INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2009 PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2009 PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS"

Transcrição

1 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2009 PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e disposições legais, considerando o que estabelece o decreto n 8.862/81 e o artigo 84, da Lei Nº 9.394, de 20 d e dezembro de 1996, resolve: CAPÍTULO I CARACTERÍSTICAS GERAIS Art. 1 O Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS, mantido e administrado pela Pró- Reitoria de Graduação, em trabalho conjunto com a Secretaria de Educação à Distância, proporciona mais um espaço de aprendizagem proporcionado aos alunos de graduação. Sua principal finalidade é a de contribuir para qualidade de formação dos estudantes por meio da mediação de monitores nos processos pedagógicos, criando condições para o aprofundamento teórico e para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente. Nessa perspectiva, o Programa valoriza a participação do aluno em atividades teóricas e práticas desenvolvidas por meio da promoção da resolução de problemas e do esclarecimento de tópicos relacionados aos conteúdos da(s) disciplina(s) e atividades da Graduação. Parágrafo único os monitores estarão envolvidos em projeto único de trabalho previsto no Plano Departamental e de acordo com a presente Instrução Normativa. CAPÍTULO II OBJETIVOS Art. 2 O Programa de Monitoria Acadêmica tem como objetivos: I) Promover a expressão do potencial acadêmico dos monitores e contribuir para sua formação profissional; II) Criar condições de aprofundamento de conteúdos teóricos e para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente; III) Contribuir para a melhoria do ensino de graduação, participando das práticas existentes e da implementação de novas práticas e experiências pedagógicas. CAPÍTULO III ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO e ATRIBUIÇÕES DO DEPARTAMENTO DE ENSINO Art. 3º O Programa de Monitoria Acadêmica é editado anualmente, pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com a Secretaria de Educação à Distância (SEAD), de março a dezembro, compreendendo 02 semestres letivos, respeitando as datas fixadas no Calendário Acadêmico da UFRGS. Art.4º O Programa de Monitoria Acadêmica apresenta quatro modalidades no âmbito da PROGRAD e três modalidades no âmbito da SEAD, a seguir discriminadas: PROGRAD: I) Monitoria Acadêmica Remunerada: modalidade presencial e remunerada; II) Acadêmica Voluntária: modalidade presencial não remunerada; III) Monitoria Acadêmica para apoio a estudantes Indígenas: modalidade remunerada e presencial na qual o monitor bolsista acompanha, observa e dá suporte aos estudantes indígenas, sendo um monitor bolsista para um aluno indígena.

2 IV) Monitoria Acadêmica para apoio a estudantes do Programa de Estudante Convênio- Graduação (PEC-G): modalidade remunerada e presencial na qual o monitor acompanha, observa e dá suporte aos estudantes vinculados ao Programa de Estudante Convênio-Graduação. SEAD: I) Monitoria Acadêmica para Disciplina à distância: modalidade à distância e remunerada; II) Monitoria Acadêmica para Disciplina Presencial com Monitoria à Distância: disciplina presencial com monitoria à distância e remunerada; III) Monitoria Acadêmica para Disciplinas Presenciais que utilizam tecnologias EAD modalidade a distância e remunerada, com obrigatoriedade de utilização de tecnologias de EAD. Art.5º As solicitações de Bolsas de Monitoria Acadêmica PROGRAD ou SEAD deverão ser efetuadas, pelos Departamentos ou Comissões de Graduação interessados, respectivamente à PROGRAD ou SEAD, considerando: I) Comunicação da PROGRAD ou SEAD, aos departamentos, para identificação das demandas do próximo ano letivo; II) Através do Portal: ENSINO GRADUAÇÃO >> DEPARTAMENTO >> Informações Departamento >> Monitoria >> Solicitação de Bolsas: a. Número de bolsas (vagas) solicitadas para cada um dos respectivos semestres (2010/1 e 2010/2); b. Justificativa para a solicitação. Art. 6 As solicitações de Bolsa de Monitoria Aca dêmica do Colégio de Aplicação deverão ser solicitadas via ofício à PROGRAD no início de cada ano em janeiro. Parágrafo único os Departamentos, Comissões de Graduação e Colégio de Aplicação deverão observar o Ofício-Circular com Cronograma, publicado pela PROGRAD ou SEAD no mês de dezembro, no qual constam todas as informações imprescindíveis, procedimentos e prazos a serem cumpridos. Art. 7º As vagas para a Bolsa de Monitoria Acadêmica serão atribuídas anualmente, com cotas por semestres, aos Departamentos e Comissões de Graduação solicitantes, pela PROGRAD ou SEAD a partir da análise e avaliação da solicitação. Art. 8º O monitor poderá ter seu registro de monitoria cancelado ou excluído por motivo relevante, como o descumprimento das normas, a juízo da PROGRAD ou da SEAD ou do Departamento. Neste caso o procedimento deve ser realizado por meio do Portal: ENSINO GRADUAÇÃO >> DEPARTAMENTO >> Informações Departamento >> Monitoria >> Cadastro de Monitores. Art. 9º A efetividade do monitor se dará de forma automática, o que torna imprescindível o registro de faltas e desligamentos (finalização do registro de monitoria) no Portal ENSINO GRADUAÇÃO >> DEPARTAMENTO >> Informações Departamento >> Monitoria >> Registro de Ausências, na medida em que tais situações têm consequências no pagamento ou no não pagamento da Bolsa. Art. 10 As bolsas atribuídas aos Departamentos ou Comissões de Graduação que não forem aproveitadas nos prazos estabelecidos, serão remanejadas a critério da PROGRAD ou SEAD em novo período, a outros Departamentos ou Comissões de Graduação, em novo período.

3 Art. 11 A carga horária dos monitores no Programa de Monitoria Acadêmica é de 20 horas semanais, correspondentes a, no máximo, duas disciplinas registradas por Departamento, aosendo que o monitor poderá possuir somente um registro. Art. 12 O monitor exercerá atividades exclusivamente ligadas à(s) disciplina(s) a (às) qual(quais) está registrado no programa, sob orientação do professor responsável pela(s) mesma(s). Art. 13 Em nenhuma hipótese e sob qualquer pretexto será aceita a inclusão ou registro retroativo de aluno no Programa de Monitoria Acadêmica, em qualquer das modalidades, referente a ano(s) anterior (es). Art. 14 Em nenhuma hipótese e sob qualquer pretexto será aceita a inclusão ou registro retroativo de aluno no Programa de Monitoria, modalidade remunerada. Art. 15 Não será concedido registro no Programa de Monitoria Acadêmica, de aluno sem aproveitamento ou liberação nas disciplinas e atividades objeto de monitoria sob qualquer pretexto. Art. 16 Nas modalidades remuneradas, o direito de recebimento mensal do valor da Bolsa é proporcional aos dias efetivos de atividades desenvolvidas, no mês correspondente. Parágrafo único no registro de faltas será contabilizado um sábado para uma falta e um sábado e um domingo a partir de duas faltas, e assim sucessivamente. Art. 17 Caberá ao Departamento de Ensino coordenar as rotinas abaixo listadas, relativas à sua participação junto ao Programa de Monitoria: I) Divulgar, internamente no Departamento de Ensino ou Comissão de Graduação e comunidade acadêmica, o Cronograma (publicado em dezembro, para os procedimentos do ano seguinte) e todas as demais comunicações oriundas da PROGRAD e SEAD que envolvam o próprio Programa ou a participação em diferentes eventos acadêmicos da UFRGS. II) Publicar o Edital de Seleção Complementar contendo a convocatória para os candidatos ao Programa de Monitoria Acadêmica com antecedência mínima de 10 (dez) dias do início da seleção, complementando o Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica divulgado pela PROGRAD no início de cada edição. Da convocatória ou Edital de Seleção Complementar constarão: a. Local, data e horário da inscrição com a descrição da(s) disciplina(s) oferecida(s) no Portal do Aluno; b. Documentos exigidos, como cópia de histórico escolar e currículo vitae; c. Forma e sistemática da seleção: por prova e/ou entrevista, critérios de avaliação (desempenho escolar histórico escolar, maior nota em prova, entrevista, etc); forma de expressão do resultado da avaliação (numérica ou alfabética); critérios de desempate (maior pontuação na prova e/ou entrevista, ou melhor histórico). d. Local, data e horário da entrevista e/ou da prova. Parágrafo único a lista dos selecionados será publicada pela PROGRAD ou SEAD no site ou em data conforme os respectivos cronogramas.

4 III) Para proceder à seleção, serão designadas comissões compostas por três professores do Departamento pertencentes ao quadro permanente, por disciplina ou área de conhecimento, das quais deverá fazer parte o professor-orientador. IV) São de inteira responsabilidade do Departamento a elaboração, realização e cumprimento dos eventos acima descritos. V) As inscrições dos candidatos deverão ser realizadas no Portal: ENSINO GRADUAÇÃO >> ALUNO >> Informações Aluno >> Aluno >> Inscrições Monitoria. VI) Para inscrever-se no Programa de Monitoria o aluno deverá: a. Estar regularmente matriculado em Curso de Graduação da UFRGS, entre o segundo e o último semestre do curso; b. Comprovar aprovação na(s) disciplina(s) objeto da monitoria; c. Apresentar disponibilidade de tempo de 20 (vinte) horas semanais; d. Não possuir qualquer outro tipo de bolsa ou registro em programa de atividade voluntária. e. Não possuir débito com a Universidade. VII) A Chefia de Departamento deverá referendar os resultados da seleção, bem como os planos de atividades específicos para os monitores selecionados. VIII) Durante a seleção, o departamento deverá registrar no Portal: ENSINO GRADUAÇÃO >> DEPARTAMENTO >> Informações Departamento >> Monitoria >> Banca Examinadora, com as seguintes informações: a. A lista com os três professores integrantes da banca; b. Plano de atividades de cada monitor, contendo a carga horária que cada um realizará nos Estudos Dirigidos; c. Os alunos aptos, não aptos ou ausentes ; d. Ordem de seleção com a classificação ou a nota da banca IX) Incluir os monitores selecionados no Portal: ENSINO GRADUAÇÃO >> DEPARTAMENTO >> Informações Departamento >> Monitoria >> Cadastro de Monitores. Art. 18 Caberá aos Departamentos imprimir os TERMOS DE COMPROMISSO DE BOLSA DE MONITORIA, em uma via, e enviá-lo assinado e carimbado, no prazo máximo de 10 (dez) dias a contar da inclusão nos registro no sistema Graduação, à PROGRAD. Parágrafo único O Departamento que não cumprir o prazo acima estabelecido estará sujeito a ter seus registros de monitoria cancelados e à perda de suas Bolsas. Art. 19 Caberá à PROGRAD a homologação dos registros dos monitores, por meio dos Termos de Compromisso, e comunicá-la aos Departamentos. O aluno somente será considerado Monitor Acadêmico após essa homologação. Art. 20 A seleção dos monitores terá validade somente para o ano em que foi realizada. Art. 21 Ao final do período de vigência do Programa de Monitoria Acadêmica, o Departamento de Ensino deverá informar os conceitos dos monitores diretamente no Portal: ENSINO GRADUAÇÃO >> DEPARTAMENTO >> Informações Departamento >> Monitoria >> Apropriação de Conceitos, no cadastro de cada monitor, para fins de emissão de atestado e/ou certificado. I) Para direito ao certificado, a partir de 2010, o monitor deverá ter no mínimo 30 dias ininterruptos de registro no programa. II) Os registros com períodos inferiores há 10 (dez) dias, serão considerados registros inválidos e serão excluídos do Sistema Graduação, a qualquer tempo, pela PROGRAD.

5 III) Os certificados poderão ser obtidos através do Portal do Aluno com autenticação digital da mesma forma que os demais documentos. Art. 22 A exclusão do monitor ocorrerá nas seguintes situações, independente da modalidade em exercício: I) Por desligamento do curso; II) Não possuir vínculo com a graduação da UFRGS; III) Por abandono ou desistência própria da monitoria; IV) Pelo não cumprimento de qualquer uma das atribuições pertinentes à monitoria previstas em seu plano de atividade; V) Pelo descumprimento da Instrução Normativa e demais normas do Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS. Art. 23 A exclusão ou a finalização de registro do(s) monitor(es), decorrente de qualquer uma das situações acima listadas deverá ser registrada no Sistema Graduação obrigatoriamente pelo Departamento ou pela PROGRAD a qualquer tempo. Art. 24 O monitor excluído do Programa será substituído por outro aluno classificado no processo de seleção, por suplente ou na impossibilidade de se efetuar a substituição dessa forma, por novo processo seletivo. Parágrafo único O Departamento poderá efetuar apenas uma substituição por Bolsa (vaga) por semestre. Art. 25 O prazo máximo para a inclusão e registro de novos monitores no programa, é de 30 dias anteriores ao término do semestre, conforme Cronograma do Programa de Monitoria e o Calendário Acadêmico CAPÍTULO IV ATRIBUIÇÕES DO MONITOR Art. 26 São deveres e responsabilidades do monitor: I) Conhecer a Instrução Normativa do Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS e cumprir as obrigações que lhe competem; II) Auxiliar o(s) professor(es) em tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e trabalhos escolares; III) Auxiliar os alunos em sala de aula, ou em horários definidos, em pequenos grupos ou individualmente; IV) Auxiliar os professores na realização de trabalhos práticos e experimentais, compatíveis com o seu grau de conhecimento e experiência da disciplina; V) Facilitar o relacionamento entre os alunos e professor(es) na execução e melhoria do plano de ensino-aprendizagem; VI) Avaliar o andamento da disciplina do ponto de vista do aluno, apresentando sugestões ao(s) professor(es); VII) Participar efetivamente da elaboração do planejamento didático semestral da disciplina junto ao Professor Orientador; VIII) Realizar estudos teóricos sob a orientação do professor; IX) Realizar Estudos Dirigidos com a duração mínima de 04 horas semanais em locais e horários pré-determinados. Essas informações deverão estar ao alcance de todos os alunos, através de divulgação em salas de aula, murais e/ou páginas web; X) Participar das reuniões de integração acadêmica promovidas pelo departamento;

6 XI) Participar dos encontros e reuniões da Monitoria promovidos pela PROGRAD ou SEAD, bem como participar de outros eventos relacionados à Graduação. Os monitores vinculados à SEAD deverão participar dos programas de capacitação em EAD, sendo facultativo aos monitores PROGRAD; XII) Apresentar ao(s) professor(es) orientador(es), quando for o caso, proposta de seu desligamento do Programa, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias. XIII) Informar ao Departamento no Portal no momento da inscrição para seleção de monitoria o número da agência e conta corrente bancária (não pode ser conta conjunta nem poupança) junto ao Banco do Brasil, banco conveniado com o Programa de Monitoria Acadêmica. Art. 27 É vedado ao monitor: I) Ministrar aulas na disciplina em substituição ao docente responsável pela mesma; II) Supervisionar atividades de estágio; III) Realizar atividades de monitoria incompatíveis com o horário das disciplinas em que o aluno estiver matriculado e em outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. IV) Possuir outro tipo de bolsa ou atividade acadêmica voluntária de graduação, de pesquisa e de extensão. CAPÍTULO V ATRIBUIÇÃO DO PROFESSOR ORIENTADOR Art. 28 São atribuições do professor orientador: I) Participar da elaboração do plano de atividades específicas de monitoria (definição das atividades, cronograma e carga horária), em conformidade com a presente Instrução Normativa; II) Participar do processo de seleção dos monitores; III) Elaborar um planejamento didático em conjunto com seu(s) monitor(es) e de acordo com o item I; IV) Orientar e assistir o monitor em suas atividades específicas, fornecendo-lhe subsídios ao desenvolvimento das mesmas acompanhando o cumprimento dos seus deveres a sua formação; V) Participar das atividades do Programa de Monitoria Acadêmica promovidas pela PROGRAD ou SEAD; VI) Promover ou participar de reuniões de integração dos monitores do Departamento. VII) Organizar, com o monitor, horário de trabalho que garanta prática conjunta de monitoria com a parte acadêmica; VIII) Controlar a freqüência do monitor às atividades. CAPÍTULO VI ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO Art. 29 O acompanhamento e avaliação do Programa de Monitoria serão efetuados nos seguintes níveis: I) Avaliação do trabalho de monitoria na disciplina, realizado pelo professor-orientador e pelo monitor, tendo como base o plano de atividades; II) Avaliação do Programa de Monitoria Acadêmica, junto aos respectivos Departamentos de Ensino, apontando os objetivos alcançados, as dificuldades encontradas, expectativas eventualmente superadas, sugestões, críticas; seja do departamento ou em relação à orientação da PROGRAD ou SEAD.

7 III) Avaliação do Programa de Monitoria Acadêmica pela PROGRAD ou SEAD em encontros específicos, reuniões e atividades dos monitores proporcionadas pela PROGRAD ou SEAD. Art 30 Fica revogada a Instrução Normativa 02/2008 PROGRAD. Porto Alegre, 10 de dezembro de Valquiria Linck Bassani Pró-Reitora de Graduação Prof Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação à Distância

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 O Departamento de Ciências Administrativas da Escola de Administração

Leia mais

FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD

FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD 1. O que é o Programa de Monitoria? O Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS foi aprovado pela Instrução Normativa nº 02/2011 PROGRAD. A Instrução Normativa, através do

Leia mais

Servidor > Ensino de Graduação > Departamento > Informações do Departamento > Monitoria > Solicitações de Bolsas.

Servidor > Ensino de Graduação > Departamento > Informações do Departamento > Monitoria > Solicitações de Bolsas. FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD 1. O que é o Programa de Monitoria? O Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS aprovado pela Instrução Normativa nº 03/2013 PROGRAD. A Instrução Normativa, através do Art.

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 1. Quais são os requisitos para obtenção de bolsa monitoria? a) o discente deve estar regularmente matriculado no período letivo em

Leia mais

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária

Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária Regulamento do Programa de Monitoria Voluntária CAPÍTULO I NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º A Monitoria, prevista na Lei nº 9.394/96 e regulamentada pelo Decreto nº 85.862/81, é um espaço de ensino-aprendizagem

Leia mais

EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP

EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP EDITAL Nº 79/2017 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1. Curso de Farmácia

Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1. Curso de Farmácia Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Rua Sarmento Leite, 500 (3 andar) CEP 90050-170 Porto Alegre, RS/Brasil Email:fisiol@ufrgs.br page: www.ufrgs.br/fisiologia Fone: (51)

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ

PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ PROGRAMA DE MONITORIA DA FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA Artigo 1º - O Programa de Monitoria, mantido pela Faculdade de Medicina de Itajubá,

Leia mais

EDITAL N.º 044/2016 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP

EDITAL N.º 044/2016 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estão abertas as inscrições para a seleção

Leia mais

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia

Faculdade Adventista da Bahia. Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Faculdade Adventista da Bahia Regulamento de Monitoria Acadêmica Fisioterapia Cachoeira BA Abril de 2011 Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o Programa de Monitoria

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA Campinas 2012 REGULAMENTO CAPÍTULO I DAS

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 Capítulo

Leia mais

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias.

b) possuir carga horária disponível para a realização das atividades do Programa; c) ser professor da disciplina no período vigente das monitorias. EDITAL Nº 03/2016 - CONSEPE A Direção da Faculdade Herrero torna públicos os procedimentos e normas para inscrição e seleção de Monitores 2016/2. Este Edital está em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 11/2010

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA Aprovado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão NUPEX/FIS através da Decisão nº 02/2014 de 20 de fevereiro de 2014. Serra Talhada, 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA MONITORIA...

Leia mais

EDITAL 05/2017 PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACTUM

EDITAL 05/2017 PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACTUM EDITAL 05/2017 PROGRAMA DE MONITORIA DISCENTE DE ENFERMAGEM DA FACULDADE FACTUM A Direção de Ensino da Faculdade FACTUM, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente edital, em que estão

Leia mais

EDITAL Nº 02/2019 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA À DISTÂNCIA

EDITAL Nº 02/2019 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA À DISTÂNCIA EDITAL Nº 02/2019 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA À DISTÂNCIA O Colégio de Aplicação e a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO/MONITORIA CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS

PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO/MONITORIA CAPÍTULO I - DEFINIÇÃO CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO/MONITORIA REGULAMENTA E ESTABELECE CRITÉRIOS PARA O PROGRAMA APOIO PEDAGÓGICO OU MONITORIA PERTENCENTE AO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NORMATIZADO PELA INSTRUÇÃO NORMATIVA

Leia mais

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma:

O Processo seletivo seguirá o disposto no seguinte cronograma: SELEÇÃO PARA MONITOR DE ENSINO COM BOLSA EDC A63 Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II Tendo em vista o disposto nas Resoluções nº 06/2012 e nº 07/2017, ambas do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE-UFBA),

Leia mais

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Guarapuava Diretoria de Graduação e Educação Profissional VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO

REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA DA FACULDADE HERRERO CAPÍTULO I DO CONCEITO, DAS FINALIDADES E DA GESTÃO Art. 1º. A monitoria tem como objetivo o desenvolvimento de atividades formativas

Leia mais

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante.

2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 2º A monitoria remunerada por bolsa não gera nenhum vínculo empregatício entre o IFPE e o estudante. 3º O estudante-monitor deverá assinar um Termo de Compromisso específico à atividade de monitoria. Art.4º

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA- Aprovado pela Resolução PRG Nº12, de 18 de maio de CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA- Aprovado pela Resolução PRG Nº12, de 18 de maio de CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA- Aprovado pela Resolução PRG Nº12, de 18 de maio de 2018. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º. Complementar a formação acadêmica do aluno, na área de seu maior interesse.

Leia mais

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Faculdade Senai de Tecnologia de Santos REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO BOLSA PARCIAL DE ESTUDOS PARA MONITORIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º A monitoria consiste em atividades de apoio à ação docente, realizadas pelos alunos com a finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares

REGULAMENTO DE MONITORIA. CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares F a c u l d a d e d e R e a b i l i t a ç ã o d a A S C E - F R A S C E REGULAMENTO DE MONITORIA CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art.1º A Monitoria constitui-se em mais um espaço de aprendizagem

Leia mais

Edital Interno Nº 02/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa 2018

Edital Interno Nº 02/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS R. Basílio da Gama, s/n Canela, Salvador-Bahia CEP: 40.110-150 Tels.: (71) 3283-7722 7723 7720 E-mails: nut03@ufba.br

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA JUIZ DE FORA 2015

Leia mais

EDITAL N.º 001 EDITAL DE SELEÇÃO: PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO SUPERIOR CST EM REDES DE COMPUTADORES

EDITAL N.º 001 EDITAL DE SELEÇÃO: PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO SUPERIOR CST EM REDES DE COMPUTADORES EDITAL N.º 001 EDITAL DE SELEÇÃO: PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO SUPERIOR CST EM REDES DE COMPUTADORES A Coordenação do Curso CST em Redes de Computadores da Faculdade de Macapá, no uso de suas atribuições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 004/2011 CONSUNI/CGRAD Institui o Programa de Monitorias no âmbito da UFFS e dá outras providências. A Câmara de Graduação do Conselho Universitário CGRAD/CONSUNI, da Universidade Federal

Leia mais

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa

Edital Interno Nº 01/2018 Seleção para Monitoria com Bolsa UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS R. Basílio da Gama, s/n Canela, Salvador-Bahia CEP: 40.110-150 Tels.: (71) 3283-7722 7723 7720 E-mails: nut03@ufba.br

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo Diretoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo Diretoria de Graduação e Educação Profissional PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA MODALIDADE EaD DA UTFPR EDITAL 017/2015

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange REGULAMENTO INICIAÇÃO CIENTÍFICA Campinas 2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SETORIAL DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 59/2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SETORIAL DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 59/2009 RESOLUÇÃO Nº 59/2009 Altera o Programa de Monitoria. O Conselho Setorial de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que foi deliberado na reunião

Leia mais

EDITAL Nº 064/2018 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP

EDITAL Nº 064/2018 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP EDITAL Nº 064/2018 PROJETO DE APOIO SOCIAL E PEDAGÓGICO DA UNIPAMPA PASP O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que estão abertas as

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAD/UNESPAR. Inscrição e Seleção de Projetos de Docentes ao Programa de Monitoria Acadêmica Voluntária da UNESPAR

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAD/UNESPAR. Inscrição e Seleção de Projetos de Docentes ao Programa de Monitoria Acadêmica Voluntária da UNESPAR EDITAL Nº 001/2018 PROGRAD/UNESPAR Inscrição e Seleção de Projetos de Docentes ao Programa de Monitoria Acadêmica Voluntária da UNESPAR A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual

Leia mais

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 1 EDITAL TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 2/2018 MONITORIA VOLUNTÁRIA CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O Diretor da Faculdade Murialdo, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 01/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS

EDITAL INTERNO Nº 01/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS EDITAL INTERNO Nº 01/2019 SELEÇÃO PARA BOLSA MONITORIA EM PROJETOS ACADÊMICOS A Chefia do Departamento de Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições

Leia mais

FACER FACULDADES FACULDADE DE JARAGUÁ PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

FACER FACULDADES FACULDADE DE JARAGUÁ PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA FACER FACULDADES FACULDADE DE JARAGUÁ PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA INTRODUÇÃO O exercício da Monitoria constitui-se em uma atividade de grande relevância, especialmente, por estimular no aluno de graduação

Leia mais

PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO

PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL Secretaria Executiva dos Conselhos Superiores SECS/UFAL RESOLUÇÃO Nº 55/2008-CONSUNI/UFAL, de 10 de novembro de 2008. APROVA NORMAS QUE DISCIPLINAM O PROGRAMA DE MONITORIA

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 04/2018 APOIO À COMISSÃO DE EVASÃO E RETENÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 04/2018 APOIO À COMISSÃO DE EVASÃO E RETENÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CHAMADA INTERNA PROGRAD Nº 04/2018 APOIO À COMISSÃO DE EVASÃO E RETENÇÃO A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, com base no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, torna pública

Leia mais

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo

Programa de Monitoria 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo EDITAL N 0 05/2018 DE 20 DE MARÇO DE 2018 Edital de Monitoria Voluntária Fluxo Contínuo O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Campus Canoas, no

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I. Das Disposições Preliminares REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art.1º. A presente Resolução fixa as diretrizes do Programa de Monitoria da Faculdade da Região Sisaleira - FARESI. Art. 2º. O

Leia mais

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I

EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I EDITAL 079/2017 de 11 de agosto de 2017 MONITORIA VOLUNTÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS I A Coordenação do Curso de Medicina Veterinária, no uso de suas

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPEX Nº 015/2011 Teresina, 13 de maio de 2011.

RESOLUÇÃO CEPEX Nº 015/2011 Teresina, 13 de maio de 2011. RESOLUÇÃO CEPEX Nº 015/2011 Teresina, 13 de maio de 2011. Revoga a Resolução CEPEX 002/2010 e fixa normas para o Programa de Monitoria na graduação, da Universidade Estadual do Piauí. O Reitor e Presidente

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/Reitoria/CNPq/UNESP 2018/2019 EDITAL 04/2018 PROPe A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, com vistas à seleção

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA APLICÁVEL A SELEÇÃO DE DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UNIFEG 2014 Página 1 de 9 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DA MONITORIA... 3

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS Porto Velho - RO Sumário JUSTIFICATIVA... 3 DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA DE MONITORIA... 3 DAS ATRIBUIÇÕES DO MONITOR:... 3 O PROCESSO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014. Assunto: Programa de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD Senhor(a) Coordenador(a) de Comissão de Graduação: Senhor(a) Chefe de Departamento:

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ESTATÍSTICA

COLEGIADO DO CURSO DE ESTATÍSTICA COLEGIADO DO CURSO DE ESTATÍSTICA EDITAL N 006/2018 PROJETO DE ENSINO INSCRIÇÃO PARA BOLSISTAS O Colegiado do Curso de Estatística, no uso de suas atribuições, considerando o disposto na Resolução Nº 35/2017

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO AO ENSINO/APRENDIZAGEM /APRENDIZAGEM EDITAL DE MONITORIA DE Aprendizagem Avançada 2018.1 A Universidade Potiguar UnP, através do setor de Qualidade Acadêmica, torna público o presente Edital e convida o seu corpo discente a

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA Nº 05

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA Nº 05 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E CIVIL EDITAL DE MONITORIA Nº 05 A Direção Geral e de Graduação torna público o presente Edital de Concurso Público composto de

Leia mais

EDITAL N.º 001/2019 EDITAL DE SELEÇÃO: PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

EDITAL N.º 001/2019 EDITAL DE SELEÇÃO: PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL N.º 001/2019 EDITAL DE SELEÇÃO: PROGRAMA DE MONITORIA DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO A Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Macapá, no uso de suas atribuições regimentais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE GASTRONOMIA Manaus -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 037/2018 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO (DCAD) A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A monitoria é entendida pela Faculdade Social da Bahia (FSBA) como instrumento para melhoria do ensino nos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 123/2016

RESOLUÇÃO Nº 123/2016 RESOLUÇÃO Nº 123/2016 Altera o Programa de Monitoria. O Conselho Setorial de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que foi deliberado na reunião

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1418 Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Medianeira Diretoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA DE MONITORIA DA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 057/2018 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA OUVIDORIA/UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL PROEX N 057/2018 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA OUVIDORIA/UFRA EDITAL PROEX N 057/2018 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA OUVIDORIA/UFRA A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), por meio da Ouvidoria, torna pública a abertura de processo seletivo

Leia mais

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio

Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio Edital 07/PROPe PIBIC Ensino Médio A (PROPe) torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando a seleção de candidatos às bolsas de Iniciação Científica Ensino Médio (PIBIC Ensino Médio)

Leia mais

III - DAS VAGAS E DO PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES

III - DAS VAGAS E DO PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES OS-03/SR-1/04 01/05 I - FINALIDADE A presente Ordem de Serviço tem como finalidade regulamentar a operacionalização do Programa de Monitoria, em conformidade com o que determinam as normas vigentes no

Leia mais

Art. 1º APROVAR o Programa de Bolsas de Extensão do IFFluminense, constante no Anexo I desta Resolução.

Art. 1º APROVAR o Programa de Bolsas de Extensão do IFFluminense, constante no Anexo I desta Resolução. RESOLUÇÃO Nº 036/2016 Campos dos Goytacazes, 11 de março de 2016 O Presidente do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense, no uso das atribuições que lhe foram

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DIRETORIA DE ENSINO EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O 1º SEMESTRE DE 2017 COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUIMICA DO PONTAL A Pró-Reitoria

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA / CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO EDITAL N 001/2019 PROJETO DE ENSINO INSCRIÇÃO PARA BOLSISTAS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA / CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO EDITAL N 001/2019 PROJETO DE ENSINO INSCRIÇÃO PARA BOLSISTAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA / CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO EDITAL N 001/2019 PROJETO DE ENSINO INSCRIÇÃO PARA BOLSISTAS O Departamento de Matemática, no uso de suas atribuições, considerando

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2014

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2014 UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE MONITORIA 2014 A Reitoria de da Universidade de Mogi das Cruzes, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital, que

Leia mais

EDITAL MONITORIA 2017/2

EDITAL MONITORIA 2017/2 EDITAL MONITORIA 2017/2 Edital de Seleção para o Programa de Monitoria Acadêmica do Curso de Serviço Social da Faculdade Metropolitana de Manaus- FAMETRO Nº. 7 de 2017/1. A Direção Geral da Faculdade Metropolitana

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ÓBIDOS EDITAL 02/2018 de 27 de abril de 2018 SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA 2017

EDITAL Nº PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE EXTENSÃO E CULTURA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES EDITAL Nº

Leia mais

CAPÍTULO I Da Identificação e Finalidade

CAPÍTULO I Da Identificação e Finalidade CAPÍTULO I Da Identificação e Finalidade Art. 1º - Este Regulamento estabelece normas gerais para a política de organização e desenvolvimento da atividade de Monitoria no Curso de Bacharelado em Direito

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA

REGULAMENTO DE MONITORIA REGULAMENTO DE MONITORIA Ituiutaba/MG 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS... 03 CAPÍTULO II DOS REQUISITOS... 03 CAPÍTULO III DAS ATRIBUIÇÕES E OBRIGAÇÕES... 03 CAPÍTULO IV DA FORMA DE MONITORIA,

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 004/207, DE 02 DE FEVEREIRO DE 207 PROCESSO SELETIVO BOLSA TUTORIA/CURSOS SUPERIORES IFMG Campus São João Evangelista O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

Art.3º - Esta Resolução entra em vigor nesta data.

Art.3º - Esta Resolução entra em vigor nesta data. RESOLUÇÃO N 10/2013/CONSUP/IFAP, DE 29 DE OUTUBRO DE 2013. Aprova o PROGRAMA MONITORIA no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP. O PRESIDENTE DO DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

EDITAL N.º 118/2013. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UniSantos)

EDITAL N.º 118/2013. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UniSantos) EDITAL N.º 118/2013 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UniSantos) A Pró-Reitora Acadêmica da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS - UniSantos, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIVISÃO DE ESTÁGIO EDITAL N 008/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DIVISÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DCAD/UFRA A

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA FAMESC

REGIMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA FAMESC REGIMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA FAMESC Bom Jesus do Itabapoana - RJ 2017 REGIMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA FAMESC Capítulo I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º O presente Regimento estabelece as finalidades,

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 017/2017, DE 28 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO BOLSA TUTORIA/CURSOS SUPERIORES IFMG Campus São João Evangelista O DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DO INSTITUTO

Leia mais

REGULAMENTO PARA MONITORIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UFG

REGULAMENTO PARA MONITORIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UFG REGULAMENTO PARA MONITORIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL DA UFG Este Regulamento tem como objetivo normalizar a seleção e os demais procedimentos relacionados ao desenvolvimento das atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190

RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CEPEC Nº 1190 Cria o Programa de Monitoria da UFG, fixa os objetivos e estabelece as estruturas de funcionamento da Monitoria na UFG, e

Leia mais

LABORATÓRIO RÁDIO EDITAL N. º 008/2013. (alunos a partir do 2º período de jornalismo)

LABORATÓRIO RÁDIO EDITAL N. º 008/2013. (alunos a partir do 2º período de jornalismo) CONCURSO DE MONITORIA LABORATÓRIO RÁDIO EDITAL N. º 008/2013 (alunos a partir do 2º período de jornalismo) I. DAS VAGAS, BOLSA DE MONITORIA, REGIME JURÍDICO E CARGA HORÁRIA. 1- Número de vagas: 02(duas)

Leia mais

Art. 1º - Aprovar as alterações na Norma de Monitoria da Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE.

Art. 1º - Aprovar as alterações na Norma de Monitoria da Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE. 1 Resolução CONSUNI: Nº. 014/2016 Aprova as alterações na Norma de Monitoria da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE, em

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA SELEÇÃO DE MONITORES Edital nº 04/2019

PROGRAMA DE MONITORIA SELEÇÃO DE MONITORES Edital nº 04/2019 PROGRAMA DE MONITORIA SELEÇÃO DE MONITORES Edital nº 04/2019 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Jequié, por meio da Gestão da Assistência Estudantil, torna público o

Leia mais

Edital n 55 /2017 TORNAR PÚBLICA

Edital n 55 /2017 TORNAR PÚBLICA Edital n 55 /2017 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA VAGA REMANESCENTE DE PROJETO DO PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA ACADÊMICA (PIPA) A Presidente da, no uso de suas atribuições legais e com base em diretrizes

Leia mais

ESCOLAS TÉCNICAS SENAI BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS SENAI BA. Salvador

ESCOLAS TÉCNICAS SENAI BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS SENAI BA. Salvador ESCOLAS TÉCNICAS SENAI BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DOS CURSOS TÉCNICOS SENAI BA Salvador 2016 1 CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º. O presente Regulamento estabelece as finalidades, objetivos, atribuições

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO: Anteriormente denominado Programa de Monitoria,

Leia mais

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I.

Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. Edital 042/2018 de 11 de abril de 2018 Seleção de Monitoria Voluntaria das Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I. A IMED torna público os critérios de seleção de acadêmicos para monitoria voluntária.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS- CCL Coordenação do Curso de Letras REGULAMENTO DE MONITORIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1 o A Monitoria no Centro de Comunicação e Letras (CCL) será regida por este regulamento e corresponderá ao conjunto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA N 190, DE 02 DE JUNHO DE 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA N 190, DE 02 DE JUNHO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA N 190, DE 02 DE JUNHO DE 2017. O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

DAMÁSIO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 02/2018 DE 06 DE JULHO DE 2018

DAMÁSIO PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 02/2018 DE 06 DE JULHO DE 2018 DAMÁSIO PROGRAMA DE MONITORIA 2018.2 EDITAL Nº 02/2018 DE 06 DE JULHO DE 2018 A Coordenação Geral Acadêmica juntamente com a Coordenadoria de Apoio e Suporte ao Aluno (CASA) torna público que, no período

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO CIÊNCAS AGRÁRIAS /CAMPUS BELÉM EDITAL Nº 10/2018-ICA/BELÉM

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO CIÊNCAS AGRÁRIAS /CAMPUS BELÉM EDITAL Nº 10/2018-ICA/BELÉM INSTITUTO CIÊNCAS AGRÁRIAS /CAMPUS BELÉM EDITAL Nº 10/2018-ICA/BELÉM PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DAS DISCIPLINAS DE AGRICULTURA GERAL E CULTURAS INDUSTRIAIS I A Universidade Federal Rural da Amazônia

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA UTFPR

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DA UTFPR Resolução nº 15/09 COEPP, de 13 de março

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 070/2014 DE 05

Leia mais

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-004/2017

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE EDITAL ATAc/IFSC-004/2017 INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PAE 2º. SEMESTRE DE 2017 Av. Trabalhador são-carlense, 400 / 13566-590 EDITAL ATAc/IFSC-004/2017 A Presidência da Comissão Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PIAA Nº 00XX/2018

COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PIAA Nº 00XX/2018 COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA PIAA Nº 00XX/2018 Programa Institucional de Apoio Acadêmico PIAA Projeto de Nivelamento em Matemática Básica O coordenador do Projeto

Leia mais

EDITAL Nº 01 MONITORIA VOLUNTÁRIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATIVIDADE DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 01 MONITORIA VOLUNTÁRIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATIVIDADE DE EXTENSÃO EDITAL Nº 01 MONITORIA VOLUNTÁRIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ATIVIDADE DE EXTENSÃO Em consonância com o disposto nos Regulamentos de Monitorias das Faculdades Metropolinas Unidas (FMU), da Universidade Anhembi

Leia mais