A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR NO ESTADO DE SÃO PAULO/BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR NO ESTADO DE SÃO PAULO/BRASIL"

Transcrição

1 A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ACERCA DAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR NO ESTADO DE SÃO PAULO/BRASIL Resumo Patrícia Rodrigues Carvalho dos Reis Ulysses Camargo Corrêa Diegues Nos últimos tempos, a formação continuada de professores vem sendo discutida e analisada constantemente. As questões relativas à formação docente estão no centro de amplas discussões e que deve acontecer no próprio espaço escolar, com participação ativa dos educadores na concepção e execução dos mesmos enquanto investigadores de suas próprias práticas (PEREIRA, 2002). Concomitantemente, os avanços tecnológicos propiciam possibilidades de informação e vêm transformando a maneira de interação, de revolução da informação e comunicação fundamentada em novas tecnologias (GIRARD, 2011). Diante desse atual cenário, o objetivo dessa pesquisa é problematizar o campo das tecnologias educacionais, enfatizando a formação continuada tecnológica dos professores com o objetivo fundamental de exercer o processo de ensino-aprendizagem com qualidade e relatar uma experiência de formação continuada num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em uma escola da rede privada na cidade de Santos, a partir da visão de Almeida (2003). Os ambientes virtuais de aprendizagem são plataformas de ensino que permitem uma interação de forma não presencial e assíncrona. O ambiente utilizado é o Moodle, um software livre e talvez o mais conhecido para a criação e gerenciamento de curso de Educação a Distância (EaD). Nossa pesquisa então também aborda o uso do Moodle como ferramenta didática, as suas vantagens e desvantagens em ambas as situações e os resultados que estão sendo obtidos com seu uso em nossa instituição de ensino no curso de formação continuada sobre tecnologias educacionais. Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Formação Continuada, Tecnologia da Educação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a Distância.

2 1. INTRODUÇÃO Hoje em dia, falar de educação de qualidade sem mencionar a formação continuada de professores é quase impossível. A escola vem desempenhando vários e novos papéis na sociedade; este vem sendo um campo de constante transformação, e o professor tem um papel fundamental: ele é o responsável pela mudança ou transformação de atitude e pensamento dos alunos. Contudo, o professor precisa estar preparado para os novos e crescentes desafios da nova geração que está em contato com novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento quase que instantaneamente. Schnetzler; Rosa (2003, p. 27) apontam a formação continuada de professores baseando-se em três razões: [...] a necessidade de contínuo aprimoramento profissional e de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica, pois a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem só acontece pela ação do professor, a necessidade de se superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria da sala de aula, implicando que o professor seja também pesquisador de sua própria prática; em geral, os professores têm uma visão simplista da atividade docente, ao conceberem que para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar algumas técnicas pedagógicas. Diante do cenário exposto, nossa pesquisa tem por objetivo problematizar a formação continuada dos professores juntamente com o campo das tecnologias educacionais visando o processo de ensino-aprendizagem com qualidade e relatando uma experiência de formação por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 2. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Formar-se é um processo para toda vida. Aprendemos mediante as relações e interações que acontecem nos diversos ambientes culturais nos quais temos relações.

3 Aprender é mais do que receber ou obter informações e conhecê-las ou compreendê-las é tornar o aprendizado parte de nós, e nos desenvolver com ele. Portanto, o processo de aprendizagem se realiza individualmente e coletivamente dentro da cultura. Durante muito tempo, a formação inicial foi considerada suficiente para a preparação do indivíduo para toda a vida profissional. Entretanto, o avanço do conhecimento, nas últimas décadas, e o seu interrelacionamento com o desempenho profissional trouxeram à tona a necessidade de atualização e aperfeiçoamento constante, principalmente daqueles que atuam na educação: didáticas. A formação não se esgota na formação inicial, devendo prosseguir ao longo da carreira, de forma coerente e integrada, respondendo às necessidades de formação sentidas pelo próprio e às do sistema educativo, resultantes das mudanças sociais e/ou do próprio sistema de ensino (RODRIGUES; ESTEVES, 1993, p. 41). O docente precisa buscar constantemente o aprimoramento de suas habilidades Assim, a formação continuada deve permitir que o professor reflita sobre a sua prática pedagógica incentivando a utilização de novas metodologias e possibilitando contato com discussões teóricas atuais, oportunizando o diálogo e a discussão nas diferentes áreas dos saberes. [... ] na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática (FREIRE, 1996, p ). 3. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC s) E AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA s)

4 O professor precisa compreender melhor a realidade de seus alunos para, a partir dela, assumir o compromisso de agir e refletir sobre sua prática docente (FREIRE, 2007). Não é segredo para nenhum professor que as tecnologias em geral exercem grande fascínio nos alunos. Podemos definir Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC s) como um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a comunicação de vários tipos de processos existentes na educação e na pesquisa científica. Assim, todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres podem ser chamadas de TIC s. Englobam desde equipamentos, como computadores e tablets até Ambientes Virtuais de Aprendizagem, aplicativos, softwares, internet, entre outros. As TIC s se tornaram uma ferramenta potencializadora do processo de ensino e de aprendizagem, especialmente para os alunos, o que exige, no entanto o sério compromisso com a qualidade da aprendizagem. Para Freire o recurso à tecnologia pressupõe a compreensão do seu poder político, de uma determinada concepção do mundo, do Homem e claro do processo de ensino/aprendizagem (FREIRE, 1977). A adoção de plataformas, aulas e objetos educacionais digitais (vídeos, games, redes sociais, aplicativos, etc.) podem contribuir para que cada aluno desenvolva habilidades e competências compatíveis com as novas demandas sociais, construindo um percurso próprio de aprendizagem, no seu ritmo e a partir das suas necessidades, protagonizando aprendizagens coletivas e colaborativas, reformulando espaços e tempos escolares e ampliando o papel do professor como mediador de conhecimento. Os AVA s são contextos digitais que podem propiciar interação e construção coletiva e colaborativa do conhecimento, além da apropriação de conteúdo, independente da localização geográfica, enriquecendo as atividades e possibilitando a ressignificação de saberes.

5 Segundo Almeida (2001), em um AVA as atividades se desenvolvem no tempo, ritmo de trabalho e espaço em que cada participante se localiza, de acordo com uma intencionalidade explícita e um planejamento prévio, que deve ser revisto e reelaborado continuamente no andamento da atividade. É importante ressaltar que o uso do AVA auxilia o docente a trabalhar com grupos de alunos cada vez mais heterogêneos no modo de agir, pensar e interagir, oportunizando o ensino e o aprendizado de maneira cada vez mais diversificada, atendendo a demanda escolar. De acordo com Sacristán e Gómez (2008) não temos como desvencilhar a organização da aula e da escola, e a formação profissional do docente, que deve garantir o tratamento educativo das diferenças, trabalhando com cada aluno a partir de sua realidade, seu cotidiano. Assim, o docente que utiliza os inúmeros recursos tecnológicos em sua formação continuada, passa a vislumbrar novos meios de aprender e também de ensinar. Os AVAs propiciam uma alternativa viável a abrir caminhos para que vários sujeitos, separados geograficamente, interajam ressignificando as atividades de linguagem (FERRAZ, 2009) que podem, dentro de um contexto digital, propiciar interação e construção coletiva e colaborativa do conhecimento, além da apropriação de conteúdo, independente da localização geográfica, enriquecendo as atividades e possibilitando ressignificar conteúdos. 4. LÓCUS DA PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS A escola na qual se realizou a pesquisa fica na cidade de Santos, SP Brasil. É uma escola particular, que iniciou suas atividades em 1991, na Educação Infantil e hoje trabalha com o Ensino Fundamental e o Ensino Médio também. Possui cerca de 1.600

6 alunos e conta com quatro unidades, uma para Educação Infantil, outra para os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 4º ano, a terceira para os alunos do 5º ao 9º ano e a mais nova unidade para atender ao Ensino Médio. O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola está fundamentado na teoria sociointeracionista vygotskyana, visando a formação integral e priorizando o trabalho com projetos e valores vivenciados nas novas aprendizagens. A escola possui em seu AVA a sala Ideias e Ideais. Uma sala virtual, na plataforma MOODLE, que atualmente é uma das mais utilizadas mundialmente. A sala tem como objetivo principal oportunizar formação continuada e complementar os encontros presenciais de formação. Nela, os docentes encontram um ambiente repleto de referenciais teóricos atuais que vão de encontro ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, em uma interface que os leva a uma reflexão sobre a sua prática pedagógica incentivando a utilização de novas metodologias, abrindo então, um espaço para o diálogo e a discussão nas diferentes áreas dos saberes, formando uma comunidade de investigação no ambiente escolar e promovendo ações que reconhecem os processos de ensino e de aprendizagem como um processo de construção colaborativo e contínuo. No estudo realizado a metodologia utilizada foi a qualitativa com a utilização de questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado a 20 docentes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que participam dos encontros presenciais de formação e da sala virtual Ideias e Ideais. Os docentes que participaram da pesquisa foram divididos pelas grandes áreas de estudo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias. Dentre os docentes pesquisados, 25% atuam no Ensino Médio, 30% no Ensino Fundamental Anos Finais e 45% deles atuam em ambos os segmentos.

7 Gráfico 1 Docentes por Segmento 50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Ens. Fundamental Ensino Médio Ambos Fonte: REIS; DIEGUES (2016), para essa pesquisa Ao serem questionados sobre sua formação continuada, 33% deles relataram possuir pós-graduação em nível Latu Sensu, 22% em nível Stricto Sensu e 45% em Cursos Livres.

8 Gráfico 2 Formação Continuada 50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Pós-graduação Latu Sensu Pós-graduação Stricto Sensu Cursos Livres Fonte: REIS; DIEGUES (2016), para essa pesquisa Em relação à formação continuada online, por meio de ambiente virtual de aprendizagem, 80% dos docentes disseram acreditar que ela pode ser tão significativa quanto a formação presencial, enquanto 10% disseram que não e outros 10% disseram que isto depende do conteúdo a ser estudado no AVA.

9 Gráfico 3 Formação Continuada em AVA 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Formação presencial e Formação online são equivalentes A Formação Presencial é mais significativa Depende do conteúdo a ser estudado Fonte: REIS; DIEGUES (2016), para essa pesquisa Considerando exclusivamente a prática docente na escola pesquisada, foi questionado aos professores qual a maior dificuldade que eles enxergavam para a implementação da formação por meio do MOODLE. 30% deles disseram não enxergar dificuldades, 40% alegaram falta de tempo, 5% disseram que ainda falta conscientização a respeito da importância do AVA no processo de formação continuada e 25% citaram outros motivos.

10 Gráfico 4 Qual a maior dificuldade em implementar a Formação Continuada via AVA Moodle? 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Não há dificuldades Falta de tempo Falta conscientização sobre a importância do AVA Fonte: REIS; DIEGUES (2016), para essa pesquisa Outros O MOODLE é um ambiente virtual de aprendizagem que oferece diversas interfaces que permitem ao professor realizar atividades síncronas, assíncronas, individuais e coletivas. Ao serem questionados sobre qual destas interfaces possui um maior potencial didático, 80% deles selecionou a opção textos e vídeos disponibilizados na plataforma, 15% optaram pelo fórum e 5% escolheram a Wiki, uma interface que permite a construção de textos colaborativos de maneira assíncrona.

11 Gráfico 5 Qual destas interfaces possui um maior potencial didático? 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Textos e Vídeos Fórum Wiki Fonte: REIS; DIEGUES (2016), para essa pesquisa A frequência com que os docentes acessam a sala de formação Ideias e Ideais também foi questionado: 30% deles acessam a sala semanalmente, 45% mensalmente e 25% nunca acessam ou acessam somente durante os encontros presenciais de formação.

12 Gráfico 6 Frequência de acesso à sala de Formação no AVA 50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Semanalmente Mensalmente Nunca ou somente durante os encontros de formação Fonte: REIS; DIEGUES (2016), para essa pesquisa Para concluir, foi perguntado aos docentes se atualmente eles estavam participando de algum curso: 65% deles disseram que sim, enquanto 35% disseram que não. Gráfico 7 Atualmente você está participando de algum curso de formação? 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Sim Não

13 5. Considerações Finais A pesquisa aqui descrita serviu para reforçar o quanto a formação continuada é importante e a necessidade desta de ser constante para poder acompanhar a rapidez com que o conhecimento vem se propagando. Os docentes devem priorizar e valorizar os encontros de formação: presenciais e online, principalmente quando eles são oferecidos em seu ambiente de trabalho, como reconhecimento do seu papel fundamental na formação de cidadãos. Há ainda uma porcentagem significativa de professores que não adere a formação continuada por meio do AVA. Devido a isto, é preciso conscientizar os docentes sobre a importância do AVA como ferramenta facilitadora e potencializadora na formação continuada, uma vez que oportuniza trocas entre docentes de diversas áreas do saber, com flexibilização de tempo. O uso de ambientes virtuais de formação permite ao professor vivenciar novas estratégias de ensino e aprendizagem com os alunos e discutir/refletir sobre sua prática docente. Os dados obtidos serão avaliados e analisados para uma intervenção na formação dos professores da unidade escolar pesquisada. Referências ALMEIDA, M. E. B. O computador na escola: contextualizando a formação de professores. São Paulo: Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000b.

14 COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL CGI.br. Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras. TIC Educação São Paulo: CGI.br, Coord. Alexandre F. Barbosa. Disponível em: < pdf>. Acesso em: 06 mar FERRAZ, O. Tecendo saberes na rede: o Moodle como espaço significativo de leitura e escrita. In: L. ALVES, D. BARROS & A. OKADA (Orgs.), 2009, Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: EDUNEB. FREIRE, Paulo. Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, RODRIGUES, Ângela; ESTEVES, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ A.L. Pérez. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, praticaspedagogicas@colegionovotempo.com.br

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A QUALIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A QUALIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A QUALIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL Patrícia Rodrigues Carvalho dos Reis 1, Dra. Elisabeth S. Tavares 2 1 Mestranda

Leia mais

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR

FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR FUNDAMENTOS DA SUPERVISÃO ESCOLAR Profª. Carla Verônica AULA 03 SUPERVISÃO E PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Identificar os princípios da gestão participativa; Analisar a dialética do ambiente escolar; Perceber

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil

Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil Pesquisa TIC Educação e os desafios para o uso das tecnologias nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil ICT Education Research and challenges for the use of technology in elementary and secondary

Leia mais

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC

RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC RELATOS DE EXPERIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-PNAIC Juscinária Tavares da Silva Universidade Estadual de Roraima- UERR RESUMO O presente trabalho trata-se de um relato de experiência

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES RESUMO Prof. Dr. Flavio Rodrigues Campos SENAC- SP Este trabalho discute aspectos importantes de um projeto de formação

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo...

1 Apresentação e público alvo Duração e carga horária Temas dos cursos Metodologia de Ensino Materiais para estudo... Orientações gerais Este documento apresenta informações importantes sobre o Programa de Educação Permanente Online. Leia atentamente antes de iniciar sua participação nos cursos. Sumário 1 Apresentação

Leia mais

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Esther Provenzano Doutoranda da Universidade Estácio de Sá Orientador Prof. Marco Silva Palavras-chave Formação

Leia mais

Ensino sem fronteira

Ensino sem fronteira Ensino sem fronteira VISÃO DA EAD O QUE É EAD? Modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz

Fundação Oswaldo Cruz Fundação Oswaldo Cruz ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA ENSP Uma Escola para Saúde, Ciência e Cidadania Lucia Maria Dupret Vice-Diretora de Ensino Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica

GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica GT-3 DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL REALIDADE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO: as TICs e a renovação pedagógica Aldeci Luiz de Oliveira Profa. Dra. PMCG E-mail: aldecioliveira@hotmail.com Maria de Lourdes

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo.

Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo. Ambiente Virtual de Aprendizagem: um olhar sobre processo de ensino e aprendizagem colaborativo. 1 ARAÚJO, Nataniel da V. C. G. 2 NUNES, Klívia de C. Silva. 3 PEREIRA, Fabíola A. RESUMO Este trabalho socializa

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO DOCENTE: O PIBID E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 Jamile Tábata Balestrin Konageski 2, Maria Cristina Pansera De Araújo 3. 1 Pesquisa produzida a partir de interações estabelecidas em

Leia mais

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR 1 BOAS PRÁTICAS DE CONSULTA PÚBLICA EM PROCESSOS DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR CONSULTAS PÚBLICAS PARA O PROCESSO DE (RE)ELABORAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISBN 978-85-7846-516-2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Letícia Alves E-mail: alvesleti@hotmail.com Natália Sotoriva

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA A DISCIPLINA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DINÂMICA

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA A DISCIPLINA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DINÂMICA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA A DISCIPLINA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DINÂMICA Felipe Katsumy Naganava Universidade Estadual de Maringá - felipenaganava@gmail.com

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD. Silvane Guimarães Silva Gomes. e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância. 5 PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE EAD Silvane Guimarães Silva Gomes e-tec Brasil Tópicos em Educação a Distância Gokhan Okur Fonte: www.sxc.hu Meta Apresentar as bases para o planejamento e a

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO. Professoras Responsáveis

CURSO DE EXTENSÃO. Professoras Responsáveis 1 CURSO DE EXTENSÃO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REFLEXÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA Professoras

Leia mais

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: Oportunidade de formação aos funcionários da educação pública Ana Lúcia dos Santos 1 Daniela Cherobini Cargnelutti 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MIDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INTRODUÇÃO Vani Moreira Kenski SITE EDUCACIONAL CURSO DI 2006 Tecnologias TECNOLOGIAS: CONCEITOS BÁSICOS Construções (produtos, suportes, equipamentos...) realizadas pela

Leia mais

O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR

O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR O USO DAS TIC S COMO INSTRUMENTOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: REALIDADE E DESAFIOS DO PROFESSOR INTRODUÇÃO Rafael da Silva da Cunha* - Autor rafael.dudu.r@gmail.com Maria Teobanete da Cunha* - Co-autora Rita

Leia mais

DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA

DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA 1 DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA A DISTÂNCIA Petrolina PE 05/2015 KEILA MOREIRA BATISTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO keilauabunivasf@gmail.com FERNANDA

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação adistância EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Prof. StephanieGurgel A crescente demanda por educação, devido não somente à expansão populacional como, sobretudo às lutas das classes

Leia mais

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO - 2013 PORTARIA Nº 1.566 DE 18/03/08 Nome da Unidade Educacional EMEI MÁRIO SETTE Diretoria Regional de Educação CAMPO LIMPO Modalidade (art.2º): A tematização das práticas desenvolvidas

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLUME NÚMERO 2016 ISSN 0000-0000 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: SEQUÊNCIAS DO ENSINO INVESTIGATIVAS UTILIZANDO A PLATAFORMA

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia.

Palavras Chaves: Ensino de Matemática, Material Digital, Tecnologia. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO MATERIAL DIGITAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Marcia Saurin Martinez 1 Débora Laurino 2 Jéssica Brum 3 Guilherme Mello 4 Maritza Costa Moares 5 Tanise Paula Novello 6 Resumo:

Leia mais

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Aula 02 Vínculo entre práticas educativas e processos comunicacionais Ensino e Aprendizagem Inovadores Educar é colaborar para que

Leia mais

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira.

ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Ricardo Augusto de Oliveira. ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC. (AVA) TeleDuc AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ricardo Augusto de Oliveira. RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DO AMBIENTE TELEDUC 1

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O. UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.² ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Dom Pedrito RS

Leia mais

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA!

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA. Ilka Serra - UEMA! Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizante da UEMA Ilka Serra - UEMA Contexto Era Digital - Mediação do conhecimento - Aprendizado Na EaD Educação sem distância

Leia mais

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20%

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% 1- Conceitos 2 - Contextualização CEAD/UDESC 3 - Base Legal 4 - Case do CEAD: para além dos 20% Estrutura do Centro Projetos em desenvolvimento Prof. Dr.

Leia mais

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA 1 O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA 1 PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória RESUMO Acreditando na importância e amplitude que tem, para o professor,

Leia mais

BLOGS COMO APOIO A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMICA

BLOGS COMO APOIO A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMICA BLOGS COMO APOIO A APRENDIZAGEM DE FÍSICA E QUÍMICA Silvia Ferreto da Silva Moresco Patricia Alejandra Behar UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA APLICADA

Leia mais

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA Lorena Bárbara da R. Ribeiro [UNEB] Mary Valda Souza Sales [UNEB] Tarsis de Carvalho Santos [UNEB] O processo educativo cada

Leia mais

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke.

Informática EAD. Professor Márcio Hunecke. Informática EAD Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Matéria Aula XX EAD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Educação a distância (EAD) é uma modalidade de educação mediada por tecnologias,

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Carla de Araújo Universidade Estadual da Paraíba tapcarla@gmail.com Profª. Dra. Abigail Fregni Lins Universidade Estadual

Leia mais

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado

Educação a Distância. O Computador na Educação EDU /2. Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado Educação a Distância O Computador na Educação EDU3375 2011/2 Prof.ª Sandra Andrea Assumpção Maria Prof.ª Letícia Rocha Machado 1 EAD: Conceituação A EAD recebeu diversas denominações em diferentes países,

Leia mais

Estudar o papel da educação na reprodução das desigualdades sociais; Analisar o papel da escola diante dos marcadores sociais da diferença;

Estudar o papel da educação na reprodução das desigualdades sociais; Analisar o papel da escola diante dos marcadores sociais da diferença; PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO:LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PRÉ-REQUISITO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA UNIDADE

Leia mais

Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED)

Aluno(a): / / Cidade Polo:   CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED) Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA PESQUISA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (PED) Preencha o GABARITO: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões de múltipla

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior Por: Diana da Silva Alves Santana INTRODUÇÃO A educação superior presencial vem perdendo espaço para o ciberespaço. As plataformas ou ambientes virtuais

Leia mais

Diretoria de Educação a Distância do IFSP

Diretoria de Educação a Distância do IFSP Diretoria de Educação a Distância do IFSP Responsável por: I. coordenar a formulação de políticas de EaD no âmbito da instituição; II. realizar articulação junto à SETEC/SESU/MEC a fim de viabilizar condições

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

Nesta aula inaugural, iremos:

Nesta aula inaugural, iremos: Nesta aula inaugural, iremos: Conhecer os objetivos, a organização curricular, o perfil desejado dos alunos; Apresentar os Professores e Tutores do curso; Introduzir brevemente as disciplinas deste semestre;

Leia mais

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica 1 Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica Thaís Cristina Rodrigues Tezani Universidade Estadual Paulista (UNESP) thais@fc.unesp.br Pôster

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação.

Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação. Conheça nossos cursos que incentivam práticas para inovar na educação. VAMOS TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO? Se você, assim como nós, está em busca de transformações que melhorem a qualidade da educação oferecida

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE Presidente Prudente - SP, Maio/2014 Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira Universidade do Oeste

Leia mais

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR

ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR ANÁLISE DA NOMENCLATURA EM EAD: PROFESSOR X TUTOR FORTALEZA CE Junho 2009 Maria Eugenia Silva Vargas Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará E-mail: mesvargas@hotmail.com Categoria (A) Setor

Leia mais

A utilização de wikis no contexto de atividades de expressão e comunicação visual desenvolvidas em EaD

A utilização de wikis no contexto de atividades de expressão e comunicação visual desenvolvidas em EaD A utilização de wikis no contexto de atividades de expressão e comunicação visual desenvolvidas em EaD Lúcia Grave Magueta Instituto Politécnico de Leiria / Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

Leia mais

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD.

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Ana J. Acosta (ULBRA) Bianca D. C. Goulart

Leia mais

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL

O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL O PAPEL DO TUTOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFPB VIRTUAL Ana Klyvia Ferreira Rodrigues (1); (2) Orientadora: Carolina Soares Ramos Universidade Estadual da Paraíba; anaklyviaferreirarodriguesk3@gmail.com,

Leia mais

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG RESUMO CARLOS EDUARDO WEIZENMANN 1 RAFAELA JARDIM 2 KARLA MARQUES DA ROCHA 3 Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos por

Leia mais

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CENTRO DE ENSINO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO CEARÁ NO ANO DE 2016 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Aline Helle Ribeiro Barros 1 Centro de Educação a

Leia mais

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari

USO DE TECNOLOGIA EDUCAÇÃO. Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional. Prof.: Jiyan Yari USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Profissional Prof.: Jiyan Yari Fazer uso da tecnologia na educação é uma necessidade inadiável... Pergunta: De que a forma

Leia mais

SILVA, I. M.; BRUNO, A. R. Gestão de processos didáticos IN: CARVALHO, M. Ensino Superior São Paulo: Musa editora, 2008 (p ).

SILVA, I. M.; BRUNO, A. R. Gestão de processos didáticos IN: CARVALHO, M. Ensino Superior São Paulo: Musa editora, 2008 (p ). UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR Prof. Dr Marcelo Lima SILVA, I. M.; BRUNO, A. R. Gestão de processos

Leia mais

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS

/////// QUEM SOMOS /////// ONDE ESTAMOS /////// NÓS ACREDITAMOS /////// COMO FUNCIONA /////// NOSSA EQUIPE /////// POLÍTICAS EDUCACIONAIS ////////// ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ////////// /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Leia mais

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PRODOCÊNCIA UEPB: PROFISSÃO DOCENTE, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 1. INTRODUÇÃO Morgana Lígia de Farias Freire E-mail: morgana.ligia@bol.com.br Paula Almeida de Castro E-mail: paulacastro@uepb.edu.br

Leia mais

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica,

No entanto, não podemos esquecer que estes são espaços pedagógicos, onde o processo de ensino e aprendizagem é desenvolvido de uma forma mais lúdica, PROJETO TECENDO CIDADANIA: PROJETO DE APOIO AO ESTUDO DOS TEMAS TRANSVERSAIS Autores: Leonardo Cristovam de JESUS, aluno do IFC Campus Avançado Sombrio e bolsista do projeto. Ana Maria de MORAES, Pedagoga

Leia mais

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224

Rua Tupi, 118, Pacaembu São Paulo/SP CEP: Tel.: (11) / Ramal 224 ENSINO A DISTÂNCIA PROFª (Me) MARLENE DE OLIVEIRA www.coins.com.br coins@sinsesp.com.br ORIGEM E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 1940 Primeiros Registros legais sobre a Educação a Distância (Reforma Capanema)

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO:

CURSO PARA FORMAÇÃO DE FACILITADORES EM COMPETÊNCIAS TIC INÍCIO DO CURSO: TIC Tecnologia: uma aliada da Educação CURSO PARA FORMAÇÃO INÍCIO DO CURSO: 19 OUT 2015 Aplicação Pedagógica no uso das TIC Promoção: Introdução para a educação e a aprendizagem. O mais relevante deles

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

go desses anos, trazendo, cada uma delas, com a conquista de um determinado objetivo, a necessidade de relatar a trajetória para conquistá-lo, não só

go desses anos, trazendo, cada uma delas, com a conquista de um determinado objetivo, a necessidade de relatar a trajetória para conquistá-lo, não só Apresentação Os novos rumos que as sociedades modernas passaram a tomar a partir do impacto do uso de tecnologias cada vez mais avançadas, têm exigido das instituições educacionais uma revisão de seus

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ASPECTOS HISTÓRICOS 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Ensino Por correspondência EAD via rádio e TV Novas experiências em EAD Universidades abertas e teleconferência Uso da Internet e das redes de computadores

Leia mais

Experiência de Educação Continuada a Distância: a visão do aluno e do aluno/tutor no Curso de Gráfica Digital

Experiência de Educação Continuada a Distância: a visão do aluno e do aluno/tutor no Curso de Gráfica Digital Experiência de Educação Continuada a Distância: a visão do aluno e do aluno/tutor no Curso de Gráfica Digital Luísa Rodrigues Félix Janice de Freitas Pires Adriane Borda Almeida da Silva Neusa Mariza Rodrigues

Leia mais

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL OS HÁBITOS DE USO DAS TDIC POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL Vivian Timbó Magalhães Martins, Universidade Federal do Ceará (UFC); RESUMO Esse artigo expõe sobre os hábitos de uso das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE PROGRAMA PIBIC/UFPI BASE DE PESQUISA FORMAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE PROGRAMA PIBIC/UFPI BASE DE PESQUISA FORMAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-CCE PROGRAMA PIBIC/UFPI BASE DE PESQUISA FORMAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA

Leia mais

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1

Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância Maira Bernardi e Kellen A. da Silva 1 Introdução Esta pesquisa apresenta a aplicação e validação de um objeto de aprendizagem (OA) chamado ARQUEAD 2,

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO Í OBJETIVOS: Este curso caracteriza-se por uma abordagem multi e interdisciplinar bastante prática, que visa capacitar professores de todas as disciplinas a utilizar ferramentas tecnológicas presentes

Leia mais

PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes

PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes PROFUNCIONÁRIO: Entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes Daniela Cherobini Cargnelutti 1 Ana Lúcia dos Santos 2 Carla Cristiane Costa 3 Resumo: Este trabalho tem como propósito apresentar a

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas. Cássio Ricardo Fares Riedo Elisabete Monteiro De Aguiar Pereira Joyce Wassem Marta Fernandes Garcia

Universidade Estadual de Campinas. Cássio Ricardo Fares Riedo Elisabete Monteiro De Aguiar Pereira Joyce Wassem Marta Fernandes Garcia O DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSE) DE EDUCAÇÃO GERAL VOLTADO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA BREVE ANÁLISE DE ASPECTOS TECNOLÓGICOS, ECONÔMICOS, SOCIAIS E PEDAGÓGICOS

Leia mais

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Aparecida Candine de Brito 1 Beatriz Aparecida Zanatta 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO Modalidade: Poster Eixo Temático:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Geral: Compreender como se realizam os processos de troca e transmissão de conhecimento na sociedade contemporânea em suas diversas dimensões.

Geral: Compreender como se realizam os processos de troca e transmissão de conhecimento na sociedade contemporânea em suas diversas dimensões. PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática DISCIPLINA: Sociologia da Educação PRÉ-REQUISITO: Não há UNIDADE CURRICULAR: Obrigatória [X] Optativa [ ] Eletiva [ ] CÓDIGO DA DISCIPLINA:

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO EM QUESTÃO NO ÂMBITO DO PIBID Resumo: Ângela Helena Bona Josefi Professora do Departamento de Pedagogia; Coordenadora de área

Leia mais

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância Seminário de Educação a Distância na Administração Pública: Cursos Mistos e Redes Virtuais Formando profissionais de saúde com as novas tecnologias: a experiência da ENSP/Fiocruz na educação à distância

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013

LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 1 LETRAMENTO DIGITAL DOCENTE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA SALVADOR BA SETEMBRO de 2013 Fabio Maia AVM Faculdade Integrada fabiomaia.di@gmail.com Métodos

Leia mais

Programa de formação

Programa de formação Programa de formação -Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador- Curso : Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador Área: 146 Formação de professores e formadores

Leia mais

AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO DIGIAL

AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO DIGIAL AS NOVAS TECNOLOGIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E NA INCLUSÃO DIGIAL Geane Ferreira Freitas (1), Belchior Oliveira Trigueiro da Silva (2) ; Sirlene Alves Nunes (3) (1) Universidade

Leia mais

IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA

IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA IDENTIDADE E SABERES DOCENTES: O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA Marilete Terezinha Marqueti de Araujo Universidade Federal do Paraná UFPR Resumo: O presente artigo apresenta o estudo exploratório inicial,

Leia mais

Palavras-chave: Educação a Distância, Iniciação a Docência, Cotidiano Escolar.

Palavras-chave: Educação a Distância, Iniciação a Docência, Cotidiano Escolar. A EXPERIÊNCIA DO PROJETO PIDID EM CURSOS SEMIPRESENCIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Fátima Kzam Damaceno de Lacerda (COPEI/SR-1/UERJ) Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados iniciais

Leia mais

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: MUITO ALÉM DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, UM REPENSAR METODOLÓGICO

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: MUITO ALÉM DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, UM REPENSAR METODOLÓGICO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: MUITO ALÉM DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, UM REPENSAR METODOLÓGICO Milena Ferreira Hygino Nunes* - Doutoranda em Cognição e Linguagem (UENF). Talita da Silva Ernesto**- Mestranda

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA

AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA AVALIAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS TECNOLÓGICAS UTILIZADAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS À DISTÂNCIA Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE) Charles Ielpo Mourão (UECE) Germana Costa Paixão (UECE) INTRODUÇÃO

Leia mais

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA Petrônio Cavalcante (1); José Narcélio Barbosa da Silva Júnior (2); Andréa da Costa Silva (3) (Universidade Estadual do Ceará, petronionet1@hotmail.com;

Leia mais