Tutorial de Monitoria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tutorial de Monitoria"

Transcrição

1 Tutorial de Monitoria Solicitação de Bolsa Para iniciar o processo de solicitação de bolsa, deve-se efetuar o login no Portal do Servidor. Em seguida, deve-se acessar Departamento e em Informações Departamento, seguindo o caminho demonstrado pela figura abaixo. Para iniciar o processo de seleção de Bolsas, deve-se acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Solicitação de Bolsas, que se encontra no Menu lateral.

2 Primeiramente, o Departamento deverá selecionar a Órgão desejado para a vigência da Bolsa. Definido o órgão, as Modalidades nos semestres disponíveis serão visualizadas para que as vagas sejam solicitadas nas disciplinas pretendidas e com as devidas justificativas. Para realizar a solicitação deve-se selecionar o símbolo +' ao lado de cada modalidade e preencher os dados solicitados. Será apresentada uma tela contendo avisos importantes para o processo de solicitação de bolsas, assim como os campos que dão início ao mesmo. É possível solicitar bolsas em qualquer das modalidades oferecidas.

3 Para solicitar bolsa de monitoria voluntária, basta clicar sobre o ícone. Deve-se lembrar de definir as disciplinas para ambos os semestres. Deve-se preencher as vagas de acordo com a necessidade para o semestre determinado. Caso sejam necessárias mais vagas para um semestre do que para o outro, deve-se descrever as diferenças na justificativa. Para cada semestre devem ser definidas as disciplinas que poderão ser oferecidas aos alunos. Após realizar o procedimento para cada uma das modalidades a solicitação será salva através do botão Solicitar. Para solicitar bolsa de monitoria à distância, os campos devem ser preenchidos com as informações solicitadas.

4 Adiante, são apresentadas as solicitações já realizadas, sendo possível observar detalhes sobre as mesmas, assim como listá-las ou editá-las. Clicando-se no ícone Listar, é possível visualizar a justificativa para o pedido de bolsa.

5 Seguindo, são apresentadas as solicitações já concedidas nos semestres anteriores. Após o período de solicitações, o acompanhamento do recebimento de bolsas deve ser feito pela mesma interface, onde na coluna Atendidas serão informadas as bolsas concedidas, e no campo Situação será informado o nível de aprovação ou o indeferimento. Confirmação de disciplinas Para visualizar a confirmação de solicitação de bolsas, deve-se acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos, clicar no link Confirmação de disciplinas, que se encontra no Menu lateral, e, na página seguinte, informar o Órgão desejado.

6 Serão apresentadas as modalidades oferecidas, das quais é possível visualizar as vagas solicitadas e as vagas atendidas. Deve-se selecionar e salvar somente as disciplinas que o departamento deseja ter monitores de alguma das modalidades. Caso não seja confirmada a disciplina não aparecerá para as inscrições dos alunos.

7 Cadastro de Banca Examinadora Para iniciar o processo de cadastramento das Bancas, deve-se acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos, clicar no link Monitoria, que se encontra no Menu superior e, em seguida, selecionar o item Banca Examinadora.

8 O Departamento deverá selecionar o período letivo, o órgão e a finalidade desejados para a vigência da banca, conforme as ilustrações abaixo: Será aberto ao Departamento um campo para a seleção dos Professores desejados para comporem os membros da Banca. Pode-se selecionar o membro a partir do número de seu cartão, como a partir de seu nome próprio. Além disso, será disponibilizado também um campo dedicado para a descrição do plano de atividade para a Banca no decorrer do período letivo desejado. Este campo é de preenchimento obrigatório. Poderá ser realizada uma banca por Departamento, por Finalidade para o semestre. Possibilita a inclusão de quantos participantes de banca forem necessários.

9 No quadro seguinte, será apresentada a lista de todos os alunos inscritos para a Monitoria, conforme a ilustração abaixo: Os campos da coluna Situação deverão ser selecionados conforme a situação de cada aluno após a realização das entrevistas, marcadas pelo próprio Departamento. A classificação dos alunos aptos deverá ser menciona na coluna Classificação e poderá ser apresentada em ordem aleatória, de acordo com a definição da Banca. O aluno que não atingir os objetivos do processo de seleção da banca deverá ser selecionado como Inapto, não compondo o campo classificatório, conforme a ilustração abaixo: O aluno que não comparecer à entrevista deverá ser selecionado como Ausente, conforme ilustração abaixo:

10 O aluno desistente durante o processo de seleção deverá ser selecionado como Desistiu Definida a situação de cada aluno inscrito, o Departamento deverá encaminhar o cadastro da banca clicando em Cadastrar Na ilustração abaixo, é possível visualizar todas as bancas anteriores. A diferença entre elas é que cada uma possui alguma alteração a mais que a anterior. Clicando em Ver detalhes é possível visualizar detalhes referentes a cada banca.

11 Cadastro de Monitores Para iniciar o processo de cadastramento de Monitores, deve-se acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos, clicar no link Monitoria, que se encontra no Menu superior, e, em seguida, selecionar o item Cadastro de Monitores.

12 Primeiramente, o Departamento deverá selecionar a Modalidade desejada para a vigência da Bolsa. Ao fazê-lo, os campos Data Início, Data Fim, Valor da Bolsa e Carga Horária Semanal serão preenchidos automaticamente.

13 Logo, o Departamento deverá selecionar o Órgão responsável pela Bolsa, conforme ilustração abaixo: Na sessão de Atividades o Departamento deverá selecionar atividade na qual o bolsista será incluído. É possível incluir o bolsista em até duas atividades distintas. Para isso, devese clicar no ícone +. Caso alguma atividade seja incluída erroneamente basta excluí-la antes de salvar as alterações e incluir uma correta. Na sessão Monitor, o Departamento deverá selecionar o aluno desejado para ocupar a vaga da bolsa de monitoria. Por conseguinte, os campos de identificação do aluno, bem como os referentes à sua conta bancária, serão preenchidos automaticamente.

14 Na sessão de Orientadores, deve-se selecionar o professor desejado para orientar a atividade do bolsista. Não é necessário que o professor orientador pertença ao Departamento que oferece a disciplina. É possível escolher um professor pertencente a qualquer um dos Departamentos disponíveis. Pode-se incluir 1 ou mais orientadores no mesmo período ou em períodos diferenciados. Para encaminhar o cadastro do Monitor, deve-se clicar em Salvar alterações : Editando Monitores Cadastrados Para editar os monitores já cadastrados, deve-se acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Editar Monitores Cadastrados, que se encontra no Menu lateral.

15 O Departamento deverá informar a Modalidade, o Período Letivo e o Órgão aos quais estão vinculados os alunos.

16 Em seguida, serão exibidos os nomes de todos os alunos cadastrados. Clicando sobre cada um dos nomes os dados dos alunos serão informados e será possível realizar a alteração desses incluindo os dados do conceito do aluno.

17 Ajustando disciplinas oferecidas Para ajustar as disciplinas oferecidas, deve-se acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Ajuste de Disciplinas Oferecidas, que se encontra no Menu lateral. Para iniciar, deve-se selecionar a Modalidade, o período letivo e o Órgão aos quais as disciplinas estão vinculadas. Serão mostrados dois quadros, em um dos quais se encontram as atividades não oferecidas, e no outro estão as atividades oferecidas.

18 Para oferecer uma atividade de ensino não oferecida, basta clicar sobre a atividade e logo após sobre a seta em direção à direita. Salvas as alterações, as novas atividades de ensino oferecidas irão aparecer em cinza.

19 Clonagem de Monitores Para clonar monitores cadastrados, deve-se acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Clonagem de Monitores, que se encontra no Menu lateral.

20 O Departamento deverá informar a Modalidade e o Órgão aos quais estão vinculados os alunos. Logo, é possível visualizar os alunos, assim como clonar os desejados. Somente será possível clonar as disciplinas que foram oferecidas pelo departamento no semestre e que esteja na lista de solicitação do departamento.

21 Termo de Compromisso Para visualizar o Termo de Compromisso, basta acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Termo de Compromisso, que se encontra no Menu lateral.

22 Para consultar, deve-se informar um critério de busca, podendo este ser o nome ou número do cartão. Encontrado o nome desejado, basta clicar em Termo de Compromisso para visualizá-lo em Portable Document Format (PDF).

23 Ausências Para acessar a seção de Ausências, basta acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Ausências, que se encontra no Menu lateral. Em seguida, deve-se selecionar o Órgão desejado.

24 Serão apresentados sucessivos quadros onde é possível registrar ausências, assim como visualizar os últimos registros assim como os registros anteriores. Defini-se os dias que o aluno faltou, considerando que sendo uma sexta ou uma segunda deve-se dar 2 dias de falta (Sábado conta). Caso falte de Sexta e Segunda serão 4 dias de falta (Sexta até segunda). Relatório de Monitoria Para acessar a seção Relatório de Monitoria, basta acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Relatório de Monitoria, que se encontra no Menu lateral.

25 Em seguida, deverá ser selecionado o Departamento desejado.

26 Serão apresentados variados campos. Alguns já conterão informações, e outros deverão ser preenchidos. A carga horária na Graduação deverá ser informada pelo Departamento.

27 Cada professor orientado deverá informar a participação dos monitores em atividades propostas.

28 No campo de Monitoria em Nível de Departamento, os itens 1 e 2 são de preenchimento obrigatório. Caso contrário, o envio do relatório não será possível.

29 Tendo preenchido todos os campos com as informações necessárias, basta clicar no ícone Enviar. Imprimindo Relatório de Monitoria Para imprimir o Relatório de Monitoria, basta acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Imprimir Relatório de Monitoria, que se encontra no Menu lateral.

30 Será mostrada uma tela contendo campos que deverão conter as informações necessárias para que o Relatório anual do Departamento seja gerado. Clicando no ícone Gerar PDF, é possível visualizar o Relatório de atividades de monitoria em formato para impressão.

31

32 Concessão de Bolsas Para iniciar o processo de solicitação de bolsa, deve-se efetuar o login na página. Em seguida, deve-se acessar Ensino de Graduação > Consulta Prograd > Monitoria, seguindo o caminho demonstrado pela figura abaixo. Clicar em Homologação das Solicitações de Bolsas de Monitoria. Selecionar a modalidade desejada:

Tutorial de Monitoria

Tutorial de Monitoria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DCPGrad/PROGRAD Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS Tutorial de Monitoria Produzido por: Bruna Gabriela Olmedo Olivera Fernanda

Leia mais

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS NIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Departamento de Cursos e Políticas de Graduação Divisão de Políticas de Graduação Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS Novembro de

Leia mais

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS NIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Departamento de Cursos e Políticas de Graduação Divisão de Políticas de Graduação Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS Janeiro de

Leia mais

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal

TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal TUTORIAL Comissão Julgadora Municipal Na 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, os textos selecionados pela Comissão Julgadora Municipal deverão ser enviados para a etapa estadual

Leia mais

FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD

FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD 1. O que é o Programa de Monitoria? O Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS foi aprovado pela Instrução Normativa nº 02/2011 PROGRAD. A Instrução Normativa, através do

Leia mais

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019 A inscrição de projeto no edital 04/2018 SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA ANO 2019 será feita exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Informações

Leia mais

Servidor > Ensino de Graduação > Departamento > Informações do Departamento > Monitoria > Solicitações de Bolsas.

Servidor > Ensino de Graduação > Departamento > Informações do Departamento > Monitoria > Solicitações de Bolsas. FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD 1. O que é o Programa de Monitoria? O Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS aprovado pela Instrução Normativa nº 03/2013 PROGRAD. A Instrução Normativa, através do Art.

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá:

Menu Pesquisador. o Inscrição em Novo Projeto. Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto. A seguinte tela aparecerá: Menu Pesquisador o Inscrição em Novo Projeto Para Iniciar um novo projeto clique em Inscrição em novo Projeto A seguinte tela aparecerá: Clique no botão Criar novo Projeto obs: cada pesquisador só poderá

Leia mais

Tutorial Dispensa de Disciplinas - Aluno

Tutorial Dispensa de Disciplinas - Aluno Tutorial Dispensa de Disciplinas - Aluno 1. Orientações gerais O sistema online de dispensas de disciplinas está disponível no Portal do Aluno. Podem solicitar a dispensa de disciplina pelo sistema online

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO TURMAS Última Atualização: 18/05/2015. Importante: Algumas operações estarão disponíveis somente para usuários autorizados.

TUTORIAL MÓDULO TURMAS Última Atualização: 18/05/2015. Importante: Algumas operações estarão disponíveis somente para usuários autorizados. 1. Introdução TUTORIAL MÓDULO TURMAS Última Atualização: 18/05/2015 Este tutorial tem por objetivo apresentar as funcionalidades do Módulo Turmas da Graduação. Através deste sistema é possível consultar,

Leia mais

Área Restrita do Aluno

Área Restrita do Aluno Área Restrita do Aluno 1 Explicação geral 1. Objetivos do sistema: Consulta de notas, faltas e ocorrências; Consulta de informações adicionais (Quadro de Avisos, Cardápio, Dias Letivos, etc.); Download

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA REQUISIÇÃO DE MATERIAL DE CONSUMO Do cadastramento de requisições As requisições deverão ser realizadas pelas chefias de unidade ou servidores da unidade autorizados pela chefia.

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema MONI

Manual de Utilização do Sistema MONI 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Apoio Pedagógico Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação Manual de Utilização

Leia mais

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como)

MANUAL. Assunto (o que é) Objetivo (porquê) Público-Alvo (para quem) Natureza (como) Assunto (o que é) Manual de Acesso e Cadastro para Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Objetivo (porquê) Auxiliar nas dúvidas no preenchimento da Ficha de Inscrição do Concurso Agrinho 2017. Público-Alvo

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...04 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Este manual foi desenvolvido para orientar os servidores responsáveis pelo envio de notas fiscais ao Setor de Contabilidade, sobre os

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019

Manual para inscrição de projeto através de Edital do Programa de Promoção à Cultura Artística - PPCA (Bolsa Arte) 2019 A inscrição de projeto no edital 04/2018 SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE CONCESSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA CULTURA ARTÍSTICA ANO 2019 será feita exclusivamente através do Sistema Eletrônico de Informações

Leia mais

DOCUMENTO PADRÃO TI MANUAL FUNCIONAL PROJETO CRÉDITO CONSIGNADO

DOCUMENTO PADRÃO TI MANUAL FUNCIONAL PROJETO CRÉDITO CONSIGNADO MANUAL FUNCIONAL Documento Manual funcional Projeto Crédito Consignado Data redação 14/04/2013 Redator Daiane Jardim Catto Objetivo do Documento Manual descritivo quanto às funcionalidades do Projeto Crédito

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO. TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO. TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL DIVISÃO DE SERVIÇOS AO USUÁRIO TUTORIAIS DE USO DA TARGET GEDWeb A Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no intuito de guiar

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES WWW.CRICOSTARICA.COM.BR Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO... 3 2. CADASTRANDO-SE NO WEBSITE... 4 3. ACESSANDO O SISTEMA... 6 4. ALTERANDO MEUS

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA

GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA Universidade Federal do Ceará Secretaria de Tecnologia da Informação Divisão de Sistemas de Informação GESTÃO DA FREQUÊNCIA ELETRÔNICA 1. Acesso ao ambiente 1.1. O gestor deverá acessar o ambiente do SIGRH,

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ÍNDICE 1. ACESSANDO O SISTEMA ATENA...03 2. INCLUSÃO DOS DADOS DO PROJETO...03 3. INCLUSÃO DO BOLSISTA...07 3.1 Bolsista com cadastro na USP...08 3.2 Bolsista sem cadastro

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Manual de Utilização Aplicativo PIBE (Programa Institucional de Bolsas de Estágio)

Manual de Utilização Aplicativo PIBE (Programa Institucional de Bolsas de Estágio) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO - PROPLAN SeTIC - SUPERINTENDÊNCIA DE GOVERNANÇA ELETRÔNICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Manual de Utilização Aplicativo

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES 1 INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES Sumário 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...2 2- CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO DO MEU ESPAÇO...4 3- RECUPERAÇÃO DO USUÁRIO / SENHA DO MEU ESPAÇO...5

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS:

PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS: PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS: TELA INICIAL: Caso o servidor tenha mais de um vínculo, selecionar o vínculo SERVIDOR. Selecionar Menu Docente. Seguir o caminho Ações de Extensão > Submissões

Leia mais

Guia de Uso Portal dos Alunos

Guia de Uso Portal dos Alunos Guia de Uso Portal dos Alunos Índice Primeiro Acesso... 01 Tela Inicial... 02 Seção de Arquivos... 02 Incluindo Arquivos... 03 Alterando Arquivos... 05 Apagando Arquivos... 06 Seção de Cadastro... 07 Financeiro...

Leia mais

TUTORIAL PARA CADASTRO DOS PROJETOS DE APOIO AO ESTUDANTE QUILOMBOLA (PAEQUI) E ÍNDIGENA (PAIND) NA PLATAFORMA SISPROL

TUTORIAL PARA CADASTRO DOS PROJETOS DE APOIO AO ESTUDANTE QUILOMBOLA (PAEQUI) E ÍNDIGENA (PAIND) NA PLATAFORMA SISPROL TUTORIAL PARA CADASTRO DOS PROJETOS DE APOIO AO ESTUDANTE QUILOMBOLA (PAEQUI) E ÍNDIGENA (PAIND) NA PLATAFORMA SISPROL Todos os coordenadores dos projetos de apoio ao estudante quilombola (PAEQUI) e indígena

Leia mais

Portal do Coordenador

Portal do Coordenador Portal do Coordenador Com esta ferramenta o Coordenador do Projeto poderá acompanhar a situação financeira do projeto, com a exportação de relatórios e fornecimento de gráficos, além da solicitação de

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

PedidosWeb Manual do Usuário

PedidosWeb Manual do Usuário PedidosWeb Manual do Usuário Agosto de 2018 I Sumário 1. Introdução...1 2. Acesso ao Sistema...2 2.1 Autenticação...2 2.2 Pagina Inicial...2 3. Principais Funcionalidades do Sistema...3 3.1 Cadastro de

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP)

Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Reitoria / Coord. de Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas Manual de Utilização do Módulo Frota (SUAP) Versão

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

M A N U A L D O ADMINISTRADOR

M A N U A L D O ADMINISTRADOR M A N U A L D O ADMINISTRADOR O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-sic) servirá de auxílio ao SIC (setor físico) para consulta via internet. E-SIC Versão 1.06 Sumário Introdução

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA SIGAA

PROJETO DE PESQUISA SIGAA PROJETO DE PESQUISA SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPES- 2105-6511 / copes@ufs.br CINTEC- 2105-6865 / cintec.ufs@gmail.com

Leia mais

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor Requisição de Suprimento de Fundos Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Autorização da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução

Leia mais

Como acessar Funcionalidades e consultas Segunda via Registros de notificações

Como acessar Funcionalidades e consultas Segunda via Registros de notificações Sumário 1. Como acessar... 3 2. Funcionalidades e consultas... 5 2.1 Consulta de apólices... 5 2.2 Consulta de clientes... 12 3. Segunda via... 16 3.1 Apólices... 16 4. Registros de notificações... 17

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

SUMÁRIO. Documento desenvolvido pela Coordenadoria de

SUMÁRIO. Documento desenvolvido pela Coordenadoria de 1 SUMÁRIO 1. ACESSO AO SIGRH...3 2. REGISTRO DE PONTO SERVIDORES...4 3. REGISTRO DE PONTO DE SERVIDOR COM JORNADA DE TRABALHO DE ATÉ 30 HORAS SEMANAIS...7 4. REGISTRO DE PONTO SERVIDORES MULTICAMPI...8

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI MANUAL Pedido Eletrônico de Restituição MEI Versão junho/2017 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 2 ACESSO AO APLICATIVO PEDIDO ELETRÔNICO DE

Leia mais

O que é o site de Contas a Pagar de Comissões?

O que é o site de Contas a Pagar de Comissões? Guia de Procedimento O que é o site de Contas a Pagar de Comissões? O site de Contas a Pagar de Comissões é uma ferramenta destinada às agências de viagem. Inicialmente, será utilizado para a área financeira

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Para acessar o diário de classe, você deverá acessar o Sistema Acadêmico menu Professor submenu Diário de Classe. (Figur a 1)

Para acessar o diário de classe, você deverá acessar o Sistema Acadêmico menu Professor submenu Diário de Classe. (Figur a 1) Plano de Curso O Plano de Curso é uma funcionalidade do Diário de Classe, que tem como finalidade possibilitar o preenchimento online dos elementos previstos para acompanhamento acadêmico da turma ministrada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

SAO-WEB Manual do Usuário

SAO-WEB Manual do Usuário Documento SAO-WEB Manual do Usuário 1 Referência: SAO-WEB Sistema SAO-WEB Módulo Geral Responsável Trion Data 05/2010 Objetivo Descrever o funcionamento do SAO WEB. O SAO-WEB é uma forma de acesso ao SAO-ERP

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS Orientações para utilização do sistema IPAG - SAÚDE pelos credenciados Este material foi elaborado para orientar no uso do novo sistema IPAG de atendimentos a procedimentos e consultas realizados pela

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores O Diário de classe tem por objetivo auxiliar no acompanhamento das atividades do Novo Mais Educação na sua escola.

Leia mais

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Sistema Atena. Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Sistema Atena Iniciação Científica Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2017 SUMÁRIO Sistema Atena 1. Cadastro de Projeto Docente 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Cadastro COM Inscrição no Edital

Leia mais

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS PAPIM 2017 NO SISPROL:

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS PAPIM 2017 NO SISPROL: TUTORIAL PARA SUBMISSÃO DOS PROJETOS PAPIM 2017 NO SISPROL: Todos os docentes que forem submeter projeto ao Programa PAPIM 2017 deverão: Cadastrar o projeto no SISPROL, para tal o professor proponente

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO

COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO COMO ACESSAR UMA LICITAÇÃO PÚBLICA FORNECEDOR NÃO CADASTRADO Objetivo: Este tópico possibilita que uma empresa fornecedora não cadastrada no Portal Petronect localize as oportunidades públicas divulgadas

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais

INTRODUÇÃO ACESSANDO O MOODLE DA UFRGS SOLICITAÇÃO DE TURMA 1 COMO HABILITAR DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO NO MOODLE DA UFRGS

INTRODUÇÃO ACESSANDO O MOODLE DA UFRGS SOLICITAÇÃO DE TURMA 1 COMO HABILITAR DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO NO MOODLE DA UFRGS SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ACESSANDO O MOODLE DA UFRGS... 4 SOLICITAÇÃO DE TURMA... 4 1 COMO HABILITAR DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO NO MOODLE DA UFRGS... 4 1.1 MODALIDADE EAD... 4 1.2 APOIO AO PRESENCIAL... 4

Leia mais

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS Fa u amen o E e ôn co CASSEMS 1 Conteúdo 1. Informações Iniciais... 3 1.1. Sobre o documento... 3 1.2. Organização deste Documento... 3 2. Orientações Básicas... 3 2.1. Sobre o Faturamento Digital... 3

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Assistência Estudantil Versão 1.10 Última revisão: 16/02/2018 2018 Versão: 1.10 Documentação: André L.M. Camargo Revisão:

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS SIGAA EXTENSÃO AVALIAÇÃO DE AÇÕES PRESIDENTE CAEX APRESENTAÇÃO 1. Módulo de Extensão 2. Avaliação de ações de extensão como Presidente de CAEX 2.1 Formas

Leia mais

Após a carga por parte do navegador, deve ser exibida a página abaixo:

Após a carga por parte do navegador, deve ser exibida a página abaixo: Este documento visa apresentar, de forma sucinta, as funcionalidades do sistema de inscrição das delegações participantes dos JIFs (Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia),

Leia mais

Sistema de Almoxarifado ALX

Sistema de Almoxarifado ALX Capacitação Plataforma Solar Sistema de Almoxarifado ALX Agosto de 2017 Sumário Clique no item para ser direcionado à página desejada. Dicas de utilização... 2 O sistema... 3 1 Cadastro de Pedido de Material

Leia mais

MÓDULO MONITORIA (SIGAA) MANUAL DOCENTE

MÓDULO MONITORIA (SIGAA) MANUAL DOCENTE 2018 MÓDULO MONITORIA (SIGAA) MANUAL DOCENTE O Programa de Monitoria da UFERSA é uma ação institucional direcionada à melhoria do processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação, desenvolvido

Leia mais

Juiz de Fora, setembro de 2017

Juiz de Fora, setembro de 2017 GUIA DE INSCRIÇÃO DE PROJETO PARA PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA MODALIDADE BOLSA PESQUISADOR Juiz de Fora, setembro de 2017 Apoio: SHA ACN 00031/11 Para iniciar a inscrição do projeto, o usuário deverá

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

AJUDA - FORMULÁRIO DE PROPOSTA ON-LINE APV

AJUDA - FORMULÁRIO DE PROPOSTA ON-LINE APV AJUDA - FORMULÁRIO DE PROPOSTA ON-LINE APV Esse é o manual para auxílio ao preenchimento do formulário de propostas on-line para a modalidade de Auxílio ao Pesquisador Visitante APV. INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Leia mais

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social

Manual de Cadastro. Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Manual de Cadastro Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social Este documento apresenta o passo a passo para o cadastramento da empresa ou entidade na Rede de Parceiros, bem como o cadastramento de vagas

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág.

Manual Pessoa Jurídica DATAPROM DATAPROM. Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Revisão 01 / Março Manual de Pessoa Jurídica. Pág. Manual de Pessoa Jurídica Sistema de Bilhetagem Eletrônica DATAPROM Manual Pessoa Jurídica DATAPROM Revisão 01 / Março 2015 www.dataprom.com Pág. 1 Índice Introdução... 3 1. Login, Senha e Cadastro...

Leia mais

Diplomação PG - Stricto Sensu

Diplomação PG - Stricto Sensu Diplomação PG - Stricto Sensu Este tutorial visa auxiliar o Programa de Pós-Graduação, o aluno e a equipe do Setor de Diplomação da PROPG no processo de Diplomação. Itens do Tutorial Fluxograma de Diplomação

Leia mais

Este manual tem como objetivo descrever a sequência de passos necessários para que o docente realize o preenchimento do PAAD e RAAD no Sistema

Este manual tem como objetivo descrever a sequência de passos necessários para que o docente realize o preenchimento do PAAD e RAAD no Sistema Este manual tem como objetivo descrever a sequência de passos necessários para que o docente realize o preenchimento do PAAD e RAAD no Sistema SIG@. 1. Acessando a funcionalidade Preencher PAAD e RAAD

Leia mais

TUTORIAL 2: SUBMISSÃO DOS PROJETOS NO SISPROL.

TUTORIAL 2: SUBMISSÃO DOS PROJETOS NO SISPROL. TUTORIAL 2: SUBMISSÃO DOS PROJETOS NO SISPROL. Todos os proponentes de projetos deverão: a) Criar seu login de acesso como proponente de projeto (Veja e realize os passos descritos no Tutorial 1). b) Acessar

Leia mais

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013

MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO. Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 MANUAL DE APOIO AO USUÁRIO DO SISTEMA DE FOMENTO Diretoria de Fomento Pró-Reitoria de Pesquisa - UFMG Belo Horizonte Abril 2013 1 Sumário DIAGRAMAÇÃO...3 ACESSANDO OS TUTORIAIS...5 ATUALIZANDO OS DADOS

Leia mais

RioCard Saúde Presente

RioCard Saúde Presente Sumário 1) Acesso ao Sistema... 2 1.1) Esqueci minha senha... 2 1.2) Alteração de Senha... 3 1.3) Seleção de Perfil de Acesso e Local de Atendimento... 3 2) Home... 5 3) Menu Cadastro... 5 3.1) Cadastrar

Leia mais

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves

Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Sistema PCMalotes Developed by: Bruno Lacerda All copyrights reserveds for Prado Chaves Índice Manual PCMalote...1 Índice...2 Acesso ao Sistema...3 Cadastros...4 Empresa...4 Assessoria...5 Malotes...7

Leia mais

Passo a passo para cadastramento do concurso no site

Passo a passo para cadastramento do concurso no site Passo a passo para cadastramento do concurso no site Um dos pontos essenciais para a realização do concurso é justamente o cadastro no site. Para tanto, é importante ficar atento a alguns detalhes e garantir

Leia mais

APRENDIZAGEM. UNIARAXÁ Virtual Boletim / Boletos / Central de Atendimento TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva

APRENDIZAGEM. UNIARAXÁ Virtual Boletim / Boletos / Central de Atendimento TUTORIAL DO. Autor(es) Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO UNIARAXÁ AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Autor(es) Scarlat Pâmela Silva UNIARAXÁ Virtual Boletim / Boletos / Central de Atendimento 1 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Acessando o Boletim 3. Impressão

Leia mais

Produção Intelectual SIGAA

Produção Intelectual SIGAA Produção Intelectual SIGAA Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2015 www.ufs.br Produção Intelectual Objetivos Este módulo permite o cadastramento e o gerenciamento das produções

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu

Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Processo Seletivo para Cursos Stricto Sensu Inscrição Acesso sem cartão UFGRS Acesso com cartão UFRGS Realizando uma inscrição Alteração de dados pessoais Anexar documentos Indicações Carta de recomendação

Leia mais