UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de 2014."

Transcrição

1 Ofício Circular n.º 024/2014 Porto Alegre, 28 de novembro de Assunto: Programa de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD Senhor(a) Coordenador(a) de Comissão de Graduação: Senhor(a) Chefe de Departamento: CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2015/1 Encaminhamos o Cronograma de Atividades do Programa de Monitorias Acadêmicas do semestre 2015/1. A partir deste semestre, as informações sobre as Redistribuições Mensais estarão unificadas neste documento. Pedimos atenção aos prazos e às informações. Solicitamos ampla divulgação junto aos docentes e discentes de sua Unidade: Datas Eventos Solicitação de bolsas nas Modalidades da PROGRAD (Presencial e 01 a 18/12 Voluntária) e da SEAD (Disciplina presencial, Disciplina a distância e Utilizando ferramentas EAD) indicando a quantidade total desejada. (1) Análise da solicitação de Bolsas pela PROGRAD e pela SEAD 19/12 a 02/01 (Critérios de análise: ocupação das bolsas em 2014/2 e a justificativa indicada no Sistema quando da Solicitação das Bolsas). (2) 06/01 Divulgação da Concessão de bolsas. Período para os Deptos./COMGRADs cadastrarem as disciplinas a serem oferecidas no Sistema de Monitoria para o Processo de Seleção 07 a 13/01 (na opção Ajuste de Disciplinas Oferecidas ), com base na concessão de bolsas. Cadastrar também as disciplinas para as quais serão oferecidas Monitorias Voluntárias. (3) Publicação dos Editais de Seleção pelos Deptos./COMGRADs, indicando as modalidades (inclusive Monitorias Voluntárias), requisitos 14 a 23/01 específicos, datas e locais da Seleção. Sugere-se divulgar essas informações no site do Depto./COMGRAD e/ou através de cartazes nos pontos de maior circulação e/ou enviar s aos alunos.

2 26/01 a 06/02 Inscrição dos alunos interessados em todas as modalidades de monitorias, inclusive a Voluntária, no Portal do Aluno. 09 a 18/02 Seleção de Monitores e cadastramento das Bancas Examinadoras pelos Deptos./COMGRADs (4). 19 a 27/02 Cadastramento dos Monitores selecionados no sistema de Monitoria com a emissão dos Termos de Compromisso. 02/03 Início oficial das atividades dos monitores. Até 16/03 Data limite para os Deptos./COMGRADs enviarem à PROGRAD os Termos de Compromisso assinados (envio obrigatório de 01 via). (5) 11/07 Término oficial das atividades dos monitores no semestre 2015/1. (1) No momento da Solicitação das bolsas via sistema de Monitoria não será possível indicar as disciplinas, pois no mesmo prazo estará ocorrendo o Oferecimento de Turmas via SISGRAD, sendo que estas informações no sistema são relacionadas. Desta forma, não será obrigatória a indicação das disciplinas. (2) No momento da Solicitação de bolsas, o Depto./COMGRAD deverá indicar a justificativa que explicite as reais necessidades de bolsas: disciplinas com elevado índice de reprovação, disciplinas teórico-práticas ou práticas, dentre outras particularidades. Nominar as disciplinas no campo Justificativa. (3) Monitorias Voluntárias A utilização de bolsas de Monitoria Voluntária é livre, não sendo necessário solicitar vagas à PROGRAD/SEAD. O cadastro de monitores voluntários pode ser realizado pelos Deptos./Comgrads durante todo o semestre, mesmo fora dos prazos do Cronograma de Atividades. (4) Quando da Seleção dos Monitores, os Deptos./COMGRADs devem OBRIGATORIAMENTE classificar todos os alunos inscritos, na opção Banca Examinadora, informando sua situação: Apto, Inapto, Ausente, Desistiu. É importante que o aluno seja comunicado através da ferramenta enviar , constante na opção Banca Examinadora. (5) Termos de Compromisso A partir de 2015/1 os Deptos./COMGRADs que tiverem monitores cadastrados sem Termo de Compromisso enviado à PROGRAD no prazo estipulado, serão chamados à responsabilidade pela não formalização do vínculo do estudante no Programa de Monitorias. REDISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE MONITORIA NÃO OCUPADAS As bolsas concedidas pela PROGRAD/SEAD e não ocupadas pelos Deptos./COMGRADs serão recolhidas e redistribuídas mensalmente, com o objetivo de otimizar sua utilização e, com isso, qualificar o apoio à Graduação.

3 MARÇO/ABRIL Datas Evento 11 a 13/03 Solicitação de bolsas complementares de monitoria para março/abril. (6) 16/03 Recolhimento das bolsas não ocupadas 19/03 Divulgação dos resultados da Redistribuição de bolsas de Monitoria, via Sistema de Monitoria. 20/03 Deptos./COMGRADs devem verificar as bolsas concedidas (via Sistema de Monitoria, na opção Solicitação de Bolsas de Monitoria ) e cadastrar as disciplinas em que serão abertas seleções de monitores. (7) 23 a 27/03 Inscrição dos alunos nas disciplinas oferecidas pelos Deptos./COMGRADs, via Portal do Aluno. (8) 30/03 a 02/04 Seleção e Cadastro pelos Deptos./COMGRADs dos monitores selecionados, via Sistema de Graduação. Até 15 dias após Data limite para os Deptos./COMGRADs enviarem à PROGRAD o cadastro do os Termos de Compromisso assinados (envio obrigatório de 01 monitor via). (9) (6) Os Deptos./COMGRADs interessados em bolsas complementares devem enviar indicando a modalidade de interesse para monitoria@prograd.ufrgs.br (PROGRAD) se modalidade de Monitoria Presencial Acadêmica ou para monitoria.ead@sead.ufrgs.br (SEAD) se modalidades de Monitoria à Distância. O critério de atendimento às solicitações será baseado na ocupação dos meses anteriores. (7) Nas opções Ajuste de disciplinas oferecidas e Confirmação de disciplinas. Importante: as disciplinas em que não serão selecionados monitores devem ser bloqueadas na opção Confirmação de disciplinas. (8) Sugerimos que os Deptos./COMGRADs divulguem amplamente essa seleção aos discentes. (9) Termos de Compromisso A partir de 2015/1 os Deptos./COMGRADs que tiverem monitores cadastrados sem Termo de Compromisso enviado à PROGRAD no prazo estipulado, serão chamados à responsabilidade pela não formalização do vínculo do estudante no Programa de Monitorias.

4 MAIO Datas Evento 28 a 30/04 Solicitação de bolsas complementares de monitoria para março/abril. (6) 04/05 Recolhimento das bolsas não ocupadas 07/05 Divulgação dos resultados da Redistribuição de bolsas de Monitoria, via Sistema de Monitoria. 08/05 Deptos./COMGRADs devem verificar as bolsas concedidas (via Sistema de Monitoria, na opção Solicitação de Bolsas de Monitoria ) e cadastrar as disciplinas em que serão abertas seleções de monitores. (7) 11 a 15/05 Inscrição dos alunos nas disciplinas oferecidas pelos Deptos./Comgrads, via Portal do Aluno. (8) 18 a 22/05 Seleção e Cadastro pelos Deptos./COMGRADs dos monitores selecionados, via Sistema de Graduação. Até 15 dias após Data limite para os Deptos./COMGRADs enviarem à PROGRAD o cadastro do os Termos de Compromisso assinados (envio obrigatório de 01 monitor via). (9) (6) Os Deptos./COMGRADs interessados em bolsas complementares devem enviar indicando a modalidade de interesse para monitoria@prograd.ufrgs.br (PROGRAD) se modalidade de Monitoria Presencial Acadêmica ou para monitoria.ead@sead.ufrgs.br (SEAD) se modalidades de Monitoria à Distância. O critério de atendimento às solicitações será baseado na ocupação dos meses anteriores. (7) Nas opções Ajuste de disciplinas oferecidas e Confirmação de disciplinas. Importante: as disciplinas em que não serão selecionados monitores devem ser bloqueadas na opção Confirmação de disciplinas. (8) Sugerimos que os Deptos./COMGRADs divulguem amplamente essa seleção aos discentes. (9) Termos de Compromisso A partir de 2015/1 os Deptos./Comgrads que tiverem monitores cadastrados sem Termo de Compromisso enviado à PROGRAD no prazo estipulado, serão chamados à responsabilidade pela não formalização do vínculo do estudante no Programa de Monitorias.

5 JUNHO Neste mês, não ocorrerá Redistribuição de bolsas de monitoria não ocupadas por não haver tempo hábil. Encerra-se em 11/06 o período para cadastro de novos monitores (30 dias antes do término do semestre, que será em 11/07). ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: Solicitamos atenção quanto ao aspecto pedagógico do Programa de Monitorias Acadêmicas da UFRGS que visa proporcionar um espaço de aprendizagem contribuindo para a qualidade da formação dos estudantes de graduação, por meio da intervenção dos monitores nos processos pedagógicos, bem como criar condições de aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente (Art. 1º Instrução Normativa 03/ PROGRAD/SEAD). Dessa forma, os monitores devem ser envolvidos no apoio à aprendizagem dos alunos, no desenvolvimento de práticas e experiências pedagógicas, criar espaços alternativos para viabilizar aprendizagens, oferecer auxílio para a compreensão de conteúdos e de atividades práticas aos discentes (Art. 2º Instrução Normativa 03/2013 PROGRAD/SEAD). Somente casos excepcionais devem ser cadastrados manualmente via PROGRAD/SEAD através de processo administrativo. São considerados Casos Excepcionais: - Quando o aluno não cursou a disciplina que está interessado em atuar como monitor (logo não consegue inscrever-se via Portal do Aluno), mas está matriculado no semestre corrente na mesma disciplina; - Alunos que estão cursando uma disciplina que está sendo oferecida pela primeira vez Cursos novos ou disciplina novas a partir de alterações curriculares; - Alunos que estão cursando disciplina de último semestre, mas já estão matriculados nesta no semestre corrente. Início das atividades de Monitoria Os alunos devem iniciar suas atividades na monitoria somente após seu cadastro no Sistema (realizado pelo Depto./COMGRAD) com emissão e assinatura do Termo de Compromisso. Não serão realizados pagamentos retroativos. Lembramos que o prazo máximo para cadastramento de monitor é de 30 dias antes do término do semestre letivo, pois com menos de 30 dias de atividade o monitor não faz jus ao certificado. Cadastro retroativo de Monitores O Sistema de Monitorias permite aos Deptos./COMGRADs o cadastro retroativo de monitores dentro do mês corrente. Não será realizado pela PROGRAD/SEAD cadastro retroativo referente a meses anteriores. Interrupção da Monitoria no Sistema antes do término do semestre duas situações de interrupção da Monitoria são possíveis:

6 - Finalização quando o aluno já iniciou a monitoria: o Depto./COMGRAD deve acessar no Sistema de Monitoria a opção Editar Monitores Cadastrados e alterar a Data Fim, registrando a data de término da bolsa; - Finalização quando o aluno não iniciou a monitoria: o Depto./Comgrad deve acessar no Sistema de Monitoria a opção Editar Monitores Cadastrados, realizando o cancelamento da monitoria, em opção específica para tal. Cancelando a ocupação, o aluno não poderá emitir Certificado. Este processo é irreversível via Sistema. Avaliação do Monitor - Lembramos que, após o término da Monitoria, o Professor Orientador deve lançar o Conceito de Avaliação do Monitor via Portal do Servidor para que o aluno possa emitir Certificado. Acumulação de Bolsa na UFRGS Não é permitida a acumulação de bolsas na UFRGS, remuneradas ou voluntárias. Quanto às Monitorias, a Instrução Normativa 03/2013- PROGRAD/SEAD e a Instrução Normativa 02/2014-Monitorias Indígenas regulamentam a questão. A única exceção existente se refere à Resolução CEPE 29/2009 que versa sobre os Estágios Não Obrigatórios: art Será permitido ao aluno acumular o estágio não obrigatório e no máximo duas bolsas/auxílios financeiros desde que uma das bolsas/auxílios seja de assistência. (Alterado pela Res. nº 48/2014). Sugerimos que incluam essa informação nos Editais de Seleção dos Monitores, divulgando a legislação pertinente, a fim de otimizar os processos. Alteração de Dados Bancários - As alterações necessárias devem ser feitas pelo Depto./COMGRAD diretamente no Sistema de Monitorias, na opção: Editar Monitores Cadastrados. Atualização do do Depto./Comgrad Os endereços de s devem ser atualizados no Sistema UFRGS para recebimento de mensagens da PROGRAD/SEAD. Essa atualização deve ser feita via Sistema de Recursos Humanos. Quem acessa comumente essa ferramenta é o Assessor da Unidade. Pagamentos: - O pagamento será efetivado até o 10º dia útil do mês subsequente. - Os pagamentos são proporcionais aos dias trabalhados, considerando as datas oficiais de início e término das atividades cadastradas no Sistema. - É obrigatório os Deptos./COMGRADs informarem os dados bancários dos alunos a serem cadastrados como monitores. Lembramos que a conta deverá ser do Banco do Brasil, pode ser universitária, deve ser corrente (não poupança), individual (não conjunta). O Cronograma de Atividades, os Formulários de Cadastro de Casos Excepcionais, a Legislação pertinente às Monitorias Acadêmicas e questões relacionadas estão disponíveis no site da PROGRAD em: e no site da SEAD:

7 Contatos: - Monitorias Acadêmicas PROGRAD - Departamento de Cursos e Políticas da Graduação - DCPGrad - monitoria@prograd.ufrgs.br - Monitorias EAD Secretaria de Educação à Distância-SEAD monitoria.ead@sead.ufrgs.br - Gerência Administrativa PROGRAD - s: genisaprograd@prograd.ufrgs.br e carla.alves@ufrgs.br Atenciosamente, Profª. Ingrid Finger Diretora do DCPGrad PROGRAD/UFRGS (O original encontra-se assinado)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ofício Circular n.º 004/2019 Porto Alegre, 15 de maio de 2019. Para: Chefes de Departamento, Coordenadores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PRÓ-RITORIA D GRADUAÇÃO SCRTARIA D DUCAÇÃO A DISTÂNCIA Ofício Circular n.º 017/2018 Porto Alegre, 16 de Novembro de 2018. Assunto: Programa de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SAD CRONOGRAMA SMSTRAL DAS MONITORIAS

Leia mais

Servidor > Ensino de Graduação > Departamento > Informações do Departamento > Monitoria > Solicitações de Bolsas.

Servidor > Ensino de Graduação > Departamento > Informações do Departamento > Monitoria > Solicitações de Bolsas. FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD 1. O que é o Programa de Monitoria? O Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS aprovado pela Instrução Normativa nº 03/2013 PROGRAD. A Instrução Normativa, através do Art.

Leia mais

FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD

FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD FAQ - MONITORIA ACADÊMICA EAD 1. O que é o Programa de Monitoria? O Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS foi aprovado pela Instrução Normativa nº 02/2011 PROGRAD. A Instrução Normativa, através do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Edital de Seleção de Monitorias Acadêmicas PROGRAD/SEAD 2019/1 Calendário Suplementar 02 O Departamento de Ciências Administrativas da Escola de Administração

Leia mais

EDITAL Nº 02/2019 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA À DISTÂNCIA

EDITAL Nº 02/2019 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA À DISTÂNCIA EDITAL Nº 02/2019 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA À DISTÂNCIA O Colégio de Aplicação e a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DIVISÃO ACADÊMICA EDITAL 04/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DIVISÃO ACADÊMICA EDITAL 04/2016 EDITAL 04/2016 DE MONITORES PARA DISCIPLINAS DOS DEPARTAMENTOS DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS 2016/2 Em conformidade com o Ofício Circular 013/2016 da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a Divisão Acadêmica

Leia mais

Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1. Curso de Farmácia

Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1. Curso de Farmácia Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Rua Sarmento Leite, 500 (3 andar) CEP 90050-170 Porto Alegre, RS/Brasil Email:fisiol@ufrgs.br page: www.ufrgs.br/fisiologia Fone: (51)

Leia mais

Tutorial de Monitoria

Tutorial de Monitoria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DCPGrad/PROGRAD Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS Tutorial de Monitoria Produzido por: Bruna Gabriela Olmedo Olivera Fernanda

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL PROEN N 09/2019 DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DISCENTE PARA ATUAR NO NÚCLEO AMAZÔNICO DE ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E TECNOLOGIA ACESSAR, COMO MONITOR AUXILIAR DE ALUNO COM NECESSIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Cronograma de Monitoria para

Leia mais

Tutorial de Monitoria

Tutorial de Monitoria Tutorial de Monitoria Solicitação de Bolsa Para iniciar o processo de solicitação de bolsa, deve-se efetuar o login no Portal do Servidor. Em seguida, deve-se acessar Departamento e em Informações Departamento,

Leia mais

INSTITUTO DE PSICOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MONITORIA ACADÊMICA 2017/2

INSTITUTO DE PSICOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MONITORIA ACADÊMICA 2017/2 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MONITORIA ACADÊMICA 2017/2 O Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA 1. APRESENTAÇÃO: Anteriormente denominado Programa de Monitoria,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo Diretoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Toledo Diretoria de Graduação e Educação Profissional PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NA MODALIDADE EaD DA UTFPR EDITAL 017/2015

Leia mais

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS NIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Departamento de Cursos e Políticas de Graduação Divisão de Políticas de Graduação Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS Janeiro de

Leia mais

PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO

PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO PROJETO PILOTO DE TUTORIAS ACADÊMICAS EM ATIVIDADES DE ENSINO A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas, no

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Comissão de Graduação de Odontologia

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Comissão de Graduação de Odontologia Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Comissão de Graduação de Odontologia Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1 O Departamento de Odontologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS ACADÊMICOS DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE APOIO ACADÊMICO EDITAL N 04/2017 - PROACAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA 2017.2

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADES INTEGRADAS DA UNIÃO EDUCACIONAL DO PLANALTO CENTRAL PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL 02/2018 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica e Extensão

Leia mais

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS

Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS NIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Departamento de Cursos e Políticas de Graduação Divisão de Políticas de Graduação Programa de Monitoria Acadêmica da UFRGS Novembro de

Leia mais

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica

EDITAL Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2017-2018 Seleção de Propostas para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica 1. Informações preliminares 1.1. Anualmente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS - PROACE DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL-DESS Fones: (16) 3351-8195 (16) 3351-8395 CEP: 13565.905 - São Carlos - SP

Leia mais

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 1. Quais são os requisitos para obtenção de bolsa monitoria? a) o discente deve estar regularmente matriculado no período letivo em

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Conservadora

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Conservadora Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Conservadora Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1 O Departamento de Odontologia

Leia mais

ANEXOS 2 e 3 TERMO DE COMPROMISSO DE MONITORIA (REMUNERADA/VOLUNTÁRIA) e DADOS ORIENTADOR E MONITOR

ANEXOS 2 e 3 TERMO DE COMPROMISSO DE MONITORIA (REMUNERADA/VOLUNTÁRIA) e DADOS ORIENTADOR E MONITOR ANEXOS 2 e 3 TERMO DE COMPROMISSO DE MONITORIA (REMUNERADA/VOLUNTÁRIA) e DADOS ORIENTADOR E MONITOR IDENTIFICAÇÃO DO(A) ORIENTADOR(A) DE MONITORIA: Nome: Siape: Telefone: E-mail: Faculdade: Instituto:

Leia mais

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Cirurgia e Ortopedia

Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Cirurgia e Ortopedia Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Odontologia Departamento de Cirurgia e Ortopedia Edital de Seleção de Monitoria Acadêmica 2019/1 O Departamento de Cirurgia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DIVISÃO ACADÊMICA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DIVISÃO ACADÊMICA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DIVISÃO ACADÊMICA DO EDITAL 01/2016 SELEÇÃO DE MONITORES PARA DISCIPLINAS DOS DEPARTAMENTOS DO 2016/1 A Divisão Acadêmica do Instituto de Biociências (IB) torna público à comunidade acadêmica o presente

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA PRESENCIAL

EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA PRESENCIAL EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE MONITORIA ACADÊMICA PRESENCIAL O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Pró-Reitoria de Graduação da UFRGS, no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL DEF Nº 01/2017 SELEÇÃO DE MONITOR REMUNERADO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL, DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, CAMPUS JK O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA -UFBA Nº 04/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA RESIDENTE REABERTURA A Pro -Reitoria de Ensino de Graduação e a

Leia mais

EDITAL COCCI Nº 1/2019 EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES 1º SEMESTRE DE 2019 COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL COCCI Nº 1/2019 EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES 1º SEMESTRE DE 2019 COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Coordenação do Curso de Graduação em Ciências Contábeis - Uberlândia Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1F, Sala 215 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902

Leia mais

EDITAL Nº 054, DE 16 DE OUTUBRO DE 2017 MONITORIA ACADÊMICA 2017/2

EDITAL Nº 054, DE 16 DE OUTUBRO DE 2017 MONITORIA ACADÊMICA 2017/2 EDITAL Nº 054, DE 16 DE OUTUBRO DE 2017 MONITORIA ACADÊMICA 2017/2 O Diretor-geral do IFRS, no uso de suas atribuições e disposições legais, considerando o que estabelece a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro

Leia mais

EDITAL Nº 9/2017 de 25 de julho de 2017

EDITAL Nº 9/2017 de 25 de julho de 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SOROCABA EDITAL Nº 9/2017 de 25 de julho de 2017 BOLSAS

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA PARA O ENSINO PRESENCIAL Rio de Janeiro 2018 2 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Monitoria, instituído pela Lei nº 5.540/68 e complementada

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N o 014, DE 25 DE ABRIL DE Aprova Regulamento de Monitoria para os Cursos de Graduação a Distância, da UEPG.

RESOLUÇÃO CEPE N o 014, DE 25 DE ABRIL DE Aprova Regulamento de Monitoria para os Cursos de Graduação a Distância, da UEPG. RESOLUÇÃO CEPE N o 014, DE 25 DE ABRIL DE 2017. Aprova Regulamento de Monitoria para os Cursos de Graduação a Distância, da UEPG. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL Nº 081/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA

EDITAL Nº 081/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA EDITAL Nº 081/2018 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA O Centro Universitário Senac, por sua Reitoria, torna pública a abertura do processo de seleção para o Programa de

Leia mais

DO OBJETIVO E LOCAL DE ATUAÇÃO

DO OBJETIVO E LOCAL DE ATUAÇÃO EDITAL Nº. 01/2018 PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA PAIP (EDITAL 50/2017/CGPA/PROGRAD) BOLSA DE MONITORIA NO PROJETO ORIENTAÇÃO, ARTICULAÇÃO E PROMOÇÃO DE AÇÕES EM PROL DA MELHORIA DO

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PROGRAMA DE MONITORIA Agosto/2010 2 1. O QUE É MONITORIA A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL Nº 007 - CTGC/IFB, DE 11 DE ABRIL DE 2016. SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE MONITOR NO PROJETO DE EXTENSÃO BRINQUEDOTECA 2016 O Diretor-Geral do Campus Taguatinga Centro, nomeado pela Portaria

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL 01/2019

PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL 01/2019 PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO EDITAL 01/2019 DISPÕE SOBRE O EDITAL 2019 DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO 1. FINALIDADE O Programa de Monitoria

Leia mais

O valor atual da bolsa PMG é de R$ 400,00. A carga horária são 12 horas semanais, totalizando 48 horas mensais.

O valor atual da bolsa PMG é de R$ 400,00. A carga horária são 12 horas semanais, totalizando 48 horas mensais. INFORMES PMG - 2017 PROCEDIMENTOS SOBRE AS BOLSAS DO PROGRAMA DE MONITORIA DA GRADUAÇÃO O Programa de Monitoria da Graduação será regido pelas Diretrizes Gerais do Programa de Monitoria da Graduação e

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Graduação e Educação Profissional PROGRAMA DE MONITORIA E MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UTFPR EDITAL 018/2014

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2014

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2014 A Pró-Reitoria de Graduação torna público que disponibilizará 1.400 bolsas de Monitoria, para o ano de, às Unidades e Colegiados de Cursos Multi-Unidades responsáveis por disciplinas para cursos de graduação.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Dir_grad. 001/2017 O Diretor Acadêmico do Centro Universitário Padre Anchieta torna pública a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Monitoria UniAnchieta

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE APOIO PEDAGÓGICO 2018 N 8

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE APOIO PEDAGÓGICO 2018 N 8 EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE APOIO PEDAGÓGICO 2018 N 8 A Pró-Reitoria de Graduação torna público que disponibilizará 100 bolsas para o Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico, para 2018, contemplando

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEX Nº 15, de 29 de setembro de 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO. EDITAL PROEX Nº 15, de 29 de setembro de 2017 EDITAL PROEX Nº 15, de 29 de setembro de 2017 A (UFS), por intermédio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PROEX), convoca os discentes da UFS a participarem do processo de seleção para bolsistas, modalidade extensão,

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019

PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 PROGRAMA DE MONITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO CENTRAL APPARECIDO DOS SANTOS-UNICEPLAC PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2019 EDITAL 01/2019 A Coordenação de Pós-Graduação, Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2016

EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2016 EDITAL PROGRAMA DE MONITORIA DE 2016 A Pró-Reitoria de Graduação torna público que disponibilizará 1.400 bolsas de Monitoria, para o ano de 2016, às Unidades e Colegiados de Cursos Multi-Unidades responsáveis

Leia mais

Preferencialmente, informar a conta corrente no ato da inscrição, pelo Portal do Aluno.

Preferencialmente, informar a conta corrente no ato da inscrição, pelo Portal do Aluno. EDITAL 01/2017 PROGRAMA DE MONITORIAS NO ÂMBITO DA FACULDADE DE VETERINÁRIA (FAVET) DE MONITORES PARA DISCIPLINAS DOS DEPARTAMENTOS DA FAVET 2017/2 Em conformidade com o Ofício Circular 011/2017 da Pró-Reitoria

Leia mais

COMUNICADO. Das Normas

COMUNICADO. Das Normas COMUNICADO Edital de Abertura de Inscrições para a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE - para o 1º semestre de 2018. O Museu de Arqueologia e Etnologia

Leia mais

EDITAL Nº 031/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA

EDITAL Nº 031/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA EDITAL Nº 031/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE MONITORIA O Centro Universitário Senac, por sua Reitoria, torna pública a abertura do processo de seleção para o Programa de

Leia mais

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019)

Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) Edital PROGRAD nº 50, de 28 de agosto de 2018 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2019) A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA)

Leia mais

Instrução Normativa PROGRAD Nº 002/2016

Instrução Normativa PROGRAD Nº 002/2016 Orienta procedimentos com vista à regulamentação da monitoria voluntária do Programa de Bolsa Monitoria PBM da UEFS. A Pró-Reitora de Graduação, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018

EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018 EDITAL PROGRAD Nº 06, de 09 de fevereiro de 2018 Dispõe sobre a seleção de projetos de TUTORIA a serem desenvolvidos nos campi Ouro Preto, Mariana e João Monlevade no primeiro semestre letivo de 2018.

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL.

DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL. EDITAL Nº 01, DE 18 DE ABRIL DE 2018 PROCESSO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS RELATIVAS AO

Leia mais

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Orientações para participação de discente em Processo Seletivo de Bolsas de Extensão e Cultura e Voluntariado SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO Quais documentos regem

Leia mais

EDITAL PESQUISA N o 003/2018 SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA PROCESSO SELETIVO UNIEDU ANO DE 2018

EDITAL PESQUISA N o 003/2018 SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA PROCESSO SELETIVO UNIEDU ANO DE 2018 EDITAL PESQUISA N o 003/2018 SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA PROCESSO SELETIVO UNIEDU ANO DE 2018 ASSUNTO: BOLSA DE PESQUISA ARTIGO 170 CAMPUS BOA VISTA E MARQUÊS DE OLINDA A Vice-Reitora do Centro

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD EDITAL DE BOLSA DE PROJETOS DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 2015 A Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 14, DE 11 DE ABRIL DE Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica

EDITAL Nº 14, DE 11 DE ABRIL DE Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica EDITAL Nº 14, DE 11 DE ABRIL DE 2018 - Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica O Diretor-geral do campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande

Leia mais

EDITAL S001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA SOLDAGEM

EDITAL S001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA SOLDAGEM EDITAL S001/2017 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA SOLDAGEM O Colégio Técnico Industrial (CTISM), por meio do projeto de desenvolvimento institucional nº 042562, torna pública a abertura de inscrições para seleção

Leia mais

EDITAL Nº 001/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 001/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7020 dpag.prograd@ufabc.edu.br EDITAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSISTAS - DOCENTES PARA ATUAREM NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UFMT Nº 02/2018

PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSISTAS - DOCENTES PARA ATUAREM NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UFMT Nº 02/2018 PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA BOLSISTAS - DOCENTES PARA ATUAREM NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UFMT Nº 02/2018 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, no cumprimento de suas atribuições legais e em observância

Leia mais

EDITAL Nº 114/2018. Programa de Residência Pedagógica (PRP) Capes-UniSantos

EDITAL Nº 114/2018. Programa de Residência Pedagógica (PRP) Capes-UniSantos EDITAL Nº 114/2018 Programa de Residência Pedagógica (PRP) Capes-UniSantos A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

I - DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA

I - DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD COORDENADORIA DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE CAD EDITAL N 49/2017 - PROGRAD-UFC PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PID A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

Instrução Normativa 03/09 - PROGRAD

Instrução Normativa 03/09 - PROGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Reitoria Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Instrução Normativa 03/09 - PROGRAD

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA -UFBA Nº 04/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA RESIDENTE

Leia mais

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Orientações para participação de discente em Processo Seletivo de Bolsas de Extensão e Cultura e Voluntariado SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas SUMÁRIO Quais documentos regem

Leia mais

EDITAL Nº 011/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 011/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7020 dpag.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 2. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 2.1. OBRIGAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DE BOLSISTA... 1 2.2. OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2009 PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2009 PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS INSTRUÇÃO NORMATIVA N 03/2009 PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA DA UFRGS A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e disposições legais, considerando

Leia mais

Usinagem geral. frente ao laboratório 15.

Usinagem geral. frente ao laboratório 15. Edital Simplificado de Seleção de Monitoria 2017.2 e 2018.1 Edital nº003/2017 A Direção Geral do IFRJ/, comunica, pelo presente Edital, que estarão abertas as inscrições para a Seleção de Monitores para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DIRETORIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DIRETORIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS EDITAL N º 01/2019 - CC PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA PAIP (EDITAL 50/2018/CGPA/PROGRAD) BOLSA DE MONITORIA NO PROJETO ACOMPANHAMENTO DISCENTE DO CENTRO DE CIÊNCIAS A Coordenadora de

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 011 BOLSAS MONITORIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Campus São João Evangelista Direção Geral Gabinete Avenida Primeiro

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Geografia EDITAL Nº02/2018-DG

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Geografia EDITAL Nº02/2018-DG Universidade Federal do Ceará EDITAL Nº02/2018-DG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PID O chefe do, do, da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

EDITAL Nº 028, DE 18 DE ABRIL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA DE CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS PORTO ALEGRE

EDITAL Nº 028, DE 18 DE ABRIL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PESQUISA DE CURSOS SUPERIORES DO CAMPUS PORTO ALEGRE Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre EDITAL Nº 028, DE 18 DE ABRIL DE 2016.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO. EDITAL N 28, de 03 de agosto de 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO. EDITAL N 28, de 03 de agosto de 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO EDITAL N 28, de 03 de agosto de 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Leia mais

O valor atual da bolsa PID é de R$ 500,00 (quinhentos reais). A carga horária são 25 horas semanais, totalizando 100 horas mensais.

O valor atual da bolsa PID é de R$ 500,00 (quinhentos reais). A carga horária são 25 horas semanais, totalizando 100 horas mensais. INFORMES PID - 2017 PROCEDIMENTOS SOBRE AS BOLSAS DO PROGRAMA DE IMERSÃO À DOCÊNCIA O Programa de Imersão à Docência - PID será regido pelas Diretrizes Gerais para Bolsas da Prograd aprovadas pela Câmara

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Portaria Interna/Campus Irecê nº. 105, de 10 de julho de 2018 O DIRETOR-GERAL

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 2017/2018

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 2017/2018 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 2017/2018 Edital de nº 003/IC de 15 de março de 2017. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESP)

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL Nº 17/ SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES

EDITAL Nº 17/ SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES CAMPUS VALENÇA DO PIAUÍ DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE EDITAL Nº 17/2018 - SELEÇÃO INTERNA DE MONITORES O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí,

Leia mais

2. DO QUANTITATIVO DE BOLSAS 2.1 A distribuição das vagas para os bolsistas de pesquisa da modalidade BICTES encontram-se a seguir:

2. DO QUANTITATIVO DE BOLSAS 2.1 A distribuição das vagas para os bolsistas de pesquisa da modalidade BICTES encontram-se a seguir: EDITAL Nº 12, DE 09 DE ABRIL DE 2018 - Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica para projeto de implantação e estruturação de habitats de inovação e empreendedorismo O Diretor-geral

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Cidade Universitária Prof. Aloísio de Campos, 12 de março

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UTFPR EDITAL 015/2015

PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UTFPR EDITAL 015/2015 PROGRAMA DE MONITORIA VOLUNTÁRIA DA UTFPR EDITAL 015/2015 O Diretor do Câmpus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 017/2017, DE 28 DE JULHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO BOLSA TUTORIA/CURSOS SUPERIORES IFMG Campus São João Evangelista O DIRETOR GERAL SUBSTITUTO DO INSTITUTO

Leia mais

Programa de Iniciação Científica da FGV Direito SP (PIC FGV DIREITO SP) Edital n o 01/2018 Seleção de Projetos de Pesquisa

Programa de Iniciação Científica da FGV Direito SP (PIC FGV DIREITO SP) Edital n o 01/2018 Seleção de Projetos de Pesquisa Programa de Iniciação Científica da FGV Direito SP (PIC FGV DIREITO SP) Edital n o 01/2018 Seleção de Projetos de Pesquisa A Coordenadoria do Mestrado Acadêmico e Pesquisa da FGV Direito SP, em conformidade

Leia mais

Edital do Processo Seletivo de Monitoria da UFG Regional Jataí nº. 03/2018

Edital do Processo Seletivo de Monitoria da UFG Regional Jataí nº. 03/2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO REGIONAL DE MONITORIA DE JATAÍ Edital do Processo Seletivo de Monitoria da UFG Regional Jataí nº.

Leia mais

EDITAL Nº 011/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação.

EDITAL Nº 011/ A atividade de monitoria semipresencial será exercida pelos alunos regulares dos cursos de graduação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Graduação Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7020 dpag.prograd@ufabc.edu.br

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Cidade Universitária Prof. Aloísio de Campos, 15 de março

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL PROEC Nº 03/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL PROEC Nº 03/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL PROEC Nº 03/2017 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO E CULTURA A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal

Leia mais

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa A Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida UVA torna público o Edital 2018 e comunica aos interessados que estão abertas as inscrições

Leia mais

COMUNICADO DE RENOVAÇÃO AOS ALUNOS DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

COMUNICADO DE RENOVAÇÃO AOS ALUNOS DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA COMUNICADO DE RENOVAÇÃO AOS ALUNOS DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA A Universidade Federal de Rondônia divulga os procedimentos para renovação das atividades no Programa de Monitoria Acadêmica para 2015

Leia mais