Juros Compostos Capitalização e Desconto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Juros Compostos Capitalização e Desconto"

Transcrição

1 Capítulo 5 Juros Compostos Capitalização e Desconto 5.1. Introdução O objetivo deste capítulo é desenvolver as fórmulas básicas de juros compostos e mostrar suas aplicações por meio de exemplos numéricos. O entendimento do conceito de juros compostos é muito importante, uma vez que esse é o sistema indicado para efetuar análises e transformações de fluxos de caixa de forma conceitualmente correta. Inicialmente, apresentaremos o problema da capitalização composta, que trata da valorização do dinheiro ao longo do tempo. Em seguida, apresentaremos o problema inverso, ou seja, o da diminuição das grandezas futuras, na medida em que são trazidas para o valor presente, mediante as operações de desconto composto. Nos dois casos, os estudos incluem deduções de fórmulas genéricas e suas aplicações em exemplos numéricos, cujas soluções são apresentadas pelo Simulador da HP-12C Capitalização e Desconto Por Dentro, ou Racional No regime de juros compostos, os juros de cada período, quando não são pagos no final do período, devem ser somados ao capital e, conseqüentemente, também passam a render juros. A esse processo dá-se o nome de capitalização de juros, e, como ele acontece no regime de juros compostos, costuma ser chamado de capitalização composta. * PUCCINI, Abelardo de Lima; PUCCINI, Adriana. Matemática Financeira: objetiva e aplicada. Ed. Compacta. São Paulo: Saraiva, 2009.

2 Dedução da Expressão Genérica para Capitalização Composta A expressão genérica do valor futuro (FV), no regime de juros compostos, em função dos parâmetros n, i e PV, é baseada no fluxo de caixa representado no diagrama a seguir, que obedece à simbologia desenvolvida no Capítulo 3. Figura 5.1 Capitalização composta: taxa de juros i desconto por dentro No regime de juros compostos, os juros de cada período são obtidos pela aplicação da taxa de juros i sobre o capital aplicado no início do período de capitalização. Assim, temos: a) no 1 o. período de capitalização (n = 1) capital no início do período = PV juros do período capital no final do período = PV i b) no 2 o. período de capitalização (n = 2) capital no início do período = PV (1 +i) juros do período = FV = PV +PV i = PV (1 +i) = PV (1 +i) i capital no final do período = FV = PV (1 +i) +PV (1 +i) i = e portanto: = PV (1 +i) (1 +i) FV=PV(1+i) 2 c) no 3 o. período de capitalização (n = 3) A expressão para o valor futuro FV, ou montante, no final do 3 o. período de capitalização pode ser deduzida de forma análoga, e toma o seguinte aspecto: FV=PV(1+i) 3

3 59 d) no enésimo período de capitalização A expressão genérica do valor futuro FV, ou montante, resultante da aplicação de um principal PV durante n períodos de capitalização, com uma taxa de juros i por período, no regime de juros compostos é: FV=PV(1+i) n (5.1) em que a unidade referencial de tempo da taxa de juros i deve coincidir com a unidade referencial de tempo utilizada para definir o número de períodos n Desconto Por Dentro, ou Racional A taxa de desconto i (por dentro, ou racional) é usualmente denominada taxa de desconto e é muito utilizada pelo mercado financeiro. Pela Expressão Genérica (5.1), podemos obter a seguinte relação: FV PV = (1+ i) n (5.2) que fornece o valor do principal PV a partir de FV, em função dos parâmetros n e i. O valor do desconto por dentro (D d ), ou racional, expresso em $, é obtido pela aplicação da Expressão Genérica para desconto combinada com a Relação (5.2), isto é: D = FV PV = d n FV[(1+ i) 1] n (5.3) (1+ i) Dado PV, Achar FV O problema envolvendo o cálculo do valor futuro FV a partir do valor presente PV consiste na solução da Expressão Genérica (5.1), em que a relação (1 +i) n precisa ser calculada para os parâmetros i e n. A expressão (1+i) n pode ser calculada para qualquer valor de i eden, com a utilização da HP-12C ou do Excel, e os cálculos são apresentados no Simulador da HP-12C, que toma o seguinte aspecto quando aplicado na solução de problema do tipo dado PV, achar FV :

4 60 Além do que já foi apresentado nos capítulos anteriores a respeito da forma adequada de utilização do Simulador, da planilha Excel e da calculadora HP-12C, deve-se destacar os seguintes pontos: a) a célula do parâmetro FV está em destaque para indicar que esse parâmetro é que está sendo calculado e o resultado da operação será mostrado nessa célula em destaque; b) se a operação é realizada com a HP-12C, a tecla correspondente ao parâmetro FV deve ser a última a ser pressionada, para acionar o cálculo desse parâmetro; c) se a operação é realizada com a Planilha Excel, essa célula em destaque corresponde à célula onde são inseridos o sinal de igual (=) e a função financeira FV Exemplo Numérico Calcule o valor acumulado no final de seis anos, no regime de juros compostos, com uma taxa efetiva 1 de 10% ao ano, a partir de um investimento inicial (principal) de $1.000,00. n = 6 anos; i = 10% ao ano; PV = $1.000,00; PMT = $0,00; FV =? Os dados deste problema têm a seguinte apresentação: que fornece $1.771,56 para o resultado do valor futuro (FV), no final do 6 o. ano. Observe que o valor de PMT foi registrado como zero, por não fazer parte do problema, e que o valor de PV foi inserido com o sinal negativo (investimento). O pagamento FV aparece com o sinal positivo. 1 Taxa efetiva é a taxa de juros em que a unidade referencial de seu tempo coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização.

5 Dado FV, Achar PV O problema envolvendo o cálculo do valor presente PV a partir do valor futuro FV consiste na solução da Expressão Genérica (5.2), em que a relação [1/(1 +i) n ] precisa ser calculada para os parâmetros i e n. A expressão [1/(1 +i) n ] pode ser calculada, para qualquer valor de i eden,com a HP-12C ou com a Planilha Excel, e os cálculos serão aqui apresentados com o Simulador da HP-12C. Veja abaixo a apresentação do Simulador quando aplicado na solução de problemas do tipo dado FV, achar PV : Aqui o leitor deve estar atento aos mesmos pontos levantados no caso de dado PV, achar FV, item 5.2.3, mas deve observar que a célula em destaque, nesse caso, é PV Exemplos Numéricos 1. Calcule o valor do investimento inicial (principal) que deve ser realizado no regime de juros compostos, com uma taxa efetiva de 1% ao mês, para produzir um montante acumulado de $1.000,00 no final de 12 meses. Calcule o valor do desconto por dentro, expresso em $. n = 12 meses; i = 1% ao mês; FV = $1.000,00; PMT = $0,00; PV =?; D d =? a) cálculo do valor presente Devemos preencher os dados acima no Simulador da HP12-C: que fornecerá $887,45 para o valor presente (PV). b) desconto por dentro, em $ O valor do desconto por dentro, expresso em $, é obtido pela Relação (5.3), conforme indicado a seguir:

6 62 D d =FV PV = $1.000,00 $887,45 = $112,55 2. O montante de $1.000,00, colocado no final do 4 o. mês do diagrama indicado a seguir, deve ser capitalizado e descontado com a taxa de 1% ao mês, no regime de juros compostos. Figura 5.2 Calcule: a) o valor acumulado no final do 7 o. mês, pela capitalização do montante de $1.000,00 indicado no diagrama; b) o valor que deve ser investido no final do 1 o. mês, para se obter o montante de $1.000,00 indicado no diagrama. a) montante no final do 7 o. mês A solução deste problema pode ser visualizada no diagrama a seguir, que enquadra o problema no Diagrama Padrão apresentado no Capítulo 3. Figura 5.3 Assim, o valor de $1.000,00 fica colocado no ponto zero da nova escala de tempo, e deve ser tratado como um valor presente PV, que precisa ser capitalizado três meses para atingir o final do 7 o. mês. Preenchendo os dados no Simulador da HP-12C: obteremos $1.030,30 para o valor futuro (FV), no final do 7 o. mês.

7 63 b) principal no final do 1 o. mês Nesse caso, para enquadrarmos o problema no Diagrama Padrão, precisaremos colocar o valor PV (a ser determinado) no ponto zero da nova escala de tempo, conforme indicado a seguir: Figura 5.4 Assim, o valor de $1.000,00 fica colocado no ponto 3 da nova escala de tempo, e deve ser tratado como um valor presente FV, que precisa ser descontado três meses para atingir o final do 1 o. mês. Preenchendo os dados no Simulador da HP-12C : obteremos $970,59 para o principal, ou seja, para o valor presente (PV) Desconto Por Fora Dedução da Expressão Genérica A Expressão Genérica do valor do desconto por fora, no regime de juros compostos, é baseada no fluxo de caixa representado no diagrama a seguir, que obedece à simbologia desenvolvida no Capítulo 3. Figura 5.5 Desconto composto: taxa de desconto d por fora

8 64 No regime de juros compostos, os descontos de cada período são obtidos pela aplicação da taxa de desconto d por período, sobre o capital existente no início do período de desconto. Assim, temos: a) no 1 o. período de desconto (n = 1) capital no início do período = FV desconto do período = FV d capital no final do período = PV = FV FV d = FV (1 d) b) no 2 o. período de desconto (n = 2) capital no início do período = FV (1 d) juros do período = FV (1 d) d capital no final do período = PV = FV (1 d) FV (1 d) d = e portanto, = FV (1 d) (1 d) PV=FV(1 d) 2 A expressão para o valor presente PV, no final do 3 o. período de desconto, pode ser deduzida de forma análoga: PV=FV(1 d) 3 c) no enésimo período de desconto A Expressão Genérica do valor presente PV, ou principal, resultante do desconto de um valor fututo FV, durante n períodos, com uma taxa de desconto d por período, no regime de juros compostos, é: PV=FV(1 d) n (5.4) O valor do desconto por fora (D f ), expresso em $, é obtido pela aplicação da Expressão Geral para desconto, combinada com a Expressão (5.4): D f =FV PV=FV[1 (1 d) n ] (5.5) Exemplo Numérico Um título com o valor de $10.000,00, com 60 dias para seu vencimento, é descontado no regime de juros compostos, com uma taxa de desconto por fora igual a 1,2% ao mês. Calcule o valor presente do título e o valor do desconto composto, expresso em $.

9 65 n = 60 dias = 2 meses; i = 1,2% ao mês; FV = $10.000,00; PMT = $0,00; PV =?; D f =? a) valor presente do título O valor presente do título é obtido pela Relação (5.4), conforme indicado a seguir: PV=FV(1 d) n = $10.000,00 (1 0,012) 2 = = $10.000,00 0,97614 = $9.761,44 b) valor do desconto por fora, em $ O valor do desconto composto, por fora, é obtido pela Relação (5.5), conforme indicado a seguir: D f =FV PV = $10.000,00 $9.761,44 = $238, Problemas Resolvidos 1. Calcule o valor acumulado no final de 24 meses, com juros compostos de 1% ao mês, a partir de um investimento inicial (principal) de $2.000,00. n = 24 meses; i = 1% ao mês; PMT = $0,00; PV = $2.000,00; FV =? Os dados do problema têm a seguinte apresentação no Simulador da HP-12C: que fornece $2.539,47 para o valor futuro (FV), no final do 24 o. mês. 2. Calcule o valor do investimento inicial (principal) que deve ser realizado no regime de juros compostos, com uma taxa efetiva de 1,25% ao mês, para produzir um valor acumulado de $1.000,00 no final de dois anos. n = 2 anos = 24 meses; i = 1,25% ao mês; FV = $1.000,00; PMT = $0,00; PV =? Os dados do problema têm a seguinte apresentação no Simulador da HP-12C:

10 66 que fornece $742,20 para o valor presente (PV). 3. Um banco comercial realiza suas operações de crédito com uma taxa de juros de 1,00% ao mês, ou seja, 6,00% ao semestre. Entretanto, os juros são pagos antecipadamente, por ocasião da liberação dos recursos. Assim, para cada $1.000,00 de empréstimo, a ser liquidado no prazo de seis meses, esse banco libera um principal de $940,00. Calcule a taxa efetiva mensal cobrada nessas operações, no regime de juros compostos. n = 6 meses; FV = $1.000,00; PV = $940,00; PMT = $0,00; i =? (ao mês) Os dados do problema têm a seguinte apresentação no Simulador da HP-12C: que fornece 1,03659% ao mês para a taxa de juros i. 4. Calcule as taxas efetivas mensal e diária de um título de renda fixa que tem uma rentabilidade de 10% ao ano, no regime de juros compostos. a) taxa mensal efetiva Em um ano, com uma taxa de 10% ao ano, $100,00 se transformam em $110,00. A taxa mensal procurada é aquela que faz $100,00 se transformar em $110,00 no prazo de 12 meses. Assim temos: n = 12 meses FV = $110,00; PV = $100,00; PMT = $0,00; i =? (ao mês) Os dados do problema têm a seguinte apresentação no Simulador da HP-12C: que fornece 0,797414% para a rentabilidade mensal desse título.

11 67 b) taxa diária efetiva A taxa diária procurada é aquela que faz $100,00 se transformar em $110,00 no prazo de 360 dias (ano comercial). Assim temos: n = 360 dias; FV = $110,00; PV = $100,00; PMT = $0,00; i =? (ao dia) Os dados do problema têm a seguinte apresentação: que fornece 0, % para a rentabilidade diária desse título. 5. Um certificado de depósito bancário tem um valor de resgate de $10.000,00 e um prazo de 90 dias a decorrer até seu vencimento. Calcule o valor a ser aplicado nesse papel para que sua taxa de remuneração efetiva seja de 10% ao ano. Realizar os cálculos considerando o ano comercial com 360 dias. a) obtendo a taxa diária equivalente a 10% ao ano Cálculo da taxa diária: n = 360 dias; PV = $100,00; FV = $110,00; PMT = $0,00; i =? (% ao dia) Os dados do problema têm a seguinte apresentação: que fornece a taxa diária de 0, %. Cálculo do valor de aplicação: n = 90 dias; i = 0, % ao dia; FV = $10.000,00; PMT = $0,00; PV =? Os dados do problema têm a seguinte apresentação: que fornece o resultado de PV = $9.764,54.

12 68 b) trabalhando com n fracionário Nesta solução, vamos transformar os 90 dias em fração de ano e trabalhar com a taxa de 10% ao ano. Esta solução só é possível porque a HP-12C e a Planilha Excel operam com o valor de n fracionário. Certifique-se de que a calculadora HP-12C apresenta a letra C no visor (acione as teclas STO e EEX), para que ela opere a juros compostos na parte fracionária de n. n = 90 dias = 90/360 = 0,25 ano; i = 10% a.a.; FV = $10.000,00; PMT = $0,00; PV =? Os dados do problema têm a seguinte apresentação: que fornece o resultado de PV = $9.764,54, idêntico ao anterior. 6. Uma debênture tem um valor de resgate de $10.000,00 e um prazo de dois anos e três meses a decorrer até seu vencimento. Calcule o valor a ser aplicado nesse papel para que sua taxa de remuneração efetiva seja de 12% ao ano. Realizar os cálculos no regime de juros compostos, assumindo o ano comercial com 360 dias. Com a HP-12C apresentando a letra C no visor: Neste caso todos os cálculos da HP-12C são feitos a juros compostos, tanto para a parte inteira de n como para sua parte fracionária. Com a letra C no visor, a HP-12C e a Planilha Excel operam da mesma forma, e os resultados obtidos são idênticos. n = 2 anos e 3 meses = 2,25 anos; i = 12% ao ano; FV = $10.000,00; PMT = $0,00; PV =? Os dados do problema têm a seguinte apresentação: que fornece o resultado de PV $7.749,25. Ao se repetirem as mesmas operações com a HP-12C, sem a letra C no visor, o resultado obtido é igual a $7.739,75, que corresponde ao seguinte:

13 69 cálculo a juros compostos na parte inteira de n (2 anos); cálculo a juros simples na parte fracionária de n (0,25 ano). Para confirmarmos essa situação, vamos inicialmente calcular o valor do papel, a juros compostos, com dois anos a decorrer até o vencimento. Certifique-se de que a letra C esteja indicada no visor, para que o cálculo seja realizado a juros compostos: Vamos agora descontar este valor (PV = $7.971,94) por três meses, a juros simples de 12% ao ano: $7.971,94 PV = 1 0,12 = $ 7739., 75 resultado que coincide com o calculado sem a letra C no visor, confirmando o que foi enunciado Resumo Neste capítulo, desenvolvemos as principais fórmulas do regime de juros compostos, bem como ilustramos suas aplicações em diversos problemas do mercado. A Expressão Genérica (5.1), que define o crescimento do dinheiro ao longo do tempo como sendo a exponencial (1 +i) n, é a equação fundamental do regime de juros compostos. Todas as demais fórmulas desenvolvidas no livro, para esse regime de juros, são obtidas a partir dessa expressão genérica. A taxa de desconto i ( por dentro, ou racional), no regime de juros compostos, é usualmente denominada taxa de desconto. Já a taxa de desconto d ( por fora, ou comercial) praticamente não é utilizada pelo mercado nesse regime de juros Problemas Propostos Considere em todos os problemas o ano comercial com meses de 30 dias. 1. Calcule o montante acumulado em seis trimestres, com uma taxa de 1,2% ao mês, no regime de juros compostos, a partir de um principal de $10.000,00.

14 70 2. Calcule o principal que deve ser investido para produzir um montante de $20.000,00, num prazo de dois anos, com uma taxa de 12% ao semestre, no regime de juros compostos. 3. Um investidor aplicou $10.000,00 para receber $11.200,00 no prazo de um ano. Calcule a taxa de rentabilidade mensal desse investidor, no regime de juros compostos. 4. Calcule o número de meses necessários para se fazer um capital triplicar de valor, com uma taxa de 1% ao mês, no regime de juros compostos. 5. Um investidor deseja fazer uma aplicação financeira a juros compostos de 1,5% ao mês, de forma a garantir uma retirada de $10.000,00 no final do 6 o. mês e outra de $20.000,00 no final do 12 o. mês, a contar da data da aplicação. Calcule o menor valor que deve ser investido para permitir a retirada desses valores nos meses indicados. 6. Uma empresa deseja liquidar uma nota promissória de $10.000,00 vencida há três meses, e ainda antecipar o pagamento de outra de $50.000,00 com cinco meses a decorrer até seu vencimento. Calcule o valor do pagamento a ser feito de imediato pela empresa para liquidar essas duas notas promissórias, levando em consideração uma taxa de 1,2% ao mês, juros compostos, e considerando os meses com 30 dias. 7. Um banco de investimento que opera com juros compostos de 1% ao mês está negociando um empréstimo com uma empresa que pode liquidá-lo com um único pagamento de $ ,02, no final do 6 o. mês, a contar da assinatura do contrato. Calcule o valor que deve ser abatido do principal desse empréstimo, no ato da contratação, para que esse pagamento seja limitado em $90.000,00, e para que a taxa de 1% ao mês seja mantida. 8. Calcule o valor de uma aplicação financeira que produz um valor de resgate de $10.000,00 ao final de 21 dias, com uma taxa de 1,5% ao mês, no regime de juros compostos. 9. Calcule o valor de resgate de uma aplicação financeira de $10.000,00, realizada no regime de juros compostos, com uma taxa de 15% ao ano, pelo prazo de 18 dias. 10. Um investidor tem uma poupança de $ ,00 aplicada num banco que lhe garante uma remuneração de 0,8% ao mês para os próximos três meses, e lhe são oferecidas as seguintes alternativas de investimentos: a) aplicação de um valor máximo de $50.000,00, a uma taxa de 1,5% ao mês, por um prazo de três meses; b) aplicação de um valor mínimo de $ ,00, a uma taxa de 1,0% ao mês, por um prazo de três meses.

Prof. Eugênio Carlos Stieler

Prof. Eugênio Carlos Stieler CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA CAPITALIZAÇÁO COMPOSTA: MONTANTE E VALOR ATUAL PARA PAGAMENTO ÚNICO Capitalização composta é aquela em que a taxa de juros incide sobre o capital inicial, acrescido dos juros acumulados

Leia mais

Lista de exercício nº 1 Juros simples e compostos*

Lista de exercício nº 1 Juros simples e compostos* Lista de exercício nº 1 Juros simples e compostos* 1. Um investidor aplicou $1.000,00 numa instituição financeira que remunera seus depósitos a uma taxa de 5 % ao trimestre, no regime de juros simples.

Leia mais

FAVENI Matemática Financeira com HP 12C

FAVENI Matemática Financeira com HP 12C APOSTILA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA CONCEITOS INICIAIS Conceitos básicos Capital O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente

Leia mais

Unidade II MATEMÁTICA COMERCIAL. Profª. Gizele Munim

Unidade II MATEMÁTICA COMERCIAL. Profª. Gizele Munim Unidade II MATEMÁTICA COMERCIAL Profª. Gizele Munim Apresentação do módulo ii Desconto Simples Relação entre Taxa de Desconto e Juros Simples Juros Compostos Desconto simples Desconto simples ou comercial

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 3 Juros Compostos. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo

MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 3 Juros Compostos. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Capítulo 3 Juros Compostos Três objetivos do capítulo Entender operações com juros compostos Saber usar a equivalência de taxas Compreender as

Leia mais

Solução dos Problemas Propostos - CAPÍTULO 5 e CAPÍTULO 6

Solução dos Problemas Propostos - CAPÍTULO 5 e CAPÍTULO 6 Solução dos Problemas Propostos - CAPÍTULO 5 e CAPÍTULO 6 As respostas indicam como resolver os problemas. Vocês devem utilizar a formulas financeiras do Excel e resolver os problemas em casa ou nas aulas

Leia mais

1. A taxa de juros de um financiamento está fixada em 3,3% a,m, em determinado momento, Qual o percentual desta taxa acumulada para um ano?

1. A taxa de juros de um financiamento está fixada em 3,3% a,m, em determinado momento, Qual o percentual desta taxa acumulada para um ano? MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA 2 a LISTA DE EXERCÍCIOS Prof, Ânderson Vieira 1. A taxa de juros de um financiamento está fixada em 3,3% a,m, em determinado momento, Qual o percentual desta taxa acumulada

Leia mais

Matemática Financeira Aplicada

Matemática Financeira Aplicada MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA... 3 1.1 Introdução... 3 1.2 Conceitos básicos da Matemática Financeira... 3 1.2.1) Valor do dinheiro no tempo... 3 1.2.2) Capital inicial, montante e prazo... 4 1.2.3) Operação

Leia mais

EXERCÍCIOS FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR ASSAF NETO CAPÍTULO 2 CÁLCULO FINANCEIRO E APLICAÇÕES

EXERCÍCIOS FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR ASSAF NETO CAPÍTULO 2 CÁLCULO FINANCEIRO E APLICAÇÕES 1. Explique o que são taxas: 1. Nominais: Taxa de juro contratada numa operação. Normalmente é expressa para um período superior ao da incidência dos juros. 2. Proporcionais: Duas taxas expressas em diferentes

Leia mais

08/08/2017 MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 1 Conceitos iniciais e diagrama de fluxo de caixa. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira

08/08/2017 MATEMÁTICA FINANCEIRA. Capítulo 1 Conceitos iniciais e diagrama de fluxo de caixa. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Capítulo 1 Conceitos iniciais e diagrama de fluxo de caixa Três objetivos do capítulo Entender os propósitos da Matemática Financeira; Saber construir

Leia mais

FEA RP USP. Matemática Financeira 2 Capitalização composta

FEA RP USP. Matemática Financeira 2 Capitalização composta FEA RP USP Matemática Financeira 2 Capitalização composta Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Regime de capitalização Composta No regime de capitalização simples somente

Leia mais

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 09 Matemática Financeira. Cursos de Computação

Empreendedorismo. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 09 Matemática Financeira. Cursos de Computação Cursos de Computação Empreendedorismo Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 09 Matemática Financeira Referência: Slides do professor Jose Sergio Resende Casagrande Matemática Financeira Conceito/Objetivos Analisar

Leia mais

C (PV, Valor Presente Present Value), o capital aplicado; M (FV, Future Value Valor Futuro), o montante a receber.

C (PV, Valor Presente Present Value), o capital aplicado; M (FV, Future Value Valor Futuro), o montante a receber. Introdução A matemática financeira trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo, objetivando analisar e comparar fluxos entrada e saída de dinheiro de caixa acontecendo em momentos diferentes.

Leia mais

Matemática Financeira Aula 1. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Matemática Financeira Aula 1. 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Aula 1 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender Fazer contas utilizando a regra

Leia mais

MATEMÁTICA COMERCIAL MÓDULO 1 CONCEITOS INICIAIS

MATEMÁTICA COMERCIAL MÓDULO 1 CONCEITOS INICIAIS MATEMÁTICA COMERCIAL MÓDULO 1 CONCEITOS INICIAIS Índice 1. Introdução...3 2. Taxa de Juros...3 3. Fluxo de caixa...4 4. Juros Simples...5 5. Exemplos de Juros Simples...6 6. Valor Nominal e Valor Atual...8

Leia mais

Lista de exercício nº 2* Taxas equivalentes** e séries uniformes

Lista de exercício nº 2* Taxas equivalentes** e séries uniformes Lista de exercício nº 2* Taxas equivalentes** e séries uniformes 1. Calcule as taxas mensal e diária que são proporcionais à taxa de 3,6 % ao trimestre. Resposta: 1,2% a.m. e 0,04% a.d. 2. Calcule as taxas

Leia mais

Matemática Financeira. Parte I. Professor: Rafael D Andréa

Matemática Financeira. Parte I. Professor: Rafael D Andréa Matemática Financeira Parte I Professor: Rafael D Andréa O Valor do Dinheiro no Tempo A matemática financeira trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Conceito de Investimento Sacrificiozinho

Leia mais

Séries de Pagamentos

Séries de Pagamentos Séries de Pagamentos GST0054 MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Antonio Sérgio antonio.sergio@estacio.br GST0045 Matemática Financeira 1 São as prestações que você já conhece: Carnê da loja; Leasing do carro,

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos

Leia mais

Principais conceitos de Matemática Financeira

Principais conceitos de Matemática Financeira Principais conceitos de Matemática Financeira A aula 1 destina-se a discutir de forma sucinta os conceitos básicos da matemática financeira. O estudo desta seção é de fundamental importância como preparação

Leia mais

Taxa de juros efetiva mensal com encargos = ((45.000/ ) ^ (30/42)) - 1 = 5,32%

Taxa de juros efetiva mensal com encargos = ((45.000/ ) ^ (30/42)) - 1 = 5,32% 1 Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade LISTA 3a - Disciplina de Matemática Financeira Professora Ana Carolina Maia Monitora Pg: Paola Londero / Monitor: Álvaro

Leia mais

Prof.: Joni Fusinato. Juros Compostos

Prof.: Joni Fusinato. Juros Compostos Prof.: Joni Fusinato Juros Compostos Juros Compostos Calculado sobre o montante obtido no período anterior. Somente no primeiro período é que os juros são calculados sobre o capital inicial. Também conhecido

Leia mais

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos

FEA RP - USP. Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos FEA RP - USP Matemática Financeira 3 - Séries e Avaliação de Investimentos Prof. Dr. Daphnis Theodoro da Silva Jr. Daphnis Theodoro da Silva Jr 1 Séries uniformes - Juros Compostos Series uniformes são

Leia mais

Apresentamos a você o conceito de capitalização composta por meio da Situação prática proposta a seguir.

Apresentamos a você o conceito de capitalização composta por meio da Situação prática proposta a seguir. Bons estudos! Apresentamos a você o conceito de capitalização composta por meio da Situação prática proposta a seguir. Em 01/03/X0 uma prefeitura toma um empréstimo com valor inicial de $ 100,00 e taxa

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA Unidade I MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Luiz Felix Matemática financeira A Matemática Financeira estuda o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Capital é o valor principal de uma operação, ou seja,

Leia mais

MATRIZ - Matemática Financeira Aplicada - 11/05 a 03/06/2015

MATRIZ - Matemática Financeira Aplicada - 11/05 a 03/06/2015 MATRIZ - Matemática Financeira Aplicada - 11/05 a 03/06/2015 EVERTON LUIZ MACHADO - RU: 1188222 Nota: 100 PROTOCOLO: 20150523118822227063B Disciplina(s): Matemática Financeira Data de início: 23/05/2015

Leia mais

MBA em Administração e Finanças Matemática Financeira e Análise de Investimentos Capitalização

MBA em Administração e Finanças Matemática Financeira e Análise de Investimentos Capitalização Tema 1 Capitalização Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Administração e Finanças Matemática Financeira e Análise de Investimentos Capitalização Nelson Castanheira Introdução Apresentaremos

Leia mais

Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Fundamentos de Finanças Curso de Ciências Econonômicas Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Prof. Regis A. Ely Departamento de Economia Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Regis A. Ely Matemática

Leia mais

Exercícios Resolvidos do livro de Matemática Financeira Aplicada

Exercícios Resolvidos do livro de Matemática Financeira Aplicada Exercícios Resolvidos do livro de Matemática Financeira Aplicada CAPÍTULO 2 PG. 32 A 36 1) Qual será o montante, no final de oito meses, se aplicarmos um capital de R$ 90.000,00 a uma taxa de juro simples

Leia mais

PREPARATÓRIO EXAME CFC MATEMÁTICA FINANCEIRA

PREPARATÓRIO EXAME CFC MATEMÁTICA FINANCEIRA PREPARATÓRIO EXAME CFC 2017.1 MATEMÁTICA FINANCEIRA EDITAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 7. MATEMÁTICA FINANCEIRA E ESTATÍSTICA a) Juros Simples e Compostos. b) Taxas Nominal, Proporcional, Efetiva e Equivalente.

Leia mais

Finanças Empresariais Profa. Ms. Renata Ferreira. Traçando sua Situação Patrimonial

Finanças Empresariais Profa. Ms. Renata Ferreira. Traçando sua Situação Patrimonial Finanças Empresariais Profa. Ms. Renata Ferreira Traçando sua Situação Patrimonial Traçando sua Situação Patrimonial 1. Introdução Bem vindo ao curso de Finanças Empresariais!! O objetivo deste curso é

Leia mais

CAPITALIZAÇÃO SIMPLES

CAPITALIZAÇÃO SIMPLES Matemática Aplicada às Operações Financeiras Prof.Cosmo Rogério de Oliveira CAPITALIZAÇÃO SIMPLES CONCEITUAÇÃO: Capitalização simples é a operação que determina o crescimento do capital quando a taxa de

Leia mais

Matemática Financeira. Aula 02 09/08

Matemática Financeira. Aula 02 09/08 Matemática Financeira Aula 02 09/08 Conceitos Gerais A MATEMÁTICA FINANCEIRA é o ramo da Matemática que estuda o comportamento do dinheiro no tempo. Análise das operações de investimento e financiamento.

Leia mais

Capítulo 4 CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS

Capítulo 4 CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS Capítulo 4 CONCEITOS FINANCEIROS BÁSICOS 4.1 Juros simples 4.2 Juros compostos 4.3 Valor do dinheiro no tempo 4.4 Equivalência de capitais Administração Financeira: uma abordagem prática (HOJI) 4.1 Juros

Leia mais

FINANÇAS EMPRESARIAIS

FINANÇAS EMPRESARIAIS FINANÇAS EMPRESARIAIS Pergunta inicial Se um amigo lhe pedisse $ 10.000,00 para lhe pagar os mesmos $ 10.000,00 daqui a um ano, o que você acharia? PROF. MSc. FLAVIO MENDONÇA BEZERRA 1 2 Valor do dinheiro

Leia mais

JUROS COMPOSTOS COMPARAÇÃO ENTRE JUROS SIMPLES E COMPOSTOS

JUROS COMPOSTOS COMPARAÇÃO ENTRE JUROS SIMPLES E COMPOSTOS JUROS COMPOSTOS No regime de juros compostos, que tem grande importância financeira por retratar melhor a realidade, o juro gerado pela aplicação à mesma taxa passando a participar da geração de juros

Leia mais

Gestão Financeira. Conceitos Gerais Juros Simples Regimes de Capitalização. Matemática Financeira Prof. Fabio Lima - fabionl.wordpress.

Gestão Financeira. Conceitos Gerais Juros Simples Regimes de Capitalização. Matemática Financeira Prof. Fabio Lima - fabionl.wordpress. Gestão Financeira Conceitos Gerais Juros Simples Regimes de Capitalização 1 - Conceito Na sua opinião, pra que serve a Matemática Financeira? A trata do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Objetiva

Leia mais

Responsável pelo Conteúdo: Profa Ms Rosângela Maura Correa Bonici. Revisão Textual: Profa Vera Lidia de Sa Cicaroni

Responsável pelo Conteúdo: Profa Ms Rosângela Maura Correa Bonici. Revisão Textual: Profa Vera Lidia de Sa Cicaroni Responsável pelo Conteúdo: Profa Ms Rosângela Maura Correa Bonici Revisão Textual: Profa Vera Lidia de Sa Cicaroni Desconto Desconto Simples Desconto racional simples ou por dentro (DRS) Desconto Bancário

Leia mais

Matemática Financeira Aula 1 (manhã e tarde) 1 Profa. Msc. Érica Siqueira

Matemática Financeira Aula 1 (manhã e tarde) 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Aula 1 (manhã e tarde) 1 Profa. Msc. Érica Siqueira Matemática Financeira Objetivos de aprendizagem: Depois de ler e discutir este tópico você será capaz entender Fazer contas utilizando

Leia mais

i i i i i i n - 1 n

i i i i i i n - 1 n Aula Capítulo 6 SÉRIE UNIFORME PRESTAÇÕES IGUAIS Série uniforme de valores monetários (pagamentos ou recebimentos) juros compostos MODELO PRICE no qual todas as prestações tem o mesmo valor Fluxo de Caixa

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ÁTILA

MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ÁTILA 1 MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ÁTILA Aula 01 CONCEITOS BÁSICOS Classificação dos tipos de juros; O valor do dinheiro no tempo; Fluxos de caixa. 2 Introdução Ramo da Matemática que estuda o comportamento

Leia mais

Matemática Financeira Juros Simples 1

Matemática Financeira Juros Simples 1 1 Toda a Matemática Financeira é alicerçada em dois princípios básicos: Não se pode comparar ou somar dinheiro, a menos que ele esteja no mesmo instante de tempo; Uma vez que os dinheiros não estejam no

Leia mais

Apêndice. Utilização da HP 12 C

Apêndice. Utilização da HP 12 C Apêndice A Utilização da HP 12 C A.1. INTRODUÇÃO...2 A.2. OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DA HP 12 C...3 A.3. A TECLA AMARELA F E A TECLA AZUL G...5 A.4. NÚMERO DE CASAS DECIMAIS...5 A.5. AS FUNÇÕES DYS E DATE...6

Leia mais

Lista 1 - Juros Simples

Lista 1 - Juros Simples MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA 1 a LISTA DE EXERCÍCIOS Prof. Ânderson Vieira 1. Calcular a taxa mensal proporcional de juros de: (a) 14,4% ao ano; (b) 6,8% ao quadrimestre; (c) 11,4% ao semestre; (d) 110,4%

Leia mais

Matemática Comercial

Matemática Comercial Matemática Comercial Professora conteudista: Maria Ester Domingues de Oliveira Sumário Matemática Comercial Unidade I 1. TAXA DE JUROS...3 2. FLUXO DE CAIXA...4 3. JUROS SIMPLES... 4. VALOR NOMINAL E VALOR

Leia mais

Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Rosangela Maura Correia Bonici. Revisão Textual: Profa Vera Lidia de Sa Cicaroni

Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Rosangela Maura Correia Bonici. Revisão Textual: Profa Vera Lidia de Sa Cicaroni Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Rosangela Maura Correia Bonici Revisão Textual: Profa Vera Lidia de Sa Cicaroni A Matemática Financeira Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira Porcentagem

Leia mais

Unidade II MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade II MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade II MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Maurício Felippe Manzalli Taxa Efetiva nos Descontos Comercial e Bancário Definição: i Denomina-se efetiva a taxa de juros à qual devemos aplicar os valores descontados

Leia mais

Taxa opção 1 = [(0,04 /30) + 1) ^ 40] - 1 Taxa opção 1 = 5,47% Taxa opção 2 = [(1 + 0,036) ^ (40/30)] - 1 Taxa opção 2 = 4,83%

Taxa opção 1 = [(0,04 /30) + 1) ^ 40] - 1 Taxa opção 1 = 5,47% Taxa opção 2 = [(1 + 0,036) ^ (40/30)] - 1 Taxa opção 2 = 4,83% 1 Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade LISTA 2 - Disciplina de Matemática Financeira Professora Ana Carolina Maia Monitora Pg: Paola Londero / Monitor: Álvaro

Leia mais

A Situação prática 2.1, a seguir, será utilizada para ilustrar as definições e os conceitos contidos neste tópico.

A Situação prática 2.1, a seguir, será utilizada para ilustrar as definições e os conceitos contidos neste tópico. A Situação prática 2.1, a seguir, será utilizada para ilustrar as definições e os conceitos contidos neste tópico. Você solicitou e um banco lhe concedeu um empréstimo de $ 1.000,00 que deverá ser pago

Leia mais

MÓDULO 1 - Exercícios complementares

MÓDULO 1 - Exercícios complementares MÓDULO 1 - Exercícios complementares a. Juros Simples 1. As ações do Banco Porto apresentam uma taxa de rentabilidade de 20% ao ano. Qual será o valor futuro obtido, se você aplicar R$ 2.000,00 a juros

Leia mais

Fazer teste: AS_I MATEMATICA FINANCEIRA 5º PERIODO UNIFRAN

Fazer teste: AS_I MATEMATICA FINANCEIRA 5º PERIODO UNIFRAN Fazer teste: AS_I MATEMATICA FINANCEIRA 5º PERIODO UNIFRAN Pergunta 1 João recebeu um aumento de 10% e com isso seu salário chegou a R$320,00. O salário de João antes do aumento era igual a? A. R$ 188,00

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Capítulo Matemática Financeira Juros Simples Adriano Leal Bruni albruni@minhasaulas.com.br Conceito de juros simples Juros sempre incidem sobre o VALOR PRESENTE Preste atenção!!! Empréstimo Valor atual

Leia mais

Que tal agora fazermos uma comparação? Veja nos gráficos abaixo a distinção entre uma aplicação a juros simples e juros compostos.

Que tal agora fazermos uma comparação? Veja nos gráficos abaixo a distinção entre uma aplicação a juros simples e juros compostos. Juros compostas Vamos introduzir a ideia de uma compensação diferente da anterior, chamaremos de juro composto a compensação em dinheiro pelo empréstimo de um capital financeiro, a uma taxa combinada,

Leia mais

JUROS COMPOSTOS. JUROS COMPOSTOS Crescimento Exponencial JUROS COMPOSTOS. Capitalização a Juros a Juros Simples Compostos!

JUROS COMPOSTOS. JUROS COMPOSTOS Crescimento Exponencial JUROS COMPOSTOS. Capitalização a Juros a Juros Simples Compostos! PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS Tecnicamente, a capitalização a Juros difere dos Juros Simples pelo fato de que, a cada período transcorrido, o valor do juro deste período é incorporado ao

Leia mais

Geraldo Nunes Silva DCCE/IBILCE/Unesp

Geraldo Nunes Silva DCCE/IBILCE/Unesp Geraldo Nunes Silva DCCE/IBILCE/Unesp JUROS COMPOSTOS - FÓRMULAS PV i d FV i i i i i i 0 1 2 3 n - 1 n i: Taxa de rentabilidade de cada período (atua sobre PV); d: Taxa de desconto de cada período (atua

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Taxas Equivalentes Taxas Nominais Taxas Efetivas 1 Taxas Equivalentes - Juros Simples Duas Taxas são Equivalentes se resultarem em Montantes iguais a partir do mesmo Capital ao final de certo período de

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA E ANÁLISE DE INVESTIMENTO AULA 02: CAPITALIZAÇÃO, DESCONTO E FLUXO DE CAIXA TÓPICO 01: CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA CAPITALIZAÇÃO SIMPLES CONCEITO Na capitalização simples, os

Leia mais

Lista de Exercícios Análise de Investimentos.

Lista de Exercícios Análise de Investimentos. Lista de Exercícios Análise de Investimentos. 1. Em um investimento que está sob o regime de capitalização composta: a) A taxa de juro em cada período de capitalização incide sobre o capital inicial investido

Leia mais

Matemática Financeira II

Matemática Financeira II Matemática Financeira II Matemática Financeira II Desconto Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Rosângela Maura Correa Bonici Revisão Textual: Profa. Esp. Vera Lidia de Sa Cicaroni Unidade Desconto

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA APOSTILA MATEMÁTICA FINANCEIRA MINAS GERAIS JUROS Podemos introduzir o conceito de juros pelas expressões a) dinheiro pago (remuneração do capital)

Leia mais

JUSPODIVM

JUSPODIVM MATERIAL ETRA COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES DA PROVA AFRF - 2005 31 - Ana quer vender um apartamento por R$ 400.000,00 à vista ou financiado pelo sistema de juros compostos a taxa de 5% ao semestre. Paulo está

Leia mais

Avaliação de Investimentos e financiamentos

Avaliação de Investimentos e financiamentos Avaliação de Investimentos e financiamentos 1 Conceito de Investimento Aplicação de Capital ou Investimento é o fato de se empregar recursos visando obter benefícios futuros. Abertura de uma nova fábrica

Leia mais

Curso técnico Integrado de Administração

Curso técnico Integrado de Administração Curso técnico Integrado de Administração Juros Compostos Diferente dos juros simples, o juro composto é calculado sobre o montante obtido no período anterior. Somente no primeiro período é que os juros

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique de Jesus Costa Prof. Douglas Mandaji Unidade Sistemas

Leia mais

PROFESSOR PAULO CÉSAR

PROFESSOR PAULO CÉSAR PROFESSOR PAULO CÉSAR Podem ser de dois tipos básicos: registradores de séries uniformes e registradores de fluxos de caixa ( séries não uniformes ). A seguir são apresentadas as principais funções financeiras

Leia mais

Na Matemática financeira temos também: Fluxo de Caixa, montante, capital, juros e juros simples/juros composto.

Na Matemática financeira temos também: Fluxo de Caixa, montante, capital, juros e juros simples/juros composto. A Matemática financeira estuda o conceito do valor do dinheiro no tempo. Empréstimos ou investimentos realizados no presente terão seu valor aumentado no futuro. Inversamente, valores disponíveis no futuro,

Leia mais

Sumário. Prefácio, xiii

Sumário. Prefácio, xiii Prefácio, xiii 1 Função dos juros na economia, 1 1.1 Consumo e poupança, 1 1.1.1 Necessidade natural de poupar, 2 1.1.2 Consumo antecipado paga juro, 2 1.2 Formação da taxa de juro, 4 1.2.1 Juro e inflação,

Leia mais

04/06/2014. Matemática Financeira HP 12C. HP 12C Notação Polonesa Reversa. Prof.Esp.LeonardoT.Otsuka

04/06/2014. Matemática Financeira HP 12C. HP 12C Notação Polonesa Reversa. Prof.Esp.LeonardoT.Otsuka Matemática Financeira Tema 2 A Calculadora Financeira HP 12C Prof.Esp.LeonardoT.Otsuka HP 12C De todas as máquinas financeiras atualmente disponíveis no mercado, a HP 12C é, provavelmente, a mais antiga.

Leia mais

Exame Época Especial 6 Setembro 2012 Nome: Nº: Turma: Professor: Classificação:

Exame Época Especial 6 Setembro 2012 Nome: Nº: Turma: Professor: Classificação: CÁLCULO FINANCEIRO Contabilidade Exame Época Especial Setembro 0 Nome: Nº: Turma: Professor: Classificação: Observações: Duração: h00. A prova é constituída por 1 questões de escolha múltipla. Em cada

Leia mais

Matemática Financeira Moderna FORMAS DE COTAR A TAXA DE JUROS

Matemática Financeira Moderna FORMAS DE COTAR A TAXA DE JUROS Matemática Financeira Moderna FORMAS DE COTAR A TAXA DE JUROS 1. Embora o essencial em finanças seja a taxa efetiva, muitas vezes anunciamos conceitos como a taxa nominal 2. A presença de inflação pode

Leia mais

Matemática Financeira. Resumo Teórico

Matemática Financeira. Resumo Teórico Matemática Financeira Resumo Teórico Aprendizados 1. Variáveis 2. Calculadora financeira HP 12c 3. Diagramas de fluxo 4. Convenções de tempo 5. Juros simples 6. Juros compostos 7. Juros contínuos 8. Taxas

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS DE RENDA FIXA OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE RENDA FIXA PERFIL DE RISCO DO INVESTIDOR Quais são as diferenças básicas entre Renda Fixa

Leia mais

COM A HP 12 C. 3º encontro

COM A HP 12 C. 3º encontro MATEMÁTICA FINANCEIRA COM A HP 12 C 3º encontro 12/08/2016 Docente Especialista CRA SP 123340 1 admfreeeork@yahoo.com.br 16 981057062 (Tim, WhatsApp) Blog admfreework.wordpress.com Facebook admfreework

Leia mais

PARTE 1 - JUROS SIMPLES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Definições e nomenclatura 2. Conceito de capitalização simples 3. Fórmulas 4. Exercícios resolvidos

PARTE 1 - JUROS SIMPLES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. 1. Definições e nomenclatura 2. Conceito de capitalização simples 3. Fórmulas 4. Exercícios resolvidos PARTE 1 - JUROS SIMPLES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Definições e nomenclatura 2. Conceito de capitalização simples 3. Fórmulas 4. Exercícios resolvidos 1. Definições e nomenclatura A Matemática Financeira

Leia mais

Recuperação 15 x 1 (15 exercícios = 1 ponto, limitado a média 6,0)

Recuperação 15 x 1 (15 exercícios = 1 ponto, limitado a média 6,0) Critérios para a entrega de exercícios: 1. Todos os exercícios deverão ser feitos de forma manuscrita somente A CANETA (Azul ou Preta), SEM RASURAS. 2. Necessário copiar na folha que será entregue o enunciado

Leia mais

Além disso, há três caixas de destaque ao longo do conteúdo.

Além disso, há três caixas de destaque ao longo do conteúdo. Prezado aluno, Esta apostila é a versão estática, em formato.pdf, da disciplina online e contém todas as informações necessárias a quem deseja fazer uma leitura mais linear do conteúdo. Os termos e as

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 133 de 04/10/2012 Etec: Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Matemática Financeira

Universidade Cruzeiro do Sul. Campus Virtual Unidade I: Unidade: Matemática Financeira Universidade Cruzeiro do Sul Campus Virtual Unidade I: Unidade: Matemática Financeira 2010 0 Nesta Unidade iremos apresentar alguns conceitos importantes de Matemática Financeira tais como porcentagem,

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Matemática Financeira Juros Simples Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática Financeira CAPITALIZAÇÃO SIMPLES X CAPITALIZAÇÃO COMPOSTA A definição de capitalização é uma operação

Leia mais

Unidade I MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade I MATEMÁTICA FINANCEIRA. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade I MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Maurício Felippe Manzalli Introdução natureza objetivo Cada valor financeiro está vinculado a uma data determinada. Toda vez que a data de referência de um valor é

Leia mais

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão

Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Introdução a Matemática Financeira Responsável pelo Conteúdo: Prof. Carlos Henrique de Jesus Costa Prof. Douglas Mandaji Unidade Introdução a Matemática Financeira

Leia mais

Resolução da Prova de Matemática Financeira e Estatística do TCE/SP, aplicada em 06/12/2015.

Resolução da Prova de Matemática Financeira e Estatística do TCE/SP, aplicada em 06/12/2015. Matemática Financeira e Estatística p/ TCE-SP de Matemática Financeira e Estatística do TCE/SP, aplicada em 06/1/015. Em uma repartição pública, os salários, em reais, de seus funcionários, colocados em

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS: conteúdo parcial da disciplina FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

ROTEIRO DE ESTUDOS: conteúdo parcial da disciplina FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL Disciplina: DEF 06423 Economia da Engenharia Prof. Wendel Andrade ROTEIRO DE ESTUDOS: conteúdo parcial

Leia mais

Sistemas de Amortização

Sistemas de Amortização Matemática Financeira Sistemas de Amortização Prof. Me. Marcelo Stefaniak Aveline Séries de Pagamentos Este conteúdo pode ser visto como uma estensão de Juros Compostos. Enquanto em Juros Compostos um

Leia mais

Antônio fez os dois investimentos seguintes, em que ambos pagam juros compostos de 3% ao mês. I Três depósitos mensais, consecutivos e iguais a R$

Antônio fez os dois investimentos seguintes, em que ambos pagam juros compostos de 3% ao mês. I Três depósitos mensais, consecutivos e iguais a R$ Antônio fez os dois investimentos seguintes, em que ambos pagam juros compostos de 3% ao mês. I Três depósitos mensais, consecutivos e iguais a R$ 2.000,00; o primeiro foi feito no dia 1.º/3/2009. II Dois

Leia mais

1. As parcelas são pagas ao final de cada período. Neste caso denomina-se pagamento postecipado.

1. As parcelas são pagas ao final de cada período. Neste caso denomina-se pagamento postecipado. PARTE 5 SÉRIE UNIFORME DE PAGAMENTOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução 2. Prestações e Valor presente 3. Prestações e Valor futuro 4. Renda perpétua 5. Exercícios Resolvidos 1. Introdução Quando se contrai

Leia mais

04/06/2014. Matemática Financeira. Contrato Pedagógico. Contrato Pedagógico. Tema 1 Fundamentos da Matemática Financeira Prof.Esp.LeonardoT.

04/06/2014. Matemática Financeira. Contrato Pedagógico. Contrato Pedagógico. Tema 1 Fundamentos da Matemática Financeira Prof.Esp.LeonardoT. Matemática Financeira Tema 1 Fundamentos da Matemática Financeira Prof.Esp.LeonardoT.Otsuka Contrato Pedagógico A Matemática Financeira é muito importante para os cursos de Administração, Ciências Contábeis

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Matemática Financeira Sistema de Amortização Francês - SAF Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Matemática Financeira Aula XX RENDAS UNIFORMES SÉRIES UNIFORMES ANTECIPADAS E PÓSTECIPADAS

Leia mais

Primeira aplicação: Capital no valor de R$ ,00, durante 3 meses, sob o regime de capitalização simples a uma taxa de 10% ao ano.

Primeira aplicação: Capital no valor de R$ ,00, durante 3 meses, sob o regime de capitalização simples a uma taxa de 10% ao ano. 95. (Analista Judiciário Contadoria TRF 3ª Região 2016/FCC) Em um contrato é estabelecido que uma pessoa deverá pagar o valor de R$ 5.000,00 daqui a 3 meses e o valor de R$ 10.665,50 daqui a 6 meses. Esta

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA JUROS SIMPLES 1- INTRODUÇÃO Nos preços de vendas de objetos expostos em vitrinas de lojas, geralmente se observam cartazes com dizeres do tipo: R$ 2400,00 à vista ou em 6 prestações

Leia mais

Profs. Alexandre Lima e Moraes Junior 1

Profs. Alexandre Lima e Moraes Junior  1 Aula 25 Taxa Interna de Retorno: TIR do acionista e TIR do projeto. Payback e Valor Presente Líquido. Metodologia de precificação de títulos públicos e privados: títulos préfixados, títulos pós-fixados,

Leia mais

LISTA 02: EXERCÍCIOS SOBRE RENDAS CERTAS, SÉRIES DE PAGAMENTOS, SÉRIES FINANCEIRAS OU ANUIDADES

LISTA 02: EXERCÍCIOS SOBRE RENDAS CERTAS, SÉRIES DE PAGAMENTOS, SÉRIES FINANCEIRAS OU ANUIDADES LISTA 02: EXERCÍCIOS SOBRE RENDAS CERTAS, SÉRIES DE PAGAMENTOS, SÉRIES FINANCEIRAS OU ANUIDADES 01) Um empréstimo de R$ 20.900,00 foi realizado com uma taxa de juros de 36 % ao ano, capitalizados trimestralmente,

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Matemática Financeira Profa. Dra.Luciana C.Siqueira Ambrozini Conceitos gerais 1 Estudo do valor

Leia mais

Avaliação de Investimentos. Prof. Adriano Paranaiba

Avaliação de Investimentos. Prof. Adriano Paranaiba Avaliação de Investimentos Prof. Adriano Paranaiba 1 Conceito de Investimento Aplicação de Capital ou Investimento é o fato de se empregar recursos visando obter benefícios futuros. Abertura de uma nova

Leia mais

Matemática Financeira Departamento de Matemática - UFJF

Matemática Financeira Departamento de Matemática - UFJF Matemática Financeira Departamento de Matemática - UFJF Notas de aulas Wilhelm Passarella Freire André Arbex Hallack Abril/2016 Índice 1 Conceitos básicos e simbologia 1 1.1 Introdução......................................

Leia mais

Matemática Financeira

Matemática Financeira Matemática Financeira 2016.2 Sumário Capítulo I. Introdução à Apostila... 4 Capítulo II. Fundamentos da Matemática Financeira... 5 2.1. INTRODUÇÃO... 5 2.2. CAPITAL, NÚMERO DE PERÍODOS, JURO, MONTANTE,

Leia mais

apresenta HP 12C Uma ferramenta eficaz em cálculos financeiros. Material desenvolvido por Profº ANTÔNIO MARTINETTI FILHO

apresenta HP 12C Uma ferramenta eficaz em cálculos financeiros. Material desenvolvido por Profº ANTÔNIO MARTINETTI FILHO apresenta HP 12C Uma ferramenta eficaz em cálculos financeiros. Material desenvolvido por Profº ANTÔNIO MARTINETTI FILHO 1 Objetivos: 9 Conhecer os principais conceitos da Matemática Comercial e Financeira;

Leia mais

ENGENHARIA ECONÔMICA. Capítulo 6 Séries Uniformes. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo

ENGENHARIA ECONÔMICA. Capítulo 6 Séries Uniformes. Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira. Três objetivos do capítulo ENGENHARIA ECONÔMICA Prof. Msc. Roberto Otuzi de Oliveira Capítulo 6 Séries Uniformes Três objetivos do capítulo Entender o DFC em séries Saber diferenciar séries postecipadas e antecipadas Compreender

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA MIX - FI RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ: / Informações referentes à Janeiro de 2017

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ALFA MIX - FI RENDA FIXA LONGO PRAZO CNPJ: / Informações referentes à Janeiro de 2017 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o, administrado e gerido por Banco Alfa de Investimento S.A..

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Prova Comentada Matemática Financeira TRF 3 a R... 4

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Prova Comentada Matemática Financeira TRF 3 a R... 4 Aula demonstrativa Apresentação... 2 Prova Comentada Matemática Financeira TRF 3 a R... 4 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Para quem ainda não me conhece, meu

Leia mais