Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Critérios de avaliação 5. o ano. Língua Portuguesa. Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0"

Transcrição

1 Critérios de avaliação 5. o ano Língua Portuguesa Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Língua Portuguesa Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Apontar no texto características que permitam o reconhecimento do gênero textual conto de assombração. Identificar os elementos básicos que compõem a narrativa: personagens, ação, tempo, espaço e narrador. Identificar no texto os nomes a que os pronomes retos se referem. Interpretar o efeito de sentido do tempo em que se expressa a ação verbal. Identificar a sílaba tônica das palavras. Classificar as palavras quanto à posição da sílaba tônica. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Explicar a importância de alguns elementos para o desenvolvimento da narrativa. Interpretar o efeito de sentido do tempo em que se expressa a ação verbal. Empregar os verbos nos tempos presente, pretérito e futuro do modo indicativo, de acordo com a situação discursiva. Analisar nos textos a diferença de sentido dos dois tipos de pretérito perfeito e imperfeito. Empregar os verbos no pretérito perfeito e no imperfeito, flexionando-os de acordo com a pessoa do discurso. Diferenciar o emprego das terminações -RAM e -RÃO, observando a tonicidade das palavras. Justificar a pontuação empregada no texto. Avaliação 3 (Produção de texto) Data: a ser agendada pelo professor Valor: 6,0 Produzir contos de assombração, considerando as características desse gênero textual. Empregar adequadamente a estrutura narrativa situação inicial, conflito, clímax e desfecho nos gêneros em que há o predomínio dessa tipologia textual. Empregar recursos expressivos de descrição e de narração para dar consistência ao texto. Atribuir título coerente com o tema abordado na produção de texto. Escrever com coesão e coerência, respeitando o tema proposto. Redigir textos, fazendo uso adequado dos sinais de pontuação. Escrever segundo as normas ortográficas. Aplicar a partição de palavras em final de linha durante a produção de texto, quando necessário. Empregar estratégias próprias da escrita: planejar, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação.

2 Avaliação literária: livro 1 Data: vide calendário Valor: 3,0 Criar sistemática de leitura na rotina diária. Realizar a leitura integral do livro literário, buscando compreender os elementos que o compõem, as ideias e o gênero em questão. Responder a perguntas sobre a essência das obras lidas. Interpretar a mensagem dos textos lidos, reconhecendo o assunto abordado, o tema explorado, as ideias principais e as ideias secundárias. Interpretar o sentido de palavras e expressões com base no contexto textual e/ou consultando fontes de informação. Respeitar a data marcada para a execução do trabalho e/ou da avaliação. Compreender e interpretar as ideias do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto. Elaborar respostas-texto com argumentação adequada à intenção comunicativa. Reconhecer a função social do gênero notícia. Identificar as características do gênero textual em estudo. Interpretar o efeito de sentido do tempo em que se expressa a ação verbal. Analisar nos textos a diferença de sentido dos dois tipos de pretérito perfeito e imperfeito. Empregar os verbos no pretérito perfeito e no imperfeito, flexionando-os de acordo com a pessoa do discurso. Analisar o emprego dos pronomes possessivos nos textos, identificando as pessoas a que eles se referem e a ideia que exprimem. Utilizar os pronomes possessivos, observando as pessoas do discurso e fazendo a concordância nominal. Analisar a tonicidade das palavras em terminações da terceira pessoa do plural do tempo presente, pretérito perfeito e futuro do presente do indicativo. Justificar o porquê da acentuação de algumas monossílabas tônicas. Interpretar o sentido do emprego das reticências no texto. Compor notícias com elementos dados. Produzir notícias, considerando as características desse gênero textual. Elaborar a manchete de uma notícia, respeitando o assunto abordado na produção de texto. Escrever com coesão e coerência, respeitando o tema proposto. Escrever segundo as normas ortográficas. Aplicar os sinais de pontuação, de acordo com a intenção das ideias expressas no texto. Empregar estratégias próprias da escrita: planejar, redigir rascunhos, revisar e cuidar da apresentação. Matemática Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 7,0 Classificar os sólidos geométricos como poliedros e corpos redondos. Nomear os corpos redondos. Nomear os prismas e as pirâmides de modo a identificar as diferenças e semelhanças entre eles. Identificar os elementos de um poliedro. Resolver problemas que envolvam o conceito de divisibilidade. Determinar os divisores de um número natural. Determinar os múltiplos de um número natural. Encontrar o máximo divisor comum (MDC) entre dois ou mais números naturais por meio da construção dos seus conjuntos. Encontrar o mínimo múltiplo comum (MMC) entre dois ou mais números naturais por meio da construção dos seus conjuntos.

3 Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Escrever frações, por extenso, levando em consideração o numerador e o denominador de cada uma delas. Reconhecer uma fração como menor que o inteiro, maior que o inteiro ou igual ao inteiro. Identificar uma quantidade fracionária por meio da análise de um desenho. Determinar frações equivalentes em relação a uma fração dada. Simplificar uma fração deixando-a na forma irredutível. Adicionar e subtrair frações com denominadores iguais ou diferentes por meio do processo de equivalência. Resolver problemas que envolvam uma ou mais operações com frações. Classificar os sólidos geométricos como poliedros e corpos redondos. Nomear os corpos redondos. Nomear os prismas e as pirâmides de modo a identificar as diferenças e semelhanças entre eles. Encontrar o máximo divisor comum (MDC) entre dois ou mais números naturais por meio da construção dos seus conjuntos. Encontrar o mínimo múltiplo comum (MMC) entre dois ou mais números naturais por meio da construção dos seus conjuntos. Escrever frações, por extenso, levando em consideração o numerador e o denominador de cada uma delas. Determinar frações equivalentes em relação a uma fração dada. Adicionar e subtrair frações com denominadores iguais ou diferentes, por meio do processo de equivalência. Resolver problemas que envolvam uma ou mais operações com frações. história Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 7,0 Constatar por que ocorreu o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil colonial. Caracterizar o engenho no Brasil colonial, considerando aspectos físicos, econômicos, culturais e sociais. Caracterizar o modo de vida da família patriarcal no período colonial. Identificar as principais atividades econômicas do Brasil colonial. Constatar como se deu a opção pelo trabalho escravo no Brasil colonial. Constatar como ocorria o processo de tráfico de africanos escravizados para o Brasil. Compreender como funcionava o sistema escravista na época do Brasil colonial. Compreender como ocorreu a resistência dos africanos e afro-brasileiros à escravidão. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Identificar os objetivos e as consequências das expedições bandeirantes no Brasil colonial. Compreender como ocorria a cobrança de impostos dos mineradores na Colônia. Explicar o que foi a derrama no período colonial. Caracterizar a Conjuração Mineira. Caracterizar a Conjuração Baiana. Reconhecer as situações ocorridas na Europa que ocasionaram a transferência da Corte portuguesa para o Brasil. Apontar as transformações ocorridas no Rio de Janeiro em razão da permanência da Corte portuguesa nessa cidade. Explicar a principal causa do retorno de D. João VI a Portugal, em 1821.

4 Constatar por que ocorreu o cultivo da cana-de-açúcar no Brasil colonial. Caracterizar o engenho no Brasil colonial, considerando aspectos físicos, econômicos, culturais e sociais. Identificar os objetivos e as consequências das expedições bandeirantes no Brasil colonial. Compreender como ocorria a cobrança de impostos dos mineradores na Colônia. Explicar as causas da transferência da capital da Colônia, de Salvador para o Rio de Janeiro. Explicar o que foi a derrama no período colonial. Caracterizar a Inconfidência Mineira. Caracterizar a Conjuração Baiana. Reconhecer as situações ocorridas na Europa que ocasionaram a transferência da Corte portuguesa para o Brasil. Explicar a principal causa do retorno de D. João VI a Portugal, em geografia Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 7,0 Interpretar mapas, gráficos e tabelas referentes aos temas de estudo. Identificar a localização dos continentes e dos oceanos em uma representação da superfície terrestre. Analisar situações de agressão à vida no planeta, tanto na porção continental quanto nos oceanos, de modo a identificar as consequências ambientais, sociais ou econômicas. Identificar os principais paralelos e meridianos (os nomeados) que circundam o nosso planeta e a função dessa marcação nas representações da superfície terrestre. Identificar um lugar na superfície terrestre tendo como referência os hemisférios e as linhas imaginárias. Compreender a distribuição territorial da América (sua organização política e geográfica) no mundo. Identificar os limites e as fronteiras que caracterizam o território brasileiro. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Interpretar mapas, gráficos e tabelas referentes aos temas de estudo. Reconhecer as Unidades Federativas (UFs) suas siglas e capitais de cada uma das regiões brasileiras. Compreender a distribuição territorial das regiões brasileiras estabelecidas pelo IBGE e seus limites geográficos. Estabelecer diferenças entre as principais formas de relevo da superfície terrestre. Identificar as formas de relevo predominantes no Brasil. Compreender o processo de formação do relevo terrestre (agentes internos e externos). Identificar as principais partes de um rio. Interpretar mapas, gráficos e tabelas referentes aos temas de estudo. Identificar a localização dos continentes e dos oceanos em uma representação da superfície terrestre. Identificar os principais paralelos e meridianos (os nomeados) que circundam o nosso planeta e a função dessa marcação nas representações da superfície terrestre. Identificar um lugar na superfície terrestre tendo como referência os hemisférios e as linhas imaginárias. Reconhecer a organização política dos países da América do Sul, bem como os limites e fronteiras estabelecidos. Identificar os limites e as fronteiras que caracterizam o território brasileiro. Estabelecer diferenças entre as principais formas de relevo da superfície terrestre. Identificar as formas de relevo predominantes no Brasil. Identificar as principais partes de um rio. Analisar problemáticas ambientais relacionadas aos rios e às situações delas decorrentes.

5 ciências Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 7,0 Reconhecer a importância do sistema cardiovascular para o funcionamento do corpo. Reconhecer a organização do sistema cardiovascular. Reconhecer as características e as funções das estruturas do sistema cardiovascular e dos seus componentes. Apresentar ações que contribuem para a saúde do sistema cardiovascular. Identificar a composição do sangue, de modo a reconhecer o papel de cada um de seus componentes. Reconhecer a importância do sistema urinário para o funcionamento do corpo. Identificar os órgãos que compõem o sistema urinário considerando os aspectos em que são abordados, bem como suas funções e características. Apresentar ações que contribuem para a saúde do sistema urinário. Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 8,0 Relacionar os órgãos do sistema nervoso às suas respectivas funções e características. Relacionar as partes do olho humano às suas respectivas funções. Identificar a função e as características das partes da orelha. Demonstrar compreensão do processo de gustação e de olfação. Identificar as múltiplas funções da pele no organismo humano. Reconhecer a importância do sistema locomotor humano. Reconhecer as estruturas que constituem o sistema locomotor humano, bem como suas funções e características. Apresentar formas de prevenir doenças/problemas relacionados às estruturas do sistema locomotor. Reconhecer as características e as funções das estruturas do sistema cardiovascular e dos seus componentes. Apresentar ações que contribuem para a saúde do sistema cardiovascular. Identificar a composição do sangue, de modo a reconhecer o papel de cada um de seus componentes. Identificar os órgãos que compõem o sistema urinário considerando os aspectos em que são abordados, bem como suas funções e características. Apresentar ações que contribuem para a saúde do sistema urinário. Relacionar os órgãos do sistema nervoso às suas respectivas funções e características. Relacionar as partes do olho humano às suas respectivas funções. Identificar a função e as características das partes da orelha. Reconhecer as estruturas que constituem o sistema locomotor humano, bem como suas funções e características. Apresentar formas de prevenir doenças/problemas relacionados às estruturas do sistema locomotor. ENSINO RELIGIOSO Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Tema: SÍMBOLOS RELIGIOSOS Os símbolos religiosos e seus significados Descrever o significado dos símbolos religiosos do Judaísmo e do Islamismo. Explicar o significado de Yin e Yang na Tradição Religiosa do Taoísmo. Relacionar os nomes dos símbolos religiosos às suas respectivas Religiões. Descrever o significado da água como símbolo cristão. Demonstrar conhecimento sobre o significado dos símbolos religiosos do Cristianismo, do Budismo e do Hinduísmo: cruz, roda da lei e om, respectivamente.

6 Descrever o significado dos símbolos religiosos do Judaísmo e do Islamismo. Explicar o significado de Yin e Yang na Tradição Religiosa do Taoísmo. Demonstrar conhecimento sobre o significado dos símbolos religiosos do Cristianismo, do Budismo e do Hinduísmo: cruz, roda da lei e om, respectivamente. Relacionar símbolo religioso como expressão de uma identidade. Descrever o significado do peixe como símbolo da identidade cristã. Demonstrar conhecimento sobre a origem da devoção a Nossa Senhora Aparecida. Descrever o significado dos elementos da natureza para as Tradições Religiosas indígenas. EDUCAÇÃO FÍSICA Realizar atividades de aquecimento. FUTSAL Demonstrar, por meio da prática dos jogos pré-desportivos, os fundamentos do futsal. Executar os jogos pré-desportivos de futsal com regras próprias e adaptadas. Reconhecer os fundamentos e as regras do futsal em situações escolares e sociais. HANDEBOL Demonstrar, por meio da prática dos jogos pré-desportivos, os fundamentos do handebol. Executar os jogos pré-desportivos de handebol com regras próprias e adaptadas. Reconhecer os fundamentos e as regras do handebol em situações escolares e sociais. QUALIDADE DE VIDA Identificar os benefícios da realização adequada de atividade física. ARTE Demonstrar conhecimento sobre os artistas em estudo (Paul Klee, Wassily Kandinsky, Tomie Ohtake, entre outros) e suas principais obras e produções, bem como sobre suas influências e histórias. Identificar a arte figurativa e a arte abstrata e compará-las. Relacionar os artistas em estudo assim como suas obras e produções a outros artistas de diferentes épocas. Reconhecer as diferentes manifestações artísticas e culturais brasileiras. Conhecer e identificar gêneros musicais de diferentes épocas e culturas. Reconhecer e traçar linhas observando o tipo, a espessura, a direção e o traçado. Aplicar formas figurativas e/ou abstratas em trabalhos artísticos. Diferenciar os tipos de formas geométricas, de modo a aplicá-las em trabalhos pessoais. Aplicar policromia em trabalhos pessoais. Diferenciar cores complementares e análogas, de modo a aplicá-las adequadamente. Compor um trabalho dispondo, de forma harmônica, os elementos da linguagem visual. Reconhecer composições com figura e fundo e aplicar esse conceito em composições. Conhecer os elementos musicais melodia, harmonia e ritmo. Conhecer instrumentos musicais (inclusive os da orquestra), de modo a perceber as particularidades desses objetos. Participar de jogos de improvisação que estimulem as memórias musical e auditiva. Ouvir obras musicais variadas, de modo a perceber a diversidade cultural em que se inserem. Demonstrar conhecimento, por meio de diferentes procedimentos, das qualidades plásticas dos diversos materiais e suportes aplicados em produções plásticas. Reconhecer e aplicar a colagem como forma de expressão plástica. Empregar a técnica do desenho como forma de expressão. Empregar a técnica da pintura como forma de expressão. Empregar a técnica da escultura como forma de expressão. Empregar a técnica da gravura como forma de expressão. Realizar trabalhos artísticos conforme o tema e a técnica propostos. Realizar trabalhos artísticos tendo cuidado com o acabamento. Explorar, expressar e produzir sons e músicas com a voz, com o corpo, com instrumentos musicais e com materiais diversos. Atividades processuais Valor: 6,0. Produção plástica Valor: 4,0.

7 FILOSOFIA Avaliação 2 Data: vide calendário Valor: 7,0 Compreender, de acordo com Platão e John Locke, as maneiras de se adquirir conhecimento. Conceituar cultura. Identificar os elementos que compõem a cultura. Compreender as causas das mudanças culturais ao longo do tempo. Compreender a função da escola, de acordo com Dewey. Argumentar, com base em uma análise kantiana, sobre o motivo de estudar. Compreender, de acordo com Platão e John Locke, as maneiras de se adquirir conhecimento. Conceituar cultura. Identificar os elementos que compõem a cultura. Identificar as diversas características da cultura. Compreender as causas das mudanças culturais ao longo do tempo. Compreender a função da escola, de acordo com Dewey. Argumentar, com base em uma análise kantiana, sobre o motivo de estudar. INGLÊS Avaliação 1 Data: vide calendário Valor: 6,0 Relacionar imagens, placas e sinais a ordens e avisos. Empregar o imperativo afirmativo e negativo para dar instruções. Empregar corretamente o auxiliar do. Expressar compreensão e/ou descrever a rotina diária, empregando corretamente as horas. Formular perguntas e/ou respostas sobre atividades rotineiras empregando as Wh-words. Ler e interpretar textos sobre temas diversos. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Avaliação 2 - Listening Data: a ser agendada pelo professor Valor: 1,5 Reconhecer e/ou nomear determinados alimentos. Compreender e/ou empregar expressões próprias de diálogos que ocorrem em restaurantes ou lanchonetes. Expressar compreensão de diálogos e/ou textos falados sobre temas diversos. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Avaliação 3 - Writing Data: a ser agendada pelo professor Valor: 1,5 Expressar compreensão e/ou descrever a rotina diária, empregando corretamente as horas. Reconhecer e/ou nomear adequadamente os diferentes períodos do dia. Empregar as preposições in e on quando referir-se a datas. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Elaborar texto escrito sobre os temas trabalhados.

8 Relacionar imagens, placas e sinais a ordens e avisos. Empregar o imperativo afirmativo e negativo para dar instruções. Empregar corretamente o auxiliar do. Expressar compreensão e/ou descrever a rotina diária, empregando corretamente as horas. Formular perguntas e respostas sobre atividades rotineiras empregando as Wh-words. Reconhecer e/ou nomear adequadamente os diferentes períodos do dia. Reconhecer e/ou nomear determinados alimentos. Ler e interpretar textos sobre temas diversos. Expressar compreensão e/ou empregar o vocabulário adequado aos temas trabalhados. Observação Geral Além das avaliações 1 e 2, marcadas no calendário, serão realizadas, no decorrer do trimestre, as avaliações processuais, em todas as disciplinas, cujas datas e critérios serão estabelecidas pelo(a) professor(a). Esses critérios deverão ser registrados no caderno ou na agenda para a sua orientação e acompanhamento.

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 2ª

Leia mais

Critérios de avaliação 6.º ano. Língua Portuguesa

Critérios de avaliação 6.º ano. Língua Portuguesa Critérios de avaliação 6.º ano Língua Portuguesa Data: 23/09/15 Valor: 6,0 Interpretar as ideias explícitas e implícitas do texto. Interpretar o sentido de palavras ou expressões, com base no contexto.

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Descrição do Curso O Curso tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades básicas de compreensão, conversação, leitura e escrita da língua espanhola, com o

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados:

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: PLANO DE ESTUDOS O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: 1.º PERÍODO DOMÍNIO SUBDOMÍNIO / CONTEÚDOS 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 Disciplina: Natureza e Sociedade Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil OBJETIVOS GERAIS: Identificar as diferenças e semelhanças

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça S.P. Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril 2016 2016 367 Prova 11º Ano de escolaridade (Decreto-Lei nº 139/2012, de 05 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Adquirir habilidades para

Leia mais

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática 1 Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática Profª Marisa Gomes

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA Tema: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2015-2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Setembro 2015 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que

Leia mais

PORTUGUÊS REDAÇÃO. 14/09 (segunda-feira ) CIÊNCIAS / INGLÊS 15/09 (terça-feira) REDAÇÃO/ HISTÓRIA. 16/09 (quarta -feira) MATEMÁTICA / EDUC.

PORTUGUÊS REDAÇÃO. 14/09 (segunda-feira ) CIÊNCIAS / INGLÊS 15/09 (terça-feira) REDAÇÃO/ HISTÓRIA. 16/09 (quarta -feira) MATEMÁTICA / EDUC. O Adjetivo / Flexão dos Adjetivos e dos Subjuntivos / O Grau dos Substantivos e dos Adjetivos / O Artigo / Flexão e Classificação dos Artigos / Interpretação Textual / Paradidático : A droga da obediência

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Prova de Equivalência à Frequência INGLÊS PROVA ORAL Prova 06 201 2.º Ciclo do Ensino Básico!. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova oral de equivalência à frequência

Leia mais

MÓDULO N.º 3 MERCADOS DE BENS E SERVIÇOS E DE FATORES PRODUTIVOS

MÓDULO N.º 3 MERCADOS DE BENS E SERVIÇOS E DE FATORES PRODUTIVOS ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO-402011 MÓDULO N.º 3 MERCADOS DE BENS E SERVIÇOS E DE FATORES PRODUTIVOS CURSO PROFISSIONAL DE RESTAURAÇÃO- MESA E BAR ECONOMIA PLANIFICAÇÃO MODULAR CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade

ESPANHOL INIC. Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA. 11º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ESPANHOL INIC. 11º Ano de Escolaridade Prova 375 2014 Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho 1. Objeto de avaliação A prova a que esta

Leia mais

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril)

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS - Nível 2 2016 Prova 06 / 2016 1ª e 2ª Fase 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de:

Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de: Matriz da Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de: Prova 358 2016

Leia mais

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus São Gonçalo Curso Técnico de Segurança do Trabalho:

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 2015. Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 2015. Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358 DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358 CICLO: Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12º Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Maceió, 18 de março de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Jardim I Senhores pais ou responsáveis Já iniciamos os projetos pedagógicos do 1 trimestre letivo. As turmas de Jardim I estão desenvolvendo os

Leia mais

DISCIPLINA INGLÊS 2016

DISCIPLINA INGLÊS 2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AURÉLIA DE SOUSA INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DISCIPLINA INGLÊS 206 Prova 06 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. HERNÂNI CIDADE INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ESCRITA E ORAL)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REDONDO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DR. HERNÂNI CIDADE INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ESCRITA E ORAL) INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA (ESCRITA E ORAL) 1. INTRODUÇÃO INGLÊS - ENSINO BÁSICO - 3º CICLO - 2015/2016 CÓDIGO 21 O presente documento visa divulgar as características da Prova de

Leia mais

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA ASSOCIAÇÃO ESCOLA 31 DE JANEIRO 2012/13 PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA TRANSVERSALIDADE NA CORREÇÃO DA ESCRITA E DA EXPRESSÃO ORAL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTRODUÇÃO A língua

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO 1. INTRODUÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2º CICLO (PROVA 02) O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino básico, a realizar em 2015 pelos alunos que

Leia mais

DIVISÃO DE NOTAS 1º TRIMESTRE / 2015

DIVISÃO DE NOTAS 1º TRIMESTRE / 2015 Professor(a): Adriana Vieira Cardoso e Gerusa Jaske Maruyama Componente Curricular: Língua Portuguesa Série: 8º ano -Frase, oração e período; - Tipos de sujeito; - Tipos de predicado (verbal e nominal)

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente Habilitação Técnica de Nível Médio Ensino Médio Os Planos de Trabalho Docente impressos e com os devidos pareceres encontram-se para consulta de toda comunidade escolar na Secretaria

Leia mais

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado

COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DE TOLEDO Ensino Médio Profissional Integrado Professor (a): Tsália Kaliny Gomes de Sousa Disciplina: LEM- Inglês Ano 2014 Período: Integral CONTEÚDOS ESTRUTURANTES CONTEÚDOS BÁSICOS / ESPECÍFICOS JUSTIFICATIVA ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 11º ANO LETIVO: 2011/2012

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 11º ANO LETIVO: 2011/2012 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES PLANIFICAÇÃO ANUAL Ensino Secundário DISCIPLINA: Português ANO: 11º ANO LETIVO: 2011/2012 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ATIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS

Leia mais

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ Secretária Municipal de Educação Creche Municipal Josefa Catarina de Almeida Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE

Leia mais

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO

CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CONCEITOS DE CARTOGRAFIA ENG. CARTÓGRAFA ANNA CAROLINA CAVALHEIRO CAMPO LARGO, 15 DE ABRIL DE 2013 Cartografia Cartografia é o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado

Leia mais

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA?

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? O planejamento consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades que deem significação para efetivação

Leia mais

TECNOLOGIAS APLICADAS

TECNOLOGIAS APLICADAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO Ano Lectivo: 2009/2010 CURSO PROFISSIONAL DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES TECNOLOGIAS APLICADAS 12 ANO - Turma TE Professor: Ana Lisa Rodrigues Grupo: 0 Tecnologias

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2012. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC MONSENHOR ANTÔNIO MAGLIANO Código: 088 Município: GARÇA - SP Eixo Tecnológico: COMÉRCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO. Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. GINESTAL MACHADO. Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014 Planificação Anual - Ano letivo 20123/2014 Módulo 1- Eu e o Mundo Profissional Disciplina de Inglês- Cursos Profissionais 10º Ano Duração de Referência: 27horas (18 blocos) - diagnostica a sua situação

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 8.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 8.º Ano Projeto 1 Condições que permitem a vida na Terra Ciências Naturais Compreender o ambiente! Tempo Previsto: 1 quinzena 1.ª Fase: Posição da Terra no Sistema Solar 2.ª Fase: Condições da Terra que permitem

Leia mais

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder)

Gêneros Textuais: conto e publicidade institucional impressa e folheto de divulgação. Escrita Contos e Minicontos Folheto de divulgação (Fôlder) COLÉGIO ESTADUAL IRMÃO GERMANO RHODEN PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: ZENAIDE GOMES BILHAR 1º Bimestre Criar hipóteses interpretativas

Leia mais

Ação de formação Excel Avançado

Ação de formação Excel Avançado Ação de formação Excel Avançado - Identificar as potencialidades do MS Excel - Aprofundamento dos recursos básicos e conhecimento de recursos avançados do software - Desenvolver capacidades de apresentar

Leia mais

Tipo de Prova: Escrita e Oral

Tipo de Prova: Escrita e Oral INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) 2016 Prova 367 Tipo de Prova: Escrita e Oral Ensino Secundário (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril) Introdução O presente documento visa

Leia mais

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC

INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL sua fé. Não deixe de meditar sobre o significado dessa data na TÉCNICA DE REDAÇÃO: Oralização dos numerais / LÍNGUA PORTUGUESA: Exercitação da letra

Leia mais

A escrita que faz a diferença

A escrita que faz a diferença A escrita que faz a diferença Inclua a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em seu planejamento de ensino A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PLANIFICAÇÃO ANUAL 8º ANO ANO LETIVO 2013/2014

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PLANIFICAÇÃO ANUAL 8º ANO ANO LETIVO 2013/2014 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) PLANIFICAÇÃO ANUAL 8º ANO ANO LETIVO 2013/2014 Previsão de aulas 8º B Aulas previstas 33 1º Período 14 2º Período 12 3º Período 7 Planificação anual resumida

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec Massuyuki Kawano Código: 136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Farmácia

Leia mais

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação

Estratégias. 1º Período. Tema: O grupo Subtema: Adaptação Identificação do Estagiário: Sara Raquel Ramalho Pereira Ano letivo: 2013/ 2014 Identificação da Instituição: Jardim-de- Infância Adriano Correia de Oliveira Educador Cooperante: Graça Xavier Tema do PCT:

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO INGLÊS Maio de 2016. 5.º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO INGLÊS Maio de 2016. 5.º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO INGLÊS Maio de 2016 Prova de 2016 5.º Ano 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES PARTICULARES DO 1º BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 14/MAR 15/MAR 16/MAR 17/MAR 18/MAR

CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES PARTICULARES DO 1º BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 14/MAR 15/MAR 16/MAR 17/MAR 18/MAR CRONOGRAMA DAS AVALIAÇÕES PARTICULARES DO 1º BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 14/MAR 15/MAR 16/MAR 17/MAR 18/MAR Gramática Texto Ciências Música Matemática Inglês História Espanhol Geografia Artes REDAÇÃO:

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) COMPONENTES ESCRITA E ORAL

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) COMPONENTES ESCRITA E ORAL INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS (LE I) COMPONENTES ESCRITA E ORAL PROVA 21 2016 2016 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 139/2012, de de julho)» INTRODUÇÃO O presente documento

Leia mais

Curso Técnico (Integrado/Concomitante/Subsequente) em Curso de (Engenharia, Tecnologia, Licenciatura) em Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR

Curso Técnico (Integrado/Concomitante/Subsequente) em Curso de (Engenharia, Tecnologia, Licenciatura) em Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR Curso Técnico (Integrado/Concomitante/Subsequente) em Curso de (Engenharia, Tecnologia, Licenciatura) em Nome do Curso CÂMPUS Araranguá MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 0h Eletricidade

Leia mais

O programa da disciplina em causa preconiza atividades linguísticas, estratégias e tarefas reportadas a usos comunicativos da língua.

O programa da disciplina em causa preconiza atividades linguísticas, estratégias e tarefas reportadas a usos comunicativos da língua. INFORMAÇÃO Prova de Equivalência à Frequência INGLÊS 2016 11º Ano de Escolaridade O presente documento divulga informação relativa à Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Inglês, a realizar

Leia mais

Conteúdos de provas TRIMESTRAIS do 2º trimestre. Fundamental II - 2013- MANHÃ

Conteúdos de provas TRIMESTRAIS do 2º trimestre. Fundamental II - 2013- MANHÃ Conteúdos de provas TRIMESTRAIS do 2º trimestre Fundamental II - 2013- MANHÃ 6º ano - Decomposição em fatores primos - MDC e MMC (cálculo e situação -problema) -frações -situações -problema com as operações:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PLANO DE ENSINO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 970 GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO 80 HORAS (40h teóricas e 40h práticas) 4º QUARTA-FEIRA 19:00-20:40 e 20:50 22:30

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR - 2016

EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR - 2016 EDITAL DE CONCURSO VESTIBULAR - 2016 O Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o que dispõem o artigo 44, inciso II, da

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE PORTUGUÊS 10º ANO Planificação Anual 2011/2012 ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS PORTUGUÊS 10º ANO Manual adotado: Página Seguinte - Texto Editora

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. e vice-versa. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND) Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Os números naturais Sistema de Numeração Decimal (SND). Unidades e dezenas. Unidades,

Leia mais

PRODUÇÂO OFICINA FORMAÇÃO CONTINUADA 24/02/16 PET- GRADUASUS

PRODUÇÂO OFICINA FORMAÇÃO CONTINUADA 24/02/16 PET- GRADUASUS PRODUÇÂO OFICINA FORMAÇÃO CONTINUADA 24/02/16 PET- GRADUASUS ORIENTAÇÃO AOS DOCENTES DAS DISCIPLINAS COM CONTEÚDOS INTEGRADORES PRIMEIROS PERÍODOS DOS CURSOS DO CCS EMENTA: Conceito ampliado de saúde e

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 14, Toledo PR Fone: 77-810 PLANEJAMENTO ANUAL DE LINGUAGEM SÉRIE: PRÉ I PROFESSOR: Carla Iappe

Leia mais

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré. Atividade de Enriquecimento Curricular TIC. Pré-Escolar Nenúfares Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Nazaré Atividade de Enriquecimento Curricular TIC Pré-Escolar Nenúfares Docente: Telma Sá Ano Letivo: 2015/2016 1 O saber é um processo, não é um produto. Jerome

Leia mais

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú

Dados internacionais de catalogação Biblioteca Curt Nimuendajú Catalogação: Cleide de Albuquerque Moreira Bibliotecária/CRB 1100 Revisão: Elias Januário Revisão Final: Karla Bento de Carvalho Consultor: Luís Donisete Benzi Grupioni Projeto Gráfico/Diagramação: Fernando

Leia mais

PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA

PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA Informação da Prova de Equivalência à Frequência Prova 266 2015 CURSO DE COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL 10º, 11º e 12º Anos de Escolaridade PROJETO E TECNOLOGIAS ESPECIALIZAÇÃO EM MULTIMÉDIA 1. Introdução O presente

Leia mais

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CONTEÚDOS DE HISTÓRIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Paulo Henrique Saraiva Câmara SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES

Leia mais

Práticas de linguagem: textos e contextos da escrita na educação infantil

Práticas de linguagem: textos e contextos da escrita na educação infantil Práticas de linguagem: textos e contextos da escrita na educação infantil Profª. Ms. Maria Cecília Nobrega de Almeida Augusto 17 e 18/05/2011 Pensando a escrita para os pequenos e seus: Contextos Textos

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO

CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO Secretaria Municipal de Educação Diretoria de Politicas Educacionais Coordenadoria de Organização Curricular Gerencia de Educação Infantil CRECHE MUNICIPAL MARIANA FERNANDES MACEDO PROJETO ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 2015 Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 Junta de Freguesia de Fermentelos Índice NOTA JUSTIFICATIVA... 2 CAPÍTULO I... 3 Missão... 3 Artigo 1º... 3 CAPÍTULO II... 3 Objeto... 3 Artigo 2º...

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MATEMÁTICA

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MATEMÁTICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer a Matemática como instrumento de compreensão e de transformação do

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS PORTUGUÊS 5ºANO CONTEÚDOS E AULAS PREVISTAS 1º PERÍODO 17 de setembro a 17 de dezembro 1ª INTERRUPÇÃO 18 de dezembro a 3 de janeiro 2º PERÍODO 04 de janeiro a 18 de março 2ª INTERRUPÇÃO

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 5º ANO. Morada: Rua do Parque 2120-092 Salvaterra de Magos. Páginas: http://www.ae-salvaterra.

INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 5º ANO. Morada: Rua do Parque 2120-092 Salvaterra de Magos. Páginas: http://www.ae-salvaterra. Morada: Rua do Parque 220-092 Salvaterra de Magos Páginas: http://www.ae-salvaterra.pt http://www.ae-salvaterra.pt/moodle Telefone: 263 500 30 INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 5º ANO Fax: 263 500

Leia mais

2.2.1. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS TURMA: 7º A

2.2.1. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS TURMA: 7º A 2.2.1. TURMA: 7º A 1º PERÍODO Sequência 0 " Férias" Diagnóstico; Sequência 1 " Textos não literários " ; Sequência 2 Narrativas de autores portugueses; conteúdos gramaticais apresentados pelo manual para

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO. 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELOZZO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2014 DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO 7º ano ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA: JUCELAINE AVILA DE OLIVEIRA Professora: Jucelaine Disciplina: Ensino Religioso

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança. Habilitação Profissional: Técnico em Enfermagem Qualificação:

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P.

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. VITORINO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E OS POLIEDROS DE PLATÃO TAQUARUSSU = MS AGOSTO

Leia mais

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano

Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano 60 Conteúdo programático por disciplina Matemática 6 o ano Caderno 1 UNIDADE 1 Significados das operações (adição e subtração) Capítulo 1 Números naturais O uso dos números naturais Seqüência dos números

Leia mais

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA)

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4021 19/12/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 469 de 24/11/2009. DECRETO No 2.929, de 21 de dezembro de

Leia mais

Período ATIVIDADE OBJETIVO Responsabilidade Local

Período ATIVIDADE OBJETIVO Responsabilidade Local Período ATIVIDADE OBJETIVO Responsabilidade Local Durante todo Estágio (Teórica e prática) Março a junho 2013 Mês de março e abril de 2013 25 a 31 março Preparação para o ingresso no Estágio Leitura obrigatória

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br MAPA DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS 1º BIMESTRE 2º ANO... dar, a todos, o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, isso depende

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RESOLUÇÃO Nº 001/95 Inclui no Anexo II, da Resolução nº 001/94, o cargo de BIOMÉDICO. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso da competência que lhe atribui o artigo 9º

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

Manual Mobuss Construção - Móvel

Manual Mobuss Construção - Móvel Manual Mobuss Construção - Móvel VISTORIA & ENTREGA - MÓVEL Versão 1.0 Data 22/04/2014 Mobuss Construção - Vistoria & Entrega Documento: v1.0 Blumenau SC 2 Histórico de Revisão Versão Data Descrição 1.0

Leia mais

Prova 06 2º Ciclo do Ensino Básico

Prova 06 2º Ciclo do Ensino Básico INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Prova escrita e oral 2016 Prova 06 2º Ciclo do Ensino Básico O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência

Leia mais

Descritores de Matemática Fundamental I

Descritores de Matemática Fundamental I Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma Descritores de Matemática Fundamental I Tema I. Espaço e Forma D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos

Leia mais

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução:

Título do Case: Categoria: Temática: Resumo: Introdução: Título do Case: Diagnóstico Empresarial - Vendendo e Satisfazendo Mais Categoria: Prática Interna. Temática: Mercado Resumo: Na busca por uma ferramenta capaz de auxiliar na venda de mais consultorias

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Introdução à Educação Física Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão

Leia mais

CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 1º BIMESTRE/2015

CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 1º BIMESTRE/2015 , CONTEÚDO E HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 1º BIMESTRE/2015 Dia Disciplina Conteúdo 1º Ano A Matemática = Sequência numérica 0 até 30, antecessor e sucessor, adição, correspondência quantidade e número, escrita

Leia mais

Inglês Prova 21 2016. 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº17/2016, de 4 de abril) 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação

Inglês Prova 21 2016. 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº17/2016, de 4 de abril) 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês Prova 21 2016 PROVA ESCRITA E ORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS

PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO CAIEIRAS PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 1º BIMESTRE 1-Conjuntos numéricos, regularidades numéricas e/ou geométricas ( conjuntos numéricos; seqüências numéricas e/ou geométricas; termo geral

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Texto com função informativa. Pronomes relativos. Adjunto adverbial. Artigo de opinião. Conjunção e locução conjuntiva. Concordância nominal. Colocação pronominal. Texto de divulgação

Leia mais

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO

PROJETO ATUALIDADE EM FOCO Centro Educacional Souza Amorim Jardim Escola Gente Sabida Sistema de Ensino PH Vila da Penha PRODUÇÃO TEXTUAL Nº3 ENTREGA: 17/ 03/ 2016 2º Ano do Ensino Médio Nome do aluno: Professor (a): DISCIPLINA:

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

Metas na Aprendizagem da Língua Portuguesa* 1. Ciclo

Metas na Aprendizagem da Língua Portuguesa* 1. Ciclo Metas na Aprendizagem da Língua Portuguesa* 1. Ciclo *Apresentamosumareformataçãododocumento MetasdeAprendizagem paraaáreacurriculardalínguaportuguesado1. CiclodoEnsino Básico,elaboradopor:InêsSim-Sim(Coordenadora,EscolaSuperiordeEducação,InstitutoPolitécnicodeLisboa),CristinaDuarte,InêsDuarte,

Leia mais