Variabilidade didática: Relações Bióticas E.E. Carlos Maximiliano Pereira dos Santos Sala 7 / 1ª. Sessão Professor(es) Apresentador(es): Lucélia Batista Lima Maria Alice Luque Bueno Realização:
Foco No ensino de Ciências do Ensino Fundamental, os tópicos disciplinares necessitam ser organizados em torno de problemas concretos, próximos aos estudantes e que sejam relevantes para sua vida pessoal. Pensando nisso, os temas tratados, relações bióticas, pretende provocar reflexões sobre este assunto, valorizando as experiências práticas para a aprendizagem, que facilitará a motivação, o aprofundamento e a autonomia do educando.
Contexto de Aplicação A Unidade Escolar está situada no Bairro de Vila Madalena, de classe média-alta, atraindo trabalhadores de outros bairros da cidade e consequentemente grande parte da clientela da Escola. A sequência Didática foi elaborada para os alunos dos 7º anos A e B, com a participação de 56 alunos. Duração de 12 aulas, sendo o início no mês de junho e término em agosto de 2015.
Justificativa Após análise do currículo de Ciências, percebemos a necessidade de criar novas Situações de Aprendizagem, utilizando práticas diversificadas, estimulando o aluno a ser protagonista de sua própria aprendizagem, tornando-a mais significativa.
Objetivo Identificar as relações existentes entre os seres vivos, considerando o nicho ecológico a que pertencem e ao nível trófico de cada um, respeitando o habitat nativo, e assim compreender como os seres vivos dependem uns dos outros e que as interações entre eles estão relacionadas com o equilíbrio ecológico de um ecossistema.
Desenvolvimento/ Metodologia A elaboração da sequência didática levou em conta as peculiaridades de cada uma das duas classes de 7º anos. Enquanto o 7º ano A realizava um trabalho de resgate de conhecimentos prévios através da apresentação de vídeos e aprofundava os conhecimentos analisando cadeia e teia alimentar terrestre doméstica, o 7º ano B iniciava o trabalho de pesquisa sobre cadeia e teia alimentar aquática, ampliando para a teia terrestre e aérea. O próximo passo foi construir um relatório de suas respectivas atividades para serem socializadas com os alunos da outra classe e construção de um painel. Dando sequência ao trabalho, enquanto os alunos do 7º ano A analisaram uma teia alimentar terrestre selvagem e participavam da dinâmica Você na Teia, os alunos do 7º ano B construíram um jogo de dominó a partir das pesquisas realizadas anteriormente. Para finalizar, utilizamos como atividade avaliativa a leitura e análise de um texto.
As habilidades trabalhadas são: Identificar a estrutura que caracteriza e fundamenta as formas vivas; Compreender e diferenciar os diferentes animais que interagem entre si numa cadeia e teia alimentar; Analisar a complexidade das teias alimentares e sua importância para o equilíbrio de um ecossistema
Recursos Utilizados Os materiais utilizados foram os net books, livros didáticos e paradidático, vídeos, sites e blogs de profissionais da área, barbante, tinta, papel, papelão, canetas hidrográficas.
Registros
Resultados Os objetivos do trabalho foram atingidos, uma vez que tivemos oportunidade de constatar nos alunos maior foco, disciplina e interação entre eles e com o componente curricular pois, a compreensão da importância individual que cada ser possui no equilíbrio ecológico e nas relações estabelecidas entre eles foi internalizada. Quanto ao produto final, tivemos a construção de um painel mostrando as Relações Bióticas estudadas, um jogo de dominó e uma produção textual comprovando o desenvolvimento das atividades e do aprendizado dos alunos. Para a realização do projeto, a maior dificuldade encontrada foi deter o assunto num curto espaço de tempo, visto que se trata de um tema amplo.
Conclusões Concluímos que a realização deste projeto contribuiu para o enriquecimento dos alunos, uma vez que os resultados refletiram diretamente na melhoria da disciplina e do rendimento escolar no componente curricular. Os alunos foram participativos e colaborativos, principalmente nas atividades em grupo, onde as trocas de conhecimento e as descobertas superaram as expectativas, transpondo seus limites pessoais.