciplina visa ampliar a capacidade técnica e gerencial dos futuros profissionais de Administração que almejam trabalhar em atividades ligadas à área da Administração de Materiais e Logística Empresarial, oferecendo-lhes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e de adquirir novas competências. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
2 Fornecer e estimular o intercâmbio de conhecimentos teórico-científicos e práticos das atividades de Gestão da Cadeia de Suprimentos; Promover, junto aos participantes, um ambiente propício à discussão, à análise e à reflexão de questões pertinentes à Gestão de Materiais e Patrimônio; A partir dos conceitos de Logística, estimular a introdução e a difusão da Cultura Logística nas atividades empresariais dos futuros profissionais de Administração; Fornecer informações de como adequar e integrar a Administração de Material à estratégia corporativa da empresa, de modo a alavancar as vantagens competitivas; Destacar os pontos essenciais que justificam a inserção dessa área do conhecimento na estratégia corporativa das empresas; Destacar o uso dos Sistemas e das Tecnologias da Informação (STI) como ferramentas de gerenciamento e controle. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EM UNIDADES DE ENSINO UNIDADE I Na unidade I serão abordados temas relevantes aos conhecimentos básicos da Administração de Materiais e Logística, bem como os inter-relacionamentos entre estes tópicos. Pretende-se que a partir dos conhecimentos adquiridos, os alunos estejam capacitados a compreender as ações que envolvam a armazenagem e distribuição de produtos e matérias-primas pelas empresas. Assim, a unidade I será composta pelos seguintes capítulos: 1. Apresentação da disciplina e Introdução à Administração de Materiais I: apresentação de como se iniciou historicamente a Administração de Materiais e como esta se encontra presente nas empresas direta e indiretamente. Observações comparativas da importância da logística e, se caso não houvesse este conceito, como seriam as atividades de transporte e armazenagem na atualidade. Argumentação de como as atividades da Gestão de Materiais e Logística encontram-se presentes no cotidiano da população e sua importância.
3 2. Distribuição Física: apresentação dos conceitos da distribuição física e seus níveis de complexidade, bem como a importância da mesma nas cadeias logísticas das empresas. Importância de um correto sistema de distribuição de produtos levando-se em consideração os custos envolvidos em todo o processo. 3. Suprimento Físico Apresentação dos conceitos de suprimento físico e sua importância para as cadeias de produção. Diferenciação entre distribuição física e suprimento físico, a ligação entre ambos e a real dependência entre eles. 4. Nível de Serviço: noções de níveis de serviço ao cliente e como este pode ser fundamental para a venda do produto em questão. Responsabilidades da empresa com o produto mesmo após a venda e entrega ao cliente. Custos diretamente envolvidos nas ações de melhoria dos níveis de serviço empresariais. 5. Manutenção de Estoques: Estudos a administração de estoques para os diversos tipos de produtos transportados por vários modais e que necessitam de maiores ou menores cuidados. Custos associados ao gerenciamento de estoques e tipos de estoques utilizados pelas empresas. 6. Produtos: classificação dos produtos a serem tratados pela Administração de Materiais e suas particularidades. Problemas associados ao transporte, armazenagem e manuseio dos diversos tipos de produtos, bem como o comportamento dos custos de todo o processo. UNIDADE II Na unidade II será dada continuidade ao que foi exposto na unidade I ressaltando, no entanto, a ênfase no gerenciamento das atividades logísticas, bem como as ferramentas computacionais e de gestão disponíveis para tal. Esta unidade irá tratar também do planejamento do sistema logístico da empresa, baseando-se assim, na análise das decisões operacionais que envolvem a distribuição e gerenciamento dos estoques das empresas. Assim, a unidade II será composta pelos seguintes capítulos:
4 7. Sistema de Transporte: apresentação de como é feito o transporte de todas as cargas responsáveis pelo funcionamento da logística. Tipos de veículos para transporte das variadas cargas. Escolha de rotas. Equipamentos que apóiam o transporte. Modos de transportes. 8. Decisões de Transportes: Decisões entre os modos mais apropriados em determinadas situações e locais. Avaliação da compatibilidade entre sistemas de armazenagem e sistemas de transportes. Definição de rotas. 9. Tecnologia de Informações: apresentação da tecnologia utilizada no gerenciamento de todas as atividades que envolvem a Administração de Materiais como: processo de pedidos, o transporte e a armazenagem, dentre outros que servem de apoio a estes principais. Como é possível fazer o controle e a transmissão segura das informações referentes a todo o ciclo de pedidos. 10. Planejamento do Sistema Logístico: noções de planejamento do sistema que transportará e armazenará todos os produtos advindos das empresas. Configuração de armazéns, localização do mercado consumidor, serviços de transporte, fábricas, sistema de informações e outros. Impacto das tomadas de decisões. Interrelacionamento das ações planejadas. METODOLOGIA A metodologia de ensino-aprendizagem inclui aulas teóricas expositivas com a participação ativa dos alunos, seguidas de aulas práticas em que são propostos e solucionados exercícios. Serão apresentados e discutidos estudos de casos e vídeos relacionados ao tema. Objetiva-se, sobretudo, consolidar os conceitos teóricos e facilitar a aplicação prática da disciplina.
5 Neste contexto, torna-se essencial que os alunos se preparem para as aulas, lendo antecipadamente os textos indicados no Roteiro de Estudo, a ser encaminhado eletronicamente. A fim de exercitar a aplicação prática da Disciplina poderão ser formulados trabalhos práticos aos alunos para realização em grupo. Esses trabalhos eventualmente incluirão o uso de planilhas eletrônicas. Para isso os alunos serão autorizados a utilizar o Laboratório de Informática, cujo regulamento deverá ser conhecido e obedecido pelos mesmos. AVALIAÇÃO Avaliação de Desempenho dos Alunos 1. VERIFICAÇÃO, (NV) - PROVAS ESCRITAS. Inclui duas provas cobrindo toda a matéria lecionada. NV é a média aritmética simples das duas provas. Duração: 2 horas, cada prova. 2. TRABALHOS (NT) E SEMINÁRIO, (NS). Poderão ser formulados Trabalhos Práticos sobre temas da disciplina para realização em Grupo e apresentação e discussão em Seminários ao longo do semestre. Cada Grupo de Alunos apresentará o seu Trabalho em tempo pré-determinado, defendendo-o na fase de Debates do Seminário. 3. CRITÉRIO DE APROVAÇÃO. A aprovação na disciplina está condicionada a dois requisitos: grau de aproveitamento (NOTA FINAL) NF 6 e ÍNDICE DE PRESENÇA às aulas de no mínimo 75%, (Máximo de 8 dias ou 15 h.a de faltas). NF = 0,6 NV + 0,3 NT + 0,1 NS 4. VERIFICAÇÃO SUPLEMENTAR, (VS) - PROVA ESCRITA. Inclui toda a matéria lecionada. Duração: 2 horas.
6 BÁSICA: BIBLIOGRAFIA BALLOU, Ronald H.; Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Ed. Atlas, 2002. DIAS, Marco A. P.; Administração de Materiais: Princípios Conceitos e Gestão, Ed. Atlas, 2006. LOPES, A. S., SOUZA, E. R., MORAES, M. L.; Gestão Estratégica de Recursos Materiais: um enfoque prático, Ed. Fundo de Cultura, 2006. MARTINS, P. G., ALT P. R. C.; Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais, Ed. Saraiva, 2006. POZO, Hamilton; Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Ed. Atlas, 2004. SLACK, N., JOHNSTON R., e CHAMBERS S.; Administração da Produção, 2ª Edição, Ed. Atlas, 2002. COMPLEMENTAR: BALLOU, Ronald H.; Logística Empresarial, Ed. Atlas, 1993. BOWERSOX, C.; Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento, Ed. Atlas, 2001. CHING, Hong Y.; Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada: Supply Chain, Ed. Atlas, 2001. CORONADO, O.; Logística Integrada; Modelo de Gestão, Ed. Atlas, 2007. FLEURY, Paulo F.; Logística Empresarial: a perspectiva brasileira, Ed. Atlas, 2000. LEITE, P. R.; Logística Reversa: meio ambiente e competitividade, Ed. Pearson, 2005. MARTINS, P. G., LAUGENI F. P.; Administração da Produção, 2ª edição, Ed. Saraiva, 2006. NOVAES, Antônio G.; Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição, Ed. Campus, 2001. REID, R. D., SANDERS, N. R.; Gestão de Operações, Ed. LTC, 2005. TAYLOR, D. A.; Logística na Cadeia de Suprimentos: uma perspectiva gerencial, Ed. Pearson, 2005.
7