Critérios de avaliação 5. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Critérios de avaliação 5. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0"

Transcrição

1 Critérios de avaliação 5. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Reconhecer nas notícias os elementos que as constituem. Interpretar o valor informativo das expressões adverbiais de tempo e de lugar no texto. Empregar com adequação as expressões de tempo e de lugar na construção do texto. Analisar o emprego dos pronomes possessivos nos textos, identificando as pessoas a que eles se referem e a ideia que exprimem. Empregar os pronomes possessivos observando as pessoas do discurso. Estabelecer a concordância nominal do adjetivo, do artigo e dos pronomes possessivos com o substantivo, adequada à norma padrão. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Interpretar o efeito de sentido do tempo em que se expressa a ação verbal. Diferenciar no texto o sentido do futuro do pretérito do sentido do futuro do presente. Empregar a forma verbal do futuro do pretérito na construção de textos, adequada à intenção do discurso. Interpretar o sentido de diferentes expressões adverbiais no texto. Substituir nas frases as expressões adverbiais presentes por outras de sentido semelhante, de acordo com o contexto. Empregar com adequação as expressões de modo e de intensidade na construção do texto. Justificar as aspas presentes no texto, apontando o papel que desempenham. Avaliação 3 Data: vide calendário Valor: 6,0 Produzir notícias, considerando as características desse gênero. Empregar a estrutura textual mais adequada à intenção comunicativa da notícia. Compor notícias com elementos dados. Elaborar a manchete de uma notícia, respeitando o assunto abordado na produção de texto. Produzir textos com unidade de sentido, progressão temática e informações não contraditórias. Empregar os sinais de pontuação, reconhecendo sua função na produção de textos diversos. Escrever textos, empregando os padrões da escrita. Empregar estratégias próprias da escrita: planejar, redigir rascunho, revisar e cuidar da apresentação.

2 Avaliação Literária Data: vide calendário Valor: 3,0 Criar sistemática de leitura na rotina diária. Realizar a leitura integral do livro literário, buscando compreender os elementos que o compõem, as ideias e o gênero em questão. Responder a perguntas sobre a essência das obras lidas. Interpretar a mensagem dos textos lidos, reconhecendo o assunto abordado, o tema explorado, as ideias principais e as ideias secundárias. Interpretar o sentido de palavras e expressões com base no contexto textual e/ou consultando fontes de informação. Respeitar a data marcada para a execução do trabalho e/ou da avaliação. Matemática Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 7,0 Escrever, por extenso, números decimais, de acordo com a quantidade de casas que apresentam. Comparar números decimais entre si. Adicionar um número decimal a outro número decimal ou a um número natural. Subtrair um número decimal de outro número decimal. Subtrair um número decimal de um número natural e/ou vice-versa. Resolver problemas que envolvam uma ou mais operações com números decimais. Identificar em que condições um ângulo é considerado nulo, reto, agudo, obtuso, raso ou pleno. Identificar retas paralelas e retas concorrentes. Interpretar gráficos estatísticos atuais. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Multiplicar um número decimal por 10, 100 ou Multiplicar um número decimal por um número natural. Dividir um número decimal por 10, 100 ou Dividir um número decimal por um número natural. Resolver problemas que envolvam uma ou mais operações com números decimais. Nomear polígonos que possuem de 3 a 8 lados. Traçar um ou mais eixos de simetria em figuras geométricas planas e/ou imagens. Expressar, por meio de uma fração, a probabilidade de ocorrência de um fato. Resolver problemas que envolvam probabilidades.

3 história Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 7,0 Constatar as mudanças e permanências no Brasil após a Proclamação da Independência. Identificar os fatos que marcaram o Primeiro Reinado no Brasil. Reconhecer o motivo pelo qual o Brasil foi governado por regentes. Caracterizar as principais revoltas ocorridas no Brasil durante o período regencial. Reconhecer as razões pelas quais, a partir da segunda metade do século XIX, o sistema de escravidão enfraqueceu. Constatar como ficou a situação dos negros após a abolição da escravatura. Identificar os motivos da imigração europeia para o Brasil do século XIX. Constatar como ocorreu a queda da Monarquia no Brasil. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Caracterizar a Constituição de Explicar a Política do Café com Leite. Explicar como ocorria a prática das eleições no Brasil da Primeira República. Caracterizar os movimentos sociais da Primeira República. Identificar as causas da crise da Primeira República. Caracterizar o Governo Provisório ( ) de Getúlio Vargas. Constatar como foi organizada a Constituição de 1934, durante o governo de Getúlio Vargas. Caracterizar o Estado Novo ( ). ENSINO RELIGIOSO Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Descrever o ritual de casamento na Religião do Hinduísmo. Descrever o ritual de casamento na Religião do Judaísmo. Relatar o ritual do casamento na Religião do Cristianismo. Explicar o rito de oração que é realizado às sextas-feiras na Religião do Islamismo. Explicar a origem e o objetivo do rito Reisai, do Xintoísmo.

4 geografia Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 7,0 Interpretar mapas, gráficos e tabelas referentes aos temas de estudo. Diferenciar tempo de clima. Caracterizar cada uma das zonas de diferentes temperaturas no planeta Terra. Estabelecer relações entre a localização do Brasil no mundo e os tipos climáticos predominantes no país. Caracterizar os principais tipos climáticos que ocorrem no território brasileiro. Entender a relação entre o clima e a vegetação natural de um lugar. Analisar as problemáticas ambientais relacionadas ao clima e à vegetação. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Interpretar mapas, gráficos e tabelas referentes aos temas de estudo. Empregar corretamente os conceitos de distribuição populacional. Identificar como está distribuída a população pelos territórios. Identificar as causas da distribuição desigual da população no território brasileiro. Analisar os dados das taxas que influenciam no ritmo de crescimento populacional. Comparar as regiões brasileiras considerando aspectos territoriais e populacionais. ciências Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 7,0 Identificar as principais mudanças que ocorrem no corpo do menino e no corpo da menina durante a adolescência. Identificar as partes do sistema genital feminino e do sistema genital masculino. Relacionar os órgãos do sistema genital às funções que exercem. Reconhecer as características das células reprodutoras femininas e das células reprodutoras masculinas. Constatar como ocorre o processo de fecundação. Reconhecer alguns dos principais eventos que ocorrem durante a gestação. Compreender como ocorrem o parto normal e a cesariana. Reconhecer a importância do acompanhamento médico no período pré-natal, bem como a importância dos cuidados que a mãe deve ter durante a gravidez.

5 Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Estabelecer diferenças entre defesas naturais e artificiais que atuam no corpo humano. Reconhecer qual é a composição e a função das vacinas e dos soros. Reconhecer a função dos medicamentos. Identificar a estrutura básica de vírus e bactérias. Relacionar algumas doenças causadas por microrganismos e que afetam crianças às medidas preventivas. Constatar a importância das inovações tecnológicas para suprir as necessidades humanas. ARTE Demonstrar conhecimento sobre os artistas em estudo (Max Ernst, Pilar Ovalle, Frans Krajcberg) e suas principais obras e produções, bem como sobre suas influências e histórias. Identificar algumas formas de expressão artística contemporânea. Conhecer as obras de artistas que trabalham com a temática ambiental (Pilar Ovalle, Frans Krajcberg, entre outros). Relacionar os artistas em estudo assim como suas obras e produções a outros artistas de diferentes épocas. Reconhecer as diferentes manifestações artísticas e culturais brasileiras. Aplicar formas figurativas e/ou abstratas em trabalhos artísticos. Empregar sobreposição nas composições bidimensionais. Aplicar policromia em trabalhos pessoais. Conhecer e aplicar as texturas tátil, gráfica e visual em trabalhos pessoais. Compor um trabalho dispondo, de forma harmônica, os elementos da linguagem visual. Reconhecer composições com figura e fundo e aplicar esse conceito em composições. Discriminar auditivamente variados sons de fontes naturais e culturais. Demonstrar conhecimento, por meio de diferentes procedimentos, das qualidades plásticas dos diversos materiais e suportes aplicados em produções plásticas. Reconhecer e aplicar a colagem como forma de expressão plástica. Empregar a técnica do desenho como forma de expressão. Empregar a técnica da pintura como forma de expressão. Empregar a técnica da escultura como forma de expressão. Realizar trabalhos artísticos conforme o tema e a técnica propostos. Realizar trabalhos artísticos tendo cuidado com o acabamento. Explorar, expressar e produzir sons e músicas com a voz, com o corpo, com instrumentos musicais e com materiais diversos. Confeccionar com sucatas objetos que produzem som: brinquedos e instrumentos sonoros. Atividades processuais Valor: 6,0. Produção plástica Valor: 4,0.

6 EDUCAÇÃO FÍSICA Realizar atividades de aquecimento. ATLETISMO Praticar a corrida de velocidade com saída baixa e movimento de chegada, identificando as vozes de comando. Executar a corrida com regras adaptadas. Representar, por meio de movimentos, as etapas do arremesso de pelota. Realizar as atividades pré-desportivas pertencentes à modalidade. Reconhecer os fundamentos e as regras do atletismo em situações escolares e sociais. ATIVIDADES ALTERNATIVAS Demonstrar conhecimento e realizar os fundamentos da atividade complementar escolhida/ realizada. Compreender as regras da atividade complementar escolhida/realizada. Reconhecer os fundamentos e as regras da modalidade trabalhada em situações escolares e sociais. FESTIVAL DE PRIMAVERA Participar das atividades propostas coletivamente. Discutir com os componentes do grupo estratégias que visem a melhorar a atuação coletiva durante a participação na brincadeira e/ou no jogo. QUALIDADE DE VIDA Identificar as medidas necessárias para evitar a desidratação do corpo. filosofia Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Relacionar devir de Heráclito com a vida do próprio ser humano. Compreender o pensamento de Aristóteles sobre a interdependência. Identificar as consequências das atitudes individuais no meio social. Relacionar o que é público com a responsabilidade. Indicar os benefícios do cuidado com aquilo que é público. Analisar a influência da palavra no convívio social. Compreender quem é o ser humano de acordo com o pensamento de John Austin.

7 INGLÊS Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6.0 Empregar a/an/some na classificação de produtos contáveis e não contáveis. Reconhecer e/ou nomear determinados alimentos. Elaborar perguntas e/ou respostas sobre o preço de determinados produtos, empregando dólar e centavos de dólar como moeda. Identificar e/ou empregar o presente simples com os advérbios de frequência. Perguntar e/ou responder sobre hábitos diários, utilizando a expressão how often. Reconhecer e/ou empregar adjetivos para descrever peças do vestuário. Descrever e/ou reconhecer vestuário. Ler e interpretar textos sobre temas diversos. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Avaliação 2 - Listening Data: a ser agendada pelo professor Valor: 1.5 Identificar e/ou empregar adequadamente o presente progressivo dos verbos, nas diferentes formas. Expressar compreensão de diálogos e/ou textos falados sobre temas diversos. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Avaliação 3 - Writing Data: a ser agendada pelo professor Valor: 1.5 Descrever e/ou reconhecer vestuário. Identificar e/ou empregar as cores. Reconhecer e/ou empregar adjetivos para descrever peças do vestuário. Elaborar texto escrito sobre os temas trabalhados. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Observação Geral Além das avaliações 1 e 2, marcadas no calendário, serão realizadas, no decorrer do trimestre, as avaliações processuais, em todas as disciplinas, cujas datas e critérios serão estabelecidas pelo(a) professor(a). Esses critérios deverão ser registrados no caderno ou na agenda para a sua orientação e acompanhamento.

8

Critérios de avaliação 5.º ano. Língua Portuguesa

Critérios de avaliação 5.º ano. Língua Portuguesa Critérios de avaliação 5.º ano Língua Portuguesa Data: 23/09/15 Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto.

Leia mais

Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 5. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões,

Leia mais

Critérios de avaliação 6. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 6. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 6. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as histórias em quadrinhos de modo a constatar de que maneira as ações são representadas pelos

Leia mais

Critérios de avaliação 6. o ano

Critérios de avaliação 6. o ano Critérios de avaliação 6. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões,

Leia mais

Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 5. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Língua Portuguesa Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões,

Leia mais

Critérios de avaliação 7.º ano. Língua Portuguesa

Critérios de avaliação 7.º ano. Língua Portuguesa Critérios de avaliação 7.º ano Língua Portuguesa Data: 23/09/15 Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise com

Leia mais

Critérios de avaliação 7. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 7. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 7. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas

Leia mais

Critérios de avaliação 6. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 6. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 6. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto. Elaborar respostas-texto

Leia mais

Critérios de avaliação 7. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 7. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 7. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto

Leia mais

Critérios de avaliação 8. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 8. o ano. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 8. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto

Leia mais

Critérios de avaliação 8.º ano. Língua Portuguesa

Critérios de avaliação 8.º ano. Língua Portuguesa Critérios de avaliação 8.º ano Língua Portuguesa Data: 23/09/15 Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise com

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º trimestre Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 DDGênero textual: CONTO DE ASSOMBRAÇÃO DDCompreender e interpretar as ideias do texto. DDInterpretar

Leia mais

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Critérios de avaliação 8. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Critérios de avaliação 8. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto

Leia mais

Planificação Anual 4º Ano

Planificação Anual 4º Ano Planificação Anual 4º Ano Ano Letivo 2014 / 2015 Educaç ão literári a Leitura e escrita Geometria e medida Oralidade Números e Operações 1º Período Português Matemática Estudo do Meio Revisões O meu corpo

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL 2014 Língua Portuguesa 1.º semestre 7.º ano Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Critérios de Avaliação ENSINO FUNDAMENTAL II 6.º ANO 2018 SUMÁRIO LÍNGUA PORTUGUESA... 3 MATEMÁTICA... 30 HISTÓRIA... 38 GEOGRAFIA... 42 CIÊNCIAS... 47 ENSINO RELIGIOSO... 52 EDUCAÇÃO FÍSICA... 56 ARTE...

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 4.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Utilizar técnicas para registar e reter

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 2º TRIMESTRE Disciplina: Educação Artística Despertar a capacidade de observação e de criticidade a partir de diferentes obras e perante suas criações; Respeitar as diferentes culturas e os diferentes olhares perante

Leia mais

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos.

LÍNGUA. Produção textual. diminutivo) Ortografia Uso do. dicionário. ou pedido) Uso dos porquês. - Sinais: > (é. - Classe dos. CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE/2016 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA Leitura e interpretação de textos Produção textual Pontuação e entonação Morfologia: substantivo (próprio,

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Língua Portuguesa Língua Portuguesa

Língua Portuguesa Língua Portuguesa Critérios de avaliação 7. o ano Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Relacionar as ideias explícitas

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA - Reconhecer os modos de produção textuais e visuais e suas circulações na sociedade. - Identificar

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

AVALIAÇÃO 1 VALOR: 5,0 AVALIAÇÃO 1 VALOR: 5,0 AVALIAÇÃO 2 VALOR: 10,0 AVALIAÇÃO 2 VALOR: 10,0

AVALIAÇÃO 1 VALOR: 5,0 AVALIAÇÃO 1 VALOR: 5,0 AVALIAÇÃO 2 VALOR: 10,0 AVALIAÇÃO 2 VALOR: 10,0 Língua Portuguesa Língua Portuguesa AVALIAÇÃO 1 VALOR: 5,0 AVALIAÇÃO 1 VALOR: 5,0 Opinar sobre os fatos descritos em textos. Organizar fatos principais de textos, sequenciando-os. Identificar o número

Leia mais

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes.

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes. DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar textos e músicas Identificar os elementos presentes numa composição musical. Identificar a classificação vocal e dos instrumentos musicais Diferenciar os

Leia mais

CURRÍCULO DISCIPLINAR

CURRÍCULO DISCIPLINAR CURRÍCULO DISCIPLINAR 1º CEB 4º ANO 1º CEB 4º Ano de escolaridade Número de aulas previstas no ano letivo 2017/18: 1º Período 64 2º Período 55 170 dias letivos 3º Período 51 PORTUGUÊS DOMÍNIO: ORALIDADE

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2016 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Cláudia Maria Carvalho I PRÁTICAS

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 5 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 COLÔNIA PLANO DE CURSO VIVER NO BRASIL *Identificar os agentes de ocupação das bandeiras *Conhecer e valorizar a história da capoeira *Analisar a exploração da Mata Atlântica *Compreender a administração

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO EFI 5º ANO - 3º BIMESTRE/2016

ROTEIRO DE ESTUDO EFI 5º ANO - 3º BIMESTRE/2016 ROTEIRO DE ESTUDO EFI 5º ANO - 3º BIMESTRE/2016 DISCIPLINAS MATERIAIS DE ESTUDO Livro Caderno CONTEÚDOS I CONSTRUÇÂO DA LINGUAGEM. Texto Expositivo: OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (O QUE O ALUNO DEVERÁ SABER)

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

PT - 1º Trimestre/ º ANO

PT - 1º Trimestre/ º ANO PT - 1º Trimestre/ 2018 7º ANO 7º ano Período 10/05 (5ªf) 11/05 (6ªf) 14/05 (2ªf) 15/05 (3ªf) 16/05 (4ªf) 17/05 (5ªf) 18/05 (6ªf) PT 2º 4º e 5º FILO LP GEO HIS Ciências MAT LI Reading text; - Weather -

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA A cultura e os modos de vida Elementos fundamentais da cultura Livro de Filosofia pg. 102 a 108 Conceituar os diferentes

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

AE Aurélia de Sousa Ano letivo 2018/2019. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo. (3.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (3.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

Calendário das avaliações bimestrais - 1º ano. 4º Bimestre

Calendário das avaliações bimestrais - 1º ano. 4º Bimestre Calendário das avaliações bimestrais - 1º ano 4º Bimestre DATA AVALIAÇÃO CONTEÚDO 30/11 (Quinta-feira) Avaliação de Português UNIDADES 09 e 10 Interpretação de texto; Palavras com nh, ch e lh; Diferenciar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Domínios Comunicação Oral (oralidade) Comunicação escrita (Leitura e escrita) Iniciação à Educação Literária PLANO CURRICULAR - 2º Ano PORTUGUÊS Descritores de Desempenho Respeitar regras de interação

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 O eu, o outro e o nós Traços, sons, cores e quantidades, relações e transformações Unidade temática Eu, minha escola e meus colegas necessidades

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20%

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) Atitudes e Valores (saber ser/saber estar) 20% CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (2.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 04/12/2017 Artigo Pronomes pessoais e de tratamento. Pronomes possessivos, demonstrativo, indefinidos e interrogativos. Páginas 152 a

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 6º ano C

Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 6º ano C Circular Informativa: 101/2015 Data: 09/10/2015 Assunto: Cronograma, horário, 2ª chamada e conteúdo programático AV1 3ª etapa 6º ano C Senhores pais e/ou responsáveis, Segue o funcionamento da primeira

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 3.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos Produzir um discurso oral com correção Produzir

Leia mais

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26

Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/ :05:26 Educação Infantil 2019_PC_INF.indd 5 25/05/2018 16:05:26 EI02EO02 Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios EI02CG01 Apropriar-se de gestos e

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

1 o ano A e B. Português Matemática Ciências Inglês Ética Crista

1 o ano A e B. Português Matemática Ciências Inglês Ética Crista 1 o ano A e B Geografia /História DE CASA DIFERENTES LARES DIFERENTES FAMÍLIAS MEIOS DE TRANSPORTES Português Matemática Ciências Inglês DE CASA PALAVRAS: RR PALAVRAS COM M NO FINAL FRASES DITADO SEPARAR

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE. Turma: 5º ano Período: 24/02 a 24/05

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE. Turma: 5º ano Período: 24/02 a 24/05 Disciplina: Língua Portuguesa Ler, produzir e interpretar diferentes gêneros textuais, Buscar informações localizadas em textos e estabelecer relações entre as informações, Reconhecer o tema central de

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019

PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 PROJETO 1º PERÍODO DE 2019 TURMA: Fase 5 B NOME DO PROJETO: Raizes Gaúchas: Do rio Guaíba a bela serra NOME DA PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Girio Vicenti PERÍODO DO PROJETO: Fevereiro /19 a Abril /19

Leia mais

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala Matemática Aula. 7h10 às 8h /04 História Aula. 9 2ª. feira Português Aula.

Calendário Data Disciplina Horário Professor Sala Matemática Aula. 7h10 às 8h /04 História Aula. 9 2ª. feira Português Aula. São Paulo, 23 de abril de 2019. Recuperação Paralela - 1º. Trimestre - 7º. ano - E. Fundamental II - Tarde Prezados Pais e Alunos, Chegamos ao final do primeiro trimestre letivo de 2019. Após o fechamento

Leia mais

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência:

PROJETO. Objetivos em Cada Inteligência: PROJETO Turma: Fase 5B Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: O velho Chico: um pedacinho do nosso Brasil Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS INSPETORIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA ORATÓRIO

REDE SALESIANA BRASIL DE ESCOLAS INSPETORIA NOSSA SENHORA AUXILIADORA INSTITUTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA ORATÓRIO CALENDÁRIO DE AV. 1 1º TRIMESTRE 2017-6º ANO EFII 21/02 quarta- feira 2ª aula 5ª e 6ª aula - 22/02 quinta-feira 1ª e 2ª aula- 23/02 sexta-feira 1ª aula Inglês 2ª aula 5ª e 6ª aula Língua Portuguesa 26/02

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º trimestre Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 DDGênero textual: CONTO DE FADAS DDCompreender e interpretar as ideias do texto. DDInterpretar o sentido

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO DANIELA E CAROL

REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO DANIELA E CAROL REUNIÃO DE PAIS - 5 ANO DANIELA E CAROL LÍNGUA PORTUGUESA PRODUÇÃO DE TEXTOS Projeto jornal eletrônico (blog) http://www.escolasanti.com.br/santinews Reescrevendo sob um novo olhar Narrativas de enigma

Leia mais

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1

PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO. Ano Letivo 2012/2013. Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO Ano Letivo 2012/2013 Disciplina de Língua Portuguesa-8ºano-Turma 1 C UNIDADE: TEXTOS NARRATIVOS DOMÍNIOS OUVIR/FALAR: Participar em situações

Leia mais

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO

DEPARTAMENTO 1º CEB / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO DEPARTAMENTO 1º CEB - 2017 / 2018 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CEB PONDERAÇÃO No 1.º CEB, para efeitos da avaliação sumativa individual dos alunos, ter-se-ão em conta os seguintes domínios, descritores

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO RECUPERAÇÃO FINAL 2014 8.º ano Língua Portuguesa 1.º semestre Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Relacionar as ideias explícitas ou implícitas do texto em análise

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 4º Ano de Escolaridade 1 PORTUGUÊS Manual adotado: Trampolim 4 Editora: Porto Editora Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimento (s). -Utilizar técnicas

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA I PRÁTICAS DE LEITURA e ORALIDADE E EXPRESSÃO

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018

TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: Fase 3B NOME DO PROJETO: Tamar, preservação necessária!! PERÍODO DO PROJETO: Setembro a Novembro de 2018 JUSTIFICATIVA: Neste 3 período iremos abordar o tema sobre a conservação

Leia mais

JULHO 2019 IATI 2º Trimestre

JULHO 2019 IATI 2º Trimestre JULHO 2019 IATI 2º Trimestre 3ºano período 2/7 3ª feira 3/7 4ª feira 4/7 5ª feira 5/7 6ª feira IATI 4º e 5º Ciências Humanas Matemática Ciências da Natureza Linguagens CONTEÚDOS IATI 2º Trimestre Biologia:

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO Escutar para aprender e construir conhecimentos LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO COMPREENSÂO DO ORAL Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: -apropriar-se de padrões de entoação e ritmo; - memorizar

Leia mais

1º ano TIPOS DE MORADIA USO DA ÁGUA. CUIDADOS COM A NATUREZA

1º ano TIPOS DE MORADIA USO DA ÁGUA. CUIDADOS COM A NATUREZA 1º ano FRASES. ADIÇÃO. NÚMEROS (1 a 10) ANÚNCIO. DESAFIO MATEMÁTICO. CORES PALAVRAS COM S SOM DE Z. NUMERAIS DE 0 A 59. ANIMAIS PALAVRAS COM H NO INÍCIO. ESCRITA POR EXTENSO. BIG AND SMALL SEPARAR SÍLABAS.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/ ºano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/ ºano Específicos e transversais à disciplina AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD. 000 DGEstE/DSRN Ano Letivo 2018/ 2019 1ºciclo Critérios de 1ºano O1 1. Respeitar regras da interação discursiva.

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º Ciclo (4.º Ano) A deve atender aos domínios do: Saber Ser / Saber Estar ( 20% ) Saber / Saber fazer ( 80% ) À dinâmica educativa, estará sempre subjacente o respeito pelo

Leia mais

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO - 2012 LÍNGUA PORTUGUESA Narrativa: Conto Árabe Resenha Textos Literários e não literários Narrativa(personagem,enredo, tempo e ambiente) Silabação

Leia mais

Conteúdos-2º ano. Português

Conteúdos-2º ano. Português Português Compreensão do Oral Prestar atenção ao que ouve. Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação. Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos

Leia mais

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos.

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 3º Ano Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO/

PLANIFICAÇÃO A LONGO/ PLANIFICAÇÃO A LONGO/ MÉDIO PRAZO 2012/2013 3.º ANO Manual adotado: Alfa - Porto Editora PORTUGUÊS Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimentos; - Produzir um discurso oral com correção;

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 5A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do projeto: Dos jardins de Curitiba às Cataratas do Iguaçu Período do projeto: 1º trimestre - Fevereiro a Abril/ 2019 Justificativa

Leia mais

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto

PROJETO Turma: Nome da professora: Nome do projeto: Período do projeto: Justificativa do Projeto Objetivos do Projeto PROJETO Turma: Fase 4B Nome da professora: Maria Morais Nome do projeto: Fui passear e parei no Pará! Período do projeto: 1º Trimestre - Fevereiro a de Abril/ 2019 Justificativa do Projeto De acordo com

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2018 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016

Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016 Conteúdos e distribuição de pontos 2 a etapa /2016 5º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA 1) Práticas de leitura e oralidade e expressão

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

Professora Andréa 5 ano C

Professora Andréa 5 ano C Professora Andréa 5 ano C CONVIVÊNCIA OBJETIVOS Resolver conflitos cotidianos através do diálogo e negociação de soluções; Escutar o outro; Fazer colocações de forma respeitosa; Expressar as próprias opiniões;

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 8º Ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof.: JANE CRISTINA Data da Prova: 12/12/ PRF - Duração: 120 min

FICHA DE ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS. 8º Ano - Ciências Físicas e Biológicas - Prof.: JANE CRISTINA Data da Prova: 12/12/ PRF - Duração: 120 min 8º Ano Ciências Físicas e Biológicas Prof.: JANE CRISTINA Data da Prova: 12/12/2016 PRF Duração: 120 min Refazer os exercícios, VIs dos assuntos referentes aos conteúdos trabalhos durantes as aulas. Caneta

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

Prova Final - 6º ano A e B

Prova Final - 6º ano A e B Prova Final - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 14/12/16 O QUE ESTUDAR? 1. Flexão do Sustantivo 1.1.Determinantes do Substantivo 2. Adjetivo 1. Livro págs. 60 á 62 1.1. Livro págs. 86 á 87 1.2.Atividades

Leia mais

PLANEJAMENTO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE

PLANEJAMENTO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE PLANEJAMENTO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1º TRIMESTRE LINGUA PORTUGUESA HISTÓRIA GEOGRAFIA Interpretação de texto; Produção textual; Classes gramaticais: artigos, substantivos, adjetivos, numerais, pronomes

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre 2015

EMENTA DO COMPONENTE CURRICULAR 3º trimestre 2015 3º trimestre 2015 Professor (a): Renato Fogaça e Silva Ano: 8º Componente Curricular: Língua Portuguesa s de texto: Blog; Crônica; Propaganda; Conto de Amor. Aposto e vocativo; Períodos Simples e Composto.

Leia mais

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO. Componente Curricular DATA. 1 a SEMANA CIÊNCIAS LÍNGUA PORTUGUESA (TEXTO E REDAÇÃO) GEOGRAFIA 12 COLÉGIO AGOSTINIANO MENDEL HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO 6 o ANO DATA Componente Curricular 1 a SEMANA 03/12 (sábado) 05/12 (2ª feira) 06/12 (3 a feira) 07/12 (4 a feira) 08/12 (5 a feira) 09/12 (6 a feira)

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA

COLÉGIO SANTA TERESINHA PROFESSORA: Christiane Miranda Buthers de Almeida TURMA: 6º Ano PERÍODO DA ETAPA: 05/02/2018 a 18/05/2018 DISCIPLINA: Língua Portuguesa 1- QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: 1. Gêneros: 1.1 Romance

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA

UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA UNIDADES DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 5º ANO - EF II Basta que sejais jovens para que eu vos ame profundamente Dom Bosco 0 1) Divisão da etapa e datas das avaliações AVALIAÇÕES 1ª ETAPA 02/02 à 13/05 2ª ETAPA

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes

MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1. 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes MATEMÁTICA 5º ANO UNIDADE 1 CAPÍTULOS 1 NÚMEROS, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Sistema de numeração Operações com números grandes 2 IMAGENS E FORMAS Ângulos Ponto, retas e planos Polígono Diferenciar o significado

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 4º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Unidade 1 a 3 Manual de instrução Texto

Leia mais

Avaliação I Data Disciplina Conteúdo Valor. Avaliação II Data Disciplina Conteúdo Valor

Avaliação I Data Disciplina Conteúdo Valor. Avaliação II Data Disciplina Conteúdo Valor Avaliação I 03/05 Português 06/05 Matemática Substantivo, Adjetivo e gêneros textuais, palavras com nh, z, sinho/zinho. Pontuações e acentuações. Verbos da 1ª, 2ª, 3ª conjugação, nos tempos: presente,

Leia mais

PROFESSOR: Vanderlei A. Sanches Aguiar 4 º ANO A DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA NOME DO(A) ALUNO(A): JOAO ANTONIO AMARAL BERTOLUCI

PROFESSOR: Vanderlei A. Sanches Aguiar 4 º ANO A DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA NOME DO(A) ALUNO(A): JOAO ANTONIO AMARAL BERTOLUCI PROFESSOR: Vanderlei A. Sanches Aguiar 4 º ANO A DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA 3º bi Conseguiu transitar nos diferentes grupos, propondo atividades e X eercitando a função do aluno/ monitor. Participou das

Leia mais