Composição Química da Célula Inorgânicos Caracteriza-se pela pequena complexidade e baixa quantidade de energia. São eles: Água Sais Minerais Orgânicos São complexas e ricas em energia. Podem ser: Proteínas Lipídios Carboidratos Ácidos Nucléicos
Composição Química da Célula Todos os seres vivos apresentam a mesma composição química, mas diferem na frequência dessas substâncias no hialoplasma.
A Água Fórmula molecular As propriedades da água, que a tornam fundamental para a vida, relaciona com a sua fórmula molecular (H2O) Polaridade A molécula de água é polar.
A água é um solvente universal. A água é um lubrificante ideal, O B S A água é um regulador de temperatura. Possui elevado calor específico. Meio de transporte. A água participa de reações químicas (hidrólise enzimática) A água atua como mecanismo de proteção térmica. A quantidade de água varia de um organismo para o outro. Quanto maior o metabolismo, maior a quantidade de água no organismo. Diminui com a idade. 65% do nosso corpo é água.
Representam cerca de 1% do total da composição celular; São necessários em concentrações da ordem de miligramas por litro de cultura. Atuam principalmente como reguladoresda atividade celular.
Encontra-se em duas formas Componente estrutural O mineral cálcio esta presente no carbonato de cálcio, formando ossos,dentes,chifres e etc. Dissolvidos na água Em formas de íons (cátion e ânion), desenvolvendo diversa funções.
Osmose Quando o meio intracelular está muito concentrado em partículas,tende a ganhar água do meio extracelular. O oposto também ocorre. Equilíbrio elétrico da célula Na membrana plasmática, o meio externo possui carga positiva, já o interno, é negativo.
Equilíbrio ácido-base Mantém oph intracelular neutro. Auxílio enzimático Muitas enzimas precisam de um co-fator para ativarem, entre eles estão o ferro, zinco, cobre, o magnésio e outros.
Sódio (Na + ) e Potássio (K + ) Responsáveis pelos impulsos elétricos (nervosos). O sódio é obtido no sal de cozinha (NaCl) O potássio pode ser obtido em frutas com a banana. Na, controle de água em nosso organismo. Para manter opotencial elétricoda célula, esta precisa de uma baixa concentração de ionsdesódioe de uma elevada concentração de ions de potássio, dentro da célula.
Cálcio ( Ca 2+ ) Forma o esqueleto dos vertebrados. Participa da coagulação do sangue e contrações musculares. Encontrado no leite e derivados, ovos, carnes e etc.
Ferro (Fe 2+ ) Presente na hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio em nosso corpo. A sua falta causa anemia. Encontrado em carnes, gema do ovo e leguminosas.
Magnésio (Mg 2+ ) Faz parte da molécula de clorofila, pigmento fotossintético. Iodo Presente em hormônios produzidos pela tireóide. Encontrado em alimentos de origem marinha e no sal iodado.
São moléculas formadas por átomos de: carbono hidrogênio oxigênio. Também podem ser denominados: Glicídios Hidratos de carbono Açúcares Fonte imediata de energia!
Estão classificados de acordo com sua estrutura molecular: (C n H 2n O n ) Monossacarídeos Oligossacarídeos Polissacarídeos São pequenos e solúveis em água. Reduzido número de átomos de carbono em sua molécula, de3 a 7 (trioses, tetroses,pentos es, hexoses e heptoses) São carboidratos resultantes da união de duas a dez moléculas de monossacarídeos. O grupo mais importante são os dissacarídeos. Os polissacarídeos são grandes, às vezes ramificados, formados pela união de mais de dez monossacarídeos. São insolúveis em água.
Monossacarídeos Carboidrato Importância biológica Trioses (C 3 H 6 O 3 ) Gliceraldeído Diidroxiacetona Composto intermediário da glicólise. Participa da glicólise e do ciclo de Calvin. Pentoses (C 5 H 10 O 5 ) Ribose Desoxirribose Matéria-primapara a síntese deácido ribonucleico(rna). Matéria-primapara a síntese deácido desoxirribonucleico(dna). Hexoses (C 6 H 12 O 6 ) Glicose Frutose Galactose Molécula mais utilizada pelas células para a obtenção de energia. Função energética. Constitui alactosedo leite. Função energética.
Carboidrato Monossacarídeos constituintes Importância biológica Sacarose glicose + frutose Abundante na cana-de-açúcar e beterraba. Função energética. Dissacarídeos Lactose glicose + galactose Encontrada no leite. Função energética. Maltose glicose + glicose Encontrada em alguns vegetais, provém também da digestão do amido pelos animais. Função energética. Trissacarídeos Rafinose glicose + frutose + galactose Encontrada principalmente nasleguminosas, não é digerida pelos seres humanos. Função energética.
Carboidrato Monossacarídeos constituintes Importância biológica Amido 1.400 glicoses Armazenado no amiloplastode raízes do tipo tuberosa (mandioca, batata doce, cará), caules do tipo tubérculo (batatinha), frutos e sementes. Principal reserva energética dos vegetais. Polissacarídeos Glicogênio 30.000 glicoses Armazenado no fígado e nos músculos. Principal reserva energética de animais e fungos. Celulose 1.000 glicoses Função estrutural na célula vegetal, como um componente da parede celular. Quitina Constitui o exoesqueleto dos artrópodes e está presente na parede celular dos fungos.
Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc). Pesquisa: O que são triglicerídeos? Para que servem? Quais valores são indicados para o nosso organismo?
Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos: Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios (carboidratos). Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. Nos animais endotérmicos, atuam como isolantes térmicos. Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos.
Óleos São lipídeos de reserva energética dos vegetais (amendoim, girassol, oliveira, etc.) Ceras São materiais de revestimento nos animais, como a cera de ouvido e de abelha. Nos vegetais, impermeabiliza suas folhas.
Fosfolipídios São compostos da membrana celular. Esteróides Sãolipídiosde cadeia complexa, onde ocolesterolé substância fundamental na formação dos esteroides. Sem colesterol não haveriavida. Contudo, o seu excesso é maléfico àsaúde. Origina os hormônios sexuais.
Todas as proteínas, independentemente de sua função ou espécie de origem, são construídas a partir de um conjunto básico de 20aminoácidos, arranjados em várias seqüências específicas. Todas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Umaminoácidoé uma molécula orgânica que contém um grupo amina em uma extremidade e umgrupo carboxila em outra.
Naturais O próprio organismo é capaz de produzi-lo. Ex: fenilalanina, leucina, leucina e outros. Essenciais Não são produzidos pelos animais, portanto, devem ser ingeridos através dos alimentos. Ex: glicina, alanina, arginina e outros. AFenilcetonúriaé uma doençagenéticacaracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina. Deve-se evitar ingeri-la até os 10 anos.
Ligação Peptídica O composto formado pela união de dois aminoácidos é um dipeptídeo. A ligação química que os mantém unidos é chamada de ligação peptídica. Quando isso ocorre sempre há liberação de uma molécula de água.
Catalisadores; Elementos estruturais (colágeno) e sistemas contráteis; Armazenamento(ferritina); Veículos de transporte (hemoglobina); Hormônios (insulina). Anti-infecciosas (imunoglobulina); Enzimáticas (lipases); Nutricional (caseína); Agentes protetores (fibrinogênio). Contrateis ( actina-miosina).
Juntamente com os glicídeos(carboidratos) e os lipídeos, as proteínas constituem a alimentação básica dos animais. No entanto, podemos dizer que as proteínas são ainda mais importantes, pois são fundamentais na estrutura, funcionamento e reprodução de todas as células vivas.
A desnaturação de uma proteína é a desorganizaçãodas estruturas quaternárias, terciárias e secundárias. Agentes desnaturantes são os que provocam a desorganização. São eles: Agentes físicos (calor, radiações UV, alta pressão e ultra som). Agentes químicos (ácidos fortes, bases fortes, metais pesados e uréia).
As enzimas são proteínas especializadas em catalisar reações biológicas, ou seja aumentam a velocidade de uma reação química sem interferir no processo. Toda enzima é uma proteína, embora nem toda proteína é uma enzima
O princípio de catalisador é diminuir a energia de ativação. A enzima se liga a uma molécula de substrato em uma região específica denominada sítio de ligação. Sistema chave-fechadura
Fatores que alteram a velocidade de reações enzimáticas: ph; temperatura; concentração das enzimas; concentração dos substratos; presença de inibidores.