Física estatística. Termodinâmica: potenciais termodinâmicos e a 3 a lei MEFT, IST

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Física estatística. Termodinâmica: potenciais termodinâmicos e a 3 a lei MEFT, IST"

Transcrição

1 Física estatística Termodinâmica: potenciais termodinâmicos e a 3 a lei MEFT, IST Fourth Law of Thermodynamics: If the probability of success is not almost one, then it is damn near zero. David Ellis

2 A energia livre de Helmholtz Energia livre de Helmholtz: função de estado A = U TS. Nota: a energia livre de Helmholtz também se designa frequentemente por F. Numa transformação isotérmica, a variação da energia livre de Helmholtz é o simétrico do trabalho máximo que o sistema pode realizar. Demonstração: Da segunda lei, B A dq T S(B) S(A). Como T =const., Q T S.

3 A energia livre de Helmholtz (cont.) Como Q T S e U = Q W, W U + T S. Mas A = U TS, i.e., A = U T S, donde W A A igualdade vale para uma transformação reversível.

4 A energia livre de Helmholtz: equiĺıbrio e minimização (W A) Corolário 1: Num sistema a volume constante (W = 0) e a temperatura constante, a energia livre de Helmoltz nunca aumenta ( A 0). Corolário 2: Num sistema a volume constante (W = 0) e a temperatura constante, o estado de equiĺıbrio corresponde ao mínimo da energia livre de Helmoltz.

5 A energia livre de Helmholtz: relações de Maxwell Escolhendo A = A(V, T ), temos ( ) A da = dv + V T ( ) A dt. T V Por outro lado, numa transformação infinitesimal reversível, da = du TdS SdT = dq dw dq SdT = PdV SdT Segue-se que P = ( ) A V T ; S = ( ) A T V. ( relações de Maxwell)

6 A energia livre de Helmholtz: exemplo Exemplo: Cilindro a temperatura constante. Um pistão móvel divide o volume V em duas partes V 1 e V 2. Usar o princípio de minimização da energia livre de Helmholtz para mostrar que a.. posição de equiĺıbrio do pistão corresponde a P 1 = P 2.

7 A energia livre de Gibbs Energia livre de Gibbs (ou potencial de Gibbs): função de estado G = A + PV (de A = U TS e H = U + PV, vem G = H TS). Num sistema a pressão e temperatura constantes, o potencial de Gibbs nunca aumenta. Demonstração: Se T =const., Se P =const., W A. W = P V. P V + A 0 ; G 0

8 A energia livre de Gibbs A energia livre de Gibbs é o trabalho máximo que o sistema pode realizar a pressão e temperatura constantes, excluindo PdV (associado à mudança de volume). Corolário: Num sistema a pressão constante e a temperatura constante, o estado de equiĺıbrio corresponde ao mínimo da energia livre de Gibbs.

9 A energia livre de Gibbs: exemplos Exemplos: Reacções químicas. CaCO 3 (s) CaO(s) + CO 2 (g) (produção de cimento). A 1 atm e 25 o C, as energias livres de Gibbs de cada um dos componentes são: CaCO 3 (s) : 1128 kj mol 1, CaO(s) : kj 1, CO 2 (g): kj mol 1. Verifique se a reacção ocorre espontaneamente.

10 A energia livre de Gibbs: exemplos Produção de electricidade em células de combustível: 1/2O 2 (g) + H 2 (g) H 2 O(l). Entropias molares (J mol 1 K 1 ): O 2 (g) 205.0; H 2 (g) 130.6; H 2 O(l) Entalpia da reacção: H 0 = kj mol 1. Calcular: a) O calor libertado na reacção por combustão directa; b) O trabalho (eléctrico) que a reacção pode realizar a 298 K em condições reversíveis; c) O calor libertado nas condições da aĺınea b).

11 A energia livre de Gibbs: relações de Maxwell (G = A + PV ; da = PdV SdT ) Escolhendo G = G(P, T ), temos ( ) G dg = dp + P T ( ) G dt. T P Por outro lado, numa transformação infinitesimal reversível, dg = da+pdv +VdP = PdV SdT +PdV +VdP = VdP SdT Segue-se que V = ( ) G P T ( ) G ; S = T P.

12 Relações de Maxwell As restantes relações de Maxwell obtêm-se a partir da entalpia (H) e da energia interna (U): Escolhendo H = H(S, P), temos (H = U + PV ) ( ) ( ) H H dh = ds + dp. S P Por outro lado, numa transformação infinitesimal reversível, P dh = du + PdV + VdP = dq dw + PdV + VdP = Segue-se que = TdS PdV + PdV + VdP = TdS + VdP T = ( ) H S P ; V = S ( ) H P S.

13 Relações de Maxwell (cont.) Escolhendo U = U(S, V ), temos ( ) U du = ds + S V ( ) U dv. V S Por outro lado, numa transformação infinitesimal reversível, du = dq dw = TdS PdV Segue-se que T = ( ) U S V ; P = ( ) U V S.

14 Relações de Maxwell e o quadrado termodinâmico Cada função de estado é ladeada pelos seus argumentos naturais. A derivada em relação a um argumento, com o outro fixo, encontra-se fazendo a diagonal do quadrado; a favor ou contra as setas corresponde aos sinais + e, respectivamente. Por exemplo, ( ) G T P = S. Se Urso Vires Foge Tocando Gaita Para Hamburgo The Friendly Vagabond Usually Shares His Precious Gifts ( )

15 A terceira lei da termodinâmica A segunda lei define a entropia de uma substância a menos de uma constante aditiva. A definição da entropia de um estado A depende da existência de uma transformação reversível ligando um ponto de referência arbitrário O ao estado A considerado. Se dois estados A e B se referirem a duas substâncias diferentes, a segunda lei não determina univocamente a diferença de entropia entre os dois estados! [pois (pelo menos) um dos caminhos reversíveis ligando a O pode não esxistir]. 3 a lei da termodinâmica (postulado de Nerst) A entropia de um sistema ao zero absoluto é uma constante universal, que se pode considerar zero

16 A terceira lei da termodinâmica A segunda lei define a entropia de uma substância a menos de uma constante aditiva. A definição da entropia de um estado A depende da existência de uma transformação reversível ligando um ponto de referência arbitrário O ao estado A considerado. Se dois estados A e B se referirem a duas substâncias diferentes, a segunda lei não determina univocamente a diferença de entropia entre os dois estados! [pois (pelo menos) um dos caminhos reversíveis ligando a O pode não esxistir]. 3 a lei da termodinâmica (postulado de Nerst) A entropia de um sistema ao zero absoluto é uma constante universal, que se pode considerar zero

17 Consequências da terceira lei A capacidade calorífica de um sistema anula-se no zero absoluto Seja R um caminho reversível ligando o estado do sistema ao zero absoluto a um estado A arbitrário. Então dq TA S(A) = T = C R (T ) T dt Como, pela terceira lei, R S(A) 0 quando T A 0, 0 C R (T ) 0 quando T 0. (1) C R pode ser C V ou C P e (1) verifica-se experimentalmente para todas as substâncias testadas.

18 Consequências da terceira lei (cont.) Não é possível arrefecer um sistema até ao zero absoluto por uma variação finita dos seus parâmetros termodinâmicos. Após cálculos tediosos, mas não complicados (ver Huang) numa variação adiabática de pressão dp, ( ) V α dt = TdP ( ) V α C P onde é finito quando T 0 e α é o coeficiente de expansão térmica. i.e., quando T 0 é necessário variar indefinidamente a pressão para produzir uma variação finita de T. C P

19 Consequências da terceira lei (cont.) Não é possível arrefecer um sistema até ao zero absoluto por uma variação finita dos seus parâmetros termodinâmicos. Após cálculos tediosos, mas não complicados (ver Huang) numa variação adiabática de pressão dp, ( ) V α dt = TdP ( ) V α C P onde é finito quando T 0 e α é o coeficiente de expansão térmica. i.e., quando T 0 é necessário variar indefinidamente a pressão para produzir uma variação finita de T. C P

20 Exemplo de aplicação Como A = U TS, podemos escrever, da terceira lei, A = U T T 0 C V T dt, onde o integral é feito a volume constante. A única constante aditiva está em U. Temos ainda U = T 0 C V dt + cte. Podemos determinar A e U a menos da mesma constante aditiva a partir de medidas de C V!

21 Exemplo de aplicação (cont.) As expressões anteriores permitem determinar o ponto de fusão do quartzo sólido Medimos c V das fases ĺıquidas e sólida. A diferença entre ambas é c V. Calculamos as diferenças das energias internas e livres de Helmholtz por unidade de massa, u = c V dt T c V a = u T 0 T dt Representamos u e a em função de T a volume constante.... o ponto de fusão corresponde a a = 0 [condição de equiĺıbrio entre as fases, mesma energia livre por unidade de massa]

22 Exemplo de aplicação (cont.) As expressões anteriores permitem determinar o ponto de fusão do quartzo sólido Medimos c V das fases ĺıquidas e sólida. A diferença entre ambas é c V. Calculamos as diferenças das energias internas e livres de Helmholtz por unidade de massa, u = c V dt T c V a = u T 0 T dt Representamos u e a em função de T a volume constante.... o ponto de fusão corresponde a a = 0 [condição de equiĺıbrio entre as fases, mesma energia livre por unidade de massa]

23 Exemplo de aplicação (cont.) As expressões anteriores permitem determinar o ponto de fusão do quartzo sólido Medimos c V das fases ĺıquidas e sólida. A diferença entre ambas é c V. Calculamos as diferenças das energias internas e livres de Helmholtz por unidade de massa, u = c V dt T c V a = u T 0 T dt Representamos u e a em função de T a volume constante.... o ponto de fusão corresponde a a = 0 [condição de equiĺıbrio entre as fases, mesma energia livre por unidade de massa]

24 Notas finais A impossibilidade de atingir o zero absoluto é muitas vezes dada como formulação alternativa da terceira lei da termodinâmica. Esta afirmação é independente da segunda lei! A terceira lei da termodinâmica é uma manifestação macroscópica de efeitos quânticos (!!!)

25 Notas finais A impossibilidade de atingir o zero absoluto é muitas vezes dada como formulação alternativa da terceira lei da termodinâmica. Esta afirmação é independente da segunda lei! A terceira lei da termodinâmica é uma manifestação macroscópica de efeitos quânticos (!!!)

26 Notas finais A impossibilidade de atingir o zero absoluto é muitas vezes dada como formulação alternativa da terceira lei da termodinâmica. Esta afirmação é independente da segunda lei! A terceira lei da termodinâmica é uma manifestação macroscópica de efeitos quânticos (!!!)

Termodinâmica. Entalpia. Prof. Nelson Luiz Reyes Marques TERMODINÂMICA REVISÃO

Termodinâmica. Entalpia. Prof. Nelson Luiz Reyes Marques TERMODINÂMICA REVISÃO Termodinâmica Entalpia Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Entalpia (H) Na solução de problemas envolvendo sistemas, certos produtos ou somas de propriedades ocorrem com regularidade. Uma combinação de propriedades

Leia mais

4/Abr/2018 Aula 9. Potenciais termodinâmicos Energia interna total Entalpia Energias livres de Helmholtz e de Gibbs Relações de Maxwell

4/Abr/2018 Aula 9. Potenciais termodinâmicos Energia interna total Entalpia Energias livres de Helmholtz e de Gibbs Relações de Maxwell 23/Mar/2018 Aula 8 Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos Coeficiente de expansão térmica Expansão Volumétrica Expansão da água Mecanismos de transferência de calor Condução; convecção; radiação 4/Abr/2018

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO: Atenção: Esteja atento à numeração das páginas Questão 1

IDENTIFICAÇÃO: Atenção: Esteja atento à numeração das páginas Questão 1 Atenção: Esteja atento à numeração das páginas Questão 1 Determine o volume molar (em unidades de L mol 1 ) e o fator de compressibilidade Z do vapor saturado de água à pressão de 1,00 bar e temperatura

Leia mais

Chapter 4 Thermodynamic Variables and Relations

Chapter 4 Thermodynamic Variables and Relations Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC Chapter 4 Thermodynamic Variables and Relations (Thermodynamics in Materials Science. DeHoff) Prof. Dr. José Pedro Donoso Capítulo 4 4.1-Definitions

Leia mais

Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Engenharia de Materiais

Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Engenharia de Materiais EN2815 Termodinâmica Estatística de Materiais Prof. Dr. Jeverson Teodoro Arantes Junior Engenharia de Materiais Para um N (número de partículas) fixo, uma equação de estado genérica, para vários gases,

Leia mais

Condições de equilíbrio

Condições de equilíbrio UFABC - BC0205 Princípios de Termodinâmica - Curso 2015.2 Prof. Germán Lugones CAPÍTULO 2 Condições de equilíbrio Paul Klee, Highways and Byways (1929) Parâmetros intensivos Diferenciando a equação fundamental

Leia mais

Física estatística. Termodinâmica: a primeira lei MEFT, IST. In this house, we obey the laws of thermodynamics!

Física estatística. Termodinâmica: a primeira lei MEFT, IST. In this house, we obey the laws of thermodynamics! Física estatística Termodinâmica: a primeira lei MEFT, IST In this house, we obey the laws of thermodynamics! Homer Simpson, após a Lisa construir um motor perpétuo cuja energia aumenta com o tempo Termodinâmica

Leia mais

CAPÍTULO 6 Princípios de mínimo nas representações de Legendre

CAPÍTULO 6 Princípios de mínimo nas representações de Legendre UFABC - BC0205 Princípios de Termodinâmica - Curso 2015.2 Prof. Germán Lugones Composition, Piet Mondrian (1916) CAPÍTULO 6 Princípios de mínimo nas representações de Legendre o A transformação de Legendre

Leia mais

Apresentar as aplicações conjuntas do primeiro e do segundo princípio; apresentar as equações fundamentais da termodinâmica.

Apresentar as aplicações conjuntas do primeiro e do segundo princípio; apresentar as equações fundamentais da termodinâmica. ENERGIA LIVRE E POTENCIAL QUÍMICO Metas Apresentar as aplicações conjuntas do primeiro e do segundo princípio; apresentar as equações fundamentais da termodinâmica. Objetivos Ao final desta aula, o aluno

Leia mais

Primeira Lei da Termodinâmica

Primeira Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Primeira Lei da Termodinâmica Definição de energia, calor e trabalho Trabalho de expansão Trocas térmicas Entalpia Termodinâmica Estudo das transformações de

Leia mais

Relações de Euler e Gibbs-Duhem

Relações de Euler e Gibbs-Duhem UFABC - BC0205 Princípios de Termodinâmica Curso 2015.2 Prof. Germán Lugones CAPÍTULO 3 Relações de Euler e Gibbs-Duhem Paul Klee,Mark Highways anduntitled Byways 1952 (1929) Rothko Equação de Euler Consideremos,

Leia mais

Problemas - Segunda parte

Problemas - Segunda parte Capítulo 18 Problemas - Segunda parte 18.1 Capacidade calorífica pela eqüipartição 1. Considere um sólido monoatômico, em que a força intramolecular é do tipo harmônica. Mostre que a capacidade calorífica

Leia mais

TERMODINÂMICA RACIONAL Conclusões CONCLUSÕES

TERMODINÂMICA RACIONAL Conclusões CONCLUSÕES CONCLUSÕES São muitas as conclusões que podem ser extraidas a partir da análise deste trabalho; na avaliação sequencial dos tópicos, elas saltam `a frente do leitor. Entretanto, como autor do trabalho,

Leia mais

Física Estatística. Introdução. Vitor Oguri

Física Estatística. Introdução. Vitor Oguri Física Estatística Introdução Vitor Oguri Departamento de Física Nuclear e Altas Energias (DFNAE) Instituto de Física Armando Dias Tavares (IFADT) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 20 de

Leia mais

20/Mar/2015 Aula 9. 18/Mar/ Aula 8

20/Mar/2015 Aula 9. 18/Mar/ Aula 8 18/Mar/2015 - Aula 8 Diagramas TS Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica; formulações de Clausius e de Kelvin-Planck Segunda Lei da Termodinâmica e reversibilidade Gases reais (não-ideais) Equação de

Leia mais

Interpretação microscópica da entropia

Interpretação microscópica da entropia Interpretação microscópica da entropia (entropia, probabilidade e desordem) Ω probabilidade termodinâmica (ou estatística) de um certo estado -A probabilidade estatística de um estado é uma medida da desordem

Leia mais

18/Mar/2016 Aula 9. 16/Mar/ Aula 8

18/Mar/2016 Aula 9. 16/Mar/ Aula 8 16/Mar/2016 - Aula 8 Gases reais (não-ideais) Equação de van der Waals Outras equações de estado Isotérmicas, diagramas e transições de fase Constantes críticas. Diagramas PT e PT 18/Mar/2016 Aula 9 Processos

Leia mais

Revisão de termodinâmica

Revisão de termodinâmica Mecânica Estatística - PG UFPel A formulação axiomática Introduzida por Constantin Caratheodory em 1909. Conceitos como equilíbrio e entropia são entroduzidos na forma de postulados, verificáveis pelo

Leia mais

Primeira Lei da Termodinâmica

Primeira Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Primeira Lei da Termodinâmica Definição de energia, calor e trabalho Trocas térmicas Entalpia e termoquímica Termodinâmica Estudo das transformações de energia

Leia mais

Potenciais Termodinâmicos

Potenciais Termodinâmicos Universidade Federal de Juiz de Fora Minas Gerais Deivid Edson Delarota Campos Lucas do Carmo Silva Mateus de Landa Couto Otávio Coutinho Arruda Raphael José Pereira Yuri Panoeiro de Abreu Potenciais Termodinâmicos

Leia mais

Física do Calor. Entropia II

Física do Calor. Entropia II 4300159 Física do Calor Entropia II Entropia, Processos Reversíveis e Irreversíveis Os processos naturais são irreversíveis. Apenas processos idealizados que ocorrem na condição de quase equilíbrio (processos

Leia mais

Entropia e energia livre de Gibbs. Prof. Leandro Zatta

Entropia e energia livre de Gibbs. Prof. Leandro Zatta Entropia e energia livre de Gibbs Prof. Leandro Zatta 1 Segunda e a terceira leis Ideias importantes Sentido Natural Desordem Medido por Energia livre de Gibbs 2 Chave para compreensão da ocorrência ou

Leia mais

Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura

Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura Capítulo 3: Propriedades de uma Substância Pura Equação de estado do gás ideal Outras equações de estado Outras propriedades termodinâmicas Princípio de estado O número de propriedades independentes requerido

Leia mais

2/Mar/2016 Aula 4. 26/Fev/2016 Aula 3

2/Mar/2016 Aula 4. 26/Fev/2016 Aula 3 6/Fev/016 Aula 3 Calor e Primeira Lei da Termodinâmica Calor e energia térmica Capacidade calorífica e calor específico Calor latente Diagrama de fases para a água Primeira Lei da Termodinâmica Trabalho

Leia mais

POTENCIAIS TERMODINÂMICOS

POTENCIAIS TERMODINÂMICOS Universidade Federal de Juiz de Fora POTENCIAIS TERMODINÂMICOS Grupo: Anna Beatriz Cruz Fontes Bernardo Soares Pereira Ferreira Dyhogo Garcia Fonseca Ruan Silva de Deus Thiago do Vale Cabral JUIZ DE FORA

Leia mais

Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Máquinas Térmicas Biblografia: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, cap20 8 a Ed, vol2

Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Máquinas Térmicas Biblografia: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, cap20 8 a Ed, vol2 Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Máquinas Térmicas Biblografia: Halliday, Resnick e Walker, vol 2, cap20 8 a Ed, vol2 O tempo tem um sentido, que é aquele no qual envelhecemos.! Na natureza, os

Leia mais

Aula 14 Equilíbrio de Fases: Substâncias Puras

Aula 14 Equilíbrio de Fases: Substâncias Puras Aula 14 Equilíbrio de Fases: Substâncias Puras 1. A condição de estabilidade Inicialmente precisamos estabelecer a importância da energia de Gibbs molar na discussão das transições de fase. A energia de

Leia mais

Capítulo 1 Vapor d água e seus efeitos termodinâmicos. Energia livre de Gibbs e Helmholtz Equação de Clausius Clapeyron

Capítulo 1 Vapor d água e seus efeitos termodinâmicos. Energia livre de Gibbs e Helmholtz Equação de Clausius Clapeyron Capítulo 1 Vapor d água e seus efeitos termodinâmicos Energia livre de Gibbs e Helmholtz Equação de Clausius Clapeyron Funções Termodinâmicas e condições de equilíbrio Em estados de equilíbrio (P,T e são

Leia mais

Variação de Entropia do Sistema Durante um Processo Irreversível

Variação de Entropia do Sistema Durante um Processo Irreversível Núcleo de Engenharia érmica e Fluidos ermodinâmica I (SEM33) Prof. Oscar M.H. Rodriguez Variação de Entropia do Sistema Durante um Processo Irreversível Aplicando a desigualdade de Clausius: S S (b) (a)

Leia mais

Seminário Termodinâmica-Princípio de Extremo representado em Transformada de Legendre

Seminário Termodinâmica-Princípio de Extremo representado em Transformada de Legendre Seminário Termodinâmica-Princípio de Extremo representado em Transformada de Legendre Introdução: As transformações de Legendre são de extrema importância termodinâmica uma vez que permitem algumas simplificações

Leia mais

Segunda Lei da Termodinâmica

Segunda Lei da Termodinâmica Físico-Química I Profa. Dra. Carla Dalmolin Segunda Lei da Termodinâmica Espontaneidade das reações químicas Entropia Terceira Lei da Termodinâmica Primeira Lei da Termodinâmica Estabelece que as transformações

Leia mais

UFABC - BC Prof. Germán Lugones. AULA 9 Teoria Cinética dos Gases III

UFABC - BC Prof. Germán Lugones. AULA 9 Teoria Cinética dos Gases III UFABC - BC0205 - Prof. Germán Lugones AULA 9 Teoria Cinética dos Gases III Graus de liberdade e Calores Específicos Molares A previsão de que c v = 3/2 R concorda com o experimento para gases monoatômicos,

Leia mais

A origem molecular da Entropia

A origem molecular da Entropia 6. Segunda Lei da Termodinâmica A segunda lei da termodinâmica trata dos conceitos de "ordem" e "desordem" da matéria, estabelecendo de forma precisa como a energia térmica e a transferência de calor estão

Leia mais

1ª Lei da Termodinâmica e Entalpia

1ª Lei da Termodinâmica e Entalpia 1ª Lei da Termodinâmica e Entalpia Prof. Luiz T. F. Eleno Departamento de Engenharia de Materiais Escola de Engenharia de Lorena Universidade de São Paulo 2017 LOM3015 (EEL-USP, 2017) 1ª Lei da Termodinâmica

Leia mais

Trabalho em uma transformação

Trabalho em uma transformação Trabalho em uma transformação Trabalho (W) é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento W = a b F dx A unidade de trabalho, no SI, é o Joule (J); 1 J = 1

Leia mais

Física do Calor. Primeira Lei da Termodinâmica

Física do Calor. Primeira Lei da Termodinâmica 4300159 Física do Calor Primeira Lei da Termodinâmica Um processo termodinâmico consiste em uma transformação que leve o sistema de um estado de equilíbrio inicial a um estado de equilíbrio final. Um processo

Leia mais

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. Entropia

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Termodinâmica. Entropia ermodinâmica Entropia v.. Introdução Falamos nas aulas anteriores sobre a a Lei da ermodinâmica. Vimos dois enunciados da a Lei, o de Kelvin-Planck e o de Clausius. Falamos sobre sentido natural dos processos,

Leia mais

TERMODINÂMICA. Energia de um sistema: capacidade de produzir trabalho ou de transferir energia.

TERMODINÂMICA. Energia de um sistema: capacidade de produzir trabalho ou de transferir energia. ERMODINÂMICA Sistema aberto ou fechado: há ou não trocas de matéria não isolado ou isolado: há ou não trocas de energia Energia de um sistema: capacidade de produzir trabalho ou de transferir energia.

Leia mais

Aula 3 Análise de energia de sistemas fechados

Aula 3 Análise de energia de sistemas fechados Universidade Federal do ABC P O S M E C Aula 3 Análise de energia de sistemas fechados MEC0 O trabalho de um pistão Uma forma de trabalho mecânico frequentemente encontrada na prática está associada com

Leia mais

1 Transformada de Legendre

1 Transformada de Legendre 1 Transformada de Legendre No caso da parede porosa a pressão constante a quantidade se conserva. Além disso H = U + P V dh = du + P dv + V dp du = dq + dw = dq dh = dq + V dp P dv escrevendo H = H (P;

Leia mais

TERMODINÂMICA QUÍMICA. Espontaneidade e Equilíbrio

TERMODINÂMICA QUÍMICA. Espontaneidade e Equilíbrio TERMODINÂMICA QUÍMICA Espontaneidade e Equilíbrio Calculando a variação de entropia do Universo... Critério de espontaneidade: ΔS universo > 0 processo espontâneo ΔS universo = 0 equilíbrio ΔS universo

Leia mais

FUNÇÕES DE ESTADO TERMODINÂMICAS: ENTALPIA E ENERGIA LIVRE Parte 1

FUNÇÕES DE ESTADO TERMODINÂMICAS: ENTALPIA E ENERGIA LIVRE Parte 1 FUNÇÕES DE ESTADO TERMODINÂMICAS: ENTALPIA E ENERGIA LIVRE Parte 1 [texto baseado nas seções 2.5 (a e b) e 2.7 de Physical Chemistry, P. Atkins e J. de Paula, Freeman 2006] Funções de estado termodinâmico

Leia mais

Prova de Físico-Química

Prova de Físico-Química CPF/PASSAPORTE: 1 PROCESSO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO AO CURSO DE PARA O SEMESTRE 2017/01 EDITAL PPGQ Nº 002/2016 Prova de Físico-Química Instruções: 1) O candidato deverá identificar-se apenas com o número

Leia mais

Propriedades termodinâmicas e a temperatura

Propriedades termodinâmicas e a temperatura Propriedades termodinâmicas e a temperatura Miguel Almeida 1 Introdução Algo que se percebe no estudo da termodinâmica é que todas as propriedades dependem da temperatura em que o sistema analisado se

Leia mais

MÓDULOS 37 E 38 QUÍMICA. Termodinâmica I e II. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 1. Trabalho de expansão à pressão constante

MÓDULOS 37 E 38 QUÍMICA. Termodinâmica I e II. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 1. Trabalho de expansão à pressão constante Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias QUÍMICA MÓDULOS 37 E 38 Termodinâmica I e II 1. Trabalho de expansão à pressão constante Vamos considerar um gás aprisionado em um cilindro com pistão

Leia mais

Termodinâmica Química

Termodinâmica Química Escola da Engenharia de Lorena Departamento de Engenharia Química Termodinâmica Química Prof. Fabrício Maciel Gomes Ementa: Sistemas de composição variável e equilíbrio químico; Equilíbrio de fases em

Leia mais

Fundamentos da Termodinâmica

Fundamentos da Termodinâmica 1 Fundamentos da Termodinâmica Objetivos: Definição de sistema e vizinhança Compreender o trabalho P-V Compreender processos reversíveis e irreversíveis Definir a primeira Lei da termodinâmica Cálculo

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 2

Halliday Fundamentos de Física Volume 2 Halliday Fundamentos de Física Volume 2 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

Aula 4 A 2ª Lei da Termodinâmica

Aula 4 A 2ª Lei da Termodinâmica Universidade Federal do ABC P O S M E C Aula 4 A 2ª Lei da Termodinâmica MEC202 As Leis da Termodinâmica As leis da termodinâmica são postulados básicos aplicáveis a qualquer sistema que envolva a transferência

Leia mais

Prova de Físico-Química

Prova de Físico-Química CPF/PASSAPORTE: 1 PROCESSO DE SELEÇÃO E ADMISSÃO AO CURSO DE PARA O SEMESTRE 2017/02 EDITAL PPGQ Nº 002/2017 Prova de Físico-Química Instruções: 1) O candidato deverá identificar-se apenas com o número

Leia mais

Potenciais Termodinâmicos

Potenciais Termodinâmicos Potenciais ermodinâmicos A Segunda Lei dá origem a outros critérios para análise de espontaneidade e equilíbrio. O mais utilizado é o critério da G P,, uma vez que a maioria dos processos importantes em

Leia mais

QUÍMICA GERAL Termodinâmica: 2a e 3a Leis

QUÍMICA GERAL Termodinâmica: 2a e 3a Leis QUÍMICA GERAL Termodinâmica: 2a e 3a Leis Prof. Dr. Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com 14 de Setembro de 2018 Agronomia Entropia 1 Entropia

Leia mais

Energia de Gibbs. T e P ctes. = ΔS sistema - ΔH sistema / T 0 = 0 reversível > 0 espontâneo Multiplica por ( -T )

Energia de Gibbs. T e P ctes. = ΔS sistema - ΔH sistema / T 0 = 0 reversível > 0 espontâneo Multiplica por ( -T ) Energia de Gibbs ΔS total = ΔS sistema + ΔS viz T e P ctes = ΔS sistema + ΔH viz / T = ΔS sistema - ΔH sistema / T 0 = 0 reversível > 0 espontâneo Multiplica por ( -T ) -TΔS total = ΔH sistema - TΔS sistema

Leia mais

TERMODINÂMICA RACIONAL Relações Clássicas RELAÇÕES CLÁSSICAS

TERMODINÂMICA RACIONAL Relações Clássicas RELAÇÕES CLÁSSICAS RELAÇÕES CLÁSSICAS Na literatura são encontradas deduções de várias relações, todas consideradas importantes e de uso bastante difundido na termodinâmica. O estudo de algumas delas é feito a seguir. Mostra-se

Leia mais

TERMODINÂMICA NO EQUILÍBRIO QUÍMICO 1

TERMODINÂMICA NO EQUILÍBRIO QUÍMICO 1 TERMODINÂMICA NO EQUILÍBRIO QUÍMICO 1 1. Conceitos fundamentais A ciência da termodinâmica se originou do reconhecimento de que a transformação de calor e trabalho poderia ser prevista através de umas

Leia mais

Potenciais termodinâmicos, critérios de espontaneidade e condições de equilíbrio

Potenciais termodinâmicos, critérios de espontaneidade e condições de equilíbrio Potenciais termodinâmicos, critérios de espontaneidade e condições de equilíbrio O Princípio da Entropia Máxima, válido para um sistema isolado, estabelece um critério para determinarmos o sentido em que

Leia mais

tica Matemática Fractais Objetivo: e na Natureza

tica Matemática Fractais Objetivo: e na Natureza Origem Física e Matemática tica das Estruturas Geométricas Fractais Objetivo: Apresentar a origem dos fractais na Matemática tica na Física e na Natureza 1 Indices de Assuntos Mecânica - 1a, 2a, e 3a Leis

Leia mais

Física estatística. Conjunto canónico MEFT, IST. Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one. Albert Einstein

Física estatística. Conjunto canónico MEFT, IST. Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one. Albert Einstein Física estatística Conjunto canónico MEFT, IST Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one Albert Einstein Necessidade do conjunto canónico Fizémos o conjunto microcanónico, que descrece

Leia mais

Diagramas de Energia

Diagramas de Energia Diagramas de Energia 1.1- Análise Gráfica Reação exotérmica Reação endotérmica (a) Energia de ativação (Ea) para a reação inversa (b) Energia de ativação (Ea) para a reação direta (c) ΔH 1.2- Entropia

Leia mais

Capítulo 18 Entropia, Energia de Gibbs e Equilíbrio

Capítulo 18 Entropia, Energia de Gibbs e Equilíbrio Capítulo 18 Entropia, Energia de Gibbs e Equilíbrio As Três Leis da Termodinâmica Processos Espontâneos Entropia A Segunda Lei da Termodinâmica Energia de Gibbs Energia de Gibbs e Equilíbrio Químico Termodinâmica

Leia mais

Fisica do Calor ( ) Prof. Adriano Mesquita Alencar Dep. Física Geral Instituto de Física da USP B03. Primeira Lei da Termodinâmica

Fisica do Calor ( ) Prof. Adriano Mesquita Alencar Dep. Física Geral Instituto de Física da USP B03. Primeira Lei da Termodinâmica Fisica do Calor (4300159) Prof. Adriano Mesquita Alencar Dep. Física Geral Instituto de Física da USP B03 Primeira Lei da Termodinâmica Data Programa do curso August 9 August 12 August 16 August 19 August

Leia mais

Termodinâmica. Termodinâmica é o estudo das mudanças de energia que acompanham os processos físicos e químicos. QUÍMICA GERAL Fundamentos

Termodinâmica. Termodinâmica é o estudo das mudanças de energia que acompanham os processos físicos e químicos. QUÍMICA GERAL Fundamentos Termodinâmica é o estudo das mudanças de energia que acompanham os processos físicos e químicos 1 Calor e Trabalho Calor e trabalho são formas relacionadas de energia Calor pode ser convertido em trabalho

Leia mais

Fisica do Corpo Humano ( ) Prof. Adriano Mesquita Alencar Dep. Física Geral Instituto de Física da USP B01. Temperatura Aula 5 e 1/2 da 6

Fisica do Corpo Humano ( ) Prof. Adriano Mesquita Alencar Dep. Física Geral Instituto de Física da USP B01. Temperatura Aula 5 e 1/2 da 6 Fisica do Corpo Humano (4300325) Prof. Adriano Mesquita Alencar Dep. Física Geral Instituto de Física da USP B01 Temperatura Aula 5 e 1/2 da 6 1. Existem em torno de uma centena de átomos 2. Cada átomo

Leia mais

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali

Termodinâmica. Lucy V. C. Assali Termodinâmica Gases Ideais Física II 2016 - IO Propriedades dos Gases: Equação de Estado dos Gases Ideais Fluido homogêneo: caracterizado por qualquer par das três variáveis (P, V, T) uma relação funcional

Leia mais

( ) À quantidade ρ gh dá se o nome de pressão osmótica da solução. Animação

( ) À quantidade ρ gh dá se o nome de pressão osmótica da solução. Animação DIFUSÃO ATRAVÉS DE MEMBRANAS Já através de uma membrana o fluxo total de partículas é descrito através da equação, sendo P a permeabilidade da membrana àquela molécula: J = P ( ) C 1 C 2 A figura seguinte

Leia mais

Termodinâmica II. Tecnologia e Processos

Termodinâmica II. Tecnologia e Processos Termodinâmica II Tecnologia e Processos Geral Estudadas nos gases Propriedades termodinâmicas A temperatura (T) A pressão (P) O volume (V) A densidade ( ) = m / V O calor específico a volume constante

Leia mais

2ª LEI, ENTROPIA E FORMALISMO TERMODINÂMICO. 1) Um gás perfeito de capacidades térmicas constantes. , ocupando inicialmente o volume V 0,

2ª LEI, ENTROPIA E FORMALISMO TERMODINÂMICO. 1) Um gás perfeito de capacidades térmicas constantes. , ocupando inicialmente o volume V 0, ermodinâmica Ano Lectivo 00/0 ª LEI, ENROIA E FORMALISMO ERMODINÂMIO ) Um gás perfeito de capacidades térmicas constantes p =, ocupando inicialmente o volume 0, expande-se adiabaticamente até atingir o

Leia mais

SMM0562 Termodinâmica dos Materiais. Aula 4 Equilíbrio em Sistemas Termodinâmicos

SMM0562 Termodinâmica dos Materiais. Aula 4 Equilíbrio em Sistemas Termodinâmicos SMM0562 Termodinâmica dos Materiais Aula 4 Equilíbrio em Sistemas Termodinâmicos Prof. Eduardo Bellini Ferreira Departamento de Engenharia de Materiais EESC/USP Noção de equilíbrio Um sistema entra em

Leia mais

QUÍMICA GERAL Termodinâmica

QUÍMICA GERAL Termodinâmica QUÍMICA GERAL Termodinâmica Prof. Dr. Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com 18 de Setembro de 2018 Agronomia Sistemas, Estados e Energia

Leia mais

Ferramentas matemáticas

Ferramentas matemáticas Ferramentas matemáticas Diferenciais exactas As variações infinitesimais de grandezas funções de variáveis de estado dizem-se diferenciais exactas. Sejam x e y duas variáveis de estado (T, P,, L, Γ, M,

Leia mais

Conteúdo. 1 Introdução e Comentários Preliminares, Propriedades de uma Substância Pura, 53

Conteúdo. 1 Introdução e Comentários Preliminares, Propriedades de uma Substância Pura, 53 Conteúdo 13 Conteúdo 1 Introdução e Comentários Preliminares, 21 1.1 O Sistema Termodinâmico e o Volume de Controle, 23 1.2 Pontos de Vista Macroscópico e Microscópico, 24 1.3 Estado e Propriedades de

Leia mais

Descrição Macroscópica de um Gás ideal

Descrição Macroscópica de um Gás ideal Descrição Macroscópica de um Gás ideal O gás não tem volume fixo ou uma pressão fixa O volume do gás é o volume do recipiente A pressão do gás depende do tamanho do recipiente A equação de estado relaciona

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais 4 Termodinâmica Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. Conceitos Fundamentais; 2. Sistemas Termodinâmicos; 3. Leis da

Leia mais

Conjunto canónico MEFT, IST. Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one Albert Einstein

Conjunto canónico MEFT, IST. Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one Albert Einstein Física estatística Conjunto canónico MEFT, IST Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one Albert Einstein Necessidade do conjunto canónico Fizémos o conjunto microcanónico, que descreve

Leia mais

I. Propriedades Termodinâmicas de Fluidos

I. Propriedades Termodinâmicas de Fluidos I. Propriedades Termodinâmicas de Fluidos 1 OBJETIVOS Identificar o critério para o equilíbrio em sistemas sujeitos a diferentes restrições Determinar a estabilidade dos sistemas termodinâmicos. Aplicações:

Leia mais

6/Mar/2013 Aula 7 Entropia Variação da entropia em processos reversíveis Entropia e os gases ideais

6/Mar/2013 Aula 7 Entropia Variação da entropia em processos reversíveis Entropia e os gases ideais 6/Mar/01 Aula 7 Entropia ariação da entropia em processos reversíveis Entropia e os gases ideais Entropia no ciclo de Carnot e em qualquer ciclo reversível ariação da entropia em processos irreversíveis

Leia mais

TERMODINÂMICA QUÍMICA. Espontaneidade e Equilíbrio

TERMODINÂMICA QUÍMICA. Espontaneidade e Equilíbrio ERMODINÂMICA QUÍMICA Espontaneidade e Equilíbrio A questão química: a espontaneidade de processos... 1) Como saber se uma reação química é espontânea ou não? 2) Uma dada reação em dadas condições é não-espontânea.

Leia mais

Nova Avaliação: Maxwell está Certo?

Nova Avaliação: Maxwell está Certo? : Maxwell está Certo? As deduções vistas no item anterior constam de qualquer livro texto de físico química usado nas universidades. Entretanto, numa análise mais profunda e amparada na coerência, pode-se

Leia mais

Energia Livre. Antonio C. Roque Bio:sica I FFCLRP USP

Energia Livre. Antonio C. Roque Bio:sica I FFCLRP USP Energia Livre Antonio C. Roque 5910179 Bio:sica I FFCLRP USP Entalpia e Energia Livre Em situações práhcas, tem- se mostrado úhl o uso de outras variáveis para caracterizar o estado de um sistema além

Leia mais

BCL 0307 Transformações Químicas

BCL 0307 Transformações Químicas BCL 0307 Transformações Químicas Prof. Dr. André Sarto Polo Bloco B S. 1014 ou L202 andre.polo@ufabc.edu.br Aula 06 http://pesquisa.ufabc.edu.br/pologroup/transformacoes_quimicas.html Ciclo termodinâmico

Leia mais

Balanço de Energia em Combustão

Balanço de Energia em Combustão Balanço de Energia em Combustão O primeira lei da termodinâmica traduzida pelo balanço de energia permite analisar dois conceitos importantes na combustão: temperatura adiabática e poder caloríico que

Leia mais

Conceitos primordiais da Termodinâmica

Conceitos primordiais da Termodinâmica Conceitos primordiais da Termodinâmica Miguel Almeida 1 Propriedades de Estado Propriedade de estado é aquela que sua variação não depende do "caminho" mas sim dos estados final e inicial. Pode ser equacionada

Leia mais

Chapter 7 Unary heterogeneous systems

Chapter 7 Unary heterogeneous systems Universidade de São aulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC Chapter 7 Unary heterogeneous systems (Thermodynamics in Materials Science, DeHoff) rof. Dr. José edro Donoso Capítulo 7 7.1 Structure

Leia mais

PME 3344 Termodinâmica Aplicada

PME 3344 Termodinâmica Aplicada PME 3344 ermodinâmica Aplicada 8) Entropia v. 2.5 Introdução Falamos nas aulas anteriores sobre a 2 a Lei da ermodinâmica. Vimos dois enunciados da 2 a Lei, o de Kelvin-Planck e o de Clausius. Falamos

Leia mais

Entropia e Segunda Lei

Entropia e Segunda Lei Entropia e Segunda Lei BC0205 Roosevelt Droppa Jr. roosevelt.droppa@ufabc.edu.br Entropia e Segunda Lei Sentido de um processo Desordem no processo Conceito de entropia Entropia em proc. reversíveis e

Leia mais

N 2 O 4 (g) 2 NO 2 (g) [ ] Para T=298 K. tempo

N 2 O 4 (g) 2 NO 2 (g) [ ] Para T=298 K. tempo Equilíbrio Químico N 2 O 4 (g) 2 NO 2 (g) [ ] [ N O ] 2 4 2 NO 2 cte = 4.63x10 3 Concentração Concentração tempo Para T=298 K Concentração 2 SO 2 (g) + O 2 (g) 2 SO 3 (g) 2 [ SO ] [SO 2 ] / mol dm -3 [O

Leia mais

6 Transições de Fase. 6.1 Critérios de estabilidade

6 Transições de Fase. 6.1 Critérios de estabilidade 6 Transições de Fase 6.1 Critérios de estabilidade Vimos na seção anterior como o estado de equilíbrio de um sistema é obtido pelo requerimento de entropia máxima na presença de certos vínculos, por exemplo

Leia mais

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei:

Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA. Alguns conceitos importante que aparecem nesta lei: Lei Zero da Termodinâmica 4300259 Termo- estatística REVISÃO DE TERMODINÂMICA Se dois sistema estão em equilíbrio térmico com um terceiro sistema, então eles também estão em equilíbrio entre si. Alguns

Leia mais

TERMODINÂMICA APLICADA CAPÍTULO 3

TERMODINÂMICA APLICADA CAPÍTULO 3 TERMODINÂMICA APLICADA CAPÍTULO 3 PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA: SISTEMAS FECHADOS Primeira Lei da Termodinâmica A Energia pode atravessar a fronteira de um sistema fechado na forma de Calor e/ou Trabalho.

Leia mais

DRAFT. Termodinâmica CONCURSO PETROBRAS. Questões Resolvidas ENGENHEIRO(A) DE PROCESSAMENTO JÚNIOR

DRAFT. Termodinâmica CONCURSO PETROBRAS. Questões Resolvidas ENGENHEIRO(A) DE PROCESSAMENTO JÚNIOR CONCURSO PEROBRAS ENGENHEIRO(A) DE PROCESSAMENO JÚNIOR ENGENHEIRO(A) JÚNIOR - ÁREA: PROCESSAMENO QUÍMICO(A) DE PERÓLEO JÚNIOR ermodinâmica Questões Resolvidas QUESÕES REIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO

Leia mais

TERMODINÂMICA. Propriedades da Entropia e o Terceiro

TERMODINÂMICA. Propriedades da Entropia e o Terceiro ERMODINÂMICA ropriedades da Entropia e o erceiro i rincípio íi da ermodinâmica diâ i ERMODINÂMICA 4. ropriedades da entropia O que é entropia? - A entropia é algo menos palpável do que uma quantidade de

Leia mais

Lista de exercícios 2 QB70D

Lista de exercícios 2 QB70D Lista de exercícios 2 QB70D 1) Suponha que você jogue uma bola de tênis para o alto. (a) A energia cinética da bola aumenta ou diminui à medida que ela ganha altitude? (b) O que acontece com a energia

Leia mais

Física do Calor. Entropia e Segunda Lei II

Física do Calor. Entropia e Segunda Lei II 4300159 Física do Calor Entropia e Segunda Lei II C A = C B = C A B f f A > B ds = dq rev S A = R dq rev = C A R f A d = C ln f A < 0 S B = R dq rev = C B R f B d = C ln f B > 0 S sis = S A + S B = C ln

Leia mais

2 Temperatura Empírica, Princípio de Carnot e Temperatura Termodinâmica

2 Temperatura Empírica, Princípio de Carnot e Temperatura Termodinâmica 2 Temperatura Empírica, Princípio de Carnot e Temperatura Termodinâmica 2.1 Temperatura empírica: medidas de temperatura Termômetro: Sistema com uma propriedade mensurável que varia com a temperatura (propriedade

Leia mais

MÓDULOS 37 E 38 QUÍMICA. Termodinâmica I e II. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 1. Trabalho de expansão à pressão constante

MÓDULOS 37 E 38 QUÍMICA. Termodinâmica I e II. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 1. Trabalho de expansão à pressão constante Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias QUÍMICA MÓDULOS 37 E 38 Termodinâmica I e II 1. Trabalho de expansão à pressão constante Vamos considerar um gás aprisionado em um cilindro com pistão

Leia mais

Problemas de Física Estatística e Termodinâmica

Problemas de Física Estatística e Termodinâmica 1 Problemas de Física Estatística e Termodinâmica Todas as grandezas físicas se supõem expressas no Sistema Internacional de Unidades. 1. Uma variável aleatória y pode tomar valores no conjunto {1,2,3,4,5}

Leia mais