Raciocínio Lógico Matemático e Analítico

Documentos relacionados
Análise Combinátorio. 1 - Introdução. 2 - Fatorial

Cálculo Combinatório

Matemática Régis Cortes ANÁLISE COMBINATÓRIA

Fatorial de um número natural

Breve revisão de Análise Combinatória

ANÁLISE COMBINATÓRIA

Prof. Dr. Lucas Santana da Cunha de abril de 2018 Londrina

Matemática ANÁLISE COMBINATÓRIA. Professor Dudan

PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM OU PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO

10 opções. 10 opções. 9 opções. 22 opções. 23 opções

Matemática e Raciocínio Lógico Análise Combinatória Prof. Dudan

1 a Parte ANÁLISE COMBINATÓRIA 1

CAPÍTULO 2 ANÁLISE COMBINATÓRIA

Análise Combinatória

Oi, Ficou curioso? Então conheça nosso universo.

ANÁLISE COMBINATÓRIA

ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA

Informações de Impressão

PRICÍPIO DA MULTIPLICAÇÃO: Podemos agora enunciar o princípio da multiplicação ou princípio fundamental da contagem, segue:

Análise Combinatória Intermediário

O número de formas distintas de se acomodar a família nesse voo é calculado por

A partir das proposições Se não tem informações precisas ao tomar decisões, então o policial toma decisões ruins e Se o policial teve treinamento

INE5403 FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA DISCRETA

APOSTILA DE MATEMÁTICA

10. Fatorial e Análise combinatória

A quantidade de maneiras distintas de se escolherem 3 desses programas para serem acompanhados pelo órgão é inferior a ( ) CERTO ( ) ERRADO

Matemática ANÁLISE COMBINATÓRIA. Professor Dudan

CEM. RLM Análise Combinatória

a) Em quantas ordem quatro pessoas podem senta num sofá de 4 lugares?

CONTEÚDOS DO PRIMEIRO PERÍODO EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DO PRIMEIRO PERÍODO

MATEMÁTICA ANÁLISE DE DADOS (ANÁLISE COMBINATÓRIA) EXERCÍCIOS

ARRANJO OU COMBINAÇÃO?

UECEVest - TD DE ESPECÍFICA DE MATEMÁTICA

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MATEMÁTICA - 3º ANO EM. 1. O número de anagramas da palavra verão que começam e terminam por consoante é:

PROBABILIDADE. Prof. Patricia Caldana

COLEÇÃO DARLAN MOUTINHO VOL. 01 RESOLUÇÕES

Sumário. 2 Índice Remissivo 9

Questões Comentadas. Em cada um dos itens subsequentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Centro Educacional ETIP

Matemática ANÁLISE COMBINATÓRIA. Professor Dudan

POLÍCIA FEDERAL raciocínio lógico REVISÃO - AULA 01 Prof. Dudan

ESTUDO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA

Curso: Ciência da Computação Turma: 4ª Série. Probabilidade e Estatística. Aula 2

Análise Combinatória

Ensino Médio. Fatorial

Contagem e Probabilidade Soluções do Exercícios Adicionais. Paulo Cezar Pinto Carvalho

Centro Educacional ETIP

TÓPICO 01 RACIOCÍNIO LÓGICO. Análise combinatória: aplicações do princípio fundamental da contagem e do princípio da casa dos pombos.

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 20 AULAS

Combinatória II Continuação

Probabilidade I. Departamento de Estatística. Universidade Federal da Paraíba. Prof. Tarciana Liberal (UFPB) Aula 3 04/14 1 / 20

Matemática Discreta. Aula 01: Análise Combinatória I. Tópico 02: Arranjos com e sem repetição. Solução. Arranjos com Repetição.

Série 2ºano. Disciplina: MATEMÁTICA Professores: Geth, Júnio, Sergio

Unidade IV ESTATÍSTICA. Prof. Fernando Rodrigues

Exercícios de Análise Combinatória 1) Quantos pares ordenados podemos formar com os elementos do conjunto A={0, 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9}?

Rumo Curso Pré Vestibular Assistencial - RCPVA Disciplina: Matemática Professor: Vinícius Nicolau 19 de Setembro de 2014

Contagem II. Neste material vamos aprender novas técnicas relacionadas a problemas de contagem. 1. Separando em casos

8 ANÁLISE COMBINATÓRIA E

Elementos de Matemática

Elaine Cristina e Aline Heloisa

Análise Combinatória

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO DE ESTUDOS INDEPENDENTES DE RECUPERAÇÃO. Matemática

ANÁLISE COMBINATÓRIA PROFESSOR JAIRO WEBER

Paulo chegou a uma lanchonete e encontrou as seguintes opções de bebidas disponíveis:

Análise Combinatória

Considere a figura, em que estão indicadas as possíveis localizações do cliente.

n! = n (n 1) (n 2) 1.

Análise Combinatória e Probabilidade

Métodos de contagem. Francimário Alves de Lima. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 6 de agosto de 2014

Pré Universitário Uni-Anhanguera. Disciplina: Matemática Data de entrega: 06/05/ Resolva a equação. 2. A expressão é igual a:

Introdução as Probabilidades e ao Cálculo Combinatório

Raciocínio Lógico Matemático Professora Elionora Azevedo. TRF 1ª região

Matemática Discreta. Aula 01: Análise Combinatória I. Tópico 01: Princípio fundamental de contagem

Mais Permutações e Combinações (grupo 2)

5) São quantos os números ímpares com três algarismos, que não possuem dígitos repetidos e que de trás para frente também são ímpares?

Ciclo 2 Encontro 2 PERMUTAÇÕES E COMBINAÇÕES. Nível 3 PO: Márcio Reis 11º Programa de Iniciação Científica Jr.

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA MATEMÁTICA - 3º ANO EM

Matemática Discreta e Raciocínio Lógico

Aula 6 Revisão de análise combinatória

Lista de exercícios 02. Aluno (a): Turma: 2ª série: (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática

Questão 1. Um brinquedo infantil caminhão-cegonha é formado por uma carreta e dez carrinhos nela transportados, conforme a figura.

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

Análise Combinatória

Rumo Curso Pré Vestibular Assistencial - RCPVA Disciplina: Matemática Professor: Vinícius Nicolau 12 de Setembro de 2014

Aulas particulares. Conteúdo

Maratona de Matemática

Contagem e Probabilidade Exercícios Adicionais. Paulo Cezar Pinto Carvalho

Mat. Semana. Professor: Luanna Ramos, Alex Amaral, Gabriel Miranda Monitor: Gabriella Teles Roberta Teixeira Rodrigo Molinari

CRONOGRAMA DE RECUPERAÇÃO TEORIA E EXEMPLOS SOBRE ANÁLISE COMBINATÓRIA

Transcrição:

Raciocínio Lógico Matemático e Analítico Professor Cláudio Serra Aula 2 Análise Combinatória www.masterjuris.com.br

TÓPICOS INTRODUTÓRIOS E CONCEITUAIS 1 - Fatorial Seja n um número inteiro não negativo. Definimos o fatorial de n (indicado pelo símbolo n! ) como sendo: n! = n.(n-1). (n-2).....4.3.2.1 para n ³ 2. Para n = 0, teremos : 0! = 1. Para n = 1, teremos : 1! = 1 Exemplos: a) 6! = 6.5.4.3.2.1 = 720 b) 4! = 4.3.2.1 = 24 c) observe que 6! = 6.5.4!

d) 10! = 10.9.8.7.6.5.4.3.2.1 e) 10! = 10.9.8.7.6.5! f ) 10! = 10.9.8! 2 - Princípio fundamental da contagem - PFC Se determinado acontecimento ocorre em n etapas diferentes, e se a primeira etapa pode ocorrer de k 1 maneiras diferentes, a segunda de k 2 maneiras diferentes, e assim sucessivamente, então o número total T de maneiras de ocorrer o acontecimento é dado por: T = k 1. k 2. k 3..... k n

Exemplo: O DETRAN decidiu que as placas dos veículos do Brasil serão codificadas usando-se 3 letras do alfabeto e 4 algarismos. Qual o número máximo de veículos que poderá ser licenciado? Solução: Usando o raciocínio anterior, imaginemos uma placa genérica do tipo PWR-USTZ. Como o alfabeto possui 26 letras e nosso sistema numérico possui 10 algarismos (de 0 a 9), podemos concluir que: para a 1ª posição, temos 26 alternativas, e como pode haver repetição, para a 2ª, e 3ª também teremos 26 alternativas.

Com relação aos algarismos, concluímos facilmente que temos 10 alternativas para cada um dos 4 lugares. Podemos então afirmar que o número total de veículos que podem ser licenciados será igual a: 26.26.26.10.10.10.10 que resulta em 175.760.000. Observe que se no país existissem 175.760.001 veículos, o sistema de códigos de emplacamento teria que ser modificado, já que não existiriam números suficientes para codificar todos os veículos.

3 - Permutações simples 3.1 - Permutações simples de n elementos distintos são os agrupamentos formados com todos os n elementos e que diferem uns dos outros pela ordem de seus elementos. Exemplo: com os elementos A,B,C são possíveis as seguintes permutações: ABC, ACB, BAC, BCA, CAB e CBA. 3.2 - O número total de permutações simples de n elementos distintos é dado por n!, isto é P n = n! onde n! = n(n-1)(n-2)....1.

Exemplos: a) P 6 = 6! = 6.5.4.3.2.1 = 720 b) Calcule o número de formas distintas de 5 pessoas ocuparem os lugares de um banco retangular de cinco lugares. P 5 = 5! = 5.4.3.2.1 = 120 3.3 - Denomina-se ANAGRAMA o agrupamento formado pelas letras de uma palavra, que podem ter ou não significado na linguagem comum. Exemplo: Os possíveis anagramas da palavra REI são: REI, RIE, ERI, EIR, IRE e IER. Assim, o número máximo de anagramas distintos de uma palavra com n letras DIFERENTES é igual a P n

4 - Permutações com elementos repetidos Se entre os n elementos de um conjunto, existem a elementos repetidos, b elementos repetidos, c elementos repetidos e assim sucessivamente, o número total de permutações que podemos formar é dado por: Exemplo: Determine o número de anagramas da palavra MATEMÁTICA.(não considere o acento) Solução: Temos 10 elementos, com repetição. Observe que a letra M está repetida duas vezes, a letra A três, a letra T, duas vezes. Na fórmula anterior, teremos: n=10, a=2, b=3 e c=2. Sendo k o número procurado, podemos escrever: k= 10! / (2!.3!.2!) = 151200 Resposta: 151200 anagramas.

5 - Arranjos simples 5.1 - Dado um conjunto com n elementos, chama-se arranjo simples de taxa k, a todo agrupamento de k elementos distintos dispostos numa certa ordem. Dois arranjos diferem entre si, pela ordem de colocação dos elementos. Assim, no conjunto E = {a,b,c}, teremos: a) arranjos com 2 elementos 2: ab, ac, bc, ba, ca, cb. b) arranjos com 3 elementos: abc, acb, bac, bca, cab, cba. 5.2 - Representando o número total de arranjos de n elementos tomados k a k (taxa k) por A n,k, teremos a seguinte fórmula:

Exemplo: Um cofre possui um disco marcado com os dígitos 0,1,2,...,9. O segredo do cofre é marcado por uma seqüência de 3 dígitos distintos. Se uma pessoa tentar abrir o cofre, quantas tentativas deverá fazer (no máximo) para conseguir abri-lo? Solução: As seqüências serão do tipo xyz. Para a primeira posição teremos 10 alternativas, para a segunda, 9 e para a terceira, 8. Podemos aplicar a fórmula de arranjos, mas pelo princípio fundamental de contagem, chegaremos ao mesmo resultado 10.9.8 = 720. Observe que 720 = A 10,3

6 - Combinações simples 6.1 - Denominamos combinações simples de n elementos distintos tomados k a k (k elementos em cada grupo) aos subconjuntos formados por k elementos distintos escolhidos entre os n elementos dados. Observe que duas combinações são diferentes quando possuem elementos distintos, não importando a ordem em que os elementos são colocados. Exemplo: No conjunto E= {a,b.c,d} podemos considerar: a) combinações com 2 elementos: ab, ac, ad,bc,bd, cd. b) combinações com 3 elementos: abc, abd,acd,bcd. c) combinações com 4 elementos: abcd.

6.2 Combinações Simples: Representando por C n,k o número total de combinações de elementos tomados k a k, temos a seguinte fórmula: Nota: o número acima é também conhecido como Número binomial e indicado por

Exemplo: Uma prova consta de 15 questões das quais o aluno deve resolver 10. De quantas formas ele poderá escolher as 10 questões? Solução: Observe que a ordem das questões não muda o teste. Logo, podemos concluir que trata-se de um problema de combinações de 15 elementos com 10 em cada grupo. Aplicando simplesmente a fórmula chegaremos a: C 15,10 = 15! / [(15-10)!. 10!] = 15! / (5!. 10!) = 15.14.13.12.11.10! / 5.4.3.2.1.10! = 3003

1) (CESPE) Julgue o seguinte item, relativos a raciocínio lógico, a princípios de contagem e probabilidade e a operações com conjuntos. Situação hipotética: A ANVISA, com objetivo de realizar a regulação de um novo medicamento, efetua as análises laboratoriais necessárias. Essas análises são assistidas por um grupo de 4 dos seus 8 técnicos farmacêuticos. Desses técnicos, 3 possuem cargo de chefia de equipe e por isso não trabalham juntos. Assertiva: Nessa situação, considerando que em cada uma das equipes participa sempre apenas um dos três técnicos farmacêuticos chefes, então a quantidade de equipes distintas com 4 técnicos farmacêuticos que poderão ser formadas é inferior a 25..

2) (CESPE) Em um campeonato de futebol amador de pontos corridos, do qual participam 10 times, cada um desses times joga duas vezes com cada adversário, o que totaliza exatas 18 partidas para cada. Considerando-se que o time vencedor do campeonato venceu 13 partidas e empatou 5, é correto afirmar que a quantidade de maneiras possíveis para que esses resultados ocorram dentro do campeonato é. a) superior a 4.000 e inferior a 6.000. b) superior a 6.000 e inferior a 8.000. c) superior a 8.000 d) inferior a 2.000. e) superior a 2.000 e inferior a 4.000.

3) Um batalhão é composto por 20 policiais: 12 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. A região atendida pelo batalhão é composta por 10 quadras e, em cada dia da semana, uma dupla de policiais policia cada uma das quadras. Com referência a essa situação, julgue o item subsequente. Se a escala dos policiais for feita de modo a diversificar as duplas que policiam as quadras, então, se determinada dupla policiar a quadra X em determinado dia, essa mesma dupla voltará a policiar a quadra X somente mais de seis meses após aquele dia.

4) (FCC) O setor de almoxarifado de uma loja conta com 6 funcionários, e o setor de conferencistas com outros 5 funcionários. Uma tarefa tem que ser executada por um grupo de 3 funcionários do almoxarifado e, em seguida, tem que ser conferida por um grupo de 2 conferencistas. O total de possibilidades diferentes de agrupamentos dos 5 funcionários que devem executar e conferir essa tarefa é igual a Parte superior do formulário a) 120. b) 180. c) 200. d) 150. e) 240.

5) (FCC) A senha requerida para ligar um computador é formada pelas mesmas 8 letras da palavra TERESINA, com as vogais ocupando as 4 primeiras posições e, as consoantes, as 4 últimas. Conhecendo apenas essas informações, uma pessoa que deseja usar o computador vai digitando todas as possíveis senhas, até acertar a correta. Se essa pessoa nunca digitar a mesma senha mais de uma vez, conseguirá descobrir a senha correta em, no máximo, Parte superior do formulário a) 240 tentativas. b) 144 tentativas. c) 576 tentativas. d) 196 tentativas. e) 288 tentativas.

6) (CESGRANRIO) Compareceram a uma festa exatamente 20 homens com suas respectivas esposas. Quantos pares (A, B) podem ser formados, de maneira que A é um homem, B é uma mulher e A não é casado com B? a)20 b)40 c)210 d)380 e)400

7)(CESPE) Sobre as Técnicas de Contagem, julgue o item a seguir : O número de anagramas da palavra CAPITULO que não têm duas vogais, nem duas consoantes juntas é menor que 1153. 8) (ESAF) Quer-se formar um grupo de dança com 9 bailarinas, de modo que 5 delas tenham menos de 23 anos, que uma delas tenha exatamente 23 anos, e que as demais tenham idade superior a 23 anos. Apresentaram-se para a seleção quinze candidatas, com idades de 15 a 29 anos, sendo a idade, em anos, de cada candidata, diferente das demais. O número de diferentes grupos de dança que podem ser selecionados a partir desse conjunto de candidatas é igual a: a) 120 b)1220 c)870 d)760 e)1120

9) (ESAF) Sete modelos, entre elas Ana, Beatriz, Carla e Denise, vão participar de um desfile de modas. A promotora do desfile determinou que as modelos não desfilarão sozinhas, mas sempre em filas formadas por exatamente quatro das modelos. Além disso, a última de cada fila só poderá ser ou Ana, ou Beatriz, ou Carla ou Denise. Finalmente, Denise não poderá ser a primeira da fila. Assim, o número de diferentes filas que podem ser formadas é igual a: a) 420 b) 480 c) 360 d) 240 e) 60

10) (CESPE) Em geral, empresas públicas ou privadas utilizam códigos para protocolar a entrada e a saída de documentos e processos. Considere que se deseja gerar códigos cujos caracteres pertencem ao conjunto das 26 letras de um alfabeto, que possui apenas 5 vogais. Logo, pode-se concluir que, se uma empresa decide não usar as 5 vogais em seus códigos, que poderão ter 1, 2 ou 3 letras, sendo permitida a repetição de caracteres, então é possível obter mais de 11.000 códigos distintos.

11) (CESPE) Considere que 7 tarefas devam ser distribuídas entre 3 funcionários de uma repartição de modo que o funcionário mais recentemente contratado receba 3 tarefas, e os demais, 2 tarefas cada um. Nessa situação, sabendo-se que a mesma tarefa não será atribuída a mais de um funcionário, é correto concluir que o chefe da repartição dispõe de quantas maneiras diferentes para distribuir essas tarefas? a) 210 b) 120 c) 63 d) 48 e) 12 12) (CESPE) Julgue o item seguinte, sobre Técnicas de Contagem. O número de anagramas da palavra ALAMEDA que tem as vogais todas juntas é menor do que 100.