Constituintes básicos de uma célula

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Constituintes básicos de uma célula"

Transcrição

1 Constituintes básicos de uma célula Biomoléculas As moléculas da vida São as moléculas constituintes dos seres vivos. São formadas principalmente por C e H, ainda que também possam estar presentes na sua constituição o O, N, P e S. Podem ainda conter outros elementos mas em menor proporção. Moléculas orgânicas: são compostos sintetizados por seres vivos e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São exemplos: Glícidos, Lípidos, Proteínas, Ácidos Nucleícos (DNA, RNA) e metabólitos. Moléculas inorgânicas: compostos não sintetizados pelos seres vivos, mas que são muito importantes para eles, como a água, a biomolécula mais abundante, os gases (oxigénio, dióxido de carbono) e os sais inorgânicos.

2 A unidade biológica explicitada na célula não se limita apenas a características estruturais e funcionais; ela revela-se também a nível molecular. Compreender a base bioquímica dos diversos organismos é essencial à compreensão da Vida, da sua origem e da sua evolução. Todos os organismos, dos micróbios aos seres humanos, são formados, essencialmente, pelos mesmos elementos químicos, os quais incluem compostos inorgânicos e compostos orgânicos (algumas pequenas moléculas e macromoléculas).

3 Água Uma das substâncias mais simples, porém a mais importante. A água é a substância química mais abundante na natureza e nos seres vivos. Pensase que foi graças às propriedades da água que a vida foi capaz de surgir e de se desenvolver no nosso planeta. Muitos organismos ainda vivem na água e na constituição das células vivas, bem como nos espaços intercelulares, existe também muita água. A água é o composto mais importante nas células podendo atingir entre 75% a 90% do total da sua massa. Para além de constituir o meio onde ocorrem todas as reacções celulares, a água intervém em numerosas reacções químicas vitais, e actua como meio de difusão de muitas substâncias.

4 Água As propriedades da água residem no facto desta molécula, apesar de electricamente neutra, apresentar polaridade. Esta polaridade permite a ligação entre as moléculas de água, e também entre estas moléculas e outras substâncias polares, através de ligações por pontes de hidrogénio. A polaridade contribui ainda para o grande poder solvente da água, cujas moléculas são capazes de estabelecer ligações com diversos compostos orgânicos e inorgânicos, formando compostos mais estáveis. A água é considerada um solvente universal, actuando como dissolvente da maioria das substâncias celulares. Ligação ponte hidrogénio

5 Algumas Funções da Água 1. Intervém em numerosas reacções químicas vitais; 2. Intervém em reacções de hidrólise; 3. Actua como meio de difusão de muitas substâncias; 4. Actua como dissolvente da maioria das substâncias celulares (solvente universal); 5. Transporte de substâncias dentro ou fora da células; 6. Éuma via de excreção, ou seja, arrasta para fora do corpo as substâncias nocivas produzidas pelo indivíduo, assim como as que estão em excesso; 7. Actua no equilíbrio da temperatura dentro da célula (termorregulação), impedindo mudanças bruscas de temperatura, que afectam o metabolismo celular.

6 Macromoléculas Biológicas Alguns compostos orgânicos são constituídos por moléculas relativamente pequenas, enquanto que outros são moléculas muito grandes e complexas (macromoléculas) constituídas pela associação de várias moléculas unitárias. As macromoléculas são polímeros, isto é, cadeias com um grande número de unidades básicas, ou monómeros, unidos por ligações químicas. Nas células existem 4 grandes tipos de macromoléculas: Glícidos Lípidos Prótidos Ácidos Nucleícos. Monossacárídeos Ácidos gordos + Glicerol

7 Macromoléculas Biológicas Os monómeros unem-se e formam cadeias maiores, originando polímeros. Este processo denomina-se polimerização (condensação). Quando dois monómeros se ligam, ocorre a formação de uma molécula de H20. Por sua vez, quando um polímero se desdobra nos seus diversos monómeros, a reacção designa-se despolimerização (hidrólise), ocorrendo a ruptura devido àreacção do composto com a água.

8 Prótidos Os prótidos são compostos orgânicos quaternários constituídos por C, H, O e N (azoto), podendo também conter outros elementos como S, P, Mg, Fe e Cu. De acordo com a sua complexidade os prótidos podem ser classificados em: 1. Aminoácidos (unidades estruturais dos péptidos e das proteínas) ; 2. Péptidos (cadeias de 2 ou mais aminoácidos); 3. Proteínas (macromoléculas constituídas por cadeias peptídicas, associadas ou não a outros compostos orgânicos ou inorgânicos).

9 Aminoácidos Os Aminoácidos são os prótidos mais simples, constituindo as unidades estruturais dos péptidos e das proteínas, já que se podem ligar-se entre si, formando cadeias de tamanho variável. Conhecem-se muitos aminoácidos, mas apenas cerca de 20 aminoácidos entram na constituição de todos os seres vivos e todos eles possuem um Grupo amina (NH2), um Grupo carboxilo (ácido)(cooh) e um átomo de hidrogénio ligados ao mesmo átomo de carbono. Existe ainda uma porção da molécula (Radical) que varia de aminoácido para aminoácido.

10 Péptidos Os péptidos resultam da união entre dois ou mais aminoácidos, através de uma Ligação química covalente, denominada Ligação peptídica. A ligação peptídica estabelece-se entre o grupo carboxilo (COOH) de um aminoácido e o grupo amina (NH2) de outro aminoácido. Por cada ligação peptídica que se estabelece, formase uma molécula de água, pelo que o número de moléculas de H2O formadas éigual ao número de aminoácidos que intervêm menos um. Os péptidos formados por dois aminoácidos denominam-se Dipéptidos, os que são formados por três, Tripéptidos, e assim sucessivamente. As cadeias de peptídicas podem conter mais de cem aminoácidos. As que contém entre 2 a 20 aminoácidos designam-se Oligopéptidos e as que ultrapassam esse número chamam-se Polipéptidos.

11 Proteínas São macromoléculas constituídas por uma ou mais cadeias peptídicas e possuem uma estrutura tridimensional definida. As proteínas podem ter 4 tipos de estrutura dependendo do seu tipo de aminoácidos que possui, do tamanho da cadeia e da configuração espacial da cadeia polipeptídica:

12 Estrutura Quaternária da Hemoglobina

13 Proteínas - glicoproteínas, lipoproteínas, etc. As proteínas podem ser formadas apenas por aminoácidos (proteínas simples ou holoproteínas) ou podem conter uma porção não proteíca, denominada grupo prostético. Neste caso, as proteínas designam-se conjugadas ou heteroproteínas. De acordo com a natureza do grupo prostético são designadas de glicoproteínas, lipoproteínas, fosfoproteínas, etc.. Grupo prostético glicoproteína

14 Proteínas desnaturação das proteínas As estruturas das proteínas são mantidas por ligações fracas. Quando as proteínas são submetidas a determinados agentes, como a calor excessivo, agitação, radiações ou variações do ph, estas ligações podem ser quebradas. A quebra destas ligações altera a conformação normal das proteínas, levando a uma perda da sua função biológica. Diz-se que houve desnaturação. Na maioria dos casos as modificações são irreversíveis.

15 Função das Proteínas A importância biológica das proteínas éenorme, desempenhando funções cruciais em diversos processos biológicos. FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS Função Estrutural: fazem parte de todos os constituintes celulares. Por exemplo, a Queratina existe nos cabelos e unhas. Função Enzimática: actuam como enzimas em quase todas reacções químicas que ocorrem nos seres vivos. Exemplo: A pepsina existente no suco gástrico. Função de Transporte: muitos iões e moléculas pequenas são transportadas por proteínas. Exemplo: A Hemoglobina transporta O2 até aos tecidos. Função Imunológica (defesa): os anticorpos são proteínas. Função Motora: O tecido muscular é constituído por Miosina (proteína). Função de Reserva Alimentar Função Hormonal/Reguladora: algumas hormonas como a insulina e a adrenalina têm constituição proteíca.

16 Glícidos ou Hidratos de Carbono São compostos orgânicos ternários (constituídos por C, H e O). Nestas biomoléculas, os átomos de O e H apresentam-se geralmente combinados na proporção de 1 para 2, como na água, resultando desta particularidade o nome de Hidratos de Carbono. De acordo com a sua complexidade, consideram-se três grupos de glícidos: 1. Monossacarídeos ou Oses (são os glícidos mais simples) ; 2. Oligossacarídeos (constituídos por 2 a 10 monossacarídeos unidos entre si); 3. Polissacarídeos (constituídos por mais de 10 monossacarídeos). glucose

17 Monossacarídeos ou Oses São as unidades estruturais dos glícidos. São os glícidos mais simples e são frequentemente chamados de açucares simples. Atendendo ao número de átomos de C (entre 3 a 9) que os constituem, classificam-se em: Trioses (3C) Tetroses (4C) Pentoses (5C) Hexoses (6C) Heptoses (7C) Etc. As Pentoses e as Hexoses, como a glicose, a frutose e a galactose, são mais as frequentes nos seres vivos e importantes no mundo biológico. Tanto as pentoses como as hexoses podem representar-se por uma fórmula estrutural em cadeia aberta, mas geralmente em solução as moléculas tem fórmula estrutural cíclica, constituindo anéis fechados de cinco ou seis átomos de carbono.

18 Monossacarídeos ou Oses Entre as pentoses destacam-se a ribose e a desoxirribose (possui menos um átomo de O que a ribose), as quais entram na constituição dos ácidos nucleícos.

19 Oligossacarídeos São moléculas constituídas por 2 a 10 moléculas de monossacarídeos ligados entre si por um tipo de ligação covalente denominada ligação glicosídica. Duas moléculas de monossacarídeos ligadas por ligação glicosídica originam um dissacarídeo; três moléculas de monossacarídeos ligadas por ligação glicosídica originam um trissacarídeo e assim sucessivamente. Ligação glicosídica Ocorre condensação de 2 monossacarídeos. A Ligação glicosídica estabelece-se sempre entre os radicais OH com libertação de 1 molécula de água.

20 Oligossacarídeos Alguns dissacarídeos merecem uma referência especial: Sacarose: glicose+ frutose Maltose: glicose + glicose Lactose: glicose + galactose

21 Polissacarídeos São hidratos de carbono complexos, formados por cadeias lineares ou ramificadas com mais de 10 monossacarídeos. (por vezes possuem centenas ou milhares de monómeros). Os polissacarídeos mais comuns são: Celulose; Amido; Glicogénio. A Celulose é um componente estrutural da parede celular dos vegetais. O Glicogénio é um polímero de glicose que constitui uma forma de reserva energética nos animais e em muitos fungos. Nos vertebrados acumula-se principalmente nas células hepáticas e nas células musculares. O Amido é um polissacarídeo de reserva energética nas plantas.

22 Polissacarídeos O amido éconstituído por dois polissacarídeos: a amilose (molécula linear) e amilopectina (molécula ramificada). O Glicogénio éuma molécula muito ramificada. Podendo ter 20 a moléculas de glicose. A celulose é constituída por longas cadeias lineares de glicose formando fibras longas. A celulose, a amilose, a amilopectina e o glicogénio, apesar de serem todos polímeros de glucose, apresentam características e funções diferentes.

23 Função dos GLÍCIDOS Os glícidos são compostos orgânicos com uma importante variedade de funções, tais como: Função Energética / Reserva: muitos monossacarídeos são utilizados directamente em transferências energéticas. Alguns oligossacarídeos e polissacarídeos constituem reservas energéticas (exemplo: sacarose, amido, glicogénio). Função Estrutural: certos glícidos desempenham funções estruturais. (exemplos: a Celulose é constituinte das paredes celulares vegetais, a Quitina é um polissacarídeo constituinte do esqueleto externo de muitos crustáceos e insectos).

24 Lípidos Os lípidos constituem um grupo de moléculas muito heterogéneo, do qual fazem parte as gorduras (animais e vegetais), as ceras, os esteroídes (colesterol e hormonas sexuais), entre outras. Geralmente são compostos por O, H e C, mas também podem conter elementos como S, N ou P. A sua fraca solubilidade na água e sua solubilidade em solventes orgânicos, como o benzeno, o éter e o clorofórmio, são características comuns aos lípidos. De uma forma muito simples podemos classificar os lípidos em três grandes grupos, de acordo com a sua função: 1. Lípidos de reserva; 2. Lípidos estruturais; 3. Lípidos com função reguladora.

25 Lípidos de Reserva Os Triglicérideos constituem um dos principais grupos de lípidos com funções de reserva. Como componentes básicos, na sua constituição intervêm ácidos gordos e glicerol (um álcool). Triglicérido Os ácidos gordos são constituídos por uma cadeia linear de átomos de carbono (cadeia hidrocarbonada), com um grupo terminal carboxilo (COOH). Os ácidos gordos diferem entre si pelo comprimento da cadeia hidrocarbonada e pelo tipo ligações que se estabelecem entre os átomos de carbono.

26 Lípidos de Reserva Os ácidos gordos que possuem átomos de carbono ligados entre si por ligações duplas ou triplas, dizem-se insaturados. Nos ácidos gordos saturados, todos os átomos de carbono estão ligados entre si por ligações simples. Quanto maior for o número de ligações duplas existentes maior é a fluidez do respectivo lípido. Ligação dupla

27 Lípidos de Reserva O glicerol (ou glicerina), é um álcool que contém 3 grupos hidroxilo (HO), capazes de estabelecer ligações covalentes com os átomos de carbono do grupo hidroxilo (COOH) dos ácidos gordos. Esta ligação denomina-se Ligação Éster e, conforme se estabelece entre o glicerol e um, dois ou três ácidos gordos, assim se forma um monoglicérideo, um diglicérideo ou um triglicérideo. Ligação éster

28 Lípidos Estruturais Dentro dos lípidos estruturais, podem-se destacar, pela sua importância, os fosfolípidos, que são lípidos que contêm um grupo fosfato. São os principais constituintes das membranas celulares. A estrutura dos fosfolípidos resulta da ligação de uma molécula de glicerol com dois ácidos gordos e uma molécula de ácido fosfórico.

29 A Os fosfolípidos são denominados moléculas anfipáticas, isto é, possuem uma parte polar (hidrofílica) e uma parte apolar (hidrofóbica). Esta propriedade é muito importante na formação das membranas biológicas. Lípidos com função Reguladora Alguns lípidos intervém na regulação do organismo, como por exemplo, as hormonas sexuais testosterona e progesterona, que fazem parte do grupo dos esteroídes.

30 Funções dos Lípidos De entre as funções que este grupo de compostos orgânicos desempenham nos organismos podem destacar-se: Função Energética: Os Triglicérideos existem no sangue. (quando em excesso doença cardiovascular acumulação gordura nas paredes vasos sanguíneos); Função Estrutural: Os Fosfolípidos e Colesterol são constituintes das membranas celulares; Função Protectora: Ceras de revestimento de plantas e animais. Função Vitamínica: Constituição das vitaminas E e K; Função Reguladora / Hormonal: As Hormonas sexuais (Testosterona, Progesterona e Estrogénios).

31 Ácidos Nucleícos São as principais biomoléculas envolvidas em processos de controlo celular, pois contém a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleícos: Ácido desoxirribonucleico (ADN ou DNA); Ácido ribonucleico (ARN ou RNA) Os ácidos nucleícos são polímeros cujas unidades básicas (monómeros) são nucleótidos. Estes nucleotídos podem unir-se sequencialmente por reacções de condensação constituindo cadeias polinucleotídicas..

32 Cada nucleotído é constituído por: Uma base azotada Uma Pentose (um açucar) (a desoxirribose no DNA e a ribose no RNA) Um grupo fosfato (que lhe confere características ácidas) Existem 5 bases azotadas diferentes, divididas em 2 grupos: Bases púricas ou de anel duplo: Adenina (A) e Guanina (G) Bases pirimídicas ou de anel simples Timina (T), Citosina (C) e Uracilo (U). As bases púricas são iguais no DNA e no RNA. Quanto às bases pirimídicas, a Timina (T) só existe no DNA e o Uracilo (U) Só existe no RNA. Os nucleótidos são designados pelo nome da base azotada que entra na sua constituição..

33 Diferenças entre DNA e RNA Uma molécula de DNA éconstituída por duas cadeias nucleotídicas unidas por pontes de hidrogénio formando uma dupla hélice. Uma molécula de RNA é um polímero de nucleotídos, geralmente de cadeia simples. Pontes de Hidrogénio Dupla Hélice de DNA Cadeia simples de RNA

34 Importância Biológica dos Ácidos Nucleícos Quer nos procariontes quer nos eucariontes o DNA éo suporte universal da informação genética, controlando a actividade celular e é responsável pela transmissão da informação genética de geração em geração. Cada organismo é único porque é portador de um DNA único, do ponto de vista informativo. O DNA e o RNA intervêm na síntese de proteínas.

35 Bom Estudo!

constituídos por moléculas orgânicas de Estas são formadas por um número

constituídos por moléculas orgânicas de Estas são formadas por um número Constituintes básicos de uma célula Moléculas da vida Todos os seres vivos, logo, as suas células, são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões macromoléculas. Estas são formadas por

Leia mais

A matéria constituinte dos seres vivos. Biologia Humana

A matéria constituinte dos seres vivos. Biologia Humana A matéria constituinte dos seres vivos Biologia Humana Quais os compostos químicos que constituem os seres vivos? Compostos inorgânicos água e sais minerais Compostos orgânicos glícidos, lípidos, prótidos,

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ano. Natércia Charruadas 2011

Biologia e Geologia 10º ano. Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano Natércia Charruadas 2011 Todos os seres vivos, logo todas as células, são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões macromoléculas. Estas são formadas por um

Leia mais

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá

LIPÍDIOS. 1º ano Pró Madá LIPÍDIOS 1º ano Pró Madá O QUE SÃO? Também chamados de gorduras Compostos com estrutura molecular variada principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono Característica principal insolubilidade

Leia mais

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura

Do D.N.A. à síntese proteica. Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do D.N.A. à síntese proteica Descoberta do D.N.A. e da sua estrutura Do DNA ao organismo! Para percorrer este caminho temos que responder à questão que se segue: Onde se localiza a informação genética?

Leia mais

10/10/2012 CARBOIDRATOS CARBOIDRATOS CARBOIDRATOS

10/10/2012 CARBOIDRATOS CARBOIDRATOS CARBOIDRATOS ARBIDRATS ARBIDRATS I Ê N I A S M L E U L A R E S E E L U L A R E S P R F ª. F E R N A N D A. E S T E V E S D E L I V E I R A arboidratos (ou hidratos de carbono ou glicídios ou açúcares) compostos por

Leia mais

Proteínas. Dra. Flávia Cristina Goulart. Bioquímica

Proteínas. Dra. Flávia Cristina Goulart. Bioquímica Proteínas Dra. Flávia Cristina Goulart Bioquímica Os aa. e as proteínas Nos animais, as proteínas correspondem à cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco.

Leia mais

Constituintes básicos de uma célula - Biomoléculas. Biomoléculas

Constituintes básicos de uma célula - Biomoléculas. Biomoléculas Biomoléculas Todas as moléculas que fazem parte da constituição dos seres vivos são designadas biomoléculas. Formam-se a partir da união de bioelementos. Biomoléculas Os bioelementos combinam-se entre

Leia mais

FRENTE III QUÍMICA ORGÂNICA BIOQUÍMICA: CARBOIDRATOS E LIPIDEOS

FRENTE III QUÍMICA ORGÂNICA BIOQUÍMICA: CARBOIDRATOS E LIPIDEOS CARBOIDRATOS Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Estima-se que, por meio da fotossíntese, as plantas produzem 6.000.000 de toneladas do carboidrato celulose por hora no mundo.

Leia mais

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX.

Átomos Moléculas Íons Biomoléculas. Matéria é formada por Átomos. Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Átomos Moléculas Íons Biomoléculas Estrutura da Matéria Matéria é formada por Átomos Obs.: teoria confirmada apenas no início do século XX. Os átomos dificilmente existem livres e possuem grande tendência

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS Unidade básica dos Ácidos Nucleicos Existem apenas 4 bases em cada um dos ácidos nucleicos DNA DNA e RNA RNA Ácido fosfórico Ácido fosfórico Pentose Desoxirribose

Leia mais

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Todas as células possuem na sua periferia uma membrana, a qual fornece a barreira necessária que separa o lado interno do lado externo.

Leia mais

Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Paulo Dutra

Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Paulo Dutra Ácidos Nucléicos Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Paulo Dutra ÁCIDOS NUCLEICOS Nucleotídeos É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA. É composto por um radical fosfato, uma pentose

Leia mais

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo

Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Algumas células não têm núcleo (são anucleadas), como as

Leia mais

Biomoléculas. Nota: Polímero macromolécula constituída por um grande número de unidades moleculares simples, baixo peso molecular (monómeros).

Biomoléculas. Nota: Polímero macromolécula constituída por um grande número de unidades moleculares simples, baixo peso molecular (monómeros). Biomoléculas Todos os seres vivos são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões macromoléculas. Estas são formadas por um número relativamente reduzido de elementos químicos, principalmente

Leia mais

b

b a 1 2 3 4 5 8 6 7 b c d e 1 2 C B A Todos os seres vivos e as suas células são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões, as MACROMOLÉCULAS. O H As biomoléculas desempenham várias funções:

Leia mais

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS Origem grego (protos) primeira, mais importante A palavra proteína que eu proponho vem derivada de proteos, porque ela parece ser a substância primitiva ou principal da nutrição

Leia mais

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula

Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Profª Eleonora Slide de aula Membranas biológicas Todas as células possuem na sua periferia uma membrana, a qual fornece a barreira necessária que separa o lado interno do lado externo.

Leia mais

Cat Ca ab a olismo Anab a ol o ismo

Cat Ca ab a olismo Anab a ol o ismo A acção das enzimas Metabolismo celular É o conjunto de reacções químicas que ocorrem numa célula. Catabolismo moléculas complexas são convertidas em moléculas mais simples, com libertação de energia.

Leia mais

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak

A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte

Leia mais

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto

Bioquímica: Componentes orgânicos e inorgânicos necessários à vida. Leandro Pereira Canuto Bioquímica: orgânicos e inorgânicos necessários à vida Leandro Pereira Canuto Toda matéria viva: C H O N P S inorgânicos orgânicos Água Sais Minerais inorgânicos orgânicos Carboidratos Proteínas Lipídios

Leia mais

Biomoléculas. * Este esquema não está a incluir as Vitaminas que são classificadas no grupo de moléculas orgânicas. Biomoléculas

Biomoléculas. * Este esquema não está a incluir as Vitaminas que são classificadas no grupo de moléculas orgânicas. Biomoléculas Biomoléculas Biomoléculas Inorgânicas Orgânicas Água Sais Minerais Glícidos Lípidos Prótidos Ácidos Nucléicos * Este esquema não está a incluir as Vitaminas que são classificadas no grupo de moléculas

Leia mais

Introdução - Definição

Introdução - Definição Apostila 6 Frente D Introdução - Definição Lipídios ou lípidos engloba todas as substâncias gordurosas existentes no reino animal e vegetal (do grego lipos = gordura). Lipídios Introdução - Definição Caracterizam-se

Leia mais

Estudo Sobre As Substâncias Químicas Em Alimentos: Relato De Atividade Interdisciplinar

Estudo Sobre As Substâncias Químicas Em Alimentos: Relato De Atividade Interdisciplinar Estudo Sobre As Substâncias Químicas Em Alimentos: Relato De Atividade Interdisciplinar Márcia de Lourdes Bezerra dos Santos 1, Anderson Moreira Sá 1, Cleomar Porto Bezerra 2, Paulo Henrique Almeida da

Leia mais

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas

POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS. Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS Maria Aparecida Salles Franco Curso de Veterinária Disciplina: Forragicultura e Plantas Tóxicas Um pouco sobre nutrientes nos alimentos Do ano de 1917 para

Leia mais

Introdução - Definição

Introdução - Definição Lipídios Introdução - Definição Lipídios ou lípidos engloba todas as substâncias gordurosas existentes no reino animal e vegetal (do grego lipos = gordura). Lipídios Introdução - Definição Caracterizam-se

Leia mais

Genes. Informam para proteínas. Formam o GENOMA. Constituídas por monómeros: a.a. Codificados pelo código genético

Genes. Informam para proteínas. Formam o GENOMA. Constituídas por monómeros: a.a. Codificados pelo código genético SÍNTESE PROTEICA São fragmentos de DNA (bases azotadas) que informam para uma característica Formam o GENOMA Genes Constituem os cromossomas Informam para proteínas Constituídas por monómeros: a.a. Codificados

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. Prof.(a):Monyke Lucena

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA. Prof.(a):Monyke Lucena COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA Prof.(a):Monyke Lucena Composição Química da Célula Substâncias Inorgânicas Substâncias Orgânicas Água Sais Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos Nucléicos Composição

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS BARREIRO DISCIPLINA DE BIOLOGIA E GEOLOGIA 10ºano Nome: Nº: Turma: Ficha de Trabalho Tema: A célula, biomoléculas e transporte. Data: / / 1. A descoberta do facto de todos

Leia mais

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes?

Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes. O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Alimentação Saudável A Nutrição & Os Nutrientes O que são Nutrientes? Quais as funções dos Nutrientes? Os Nutrientes Os nutrientes são substâncias indispensáveis ao funcionamento do organismo, e que obtemos

Leia mais

/belan.biologia. /fbelan. Carboidratos. Prof. Fernando Belan - CMCG

/belan.biologia. /fbelan. Carboidratos. Prof. Fernando Belan - CMCG /belan.biologia /fbelan Carboidratos Prof. Fernando Belan - CMCG Carboidratos Também chamados de glicídios, glucídios, açúcares e hidratos de carbono. São compostos por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio

Leia mais

Composição Química da Célula

Composição Química da Célula Composição Química da Célula Inorgânicos Caracteriza-se pela pequena complexidade e baixa quantidade de energia. São eles: Água Sais Minerais Orgânicos São complexas e ricas em energia. Podem ser: Proteínas

Leia mais

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR

CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Universidade Federal do Pampa Campus de São Gabriel Centro de Ciências Rurais Curso de Ciências Biológicas CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Monitora: Rosangela Gonçalves Célula Vegetal As células vegetais

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ANO

BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ANO BIOLOGIA E GEOLOGIA 10º ANO 1 1. O mundo vivo encontra-se organizado em níveis de complexidade crescente. Na figura seguinte estão representados esses níveis de organização biológica. 1.1. Complete o esquema

Leia mais

A síntese de DNA tem como objetivo replicar, de modo exato, o genoma. Já a síntese de RNA está relacionada com a própria expressão gênica.

A síntese de DNA tem como objetivo replicar, de modo exato, o genoma. Já a síntese de RNA está relacionada com a própria expressão gênica. A síntese de DNA tem como objetivo replicar, de modo exato, o genoma. Já a síntese de RNA está relacionada com a própria expressão gênica. O processo de síntese de RNA, a partir de um molde de DNA, é denominado

Leia mais

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos.

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos. 01. Os compostos mostrados são respectivamente amina primária, amina secundária e amina terciária. O composto III, por não apresentar ligações (pontes) de hidrogênio, é o menos solúvel em água, tornando

Leia mais

www.aliancaprevestibular.com

www.aliancaprevestibular.com Professor Juliana Villa-Verde Disciplina Bio I Lista nº Assuntos Texto I Intodução à Citologia CITOLOGIA É o ramo da biologia que estuda a célula, unidade básica dos seres vivos. Hans e Zacarias Jensen

Leia mais

Constituintes químicos dos seres vivos

Constituintes químicos dos seres vivos REVISÃO Bioquímica Constituintes químicos dos seres vivos S A I S I N O R G Â N I C O S CARBOIDRATOS São denominados: açúcares, hidratos de carbono, glicídios ou glicosídeos Energia para o trabalho celular

Leia mais

Como escolher os nossos alimentos?

Como escolher os nossos alimentos? Como escolher os nossos alimentos? Os animais possuem regimes alimentares diferentes mas, independentemente dos mesmos, todos necessitam de ingerir alimentos para sobreviverem! 1 Importância da alimentação

Leia mais

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2009_2010_1º Teste 16/11/2009

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2009_2010_1º Teste 16/11/2009 BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2009_2010_1º Teste 16/11/2009 (Duração: 1,5 h) Nome do Aluno: Nº: Curso: Cada uma das questões de escolha múltipla (1 à 32) tem a cotação de 0,6 valores. Será descontado

Leia mais

Todos os seres vivos são constituídos por células unidade estrutural.

Todos os seres vivos são constituídos por células unidade estrutural. Prof. Ana Rita Rainho Biomoléculas Todos os seres vivos são constituídos por células unidade estrutural. Para além da unidade estrutural também existe uma unidade bioquímica todos os seres vivos são constituídos

Leia mais

Metabolismo dos Carboidratos

Metabolismo dos Carboidratos Metabolismo dos Carboidratos Disciplina: Nutrição Aplicada a Educação Física Prof ₐ Mda. Vanessa Ribeiro dos Santos Definição O que são carboidratos? Os carboidratos são compostos orgânicos que contêm:

Leia mais

BIOQUÍMICA CELULAR. Ramo das ciências naturais que estuda a química da vida. Prof. Adaianne L. Teixeira

BIOQUÍMICA CELULAR. Ramo das ciências naturais que estuda a química da vida. Prof. Adaianne L. Teixeira BIOQUÍMICA CELULAR Ramo das ciências naturais que estuda a química da vida Prof. Adaianne L. Teixeira Principais elementos químicos dos seres vivos CARBONO (C) (Essencial) HIDROGÊNIO (H) OXIGÊNIO (O) NITROGÊNIO

Leia mais

Água, Sais e Carboidratos

Água, Sais e Carboidratos Água, Sais e Carboidratos A Bioquímica estuda as reações químicas dos organismos vivos e tem revelado inúmeras substancias presentes nas células e em outras que ela participa. A bioquímica estuda as moléculas

Leia mais

Texto de apoio ao professor

Texto de apoio ao professor Texto de apoio ao professor T1 Introdução: O sistema cárdio-respiratório, é composto pelos sistemas circulatório e respiratório. Este permite que todas as células do corpo recebam os elementos necessários

Leia mais

Ficha Teórica de Apoio

Ficha Teórica de Apoio ESCOLA SECUNDÁRIA/3 JOAQUIM DE ARAÚJO Disciplina de Biologia/Geologia Ano Lectivo 2009-2010 Ficha Teórica de Apoio Assunto: Síntese Proteica EXPRESSÃO DA INFORMAÇÃO GENÉTICA BIOSSÍNTESE DE PROTEÍNAS O

Leia mais

Bioquímica Celular. LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30. 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013

Bioquímica Celular. LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30. 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013 Bioquímica Celular LIVRO CITOLOGIA Capítulo 02 Itens 1 a 3 págs. 19 a 30 3ª Série Profª Priscila F Binatto Fev/2013 Constituintes Bioquímicos da Célula Água e Minerais Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos

Leia mais

BIOQUÍMICA - composição química das células

BIOQUÍMICA - composição química das células BIOQUÍMICA - composição química das células I) Substâncias inorgânicas: água e sais minerais II) Substâncias orgânicas: carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos,... Substâncias mais presentes

Leia mais

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2013_2014_1º Teste

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2013_2014_1º Teste BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2013_2014_1º Teste 21/11/2013 (Duração: 1h,30 m) Nome do Aluno: Nº: Curso: Cada uma das questões de escolha múltipla (1 à 40) tem a cotação de 0,5 valores. Será descontado

Leia mais

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano

A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente

Leia mais

Início: 14/03 Término: 11/04. Horário de aulas: 2ª e 4º de 08:00 às 12:00 horas

Início: 14/03 Término: 11/04. Horário de aulas: 2ª e 4º de 08:00 às 12:00 horas UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE BIOQÍMICA MÉDICA DISCIPLINA: BIOQUÍMICA A ENFERMAGEM BMQ 121 BLOCO I: Estrutura de Proteínas e Biologia Molecular Início: 14/03 Término: 11/04 Horário

Leia mais

Enzimas e Energia. Bases do metabolismo. Enzimas

Enzimas e Energia. Bases do metabolismo. Enzimas Enzimas e Energia Bases do metabolismo Enzimas 1 Enzimas - Proteínas. - Permitem que as reacções químicas ocorram à temperatura corporal - catalizadoras Enzimas catalizadoras: - Não se modificam na reacção

Leia mais

Água A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). É abundante no planeta Terra,

Água A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). É abundante no planeta Terra, A Química da Vida Água A água é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). É abundante no planeta Terra, onde cobre grande parte de sua superfície

Leia mais

Composição química. Profª Maristela. da célula

Composição química. Profª Maristela. da célula Composição química Profª Maristela da célula Compostos inorgânicos Água Sais minerais Compostos orgânicos Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos nucleicos Vitaminas Água Solvente universal Atua no transporte

Leia mais

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2011_2012_1º Teste. Curso: 1. Qual dos conjuntos de moléculas representam a atmosfera da era prebiótica?

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2011_2012_1º Teste. Curso: 1. Qual dos conjuntos de moléculas representam a atmosfera da era prebiótica? Nome do Aluno: Nº: Curso: BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2011_2012_1º Teste 16/11/2011 (Duração: 1,5 h) Cada uma das questões de escolha múltipla (1 à 40) tem a cotação de 0,5 valores. Será descontado

Leia mais

Biologia Molecular - I. Prof. Fernando Belan - Classe A

Biologia Molecular - I. Prof. Fernando Belan - Classe A Biologia Molecular - I Prof. Fernando Belan - Classe A Introdução CHONPS Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo e Enxofre. Moléculas Orgânicas > Proteínas e Ácidos Nucleicos; Carboidratos,

Leia mais

Química Orgânica. Os Hidrocarbonetos

Química Orgânica. Os Hidrocarbonetos Química Orgânica A química orgânica é um ramo da química relativamente jovem, nascido do estudo das substâncias que constituem a matéria viva e dos compostos resultantes das suas transformações. Inicialmente

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 1º DEPARTAMENTO: BIQ

PROGRAMA DE DISCIPLINA VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: 1º DEPARTAMENTO: BIQ PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Bioquímica Aplicada à Enfermagem CÓDIGO: BIQ004 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA TEÓRICA CARGA HORÁRIA PRÁTICA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO 30 30 4 VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS

LISTA DE EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS Nome: nº: Ensino: Curso Pré-Vestibular ano/série: Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / 2011 LISTA DE EXERCÍCIOS REAÇÕES ORGÂNICAS 1) (FUVEST 2010 1ª Fase) Em um experimento,

Leia mais

Estrutura e Função de Proteínas

Estrutura e Função de Proteínas Estrutura e Função de Proteínas As Proteínas As proteínas observadas na natureza evoluíram pela pressão selectiva para efetuar funções específicas. As propriedades funcionais das proteínas dependem da

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei

LIGAÇÕES QUÍMICAS Folha 04 João Roberto Mazzei 01. Assinale a fórmula de Lewis da molécula HCN. a) H x C xn b) H x C x N c) H x C x N x d) H x C x x N e) Hx C x xn 0. Assinale a alternativa que apresenta, ao mesmo tempo, ligações covalentes e iônicas.

Leia mais

Reação de neutralização:

Reação de neutralização: 01 Reação de neutralização: Ácido entanodioico Hidróxido de sódio Etanoato de sódio Água (oxálico) 1 02 Deslocamento do hidrogênio: Propanoato de sódio (A) Neutralização: Propanoato de sódio (B) Liberação

Leia mais

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga CARBOIDRATOS Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" -São moléculas que

Leia mais

Lipídios, Proteínas e Vitaminas

Lipídios, Proteínas e Vitaminas Lipídios, Proteínas e Vitaminas Aula ao Vivo Lipídios Substâncias orgânicas insolúveis em água e solúveis em certos solventes orgânicos apolares, álcool, benzina e éter. Proteínas Componentes fundamentais

Leia mais

Revisão de Química Orgânica

Revisão de Química Orgânica União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Revisão de Química Orgânica Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante A Química Orgânica e a Vida A uímica

Leia mais

As bases bioquímicas da vida

As bases bioquímicas da vida As bases bioquímicas da vida Água, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Vitaminas 1º Ano Profª Priscila F Binatto Constituintes Bioquímicos da Célula Água e Minerais Carboidratos Lipídios

Leia mais

Cap. 3: Componentes orgânicos celulares As moléculas energéticas. Equipe de Biologia

Cap. 3: Componentes orgânicos celulares As moléculas energéticas. Equipe de Biologia Cap. 3: Componentes orgânicos celulares As moléculas energéticas Equipe de Biologia De que são formados os seres vivos? Substâncias orgânicas Carboidratos Lipídios Proteínas Vitaminas Ácidos nucleicos

Leia mais

Biologia e Bioquímica II 2009/2010

Biologia e Bioquímica II 2009/2010 Biologia e Bioquímica II 009/010 Módulo II - Mitocôndria Sessão 6 Ficha de trabalho 1. Qual a importância energética da glicólise se no balanço final só há produção de ATP e, por cada molécula de glicose

Leia mais

A Química da Vida. Gabriela Eckel

A Química da Vida. Gabriela Eckel A Química da Vida Gabriela Eckel Água A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por

Leia mais

Aula teórica sobre: Biopolímeros. Biopolímeros

Aula teórica sobre: Biopolímeros. Biopolímeros Disciplina: Química Prof.: Arthur Kael Turma: T / R 11/07/2017 Aula teórica sobre: Biopolímeros Biopolímeros Polímeros Definição: Polímeros são macromoléculas formadas por repetições de unidades moleculares

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Gastrintestinal - Digestão e Absorção -

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Gastrintestinal - Digestão e Absorção - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Gastrintestinal - Digestão e Absorção - Prof. Dr. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências

Leia mais

BIOQUÍMICA CELULAR, METABOLISMO CELULAR

BIOQUÍMICA CELULAR, METABOLISMO CELULAR BIOQUÍMICA CELULAR, CITOLOGIA e METABOLISMO CELULAR BIOQUÍMICA CELULAR COMPOSTOS INORGÂNICOS COMPOSTOS ORGÂNICOS Moléculas simples: ÁGUA; SAIS MINERAIS. Moléculas complexas: CARBOIDRATOS; LIPÍDIOS; PROTEÍNAS

Leia mais

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho

Bioenergética FONTES ENERGÉTICAS. BE066 Fisiologia do Exercício. Sergio Gregorio da Silva, PhD. Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho BE066 Fisiologia do Exercício Bioenergética Sergio Gregorio da Silva, PhD FONTES ENERGÉTICAS Definição de Energia! Capacidade de realizar trabalho Definição de Trabalho! Aplicação de força através de uma

Leia mais

Definição: Catalisadores biológicos; Longas cadeias de pequenas moléculas chamadas aminoácidos.

Definição: Catalisadores biológicos; Longas cadeias de pequenas moléculas chamadas aminoácidos. Enzimas baraobiologia.com Definição: Catalisadores biológicos; Longas cadeias de pequenas moléculas chamadas aminoácidos. Função: Viabilizar a atividade das células, quebrando moléculas ou juntando-as

Leia mais

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 Ficha de trabalho 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 1.1 Relativamente ao ecossistema terrestre considerado, esquematize uma cadeia alimentar. Bactéria

Leia mais

Características gerais

Características gerais Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio

Leia mais

TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES. Prof. Dr. ROBERTO CEZAR LOBO DA COSTA

TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES. Prof. Dr. ROBERTO CEZAR LOBO DA COSTA TRANSPORTE DE SOLUTOS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS CELULARES Prof. Dr. ROBERTO CEZAR LOBO DA COSTA TIPOS DE TRANSPORTES A) SIMPLASTO: termo usado para caracterizar os protoplastos interconectados e seus plasmodesmas

Leia mais

02/03/2012. Unidade III: Bioquímica Celular. Componentes Químicos da Célula. Composição Química Atmosfera. Composição Química das Células

02/03/2012. Unidade III: Bioquímica Celular. Componentes Químicos da Célula. Composição Química Atmosfera. Composição Química das Células Componentes Químicos da Célula Unidade III: Bioquímica Celular Disciplina: Biologia Celular e Molecular Centro de Ciências da Saúde Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini marilanda.bellini@usc.br Pró Reitoria

Leia mais

A função da água e sais minerais dentro da célula

A função da água e sais minerais dentro da célula A QUÍMICA DA VIDA A função da água e sais minerais dentro da célula Eles tem a ver com o metabolismo das mitocôndrias na qual a principal função seria de não parar a que sustenta, vejamos isso entre água

Leia mais

Prof. Giovani - Biologia

Prof. Giovani - Biologia Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias

Leia mais

Principais funções dos sais minerais:

Principais funções dos sais minerais: A Química da Vida Água Água mineral é a água que tem origem em fontes naturais ou artificiais e que possui componentes químicos adicionados, como sais, compostos de enxofre e gases que já vêm dissolvidas

Leia mais

Prof. ÉDER LIPÍDIOS. vol. 04 e 06 frente A módulo 03

Prof. ÉDER LIPÍDIOS. vol. 04 e 06 frente A módulo 03 Prof. ÉDER LIPÍDIOS vol. 04 e 06 frente A módulo 03 O que são lipídios? Formados basicamente de ácidos graxos e álcool. Ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por

Leia mais

Origem da vida. Professor Fláudio

Origem da vida. Professor Fláudio Origem da vida Professor Fláudio Origem da vida Objetivos desta aula Entender as teorias que explicam a origem dos primeiros seres vivos. Diferentes tipos de células e seus componentes químicos. Níveis

Leia mais

1. QUANTO À FORMA...7 1.a. Proteínas Fibrosas... 7 1.b. Proteínas globulares... 7

1. QUANTO À FORMA...7 1.a. Proteínas Fibrosas... 7 1.b. Proteínas globulares... 7 PROTEÍNAS PROTEÍNAS...1 A. INTRODUÇÃO... 3 B. FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS... 4 1. FUNÇÃO DINÂMICA...4 1.a. Função Hormonal... 4 1.b. Função de Defesa... 4 1.c. Função Nutritiva... 5 1.d. Função Reguladora...

Leia mais

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares

Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos transportes transmembranares 1 Processos de transporte A membrana plasmática pode facilitar, dificultar ou impedir a passagem de substâncias, uma propriedade

Leia mais

Prof. Guilherme. Biologia

Prof. Guilherme. Biologia Prof. Guilherme Biologia Composição química dos seres vivos Compostos Inorgânicos Formados por moléculas pequenas e simples Compostos Orgânicos Moléculas grandes e complexas Não dispostas em longas cadeias

Leia mais

Biomoléculas: H2O, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucleicos

Biomoléculas: H2O, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucleicos Biomoléculas: H2O, Sais Minerais, Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucleicos Diferenças entre Procarioto x Eucarioto Procarioto Eucarioto 2 Organelas Membranosas; 5 Histonas; 6 Cromossomos;

Leia mais

ALIMENTOS E NUTRIENTES

ALIMENTOS E NUTRIENTES ALIMENTOS E NUTRIENTES As necessidades alimentares As necessidades alimentares dependem de vários fatores: estado de saúde; clima; atividade diária; nível de esforço físico; idade. A constituição dos alimentos

Leia mais

FRENTE III QUÍMICA ORGÂNICA BIOQUÍMICA: AMINOACIDOS, PEPTIDEOS E PROTEINAS

FRENTE III QUÍMICA ORGÂNICA BIOQUÍMICA: AMINOACIDOS, PEPTIDEOS E PROTEINAS INTRODUÇÃO Os organismos vivos são constituídos por moléculas, átomos e íons, que por si só, não possuem vida. Mas o que distingue organismos vivos objetos? - Capacida se reproduzir; - Capacida extrair,

Leia mais

A disposição da vida na Terra

A disposição da vida na Terra Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA Orientadora: Drª Lucília Alves Linhares Professor Monitor: Gabriel Silveira EMENTA - Introdução à Química Orgânica - Funções Orgânicas - Propriedades Físicas dos Compostos

Leia mais

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO

MACRONUTRIENTES INTRODUÇÃO MACRONUTRIENTES I INTRODUÇÃO Dos elementos químicos encontrados na natureza, quatro são encontrados com maior frequência na composição química dos seres vivos. Esses elementos são o carbono (C), o oxigênio

Leia mais

01. O inseticida DDT tem fórmula estrutural como mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que sua solubilidade em água é 1,0x10 6 g/l, responda:

01. O inseticida DDT tem fórmula estrutural como mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que sua solubilidade em água é 1,0x10 6 g/l, responda: Isomeria 2 - Isomeria Espacial 01. O inseticida DDT tem fórmula estrutural como mostrada na figura a seguir. Sabendo-se que sua solubilidade em água é 1,0x10 6 g/l, responda: a) Existem DDT levógiro e

Leia mais

INTRODUÇÃO. Na antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes reinos: O vegetal, o animal e o mineral.

INTRODUÇÃO. Na antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes reinos: O vegetal, o animal e o mineral. A QUÍMICA ORGÂNICA INTRODUÇÃO Na antiguidade, as substâncias encontradas na natureza eram divididas em três grandes reinos: O vegetal, o animal e o mineral. INTRODUÇÃO A química orgânica começou estudando

Leia mais

Composição química celular Parte I. Natália Paludetto

Composição química celular Parte I. Natália Paludetto Composição química celular Parte I Natália Paludetto Composição dos seres vivos H O C N compõem 95% variedade inorgânicas orgânicas Principais substâncias presentes nas células Água 65% Proteínas 15% Gorduras

Leia mais

NOMENCLATURA DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS

NOMENCLATURA DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS NOMENCLATURA DE MOLÉCULAS ORGÂNICAS NOMENCLATURA A principal finalidade da nomenclatura química é a identificação de espécies químicas por meio de palavras escritas ou pronunciadas. Há dois tipos: - nomenclatura

Leia mais

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação

Metabolismo Energético das Células. Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Metabolismo Energético das Células Processos Exergônicos: Respiração Celular Fermentação Introdução Processos endergônicos - Característica: Precisam receber energia. - Ex.: Fotossíntese e quimiossíntese.

Leia mais

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula

FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2 A célula e o transporte transmembranar Célula Teoria celular a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos; as novas células formam-se

Leia mais

CITOQUÍMICA ou MOLECULAR

CITOQUÍMICA ou MOLECULAR CITOQUÍMICA ou BIOLOGIA MOLECULAR Composição química da célula Os principais elementos encontrados nas células são: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S)=

Leia mais

CÉLULA VEGETAL - PAREDE CELULAR

CÉLULA VEGETAL - PAREDE CELULAR Material da Profa. Dra. Durvalina Maria Mathias dos Santos. Disciplina de Biologia Celular, Unesp, Jaboticabal. 2007 1 CÉLULA VEGETAL - PAREDE CELULAR NA FIGURA ABAIXO PODE SER COMPARADA A IMPORTÂNCIA

Leia mais