FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD"

Transcrição

1 FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD 1. O que é o Programa de Monitoria? O Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS foi aprovado pela Instrução Normativa nº 02/2011 PROGRAD. A Instrução Normativa, através do Art. 1º, estabelece que a Monitoria visa a proporcionar um espaço de aprendizagem para os alunos de graduação. Ela contribui para a qualidade da formação dos estudantes por meio do acompanhamento de monitores nos processos pedagógicos, bem como cria condições para o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente. 2. Quais as modalidades que integram o Programa de Monitoria a Distância da Secretaria de Educação a Distância (SEAD)? Conforme o Art. 4º, o Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS é dividido em diferentes modalidades, as que estão sob responsabilidade da SEAD são: Monitoria Acadêmica para Disciplinas a Distância: esta monitoria se aplica a cursos presenciais, com a disciplina e monitoria a distância; Monitoria Acadêmica a Distância para Disciplina presencial: esta monitoria é desenvolvida a distância e se aplica a disciplinas presenciais. Nessas modalidades de monitoria pretende-se que o monitor possa contribuir na inserção das metodologias de EAD, promovendo as interações nos ambientes virtuais de aprendizagem, apoiando alunos e professores na organização das atividades; Monitoria Acadêmica para Disciplinas Presenciais que utilizem tecnologias EAD: esta monitoria é para disciplina presencial, com monitoria a distância. O monitor nessa modalidade contribui com o desenvolvimento de materiais educacionais digitais, buscando uma melhoria dos processos e metodologias no ensino/aprendizagem. 3. Há diferença entre monitoria Presencial e a Distância? Não há diferenças entre a monitoria presencial e a distância, o valor da bolsa é o mesmo, assim como as atribuições do monitor (Instrução Normativa 02/2011, Art. 17). Conforme o Art. 4º, o Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS é dividido em diferentes modalidades, as que estão sob responsabilidade da SEAD foram descritas acima. Os monitores de modalidades vinculadas à SEAD deverão participar dos programas de capacitação em EAD. 4. Numa disciplina presencial pode-se oferecer monitoria a distância? Para disciplina presencial a SEAD disponibiliza duas modalidades de monitoria: Monitoria Acadêmica a Distância para Disciplina presencial; Monitoria Acadêmica para Disciplinas Presenciais que utilizem tecnologias EAD.

2 5. Quais os critérios utilizados na distribuição de vagas? As vagas para a bolsa de Monitoria Acadêmica são atribuídas anualmente, aos Departamentos solicitantes, pela PROGRAD e SEAD, a partir da análise e avaliação da solicitação, conforme necessidade do departamento e a disponibilidade de bolsas. As bolsas atribuídas aos Departamentos que não forem aproveitadas nos prazos estabelecidos serão remanejadas a critério da PROGRAD ou da SEAD a outros Departamentos, em novo período. 6. Como são realizadas as solicitações de Bolsas pelos Departamentos? As solicitações para as Bolsas de Monitoria de EAD pelos Departamentos/Comissão de Graduação para se candidatar às modalidades SEAD nas disciplinas, deverão ser feitas no Portal do Servidor > Ensino de Graduação > Departamento > Informações do Departamento > Monitoria > Solicitações de Bolsas.

3

4 7. Como são realizadas as inscrições de Bolsas pelos Alunos? As inscrições para as Bolsas de Monitoria de EAD pelos alunos, para se candidatar às modalidades SEAD nas disciplinas, deverão ser feitas no Portal do Aluno > Ensino de Graduação > Aluno > Informações do Aluno > Monitoria > Inscrições Monitoria.

5

6

7 8. Quem pode candidatar-se a bolsa de Monitoria? Poderão participar da seleção os alunos vinculados e regularmente matriculados de Cursos de Graduação da UFRGS, que já tenham cursado ou liberação, a disciplina objeto de monitoria. Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais. Não estar vinculado a nenhum outro tipo de bolsa ou programa acadêmico da UFRGS de atividade remunerada ou voluntária. Não estar em débito com a Universidade. 9. Quais são os quesitos obrigatórios para os alunos se candidatarem ao Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS? estar vinculado e regularmente matriculado em curso de graduação da UFRGS, entre a segunda e a última etapa do curso; comprovar aprovação ou liberação na(s) disciplina(s) de ensino objeto da Monitoria; ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais; não estar vinculado a nenhum outro tipo de bolsa ou programa acadêmico da UFRGS de atividade voluntária ou remunerada; não estar em débito com a Universidade. 10. Como é feita a divulgação do Edital de Seleção para Monitoria Acadêmica? Conforme as atividades previstas no cronograma de monitoria, cabe aos Departamentos de Ensino/Comissões de Graduação a publicação e divulgação do Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica, indicando as modalidades, requisitos específicos, datas e local da seleção. A disponibilidade de vagas pode ser divulgada no site do Departamento, através de cartazes nos pontos de maior circulação e/ou envio de s aos alunos inscritos. Deve-se respeitar a antecedência mínima de 10 (dez) dias em relação à data agendada para o início da seleção. 11. O que deve constar no Edital de Seleção para Monitoria Acadêmica a Distância? Conforme Art. 11 da Instrução Normativa, cabe aos Departamentos a publicação do edital de seleção, no qual deve constar: documentos exigidos para inscrição na seleção; descrição da(s) disciplina(s) para a(s) qual(is) serão admitidos monitores; forma de seleção, que deverá incluir pelo menos uma das seguintes modalidades: prova, entrevista ou avaliação de desempenho acadêmico; data, hora e local da realização da seleção; critérios de avaliação e classificação dos candidatos e critérios de desempate. 12. Como fazer a seleção de um monitor? Para proceder à seleção é necessário criar uma banca examinadora em que serão designados professores do quadro permanente do Departamento ao qual foi concedida a vaga de

8 monitoria. O professor-orientador deverá fazer parte da banca, e sugere-se que os demais componentes pertençam à área de conhecimento da disciplina. Os professores da banca fazem a seleção dos inscritos à monitoria, classificando-os em ordem, do 1º ao último colocado. 13. Onde o monitor deve ser cadastrado após sua classificação? Os monitores selecionados deverão ser cadastrados pelo Departamento, no Sistema de Monitoria, no Portal de Serviços antes do início das atividades. 14. O que o aluno deve fazer após a sua seleção? O aluno selecionado passa a ter acesso ao sistema e pode imprimir (em duas vias) o termo de compromisso. O monitor será considerado efetivo somente após a assinatura do termo, o qual deve ser assinado e encaminhado aos Departamentos, que o enviam ao Departamento de Monitoria Acadêmica (DEMA) no DECORDI.

9 15. Podem ser registrados inclusões e registros retroativos de monitores no Sistema? As inclusões serão feitas somente no período permitido no Cronograma de Monitorias. Não são admitidos, em nenhuma hipótese, inclusões e registros retroativos de monitores acadêmicos em qualquer uma das modalidades vigentes. Lembrando que os prazos máximos para cadastramento de monitor são 30 dias antes do término do semestre letivo. 16. Qual é a carga horária que o monitor deve cumprir? A carga horária de atividades dos monitores é de 20 (vinte) horas semanais. 17. Quando um monitor é desligado do Programa? O monitor será desligado do Programa nas seguintes situações: por desligamento do curso; por desistência ou abandono das atividades de monitoria; pelo encerramento de seu vínculo com a graduação da UFRGS; por descumprimento das regras estabelecidas na Instrução Normativa, Art. 14, bem como nas demais normas que regem o Programa de Monitoria Acadêmica; por descumprimento de suas atribuições de monitor, previstas no plano de atividades. 18. O monitor que decidir se desligar do Programa antes do término de vigência do termo de compromisso deve comunicar a quem? Conforme Art. 14, 2º, o monitor deve informar a sua decisão ao professor orientador com

10 antecedência mínima de 15 dias. 19. Como realizar o registro do cancelamento do monitor no Sistema? Conforme Art. 14, 1º, o cancelamento do monitor deverá ser registrado no sistema de Graduação pela PROGRAD ou pelo Departamento, que é responsável também pela substituição dos monitores. 20. Como fazer para substituir um monitor? Conforme Art. 14, 3º, quando ocorrer cancelamento de um monitor, ele deverá ser substituído pelo aluno classificado na primeira posição subsequente ao último selecionado no processo seletivo ou, na inexistência de outros candidatos habilitados, pela realização de novo processo seletivo. 21. Até quando pode ser feita a substituição de monitor? Conforme Art. 15, um novo monitor pode ser incluído no Programa até 30 (trinta) dias antes do encerramento do semestre letivo. 22. Como é feito o registro de efetividade do monitor? O registro de efetividade do monitor é automático, devendo ser informada, via Portal do Servidor, somente as ausências. 23. Qual o período de vigência da bolsa de monitoria? A vigência da bolsa de monitoria é de um semestre letivo. 24. Como funciona o pagamento da bolsa de monitoria? O pagamento é realizado até o 10º dia útil do mês subsequente.

11 25. Qual o valor da bolsa de monitoria? O valor da bolsa, válido para 2013, é de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais). 26. Qual o banco conveniado ao Programa de Monitoria Acadêmica? O banco conveniado ao Programa de Monitoria é o Banco do Brasil. No momento da inscrição no Portal, o aluno deve informar os dados da sua conta corrente para recebimento da bolsa. 27. Qual o período de reajuste das bolsas de monitoria? Geralmente, as bolsas são reajustadas no mês de abril, através de Portaria do Reitor. 28. Onde encontrar o conceito do monitor? Ao final de cada edição do Programa de Monitoria Acadêmica, os Departamentos devem informar, via Portal do Servidor, o conceito de cada monitor. 29. Como o professor e o Departamento devem prestar contas no final do período da monitoria? No link Relatório de Monitoria, o professor deverá informar a participação dos monitores nas atividades propostas. Ele preencherá pelo menos os seguintes itens obrigatórios: quais foram os objetivos alcançados e os aspectos positivos do programa, clicando no link enviar. 30. Qual o prazo mínimo que o monitor deve ter de atuação para fazer jus ao certificado? O monitor deve ter no mínimo 30 (trinta) dias consecutivos de registro no Programa. Períodos inferiores a 10 (dez) dias serão considerados inválidos e poderão ser cancelados a qualquer tempo pela PROGRAD.

12 31. Ao finalizar a monitoria, quando o monitor recebe os certificados? Os certificados com autenticação digital serão disponibilizados para os monitores via Portal do Aluno > Graduação > Aluno > Monitoria 32. Como é realizada a Clonagem de Monitores? Para clonar monitores cadastrados, deve-se acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Clonagem de Monitores, que se encontra no Menu lateral.

13 O Departamento deverá informar a Modalidade e o Órgão aos quais estão vinculados os alunos. Logo, é possível visualizar os alunos, assim como clonar os desejados. Somente será possível clonar as disciplinas que foram oferecidas pelo departamento no semestre e que esteja na lista de solicitação do departamento.

14 33. Onde encontrar um tutorial para monitoria? Através do Portal do Servidor > Tutoriais > Graduação > Monitoria.

Servidor > Ensino de Graduação > Departamento > Informações do Departamento > Monitoria > Solicitações de Bolsas.

Servidor > Ensino de Graduação > Departamento > Informações do Departamento > Monitoria > Solicitações de Bolsas. FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD 1. O que é o Programa de Monitoria? O Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS aprovado pela Instrução Normativa nº 03/2013 PROGRAD. A Instrução Normativa, através do Art.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 O Departamento de Ciências Administrativas da Escola de Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014. Assunto: Programa de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD Senhor(a) Coordenador(a) de Comissão de Graduação: Senhor(a) Chefe de Departamento:

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2009 PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2009 PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2009 PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e disposições legais, considerando

Leia mais

Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1. Curso de Farmácia

Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1. Curso de Farmácia Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Rua Sarmento Leite, 500 (3 andar) CEP 90050-170 Porto Alegre, RS/Brasil Email:fisiol@ufrgs.br page: www.ufrgs.br/fisiologia Fone: (51)

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

EDITAL Nº 02/2019 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA À DISTÂNCIA

EDITAL Nº 02/2019 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA À DISTÂNCIA EDITAL Nº 02/2019 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA À DISTÂNCIA O Colégio de Aplicação e a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso

Leia mais

Tutorial de Monitoria

Tutorial de Monitoria Tutorial de Monitoria Solicitação de Bolsa Para iniciar o processo de solicitação de bolsa, deve-se efetuar o login no Portal do Servidor. Em seguida, deve-se acessar Departamento e em Informações Departamento,

Leia mais

INSTITUTO DE PSICOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MONITORIA ACADÊMICA 2017/2

INSTITUTO DE PSICOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MONITORIA ACADÊMICA 2017/2 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MONITORIA ACADÊMICA 2017/2 O Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Cirurgia e Ortopedia

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Cirurgia e Ortopedia Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Cirurgia e Ortopedia Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1 O Departamento de Cirurgia

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Comissão de Graduação de Odontologia

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Comissão de Graduação de Odontologia Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Comissão de Graduação de Odontologia Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1 O Departamento de Odontologia

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Conservadora

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Conservadora Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Conservadora Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1 O Departamento de Odontologia

Leia mais

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019)

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA)

Leia mais

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS NIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Departamento de Cursos e Políticas de Graduação Divisão de Políticas de Graduação Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS Janeiro de

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ESTATÍSTICA

COLEGIADO DO CURSO DE ESTATÍSTICA COLEGIADO DO CURSO DE ESTATÍSTICA EDITAL N 006/2018 PROJETO DE ENSINO INSCRIÇÃO PARA BOLSISTAS O Colegiado do Curso de Estatística, no uso de suas atribuições, considerando o disposto na Resolução Nº 35/2017

Leia mais

EDITAL Nº 34/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD

EDITAL Nº 34/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL Nº 34/2017 PROGRAD/UAB/CIPEAD CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PARA ATUAR NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GENÉTICA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA A Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA PRESENCIAL

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA PRESENCIAL EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA PRESENCIAL O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS, no uso de

Leia mais

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS NIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Departamento de Cursos e Políticas de Graduação Divisão de Políticas de Graduação Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS Novembro de

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 017/2017, DE 28 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO BOLSA TUTORIA/CURSOS SUPERIORES IFMG Campus São João Evangelista O DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DO INSTITUTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL. Edital nº 001/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL. Edital nº 001/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Edital nº 001/2018 Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação Projetos Especiais

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação PET COMPUTAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES Edital nº 01/2019 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA Resolução nº 013/2006 Nostradamos de Medeiros Lins 08/Setembro/2011

NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA Resolução nº 013/2006 Nostradamos de Medeiros Lins 08/Setembro/2011 NORMAS DO PROGRAMA DE MONITORIA Resolução nº 013/2006 Nostradamos de Medeiros Lins 08/Setembro/2011 DEFINIÇÃO O Programa de Monitoria da UFRN é uma ação institucional direcionada à melhoria do processo

Leia mais

Edital Interno Nº 02/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa 2018

Edital Interno Nº 02/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS R. Basílio da Gama, s/n Canela, Salvador-Bahia CEP: 40.110-150 Tels.: (71) 3283-7722 7723 7720 E-mails: nut03@ufba.br

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES PET COMPUTAÇÃO Edital Nº 01/2018

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES PET COMPUTAÇÃO Edital Nº 01/2018 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES PET COMPUTAÇÃO Edital Nº 01/2018 A Pró-Reitoria de Graduação, em conjunto com o Grupo PET-Computação,

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UFRGS

EDITAL Nº 01, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UFRGS EDITAL Nº 01, DE 09 DE JANEIRO DE 2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UFRGS A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) comunica aos interessados e disciplina o processo para seleção

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 004/207, DE 02 DE FEVEREIRO DE 207 PROCESSO SELETIVO BOLSA TUTORIA/CURSOS SUPERIORES IFMG Campus São João Evangelista O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus São João Evangelista Direção Geral Gabinete Avenida Primeiro

Leia mais

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Monitoria, prevista na Lei nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem

Leia mais

EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP

EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES PET COMPUTAÇÃO-

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES PET COMPUTAÇÃO- 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Pró-Reitoria de Graduação EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES PET COMPUTAÇÃO- Aos alunos do Curso de Ciência da Computação e Engenharia da Computação desta Universidade:

Leia mais

EDITAL 001/2018 PROGRAD/UAB/CIPEAD

EDITAL 001/2018 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL 001/2018 PROGRAD/UAB/CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTOR DE APOIO PARA ATUAR NO PROGRAMA PNAP NAS DIVERSAS OFERTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 04/2018 APOIO À COMISSÃO DE EVASÃO E RETENÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 04/2018 APOIO À COMISSÃO DE EVASÃO E RETENÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 04/2018 APOIO À COMISSÃO DE EVASÃO E RETENÇÃO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, com base no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, torna pública

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018

EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018 EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018 Dispõe sobre a seleção de projetos de TUTORIA a serem desenvolvidos nos campi Ouro Preto, Mariana e João Monlevade no primeiro semestre letivo de 2018.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2014

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2014 UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2014 A Reitoria de da Universidade de Mogi das Cruzes, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital, que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL PROEN N 09/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DISCENTE PARA ATUAR NO NÚCLEO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA ACESSAR, COMO MONITOR AUXILIAR DE ALUNO COM NECESSIDADES

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Aprovado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX/FIS através da Decisão nº 02/2014 de 20 de fevereiro de 2014. Serra Talhada, 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA MONITORIA...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL DISCIPLINA DE SAÚDE BUCAL COLETIVA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL DISCIPLINA DE SAÚDE BUCAL COLETIVA I UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES VOLUNTÁRIOS - DISCIPLINA DE SAÚDE BUCAL COLETIVA I A coordenação da disciplina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 037/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (DCAD) A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL CEAD/UENP Nº 001/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UENP

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL CEAD/UENP Nº 001/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UENP COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL CEAD/UENP Nº 001/2019 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UAB/UENP A Coordenadoria de Educação a Distância da Universidade Estadual do Norte do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE DESENHO INDUSTRIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE DESENHO INDUSTRIAL EDITAL Nº. EDITAL No 01/2016 DEPTO DESENHO INDUSTRIAL/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS PARA O PROGRAMA DE EXTENSÃO: DESIGN, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS A Coordenadora do Programa de Extensão

Leia mais

EDITAL Nº 001/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 001/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7020 dpag.prograd@ufabc.edu.br EDITAL

Leia mais

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma:

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma: SELEÇÃO PARA MONITOR DE ENSINO COM BOLSA EDC A63 Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II Tendo em vista o disposto nas Resoluções nº 06/2012 e nº 07/2017, ambas do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE-UFBA),

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS R. Basílio da Gama, s/n Canela, Salvador-Bahia CEP: 40.110-150 Tels.: (71) 3283-7722 7723 7720 E-mails: nut03@ufba.br

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E DANÇA DA UFRGS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

Universidade Federal do Triângulo Mineiro Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino EDITAL Nº 04/2013 PROACE/UFTM

Universidade Federal do Triângulo Mineiro Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Pró-Reitoria de Ensino EDITAL Nº 04/2013 PROACE/UFTM EDITAL Nº 04/2013 PROACE/UFTM PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA INCLUSIVA 2013-2 O Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis Substituto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no uso de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL. Edital nº 003/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL. Edital nº 003/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Edital nº 003/2017 Programa Integrado de Bolsas (PIB) para Estudantes de Graduação Projetos Especiais

Leia mais

EDITAL N.º 044/2016 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP

EDITAL N.º 044/2016 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estão abertas as inscrições para a seleção

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Serviço Público Federal EDITAL Nº IV PROGRAMA DE MONITORIA 2018/2019 A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP, no uso de suas atribuições, resolve divulgar o edital do Programa Monitoria 2018/2019

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução

Leia mais

PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO

PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, no

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange REGULAMENTO INICIAÇÃO CIENTÍFICA Campinas 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

Leia mais

I - DA CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS DO PET

I - DA CARACTERIZAÇÃO E OBJETIVOS DO PET UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDUCAÇÃO FÍSICA Edital 01/2018 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC ARQUITETURA E URBANISMO/UniCEUB EDITAL DE 2017

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC ARQUITETURA E URBANISMO/UniCEUB EDITAL DE 2017 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC ARQUITETURA E URBANISMO/UniCEUB EDITAL DE 2017 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL N 008/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DCAD/UFRA A

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Edital n. 01/2019 PET-Saúde Interprofissionalidade 2019/2020 Universidade de Caxias do Sul

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Edital n. 01/2019 PET-Saúde Interprofissionalidade 2019/2020 Universidade de Caxias do Sul EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE MONITORIA Edital n. 01/2019 PET-Saúde Interprofissionalidade 2019/2020 Universidade de Caxias do Sul 1 - ABERTURA A Universidade de Caxias do Sul, por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL Monitoria Nº 02/2017/Itabaiana

EDITAL Monitoria Nº 02/2017/Itabaiana EDITAL Monitoria Nº 02/2017/Itabaiana O, da, com base na Resolução nº 21/2015/CONEPE e no Edital nº 14/2017/PROGRAD, com o objetivo de implementar o Programa de Monitoria Remunerada e Voluntária, períodos

Leia mais

EDITAL Nº 081/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA

EDITAL Nº 081/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA EDITAL Nº 081/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA O Centro Universitário Senac, por sua Reitoria, torna pública a abertura do processo de seleção para o Programa de

Leia mais

EDITAL Nº 05 DE 07 DE JUNHO DE 2018 PROGRAMA DE MONITORIA NÃO REMUNERADA

EDITAL Nº 05 DE 07 DE JUNHO DE 2018 PROGRAMA DE MONITORIA NÃO REMUNERADA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA End.: Rua Dr. João Nascimento - S/N - Centro - CEP: 45.680-000

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM /APRENDIZAGEM EDITAL DE MONITORIA DE Aprendizagem Avançada 2018.1 A Universidade Potiguar UnP, através do setor de Qualidade Acadêmica, torna público o presente Edital e convida o seu corpo discente a

Leia mais

EDITAL Nº PROJETO AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO

EDITAL Nº PROJETO AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO EDITAL Nº. 01 - PROJETO AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS / DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA - SELEÇÃO DE BOLSITAS A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através

Leia mais

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A monitoria consiste em atividades de apoio à ação docente, realizadas pelos alunos com a finalidade

Leia mais

EDITAL Nº 16 de 09 DE FEVEREIRO DE 2017

EDITAL Nº 16 de 09 DE FEVEREIRO DE 2017 EDITAL Nº 16 de 09 DE FEVEREIRO DE 2017 Processo seletivo para o Programa de Monitoria no Período 2017/01 dos Cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. A Diretoria e a Coordenação Acadêmica, através

Leia mais

EDITAL Nº. 01 PROJETO BANCO DA MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DE FAMÍLIAS DO ALTO URUGUAI (RS) SELEÇÃO DE BOLSITAS

EDITAL Nº. 01 PROJETO BANCO DA MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DE FAMÍLIAS DO ALTO URUGUAI (RS) SELEÇÃO DE BOLSITAS EDITAL Nº. 01 PROJETO BANCO DA MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DE FAMÍLIAS DO ALTO URUGUAI (RS) SELEÇÃO DE BOLSITAS A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do projeto Institucional FIEX, torna pública

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo Diretoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo Diretoria de Graduação e Educação Profissional PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA MODALIDADE EaD DA UTFPR EDITAL 017/2015

Leia mais

EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 52, DE 15 DE AGOSTO DE PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIAS: BOLSISTA E VOLUNTÁRIA

EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 52, DE 15 DE AGOSTO DE PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIAS: BOLSISTA E VOLUNTÁRIA EDITAL DE DIVULGAÇÃO Nº 52, DE 15 DE AGOSTO DE 2017. PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIAS: BOLSISTA E VOLUNTÁRIA A COMISSÃO ESPECIAL DE PROCESSO SELETIVO, constituída pela Instrução

Leia mais

EDITAL Nº 064/2018 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP

EDITAL Nº 064/2018 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP EDITAL Nº 064/2018 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estão abertas as

Leia mais

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

VOTO CONSU de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA VOTO CONSU 2012-04 de 26/04/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Programa de Monitoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP é um programa

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA / CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO EDITAL N 001/2019 PROJETO DE ENSINO INSCRIÇÃO PARA BOLSISTAS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA / CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO EDITAL N 001/2019 PROJETO DE ENSINO INSCRIÇÃO PARA BOLSISTAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA / CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO EDITAL N 001/2019 PROJETO DE ENSINO INSCRIÇÃO PARA BOLSISTAS O Departamento de Matemática, no uso de suas atribuições, considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O 1º SEMESTRE DE 2017 COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUIMICA DO PONTAL A Pró-Reitoria

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016 BOLSA TUTORIA/CURSO SUPERIOR - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFMG O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 01/2018 CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Universidade

Leia mais

DAMÁSIO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 02/2018 DE 06 DE JULHO DE 2018

DAMÁSIO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 02/2018 DE 06 DE JULHO DE 2018 DAMÁSIO PROGRAMA DE MONITORIA 2018.2 EDITAL Nº 02/2018 DE 06 DE JULHO DE 2018 A Coordenação Geral Acadêmica juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) torna público que, no período

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 Cria o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução CEPEC Nº

Leia mais

Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015)

Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015) Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de 2014 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015) Com base na Resolução 35/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que estabelece as Normas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ofício Circular n.º 004/2019 Porto Alegre, 15 de maio de 2019. Para: Chefes de Departamento, Coordenadores

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

EDITAL Nº 011/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 011/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7020 dpag.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SELEÇÃO PARA CADASTRO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA TECNOAIDS: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA SELEÇÃO PARA CADASTRO DE ALUNOS PARA O PROJETO Fomento à Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia: interação das experiências na AAGRA

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR

EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR EDITAL Nº 001/2016 CIPEAD/PROGRAD/UFPR CHAMADA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA ATUAR NO PROGRAMA PNAP NAS DIVERSAS OFERTAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFPR NA MODALIDADE

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO,PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO,PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA COORDENAÇÃO DE PÓS- GRADUAÇÃO,PESQUISA E EXTENSÃO - COPPEX PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2019.1 EDITAL N 01/2019 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2019.1 A Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PET ODONTOLOGIA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PET ODONTOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS E NÃO BOLSISTAS PET ODONTOLOGIA A PROGRAD e o PET divulgam a abertura de processo seletivo de discentes interessados em integrar o Programa de Educação Tutorial (PET) desta

Leia mais

COMUNICADO. Das Normas

COMUNICADO. Das Normas COMUNICADO Edital de Abertura de Inscrições para a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE - para o 1º semestre de 2018. O Museu de Arqueologia e Etnologia

Leia mais

Programa de Apoio ao Estudante - PAE Bolsa de Incentivo Técnico Acadêmico - Monitoria

Programa de Apoio ao Estudante - PAE Bolsa de Incentivo Técnico Acadêmico - Monitoria Programa de Apoio ao Estudante - PAE Bolsa de Incentivo Técnico Acadêmico - Monitoria PORTARIA UNESP Nº 350 DE 15 DE DEZEMBRO DE 1997. Define as diretrizes para o desenvolvimento das atividades de monitoria

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2017.1 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO EDITAL 2016.2 A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Fundação

Leia mais

EDITAL Nº 031/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA

EDITAL Nº 031/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA EDITAL Nº 031/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA O Centro Universitário Senac, por sua Reitoria, torna pública a abertura do processo de seleção para o Programa de

Leia mais

PROJETO Nº HORTA VIVA NA ESCOLA

PROJETO Nº HORTA VIVA NA ESCOLA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO EDITAL 13/2019 CAMPUS CACHOEIRA DO SUL PROJETO Nº. 045551 HORTA VIVA NA ESCOLA SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Universidade Federal

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018

PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 01/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais