Projeto para Sala de Aula I IDENTIFIAÇÃO Título: álculo de juros simples e compostos utilizando o Excel. Série: 3ª série do ensino médio. Descrição: O aluno irá criar uma planilha para encontrar os valores desejados. Softwares Necessários: icrosoft Excel 2000. Professor: oacir Ferreira de Amorim. II GUIA DO PROFESSOR Resumo: O álculo de juros simples e compostos utilizando o Excel é necessário para que o aluno desenvolva seu conhecimento de informática na construção de planilhas de cálculo, onde o mesmo poderá saber como é feito um programa de matemática financeira. Objetivos: riar fórmulas para resolver problemas de matemática financeira, onde o aluno terá habilidade na construção de planilha utilizando o Excel para cálculo de juro simples e composto, tendo uma visão ampla do mercado financeiro. Tempo Previsto: Quatro aulas de (50min) para realização do projeto. omo omeçar: Apresentar ao aluno alguns exemplos de cálculos e suas fórmulas utilizando o Excel 2000. III ATIVIDADES DO ALUNO O aluno deverá ter em mãos alguns exemplos de problemas de cálculo de juros simples e compostos para realização do projeto.
VI ANEXOS PLANILHA DE ÁLULO DE JUROS SIPLES E JUROS OPOSTOS A Planilha de cálculo pode ser feita no Excel. onforme descrição sumaria dos principais recursos do Excel. álculos Básicos Para operar com o Excel, os dados é colocado nas células, cada uma das quais é definida por um par de coordenadas: B4, por exemplo, é a célula da coluna B e linha 4. Para usar o valor aplicado na célula B4, basta colocar o mouse na célula indicada, a célula ficará com uma moldura em negrito e digitar o sinal de = em seguida clicar o botão do mouse na célula B4. Agora basta teclar ENTER e o valor aparecerá. Para outras operações, lembramos que o sinal de (menos) é o hífen, o sinal de multiplicação é o *, e o de divisão é a barra / e o sinal de exponenciação é o circunflexo ^ e também expoentes fracionários. Exemplo: 3x 4 1+ 2 significa (3*4)/(1+2^(1/2)). Um problema muito comum é o de calcular a soma de vários números. Por exemplo, queremos somar os números que se encontram nas células B1, B2,..., B12 e colocar a soma na célula B13. Isso pode ser feito marcando as células de B1 a B12 e clicando na barra de ferramentas no comando S. Imediatamente a soma aparecerá abaixo da célula da última parcela, isto é, na célula B13. Outra modo seria, na célula B13, digitar =SOA(B1:B12). No caso especifico de cálculo do montante () de juros simples, sabendo que a sua fórmula é = (1 + in), na célula D16, foi digitado =D13*(1+D14*D15), em seguida ENTER, irá aparecer o valor do montante. Não esquecendo que, nas células onde estão os valores do capital, taxa e tempo, tem que digitar =4, =5 e =6 respectivamente e cada célula e clicando ENTER, pois esses valores são os dados retirados de cada problema.
Para o cálculo do capital () de juros simples, sua fórmula é 1 + sendo assim, na célula G16, foi digitado =G13/(1+G14*G15), em seguida ENTER, irá aparecer o valor do capital solicitado. Para o cálculo de taxa (i) de juros simples, sua fórmula é i t it portanto, na célula D23, foi digitado =(D21 D20)/(D20*D22), em seguida ENTER, irá aparecer o valor da taxa do investimento. Para o cálculo de tempo (n) de juros simples, sua fórmula é n i sendo assim, na célula D23, foi digitado =(G21-G20)/(G22*G20), em seguida ENTER, irá aparecer o valor do tempo, ou seja período que foi realizado o investimento. lique aqui para abrir o exemplo da tabela acima. Para o cálculo de juros compostos, sabendo que sua fórmula para o montante é = (1+ i) n, sendo assim, na célula B3, o valor do capital inicial,
na célula B4, a taxa desejada, e na célula B5 foi digitado a porcentagem desejada, em seguida ENTER, respectivamente. No caso especifico de cálculo do montante () de juros compostos, sabendo que a sua fórmula é = (1 + i) n, na célula D13, foi digitado =10*((1+11)^12), em seguida ENTER, irá aparecer o valor do montante. Não esquecendo que, nas células onde estão os valores do capital, taxa e tempo, tem que digitar =B3, =B4 e B5 respectivamente e cada célula e clicando ENTER, pois esses valores são os dados retirados de cada problema. Para o cálculo do capital () de juros compostos, sua fórmula é (1 sendo assim, na célula F13, foi digitado =F10/((1+B4)^F5), em + i) n seguida ENTER, irá aparecer o valor do capital solicitado. lique aqui para abrir o exemplo da tabela acima. Podemos também calcular Juros compostos através de uma tabela mês a mês, conforme demonstração abaixo:
lique aqui para abrir o exemplo da tabela acima.