FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE SOFTWARES PARA RECURSOS HUMANOS APINTEGRATION UTILIZANDO WEB SERVICES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE SOFTWARES PARA RECURSOS HUMANOS APINTEGRATION UTILIZANDO WEB SERVICES"

Transcrição

1 1 FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE SOFTWARES PARA RECURSOS HUMANOS APINTEGRATION UTILIZANDO WEB SERVICES Andreza Mohamad Ayache 1 RA: Orientador: Prof. Esp. Lucio Luzetti 1. RESUMO Este artigo trata-se do desenvolvimento de uma integração através de Web Services entre duas bases de dados heterogêneas pertencentes ao software Global Antares, as bases serão de versões (build) e portas de serviços diferentes. Os dados que serão integrados são verbas de vencimentos e descontos para os contratados, uma vez que o sistema é voltado para área de Folha de Pagamento. Palavras Chaves: Integração. Web Services. Folha de Pagamento. Global Antares. 2. INTRODUÇÃO Com o crescimento do uso da tecnologia no mercado de trabalho, diferentes softwares foram criados com o mesmo propósito sendo utilizadas em uma mesma atividade e até mesmo, ferramentas contemplando atividades diferentes e complementares, e em alguns casos as ferramentas que precisam trabalhar em conjunto são fornecidos por empresas diferentes, por sua vez esses softwares possuem bancos de dados que contém campos e tabelas (onde são armazenadas as informações) e programações diferentes. Para facilitar o intercâmbio de informações entre as aplicações são utilizadas as ferramentas de integração, essas permitem a manutenção dos mapeamentos entre as ferramentas, criando dois polos conversores para a abstração de dados, ou seja, a manipulação dos mesmos. 1 Analista de Sistemas Pleno Empresa Apdata do Brasil. Graduando em Sistemas de Informação na Faculdade Eniac. aayache@apdata.com.br

2 2 A ferramenta ApIntegration é uma das ferramentas de integração que se utiliza de Web Services (Serviços Web), ou seja, a integração das ferramentas é feita através da web utilizando arquivos XML. Esse artigo irá documentar todos os procedimentos para a integração de verbas dos contratados (Objeto 997) da ferramenta Global Antares voltada para controle de Folha de Pagamento com outra base de dados, utilizando a ferramenta ApIntegration, a integração se provará verdadeira quando houver um cadastro de uma verba na ferramenta Global Antares e os campos integrados refletirem em outra base de dados diferente. 3. OBJETIVOS Este artigo tem como objetivo integrar duas bases distintas utilizando portas de serviços diferentes, uma vez que a informação cadastrada em um software será espelhada para outro. Será realizada a integração de verbas de vencimentos e descontos de um contratado e as informações cadastradas serão integradas a outra base diferente. 4. METODOLOGIA Os resultados da pesquisa que serão apresentados ao final do artigo foram obtidos utilizando a metodologia de Métodos de Procedimentos meios técnicos da investigação, Esses métodos têm por objetivo proporcionar ao investigador os meios técnicos, para garantir a objetividade e a precisão no estudo dos fatos sociais. (GIL, 2008, p. 15), partindo de pesquisas realizadas procurando concretizar a proposta de integração de softwares. Segundo Cervo e Bervian (2002, p ) Método é o conjunto de processos empregados em uma investigação., portanto a presente pesquisa bibliográfica, foi conduzida em etapas de pesquisas em blogs de profissionais de tecnologia, livros sobre o tema referido, entrevistas com profissionais da área e treinamento da ferramenta ApIntegration, visando entender o funcionamento da mesma após a implantação.

3 3 5. DESENVOLVIMENTO 5.1 O que é Web Services? Segundo Bond (2003) et al: Os serviços Web podem ser vistos como o próximo estágio na evolução do software. Para Deitel e Deitel (2010): Um serviço Web é um componente de software armazenado em um computador que pode ser acessado por um aplicativo (ou outro componente de software) em outro computador por uma rede. Consiste em uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web Services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação possui sua própria linguagem, essa é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML. Toda e qualquer comunicação entre sistemas passa a ser dinâmica e principalmente segura, pois não há intervenção humana. Segundo K Mockford (2004) O principal objetivo da web services é proporcionar interoperabilidade entre as aplicações que foram construídas em sistemas diferentes, contra middleware diferente usando diferents armazenamentos de dados [TN]. Utilizando a tecnologia Web Service, uma aplicação pode invocar outra para efetuar tarefas simples ou complexas mesmo que as duas aplicações estejam em diferentes sistemas e escritas em linguagens de programação heterogêneas. Por outras palavras, os Web Services fazem com que os seus recursos estejam disponíveis para que qualquer aplicação cliente possa operar e extrair os recursos fornecidos pelo Web Service. 5.2 A Ferramenta ApIntegration O ApIntegrationServer é uma ferramenta capaz de integrar, numa via de mão dupla, outras aplicações com a ferramenta Global Antares, sendo este software voltado para gestão de pessoas e recursos humanos. Seu funcionamento se baseia em camadas, sendo cada uma delas, responsável por uma tarefa, conforme imagem:

4 4 Fonte: Da Autora Ano: Integrando com Web Service Para que a integração seja realizada de forma efetiva, deverão ser realizadas algumas configurações no sistema, a principal delas é feita através do Objeto(Tabela) Modelos de Integração - Comandos e Campos, tem como finalidade realizar as parametrizações de integração para as transações 2 do Sistema Global Antares. Através da transação será identificada tabela origem (Base de Dados Apdata) como também o arquivo XML que receberá os dados do Sistema Global Antares. Pasta Comandos (Pasta Destacada em Verde) Esta tem como finalidade realizar as parametrizações de integração com as transações do Sistema Global Antares. Através da transação será identificada a tabela origem (Base de Dados Apdata) como também a tabela que receberá os dados cadastrados na tabela origem. No exemplo desse artigo, serão configuradas algumas informações para que haja a inserção e integração de verbas de um contratado para Folha de Pagamento. 2 ² Transação é um conceito fundamental de todo sistema de banco de dados. O ponto essencial da transação é englobar vários passos em uma única operação de tudo ou nada. (POSTGREESQL, 2006)

5 5 Figura 1 Modelos de Integração - Comandos Fonte: Da autora Ano: 2016 A parte destacada em azul na Figura 1 refere-se aos modelos de integração cadastrados em outras telas, ao selecionar o modelo desejado, o que for cadastrado na pasta de comandos respeitará informações cadastradas no Objeto 554 Modelos de Integração, como por exemplo, a dll que será usada. A parte destacada em vermelho na Figura 1 contém os campos que deverão ser preenchidos com informações sobre as transações utilizadas na integração. Id Modelo de Integração Campo Opcional (não digitando o sistema atribui o próximo número disponível). Função AUTO INCREMENT do banco de dados. Modelo de Integração Comando Nome do comando que será integrado para especificar qual função está sendo cadastrada para ser usado como referência, como por exemplo: Integração Id Contratado, ou seja, será realizada a integração do número de matrícula do colaborador.

6 6 Evento na Transação - O campo define se o comando de integração será executado antes ou depois da execução da transação no sistema Global Antares, no caso da integração de verbas, será sempre após a gravação. Tipo de Comando para Integração Nesse campo é escolhido o tipo de transação que será executada na tabela da base de dados que será integrada. Os tipos são: Inclusão, alteração, exclusão. No caso será usado inclusão, para que a cada inclusão de verba, o sistema faça a integração. Nome do Objeto - Preencher este campo com o nome técnico da tabela da Base de Dados do Cliente que receberá as informações do Sistema Global Antares, no caso da integração a ser executada, será o objeto Movimento nos Contratados. Transação É informado a transação que será integrada através do ID da mesma. Exemplo: Transação Inclusão de Verbas Objeto 997 Movimento nos Contratados. Ao incluirmos uma verba será gerada uma integração utilizando os campos que serão definidos neste mesmo objeto. Os campos que aparecem na Figura 1 e que não foram citados somente são utilizados em integrações que utilizam outros recursos. Pasta Campos (Pasta Destacada em Laranja) Esta pasta tem a finalidade de realizar as parametrizações dos campos para o processo de integração dos dados, aonde teremos a origem dos dados a serem integrados, ou seja, da onde serão resgatados e os campos destino, para onde as informações serão enviadas e gravadas quando integradas de forma efetiva.

7 7 Figura 2 Modelos de Integração - Campos Fonte: Da autora Ano: 2016 A parte destacada em vermelho na Figura 2 contém os campos que deverão ser preenchidos com informações sobre os campos que serão integrados. Id Modelo de Integração - Comando - Campo - Opcional (não digitando o sistema atribui o próximo número disponível). Função AUTO INCREMENT do banco de dados. Nome do Campo Destino - O campo é preenchido com o nome técnico do campo da Base de Dados do Cliente que receberá as informações do Sistema Global Antares. Exemplo: Um dos campos a serem integrados será o Id do Contratado, sendo assim, o nome cadastrado é CON_CdiContratado, o mesmo pertence a base de dados do cliente que receberá os dados. Nome do Campo Origem O campo é preenchido com o nome técnico do campo da base de dados que enviará as informações. Exemplo: O campo Id do Contratado que será integrado, possui o nome técnico de CON_ContratadoId na base de origem, ou seja, da onde o dado será resgatado.

8 8 Id Tipo de Campo O campo é preenchido com o tipo de campo da base de dados destino, no caso do campo Id do Contratado será Número Inteiro Auto Incremento, no caso do campo de valor da verba, o tipo de campo dele será, valor numérico manual, por exemplo. Usar Conteúdo Fixo - Quando a informação a ser integrada for fixa, esse campo deverá estar flegado. Em caso de afirmativa, deverão ser preenchidos os campos abaixo de valores inteiro, data/hora, alfanumérico, lógico, numérico e blob (imagem ou texto), no caso da proposta do artigo, todos os campos a serem integrados serão aleatórios, por isso, a negativa. As figuras apresentadas contém as informações para a integração de apenas um dos campos a serem integrados neste artigo, os outros campos seguem o mesmo conceito de preenchimento de campos, variando somente aqueles que contém suas particularidades, como Id de Campo, Nome e Tipos de Campos. 6. RESULTADOS O resultado obtido com a configuração e parametrização dos campos, foi que a integração se provou verdadeira quando ao incluir um conteúdo nas verbas cadastradas no Objeto 997 Movimento nos Contratados na base do sistema Global Antares de versão com porta de serviço Windows 3000 refletiu para a base de dados do sistema Global Antares de versão com porta de serviço Windows 4000, ou seja, em apenas um cadastro em uma das bases, os dados foram replicados/espelhados para outra base diferente por meio de web services. A Figura 3 representa o Objeto 997 Movimento nos Contratados, Base 3.13 Versão 2089, Porta de Serviço 3000 (Base Origem), onde serão cadastradas as verbas a serem integradas. A parte destacada em azul contém a informação do contratado, Id Nome do Contratado, este campo por sua vez foi inserido manualmente para que ao lançar a verba, o sistema pudesse entender de quem a verba pertencia. A parte destacada em vermelha são os campos que foram configurados para sofrerem a integração, ou seja, no momento que forem cadastrados no objeto

9 9 representado pela Figura 3, os mesmos aparecerão no mesmo objeto porém de uma base diferente. Figura 3 Cadastro de Verba Base Serviço 3000 Fonte: Da autora Ano: 2016 A Figura 4 representa o Objeto 997 Movimento nos Contratados, Base 3.13 Versão 4567, Porta de Serviço 4000 (Base Destino), onde os campos integrados serão gravados. A parte destacada em verde contém a informação do contratado, Id Nome do Contratado, este campo por sua vez foi um dos campos integrados para que fosse feita a correspondência na base destino. A parte destacada em laranja são os campos que foram configurados para sofrerem a integração, ou seja, uma vez inseridos na base representada pela Figura 3, foram inseridos e gravados na base da Figura 4.

10 10 Figura 4 - Cadastro de Verba Base Serviço 4000 Fonte: Da autora Ano: CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste artigo foi apresentado a forma de integração através de Web Services, porém o software ApIntegrationServer possui outros meios de integração, como através da troca de arquivos no padrão XML, criando leiautes para cada sistema específico ou também com a comunicação direta com um SGDB de terceiros, ou seja, integrações banco a banco, garantindo assim total integridade dos dados trocados entre as aplicações e também sendo compatível com diferentes bancos como por exemplo: SQL Server, Oracle e Postgre. Assim como qualquer tecnologia, é necessário que haja melhorias, como por exemplo: segurança dos dados, consumo de banda de rede e processamento computacional (hardware), já que a tecnologia baseia-se em arquivos XML, onde os mesmos são tratados em formato binário. Utilizando web services como ferramenta para integrações, chegamos a resultados transparentes que rodam em diversas plataformas e essas por si

11 11 heterogêneas, de maneira simples e eficiente consegue-se a comunicação através da internet, recurso hoje essencial para qualquer escopo de empresas, além de ganho de tempo nas parametrizações e também em processo. 8. FONTES CONSULTADAS DEITEL, P.; DEITEL, H. Java: Como Programar, São Paulo: 8ª Edição, FREITAS, L. WEB SERVICES, Artigo para Faculdade de Tecnologia de Americana. PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico, Rio Grande do Sul: 2ª Edição, ROVER, ARDINETE. Metodologia Científica: Educação a Distância, Joaçaba: UNOESC, SOMMERVILLE. Engenharia de Software, São Paulo: 8ª Edição, WIEHLER, G. ebook - Computer - Service Oriented Architecture, Siemens ( Documentação do PostgreSQL, 2006.

Código PD0017. Este documento ter por objetivo auxiliar o usuário no entendimento e utilização do Nexus.

Código PD0017. Este documento ter por objetivo auxiliar o usuário no entendimento e utilização do Nexus. PD07 1.OBJETIVO Este documento ter por objetivo auxiliar o no entendimento e utilização do Nexus. 2. VISÃO GERAL O Nexus é uma plataforma de integração de dados, onde é possível ligar a base de dados do

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

Instalação e Operação do Leitor de Tracer do SAO WEB

Instalação e Operação do Leitor de Tracer do SAO WEB Instalação e Operação do Leitor de Tracer do SAO WEB Trion Soluções Empresariais mai/2015 Conteúdo 1. Instalação do Leitor de Tracer do SAO WEB... 3 2. Operação do Leitor de Tracer do SAO WEB... 5 2.1.

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0

Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0 Nota Fiscal Eletrônica Versão 2.0 Definição: Este documento tem por finalidade ensinar os procedimentos para implantação da Nota Fiscal Eletrônica versão 2. 0 para os clientes cadastrados no SAC Gerencial.

Leia mais

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24

Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Como cadastrar Campos Adicionais da Ordem de Serviço FOS24 Caminho: Configurações > Campos Adicionais>Campos Adicionais OS Referência: FOS24 Versão: 2018.12.03 Como Funciona: Através do sistema é possível

Leia mais

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

Versão 6.04 Novembro/2013

Versão 6.04 Novembro/2013 Versão 6.04 Novembro/2013 Integração ERP Pirâmide X Bionexo Doc-To-Help Standard Template Sumário i ii Introdução Doc-To-Help Standard Template Sumário Introdução 1 A Integração entre Pirâmide e Bionexo...

Leia mais

Guia de Cadastro Externo de Fornecedores

Guia de Cadastro Externo de Fornecedores Guia de Cadastro Externo de Fornecedores Versão 1.0 As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas a mudança sem aviso prévio.

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares

1. Definição de Carga Horária de Atividades Complementares Registro de Atividades Complementares Cadastro pelo aluno ANTES DE COMEÇAR... O registro de Atividades Complementares Cadastro pelo aluno consiste em que o próprio aluno faça o cadastro, pelo Q-Acadêmico

Leia mais

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite PAF-ECF

Documento de Visão. Projeto T2Ti ERP Lite PAF-ECF Documento de Visão T2Ti ERP Lite PAF-ECF Versão 1.0 PAF-ECF Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor 02/05/2017 1.0 Primeira versão do documento. Albert Eije Introdução Este documento abordará

Leia mais

Banco de Dados I Introdução SQL

Banco de Dados I Introdução SQL Banco de Dados I Introdução SQL Frederico Queiroga fredericoqueiroga@gmail.com https://sites.google.com/site/fredericoqueiroga/ Linguagem SQL Aspectos Gerais: Independência do fabricante: Está incorporada

Leia mais

Manual de Integração do PLERES com a S_Line

Manual de Integração do PLERES com a S_Line 1. Tipo do Arquivo: Windows 2. Tipo de Resultado Gerado: RE (Texto sem formatação) RP (Somente para arquivos RTF) 3. Cabeçalho do Resultado de Exames: RE: é gerada uma tag. Imagem fica hospedada no servidor

Leia mais

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE RECIFE PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE RECIFE PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 SAP BUSINESS ONE _ NFS-e DA PREFEITURA DE RECIFE PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 2 2 INFORMAÇÕES INICIAIS... 3 3 CONFIGURAÇÃO... 4 4 CUSTOMIZAÇÃO DO RPS... 11 5 CADASTROS... 14

Leia mais

Configuração e Homologação da Cobrança Bancária

Configuração e Homologação da Cobrança Bancária Configuração e Homologação da Cobrança Bancária Birigui SP Setembro - 2015 1. Verificar os dados iniciais junto ao Cliente. Independentemente do recurso de cobrança que o cliente irá utilizar em nosso

Leia mais

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita)

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) Manual do Usuário Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) - Lançamento de receitas, despesas, gastos, depósitos. - Controla um ou mais caixas, para pessoas ou empresas que necessitem separar saldos,

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS SISTEMA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS II MÓDULO DE INTEGRAÇÃO Revisão: 07 Versão: 7.9.109 JM Soft Informática Março, 2015 SUMÁRIO MÓDULO DE INTEGRAÇÃO... 5 1 MENU CADASTROS... 5

Leia mais

Sérgio Koch Van-Dall

Sérgio Koch Van-Dall PROTÓTIPO PARA ATUALIZAÇÃO ASSÍNCRONA DE DADOS UTILIZANDO WEB SERVICES Sérgio Koch Van-Dall sergiod@inf.furb.br Orientador: Prof. Paulo Fernando da Silva UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Como configurar o computador para impressão de etiquetas e formulário de 40 colunas

Como configurar o computador para impressão de etiquetas e formulário de 40 colunas DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB APLICATIVO IMPETIQ Procedimento Gestor PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº Versão do Documento Nº 1.0 Data da Revisão 06/09/2016 Data de Publicação 06/09/2016

Leia mais

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE PAULISTA - PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.00

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE PAULISTA - PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.00 SAP BUSINESS ONE _ NFS-e DA PREFEITURA DE PAULISTA - PE MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.00 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 2 2 INFORMAÇÕES INICIAIS... 3 3 CONFIGURAÇÃO... 4 4 CUSTOMIZAÇÃO DO RPS...12 5 CADASTROS...15

Leia mais

MENSAGEM FONADAS. Processamento e envio de mensagens VOZ

MENSAGEM FONADAS. Processamento e envio de mensagens VOZ MENSAGEM FONADAS Processamento e envio de mensagens VOZ Integração Unimessage Existem várias formas de integração ao sistema TWW Unimessage, através de vários meios de comunicação como links de dados dedicados

Leia mais

NFe Emissão com Software do UNINFE

NFe Emissão com Software do UNINFE NFe Emissão com Software do UNINFE A emissão da NFe requer um certificado digital instalado e a empresa estar habilitada a emissão da Nfe na secretária. Comece pelo download/instalação dos softwares uninfe

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

Portal de Cotação da FCC S.A.

Portal de Cotação da FCC S.A. da FCC S.A. Manual do fornecedor Revisão 2 17/07/2017 Portal de Cotação da FCC S.A. Manual do fornecedor Introdução Para facilitar o processo de compras da FCC S.A. foi criado um novo portal de cotações,

Leia mais

GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB

GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB GUIA DE UTILIZAÇÃO SOFTWARE GESTÃO ESCOLAR WEB 1. Apresentação... 1 2. Login no Sistema... 1 3. Tela Principal... 2 4. Dados de Alunos... 2 4.1. Cadastro de alunos... 3 4.2. Cursos Contratados... 3 5.

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

SiCE WEB Simulador de Contratos de Energia. Manual de Utilização do Software

SiCE WEB Simulador de Contratos de Energia. Manual de Utilização do Software SiCE WEB Simulador de Contratos de Energia Manual de Utilização do Software Sumário 1 Visão Geral... 4 2 Cadastros... 5 2.1 Instalações... 5 2.2 Tarifas Personalizadas... 7 3 Simulações... 9 3.1 Aquisição

Leia mais

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados.

Copyright Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. MANUAL DO USUÁRIO Copyright 2000-2017 Padrão ix Sistemas Abertos S/A. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste manual estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Os nomes e dados fornecidos

Leia mais

INTRODUÇÃO. Prisma SF Advanced - R1 - Vol. 04 Aplicativo Web Embarcado

INTRODUÇÃO. Prisma SF Advanced - R1 - Vol. 04 Aplicativo Web Embarcado INTRODUÇÃO Este manual foi desenvolvido com a finalidade de apresentar os recursos do equipamento, modos de registro de ponto e comunicação. O equipamento Prisma Super Fácil Advanced foi desenvolvido com

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

Contabilidade.Net Documento de instalação

Contabilidade.Net Documento de instalação Contabilidade.Net 1.0.8 Documento de instalação 2016 GVDASA Sistemas Documento de Instalação Contabilidade.NET 1 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual da GVDASA Sistemas e toda

Leia mais

Gerenciador de ambientes para testes manuais

Gerenciador de ambientes para testes manuais Curso de Sistemas de Informação Bacharelado Gerenciador de ambientes para testes manuais Acadêmico: Alexandre Gielow Orientador: Alexander Roberto Valdameri Roteiro 1. Introdução 2. Objetivos 3. Fundamentação

Leia mais

Ferramenta para Manutenção, Interfaces. Rodrigo Zimmermann

Ferramenta para Manutenção, Interfaces. Rodrigo Zimmermann Ferramenta para Manutenção, Documentação e Padronização de Interfaces Rodrigo Zimmermann 1 Sequência da apresentação Introdução Objetivos Requisitos Sequencia de uso da Ferramenta Diagrama entidade relacionamento

Leia mais

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas

Manual Genconnect REQUISITOS MÍNIMOS PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL. Procedimentos TI Centro de Genomas 1 Manual Genconnect O Genconnect vem com a finalidade de facilitar o acesso dos parceiros do Centro de Genomas na solicitação e realização de exames laboratoriais e reduzir a incidência de enganos no controle

Leia mais

Escrito por: Bruno Geronimo da Silva. Integrando XML usando o Icarus

Escrito por: Bruno Geronimo da Silva. Integrando XML usando o Icarus Escrito por: Bruno Geronimo da Silva Integrando XML usando o Icarus Sumário Enviando o XML para Leitura s e Alertas durante a Integração s Não foi selecionado nenhum arquivo Só são permitidos arquivos

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS.

MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS. MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS. Procedimentos de importação dos CTE (conhecimento de frete eletrônico), para alimentar o financeiro e posteriormente participar do rateio de custo quando ocorrer

Leia mais

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade

Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto (PCSIS007) Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 37 Instalação Serviço de Acompanhamento de Projeto Página 2 de 37 ÍNDICE Atividades...3 1. Instalação...3 1.1. Instalação do framework4...3 1.2. Instalação do serviço de acompanhamento de projetos

Leia mais

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD

Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Importação de Extrato Eletrônico EEFI Operadora de Cartão de Crédito REDECARD Introdução Quando o pagamento é efetuado via cartão de crédito ou débito, é gerado um título financeiro em nome da operadora

Leia mais

Especificação Técnica Sistema de Acesso

Especificação Técnica Sistema de Acesso 1. Introdução O VW Acesso é um sistema 100% web, para controle de acesso de pessoas. O sistema possui arquitetura robusta e independente de plataforma, atendendo todos os segmentos e portes de empresa.

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Guia para testes Afixinv Demonstração

Guia para testes Afixinv Demonstração Guia para testes Afixinv Demonstração Introdução Esse guia foi criado para auxiliar a demonstração da solução para inventários do Ativo Imobilizado utilizando o aplicativo AfixInv. AfixInv aplicativo para

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon SGBD SGBD: Sistema de gerenciamento de banco de dados. é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

Manual do InCD Reader

Manual do InCD Reader Manual do InCD Reader Nero AG Informações sobre direitos autorais e marcas registradas O manual e todo o seu conteúdo é protegido por leis de direitos autorais e são de propriedade da Nero AG. Todos os

Leia mais

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS Os passos a seguir devem ser executados. Lembramos que pelo fato de termos um sistema para venda e um sistema para aluguel, o cliente deverá ser informado que nos portais o mesmo deverá possuir duas centrais

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML MANUAL DO USUÁRIO Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br MENU: -Contas à pagar - Registro de Entrada de Mercadorias com

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Emissão de Notas Fiscais de Serviço em Lote via Arquivo de RPS

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Emissão de Notas Fiscais de Serviço em Lote via Arquivo de RPS Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Emissão de Notas Fiscais de Serviço em Lote via Arquivo de RPS Roteiro para Acesso ao Sistema e Layout para Geração de Arquivos de integração Prefeitura Municipal de

Leia mais

Manual de Integração do Labplus com a S_Line

Manual de Integração do Labplus com a S_Line 1. O Sistema: O Sistema Labplus é um programa de gerenciamento de laboratórios clínicos, totalmente redesenhado para a plataforma Windows. 2. Procedimentos para Envios de Resultados do Labplus para S_Line:

Leia mais

DocuWare Forms Product Info. Gerenciamento eficiente de formulários. Benefícios/Vantagens

DocuWare Forms Product Info. Gerenciamento eficiente de formulários. Benefícios/Vantagens DocuWare Forms Product Info Gerenciamento eficiente de formulários O DocuWare Forms permite que a sua empresa converta os repetitivos processos manuais de preenchimento e arquivamento de formulários em

Leia mais

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool

Manual do Usuário Brother Meter Read Tool Manual do Usuário Brother Meter Read Tool BRA-POR Versão 0 Direitos autorais Copyright 2017 Brother Industries, Ltd. Todos os direitos reservados. As informações incluídas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Documento de Protótipo

Documento de Protótipo SisGED - Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos Documento de Protótipo Versão 3.1 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 30/03/2011 1.0 Protótipo do SisGED. Carlos Ernesto 31/03/2011

Leia mais

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO SISTEMA ATENA INSTITUIÇÕES DE ENSINO MANUAL DO USUÁRIO 10/10/2017 Sistema Atena - Instituições de Ensino ÍNDICE Introdução... 4 ObJetivos... 4 Funcionalidades... 4 Generalidades... 4 Opções de Menu das

Leia mais

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca

Processo: Compras. Acesso. Motivação. Parâmetros. Nome do Processo: Cotação de compras. Pendências Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Pendências 21675 Versão 2009 Release 2 Autor Francisca Processo: Compras Nome do Processo: Cotação de compras Acesso COMPRAS Pedido de Compra Motivação Tem como objetivo administrar todo o processo de

Leia mais

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Ambientes que visam desenvolver aplicações que precisam de um processamento paralelo e distribuído deverão saber lidar com algumas dificuldades. Isto decorre da heterogeneidade

Leia mais

Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente.

Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente. Introdução Bem-vindo ao Localizador 3.0! Neste manual você terá informações de como utilizar seu Localizador da maneira mais eficiente. Para o completo funcionamento do Localizador, existem dois itens

Leia mais

Manual de Integração Web Service Administradora de Cartões

Manual de Integração Web Service Administradora de Cartões Manual de Integração Web Service Administradora de Cartões 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização do Web Service disponibilizado

Leia mais

Manual SISRC for Windows - Versão 2.0

Manual SISRC for Windows - Versão 2.0 PROCESSOS 30/04/2004 1 ÍNDICE 1 OBJETIVO... 03 2 CADASTROS 2.1 Sociedades... 04 2.2 Titulares... 05 2.3 Coletivos... 07 2.4 Obras... 08 2.5 Pout-Pourrit... 10 2.6 Fonogramas... 11 3 RELATÓRIOS... 14 4

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Gerenciamento de Dados

Gerenciamento de Dados Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não conseguiria

Leia mais

SW Ativação Linker SAT II

SW Ativação Linker SAT II Manual do Usuário Versão 1.0.1 Setembro/2016 Revisão: 01 Data: 21/01/2014 CONTROLE DE VERSÕES Versão Data Observações 1.0.0 20/04/2016 Versão inicial 1.0.1 09/09/2016 Revisão geral Revisão: 01 Página:

Leia mais

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016 COBRANÇA ESCRITURAL O processo de Cobrança Escritural é usado pelas empresas que optam pela utilização da cobrança escritural magnética, na qual é o banco quem faz as cobranças do contas a receber. O sistema

Leia mais

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR

AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES I AULA 03: FUNCIONAMENTO DE UM COMPUTADOR Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação O QUE É UM COMPUTADOR?

Leia mais

No texto do de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação.

No texto do  de convite existem duas informações importantes: o link para o acesso a Cotação Web e a senha para o encerramento da cotação. COTAÇÃO WEB Como o fornecedor registra cotações no Módulo de Cotação Web 01. No momento em que o comprador dispara a Cotação Web, um e-mail é enviado a cada fornecedor participante da mesma. É a partir

Leia mais

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil

Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Rastreabilidade da CP Netzsch do Brasil Responsável Fernando Marquardt Versão 1.1 24/04/2009 www.abcinteractive.com.br Rua Dr. Pedro Zimmermann, 2561 Sala2 101-102 - Itoupava Central - Blumenau SC - Fone:

Leia mais

INTRODUÇÃO. Prisma SF Advanced - R2 - Vol. 04 Aplicativo Web Embarcado

INTRODUÇÃO. Prisma SF Advanced - R2 - Vol. 04 Aplicativo Web Embarcado Prisma Prisma SF SF Advanced Advanced -- R1 R2 -- Vol. Vol. 04 04 Aplicativo Aplicativo Web Web Embarcado Embarcado INTRODUÇÃO Este manual foi desenvolvido com a finalidade de apresentar os recursos do

Leia mais

Software Para Geração de Consultas e Relatórios

Software Para Geração de Consultas e Relatórios Software Para Geração de Consultas e Relatórios Características e Funcionalidades Versão 1.1 Iniview é marca registrada da Projedata Informática Ltda. Todos os direitos reservados à Projedata Informática

Leia mais

Configurando o SysFar para receber Pedido Eletrônico

Configurando o SysFar para receber Pedido Eletrônico Pedido Eletrônico O SysFar dispõe de um recurso muito útil para se fazer pedido de compra para fornecedores. Trata-se do Pedido Eletrônico. A maioria dos fornecedores de medicamentos fornece para a farmácia

Leia mais

Manual StockED VERSÃO Eduardo Dumke Informática (EDInfo) Controle de estoque, vendas, fornecedores e clientes com projeções mensais

Manual StockED VERSÃO Eduardo Dumke Informática (EDInfo) Controle de estoque, vendas, fornecedores e clientes com projeções mensais Manual StockED VERSÃO 1.8-2016 Controle de estoque, vendas, fornecedores e clientes com projeções mensais Eduardo Dumke Informática (EDInfo) Telefone (51) 8461-1835 Av. João Neves da Fontoura, 2457 Cachoeira

Leia mais

Ajuda para operar o sistema Finesp

Ajuda para operar o sistema Finesp Ajuda para operar o sistema Finesp Índice 1.) Preparando a execução do sistema após a instalação 2.) Entrada no sistema 2.a) Tela inicial 2.b) Entrando no sistema ( pela primeira vez ) 2.b.1 ) Cadastramento

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

RECURSOS HUMANOS. Introdução ao Benner RH. Núcleo da Solução

RECURSOS HUMANOS. Introdução ao Benner RH. Núcleo da Solução RECURSOS HUMANOS Introdução ao Benner RH Núcleo da Solução Sumário Introdução... 4 Módulos do Sistema Benner Recursos Humanos.... 5 Apresentação do Sistema.... 6 Gerenciamento de atualizações... 8 Gerenciamento

Leia mais

Melhorias CT-e. 1. Importar mais de uma nota fiscal

Melhorias CT-e. 1. Importar mais de uma nota fiscal Melhorias CT-e 1. Importar mais de uma nota fiscal Foi adicionada no sistema a opção de importar mais de uma nota fiscal, sendo importada nota por nota ou uma pasta inteira. 1.1. Importando nota por nota:

Leia mais

Procedimentos Instalação de DLL da Nota Fiscal Eletrônica

Procedimentos Instalação de DLL da Nota Fiscal Eletrônica Procedimentos Instalação de DLL da Nota Fiscal Eletrônica Este documento explica como deve ser efetuada a instalação da OryonNfe.dll para possibilitar que o Oryon faça a transmissão da NF-e sem a necessidade

Leia mais

Treinamento Nota Fiscal Eletrônica

Treinamento Nota Fiscal Eletrônica GEO Treinamento Nota Fiscal Eletrônica Foi Implementado em Janeiro/2011 a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços e disponibilizado o site da Prefeitura para Geração e Envio da NFs-e,. O envio pelo site gera

Leia mais

Manual Portal Life. Odontológico

Manual Portal Life. Odontológico Manual Portal Life Odontológico Manual Odontológico_Portal Life 2 ... 5 COMO ACESSAR O PORTAL:... 5... 6... 8... 9 PARA INSERIR O RX INICIAL:... 10... 12... 13... 14... 15 Manual Odontológico_Portal Life

Leia mais

[INFORMAÇÃO DE MARGEM VIA WEB]

[INFORMAÇÃO DE MARGEM VIA WEB] 2017 BANESTES S.A. GCONS Gerência de Consignação [INFORMAÇÃO DE MARGEM VIA WEB] Manual Versão 01 Página 0 Ronald Martins de Freitas INFORMAÇÃO DE MARGEM VIA WEB ACESSO PELA EMPRESA Para que a empresa possa

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária

Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária Guia Pagamento a Fornecedor via Remessa Bancária 1 Conceito Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo

Leia mais

Erros e Soluções para esocial

Erros e Soluções para esocial Erros e Soluções para esocial Arquivo XML gerado não foi válidado pelo Schema XSD. Falha na análise do elemento natrubr Ao enviar o Registro S 1010 - TAbela de Rubricas o aplicativo do Governo retorna

Leia mais

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO - SP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0

SAP BUSINESS ONE. NFS-e DA PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO - SP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 SAP BUSINESS ONE _ NFS-e DA PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO - SP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.0 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 2 2 INFORMAÇÕES INICIAIS... 3 3 CONFIGURAÇÃO... 4 4 CUSTOMIZAÇÃO DO RPS...14 5 CADASTROS...17

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Relatórios Versão 1.1.3 Última revisão: 04/11/2015 2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos

Leia mais

Como realizar rotina do vale alimentação

Como realizar rotina do vale alimentação Como realizar rotina do vale alimentação Os dados a seguir foram elaborados para a configuração sobre as informações do vale alimentação. Lembramos que o cadastro deverá ser realizado por empresa. 1 CADASTRAR

Leia mais

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Histórico Antes dos computadores, as informações eram

Leia mais

AVISO Nº 02 - RETIFICAÇÃO. A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul PROCERGS, torna público, por este Aviso, o que segue:

AVISO Nº 02 - RETIFICAÇÃO. A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul PROCERGS, torna público, por este Aviso, o que segue: 1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL COMPANHIA DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - PROCERGS CONCURSOS PÚBLICOS EDITAL DE ABERTURA Nº 01/2018 AVISO Nº 02 - RETIFICAÇÃO A Companhia

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2

MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR. Versão 1.2 MANUAL DO SOFTWARE CIDADÃO ELEITOR Versão 1.2 1 SUMÁRIO 1. O Sistema Cidadão Eleitor...6 2. Primeiro acesso...7 2.1. Login...7 2.2.Editar conta...7 2.3.Dados adicionais...8 2.4.Trocar senha...9 3. Parametrização

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR Levantamento de Requisitos

PROJETO INTEGRADOR Levantamento de Requisitos PROJETO INTEGRADOR Levantamento de Requisitos Grupo: Arthur Oliveira Isadora Serrano Matheus dos Santos Versão: 1.0 1 Data: 01/12/2017 1. Introdução 1.1. Objetivo do Sistema O software será desenvolvido

Leia mais

Parametrização e Utilização do C.T.I. Integração CRM

Parametrização e Utilização do C.T.I. Integração CRM Integração CRM Sumário 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos do Treinamento... 3 1.2. Conceitos Básicos... 3 1.3. Restrições da Funcionalidade... 5 1.4. Parâmetros... 5 1.5. Integração do CTI com o CRM...

Leia mais

Manual MultiservNET 1

Manual MultiservNET 1 Manual MultiservNET 1 Sumário Introdução ao MultiservNet... 4 Acessando o MultiservNet... 6 Módulo de Funcionários Manual... 6 Cadastrando um Funcionário.... 7 Criando Conta Salário.... 8 Alterando um

Leia mais

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS Fa u amen o E e ôn co CASSEMS 1 Conteúdo 1. Informações Iniciais... 3 1.1. Sobre o documento... 3 1.2. Organização deste Documento... 3 2. Orientações Básicas... 3 2.1. Sobre o Faturamento Digital... 3

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais