ALINHAMENTO HORIZONTAL Neste capítulo aprenderemos a criar e editar nosso alinhamento horizontal. Temos duas situações para a criação de um alinhamento no Civil 3D. A primeira é referente a geração de um perfil topográfico e o segundo caso para determinarmos o eixo de ruas e rodovias. Mas antes de criarmos nosso alinhamento, vamos aprender a configurar as estacas. Como é um procedimento complexo, sugiro que depois de configurado, seja salvo como arquivo padrão. Em Toolspace, na aba Settings, clique com o botão direito do mouse na opção Edit em All Labels, no subgrupo Label Styles do grupo Alignment Styles. Abrirá essa tela onde devemos configurar cada estilo manualmente clicando no ícone: Temos seis tipos de apresentação. (Major Stations, Minor Stations, Geometry Points, Station Equations, Design speeds e Profile Geometry Points). Devemos aplicar nossa configuração para todos os tipos mencionados. Estilos existentes Se observarmos, já existem alguns estilos configurados. Porém, nenhum se adéqua ao que precisamos e por isso, devemos editá-lo manualmente. Ao editar, podemos até definir um nome do estilo o qual será utilizado em nossos projetos. Desde já, devemos nos acostumar com essa tela, pois essa é a tela padrão para modificação de todos os estilos de cada item do Civil 3D. Vamos conhecer cada aba. Information: Nessa tela podemos dar um nome e uma descrição para nosso estilo. General: Podemos alterar o estilo, visibilidade e a orientação do texto. Layout: Nessa aba alteramos o conteúdo de cada componente. Podemos até incluir ou excluir os componentes. (Veremos em detalhes mais abaixo, pois é nessa aba que configuraremos nosso estilo). Dragged State: Quando alteramos manualmente a localização de cada estaca em nosso projeto, essa aba permite configurarmos como ela será apresentada. Summary: Um resumo da configuração de cada aba.
Nesse caso, temos apenas dois componentes e iremos alterar o Station que são as estacas. Abrirá a tela abaixo: APLICAR Devemos clicar duas vezes na programação acima e em seguida em seguida escolher o seguinte formato e por último aplicar. Como estamos configurando as estacas mestras, devemos alterar a apresentação da mesma. Na última opção das modificações, tem Output onde definimos qual é preenchimento das estacas. No caso abaixo, foi escolhido a opção left of station charecter, ou seja, somente o caractere da esquerda. Esse é o procedimento que devemos fazer em todos os tipos de apresentação do alinhamento.
Em seguida, vamos criar um alinhamento a partir de uma polilinha desenhada em nosso projeto. Para isso, devemos clicar em Create Alignment from Objects: Basta selecionar a polilinha e informar qual o sentido: Abrirá a seguinte caixa de diálogo: 1 2 4 5 6 7 8 3 1) Name: Nome do alinhamento 2) Type: Seleciona o tipo do alinhamento Centerline, offset, curb return, miscellaneous. Como aplicaremos o alinhamento como o eixo da rodovia, vamos escolher a opção Centerline. 3) Starting Station: Informa o valor da estaca inicial 4) Site: Caso haja vários alinhamentos, podemos definilos em qual projeto cada um pertencerá. 5) Alignment Style: Seleciona o estilo do alinhamento 6) Alignment layer: Seleciona o layer ao qual o alinhamento será criado 7) Alignment label set: Adiciona os rótulos no alinhamento 8) Conversion options: Adiciona curvas entre as tangentes do alinhamento. Podemos editar o raio, o qual será aplicado em todos os PI. Ao clicar em OK, a polilinha será convertida em um alinhamento.
Porém, para que as alterações dos rótulos sejam válidas, precisamos alterar o Index Increment. Para isso, clique com o botão direito em cima do alinhamento e em seguida, clique em Edit Alignment Labels: Agora sim, as estacas estão configuradas corretamente. A seguir, veremos como criar um alinhamento manual: Abrirá a mesma caixa de diálogo. Basta configurarmos como já aprendemos. Em seguida, abrirá um grupo de ícones os quais são ferramentas de edição e criação de um alinhamento. Vejamos as funcionalidades dessas ferramentas: (Obs: Os ícones que possuem setas para baixo, indica que possuem um grupo de comandos) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 1 - Criação de alinhamento de tangente a tangente, com ou sem curvas. A última opção configura o raio das curvas e espirais. 2 - Criação de PI. Aonde clicarmos em nosso projeto, será adicionado um novo PI. 3 - Subtrai um PI. Aonde clicarmos, o PI mais perto, será deletado. 4 - Cria um intervalo no alinhamento a partir de uma distância informada pelo usuário. 5 - Linhas fixas, livres ou flutuantes podendo ou não fazer parte do alinhamento. 6 - Curvas fixas, livre ou flutuantes podendo ou não fazer parte do alinhamento. 7 - Linhas com espirais. 8 - Curvas com espirais.
9 - Criação de espirais. 10 - Conversão de arcos e linhas para alinhamento. 11 - Troca o sentido do alinhamento. 12 - Apaga elementos não afixados com o alinhamento. 13 - Se aplica quando temos elementos não conectados ao alinhamento. 14 e 15 - Seleciona e visualiza os parâmetros de cada elemento de um alinhamento. 16 - Visualiza as propriedades do alinhamento com direito a edição. 17 - Desfaz ou refaz a última ação do comando. Basta escolhermos a ferramenta ideal para que o alinhamento seja criado. ANOTAÇÕES