AVALIAÇÃO DE INTERFACES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO DE INTERFACES"

Transcrição

1 Conceitos do Livro: Interação Humano - Computador Simone D. J. Barbosa/Bruno Santana da Silva

2 Orienta o avaliador: Introdução Fazer julgamento sobre a qualidade de uso Identificar problemas do usuário durante o uso É difícil garantir a qualidade total de um produto, pois exigiria avaliação em todas as situações de uso. Seria possível prever todas as situações?

3 A avaliação de uma interface pode ser feita durante diferentes etapas do ciclo de desenvolvimento do software. As avaliações formativas (Preece et al., 1994; Hartson, 1998) são aquelas que são feitas durante o processo de design, antes de o sistema estar terminado, e muitas vezes antes de uma linha de código sequer ser escrita.

4 AVALIAÇÃO DE INTERFACES A avaliação pode ser feita utilizando-se desde cenários, storyboards, ou a modelagem conceitual da interação até protótipos do sistema. A vantagem de se fazer avaliação formativa é que problemas de interação são identificados e consertados antes de a aplicação ser terminada e liberada para uso. Quanto mais cedo no ciclo de design um problema é descoberto e reparado, menor o custo das alterações necessárias no software (Karat, 1993). Além disto, o software resultante a ser oferecido para o usuário é de melhor qualidade.

5 As avaliações de interface feitas em produtos já terminados são chamadas de avaliações somativas. Normalmente, enquanto as avaliações formativas têm por objetivo melhorar a qualidade do sistema, tornando-o mais usável para o usuário, as avaliações somativas buscam verificar a existência de determinados aspectos no sistema desenvolvido, como por exemplo a sua conformidade com um padrão estabelecido.

6 Por que Avaliar? Mesmo com critérios de qualidade e processos bem definidos, algum problema na interface pode passar despercebido prejudicando a qualidade do produto final.

7 Perspectivas de Avaliação Perspectiva de quem constrói verificar se o sistema funciona de acordo com a especificação de requisitos se concentra nos processos do sistema; Perspectiva de quem o concebe e de quem o utiliza verificar se o sistema apóia adequadamente os usuários a atingirem seus objetivos em um contexto de uso se concentra na interface com o usuário e ambiente que o cerca.

8 Alguns dos principais objetivos de se realizar avaliação de sistemas interativos são (Hartson, 1998; Preece et al., 2002): identificar as necessidades de usuários ou verificar o entendimento dos projetistas sobre estas necessidades identificar problemas de interação ou de interface investigar como uma interface afeta a forma de trabalhar dos usuários comparar alternativas de projeto de interface? alcançar objetivos quantificáveis em métricas de usabilidade verificar conformidade com um padrão

9 Critérios de Qualidade Usabilidade Experiência do usuário Acessibilidade Comunicabilidade

10 Usabilidade "Um conjunto de atributos relacionados com o esforço necessário para o uso de um sistema interativo, e relacionados com a avaliação individual de tal uso por um conjunto específico de usuários" ISSO/IEC 9126(1991) "O grau em que um produto é usado por usuários específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico." ISO (1998)

11 Fatores de Usabilidade Facilidade de aprendizado tempo e esforço necessários para que o usuário aprenda a utilizar o sistema com determinado grau de competência e desempenho; Facilidade de recordação está relacionado ao esforço cognitivo do usuário necessário para lembrar como interagir com o sistema, conforme aprender nos primeiros acessos;

12 Fatores de Usabilidade Eficiência está relacionado ao tempo necessário para a conclusão de uma tarefa com apoio computacional; Segurança no uso está relacionado ao grau de proteção de um sistema de um sistema contra condições desfavoráveis ou até perigosas para usuários; Satisfação do usuário está relacionado com uma avaliação subjetiva que expressa o efeito do uso do sistema sobre as emoções e os sentimentos do usuário.

13 O conceito de usabilidade permite avaliar a qualidade de um sistema com relação a fatores que os projetistas definem como sendo prioritários ao sistema. Alguns fatores típicos envolvidos no conceito de usabilidade são (Nielsen, 1993; Preece et al., 2002): - facilidade de aprendizado - facilidade de uso - eficiência de uso e produtividade - satisfação do usuário - flexibilidade - utilidade - segurança no uso

14 Critérios de Qualidade Usabilidade Experiência do usuário Acessibilidade Comunicabilidade

15 Critério subjetivo Experiência do Usuário Sentimentos, estado de espírito, sensações e emoções dos usuários decorrentes da interação: Satisfação, Prazer, Diversão, Interesse, Atração, Motivação, Estética, Criatividade, Desafio, Cansaço, Frustração ou Ofensa.

16 Critérios de Qualidade Usabilidade Experiência do usuário Acessibilidade Comunicabilidade

17 Fatores humanos Acessibilidade Habilidade motora operação de dispositivos de entrada; Sentidos e capacidade de percepção identificação das respostas do sistema; Capacidade cognitiva para compreender as respostas do sistema e planejar as próximas ações.

18 Acessibilidade Definição Melo e Baranauskas(2005) : "a flexibilidade proporcionada para o acesso à informação e à interação, de maneira que usuários com diferentes necessidades possam acessar e usar esses sistemas" permitir que mais pessoas possam perceber, compreender e utilizar o sistema...

19 Critérios de Qualidade Usabilidade Experiência do usuário Acessibilidade Comunicabilidade

20 Comunicabilidade capacidade da interface comunicar ao usuário a lógica do design ; Compreender relações de causa X efeito que determinam o comportamento da interface. Word 2011

21 O conceito de comunicabilidade (de Souza et al. 1999, Prates et al., 2000b) se refere à capacidade de os usuários entenderem o design tal como concebido pelos projetistas. Em sistemas com alta comunicabilidade, os usuários são capazes de responder: - para que o sistema serve - qual é a vantagem de utilizá-lo - como funciona - quais são os princípios gerais de interação com o sistema

22 Avaliar Interface e Identificar e Corrigir os Problemas Aumentar a produtividade dos usuários; Diminuir o número e gravidade dos erros cometidos durante o uso; Aumentar a satisfação dos usuários; Diminuir custo de treinamento e suporte; Planejar versões futuras.

23

24 Formas de Avaliação Formativa (construtiva) é realizada ao longo de todo o processo de design; compreender e confirmar o que os usuários querem e precisam; artefatos: cenário de uso, esboços de tela, storyboards, modelagem de interação e protótipos. Somativa (conclusiva) é realizada ao final de um processo de design, quando existir a solução (parcial ou completa); analisar a qualidade de uso da solução.

25 Locais para Coleta de Dados Avaliação em contexto forma de estudo de campo que possibilita verificar a qualidade de uso da solução diante diversas situações. Avaliação em laboratório oferece maior controle sobre as interferências do ambiente na interação do usuário com o sistema.

26 Qual Tipo de Dados a Coletar? Qual é o objetivo da avaliação? verificar se determinado sistema (ou protótipo) satisfaz as necessidades dos usuários Poderia identificar: Grau de satisfação dos usuários em relação ao sistema Há necessidade de utilizar outros sistemas ou artefatos para realizar suas tarefas (aonde são usados?) Pontos fracos e fortes do sistema? Quais seriam as melhorias desejadas?

27 Qual Tipo de Dados a Coletar? Qual é o objetivo da avaliação? identificar problemas na interação e interface de determinado sistema (ou protótipo) Poderia identificar: Quantos usuários conseguiram concluir certas tarefas? Quanto tempo foi necessário para concluir certas tarefas? Quais erros e quantas vezes foram cometidos? Em qual local da interface?

28 Métodos de Avaliação Classificação: Investigação: questionário, entrevistas, grupos de foco e estudo de campo; possibilita obter, interpretar e analisar concepções, opiniões, expectativas e comportamento do usuário em relação ao sistema; Observação de Uso: os dados sobre a interação do usuário são registrados Inspeção: o avaliador tenta se colocar no lugar de um usuário com determinado perfil, conhecimento e experiência em determinada tarefa.

29 Preparação da Avaliação Objetivos Escopo* Escolha de um ou mais métodos Escolha do perfil e quantidade de participantes *Em um programa, o módulo onde uma variável, constante, rotina, etc., pode ser lida, alterada ou executada, e fora do qual ela não é acessível.

30 Processo da Avaliação Preparar o material de apoio; Preparar todo o ambiente, hardware e software; Realizar teste-piloto; Interpretar os dados; Consolidar os dados; Relatar os resultados.

31 Preparação do Material de Apoio Para participantes: Termo de consentimento; Questionário pré-teste, obter: características pessoais, experiências anteriores com tecnologia e no domínio de conhecimento do sistema; Roteiro de entrevista pós-teste, obter: sentimentos e opinião após uso do sistema; Instruções e cenários para orientar os participantes sobre as tarefas que serão realizadas; Roteiro de acompanhamento da observação, de modo a facilitar a captura de dados e anotações.

32 Estrutura do Documento para Relato de Resultados Objetivos da avaliação; Escopo da avaliação; Método de avaliação utilizado; Quantidade e perfil dos participantes da avaliação; Sumário dos dados coletados (tabelas e gráficos); Interpretação e análise dos dados; Lista de problemas encontrados; Planejamento para manutenção da interface.

33 Questões 1. Porque avaliar interfaces do usuário? 2. O que se avalia em interfaces do usuário? 3. Explique a avaliação somativa. 4. Explique a avaliação formativa. 5. Cite as vantagens e desvantagens da avaliação de interação em laboratório. 6. Cite as vantagens e desvantagens da avaliação de interação em contexto. 7. Planeje em detalhes as avaliações de IHC para o projeto do Trabalho Semestral. 8. Cite os critérios de usabilidade e explique-os.

34 BARBOSA, Simone D.J.; SILVA, Bruno D. Interação Humano-Computador. Ed Campus Baixar ou (mesmo arquivo mas de lugares diferentes) Baixar Baixar

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 2 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 2 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

Interface Humano-Computador

Interface Humano-Computador Interface Humano-Computador Aula 1.5 - Qualidade em IHC Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/32 Conteúdo da Aula Sumário Introdução Usabilidade

Leia mais

IHC Interação Humano-Computador. Silvério Sirotheau

IHC Interação Humano-Computador. Silvério Sirotheau IHC Interação Humano-Computador Silvério Sirotheau ssirotheau@gmail.com CONCEITOS BÁSICOS Nesta aula iremos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistema e descrever critérios de qualidades

Leia mais

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas:

Introdução. Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Conceitos Básicos Introdução Para aumentarmos a qualidade de uso de sistemas interativos, devemos identificar os elementos envolvidos na interação usuário-sistemas: Interação usuário-sistema; Interface

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) T r u ma m 3WC

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) T r u ma m 3WC 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WC Professor: Alberto Raposo Métodos de Inspeção vs. Métodos de Observação 27/04/2011 4 paradigmas para a avaliação de IHC 1. O rápido e

Leia mais

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas

Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Estudar e interpretar a situação atual das coisas Interface Homem/Máquina Aula 18 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.2/tcc-00.184 Etapas Fundamentais

Leia mais

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação

Método de prototipação em papel Comparativo dos métodos de avaliação Interface Homem/Máquina Aula 25 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

Planejando a avaliação de IHC

Planejando a avaliação de IHC Planejando a avaliação de IHC Por que avaliar? A avaliação de IHC é um momento onde o avaliador: Faz um julgamento de valor sobre a qualidade de uso da solução de IHC; Identifica problemas na interação

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) Turm r a m 3W 3 C

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) Turm r a m 3W 3 C 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WC Professor: Alberto Barbosa Raposo Filmes e Discussões sobre a Experiência do Usuário com Software 02/Mar/2011 Interface e Interação INTERFACE

Leia mais

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010

Métodos de Avaliação de IHC. Capítulo 10 Barbosa e Silva 2010 A Métodos de Avaliação de IHC Capítulo 10 Métodos de Avaliação de IHC Avaliação por inspeção Avaliação heurística Percurso Cognitivo Avaliação por observação Teste de usabilidade Prototipação em papel

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini

Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação. Isabela Gasparini Interface Humano- Computador (IHC): Avaliação Isabela Gasparini isabela@joinville.udesc.br Sala F211 Tel: 431-7323 http://www.joinville.udesc.br/dcc/isabela/ Avaliação de Interfaces Usabilidade (ISO 9241)

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que você entende

Leia mais

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Primeiras noções (1) www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Conhecimento de IHC para profissional de TIC Interação Humano-Computador previsão design centrado no usuário

Leia mais

DECIDE - Guia para o planejamento de uma avaliação

DECIDE - Guia para o planejamento de uma avaliação Introdução à Interação Humano-Computador Métodos Empíricos de Avaliação de Interfaces Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 7: 30/08 DECIDE - Guia para o planejamento

Leia mais

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo Qualidade em IHC INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário qualidade em IHC: usabilidade, acessibilidade, user experience

Leia mais

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual

AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU. PALAVRAS-CHAVE: Usabilidade, MOODLE, avaliação, sala virtual AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DA SALA VIRTUAL MOODLE DO IFCE - CAMPUS IGUATU RESUMO: Este artigo tem como objetivo avaliar a sala virtual MOODLE utilizada como suporte para os cursos presenciais do campus Iguatu.

Leia mais

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários.

26/03/2012. Para Jakob Nielsen. Uma característica de qualidade de software que se refere à sua adequação à utilização pelos usuários. Tema 1 Engenharia de Usabilidade (I) 2012.1 ISO 9241 Critérios ergonômicos capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas

Leia mais

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F1 F 403 In I t n rod o u d ç u ão o a I n I t n eração Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WA Avaliação de IHC: Paradigmas, Métodos e Técnicas (Parte 1) O que é avaliar? determinar o valor de apreciar julgar ponderar, examinar,

Leia mais

- Prototipação Iterativa - Observação Direta

- Prototipação Iterativa - Observação Direta - Prototipação Iterativa - Observação Direta Júnia Coutinho Anacleto Silva Maio/2004 Prototipação Iterativa A interface com o usuário é a porta de entrada da aplicação, e desempenha um papel fundamental

Leia mais

Os participantes convidados realizam tarefas controladas Os avaliadores coletam e analisam dados

Os participantes convidados realizam tarefas controladas Os avaliadores coletam e analisam dados Interface Homem/Máquina Aula 23 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Teste de Usabilidade

Leia mais

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP

SERG 2014 SEMIOTIC ENGINEERING RESEARCH GROUP Interação Humano-Computador Avaliação em IHC: Primeiras noções (2) www.inf.puc-rio.br/~inf1403 Avaliação de IHC O que é? Chamamos de avaliação de IHC a atividade profissional especializada que tem por

Leia mais

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC)

INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) INTERFACE HUMANO- COMPUTADOR (IHC) Aula 2 BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTERFACE HUMANO COMPUTADOR Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA

Leia mais

Interação Humano-Computador

Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador Avaliação Danielle Freitas 2015.1 http://docente.ifrn.edu.br/daniellefreitas Agenda O que é avaliação? Por que avaliar? O que avaliar? Onde avaliar? Quando avaliar? Tipos de

Leia mais

Conceitos Básicos. Capítulo 2 Parte 2 Adaptado por Luciana Mara F. Diniz e Thiago Silva Vilela. Barbosa e Silva 2010

Conceitos Básicos. Capítulo 2 Parte 2 Adaptado por Luciana Mara F. Diniz e Thiago Silva Vilela. Barbosa e Silva 2010 A Conceitos Básicos Capítulo 2 Parte 2 Adaptado por Luciana Mara F. Diniz e Thiago Silva Vilela Interface único meio de contato entre usuário e sistema usuário sistema toda a porção do sistema com a qual

Leia mais

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci USABILIDADE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Hoje, quando vamos comprar um produto, seja ele qual for, é difícil não se levar pela embalagem, o

Leia mais

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Avaliação de Usabilidade (Avaliação Heurística) PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto

Leia mais

INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador

INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador Prova 1 (P1) 08/05/2009-11 às 13 horas - sala F401 Turmas (marque com um X) Onde está matriculado Onde assiste as aulas 3WB Prof.a Maria Lúcia Seixas 3WD

Leia mais

Motivado pela preferência em aprender fazendo

Motivado pela preferência em aprender fazendo Interface Homem/Máquina Aula 21 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Percurso Cognitivo

Leia mais

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação

INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR. Professora Marcia Pereira Sistemas de Informação INTERAÇÃO HOMEM COMPUTADOR Professora Marcia Pereira marciapsm@gmail.com Sistemas de Informação Conteúdo Ementa Metodologia Avaliação Introdução Participação Pré-Atividade Faça uma pesquisa sobre as interfaces

Leia mais

Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO

Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Interação Humano-Computador Introdução PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Interface Área de fronteira entre dois espaços físicos ou lógicos. IHC Parte de um sistema computacional com a qual um agente

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre

Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas Interface Homem Computador 3º Semestre Material 5 Metodologias de Desenvolvimento de Interfaces Prof. Luthiano Venecian Introdução o Como conceber e implementar a

Leia mais

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Conceitos Básicos. Aula 04 13/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Conceitos Básicos Aula 04 13/03/2013 2 Objetivos da Aula Recapitulação da Aula passada Critérios de Qualidade de Uso Usabilidade Acessibilidade Comunicabilidade 3 Recordação: Interface e Interação INTERFACE

Leia mais

Lista de Exercícios AV2 01

Lista de Exercícios AV2 01 ENGENHARIA DE USABILIDADE E INTERFACE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que você entende por Tecnologia Assistiva no âmbito de IHC? Cite exemplos. Questão 1 Resposta O que

Leia mais

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística

Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística 1 Avaliação de IHC Métodos de INSPEÇÃO A Avaliação Heurística Aula 10 03/04/2013 2 Roteiro da Aula Comentários sobre Exercício (aula 20 identificação de itens a avaliar) Distâncias Semântica e Articulatória

Leia mais

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 5

INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR. Aula 5 INTRODUÇÃO: INTERAÇÃO HUMANO- COMPUTADOR Aula 5 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE Unidade I Conceituação. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução 1.1 Ergonomia 1.1.1 Ergonomia física e cognitiva 1.2 Usabilidade e Engenharia de Usabilidade 1.3 Interação Humano-Computador. Unidade II

Leia mais

Introdução a Métodos de Avaliação de IHC

Introdução a Métodos de Avaliação de IHC Interface Homem/Máquina Aula 20 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de

Leia mais

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia

Componentes de SIs. Pessoas Organiz. Tecnologia Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Design de IHC: Primeira Aproximação

Design de IHC: Primeira Aproximação 1 Design de IHC: Primeira Aproximação Aula 05 18/03/2013 2 Affordance (1/2) Definição do conceito no campo da Psicologia (Gibson, final da década de 1970) Conjunto de características dos objetos físicos

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C)

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã Hum u ano n -Com o pu p t u ado d r o ( IH I C) 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WB Professor: Alberto Raposo Percurso Cognitivo 28/03/2012 4 paradigmas para a avaliação de IHC 1. O rápido e rasteiro (que prima pela informalidade)

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 06 20/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 06 20/03/2013 2 Roteiro da Aula Modelos Básicos do Design de IHC Avaliação: aspectos subjetivos e objetivos Avaliação de IHC O que é Avaliação Profissional Exercício 3 Modelo Básico

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Unidade IV Avaliação. Luiz Leão

ENGENHARIA DE USABILIDADE. Unidade IV Avaliação. Luiz Leão Unidade IV Avaliação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Técnicas de Avaliação de Usabilidade Avaliação Heurística Inspeção por meio de lista de verificação Ensaio

Leia mais

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software

CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software CRITÉRIOS DA USABILIDADE Um auxílio à qualidade do software Simone Vasconcelos Silva Professora de Informática do CEFET Campos Mestre em Engenharia de Produção pela UENF RESUMO Um produto de software de

Leia mais

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates

Objetivo do Curso. Introdução à Interação Humano-Computador. Professora: Raquel Oliveira Prates Introdução à Interação Humano-Computador Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \ Aula 1: 14/05 1 Objetivo do Curso Apresentação dos conceitos básicos da área de Interação

Leia mais

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo

Qualidade em IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo Qualidade em IHC INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Barbosa Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário qualidade em IHC: usabilidade, acessibilidade, user experience

Leia mais

Cenários de Projeto. Aula 19 15/05/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Cenários de Projeto. Aula 19 15/05/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Cenários de Projeto Aula 19 15/05/2013 2 Para Hoje! Decisão sobre o Foco do trabalho e Cenário V.0 Escreva um Cenário de Problema e de Interação da porção selecionada do site escolhido para Projeto de

Leia mais

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 1 Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 10/03/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão do exercício de travessia dos golfos (auto estudo/aprendizado da aula anterior)

Leia mais

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci

Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Prof.: Michele Nasu Tomiyama Bucci Interação Homem-Computador Interface/Interação Humano-Computador (IHC): área de estudo que está na interseção das ciências da computação e informação e ciências sociais

Leia mais

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução.

Introdução. Conteúdo. Usabilidade. Engenharia de software X Usabilidade. Benefícios. Introdução. Introdução. Introdução. Introdução. Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Synergia / Gestus Departamento de Ciência da Computação - UFMG Clarindo Pádua 2 Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing

Leia mais

Ergonomia e Usabilidade

Ergonomia e Usabilidade Ergonomia e Usabilidade Professor: José Durval Pacheco durval.pacheco@ifrn.edu.br Usabilidade - Definição Usabilidade é a capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos

Leia mais

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough)

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) 1 INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) Aula 11 08/04/2013 2 O que é o PERCURSO COGNITIVO Um método de inspeção Realizado por especialistas, sem a participação de usuários. Principal objetivo

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Agenda Considerações Iniciais Classificação dos Métodos de Avaliação Avaliação Heurística Teste de Usabilidade Comparativo Referências Bibliográficas 2-57 3-57 4-57 Avaliação Coletar informações sobre

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 07 25/03/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 07 25/03/2013 2 Roteiro da Aula Framework DECIDE Paradigmas e técnicas para avaliação de IHC Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva 3 O framework DECIDE

Leia mais

Introdução 27/9/2005. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus. Usabilidade.

Introdução 27/9/2005. Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus. Usabilidade. Introdução Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação UFMG Gestus Referências Hix, D.; Hartson, H. R. Developing User Interfaces: ensuring usability through product

Leia mais

Introdução à Interface Pessoa-Máquina

Introdução à Interface Pessoa-Máquina Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia Introdução à Interface Pessoa-Máquina Prof Pedro Vunge http://pedrovunge.com I Semestre de 2019 Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologia

Leia mais

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE

INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE INTERFACE HOMEM- MÁQUINA ENGENHARIA DE USABILIDADE Objectivo Caracterizar os elementos principais da engenharia de usabilidade para o adequado desenho de interfaces de usuário. Conteúdo Objectivos da usabilidade.

Leia mais

Aula 00. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Aula 00. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Interface Homem-Máquina Aula 00 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Ementa Ementa Fatores humanos em softwares interativos: teoria, princípios e regras básicas.

Leia mais

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE INTERFACES. Projeto de Programas PPR0001 1 PROJETO DE INTERFACES Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução A interface de uma aplicação computacional envolve os aspectos de um sistema com o qual mantemos contato A área da computação que estuda

Leia mais

Avalia a qualidade da comunicação da metamensagem do designer para os usuários

Avalia a qualidade da comunicação da metamensagem do designer para os usuários Interface Homem/Máquina Aula 24 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Avaliação de Comunicabilidade

Leia mais

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5

Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Ergonomia Cognitiva IHC Interface Homem Computador Parte 5 Pós-Graduação em Ergonomia Profª Rosimeire Sedrez Bitencourt, Drª Eng 10 e 11 de Abril de 2010 Ergonomia Cognitiva: conteúdo Parte 1 Parte 2 Parte

Leia mais

Testes de Usabilidade (1/2)

Testes de Usabilidade (1/2) 1 INF1403 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade (1/2) Professora Clarisse Sieckenius de Souza 21/09/2011 2 Recordação (1) Envolver usuários Observá-los Entrevistá-los Não envolver usuários Advogar

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade

José Alexandre Ducatti. introdução Usabilidade José Alexandre Ducatti introdução Usabilidade A usabilidade é definida como a capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas,

Leia mais

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade

Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade 1 Avaliação Heurística e Testes de Usabilidade Aula 12 18/04/2012 2 Paradigmas e Técnicas T de Avaliação: RESUMO Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação Preditiva Observação

Leia mais

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio

GUTS-RS & GUIX. Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio GUTS-RS & GUIX Teste de Usabilidade e Acessibilidade para melhorar a experiência do usuário Juliana Damasio Quem sou eu? Formada em Sistemas de Informação. Mestranda no programa de pós-graduação em Ciência

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 2 e 3 Uma visão geral de Usabilidade Usabilidade Usabilidade é o aspecto mais importante da interação homem-computador. Está ligada a fatores

Leia mais

Por que IHC é importante?

Por que IHC é importante? Introdução à Interação Humano- Computador fundamentada na Teoria da Engenharia Semiótica Raquel Oliveira Prates Seminário Tamanduá Por que IHC é importante? 1 Diferentes Designs O que é IHC? Interação

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos

Conteúdo. Disciplina: INF Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 09289 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 3. Especificação e Análise de Requisitos

Leia mais

Sistemas de ajuda online têm recebido pouca atenção da comunidade de IHC (Interação Humano-Computador) nos últimos anos.

Sistemas de ajuda online têm recebido pouca atenção da comunidade de IHC (Interação Humano-Computador) nos últimos anos. 1 Introdução Sistemas de ajuda online têm recebido pouca atenção da comunidade de IHC (Interação Humano-Computador) nos últimos anos. Esta atitude da comunidade, por um lado, pode ser devida à não utilização

Leia mais

Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T

Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T Introdução à IHC 3WC - Primeiro Trabalho T1 2011.1 O objetivo geral deste trabalho é avaliar um sistema de pesquisa e comparação de preços de produtos em diferentes lojas virtuais. Cada grupo deverá trabalhar

Leia mais

CI751 Interação Humano-Computador

CI751 Interação Humano-Computador CI751 Interação Humano-Computador Interação Humano-Computador (IHC) Avaliação: usabilidade, acessibilidade... Roberto Pereira rpereira@inf.ufpr.br Artigo Revisão de Literatura 1. Ver descrição do trabalho

Leia mais

Engenharia de Usabilidade e Interface

Engenharia de Usabilidade e Interface Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 O que é Ergonomia? Questão 1 Resposta O que é Ergonomia? É a ciência que estuda as interações entre seres humanos e diferentes sistemas durante

Leia mais

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã

I F N 1 F In I t n r t o r d o u d ç u ã ç o ã o a a I n I t n e t r e a r ç a ã ç o ã 1 INF1403 Introdução a Interação Humano-Computador (IHC) Turma 3WB Professor: Alberto Barbosa Raposo Filmes e Discussões sobre a Experiência do Usuário com Software 07/Mar/2012 serg Interface e Interação

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Aula 01 Bruna Patrícia da Silva Braga USABILIDADE E INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR (IHC) USABILIDADE É um atributo de qualidade relacionado à facilidade de uso de algo; Mais especificamente,

Leia mais

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS PARA MONTAGEM DE UM LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE AVALIAÇÃO DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR

DEFINIÇÃO DE REQUISITOS PARA MONTAGEM DE UM LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE AVALIAÇÃO DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ SELMA ELAINE MARQUES HIDAE SCOMPARIN DEFINIÇÃO DE REQUISITOS PARA MONTAGEM DE UM LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE AVALIAÇÃO DE INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR Maringá 2007 SELMA

Leia mais

1 Introdução Motivações

1 Introdução Motivações 1 Introdução O processo de design de interação envolve quatro atividades básicas (Preece et al. 2005): identificação das necessidades e estabelecimento dos requisitos, o desenvolvimento de designs alternativos

Leia mais

Elementos envolvidos no processo de interação Conceitos básicos

Elementos envolvidos no processo de interação Conceitos básicos Interface Homem/Máquina Aula 3 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-00.184 Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

Introdução à avaliação de IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Raposo

Introdução à avaliação de IHC. INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Raposo Introdução à avaliação de IHC INF1403 Introdução à Interação Humano-Computador Prof. Alberto Raposo abraposo@inf.puc-rio.br sala 413 RDC sumário introdução framework DECIDE (Preece et al., 2004) o que

Leia mais

Introdução a IHC: Apresentação da Disciplina

Introdução a IHC: Apresentação da Disciplina 1 Introdução a IHC: Apresentação da Disciplina Aula 01 04/03/2013 2 Objetivos da Aula Apresentação da Professora dos Alunos da Disciplina do Programa 3 A Professora Mestre e Doutora em Informática pela

Leia mais

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza

A Teoria da Ação A. (Norman, 1986) INF1403 Introdução a IHC Aula 8 01/04/2013. Profa. Clarisse S. de Souza 1 Avaliação Heurística (Recapitulação) A Teoria da Ação A (Norman, 1986) Aula 8 01/04/2013 2 Avaliação Heurística: Paradigma x Técnica Rápido e Rasteiro Testes de Usabilidade Estudos de Campo Avaliação

Leia mais

Engenharia de Usabilidade

Engenharia de Usabilidade Universidade Federal do Vale do São Francisco -UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação Engenharia de Usabilidade Prof. Jorge Cavalcanti Jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.twitter.com/jorgecav Interação

Leia mais

Requisitos de Interfaces para Sistemas Críticos

Requisitos de Interfaces para Sistemas Críticos Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre - RS - BRASIL Requisitos de Interfaces para Sistemas Críticos Carla Wandscheer Krieger Langsch Mirella Moura Moro Silvia

Leia mais

Avaliação de Usabilidade Referências

Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de Usabilidade Referências Avaliação de usabilidade Engenharia de Usabilidade Prof.: Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua Departamento de Ciência da Computação - UFMG Hix, D.; Hartson, H.

Leia mais

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS

SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS SUZETE KEINER SOFTWARE EDUCACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROVAS E EXERCÍCIOS CIOS Orientador: Prof.. Carlos Eduardo Negrão Bizzotto ROTEIRO Introdução Objetivos Informática na Educação Etapas de Implantação

Leia mais

Interacção Pessoa-Computador

Interacção Pessoa-Computador Trabalho Individual 1: Análise de Má Usabilidade no Mircosoft Paint Proposta de Melhorias. Conceitos: (1): Interacção Pessoa-Computador Interacção Pessoa-Computador: - É o estudo da interacção entre o

Leia mais

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough)

INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) 1 INF1403 Percurso Cognitivo (Cognitive Walkthrough) Aula 7 26/03/2012 2 O que é o PERCURSO COGNITIVO Um método de inspeção Realizado por especialistas, sem a participação de usuários. Conhecido em inglês

Leia mais

1 Introdução Motivação

1 Introdução Motivação 1 Introdução Neste trabalho propomos um método de Inspeção Semiótica para Interfaces baseadas em Mapas (ISIM) que adota uma perspectiva semiótica para analisar o efeito da apresentação em interfaces baseadas

Leia mais

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano.

Definição IHC. Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Introdução à IHC Definição IHC Disciplina ou campo de estudo interessada no design, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. Estudo dos fenômenos associados ao

Leia mais

Avaliação de IHC. Aula 08 09/09/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Avaliação de IHC. Aula 08 09/09/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Avaliação de IHC Aula 08 09/09/2013 2 Roteiro da Aula Avaliação Baseada em Modelos Conceituais I - Engenharia Cognitiva (revisão) Exemplo Exercício 3 O Modelo de IHC segundo a Engenharia Cognitiva Concebido

Leia mais

Projeto de IHC. Aula 16 07/10/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado

Projeto de IHC. Aula 16 07/10/2013. INF1403 Introdução a IHC. Profa. Luciana Salgado 1 Projeto de IHC Aula 16 07/10/2013 2 Design de IHC O que é design de IHC? Também chamado de projeto de IHC. DESIGN Concepção (intelectual) da experiência do usuário Concretização desta concepção em uma

Leia mais

Introdução 14. Elicitação Análise Projeto Implement ação. e avaliação formativa Projeto das funcionalidade s internas do software e sua arquitetura

Introdução 14. Elicitação Análise Projeto Implement ação. e avaliação formativa Projeto das funcionalidade s internas do software e sua arquitetura 1 Introdução O processo de desenvolvimento de sistemas interativos envolve basicamente as fases de elicitação de requisitos, análise, projeto, implementação, teste e implantação. Este processo conta com

Leia mais

Usabilidade. Usabilidade refere-se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa

Usabilidade. Usabilidade refere-se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa Usabilidade Usabilidade refere-se ao grau com que o usuário consegue realizar uma tarefa Funcionalidade correta; Eficiência de uso; Facilidade de aprendizagem; Facilidade de relembrar; Tolerante a erro

Leia mais

ENGENHARIA DE USABILIDADE

ENGENHARIA DE USABILIDADE ENGENHARIA DE USABILIDADE Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 1 Quais os objetivos da IHC? Questão 1 Resposta Quais os objetivos da IHC? - Socialização da informação; - Aumentar

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTERFACE HOMEM COMPUTADOR (IHC) Aula N

Leia mais

Avaliação de Interfaces Humano- Computador

Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces Humano- Computador Avaliação de Interfaces A avaliação deve ocorrer durante o ciclo de vida do design e seus resultados utilizados para melhorias gradativas da interface. Se faz

Leia mais

Material Complementar de INF Engenharia Cognitiva

Material Complementar de INF Engenharia Cognitiva Material Complementar de INF 1403 2009.1 Engenharia Cognitiva Introdução A Engenharia Cognitiva foi concebida por Donald Norman em 1986 como uma tentativa de aplicar conhecimentos de Ciência Cognitiva,

Leia mais

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR

APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR APOSTILAS: NORMAS; ABNT NBR ISO; MPS BR Fonte: http://www.softex.br/mpsbr/_home/default.asp Apostilas disponíveis no site 1 NORMAS: NBR ISO NBR ISO/IEC CMM SPICE 2 NORMAS VISÃO GERAL Como já vimos em outras

Leia mais