UNIC UNIVERSIDADE DE CUIABÁ CURSO: FARMÁCIA DISCIPLINA: NUTRIÇÃO HUMANA VITAMINAS E AVITAMINOSE Acadêmicos: Anderson Alves Soares Ângelo Donda Neto Cintia Rosa Sampaio Laecio da Silva Tânia de Almeida Weter dos Santos
ALIMENTOS Os alimentos têm diferentes funções, por isso dividem-se em três grandes grupos, de acordo com essas funções: - Energético Os mais importantes são os ricos em lipídeos e glicídios. - Plásticos ou Construtores Os alimentos deste grupo são os ricos em proteínas. - Reguladores - São os que regulam o funcionamento do nosso corpo, servem para prevenir certas doenças como gripes e resfriados e ajudar na digestão dos alimentos. Os nutrientes reguladores são as vitaminas ( A,B,C,D,E, etc) e os minerais ( ferro, cálcio, potássio, zinco, etc).
VITAMINAS / AVITAMINOSE VITAMINAS: São elementos nutritivos essenciais para a vida, que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados, os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação. AVITAMINOSE: Deficiência de vitaminas no organismo.
VITAMINAS Classificação: - Lipossolúveis A, D, E, K - Hidrossolúveis Vitaminas do Complexo B e vitamina C
VITAMINA A Existem 3 formas de vitamina A presentes no organismo: - Retinol: forma de armazenamento no fígado - Retinaldeído: auxilia na função de reprodução humana e proteção ocular. - Ácido retinóico: Efetivamente a vitamina A.
VITAMINA A A vitamina A pode ser de origem animal, encontrada na forma de retinol, que dentro do organismo é oxidado até se tornar ácido retinóico. Origem vegetal, encontrada sob a forma de carotenóide, sendo a forma mais ativa do betacaroteno. Fontes Alimentares: Retinol: presente nos alimentos de origem animal: produtos lácteos, manteiga, creme de leite e queijos. Betacaroteno: presente nos alimentos de origem vegetal amarelo-alaranjado-vermelho, os quais no organismo são convertidos em retinol: cenoura, abóbora, frutas e hortaliças amarelas.
VITAMINA A: Função: Auxilia na integridade da visão noturna; indispensável para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e células epiteliais.
VITAMINA A: Deficiência (Avitaminose): cegueira noturna, atrofia e queratinização da córnea, secura nos olhos, ulceração e endurecimento das córneas.
VITAMINA A: Excesso: - Pele seca e unhas quebradiças - Hipercarotenodemia: deposição de carotenos nos tecidos (pele e olhos amarelados). - Sensibilidade em articulações e osso.
VITAMINA D Existem 2 formas de vitamina D: - Vitamina D2: Calciferol originada do ergosterol presente no tecido vegetal (utilizada na fortificação dos alimentos). - Vitamina D3: Colecalciferol, originada da transformação do 7- deidrocolesterol, presente na pele de mamíferos.
VITAMINA D A vitamina D é um grupo de pró-hormônios lipossolúveis, sendo que possui duas formas principais que são: vitamina D2 (calciferol) e vitamina D3 (colecalciferol). Esta última é produzida quando há a exposição da pele à luz solar, mais especificamente, à radiação ultravioleta B Fontes Alimentares: Gema de ovo, fígado, manteiga, óleos de fígado de peixes em especial peixes de água salgada (ex. sardinha, atum...).
VITAMINA D Função: - Auxilia na absorção de cálcio - Previne o raquitismo
VITAMINA D Deficiência (Avitaminose D): - Raquitismo em crianças - Osteomalácia em adultos
VITAMINA E A vitamina E é um antioxidante muito conhecido e vital para todas as pessoas, especialmente para as que demandam mais do corpo, como praticantes de atividades físicas e esportistas. Durante e depois de exercícios intensos, ela favorece a função imune e a reduzir os danos oxidativos celulares causados pelos radicais livres.
VITAMINA E Função: O papel principal da vitamina E é a proteção dos tecidos do corpo de reações que os danifiquem (perioxidação) as quais surgem a partir de muitos processos metabólicos normais e agentes tóxicos exógenos. Especificamente, a vitamina E protege as membranas biológicas, tais como as encontradas nos nervos, músculos e sistema cardiovascular. ajuda a prolongar a vida dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e ajuda o organismo a utilizar a vitamina A de forma acentuada.
VITAMINA E Fontes Alimentares: Óleos de sementes; particularmente o óleo de germe de trigo é a fonte mais rica, e em frutas tais como; abacate, avela, aveia, batata doce.
VITAMINA E Deficiência: Pode causar Infertilidade, dificuldade de engravidar, queda de cabelo, pele e cabelos secos e sem vida, cansaço excessivo, desânimo etc..
VITAMINA K Conhecida como quinona, apresenta-se de três formas: K1 (filoquinona) presente em plantas verdes K2 (menaquinona) formada a partir da ação bacteriana no TGI K3 (menadiona) composto sintético, sendo mais potente biologicamente que as anteriores. A vitamina K é absorvida no intestino delgado e transportada até o fígado.
VITAMINA K Função: Indispensável para a coagulação sanguínea juntamente com a protombina. Fontes Alimentares: Mais rica em vegetais de folhas verdes (brócolis, repolho e alfaçe). Uma quantidade significante é formada pela flora bacteriana do intestino grosso.
VITAMINA K Deficiencia (avitaminose): - Hemorragia
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: Compreendem as vitaminas do complexo B listadas abaixo: - B1 (Tiamina) - B2 (Riboflavina - B3 (Niacina) - B5 (Ácido Pantatênico) - B6 (Piridoxina) - B7 (Biotina) - B9 (Ácido Fólico) - B12 (Cobalamina) Vitamina C (Ácido Ascórbico)
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: - B9 (Ácido Fólico) O ácido fólico é uma vitamina B. Tem a função de coenzimas, atuam no metabolismo do carbono, aminoácidos e estão presentes na formação das hemácias e leucócitos na medula óssea. Função: - Prevenção de anemias - Vital para a formação do tubo neural do feto (prevenção de mal-formações no cérebro e coluna vertebral) - Formação de ácidos nucleicos (DNA)
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: - B9 (Ácido Fólico) Avitaminose B9 Anemia, cansaço, insónia, distúrbios digestivos, dificuldade de memorização, problemas de crescimento Malformações fetais (avitaminose materna durante a gestação). Fontes de Alimentação: Fígado, feijão e vegetais frescos de folhas verde-escuras, espinafre, brócolis e aspargo; Carne Bovina magra, batata, pão de trigo integral, laranja,
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: - Vitamina C (Ácido ascórbico) Antioxidante, acelera a cura de ferimentos, mantém a saúde de ossos, dentes e órgãos sexuais, atua como antihistamínico natural, reduz a duração de resfriados e outras viroses, auxilia no tratamento do estresse. O ácido ascórbico é absorvido no intestino delgado, sendo armazenado no fígado e no baço, mas excretado pela urina se ingerido em grande quantidade. Fontes de Alimentação: Frutas Cítricas: Laranja, Limão, acerola, morango, abacaxi, caju e goiaba; Hortaliças cruas: brócolis, repolho, espinafre, pimentão, etc..
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: Avitaminose C O Escorbuto é uma doença provocada pela carência de vitamina C. Os primeiros sintomas desta doença são as hemorragias nas gengivas, inchaços, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e pouca segurança na fixação dos dentes. O escorbuto pode ainda causar inflamações na língua. Esta doença era típica dos marinheiros que passavam muitos dias no mar sem ingerir legumes e frutos frescos. O tratamento desta doença baseia-se na ingestão de frutas, legumes e vegetais bem como na administração de vitamina C.
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS Vitaminas Hidrossolúveis: Avitaminose C
Considerações Finais: Quem deve diagnosticar uma falta ou excesso de vitaminas é o médico. A ingestão de vitaminas, indiscriminadamente, pode causar e, mesmo, agravar algumas doenças. - Lembrete: Nada, nenhum tipo de tablete, pílula ou cápsula pode substituir uma dieta saudável ou compensar uma má dieta. Para uma boa nutrição e boa saúde a solução é simples: alimentação rica em nutrientes como frutas, vegetais e grãos.
Referências Bibliográficas -MORGADO, Ana. Desequilíbrios Alimentares. Disponível em http://desequilibriosalimentares.blogspot.com.br/ Acesso em 20 de maio de 2013. -LAKATOS, E. M., & MARCONI, M. d. (2009). Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo: Atlas. -CANDIDO, Cynthia Cavalini et.al. (2008). Nutrição guia pratico. 2 Ed. São Paulo: Iátria. - Ósteomalácia. Disponível em http://www.tuasaude.com/osteomalacia/. Acesso em 20 de maio de 2013.