PLANEJAMENTO - Livro O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO - Livro O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO - Livro O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO Professor (a): JUCELI POLA NOME DO LIVRO: O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO Competências Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. AUTOR: AMIR PIEDADE Objetivo Geral Oportunizar situações de aprendizagem que envolvam a leitura, compreensão oral e escrita, produção textual e oralidade através do gênero história infantil compreendendo os propósitos comunicativos e relacionando os fatos da história com vivências do cotidiano. Objetivos específicos Oralidade 1. Participar das interações orais em sala de aula a respeito da história narrada, alternando momentos de fala e de escuta; 2. Dar sua opinião sobre os temas em discussão fatos, atitudes e comportamentos dos personagens. Produção textual 1. Assimilar e sistematizar o uso das letras do alfabeto apresentando diferentes grafias, desenvolvendo o processo da escrita; 2. Elaborar lista de convidados para uma festa imaginária; 3. Elaborar lista de sugestões de presente para uma festa de aniversário; 4. Produzir com auxílio de escriba e colegas convite para a festa dos aniversariantes do semestre.

2 5. Propiciar momentos de escrita com a família. Leitura 1. Compreender textos lidos por outras pessoas; 2. Localizar informações explícitas em texto lido pelo professor; 3. Conhecer palavras novas enriquecendo o vocabulário. Análise Linguística 1. Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número e ordem das letras; 2. Conhecer a ordem alfabética e aplicá-la; 3. Conhecer e aplicar corretamente a separação de sílabas dos RR e SS. Leitura e oralidade Contação da história pelo professor utilizando o recurso da história digitalizada através do link: 1. Leitura interativa com a participação das crianças através das ilustrações; 2. Compreensão oral da história através de questionamentos ao longo da narrativa; 3. Compreensão escrita da história através de atividades de registro de respostas, identificação das alternativas corretas e relação letra X presente; Estratégias em Língua Portuguesa 4. Reflexões orais sobre a atitudes do P e B e dos RR e SS; 5. Memória auditiva: relacionar cada letra ao presente dado ao seu alfabeto. Produção textual 1.Produção da lista de convidados e presentes; 2.Elaboração do convite para a festa dos aniversariantes. Análise Linguística Atividades variadas envolvendo: sílaba inicial, ordem alfabética, reconhecimento de palavras, separação de sílabas e escrita espontânea.

3 O livro pode ser explorado na área de matemática no que se refere as temáticas: 1. Associação das formas geométricas da decoração e alimentos da festa com os sólidos geométricos; 2. Identificação dos numerais ocultos; 3. Situações matemáticas envolvendo subtração, quantidade maior e menor. 4. Sequênciação dos numerais na ordem crescente. Sugestões de estratégias de outras áreas do conhecimento Com relação as áreas de História e Geografia pode ser desenvolvidas atividades que envolvam: 1. História da criança: nome, data de aniversário, certidão de nascimento, idade, etc. 2. Construção de uma linha de tempo com os aniversários da turma explorando os meses do ano, podendo aproveitar para fazer um gráfico de barras; listar os municípios onde as crianças nasceram e explorar o conceito de munícipio cidade / estado, podendo explorar oralmente os substantivos pátrios quem nasce em Farroupilha é farroupilhense, quem nasce em Caxias do Sul é caxiense... Essa atividade pode ser acompanhada da localização no mapa das localidades. Na área de Arte, a história pode ser exploradas através de: 1. Confecção do chapeuzinho em forma de cone para a festa da turma; 2. Exploração de sólidos geométricos usando caixas e embalagens diversas a profe pode forrar as caixas com os alunos com papéis brancos e após propor a decoração das estruturas com aplicação de releitura de obras de um artista como Romero Brito. Essas criações podem ser expostas em forma de móbiles na escola. Na Informática pode ser realizada ações de apoio a sala de aula como: 1. Jogos On line sobre formas geométricas; 2. Explorar o Google Maps localizando os municípios onde as crianças nasceram; 3. Jogos on line com o tema de festa de aniversário. Em Italiano: 1. Explorar vocabulário relacionado a festa de aniversário e a música do Parabéns.

4

5 Pacto pela Educação Farroupilha - Sequência Didática : O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO JUCELI POLA Professora Alfabetizadora Segundo Ano E.M.E.F. Ilza Molina Martins Atividades de compreensão sobre o livro - O aniversário do Seu Alfabeto 1. Responda as questões: a) Qual é o título da história que você viu? b) Quem é o autor da história? c) Quem recebeu o convite para a festa do seu alfabeto? d) Que foi que convidou as letras para o aniversário do seu alfabeto? 2. Complete conforme as informações do convite para o aniversário do seu alfabeto: a) Data: b) Local: c) Horário: d) Traje: 3.Como era o presente que as letras escolheram para presentear o Seu Alfabeto? _ 3. Pinte a resposta correta: a) Recepcionar é o mesmo que:

6 Receber as pessoas Xingar as pessoas Ir embora b) Quem recepcionou as pessoas no aniversario do seu alfabeto foi: Seu alfabeto A esposa do alfabeto As vogais c) As letras contratadas para serem seguranças foram: As vogais Os RR e SS As letras K, Y e W d) Quem caiu com a cara no bolo foi: As letras P e B A letra M A letra K f) Quem ajudou a limpar o rosto do M foram: As letras H e I As letras Q e K As letras P e B 4. Reflexões orais sem registro escrito para compreender as separação dos RR e SS. a) Por que os irmãos RR e SS brigaram na festa? b) Por que o M disse que só andaria na frente do P e B? c) Por que a esposa do Seu Alfabeto chamou a Dona Delegada Separação em Sílaba? d) Por que os gêmeos ficaram em sílabas separadas? 5. Agora vamos escrever o presente que cada letra deu ao seu alfabeto: A: N: B: O: C: P: D: Q: E: RR: F: SS: G: T:

7 H: U: I: V: J: X: L: Z: M: 6. Pinte a letra inicial de cada palavra. Depois coloque-as em ordem alfabética: mapa violeta camisa - sapato boné relógio 7. Vamos ajudar a Dona Delegada Separação em Sílabas a separar as sílabas das palavras abaixo. Lembre-se de que as letras gêmeas devem ficar separadas: a) carro: d) sucesso: b) pássaro: e) carrossel: c) passado: f) travesseiro: 8. Imagine que você também foi convidado para a festa do Seu Alfabeto. Desenhe o que você daria de presente para ele:

8 9. Imagine que você faria uma festa para seu aniversário. Então faça uma lista das pessoas que você convidaria para a festa:

9 10. Tarefa para casa Com a ajuda de sua família faça uma lista de A a Z de presentes que você poderia dar caso você fosse convidado para uma festa de aniversário. Tanto faz se o aniversariante for menina ou menino. A: B: C: D: Etc. 11. Produção de convite com auxílio da professora: Vamos fazer uma festa dos aniversariantes do 1º semestre das turmas de 2º ano. A profe Juceli pegou a listagem dos alunos da turma 22 assim cada um de nós fará o convite para um colega da outra sala e depois trocaremos os convites. Para facilitar vamos seguir a ordem alfabética. Vamos escrever no convite: Convidado Motivo: Horário: Local: Data: Remetente Após com papéis coloridos vamos confeccionar um envelope e decorar.

10 Para: Motivo: Data: Horário: Local: De: Atividades de matemática utilizando o tema festa de aniversário referente ao livro trabalhado. 1. Em festa de aniversário não pode faltar algumas enfeites e guloseimas. Ligue cada desenho ao seu sólido geométrico.

11 cubo

12 2.Observe as bandejas com as guloseimas da festa. a) Pinte de vermelho a bandeja que tem mais comida. b) Pinte de verde a bandeja que tem menos comida. c) Se 5 convidados pegarem para cada um uma guloseima de cada bandeja, quanto sobrará em cada bandeja? Registre a resposta no quadradinho ao lado de cada bandeja.

13 3. Veja o quadro dos numerais abaixo e encontre o número que está escondido atrás de cada desenho: 4. Ajude a menina a colocar os balões dos números na ordem crescente: Ordem crescente: O balão do número menor é o e do número maior é o.

14 SUGESTÕES DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES Artes: - Confecção do chapeuzinho de aniversário em forma de cone para a festa. - Exploração de sólidos geométricos usando caixas e embalagens diversas a profe pode forrar as caixas com os alunos com papéis brancos e após propor a decoração das estruturas com aplicação de releitura de obras de um artista como Romero Brito. Essas criações podem ser expostas em forma de móbiles na escola. História e Geografia: - Trabalhar a história de cada criança: data de aniversário, nome, certidão de nascimento, idade, etc. - Construir uma linha de tempo com os aniversários da turma explorando os meses do ano, podendo aproveitar para fazer um gráfico de barras; listar os municípios onde as crianças nasceram e explorar o conceito de munícipio cidade / estado, podendo explorar oralmente os substantivos pátrios quem nasce em Farroupilha é farroupilhense, quem nasce em Caxias do Sul é caxiense... Essa atividade pode ser acompanhada da localização no mapa das localidades. Informática: -Jogos On line sobre formas geométricas -Explorar o Google Maps localizando os municípios onde as crianças nasceram -Jogos on line com o tema de festa de aniversário Culinária: - Confeccionar com os alunos um bolo para a comemoração, podendo explorar o gênero receita bem com as unidades de medida. Italiano: - Explorar vocabulário relacionado a festa de aniversário e a música do Parabéns. Links com o livro on line:

PLANEJAMENTO (MÚSICA)

PLANEJAMENTO (MÚSICA) PLANEJAMENTO (MÚSICA) Professor (a): JUCELI POLA MÚSICA: ORA BOLAS PALAVRA CANTADA Competências Oralidade, ritmo, percepção musical, atenção, produção textual e localização espacial. Objetivos gerais -

Leia mais

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL

PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL PRÁTICA SIGNIFICATIVA DO GÊNERO TEXTUAL AOS JOGOS DE CONSCIÊNCIA SILÁBICA PROFESSORA RAFAELA NATIVIDADE SE MARY CONTÊ CMEI RECANTO INFANTIL Gêneros Textuais São modelos comunicativos que nos possibilitam

Leia mais

PLANEJAMENTO (Diferentes Portadores de Texto- Receita)

PLANEJAMENTO (Diferentes Portadores de Texto- Receita) PLANEJAMENTO (Diferentes Portadores de Texto- Receita) Professor (a): Juceli Pola Diferentes portadores de texto - FOLDERS/CONVITES/CARTAZES/RÓTULOS /RECEITAS/PROPAGANDA Competências Oralidade; observação;

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE)

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) Professor (a): Marines dos Santos Pereira Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: 2º ano PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Currículo Ana Paula Froes Língua Portuguesa: Língua Portuguesa: Realizar leituras acompanhando

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA 1.º, 2.º E 3.º Anos SUGESTÕES DE ATIVIDADES 2017 HABILIDADES DE LEITURA 1º ANO Identificar a finalidade de um texto. Localizar informações explícitas em um

Leia mais

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan

PLANEJAMENTO (Identidade) Professor (a): Vanessa Magnan Professor (a): Vanessa Magnan PLANEJAMENTO (Identidade) Competências: Objetivos: Leitura, Oralidade, Escrita Compreender a importância do nome; Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

PLANEJAMENTO (Provérbios)

PLANEJAMENTO (Provérbios) PLANEJAMENTO (Provérbios) Professor (a): Márcia dos Santos Opilhar Diferentes portadores de texto: PROVÉRBIOS Competências Oralidade; produção textual; argumentação; criatividade. Objetivo Geral - Perceber

Leia mais

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015

PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 PLANEJAMENTO 1º TRIMESTRE/2015 TURMA: Nível 1 PERÍODO: 23/02 a 22/05 DISCIPLINA/PROFESSOR/A OBJETIVO CONTEÚDOS Viviane Bhoes Identidade e Autonomia * Reconhecer colegas e professores pelo nome; * Ampliar

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

LeYa Leituras Projeto de Leitura

LeYa Leituras Projeto de Leitura LeYa Leituras Projeto de Leitura Nome do livro: O meu primeiro livro Autor: Pedro Reisinho Currículo do autor: Jovem escritor português, editor da Gailivro em Portugal. Editou os best Sellers da saga Twilight,

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): FÁTIMA OLIVEIRA PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: ALICE VIAJA NAS HISTÓRIAS AUTOR: Gianni Rodar Leitura; produção textual; oralidade; localização espacial. Competências Objetivo

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA

UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA OBJETIVOS GERAIS: UNIDADE DE ESTUDO - 3ª ETAPA - 2016 Disciplina: Linguagem Oral e Escrita Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil Mostrar autonomia na utilização

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Língua Portuguesa 1º ano Capítulo 1 O Mundo das Letras Reconhecer as letras do alfabeto em caixa-alta; Ler e escrever as letras do próprio

Leia mais

E. M. E. F. DEZENOVE DE ABRIL

E. M. E. F. DEZENOVE DE ABRIL E. M. E. F. DEZENOVE DE ABRIL RUA DEZENOVE DE ABRIL, 245 BAIRRO INDUSTRIAL. CEP: 95112-093 CAXIAS DO SUL RS FONE/ FAX: (54) 39011314 dezenovedeabril@gmail.com PROJETO MONTEIRO LOBATO CONTOS CLÁSSICOS CAXIAS

Leia mais

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO

O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO O CASAMENTO DO RATO COM A FILHA DO BESOURO Veja abaixo a sequência didática para trabalhar o livro O casamento do Rato com a filha do Besouro com o 1º Ano do Ensino Fundamental. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE Título e estrutura curricular O título da aula deverá ser claro e estar relacionado aos objetivos Os objetivos precisam se relacionar com

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters Planejamento 2º trimestre 2014 4º ano Profª Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa *Construção do jogo imaginário a partir da leitura do mini conto; *Reconhecer elementos estruturantes do mini conto;

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

PLANEJAMENTO ( Mapas)

PLANEJAMENTO ( Mapas) PLANEJAMENTO ( Mapas) A Geografia é um instrumento importante para a compreensão do mundo. Pensar o ensino de Geografia à partir de sua função alfabetizadora é articular a leitura de mundo a leitura da

Leia mais

SEGUNDA ATIVIDADE PROPOSTA

SEGUNDA ATIVIDADE PROPOSTA 1 SEGUNDA ATIVIDADE PROPOSTA Confecção de um Cone e suas secções Construir um cone de uma folha, analisando suas secções de acordo com o ângulo formado com uma de suas geratrizes, dando ênfase à figura

Leia mais

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 3º TRIMESTRE Componente Linguagem oral e escrita Professor Alessandra, Juliana e Leticia Curricular: Segmento: Educação Infantil Ano/Série Jardim II Apresentação da disciplina A aprendizagem da linguagem oral e escrita

Leia mais

Olívia e o mau humor

Olívia e o mau humor Olívia e o mau humor Texto e ilustrações de Tor Freeman Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Educação Infantil e Fundamental 1 Elaborado por: Ana Lúcia Maestrello Temas:

Leia mais

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL

CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL CAMINHOS DA GEOMETRIA NA ERA DIGITAL GT 05 Educação Matemática: tecnologias informáticas e educação à distância Tatiana Schmitz UNISINOS e-mail@sinos.net Ana Paula de Quadros UNISINOS anapauladequadros@gmail.com

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 2ª E 3ª AULA Parlendas atividade prática ( colorir painéis de acordo com o que estão ouvindo)

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2017-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL elaboração de frases / MATEMÁTICA: Trabalhar medidas de capacidade com auxílio de garrafas e outros recipientes / Relação de objetos ou coisas medidas

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre Disciplina: Ciências TRABALHO BIMESTRAL 1º Bimestre Entrega: 23/03/ 2017 Professor (a): Michelle e Angélica Série: 2º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA Olá querido aluno do 2ª ano; Durante este bimestre em

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 2.º ano DOMÍNIOS CRITÉRIOS INDICADORES/PERFIL DE APRENDIZAGENS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - 2.º ano DOMÍNIOS CRITÉRIOS INDICADORES/PERFIL DE APRENDIZAGENS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Português CRITÉRIOS - 2.º ano 6 AL / ATITUDINAL língua portuguesa Respeita regras da interação discursiva. Escuta discursos breves para aprender e construir

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA

LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA LÍNGUA PORTUGUESA REFLEXÕES E SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CADA HIPÓTESE DE ESCRITA ELABORAÇÃO: JOSIANE DE LIMA PIRAQUARA SMED- 2015 COMO INTERVIR EM CADA UMA DAS HIPÓTESES HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA: Criação

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 SER CIDADÃO *Reconhecer e valorizar atitudes de convivência, respeito, solidariedade a outras pessoas. *Desenvolver, reconhecer e valorizar as atividades do cotidiano. *Conhecer direitos e deveres

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Usos e funções: código oral e código escrito

Usos e funções: código oral e código escrito 3ª Objeto de estudo A linguagem como espaço de interação. A linguagem como espaço de interação. A linguagem e a formação para a cidadania A linguagem e a formação para a cidadania Língua Portuguesa 1º

Leia mais

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos

PLANEJAMENTO. NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Professora: Nelcí Sganzerla Girelli PLANEJAMENTO NOME IDENTIDADE Competências Linguagem oral, leitura, escrita, atenção Identificar o próprio nome, sua identidade; Objetivos Identificar a importância de

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA FADA ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM

RELATO DE EXPERIÊNCIA FADA ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM RELATO DE EXPERIÊNCIA CONTO DE FADA ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM Professora: Maria Jacira Souto da Silva Ribeiro Escola Professor Marcelino de Melo Cardoso Município: Telha/Sergipe GT4: Sequência didática

Leia mais

Atividades Língua e Ensino I

Atividades Língua e Ensino I Atividades Língua e Ensino I Sondagem Objetivo - verificar a oferta local de LE; Público Alvo Buscar um público não contemplado que pode ser alvo de uma futura proposta de ensino ELE; Temática Um tema

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Capacitação em Informática Educativa Módulo a distância. Plano de Atividades Mitos do Folclore

Capacitação em Informática Educativa Módulo a distância. Plano de Atividades Mitos do Folclore Capacitação em Informática Educativa Módulo a distância Escola Estadual Professor João Mestre Professora: Ana Alice Caovila Pereira Função: Professor para Ensino do Uso da Biblioteca Plano de Atividades

Leia mais

155 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

155 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 155 ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL A Educação infantil começando a partir do maternal compreende a fase da idade da criança até 5 anos. Hoje trouxe para vocês, professores, 155 atividades para educação

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho Professor (a): DEISI MERI MENZEN- Escola 1º de Maio 3º Ano. Portador de textos: Jornal (textos informativos). Competências Resgatar o valor do jornal, despertando

Leia mais

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR?

DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES PROBLEMATIZADAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COMO NÚMEROS NATURAIS: COMO PODEMOS INTERVIR? Introdução Renata Karla da Silva Oliveira Universidade

Leia mais

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir:

Orientações/Modelo Preencha cada um dos itens conforme as orientações a seguir: Roteiro para elaboração do relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental - Curso de Pedagogia (LICENCIATURA) EAD Ao encerrar as atividades

Leia mais

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual.

Planejamento (Poesia) Poesia: Leilão de Jardim. Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção textual. Planejamento (Poesia) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Poesia: Leilão de Jardim Competências Objetivo Geral Expressão oral, leitura coletiva e individual, compreensão de texto e produção

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016

PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 PROGRAMAÇÃO DE ESTUDOS 2016 2ª etapa: 16/05 a 31/08 2º Ano A/B Ensino Fundamental Educadoras: Flávia/Márcia 1 LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE TRABALHO NOÇÕES /CONCEITOS HABILIDADES Leitura e interpretação

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE 1 AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE ESTRUTU- RANTE OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Números e Operações Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos de

Leia mais

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1

PRAÇA SARAIVA, CENTRO CEP.: TERESINA - PIAUÍ Página 1 AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 II TRIMESTRE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PROFª TÁCIA/ DEYLLEN/ ANA LÚCIA/ CLÁUDIA/ LUCIANA/ SILVIA PROJETO FESTAS JUNINAS - AVALIAÇÃO PARCIAL Apresentação: A Avaliação

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 1º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 Ano letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora Oralidade Oralidade Oralidade - Respeitar as regras

Leia mais

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 1º Ano A RAPOSA E AS UVAS. Fábulas de Esopo, de Ruth Rocha. São Paulo: FTD,1992.

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 1º Ano A RAPOSA E AS UVAS. Fábulas de Esopo, de Ruth Rocha. São Paulo: FTD,1992. Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 1º Ano Leia e responda. A RAPOSA E AS UVAS UMA RAPOSA PASSOU POR BAIXO DE UMA PARREIRA CARREGADA DE LINDAS UVAS. FICOU LOGO COM MUITA VONTADE DE APANHAR AS UVAS

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 2ºAno 1.2 MATEMÁTICA 3º período 29 de setembro de 2015 Cuide da organização da sua avaliação. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado

Leia mais

INDICAÇÕES º ANO AxBxC

INDICAÇÕES º ANO AxBxC INDICAÇÕES 2016-1º ANO AxBxC 1º ANO A / ENS. FUNDAMENTAL ORAÇÃO DO DIA: Ave Maria / CANÇÃO DO DIA: Amigo ô, ô / HORA DAS NOVIDADES: Apresentação do paradidático Uma joaninha diferente / TÉCNICA DE REDAÇÃO:

Leia mais

FAZER COMPOTA É DIVERTIDO!

FAZER COMPOTA É DIVERTIDO! FAZER COMPOTA É DIVERTIDO! A seguinte tarefa insere-se na atividade transversal Padrões e Regularidades. A sua exploração abrange os números até 100 e pode ser articulada com a respetiva App, uma vez que

Leia mais

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios

Critérios de Avaliação. Desempenhos / Critérios Português Ano Departamento de Ciclo 2012/2013 - Realização de fichas de trabalho - Trabalhos individuais - Envolvimento em trabalho de grupo - Testes escritos Desempenhos / Critérios Exprime-se com clareza

Leia mais

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos.

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos. PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) Professor (a): Taciane Tonin Sgarabotto Diferentes portadores de texto: FOLDERS/CONVITES/CARTAZES/RÓTULOS /RECEITAS/PROPAGANDA Competências Oralidade; produção textual;

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

Programação Anual* Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1 o Ano. (Estruturada por Eixos Temáticos)

Programação Anual* Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1 o Ano. (Estruturada por Eixos Temáticos) * Anos Iniciais do Ensino Fundamental 1 o Ano (Estruturada por Eixos Temáticos) Conteúdo Página Língua Portuguesa... 1 Matemática... 2 História... 3 Geografia... 4 Ciências Sociais... 5 Ciências... 6 Arte...

Leia mais

os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. Outras áreas:

os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. Outras áreas: NOME DA HISTÓRIA: Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando PLANEJAMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS PROFESSORA: Iracema Pavão Vida de passarinho Leitura; produção textual; oralidade;

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

PROJETO TEIA DO SABER

PROJETO TEIA DO SABER Escola Municipal Padre Cícero de Castro PROJETO TEIA DO SABER PROJETO INTERDISCIPLINAR Língua Portuguesa e Matemática Shirlene de Carvalho Assis Sandra Maria Gonçalves Barbosa Azevedo Alair Pires Silva

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE COLÉGIO NOSSA SENHORA DA SOLEDADE PLANO DE EXECUÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR INDIVIDUAL E COLETIVO/LISTA DE MATERIAIS GRUPO 4 EDUCAÇÃO INFANTIL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS

PROGRAMA DE CONTEÚDOS C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (045) 35-1336 - Fax (045) 3379-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS

FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (4º E 5º ANOS) PROFESSORA ANDRESSA CESANA CEUNES/UFES/DMA FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS AGOSTO DE 2015 A PEDAGOGIA DO TEXTO é

Leia mais

PLANEJAMENTO (Receitas)

PLANEJAMENTO (Receitas) PLANEJAMENTO (Receitas) Professor (a): Fátima Oliveira Competências Objetivo Geral Diferentes portadores de texto - FOLDERS/CONVITES/CARTAZES/RÓTULOS /RECEITAS/PROPAGANDA Oralidade; produção textual; leitura;

Leia mais

PLANEJAMENTO (Música) Propiciar através da música a leitura da palavra e da sonoridade. Oportunizar momentos de fruição, apreciação musical e deleite.

PLANEJAMENTO (Música) Propiciar através da música a leitura da palavra e da sonoridade. Oportunizar momentos de fruição, apreciação musical e deleite. PLANEJAMENTO (Música) Professor (a): Neiva Vanzin Salamão Música: Santa Helena da Serra de Rui Biriva Oralidade, leitura, produção textual, apreciação musical. Competências Objetivo Geral Propiciar através

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Estimular a leitura e facilitar o acesso à escrita através do livro infantil.

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Estimular a leitura e facilitar o acesso à escrita através do livro infantil. PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor(a): Andiara de Souza da Silva. NOME DO LIVRO: EU ERA UM DRAGÃO AUTOR: Ana Maria Machado Competências Leitura, produção de texto desenvolvimento da oralidade. Objetivo

Leia mais

Aluno(a): Escola: Coordenador(a) Pedagógico(a): Sala de Leitura: Equipe de Apoio:

Aluno(a): Escola: Coordenador(a) Pedagógico(a): Sala de Leitura: Equipe de Apoio: Aluno(a): Escola: Professor(a): Turma: Aluno incluído? ( ) SIM. ( ) NÃO. Coordenador(a) Pedagógico(a): Sala de Leitura: Equipe de Apoio: MARCELO CRIVELLA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CÉSAR BENJAMIN

Leia mais

A estrutura dos conteúdos curriculares

A estrutura dos conteúdos curriculares A estrutura dos conteúdos curriculares conteúdos da Escola Virtual 4.º ano abrangem todo o programa curricular e estão distribuídos em cinco temas, sendo cada um deles constituído por um conjunto de unidades

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Reconhecer os usos sociais e as funções da escrita 2. Compreender diferenças entre

Leia mais

PLANEJAMENTO: POESIA

PLANEJAMENTO: POESIA PLANEJAMENTO: POESIA Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia NOME DA POESIA: O Girassol Vinícius de Moraes TEMA: Primavera Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2º ANO INSTITUTO SOCIAL OBJETIVO Ensino: Infantil Fundamental - Médio CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANUAL - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 2015 PROFESSORA FABIANE DISCIPLINA(S): PORTUGUÊS / GEOGRAFIA / CIÊNCIAS / HISTÓRIA / MATEMÁTICA / RELIGIÃO PORTUGUÊS Bilhete. Bilhete ou carta?

Leia mais

Vertebrados e Invertebrados

Vertebrados e Invertebrados Aluno (a): Nº TRABALHO - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor (a): Data de entrega: 27/03/2017 Turma: Vertebrados e Invertebrados Existe uma grande variedade de características

Leia mais

Destinatários. Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico.

Destinatários. Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico. Destinatários Alunos do 3 ciclo do Ensino Básico. Visão Geral Com esta atividade os alunos são desafiados a explorar o tema da alimentação, a nível cultural e fisiológico, tanto nas disciplinas de língua

Leia mais

ROBOFREVANDO. Professora: Silveira Munhoz, Rosemeire.

ROBOFREVANDO. Professora: Silveira Munhoz, Rosemeire. ROBOFREVANDO Professora: Silveira Munhoz, Rosemeire. Resumo: Este artigo descreve o projeto realizado pela equipe da Escola Municipal EMEIEF Governador Mário Covas da cidade de Tupã-SP, envolvendo todas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A LONGO/

PLANIFICAÇÃO A LONGO/ PLANIFICAÇÃO A LONGO/ MÉDIO PRAZO 2012/2013 3.º ANO Manual adotado: Alfa - Porto Editora PORTUGUÊS Oralidade -Escutar para aprender e construir conhecimentos; - Produzir um discurso oral com correção;

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR (A):Adriana Marques Daloy TURMA: 2º Ano Fund. PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2016 a 09/12/2016 DISCIPLINA: Português 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA: Gêneros textuais: Poema, conto, cartaz,canção,

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual

MESTRADO DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Planificação Curricular Anual Identificação do Estagiário: Joana Filipa Gonçalves Pereira Ano letivo: 2013/2014 Identificação da Instituição: Colégio Colibri Educador Cooperante: Carla Ferreira Tema do PCT: As nossas e outras histórias

Leia mais

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana

Boas férias e um ótimo estudo! Um enorme abraço! Profª Juliana Espero, que ao retornarmos às aulas, todo o empenho desse 1º semestre e mais o esforço das férias sejam recompensados pela alegria de sentir o quanto é bom aprender!!! E o quanto vale a pena acreditar

Leia mais

Objetivo: Compreender a temática através da apresentação da proposta de trabalho.

Objetivo: Compreender a temática através da apresentação da proposta de trabalho. Quarta-feira 17/10/12 Objetivo: Compreender a temática através da apresentação da proposta de trabalho. Assunto: Cadê o lixo que estava aqui? Acolhimento: Amostra do Baú Mágico e apresentação da proposta

Leia mais

E.E. TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO LIVRO 2º ANO

E.E. TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO LIVRO 2º ANO E.E. TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA 2015 REPÚBLICA FEDERATIVA DO LIVRO 2º ANO ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO PROJETO:PASSAPORTE DA LEITURA-2015 Um livro tem asas longas e leves,

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA

REUNIÃO DE PAIS 2 ANO ANDRÉA E LARISSA REUNIÃO DE PAIS 2 ANO - 2013 ANDRÉA E LARISSA PROPÓSITOS DA REUNIÃO Apresentar o trabalho do ano letivo Tratar assuntos de interesse Notícias do grupo ROTINA AULAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 AULAS DE 40 MINUTOS

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 3º ANO EF Compras com Real Aula Multimídia MT - Interface 1 - Pág. 43 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 OB002 OB003 OB004 OB005 Reconhecer e aplicar os números em diversos contextos e situaçõesproblema.

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Poesias Trabalhar conceitos, estruturas e produções do gênero. Biografia Entrevista Texto informativo

Leia mais

Projeto: Viviana a Rainha do Pijama

Projeto: Viviana a Rainha do Pijama Projeto: Viviana a Rainha do Pijama Público alvo: O projeto é destinado aos alunos do Ensino Fundamental 1 1º e 2º ano. Disciplina: Língua Portuguesa Justificativa: À medida que as crianças crescem, um

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA

ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA ESCOLA ESTADUAL TENENTE JOSÉ LUCIANO Projeto: JOGAR, DIVERTIR E APRENDER COM A DONA MATEMÁTICA - 2015...o brinquedo desperta interesse e curiosidade... Rubem Alves Autora: Rita Siqueira Público alvo: alunos

Leia mais

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010

Abordagem Construtivista da alfabetização. Aula de 02/05/2010 Abordagem Construtivista da alfabetização Aula de 02/05/2010 Dicas práticas para o planejamento do trabalho 1. LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS... Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas,

Leia mais

Guião 2 Explorando sólidos geométricos - II

Guião 2 Explorando sólidos geométricos - II Guião 2 Explorando sólidos geométricos - II cubos, paralelepípedos retângulos, cilindros, esferas, pirâmides, cones,prismas A cadeia de tarefas aqui apresentada tem por objetivo continuar a exploração

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Gratidão e celebração Mês: Dezembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover o encerramento do ano de 2016, em que os alunos terão a oportunidade de resgatar

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ETAPAS I E II... 4 ESTRATÉGIAS E RECURSOS EM SALA DE AULA... 5 CADERNOS DE ATIVIDADES... 9 ESPAÇO E FORMA ETAPA I... 10 GRANDEZAS

Leia mais

PRÉ-REQUISITOS Haver concluído a disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos ou disciplina equivalente..

PRÉ-REQUISITOS Haver concluído a disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos ou disciplina equivalente.. GÊNEROS TEXTUAIS PROJETO DIDÁTICO Aula 10 META Apresentar a criação de um produto fi nal, a partir de atividades de leitura e escrita, como possibilidade de ressignifi cação da aprendizagem dos gêneros

Leia mais

na Rede Rede IDEIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE Maestro Assessoria Educacional

na Rede Rede IDEIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE Maestro Assessoria Educacional B la Rede na la na Rede na Rede IDEIAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Maestro Assessoria Educacional PROPOSTA 1 Observe a obra de Arte feita por Tarsila Amaral e liste quais pessoas poderiam representar

Leia mais