A redação dissertativa exporá uma tese a que se acrescentarão argumentos com a intenção de comprová-la. Considerações importantes: 1. Legibilidade (tipo de letra); 2. Translineação (separação silábica); 3. Rasura (como proceder); 4. Margens (regularidade); 5. Repetições vocabulares (coesão referencial); 6. Gírias (marcas de oralidade); 7. Uso da primeira pessoa (como evitar); 8. Título (a banca determina); 9. Respeito ao tema (fuga parcial e fuga total); 10. Uso dos conectivos essenciais. Conquistando pontos: Correção Coesão Coerência
Atividade 1: Identificar e corrigir os desvios gramaticais no quadro 1: Quadro 1 Hoje em dia, há menas pessoas interessadas em conhecimento e cultura. Concerteza há em suas mentes ociosas coisas que elas consideram mais importantes, como televisão e redes sociais. Derrepente, apartir de certo momento, ficam mais preucupadas com coisas que consideramos desnecessárias. Criticar elas é fácil, mais quantos de nós não fica entertidos com programas fúteis? Porisso não julgue. Atividade 2: Identificar e corrigir os desvios gramaticais no quadro 2: Quadro 2 Antes do homem estabelecer metas para a sua vida, é preciso cuidado. Na escolha de uma profissão, por exemplo, se alguém impor sua vocação e se manter bem informado, as boas chances serão melhor identificadas. Más escolhas implicam em frustrações, e vários fatores tem de ser considerados. Quando não haviam tantas formas de acesso à informações, muitos escolhiam profissões renomadas, onde a sociedade tinha credibilidade. Se alguém se ver nessa situação, deverá analisar com cuidado as possibilidades. Atividade 3: Preencher as lacunas com o verbo entre parênteses no presente do indicativo de forma a respeitar as regras de concordância e pontuação: a) O governo não tomado medidas inteligentes. (ter) b) Não se sabe de onde essas profundas manifestações de intolerância religiosa. (provir) c) O homem se alheio ao processo político. (manter) d) Neste momento, os teóricos os conceitos. (rever) e) Será que do povo essas angústias incontidas? (vir) f) Poucos são os que conhecimento necessário para a resolução das questões. (deter) Atividade 4: Utilizar recursos de coesão para evitar as repetições vocabulares nos trechos abaixo: 1. Ainda há muitas dúvidas acerca das reformas trabalhistas e não se tem buscado dirimir essas dúvidas de forma adequada.
2. O povo costuma imputar aos políticos todas as mazelas sociais sem que considere que muitas das mazelas sociais advêm do mau comportamento do povo e não dos políticos. Atividade 5: (Unicamp-SP) No texto a seguir, há um trecho que, se tomado literalmente, leva a uma interpretação absurda. A oncocercose é uma doença típica de comunidades primitivas. Não foi desenvolvido ainda nenhum medicamento ou tratamento que possibilite o restabelecimento da visão. Após ser picado pelo mosquito, o parasita (agente da doença) cai na circulação sanguínea e passa a provocar irritações oculares até perda total da visão. a) Transcreva o trecho problemático b) Diga qual é a interpretação absurda que se pode extrair desse trecho. c) Qual é a interpretação pretendida pelo autor? d) Reescreva o trecho de forma a deixar explícita tal afirmação. Atividade 6: Adeque o trecho abaixo ao padrão culto de linguagem e use elementos de coesão referencial para evitar as repetições vocabulares existentes: Nos parece um tanto absurdo que exista materiais didáticos eficazes e não se encontre pessoas aptas à utilizar esses materiais didáticos eficazes. Profissionais da área de ensino devem ser não apenas valorizados financeiramente mas também estimulados a desenvolver as habilidades dos profissionais da área de ensino. MONTANDO A INTRODUÇÃO (UM PROCESSO SIMPLES E OBJETIVO) Apresentação do tema (tópico frasal); Exposição de dado opcional; Exposição da tese (apresentando os argumentos) Modelos de tópicos frasais (montando o primeiro período) As discussões acerca de atestam a relevância e a atualidade da questão. Pode-se atestar a relevância e a atualidade de pelas constates discussões que a questão tem suscitado.
Em virtude da atualidade e relevância da questão, tornam-se a cada dia mais comuns as discussões acerca de. Temas sociais: é uma questão social preocupante que destoa de quaisquer avanços que a sociedade tenha conquistado. O passar dos anos parece não ter apontado caminhos para que se solucionasse. se torna a cada dia mais flagrante em nossa sociedade e pouco se tem feito para contê-lo (la) de forma verdadeiramente eficaz. Apresentando os argumentos: Na abordagem da questão (tema), dois fatores devem ser considerados: (elemento 1) e (elemento 2) Uma abordagem adequada da questão (tema) deve considerar (elemento 1) e (elemento 2) (elemento 1) e (elemento 2) são fatores significativos que devem ser analisados na abordagem da questão (tema) Exemplo: Em virtude da atualidade e relevância da questão, tornam-se a cada dia mais comuns as discussões acerca de. Na abordagem da questão, dois fatores devem ser considerados: e.
REDAÇÃO NOTA MÁXIMA: Redação Izadora Furtado A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas dessa questão. Nesse sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico cultural e o desrespeito às leis. Segundo a História, a mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem. Comprova-se isso pelo fato de elas poderem exercer direitos políticos, ingressarem no mercado de trabalho e escolherem suas próprias roupas muito tempo depois do gênero oposto. Esse cenário, juntamente aos inúmeros casos de violência contra as mulheres, corroboram a ideia de que elas são vítimas de um legado histórico-cultural. Nesse ínterim, a cultura machista prevaleceu ao longo dos anos a ponto de enraizar-se na sociedade contemporânea, mesmo que de forma implícita, à primeira vista. Conforme previsto pela Constituição Brasileira, todos são iguais perante à lei, independente de cor, raça ou gênero, sendo a isonomia salarial, aquela que prevê mesmo salário para os que desempenham mesma função, também garantida por lei. No entanto, o que se observa em diversas partes do país, é a gritante diferença entre os salários de homens e mulheres, principalmente se estas foram negras. Esse fato causa extrema decepção e constrangimento a elas, as quais sentem-se inseguras e sem ter a quem recorrer. Desse modo, medidas fazem-se necessárias para solucionar a problemática. Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado proteger as mulheres da violência, tanto física quanto moral, criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem. Some-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando os professores, no intuito de formar cidadãos mais comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.